levantamento bibliográfico

2
Levantamento bibliográfico FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. In: Revista Topi, Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 314- 332. Neste artigo Ferreira historicisa as interdições feitas à produção da história do tempo presente e a utilização de depoimentos como fonte. Expõe debates travados acerca da relação em memória e história e como aquela pode ser objeto de estudo do historiador. Discorre também sobre a diferença entre historiadores e history markers – aqueles profissionais e estes amadores – e a “disputa” entre eles pela produção de conhecimento histórico. Por fim Ferreira estabelece as diferenças existentes no campo da história oral entre a abordagem que utiliza os depoimentos orais como complemento à documentação e escrita e a abordagem que estuda as representações e credita maior importância às relações entre memória e história. FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, nº 3, p. 111-124, maio/jun, 2000. Neste artigo Ferreira analisa as dificuldades enfrentadas pela história do tempo presente para sua afirmação. Ferreira identifica a resistência ao estudo do tempo presente pelos historiadores no século XIX com o estabelecimento das bases da história cientifica, principalmente a necessidade do distanciamento do historiador de seu objeto de estudo. Ferreira identifica também na École dês Annales outro importante fator que questionou a possibilidade de estudar o tempo presente uma vez que a longa duração e comportamentos coletivos são mais importantes do que as conjunturas e os comportamentos individuais. A emergência do estudo presente na França, segundo Ferreira, é uma resposta ao anseio explicações mais convincentes por parte da sociedade às questões de seu

Upload: leitor87

Post on 07-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Levantamento bibliográfico acerca da história do tempo presente e sua relação com a história oral.

TRANSCRIPT

Page 1: Levantamento bibliográfico

Levantamento bibliográfico

FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. In: Revista Topi, Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 314-332.

Neste artigo Ferreira historicisa as interdições feitas à produção da história do tempo presente e a utilização de depoimentos como fonte. Expõe debates travados acerca da relação em memória e história e como aquela pode ser objeto de estudo do historiador. Discorre também sobre a diferença entre historiadores e history markers – aqueles profissionais e estes amadores – e a “disputa” entre eles pela produção de conhecimento histórico. Por fim Ferreira estabelece as diferenças existentes no campo da história oral entre a abordagem que utiliza os depoimentos orais como complemento à documentação e escrita e a abordagem que estuda as representações e credita maior importância às relações entre memória e história.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, nº 3, p. 111-124, maio/jun, 2000.

Neste artigo Ferreira analisa as dificuldades enfrentadas pela história do tempo presente para sua afirmação. Ferreira identifica a resistência ao estudo do tempo presente pelos historiadores no século XIX com o estabelecimento das bases da história cientifica, principalmente a necessidade do distanciamento do historiador de seu objeto de estudo. Ferreira identifica também na École dês Annales outro importante fator que questionou a possibilidade de estudar o tempo presente uma vez que a longa duração e comportamentos coletivos são mais importantes do que as conjunturas e os comportamentos individuais. A emergência do estudo presente na França, segundo Ferreira, é uma resposta ao anseio explicações mais convincentes por parte da sociedade às questões de seu tempo e isso fez com que os historiadores precisassem rever antigas posições.

MEDEIROS, Sabrina Evangelista. Da historiografia francesa do tempo presente ou para não dizer que não falei das flores: lembranças após a morte de René Remond.