leste emnotícias - rotarybrasil.com.br informativo 2012_08... · por iniciativa do companheiro...

13
Leste e mNotícias Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 1 Sede: Avenida Higienópolis 996 Edifício Rotary 01238-000 São Paulo Fone: 3667-2078 Fax: 3663-5887 E-mail: [email protected] Site: www.rotarybrasil.com.br Distrito 4430 - Membro Número 8516 do Rotary International Dia do Maçom Brasileiro: 20 de Agosto O nosso Companheiro Archimedes Baccaro, GD indicado e Presidente da Academia Paulistana Maçônica de Letras, deu, em 16 de Agosto de 2012, uma palestra muito interessante sobre a Maçonaria. A pedido de muitos Companheiros o discurso de PowerPoint segue imprimido em forma abreviada. A definição da Maçonaria A maçonaria foi construída sobre os princípios: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, inspirada no lema da Revolução Francesa de 1789, “Liberté, Egalité, Fraternité”, expressão de autoria do filósofo Jean-Jacques Rousseau. O termo maçom provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro'; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros. Os maçons perseguem a perfeição, a prática da beneficência, que não deve ser confundida com caridade, acreditam em tudo o que é bom e justo. Os pilares que mobilizam a crença da maçonaria: a família, a sociedade, a pátria e o Grande Arquiteto do Universo, que nada mais é do que o Criador Deus. Há outras definições do que é maçonaria, por exemplo: "É um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos“. “A Maçonaria é uma Instituição filosófica, educativa, filantrópica e progressista”. A Maçonaria assemelha-se à nossa vida, ao nosso lar. O que acontece em nosso lar, nós mantemos restrito a esposa e filhos. Usamos aliança para dizer que somos casados; carregamos fotos na carteira para guardar o que amamos. São dados discretos e não secretos. O mesmo se dá com a maçonaria.

Upload: doduong

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 1

Sede: Avenida Higienópolis 996 Edifício Rotary 01238-000 São Paulo

Fone: 3667-2078 Fax: 3663-5887

E-mail: [email protected] Site: www.rotarybrasil.com.br

Distrito 4430 - Membro Número 8516 do Rotary International

Dia do Maçom Brasileiro:

20 de Agosto

O nosso Companheiro Archimedes Baccaro, GD indicado e Presidente da Academia Paulistana Maçônica de Letras, deu, em 16 de Agosto de 2012, uma palestra muito interessante sobre a Maçonaria. A pedido de muitos Companheiros o discurso de PowerPoint segue imprimido em forma abreviada.

A definição da Maçonaria

A maçonaria foi construída sobre os princípios: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, inspirada no lema da Revolução Francesa de 1789, “Liberté, Egalité, Fraternité”, expressão de autoria do filósofo Jean-Jacques Rousseau.

O termo maçom provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro'; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.

Os maçons perseguem a perfeição, a prática da beneficência, que não deve ser

confundida com caridade, acreditam em tudo o que é bom e justo. Os pilares que mobilizam a crença da maçonaria: a família, a sociedade, a pátria e o Grande Arquiteto do Universo, que nada mais é do que o Criador – Deus.

Há outras definições do que é maçonaria, por exemplo:

"É um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos“.

“A Maçonaria é uma Instituição filosófica, educativa, filantrópica e progressista”.

A Maçonaria assemelha-se à nossa vida, ao nosso lar. O que acontece em nosso lar, nós mantemos restrito a esposa e filhos. Usamos aliança para dizer que somos casados; carregamos fotos na carteira para guardar o que amamos. São dados discretos e não secretos. O mesmo se dá com a maçonaria.

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 2

Os Acontecimentos no dia 20 de Agosto de 1822

Em face da ausência de José Bonifácio de Andrada e Silva, Grão-Mestre, que se encontrava viajando, Joaquim Gonçalves Ledo, substituto hierárquico, convoca reunião no Grande Oriente do Brasil, profere eloquente discurso e expôs a necessidade de ser imediatamente proclamada a independência do Brasil. A Proposta foi votada e aprovada pelos maçons presentes, cópia da ata encaminhada a D. Pedro I.

Nas Margens do Riacho do Ipiranga em 7 de Setembro de 1822, D. Pedro recebeu cartas, uma de seu pai ordenando que retornasse a Portugal e outra de José Bonifácio de Andrada e Silva, que criticava a decisão da corte portuguesa. Nesse momento, decidiu pela independência do país.

O desenvolvimento histórico da Maçonaria

Na Idade Média, na Europa, com o intuito de desenvolver técnicas de construção e com isso ajudar e proteger uns aos outros, formaram-se os grupos de “maçons”. Assim, os primeiros grupos maçônicos surgiram nos canteiros de obra, quando construíam grandes catedrais.

Os profissionais responsáveis por essas obras eram altamente qualificados, reunindo conhecimentos de arquitetura, engenharia, escultura, marcenaria, forja e carpintaria, o que lhes assegurava remuneração e tratamento privilegiados. Para defender seus interesses, os mestres construtores se reuniam em Guildas, associações como sindicatos,

que serviam também de escola, onde o conhecimento especializado era passado de uma geração para outra.

Em 1717, ano oficial do nascimento da maçonaria, os quatro “lodges” de Londres se unificaram numa única Grande Loja. Os locais das reuniões na Inglaterra eram chamados de “lodges”, mais tarde traduzidos para o português como “lojas”.

A esta altura, porém, os maçons tinham uma agenda política e desejavam combater os reis, lutavam contra a escravidão e por leis que assegurassem direito de defesa, liberdade de pensamento e de culto. Não eram apenas profissionais da construção civil. Havia também outras profissões, o que garantia a formação de um grupo com pontos de vista diversificados.

Questiona-se o motivo da não existência de mulheres na maçonaria regular brasileira. Acredita-se que a justificativa seja por uma questão histórica. Desde a Europa Medieval, a maçonaria é formada por uma associação profissional de homens e, no passado, as mulheres não trabalhavam.

No Brasil, há também organizações maçônicas formadas por mulheres, porém não são reconhecidas pela maçonaria regular brasileira. Em outros países, encontra-se também número significativo de lojas maçônicas mistas ou só de mulheres.

A estatística maçônica

Há aproximadamente 6 milhões de maçons no mundo. Destes, mais da metade está concentrada nos Estados Unidos; 22% no Reino Unido e os outros 20% no resto do mundo.

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 3

Oportunidades no Rotaract Club do RCSP Leste

O Rotaract é um dos programas de maior sucesso do Rotary International, um verdadeiro fenômeno com mais de 8.400 clubes em 170 países e regiões geográficas.

O Rotaract é também um programa do RCSP Leste de muitos anos que consiste de dedicação a serviços humanitários por jovens de 18 a 30 anos.

Por iniciativa do Companheiro Luis Eduardo Schoueri, em 15 de Agosto 2012, se reuniram 25 jovens para a ativação do Rotaract Club na Secretaria do RCSP Leste, inclusive apoiados por Rotaractianos dos Rotary Clubs de Vila Formosa e Cambuci. Os participantes foram calorosamente recebidos pelo

Presidente do RCSP Leste,

Klaus-Wilhelm Lege. Depois os dois EGDs, Paulo Eduardo de Barros Fonseca e Paulo Chedid,

que estavam amavelmente presentes, to-maram a palavra e informaram sobre sua experiência no imenso mundo rotário.

Para os participantes da reunião ficou cla-ro que todas as iniciati-vas do Rotaract promo-vem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho conjunto e que os projetos nascem das próprias necessidades da comunidade.

Em seguida foram reconhecidas as metas do Rotaract, que são

- Reconhecer, praticar e promover padrões éticos, como qualidades de liderança e responsabilidade profissional, e ao mesmo tempo desenvolver tais habilidades de liderança e profissionais;

- Aprender sobre as necessidades e oportunidades das comunidades locais e globais;

- Servir a comunidade e promover a compreensão internacional e boa vontade.

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 4

Índice/Sumário/Conteúdo

1. Dia do Maçom Brasileiro (20.08.2012)

2. Rotaract Club do RCSP Leste

3. Reuniões do RCSP Leste

4. EXPRO BRASIL

5. Mural do RCSP Leste

6. Publicações de Companheiros

7. Momentos de Reflexão

8. Galeria de Fotos

Nossa Reunião de hoje

23.08.2012: Companheirismo: Preparação da Visita do Governador e Preparação das Votações sobre o Horário das Reuniões, Tamanho do Conselho Diretor bem como a Mudança da Secretária

Nossa próxima Reunião

30.08.2012: Palestra sobre os "Dias Nacional da Saúde, do Combate ao Fuma e do Nutricionista" (05./29./31.08.2012) Palestrante: Michael Peuser, Autor e Presidente a associação Católica Kolping

Nossa última Reunião

16.08.2012: Palestra sobre o "Dia dos Mações" (20.08.2012) Palestrante: Archimedes Baccaro, Presidente da Academia Paulistana Maçônica de Letras

Mesa da Presidência: Presidente Klaus-Wilhelm Lege, Palestrante Archimedes Baccaro, Secretário Arnaldo Colognese

O Núcleo do Conselho Diretor

Presidente Klaus-Wilhelm Lege Vice Presidente Domingos Damia Secretário Arnaldo Colognese Tesoureiro Orlando J. Gonçalves Diretor Protocolo Antonio G. Moraes Jr.

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 5

Rotary Youth Exchange Program EXPRO BRASIL

Aproveitando a palestra do Governador Distrital indicado, Archimedes Baccaro, a Companheira do RCSP Norte, Jany Hatanaka, Chair-person of RYEP - Rotary Youth Ex-change Program, convidou os presentes Compa-nheiros indicar Jovens e candidatar-se para servir como Família Anfitriã para a EXPRO BRASIL.

A EXPRO BRASIL Intercâmbio Internacional de Jovens é uma associação formada pela associação dos Distritos 4430 e 4590 de Rotary Internacional. Ela tem por finalidade implementar, intermediar, administrar, programar, orientar, coordenar e aprimorar, a nível local e nacional, o programa rotário denominado "Intercâmbio Internacional de Jovens".

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8.000 mil jovens todos os anos.

Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades,

patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. O número de intercambistas envolvidos chegou à mais de 1.000 jovens, o que representa mais de 50% dos intercambistas da América Latina.

Fundado em Dezembro de 2001, o Rotex São Paulo é um grupo de ex-intercambistas do Rotary Internacional que atua na cidade de São Paulo e áreas adjacentes. O objetivo do grupo é trabalhar para a melhoria contínua do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens do Rotary através de atividades voltadas tanto para os inbounds, outbounds e rebounds.

Momento de Reflexão

Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável. (Séneca, 4 aC - 65)

Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. (Cícero, 106 - 43 aC)

O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra. (Aristóteles, 384 - 322 aC)

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 6

O segredo da juventude - O bem-estar físico

Muitas pessoas supõem que a ausência de tensão nítida quer dizer que elas estão relaxadas. Mas uma pessoa pode ter tanto a ansiedade mental quanto os sintomas físicos de prolongado e constante estresse, sem qualquer desconforto perceptível. Para essas pessoas, o estresse é tão incessante que nem sequer o reconhecem mais; essa ausência de sensibilidade pode ser perigosa em longo prazo.

Quando ignoramos os sinais de estresse, estamos nos adestrando para aceitar uma carga maior de estresse, em vez de buscar meios para mitigá-lo.

A lista de verificação a seguir é de autoria de Dom Isbell e Sally Nelson, que dirigem um programa de administração de estresse na Kaiser Permanente, na Cali-fórnia Meridional. A lista auxiliará a identificar as maneiras específicas pelas quais alguns fatores se manifestam em sua vida, influenciando sua longevidade e juventude.

Alguns sistemas corporais são mais reativos em uma pessoa do que em outras. Número excessivo de res-postas positivas indica que você está caminhando em direção ao

envelhecimento precoce. A seguir, são apresentados problemas comuns que podem estar ligados ao seu cotidiano, seu estresse, sua forma física, sua juventude.

Favor assinalar a frequência com que você vivenciou cada um desses problemas nos últimos meses. Use os valores seguintes para responder à lista de verificação:

- Não tenho tido problemas ( 0 )

- Tenho problemas ocasionalmente ( 1 )

- Tenho problemas frequentemente ( 2 )

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 7

Teste: Qualidade de vida - Corpo físico

01. Dores de cabeça por tensão ( )

02. Insônia ( )

03. Fadiga ( )

04. Comer em excesso ( )

05. Prisão de ventre ( )

06. Dor na parte inferior das costas ( )

07. Ulcera péptica ( )

08. Nervosismo ( )

09. Pesadelos ( )

10. Pressão arterial alta ( )

11. Mãos e pés frios ( )

12. Ingestão de álcool ( )

13. Palpitações cardíacas ( )

14. Indigestão gástrica ( )

15. Dificuldades sexuais ( )

16. Pensamentos preocupantes ( )

17. Náusea ou vômitos ( )

18. Irritabilidade ( )

19. Enxaqueca ( )

20. Acordar cedo demais ( )

21. Perda de apetite ( )

22. Diarreia ( )

23. Dor nos músculos do pescoço e ombros ( )

24. Acesso de asma ( )

25. Período de depressão ( )

26. Artrite ( )

27. Resfriado ou gripe comum ( )

28. Pequenos acidentes ( )

Resultado - Total de pontos ( )

Diagnóstico de sua situação

- Menos de 04 pontos: sem estresse físico. Juventude aparente

- Entre 04 e 20 pontos: estresse físico moderado. Alguns anos a mais no seu semblante

- Mais de 20 pontos: estresse físico intenso. Aparência envelhecida. Uma cirurgia plástica teria resultados de curta duração, se estes fatores persistirem.

Archimedes Baccaro: O Segredo da Longevidade - Como rejuvenescer e manter-se sempre em forma. Editora Vozes, Petrópolis 2003 (ISBN 85.326.2831-1)

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 8

Mural do Rotary Club de São Paulo Leste

A morte no Judaísmo

Após o nascimento, Brit (circuncisão), Bar Mitzvah e Chuppa (casamento) vem a morte na vida de um homem, que o leva para o Único. Antes o homem fala o Viddui e sai deste mundo com o Shemá Israel nos lábios.

Depois a Chevra Kadischa assume a preparação do funeral, em que os integrantes da família imediata rasgam uma peça de roupa que eles usam então trinta dias, durante o mês de luto (Schloschim).

O parente masculino mais próximo fala o Kaddisch na semana de luto (Schiva) e depois mais um ano diariamente repetidas vezes até o retorno do aniversário de morte (Jahrzeit), para que o corte celestial absolva amigavelmente a alma.

Os três projetos considerados importantes para o futuro do "Leste"

1. Adaptação de nossas reuniões à realidade que exige mudar as reuniões de almoço para mais tarde no dia, para o happy hour (18.30 h - 19.30 h, não para a noite), a fim de ajustar às reuniões à forma de trabalho dos mais jovens executivos

2. Alterações ao nosso Estatuto e Regimento Interno para adaptar o tamanho atual do Conselho Diretor à realidade do nosso RC bem como à exigência de RI em relação aos serviços que têm que ser mais profissionalizados

3. Mudança para uma Secretaria menor de acordo com o nosso tamanho atual e com um custo reduzido.

Nota de Falecimento

Temos o triste dever de comunicar com grande pesar e profunda dor a todos os Associados do RCSP Leste que o nosso querido Companheiro Maurice Costin passou ao Eterno Oriente.

Aqueles que tiveram a honra de conhecer o "Costin" não só no Edifício Rotary lembrarão sua extraordinária presença, sua grande modéstia e sua personalidade marcante.

Conselho Diretor do Rotary Club de São Paulo Leste

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 9

A Árvore do Conhecimento 3

Vários aspectos do Islã sempre foram mal compreendidos pelo Ocidente ou deturpados no decorrer dos séculos por seus seguidores. A descrição do paraíso onde, após a morte, os fiéis se recostariam em almofadas forradas de seda, saboreando frutas deliciosas, respirando ar perfumado, cercados por fontes e rios límpidos, servidos por belos jovens e por virgens, pode ser aceita como uma alegoria dirigida a pessoas que viviam em um dos ambientes mais desolados, precários e inóspitos conhecidos pelo homem, e ameaçadas por inimigos e pelas dificuldades do deserto.

O uso do véu e o isolamento, que posteriormente se transformaram em instrumentos de opressão masculina, visavam dar privacidade e proteção à mulher contra as ameaças de uma sociedade sem lei. Por outro lado, a subordinação das mulheres aos homens ainda é vista como necessária para a manutenção da sociedade, da ordem e da moral. A poligamia era comum nas tribos do deserto, e Maomé, após a morte de sua primeira mulher, Khadija, teve várias esposas, mais de dez, algumas

por razões políticas e outras com a finalidade de proteger viú-vas e órfãos. Khadija era bem mais velha do que ele, mas só ela lhe deu filhos, pelo

menos seis, dos quais apenas quatro filhas sobreviveram.

A poligamia, poliginia para ser preciso, não era costume exclusivo de árabes e de povos do deserto; o Islã apenas a regulamentou, sem incentivá-la. Entre os judeus foi praticada por patriarcas, profetas e reis; manteve-se na Idade Média; só recebeu uma proibição formal a partir do Sínodo Rabínico realizado na cidade de Worms, no século XI, e dirigida aos judeus dos países europeus. Foi praticada também entre os cristãos primitivos, tolerada em alguns reis europeus, e no Novo Testamento não existe nenhuma passagem que claramente a proíba. A monogamia na Antiguidade já prevalecia na Grécia e em Roma, não tendo sido trazida pelo Cristianismo.

Missão do Rotary

O Rotary é uma organização formada por líderes, executivos e outros profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, e que fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, bem como ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade entre os povos.

Assim o objetivo do Rotary Club é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno.

Rinaldo Carneiro: A Árvore do Conhe- cimento - Uma reflexão sobre as Crenças. Editora Quartier Latin do Brasil, São Paulo 2009 (ISBN 85.7674-404-X)

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 10

Contribuição alemã para a formação do Brasil - 5

O primeiro herói na luta pela liberdade no Brasil

Quando Portugal instituiu o monopólio do comércio de vinhos, em 1640, determinou-se que todas as plantações de uva no Brasil fossem destruídas para não competir com os produtos portugueses. Foi proibido o fabrico do tão apreciado “vinho de mel”: a cachaça. O tabaco e o azeite, assim como o trigo e a carne-seca também foram incluídos no monopólio e sujeitos a impostos proibitivos. Por outro lado, os jesuítas conseguiram fazer valer suas reivindicações, obtendo a proibição do trabalho escravo dos índios. A situação social e econômica agravou-se ainda mais com a mudança da capital São Luís do Maranhão para Belém do Pará.

A primeira luta pela liberdade, nascida desta situação, foi chefiada por Emanuel Beckmann (1630-1685), conhecido como Manuel Bequimão, fazendeiro e vereador de São Luís. Filho de Franz Beckmann, de Bamberg, chegou jovem ao Maranhão, onde prosperou e conquistou prestígio e fortuna. Mais tarde, denunciou as arbitrariedades do governador, pelo que foi processado e encarcerado. Uma revisão do processo revelou a improcedência das acusações contra Beckmann, o que promoveu o seu prestígio. Numa reunião no convento franciscano de Santo Antônio, Beckmann exigiu a abolição do monopólio e a expulsão dos jesuítas. Seu discurso encontrou sólido apoio entre os donos das lavouras e os comerciantes. Sem que se derramasse uma gota de sangue, foram tomados prisioneiros a guarda e o governador de Belém, em 1684. Esta foi

a primeira revolta armada contra o sistema de exploração de Portugal. Emanuel Beckmann encabeçou o novo governo.

Mas ainda não era chegado o tempo do direito de pátria e de auto determinação. Emanuel Beckmann não conseguiu outros aliados. Muitos perceberam agora que a revolta representava um ato contra o poder instituído por Deus. Beckmann estava se isolando dos seus partidários. Mais tarde ele foi preso e enforcado em 2 de novembro de 1685.

Emanuel Beckmann foi o primeiro a sublevar-se contra o poder colonial de Portugal. Seguiram-se outras revoltas, inclusive a de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que morreu no ano de 1792, em circunstâncias semelhantes.

O fato de o povo brasileiro já no século 17 tentar ensaiar uma relativa independência é documentado também pela construção do primeiro navio. Em 1668 foi construída uma fragata equipada com 30 canhões pelo alemão Kasper Werneck, em seu estaleiro no Maranhão, não obstante estar proibida na época a fabricação de produtos que pudessem ser adquiridos de Portugal.

O papel dos jesuítas e outras ordens religiosas

A Companhia de Jesus de 1534 representava a consciência da sociedade colonial. Segundo a obra de Sérgio Buarque de Hollanda “Raízes do Brasil”, durante o primeiro século os jesuítas foram “os únicos detentores de organização que se orientava segundo

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Página 11

um espírito positivamente construtor”. Os jesuítas cuidavam de instrução, artes e ciências. Foram também protetores dos índios perseguidos e explorados.

A atividade dos jesuítas teve o seu ponto alto por volta de 1685. Começou cedo e durou, em sua primeira fase, até a sua expulsão ordenada pelo Marquês de Pombal em 1759. Já em 1549, na fundação de Salvador, a primeira capital do Brasil, havia jesuítas presentes. São Paulo foi fundada por jesuítas, em 1554. Depois dos jesuítas espanhóis e portugueses chegaram os de outras nacionalidades, notadamente alemães. Consta que o primeiro jesuíta alemão no Brasil foi o Irmão Pedro de Gouveia, que atuou em São Barnabé, perto do Rio de Janeiro, antes de 1598.

Jesuítas alemães iniciaram uma grandiosa obra missionária e cultural no Alto Amazonas, Solimões e Marañon, a partir de 1685. O superior-geral, padre Samuel Fritz (1654 - 1725), natural de Trautenau, nos Sudetos, fundou inúmeros povoados que entraram para a história como “território dos mainas”, onde os indígenas podiam levar uma vida ordenada e cristã. No seu auge, este território abarcava 161 povoados e uns 100.000 habitantes. O padre Samuel Fritz dedicou 40 anos da sua vida aos povos do Amazonas, catequizou 29 povos indígenas e foi chamado por Lúcio de Azevedo de “Apóstolo do Amazonas”. Seu legado mais conhecido foi um mapa geográfico da região amazônica, do Peru até a foz, publicado em Quito, em 1707. Contribuição histórico-cultural importante foi também a história da missão na região dos mainas, escrita pelo padre Samuel Fritz e outros jesuítas, publicada em 1751, e a Constituição do Território dos

Mainas, publicada em Nuremberg, em 1785.

O padre Johann Phillipp Bettendorff (1627 - 1698) trabalhou na obra missionária jesuíta em São Luís do Maranhão e Belém do Pará. Ele conduziu a obra missionária no Amazonas, consolidando os fundamentos econômicos da ordem através da agricultura e pecuária, bem como a produção de sal nas salinas, as primeiras no Brasil. Johann Phillipp Bettendorff deixou uma importante obra sobre a história do norte do Brasil, a “Chronica ...”, de 1690, uma gramática indígena tupi e um compêndio da doutrina cristã na língua portuguesa e brasílica.

A Prova Quádrupla

Para tudo o que você pensar, disser, ou fizer, verifique as seguintes perguntas:

- É a verdade?

- É justo para todos os interessados?

- Criará boa vontade e melhores amizades?

- Será benéfico para todos os interessados?

Lege, Klaus-Wilhelm (Editor): A História Alemã do Brasil. Publicações da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, Volume 7. São Paulo 2001 (ISBN 85.85577-21-5)

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Páginas 12/13

Galeria de Fotos

Reunião Ordinária com GD Archimedes Baccaro

16 de Agosto de 2012

Leste emNotícias

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste

Número 8 - 23 de Agosto de 2012 - Páginas 12/13

Reunião do Rotaract Club 15.08.2012

Este Boletim, bem como as edições anteriores, está disponível em nosso site:

www.rotarybrasil.com.br

Prestigie nosso site, habituando-se a visitá-lo frequentemente.