ler azul - planonacionaldeleitura.gov.pt · história original de mariana carvalho (3º c)...

9
Ler Azul História original de Mariana Carvalho (3º C) imaginada a partir da leitura do livro “A menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen Centro Educativo de Santiago Maior Beja Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Upload: vuongbao

Post on 17-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ler Azul História original de Mariana Carvalho (3º C)

imaginada a partir da leitura do livro “A menina do Mar”

de Sophia de Mello Breyner Andresen

Centro Educativo de Santiago Maior Beja

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Era uma vez uma menina chamada Maresia que gostava muito do mar, de praias, de peixes e de búzios. Todos os dias ia ver o mar e mergulhar nas ondas.

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Nesse dia tinha ido com a sua amiga Estrelita dar um passeio à beira mar, quando sentada na sua toalha ouviu barulhos: - Ajuda-nos! Rápido! - e reparou que espalhadas pelo mar estavam várias letras: A, T e U eram algumas das letras que lá estavam e Maresia perguntou: - Estrelita, vês aquelas letras? - Letras? Que letras? Não, não vejo nada! Mariana Carvalho Turma do 3ºC

A maresia percebeu que só ela ouvia os barulhos, mas continuava a ouvi-los:

- Junta-nos!. - Só depois reparou que eram as letras que estavam a falar. Saiu de ao pé da amiga, pegou nas letras e juntou-as fazendo várias palavras. Fez a palavra “Cuba” e a palavra “atum” mas isso não resolveu nada. Começou a ler as ondas azuis de um lado para o outro, parecia que lhe queriam dizer qualquer coisa e já estava enjoada. Juntou as letras e o resultado foi a frase “Há um tesouro no navio! “

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

É claro! No dia anterior tinha naufragado um navio na Baía das Sereias e dizia-se que tinha um tesouro!

A Maresia pegou no seu pequeno barco de madeira castanho e pôs-se a remar até à Baía das Sereias. Chegou lá, vestiu o seu fato, mergulhou até ao fundo do mar e viu o barco.

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Entrou com dificuldade pela porta íngreme do barco e

leu as conchas, as algas e rapidamente chegou a uma sala com uma grande arca debaixo do parapeito da janela e lá em cima havia um pergaminho rasgado a dizer: ” Só apanha o tesouro quem conseguir ler azul! “. A Maresia pensou que conseguia ler azul e começou a ler coisas azuis: o mar, o céu, as baleias e as suas cuecas azuis. A arca fez um barulho e abriu-se.

Lá dentro viu pérolas de todas as cores, colares

brilhantes que deviam ter pertencido a princesas, coroas de prata verde e lingotes de ouro maciço, que eram tão brilhantes que lhe faziam arder os olhos, e que deviam pertencer ao saque do pirata Dentes de Ouro.

Pegou com a sua máxima força na arca e levou-a para o barco.

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Remou até à outra margem e viu na praia todos os

seus amigos que a procuravam, incluindo a Estrelita. Mostrou-lhes o tesouro e foram todos a cantar para casa.

Mariana Carvalho Turma do 3ºC

Mariana Carvalho Turma do 3ºC