leni riefenstahl

13
Leni Riefenstahl

Upload: goncalo-morais

Post on 25-Jun-2015

1.096 views

Category:

Sports


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Leni riefenstahl

LeniRiefenstahl

Page 2: Leni riefenstahl

BiografiaDestaca-se como actriz nos anos 1920, vinda da dança, actuando especialmente

em filmes sobre a natureza, um género extremamente popular no período, onde se glorificavam o vigor físico na prática do montanhismo e a beleza do corpo e da natureza, símbolos intensamente apropriados pelo ideário nazista na promoção do nacionalismo.

Em 1932, passa à direcção filmando "A Luz Azul", a partir do roteiro feito em conjunto com Bela Balázs. O sucesso do filme abre à jovem Leni Riefenstahl, linda e glamorosa, o caminho para a fama. Em 1934, convidada por seu admirador Adolf Hitler, ela prepara e produz "O Triunfo da Vontade" (Triumph des willens), um documentário sobre o monumental Congresso do Partido Nazista realizado em Nuremberg. Um documentário considerado por muitos como uma das melhores obras de cinema já produzidas. O filme acabou se tornando um símbolo do III Reich. A partir daí, o nome de Leni associou-se para sempre ao Partido Nazista. Em 1936 Leni Riefenstahl filma novo documentário para o III Reich, desta vez sobre as Olimpíadas de Berlim, nas quais Hitler pretendia que fosse demonstrada a superioridade da raça ariana. Toda a preparação do filme foi desenhada para sublinhar esse objectivo e todos os recursos técnicos foram oferecidos para registar a beleza e o vigor do corpo humano.A guerra afasta Leni das actividades cinematográficas. Em 1945, considerada participante do regime nazista, é presa. Acaba libertada em 1948, pois nunca foi possível provar que tenha exercido actividades políticas. No entanto ficou marcada por sua colaboração cinematográfica com o nazismo. Leni tentou produzir outros filmes no pós-guerra, mas cada tentativa era boicotada por resistências, protestos e duras críticas. O boicote impediu Leni de financiar suas produções. Leni Riefenstahl foi uma vítima de sua extraordinária competência artística. Sua beleza e seus múltiplos talentos (bailarina, actriz, directora e fotógrafa) não foram suficientes para reduzir as marcas de sua colaboração com o nazismo. Perto dos seus 80 anos, Leni Riefenstahl começou a praticar fotografia submarina. Ela lançou um novo filme, intitulado Impressionen unter Wasser.

Leni Riefenstahl morreu enquanto dormia no dia 8 de setembro de 2003, em sua casa em Pöcking, na Alemanha. Em seu obituário, foi dito que Leni foi a última figura famosa da era nazista na Alemanha a morrer.

Page 3: Leni riefenstahl

Técnica eEquipamento

Leni Riefenstahl é lembrada na História do Cinema por ter desenvolvido novas téticas nos seus filmes, especialmente em relação a ângulos de câmera, enquadramentos, movimentos de massas e nus.

Técnica do céuUm dirigível levava uma câmera automática, com objectivas até 600 mm, o limite máximo da época. O resultado eram panorâmicas aéreas do evento.

Técnica Do trampolimSaltos filmados em plongée (de cima para baixo) e de baixo para cima, do trampolim, dão impressão de voo.

Dentro de águaEquipamentos à prova de água. Diferentes lentes captam detalhes do músculo, da respiração e da expressão dos atletas / actores.

Page 4: Leni riefenstahl

FilmografiaA primeira experiência de

Leni Riefenstahl na realização. DAS BLAUE LICHT é uma variação dentro do género dos filmes de montanha&, na linha dos trabalhos de Arnold Fanck (com quem Riefenstahl colaborara assiduamente). É a história do amor trágico entre uma aldeã e um artista citadino, numa atmosfera de romântico lirismo que remonta aos contos e tradições populares da Alemanha. O próprio Fanck, encantado com a habilidade revelada pela sua pupila, foi um dos maiores entusiastas do filme.

Das Blaue Licht1932

Page 5: Leni riefenstahl

FilmografiaFoi o primeiro documentário

dirigido por Leni Riefenstahl. O filme relata o 5º Reichsparteitag do NSDAP, que ocorreu em Nuremberg de 30 de Agosto a 3 de Setembro de 1933. O filme tem o mesmo formato de outras produções de Riefenstahl como Triumph des Willens e Tag der Freiheit (produzidos em 1934 e 1935 respectivamente).Mostra a chegada do Führer ao aeroporto, seu encontro com membros do partido, discursos de representantes, além de desfiles da SA.Ernst Röhm, líder da SA, está presente no filme. Em junho de 1934, durante a noite das facas longas, Röhm, homossexual assumido, e vários outros líderes da SA foram executados. Todas as evidências de Röhm deveriam ser apagadas da história da Alemanha, o que incluiria destruir todas as cópias do filme, então Triumph des Willens foi produzido para substituí-lo. Uma cópia de Der Sieg des Glaubens só foi encontrada em 1986.Der Sieg des Glaubens

1933

Page 6: Leni riefenstahl

FilmografiaTriumph des Willens, ou O triunfo

da vontade, é um filme de propaganda política da cineasta alemã Leni Riefenstahl, documentando o Congresso do Partido Nazista de 1934 em Nuremberg. É um dos filmes de propaganda política mais conhecidos na história do cinema, com grande reconhecimento das técnicas utilizadas por Riefenstahl, que depois passaram a influenciar filmes, documentários e comerciais. O filme mostra muitos membros do Partido Nazista assim como soldados, marchando ao som de música clássica, cantando, jogando e cozinhando; também inclui trechos sonoros de discursos dados por vários conselheiros para Adolf Hitler, porções de discursos do próprio Hitler. O filme tenta mostrar como os alemães mostravam a sua lealdade à pessoa de Hitler.Por este filme Riefenstahl recebeu uma medalha de ouro na Feira Mundial de Paris em 1937, também recebeu premiações nos Estados Unidos e Suécia. O filme está banido na Alemanha.

Triumph des Willens1935

Page 7: Leni riefenstahl

FilmografiaLeni Riefenstahl faz do seu

documentário sobre os Jogos de Berlim uma celebração ao corpo humano, combinando a poesia de corpos em movimento com close-up de atletas no calor de competição. No volume 1, destaque para a maratona e Jesse Owens, primeiro atleta a conquistar 4 medalhas de ouro em uma única olimpíada.

Olympia Vol. 11938

Page 8: Leni riefenstahl

FilmografiaLeni Riefenstahl faz do seu

documentário sobre os Jogos de Berlim uma celebração ao corpo humano, combinando a poesia de corpos em movimento com close-up de atletas no calor de competição. No volume 2, os destaques são Glen Morris, vecedor do Pentatlo e do Decatlo e o triunfal encerramento dos jogos. 

Olympia Vol. 21938

Page 9: Leni riefenstahl

FilmografiaPedro, um pastor, está dormindo na sua

cabana de montanha, quando o seu rebanho é atacado por um lobo solitário. Ele desperta para defender as suas ovelhas, e estrangula o lobo. A construção de um canal está concluído e desvia a água das fazendas e campos dos camponeses para apoiar os touros premiado do fazendeiro, D. Sebastião, Marquês de Roccabruno. Marta, uma "dançarina mendiga", chegou à aldeia, e entretém as pessoas. Sebastião vê-a e leva-a para seu castelo, encantado com sua beleza e graça. Ele mantém como sua amante em uma "gaiola dourada". Marta discute com ele para ouvir o sofrimento dos camponeses, mas ele rejeita o pedido novamente. Vendo sua arrogância e desumanidade ela foge. Ela cai em exaustão nas montanhas, onde Pedro a encontra e a leva para sua cabana. Os homens de Sebastião localizám-na e levam-na para o castelo. Sebastião na extrema necessidade para liquidar as suas finanças evoca um plano. Ele vai casar-se com Amélia, mas mantem a Martha como amante, - ele quer que ela se case com alguém que ele possa manipular e controlar. Pedro é convidado a se casar com ela. Martha despreza Pedro no início, mas depois ela percebe que ele se casou com ela por amor. Uma briga começa entre Pedro e Sbastião, e Pedro estrangula-lo como tinha feito com o lobo. Na cena final, Pedro e Marta caminham até as montanhas.

Tiefland1954

Page 10: Leni riefenstahl

FilmografiaO documentário baseia-se

principalmente em torno Papa Nova Guiné , e é uma colecção de imagens, dirigidas por Leni Riefenstahl entre 1970 e 2000. Outras partes do filme incluem as Ilhas Maldivas, Quénia , Tanzânia , Indonésia , o Mar Vermelho , algumas Ilhas do Pacífico e Mar as caraibas Cuba. Riefenstahl negou que o filme foi um retorno; "Eu sempre fui activa e continuarei a sê-lo. O Meu filme mostra a beleza do mundo subaquático. espero que toque a consciência do espectador, uma vez que ilustra exactamente o que o mundo irá perder quando nada for feito para parar a destruição dos nossos oceanos. Uma vez eu disse que eu sou fascinada pela beleza da vida. Procuro a harmonia e, debaixo de água descobri-a. "Riefenstahl também contribuiu uma introdução, discutindo o trabalho e suas viagens marítimas

Impressionen unter Wasser2002

Page 11: Leni riefenstahl

Filmografia

DER HEILIGE BERG1926

Como Actriz

Page 12: Leni riefenstahl

Filmografia

STÜRME ÜBER DEM MONTBLANC1930

Como Actriz

Page 13: Leni riefenstahl

Webgrafiahttp://www.mnemocine.com.br/aruanda/leni.htm

http://historia.abril.com.br/politica/cineasta-hitler-485431.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leni_Riefenstahl

http://cinema.sapo.pt/pesquisa/?terms=Leni+Riefenstahl

http://www.dasblauelicht.net/film_posters_and.htm

AutoriaGonçalo Carvalho Nº 29818Comunicação e MultimédiaProdução Audiovisual II