lengalengas final

3
Lengalengas Se tu visses o que eu vi Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cadela com pintos, uma galinha a ladrar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cobra a tirar água, e um cavalo a dançar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma abelha a grunhir, e um porco a voar. Macaco Tenho um macaco Dentro dum saco Não sei que lhe faça Não sei que lhe diga Dou-lhe um pau Diz que é mau Dou-lhe um osso Diz que é grosso Dou-lhe um chouriço isso, isso. A chover e a dar sol na casa do rouxinol A velhinha atrás da porta A remendar o lençol. A chover e a dar sol Na cama do rouxinol; Rouxinol está doente Com uma pinga de aguardente. A chover e a dar sol Na casa do rouxinol; Rouxinol está no ninho, A comer o seu caldinho. A chover e a dar sol À porta do rouxinol; Rouxinol veio à janela, Logo dar a espreitadela.

Upload: joanacatarina17

Post on 22-Jul-2015

864 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lengalengas   final

Lengalengas Se tu visses o que eu vi Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cadela com pintos, uma galinha a ladrar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cobra a tirar água, e um cavalo a dançar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma abelha a grunhir, e um porco a voar.

Macaco Tenho um macaco Dentro dum saco Não sei que lhe faça Não sei que lhe diga Dou-lhe um pau Diz que é mau Dou-lhe um osso Diz que é grosso Dou-lhe um chouriço isso, isso.

A chover e a dar sol na casa do

rouxinol

A velhinha atrás da porta

A remendar o lençol.

A chover e a dar sol Na cama do rouxinol; Rouxinol está doente Com uma pinga de aguardente.

A chover e a dar sol Na casa do rouxinol; Rouxinol está no ninho, A comer o seu caldinho. A chover e a dar sol À porta do rouxinol; Rouxinol veio à janela, Logo dar a espreitadela.

Page 2: Lengalengas   final

Abecedário sem Juízo

A é a Ana, a cavalo numa cana. B é o Berto, que quer armar em esperto. C é a Cristina, nada fora da piscina. D é o Diogo, com chichi apaga o fogo. E é a Eva, olha o rabo que ela leva. F é o Francisco, come as conchas do marisco. G é a Graça, aí, mordeu-lhe uma carraça. H é a Helena, é preta, diz que é morena. I é o Ivo, põe na mosca um curativo. J é o Jacinto, faz corridas com um pinto. L é o Luís, tem macacos no nariz. M é a Maria, come a sopa sempre fria. N é o Napoleão, dorme dentro do colchão. O é a Olga, todos os dias tem folga. P é a Paula, entra de burro na aula. Q é o Quintino, que na missa faz o pino. R é o Raul, a beber tinta azul. S é a Sofia, engasgada com uma enguia. T é a Teresa, come debaixo da mesa. U é o Urbano, que caiu dentro do cano. V é a Vera, com as unhas de pantera.

X é a Xana, caçando uma ratazana. Z é o Zé, foi ao mar perdeu o pé.

Pai

O meu pai é grande

Quase que chega ao céu

Tem força de um gigante

O meu pai é só meu

Gosto dele

E ele gosta de mim

O meu pai é assim

Salto, salto com os pés

Salto, salto com os pés

Mexo, mexo com as mãos

Volto, volto a cabeça

Tapo, tapo os meus olhos

Puxo, puxo pelas orelhas

Toco, toco no nariz

Façam todos como eu fiz.

Arre Burro

Arre burro para são Martinho, Carregado de pão e vinho. Arre burro para Loulé, carregado de água-pé. Arre burro para Monção, carregado de requeijão. Arre burrinho arre burrinho, sardinha assada, com pão e vinho.

Page 3: Lengalengas   final

Á morte ninguém escapa

À morte ninguém escapa, Nem o rei, nem o papa, Mas escapo eu. Compro uma panela, Custa-me um vintém, Meto-me dentro dela E tapo-me muito bem, Então a morte passa e diz: - Truz, truz! Quem está ali? - Aqui, aqui não está ninguém. - Adeus meus senhores, Passem muito bem.

Quem fala de mim

Quem fala de mim,

Quem fala?

Quem fala de mim,

Quem é?

Quem fala de mim,

Não serve de chinelo

para o meu pé.

Dias da semana No Domingo fui passear e ao parque fui brincar Na Segunda fui à escola, levei a minha sacola Na Terça ao castelo, fui com o meu amigo Nelo Na Quarta fui à praça, trouxe morangos de graça Na Quinta fui à natação, ia dando um trambolhão Na Sexta fui à feira, comprei uma mangueira No Sábado fui ao futebol e levei o cachecol.

Netgrafia:

http://arca.cm-pombal.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=22

http://santanostalgia.com/?cat=91&paged=2

http://www.joraga.net/contos/pags/42lengalengas.htm

http://www.eb1-faralhao-2.rcts.pt/lengalengas.htm

http://turmadosmoranguitos.blogs.sapo.pt/2947.html

Realizador por:

Joana nº19

Tânia nº24

10ºH