lendo com proposito

2
Lendo com Proposito. Leiam o que lhes agrada, o que não os entusiasma de mais, o que não lhes é prejudicial de modo nenhum, e , já que, mesmo distraindo-se, continuam sendo consagrados, tenham a inteligência de ler, em igualdade de utilidade para o descanso, o que virá a ser-lhes útil de alguma outra maneira, ajudando-os a se tornarem completos, a enriquecerem o espirito, a serem homens 1 A.D. Sertillanges Leitura sem Proposito. No mercado editorial brasileiro temos de tudo, tendo a vista o modo como nossa sociedade é avida ao consumo de bens materiais. Os livros aparecem nas prateleiras como produtos de satisfação imediata para o momento, seja de crise financeira, obesidade, falta de alimentação saudável, ou como conseguir um parceiro sexual em 7 dias. Todos os tipos de conselhos estão à venda através dos livros. O que ler? Já que a auto-ajuda é quem dá o tom em muitas livrarias? O conselho do Pe. Sertillanges é magistral para uma alma que definitivamente não quer ler sem proposito, pois ele mesmo nos diz “Leiam o que lhes agrada, o que não os entusiasma de mais, o que não lhes é prejudicial de modo nenhum”. Aqui Sertillanges vai pela via de negação, pois esse tipo de leitura não satisfaz a alma faminta de Deus, ela serve apenas para entorpecer o entendimento daqueles que buscam um conhecimento verdadeiro e edificante para sua própria alma. O Proposito de Ler. A leitura de A Vida Intelectual de Sertillanges é um caminhar com quem sabe o valor e o proposito de ler “tenham a inteligência de ler, em igualdade de utilidade para o descanso, o que virá a ser- lhes útil de alguma outra maneira, ajudando-os a se tornarem completos, a enriquecerem o espirito, a serem homens”. É de um valor inestimável para os jovens leitores e velhos leitores o que lemos agora

Upload: onesimo-alves-de-mesquita

Post on 12-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ler é bom

TRANSCRIPT

Page 1: Lendo Com Proposito

Lendo com Proposito.Leiam o que lhes agrada, o que não os entusiasma de mais, o que não lhes é prejudicial de modo nenhum, e , já que, mesmo distraindo-se, continuam sendo consagrados, tenham a inteligência de ler, em igualdade de utilidade para o descanso, o que virá a ser-lhes útil de alguma outra maneira, ajudando-os a se tornarem completos, a enriquecerem o espirito, a serem homens1

A.D. Sertillanges

Leitura sem Proposito.

No mercado editorial brasileiro temos de tudo, tendo a vista o modo como nossa sociedade é avida ao consumo de bens materiais. Os livros aparecem nas prateleiras como produtos de satisfação imediata para o momento, seja de crise financeira, obesidade, falta de alimentação saudável, ou como conseguir um parceiro sexual em 7 dias. Todos os tipos de conselhos estão à venda através dos livros. O que ler? Já que a auto-ajuda é quem dá o tom em muitas livrarias?

O conselho do Pe. Sertillanges é magistral para uma alma que definitivamente não quer ler sem proposito, pois ele mesmo nos diz “Leiam o que lhes agrada, o que não os entusiasma de mais, o que não lhes é prejudicial de modo nenhum”.

Aqui Sertillanges vai pela via de negação, pois esse tipo de leitura não satisfaz a alma faminta de Deus, ela serve apenas para entorpecer o entendimento daqueles que buscam um conhecimento verdadeiro e edificante para sua própria alma.

O Proposito de Ler.

A leitura de A Vida Intelectual de Sertillanges é um caminhar com quem sabe o valor e o proposito de ler “tenham a inteligência de ler, em igualdade de utilidade para o descanso, o que virá a ser-lhes útil de alguma outra maneira, ajudando-os a se tornarem completos, a enriquecerem o espirito, a serem homens”. É de um valor inestimável para os jovens leitores e velhos leitores o que lemos agora nesse trecho. Toda leitura é feita com um proposito maior de nos tornar mais humanos e plenos de espirito em uma era materialista e consumista que despreza o Bom, o Belo e o Verdadeiro, nosso tempo não pode ser gasto que o que é meramente trivial. Não tornemos esse habito tão relevante de ler em futilidade nas mídias sociais, e conversas sem sentido. É tempo de ler e ler com proposito. Esse é um chamado de nosso espirito, faminto por mais conhecimento de Deus e de nós mesmos.