leitor é cidadão barbacena tem 136.689 habitantes, … · saúde foram analisados, barba-cena...

8
seis décadas de informação e cidadania 1954 Leitor é cidadão BARBACENA, SÁBADO, 02 DE SETEMBRO 2017 - 63 ANOS - EDIÇÃO 944 - www.jornalcorreiodaserra.com.br - R$ 2.00 Mala Direta 9912408578/DR/MG ASSOCIAÇÃO JORNALÍSTICA E CULTURAL CORREIO DA SERRA Básica CORREIOS ACIB lança Revista de balançado da Feicob Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Boa Morte Barbacena tem 136.689 habitantes, diz IBGE PÁGINA 7 PÁGINA 5 PÁGINA 7 CORREIO UNIVERSITÁRIO. Confira em anexo suplemento educacional PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 3 Governo do PT em Minas não paga piso nacional e sindicato faz oposição ‘light’ Concessionária terá que refazer programação de investimentos BR-040 Lafayette participa de lançamento da Frente Palamentar Bonifácio Andrada e Frente Parlamentar das Santas Casas se reúnem em Brasília PÁGINA 3 PÁGINA 5 PÁGINA 4 Tudo pronto para a festa da padroeira de Barbacena O IBGE divulgou, no úl- timo dia 30, as estimativas das populações residen- tes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes. No ano pas- sado, o levantamento anual do IBGE indicava uma po- pulação de 206,08 milhões de brasileiros. Barbacena, segundo a estimativa, tem 136.689 habitantes. Em 2010, no último levanta- mento do Instituto, a po- pulação do município era de 126.284 pessoas. Após abordagem, o autor, de 27 anos, confessou que em sua residência havia certa quantidade de drogas. A Revista, que tem 72 pá- ginas, apresenta um balanço completo da quinta edição da FEICOB que aconteceu no mês de maio na área central da cidade. Grupo é preso por tráfico no Novo Horizonte Foto: J.Batista/ PR Divulgação Januário Basilio PMMG

Upload: doannhan

Post on 22-Sep-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017Jornal correio da Serra

seisdécadas

de informação e cidadania

1954

Leitor é cidadão

BARBACENA, SÁBADO, 02 DE SETEMBRO 2017 - 63 ANOS - EDIÇÃO 944 - www.jornalcorreiodaserra.com.br - R$ 2.00

Mala Direta

9912408578/DR/MGASSOCIAÇÃO JORNALÍSTICA E CULTURAL CORREIO DA SERRA

Básica

CORREIOS

ACIB lança Revista de balançado da Feicob

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Boa Morte

Barbacena tem 136.689 habitantes, diz IBGE

Página 7

Página 5

Página 7

CORREIO UNIVERSITÁRIO. Confira em anexo suplemento educacional

Página 3

Página 3

Página 3

Governo do PT em Minas

não paga piso nacional e

sindicato faz oposição ‘light’

Concessionária terá que refazer

programação de investimentos

BR-040

Lafayette participa de

lançamento da Frente Palamentar

Bonifácio Andrada e Frente Parlamentar das Santas Casas

se reúnem em Brasília

Página 3

Página 5 Página 4

Tudo pronto para a festa da padroeira de Barbacena

O IBGE divulgou, no úl-timo dia 30, as estimativas das populações residen-tes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes. No ano pas-sado, o levantamento anual do IBGE indicava uma po-pulação de 206,08 milhões de brasileiros. Barbacena, segundo a estimativa, tem 136.689 habitantes. Em 2010, no último levanta-mento do Instituto, a po-pulação do município era de 126.284 pessoas.

Após abordagem, o autor, de 27 anos, confessou que

em sua residência havia certa quantidade de drogas.

A Revista, que tem 72 pá-ginas, apresenta um balanço completo da quinta edição

da FEICOB que aconteceu no mês de maio na área central da cidade.

Grupo é preso por tráfico no

Novo Horizonte

Foto: J.Batista/ PR

Divulgação

Januário Basilio

PMMG

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017 Jornal correio da SerraE

XP

ED

IEN

TE

Fundado em 1954 pelo LíderJosé Bonifácio Lafayette de Andrada

Associação JORNALÍSTICA E CULTURAL CORREIO DA SERRACNPJ: 25.290.656/0001-17

LOGISTICA E COMERCIALIZAÇÃO (32) 3332-1517

PRAÇA DOS ANDRADAS, 39 - CENTRO - BARBACENA/MG - CEP: 36.200.008 - TEL: (32) 3332-1517 [email protected] - / 32 99112-0171 - [email protected]

Jornalista ResponsávelGilmar Serafim de Paiva ( MG 07340)

EditorAnna Luiza Fernandino

Editoração Gráfica:Evane Orlando

Estagiários:Eder Anício Duarte Júnior

Eduardo Luiz

VirgulinoComendador

Saúde IIO levantamento foi feito de 2014 a 2016 e mostra o resultado de um trabalho de reorganização do setor de saúde no município, reconhecido pelo Governo do Estado.

Saúde IIIBarbacena aparece á frente de cidades impor-tantes, como Belo Horizonte, Uberaba, Uber-lândia, Juiz de Fora, entre outras.

PopulaçãoSegundo o IBGE, Barbacena ultrapassou a mar-ca de 136 mil habitantes, tendo como referência o mês de julho deste ano.

PerguntaEm suas andanças pelo País, Lula planeja che-gar no Paraná em sua caravana?

Ojeriza no PTEstá feia a coisa para petistas: além do fiasco da caravana de Lula no Nordeste, levantamento da Paraná Pesquisas mostra que os brasileiros preferem Michel Temer na presidência que o PT de volta.

GolpeNa campanha antecipada pelo Nordeste, em vez de pedir desculpas pelas malfeitorias que provocaram sua condenação a 9 anos e 6 meses de cadeia por corrupção, Lula optou por atacar quem noticia os fatos.

Saúde I

Barbacena mais uma vez ganhou destaque na mídia estadual na área da saúde. Em re-cente avaliação da Se-cretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que 18 municípios polo das Regiões Ampliadas de Saúde foram anali-sados, Barbacena ficou em primeiro lugar.

ed

itori

al

O Brasil parecia ter acabado no início de 2016. Tamanha era a ruína e tão parcas as perspectivas que a esperança em dias melhores era pratica-mente nula. O impeachment de Dilma Rousseff e, a partir dali, a adoção de políticas orientadas a reconstruir o país em bases sólidas e respon-sáveis colaboraram para ressuscitar a confiança. Desde então, mesmo a duríssimas penas, o Brasil avança para superar o estrago que 13 anos de gestão petista nos legaram. Está em marcha a recomposição das contas públicas, a redefinição do papel do governo na vida das pessoas e a re-modelagem do tamanho do Estado na economia. Não é pouca coisa. Mas ainda vai levar muito tempo até que o estrago herdado seja conserta-do. Basta ver o que está acontecendo na vizinha Argentina. Neste ano, em função de uma agenda ousada de reformas orientadas a sepultar o po-pulismo kirchnerista, o país terá seu maior cres-cimento desde 2012, relata o Valor Econômico. Demorou. No Brasil, a atual oposição se sente confortável em apontar as mazelas do país, mas se exime de admitir que a fatura foi ela mesma, enquanto era governo, que gerou. A conta dos gastos estratosféricos que quebram o Estado, o desmanche das estatais, a irresponsabilidade que semeou um imenso cemitério de obras inacaba-das pelos quatro cantos do país têm a assinatura do modo PT de governar.

A inépcia não foi meramente gerencial e eco-nômica. Foi também, e sobretudo, socialmente irresponsável. Não há o antes e o agora nas condições de vida e bem-estar da população, como bradam os petistas. Há no presente um pesado fardo derivado da inépcia dos governos

de Dilma e Lula que produziu empobrecimen-to, desemprego e retrocessos sociais. Note-se, por exemplo, o que o Ipea constatou por meio do chamado Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Já em 2015, primeiro ano do segundo mandato de Dilma, o processo de avanços so-ciais no país começou a retroceder, informa O Globo. Já então, ao contrário do que diz o dis-curso petista, a vida no país passou a piorar. Com a recessão econômica, iniciada no começo de 2014, renda e trabalho já afundavam sob a gestão do PT, num mergulho que chegaria muito mais além até que o país finalmente con-seguisse se livrar de Dilma, em maio de 2016. O Estado, por seu turno, também já exibia sinais de exaustão, com redução de investimento e extinção de programas.

Houve avanços sociais durante os anos de governo petista? Inegável que sim. Mas o mesmo IVS mostra que o ímpeto inicial, da primeira década do século, foi baixando e, a partir de 2011, recuou a um ritmo equivalente a um quarto do que fora registrado nos dez anos anteriores. De 2015 para cá, terá piorado. Caso queiramos continuar a reconstruir o país em bases duradouras, esse deveria ser o necessá-rio debate a ser travado com vistas às eleições do próximo ano. Se quer ser novamente presidente da República, caso a Justiça não o mande antes para a cadeia, Lula, o líder maior das políticas petistas que produziram a ruína, deveria usar suas andanças para explicar aos eleitores por que seu partido fracassou tão rotundamente e deixou esta gigantesca conta para 200 milhões de brasileiros pagarem.

O fim e o recomeço do Brasil

Continuam no país, nos meios políticos, sobretudo no Con-gresso Nacional os debates relativos à chamada reforma polí-tica, mas na verdade, a reforma é eleitoral.

Essa matéria ainda não chegou a um consenso, pelo con-trário, verificamos que algumas lideranças estão se opondo ao projeto, dificultando o andamento da matéria.

Dentro desse quadro, visando uma solução apresentei um projeto de Lei Ordinária que alcança os mesmos objetivos do chamado “Distritão”, mais com tramitação mais rápida e prestigiado pelos partidos.

Na nossa proposta, dentro do sistema proporcional e com vinculação partidária, defendemos eleger os deputados mais votados de todos os partidos, para que os eleitos preencham o número de cadeiras existentes na disputa eleitoral dentro dos estados e também nos municípios.

Trazemos como exemplo, no estado onde são eleitos 56 de-putados, os partidos na medida em que conseguem eleger 10,

20 e 30 deputados, somando os eleitos de todos os partidos chegará ao número das 56 cadeiras, dessa maneira teremos o subtotal proporcional de votos do estado.

A mudança não utiliza o sistema do coeficiente eleitoral, que além de ser muito complexo, provoca resultados injustos, pois candidatos com poucos votos de partidos menores conse-guem ser eleitos, o que conflita com os candidatos de partidos maiores que obtêm votação expressiva, mas não são eleitos.

Esperamos que essa injustiça eleitoral seja resolvida, quan-do deputados bem votados não são eleitos, e outros menos votados conseguem alcançar as cadeiras parlamentares.

Neste momento restam às lideranças dar apoio a essa so-lução, pois o prazo para a votação e aprovação da reforma eleitoral está se expirando no próximo mês.

Dessa maneira, se não tiver tempo hábil para a aprovação da Emenda Constitucional, o projeto da reforma eleitoral pos-sibilita uma tramitação mais rápida.

Dra. Renata Campos da Silva CREFITO4/Nº 208944-F

Fisioterapeuta

[email protected]

(32) 98463 - 8839(32) 99833 - 5461

Av. Bias Fortes, 626 - sala 210 - Centro - Barbacena - MG

Evandro Cruz

Página 2 OPINIÃO

artiGo Deputado Federal Bonifácio Andrada

Reforma eleitoral deve corrigir falhas do sistema atual

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017Jornal correio da Serra

SAÚDE. Dados têm por base visita técnica realizada pela equipe de Auditoria da SES-MG

Gestão da saúde em Barcena é a melhor de Minas, diz estudo

Governo do Estado, através da SES-MG, classificou o desempenho em 18 dos seus principais municípios

Brasil tem mais de 207 milhões. Minas é o segundo Estado mais populoso

Saúde em Barbacena tem se destacado em nível estadual, apresentando resultados posi-tivos em sua gestão. Em recente avaliação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG), em que 18 municípios polo das Regiões Ampliadas de

Saúde foram analisados, Barba-cena ficou em primeiro lugar, na frente da capital Belo Horizonte, classificada na 2ª colocação.

Os dados têm por base visita técnica realizada pela equipe de Auditoria da SES-MG para verificação do desempenho

municipal nos anos 2014 a 2016, frente às responsabilidades na gestão assistencial e financeira, considerando os instrumentos de gestão municipal, como o Conselho Municipal de Saúde, os serviços de Ouvidoria, Controle, Regulação e Avaliação, o Com-

ponente Municipal de Auditoria e o Fundo Municipal de Saúde.

O objetivo do estudo foi ofere-cer ao Estado um diagnóstico do grau de maturidade da gestão dos municípios polo de Regiões Ampliadas de Saúde, de forma a subsidiar ações coordenadas e

qualificadas, quando do investi-mento nestes territórios.

Recentemente a qualidade do sistema de saúde do município já havia ficado em 3º lugar no Estado e em 12º no Brasil, se-gundo levantamento da Revista Exame.

Uma das principais promes-sas de campanha que elegeram Fernando Pimentel (PT) ao Palácio Tiradentes está sendo descumprida. O reajuste anual definido pelo Ministério da Educação sobre o piso nacio-nal dos professores, retroativo a janeiro de 2017, ainda não foi pago, e não há previsão de pagamento. A presidente do Sindicato Único dos Trabalha-dores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, que esteve entre os mais fortes cabos elei-torais de Pimentel em 2014

reconhece o problema e critica o governo. No entanto, a postura do sindicato agora é diferente daquela de quando lidava com a gestão do PSDB no governo do Estado. Apesar das queixas, o Sind-UTE descarta a possibi-lidade de uma greve.

Em 2011, na gestão de An-tonio Anastasia (PSDB), o não pagamento do piso nacional aos professores da rede estadu-al levou os docentes, liderados por Beatriz Cerqueira, a pro-tagonizar a mais longa greve da história. Foram 112 dias de

paralisação em todo o Estado. A crise na educação foi o principal mote da campanha vitoriosa de Pimentel em 2014, encerrando um ciclo de quase 12 anos de poder do PSDB em Minas.

“O governo, neste momento, descumpre justamente o acordo do piso, que é de 7,64%, que deveria ser retroativo a janei-ro e, até a presente data, não apresentou nem o projeto de lei, nem uma perspectiva em relação a isso”, afirmou Beatriz Cerqueira, durante lançamen-to, na segunda-feira, 28.

O IBGE divulgou, no último dia 30, as estimativas das po-pulações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil te-nha 207,7 milhões de habitantes. No ano passado, o levantamento anual do IBGE indicava uma população de 206,08 milhões de brasileiros. Barbacena, se-gundo a estimativa, tem 136.689 habitantes. Em 2010, no último levantamento do Instituto, a população do município era de 126.284 pessoas.

São Paulo permanece na lide-rança como o estado mais po-puloso, com 45 milhões, 94 mil e 866 habitantes. No ano pas-sado, a população paulista era formada por 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco estados têm população acima de 10 mi-lhões de habitantes: Minas Ge-rais (21.119.536), Rio de Janeiro (16.718.956), Bahia (15.344.447), Rio Grande do Sul (11.322.895) e Paraná (11.320.892).

As estimativas populacionais municipais são um dos parâ-metros utilizados pelo Tribunal

de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são re-ferência para vários indicadores sociais, econômicos e demo-gráficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Trabalho e RendaEm 2015, o salário médio

mensal no município era de 2.2 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em rela-ção à população total era de 22.3%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 91 de 853 e 138 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 1176 de 5570 e 1122 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mí-nimo por pessoa, tinha 35.2% da população nessas condições, o que o colocava na posição 513 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 3528 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Nesta semana, os membros da Frente Parlamentar das Santas Casas, Hospitais e Enti-dades Filantrópicas estiveram reunidos com o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para solicitar a sanção do Projeto de Lei 7606/17, que cria o Pró – Santas Casas.

O projeto, recentemente aprovado no plenário da Câ-mara, prevê a concessão de duas linhas especiais de cré-

dito subsidiado para as Santas Casas e entidades filantrópicas que atendem de maneira com-plementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma reestruturação patrimonial e outra de capital de giro.

Os investimentos no SUS de-vem chegar aos R$ 10 bilhões em crédito subsidiado de 2018 a 2022, desde que não ultrapas-sem a meta fiscal estabelecida pelo governo.

A Frente Parlamentar esteve

representada pelo senador José Serra (PSDB-SP) e os depu-tados Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), Antônio Brito (PSD-BA), Jutahy Magalhães (PSDB-BA), Andrés Sanchez (PT-SP), Evandro Gussi (PV- SP), Hélio Leite (DEM-PA), Orlando Silva (PCdoB-SP), Soraya Santos (PMDB-RJ), Laura Carneiro(PMDB-RJ), Alexandre Baldy (PODE-GO), Fernando Monteiro (PP-PE) e outros.

Pesquisa do Instituto Para-ná, divulgada no último dia 30, mostrou que os brasilei-ros preferem ser governados pelo presidente da República, Michel Temer, do que ver a volta ao poder do Partido dos Trabalhadores (PT), do con-denado por corrupção Lula.

Os resultados variam bas-tante de acordo com o sexo, a faixa etária e a região do País. O resultado revelou ainda que o PT encontra rejeição

maior entre as mulheres, 59,9%. Entre os homens, 22,2% preferem Temer, con-tra 19, 3% do PT. Entre os jovens, 18,1% ficaram com Temer e 15,7% com o PT.

A Paraná Pesquisas ouviu 2.640 pessoas por meio de questionário online entre os dias 21 e 24 de agosto. O nível de confiança do levantamen-to é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou menos.

Página 3POLÍTICA

Governo do PT em Minas não paga piso nacional e sindicato faz oposição ‘light’

Barbacena tem 136.689 habitantes, diz IBGE

Projeto de Lei deve liberar linhas de crédito em auxílio às Santas Casas

Brasileiros preferem País governado por Temer do

que pelo PT, diz pesquisa

Foto: J.Batista/ PR

O projeto, recentemente aprovado no plenário da Câmara, prevê a concessão de duas linhas especiais de crédito subsidiado para as Santas Casas e entidades filantrópicas

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017 Jornal correio da Serra

APRESENTAÇÃO. Entre os objetivos da frente estão a defesa do trabalhador, dos empresários brasileiros e do desenvolvimento do país

Lafayette Andrada participa de lançamento da Frente Parlamentar

Mista em Defesa da Soberania NacionalA ocasião também marcou a inauguração do auditório da ALMG que homenageia

o ex-vice-presidente da República, José de Alencar

O vice-presidente da Assem-bleia de Minas Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputa-do Lafayette Andrada, partici-pou na tarde da última segun-da-feira (28) do lançamento, em Minas Gerais, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. A fren-te suprapartidária foi lançada em Brasília, em junho deste ano, e inclui 201 deputados federais e 18 senadores. Na oportunidade, também foi inaugurado o Auditório José Alencar Gomes da Silva, no andar térreo da Assembleia de Minas, um espaço aberto à participação popular que homenageia o empresário mi-neiro e ex-vice-presidente da República.

O diálogo entre a iniciativa privada e movimento social, para evitar os excessos de um programa de privatizações ex-cessivo e de redução de direitos sociais que ameaça a soberania social, foi o ponto comum

dos discursos que marcaram a cerimônia. Entre os objetivos da frente estão a defesa do trabalhador, dos empresários brasileiros e do desenvolvi-mento do país. Para Lafayet-te Andrada “é fundamental defendermos a soberania do país, trabalhar pela retomada do desenvolvimento, sem re-troagir nos direitos e garantias do cidadão”.

A cerimônia reuniu o pre-sidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes; o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacio-nal, senador Roberto Requião (PMDB-PR); o filho do ex- vice-presidente da República José Alencar, Josué Gomes da Silva; o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, que representou o Governo de Mi-nas; parlamentares estaduais e federais; secretários de Estado; prefeitos; e presidentes de câ-maras municipais, entre outras autoridades.

Um projeto de Lei que proíbe a utilização de animais para testes e experimentos em produtos de beleza e higiene pessoal em todo o estado está pronto para ser votado na Assembleia de Minas. O texto prevê multa para as empresas, profissionais, insti-tuições de ensino e pesquisa que descumprirem a proibição, com

multa prevista de 50 mil Ufemg (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais), o que seria hoje cerca de R$ 153,8 mil, podendo ser usado pelo estado para ações de conscientização da população sobre os direitos dos animais, guarda responsável, em insti-tuições e programas estaduais de controle populacional. Os

autores da proposta afirmam que na maioria dos países da União Europeia os testes em ani-mais são proibidos desde 2009 e a comercialização de produtos testados desde 2013. Já no Brasil, apenas nos estados de São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Gros-so do Sul são proibidos.

Adriana Araújo, coordena-

dora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, espera que o projeto seja aprovado ainda este mês. “A crescente e incontestável conscientização da população em prol da defesa dos animais tem sido super im-portante para que o legislativo tome essas decisões”. Para ela, usar animais em testes é uma

covardia e as empresas estão mais atentas a conscientização do consumidor, acabando com a atividade. Ela afirma que as empresas que aboliram a prá-tica utilizam o selo “Cruelty Free” (livre de crueldade), criado pela ONG mundial de proteção aos animais Cruelty Free International.

Página 4 ESTADUAL

Uso de animais em testes de produtos de beleza e higiene pessoal pode ser proibido em MG

Na oportunidade, também foi inaugurado o Auditório José Alencar Gomes da Silva, no andar térreo da Assembleia de Minas

ALMG

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1º REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS.BARBACENA, MINAS GERAIS

CARTÓRIO KALIL SALLES - 1º Registro Civil das Pessoas Naturais Barbacena - MG Oficial: Janete Kalil Salles - Rua 1º de Maio, nº 123, loja 01, Centro,

36200-072, Barbacena-MG, (32) 3331-0145

1) MAURICIO DE ANDRADE e TEREZA MARIA DE ALMEIDA2) CESAR AUGUSTO DE OLIVEIRA EVANGELISTA e CAMILA PEREIRA NETO BERTOLIN3) PABLO HENRIQUE ARANTES DA SILVA e RAFAELA ROCHA SILVA4) CARLOS EDUARDO RODRIGUES COSTA e IZABEL CRISTINA DE PAULA MENDONÇA5) MAURÍCIO PEREIRA e FRANCIELE MADONNA DO NASCIMENTO ROSA6) LUCIANO SOARES DE OLIVEIRA e JENIFFER KATY DE ARAUJO DELBEM7) JOHNY WILLIAM DE ARAÚJO DELBEM e KEITE LIRA BATISTA8) PEDRO HENRIQUE GABRIEL ANASTÁCIO e DÉBORA MARIANA DOS SANTOS9) HENRIQUE ALVES DA SILVA e LUCIENE MENDES MARIANO10) LUCAS CÉSAR DA SILVA e ISABELLA FORTES DE MELLO11) MARCELO ARCANJO DE CARVALHO e CARLA FERNANDA COSTAOs contraentes apresentaram os documentos exigidos pelo art.1525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém sou-ber de algum impedimento, que os impeçam de se casar, que o faça na forma da Lei.

Barbacena-MG, 30 de Agosto de 2017

Janete Kalil SallesOficial do Registro Civil

Os contraentes apresentaram os documentos exigidos pelo art.1525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, que os impeçam de se casar, que o faça na forma da Lei:

Barbacena, 31 de Agosto de 2017ANDRÉA MARIA ASSIS MILAGRES HELENO

Oficial do Registro Civil

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - ESTADO DE MINAS GERAISCARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 2° SUBDISTRITO

Oficial Titular: ANDRÉA MARIA ASSIS MILAGRES HELENOAvenida Bias Fortes, n° 315, Loja 04, Centro

36200068 - Barbacena - MG

01 - CARLINGTON CASSIANO JOSÉ DE SOUZA e LUCIMAR DE ALMEIDA FERREIRA

02 - EDUARDO HENRIQUE REZENDE MACIEL e KARYN APARECIDA COSTA TEIXEIRA

03 - JACKSON WILLIAM SILVA e AGDA SALLES DA SILVA

04 - JÚLIO PEREIRA MARTINS e JULIANA DE MENDONÇA

05 - KEITANE NATÉRCIO SILVA GOMES e BRUNA MENDES SOARES

06 - LUCIANO JOSÉ BORGES DE SOUZA e VIVIANE CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA

07 - PEDRO HENRIQUE MARQUES DE OLIVEIRA e JANAINA PISSOLATI

08 - RICARDO PASTOR DE SOUZA e ANA CAROLINE PEREIRA FIORINO

Faz saber que pretendem casar-se:Faz saber que pretendem casar-se:

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017Jornal correio da Serra

LANÇAMENTO. Evento reuniu a classe empresarial de Barbacena

ACIB lança Revista de balançado da Feicob

Presidente destacou a importância das parcerias para a realização da feira

A Associação Comercial e In-dustrial de Barbacena – ACIB realizou na manhã de terça-feira, 29, a Revista da FEICOB em um evento que aconteceu no auditó-rio da própria entidade e reunião a classe empresarial de Barbace-na. A Revista, que tem 72 páginas,

apresenta um balanço completo da quinta edição da Feira da Indústria e do Comércio de Bar-bacena - FEICOB que aconteceu no mês de maio na área central da cidade.

Em seu discurso, Flávio Dani Franco, presidente da ACIB des-

tacou a importância das parcerias para a realização de FEICOB ressaltando o apoio da Prefeitura Municipal. “Todo o sucesso da FEICOB é resultado do sério tra-balho que a ACIB vem executando ao longo dos anos e a finalidade é sempre fomentar a economia da cidade. A Revista apresenta à população os resultados da Feira e também mais uma divulgação das empresas que estiveram presentes na FEICOB”, pontuou.

Na avaliação de Felipe Alvim, consultor empresarial e promotor da Feira, todas as expectativas com reação a edição da FEICOB este ano foram superadas. “Os expositores ficaram totalmente satisfeitos, pois conseguiram atingir seus objetivos. A cada o evento vem ganhando uma nova dimensão da geração de negócios e da participação de público. A publicação da revista é uma ma-neira concreta de apresentar os resultados do sucesso da Feira”, disse Felipe.

Após autorização concedida pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Arquidioce-sana de Mariana - FAM atualizou o seu nome para Faculdade Dom Luciano Mendes - DLM. A ideia da atualização do nome surgiu do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, após algu-mas reuniões com os diretores da Instituição de Ensino Superior. Juntamente com o novo nome, surge também a nova Identidade Visual.

“Fatos esses que impulsionam um renovado ardor em desbra-var um novo posicionamento nos meios de comunicação e no mercado acadêmico brasileiro. A figura de Dom Luciano Mendes

é, sem dúvida, um patrimônio imaterial cultural e religioso da Igreja, um ícone em ética, amor, responsabilidade social e evan-gelização”, enfatiza seminarista e membro da equipe de Comuni-cação e Marketing da DLM, Fábio Machado.

LançamentosTanto o novo nome quanto a

nova Identidade Visual foram lançados na última segunda feira 28, dentro da Comenda Dom Lu-ciano Mendes. Em seu discurso, o padre Wander Torres, diretor acadêmico da faculdade, destacou a importância do novo nome e da nova identidade, dentro do atual momento em que a instituição vive.

Na próxima terça-feira, dia 5, cidade de Barbacena inicia a festa em honra à sua padroei-ra, Nossa Senhora da Piedade. Todos os dias missa e novena às 7h, 15h e às 19h. Na missa das 15 acontecerá também a coroação de Nossa Senhora, mantendo a tradição da Festa. No domingo dia 10, as celebra-ções eucarística são às 8h, 10h, 17h e às 19h. Neste mesmo dia acontecerá também a recitação do terço às 15h e às 16g chá beneficente no Automóvel Clube. No dia 14, após a missa das 19h, terá ainda a Procissão do Senhor Bom Jesus.

Na sexta-feira, 15 de setem-bro, dia dedicado à Nossa Senhora da Piedade, e tam-bém feriado em Barbacena, missa às 8h da manhã; às 10h solene missa presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha; às 15h; e às 17h será presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, e logo em se-guida, procissão, bênção das flores, ato de entrega a Nossa Senhora e coroação da Santa.

Todos os dias da festa haverá

confissões das 15h às 16h30 e das 19h às 20h, na Capela do Educandário. Como gesto concreto, colabore com doação de alimentos, agasalhos e ma-terial de higiene pessoa para as pastorais sociais.

Márcio Cleber

Reforma Política: um orgulho para os filhos dos filhos dos nossos filhos

Reforma Política: a finalidade é óbvia, mas precisa ser melhor explicitada. A recuperação da militância partidária ideológica fará ressurgir uma figura em extinção na política brasileira: o partidário. Notem: partidário não é necessa-riamente sectário, embora todo sectário seja partidário de alguma causa. O partidário tem convicções: busca dialogar, sabe ouvir, aceita compor, procura o entendimento, mas

não abdica dos princípios que tipificam a sua agremiação partidária.

Com a reforma, será possível resgatar o debate, o discurso, o compromisso, a ideia e o ideal dos partidos. Teremos uma campanha de partidos através dos candidatos e não mais de candidatos personalistas que usam partidos como escora. Assim, se conseguirmos, através da reforma, fortalecer os partidos, criando um ambiente propício para o diálogo discursivo das diversas correntes ideológicas, teremos o surgimento de um novo momento no cenário político brasileiro.

Quanto mais uma campanha política se firmar em conceitos políticos e posturas programáticas e ideológicas, menos espaços terão os que se diferenciarem da maioria dos partidários quando adotarem práticas que hoje são tragicamente comuns. Por consequência, é natural concluir que neste novo cenário que pretende fazer assepsia no atual sistema, recursos de campanha devem ser exclusivamente obtidos pelos próprios candidatos e não devem ser públicos e nem de grandes empresas, seguindo o que se faz em outros países.

A Reforma Política deve ser feita para o País, não para

os políticos. Ela tem um destino certo: o futuro do sistema representativo e a legitimidade da democracia política. No bojo das discussões, em ambas as comissões, percebe-se com certo desalento e apreensão a voz dos que querem uma reforma recauchutada. Se os instintos de sobrevivência eleitoral de lideranças ocasionais prevalecerem, a atual legislatura do Congresso Nacional será apenas mais uma dentre tantas outras que se deixaram levar pela tentação dos interesses imediatos e casuísticos e se esqueceram do real papel de defender os interesses nacionais e a vontade de seu povo.

A Reforma Política deve ter em mira as futuras gerações para que as mudanças deflagradas por ela, ainda que lentas, sejam progressivas e fomentem uma nova cultura política no país. Depende de cada um dos atuais legisladores federais que os filhos dos filhos dos nossos filhos nos evoquem com o orgulho de quem reconhece grandes feitos dos grandes homens. Portanto, a Reforma Política é para o povo e pelo povo. Este sistema que está corroendo e desfigurando a verdadeira política deve ser extirpado de nossa nação, pois a nossa liberdade de escolha e o direito ao voto é a única pela qual se vale a pena lutar e morrer. Quem Viver, verá!

Tudo pronto para a festa da padroeira

de Barbacena

Faculdade Arquidiocesana de Mariana agora é Faculdade

Dom Luciano Mendes

Flávio Dani, presidente da ACIB; e Felipe Alvim, consultor empresarial; que estiveram à frente da realização da FEICOB

15 de setembro é o dia dedicado à Nossa Senhora da Piedade

Até agora, só 71 km foram duplicados

Página 5Página 5CIDADE

Divulgação

Dirigentes da Agência Nacio-nal de Transportes Terrestres (ANTT) confirmaram nesta terça-feira (29) que a Via 040, empresa que opera a concessão do trecho entre Brasília e Juiz de Fora (MG) da BR-040, não está cumprindo o cronograma de investimentos. O contrato de concessão previa a duplicação de 700 quilômetros em cinco anos. Até agora, só 71 foram duplicados.

O tema foi discutido em au-diência pública promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câma-ra dos Deputados. Rumores de que a Via 040 quer desistir do empreendimento motivaram a

realização do encontro. Repre-sentantes da concessionária, que não compareceram ao debate, alegam dificuldades financeiras.

O diretor da ANTT, Mário Rodrigues Filho, informou que a agência já aplicou R$ 18 milhões

em multas e que a Via 040 tem até 22 de setembro para refazer sua programação de aportes. “Ou a empresa apresenta real-mente um plano de recuperação ou teremos de tomar uma deci-são mais drástica”, disse

ANTT dá prazo para concessionária refazer programação de investimentos

em trecho da BR-040Divulgação

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017 Jornal correio da Serra

Página 6 SOCIALBARBACENA, SÁBADO, 19 DE AGOSTO DE 2017 JORNAL CORREIO DA SERRA

PÁGINA 6 SOCIAL

[email protected]

Terz

iE

ric

[email protected]

Cri

stóva

mA

bra

nch

es

A coluna de hoje registra momentos da inauguração do Restaurante Comida Mineira, em Sá Fortes. A chef Jeane Frizoni assina o cardápio nota 10 do lugar, com decoração rústica e comidinhas deliciosas. Funciona sexta e sábado à noite e domingos para

almoço, somente com reservas pelo telefone (32) 9 9918-7983 (falar com Jeane). Eu super recomendo. Nos clicks para Eric:

Inauguração

1 – O casal Jeane Frizoni e João Batista Neto, ela chef do Restaurante Comida Mineira / 2 – Nélio e Bruna Frizoni Borgo / 3 – Marlucy Helena de Car-valho e Guilherme Batista Costa / 4 – Júnior Mariquito e Vanessa Fonseca / 5 – Cristina Bruneli e André Martins / 6 – Rodolff o Macedo, Bruna Frizoni Borgo e Luciana Tafuri / 7 – Marcell Braga Leitão e Isabela Marteleto Teixeira

Mudança

Acabaram as indicações políticas para contratação de servidores na prefeitura. O que se comentava, foi confirmado pelo secretário de Planejamento, Aderbal Calmeto, durante entrevista ao programa Sinal de Alerta, das rádios 93FM e o Correio AM. As contratações agora têm que passar pelo processo seletivo. Dizem as más línguas que gente que gosta de indicar pai, mãe, irmã, papagaio e periquito não gostou nem um pouco da medida.

Destaque IIA coluna destaca Rosan, o apresentador do programa Onde cantam os Trovadores, líder de audiência nas manhãs de domingo na rádio Correio da Serra, onde vai ao ar de 6h ás 11h. Na foto está também a ouvinte Emanuelle, de Antônio Carlos, premiada na promoção do programa.

Os padres Euder Canuto Monteiro e Danival Milagres ao lado do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Geovane Luís da Silva. Padre Euder é Diretor da Comunidade de Filosofi a do Seminário São José e padre Danival é o novo pároco da paróquia de Nossa Senhora da Piedade. A foto é do meu especial amigo José André Santos.

Destaque I

04 070605

01 02 03

A ANCEC - Agência Nacional de Cultura, Empreendedor i smo e Comun i c a ç ão , instituição associada à FALASP – Federação das Academias de Letras e Arte do Estado de SP, que é responsável pela realização do Prêmio Referência Nacional & Qualidade Empresarial, agraciou na noite de 07 de agosto de 2017, o escritório S. Oliveira Advocacia e Consultoria Jurídica, na pessoa dos advogados Rafael Francisco de Oliveira, Luiz Carlos Santos Oliveira, Karen Ap. F. Brunelli Caldas Oliveira e Isabella Lambert de Andrade , com o Prêmio Referência Nacional Advocacia e Justiça 2017, como destaque no seu segmento, em solenidade realizada na Mansão Carioca na Cidade do Rio de Janeiro. Ainda no dia 18 de agosto de 2017 a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil conferiu ao Dr. Luiz Carlos Santos Ol ive ira a Comenda Fernando Duque Estrada, em virtude de sua conduta ética no exercício da advocacia. Na foto, a equipe do escritório premiado.

Barbacenenses são premiados Destaque III

O subofi cial da Força Aérea Brasileira, Darci da Silva, barbacenense servindo em Florianópolis, sagrou-se campeão Sul Brasileiro de Jiu Jitsu. Na foto, ele aparece no centro do pódio, ao lado do segundo e do terceiro colocados. Darci é irmão do professor Gilberto Reis da Silva, que também atuou na FAB.

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017Jornal correio da Serra

POLÍCIA

PMMG

Página 7

DENÚNCIA. Condutor do veículo estava vendendo entorpecentes nas proximidades de uma escola e na praça

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Boa MorteApós abordagem, o autor confessou que em sua residência havia certa quantidade de drogas

Durante operação Batida Poli-cial na área central de Barbacena na última terça-feira (29), mili-tares visualizaram uma moto Yamaha YBR-125K, de cor azul, na rotatória de uma praça no bairro Boa Morte, conduzida por um homem que fumava um cigarro de maconha. De acordo com denúncias, o condutor do veículo estava vendendo en-torpecentes nas proximidades de uma escola e na praça. Após abordagem, o autor, de 27 anos, confessou que em sua residên-cia havia certa quantidade de drogas. Os policiais foram até o imóvel, onde encontraram

um tablete de maconha e uma tesoura com resquícios da mes-ma substância, R$ 285, um rolo de papel filme utilizado para embalar o entorpecente, uma faca com resquícios de maconha e uma balança de precisão, ma-teriais que estavam no quarto e na sala. Na cozinha, dentro do congelador, havia um tablete grande de maconha.

Ao homem foi dada voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. A moto foi removi-da para o pátio credenciado e o autor foi encaminhado para a delegacia juntamente com o material apreendido.

Através de informações do Disque Denúncia, militares re-ceberam informações de que em uma residência do bairro Novo Horizonte ocorria tráfico de drogas com a participação de alguns familiares e vizinhos. Foram expedidos mandados de busca e apreensão e, por volta das 17h53 de domingo (27), militares deslocaram para a realização da operação, que teve buscas em cinco residências.

No total, foram apreendidas 43 pedras doladas de crack, além de três pedras brutas, três tabletes de maconha, R$ 1.284,59, seis celula-res, duas balanças de precisão, um rolo de fita adesiva, oito cordões de ouro e prata, um anel, uma moto usada no tráfico de drogas e uma televisão. Há registro de que,

em data passada, houve um furto no posto de saúde do bairro Santa Efigênia de uma TV semelhante a localizada na residência. Os militares apreenderam, ainda, um aparelho de som, um notebook, diversas ferramentas, dentre elas maquinários de procedência du-vidosa, uma faca de açougue com vestígios de maconha na lâmina, um punhal, três munições intactas

sendo um cartucho calibre 20, uma munição calibre 762 e um cartucho calibre 36.

Foi dada voz de prisão a três homens, um de 27 anos, outro de 35, um de 53 e uma mulher da mesma idade. Uma adolescente de 15 anos, que estava entre os au-tores, foi apreendida e o material localizado encaminhado com os autores para a delegacia.

Os policiais encontraram um tablete de maconha, R$ 285 e outros materiais

Foram apreendidas 43 pedras doladas de crack, R$ 1.284,59 e diversos objetos

Grupo é preso por tráfico no Novo HorizontePMMG

BarBacena, SáBado, 02 de SetemBro de 2017 Jornal correio da Serra

Contato: 032-98806-1417 - BR040 KM701

BarBacena, SáBado, 03 de junho de 2017 jornal correio da Serra

Contato: 032-98806-1417 - BR040 KM701

Denise Garcia (Corretora) (32) 9 9817-9348 - 9 9817-9101

3331 - 0772

Nacionais e Importados

Vinhos e Destilados(32) 9 8892-1070 - [email protected]

Aquecimento Solar9 9994-2082

Rocha Adestrador (32) 9 9989-4063

32 3362-1121

32 3362-7394

Praça Padre Correia, 25 - Centro - Barbacena -MG

32 3332-4998Rua Dr. Francisco José Oliveira Leite 154 - Vilela