leia a edição 1156 desta sexta-feira (18) na íntegra

20

Upload: jornal-tempo-novo

Post on 24-Jul-2016

241 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

“Quem disputa eleição a cada 2 anos dá prejuízo” [5]

serra (es) | 18 a 25 de deZeMbro de 2015 | nº 1.156 - ano xxxi | fundado eM deZeMbro de 1984

Matança já vitimou 291 pessoas no municípioem 2015 [14]

tempo novoRisco de deslizamento assombra José de Anchieta [18]

FOTO: GABRIEL ALMEIDA

Promoção, sorteio e brinde para atrair consumidor no Natal

[17]

congo mirim faz a festa na sede neste fi m de semana [10]

Dicas para não tomar choque nem gerar curto com enfeites natalinos [15]

FOTO: FÁBIO BARCELOS

FOTO

: TH

IAGO

ALB

UQER

UQE

comunidadesse mobilizampara decorar bairros [13]

FOTO: EDSON REIS

Cidade terá seletiva para torneio de fortões e fortonas [19]

FOTO: EDSON REIS FOTO: FÁBIO BARCELOS

” [5]

Promoção, sorteio

FOTO

: TH

IAGO

ALB

UQER

UQE

torneio de fortões

jornal tempo novo ltda me | cnpj: 01.543.441/0001-00 | insc. estadual: isento | insc. municipal: 017.199-0 | Registro nº 200.707.86.283 na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, em 25 de setembro de 2007.| endereço: Rua Euclides da Cunha, 394 - Sl. 104 - P. R. Laranjeiras, Serra - ES. CEP 29165-310 | telefone: 27- 3082-0242 | email: [email protected] | diretor Geral: Eci Scardini | editor-chefe: Bruno Lyra - [email protected] | secretÁrio de redaçÃo: Ana Paula Bonelli | diretor de marketinG: Yuri Scardini | diretor de conteÚdo: Fabrício Ribeiro | Gerente comercial: Karla Alvarenga | impressÃo: Gráfica Metro | tiraGem: 8000 exemplares

empresa filiada ao

O derrotismo e os desafiosEra dezembro de 2014, a crise econômica tomava for-

ma e chegava a Serra, porém o otimismo dominava as expectativas para o ano que vinha.

Finalizamos aquele ano na edição 1.005, com a capa “Con-torno do Mestre Álvaro: Fauna e Flora no caminho da obra”. A ordem de serviço do esperado Contorno de Mestre Álvaro tinha se concretizado, porém ainda havia muitas pendên-cias ambientais. Naquele período, nem imaginávamos que o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceria em 2015, com o estouro das barragens da Samarco e a lama de minério invadindo o nosso rio Doce e o mar.

Entramos em 2015 na edição 1.106, com a capa “Lixão toma conta de área da Petrobras”, que nada mais era que um ponto clandestino de descarte de entulho e outras sujeiras a céu aberto num terreno da Petrobrás, no bair-ro Valparaíso, onde na época os moradores reclamavam da falta de segurança. Quase um ano depois, o lixão con-tinua lá, mas o contexto do problema é outro: o mosqui-to aedes aegypti, transmissor das novatas e assustado-res zika e chikungunya, além da já conhecida dengue.

Lixão esse que seria “brincadeira de criança” perto dos problemas que a estatal teria com o avanço da Operação Lava-Jato.

O ano foi correndo. Queima de turfas, pó-preto, pos-sível saída da UTI do Dório Silva para Vila Velha, Prefei-tura e Câmara em pé de guerra, maior perdas de postos de trabalho, consolidação da crise econômica, setor in-dustrial em dificuldades, briga no reajuste de salários de servidores, briga da comunidade da Sede pela perma-nência do Fórum, violência, crise política nacional, cri-se da água, arrocho no orçamento municipal, desastre ambiental da Samarco, zika vírus e a microcefalia che-gando à cidade.

Foram muitas as crises que se estabeleceram na Serra e no Brasil, mas de todas elas, a mais perigosa é a crise de confian-ça. E ela é quem delimitará a capacidade de resolver os pro-blemas. O pessimismo de 2015 não pode contaminar 2016. O ano que vem será um filtro, e só passará por ele quem largar o derrotismo, a ‘fracassomania’ e partir para resolver de forma madura e lúcida os problemas que virão.

Mestre álvaro

A Serra há duas semana do fim de 2015

teMpo novowww.portaltemponovo.com.brediçÃo finalizada em 17 de dezembro de 2015, às 18h

Esta antepenúltima edição de 2015 do jornal Tempo Novo traz uma entre-vista com o prefeito, Audifax Barcelos. Na editoria Política um prognóstico de lideranças da Serra sobre o cená-rio de 2016, que vai começar em meio ao turbilhão das crises política e eco-nômica, cujo desfecho ganha contor-nos dramáticos e imprevisíveis. Ainda mais com a eleição municipal de ou-tubro, que promete ser especialmen-te acirrada na cidade.

Ainda em Política, o cronograma para implantação da esperada Guar-da Municipal e a vitória do município sobre o Estado na lei que permite pa-radas de Transcol fora do ponto a par-

tir de 21h para dar mais segurança ao usuário.

Na editoria de Economia, o esforço das escolas privadas para não perder alunos em tempos de crise econômi-ca. E as promoções, sorteios e brindes do comércio da cidade que espera um Natal um pouquinho mais gordo que o de 2014, apesar do cenário adverso.

Em Meio Ambiente, os ensaios do Estado e do município para ajudar na redução da emissão de gases do efei-to estufa; um bom exemplo dado por um lava-jato que deixa um carro lim-pinho com 250 ml de água.

Na editoria de Geral, o balanço dos homicídios até novembro que, embo-ra tenha tido uma ligeira queda, conti-

nua com números para lá de alarman-tes. Tem também dicas para montar seu enfeite natalino com segurança, a tradição das confraternizações de fim de ano e a mobilização de comu-nidades para fazerem suas árvores e enfeites de Natal.

Em Comunidade, a piora da si-tuação de uma encosta em José de Anchieta II, que segundo morado-res, ameaça casas e até um posto de saúde. Já na Cultura a congada juve-nil na Serra sede e agenda de outros eventos. A editoria de Esportes traz a preparação dos atletas para o Arnold Classic competição de fisiculturismo cuja seletiva será na Serra. Uma boa leitura.

P4 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | opinião

por yuri scardini

por bruno lamas

Mal que deve ser extirpadoA corrupção é histórica no país.

Prova disso que, em 1548, o portu-guês Pedro Borges, Corregedor de Justiça, condenado pelo desvio de recursos em uma cidade lusitana, foi nomeado por Don João III para o cargo de Ouvidor-geral do Brasil. Es-te cargo seria equiparado à função de Ministro da Justiça hoje em dia.

A corrupção sistêmica envol-vendo o setor público e privado tornou-se prática comum em nos-sa nação, com o reiterado paga-mento de propina. Como exemplo recente, podemos citar esquemas fraudulentos, tais como: Petrolão, Mensalão, Valerioduto, Correios, entre outros, frutos de profunda in-vestigação por parte da Polícia, Mi-nistério Público e Justiça Federal.

A crise moral, política e econô-mica instalada na nação está forte-mente alicerçada na prática da cor-rupção. Em alguns países, esse tipo de crime leva até à pena de morte.

Infelizmente, no Brasil, os cor-ruptos pouco temem as leis. O que realmente os assustam e os inibem é a execração pública. Daí a impor-tância do papel da sociedade civil organizada na reconstrução da moral desta nação.

O combate tem sido promovido com atitudes de homens corajosos como o Juiz Sérgio Moro, na opera-

ção Lava-jato. Ou mesmo de insti-tuições como a Polícia Federal, que tem feito com várias ações de en-frentamento à corrupção. A mais recente foi à operação Catilinárias, que cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios de caciqueis da política brasileira.

A corrupção é um mal a ser com-batido. O momento atual oferece oportunidade de mudança e, des-perta repúdio à propina e a neces-sidade de que o Poder Público pro-mova ações concretas e reais de combate a esse mal.

Um gestor honesto deve pautar sua administração na transparên-cia e meritocracia. Deve reforçar e respeitar sempre a posição dos seus órgãos de controladoria e ins-tâncias jurídicas.

Pelo Brasil afora, ainda encon-tramos casos em que as abundan-tes receitas extraordinárias dos royalties de petróleo, ao invés de retirar crianças das ruas e colo-cá-las em boas escolas, ajudam a enriquecer maus brasileiros, apro-fundando o abismo social, a fome e a miséria entre o nosso povo.

Os políticos jovens que emergem na liderança dos partidos e que pou-co a pouco assumem o lugar da ve-lha geração, não podem seguir o ca-minho das velhas práticas ruins.

Bruno Lamas, único deputado estadual da Serra, na Assembleia Legislativa

por eci scardini

Sustos na Câmara MunicipalA Câmara da Serra encerra o ano

legislativo com uma produtividade boa. Projetos de leis apreciados e vo-tados, audiências públicas, sessões solenes, debates, embates. Foi um ano em que os vereadores pratica-mente não figuraram na imprensa de maneira negativa.

Mas um fato marcou esse ano: três parlamentares, da mesma coligação (PDT/PMDB) tiveram que ser inter-nados às pressas por problemas de saúde. Luiz Carlos Moreira, Auredir Pimentel e Nacib Haddad. Todos por

complicações cardíacas. Todos os três passaram por cirurgias e se restabele-ceram.

Entretanto, no final da semana passada, Moreira teve uma recaída e voltou a ser internado e apesar das notícias tranquilizadoras, há a possi-bilidade dele ir a São Paulo para sub-meter-se a um tratamento mais rigo-roso.

Moreira tem se empenhado bas-tante na liderança do prefeito Audifax na Câmara e para garantir a harmonia no parlamento

por bruno lyra

FOTOS: ARQUIVO TN

| SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P5

entrevista | audifax barcelos | prefeito da serra

““União e Estado não mandaram nem 10% do previsto para a Serra ”

“Vamos fechar o ano com mais de R$ 200 milhões em investimento”bruNo lyra

Completando o 3º ano desta sua segunda passagem à frente da Prefeitura num momento de

crise econômica e política, Audifax Barcelos (Rede) faz um balanço de 2015. Também fala sobre os desafios de gerir a cidade neste cenário em 2016, ano que pode enfrentar uma dura disputa com o deputado fede-ral Sérgio Vidigal (PDT) nas eleições municipais. Confira entrevista feita na última quarta (16)..

[TN] Quais foram os avanços e gar-galos da gestão em 2015?[audifax baRCelOs] Os dois pri-meiros anos da minha gestão foram de ajustes. Perdemos 15% da receita com o fim do Fundap e peguei o muni-cípio em situação administrativa ruim. Coloquei teto na previdência, extingui cargos comissionados. Adequei recei-ta e despesa. Chega no 3º ano vem à crise nacional, que derrubou a receita para valores nominais iguais aos de 2008, com a diferença de 95 mil habi-tantes a mais que ganhamos nesses 7 anos. Mesmo assim, colocamos quase 25% da receita em investimentos. Em 2015 vamos arrecadar R$ 850 milhões e fechar com mais de R$ 200 milhões em investimento.

O que o senhor destaca dentre as obras da administração em 2016?

Tiramos do papel a obra do Hos-pital Materno Infantil. Alargamos e aprofundamos o rio Jacaraípe; obras de saneamento básico através da Par-ceria Pública Privada; creches, con-tenção de encostas. Destaco ainda a regularização fundiária, casas para a população de baixa renda; na saúde, pela 1ª vez por dois anos consecuti-vos conseguimos ter a mortalidade infantil menor do que 10 a cada mil nascidos.

Como está a mobilização do mu-nicípio para enfrentar o aedes ae-gypti, transmissor da zika, dengue e Chikungunya?

Estamos em alerta. Montei um gabinete de crise onde acompanho diariamente as ações e a ocorrência de novos casos. Somos, até agora, o único município da Grande Vitória que não teve morte por dengue e que reduziu a incidência, com me-nos de 950 casos. Além da ajuda do exército e do trabalho de nossa equipe de endemias, estamos mo-bilizando lideranças religiosas e co-munitárias.

audifax disse que, até a útima quarta (16), a Serra era a única cidade da Grande Vitória que não tinha morte por dengue em 2015

FOTOS: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DA SERRA

e a preparação para encarar as chuvas de verão?

Com obras como a dragagem do rio Jacaraípe e das encostas que esta-mos terminando em Nova Carapina e Planalto Serrano. Houve erro no pro-jeto da encosta de José de Anchieta, que está sendo refeito. Tem também limpeza de valões.

É possível neste verão trazer tu-ristas para aquecer a economia do litoral, que há anos enfrenta dificul-dades?

Vamos fechar a avenida da praia em Jacaraípe para o lazer. Haverá pro-gramação de música em todos os bal-neários. Estamos reformando a Praça Encontro das Águas, que será entre-gue em dezembro. Meu desafio é criar pontos que unam a Serra, cidade mui-to grande e com bairros espalhados, como a Praça Encontro das Águas, Jardim Botânico e Parque da Cidade.

O que há previsto de obra e inves-timento para 2016?

Trabalho para manter os quase 25% da receita em obras. Quero en-tregar as 14 creches, a UPA de Cas-telândia, iniciar a ciclovia Serra-se-

de – Jacaraípe. Pavimentar ruas em bairros, seguir com políticas de dimi-nuição de impostos, na contramão do que está fazendo a União. Ampliar o Parque da Cidade, implantar o esta-cionamento rotativo, dar sequência na troca da iluminação por lâmpadas de vapor metálico ou de led. Implan-tar a Guarda Municipal, entregar de mais de 700 unidades habitacionais populares. E concluir a obra do rio Ja-caraípe.

Como a serra pode ajudar a viabi-lizar o Contorno do Mestre Álvaro?

Nas desapropriações. É uma priori-dade para o município.

O município pode ajudar na pre-venção ao terrorismo nas Olimpía-das no Rio de Janeiro?

Falei com governador sobre. Esta-mos muito perto do Rio de Janeiro e o ES tem que se preocupar também. A Prefeitura, embora não comande ór-gãos de segurança, também terá que ter uma participação.

Qual é a avaliação do senhor em relação a este primeiro ano do go-verno Hartung?

As dificuldades foram enormes pa-ra todo mundo por conta da queda de receita. Em relação ao Brasil, o ES é bem conduzido e está entre os me-lhores estados em relação à situação fiscal. O Paulo (Hartung) é um gran-de gestor público e está terminando o ano muito bem.

O governador vem mantendo di-álogo com o senhor e também com seu principal adversário, o deputa-do Vidigal (PdT)...

É um desserviço para a população falar em eleição agora. Políticos pro-fissionais que disputam eleição a cada dois anos só trazem prejuízo. A classe política com mandato tem que se unir. Precisamos de emendas, recursos, so-mos a maior cidade do ES. Vale mais um grama de ação do que uma tone-lada de palavras.

Teve um ensaio de aproximação entre o senhor e o deputado Vidigal que acabou não se concretizando. O que houve?

Da minha parte estou de portas abertas. Mandei ofícios solicitando emendas para pavimentação para que ajude a população da Serra. É ho-ra de trabalharmos para a população da cidade.

e o estado e a união ajudaram a cidade em 2015?

Nem 10% dos convênios com Esta-do e União chegaram. Isso atrapalhou o andamento de obras como as das creches, onde metade do orçamento vem da União.

um dos cortes anunciados pela união é o do bolsa família. Qual é o impacto disso na serra e como afeta o humor do eleitor?

Vai ser algo pesado para a cidade, para o comércio. Uma parte da popu-lação não diferencia as esferas de go-verno. Todos que estão no poder serão atingidos. Mas isso é motivo trabalhar ainda mais.

Moradores temem o desmanche da serra-sede com saída de órgãos públicos....

Não está saindo nada da Serra-se-de. Antes de eu ser prefeito se falava em tirar a prefeitura daqui. Quando virei prefeito nunca mais se falou nis-to. Fiz esse prédio novo da Prefeitura e quero fazer mais um entre a escola Aldary e o cartório, na área da feira. E estou reformando o prédio antigo da Prefeitura para oferecer às varas que querem sair do Fórum.

políticaP6 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |

Guerra de faixasEstão dando o que falar as faixas de agrade-

cimento por obras e serviços prestados pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) em bairros da cidade. É que surgiram imagens nas redes so-ciais onde abaixo de cada faixa, aparece outra esculhambando a administração com frases do tipo “Obrigado uma ova! Obrigação não é favor”. É o clima eleitoral de 2016 já dando as caras.

Discreto O sempre discreto vereador

Pastor Ricardo (PRB) utilizou a Tribuna da Câmara da Serra para defender o projeto que prevê a implantação de um centro de re-ferência à pessoa com defi ciência física na Serra, apresentado na Câ-mara e aprovado nesta quarta-fei-ra (16). O vereador indicou, inclu-sive, o local onde o centro poderia ser instalado nas proximidades do Hospital Dório Silva.

Ô zika! Já o vereador oposicionista

Aldair Xavier (PTB) (foto) fez re-querimento verbal, aprovado no plenário, convidando o secretário municipal de Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin, para comparecer às 17h, da próxima segunda (21), à Câmara para detalhar o que o or-çamento municipal de 2016 prevê para o combate ao zika vírus. “Não sabemos como a Secretaria de Saúde está trabalhando esta ques-tão”, cutucou o vereador.

Extinção ao eucaliptoPor falar sobre Aldair, o vere-

ador apresentou Projeto de Lei que proíbe o plantio de eucalip-to na Serra, por entender que traz impactos negativos ao meio ambiente. O petebista menciona que a planta consome anualmen-

o nÓ da [email protected]

te milhares de litros de água. “As plantações já existentes terão prazo de cinco anos para serem extintas”, explicou Aldair à coluna.

Lá vem o AníbalTomou posse na tarde desta quinta-feira (17) a nova Mesa Diretora

do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), para o biênio 2016-2017, que tem como presidente o desembargador Aníbal de Rezende Lima. A cerimônia foi concorrida e contou com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM). Despede-se da Presidência o desembargador Sérgio Bi-zzotto. O novo presidente terá entre suas missões concretizar a transfe-rência de parte do Fórum da Serra para Jardim Limoeiro, atendendo a uma demanda de juízes e servidores que atuam na sede e reclamam da distância e condições precárias do atual prédio.

coNceição NascimeNTo

Crise econômica, desemprego, inflação crescente, desastre ambiental, abertura do pro-

cesso de impeachment da presi-

dente da República, Dilma Roussef f (PT) e de cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputa-dos, Eduardo Cunha. Estes foram alguns dos acontecimentos que tor-naram 2015 um ano difícil, segundo

a maioria dos brasileiros. Há 15 dias para entramos em 2016,

o ano eleitoral, a reportagem do Tem-po Novo ouviu os políticos da Serra so-bre a avalição de 2015 e as expectati-vas para o próximo ano:

Políticos da serra falam o que esperam para 2016

2015 foi de enfrentamento a desafi os e aprendizado. para

2016 é fundamental que o país supere as crises. acredito que o brasil vai retomar o crescimento. aqui na serra cabe a nós, políticos, empresários e moradores fazermos nossa parte”.

neidia maura (psd) presidente da câmara de vereadores da serra

AVALIAÇÃO DE 2015 E EXPECTATIVAS PARA O ANO QUE VEMeste foi um ano para se esquecer. em 2016, a expectativa é de que o brasil

retome o desenvolvimento e a geração de emprego, e para isso, é necessário que tenhamos já no início do ano ações importantes por parte dos três poderes”, apontou.

sérgio vidigal (pdt) deputado federal

2015 foi um ano de desafi os devido à conjuntura econômico-fi nanceira do nosso país. para

2016 estamos confi antes, será um ano de entregas como: a obra de dragagem e urbanização do rio jacaraípe, 14 novas creches e três novas escolas, uma upa e viabilizar a Guarda municipal”.

audifax barcelos (rede) prefeito da serraa

2015 trouxe muitas difi culdades na política, desastre ambiental no rio doce, seca; dengue e zika,

um processo de impeachment aberto. 2016 por ser um ano eleitoral acho que as coisas acontecerão. esperamos que a crise política tenha o desfecho, dilma continue como presidente e cunha saia da presidência da câmara federal”, disse.

lourência riani (pt) vice prefeita da serra

em 2015, o que tomou conta do país foi a corrupção em vários

órgãos, como a petrobras, correios, fundos de pensões, bndes e outros. para 2016 estou trabalhando para que seja efetivado o impeachment da presidente dilma rousseff (pt), e do presidente da câmara, eduardo cunha (pmdb)”.

carlos manato (sd), deputado federal

2015 foi difícil. porém hartung conseguiu garantir os serviços

básicos do estado e o pagamento dos servidores. minha esperança é que tenhamos um 2016 de combate à corrupção. na serra haverá eleição e se faz necessária uma re�lexão para defi nir o melhor administrador, o mais preparado e não o mais legal ou bonzinho”.

bruno lamas (psb), deputado estadual

Orçamento deve ser votado na quartaAté a próxima quarta-feira (23) os

vereadores da Serra devem discutir e votar o orçamento municipal de 2016, no valor de R$ 1.296 bilhão. O prazo para apresentação de emendas indi-viduais terminou na quarta-feira (16). Cada vereador teve o valor de R$ 300 mil, sendo que R$ 150 mil devem ser destinados para obras de drenagem e o restante com livre indicação.

Segundo o presidente da Comis-

são de Finanças e Orçamento da Ca-sa, Aldair Xavier (PTB), a comissão en-controu divergências sobre o quadro de detalhamento das despesas por secretarias.

“Existe a preocupação com o repas-se de recursos às entidades do muni-cípio; pois algumas dependem desses valores para sobreviver. Estou fi nali-zando a análise da peça para levar ao plenário”, disse o vereador.

Segundo Aldair, o orçamento mu-nicipal deverá ser votado na próxima quarta-feira (23). A comissão já vetou a antecipação de receita orçamentá-ria de 2016, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“A peça orçamentária tem alguns valores que tiveram queda em relação 2015. Em face ao cenário na economia, percebemos que o ano que vem tende a ser mais crítico”, disse o vereador.

Moqueca com lamaA moqueca capixaba foi declara-

da patrimônio imaterial do Estado do Espírito Santo pela Lei Estadual 10.463/2015, promulgada pela As-sembleia Legislativa e publicada no Diário do Poder Legislativo desta quinta-feira (17). A lei é uma iniciativa da deputada Luzia Toledo (PMDB). Fica a torcida da coluna para que os metais pesados na lama que matou o rio Doce e segue se espalhando no litoral capixaba não contaminem os peixes do mar.

política | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P7

Governo perde e ônibus pode parar fora do ponto

Embarcar ou desembarcar dos ônibus fora dos pontos do Transcol a partir das 21h continua valendo para o morador da Serra. Isto por-que o Governo do Estado perdeu a disputa judicial onde questionava a legalidade da lei municipal por entender que a cidade não pode legislar sobre transporte público estadual.

O Tribunal de Justiça decidiu es-ta semana que a lei é constitucio-nal em relação ao transporte mu-nicipal de bairro a bairro, portanto continua vigente.

A matéria, que a pedido do Esta-do, foi alvo de Ação Direta de Incons-titucionalidade (Adin) no TJ-ES, é de iniciativa da vereadora Neidia Mau-ra (PSD), e visa à segurança dos mo-radores da cidade.

“A medida vai ajudar os passa-geiros no dia a dia, especialmente no retorno para casa, após traba-lho ou estudos, evita assaltos e dá comodidade aos serranos”, avaliou a vereadora.

Outro questionamento que ha-

via era que já existia lei parecida, de autoria da deputada estadual Luzia Toledo (PMDB), que também per-mite o embarque e desembarque de usuários do sistema Transcol fora do ponto nos municípios da Grande Vitória, porém com 2h de diferença, começando a partir das 23h.

Neste ponto, Neidia defende que a Serra é a cidade mais violen-ta do ES, portanto carece de polí-ticas públicas diferenciadas para conter a violência.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 10 de janeiro de 2016, no portal da Funcab (http://www.funcab.org).

Podem participar jovens de ambos os sexos, entre 18 e 29 anos, brasilei-ros, com escolaridade de nível médio completa, quitação com as obriga-ções militares e eleitorais e carteira de habilitação A ou B.

saiba Mais

coNceição NascimeNTo

até agosto de 2016, a Serra terá nas ruas 170 agentes da Guar-da Civil Municipal, um reforço

à segurança do município, que figura há anos como a cidade que mais mata no ES.

De acordo com o secretário de De-fesa Social da Serra, coronel Nylton Rodrigues, os primeiros 500 coloca-dos nas provas escritas farão teste físico, depois psicológico, de saúde, toxicológico e investigação social. Os primeiros 170 colocados partici-pam de curso de formação e se tor-nam aptos para atuar nas ruas da Serra. Os profissionais vão trabalhar armados.

“A Guarda Civil Municipal vai atu-ar nos principais polos comerciais da Serra para o enfrentamento do crime contra o patrimônio; durante o verão nas praias e nos 12 bairros que são fo-cos do plano de enfrentamento à vio-lência. Também na patrulha escolar, com foco na rede municipal, na pa-trulha Maria da Penha, com foco na violência contra a mulher, por meio

Guarda municipal até agosto de 2016

de visitas tranquilizadoras. A Guarda Civil Municipal entrará também no apoio aos serviços fiscalizatórios da prefeitura”, disse.

Segundo o secretário, o orçamento municipal 2016 prevê os custos com a contratação dos 170 agentes. Unifor-mes, armamento e munição, equipa-mentos, viaturas, motos, bicicletas, rádios-comunicadores estão entre os investimentos para a Guarda.

“A prefeitura já solicitou ao Exército a permissão para aquisição do arma-mento e munição. É um investimento alto. A Serra demonstra com isso que também assume a sua responsabili-dade no enfrentamento à violência. É uma cidade que carece da criação da guarda”, finalizou.

nylton diz que a guarda pode reduzir a violência no município

FOTO: ARQUIVO TN/BRUNO LYRA

neidia é a autora da lei que permi-te a parada fora do ponto após 21h

FOTO: DIVULGAÇÃO

COMUNICADO“MENDONÇA SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA EPP” “CNPJ n° 35.990.183/0001-14” torna público que está REQUERENDO da SEMMA a Licença Municipal de Regularização para atividade “GARAGENS DE ÔNIBUS E OUTROS VEÍCULOS AUTOMOTORES COM ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO E/OU LAVAGEM E/OU ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS...”, localizado Rua Castelo n° 670, Jardim Limoeiro - Serra - ES.

amar É o bichoana paula bonelli | [email protected]

P8 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |

Geral

Fonte: www.portaltemponovo.com.br . | Pesquisa realizada entre 14/12/2015 e 17/12/2015 com 46 votantes

nÃo sim prefiro nÃo optar

76 % 9 %15 %

se a presidente dilma for substituída por michel temer o país melhora?

enQuete portal tn

Quer adotar um gatinho?Quer adotar um gatinho? Uma ótima opção são os bichanos que estão

com a ativista da causa animal, Fernanda Crema. Ela resgatou 16 gatinhos, que foram abandonados dentro de uma caixa num bairro da Serra. O fato ocorreu no último dia 30, no local foram abandonadas pelo menos três a quatro ninhadas. Os animais estavam debilitados, com olhos colados e ma-gros. Agora, receberam cuidados e já estão espertinhos e disponíveis para adoção. Quase todos são amarelinhos, no estilo Garfi eld. Se interessou? En-tão envie um whats para a tia Fernanda pelo (27) 999 516 791.

COMUNICADORID METALMECÂNICA LTDA torna público que requereu da SEMMA a Licença Municipal de Regularização (LMR), sob proc. nº 105.322/2011 para a atividade de Fabricação de estruturas metálicas, sem tratamento superfi cial químico ou termoquímico, situado na Rua 6D, s/n, quadra 13 D, Lote 06, CIVIT II, Serra-ES.

Confraternização de fim de ano reforça os elos de amizadeTHiaGo albuQuerQue

No trabalho, na família, no condomínio e até nas pela-das entre amigos. O fi nal do

ano é sempre uma boa oportunida-de para aliviar o stress e o cansaço do convívio diário. É neste clima de Natal que vem o momento da re-novação e nada melhor do que fa-zer aquela festa ou churrasco, para animar e renovar os elos. Na Serra vários grupos organizam esses en-contros.

No Civit II, a fábrica do Café Ca-ramello, da barista Cristina Pascoli Tongo, é uma das que vai entrar na tradição de confraternizações de fi m de ano. “Depois de um ano de muito trabalho e crescimento sus-

tentável vamos reunir os funcioná-rios e familiares em um churrasco de confraternização”, conta Cristina. O evento ocorre nesta sexta (18), no Clube do Banco do Brasil, em Man-guinhos, e contará com diversas brincadeiras e um “Amigo X”.

E as comemorações não fi cam apenas por conta das empresas. Sabe aquela “pelada” famosa entre os amigos? Ela também está na rota de confraternizações de fi m de ano. A praia de Jacaraípe, neste sábado (19), será palco do encontro dos “pe-ladeiros” que irão comemorar o ano que se passou.

Denilton Miranda Xavier, 47 anos, que faz parte do grupo, con-ta que a turma vai se juntar com família e amigos, com direito a um

almoço bacana, pula-pula e picolé para criançada. Tem até um pago-de ao vivo. “Contando os jogadores e famílias, são esperadas cerca de 70 pessoas. Essa comemoração de fi m de ano já é uma tradição há 20 anos”.

E não é somente entre colegas de trabalho ou de lazer que a far-ra acontece. Um condomínio resi-dencial de casas em Laranjeiras, que tem 13 anos de existências, há duas semanas fez uma festa que reuniu muitos moradores. “Sempre estamos juntos, mas neste de fi nal de ano aproveitamos para renovar nossas amizades, juntar as famílias. Foi uma festa muito bacana com di-reito a música ao vivo”, conta Viní-cius Camelo.

em fÁbrica de cafÉ no Civit II, a festa desta sexta (18) vai relaxar e reforçar o clima de união entre os colaboradores

FOTO: JOATAN ALVES

| SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P9

Show com João Neto e Frederico no dia 26

No dia 26 – dia do Serrano e do padroeiro da cidade, São Benedi-to, acontece a tradicional puxada do mastro. Os festejos começam às 9h, com a Missa do Serrano, na igreja Matriz.

Neste dia também acontece a entrega do título de Cidadão Ser-rano às pessoas de destaque do município, na Câmara da Serra.

Ainda no dia 26, tem exposição da imagem de São Benedito com a apresentação da banda de congo folclórico São Benedito. Logo após, puxada e fincada do mastro. Às 22 horas tem show com o Forró Bem Tivi que abrem a apresentação na-cional da dupla João Neto e Frede-rico, dona de sucessos como “Lê lê lê” e “Crime perfeito”.

Já no dia 27 acontece o desfile das bandas de congo da Serra, às 20h, e às 22h show da cantora Ta-tyana Arantes.

P10 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |

cultura e lazer

dez bandas de congo mirim participam do encontro a partir das 18 horas

FOTO: ARQUIVO TN / EDSON REIS

Conguistas mirins ganham ruas da sede no sábadoaNa Paula boNelli

dezembro é marcado pela tradi-ção na Serra. Além do aniver-sário da cidade, a Festa de São

Benedito agita o município até o fim do mês. E a grande atração nacional já está confirmada. A dupla sertaneja João Neto e Frederico vai se apresen-tar na Serra-sede no sábado (26) – dia do padroeiro e também do serrano.

Neste sábado (19), é a vez do En-contro das Bandas de Congo Mirins da Serra. O evento terá a participação de dez bandas, nove da Serra e uma de Timbuí, em Fundão.

Participam as bandas de congo mi-rim São Benedito e Santo Antônio de Pádua, do bairro São Domingos; San-to Antônio de Pádua, de Bicanga; São Benedito e Nossa Senhora da Concei-ção, de Campinho da Serra; São Bene-dito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga; São Benedito de Santiago;

São Pedro, de Jacaraípe; Sant’Ana, de Manguinhos; Konchacinha, de Santo Antônio; São Benedito de Timbuí e Es-cola Cascata.

As atividades começam às 18h quando os conguistas se reunirão em frente à Escola João Loyola e segui-rão pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz – Nossa Senhora da Conceição, na Serra-sede. Lá as crian-ças recebem a bênção do padre.

A realização é da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra). As bandas de congo mirins são com-postas por crianças de dois a 14 anos.

alVORada de NaTal Dia 24, véspera de Natal, tem al-

vorada de Natal na igreja Nossa Se-nhora Conceição (Matriz), na Serra-sede. O evento acontece às 5 horas e terá participação da banda de congo Konschaça e banda de música Estrela dos Artistas.

Já no dia 25 – Natal – às 10 horas tem Missa de Natal, na igreja Matriz. Às 18h, missa e procissão. Já às 20h, acontece a puxada do navio Paler-

mo com bandas de congo e banda de música Estrela dos Artistas. Às 22h, a noite fecha com show da banda Bla-cksete.

cultura e laZer | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P11

aGeNda da seMaNa

boate usina. O MC Tarapi (foto) dono de sucessos do funk como Novinha Safadinha, se apresenta na boate de La-ranjeiras no sábado (19). A noite carioca terá ainda MC GG e Jean do PCB. O show de abertura será com a dupla Breno & Lucas. O DJ Diego Beats também irá animar os intervalos.

sinGo´s club. A sexta do clube, que fica em Jardim Limoeiro, será com Os Capitais do Forró, Forró Remelexo e Jhonny e Marcos. Já no sábado é a vez de Cristian e Anderson (foto) e banda Fascínio. A forrozeira começa a partir das 22 horas e os ingressos são vendi-dos no local por R$ 15.

clarice PolTroNieri

Neste domingo (20), uma turma da Serra vai encantar Vitória. É que acontece o Rás Festival

2015, do Estúdio de Danças Orientais Nilcélia Prates, que vai encher o palco do Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, de cultura oriental a par-tir das 18h.

Serão 22 apresentações de dan-ça em quase duas horas de show, incluindo dança do ventre, cigana, havaiana, folclore árabe e fusão de dança do ventre com outras. E este ano haverá várias novidades.

Uma delas é a presença da atra-ção internacional Tony Mouzayek e banda, que fará um espetáculo iné-dito em Vitória para as bailarinas se apresentarem. Tony é o músico res-ponsável pela trilha sonora da novela O Clone, exibida na televisão brasilei-ra entre 2001 e 2002, que trouxe um pouco da cultura do Oriente Médio para o Brasil.

Outra novidade é apresentação do bailarino de folclore árabe Jona-than Lanna, de Belo Horizonte, que já se apresentou fora do Brasil. Haverá ainda a cobertura do evento pela re-vista paulista Shimmie, especializada

dançarinas da serraem Vitória no domingo

em artigos orientais.No local, alunas e professoras do

Estúdio de Danças Orientais Nilcélia Prates e de suas ex-alunas estarão se apresentando com muito brilho e sensualidade. Os ingressos estão sendo vendidos por R$25 pelo 997 692 210.

O festival Rás acontece há muitos anos e este ano faz parte do projeto Erudito Som, financiado pela Lei Ru-

bem Braga, Prefeitura de Vitória e Grande Vitória.

OfiCiNa de deRbakeTambém como parte do projeto

Erudito Som, haverá no domingo, às 9h, uma oficina gratuita de derbake – tambor árabe – com Tony Mouzayek e seu derbakista Eli Mozayek. São ape-nas dez vagas. Informações pelo 997 692 210.

nilcÉlia prates de Barcelona estará no evento com suas cobras Hanna e Mamba

FOTO: DIVULGAÇÃO

Cantata de Natal em Vila Nova de Colares

Cantando canções que transmi-tem amor, paz e fé, um coral apre-sentará uma “Cantata de Natal” na Paróquia São José de Calasanz, em Vila Nova de Colares.

O evento, que já é tradicional na paróquia, acontecerá no sábado (19), a partir das 19h na Escola Mu-nicipal Eulália Falqueto, em Vila Nova.

O Coral, composto por fiéis de

todas as comunidades, é mais uma expressão da união paroquial. Os participantes estão se dedicando aos ensaios há meses para oferecer uma linda apresentação.

A apresentação é de graça, quem quiser curtir, basta chegar. A Escola Eulália Falqueto, fica na rua Alfredo Galeno, Vila Nova de Colares (em frente ao Centro Social São José de Calasanz).

Réveillon na praia Poucos destinos são tão procurados na semana do réveillon como as praias. O sol e o mar são atrati-vos irresistíveis para comemorar a entrada do novo ano. Sem contar a tradição de pular as sete ondas para dar sorte. E na Serra, Manguinhos terá a tradicional queima de fogos na praia. Para quem quer mais comodidade com bu�fet e bebida liberadas tem como opção o restaurante Enseada. Contato pelo 3243-1413. Outra festa badalada que promete ser um su-cesso é a Réveillon All Inclusive, que será no RM Espaço Gourmet, com bu�fet assina-do pela Chef Renata Moscon. Contato pelo 99754-0818.

“Você está a caminho do sucesso quando compreende que o fracasso não passa de um desvio.” (Willian G. Wilnes jr.)

cidade ativa fábio [email protected]

eQuipe microlins. Margareth, Tainara, Valéria e Graciane desejando aos amigos boas festas de fi m de ano.

P12 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | cultura e laZer

bodas de safira. Alex Tongo e Cristina Pascoli Tongo festejando 16 anos de casamento.

a linda Patrícia Cardoso participando de encontro de empresários na Serra.

parabÉns para Eliane Teixeira que comemorou mais um ano de vida na quinta-feira (17).

a artista plástica Patricia Krug participando de recente evento na cidade.

deyse, Fernanda, Diomedes, Marilisa e Liuli em evento realizado no Cerimônial Ste�fen, em Jardim Limoeiro.

Geral | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P13

Casal investe em franquia de sorvetes em Laranjeiras

Com o calor, nada melhor que um picolé e um sorvete para refrescar. Foi com esse pensamento que Elton Silva e Gislaine Miranda Ulrich deci-diram investir em uma franquia de sorvetes no lugar que mais circula gente na Serra: Laranjeiras.

Elton é do Paraná e trabalhava como vendedor em Foz do Iguaçu. Após concluir o curso de direito, ele e a esposa decidiram abrir seu próprio negócio. Eles investiram R$ 400 mil na franquia da Chiquinho Sorvete e têm sete funcionários.

“Decidimos investir em sorvetes e nos interessamos pela Grande Vi-tória. Estamos abertos há cinco me-ses e nos primeiros o movimento foi fraco, pois ainda era inverno. Agora o movimento está muito bom”, con-ta Elton.

A Chiquinho Sorvetes tem co-mo base o clássico sorvete expres-so, com as diversas variações possí-veis. “A base são os sabores clássicos: baunilha, chocolate e misto. A partir daí fazemos vários sorvetes”, expli-ca.

Tem também o sorvete à moda italiana, que vai com a tradicional bola sobre a casquinha ou cascão até as versões mais elaboradas, com chocolate no cone, calda quen-te, trufada e outros complementos. Sem contar os sundaes, sorvetes em

copo e milk shakes, com a possibili-dade de escolher muitos comple-mentos.

Para o fim de ano, novidades: a linha Speciale Panetone com o tra-dicional prato natalino no sorvete; os sabores doce de leite e trufado; e a linha Mix Fruit com caldas de fru-tas refrescantes como amora, ma-racujá, abacaxi e morango.

A Chiquinho Sorvetes fica na rua Isaac Newton, nº 20, em Parque Re-sidencial Laranjeiras. Contato pelo 3065-3618.

o casal Gislaine e Elton Silva estão à frente dos negócios em Laranjeiras

FOTO: FÁBIO BARCELOS

Gabriel almeida

a união faz a força e também uma árvore de Natal. Isso foi o que aconteceu em quatro

comunidades da Serra que uniram moradores e comerciantes para fazer a decoração natalina nos bairros.

Em Praia de Carapebus, o projeto Família Contra Exclusão Social (Faces) juntamente com alguns membros da Associação de Moradores se uniram e construíram uma árvore de três me-tros e meio de altura. Para ser constru-ída foram usadas 700 garrafas pets e 15 lâmpadas de led de 7 metros. “Há duas semanas começamos a constru-ção e no último sábado (12) aconteceu a inauguração”, explica Brás de Olivei-ra responsável pelo projeto.

A mesma cena se repete em Barce-lona. Por lá, a inauguração será na noi-te de terça-feira (22). De acordo com Pâmmela Andjara, que está ajudan-do na construção todo material veio por meio de doações. “Para o evento teremos várias apresentações com cantores”, afirma.

Em Jardim da Serra, a árvore tam-bém já foi construída e até inaugura-

Moradores se unem e fazem árvore de Natal

da desde o último dia 12 com direito a apresentação do Coral Natalino da Igreja Presbiteriana.

Um dos responsáveis pela movi-mentação, José Alves, disse que na comunidade haverá programação es-pecial durante toda a semana com ci-nema na praça, Papai Noel entregan-do presentes às crianças e até show musicais com bandas.

Já em Cidade Continental, no setor Ásia, a árvore será de pneus reapro-veitados. De acordo com a presiden-te da comunidade, Maria Aparecida Ferreira Carrinho, todo material pa-ra confecção do símbolo foi doado por comerciantes locais. “Não haverá inauguração da decoração, mas to-dos moradores podem ir ao local que ficará pronto em breve”, explica.

em barcelona a confecção da árvore está a todo vapor. A inauguração será dia 22

FOTO: FÁBIO BARCELOS

P14 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | Geral

Uma chance ao otimismo

olhar femininoohana nery | [email protected]

O ano de 2015 vai acrescentar muitas fo-lhas aos livros de his-tória. Este Natal não é de consumo, mas de re�lexão, compaixão e ação. Precisamos levar os aprendizados para ter um 2016 melhor.

É preciso lidar com a realidade sem ser uma vítima e sem querer escapar, mas também com uma visão, sabendo que uma realida-de melhor pode e deve ser criada para você e para todos.

A dor deve ser transformada em consciência, que é o melhor remédio para prevenir qualquer surpresa desagradável. Uma fa-mosa frase de Bruce Barton diz “Quando reflito sobre as tremen-das consequências que resultam das pequenas coisas, penso: não há pequenas coisas!”.

E realmente não há pequenas coisas, um momento de distra-

ção resulta em consequências pa-ra você e para todos, seja acumu-lar água parada em casa, furar a fi la, jogar lixo no chão, ignorar os eventos políticos e sociais do país, virar o rosto para o vizinho.

E as pequenas coisas positi-vas também têm consequências tremendas, então não despreze o poder das suas boas intenções.

Mesmo com todas as difi culda-des, neste fi nal de ano, come-more.

Muitos estão pessimistas em relação ao próximo ano. Do mes-mo jeito que há os que olham para a lagarta, não percebem seu potencial e não acreditam nos milagres do tempo. Apegam-se apenas aos que os olhos podem ver e, por não terem paciência com os ciclos, já fazem o funeral da borboleta.

Em 2016 perceba o potencial das borboletas, cuide do seu jar-dim e elas chegarão.

O otimismo, a mente aberta para compreender o mundo e o coração aberto para as possibi-lidades, é o que faz um ano ser realmente novo.

THiaGo albuQuerQue

até o fi nal de novembro, 291 pessoas foram assassinadas na Serra. Número que man-

tém a cidade no topo do ranking da violência no Espírito Santo, posto que o município ocupa há mais de 15 anos. No entanto, no mesmo período no ano passado, foram 315 homicídios no mesmo período, o que dá uma redução de 7% em 2015 até agora.

De acordo com os dados da Se-cretaria de Estado de Seguran-ça Pública e Defesa Social do ES (Sesp), em novembro 21 pessoas fo-ram mortas na Serra. Uma expres-siva redução de 34% se comparada a novembro de 2014, quanto houve 32 homicídios.

Mesmo com a queda, em novem-bro a Serra continuou à frente das suas coirmãs Vitória, Cariacica e Vi-la Velha, que além de vizinhas, têm porte semelhante.

Foram 21 mortes na Serra, 19 em Cariacica, 12 em Vila Velha e quatro na capital Vitória. A Serra sozinha foi responsável por 37% dos 56 as-

sassinados contabilizados nas qua-tro cidades mês passado.

E se levar em consideração ape-nas o 2º semestre de 2015 (julho a novembro), também houve redu-

ção na Serra. No mesmo período de 2014, fo-

ram 127 que perderam a vida em atos de violência contra 119 em 2015.

Todos os números são da Sesp.

homicÍdio a luz do dia em José de Anchieta: estancar a matança é desafi o para a Serra

FOTO: FÁBIO BARCELOS

Cidade já acumula 291assassinatos em 2015

Geral | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P15

Cardápio de risos

opiniÃo do leitoravelino camilo | Facebook: Ciclo de Psicologia da Serra

Sim, temos visto e ouvido inúmeros motivos e fatos para entristecer, mas um grupo Chamado Co-média à La Carte vem se destacando e se apresentando aqui pelos “Shop Centis” da Serra.

Com um estilo de humor inteli-gente e racional tem valorizado a sapiência popular; exemplo disso são as sessões de Karaokê muito divertidas.

Com apresentações caracteri-zadas de personagens e pesso-as como a “Dilma”, interpretada pelo humorista Fábio Flores, e o “Brown”, interpretado por Vitor Morais, estão despontando na ar-

te do humor. O grupo passa por uma grande

fase de transformação e de intera-tividade disponibilizando também na internet uma gama variada de informações.

Os vídeos do grupo estão com mais de 3 milhões de visualiza-ções e são os humoristas capixa-bas mais vistos no You Tube.

Em tempos de crise, fizeram a fórmula certa para um sucesso que vem mostrando, como já se sabe de muito tempo, que rir é um santo remédio. Abaixo o mau humor.

COMUNICADOCLEAN BEST LAVANDERIAS LTDA ME, CNPJ nº 09.501.528/0001-19, torna público que ESTÁ REQUERENDO da SEMMA, a Licença Municipal de Regularização (LMR), para atividade de lavanderia comercial de artigos de vestuário, cama, mesa e banho, exceto artigos hospitalares, sem tingimento de peças, na localidade de Rua Harpia, n° 57, Bairro Novo Horizonte, Município de Serra - ES.

clarice PolTroNieri

Para quem gosta de iluminar a casa nas festas de fim de ano, é preciso saber que não basta

comprar um pisca-pisca e ligar na tomada. Como qualquer tipo de apa-relho eletrônico, são necessários cui-dados para não ter nenhum acidente que estrague os festejos.

A moradora de Barcelona Elize-te Dantas Nascimento já construiu sua casa pensando no Natal. “Tenho pavor de tê (ou benjamin), então já construí a casa pensando no sistema elétrico. Uso uma cortina de pisca-pis-cas na varanda de vidro e mandei ins-talar uma tomada de cada lado para fazer a ligação dela. Também uso fita adesiva para ela ficar firme. No jardim também instalei uma tomada só para ligar o pisca-pisca do pinheiro de Na-tal”, narra.

No Boulevard Lagoa, várias medi-das foram tomadas para garantir a se-gurança. “Nos locais de passagem dos moradores, o cabeamento é subterrâ-neo. Já nos jardins, avisamos ao pesso-al da jardinagem sobre os locais e se houver algum corte da fiação, a corren-te é cessada. Os circuitos estão isolados em caixas de plástico e toda a ilumina-

Cuidados com choques e curtos nos enfeites de Natal

ção é em lâmpadas de led”, conta Ro-drigo Abreu, diretor de manutenção e segurança do condomínio.

A engenheira elétrica Gizele do Nascimento, de Valparaíso, ensina como fazer para ter um Natal seguro e bonito. “A maior parte dos pisca-pis-cas são comprados em camelôs, fora do padrão de tomada, o que leva ao uso do benjamim e aumenta o risco de curto. O ideal é comprá-los com selo do Inmetro e fazer a ligação dire-

to na tomada ou em filtro de linha. É preciso também instalar longe de cor-tinas, sofás e tapetes e mantê-los des-ligados ao dormir”, relata.

Sobre as instalações externas, o cuidado deve ser ainda maior. “Nas residências há pouca aplicação do disjuntor residual (DR), que evita choques elétricos. Ele é mais comum em condomínios, mas é essencial em instalações que ficam mais expostas à água”, afirma.

a enGenheira elétrica Gizele alerta para perigos no pisca-pisca da árvore de Natal

FOTO: FÁBIO BARCELOS

Mais proteção para brejos, falésias e nascentes no ES

P16 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |

Meio ambiente

Lava jato limpa carro com 250ml de água

reNaTo ribeiro

O inédito e ambicioso acordo mundial assinado por 195 pa-íses no último dia 12 em Paris

para a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, começa a movimentar Estado e mu-nicípio. A ideia é que ambos ajudem a evitar que a temperatura do planeta aumente mais de 2ºC até o final do século se comparado a níveis pré-in-dustriais (antes de 1850), como ficou combinado entre 195 países – incluin-do o Brasil – que assinaram o acordo. Até agora a Terra já esquentou 1ºC.

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) disse que ainda não há programas específicos elaborados após a Confe-rência de Paris, mas pontou que po-líticas públicas de reflorestamento, principalmente no entorno das lago-as e nascentes, além da ampliação de áreas verdes no trecho urbano devem ditar a tônica da cidade nos próximos anos.

“Já comecei a orientar nossos ar-quitetos e prestadores de serviços da área de construção civil, para que os novos prédios públicos tenham uso de energia solar e reaproveitamento da água de chuva”, pontua.

Por sua vez, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

estado e município de olho na redução do aquecimento global

(Seama), disse que foi convidado a participar de um painel da Conferên-cia de Paris.

A assessoria de imprensa da Sea-ma, afirma que o ES foi primeiro esta-do brasileiro a aderir o “Desafio 20x20”, proposto por países da América Latina e Caribe, para restauração ou não des-matamento de 20 milhões hectares até 2020. Nesta iniciativa internacio-nal, o ES irá contribuir com 80 mil hec-tares, entre reflorestamento e conser-vação das matas já existentes.

Outra ação citada pela assessoria

é o Programa Reflorestar, que desde 2009 vem estimulando a ampliação e conservação da mata Atlântica, re-munerando produtores e proprie-tários rurais que aderem. Uma das fontes do dinheiro usado vem dos royalties de petróleo.

Mas, tanto Estado quanto o mu-nicípio ainda não têm um programa para a redução das emissões das su-as frotas de veículos, próprias ou ter-ceirizadas, com adoção obrigatória de combustíveis menos poluentes como etanol e biodiesel.

reGiÃo de laranjeiras: ampliar áreas verdes na cidade é desafio para a Serra

FOTO: ARQUIVO TN/JOATAN ALVES

Imagine você lavar o seu carro com um copo de 250 ml de água? Parece mentira, mas não é. A prática está dis-ponível no mercado e na Serra já há la-va jato que faz isso. Um deles fica em Chácara Parreiral.

De acordo com o proprietário, Pau-lo Roberto Ribeiro, a técnica é chama-da de lavagem ecológica a seco, onde é utilizado um produto biodegradável diluído num copo de água que é aplica-do no veículo com um borrifador. Após a aplicação, utiliza-se um pano de micro-fibra para retirar a poeira que sai junto do produto e dá brilho ao automóvel.

O melhor disso tudo, que além de economia de água, o valor da limpeza para o cliente é o mesmo de uma la-vagem tradicional, que é de R$ 30,00. Segundo Paulo a técnica deixa o car-ro mais limpo que a técnica conven-

cional, mesmo utilizando cerca de 1% de água que esse tipo de lavagem.

“Um lava jato que utiliza uma lava-dora (bomba) industrial de alta pres-são, gasta em média 200 litros de água para limpeza de um carro. Na lavagem ecológica a seco, gasta-se de 200 a 250 ml de água apenas, em menos tempo de serviço. O produto biodegradável que é aplicado na la-taria para retirar a sujeira é o mesmo que dá o brilho no veículo e protege a pintura”, disse o proprietário.

Ainda segundo Paulo, a técnica re-duziu a conta de água entre 60% a 70%. O lava jato conta com sistema de tratamento dos seus efluentes, através de caixa de separação água, óleo e resíduos. E o próximo investi-mento é o reuso de pelo menos 80% da água utilizada nas atividades. O es-

tabelecimento funciona de segunda a sábado de 08h às 18h. Contato no tel 99942 – 8948.

o empresÁrio Paulo Ribeiro aposta na em práticas mais sustentáveis

FOTO: RENATO RIBEIRO

Proteção aos brejos e falésias, obrigação de recuperar no mínimo 30 metros de floresta no entorno de nascentes e que todas as compen-sações de reservas legais de pro-prietários rurais capixabas sejam feitas no ES. Essas são os principais pontos da proposta de nova legisla-ção florestal do Estado, segundo o chefe de Recursos Naturais do Insti-tuto Agropecuário e Florestal do ES, Thiago Steffen.

“Trata-se de uma revisão da lei estadual, para adequá-la ao novo Código Florestal do país, aprovado em 2012. As propostas estão sendo debatidas com o segmento rural

e ambientalistas e deve ser enca-minhada à Assembleia Legislativa até o fim do 1º trimestre do ano que vem”, detalha.

Segundo Thiago a proposta tam-bém visa desburocratizar quem con-some produto de origem florestal, co-mo madeira, palmito e carvão vegetal. “Atualmente o comprador tem que se cadastrar no Idaf e junto à União. Esta-mos propondo que esse cadastro seja só junto à União, o que ele poderá fazer pela Internet”, explica.

O diretor ressaltou ainda que as propostas garantem preservação maior do que a legislação nacional prevê.

Desconto e financiamento para não perder alunos

Chegou o período de matrículas e a decisão de trocar os filhos da es-cola particular para a rede pública já é fato para muitos pais, como resul-tado da crise econômica. Segundo o Sindicato das Empresas Particu-lares de Ensino do Estado (Sinepe), a queda de matrículas nas escolas particulares pode ser de até 20%.

A faturista Elbora Timóteo, mo-radora de Nova Almeida, deve con-tribuir com a estatística. A mensali-dade do filho de três anos que era R$219 subiu para R$ 265 e ela já pro-cura vaga na rede pública. “Está di-fícil pagar tudo. Estou enfrentando a lista de espera da creche e, se não conseguir, pode ser que ele fique sem estudar em 2016”, diz.

Para não perder alunos com Ar-thur, as instituições de ensino es-tão buscando formas de atrair os pais, com promoções e descontos. O Cedtec de Laranjeiras, por exem-plo, está oferecendo financiamento

próprio de até 50% da mensalidade para cursos técnicos e ensino mé-dio. O restante só será pago após a conclusão do curso.

Além do financiamento há des-contos especiais para cursos técni-cos vespertino e para funcionários (e seus dependentes) de empresas conveniadas ao CEDTEC. “No ano de 2016 também serão premiados a cada trimestre os melhores alu-nos de cada série”, destaca o diretor administrativo da unidade, Antônio Cruz.

A Escola Adventista da Serra dará descontos em livros, taxas e sorteio de televisão, celular, vídeo game, entre outros, para pais que fizerem rematrícula. Outra medida é o rea-juste menor das mensalidades. “En-quanto boa parte das escolas parti-culares estão reajustando em 16% (inflação + aumento dos professo-res), a Escola reajustou em 9%”, afir-ma a diretora Luciana Ritter.

| SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P17

economia

na cedtec em Laranjeiras dá para financiar até 50% da mensalidade em curso técnico

FOTO: JOATAN ALVES

Comércio aposta em promoções e sorteios no NatalayaNNe karoliNe

Há uma semana no Natal o co-mércio já vive a expectativa do aumenta nas vendas. Mesmo

com a crise, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Serra espera aumen-to de 5% nas vendas de varejo, em relação a 2014. Para alcançar a meta, promoções e condições especiais já invadem lojas e supermercados da cidade.

Apesar de estudos da CDL apon-tarem que neste natal o consumidor serrano usará o 13º salário para pa-gar dívidas, data é forte para com-pras e a demanda reprimida duran-te o ano sugere certeza de consumo. “O comércio de rua deve ter mais força, pois concede mais atrativos, opções e preços melhores”, destaca o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin.

É o caso da Prenda Multishop, loja de calçados localizada na Ser-

na serra-sede a loja de calçados Prenda Multishop criou sistema de pontuação para fidelizar e dar desconto a cliente

FOTO: EDSON REIS

ra-sede. Para fidelizar os clientes e chamar atenção no natal, criaram um sistema de pontuação que ge-ra descontos de até 20%. Além dis-so, ainda dão descontos de até 50% em alguns produtos. “Nossa meta é vender cerca de 3 mil pares de cal-çados, mantendo a média de 2014, para recuperar o prejuízo da crise”, disse o administrador da loja, Edson Vander de Souza.

Em Porto Canoa o movimento já está aumentando. O presidente da Associação de Moradores do bair-ro, Fernando Sérgio, afirmou que já há promoções pontuais em algu-mas lojas e, aos poucos, o comércio está sendo mais frequentado. Em Feu Rosa isso ainda não aconteceu. De acordo com o presidente da As-sociação de Moradores local, Wag-ner Gunha, o comércio está parado, mesmo com promoções. “Espera-mos que com a segunda parcela do 13º as vendas aumentem”, disse.

Já a expectativa da Associa-ção Capixaba de Supermercados (ACAPS) é que o aumento de ven-das no fim de ano compense os ín-dices negativos de outubro, onde as vendas caíram em 1% em relação a 2014. Há previsão de que o setor fe-che 2015 com um pequeno ganho.

O superintendente da ACAPS, Hélio Schneider, disse que o setor prepara promoções, sorteios de presentes e horários especiais de funcionamento. “Os campeões de venda nesta época do ano são os produtos natalinos, como paneto-nes e perus, além daqueles destina-dos às ceias das famílias”, explica.

PRONTO, FLAGREIEnvie suas sugestões pelos canais (27) 999 533 531 Jornal Tempo Novo

@ Participe com suas reclamações, �lagrantes ou denúncias

(27) 999 533 531 Jornal Tempo Novo (27) 999 533 531 Jornal Tempo Novo

comunidadeP18 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |

sÓ em fevereiro. Moradores de Portal de Jacaraípe estão reclamando da falta de acessibilidade para cadei-rantes na faixa de pedestre em frente ao Pró-Cidadão. De acordo com po-pulares, nenhuma pessoa que utiliza cadeira de rodas consegue circular sem ajuda por ali. A Prefeitura da Ser-ra disse que a Regional da Secretaria de Obras incluiu na programação de fevereiro as intervenções para refor-ma de calçada do Pró-Cidadão.

mal acabado. Moradores de Jardim Limoeiro estão reclamando que a Pre-feitura da Serra trocou a tampa de um bueiro da rua Belo Horizonte no dia 12/11, mas não fez o recapeamento asfáltico do local. O problema acontece em frente ao condomínio Parque dos Pinhos II, onde tem intenso �luxo de veículos e, inclu-sive, já foram registrados pequenos acidentes com motociclistas. A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) vai realizar o reparo na via até esta sexta-feira (18).

mataGal. Um leitor do TN , que não quis se identifi car, enviou por meio do WhatsApp uma foto mostrando um matagal que está se formando debaixo de uma torre que fi ca na rua das Sete Bicas, em Jardim Tropical. Segundo ele, assaltos podem aconter no local por conta do problema. A Prefeitura da Serra disse que a Secretaria de Serviços (Sese) tem uma programação de limpeza para o local no começo do próximo ano.

ave silvestre. Na segunda-feira (14), um grupo de voluntários do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora – Ibra�f, de Jacaraípe, resgatou mais um animal que se encontrava em risco na Serra. Desta vez, foi em Nova Almeida e a vítima foi uma Savacu-de-coroa que vive em manguezais, pântanos e várzeas próximas da cos-ta. A ave estava debilitada e segundo Claudiney Rocha que prestou os primeiros socorros ao animal uma equipe de Secretaria de Meio Ambiente da Serra levou a ave para o Centro de Readaptação de Animais Selvagens (Cereias) em Aracruz, juntamente com outros dois jabutis, na tarde da última quarta (16).

Gabriel almeida

Garganta do diabo. Esse é o nome dado a uma ribanceira que segundo moradores pode

desabar a qualquer momento, caso a previsão seja de chuva. Populares afi rmam que se o barranco vier abai-xo, uma unidade de saúde que fi ca em José de Anchieta I também pode ser destruída.

O problema todo está acontecen-do na divisa dos bairros José de An-chieta I e II, na Rua Leonel Luís An-tônio, local onde, de acordo com os moradores, uma verdadeira cachoei-ra de esgoto cai e escorre a céu aberto por toda a via.

Segundo a presidente da comuni-dade de Anchieta II, Maria do Carmo “Lilico”, além da Unidade de Saúde, vá-rios moradores estão correndo risco de vida. “Quem tem suas residências próximas da região está com muito medo de que outros deslizamentos aconteçam”, afi rma.

Lilico ainda disse que quando cho-ve ninguém consegue passar pelo local. “Há muitos anos esse local era uma mina de água e agora está esgoto puro”, conta.

Maria dos Santos, que mora logo abaixo da “cachoeira de esgoto” disse que o local estava estável, mas ago-ra está pronto para desabar. “Só foi a

encosta com esgoto é risco para morador em José de anchieta

Prefeitura começar essa obra que tu-do piorou”, explica.

Maria ainda disse que só mora no local porque não tem condição de se mudar. “A água só não invadiu minha casa porque o muro feito há poucos meses segurou todo o esgoto. A rua fi cou coberta desse líquido fedoren-to”, afi rma.

Margarida Couto, também mora-dora da comunidade e paciente da

Unidade de Saúde, diz está com me-do. “Só temos esse posto de saúde aqui no bairro. Se ele desabar vamos utilizar qual?” indaga a popular.

Um morador que não quis se iden-tifi car e mora debaixo da ribanceira, disse que quando chove ele não dor-me. “É só começar a chover que mi-nhas noites são de muito medo. Se desabar, minha casa pode ser atingi-da”, pontua.

maria dos santos mora logo abaixo da encosta e teme pelo pior, caso chova forte

FOTO: GABRIEL ALMEIDA

Moradores apontam risco de deslizamento e temem por casas e posto de saúde. Prefeitura diz que está revisando projeto de contenção.

Investimento de mais de R$ 3 milhões A reportagem entrou em contato

com a Prefeitura da Serra que disse que a obra de contenção da encosta conhecida como Garganta do Diabo, em José de Anchieta II, visa dar um di-recionamento às águas pluviais e al-ternativas técnicas estão sendo ava-liadas.

A prefeitura ainda disse que duas casas já foram demolidas e outras

estão em processo de indenização e afi rmou que não há risco de desli-zamento na área da unidade de saú-de.

“A equipe técnica da Secretaria de Obras está, juntamente com o técnico que fez o projeto, tratando com mui-ta atenção de cada etapa desta im-portante obra da região. Vale ressal-tar que as intervenções de contenção

ainda serão iniciadas”, explica a nota enviada pela prefeitura.

Em José de Anchieta II, serão bene-fi ciadas 60 pessoas que moram pró-ximas à Garganta do Diabo. Estão em andamento três obras de contenção de encosta nos bairros Planalto Serra-no, Nova Carapina e José de Anchieta II. O contrato é único e ao todo serão investidos R$ 3.834.174,80.

COMUNICADOINDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA EPP, CNPJ n°. 23.057.236/0001-60, torna público que REQUEREU da SEMMA, através do Processo n°. 68.679/2015 a Licença Municipal de Regularização, para a atividade de fabricação de embalagens plástica, inclusive com impressão na localidade da Rodovia Governador Mário Covas, 5850, Km 264, Colina de Laranjeiras, município da Serra – ES.

COMUNICADOPIANA COMÉRCIO VAREJISTA DE MADEIRAS LTDA-ME CNPJ: 06.302.264/0001-86, torna público que obteve junto à SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Serra), renovação de Licença Ambiental para atividade de Comércio Varejista de Madeiras, no endereço: Rua Itamaraju, 141, Resid. Mestre Álvaro, Serra-ES.

brilho das estrelasthiaGo albuQuerQue | [email protected]

Mercado InternacionalO Arsenal quer tirar o brasileiro

Lucas do PSG e pode pagar R$ 127 milhões para ter o craque. O treina-dor Guardiola não aceitou renovar com o Bayern de Munique, nem por um salário de R$ 105 milhões por ano. Manchester United quer Lukaku do Everton. O argentino Lavezzi do PSG é especulado no Flamengo. Thiago Alcântara do Bayern pode pintar no Campeona-to Inglês.

Mercado nacionalMarlone se despede do Sport

rumo ao Corinthians. Renato Au-gusto pode voltar para Alemanha, o time seria o Shalke 04. Fluminen-se está para fechar com Renato Chaves da Ponte Preta. Vasco con-trata o lateral sensação Yago Pika-chu. Jadson se despede e vai para

o futebol Chinês, o time é o Tiajin Quanjian treinado por Vanderlei Luxemburgo.

ArteUm designer gráfi co pegou uma

inspiração dos craques do futebol mundial e fez desenhos de cinco estrelas mundiais. O designer Jason Kang, desenhou o brasilei-ro Neymar, o português Cristia-no Ronaldo, o uruguaio Suarez, o argentino Messi e o italiano Messi. Veja como fi caram as ilustrações, dignas de exposição.

NOTas

Os 16 melhoresDepois da fase

de grupos, fo-ram sorteados as oitavas da Liga dos Campeões da Europa. Veja como fi cou:

esporte | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 | TN | P19

em Época de presentes, festas e comemorações, natal e réveillon, se existe um presente que os jogadores do Gaha mais queriam ganhar, com certeza era o título do Campeonato Estadual de Handebol Adulto 2015. E o título veio. O time serrano levantou o caneco depois de vencer o segundo jogo da fi nal sobre o Emir de Macedo de Linhares, pelo placar de 28×26, em duelo que aconteceu em Linhares, no último domingo (13). Vale recordar que no primeiro jogo da fi nal o Gaha, venceu por 27x22, no ginásio do Jardim Limoeiro, há duas semanas, e saiu na vantagem.

HANDEBOL FOTO: DIVULGAÇÃO

os joGadores do Gaha, Rodrigo Almeida e Carlos Alberto

Gent x Wolfsbug; Roma x Real Madrid; Paris Saint Germain x Chelsea; Arsenal x Barcelona; Juventus x Bayern de Munique; PSV x Atlético de Madrid; Benfi ca x Zenit e Dínamo de Kiev x Manchester City. Os jogos de ida acontecem nos dias 16, 17,22 e 23 de fevereiro de 2016.

THiaGo albuQuerQue

esta é a primeira vez que uma seletiva do campeonato, que tem como idealizador Arnold

Schwarzenegger, acontece no Espíri-to Santo

A cidade da Serra vai organizar um dos eventos mais importantes para o cenário do fi siculturismo. No dia 12 de março do ano que vem, vai aconte-cer a Seletiva do Arnold Classic Brasil – aquele campeonato que tem como idealizador Arnold Schwarzenegger. O evento será no auditório do Restau-rante e Hotel Serra Grande, em Laran-jeiras, às 18h.

Serão em média 100 competido-res e 31 categorias na competição. Os atletas que quiserem se inscrever devem enviar e-mail para o endereço [email protected], colocando o nome completo e a categoria que deseja disputar.

O valor para participar é R$ 100 e so-mente atletas em dia com a fi liação na Federação Capixaba de Bodybuilding (IFBB ES) podem competir.

Rafael Bispo, de 33 anos, atual cam-peão da Copa Rei da Praia, fi cou em 2º no Estadual de 2015 e irá participar da Seletiva. “Estou determinado, fazen-do dieta e treinando pesado. Que-ro ser o Top 1 da categoria, para isso conto com a ajuda do meu treinador César Augusto e dos meus patrocina-dores”.

serra vai sediar seletiva da arnold Classic em 2016

Outra serrana que irá participar da competição é Quezia Dornellas, de 27 anos. Ela treina 6x por semana e man-tém uma alimentação saudável. Tudo isso para baixar seu percentual de gor-dura e minimizar a perda magra. Sua categoria é Bikini Fitness. “Espero qua-lificação para disputar mais um Arnold, outra competição internacional. Fui es-te ano e quero ano que vem de novo”.

Já Anna Carolina Rocha, de 34 anos, vai tentar disputar na categoria Bo-dy Fitness. A capixaba treina todos os dias da semana. “Meu cardápio é equilibrado, proteínas de alto valor

biológico como carne vermelha, fran-go e ovo, e carboidratos complexos como arroz integral, batata doce e sa-ladas completas, com isso espero me classifi car para representar o estado em meio a atletas de alto nível”.

A Seletiva tem como organiza-dores Evelyn Rassele, Andréa Bor-ges, Vanessa Brasil, Marcelo Perei-ra, Thaís Andrade, Rosane Fassarela, Valdomiro Júnior e Rainer Castro, da IFBB ES – Federação Capixaba de Bo-dybuilding. “Esperamos um evento com muito sucesso”, conta a vice-pre-sidente Evelyn Rassele.

preparativos. As atletas Anna e Quézia ja estão treinando. Enquanto Andréa, Vanessa e Evelyn, da Federação, organizam a competição

FOTO: THIAGO ALBUQUERQUE

a molecada serrana do Motivo deu um gás e valeu a pena, o título de campeão Estadual de Futsal Sub-15 2015, veio com duas vitórias nos dois jogos da fi nal. O duelo que deu o título aconteceu no último dia 13, no ginásio de Jardim Limoeiro, com uma vitória por 7×6 sobre o time do Álvares Cabral. O jogo de ida, no ginásio do Álvares, que aconteceu no último dia 09, também foi de vitória para o time serrano, com o placar de 2×0. O Motivo jogava pelo empate no confronto de volta. O Motivo, em 17 jogos, fez 59 gols e tomou 55, terminou a competição com 4 gols positivos.

FUTSAL SUB-15o serrano betinho sartÓrio, morador do bairro Colina de Laranjeiras, terminou a temporada 2015 do Mercedez Challenge bem colocado nas duas catego-rias que disputa. No auge de seus 53 anos e competindo na C250 Cup, o serrano fi cou na quarta colocação geral, com 108 pontos. O campeão foi Peter Michel Gottschalk com 130. Já o vice, veio na C250 Cup Master, onde até a última corrida Betinho era líder e poderia ser o campeão com uma boa colocação, só que não foi como planejado e ele fi cou com 143 pontos, 8 a menos que o campeão Marcos Paioli - Peter Gottschalk. Agora é aguardar 2016.

AUTOMOBILISMOo joGo do último domingo (13) que deu o título de bicampeãs do Estadual de Futsal às meninas serranas do time do Selc, foi para deixar cardíacos de coração na mão. A equipe que jogou em casa, no ginásio de Barcelona, empatou por 4×4 com o Comercial Sport Club. Como já havia vencido o duelo de ida fora de casa por 3×2, um empate já garantia o título. Com o título, o time feminino conseguiu também a vaga para a Taça Brasil de 2016.O time tem o apoio da empresa Unilog Logística, Físio Pilates, Melhorim Transportes e Pre-feitura da Serra, por meio de uma emenda indicada pelo vereador Xambinho.

SELC CAMPEÃO

P20 | TN | SERRA (ES), 18 a 25 de dezembro de 2015 |