lei mesas e cadeiras

4
Projeto de Lei nº 0099/2014 Dispõe sobre a colocação de mesas e cadeiras em calçadas por bares, restaurantes e similares e dá outras providências. A Câmara Municipal de Ibitinga aprova: Art. 1º A colocação de mesas e cadeiras em calçadas, por bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias e similares obedecerá ao disposto nesta lei. Art. 2º Para fins desta lei, considera-se: I – calçada a faixa de piso definida no Anexo I da Lei nº 1.633/04 (Código de Obras e Edificações); II afastamento frontal: a área de recuo da edificação prevista na Lei nº 1.420/00 (Lei de Ocupação, Uso do Solo e Zoneamento); III – testada: divisa do lote ou da edificação com o logradouro público, coincidente com o alinhamento definida no Anexo I da Lei nº 1.633/04 (Código de Obras e Edificações). Art. 3º A área do afastamento frontal e da calçada poderá ser utilizada para a colocação de mesas e cadeiras destinadas ao atendimento de clientes de bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias e similares, obedecidas as seguintes regras, cumulativamente: I – a área a ser ocupada será restrita à testada do imóvel do estabelecimento; II – poderá ser utilizada a área correspondente a até 50% (cinquenta por cento) do afastamento frontal e da calçada, desde que se respeite uma faixa de largura mínima de 1,50m (um metro e meio) destinada, exclusivamente, ao trânsito de pedestres. §1º – Na impossibilidade de se destinar a faixa mínima de 1,50m (um metro e meio) para o trânsito de pedestres, é proibida a colocação de mesas, cadeiras ou qualquer outro equipamento ou mobiliário. §2º - Nos calçadões ou nas vias destinadas exclusivamente a pedestres, a área ocupada poderá ser de, no máximo, 2m (dois metros) de largura a partir da

Upload: jose-luiz-graunna

Post on 29-Jul-2015

177 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lei mesas e cadeiras

Projeto de Lei nº 0099/2014

Dispõe sobre a colocação de mesas e cadeiras em calçadas por bares, restaurantes e similares e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Ibitinga aprova:

Art. 1º A colocação de mesas e cadeiras em calçadas, por bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias e similares obedecerá ao disposto nesta lei.

Art. 2º Para fins desta lei, considera-se:

I – calçada a faixa de piso definida no Anexo I da Lei nº 1.633/04 (Código de Obras e Edificações);

II – afastamento frontal: a área de recuo da edificação prevista na Lei nº 1.420/00 (Lei de Ocupação, Uso do Solo e Zoneamento);

III – testada: divisa do lote ou da edificação com o logradouro público, coincidente com o alinhamento definida no Anexo I da Lei nº 1.633/04 (Código deObras e Edificações).

Art. 3º A área do afastamento frontal e da calçada poderá ser utilizada para a colocação de mesas e cadeiras destinadas ao atendimento de clientes de bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias e similares, obedecidas as seguintes regras, cumulativamente:

I – a área a ser ocupada será restrita à testada do imóvel do estabelecimento;

II – poderá ser utilizada a área correspondente a até 50% (cinquenta por cento) do afastamento frontal e da calçada, desde que se respeite uma faixa de larguramínima de 1,50m (um metro e meio) destinada, exclusivamente, ao trânsito depedestres.

§1º – Na impossibilidade de se destinar a faixa mínima de 1,50m (um metro e meio) para o trânsito de pedestres, é proibida a colocação de mesas, cadeiras ou qualquer outro equipamento ou mobiliário.

§2º - Nos calçadões ou nas vias destinadas exclusivamente a pedestres, a área ocupada poderá ser de, no máximo, 2m (dois metros) de largura a partir datestada do imóvel.

Art. 4º A colocação de mesas e cadeiras nos termos definidos nesta Lei depende de prévio licenciamento da Prefeitura Municipal.

Page 2: Lei mesas e cadeiras

Parágrafo único - Para a abertura do processo de que trata o caput, o interessado deverá apresentar, dentre outros documentos, o layout da ocupação do espaço pretendido.

Art. 5º A área destinada à colocação de mesas e cadeiras será demarcada graficamente na superfície do passeio, às custas do interessado, mediante aprovação prévia da Prefeitura, nos termos do lay out a que se refere o art. 4º.

§ 1º - Além da demarcação prevista no caput deste artigo, a área destinada ao trânsito de pedestres (art. 3º, II) será demarcada fisicamente, com a instalação de barreira removível, podendo permanecer no local somente no horário definido no documento de licenciamento, obedecendo ao padrão estabelecido pelo Executivo.

desobstruída.§ 2 º - A faixa destinada ao trânsito de pedestre deverá permanecer

Art. 6º O horário de colocação e manutenção das mesas e cadeiras será de 19 horas às 24 horas.

Art. 7º É proibida a utilização dos afastamentos frontais e calçadas para a apresentação de shows artísticos ou instalação de equipamentos sonoros ou qualquer outro com potencial de perturbação do sossego alheio.

Art. 8º O proprietário do estabelecimento deverá limpar a área e recolher todos os resíduos logo após o encerramento diário das atividades.

Art. 9º Aplicam-se, subsidiariamente, a regras referentes à instalação de mobiliário urbano previstas na Lei nº 1.574/03 (Código de Posturas).

Art. 10. Esta lei entra em vigor na data sua publicação.

Art. 11. Revogam-se as disposições em contrário.

Ibitinga, 10 de Junho de 2014.

Cadeirantes, Idosos, Pedestres e Crianças de Ibitinga

JUSTIFICATIVA

Submetemos à apreciação desta Casa de Leis o presente Projeto que visa a

regulamentar a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas durante o exercício da

atividade de restaurante, bar, lanchonete, café ou similares.