lego sim

3
20/02/15, 22:42 Página 1 de 3 about:blank Lego Sim!!!

Upload: danielle-fidelis

Post on 08-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Já vos contei da minha paixão por LEGO e a minha estratégia para colocá-lo no topo da lista dos brinquedos favoritos do meu filho. Vocês podem se perguntar o que eu vejo de tão especial nesses blocos para lhe dar esse lugar de destaque na dinâmica da minha família.

TRANSCRIPT

20/02/15, 22:42

Página 1 de 3about:blank

Lego Sim!!!

20/02/15, 22:42

Página 2 de 3about:blank

Já vos contei da minha paixão por LEGO e a minha estratégia para colocá-lo no topo da lista dos brinquedos favoritos do meu filho. Mas vocês podem se perguntar o que eu vejo de tão especial nesses blocos, para lhe dar esse lugar de destaque na dinâmica da minha família. Podem acreditar que esse brinquedo poderia ser considerado um material didático por excelência (e acredito que na verdade seja, embora muitas escolas o adotem) devido ao seu alto potencial no desenvolvimento infantil. Para não ficar no meu “achismo”, resolvi fazer uma pequena pesquisa, pois se existem brinquedos que devem ser recomendados, esse é um deles.

Pra começar, passando pela minha experiência pessoal, pensa em um brinquedo em que o seu filho é capaz de ficar bastante tempo entretido, um brinquedo que se transforma em novos brinquedos e que o arquiteto é o seu próprio filho, que mostra para todos ,orgulhoso, as suas construções. O LEGO é um brinquedo em movimento. Não é daquele tipo que fica empoeirando nas prateleiras quando o seu filho mudou de fase. Isso porque ele se transformam magicamente e se adequa as necessidades do seu filho.

Bem, vamos aos seus benefícios, porque o quanto o aprecio, todos vocês já conseguiram perceber. O LEGO contribui para o desenvolvimento das habilidades básicas da criança. Ele promove o raciocínio espacial e a consciência de proporções e padrões. Isso acontece, pois durante as criações as crianças devem seriar peças adequadas para que se encaixem e ao mesmo tempo forme o “todo” que foi planejado. Só nesse processo, conseguimos perceber que uma grande quantidade de noções são aplicadas. Como as de forma, tamanho, a orientação espacial que devem ocupar, a cor...Mesmo sem terem a noção, as crianças até estão trabalhando com frações, ao começarem a ter noção do inteiro para a metade e até de menores partes. Quando uma criança constrói um prédio alto ou ponte, ela está aprendendo a pensar em três dimensões, peso, equilíbrio e apoios de uso para essas estruturas. Em modelos mais complexos, as crianças podem inclusive aprender noções de mecatrônica e mecânica.

As habilidades motoras finas, aquelas que requerem pequenos movimentos musculares, é considerado mais um dos grandes benéficos que esse brinquedo contribui. Ao manipular as pequenas peças as crianças estão desenvolvendo a coordenação de pequenos músculos da mão. Para além disso, os bloquinhos de LEGO costumam vir com um manual, que faz com que a criança abstraia uma imagem impressa, transformando-a em uma figura tridimensional.

20/02/15, 22:42

Página 3 de 3about:blank

Quando está construindo algo a criança deve solucionar uma infinidade de situações problemas, para que possa chegar ao objetivo desejado. Ela deve lidar com o acerto e o erro e aprender a testar hipóteses. Dessa forma, também está organizando o seu pensamento lógico. À medida que a construção é feita, a criança vai interiorizando esquemas cada vez mais complexos, formando o seu próprio “passo a passo” mental, desenvolvendo assim, para além de um pensamento organizado um aprimoramento da sua memória, com dados que serão utilizados nas suas futuras criações.

É difícil parar de falar dos benéficos, mas um deve ser salientado: o da criatividade. Num mundo em que as crianças estão cada vez mais acostumadas com as coisas “prontas” e com as “cópias”, esse brinquedo faz com que a criança entre por um mar de opções, em que veleja sem limitações e onde ela própria aprende a contornar os desafios que encontra pelo caminho. Não existem pontes que os blocos de Lego não sejam capazes de construir. Uma dessas pontes diz respeito a interação familiar, pois é impossível se manter indiferente ao brilho desafiante dessas peças. Já ia me esquecendo de falar no aspecto da auto-estima. Quando uma criança apresenta o seu tesouro construído, fruto do seu trabalho e dedicação, elas sentem-se orgulhosas e nós pais, também. Por isso, usem e abusem desse brinquedo. Fui contida ao falar dos seus benefícios, mas isso foi apenas para lhes despertar a consciência e a curiosidade para ousarem nesse mar de possibilidades.

Visite o meu site oficial

http://buildingabrandonline.com/lifextreme