leci brandão · como membro da comis-são de educação e cultura e da comissão de defesa dos...

32
Leci Brandão A cara do povo Informativo de prestação de contas do mandato

Upload: vancong

Post on 07-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Leci BrandãoA cara do povo

Informativo de prestação de contas do mandato

Ao longo de toda a nossa vida, sempre tivemos a oportunidade de ouvir

e falar com as pessoas. Como parlamentar, o contato com o povo continuou a ser priorida-de, pois acreditamos que para pensar os problemas e propor soluções que melhorem a vida das pessoas é fundamental ouvi-las primeiro. Por isso, ao longo de nosso mandato, rea-lizamos audiências e plenárias com os mais diversos segmen-tos da sociedade, dentro e fora da Assembleia Legislativa.

Como membro da Comis-são de Educação e Cultura e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, nosso mandato organizou seminários e audiências públicas valori-zando a participação popular.

Educação, movimento hip hop, mulheres, comunidades do samba, religiões de matri-zes africanas, segmento LGBT, juventude, educação e direitos

dos trabalhadores foram temas de alguns dos encontros que re-alizamos com a intenção de de-bater ideias e pensar em solu-ções efetivas para os problemas existentes. Desta forma, nosso mandato vem se destacando com uma consistente produção legislativa, atuando na elabo-ração de emendas e projetos de lei, sendo reconhecido pela população e por outros parla-mentares e atores políticos de diversas siglas partidárias.

Apresentamos 36 Projetos de Lei, dois Projetos de Emen-das à Constituição do Estado, um Projeto de Resolução, 3 moções e 10 indicações. Grande parte dos projetos apresentados é resultado de debates e aten-dem às demandas da sociedade civil.

A pluralidade de temas, áreas e segmentos foi um dos principais critérios para a des-tinação dos recursos das emen-das parlamentares. 70% desses recursos foram para atender entidades sociais. Foram 90

entidades contempladas, sendo 80% na área da cultura. Além das entidades sociais, mais de vinte cidades foram contem-pladas em todo o Estado, com melhorias nas áreas de educa-ção e cultura e todas as regiões da Capital tiveram o direciona-mento de emendas.

O trabalho foi grande e a missão não tem sido das mais fáceis, mas nunca tivemos dúvida da opção que fizemos de construir um mandato para cuidar das pessoas. Em alguns momentos essa escolha cobrou o preço da nossa saúde física, mas, estejam certos, isso não vai nos abater, pois a vontade de contribuir com a luta do povo é maior.

Para finalizar, quero expres-sar minha gratidão aos nossos parceiros, à nossa equipe de gabinete e a todas as pessoas que nos ajudaram a concretizar as ações do nosso mandato.

Leci Brandão

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVAATUAÇÃOEDITORIAL

Manifestação do Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde em frente à Alesp

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 3

O diálogo com todas as esferas do poder públi-co tem sido a marca do

mandato de Leci Brandão. A deputada acredita que quando há união de esforços quem ga-nha é o povo. Por isso, desde que assumiu sua cadeira na Alesp, Leci tem mantido agendas cons-tantes com ministros, parla-mentares, secretários estaduais e municipais de diversas pastas, prefeitos e personalidades políti-cas em nível nacional.

PODER PÚBLICO

UMA PARLAMENTAR

DE DIÁLOGO

Com o ex-presidente Lula, no aniversário de 91 anos do PCdoB

Com o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, no Congresso Estadual do PCdoB

Leci e a Ministra da Cultura Marta Suplicy durante o lançamento do Programa de Cultura da Copa 2014

Leci e o vereador Orlando Silva, na posse do prefeito Fernando Haddad

Recebe os cumprimentos do Ministro da Saúde Alexandre Padilha durante Congresso do PCdoB

Ao lado do governadorAlckmin, durante a assinatura de convênios para destinação de emendas parlamentares

4 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

Ao final de seu primeiro ano de mandato, em 30 de novembro de

2011, Leci liderou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. Composta por 40 deputados de vários partidos e presidida por Leci, a Frente Parlamentar tem sido atuante em todas as questões relaciona-das à cultura no Estado de São Paulo, não apenas respondendo às demandas que chegam à Assembleia, mas também tem

atuado de forma propositiva.

A discussão sobre o ensino de música nas escolas, o tomba-mento do Cine Belas Artes, a adesão do Estado de São Paulo ao Plano Nacional de Cultura e a demo-cratização e o acesso à cultura contaram com a participação decisiva da Frente.

Desde sua criação, há nove anos, Leci viu no Progra-ma Cultura Viva (do Mi-

nistério da Cultura) e nos Pontos de Cultura um exemplo de como o Estado pode ser aliado do povo ao respeitar sua autonomia cida-dã, sua diversidade e ao propor-cionar às pessoas as tecnologias necessárias para que expressem seus saberes e se apropriem, de fato, dos resultados que possam surgir dessas expressões. Por isso, foi com grande alegria que, em parceria com a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, o mandato da deputada Leci Bran-dão sistematizou um Projeto de Lei que institui uma Política Cultural Paulista. O Projeto de

Lei 483/2013, apresentado em agosto de 2013, foi discutido em audiência pública durante o maior encontro dos pontos de cultura do Brasil, com Pontos, Pontinhos e Pontões de todo o estado de São Paulo, que reuniu cerca de 30 mil pessoas.

O projeto tem como meta

construir o Cultura Viva no es-tado de São Paulo, mas não de forma isolada do programa que vem sendo realizado em todo o país. O objetivo é promover a produção, a difusão e o acesso aos direitos culturais dos dife-rentes núcleos comunitários de cultura do Estado de São Paulo.

PARLAMENTAR

PONTOS DE

FRENTE

CULTURA

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura

Leci participa de audiência pública para discutir Pontos de Cultura e apresenta projeto que institui Política Cultural Paulista

CULTURA

Leci Brandão, sambista, deputada estadual, tem sido uma parceria constante na afirmação de uma pauta da cultura da cida-de de São Paulo, particularmente ligada às manifestações de cultura popular da cidade.

Juca Ferreira – Secretário de Cultura de São Paulo

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 5

Leci se uniu a artistas e produtores culturais de várias regiões do Estado

de São Paulo para exigir mais verba para a cultura. Uma das ações foi a mobilização rea-lizada no dia 5/11/2013 para garantir R$ 100 milhões do Orçamento estadual para o ProAC Editais. Várias entida-des estiveram representadas na audiência pública e no ato dos artistas, que percorreram os corredores da Assembleia e

concentraram-se no plenário para pressionar os deputados a apoiarem a matéria. Entre os organizadores da mobiliza-ção, estava o coletivo Fórum das Artes do Interior, Baixada Santista e Grande São Paulo, que reúne em torno de 30 grupos teatrais do Interior do Estado. O movimento enfatiza a luta por melhores políticas culturais, com apoio da Coope-rativa Paulista de Teatro (CPT) e outras organizações.

Dois patrimônios da cidade e do Estado de São Paulo são objetos de ações da

deputada Leci Brandão: o Cine Belas Artes e o Teatro Oficina. Em setembro de 2013, a deputa-da participou de duas audiências públicas para discutir o assun-to. A primeira foi realizada na Secretaria de Estado da Cultura, com a presença do secretário Marcelo Araújo. Solicitada pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, a reunião contou com a presença de técnicos do Con-selho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artísti-co e Turístico (Condephaat) e de integrantes do Movimento Cine Belas Artes, que questionavam o tombamento apenas parcial

do cinema. Leci defendeu o tombamento integral e propôs uma união de esforços da Pre-feitura, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura. Em janeiro deste ano o Movimento Cine Belas Artes e o povo de São Paulo comemoraram a vitória do movimento, que conseguiu o tombamento integral do Belas Artes.

Leci também apoia o movimento em defesa do tombamento do entorno do Teatro Oficina, por entender que os espetácu-los da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona incorporam, necessa-riamente, o entorno e, portanto, qualquer inter-

venção no local comprometeria o trabalho da companhia. Para garantir a proposta, a deputada apresentou, em parceria com os parlamentares João Paulo Rillo e Carlos Giannazzi, o Projeto de Lei 654/ 2013, que autoriza a desapropriação, para fins cultu-rais, do terreno anexo ao teatro.

A PATRIMÔNIOS

MAIS VERBA

LECI EXIGE PROTEÇÃO

ProAC 100 MILHÕES

CULTURA

Artistas fazem manifestação na Alesp

O mandato da Deputada Leci Brandão trouxe um alento no que se diz respeito a um olhar mais carinhoso pra cultura da periferia de um modo geral, seja hip hop, samba, questões afros, sociais. Leci, como sempre fez como artista, não negou uma

palavra ou engajamento quando foi solicitada. Cito quando o Manos e Minas da TV Cultura foi tirado do ar e o povo pediu a volta, ela entrou na luta. Também quando se iria negar a realização do Tributo ao Sabotage, mais uma vez ela interferiu a favor do povo.Leci Brandão tem papo reto e papo reto não faz curva.Tem meu apoio e máximo respeito.

Alessandro Buzzo - produtor cultural

Audiência da Comissão de Educação e Cultura no Teatro Oficina

6 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

“Essa conferência só terá sentido se for pauta-da pela diversidade.”

Foi com essa afirmação que a deputada Leci Brandão iniciou seu pronunciamento na aber-tura da Conferência Estadual de Cultura de São Paulo, reali-zada em setembro de 2013, no Memorial da América Latina, com a presença de cerca de 800 pessoas.

Espaço para discussão e de-

bate de políticas e ações cultu-rais a serem desenvolvidas nos próximos anos, a Conferência teve como tema principal “Uma Política de Estado para a Cultu-ra: Desafios do Sistema Nacio-nal de Cultura na organização da gestão e no desenvolvimen-to da cultura brasileira.”

A partir desse tema, a deputada, que era membro da comissão organizadora do encontro, destacou a neces-

sidade de priorizar a Cultura no orçamento do Estado e dos municípios e de haver uma distribuição mais igualitária dos recursos. Leci reiterou que sejam destinados 2% do orça-mento do Estado para o setor. “As cidades do interior também devem ter visibilidade, assim como as diversas culturas que existem no Estado. Se São Paulo é o Brasil, o Brasil é plural”, disse.

CONFERÊNCIA DE

CULTURALeci faz pronunciamento durante Conferência Estadual de Cultura

CULTURA

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 7

Em abril de 2013 os professores do Estado de São Paulo entraram em greve. A valorização dos professores pela carreira e pelo reconheci-

mento tanto por parte dos governantes quanto pela sociedade é a principal reivindicação da categoria. O mandato da deputada Leci Brandão se manifestou a favor da categoria e continua a apoiar a luta dos professores e da educação nos espaços institucionais e nas ruas.

A mesma postura Leci adota em relação aos estu-dantes, que em 2013 fizeram diversas manifestações em favor de melhorias na educação.

Professores das redes municipal e estadual de ensino se reuniram nos

dias 12 e 13 de setembro de 2013, na Assembleia Legis-lativa, para participar da 1ª Conferência de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Realizado pela Comissão de Educação e Cultura e pelo Fó-rum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de São Paulo, por inicia-tiva da deputada Leci Brandão, o evento reuniu cerca de 600 professores. O Plano Nacional de Educação, o Sistema Nacio-nal de Educação, valorização dos profissionais da educação, gestão democrática, participa-ção popular e controle social foram temas das plenárias.

A educação escolar indíge-na no Estado também recebeu atenção do mandato. No dia

22/08/11, Leci se reuniu com 250 professores indígenas convidados pela Secretaria de Estado de Educação e ouviu as demandas dos professores, que demonstraram preocupação

com temas como uso e abu-so de drogas ilícitas e lícitas, violência doméstica, cuidados com a higiene pessoal, cultura e identidade indígena.

DA EDUCAÇÃO E DOS PROFESSORES

DIVERSIDADE

EM DEFESA

NA ESCOLA

Posse das diretorias da UNE e UEE, em 2013

Professores lotam auditório da Alesp para discutir questão racial na escola

EDUCAÇÃO

8 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

EDUCAÇÃO

Estudantes, professores e movimentos sociais discu-tem cotas nas Universidades Públicas de SP

Leci tem tido um papel protagonista na defesa das cotas nas Universidades públicas do Estado de São Paulo. Além de apoiar e participar de plenárias e audiências sobre o assunto, a deputada realizou, em parceria com entidades do movimento negro e dos movimentos sociais e com as

Comissões de Direitos Humanos, de Educação e de Ciência e Tecnologia da Alesp, a audiência “Cotas Raciais: Acesso às Universidades Públicas do Estado de São Paulo”. O objetivo do evento foi cobrar explicações do Estado sobre a não adoção da política de cotas nas três das maiores instituições do país, sediadas em SP: USP, Unicamp e Unesp.

UNIVERSIDADESCOTAS NAS

Como definir a Leci? Ela é uma pessoa imprescindível para a humanidade. Que bom tê-la do nosso lado. Adoro conviver com ela. Sua presença me humaniza e me acalma. Sou seu fã de carteirinha.

Adriano Diogo – Deputado Estadual (PT)

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 9

CIDADANIA

EM DEFESA DO

METRÔ24 HORASN

o dia 20 de março de 2013, Leci reuniu representantes do Metrô e da Empresa

Municipal de Transportes, parla-mentares, estudantes e sindicalis-tas de diversas categorias profis-sionais para discutir proposta de mudança no horário de funciona-mento do Metrô de São Paulo.

“A falta do serviço impede a ida a eventos e atrapalha a vida de trabalhadores que têm necessidade de se loco-mover durante a madrugada”, declarou Leci, autora do PL 379/2011, que propunha a am-pliação do horário nos finais de semana.

Um dos desdobramentos da audiência foi a unificação dos projetos de Leci e do deputado Luiz Claudio Marcolino. Atu-almente tramita na Alesp o PL 621/2011, que propõe o funcio-namento do Metrô 24 horas de forma gradativa, começando aos finais de semana.

Representantes de movimentos sociais cobram melhoria no transporte de São Paulo

Uma das grandes novidades e conquistas do eleitor de São Paulo foi ter eleito a companheira Leci Brandão. Sua eleição é o reconhecimento de sua história e de seus compromissos de luta dedicada à cultura, cidadania e sobretudo ao povo negro.

Leci na Alesp representa a síntese da sociedade brasileira: mulher negra, trabalhadora, militante. Ela tem uma história que nos enche de orgulho.

Vicente Cândido – Deputado Federal – PT

LGBT

DIA DO ORGULHO

LGBTO

combate à homofobia tem sido uma pauta prioritária no mandato de

Leci.. Como forma de expressão desse compromisso, a deputada realizou dois atos solenes em homenagem ao Dia do Orgulho do LGBT. O primeiro em 2011 e o segundo em 2013. As duas ações foram resultado de um trabalho realizado em parceria com orga-nizações da sociedade civil.

A criminalização da homofo-bia e o combate à violência con-tra a população LGBT têm sido constantes no posicionamento de Leci em relação ao assunto.

“Antes da violência que fere concretamente o corpo e a alma, existe uma violência simbólica, alimentada cotidianamente pelas instituições, pelos veículos de comunicação, pela propaganda e pelas instituições públicas e privadas. Portanto, é urgente aprovarmos o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia. Ne-nhuma mudança vai acontecer se não nos mobilizarmos e se não tivermos à frente dos espaços de poder pessoas comprometidas com uma sociedade justa e igual”, disse Leci durante a abertura do Ato Solene, em 2013.

Leci preside Ato Solene pelo Dia do Orgulho LGBT em 2013

LEI QUE AMPLIA ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE HOMOFOBIA

Foi publicada no dia 10 de julho de 2013 a Lei 15.082, que amplia a rede

de atendimento às vítimas de homofobia no estado de SP. De autoria de Leci, a nova lei altera a redação da Lei nº 10.948, de 5 de novembro de 2001, que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual.

“A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para cumprir o disposto nesta lei e fiscalizar o seu cumprimen-to, poderá firmar convênios com os Municípios, com a Assembleia Legislativa e com as Câmaras Municipais”, diz o texto do novo artigo. Com a aprovação dessa nova lei foi ampliada a rede órgãos autori-zados a receber denúncias de pessoas vítimas de homofobia em todo o Estado.

10 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

SAMBA: COISA DE GENTE BAMBA

DIA NACIONAL DO

SAMBA2

de dezembro de 2013 en-trará para a história como o dia em que a maior cida-

de do país reconheceu a grande-za de seu patrimônio e de seus artistas mais autênticos. Afinal, foi nessa data que pela primeira vez o Dia Nacional do Samba foi comemorado no Theatro Municipal - o principal palco da cidade - e São Paulo fez uma justa e merecida homenagem

aos homens e mulheres que guardam um legado importante e fundador da cultura da cidade, do estado e do país.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com o apoio da deputada Leci Brandão que, na ocasião, homenageou baluartes do samba do estado de São Paulo: Seu Carlão (Peruche), Dona Danga (Nenê de Vila Matilde), Tia Nair

(Jundiaí), Dona Ina (Campinas) e J. Muniz Jr (Baixada Santista). “As senhoras e senhores home-nageados é quem nos inspiram a cada dia para travar esta batalha no campo parlamentar”, disse a deputada. Na mesma data, o secretário Juca Ferreira anun-ciou o Samba como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo.

Vitória do samba, vitória do povo brasileiro!

Leci entrega homenagem a Seu Carlão do Peruche

Leci entre J. Muniz Jr. e o secretário de Cultura Juca Ferreira

Col

etiv

o A

rnes

to

Col

etiv

o A

rnes

to

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 11

12 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

MEMÓRIA DO SAMBA PAULISTA

Muito se fala do Samba e do Carnaval como expressões funda-

mentais da cultura brasileira, mas o reconhecimento às pes-soas que constroem cotidiana-mente essa cultura está muito aquém de toda a importância que elas merecem. Em São Paulo, assim como em outros estados, essa realidade não é diferente. Por isso, valorizar o trabalho dessas pessoas, que são as verdadeiras celebrida-des do Carnaval e do Samba é uma obrigação de todos aqueles que têm compromisso com a cultura em nosso país. No dia 2 de dezembro de 2012, Leci fez esse reconhecimen-to ao realizar, na Alesp, uma homenagem a dois baluartes do Samba de São Paulo: Mário Ezequiel (Tio Mário), da Cami-sa Verde e Branco, e Olímpia dos Santos Vaz (Dona Olím-pia) da Vai-Vai.

Tio Mário e Dona Olímpia: homenageados em 2012

SAMBA: COISA DE GENTE BAMBA

Estamos muito contentes com o mandato da Deputada Leci Brandão. Todas as expectativas que as escolas tinham de ter um gabinete aberto estão sendo atendidas. Ela tem sido uma parlamentar que tem cumprido todas as ações que promete.

Kaxitu Ricardo Campos – Presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 13

SAMBA: COISA DE GENTE BAMBA

LECI E ORLANDO:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SAMBA PAULISTA

Tirar os movimentos cultu-rais de samba de SP da invisibilidade. Esta foi a

palavra de ordem entre sam-bistas, cantores, compositores e batuqueiros que se reuniram no dia 16 de maio de 2013, durante Audiência Pública para Discutir Políticas Públicas para as Comunidades de Sam-ba de São Paulo. De iniciativa da deputada Leci Brandão, em parceria com o então verea-dor Orlando Silva, o encontro colocou em pauta o movimento de comunidades de samba que existe há pelo menos quinze anos e foi se construindo à margem do poder público e em grande medida para suprir a ausência de ação cultural para a periferia da grande São Paulo. “Eu considero esta audiência uma das ações de maior simbo-lismo do meu mandato”, afir-mou Leci.

“Vamos aproveitar esse movimento de reflexão para transformar em iniciativa de Lei na cidade, mecanismos que sirvam para fomentar, formular, proteger e desenvolver o samba paulistano”, declarou Orlando.

O encontro, organizado com o apoio da Associação de Sam-bistas e Terreiros de Samba de São Paulo, contou com a pre-sença do secretário de Cultura Juca Ferreira e dos secretários adjuntos Sergio Tiezzi (Cultura) e Matilde Ribeiro (SMPIR). As discussões do encontro foram sistematizadas em uma publi-cação e algumas das propostas estão sendo encaminhadas.

14 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

SAMBA: COISA DE GENTE BAMBA

PARA O SAMBA PAULISTAPROJETOSO

samba sempre foi um espaço de luta do povo brasileiro, especial-

mente dos afrodescendentes. Apesar de hoje ser um sím-bolo de nossa brasilidade, o samba e suas comunidades

ainda ocupam um lugar junto às instituições que está muito aquém do que merece pela sua grandeza e importância social e cultural.

Considerando esses fatores, Leci apresentou dois projetos

voltados para este segmento. O Projeto de Lei 922/2013, que declara o samba como patrimô-nio cultural imaterial do Estado de São Paulo e o Projeto de Lei 923/2013, que institui a Sema-na Estadual do Samba.

Tia Baiana durante Sessão Solene na Alesp pelo Dia Nacional do Samba

AGORA É LEI: DIA DAS TIAS BAIANAS

Leci aprovou, em 2013, o Projeto de Lei que institui Dia Estadu-

al das Tias Baianas das Escolas de Samba de São Paulo, a ser comemorado em 25 de novembro. A lei 15.148/2013 foi aprovada em outubro de 2013.

Juv

enal

Per

eira

Leci na Assembléia, manteve a coerência de sua carreira artística, usa a política para defender as mulheres, os negros, os trabalhadores e os que mais precisam.

Edson França – Presidente da Unegro

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 15

RELIGIOSIDADE

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

O respeito às diferenças de crenças é um direito assegurado em nossa

Constituição. Contudo, as religiões de matrizes africa-nas têm sido, historicamente, discriminadas em nosso país, seja pela violência praticada contra os que as professam, seja pelos estereótipos que as estigmatizam. Por acreditar que os eventos comemorati-vos e simbólicos dessas religi-ões devam ser valorizados, a deputada Leci Brandão propôs e conseguiu transformar em lei a inclusão, no Calendário Oficial do Estado, o “Dia de Iemanjá”, comemorado em 2 de fevereiro. Leci também apresentou projeto seme-lhante relacionado ao “Dia de Ogum”, comemorado em 23 de abril. Ainda buscando atender às principais demandas das comunidades tradicionais de matriz africana, Leci realizou plenárias com representantes dessas comunidades e reafir-mou, em diversas ocasiões, seu compromisso com o com-bate à intolerância religiosa.

Procissão de Iemanjá, em Santos, em 2012

COMBATE À

16 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

RELIGIOSIDADE

Ato realizado no Vale do Anhangabaú no Dia de Luta Contra a Intolerância Religiosa

Águas de São Paulo

Leci e o babalorixá Rodney de OxóssiLeci visita a casa de Mãe Catita, no Guarujá

Leci tem compromisso, seriedade e responsabilidade na preservação dos valores ancestrais nas comunidades de terreiro. Esse olhar para as religiões de matrizes africanas por parte de um parlamentar é pioneiro.

Walmir Damasceno (Tata Kwa Nkisi Katuvanjesi)Pesquisador do Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu Habantu

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 17

RELIGIOSIDADE

Como membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População Negra

e Indígena e relatora da Sub-Co-missão de Assuntos Quilombolas, Leci reforçou seu posicionamento de luta em prol dessas populações. Neste sentido, a deputada tem atuado de diversas formas. Uma delas foi trazer a questão para dentro da Assembleia, dando voz a essas populações.

É importante pra nós termos um deputado que respeita a diversidade, seja ela de orientação sexual ou religiosa. Respeitar a diversidade e a liberdade é respeitar a Constituição.

Fernando Quaresma – Presidente da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

AO RACISMOCOMBATE

Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Em 2011, uma sessão solene marcou os 300 anos da Ir-

mandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo. O evento colaborou de forma significativa para o reconhecimento da irmanda-de como patrimônio cultural

imaterial.

18 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

IGUALDADE DE GÊNERO

MAIS PODER

PARA AS MULHERESC

omo membro da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Leci realizou

audiências para discutir ques-tões de gênero e problemas enfrentados pelas mulheres em vários segmentos, principal-

mente a violência. A deputada marcou sua presença de forma contundente em reuniões, as-sembleias e nas ruas, se mani-festando em favor dos direitos das mulheres e de seu empode-ramento, defendendo de modo

intransigente a aplicação da Lei Maria da Penha e mais partici-pação das mulheres na política. Em 2013 Leci passou a compor a CPI da Violência Contra a Mulher.

Leci é um símbolo de resistência e integração da política com as suas crenças e a arte. Ela nunca deixa de dizer que está depu-tada, mas é artista. Ela é uma síntese: mulher, negra e militante. Quero que ela continue seu mandato para defender as lutas

das mulheres negras, pois Leci é uma mulher aguerrida.

Janete Pietá – Deputada Federal – PT

Leci participa de atividade no Sindicato das Costureiras

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 19

IGUALDADE DE GÊNERO

LECI DISCUTE SITUAÇÃO DE

É TEMA DE SEMINÁRIO

MULHERES ENCARCERADAS

TRÁFICO DE MULHERES

Por iniciativa da deputada Leci Brandão, a Assem-bleia Legislativa realizou

em 12 de junho de 2012 uma audiência pública para discutir a situação das mulheres encar-ceradas no estado de São Paulo. Entre os temas discutidos no encontro, o destaque foi a rein-serção das presas na sociedade. Para Leci, as políticas voltadas para essa questão têm priori-zado a construção ou reforma de unidades prisionais e não a reinserção. “A necessidade de vagas continuará aumentan-do, pois a ausência de ações que tenham a preocupação de ressocializar leva à reincidência criminal”, declarou.

Um outro grave problema apontado pela deputada foi o fato de toda a infraestrutura

penitenciária estar voltada para os homens. A adoção de medidas alternativas à pena de reclusão ou detenção, espe-cialmente no caso de presas grávidas por ocasião da prá-tica do delito e mães de filhos que sejam delas dependentes

econômica ou emocionalmen-te também foi um dos temas abordados.

O encontro foi promovido com apoio do Núcleo de Estu-dos e Pesquisas Sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social da PUC.

“Fala-se de tudo da mulher na mídia, mas a questão do

tráfico não é mencionada.” O alerta foi dado pela deputada Leci Brandão durante o semi-nário Políticas Públicas para o Enfretamento do Tráfico de Mulheres, realizado em 27/10/11 na Alesp. Realizado no primeiro ano de seu man-

dato, o evento reuniu parla-mentares de vários partidos e representantes de entidades civis para discutir o tráfico de mulheres, um tipo de crime que vem aumentando con-sideravelmente nos últimos tempos.

Conforme Elisângela André dos Santos, da Asso-ciação Brasileira da Defesa

da mulher, da Infância e da Junventude (Asbrad), há mui-to tempo a entidade alerta as autoridades para a falta de infraestrutura para aten-der as vitimas de tráfico, em especial as exploradas sexu-almente. Ela destacou que as mulheres negras e os transe-xuais são as grandes vitimas os aliciadores.

Representantes da OAB, da Pastoral Carcerária e do Minis-tério Público participam da audiência

Leci discute tráfico de mulheres em seu primeiro ano de mandato

20 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

IGUALDADE DE GÊNERO

Em manifestação de rua com a então candidata a vice-prefeita de SP Nádia Campeão e a Ministra da Cultura Marta Suplicy

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 21

22 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

IGUALDADE DE GÊNERO

No dia 23/03/2013, Leci realizou, em parceria com as entidades Elas

por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, Geledés – Instituto da Mulher Negra - e Unaccam –União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, a pri-meira edição do Prêmio The-odosina Ribeiro. O objetivo da premiação foi reconhecer ações de mulheres cujos tra-

balhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de inúmeras mulhe-res dos grupos vulneráveis e, consequentemente, de toda a sociedade.

Logo após a entrega do Prê-mio, Leci apresentou o Projeto de Resolução que institui o “Prêmio Theodosina Rosário Ribeiro”, a ser conferido anual-mente pela Assembleia Legis-

lativa. De acordo com projeto, o Prêmio será concedido pelo Presidente da Assembleia, me-diante indicação de qualquer Deputada ou Deputado. Em sua justificativa, Leci ressaltou os inúmeros serviços presta-dos pela Deputada Theodosina Ribeiro ao longo de sua carreira parlamentar e destacou o fato de ela ter sido a primeira depu-tada negra da Alesp.

LECI CRIA

PRÊMIO THEODOSINA RIBEIRO

Leci representa a população negra e eu me sinto confortável em saber que no seu mandato ela faz valer o que promete. Leci é um exemplo que não fica só no discurso. Ela faz o que fala. Além disso, a admiro porque ela tem consciência plena de que é

uma funcionária pública e de que está a serviço da população.

Érico Braz – Ator

AGORA É LEI: DIA ESTADUAL DA MULHER NEGRA

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebra-do em 25 de julho, representa a luta pelo empoderamento das mulheres ne-gras fora da África. Por esse motivo, a deputada Leci Brandão aprovou a Lei

15.131/2013, que institui a data no Estado de São Paulo.

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 23

IGUALDADE RACIAL

Criada em 2013 pelo pre-feito Fernando Haddad, a Secretaria Municipal de

Promoção da Igualdade Racial – SMPIR – é uma marco na his-tória da cidade de São Paulo no combate às desigualdades e ao racismo. A criação dessa secreta-ria é consequência de uma luta antiga do Movimento Social Ne-gro e de outros grupos étnico-ra-ciais afetados pela discriminação e é reconhecimento, por parte do Estado, da discriminação racial

e, portanto, da necessidade de seu combate efetivo por meio de políticas e ações afirmativas para o problema.

A atuação protagonista da deputada Leci Brandão na cria-ção desta secretaria é de conhe-cimento público e, por isso, ela foi atuante ao lado do vereador Netinho de Paula, quando ele esteve à frente da SMPIR.

A parceria do mandato da deputada Leci na Assembleia Legislativa com a SMPIR resul-

tou em diversas ações. Muitos desafios ainda precisam ser en-frentados, como o de articular a iniciativa privada, as organiza-ções da sociedade civil e os entes da Federação para construir um processo participativo e demo-crático que vise as mudanças es-truturais e culturais que o povo de São Paulo precisa no que se refere ao enfrentamento do racismo. E, nesta tarefa, certa-mente a deputada Leci Brandão se faz presente.

SECRETARIA DA IGUALDADE RACIAL:

UMA CONQUISTA DO POVO DE SÃO PAULO

24 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

PCdoB

Com a eleição de Leci e Pedro Bigrdi em 2010, o Partido Comunista do

Brasil voltou a ter representa-ção na Assembleia Legislativa de São Paulo, depois de quatro anos. A volta à Alesp foi uma grande vitória não apenas para o partido, mas para todo o cam-po progressista. Ao longo de seu mandato, Leci fez questão de reforçar a presença do PCdoB na Alesp e estreitar a relação com a militância. No aniver-sário de 89 anos do partido, em 2011, Leci realizou um ato político reunindo as principais lideranças do Estado. Em 2012, uma Sessão Solene realizada na Alesp marcou as comemorações dos 90 anos do PCdoB.

UMA PARLAMENTAR COMBATIVA

LECI

É uma sorte ter Leci Brandão na cena politica. Sorte por ser uma mulher, negra e artista popular. Ela leva uma identidade para sua atuação como deputada esta-

dual e vai colocando na pauta política questões do interesse do povo da cultura como foi visto durante as audiências públicas da lei Cultura Viva. Leci é “Povo” no melhor sentido, “Povo” como protagonista!

Instituto Pombas Urbanas

Leci, Netinho de Paula e Orlando Silva em homenagem à mãe Sandra Ipega

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 25

PCdoB

Junto com a Leci Brandão na política construímos histórico de lutas por justiça, desenvolvimento, reconhe-cimento de direitos e cidadania. Em muitas circunstâncias me envaideço em vê-la obter significativas vitórias.

Sem perder nossa relação popular aprendemos que o jogo político exige dedicação permanente de seus agentes e cautela para discernir a hora de recuar um passo, e avançar 10 junto ao povo o qual representamos.

Netinho de Paula – Secretário Municipal de Igualdade Racial de São Paulo

Leci Brandão é sinônimo de fé, amor, sensibilidade, solidariedade e justiça. Quando conheci Leci, fiquei emocionado e muito comovido. Ela me impressiona como artista e como mulher. Sua história de vida é

exemplo de superação digno de heróis e heroínas que constroem o Brasil. E, ao assumir o desafio de repre-sentar o povo paulista ela o faz com a maestria de poucos. Grande Leci! A filha da d. Lecy.

Orlando Silva – Presidente Estadual do PCdoB (SP)

Leci hoje é uma das grandes referências da Assembleia Legislativa de São Paulo. Ela conseguiu, em pouco tempo, trazer os movimentos sociais para dentro da Alesp. Com sua experiência de vida e sua vivência no

mundo da cultura e dos setores excluídos trouxe para esta Casa um novo olhar. Mesmo sem experiência como parlamentar, conseguiu se sobressair e hoje é uma das deputadas mais importantes do nosso Estado.

Pedro Bigardi - prefeito de Jundiaí

Minha querida companheira de partido Leci Brandão é daquelas figuras que não cabem numa moldu-ra só.” Mas são brilhantes em qualquer uma delas. Como sambista despontou nos anos 70, consagrada

no morro e no asfalto cariocas, merecedora de todas as honras e encantando uma legião de fãs. Mas ser apenas um ícone da música brasileira não era suficiente para o seu vasto talento. Ela queria fazer mais. E hoje é uma das deputadas estaduais mais atuantes de São Paulo, dedicada à defesa dos negros, da igualda-de racial e o combate ao racismo, causas que também defendo. Sambista carioca, deputada paulista, Leci é uma brasileira da gema, que defende o povo com a voz afinada, seja no palco ou na tribuna.

Protógenes Queiroz – Deputado Federal (PCdoB)

Leci Brandão é uma grande artista popular. Tem um imenso talento que é amplamente reconhecido pelos brasileiros. Fosse tudo isso e já teria a sua vida plenamente justificada. No entanto, ela quer mais.

Daquelas pessoas que não se conformam com injustiças, se tornou também uma incansável militante, atuando na questão dos negros, das mulheres, da inclusão da nossa cultura popular entre muitas outras bandeiras. Hoje, filiada ao PCdoB, é também uma deputada estadual por São Paulo que merece, além dos aplausos que desde sempre fazem parte da sua vida, o posto de legítima representante do povo.

Nádia Campeão – Vice-Prefeita de São Paulo

26 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A emenda parlamentar é o instrumento que os Deputados têm para

participar da elaboração do orçamento anual. Por meio delas os parlamentares pro-curam aperfeiçoar a propos-ta encaminhada pelo Poder Executivo, visando a melhor destinação dos recursos públi-cos.

Com essa responsabilida-de, a Deputada Leci Brandão, próxima dos movimentos de ci-dadania, procurou com as suas emendas parlamentares empo-

derar e fortalecer as entidades de caráter social e cultural e suas ações.

Dos R$ 8 milhões dispo-níveis nesses quatro anos de mandato, Leci indicou 70% desses recursos para as entida-des sociais. Foram 90 entida-des contempladas, sendo 80% dessas entidades nas áreas da cultura e que tratavam de temas como: Pontos de Cultura, cultura do samba, cultura do hip hop, movimento de mora-dia, movimento negro, comuni-dades tradicionais de terreiros

e sindicatos.Além disso, a preocupação

de Leci não ficou apenas no encaminhamento de emendas, ela também se preocupou com a regularização das entida-des sociais perante os órgãos públicos, auxiliando mais de 60 organizações.

Além das entidades sociais, todas as regiões da Capital, tiveram o direcionamento de emendas, assim como mais de 20 municípios em todo o Esta-do, com melhorias nas áreas de educação e cultura.

EMENDAS PARLAMENTARES POR

SÃO PAULO MELHOR

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 27

NAS RUAS, COM O POVO

Leci Brandão é uma deputada que dignifica e engrandece o Parlamento paulista. Sua atuação perma-nente em defesa das questões sociais e das minorias tem o reconhecimento dos colegas parlamentares,

independentemente de sigla partidária. Além da grande figura humana, a Leci é uma deputada batalhadora, obstinada, que luta por seus ideais e que tem feito do seu mandato um instrumento de participação popular e cidadania. Embora nova na política, exerce seu mandato com grande brilhantismo. Parabéns, deputada Leci Brandão.

Barros Munhoz – Líder do Governo na Alesp

Apoio à greve do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde

Com a juventude da UJS

Audiência com a prefeita de Ribeirão Preto,Darcy Veras, e integrantes da Unegro

Com o rapper e apresentador Thaíde no Tributo ao rapper Sabotage

Leci e a primeira-dama do município de São Paulo, Ana Estela Haddad

Leci e Netinho de Paula recebem diretoras da The Bridge Global para apresentação

de projeto de enfrentamento da violência contra a mulher

Visita à Casa de Davi, instituição que atende pessoas carentes com deficiência intelectual e autismo

Visita ao Jardim Pantanal

28 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

NAS RUAS, COM O POVO

Encontro Mulheres do Hip Hop

Leci faz palestra e recebe homenagem em campus da Uniesp

Visita à Prefeitura de Itapecerica da Serra

Audiência Mais Cultura na Cidade na quadra da Escola de Samba Vai-Vai

Audiência com Enfermeiros para discussão sobre o PL das 30 horas

Encontro para discutir educação indígena

M’Boi Mirim recebe o Mais Cultura na Cidade

Ao lado de Lu Alckmin, primeira-dama do Estado, Leci inaugura projeto da Associa-

ção Nova Heliópolis

Leci participa de encontro na Câmara Mu-nicipal de São Vicente para discutir Projeto

Cultura Viva e Pontos de Cultura

Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão 29

MAIS PROJETOS DA LECI NA ALESP

NÃO DEIXE SUA COR PASSAR EM BRANCO

HIP-HOP: A VOZ DA PERIFERIA

NA SALA DE AULA SE CONSTRÓI UMA NAÇÃO

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

A questão racial tem importância fundamental na estruturação das desigual-dades sociais e econômicas em nossa sociedade. Por isso, as políticas de promoção da igualdade racial são imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais igualitária. Contudo, a ausência de dados nos cadastros, bancos de dados e regis-tros de informações dificultam o monitoramento dessas políticas. Com o objetivo de amenizar essas distorções no Estado de São Paulo a deputada Leci Brandão apresentou o Projeto de Lei 304/2012, que propõe a obrigatoriedade do quesito cor ou identificação racial em todos os cadastros, bancos de dados e registros de informações públicos e privados, no Estado. O critério e metodologia a serem utilizados deverão ser os mesmo do Censo Populacional do IBGE.

A inclusão social através da cultura e de manifestações artísticas como o hip-hop é imprescindível no combate à violência. Partindo desse princípio, Leci apresentou o Projeto de Lei 306/2012, que Institui a “Semana Estadual do Hip--Hop”, a ser celebrada, anualmente, na semana que contenha o dia 21 de novem-bro.

As tentativas de barrar a entrada em sala de aula do aluno inadimplente são o cerceamento a um direito essencial: a educação. Considerando isso, a inclusão do nome do aluno nos cadastros de proteção ao crédito não deveria ocorrer. Pen-sando nisso, Leci apresentou o Projeto de Lei 726/2011, que proíbe a inscrição do nome dos alunos inadimplentes nos cadastros de restrição ao crédito.

É de autoria da deputada Leci Brandão o Projeto de Lei 728/2011, que obriga as instituições de ensino público e privado, integrantes do Sistema Estadual de Ensino de São Paulo, a incluir o nome social de travestis e transexuais nos seus registros internos de modo a garantir a efetivação do processo de inclusão de travestis e transexuais no contexto escolar.

Venho deixar minhas sinceras palavras a respeito dessa hoje “parlamentar”, que é primeiro “Cidadã Brasileira” e “Grande Sambista”, inclusive, foi como “Sambista que tive conhecimento de sua existência, porque desde garoto ouço e aprecio o seu

trabalho. Trabalho esse que vejo, e que reflete a sua verdade, e que se estende a sua vida parlamentar. Desde que tive o primeiro contato direto, quando fui ao seu gabinete, onde fomos recebidos com muito respeito, com um coletivo da sambistas, para tratar-mos de interesses para o Samba de São Paulo. “Samba” esse que teve seu tombamento, com a deputada sendo a protagonista de tal acontecimento. Desde então senti a seriedade e o respeito e principalmente o entendimento que tem sobre as nossas reivindicações. Tenho acompanhado seu trabalho como parlamentar e vejo o que tem feito em defesa de tudo que se refere à matriz africana, de manutenção e preservação tanto na parte sociocultural, como na religiosa, e também em outras frentes e segmentos tão discri-minados pela sociedade. A Deputada Leci Brandão tem representado a negritude como nunca fora representada antes por um parlamentar em São Paulo. Deixo aqui minha reverência e o meu agradecimento.

Marquinhos Jaca – Presidente da Associação de Sambistas, Comunidades e Terreiros de Samba

29 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

30 Balanço do mandato da deputada estadual Leci Brandão

MAIS PROJETOS DA LECI NA ALESP

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DOS TRABALHADORES

IGUALDADE RACIAL É PRA VALER

CUIDANDO DAS PESSOAS

Os estabelecimentos comerciais têm estipulado valor mínimo para compra no cartão de crédito ou débito. Por considerar essa prática abusiva, Leci apresentou o Projeto de Lei 752/2011, que proíbe a exigência de valor mínimo para compras e consumo com cartão de crédito ou débito.

É fato que, hoje, a porta de entrada para diversos jovens no mercado de traba-lho é o telemarketing. Contudo, esse importante mercado tem características que merecem o olhar atento do poder público para garantir a saúde de seus trabalha-dores. Pensando nisso, Leci apresentou o Projeto de Lei 756/2011, segundo o qual as empresas do setor que atuam no Estado de São Paulo ficam obrigadas a con-tratar e disponibilizar, gratuitamente, acompanhamento e tratamento psicológico aos seus funcionários, operadores de telemarketing, sempre que estes ou suas associações sindicais solicitarem, em razão do estresse laboral.

Leci propôs, por meio do Projeto de Lei 1152/2011,a criação do Fundo para a Superação da Discriminação Racial e Promoção da Igualdade, que tem como finalidade apoiar a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania na promoção de estudos e pesquisas de políticas públicas de ações afirmativas para a superação da discriminação racial e promoção da igualdade e prestar auxílio financeiro a programas e projetos voltados para essa temática.

Leci também apresentou o Projeto de Lei 757/2011, que altera Lei 14.187/2010, que pune administrativamente os atos de discriminação racial no Estado de SP. De acordo com a proposta de Leci, será obrigatória a afixação do texto da lei em pontos de ampla visibilidade nos ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. O projeto foi aprovado por unanimidade em plenário, mas foi vetado pelo Execu-tivo Estadual.

Entre os projetos apresentados por Leci, quatro se destacam na área da saú-de. O PL 891/2013, que autoriza o Poder Executivo a implementar a gratuidade nos transportes públicos de passageiros às pessoas doentes de tuberculose, e o PL 890/2013, que institui o Programa de Assistência Alimentar e Nutricional para paciente de tuberculose, ambos apresentados em coautoria com o deputado Adriano Diogo.

Leci também apresentou o PL 250/2013, que obriga as maternidades a permi-tirem a presença de doulas durante o parto e pós-parto, sempre que solicitado pela gestante. Outro projeto nessa área, o PL 746/2012, propõe a equiparação da neurofibromatose às deficiências físicas e mentais para os efeitos jurídicos.

Expediente

Jornalista Responsável:Carla Nascimento

Assistente de Comunicação:Daniele Ribas

Projeto gráfico:Andocides Bezerra (MOVIMENTO)

Foto de capa:Rodrigo Acedo

Fotos:Assessoria da deputada Leci Brandão, Rodrigo Acedo, Juvenal Pereira e Coletivo Arnesto

Gabinete na Assembleia Legislativa de São PauloTelefone: (11) 3886-6790

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, 3º andar, salas 3021 a 3024 - Ibirapuera – São Paulo – SP – CEP 04097-900

E-mail: [email protected]: deputadalecibrandao.com.br

Acompanhe o mandato:Facebook/deputadalecibrandão

Twitter/lecibrandao

Janeiro / 2014

Assembleia Legislativa do Estado de São PauloEnd.: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, salas 3021/ 3024 CEP 04097-900 - São Paulo - SP

/lecibrandao/deputadalecibrandao

www.deputadalecibrandao.com.br

Acesse o site