lbj lição 3 a lei e a justiça no reino

10
lição 3 16 de Abril de 2017 Título: O Sermão do Monte — A justiça sob a ótica de Jesus Comentarista: César Moisés Carvalho 2º Trimestre de 2017

Upload: boasnovassena

Post on 13-Apr-2017

22 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

lição 3 16 de Abril de 2017

Título: O Sermão do Monte — A justiça sob a ótica de 

JesusComentarista: 

César Moisés Carvalho

2º Trimestre de 2017

Page 2: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

Texto do

 Dia

Page 3: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

SÍNTESESINTESE

Page 4: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

Agen

da d

e le

itur

a

SEGUNDA — Lc 16.17A Lei cumprida integralmente

AGENDA DE LEITURA

TERÇA — Mt 11.13; Lc 16.16A duração da Lei

QUINTA — Rm 13.8Quem ama, cumpriu a Lei

SÁBADO — Rm 13.5Obedecer pela consciência

SEXTA — Rm 14.17O que o Reino de Deus não éto 

QUARTA — Rm 13.10O cumprimento da Lei

Page 5: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

Obj

etiv

os

ESCLARECER a validade atribuída por 

Jesus à Lei e a consideração que Ele 

tinha por ela;

SUBLINHAR a perspectiva de Cristo acerca da Lei e do exercício do ensino;

DISTINGUIR as três justiças que são abordadas pelo 

Mestre no Sermão do Monte.

 

Objetivos 

   

 

Page 6: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

Text

o Bí

blic

o

Mateus 5.17-20. 17 — Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.18 — Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.19 — Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.20 — Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Page 7: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

Introdução

Muitos comentaristas e estudiosos da Bíblia afirmam que os quatro versículos do texto bíblico acima são os principais do Sermão do Monte, pois revelam a finalidade do ensinamento do Mestre. É importante observar que Jesus não desconsidera a Lei, mas afirma que veio completá-la. Ele ainda adverte para os perigos de se violar os mandamentos e ensiná-los de forma deturpada, mas também fala da honra de cumpri-los e ensiná-los corretamente. Ao final resta-nos, como discípulos dEle, o desafio de viver instruídos sob outra perspectiva, distinta da legalista e burocrática da religião. Na verdade, o desafio é assumir a perspectiva do Mestre que, disse Ele claramente, não veio fazer a sua vontade, mas a do Pai que o enviou (Jo 5.30). 

Page 8: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

I. JESUS E SUA RELAÇÃO COM A LEI

Page 9: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

ABOLIÇÃO OU COMPLETUDE DA LEI.

1

1

À crítica infundada dos mestres de Israel de que Jesus desfazia da Lei, o Filho de Deus respondeu que não veio abolir a Lei ou os Profetas, ou seja, desfazer esses textos e seus ensinamentos, antes, uma parte de sua missão era justamente completá-la (v.17 cf. Rm 10.4). “Completar” aqui nada tem com reparar, antes significa dar-lhe pleno cumprimento.

Page 10: Lbj lição 3   a lei e a justiça no reino

A VALIDADE DA LEI. 

1

2

A afirmação do versículo 18 deve ser lida tendo em mente que o Mestre utilizava figuras de linguagem, entre elas a hipérbole, que consistia em exagerar na expressão de uma ideia para demonstrar o seu valor (Mt 19.24-26). Assim, o Mestre refere-se à passagem do céu e da Terra, bem como ao conteúdo da Lei, mencionando o jota, isto é, o yod que é a menor letra do alfabeto hebraico, e fala de um “til” que, no contexto do versículo, alude a um tracinho que, para nós, seria como uma vírgula; tudo para expressar o seu respeito pela Lei e também o quanto ela falava dEle (Lc 24.44).