lazer na natureza - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa...

12
Desde 2008 | Ano X | Nº 114 | julho de 2017 Noiva após os 50 anos. Moda Pág. 3 Mãe transmite cárie ao filho. Odontologia Pág. 3 Anuncie barato ou ache o que procura! Classificados Pág. 9 Receita de bacalhau , cuscuz e canjica. Culinária Pág. 5 Fazendo arte nas férias. Teatro Pág. 11 Vamos driblar a rotina? Sexualidade Pág. 10 Área de proteção ecológica e repleto de animais, Bosque da Barra atrai famílias, piqueniques e prati- cantes de atividades desportivas, que unem o lazer ao contato com a natureza. Pág 2 e 7. Foto: Divulgação LAZER NA NATUREZA LAZER NA NATUREZA

Upload: duongthuy

Post on 07-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

Desde 2008 | Ano X | Nº 114 | julho de 2017

Noiva após os 50 anos.

Moda Pág. 3

Mãe transmite cárie ao filho.

Odontologia Pág. 3

Anuncie barato ou ache o que procura!

Classificados Pág. 9

Receita de bacalhau , cuscuz e canjica.

Culinária Pág. 5

Fazendo artenas férias.

Teatro Pág. 11

Vamos driblar a rotina?

Sexualidade Pág. 10

Área de proteção ecológica e repleto de animais, Bosque da Barra atrai famílias, piqueniques e prati-cantes de atividades desportivas, que unem o lazer ao contato com a natureza. Pág 2 e 7.

Foto: Divulgação

LAZER NANATUREZA LAZER NANATUREZA

Page 2: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

CORREIO CARIOCA2 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

LAZER NA NATUREZA

Mesmo com a vida corrida do dia a dia ainda é pos-sível ter aquele momento de sossego e paz admirando a natureza no coração da cidade grande. O Bosque da

Bosque da Barra é uma área de proteção ecológica usada para famílias fazerem piquenique e para atletas praticarem suas atividades desportivas.

turbar, não fazer barulho, não retirar flores nem frutas, não subir nas árvores nem danificá-las, evitar fumar durante a estadia no parque e não levar animais do-

Barra, importante par-que de conservação do meio ambiente, oferece isso e muito mais.

Animais e plantas em extinção são cuida-dosamente abrigados e recebem importantes cuidados no mesmo parque que acolhe vi-sitantes em busca de lazer. Fauna, flora e se-res humanos convivem harmoniosamente no mesmo espaço.

Entretanto, como em qualquer área de conservação ambiental, os frequentadores devem sempre respeitar algumas re-grinhas: não retirar nada do local, colocar o lixo sem-pre nas lixeiras, não alimentar os animais nem os per-

mésticos, pois a en-trada deles é proibi-da. O visitante pode e deve sempre apre-ciar a natureza, mas sem prejudicá-la.

A fauna do par-que é riquíssima e abriga diversos ani-mais, como: cutias, capivaras, jacarés, cobras, saguis, que-ro-queros, borbole-tas-da-praia, espécie em extinção que é o símbolo do parque, e muitos outros. Cer-ca de 2/3 do Bosque

é fechado ao público e muitos animais costumam ficar apenas nessa área protegida. Por essa razão, é muito difícil avistar cobras e jacarés, mas às vezes alguns fi-lhotes de jacaré-de-papo-amarelo costumam aparecer, até mesmo no lago do parque, tornando-se atrações.

Outra riqueza natural do Bosque da Barra é sua flora. Algumas espécies são raras e ameaçadas de ex-tinção, como a quaresminha, o araçá-da-praia, o cacto coroa-de-frade e a jarrinha, dentre muitas outras. Há também orquídeas e árvores frutíferas no parque.

Uma dica para quem vai visitá-lo pela primeira vez é levar água, pois há apenas um ponto de venda de bebidas e alimentos industrializados (a venda de outros tipos é proibida) no Bosque e mesmo assim só

CONTINUA NA PÁGINA 7

Foto: Divulgação

Page 3: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

3CORREIO CARIOCA

MÃE TRANSMITE CÁRIE AO FILHO

VESTIDA DE NOIVA PARA CAUSAR!

A cárie dentária, embora evitável, continua sendo uma das doenças crônicas que mais acomete os seres humanos, independente da idade, sexo ou grupo étni-co. É de origem multifatorial apresentando um caráter infecto-contagioso.

A cárie é a descalcificação da porção inorgânica do dente, seguida de uma degradação da estrutura orgâ-nica; essa descalcificação só é possível graças à ação de ácidos produzidos pelo metabolismo de certos mi-croorganismos (streptococcus mutans) em presença de matéria-prima fermentável (restos de alimentos).

É neste momento que a mãe possui papel-chave na transmissão de colônias de streptococcus mutans e, conseqüentemente, no processo carioso de seus filhos.

Os recém-nascidos não apresentam essa bactéria até seus primeiros dentinhos nascerem, pois é neles que as colônias de streptococcus vão se alojar. É nes-te período que a criança é infectada, geralmente pela mãe, quando dá beijinhos na boca do bebê, sopra sua comida, “prova” a comida do bebê na mesma colher que dá a este seu alimento. Ou seja, qualquer ato que aja contato saliva da mãe com a saliva do bebê é muito perigoso.

Portanto, para nossos filhos não terem mais cá-rie temos que nos policiar e fazer a prevenção básica enquanto gestantes. Vá ao seu dentista durante o pré-natal, pois a prevenção começa em torno do segundo mês de gravidez. Fique por dentro!!!

Até a próxima!Dra Renata Pescadinha

A população está envelhecendo e, de maneira geral, o mer-cado da moda não dispõem de criações de vestidos de noivas para esse público. Porém, de acordo com relatório divulgado pelo IBGE, cresceu o número de brasileiros que se casaram de novo. Na nova cerimônia de casamento, muitas noivas não abrem mão da tradição: querem um vestido branco.

A coleção para noivas a partir de 50 anos apresenta vestidos confeccionados com tecidos leves e nobres, como musseline de sede pura, crepe georgette e cetim de seda bordado em riche-lieu, renda e o estruturado, shantung ou tafetá que são usados para disfarçar a barriga. As modelagens variam, incluindo os clássicos como corte estilo princesa, corte sereia, corte império, assim como a saia volumosa e cintura marcada, vestidos sem ombro entre outros o peplum, além do vestido de noiva vintage.

Os decotes mais conhecidos permanecem, mas o destaque da tendência, fica por conta do decote ilusão. Aqueles que são formados por uma fina camada de tule com detalhes ou borda-dos em rendas, que ficam bem em todos os tipos de mulheres. “Muitas noivas a partir de 50 anos que querem casar na igreja, estão optando por decotes mais delicados e ousados nas costas, sejam com ou sem tule, mas sempre acompanhados de recorte impecável, com aplicações de pedrarias, rendas ou bordados”, explica a estilista e consultora de moda Bruna Lioncio.

O tamanho do vestido de noiva mais procurado é o lon-go e, em seguida, o curto. Mas as passarelas apostam no midi, que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, tomara que caia, além do evasê, que deixa o vestido da noiva cheio de movimento. Os Vestidos midi ganham estilos varia-dos que vão desde os mais volumosos, modernos e ousados até o mais simples, discretos e corte reto. Assim como os detalhes, os tecidos variam bastante, deste os mais finos até os mais leves caindo sobre as curvas do corpo feminino.

Por Eliz França | [email protected] e 97961-0456.

CURIOSIDADES...ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

DIA DOS PAISJá na Babilônia, há mais de 4 mil anos, um jovem teria

moldado em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Mas a institucionalização da data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admi-ração ao seu. A data, então, popularizou-se e tornou-se festa nacional. Em 1972, foi oficializado o Dia do Pai, comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal é festejado a 19 de março, seguindo a tradição da Igreja Católica, quando celebra São José, marido de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE É um evento religioso católico criado pelo Papa João Paulo

II, em 1984, para reunir milhões de pessoas católicas, sobretu-do jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que parti-cipam pessoas do mundo inteiro. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.

Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, em diversos idiomas. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, “a esperança de um mundo melhor está numa juven-tude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.

Page 4: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

correiocarioca.com.br4 CORREIO CARIOCAANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

ROBÓTICA SE INSPIRA EM ANIMAIS PARA AUTOMATIZAR INDÚSTRIA

A Festo, multinacional líder em automação indus-trial, esteve no 7º Congresso Brasileiro de Inovação, realizado no fim de junho, no Expo Transamérica Center SP, em São Paulo, e contou com a presença de quatro robôs inspirados em animais: AirJelly, Smart Bird, Air Penguin, além de um display com a formi-ga BionicAnt. As tecnologias fazem parte do projeto interdisciplinar da Festo, com o apoio de universi-dades, institutos e empresas globais de desenvolvi-mento.

“A ideia é aplicar o aprendizado biônico em li-nhas de automação no futuro. Esta é uma das nossas estratégias para desenvolver tecnologias para a In-dústria 4.0, trazendo uma nova abordagem em auto-mação industrial”, revela Flávio Rodrigues, Gerente de Marketing da Festo.

Além dos bionics, o Vice-Presidente de Pesquisa e desenvolvimento mundial da Festo, Dr. Peter Post, esteve no evento para ministrar palestra sobre a Digi-talização na manufatura e automação – Indústria 4.0. Peter Post é doutor em engenharia pela Universidade de Siegen, na Alemanha. Em 2010, recebeu o German Future Prize por seu trabalho no desenvolvimento de sistema de manipulação biônico e, recentemente, foi nomeado membro para o Conselho Alemão de Ciên-cia e Humanidades.

Conheça os robôs que estiveram em solo brasi-leiro:

AirJellyInspirado no movimento das águas-vivas, a ino-

vação desliza pelo ar com a ajuda de seu atuador elé-trico central e de um sistema mecânico inteligente e versátil. Este bionic é controlado remotamente e mantido no ar por um balão cheio de gás hélio. Sua

Robôs inspirados em animais estiveram presentes no Congresso Brasileiro de Inovação.

única fonte de energia são duas baterias de polímero de íon-lítio conectadas ao atuador elétrico central.

Smart BirdInspirado no movimento das gaivotas, o famoso

pássaro inteligente foi todo produzido com fibra de carbono, possui uma envergadura de dois metros e seu peso total não passa de 485 gramas. O Smart Bird é capaz de decolar, voar e aterrissar sozinho, sem o auxílio de outros dispositivos de elevação.

Air PenguinEste robô foi inspirado nos movimentos dos pin-

guins. Com nadadeiras de torção passiva, a tecnolo-gia faz com que os pinguins voem para frente e para trás. Os Air Penguins são ultraleves por conta de um balão cheio de hélio. O robô simula com precisão os movimentos de suas contrapartes naturais graças à sua estrutura 3D com o efeito Fin Ray Effect® na frente e nas costas.

BionicANTs Pela primeira vez, o comportamento cooperativo

das criaturas também foi transferido para o mundo da tecnologia de controle por meio de algoritmos com-plexos.

Cada formiga toma as suas decisões de forma autônoma, mas ao fazê-lo é sempre subordinado ao objetivo comum e, assim, desempenha o seu papel no sentido de resolver a tarefa em questão. De uma forma abstrata, este comportamento cooperativo for-nece abordagens interessantes para a fábrica de ama-nhã. Sistemas de produção futura serão fundamenta-dos em componentes inteligentes, que se adaptam de forma flexível a diferentes cenários de produção e, assim, assumem tarefas a partir de um nível de con-trole mais elevado.

Page 5: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

5CORREIO CARIOCA

BACALHAU DA DINDAIngredientes: um quilo de bacalhau do porto, azeite, trezentos gramas de azeitonas verdes sem caroço, um quilo de batatas partidas em rodelas grossas, quatro tomates sem sementes partidos em tiras, três cebolas partidas em rodelas finas, dois pimentões verdes par-tidos em tiras, uma dúzia de ovos cozidos partidos em rodelas, um pouco de cheiro verde em pequenos peda-ços e sal a gosto.Modo de fazer: deixe o bacalhau de molho, de um dia para outro, trocando a água várias vezes. Limpe e desfie o bacalhau; reserve. Numa panela bem alta vá arrumando: primeiro, uma camada espessa de azeite, uma do bacalhau desfiado, uma de azeitonas picadas, uma de batatas partidas, uma de tomates, uma de ce-bolas, uma de pimentões, uma de ovos cozidos e uma de cheiro verde; regue com bastante azeite. Repita a arrumação de todas as camadas até terminarem todos os ingredientes, sempre regando com bastante azeite. Por último, coloque um copo (não cheio) de água com um pouco de sal; tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo.

CANJICA Ingredientes: um pacote de milho para canjica, um vidro de leite de coco, um coco fresco ralado, bastan-te leite de vaca, uma pitada de sal e açúcar o quanto desejar.Modo de fazer: coloque a canjica para cozinhar numa panela com bastante água e um pouco de sal. Deixe cozinhar bem em fogo baixo, até ficar bem macia e sem água. Após, junte bastante leite de vaca, o leite de coco, o coco ralado e açúcar a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo até levantar fervura. Prove para ver se

precisa mais açúcar. Desligue o fogo. Se desejar, co-loque num refratário e leve à geladeira depois de frio.

CUSCUZ DE COCO Ingredientes: um pacote de tapioca, um quilo de coco ralado em fita (fresco), um prazo raso com açúcar, uma pitada de sal, um vidro de leite de coco e mais ou me-nos dois litros de leite de vaca.Modo de fazer: leve ao fogo uma leiteira com dois li-tros de leite para ferver. Numa bacia coloque o coco ra-

lado (separando um pouco para cobrir), o sal, o açúcar e a tapioca. Misture tudo muito bem. Quando o leite fer-ver, vá jogando-o nesta mistura até ficar bem molhada e a tapioca cozida. Passe para um tabuleiro comprido, cubra com uma toalha e deixe esfriar. Depois de frio leve à geladeira. Antes de servir faça, com um garfo, furinhos na parte de cima do cuscuz; jogue o leite de coco em toda a extensão do cuscuz e salpique o coco ralado por cima.

APRENDA A FAZER DELÍCIAS EM CASA

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Page 6: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Page 7: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

7CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

PARQUE TEM VÁRIOS ATRATIVOS(CONTINUAÇÃO DA PÁG 2)

funciona nos finais de semana e nos feriados, dias de maior movimento.

As atividades mais frequentes no Bosque são andar de bicicleta, a caminhada, corrida - inclusive alguns atletas procuram aprimorar seu condiciona-mento nas áreas do Bosque da Barra. Além disso, muitas famílias buscam nos agradáveis refúgios na-turais do parque locais ideais para fazer piquenique e para deixar a criançada se divertir brincando nos playgrounds.

O Bosque da Barra conta com guardas municipais e vigias especializados em meio ambiente. Além dos sempre atentos guardas e vigias, o parque conta com

a presença de biólogos, que atuam na proteção da fau-na e da flora e ajudam no trabalho de conscientização ambiental que todo frequentador do bosque deve ter. Frequentemente o parque recebe exposições, oficinas e jogos em seu Núcleo de Educação Ambiental e es-ses profissionais atuam diretamente no envolvimento do público nas atividades ambientais.

O Bosque da Barra está localizado na Avenida das Américas, 6000, Barra da Tijuca, e funciona de terça a domingo, das 8 às 17h.

O estacionamento do parque é gratuito e possui cerca de 80 vagas, mas costuma encher rapidamente nos finais de semana.

Foto: Divulgação

Page 8: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA8 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

ROMANTISMO SOBRE A ÁGUA

Por Antonio da SilvaLocalizada no nordeste do território italiano, Ve-

neza é um dos principais destinos turísticos mundiais em razão de seus monumentos e, principalmente, de seus charmosos canais com as gôndolas. Em razão do romantismo do passeio, muitos recém-casados optam pela cidade para passar a lua-de-mel.

A belíssima Veneza é formada por várias ilhas e pela parte continental. O arquipélago, unido por cen-tenas de pontes, é formado pelos famosos e pitorescos canais. O meio de transporte mais comum - e símbolo da cidade - é a gôndola, embora hoje utilizada pre-dominantemente para o turismo. Atualmente, a maior

Pairando sobre o Mar Adriático, na Itália, Veneza atrai turistas de todo mundo em razão de seus famosos canais.É um dos destinos românticos mais procurados em todo o mundo.

parte dos habitantes navega em embarcações motori-zadas ou em barcos próprios.

Se o presente é rico, o passado da cidade também traz orgulho a seus atuais moradores (cerca de 270 mil pessoas), afinal, na cidade, nasceram Marco Polo, famoso comerciante e viajante medieval; Antonio Vi-valdi, ilustre compositor erudito; Tintoretto, artista renascentista; além de muitos papas e outras persona-lidades.

Veneza é Patrimônio da Humanidade, classificada assim pela UNESCO, e seus principais pontos turís-ticos são: Basílica de São Marcos, Ponte de Rialto, Palácio dos Doges, Museu Academia e o Palácio Ca

Fotos: Frederico Oliveira

D´oro. Vale à pena, ao passear pelo centro, observar a linda e engenhosa arquitetura da cidade. Ao longo dos séculos, os construtores tiveram que adotar medidas inteligentes para suplantar os obstáculos naturais.

Entretanto, outros fatores atraem milhares de turis-tas à famosa cidade. O carnaval de Veneza é famoso no mundo inteiro, pois os mascarados foliões costu-mam usar roupas medievais, tradição mantida por sé-culos. O Festival Internacional de Cinema de Veneza também é bastante concorrido e prestigiado.

Como acontece em toda a Itália, a população de Veneza também é apaixonada por futebol e a cidade tem seu time, o Venezia.

Page 9: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

RELIGIÃO E ESOTERISMO

GASTRONOMIA

CONTABILIDADE

VESTUÁRIO

9CORREIO CARIOCA CLASSIFICADOS

AULAS

PRESENTES E ARTESANATO

GRÁFICAS E PAPELARIAS

SOM, IMAGEM E INFO

IMÓVEIS

ADVOGADO

Page 10: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

10 CORREIO CARIOCA

> EDIFÍCIO OPEN (Prédio Comercial)Rua 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel.> CONDOMÍNIO VARANDAS DA VILARua 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel> JULIO’S COIFFEURAv. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel. Tel. 2568-4995.> SALÃO TOP VILARua Sousa Franco, 386 A – Vila Isabel. Tel. 2577-4252.> CONDOMÍNIO VILA SPACE CENTERRua Sousa Franco, 425 - Vila Isabel. Tel. 3879-0728> PADARIA VILLAS GARDENAv. 28 de Setembro, 253/255 – Vila Isabel. 2234-7734> VILA SHOPPING – GALERIA 226Av. 28 de Setembro, 226- Vila Isabel.> ÓTICA APOLOAv. 28 de setembro, 258 lj D – Vila Isabel. Tel. 2576-0726.> OFFICE PHOTOCOPY TRADER. Teodoro da Silva, 507 A – Vila Isabel. Tel. 2576-3099.> VILA TRADE CENTERRua 28 de setembro, 389 – Vila Isabel.> VILA TRADE SQUARER. Barão de São Francisco, 373 - Vila Isabel. 3879-5600.> CENTRO EMPRESARIAL THE OFFICER. Visconde de Santa Isabel, 20 – Vila Isabel. Tel. 3879-5570> CONDOMÍNIO VILA TRADE OFFICER. Barão de São Francisco, 322 – Vila Isabel. 2576-4624.> SEBO LIVROS EREVISTA – NOVOS E USADOSRua Luís Barbosa, 14 – Vila Isabel. Tel. 2298-9297.> LOJA EDUARDO - MERCEARIARua Vega, 16, loja 02 – Tijolinho – Vila Isabel. 2578-7555> GALERIA SAN REMORua Barão de Mesquita, 891 – Andaraí. Tel. 2238-3986.> NUTRIDEAL TORTASRua Uruguai, 151 – Andaraí. Tel. 2208-4908.> CRIE FABRIKR. Barão de Mesquita, 663, lj 18 – Andaraí. Tel. 3507-7689.> ENCANTO DOS ORIXÁSRua Farias Brito, 8, loja C – Grajaú. Tel. 2571-4566.> GRAJAÚ TÊNIS CLUBEAv. Engenheiro Richard, 83 – Grajaú. Tel. 2577-2365.> MUNDO VERDE GRAJAÚRua Barão de Mesquita, 1061 – Grajaú. Tel. 2258-7065. > LOTERIA DO MATHEUSRua Barão de Mesquita, 948 – Grajaú. Tel. 2571-9852.> RENASCER LOTERIAS

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CORREIO CARIOCAEstes parceiros contribuem com a informação no seu bairro.

Praça Edmundo Rêgo – Grajaú. Tel. 2571-3713.> ANTUNES LOTERIASRua Uruguai, 329 – Tijuca. Tel. 2575-9453.> DISK KI-SOPARua Desembargador Izidro, 49 B – Tijuca. Tel. 3684-1211.> LABORATÓRIO RICHETRua Pinto de Figueiredo, 55 lj A – Tijuca. Tel. 3184-3000.> LIVRARIA ELDORADORua Conde de Bonfim, 383, lj B – Tijuca. Tel. 2569-4747.> LOTERIA CHIANELLORua General Roca, 894 – Tijuca. Tel. 2568-0384.> VILA CENTER SHOPPING Rua Silva Pinto, 49. > MARINA’S ADVANCED – INSTITUTO DE BELEZARua Conde de Bonfim, 746 lj A – Tijuca. Tel. 2278-3809.> HOSPITAL DOS ÓCULOSR. Conde de Bonfim, 310, lojas C e D - Tijuca. 2234-0265 > CENTRO COMERCIAL SAENS PEÑAR. Conde de Bonfim, 310 - Tijuca 2568-5993> EDIFÍCIO SAENS PENA MEDICAL CENTERRua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca. Tel. 2196-0255> GALERIA THORRua Conde de Bonfim, 142 - lj 13– Tijuca. > ESPAÇO DAS ARTES DE A a ZRua Araújo Pena, 88 – Tijuca. Tel. 3872-3735> DENTISTA MONIQUERua Major Ávila, 455 / lj G – Tijuca. Tel. 3474-4757> ESTRELUZRua Santo Afonso, 153 / lj A – Tijuca. 3359-5305> CRECHE E ESCOLA PEQUENO POLEGARRua Carvalho Alvim, 653 – Tijuca. Tel. 3172-3003.> CONSULTÓRIO DENTÁRIO DR. RAFAELRua Costa Pereira, 3 – Tijuca. 3904-4844.> ELETRICISTA JAIRTv. Soledad, 32 - Maracanã. 3149-8988 / 99553-2777.> AULAS PARTICULARES R. Maxwell, 202 - Vila Isabel. Tel: 2572-7510 / 9133-0406> IMANTADO DIGITALRua Conde de Bonfim 831, lj D - Tijuca. Tel. 3592-2900.> EMPÓRIO Rua Almirante Cóchrane, 146 - Tijuca.> GRAJAÚ COUNTRY CLUBR. Prof. Valadares, 262 - Grajaú. Tel: 2576-1996.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

DRIBLAR A ROTINA

Se no início tudo o que vocês buscavam era um can-to para fazer de cama, com o passar do tempo ela pode deixar de ser um atrativo sexual e voltar a ser o lugar de dormir e só. É quando as relações ficam rarefeitas e servem somente para saciar o desejo. O que aconte-ceu se antes vocês não eram assim? Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais tempo se tem com o outro, menos se gasta com o sexo.

Lá no início, vive-se um tempo de descobertas, de carinho, de conhecimento. Os parceiros buscam ser atraentes para o outro, fica mais fácil acender o fogo. Mas quando a conquista está garantida e entende-se que já se conhece as preferências alheias, o casal entra numa sexualidade puramente mecânica. É inevitável que a ro-tina chegue, mas ela não precisa ser uma visita negativa tendo a decadência sexual o único caminho. Até por que, ainda que mais serena, as relações sexuais podem ser divertidas e prazerosas. Acontece que muitos ainda usam a frequência sexual como um termômetro. Então, saiba que a cobrança pode prejudicar a relação entre os lençois. Ainda que estejam transando menos, isso não significa que o amor tenha chegado ao fim. E usar isso como critério é reduzir o relacionamento ao sexo.

Claro que não é necessário haver uma frequência frenética, até por que o que conta é a qualidade. A natu-reza do relacionamento pode ser tranquila e, então, meu caro, nada de invejar o leão. É preciso entender que se tivermos investimento para isso, o passar do tempo não faz com que a libido abaixe. pode estar presente mas não precisa culminar na explosão sexual de antigamen-te. Estamos entendidos?

Use a criatividade e a imaginação a seu favor, mas varie aos poucos. Nada de assustar o outro para que o tiro não saia pela culatra. Até por que surpresas todos os dias perdem a graça e deixam de ser surpresas. Como equilibrar novidade e rotina? O bom senso deve ser o responsável por tal resposta. Use com moderação para não tornar um hábito. E relaxe: é invevitável que as re-petições ocorram.

Dra. Ana Paula Veiga

GASTRONOMIA

CHARCUTERIAÉ o nome coletivo dos produtos à base de carne,

miúdos e, às vezes, sangue de animais, em geral por-co. As carnes inseridas em tripas naturais ou películas comestíveis (como linguiças) são conhecidas como embutidos, enquanto presuntos, fiambres e patês são chamados de frios.

A técnica de preparo dessas carnes é milenar e sur-giu da necessidade de se conservar os alimentos. Nos

textos gregos clássicos já havia citações ao toucinho, à linguiça e ao presunto.

Mas, o que diferencia esses produtos uns dos outros? Vamos lá: em primeiro lugar, a granulome-tria, ou o tamanho da moagem da carne – superfi-na, imperceptível em uns, grossa e rústica em ou-tros. O tipo de carne utilizado para cada produto: na mortadela, em alguns países se usa carne de ca-valo. No Brasil, usa-se uma mistura de carnes suí-na e bovina. Já o presunto é feito a partir de partes nobres do porco nas quais se injeta salmoura. Ao apresuntado adicionam-se outros cortes do porco e, às vezes, também amido. O salame recebe uma grande quantidade de sal – que desidrata o produto e prolonga sua vida de prateleira. Este processo de adição de sal com o objetivo de desidratar é cha-mado de cura. Ocasionalmente, o produto pode ser também defumado. O salame normalmente é feito à base de carnes suína e bovina, podendo conter toucinho.

Para atender à demanda por produtos mais saudá-veis, existem hoje frios e embutidos à base de aves

Page 11: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

11CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Por Antonio Lauria“-Apavorados, com medo, aterrorizados”. Estamos com

quatro vizinhos novos. Para o nosso lado direito, mudou-se o perigo; para o lado esquerdo, o pavor, para os fundos, o medo e ali, para frente, o terror. Os clientes do chopinho,do bate-pa-po descontraído, das contagiantes gargalhadas, aqueles que contavam histórias do ontem, o ontem, quando os homens exibiam relógios de marcas famosas, alguns, os mais antigos, prendiam-os em grossas correntes de ouro e sobre as mesas, em um dos lados ficavam seus porta-notas com documentos, os talões de cheques, dinheiro e sobre eles as chaves do carro, enquanto entre um gole e outro e um petisco, beijavam e aca-riciavam suas namoradas, etc.

Hoje, com “essa nova vizinhança”, fugiram. Interessante é que, ao invés de fugirem ou mudarem, “os novatos”, por não se sentirem bem ao lado dos verdadeiros e velhos mora-dores, isso não tem acontecido e não raro, esses são até expul-sos de suas casas e do bairro, e eles ficam.

Não sei não Dr, mas todos nós estamos pensando em fe-char, vender tudo, os patrícios voltarem para a “terrinha”, não sabemos o que fazer. Certo é que estamos apavorados, com medo, aterrorizados!

Imagine o Sr, que até o Dr da DP, ali da outra quadra, que vinha com uns amigos vestidos com uma farda impecável e nos davam uma gorjeta boa, desapareceram, não sentam mais aqui.

A única coisa que chega é o boleto do aluguel, a conta de luz, a multa do letreiro, a informação de quanto temos que pagar ao contador e o aviso dele dos recolhimentos a fazer. Os únicos clientes que permaneceram fiéis foram os fiscais, mas esses, na maioria das vezes, vem pela manhã e não gas-tam nada.

Pagar como as contas, se não tem clientes? Ainda para culminar, aqueles que desfilavam de carrões, venderam por-que, além do perigo de serem roubados, os Drs. podem ser pegos em uma blitz. Resultado: as boas e generosas doses deram lugar ao refrigerantes e aos sucos.

Não sei não Dr, mas está muito difícil. Obrigado pelo “dedo-de-prosa” que o Sr. me deu.

Volte sempre”

FAZENDO ARTE NAS FÉRIASA Colônia de Férias “FAZENDO ARTE NAS FÉRIAS”

da Cia de Teatro Contemporâneo já é uma tradição na cidade do Rio de Janeiro, há 12 (doze) anos, e acontece duas vezes por ano, sempre em janeiro e julho.

Crianças, a partir de quatro anos, podem mergulhar no mundo das artes cênicas (teatro, circo, dança, artes plásticas e música) através da construção de um espetáculo teatral. A colônia propõe uma vivência em diversas áreas ligadas ao espetáculo teatral – confecção do cenário, preparação das co-reografias, figurinos e interpretação. Dentro deste universo-teatro, escolhemos uma peça.

Criamos uma metodologia própria para divertir cons-truindo, criando e explorando este tema, com momentos de pura brincadeira. E no final da colônia encerramos com uma apresentação de uma peça, com tudo o que foi criado e pro-duzido pelas crianças.

Durante 3 semanas as crianças, a partir de quatro anos, poderão mergulhar no mundo da arte através dessa colônia de férias artística. Ao final da Colônia, as crianças irão par-ticipar da montagem do espetáculo A BELA E A FERA . A ideia é convocar a criançada para “fazer arte”.

Teatro, dança, circo, música e artes plásticas são os ingre-dientes dessa novidade da Companhia de Teatro Contempo-

râneo. Nossa proposta é dar uma alternativa diferente aos pais que desejam oferecer uma diversão saudável para seus filhos, mas que proporcione também um desenvolvimento da criati-vidade e sensibilidade. Com apenas 12 alunos por turma, as aulas se realizarão num teatro de verdade, para proporcionar a experiência mágica de experimentar a magia das luzes da ribalta.

A Colônia Fazendo Arte nas Férias acontece na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo -Rua Conde de Irajá 253, em Botafogo. Período: de 10 de julho a 28 de julho (todos os dias de segunda a sexta feira) - Horário: das 13h às 18h. Informa-ções: 21 2537-5204 e 3172-5206 E-mails: [email protected] ou [email protected]

“- Boa noite, Srs. Restaurantes e Sra. Dona Boite, e Vocês Lanchonetes

e Casas de Shows, como vão?”

Page 12: LAZER NA NATUREZA - correiocarioca.com.br · tas-da-praia, espécie em ... que aparece numa modelagem sem alça, modelos frente única, ... mação industrial”, revela Flávio Rodrigues,

CORREIO CARIOCA12 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

“A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO” ESTREIA DIA 7 DE JULHO NO TEATRO SESC TIJUCA, 20H

O palco do Teatro Sesc Tijuca rece-be a partir de 7 de julho o espetáculo “A viagem do Capitão Tornado”. A monta-gem, com adaptação e direção artística de Clovis Levi, é livremente inspirada no romance Le Capitaine Fracasse (O Capitão Fracasso), do escritor francês Théophile Gautier, ambientada na Fran-ça do século 17, que retrata a realidade em que grupos e companhias teatrais vivem atualmente no Brasil.

Com sessões de sexta a domingo, 20h, os atores Adriano Pellegrini, Ale-xandre Menezes, Hayla Barcellos, Isa-bela Moss, João Rachid, José Araújo, Letícia Medella, Ricardo Teodoro e Ruy Carvalho contam a história de um grupo teatral miserável que, em busca de reconhecimento profissional e de novos palcos para suas apresentações, percorre Paris à procura de uma oportu-nidade. Juntos, os atores pedem abrigo em um castelo que acreditavam estar abandonado. Surpreendendo a todos, a propriedade pertence ao Barão de Sig-nognac, um dos nobres que serviram a Carlos Magno, e cuja dinastia se viu à míngua devido à má administração dos bens de seus descendentes.

Os integrantes da companhia des-cobrem que, apesar de solitário e de-

Livre adaptação do romance de Théophile Gautier, “Le Capitaine Fracasse”, expõe de forma curiosa e divertida, um pouco da vida dos artistas de um teatro ambulante.

cadente, o Barão Signognac pode fazer com que eles sejam bem recebidos pela corte de Paris e ajudá-los a alcançar o tão almejado sucesso. Apaixonado por Isabelle, uma das atrizes, e entusiasma-do com a possibilidade de uma nova aventura, ele aceita se juntar à trupe. O enredo torna-se ainda mais denso com a entrada do Duque de Vallombreuse, que também se apaixona por Isabelle e tem atitudes questionáveis, travando disputas e despertando dores e amores. Nesse percurso até Paris, é retratado o cotidiano de quem fazia teatro séculos atrás: sucessos e fracassos (com apre-sentações dos espetáculos da Comme-dia dell’arte que promoviam por onde passavam), romances em crise, mortes, fome, inveja, assaltos, a resistência, a cumplicidade, os duelos por amor e honra, as vulnerabilidades humanas, a solidão, as renúncias e o valor do traba-lho solidário.

Para o diretor Clovis Levi, a peça, que cumpre temporada até o dia 30 de julho, é um retrato da realidade em que os grupos e companhias teatrais vivem hoje. Estamos no Século XXI, mas as dificuldades do nosso Teatro Brasileiro são as mesmas mostradas por Gautier, no século XIX. Tratar dessa questão,

dessa dificuldade de se fazer teatro sem apoio, é uma forma de encorajar toda a classe artística para o ofício de ser ator no nosso país.

SINOPSEComédia dramática narra aventuras/

desventuras de um grupo de teatro que mambembeia em busca de manter viva a arte teatral e, ao mesmo tempo, a com-panhia da qual faz parte.

SERVIÇOA Viagem do Capitão TornadoEstreia: 07 de julho

Local: Teatro Sesc TijucaEndereço: Rua Barão de Mesquita- 539- Tijuca- Rio de Janeiro - Tel: 3238-2167Temporada: De 07 a 30 de julho de 2017Horário: Sexta, sábado e domingo - 20h.Classificação: 14 anosDuração: 90 minutosGênero: Comédia dramáticaIngresso: R$ 25,00 (Inteira) R$ 12,00 (Meia) e R$ 6,00 (Associado Sesc)Capacidade do Teatro: 228 LugaresHorário de funcionamento da bilheteria: Terça à Sexta das7h às 20h / Sábado e Domingo das 9h ás 20h

Foto: Fábio Verini