laranjeiras - sergipe / jornal o liberal, agosto de 2011

12
Por um Brasil Memlhor Momentos da política Página 02 Terceriza da Nassau paralisou atividades. Ônibus coletivos terão novo inteinirerário em Laranjeiras Página 03 Cultura & Evolução Colônia dos Pescadores Z-14 Biscoitos - Urgente - Muito importante Página 04 Sessão Literária Página09 Rede Alternativa Página 10 Laranjeiras ganha duas no Estadual da 2ª Divisão Início do Campeonato Municipal de Futebol. Tabela da 1ª Fase Pagina 11 ANO XXVI - Nº 207 AGOSTO DE 2011 - LARANJEIRAS - SERGIPE Mesmo sob chuva em al- guns momentos, vários corredores de diversos municípios de Sergipe par- ticiparam no domingo (7) da Corrida da Emancipa- ção em Laranjeiras, como parte das comemorações da independência política da cidade. Pag. 11 Corrida da Emancipação foi um sucesso em Laranjeiras Fotos dos atletas premiados. Laranjeiras comemorou semana do Folclore Com apresentações artísti- cas e culturais, a festa em comemoração aos 179 anos de Laranjeiras foi en- cerrada na noite dedomin- go, (7), com a banda Sisa Root’s. Pág. 12 Grupo Menores Unidos Completou 25 anos Na segunda feira, 22 de agosto de 2011, Dia do Folclore, o Grupo Teatral Menores Unidos da cida- de de Laranjeiras comple- tou 25 anos de existência e apresentações. Fundado pelo professor João Pi- nheiro, com o intuito de afastar as crianças e jovens da criminalidade, o grupo foi criado em 1986,Pag 07. LEIA TAMBÉM..... WWW.OLIBERALSERGIPE .COM.BR WWW.LIBERALSERGIPE.COM

Upload: laranjeirascom

Post on 18-Dec-2014

2.254 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

DESCRIPTION

http://kokalaranjeiras.blogspot.com/

TRANSCRIPT

Page 1: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

Por um BrasilMemlhor

Momentos da políticaPágina 02

Terceriza da Nassauparalisou atividades.

Ônibus coletivos terãonovo inteinirerário em

LaranjeirasPágina 03

Cultura & Evolução

Colônia dos PescadoresZ-14

Biscoitos - Urgente -Muito importante

Página 04

Sessão LiteráriaPágina09

Rede AlternativaPágina 10

Laranjeiras ganha duasno Estadual da 2ª

Divisão

Início do CampeonatoMunicipal de Futebol.

Tabela da 1ª Fase

Pagina 11

ANO XXVI - Nº 207 AGOSTO DE 2011 - LARANJEIRAS - SERGIPE

Mesmo sob chuva em al-guns momentos, várioscorredores de diversosmunicípios de Sergipe par-ticiparam no domingo (7)da Corrida da Emancipa-ção em Laranjeiras, comoparte das comemoraçõesda independência políticada cidade. Pag. 11

Corrida da Emancipação foi um sucesso em Laranjeiras

Fotos dos atletas premiados.

Laranjeiras comemorousemana do Folclore

Com apresentações artísti-cas e culturais, a festa emcomemoração aos 179anos de Laranjeiras foi en-

cerrada na noite dedomin-go, (7), com a banda SisaRoot’s.Pág. 12

Grupo Menores Unidos Completou 25 anos

Na segunda feira, 22 deagosto de 2011, Dia doFolclore, o Grupo TeatralMenores Unidos da cida-

de de Laranjeiras comple-tou 25 anos de existênciae apresentações. Fundadopelo professor João Pi-

nheiro, com o intuito deafastar as crianças e jovensda criminalidade, o grupofoi criado em 1986,Pag 07.

LEIA TAMBÉM.....

WWW.OLIBERALSERGIPE .COM.BR WWW.LIBERALSERGIPE.COM

Page 2: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL PÁGINA 2POLÍTICA & OPINIÃO AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011

i

NOVIDADES

As novidades do mês comrelação a política em La-ranjeiras, ficam por contada formação de três grupospolíticos que estarão sedefrontando na busca deapoio para a eleição de2012. Juca e Zé Bodega,trabalham. Paulo Hagen-beck, trabalha na candida-tura de Martha Hagenbe-ck ainda sem vice. Zé Nel-son trabalha em busca deapoio ainda sem escolhero provável vice. Outrascandidaturas podem surgirou ainda as atuais maisabertamente divulgadaspodem mudar.

DEFINIÇÕES

Ainda falando de defini-ções em Laranjeiras, o gru-po de Paulo Hagenbeck,pode convidar J.J. comovice e a junção do PDTcom o DEM. No caso doPMDBe PTB, sair comuma chapa majoritária, éuma versão que deu inícioa um trabalho de recruta-mento e que pode ter ou-tro encaminhamento coma presença do PSB.

RIACHUELO

O atual prefeito de Riachu-elo, é mesmo quem deci-de no seu grupo e esperaaté o final do ano umaoportunidade para anunci-ar a sua decisão.

COMENTÁRIOS

Na cidade os últimos co-mentérios dão conta deque: que poderá haver umagrande mudança nos doismaiores grupos. Diz-seque o candidato majoritá-rio hoje no poder deve sairdo Pinheiro ou de um for-necedor da Usina. Sendoassim a configuração an-terior pode mudar emtudo. Outro comentário foio convite da Varzinha oa

Dr. Ricardo Hagenbeck,para ser o vice de Martha,convite que não foi aceitoa não ser se a candidaturafosse Dr. Ricardo prefeitoe Martha como vice.

ARACAJU

A capital de Sergipe teráno próximo pleito cerca de23 a 25 vagas na Câmarade Vereadores. A intensãoda casa é aprovar 23 vagas.Segundo o vereador Jail-ton Santana, a Câmara nãopode ter mais vereadoresque Deputados na Assem-bléia Legislativa que é de24 deputados.

PARTIDOS

Nos arquivos do TRE, La-ranjeiras atualmente pos-sui 21 partidos que soma-dos o número de filiadoschega-se a um total de3043. Também fomos in-formado que dois novospartidos poderão vir a sersomados que ´são: o PTS- Partido da Transforma-ção Social e o PSD - Par-tido Social Democrático.Vamos para as siglas dosatuais partidos: PMDB,PTB, PSB, OHS, PMN,PSTU, PSDC, PDT, PTC,PR, PT, PSC, PC do B,PSOL, PT do B, PPS, PSL,PTN, PRTB, PSDB eDEM.Também fomos informadoque a maioria dos partidosnão estão regularizados epara isso devem os seusdirigentes procederem artegularização.

NOVIDADE

O que vem sendo novida-de no município de Laran-jeiras, é a presença maisconstante na política dosatuais administradores daFazenda e Parque BoaLuz. A presença de LauroMenezes Filho e de Gus-tavo Menezes filho deLauro, nos eventos princi-

palmente , dão conta dacandidatura de um concor-rente a uma vaga na Câma-ra Municipal de Vereado-res. A princípio falou-seem Lauro e em seguida emGustavo. A Boa Luz ca-dastrou o seu pessoal resi-dente no cartório eleitoralde Laranjeiras.

CADASTRAMENTO

Com relação ao novo ca-dastramento a Justiça Elei-toral, tem verificado e le-vantado todas as transfe-rências, principalmentedos trabalhadores tempo-rários das empresas. Tam-bém está verificando astransferências com relaçãoas pessoas de familiaresque residem em outras lo-calidades e aproveitam odomicílio familiar.

CANDIDATOS

Jose Carlos J,J, e Zé Fran-co, são candidatos a Câ-mara no próximo pleito.Por falar no próximo peli-to, a movimentação depessoas a concorrerem aCâmara Municipal é pou-co com relação a outraslegislaturas.

REFORMA POLÌTICA

No Congresso Nacional,Depuatdos e Senadores,discutem o que deveráacontecer nesse próximopleito, ou seja, quais asmudanças a serem realiza-das? Uma sugestão seriaprimeiro a arrumação dosatuais detentores dos atu-ais cargos, facilitando osencaminhamentos para osdevidos partidos. Quantoas outras merece urgêncianas decisões.

NO ESTADO

A movimentação para opróximo pleito, continuade vento em pôpa, em to-das localidades.

A secretária municipal deSaúde de Laranjeiras,Mônica Sobral, disse queo município foi pego desurpresa com uma maté-ria veiculada no site daConfederação Nacionaldos Municípios (CNM)sobre a suspensão de re-cursos do Piso da AtençãoBásica variável (PAB-va-riável), no último dia 11de agosto. Isso porque, deacordo com ela, em ne-nhum momento os gesto-res foram comunicadosantecipadamente da exis-tência de quaisquer irre-gularidades.

Porém, preocupada com asituação, a secretária apu-rou o fato e constatou quea referida publicação daportaria de suspensão derecursos se referia a umaúnica e exclusiva equipede saúde, referente aomontante de R$10.050,00. A medida sedeu devido ao procedi-

Laranjeiras não deixará de receber recursos da Saúde

mento tomado pelo médi-co dessa equipe, que é ser-vidor efetivo da Prefeituradesde 2006.

“Em seu período de féri-as, o profissional foi con-tratado em um outro mu-nicípio, que o cadastrou noSistema Nacional de Esta-belecimento de Saúde(SCNES), configurandopara o Ministério da Saú-de uma duplicidade de atu-ação. Na oportunidade, omédico foi advertido e op-tou por permanecer emnosso município, quandoretornou às suas ativida-des”, diz a secretária.

Mônica Sobral acrescentaainda que “segundo proto-colos preconizados peloMinistério da Saúde, a sus-pensão seria do registromais antigo, mas conformedocumentos, o Departa-mento Nacional de Aten-ção Básica (DAB) infor-mou que o município já

está regularizado e nãomais haverá a suspensãodos recursos da equipe eque a informação do re-passe de competência domês de julho já está naprogramação de repassefundo a fundo, atendendoao cronograma de todosos municípios”, acrescen-tou.Ainda de acordo comMônica Sobral, pode-severificar no SCNES que,somente em Sergipe,existem 405 estabeleci-mentos públicos e priva-dos em análise. Estes, porestarem em desacordocom a portaria nº 134 de4 de abril de 2011. “Por-tanto, é preciso deixarclaro que o município deLaranjeiras é um dos pou-cos que há meses vem re-gulamentando e retroali-mentando os sistemas deinformação nacional den-tro dos seus parâmetros eprotocolos sugeridos peloMinistério da Saúde”, fi-nalizou.

Estvemos durante tantosanos, utilizando esse es-paço, para chamar atenção de tudo que noscerca e que nos importa,como cidadão e filho des-sa nação.O tema corrupção, não énada novo e sempre este-ve nas manchetes os gran-des e pequenos fatos ori-ginários de condutasdesvidas, principalmentequando se fala do PoderPúblico ou das coisas pú-blicas.Estamos vendo que osInstitutos de formação damão de obra públicacomo também a legisla-ção que os acercva, nãoestá impedidndo oenvolvimento de tudoque é público em atoscorrupitivos. Deve-seuma revisão profunda

dessa estrutura e suasramicações.Por outro lado, a políticacom seus partidos e deten-tores de cargos públicos,teimam em usar os recur-sos da união e transfomá-los em patrimônio pessoalou de terceiros, resultandona falta de recursos paraque o país possa tocar osseus projetos de melhoriae desenvolvimento. É pre-ciso que essa estrutra danossa democracia, tenhanos seus qudros pessoas deíndole honesta e prepara-da para que a nação possarealmente assunir o seupapel nas gestões e na con-dução da sociedade.Estamos diante de fatos,reais e que precisam seremdiagnosticados, precisan-do que use a lei de imedi-ato. O que estiver errado

dentro da lei é preciso queseja mudado e essa adap-tação ́ e de urgente prudên-cia no trato das coisas pú-blicas. Não se deve igno-rar o óbvio de uma condu-ta personalizada. Estamosdiante de momentos queos procedimentos são ex-pressivamente necessáriospara que a nossa democra-cia cada vez mais se evo-lua, como forma de um sis-tema onde tudo é discuti-do e as decisãoes são bus-cadas nos consensos dasnecessidades, razão detudo.Duvidamos que exitiriaoutras saídas a não ser umanova cultura de que nãodeve excluir os comporta-mentos sociais.Esperamos que possamoscontinuar a escrever, comohaviamos prometido.

Por um Brasil melhor !!!!

Page 3: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL PÁGINA 3MUNICIPÍOS & GERAL AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011

Ônibus coletivos com novo itinerário emLaranjeiras

A população de Laranjeiras que reside no complexohabitacional Manoel do Prado Franco vem reivindi-cando da empresa de ônibus coletivo e do poder pú-blico municipal a entrada dos veículos no referidoconjunto, que conta com toda a infraestrutura neces-sária. Preocupada com os moradores daquela locali-dade, a prefeita Ione Sobral se reuniu na última se-gunda-feira, (15), com representantes da população edos empresários.

De acordo com a prefeita Ione Sobral, o representan-te da empresa São Pedro, Gustavo Faro, se compro-meteu de imediato a resolver este problema. “Assimque expusemos o problema, o senhor Gustavo Faro,de imediato, se comprometeu a resolvê-lo. Agora,marcamos uma nova reunião com os técnicos da em-presa para definirmos como as ações serão aplicadas.Acreditamos que, em breve, os ônibus da empresaSão Pedro, que prestam serviço em Laranjeiras já es-tarão entrando no conjunto para pegar os passagei-ros”, destacou a prefeita.

Ione Sobral relatou ainda que, sem a entrada dos ôni-bus no complexo habitacional, o acesso ao transportepara pessoas idosas, com necessidades especiais ouacompanhadas de crianças, se torna mais difícil, jáque é preciso caminhar até a entrada do conjunto, quefica um pouco distante.

Após firmar o compromisso com a administração deLaranjeiras, quanto à entrada dos ônibus coletivos nocomplexo habitacional, Manoel do Prado Franco,Gustavo Faro aproveitou para apresentar o projeto doEco Parque Boa Luz para o inicio da Primavera, coma Vaquejada da Primavera, que tem o apoio da Pre-feitura da Cidade.

Não deixe de acompanhar outras notícias sobre La-ranjeiras no site www.laranjeiras.se.gov.br

CRESCEU A VIOLÊN-CIA

O mês de agosto foi umperíodo mais violento emLaranjeiras, prinicpal-mente na cidade. Um ti-roteio nos bares da Praçade Evento, com duas mu-lheres sendo atingidascom um projetil cada dearma de fogo. No centroda cidade Praça SamoelOliveira, um cidadão dis-parou cinco tiros e atingiua outro cidadão.No conjunto Denise Fon-tes, um irmão matou ooutro com uma faca, am-bos adolescentes. Os rou-bos e assaltos tambémaumentaram em algumaslocalidades. O pequenoefetivo da Polícia tem fei-to o que pode, mas serápreciso um trabalho decampo mais internitente econstante Lourinho, paraque a comunidade possater maior tranquilidade.

ROUBO NA FEIRA

A comunidade reclama dafalta de fiscalização dafeira do Mercado Munici-pal, onde as pessoas maisidosas estão sendo rouba-das. Assim aconteceu naúltuma semana quandoum senhor vendedor defarinha, foi assaltado e suarenda levada pelos meli-driantes. Outras pessoasidosas tem reclamado daperda de pertences Louri-nho, no Mercado e no tra-jeto.

ANIMAIS NA PRAÇA

Um grupo de estudantesque visitavam a cidade fi-caram indgnados quandono sábado ao final da fei-ra, o vendedor de cavalos,colocou seus cavalos acavalgar tranquilamentepela Praça da Matriz. To-dos os sábados o cidadãorealiza o feito de colocarseus cavalos a cavalgarpelo meio da praça. Tam-bém além do trocador decavalos, animais tem sedovisto pastando na mesmapração ou soltos nas ruasda cidade Lourinho. Umareclamação da comunida-de.

CAMBOATÁ

Moradores do Cambotáestão solicitando das auto-ridades, a colocação dospostes de iluminação e alimpeza do terreno doChalé de entrada daquelaartéria, cuja a empresa delimpeza já esteve no locale sua proprietária não au-torizou a limpeza Louri-nho. Um pedido da comu-nidade.

ACIDENTE

Aconteceu nos desmontede um andaime na IgrejaNossa Senhora da Concei-ção, quando dois alunoscairam de uma altura dequatro metros, tendo sidolevados para o Hospitalcom pequenas fraturas. Osalunos fazem parte da Ofi-cina Escola de restauraçãodo prédio e segundo teste-munhas não ouve imperí-cia ou imprudência Louri-nho, por parte dos instru-tores e dos acidentados.

CHUVA E CALÇA-MENTO

A constatnte chuva quetem ocorrido no municí-pio, tem afetado pratica-mente a maioria das áreascalçadas em Laranjeiras,provocando o surgimentode buracos. A Prefeituradeve realizar um planeja-mento para executar osdevidos reparos Lourinho,que já está sendo reclameda comunidade.

PROGRAMA DE PRO-TEÇÃO E ORIENTA-ÇÂO DOS JOVENS

As autoridades precisamurgentemente, impulsionarprogramas de proteção aosjovens e adolescentes quecada vez mais se envol-vem com o consumo dedrogas. Laranjeiras temum índice alto de jovens eadolescentes consumido-res de drogas Lourinho eas famílias devem orientaresses jovens dos malesdeste tipo de comporta-mento.

CALÇADÃO

Constantemente, cidadão e

adolescentes, usam o cal-çdão para transitar de motoou de bicicleta, podendoprovocar um grave aciden-te. Por outro lado são mui-tas motos em disparadapelas principais ruas dacidade, coisa que vem sen-do reclamada pela comu-nidade que circulam poressas áreas. Vários aciden-tes já foram registradoscom pessoas principal-mente as pessoas de idadeLourinho.

ÔNIBUS ASSALTADO

Um ônibus da linha Ara-caju - Laranjeiras, foi as-saltado pois dois elemen-tos a altura do viaduto deacesso a cidade de Itabai-na. Renderam e limparamo motorista e as pessoasque iam no ônibus Louri-nho, dois, armados.

FAXINA NA ESPLANA-DA

A faxina de Dilma Rous-sef nos Ministérios em 60dias derrubou quatro mi-nistros e muitos assesso-res, revelando escânda-los

Campo do Aldebrando criticado

O campo de futebol do Aldebrando Franco, foibastante criticado pela Crônica Esportiva, quan-do do jogo do Laranjeiras com a equipe deCanidé, pelo Campeonato Estadual da 2ª Divi-são. Algumas pelhorias foram realizadas mes-mo asim o estado do gramado está quase impra-ticável. O Departamento de Esporte nos infor-mou que a Prefeitura deverá realizar novasmelhorias.Ao encerrarmos essa edição mais um corpo ví-tima de assassinato na entrada da Rua Poeira.

Cerca de 40 trabalhadoresda empresa Construterra,que presta serviço à em-presa de cimento Nassau,paralisaram as atividadesna manhã de segunda-fei-ra, 29. O ato público da ca-tegoria ocorreu na frente

Terceirizados da Nassau paralisamatividades

Trabalhadores reivindicam PLR e equiparação salarial

da Nassau, localizada no município de Laranjeiras. Deacordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhado-res em Terraplanagem e Pavimentação do Estado deSergipe (Sintepav), Albérico Santos Queiroz, os traba-lhadores tentam negociar com a Construterra dois pon-tos na pauta de reivindicação.

“Nós estamos lutando para que os trabalhadores tenhamdireito a PLR [Participação nos Lucros e Resultados]além de equiparação salarial. Tem trabalhador que vemtransferido da Bahia e ganha mais porque o piso é mai-or na Bahia, a questão é que os trabalhadores não po-dem exercer a mesma função e receber diferente. Já queo piso é menor em Sergipe, então tem que equipararcom a Bahia”, observa Albérico.Albérico diz que a categoria continuará paralisada

O presidente do Sintepav ressalta que a paralisação con-tinuará até que a Construterra receba a categoria paranegociar e atender ao pleito. A direção está estudando oproblema das tercerizadas.

e mais escânda-los, reve-lando que tinha uma redede corruptos atuando noPlanalto, colocando emrisco toda uma estrutura degoverno e de partidos Lou-rinho.

CBF EM PAUTA

A Confederação Brasilei-ra de Futebol, tem sido ocalcanhar de aquiles daPresidência da República,depois da divulgação deuma escalada de corrup-ções. Aceitar a contibuida-de de Ricardo Texeira éafrontar uma nação futebo-lista Lourinho, já é tempodesse cidadão ir buscaroutra cangaia.

COPA DO MUNDO

Preparativos e mais prepa-rativos, isso é que ocorrepara realização da Copa doMundo no Brasil. Acha-mos que deve haver maisação com relação aosaprontos das localidadesonde seráo realizados osjogos ou as sedes dos jo-gos de cada grupo Louri-nho.

Page 4: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O Defensor Público doNúcleo de Defesa doConsumidor, EricMartins Santos, falounesse domingo (7), noprograma Fantástico daRede Globo, sobre o di-reito do consumidor. ADefensoria Pública doEstado de Sergipe foiconvidada, através da afi-liada TV Sergipe, paraparticipar da série “Tintinpor tintim”.A matéria mostrou queuma em cada cinco famí-lias de Aracaju estãoendividadas. “Senhor Di-nheiro” analisou a renda,despesas e dívidas deendividados na capitalsergipana. “São dívidas

O LIBERAL PÁGINA 4AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011

Defensor Público fala sobredireito do consumidor noFantástico da Rede Globo

que infelizmente a gentenão vai pagar”, disse ovendedor autônomoSaulo Ferreira.

A Defensoria Pública doEstado de Sergipe vai pe-dir a revisão do contratodo financiamento do car-ro do Saulo Ferreira paraver se os juros estão mui-to altos. O Defensor Pú-blico, Éric Martins San-tos, informou como a ins-tituição iria ajudar.“Constatado que os jurosestão muito acima, o juiztem como adequar e refa-zer os cálculos para saberefetivamente quanto odevedor deve pagar”, afir-mou Éric Martins.

Após ser atendido peloDefensor Público, Saulose mostrou confiante econtente. “Eu estou sain-do satisfeito, com certe-za”, comentou.

O economista aconselhouas pessoas que não con-seguem fazer um acordo,pedir ajuda à DefensoriaPública.

POLÍTICA & OPINIÃO

Já está acontecendo em Recife !Agora temos um caso em Moreno - PETOME CUIDADO! A T E N Ç Ã O

Obs. Isso é verdade...

Veja bem...Repare...Uma Jovem ao sair de uma loja no centro da cidade,foi abordada paraexperimentar uma nova linha de biscoitos salgados, epoucos minutos após degustar a nova sensação entrouem completo estado de convulsão,vômitos, delírios, conduta agressiva, e gestos obsce-nos.Minutos depois a jovem nãolembrava do ocorrido, somente sabendo que um rapazofereceu-lhe um Biscoito amarelo...dez segundos de desmaio foi o suficiente para que ogolpista desaparecesse sem deixar vestigios.Isso na Avenida Getúlio Vargas,(Moreno - PE), em fren-te ao Boticário.Está ocorrendo em Maceió!!!ALERTEM FILHOS, FILHAS, ESPOSA, MARIDOS,AMIGOS, TODOS.Muito Importante! Demasiado Importante!Esses caras estão atuando em bares, estacionamentos

próximos de faculdades, etc.Esse é um fato verídico que aconteceu com um profes-sor da UVA.COMENTÁRIOS DO PROFESSOR:Fui abordado ontem à tarde por volta das 3:33 h no es-tacionamento por dois homens muito elegantes, bemarrumados e perfumados que me perguntaram qual tipode Biscoito que eu costumava comer .Respondi o nome do meu Biscoito favorito e fizeramalguns comentários sobre o meu bom gosto.Perguntaram-me então se gostaria de experimentar umBiscoito sensacionalque eles estavam vendendo a um preço bem razoável,lançamento no Brasil.Mostrou-me um pacote lindo, com estrelinhas brilhan-tes, mas não cheguei a ver o nome que nele estava es-crito.Provavelmente eu teria concordado com a oferta se eunão tivesse recebido um e-mail, algumas semanas atrás,alertando-me para o golpe do Biscoito.ISTO NÃO É Biscoito! Quando você come, transcedeparâmetros.Então eles lhe roubam a carteira, objetos de valor e al-gumas vezesestupram a vitima, e até seqüestram. Deixando um ras-tro de vandalismo e biscoitos pelo chão... Se não fosse

este e-mail, provavelmente eu teria comido do Biscoi-to Malígno.. Mas graças à generosidade de um amigovirtual, fui poupado do que poderia ter acontecido co-migo.Gostaria de alertá-los do mesmo modo. Já está aconte-cendo também em Igarassu (Pela alta inocencia doshabitantes local).Denúncias já foram realizadas contra dois jovens ne-gros que abordavammoças e rapazes e rondavam o estacionamento do BBe supermercados, e contra dois homens que rondavama praça conhecida como parque do cracke e o estacio-namento do Park Shopping Bar.A Polícia civil já está investigando o caso.NÃO SE ESQUEÇA, REPASSE ESTA MENSAGEMPARA O MAIOR NÚMERO DE AMIGOS!

--

Débora MatosDiretora Geral /JornalistaJornal e Agência Folha de Notícias - JFN / AFNJornalismo com credibilidade9981.3237 - 8836.0020

BISCOIT O - URGENTE - MUIT O IMPORTANTE

CoLônia dos PesacdoressZ-14

A Colônia Z-14 de Laranjeiras, entidade dos pescado-res, está informando a comunidade das suas atividadesreferenciadas no mês de agosto de 2001.Está em fase final as audiências com os pescadores noPoder Judiciário, com relação aos danos ambiental cau-sado pela Fafen em Pedra Branca.

Já foi entregue os vinte barcos dos pescdores do Povo-ado Cedro, só faltando a Colônia oficializar os equipa-mentos de pesca que estão no Pronese para cada pesca-dor que recebeu os barcos.

No dia 27 de agosto, a Associação dos Pescadores dePedra Branca, reuniu-se em Assembléia para oficializare reconduzir Sobó por mais quatro anos como presiden-te daquela entidade.

No dia 29 de agosto, aconteceu mais uma reunião dospesacdores que já passaram do 55 anos mulheres e de60 anos homens para encaminhamento de suas aposen-tadorias, conduzida a reunião pelo Setor JurídicoPrevidenciário e de Brasília na sede da Colônia em La-ranjeiras.

Entre os meses de setembro e outubro de 2001 a Colô-nia dos Pesacdores Z-14 estará cobrando o Imposto Sin-dical Anual dos seus associados.

O DIA Online /Frankfurt (Alema-nha) - Um agricultoralemão colheu umacenoura para lá deinusitada em sua pro-priedade na Alema-nha: em formato de

Cenoura em formato de porco fazsucesso na Alemanha

um porco.Stephan Wolff, que possui uma propriedade na cidadealemã de Emmerich, transformou o legume em umaverdadeira celebridade, sendo alvo de diversas reporta-gens de jornais locais.

Ariosvaldo Sizino Franco

Page 5: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011O LIBERAL PÁGINA 5SOCIEDADE & CULTURA

INFORMES CULTURAISAriosvaldo Sizino Franco

E-mail : [email protected]

Caroline, chefe do Cartório

Dia 21 de agostoLenilson De CamposCezario 29 anos ·

Dia 24 de agostoAndrea Dultra 31 anos ·

Dia 26 de agostoWilliam Pesali Filho22 anos O defensor público do Nú-

cleo de Bairros, AlfredoCarlos Nikolaus, disse quea Defensoria Pública doEstado protocolou no últi-mo dia 19, o recurso deagravo ao Tribunal de Jus-tiça de Sergipe para que to-dos os desembargadores semanifestem sobre a situa-ção das famílias que estãoalojadas nos galpões dosbairros Santos Dumont eCentro.

Segundo Alfredo Nikolaus,a decisão que suspendeu aexecução da liminarprolatada pela juíza da 3ªVara Cível foi realizada deforma monocrática, ou seja,apenas o presidente do Tri-bunal de Justiça deferiu afavor do município deAracaju. “A decisãomonocrática não é definiti-va do ponto de vista proces-sual, pois a Defensoria Pú-blica tem a possibilidadevia recurso de agravo levara questão novamente àapreciação, uma vez que sóhouve a apresentação dasrazões do município”, es-clareceu.

Nikolaus ressaltou que nojulgamento do recurso de

agravo a Defensoria Pú-blica traz novos funda-mentos e razões para quea decisão liminar produ-za novamente seus efei-tos. “A Defensoria Pú-blica lutará de forma in-cessante para demons-trar todo o sofrimentoque essas pessoas estãopassando, bem comoprovar que várias famí-lias foram cadastradaspelo poder público mu-nicipal e não recebemqualquer assistência domesmo”, garantiu.

“Estamos realizandoinúmeras visitas e o quepresenciamos é umacondição desumana. ADefensoria Pública bus-ca restaurar a dignidadedas pessoas e efetivar alegalidade, pois a legis-lação é clara quando de-termina que seja conce-dido auxílio moradia àspessoas comvulnerabilidade social”,concluiu.Débora MatosAssessoria de Comuni-caçãoDefensoria Pública doEstado9981.3237 - 8836.0020

Os defensores públicos aguardam retrata-ção ou julgamento do agravo regimentalvisando estabelecer os efeitos da decisão

A Secretaria doEstado da Cultur,através do MuseuAfr o-Brasileirode Sergipe, estárealizando até odia 02 de setem-br o, ExposiçãoFotográfica Tem-porária, com otema “MestreDeca e o Cacum-bi.A responsá velpelas fotografias éJanaina Couvo.

Registramos o aniversário de Rafael Almeida, co-memorado junto co seus amigos.

Laiane Oliveira

Tâmara Suelly

Débora Ribeiro

Paty Binderli

Andreza Costa

AMIGOS (AS) DO FACEBOOCK

Marly Gomes

Rosilda Franco

Romilda de AlmeidaFranco

Vanessa AlmeidaCorrida da Emancipação. A jovem premiada

Sâo Gonçalo da Mussuca,

Page 6: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL PÁGINA 6MUNICÍPIO

CONCURSO SILVIO ROMEROEstão abertas até o dia 02 de setembro inscrições para oCONCURSO SÍLVIO ROMERO 2011 lançado pelo Institutodo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHANatravés do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/CNFCP, objetivando fomentar a pesquisa, estimular adiversidade e a atualização da produção de conhecimentono país referente à cultura popular e ao folclorebrasileiros.Os prêmios nos valores de R$13.000,00 (treze mil reais)e de R$10.000,00 (dez mil reais) contemplarãomonografias inéditas, cuja abordagem seja original e querepresentem uma contribuição para o aprofundamentoe a renovação dos estudos na área.O edital do Concurso pode ser encontrado no portal doIPHAN ou em versão impressa, na Superintendência doIPHAN em Sergipe. Este ano o folder do Concursohomenageia o artista sergipano Zé do Chalé, índio xocófalecido há pouco mais de um ano, com a reprodução deduas das suas esculturas em madeira, em foto deFrancisco Moreira Costa.

“Fatos, Concep-ções e um Autor”

Pinho [email protected]

Esperança – Por ORLANDO

SABKA. E-mail: [email protected]

Esperança é uma das mais belas palavras que existe.Faz parte das três virtudes teológicas (Fé, Esperança eCaridade). É a mola mestra da humanidade, pois sem aqual haveria uma enorme lacuna em nossa existência.Seríamos seres sem motivação e sem iniciativa. A vidaem si não faria sentido, seria opaca, estéril e sem rumo.Não haveria razão da existência humana na face da Terra,pois ela encerra expectativa, desejo, confiança e fé.

Deus, eternamente sábio, sabendo que a vida humananão vingaria sem que houvesse esperança a concedeugratuitamente, como também concedeu o Livre Arbítrio,porém mal utilizado ao longo dos séculos. Esperançasão bálsamo e vida projetada para o presente e para ostempos vindouros, de realizações das mais diversas,mesmo que o momento não seja propício, quando asportas se encontram fechadas. Mas, pelo simples fatode acreditar, a força humana revive, se supera e segueem frente na busca de seus objetivos.

Ter esperança é ter fé, acreditar até mesmo no impossível,pensamento positivo projetado para frente, de um dia setornar realidade. Esperança é rocha cimentada no coraçãoe mente humana, é indômita, persistente e indestrutível,pois é obra do Altíssimo.

Através da esperança o ser humano ultrapassa barreirasconsideradas intransponíveis e as realizações vãoacontecendo, muitas vezes verdadeiro milagre.Esperança são desafios, persistência e superação de simesmo. Alavanca o progresso nas pesquisas nas maisdiversas áreas do saber, projetando sempre maisesperança à medida que novas descobertas sãorealizadas, cuja dinâmica é uma constante, sempre emevolução.

O saber humano não tem limites graças à esperança, essasementinha outorgada a nós desde o dia do nascimento.Ela nos leva a desafios, nos lapida e nos aproxima cadavez mais de Deus, a Suprema Criatura, pois é umaquestão de fé. Fé no Altíssimo, em si mesmo, em seupotencial, motivação e boa dose de curiosidade. Isso éesperança, bate forte em nosso peito, a nos projetar parafrente e para o altoCARTA DE ABRAHANLINCOLNAO 1º PLIP AN

Os moradores do povoado Cedro pedem socorroO povoado Cedro fica acinco minutos da sede,mas com a duplicação daBr 101, devido a falta deuma estrutura de passagemde pedestres na BR e doacesso a cidade que não sóencareceu os transportescomo taxi e moto-taxi, sa-

A Defensoria Pública doEstado de Sergipe, atravésdos Núcleos de ExecuçõesPenais e Acompanhamen-to de Inquéritos Policiaise Flagrantes, e do Centrode AtendimentoPsicossocial (CIAPS),analisou as situações pro-cessuais de 180 internas doPresídio Feminino(Prefem) durante mutirãorealizado nos dias 1º e 2 deagosto, no município deNossa Senhora do Socor-ro.

Durante o mutirão, as in-ternas tiveram acesso àsinformações acerca dosseus processos, expuseramsuas necessidades aos de-fensores públicos e assis-tentes sociais e desabafa-ram com as psicólogas.“Ouvi muitos casos deenvolvimento com drogaspor conta da influência dosseus parceiros. Muitas seemocionaram ao desaba-far, mostraram-searrependidas e falaram dosseus sonhos e de planosque pretendem concretizarquando saírem da prisão.Algumas se queixaram daausência dos advogadosconstituídos pelas famíli-as ou da falta de informa-ções por parte deles. Apóspassarem pelos defensorespúblicos, todas se mostra-ram confiantes e segurasde que há alguém que sepreocupa com elas”, rela-tou a psicóloga JulianaAndrade.

Segundo o defensor públi-co Almiro Modesto dosSantos Filho, muitas pre-sas serão beneficiadas.“Iremos impetrar habeascorpus e pedir revogaçãode prisões preventivascom base na nova lei que

indo mais barato se o des-locamento for para capital.Segundo o líder comunitá-rio Mauriciose existir umailha no seco, os moradoresdo Cedro estã se afogan-do, sem saída e solicita doPoder Público uma provi-dência, principalmente dos

que tiveram sendo lembra-dos pela comunidade.Maurício está pleteiandojunto ao Ministério Públi-co uma solução viável parao problema e a audiênciafoi marcada para o dia 10de outubro as 14 horascom mais representantesda comunidade.

Sergipe: Situações processuais de 180 presas do Presídio Fe-minino foram analisadas pela Defensoria Pública do Estado

alterou o Código de Pro-cesso Penal, em favor da-quelas que não possuemadvogados. Em relação àspresas que constituíramadvogados, apenas infor-mamos a situação proces-sual e orientamos que seusfamiliares os procurem”,antecipou.

Para o defensor públicoValter José VieiraCalazans, o mutirão é im-portante em razão do vo-lume de falibilidade huma-na. “Há falha humana noscálculos das penas aplica-das, ou seja, podem ocor-rer equívocos, por isso anecessidade de uma revi-são constante. O importan-te é orientar as presasquanto aos seus benefíci-os. Após a visita de umdefensor público, a inter-na passa a melhorar o seucomportamento e fica es-timulada a exercer algumaatividade laborativa ou es-tudar, visando àressocialização e àremição da pena”, disse.

A cozinheira de 58 anos,N.M.A., disse que passoua vender entorpecente por-que pedia emprego e nin-guém lhe oferecia. “Tenhoum filho que é doentemental, minha mãe é cegae acabei me envolvendocom um homem que ven-dia maconha. Sou cozi-nheira profissional e,quando saí da cadeia pelaprimeira vez, procurei em-prego até de faxineira eninguém me deu, por issoacabei me envolvendo denovo. Estou muito arre-pendida e tenho esperan-ças de sair e mudar com-pletamente minha vida. Eusempre fui honesta, traba-lhei muitos anos em casas

de pessoas importantescomo coronéis do Exérci-to e nunca me envolvi comcrimes. Nunca fumei naminha vida e acabei ven-dendo drogas por causa deum ex-companheiro, mastenho fé em Deus e naDefensoria Pública queirei sair daqui e refazerminha vida, mesmo comessa idade. Agradeço adona Lilia, Vera,Hedylamar e Géssia peloatendimento que me dãoaqui e à Defensoria Públi-ca por se preocupar com agente”, emociona-se.

Além dos atendimentosjurídicos e psicossociais,as internas assistiram a pa-lestras sobre saúde da mu-lher. "Abordamos temascomo higiene pessoal, cui-dados com o corpo e coma mente, alimentação, pre-venção de doenças sexual-mente transmissíveis(DSTs) e sobre drogas lí-

citas e ilícitas desde ascausas até os efeitos. Du-rante a palestra, muitas seemocionaram e manifesta-ram arrependimento poruso ou venda de entorpe-centes, ao contarem suashistórias", descreveu a psi-cóloga voluntária ErickaHenriques Guerra.

As internas foram atendi-das pelos defensores pú-blicos Daniel NunesMenezes, Valter JoséVieira Calazans, AntonioCarvalho da Cunha,Almiro Modesto dos San-tos Filho, Janine dos ReisCunha e Áurea Glória Oli-veira Costa; pelas psicólo-gas Juliana Andrade,Syrlene Besouchet eEricka Guerra; pela assis-tente social Maria das Gra-ças Ribeiro e estagiáriosdos cursos de direito, psi-cologia e serviço social.Débora MatosAscom DPE9981.3237 - 8836.0020

Fotos dos trabalhos daDefensoria Pública

AGOSTO DE 2011 AGOSTO DE 2011

Page 7: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL PÁGINA 7CÂMARA & OPINIÃOAGOSTO DE 2011 AGOSTO DE 2011

Na segunda feira, 22 de agostode 2011, Dia do Folclore, o Gru-po Teatral Menores Unidos dacidade de Laranjeiras completou25 anos de existência.

Fundado pelo professor João Pi-nheiro, com o intuito de afastaras crianças e jovens dacriminalidade, o grupo foi cria-do em 1986, após uma gincanano Colégio Zizinha Guimarães,os primeiros participantes eramda 5ª série e foram selecionadospelo bom comportamento e peladedicação aos estudos.

Hoje, João lembra orgulhoso eemocionado do início de tudo, asdificuldades surgiram, mesmoassim não desanimamos, graçasa Deus todos seguiram o cami-nho do bem, tenho alunos queagora exercem as mais variadasfunções: advogados, professo-res, servidores públicos entreoutras, além de vários que fazemparte das turmas de Universitá-rios da UFS de Laranjeiras e dealgumas Faculdades do Estado.

Comemorar 25 anos encenandoe levando cultura, entretenimen-to e educação é algo muito lou-vável, parabéns a todos que fa-zem parte do Menores Unidos!

Na tarde da última sexta feira,19, a emoção tomou conta da Ex-posição Fotográfica “MestreDeca e o Cacumbi”, da fotógra-fa e professora Janaína Couvo.

Alunos e professores de algumasescolas da cidade lotaram umdos salões do andar superior doMuseu Afro de Sergipe paraprestarem uma justa homenagema um dos grandes nomes do fol-clore da cidade, o “MestreDeca”.

Acompanhado do seu filho An-tônio Carlos e do inseparávelamigo Macário, Mestre Deca re-cebeu emocionado uma placa emreconhecimento ao trabalho de-senvolvido por ele à frente dogrupo e pela contribuição à nos-sa cultura. Em entrevista conce-dida ao Blog disse estar muitosatisfeito e agradeceu a todospelo grandioso momento.

Já a fotógrafa Janaína Couvo,falou que a exposição é fruto deum trabalho de 14 anos, semprevenho a Laranjeiras acompanharas manifestações e fotografar, hámais de um ano que elaborei esseprojeto, entrei em contato com afamília e o resultado é esse quea gente está vendo aí, essa ho-menagem a esse mestre do fol-clore, que dedicou mais de 50anos de sua vida ao Cacumbi.

Hoje, mesmo debilitado a gentevê que ele tem amor pela culturapopular, e é importante esse tipode trabalho, porque valoriza osmestres do folclore. Muitos jo-vens não conhecem o Mestre

Grupo Teatral Menores Uni-dos: 25 anos em cena

João Pinheiro - Fundador

Mestre Deca é homenageadoem exposição no Museu Afrode SergipeDeca, ter a oportunidade de ex-por aqui no Museu Afro e veralunos de todas as idadesprestigiando é essencial, porquemostra a esses jovens a impor-tância que esses senhores e es-sas senhoras que estão à frentedos grupos folclóricos têm paraa manutenção da cultura popu-lar, concluiu.

Requerimento

Nº 11 - Verador Jose SoaresConvocar para palestrar nestacasa o maestro Evandro abor-dando o tema: estado atual daFilarmônica Sagrado Coraçãode Jesus.

Nº 12 - Vereador Jose SoaresConvoca para palestrar nestacasa o Diretor do Departamen-to de Transporte da PrefeituraMunicipal.

Moção

Nº 16 - Vereadora Maria DaconceiçãoVotos de felicitações avereadora Maria BrasilinaBorges pelo transcurso de suadata natalícia, ocorrida no dia

Projeto de Lei

Nº 15 - Do Poder ExecutivoAutoriza ao Poder Executivorepassar mensalmente em fa-vor da Associação LaranjeirasEsporte Clube o valor de R$20.000,00 e dá outras provi-dencias.

Projeto de LeiComplementar

Nº 046 - Do Poder ExecutivoModifica regime jurídico dosocupantes de cargos e empre-gos públicos do quadro de pes-soal do município de Laranjei-ras na forma que indica e dáoutras providências.

Nº 47 - Modifica regime jurí-dico dos ocupantes de cargos eempregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 48 - Modifica regime jurí-dico dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 49 - Modifica regime jurí-dico dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 50 - Modifica regime jurí-dico dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-

ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 51 - Modifica regime jurídi-co dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 52 - Modifica regime jurídi-co dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 53 - Modifica regime jurídi-co dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 54 - Modifica regime jurídi-co dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

Nº 55 - Modifica regime jurídi-co dos ocupantes de cargor emepregos públicos do quadrode pessoal do município de La-ranjeiras na forma que indica eda outras providências.

13 de agosto de 2011.

Nº 17 - Vereadora Maria daConceiçãoVotos de feleicitações ao vice-Prefeito Jose de Araujo pelotranscurso de sua data natalíciano dia 09 de agosto de 2011.

IndicaçãoVeredaor Jose Soares

Nº 104 - Solicitar junto aoDER o recapiamentoasfálticoda Rodovia Wlater Franco.

Nº 105 -Recuperação dos cal-çamentos dos loteamnetos Dé-bora Raiza e Homero Diniz.

Nº 108 - Consertar o calça-mento do Beco do Capulco,rua Jose Arthur que se encon-tra intransitável.

Vereador Jânio Dias

Nº 106 - Recuperação da qua-dra de esporte do povoado Pas-tora,

Nº 107 - Recuperação da ruaSanto Antônio mais conheci-da como rua do Boquim,

Trabalhos do Plenário de 02 a 23 de agôsto de 2011

Registrado como Patrimônio Cul-tural do Brasil, o modo de fazerrenda irlandesa, tendo como refe-rência o ofício das rendeiras deDivina Pastora, é agora acompa-nhado pelo Iphan, por intermédioda sua Superintendência em Sergi-pe.Ao registro, sucede um Plano deSalvaguarda, que objetiva apoiar asdetentoras do saber fazer renda ir-landesa, buscando assegurar atransmissão do saber, a divulgaçãoe a sustentabilidade do ofício.Para tanto, foi constituído um Con-selho Consultivo, presidido peloIphan, do qual participam represen-tantes das rendeiras de Divina Pas-tora e de Laranjeiras e de váriasinstituições parceiras.

REUNIÃO NO IPHAN DISCUTESALVAGUARDA DA RENDA IRLANDESA

Na reunião do último dia 3 de agos-to, na Sede da Superintendência, oSEBRAE passou a integrar o Con-selho, pois uma das grandes de-mandas das rendeiras são as orien-tações sobre associativismo e coo-perativismo, além da gestão de ne-gócios, necessárias à sua organiza-ção.Na ocasião, foi apresentado pelaDiretora do Centro de Cultura eArte J. Inácio, Marta Amaral, o pro-jeto para a realização da II Semanade Rendas e Bordados de Sergipe,que ocorrerá no período de 12 a 17de setembro vindouro, quando terálugar a abertura da Exposição “Di-vina Renda”, que apresenta frag-mentos da história e característicasmarcantes desse bem cultural ser-gipano, permanecendo aberta aopúblico até o dia 10 de outubro.

Finalmente, foi apresentado o tex-to preliminar de um Termo de Co-operação a ser firmado entre oIPHAN e as organizações e insti-tuições integrantes do Conselho.Esse documento, que formaliza aparceria entre os envolvidos, sub-sidia a construção do Plano de Sal-vaguarda da Renda Irlandesa e seráobjeto de análise por todos os inte-grantes do Conselho, antes de suaassinatura e publicação na Impren-sa Oficial.A reunião contou ainda com a pre-sença de convidados, como o Se-cretário de Cultura de Laranjeiras,Irineu Fontes, que falou do apoioda Secretaria às rendeiras locais,apresentando a consultora em de-signer, Gesik Gila, recentementecontratada para assessorar as ren-deiras na produção de peças ador-nadas com renda irlandesa.

Page 8: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

Após atendimentos reali-zados durante Mutirão noPresídio Feminino, a De-fensoria Pública do Esta-do ingressará com 31 pe-didos de habeas corpus emfavor das presas em cujosprocessos foi verificadoexcesso de prazo na instru-ção e nos casos que se en-quadram na nova lei quemodificou o Código deProcesso Penal.

O defensor público e co-ordenador do Núcleo deExecuções Penais, Anto-nio Carvalho da Cunha,afirmou que os defensorespúblicos identificaram ex-cessos de prazo nas instru-ções dos processos, bemcomo alguns casos comprevisão na Lei nº 12.403/2011, que alterou disposi-tivos do Código de Proces-so Penal. “Diante dos ca-sos analisados, iremos re-querer habeas corpus, li-berdade provisória e outrasmedidas processuais. Se-rão também formuladosrequerimentos para queseja assegurado às internaso acesso ao estudo, traba-lho interno, tratamentomédico e assistência ma-terial, bem como provi-dências para regularizaçãode documentos e orienta-ção sobre auxílio-reclu-são”, salientou.

Ainda, segundo Antonioda Cunha, foram constata-dos 26 casos de internasque aguardam o julgamen-to por tempo superior aoque prevê a lei e 5 casosde presas que se amoldamaos dispositivos da Lei nº12.403/2011. “Verifica-mos que há um grande nú-mero de presas provisóri-as com períodos de quatro,seis e até oito meses que

O LIBERAL PÁGINA - 07O LIBERAL PÁGINA - 08Município & GeralJULHO DE 2011

O escritor Jorge Amado,maior divulgador da cultu-ra baiana no mundo com-pletou dia 10 de Agosto99 anos.As comemoraçõesvão até agosto de2012quando será come-morado seu centenário. AFundação Casa de JorgeAmado,no Pelourinho, re-alizou, nessa data, assina-tura de convênio para di-gitalização de jornais e re-vistas do acervo.Jorge Amado em abril de1961 foi eleito para a ca-deira número 23 da Acade-mia Brasileira de Letras (su-cedendo a Otávio Manga-beira). Na década de 1960,lançou os romances “A Mor-te e a Morte de QuincasBerro d’Água”, “Os VelhosMarinheiros, ou o Capitãode Longo Curso”, “Os Pas-tores da Noite”, “Dona Flore Seus Dois Maridos” e“Tenda dos milagres”. Nosanos 1970, viriam “TeresaBatista Cansada de Guerra”,“Tieta do Agreste” e “Far-da, Fardão, Camisola deDormir”.A obra literária deJorge Amado conheceuinúmeras adaptaçõesp a r acinema, teatro e televisão,além de ter sido temade escolas de samba portodo o Brasil. Seus livrosforam traduzidos em 55países, em 49 idiomas,existindo também exem-plares em braille e em fi-tas gravadas paracegos.Jorge Amado foisuperado, em número devendas, apenas por PauloCoelho mas, em seu es-tilo - o romance ficcional- não há paralelo no Bra-

HOMENAGEM Á JORGE AMADO

sil. Em 1994 viu sua obraser reconhecida como Prêmio Camões, o No-bel da língua portuguesa.Jorge Amado foi Jorna-lista, comunista, comomuitos da sua época, em1945, foi eleito deputadofederal por São Paulo, ten-do participado da Assem-bléia Constituinte de 1946(pelo Partido ComunistaBrasileiro) e da primeiraCâmara Federal posteriorao Estado Novo.O que lherendeu fortes pressõespolíticas. Viveu exiladon a   A r g e n t i n a   eno Uruguai (1941 a1942), em Paris (1948 a1950) e em Praga (1951a 1952). Escritor profis-sional viveu exclusiva-mente dos direitos auto-rais dos seus livros. Eracasado com Zélia Gattai,também escritora, que osucedeu na AcademiaBrasileira de Letras. Comela teve três filhos: JoãoJorge, Paloma, e Eulália.Amado recebeu vários prê-mios: Prêmio Lênin da Paz(Moscou, 1951); Prêmio deLatinidade (Paris, 1971);Prêmio do Instituto Ítalo-La-tino-Americano (Roma,1976); Prêmio Risit d’Aur(Udine, Itália, 1984); PrêmioMoinho, Itália (1984); Prê-mio Dimitrof de Literatura,Sofia — Bulgária (1986); Prê-mio Pablo Neruda, Associa-ção de Escritores Soviéticos,Moscou (1989); PrêmioMundial Cino Del Duca daFundação Simone e Cino DelDuca (1990); e Prêmio Ca-

mões (1995).No Brasil: Prê-mio Nacional de Romancedo Instituto Nacional do Li-vro (1959); Prêmio GraçaAranha (1959); Prêmio Pau-la Brito (1959); Prêmio Jabu-ti (1959 e 1995); Prêmio Lu-ísa Cláudio de Sousa, do PenClub do Brasil (1959); Prê-mio Carmen Dolores Barbo-sa (1959); Troféu Intelectu-al do Ano (1970); PrêmioFernando Chinaglia, Rio deJaneiro (1982); Prêmio Nes-tlé de Literatura, São Paulo(1982); Prêmio Brasília deLiteratura — Conjunto deobras (1982); Prêmio Moi-nho Santista de Literatura(1984); Prêmio BNB de Lite-ratura (1985).Entre as novidadesapresentadas pela famí-lia que envolve literatu-ra, cinema, teatro e ou-tras áreas para 2012, osAmado querem concre-tizar um desejo antigo:transformar em memo-rial a Casa do Rio Ver-melho, onde JorgeAmado e Zélia Gattaimoraram por quase 40a n o s .Á cineasta Cecília Ama-do, neta de Jorge Ama-do, divulgou data delançamento do longa-metragem, Capitães deAreia, baseado em livrohomônimo do avô.O fil-me deve ser lançadonacionalmente dia 14de outubro.Também foi divulgada a re-alização da mostra Jorge,Amado e Universal, que seráaberta em março no Museuda Língua Portuguesa, emSão Paulo. De agosto a ou-tubro, a mostra ocupa o ca-sarão do Museu de ArteModerna da Bahia (MAM-BA), para depois percorreroutras cidades brasileiras edo exterior.Por: Sandra L.Stabile

Salvador- Ba

Fonte pesquisa: Wikipédia -Biografia.

Sergipe: Defensoria Pública do Estado vai impetrar 31habeas corpus em favor das internas do Presídio Feminino

ainda não foram intimadaspara a primeira audiência,sem que a defesa tenhadado causa à demora. Notocante a esses casos, ire-mos impetrar 31 habeascorpus por excesso de pra-zo nas instruções e porconta das inovações refe-rentes à prisão preventiva,para que seja afastado oconstrangimento ilegal”,concluiu.

A diretora do Presídio Fe-minino, Lilia Melo, agra-deceu a iniciativa da De-fensoria Pública do Esta-do e destacou a importân-cia do mutirão, uma vezque o presídio não contacom um setor jurídico.“Não temos setor jurídicoe as presas têm a necessi-dade de saber sobre os seusprocessos. Com esse mu-tirão, elas podem ficar

mais tranquilas, pois mes-mo as que têm advogadosforam atendidas pelos de-fensores públicos. Nóstambém temos uma assis-tente social que prestaatendimento, assim comouma médica voluntáriaque faz exames e planeja-mento familiar para as ges-tantes, mas o mutirão re-força tanto na parte jurídi-ca quanto na psicossocial”,ressaltou

O presídio conta hoje com180 detentas, sendo que134 estão presas por tráfi-co, o que corresponde aum índice de 74,44%.“Desse número, 49 têmidade entre 18 e 24 anos.A maioria é daqui do Es-tado e as de outros Esta-dos foram usadas comomulas na travessia de dro-gas por seus namorados,familiares ou companhei-ros”, apontou Lilia.

Cymar Gaivota, ValdeckAlmeida de Jesus, FauFerreira, Renata Rimet,Carlos Souza, PinhoSannasc e Leandro de As-sis

O mês de agosto é mágicopara o Projeto Fala Escritor.São dois anos promovendo apoesia, o livro e os escritoresbaianos. Muita água rolou,muitos poetas e poetisas par-ticiparam das apresentações eencantaram a plateia com amagia da palavra e dasperformances poéticas. Tudoaliado a boa música, palestrasrelativas ao mundo literário,lançamentos de livros e mui-ta amizade. E por falar emaniversário, Jorge Amadocompletaria 99 anos em 10 deagosto de 2011. A edição doFala Escritor homenageia ogrande artista da palavra Jor-ge, sempre Jorge!Pinho Sanac

Page 9: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011O LIBERAL PÁGINA 9CULTURA

“Com sorte, você atravessa o mundo. Sem sorte nãoatravessa a rua” (Nelson Rodrigues) No mês do centenário de nascimen-

to de Jorge Amado o Fala Escritoraniversaria e homenageia o grande

ícone da Literatura Universal.

Na edição especial de segundo aniversário Inaê e LuizMiranda se apresentam. Vai ter lançamento de livro,recital poético e a voz melodiosa da musa baiana IaraCastro e violão, para o deleite da plateia.

O mês de agosto é mágico para o Projeto Fala Escritor.São dois anos promovendo a poesia, o livro e os escri-tores baianos. Muita água rolou, muitos poetas e poeti-sas participaram das apresentações e encantaram aplateia com a magia da palavra e das performances po-éticas. Tudo aliado a boa música, palestras relativas aomundo literário, lançamentos de livros e muita amiza-de. E por falar em aniversário, Jorge Amado completa-ria 99 anos em 10 de agosto de 2011. A edição do FalaEscritor homenageia o grande artista da palavra Jorge,sempre Jorge!

Desde o começo o Fala Escritor é sucesso, não só devi-do à grande demanda por espaços onde se possa ex-pressar o pensamento poético, fazer intercâmbio de in-formações, declamar ou simplesmente ler os escritostirados das gavetas. Outro fator importante para o cres-cimento do projeto é a união da equipe que coordena oFala Escritor, bem como a presença maciça de poetascomprometidos com a literatura.

A parceria da Livraria Saraiva, cedendo gratuitamenteo espaço e apoiando na divulgação, conta muitos pon-tos e dá credibilidade ao trabalho. Numa comunhão deesforços dos poetas, escritores, jornalistas, administra-dores, historiadores e filósofos nesta empreitada, quemganha é a Bahia, pois é através de iniciativas singularescomo esta que a arte ganha vida, a autoestima dos par-ticipantes se eleva e a poesia flui por todos os lados.

Além do merecido “parabéns pra você” à equipe, plateiae convidados, o Fala Escritor de aniversário traz: IaraCastro, parceira já consagrada na música baiana; Oquadro “Quem é o Escritor (a)” com duas estrelas dapoesia soteropolitana: Inaê, com apresentação de suavida literária, poética e teatral e Luiz Miranda, amigodo projeto e assíduo frequentador, cujas poesias fazemsuspirar até os menos sensíveis. Para completar,Terezinha Teixeira Santos lança o livro “As dores daseca”, romance que retrata nuances, hábitos e costu-mes do sertanejo, narrando a história de retirantes daseca de 1939.

O Projeto Fala Escritor começou com a iniciativa dohistoriador Leandro de Assis em parceria com os jorna-listas Valdeck Almeida de Jesus e Carlos Souza, ablogueira Delirium, a filósofa Fau Ferreira, o sindica-lista e cientista social Grigório Rocha e a administra-dora e estudante de letras Renata Rimet. No primeiroano eles realizaram dez edições comuns do Fala Escri-tor e uma edição especial no Espaço Cultural da Câma-ra Municipal de Salvador, levaram o projeto ao FórumSocial Mundial Temático – Bahia, lançaram o livro FalaEscritor em Prosa e Poesia, e promoveram o lançamen-to de mais 21 livros de diversos autores, além de abrirespaço para poetas e poetisas recitarem seus poemas.Atualmente a equipe é composta por Carlos Souza,Cymar Gaivota, Fau Ferreira, Leandro de Assis, PinhoSannasc, Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus.

Serviço:O que: Fala Escritor – Edição especial de segundo ani-versárioOnde: Livraria Saraiva Mega Store do ShoppingIguatemiQuando: Dia 13 de agosto (sábado) a partir das 18hEntrada: GrátisInformações: (71) 8805-4708 / 8831-2888 / 8122-7231http://www.falaescritor.blogspot.com/Contado por Projeto Fala Escritor 0 InspiraçõesMarcadores: Carlos Souza, Cymar Gaivota, Fala Es-critor, Fau Ferreira, inaê sodré, jorge amado, Leandrode Assis, luiz meneses, Pinho Sannasc, Renata Rimet,Valdeck Almeida de Jesus

Imigrantes corajosos se-guem passo a passo suaconstrução bem sucedida,cujo tema é a caminhadaque desde criança apren-deu a ser feliz, fazendo daprópria dor alimento de es-perança.A hora é sempre propíciapara se viver. Por amor sedispõem a escrever, trans-ferindo a outrem o que estálatente, o que sabe e o quesente. Quase sempre nametade de seu tempo emmeio a sonhos e projetosaparecem com faces resse-quidas produto das lides davida. Contudo, seus passossão intrépidos na subida daescadaria que os leva apenetrar nos canteiros flo-ridos da existência. Amamessa arte e com ela falamde lembranças da distânciado tempo.São muitos e alguns umtanto românticos deixamorvalhar seu perfume denoites e estrelas distantesque continuam a iluminarseu destino. Bebem comcarinho seus sorrisos eprantos apesar de poucose tristes os encantos.São doces os prazeres decada manhã ver renovadaas expectativas de reen-contros que permitem es-crever com maturidade ealegria espalhando e pin-tando uma nova poesia,seja na rua, no transporte,na cama, no escuro, poisagora já se sentem mais se-guros. Experimentam oparir de um novo textocuja inspiração e conteú-do revelam o seu êxito.Nas diversidades os mitose medos não alteram seusobjetivos, pois ninguémmuda os destinos; quandoa musa fala, a alma cala esem saber o porquê, obe-dece transformando-se em

Poetas Grisalhos – por Maria Loussa

Educadora Escritora e Poeta - Goiânia – Goiás

luz.Em cada vida desses poe-tas grisalhos um oásis trazo conforto, o refrigério daserenidade multicolorida ea lua em suas fases têmpaisagens que anunciam océu pontilhado de estrelas.Sente-se a paz em plenitu-de. E na quietude desteambiente oasífero se en-contram e reencontram osossego não permitindoque outros tirem o gostodesses encantos que sãoseus. Não divide, não com-partilha, nem dão receitas.Cada um constrói e edifi-ca seu oásis buscando oque precisam a ternura deum espaço secreto impos-sível de ser enxergado poroutros. Suas mãos traçamdestinos, abrem janelas ecom elas seus arquivos sãomostrados para amantesapaixonados. Eles tiram damemória momentos incrí-veis, felizes loucuras e so-nhos intangíveis. Tiveramfilhos, plantaram árvores eescreveram livros. Poderi-am descansar por senti-rem-se realizados, masdiscordam. Além dessasrealizações, continuam abuscar mais sonhos e tem-po para sonhar.Os poetas grisalhos atra-vés de seus escritos escre-vem o livro de sua vidacomo uma rosa que desa-brocha à procura de umamor que nunca brotou. Seos sonhos, os desejos, asesperanças, acabarem apa-ga-se uma luz. Continuamsendo amados porque setornaram conhecidos; bei-jados em face o desejo doslábios; abraçados porqueforam atraídos pelo imã doamor. O livro se fecha, mascontinuará sendo lido por-que é imortal.

PROFESSOR DO SEU FILHO: “Caro professor, ele terá de aprender que nem todos oshomens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, porfavor, diga-lhe que, para cada vilão há um herói, quepara cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe, por favor, que para cada inimigo haverá tambémum amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganhaque uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mastambém a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja edê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorrisosilencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, masdeixe-o também perder-se com os pássaros no céu, asflores no campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que aderrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa,ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contratodos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros,ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmenteporque os outros também entraram. Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidirsozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue ea lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz overdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impacientee a paciência de ser corajoso. Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé tambémem si, pois só assim poderá ter fé nos homens.Eu seique estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer,caro professor. “ Abraham Lincoln, 1830

UBE discute prêmio literárionacional

Na Bahia, o presidente Joaquim Maria Botelho teve reuniãocom Ubiratan de Castro Araújo, presidente da FundaçãoPedro Calmon, para discutir convênio.

Foi iniciada uma conversação, no dia 23 de julho, emSalvador, entre a União Brasileira de Escritores e aFundação Pedro Calmon, para a criação de um prêmioliterário de âmbito nacional.

A Fundação Pedro Calmon, presidida pelo historiador eprofessor Ubiratan de Castro Araújo, buscará patrocínio eas autorizações necessárias para a implementação doprojeto, a partir de uma ideia original de Moniz Bandeira,que já recebeu o prêmio Intelectual do Ano, troféu JucaPato.

À UBE caberá elaborar o regulamento do prêmio econstituir comissão julgadora.

Os detalhamentos do projeto serão anunciadas noCongresso Brasileiro de Escritores de 2011, em RibeirãoPreto. Para conhecer mais sobre o Congresso, visite esteendereço: www.ube.org.br/congresso

1º PLIPAN - Festival Literário

De 10 a 15 de outubro - Corumbá / MSParticipe:Você poderá fazer:Lançamentos de livrosExposição de artesanatoVaral de poesiaPerformances TeatroPerformances de Danças de Rua

Performances de DeclamaçãoPalestrasOficinas

Contato:Grupo ALEC - CX. Postal 112CEP: 79300-970 Corumbá / MSE-mail: [email protected]

Page 10: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL PÁGINA 10LITERATURA & OPINIÃO AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011

NAMORADOS Ao ver-te sem sentir, como meu pensamento viajo,à paragens bem distantesvamos.Levo-te a lugares diferentes,sempre juntos e abraçados,nos olhos, um do outronos vemos sempre, apaixonados.De mãos dadas caminhamos,por campos, e no meio das floresnos beijamos.Como almas , que são gêmeas,entre as flores e o céu, ficamosjuntos um ao outro,rosto e corpo colados,como amantes, como namorados Roldão AiresBRASIL

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçamas vossas mãos; porque a vossa obratem uma recompensa”. (II Crônicas15:7).

A Presidenta! A Presidente quer ser Presidenta,Mas não pode mudar nosso idioma.O Lula nunca foi um Presidento!E olhem que ele nem tinha diploma. Quando estudou foi ela umaestudanta?No Banco ela não é uma clienta.É ela, do governo comandanta?No médico, não é a pacienta! Em sala de aulas é uma docenta?Será que no PT foi dirigenta?Do povo é uma agente, não agenta! Se chamam a Presidente, Presidenta,Eu vejo que a burrice mais aumentaE, assim, o meu ouvido não aguenta.

Manoel VirgílioBrasil

Xaraés Perfeição!Tudo milimetricamente calculadoSem divisas ou divisores,Tudo é terra ou tudo é água.

O cheiro do cerrado, o capim seco equeimado,Araticum, guavira, tarumã, jenipapo,Matam a fome e perfumam a terra.

Aguapé lilás,A exuberância das flores...Na brisa matutina que ameniza o sol.

A balbúrdia das aves, o miado aolonge do maracajá,O vai e vem das ondas mansas,Nos cabelos de Iara a flor docamaloteDo Mar de Xaraes.

Delasnieve Daspet - 25.12.09Brasil

Prelúdio à Ideologia Quisera viver um dia sem teuorgulhoHomem feito bagulhoEfeito da tola vaidadeSem verdade conflita seuego imperfeitoDefeito que causa o horror. Vestido na tez da fobiaMania da vez sua clãVida que vai em preconceitoNo jeito que quer o seu orgulhovalor. Olha a grei na poesiaQue deveras mais livre à cada manhãNão abrigo a vã ideologiaHomem requer ter valor. Orgulho, dolo solitárioÓcio de um colo vazioAntes fosse a vida somente amor - Oseu belo ser. Mas vaidade, onde tudo se encerraNão vê que neste mundo tem alguémsofrendo de dor...Marcham para a morte certaEspéctros da fome, que horror! Não sei porque tanto tempo perdidoEm brigas de orgulho feridoQuando as mãos fracas esperam poruma ajuda qualquer. Não tem sentido viver um sofrimentoassimNem por um orgulho se querChegando à vida o seu fim.

Cesar MouraBrasil

TERESINKA PEREIRA

4:30am

Faz uns minutosnotei que estava falandocomigo mesma.Entao retruquei:Deixa de perder tempoem conversa fiada!Vai dormir!

Véus Encantados

Hoje me visto de véus encantados,Paro o tempo e o eternizo,Entrego-me nos braços da magia,Realizo sonhos,Tocando-os em minhas mãos,Amenizo saudades,Hoje pinto o dia,Com os mais belos matizes,E escuto as mais belas canções,Hoje sou feita de sorrisos e alegrias,Hoje a espera é doce,E a chegada esperada e comemorada,Hoje sou apenas emoções,E entrego-me de olhos fechados,Nos braços fortes do amor,Hoje não estarei só,Estarás aqui comigo,Venha! Estou aqui!Dance esta dança comigo... Patricia Montenegro Rio de Janeiro, 04-08-11 -

A MENTIRA DO NARCISO

Qual foi a mentiraque pôs uma barreirano caminhoonde a liberdade morriano meio do verso?

De agora em diante a poesiavai ficar delicadacomo um beijo de despedida.

Para que desejar que tudofosse diferente, e que a vidadesse uma grande patadaem alguém que se põede joelhos para rezar?

Não há nenhum deus no céue a soberbia de quem confiouem seu nome, cai sem armas.Sou poeta, assim que morra, serei imortal.

Estes versos não têm sol nem alegria.Estou enamorando-mede mim mesma como um Narcisoperdido no fervor dos tempos.

Teresinka Pereira*

A NOITE

Todos falamos do tempoe queremos nos esquecerque a madrugadaé irreversivel.

Quem sabe se o versoque desconhece o calendárioe ignora o tiquetaque do relógiopode desafiar a noitee transpor a viagem dos diassem medo da escuridão,sem medo do pecado,certificando-se em cada minutoque vivemos o escolhidoe único paraíso do amor?

Teresinka Pereira*

ANOITECER

Chove dentroe fora de minha alma.

O carteiro chega sem poesiae me diz descaradamenteque ainda sou jovem.

Se o fosse,não seria preciso dizer.

Era a tua poesiaque me mantinha jovem.

Agora, começa a anoitecer.

Teresinka Pereira*

Espetáculo da solidão                 Acabei de descobrirQue o meu maior intentoSempre fora tratar de pertoCom os espíritos da Poesia.  A ansiedade da espera, todo dia, Da tela em branco, quase um fantasma Sem nome, sem letra, sem data, É o meu túmulo sem epitáfio.

  O pressentimento da narrativa  Jamais deu a mim a expectativa,  Menos ainda, a certeza, de que virão,  Um a um, os versos salvadores.

  Se rumino o amor que contagia,  Talvez não perca a esperança,  O pesado e sólido desejo deamadurecer,  Recriar, enfim, o espetáculo dasolidão.   Daladier Carlos – Brasil.

HEMATOMAS

Senti-la estrela-pele em postasTê-la luzidia arranhando-me ascostasEra tudo o que eu mais queriaAquela vida em libido boaNo lugar dessa calmaria de lagoaDessa escadaria sem passosEm que a paixão sentido nãotomaPerdida nos hematomas da faltade abraços.

Carlos Lúcio GontijoBrasil

POEMA DO CHÃONão escrevo do alto...Também não estou pousadoem nenhuma núvem...Eu escrevo daqui, do asfalto,do barro, do matotudo que me toca o coração.

Pode ser uma dorpode ser um amorpode ser uma indignação...

Pode ser um devaneio...Por que não?Tudo me é permitido.

Sonho,mas não fico iludido.A minha realidade não deixa.

A.J. Cardiais

Page 11: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

O LIBERAL ESPORTE & OPINIÃO & CLASSIFICADO

Por Manoel Campos

PÁGINA 11

BAR DO DIASO melhor pirão da cidade.

Pirão de guaiamun e de peixe, queijo epeixe assado, carne do sol, cervejas, refrigerantes

e bebidas em geral.

NICE'S 32812883TELEFONE

RESTAURANTEDeseja a sua presença para apreciar a boa comida.

A La Catre.

Praça Heráclito Diniznaº 04 - Centro.

ESCOLINHA MENINO DE JESUSDA PROFESSORA LICÍNIA

NO POVO-ADO PAS-TORA, NARODOVIAV A L T E RFRANCO

PIZZARIA BAR ELANCHONETE

GOSTO GOSTO-S O

ALMOÇOS - LANCHES - SALGA-DOS - DOCES - SANDUICHES E

BEBIDAS EM GERAL TEL 91333503

UM EMPREENDIMENTO DENOELZIA, NEGO E NEM

AVENIDA ROTARY ( EM FRENTEAO CENTRO DE TERADIÇÕES)

CONFECÇÕES

Uma variedade de qualidade,na cofecção de sua roupa.

Rua José do Prado FrancoFONE - 81118331

Nova didádica e um quadro de professores de primeira li-nha. Não deixe de matricular a sua criança.

BURACO DOGANHAMUM

BAIRRO PASTORAPRAÇA DO SESI(079) 81346400

Do seu amigo Dedé daPastora

TEREZINHA

Laranjeiras: Corrida da Emanci-pação atrai atletas de vários mu-

nicípios

Mesmo sob chuva em alguns momentos, vários corre-dores de diversos municípios de Sergipe participaramno domingo (7) da Corrida da Emancipação em Laran-jeiras, como parte das comemorações da independênciapolítica da cidade.

A largada aconteceu na praça do povoado Pedra Brancapor volta das 9h. Os corredores seguiram pela LinhaVerde, bairro Comandaroba, Rua Direita (já dentro dacidade) até a Praça da Matriz, local da chegada. Alémdo Adulto Geral, disputaram atletas das categorias Adul-to Laranjeiras, Máster, Infantil Masculino e Feminino eaté 16 anos. Os três primeiros colocados receberam tro-féus, medalhas e prêmios.

Logo nos primeiros metros do percurso, alguns atletascomeçaram a se destacar do pelotão. A dupla de Aracaju,Garcez Freitas Santos e Cosme Gomes Santana, assu-miu a liderança e se manteve até o final da corrida. Como tempo de 24 minutos e 50 segundos, Garcez chegouem primeiro lugar, seguido de perto por Cosme Gomes.

“É importante que aconteçam competições como essapara estimular o esporte e incentivar que as crianças tam-bém pratiquem o atletismo”, destacou o primeiro colo-cado. O terceiro lugar ficou com o atleta Paulo Henrique.

Atletas de Laranjeiras também participaram da corrida.O primeiro colocado do município foi Rogério dos San-tos, que ficou em 6º geral. “Já estamos em contato como Departamento de Esporte e Lazer para buscar, junto àprefeitura, um maior incentivo para o esporte. Tenhocerteza que também poderemos encontrar grandes ta-lentos entre a nossa juventude”, afirma Rogério.

Atletas de outros municípios elogiaram a organizaçãoda corrida de Laranjeiras. “Para quem corre, participarde competições como essa é sempre bom, pois é umaforma de você medir seu nível junto com outros atletas.A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, co-mentou Iraildo José Santos, de 41 anos, 2º colocado naCategoria Máster, que se prepara para uma competiçãofora de Sergipe.

Não deixe de acompanhar outras notícias sobre Laran-jeiras no site www.laranjeiras.se.gov.br

Diretora de esporte faz entrega de prêmio

Encarregada de esporte faz entrega de premiação.

FOTO : KOKA

FOTO : KOKA

Abertura do 5º Campeonato de FutebolInfanto-Juvenil da Mussuca

A abertura do 5º Campeonato Juvenil da Mussuca,aconteceu no dia 07 de agosto com a aprticipação de08 equipes assim representadas: Ajax, Pôro, Barcelo-na, Blake Wrties, Os Primos, Cedrense, Grêmio eBBBE.A organização do evento é de Zé de Nida, CledvanSantos e Joeliton Sales.

* LARANJEIRAS VENCE AS DUAS PARTIDASA equipe do Laranjeiras Esporte Clube, venceu a pri-meira partida pelo Campeonato Estadual da SegundaDivisão, na cidade de Aquidabã contra a equipe local ena sua segunda apresentação venceu a equipe do Cariraem Laranjeiras. O primeirop jogo pelo placar de 1 x 0e a segunda partida pelo placar de 3 x 0.

GRUPO ATimes01 Sete de Junho02 Lagarto03 Boca Júnior04 Boquinhense05 Amadense06 Riachuelo

GRUPO BTimes01 Neópolis02 Gloriense03 Laranjeiras04 Propriá05 Maruinense06 Aquidabã07 Canindé

Na 1ª fase foram formados dois grupos:

Campeonato Municipal de Fute-bol inicia de 04 de setembro

O Departamento de Esporte da Prefeitura de Laran-jeiras, informou que o Campeonato Municipal de Fu-tebol de 2011, terá início no dia 04 de setembro comprevisão de encerramento para dezembro.Vinte equipes inscritas, formando quatro grupos decinco, de onde sairão dois de cada grupo depois dejogarem as equipes entre sí, para formarem as equi-pes das oitavas.Os jogos seráo realizados aos domingos nos camposdo Aldebrando Franco e Complexo do SESI.As equipes inscritas, são as seguintes:Grêmio, Internacional, Esperança, Juventus, Combi-nado, Fluminense, São Paulo, Azulzinho, João Ribei-ro, América, Juventude, Fortaleza, Gameleiro, Vitòria,Real madri, Comandaroba, Socialista, Torre, Bariririe Grêmio Mussuca.A tabela está sendo confeccionada no Departamento.

* FLAMENGO E VASCO MOVIMENTARAMO jogo entre as equipes do Framengo (RJ) e Vasco(RJ), movimentaram os torcedores da cidade. A mai-oria gostou do futebol das duas equipes.

* CLÁSSICOS DE SÃO PAULO AGRADOUOs clássicos entre as grandes equipes de São Paulo,também movimentou a cidade, que também abrigauma parcela de torcedores das quatro equipes.

AGOSTO DE 2011AGOSTO DE 2011

TABELA DOS JOGOS DO CAMPEONATO DEFUTEBOL DE 2011

ACADEMIAMANU ART

Rua Getúlio Vargas 29 -Calçadão

TEL - 3281 1044

Page 12: Laranjeiras - Sergipe / Jornal O liberal, agosto de 2011

Um passeio ciclístico com centenas dealunos das escolas municipais LourivalBaptista e Manoel Sizino Franco deu iní-cio hoje, (4), às comemorações dos 179anos de Emancipação Política de Laran-jeiras. A atividade foi promovida pelaPrefeitura da cidade, através do departa-mento municipal de esportes. A concen-tração de estudantes começou no inícioda manhã em frente à Escola MunicipalLourival Baptista. Em seguida, os parti-cipantes percorreram as principais ruasdo município.

Na avaliação da coordenadora municipalde Esportes, Vânia Bastos, o objetivo deincluir práticas esportivas na programa-ção alusiva aos 179 anos de emancipa-ção é fazer com que os estudantes des-pertem o interesse por uma vida saudá-vel e, engajados nesta prática, busquem

Apresentações artísticas e culturais encer-ram festa da Emancipação em Laranjei-ras

Com apresentações artísticas e culturais,a festa em comemoração aos 179 anos deLaranjeiras foi encerrada na noite do do-mingo, (7), com a banda Sisa Root’s. Nofinal da tarde, a população compareceu àPraça da Matriz para as apresentações dogrupo Menores Unidos de Laranjeiras,que está completando 25 anos, e da Or-questra Sanfônica de Aracaju.

Pela manhã, a programação começou às8h com o hasteamento das bandeiras na-cional, estadual e municipal e em segui-da, foi realizada a Corrida Rústica daEmancipação, mesmo com chuva em al-guns momentos. Além do Adulto Geral,disputaram atletas das categorias AdultoLaranjeiras, Máster, Infantil Masculino eFeminino e até 16 anos. Os três primei-ros colocados receberam troféus, meda-lhas e prêmios.

“Esta é uma data muito importante paratoda a população de Laranjeiras, pois apartir da emancipação, nosso municípiose desenvolveu e até chegou a ser cogita-do como capital de Sergipe, e hoje éPatrimônio Histórico Nacional pela suariqueza arquitetônica, cultural e históri-ca”, destacou a prefeita Ione Sobral.

Na avaliação da coordenadora municipalde Esportes, Vânia Bastos, o objetivo deincluir práticas esportivas na programa-ção alusiva aos 179 anos de emancipa-ção é fazer com que a população desper-

AGOSTO DE 2011 AGOSTO DE 2011

Matérias publicitárias daPrefeitura Municipal de Laranjeiras

do mês de agosto de 2011O LIBERAL PÁGINA 12MUNICÌPIO

Valorização da Mulher. A Prefeitura deLaranjeiras, através da Secretaria Muni-cipal de Assistência e DesenvolvimentoSocial e Coordenadoria de Políticas paraas Mulheres, realizou na manhã do dia,(24), a Reunião Ampliada de Desenvol-vimento de Políticas para as Mulheres.O evento ocorreu no Clube MunicipalAntônio Carlos Franco e contou com aparticipação da equipe de gestores e re-presentantes da comunidade.

Nesta reunião, a equipe de gestores e acomunidade visualizam e discutem, deforma propositiva, os direitos sociais damulher, a autonomia, a igualdade, aerradicação da extrema pobreza e, sobre-tudo, ‘O NÃO’ a todas as formas de vio-lência praticada contra as mulheres.

A Secretária Municipal de AssistênciaSocial, Zulmira Sobral, definiu a reuniãocomo um espaço democrático onde to-

Laranjeiras comemora Semana doFolclore

Reunião Ampliada discute políticaspara as mulheres de Laranjeiras

dos podem e devem participar, afinal osgestores são os representantes do povo. “Osgovernantes e a população devem estarsempre em constante comunicação. EmLaranjeiras, a determinação da prefeitaIone Sobral é desenvolver políticas de as-sistência que beneficiem a população. Con-tudo, hoje estamos aqui discutindo as po-líticas públicas voltadas às mulheres deLaranjeiras e todas podem e devem parti-cipar deste amplo debate. A participaçãopopular, é, sem dúvida, a marca desta ad-ministração”, disse a secretária.

Zulmira Sobral acrescentou ainda que estareunião ampliada é um preparativo para aIII Conferência Territorial de Políticas paraas Mulheres, que será realizada na próxi-ma segunda-feira, (29), em Laranjeiras.“Somente com os debates e o desenvolvi-mento de políticas eficazes é que conse-guimos avançar e alcançar o objetivo tra-çado”, ressaltou.

A prefeita Ione Sobral destacou as açõesque já estão sendo desenvolvidas em La-ranjeiras em benefício das mulheres e daAssistência Social. “Aqui, nesta gestão, jáimplantamos um Centro de ReferênciaEspecializado de Assistência Social(CREAS), um segundo Centro de Referên-cia em Assistência Social (CRAS) e embreve, até o final do meu mandato, vamosimplantar mais um CRAS. Para isto, essaadministração não dá sossego na busca deparcerias com os governos federal e esta-dual”, declarou.

A Prefeita disse ainda que todo o trabalhodesenvolvido no município tem o objetivode transformar a vida das mulhereslaranjeirenses. “Este governo acredita nopoder da mulher. Nós acreditamos que aMulher é forte e tem condições de mudaro mundo. Considero a mulher a base dafamília, que, ao lado do homem, segura osproblemas e busca alternativas eficazes,para assim, manter firme a união da famí-lia”, frisou Ione Sobral.Não deixe de acompanhar outras notíciassobre Laranjeiras no sitewww.laranjeiras.se.gov.br

te o interesse por uma vida saudável. “Oesporte transforma vidas. É através destaprática saudável que muitos jovens des-pertam o interesse em viver com maisqualidade de vida. Por isso, a decisão dosgestores municipais em incluírem ativi-dades esportivas nas comemorações ébastante assertiva”, afirmou Bastos.Diego Góes e Cícero Mendes

pesquisar a história do município.

“O esporte transforma vidas. É atravésdesta prática saudável que muitos jovensdespertam o interesse em viver com maisqualidade de vida. Além disso, com oenvolvimento desta atividade, muitos es-tudantes buscam, através de pesquisas,conhecer um pouco da história da cidadeaonde vivem. Por isso, a decisão dosgestores municipais em incluírem ativi-

Passeio ciclístico abriu comemorações aos 179 anos deLaranjeiras

dades esportivas nas comemorações ébastante assertiva”, afirmou Bastos.

A coordenadora lembra ainda que nestedomingo, (7), o departamento municipalde esportes vai realizar a tradicional cor-rida rústica. Na categoria adulto, a con-centração será no povoado Pedra Brancae na categoria juvenil, o ponto de partidaserá na Comandaroba. “Muitos jovens eadultos já estão inscritos. A nossa expec-tativa para esta atividade também é mui-to boa. Ao final, os melhores colocadosreceberão troféus e prêmios”, acrescen-tou Vânia Bastos.

A Programação da festa de emancipaçãopolítica de Laranjeiras prossegue nestaquinta-feira, às 19h, com o IV Café Cul-tural e apresentação do Quinteto de Me-tais da Orquestra Sinfônica de Itabaiana.