lar

3

Upload: joana-fernandes

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Historia do lar da tabua

TRANSCRIPT

No dia onze do mês de Maio do ano dois mil e um, pelas onze horas na presença do senhor padre João Carlos da Costa Gomes, pároco desta freguesia e presidente da direcção do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua, de sua excelência a senhora secretaria dos assuntos sociais Dr.ª Conceição Almeida Estudante, da senhora directora regional da segurança social Dr.ª Maria Fátima Sousa Aveiro Freitas, do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava Ismael Fernandes, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Tabua António dos Ramos Rodrigues e demais convidados foi efectuado o lançamento da primeira pedra.

Há décadas atrás, movidos pelo sonho de uma vida

melhor, muitos

filhos desta terra

emigraram. Hoje, movidos pelo desejo de ajudar muitos desses pais que afastados dos filhos e incapacitados de continuar a ter uma vida autónoma, um grupo de filhos desta terra sonhou com a criação de um lar para idosos.

O primeiro impulso foi dado pela D. Gracinda Pereira Tito, pelo seu encorajamento e apoio financeiro na aquisição parcial e legalização destas terras da Confraria do Santíssimo Sacramento, instituição que desde o primeiro dia apoiou esta iniciativa, disponibilizando este terreno. Mas a principal

impulsionadora deste projecto foi a Segurança Social da Madeira, que sempre acarinhou este sonho, e logo que as circunstâncias o permitiram comprometeu-se para o seu financiamento. Aprovado o projecto de arquitectura no primeiro semestre do ano dois mil, pela então Directora Regional Dr.ª Margarida Araújo e pelo Senhor Secretário Dr. Rui Adriano, foi passo decisivo para vivermos este momento, o lançamento da primeira pedra. A presença da actual Directora Regional Dr.ª Maria Fátima Sousa Aveiro Freitas testemunha o empenho e o apoio continuado da Segurança Social a este projecto de solidariedade que não visa apenas os idosos, mas dado as características da sociedade actual, vocaciona-se também para o apoio de crianças abandonadas.

Este edifício está projectado para vinte e cinco idosos e doze crianças.

Não podemos deixar de mencionar

um outro nome, Dr.ª Bernardete Olival Pita Vieira, a quem consideramos a madrinha deste projecto, pois desde o primeiro dia tem dado todo o seu apoio.