lakatos ii rev 2

17
BASES EPISTEMOLÓGICAS DA CIÊNCIA MODERNA Lakatos e os programas de pesquisa II

Upload: vitorakeo

Post on 11-Feb-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Texto sobre Lakatos

TRANSCRIPT

Page 1: Lakatos II Rev 2

BASES EPISTEMOLÓGICAS DA CIÊNCIA MODERNA

Lakatos e os programas de pesquisa II

Page 2: Lakatos II Rev 2

O núcleo irredutível de um programa

• O núcleo irredutível de um programa assume a forma de alguma hipótese teórica mais geral que constitui a base a partir da qual o programa deve se desenvolver.

Page 3: Lakatos II Rev 2

Exemplos

• O núcleo irredutível da astronomia copernicana seriam as suposições de que a Terra e os planetas orbitam um sol estacionário e que a Terra gira em torno de seu eixo uma vez por dia. O da física newtoniana é composto das leis do movimento de Newton mais a sua lei da atração gravitacional.

Page 4: Lakatos II Rev 2

O núcleo irredutível não é falsificável

• O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela decisão metodológica de seus protagonistas.Qualquer inadequação na correspondência entre um programa de pesquisa articulado e os dados da observação deve ser atribuído não às suposições que constituem seu núcleo irredutível,mas a alguma outra coisa da estrutura teórica.

Page 5: Lakatos II Rev 2

O cinturão protetor

• Ele consiste não somente das hipóteses auxiliares explícitas que suplementam o núcleo irredutível ,mas também em suposições subjacentes à descrição das condições iniciais e também em proposições de observação.

Page 6: Lakatos II Rev 2

Exemplo

• Era necessário que o núcleo irredutível do programa de pesquisa copernicano fosse aumentado pela adição de numerosos epiciclos às órbitas planetárias,inicialmente circulares,e era necessário também mudar a estimativa de distância das estrelas da Terra , previamente aceita.

Page 7: Lakatos II Rev 2

A proteção do núcleo irredutível

• O núcleo irredutível foi protegido mudando-se a observação , de modo que observações telescópicas substituíram as observações a olho nu. As condições iniciais também vieram a ser eventualmente modificadas , com a adição de novos planetas.

Page 8: Lakatos II Rev 2

Heurística negativa

• A heurística negativa de um programa é a exigência de que, durante o desenvolvimento do programa, o núcleo irredutível deve permanecer intacto e sem modificações.Qualquer cientista que modifique esse núcleo optou por sair deste programa de pesquisa específico.

Page 9: Lakatos II Rev 2

Exemplo

• Tycho Brahe escolheu sair do programa de pesquisa copernicano e iniciou um outro quando propôs que todos os planetas à exceção da Terra têm sua órbita ao redor do Sol, enquanto o Sol orbita uma Terra estacionária.

Page 10: Lakatos II Rev 2

Heurística positiva

• A heurística positiva indica como o núcleo deve ser suplementado para explicar e prever fenômenos reais.O desenvolvimento de um programa de pesquisa envolverá não somente a adição de hipóteses auxiliares adequadas , mas também o desenvolvimento de técnicas matemáticas e experimentais adequadas.

Page 11: Lakatos II Rev 2

Exemplo

• Desde o começo do programa copernicano ficou claro que eram necessárias técnicas matemáticas adequadas para manipular os movimentos epicíclicos , técnicas melhoradas para as observações astronômicas e teorias adequadas que governassem o uso de uma variedade de instrumentos para a elaboração e aplicação detalhada do programa.

Page 12: Lakatos II Rev 2

A heurística positiva de Newton-I

• Newton chegou à lei da atração do inverso do quadrado da distância,considerando o movimento de um planeta como um ponto ao redor do Sol como um ponto. Para chegar num modelo mais realista , orientado por uma heurística positiva, primeiro considerou que o Sol como um planeta se move sob influência da atração mútua.Levou então em consideração o tamanho dos planetas e tratou-os como esferas.

Page 13: Lakatos II Rev 2

A heurística positiva de Newton-II

• Depois de resolver os problemas matemáticos do último passo, Newton introduziu a possibilidade de um planeta girar,e o fato de que existe atração gravitacional entre os planetas, bem como entre o Sol e cada um deles.Nesse ponto do programa , ele começou a se perguntar sobre a correspondência entre sua teoria e a observação.Quando essa correspondência deixou a desejar , ele considerou planetas não esféricos.

Page 14: Lakatos II Rev 2

A heurística positiva de Newton-III

• O programa de Newton incluía o desenvolvimento de telescópios mais precisos,bem como de teorias auxiliares , como a de como levar em conta a refração da luz na atmosfera terrestre. Implicava também a construção de aparatos sensíveis para detectar a atração gravitacional no laboratório(experiência de Cavendish)

Page 15: Lakatos II Rev 2

A observação torna-se importante num estágio posterior

• O início de trabalho num programa de pesquisa se dá sem consideração da observação ou das falsificações. Um programa de pesquisa deve ter uma chance de realizar seu pleno potencial. Um cinturão protetor adequado e sofisticado deve ser construído. Na Revolução Copernicana , isso incluía o desenvolvimento de uma mecânica e de uma ótica adequadas.

Page 16: Lakatos II Rev 2

A etapa da observação

• Quando um programa foi desenvolvido até um estágio em que é apropriado submetê-lo a testes de observação,são as confirmações ,e não as falsificações que contam.Exige-se que um programa tenha sucesso em fazer previsões novas que sejam confirmadas.Foram sucessos da teoria de Newton a observação de Netuno por Galle, e a detecção da atração gravitacional por Cavendish no laboratório.

Page 17: Lakatos II Rev 2

O programa científico

• Em primeiro lugar, o programa de pesquisa deve possuir um grau de coerência que envolva o mapeamento de um programa definido para a pesquisa futura.

• Segundo , um programa de pesquisa deve levar à descoberta de fenômenos novos.

• O marxismo e psicologia freudiana satisfazem o primeiro critério mas não o segundo.E a sociologia moderna satisfaz o segundo ,mas não o primeiro.