karl marx parte 1

9
O HOMEM E O SEU TEMPO

Upload: professora-natalia-de-oliveira

Post on 05-Jun-2015

887 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Karl marx   parte 1

O HOMEM E O SEU TEMPO

Page 2: Karl marx   parte 1

Karl Marx nasceu em 1818, no seio de uma família judaica, em Trier, na Alemanha, e morreu em Londres, em 1883. Em 1844 conheceu Friedrich Engels, foi o começo de uma grande amizade que durou a vida inteira.Marx escrevia para vários jornais, no entanto, vivia com muita dificuldade e, se não fosse o auxílio de seu amigo Engels, não conseguiria edificar uma obra cuja envergadura intelectual até hoje é reconhecida.

Page 3: Karl marx   parte 1

Principais obras: Crítica à filosofia do Direito de Hegel (1843)A ideologia Alemã (1846) em parceria com HegelO Capital em três volumes (1867 – 1895), os dois últimos volumes foram publicados postumamente por Engels.

Page 4: Karl marx   parte 1

Para Karl Marx, não há possibilidade alguma de haver um capitalismo justo, ou seja, tal sistema é estruturalmente injusto e caracteriza-se pela exploração do homem pelo homem.

Tal exploração instalou uma desigualdade, que não pode ser transposta por medidas paliativas ou reformas de qualquer tipo. A única forma de transpor o abismo é a superação do sistema que é, em sua essência, distorcido e excludente.

Page 5: Karl marx   parte 1

Lei que procura descrever o desenvolvimento estrutural da realidade histórica. Ora, toda realidade histórica acaba gerando em seu ventre contradições tão agudas, que conduzirão a sua própria superação. Assim como o feudalismo gerou a burguesia, grande responsável por seu esfacelamento, o capitalismo formará e dará à luz seu próprio assassino: o proletariado.

Page 6: Karl marx   parte 1

Esse deverá levar a cabo o grande processo dialético da história, à medida que é uma classe verdadeiramente revolucionária. O proletário deverá tomar o poder de maneira revolucionária, implantando sua ditadura, até que todas as estruturas remanescentes do capitalismo sejam colocadas no chão.Desse processo emergirá a sociedade comunista.

Page 7: Karl marx   parte 1

Para Marx, a história da humanidade é a luta entre classes, entre opressores e oprimidos. Esse estado conflituoso é a grande mola propulsora da história. No capitalismo, essa contradição fundamental materializa-se no caráter antiético da relação entre burguesia e proletariado. Vale lembrar que, por burguesia, Marx entende a classe dos capitalistas modernos que têm a posse dos meios de produção e empregam assalariados.

Page 8: Karl marx   parte 1

Por proletariado, Marx entende a classe dos assalariados modernos que, não tendo acesso aos meios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para viver.

Page 9: Karl marx   parte 1

Teoria segundo a qual a estrutura econômica determina as ideias, ou seja, não é a consciência que determina a existência das pessoas, mas as condições materiais de existência determinam a consciência dos indivíduos. A construção das ideias, das representações simbólicas, ou seja, da consciência humana, está diretamente ligada às condições materiais.