k sindicato investe em novo corpo jurídico · jovalino ferreira de andrade; ... um fato...

5
Março de 2016- Ano II - Edição 7 - Distribuição - Dirigida Pág. 3 Pág. 4 Pág.6 Pág.8 Pág. 5 O Sindserv Ilhabela passou a contar desde o início deste mês com um novo corpo jurídico formado agora por três advoga- dos. A intenção é melhorar ainda mais o atendimento aos servi- dores filiados, disponibilizando profissionais especializados na área trabalhista e previdenciá- ria para orientar, informar e dar assessoria necessária aos sindi- calizados. Sindicato investe em novo corpo jurídico O Sindicato dos Servidores Públi- cos Municipais de Ilhabela pretende junto à administração, com a parti- cipação do técnico em segurança do trabalho da prefeitura, elaborar um cronograma de ações que culminem na elaboração da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Com a CIPA será possível veri- ficar as condições de trabalho e a saúde do trabalhador, a necessi- dade de equipamentos e material de segurança dentre outros itens que possam garantir a redução dos ris- cos inerentes ao trabalho. Sindserv inicia conversações para elaboração da Cipa A Prefeitura de Ilhabela deverá abrir licitação para a contratação de empresa que vai elaborar Plano de Cargos e Carreiras. A descri- ção para a publicação do edital já está sendo produzida pela secre- taria da Administração e deverá ser publicada ainda no mês de abril. Muitos servidores munici- pais estão procurando o sindicato para saber mais detalhes sobre o assunto. Servidores estão na expectativa do Plano de Cargos e Carreiras E o vale- refeição para os servidores da Prefeitura? Programa “Fala, Servidor” volta ao ar pela Rádio Cidade-FM Melhores condições de traba- lho, aumento de salário, igual- dade de direitos, encaminha- mento do Plano de Cargos e Salários da categoria são alguns dos assuntos no programa “Fala, Servidor” que voltará ao ar pela Rádio Cidade Ilhabela ( 87,5 FM), aos sábados, das 11 horas ao meio- -dia, ao vivo. Retroativo por Insalubridade e Periculosidade Pág.6

Upload: duongminh

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Sindserv.pdf 1 6/8/15 12:46 PM

Março de 2016- Ano II - Edição 7 - Distribuição - Dirigida

Pág. 3

Pág. 4Pág.6

Pág.8

Pág. 5

O Sindserv Ilhabela passou a contar desde o início deste mês com um novo corpo jurídico

formado agora por três advoga-dos. A intenção é melhorar ainda mais o atendimento aos servi-

dores filiados, disponibilizando profissionais especializados na área trabalhista e previdenciá-

ria para orientar, informar e dar assessoria necessária aos sindi-calizados.

Sindicato investe em novo corpo jurídico

O Sindicato dos Servidores Públi-cos Municipais de Ilhabela pretende junto à administração, com a parti-cipação do técnico em segurança do trabalho da prefeitura, elaborar um cronograma de ações que culminem na elaboração da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Com a CIPA será possível veri-ficar as condições de trabalho e a saúde do trabalhador, a necessi-dade de equipamentos e material de segurança dentre outros itens que possam garantir a redução dos ris-cos inerentes ao trabalho.

Sindserv inicia conversações para elaboração da Cipa

A Prefeitura de Ilhabela deverá abrir licitação para a contratação de empresa que vai elaborar Plano de Cargos e Carreiras. A descri-

ção para a publicação do edital já está sendo produzida pela secre-taria da Administração e deverá ser publicada ainda no mês de

abril. Muitos servidores munici-pais estão procurando o sindicato para saber mais detalhes sobre o assunto.

Servidores estão na expectativa do Plano de Cargos e Carreiras

E o vale-refeição para os servidores da Prefeitura?

Programa “Fala, Servidor” volta ao ar pela Rádio Cidade-FM

Melhores condições de traba-lho, aumento de salário, igual-dade de direitos, encaminha-mento do Plano de Cargos e Salários da categoria são alguns

dos assuntos no programa “Fala, Servidor” que voltará ao ar pela Rádio Cidade Ilhabela ( 87,5 FM), aos sábados, das 11 horas ao meio--dia, ao vivo.

Retroativo por Insalubridade e Periculosidade Pág.6

SINDSERV SINDSERVEditorial

ExpedienteO Sindserv Ilhabela Em Foco é um informativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de IlhabelaAv. Princesa Isabel, 1444 - Salas 09/10 - Perequê - Ilhabela / SPFone: (12) 3896.5458As opiniões e sugestões para as próximas edições poderão ser enviadas pelo e-mail: [email protected] do Sindicato: www.sindservilhabela.org.br Página do facebook: Sindserv IlhabelaDistribuição interna e dirigida aos servidores e setores públicosDiretoria:Marcelo do Nascimento Rocha (Presidente); Sidnei da Silva (Vice - Presidente); Carlos José de Oliveira (Secretário Geral); Divaldo José da Silva Santos (1º Secretário); Kelly dos Santos Felício (2º Secretária); Luiz Aníbal Fernandes de Jesus (Te-soureiro).

Suplentes:Alex Maia Cordeiro; Flávia Janaina de Oliveira; Marinalva da Silva Santos; João Carlos Ramos; Carlos Eduardo Pedrini.Conselho Fiscal:Jovalino Ferreira de Andrade; Lourdineia Silvestre dos Santos; Crisamon dos Reis Silva.Suplentes - CF:Gilvan Vieira Rabelo; Marco Antônio de Oliveira; Sílvio Eduar-do dos Santos Gouveia.Conselhos de Representantes:Maria Tereza de Souza da Luz; Eduardo de Sant’anna.Suplentes - CR:Florisvaldo dos Santos; Francisco Silvani da Silva.Jornalista: Vanessa de Paula MTB 40.282/SPGráfica: Atlântica Gráfica e Editora Diagramação: Marizia SilvaTiragem: 3 mil exemplares

Palavra do Presidente

2 3

Abrimos esta edição do “Sindserv Ilhabela Em Foco” expressando aqui nossa indignação com os vereadores de Ilhabela e ao chefe do Executivo que, ao aprovar e sancionar o Vale Refeição aos

funcionários da Câmara, não se lembraram dos trabalhadores da Prefei-tura, os mesmos trabalhadores que agora começam a cobrar este benefício do Sindserv – que agora coloca este item na extensa lista de pauta de rein-vindicações dos servidores.

A Lei que prevê que a Câmara conceda o benefício aos seus servidores, inclusive os comissionados, foi aprovada no final ano passado, e na ocasião os vereadores infelizmente se “esqueceram” do restante do funcionalismo e não articularam junto ao Executivo o Vale refeição para “toda” a categoria. Um fato lamentável já que os servidores da Câmara também foram bene-ficiados com o Cartão Alimentação, graças a nossas negociações. Estamos cientes que a lei tenha que partir do Executivo, porém faltou empenho dos vereadores para esta articulação.

Também não estamos percebendo em nenhum momento nossos repre-sentantes no Legislativo articularem com a atual administração o Plano de Cargo e Carreiras – que abrangeria TODOS os servidores da Prefeitura, fosse por meio de Indicações ou Requerimentos a respeito do assunto, fosse procurando mais informações junto ao próprio sindicato.

Lembrando que na época de discussões junto à Câmara, o vereador Luiz Paladino se comprometeu com a causa e até o momento a diretoria do Sin-dserv não viu nenhum movimento neste sentido.

Assistimos a todas as sessões de Câmara do ano passado, para acom-panhar para onde os recursos públicos do município têm sido aplicados, milhões de reais em subvenções aprovados para a administração.

Os recursos são muitos e têm sido investidos em melhorias para a cidade, mas nem sempre dependendo do ponto de vista. Quem acompanha todas as sessões legislativas e está bem informado pode ter esta impressão.

Este é o momento e a grande oportunidade dos envolvidos mostrarem que realmente se importam com o funcionalismo.

Não estamos para brincadeira. Somos uma diretoria independente que questiona as autoridades.

É por estas e outras lutas, servidores, que vamos prosseguir buscando aprimorar cada vez mais nossa comunicação com vocês através deste e de outros meios de comunicação do Sindserv Ilhabela a fim de mostrar o que tem ocorrido. Não temos intenção de atacar politicamente ninguém. O objetivo é que todos saibam em quem podemos confiar.

É importante deixar claro que esta diretoria não tem vínculo político

ou partidário com qualquer grupo, porém estaremos sempre cobrando e lutando pelos nossos direitos dentro ou fora do período eleitoral.

Encerro nosso editorial, reafirmando a base do projeto plural, crítico e apartidário do Sindserv Ilhabela e nosso compromisso com a categoria dos servidores.

Marcelo do Nascimento RochaPresidente do Sindserv Ilhabela

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhabela

Sua participação torna o sindicato mais eficiente.É com base na experiência e nas informações do ser-

vidor que o Sindserv Ilhabela se tornará ainda mais efi-ciente.

O Sindicato é nosso espaço em comum para debater-mos o que interessa à categoria. Filie-se.

Os interessados podem preencher o formulário no site www.sindservilhabela.org.br ou comparecer à sede do sindicato, na Avenida Princesa Isabel, 1.444 – sala 9 – Perequê. Mais informações: (12) 3896-5458.

SERVIDORES, NO PLURAL

Sindicato investe em novo corpo jurídico

O Sindserv Ilhabela passou a contar desde o início deste mês com um novo corpo jurídico formado agora por três advogados. A intenção é melhorar ainda mais o atendimento aos servi-dores filiados, disponibilizando pro-fissionais especializados na área tra-balhista e previdenciária para orientar, informar e dar assessoria necessária aos sindicalizados.

O departamento jurídico atua em orientações trabalhistas, cálculos e outros direitos individuais, estando apto a promover abertura de ações tra-balhistas em defesa da categoria.

Outra função importante do setor é

atender as denúncias feitas pelos ser-vidores que estejam sendo lesados – individualmente ou coletivamente - em seus direitos. Após o recebi-mento da denúncia e constatado que a denúncia é verdadeira, a diretoria do sindicato busca resolver o problema junto à prefeitura e, caso não aconteça, a entidade encaminhará a denúncia – por meio de seu departamento jurí-dico - para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Ministério Público do Trabalho ou propõe Ação de Cum-primento perante a Justiça do Traba-lho, para que se faça valer os direitos dos trabalhadores.

Dr. Ezequiel Fernando Rosa da Silva Dr. Alex Maia Cordeiro Dra.Tainan Sales

Plantões do Departamento Jurídico do Sindserv Ilhabela:

Terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas

O novo corpo jurídico é formado pelos advogados dr. Ezequiel Fer-nando Rosa da Silva, dr. Alex Maia Cordeiro e a dra.Tainan Sales. Os três advogados têm ampla experiência na área jurídica, sobretudo em causas

trabalhistas.Segundo o dr. Ezequiel, com o tempo

este plantão poderá ser ampliado, con-forme a demanda. “Nosso trabalho aqui será prover o bem comum do servidor de Ilhabela e nos colocamos à disposição de todos os filiados para esclarecer dúvidas e prestar as orienta-ções necessárias”, explica o dr. Ezequiel. O sindicalizado que precisar consul-tar o departamento jurídico do Sind-serv Ilhabela contará com um plantão às terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas, na sede do sindicato.

“Existem muitas pendências judi-ciais entre servidores e a Prefeitura e a demanda é crescente por isso fomos buscar um novo corpo jurídico com mais profissionais que pudessem dedi-car mais tempo às nossas causas. Lem-brando que o número de funcionários da prefeitura cresceu ainda mais após os últimos concursos e naturalmente as consultas jurídicas triplicaram nos últimos meses”, explica o presidente do Sindserv Ilhabela, Marcelo Rocha.

SINDSERV SINDSERV 54 5

O Sindserv pretende junto à admi-nistração municipal, com a partici-pação do técnico em segurança do trabalho da prefeitura, elaborar um cronograma de ações que culminem na elaboração da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). “O objetivo é um projeto que seja efi-ciente tanto para servidores quanto para a prefeitura. Com a CIPA será possível verificar as condições de trabalho e a saúde do trabalhador, a necessidade de equipamentos e material de segurança dentre outros itens que possam garantir a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”, comenta o presidente do Sindserv Ilhabela, Marcelo Rocha.

Ele explica que a intenção é regu-lamentar os exames anuais de traba-lho como o PCMSO e PPRA exames pelos quais o servidor tem de passar.

Afinal o que é CIPA?É a Comissão Interna de Pre-

venção de Acidentes (CIPA) que

orienta a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5) e tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho. Tais medidas servem para reduzir ou até eliminar os riscos existen-tes ou tentar neutralizá-los, discu-tindo assim os acidentes ocorri-dos e encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Tra-balho e a Administração.

O resultado destas discussões tem como prioridade adotar medidas que previnam acidentes semelhan-tes e orientar os demais servidores quanto à prevenção e integridade física do funcionário.

Após a instalação da CIPA, o servidor poderá procurar qual-quer membro desta comissão para buscar orientações sobre prevenção de acidentes; relatar ocorrências de acidentes; solicitar Equipamentos de Proteção Indi-vidual e Coletiva (EPI/EPC); soli-citações consertos e reparos que ponham em risco a saúde do ser-

vidor e ainda dar sugestões.

O que é PPRA?São as iniciais do Programa de

Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA). Trata-se de uma legis-lação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras nº 9, emitida pelo Ministério do Traba-lho e Emprego em 1994. O objetivo é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalha-dores, frente aos riscos dos ambien-tes de trabalho.

Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentra-ção, intensidade e tempo de expo-sição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, cada um com suas próprias características e complexidade.

Técnicos de Segurança, Enge-

nheiros de Segurança e Médicos do Trabalho são os profissionais habili-tados para elaborar o PPRA.

O que é o PCMSO ?São as iniciais do Programa de

Controle Médico de Saúde Ocu-pacional. Trata-se de uma legis-lação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras nº 7, emitida pelo Ministério do Traba-lho e Emprego no ano de 1994. O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

O objetivo do PPRA é levan-tar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os ris-cos não eliminados são objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPR não existe PCMSO, devendo ambos estar permanen-temente ativos.

Sindserv inicia articulações para instalação da CIPA

A Prefeitura deverá abrir licita-ção para a contratação de empresa que vai elaborar Plano de Car-gos e Carreiras. A descrição para o edital já está sendo produzida pela secretaria da Administração e deverá ser publicada ainda no mês de abril.

“Preocupados com o assunto, muitos servidores municipais estão procurando o sindicato. Enquanto aguardamos a publicação, os inte-

ressados podem ir buscando infor-mações, pesquisando o tema e começando a alinhar suas expectati-vas a fim de eleger um representante de seu setor que deverá ter conhe-cimento e disponibilidade para se dedicar às reuniões para a elabora-ção do plano. Deveremos estar pre-parados para estes futuros diálogos”, explica o presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públi-cos Municipais de Ilhabela), Mar-

celo Rocha. Segundo o presidente do Sindserv, as portas do sindicato estão abertas para prestar informa-ções sobre o Plano a todos os ser-vidores, inclusive os que ainda não estão filiados.

Ele também explica que assim que for efetivada a contratação da empresa, o Sindserv e a Prefeitura convocarão todos os servidores interessados em participar das dis-cussões para a elaboração do Plano.

Servidores estão na expectativa do Plano de Cargos e Carreiras

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a pro-moção da saúde de todos os trabalhadores. A comissão têm importância estratégica e fundamental na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

A diretoria do Sindserv Ilhabela (Sindicato dos Servidores Públi-cos Municipais de Ilhabela), desde quando empossada em agosto de 2014, tem investido tempo e muito trabalho em importantes causas.

Hoje o sindicato comemora algu-mas conquistas e prossegue muitas lutas em defesa dos servidores. Den-tre as mais recentes vitórias, destaca--se o aumento do valor do Cartão

Alimentação e a extensão do benefí-cio a todos os funcionários efetivos. A regularização das horas extras dos vigias convertidas em folgas também foi marcada como outra importante conquista. Outra grande batalha da entidade é o pagamento das dívidas de gestões anteriores. Quanto a esta questão, o Sindserv coloca os balan-ços financeiros à disposição dos filia-dos. Um dos mais importantes assun-

tos sobre o qual todo servidor tem se interessado é o Plano de Carreiras e Cargos – que hoje é a maior luta do sindicato.

O presidente do Sindserv, Marcelo do Nascimento, lembra que há quase 20 anos o funcionalismo municipal não recebia nenhum benefício e hoje a diretoria da entidade vislumbra mais melhorias para o servidor como uma sede própria para a entidade e até um

clube para os servidores, o que pro-porcionaria a integração dos funcioná-rios resultando em uma maior união da categoria e consequentemente um sindicato ainda mais forte. “Tudo isto é uma parte de uma grande pauta de rei-vindicações que certamente se trans-formarão em valiosas conquistas, com a participação direta e o apoio de todos os servidores”, acrescenta o presidente do sindicato.

Plano para o MagistérioMuitos professores também já

procuraram o Sindserv para obter mais informações sobre o Plano de Cargos e Carreiras voltado ao Magistério e aos servidores lotados na secretaria de Educação, segundo informações da própria prefeitura, os serviços da empresa a ser contra-tada deverão englobar o Plano de Cargos e Carreiras deste segmento, inclusive resultando em alterações no atual Estatuto.

Informe-se

A homepage oficial da Prefeitura de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br) disponibiliza todo o acervo da Legis-lação Municipal. O cidadão pode ter acesso por meio do link “Leis Muni-cipais” dentro do item “serviços” da homepage, ou http://www.ilhabela.sp.gov.br/servicos/leis-municipais. A ferramenta “pesquisa” propor-ciona a busca por meio do número da Lei ou por palavra-chave.

O site oficial da Câmara tam-bém disponibiliza no link “legis-lação”. Vale lembrar que o atual Estatuto dos Servidores é pre-visto na Lei nº 649/97 e o Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério Público Municipal é previsto na Lei nº 887/2000.

Conheça algumas conquistas da atual diretoria do Sindserv Ilhabela:- A proporcionalidade dos cargos em comissão ficou contemplada na Lei da Reforma Administrativa, sendo marcada como a primeira conquista da gestão atual do sindicato. Hoje 50% dos cargos comissionados devem ser ocupados por funcionários efetivos.- Até maio de 2015, apenas os servidores com até Referência 7 recebiam o Cartão Alimentação que era de R$ 135,00. Após uma ampla articulação com a Prefeitura de Ilhabela e a Câmara Municipal, foi sancionada a lei que concedia o benefício aos servidores com até Referência 13 e o Cartão Alimentação passou a valer R$ 180,00. Em outubro de 2015, o benefício concedido aos servidores com até Referência 13 passou a valer R$ 230,00 e também foi excepcionalmente concedido no mês de dezembro o dobro do valor mensal. E ainda no final de 2015 a todos os servidores.- Outro benefício foi o pagamento do adicional por título de formação profissional, que pode variar de 2 a 15% de acordo com a categoria e a escolaridade.- A “6ª parte” também passou a ser direito do servidor, inclusive os aposentados, que completaram ou completarem 20 anos de casa, calculada sobre o vencimento básico.- A reclassificação da referência dos cargos de monitor de alunos, secretário de escola e enfermeiro foi outra conquista.- Também foi concedida a bonificação por assiduidade, designada ao funcionário que não tenha nenhuma falta, ainda que justificada ou decorrente de licença ou concessão de qualquer natureza. Têm direito ao prêmio os servidores do quadro permanente, sendo que os efetivos que possuem cargos comissionados só terão direito, caso tenham controle de frequência, recebendo o prêmio calculado com base ao salário do cargo efetivo.- Após reivindicação do Sindserv, a Prefeitura passou a disponibilizar, no mês de julho de 2015, o vale transporte para servidores moradores das cidades vizinhas.- Um dos principais êxitos foi a regulamentação da Lei que concede adicional por penosidade, insalubridade e de periculosidade.- Até 2009, os vigias noturnos que trabalhavam em jornada especial de trabalho conhecida como “12 por 36”, ou seja, 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso, tinham ao final do mês 24 horas extras que não eram remuneradas e sim revertidas em horas de folga. Atualmente o departamento jurídico do Sindserv tem cobrado o pagamento retroativo referente aos últimos cinco anos destas horas extras que nunca foram pagas e nem permutadas em folga.

Sindserv Ilhabela destaca lutas e conquistas

SINDSERV SINDSERV6

Retroativo por Insalubridade e Periculosidade

O Sindserv Ilhabela solicita aos seus filiados, que pre-tendem requerer o paga-mento RETROATIVO por INSALUBRIDADE e PERI-CULOSIDADE, que entre-guem a cópia do processo administrativo na sede do sindicato.O processo pode ser soli-citado por meio de requeri-mento no Setor de Protoco-lo da Prefeitura de Ilhabela. Após a Prefeitura indeferir o pagamento destes retroa-tivos, agora o Sindicato en-trará com ação na Justiça do Trabalho em defesa dos servidores.O sindicato fica à disposi-

7

Com a transição para o Cartão Convênio, o Sindserv Ilhabela informa as empresas parceiras do Sindicato para melhor atender os seus filiados

O Sindserv Ilhabela informa as empresas parceiras, onde seus sindicalizados poderão utilizar o cartão convênio. Vale ressaltar que alguns dos conveniados continuam oferecendo apenas o desconto, sem a possibilidade de débito em folha de pagamento, como no caso da Clínica Centro Médico Ilhabela, Wizard – Escola de Idiomas, Cen-tro Britânico – Escola de Idiomas, Academia Movement Espaço Fitness, ETS – Escola Técnica e Colégio Objetivo Ilhabela. É importante enfatizar que o Sindserv continua buscando novas parcerias, fazendo com que o número de empresas conveniadas aumente. Desta maneira, o servidor deve ficar atento e acompanhar as novidades do Sindicato, através do site: www.sindservilhabela.org.br e rede social: facebook/Sindserv Ilhabela.Auto Escola

AUTO ESCOLA ILHABELAAv. Princesa Isabel, 2726 - Barra Velha – Ilhabela Telefone: 3895.8640

Beleza

REALCE CABELEREIROSAv. Princesa Isabel,2548 – Bar-ra Velha – Galeria da Barra Te-lefone: 3895.7332

MARy KAy BELEzA BRASILPROnTA EnTREgARua Itaquanduba,124 – Ita-quanduba – Ilhabela - Telefo-nes: 99655-6635 (whatsApp) - 99188-2558 - 98131-5667

ESMALTERIA nAIL BARRua Dois Coqueiros - Perequê - Ilhabela- Telefone: 3896.3042

Calçados

LÉO SPORTS – LOJA DE CALÇADOSEndereço: Av. Princesa Isabel, 1673 - lj 01 e 02 - Perequê - Ilhabela - Telefone: 3896.3315

Colchões

ELLEgAnCE COLCHÕESAv. Princesa Isabel, 90 - Pe-requê – Ilhabela - Telefone: 3896.4184

Educação

CEnTRO BRITÂnICO - ESCO-LA DE IDIOMASR. Prefeito Mariano Procópio de Araújo, 210 - Perequê – Ilhabela - Telefone: 3896.6726*Desconto de 30% na mensa-lidade

CnA IngLÊS DEFInITIVOR. dois coqueiros nº 134 Pere-quê: Telefone 3896.2454

ETS - ESCOLA TÉCnICAAv. Princesa Isabel, 1449 - Perequê - IlhabelaTelefone: 3896.1597*Desconto de R$90,00 nos cur-sos técnicos de Administração, Edificação, Segurança do Tra-balho e Enfermangem.*Os dependentes dos filiados também

WIzARD - Escola de IdiomasEndereço: Av. Princesa Isabel, 1231 - Perequê - Ilhabela Tele-fone: 3896.5656

* Desconto de 30% na mensali-dade do curso de inglês

COLÉgIO OBJETIVO ILHA-BELARua Luiz Ameixeiro, 204 - Pere-quê – IlhabelaTelefone: 3895.1500

COLÉgIO OBJETIVO SÃO SEBASTIÃORua Agripino Jose do Nasci-mento, 177 - Vila Amelia.Telefone: (12) 3893-3100/

FASS FACULDADE DE SÃO SEBASTIÃORua Agripino Jose do Nasci-mento, 177 - Vila Amelia.Telefone: (12) 3893-3100

CEnTRO UnIVERSITARIO MODULOR. Frei Pacífico Vagner, 653 - Centro, Caraguatatuba.Telefone: 0800 721 5844

UnIMES VIRTUAL POLO CARAgUATATUBATelefone: (12) 3892-1438 ou (12) 99609-2849

Farmácia

FARMA ILHAEndereço: Avenida Princesa Isabel, 1708 - loja 03 - Perequê - Ilhabela - Telefone: 3896.5141* Entrega em domicilio

DROgARIA ITAQUAnDUBAAv. dos Bandeirantes, 38 - Ita-quanduba - Ilhabela Telefone: 3896.1889

gás e Água

BEzALEL gÁS E ÁgUAEndereço: Rua Novo Horizon-te, 29 - Topolandia - São Se-bastiãoTelefone: 3892.5995*Entrega em domicilio

DISK gÁS E ÁgUA ILHA DA PRInCESAEndereço: Av. Benedito dos An-jos Sampaio,419 - Barra Velha - Ilhabela.Telefone: 3895.1289*Entrega em domicilio

LIQUIgASEndereço: Av. Ernesto de Oli-veira - Água Branca - Ilhabela Telefone: 3896.4444*Entrega em domicilio

Material de construção

ILHABELA SHOPPIng DA COnSTRUÇÃO.Av. Princesa Isabel, nº 2320 - Barra Velha - IlhabelaTelefone: 3895.8182

Medicina & Saúde

ACADEMIA MOVEMEnT ESPAÇO FITnESSAv. Princesa Isabel, 1386 - lo-jas 09/10 - Perequê - Ilhabela - *Desconto de 20%.

CEnTRO MÉDICO ILHABELAEndereço: Av. Princesa Isabel, 1673 - Perequê - IlhabelaTelefone: 3896.1193* Consulta Médica com des-conto: R$160,00*Descontos diversos nos exa-mes (consultar no local)

MARISTELA SAnCHESPsicoterapeuta Holística.(12) 3892-6591 - (12) 9740-13156 - ID 114*11808 - www.maristelasanches.psicote-rapeutas.com.br

Moda

LOJA BLUE MARLIn – (Lojas 1 e 2)Rua Dr. Armando Sales de Oli-veira, 36 - Centro - São Sebas-tião (LOJA 1)Telefone: 3892.6009Endereço Loja 2: Rua Duque de Caxias, 188 - lj 12 - Centro - Fama Shopping LOJA LOTUS MAgAzInEEndereço: Rua Irene R. Barbosa, 137 - Perequê – Ilhabela Tele-fone: 38962082

LOLA MAgAnIzEAv. Princesa Isabel, 1682 - Pere-quê – IlhabelaTelefone: 3896.3291 VIRÔ MODAAv. Princesa Isabel, 2537 – Barra Velha – Ilhabela Telefone: 3896.6201 SUPERBOnITARua Itaquanduba, 124 – Ita-quanduba – Ilhabela Telefone: 99188.2558Telefones: 99655.6635 (what-sapp) / 98131.5667

SAnTA MAnIAAv. Princesa Isabel, 1417 - Pere-quê – Ilhabela

Telefone: 3896.1200

Posto de gasolina

POSTO IPIRAngA - Postos 1 e 2Av. Princesa Isabel, 2727 - Bar-ra Velha - Ilhabela Telefone: 38958542 Endereço2: Av. Prin-cesa Isabel, 383 - Perequê - Ilha-bela Telefone: 38963092

Restaurante/ Lanchonete

LAnCHOnETE E RESTAU-RAnTE SERRA VERMELHARua Benedito Mariano Leite, Bar-ra Velha – Ilhabela - Telefone: 3896-3918

BLU RESTAURAnTERua do Santander al lado da Prefeitura, – Ilhabela - Telefone: 3896-5318

FRUTAMAnIARua prefeito Mariano Procopio de Araujo Carvalho 59, – Ilhabela - Telefone: 3895-8155

SUPERMERCADO/COnVEnIÊnCIA

SUPERMERCADO DO FRADEAv. Princesa Isabel, 1126 - Pe-requêTelefone: 3896.1134

SUPERMERCADO ILHA DA PRInCESAAv. Princesa Isabel, 2467 - Bar-ra VelhaTelefone: 3895.8269

BAEPI EXPRESSAv. Princesa Isabel, 1673 - Perequê – IlhabelaTelefone: 3896.3717

SUPERMERCADO BAEPIRua Dr. Carvalho, 178 - CentroTelefone: 3896.4222

FRADE COnVEnIÊnCIASAv Almirante Tanandaré, 164 – Itaquanduba Telefone: 3896.1534

SUPERMERCADO COLInARua dos Carijós, 125 - Barra Velha Telefone: 3895.8420

SUPERMERCADOCOLInA SULRua João Leite dos Santos, 366 – Bexiga Telefone: 3894.2121

E o Vale Refeição para os servidores da Prefeitura?

A Lei n° 1.137/2015, sancionada em dezembro do ano passado, dis-põe sobre a concessão de Vale Refei-ção no valor mensal de R$ 418 aos servidores efetivos e comissionados da Câmara de Ilhabela.

Com base na aprovação desta nova lei, o Sindserv Ilhabela já começa a articular o benefício para os servidores efetivos da Prefeitura. “Vamos batalhar para que os servi-dores da Prefeitura tenham o mesmo benefício. Pois se nossos vereado-res acham justo que os servidores do Legislativo recebam o benefí-cio, certamente devem pensar que os servidores da Prefeitura também mereçam. Entendemos que, por ser vício de iniciativa, os vereado-res não podem apresentar um pro-

jeto de lei concedendo o Vale Refei-ção a todos os servidores, porém os membros da Câmara podem articular junto ao Poder Executivo para que todos os servidores muni-cipais também o recebam. Esta lei foi aprovada estrategicamente para que não pudéssemos ter o mesmo benefício para os efetivos da prefei-tura, por isso foi apresentada e apro-vada no final de dezembro de 2015, sabendo que 2016 é um ano de elei-ções, quando não poderiam fazê-lo”, comenta o presidente do Sindserv Ilhabela, Marcelo Rocha.

Ele acrescenta que, depois de mui-tas conversações do sindicato junto aos representantes da administra-ção municipal, a conquista do bene-fício do Cartão Alimentação para

os trabalhadores da Prefeitura tam-bém foi estendida aos trabalhadores da Câmara e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), no final do ano passado. “Agora o Vale Refei-ção já está elencado como uma das expectativas dos servidores efetivos da Prefeitura até mesmo por respeito ao fundamento no princípio da Iso-nomia”, diz.

Prefeituras de diversos municípios da região - como São Sebastião, por exemplo - e muitas outras cidades por todo o país, já concedem o Vale Refeição aos seus trabalhadores.

Segundo o presidente do Sin-dserv Ilhabela, será pleiteado o mesmo valor do Vale Refeição concedido aos funcionários da Câmara: R$ 418 por mês.

ção de TODOS para mais informações.

Cartão Alimentação terá nova bandeira

A partir de 10 de abril, o Car-tão Alimentação que antes era debitado por meio da empresa “Convênios Card” passará a ter a bandeira da empresa VR Benefícios, se-gundo informações do setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Ilhabela.O Cartão Alimentação que hoje atende a todos os ser-vidores municipais efetivos de Ilhabela, embora seja re-cente conquista articulada pelo Sindserv, não é de res-ponsabilidade da entidade e sim da prefeitura e da em-presa contratada. O RH in-formou que em breve orien-tará todos os servidores em relação ao novo cartão.

Neste mês de março em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Sindserv esclarece alguns pontos da Licença Maternidade, previsto no Estatuto dos Servidores de Ilhabela, conforme a Lei Munici-pal nº 649/1997:

- A Lei institui a Licença Mater-nidade com afastamento de 120 dias (4 meses) à servidora gestante ou adotante.

Entenda a Licença Maternidade- O início do afastamento da ser-

vidora de seu trabalho será determi-nado por atestado médico.

- Em caso de parto antecipado (prematuro), a servidora terá sem-pre direito aos 120 dias (4 meses) previstos, podendo ser prorrogado a crit´rio médico, justiçada se justi-ficada a necessidade.

- Em caso de aborto não crimi-noso, comprovado por atestado médico, a servidora terá um repouso

remunerado de duas semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento.

- Em casos excepcionais, mediante atestado médico, é per-mitido à mulher grávida mudar de função.

- Durante o período de licença, a servidora terá direito ao salário integral, bem como aos direitos e vantagens adquiridos.

SINDSERV8

Melhores condições de traba-lho, aumento de salário, igual-dade de direitos, encaminha-mento do Plano de Cargos e Salários da categoria são alguns dos assuntos no programa “Fala, Servidor” que voltará ao ar pela Rádio Cidade Ilhabela ( 87,5 FM), aos sábados, das 11 horas ao meio--dia, ao vivo.

Em uma primeira experiência,

durante os últimos três meses do ano passado, o programa foi um sucesso com boa audiência, perguntas ao vivo (por email ou whats app) e entrevistas sem per-der o foco: os servidores públi-cos municipais do arquipélago.

“Este é um ano importante para debates e devemos poten-cializar este programa para for-talecer a categoria e, se neces-

sário, até movimentar possíveis manifestações relativas ao des-contentamento do funciona-lismo em relação à administra-ção. No primeiro sábado, depois da Páscoa, já estaremos no ar e de prontidão para atender ao vivo os servidores, filiados ou não, que queiram opinar, sugerir, criticar e debater os assuntos de interesse da categoria”, explica o

presidente do Sindserv Ilhabela, Marcelo Rocha, que apresenta o programa com o secretário da entidade, Carlos José de Oli-veira, acompanhado do locutor Ronaldo Coaching.

Além da rádio e no jornal “Sin-dserv Ilhabela em Foco”, o sindi-cato também conta com o site www.sindservilhabela.org.br e a página do facebook.

Divulgação

“Fala, Servidor” volta ao ar pela Rádio Cidade

O presidente do Sindserv Ilhabela, Marcelo Rocha, apresenta o programa junto com o secretário da entidade, Carlos José de Oliveira