jornalnoponto

12
Jornal No Ponto · 01 Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Upload: jornalnoponto-jornalnoponto

Post on 22-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

especial vereadores

TRANSCRIPT

Jornal No Ponto · 01Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

02 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

NOITE , C M B N , - , 1º

Uma oportunidade para os vereadores homenagea-rem aqueles que contri-buem com o desenvolvi-mento de Braço do Norte,

por meio de ações, sejam elas pro-fi ssionais ou sociais. Orgulho para amigos e familiares. E o reconheci-mento para os homenageados. Fo-ram esses os sentimentos que toma-ram conta da noite solene, realizada pela Câmara Municipal de Braço do Norte, na sexta-feira, 1º de julho.

Na ocasião, 25 personalidades re-ceberam Títulos de Benemerência, frutos de decretos legislativos de au-toria de atuais e ex-vereadores. Além do grande público que lotou o salão do Clube Cruzeiro, prestigiaram o evento o prefeito Evanísio Uliano, o vice-prefeito Valberto Michels, re-presentando o vice-governador Edu-ardo Pinho Moreira, o coordenador regional do PMDB, Ademir da Silva Matos, o deputado estadual José Nei Ascari, e o secretário de Desenvol-vimento Regional, Gelson Padilha. Ao lado deles, na mesa principal, estavam os vereadores Antonio Bit-tencourt (DEM), Ronaldo Fornazza (DEM), Lauro Beckhauser (PMDB), Maria Kulkamp (PP), Cléber Manoel da Silva (PP), Salésio Meurer (PSDB), Nivaldo Ricken (PMDB) e o presiden-te da Casa, Jordão Walter Santana (PP). Participaram ainda os ex-vere-adores Bertilo Borba (PMDB), Emer-son Machado Fernandes (PMDB), Maria Vanilda Peron (PP), Moisés Avelino Nazário (PP) e Rafael Pru-

dêncio (DEM). A última entrega de títulos foi reali-

zada pelo Legislativo em 2007, quan-do 11 personalidades ou entidades foram homenageadas com títulos de Honra ao Mérito, Cidadão Beneméri-to e Cidadão Honorário.

Desta vez, foram agraciados com o Título de Benemerência 20 cidadãos (um deles ausente no evento) e seis cidadãs. Entre eles estavam o juiz de direito, Fernando Castro de Faria, e o desembargador José Volpato de Souza, que discursaram em nome dos demais homenageados.

Para o magistrado, que teve mar-cante atuação na Comarca, o mo-mento não é de vaidade, mas de reconhecimento pelo trabalho reali-zado. “Se algo já foi efetuado, sabe-mos que há muito mais a ser feito por Braço do Norte. Fica o agradeci-mento, em nome de todos, aos ve-readores, autores dos decretos que nos deram esse titulo, bem como a todo o povo de Braço do Norte”, des-taca. Castro acrescentou ao seu dis-curso o trecho de um poema. “Se al-guém te procurar com frio, é porque você tem o cobertor. Com alegria, é porque você tem o sorriso. Com lá-grimas, é porque você tem o lenço. Com versos, é porque você tem a música. Com dor, é porque você tem a cura. Ninguém chega até você por acaso. Saiba que você pode até não ser ninguém para este mundo, mas pode ser o mundo para alguém”.

O desembargador José Volpato de Souza tambem recorreu ao pen-

Legislativo homenageia

samento de Calderón de la Barca para se expressar. “Ao rei, a vida e os bens devem ser dados, mas a honra é patri-mônio da alma, que pertence apenas a Deus”, disse. “Tenho orgulho de ter nas-cido em Braço do Norte e agradeço por estar aqui, hoje, entre os homenagea-dos. Só se alcança o ápice com muito estudo e trabalho”, fi nalizou, agradecen-do também aos edis.

O ex-vereador Bertilo Borba usou a palavra em nome de todos os autores dos decretos, enaltecendo a luta e traje-tória dos que foram indicados a receber o título, resumindo em um pensamento de Mahatma Gandhi. “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envol-

vido e não na vitória propriamente dita”.Para o prefeito Evanísio Uliano, cada

homenageado é considerado um herói, que de alguma forma enaltece Braço do Norte. E, para o presidente do Legisla-tivo, Jordão Walter Santana, a conduta destas 26 pessoas são exemplos para muitas outras. “Presidir a sessão foi gra-tifi cante, pois homenageamos um grupo de pessoas merecedoras de total con-sideração do poder público e de toda a sociedade civil. Cada um tem um cur-rículo invejável, uma trajetória especial que deve entrar para a história”, enfa-tiza.

O evento foi fi nalizado com um coque-tel aos convidados e público presente.

Jornal No Ponto · 03Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Há dois anos e meio atuan-do em Braço do Norte, onde já contabiliza mais de 200 pri-sões, o investigador da Polícia Civil, Alexandre Martimiano, teve o reconhecimento da so-ciedade braçonortense na últi-ma sexta-feira, quando rece-beu o Título de Benemerência da Câmara Municipal.

Não é a primeira vez que Martimiano é homenagea-do. Já foi eleito o melhor in-vestigador da Polícia Civil de Santa Catarina. Mas, ter o reconhecimento de Braço do Norte traz um gostinho espe-cial para o paulistano. “É um momento de extrema alegria, pois mostra que meu trabalho está dando resultados. A res-ponsabilidade aumenta e esse título também é um incentivo a fazer cada vez mais por esse município no que diz respeito à segurança. Só tenho a agra-decer a cada braçonortense”, afi rma.

Casado e pais de dois fi lhos, o chefe do setor de Investiga-ção da Comarca de Braço do

Norte é natural de São Paulo, (SP). Estudou em sua terra natal, sempre se destacando como líder estudantil. Efetuou o curso de Investigador Policial na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina e passou a atuar em Braço do Norte no dia 21 de dezembro de 2008. Membro nato da Polícia Civil no Conselho de Segurança (CONSEG) de Braço do Norte, Martimiano comanda o setor de Investigação da Comarca de Braço do Norte atendendo, além desse município, São Lu-gero, Rio Fortuna, Grão-Pará e Santa Rosa de Lima.

Ainda é membro da Associa-ção de Pais e Professores (APP) da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto e monitor do Programa “Olhos do Vale”, que constitui a ins-talação de câmeras se segu-rança mo-nitorada pela polícia em todo o Vale.

A autoria do decreto que deu ao homenageado o título benemérito foi o da vereadora Maria Kulkamp.

inves gador da Polícia Civil

Alexandre Mar miano

À forma como tem trabalhado, buscando estar a serviço da comunidade, fazendo investimentos no município sempre com honestidade, é que o empre-sário Antônio José da Silva, o Toninho do Colonial, atribui o reconhecimento recebido pela Câmara de Vereadores na última sexta-feira.

Natural de Armazém, Toninho se orgulha do mu-nicípio que o acolheu. “Não podemos escolher onde nascer, mas podemos escolher onde viver. E eu escolhi Braço do Norte”, salienta.

Casado e pais de dois fi lhos, concluiu o ensino fundamental e paralelamente começou a ajudar seu pai nas atividades profi ssionais. Ao lado de sua esposa, assumiu a administração do Colonial Supermercado, do qual hoje é sócio-administrativo. Recentemente tomou posse da presidência da Cooperativa de Eletrifi cação Rural de Braço do Norte (Cerbranorte).

O empresário sempre participou ativamente dos eventos, tanto religiosos como esportivos. Como presidente da equipe de bocha, foi campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando várias taças.

Na área política, militou pelo Partido Democrático Social, Partido Progressista Reformador, Partido Progressista Brasileiro e Partido Progressista.

O vereador e presidente da Câmara Municipal,. Jordão Santana, foi o responsável pelo decreto que deu o Título de Benemerência a Toninho. “Dedico este título à minha família, aos amigos que sempre estiveram comigo, e a todos os funcionários do Co-lonial Supermercados e Cerbranorte”, fi naliza.

empresário e presidente da Cerbranorte

Antônio José da Silva

VEREADORA M S K , D , A M M G

VEREADOR J W S , D , A J S I

“APESAR ”. P !GELSON L P , S D R

“PARABÉNS T , !”FUNCIONÁRIOS C

04 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

“São 50 anos de dedicação a Braço do Norte”, resume o homenageado Arley José Felipe, que dedicou o Título de Benemerência recebido da Câmara de Vereadores a seus pais. Com partici-pação ativa nas classes empresarial e política e serviços comunitários, o empresário foi indicado ao título pelo vereador Cléber Manoel da Silva.

Arley José Felipe é natural de Orleans, mas viveu com sua família no município pelo qual é re-conhecido como homem empreendedor e dedica-do à comunidade. Pai de três fi lhas, Arley iniciou na vida profi ssional como balconista, passando a auxiliar de escritório, vendedor e funcionário da empresa Doces Áurea, atual Áurea Alimentos, da qual é diretor desde 1977. Arley também foi fun-dador da Trancel, Transaurea e Loja Agrocel.

Em 1978 iniciou sua militância política. Foi secretário municipal na gestão de Luiz Kuerten e Edésio Oenning. Em 1992 concorreu a uma cadei-ra na Câmara de Vereadores, sendo eleito com 537 votos, assumindo no período de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996.

O empresário teve importante participação no Lions Clube, Clube dos Treze, Câmara de Diri-gentes Lojistas, Clube de Campo e Clube Cru-zeiro, Movimento de Cursilho de Cristandade, foi presidente da Associação Atlética Doces Áurea e também da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale).

empresário

Arley JoséFelipe

A união sempre foi a base da família Michels e é a ela que o lojista Atílio Rainoldo Michels atribui o sucesso profi ssional e à dedicação à comunidade durante todos esses anos.

É justamente à família que Atílio dedica o Título de Benemerência recebido da Câmara Municipal, por indicação do vereador Ronal-do Fornazza. “Iniciamos ‘do nada’ e conse-guimos chegar até aqui, trabalhando todos unidos e de forma honesta”, ressalta Michels, casado e pais de três fi lhas.

Na juventude, trabalhou como agricultor até formar-se em relojoeiro pelo Instituto Universal Brasileiro de São Paulo. Após, fez curso técnico em Óptica pelo Instituto Vianei em Lages, continuando a atuar na área, por meio de sua própria relojoaria e ótica.

No meio social, Michels teve participação no Lions Clube Braço do Norte, CAEP, na re-forma da Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, Clube Cruzeiro. Ainda, foi sócio-funda-dor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Braço do Norte e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

lojista

A lio RainoldoMichels

ARLEY J F

VEREADOR R F , D , A R M

M

“UMA , , .” Á A

Jornal No Ponto · 05Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Dedicado à agricultura e pecuária desde a juventude, sendo proprietário da Granja Caná-rio e sócio diretor da Terra Nova Comércio e Representação, Edésio Oenning ainda traz na bagagem grande participação comunitária.

Oenning presidiu o Clube 4S; a Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Cônego Nicolau Gesing, do bairro Rio Bonito, onde reside; o CAEP do mesmo bairro; Clube de Campo, Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB); e vice-presidente nacional da Associação de Criadores de Suínos.

Na área pública, foi vice-prefeito, secretário municipal da Indústria, Comércio, diretor do Desenvolvimento da Agricultura e Meio Am-biente do Estado de Santa Catarina, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Atu-almente é secretário de Obras do município.

Casado, pais de três fi lhos, Oenning, parale-lamente às suas atividades profi ssionais e polí-ticas, sempre participou dos principais eventos de sua terra natal.

Por sua dedicação à comunidade e desenvol-vimento da área agrícola e pecuária de Braço do Norte e região, Edésio Oenning foi indicado pelo vereador Cléber Manoel da Silva para receber o Título de Benemerência, entregue na última sexta-feira.

secretário municipal

Edésio Oenning

Sempre preocupado com a infra-estrutura e dar maior qualidade de vida ao povo de Braço do Norte, Dalézio Della Giustina também recebeu o reconhecimento da Câ-mara Municipal, através do Título Benemérito, de autoria do vereador Ronaldo Fornazza.

Casado, pai de três filhos, Della Giustina foi agricultor, motorista, empresário e hoje aposentado. Atu-almente, faz parte da diretoria da igreja comunidade de Santa Augus-ta e do Centro. No campo político, o aposentado foi filiado no partido UDN, atualmente Partido Progres-sista.

A trajetória do homenageado é marcada pelas várias doações de terra que já fez ao município, para abertura e prolongamento de diver-sas ruas, no bairro Santa Augusta, e para a construção e instalação do Comando da Polícia Militar de Santa Catarina em Braço do Norte. “Agradeço aos vereadores e demais pessoas que me prestigiaram por esse mérito. É uma grande satisfa-ção ser reconhecido”, destaca.

aposentado

DalézioDella Gius na

VEREADORA M S K , D , D D G M L

VEREADOR C M S , D , E O C

“P C B , .” PMBN

06 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

Apaixonado pela história de Braço do Norte e dono de um rico acervo que re-trata bem o que o município viveu nas últimas décadas, o escritor Enerzon Xuxa Harger teve o reconhecimento por seus muitos anos de trabalho na noite de en-trega de Títulos de Benemerência, reali-zado pela Câmara Municipal.

Indicado pelo vereador Lauro Be-ckhauser, Xuxa traz na sua trajetória exemplos de luta e determinação. Ainda menor de idade, órfão de pai, sua vida profi ssional teve um início modesto, tra-balhando na fi rma Osvaldo Westphal & Filhos. Mais tarde, passou a atuar no Departamento Estadual de Geografi a e Cartografi a Integrada, em Florianópolis, seguindo para a Secretaria de Estado da Saúde; Companhia Integrada de Desen-volvimento Agrícola de Santa Catarina; agente regional do Instituto de Previ-dência do Estado de Santa Catarina; gerente de Apoio Institucional da Secre-taria de Transportes e Obras; secretário municipal de Obras e Planejamento; se-cretário municipal de Serviços Públicos e Relações Públicas; secretário munici-pal de Governo e Cidadania; e chefe de gabinete em diversas administrações municipais. Atualmente, é aposentado na função de agente de engenharia da Prefeitura Municipal de Braço do Norte.

Sua vida de homem público iniciou-se

na Aliança Renovadora Nacional (ARE-NA). Elegendo-se vereador, assumiu a Câmara em 1969. Em 1988 elegeu-se novamente vereador, sendo o primeiro presidente da Câmara Constituinte. Em 2000 foi eleito para o terceiro mandato. Também foi secretário da Associação dos Vereadores da Região da Amurel. Além disso, chegou a ser candidato a prefeito, vice-prefeito e deputado estadual. Xuxa também foi membro fundador de vários diretórios municipais.

Grande apaixonado pela história de Braço do Norte, em 1988 editou seu pri-meiro livro “Expoentes da Política Braço-nortense”. Após, lançou mais três obras: “Os homens que fi zeram nossa história”, “Respingos de nossa história” e a segun-da edição “Expoentes da Política Braço-nortense”.

Para sua alegria, recebeu vários títu-los e homenagens, mas o título da últi-ma sexta-feira foi recebido com grande emoção. “Dedico essa homenagem à minha família, que pode se orgulhar de mim pelos anos de trabalho de mãos limpas. Tudo que fi z até hoje, foi por obrigação e sempre tendo como causa maior o amor. É um orgulho ser lembra-do e reconhecido pela comunidade bra-çonortense, a quem eu agradeço muito, bem como ao vereador Lauro, autor do decreto”, ressalta.

escritor

Emerzon Xuxa Harger

Empresário conhecido por seu empreendedorismo e par-ticipação na luta por diversas classes em Braço do Norte, João Della Giustina recebeu o título de cidadão benemérito da Câmara Municipal, por indicação do vereador Lauro Beckhauser.

Casado, pai de três fi lhos, Della Giustina iniciou na vida profi ssional como agricultor em Rio Pequeno, Grão-Pará, sua terra natal. Chegou em Braço do Norte em 1969, trabalhan-do como garçom, motorista de táxi, operador de máquina cine-matográfi ca, encanador, técnico em refrigeração, rebobinador de motor elétrico, e eletricista resi-dencial, comercial e industrial.

Foi nessa fase da vida que o empresário recebeu os maiores aprendizados vindos de pessoas

a quem, hoje, ele decida esse tí-tulo recebido. “Há três pessoas, em especial, as quais sou muito grato. Tia Celina que, quando cheguei a Braço do Norte, foi quem me acolheu. Seu Martinho Rech, que me deu a faculdade quem eu não fi z, me ensinando muito por meio do seu cinema. E, o saudoso Gelson Cláudio, bem como a sua família, que foi também um grande professor, com quem eu aprendi tudo para a profi ssão que segui”, relem-bra.

Com a experiência adquirida, o homenageado fundou as em-presas Eletro-Jô Material Elétri-cos, Agro-Jô Máquinas Agrícolas, Braserv Peças e Serviços, Agro--Jô Tratores e Deplast Indústria Plástico. Em seu currículo traz treinamentos na Cônsul Refrige-

ração, Brastemp, Weg Motores, Schneider e Motobomba.

Em âmbito comunitário e na sociedade representativa, Della Giustina já foi presidente do Lions Clube Braço do Norte, do Clube Cruzeiro, da Câmara de Dirigentes Lojistas, membro da diretoria do Clube União do Rio Bonito, Hospital Santa Te-resinha, Colégio Dom Joaquim, Irmãos Encontristas e do Caep da paróquia do Centro.

Para João Della Giustina foi gratifi cante receber a homena-gem. “É muito agradável rece-ber, pela primeira vez, um título de reconhecimento por todo o trabalho realizado em muitos anos de caminhada, como gera-ção de emprego e prestação de serviços na área elétrica, agríco-la e assistência”, fi naliza.

empresário

João Della Gius na

VEREADOR L B , D , E

X H K

VEREADOR L B , D J D G C

“PAI, !VOCÊ .” S .

Jornal No Ponto · 07Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Natural de Braço do Norte, nascido em 5 de julho de 1934, Lauro André da Silva tem histó-ria marcante por todo o estado, especialmente em Rio do Sul. Ainda criança, estudou na Escola Cônego Nicolau Gesing, no bairro Rio Bonito, no Grupo Escolar Dom Joaquim, no Centro, e no Se-minário Menor Metropolitano de São Ludgero.

Depois, seguiu para o curso secundário, no Se-minário de Azambuja, em Brusque, e para o curso técnico em contabilidade no Colégio Dom Bosco, na cidade de Rio do Sul. Cursou o ensino superior na Fundação Regional de Blumenau e Universida-de de Passo Fundo. Trabalhou como funcionário do Banco Nacional do Comércio (Meridional) e em escritório de contabilidade. Posteriormente adqui-riu as Lojas Sul Americana e, após a conclusão do curso de direito, dedicou-se exclusivamente à advocacia.

Iniciou na vida pública como fi liado ao Movi-mento Democrático Brasileiro (MDB), elegendo-se vereador no período de 1969 a 1972, em Rio do Sul. Foi candidato a prefeito municipal nas elei-ções de 1972 e a vice-prefeito em 1976.

Elegeu-se deputado estadual com 11.347 votos, no período de 1975/1978. Reeleito para a Assem-bléia Legislativa para o período de 1978/1982, com mais de 16 mil votos. Assumiu novamente uma cadeira na Assembléia Legislativa no perío-do de 1983/1986, quando obteve mais de 21 mil votos, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. No período de 1987/1990, foi subchefe na Casa Civil no governo Pedro Ivo Campos. No ano de 1990, concorreu à Câmara Federal, fi cando na sexta su-plência.

Delegado de polícia de carreira, trabalhou nas Delegacias de Bom Retiro, Florianópolis, Delega-cia Regional de Rio do Sul e Ituporanga, transfe-rindo-se para Florianópolis, onde aposentou-se na Chefi a do Gabinete do Secretário de Segurança Blasi.

Casado com Helena Schmitt da Silva desde 1957, é pai de cinco fi lhos: Claudio Luis, Clarice, Celio Cesar, Cesar Augusto e Clóvis André. Tem na família ainda 11 netos e dois bisnetos.

Lauro Silva foi indicado a receber a homenagem pelo sobrinho e vereador, Cléber Manoel da Silva.

ex-deputado estadual

Lauro André da Silva

Filho de personalidade política marcante na história de Braço do Norte, Luiz Kuerten, o Tilico, seguiu os passos do pai. Casado, pais de três fi lhos, o braçonortense teve a opor-tunidade de ser prefeito por dois mandatos: 1993/1996 e 2005/2008.

Sua vida política iniciou com a fi liação e participação nos diretórios municipais da Aliança Renovadora Nacional, Partido Demo-crático Social, Partido Progressista Brasileiro e Partido Progressista, pelo qual ainda é militante.

Em sua vida profi ssional, foi vidraceiro na empresa Santa Luzia, serrador na indústria de molduras Moldurarte, tipógrafo, padeiro, pro-prietário da Gráfi ca JK e Panifi cadora Kuerten, na qual permanece.

Ainda, foi presidente do Sete de Setembro Futebol Clube, da Cooperativa de Eletrifi cação Rural de Braço do Norte, sócio do Clube Cru-zeiro, Clube União do Rio Bonito e Lions Clube Vale do Braço do Norte.

Kuerten recebeu o título de cidadão be-nemérito por indicação do vereador Cléber Manoel da Silva. O ex-prefeito dedica a homenagem a todos os munícipes de Braço do Norte. “Foi em razão deles que houve esse reconhecimento, a quem eu agradeço, bem como ao vereador Cléber, autor do decreto, e a todos os demais vereadores, que o aprova-ram. Não poderia esquecer da minha família, esposa, fi lhos e netos, sempre presentes em todos os momentos”, ressalta Tilico.

ex-prefeito

Luiz Kuerten

VEREADOR C M S , D , L K , M

VEREADOR C M S , D , L A S H

“AO , T , .PARABÉNS !” PMBN

08 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

Por indicação do vereador e presidente da Câmara Munici-pal, Jordão Santana, a vereadora Maria Kulkamp também foi homenageada na noite de entrega de Títulos de Benemerên-cia.

Natural de Armazém, casada e mãe de duas fi lhas, Maria iniciou sua trajetória trabalhando na agricultura, em seguida, tornando-se cozinheira, balconista, lojista, funcionária pública municipal e coordenadora do Programa Fome Zero.

Buscando servir à comunidade braçonortense, encarou com seriedade e responsabilidade sua missão No Movimento de Cursilhos de Cristandade, Clube de Mães, Centro de Convi-vência dos Idosos, Feagro, Feimbra, festas da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, e outros eventos do município.

Iniciou sua atividade política no Partido Popular Socialista (PPS). Com o passar dos rumos, fi liou-se ao Partido Progres-sista (PP). No ano de 2008 elegeu-se vereadora, ao receber 599 votos. Foi eleita segunda secretária da mesa diretora e, hoje, é a vice-presidente do Poder Legislativo.

Para Maria, a emoção é grande ao ser a única vereadora homenageada. “Sabemos de tudo que já fi zemos, principal-mente na área social, mas em um evento como esse, ouvir um pouco da nossa história e ter esse reconhecimento é muito emocionante. Agradeço ao vereador e presidente Jor-dão, pela indicação, e aos demais vereadores por aprovarem o decreto. Também meu muito obrigada à minha família, em especial ao meu irmão Toninho, que além de irmão foi um pai e padrinho durante a campanha que me deu a vitória”, salienta Maria.

vereadora

Maria da Silva Kulkamp

VEREADOR J W S , D , M S

K M

A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad), conhecida Casa Lar, é um orgulho para a co-munidade de Braço do Norte e mais ainda para a sua fundadora, Irmã Vanilda Schuelter, que por seu tra-balho prestado à Braço do Norte, foi reconhecida pela Câmara Municipal com o Título Benemérito.

Natural de Rio Fortuna, a religiosa realizou o curso de Auxiliar Pastoral na Escola de Auxiliares Pastorais, em Porto Alegre, e formou-se em Servi-ço Social pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC). É pós-graduada em Administração e Planejamento de Bem Estar Social.

Preferindo seguir o caminho reli-gioso, entrou para o Instituto Cora-ção de Jesus, sendo consagrada em 1969. Neste período, fez o curso de formação específi ca para a vida re-ligiosa e Ação Pastoral, preparando--se assim para seguir em missão. Atuou em Braço do Norte, Tubarão, Palhoça, Porto Alegre (RS), Nova Petrópolis (RS), Goiânia (GO), Ta-boão da Serra (SP) e Fortaleza (CE).

Em Braço do Norte, criou e parti-cipou de grupos e pastorais, entre eles destaca-se a implantação dos

Centros de Menor, que vieram a se tornar a Asacad. A iniciativa surgiu com a sua experiência ao trabalhar em periferias e lidar com famílias carentes e crianças de rua em gran-des centros, de onde retornou, em 1986, para fi car mais próxima de seus pais, residentes em sua terra natal, Rio Café, em Rio Fortuna, e que se encontravam com problemas de saúde,

Irmã Vanilda fi cou à frente da Asa-cad, como coordenadora geral, por 11 anos. “Agradeço a Deus por ter me dado essa alegria, bem como as diretorias que entenderam a neces-sidade de termos a Casa Lar, uma entidade que mantém seus valores éticos, morais e religiosos”, fi naliza.

É para os alunos e ex-alunos da Asacad que ela dedica a homena-gem recebida por indicação do ex--vereador e atual suplente, Rafael Prudêncio, também ex-aluno da entidade. “Dedico também à minha família e as minhas companheiras do Instituto Coração de Jesus, bem como a todos aqueles que sempre me apoiaram, me incentivaram e também se dedicaram um pouqui-nho à Asacad”, completa.

religiosa e fundadora da Asacad

Irmã VanildaSchuelter

EX VEREADOR R P , D , I V S

“SUA . E .” A

“PARABÉNS .”SUA

Jornal No Ponto · 09Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Representado pelos fi lhos Arnaldo e Maristela, Navelino Fornazza (em memória) foi homenageado pela Câmara Municipal como cidadão benemérito, título indicado pelo vereador e presidente da Casa, Jordão Santana.

Casado com Amélia, com quem teve 13 fi lhos, Navelino iniciou sua vida profi ssional dedicando--se à agricultura. Mais tarde procurou mudar sua profi ssão, instalando a fecularia Santo Antônio de Pádua, na localidade de Palmeiras, no município de Urussanga.

Como motorista, soube avaliar a importância do trabalho, conseguindo ser sócio, juntamente com seus irmãos, da empresa de transportes coletivo Braçonortense.

Fornazza também teve participação na história política de Braço do Norte. Foi fi liado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), atual Partido Progres-sista. Lançou-se em campanhas eleitorais, colabo-rando com a vitória de seu irmão, Lady Fornazza, para prefeito municipal, do fi lho Ronaldo Fornazza, para o poder legislativo.

Segundo o fi lho, atual vereador, fi ca para a família o sentimento de que o pai cumpriu sua missão, sendo exemplo de esposo, pai e amigo. “Não temos ele aqui, mas sabemos que ele está feiz. Infelizmen-te ele não teve mais tempo de vida sufi ciente para receber esse título hoje, mas quando foi comunica-do, por ofício, de que seria homenageado, já fi cou muito feliz”, conta Ronaldo.

empresário (em memória)

Navelino Fornazza

Natural de Brasília, casado com Samia Ahmad Destro, e pai das fi lhas Hanna e Sarah, o empresário Rodrigo Pagani Destro, cursou Direito até a oitava fase na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após, estabeleceu-se em Braço do Norte, com a Loja São Paulo Magazine, que hoje conta com mais de 30 funcionários, bene-fi ciando, consequentemente, mais de 30 famílias braçonortenses.

Reconhecido pelo empreendedorismo e contribuição às causas sociais, o empresário recebeu o Título de Benemerência da Câmara Municipal, por indicação do vereador Lauro Beckhauser.

Desde 1998, Destro contribui com investimentos para projetos de causas nobres, como a Associação de Apoio a Criança e Adolescente (Asacad) e Joana D’Angelis (Tubarão). Também patrocina o esporte amador por meio da Escolinha do Grêmio, Time do Palmeiras (Rio Cachoeirinhas) e Nacional (Rio Pequeno).

Sem participação em partidos políticos, Destro trabalha em prol do crescimento do município e região. “Agradeço a Deus por tudo que temos vivido em Braço do Norte. Também só tenho a agrade-cer à minha família, aos nossos amigos e à comunidade da cidade que escolhi para viver e que nos acolhe já há 13 anos. É uma honra receber esse título, que nos dá ainda mais responsabilidade para continuar lutando pelo desenvolvimento do município”, ressalta o empresário.

empresário

Rodrigo Pagani Destro

VEREADOR J W S , D , A J F M F P ,

N F ( )

VEREADOR L B , D , R P D S

“NOSSA ,

.” S

10 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

Empresário de sucesso e exemplo de superação. Salatiel da Silva, o Tieli, foi homenageado pela Câmara Municipal, por decreto de autoria do vereador Lauro Beckhauser.

Natural de Braço do Norte, casado com Terezinha Amâncio da Silva e pai de Jeovagner, Jenoir (em memória) Geane e Giselli, Tieli iniciou sua vida profi ssional como padeiro, quando ainda muito jovem.

Após alguns anos, e já com sua saúde debilitada, passou a trabalhar como autônomo, produzindo sonhos. Estes eram carinhosamente feitos nas madrugadas e pontualmente en-tregues nas residências de seus clien-tes e amigos, que até hoje lembram de Tieli com sua humilde bicicleta e sua cestinha de produtos.

O empresário sempre procurou o aperfeiçoamento profi ssional e, como tinha grande desempenho nos cursos de panifi cação dos quais participava, foi diversas vezes convidado a ser técnico e ministrar cursos a empre-sas do setor. Porém, com seu espíri-to empreendedor e incentivado pela família, Tieli sentiu-se encorajado a abrir seu próprio negócio, vindo a colaborar também com o desenvolvi-mento do município.

O primeiro negócio daquele homem que viria a se tornar um empresário de sucesso foi a Panifi cadora Nossa

Senhora Aparecida, em 1975, perma-necendo até o ano de 1994, quando viu a necessidade de ampliar sua em-presa, inaugurando a primeira loja da rede Tieli Supermercados. Hoje, o empreendimento emprega mais de duzentos colaboradores diretos em suas cinco unidades.

Constantemente preocupado em estar junto à comunidade, Tieli par-ticipou da comissão para construção do Centro Comunitário Nosso Senhor do Bom Fim, do Movimento de Cursi-lhos de Cristandade, Renovação Ca-rismática, sócio do Clube Cruzeiro e Associação do Banco do Brasil.

Tendo na fé a fonte de energia, em sua esposa Terezinha a fonte motiva-dora em todos os momentos, e nos amigos sua fonte incentivadora, Tieli recebeu o Título de Benemerência sob o orgulho de todos aqueles que acompanharam sua trajetória.

Para a esposa, Tieli será sempre modelo exemplar. “Primeiro agrade-cemos a Deus, pela graça de termos esse homem em nossa família. Em segundo, à Câmara Municipal, prin-cipalmente ao vereador Lauro, por esta bela homenagem, reconhecendo essa pessoa merecedora. Também só temos a agradecer a nossa família, sempre presente, e à toda sociedade, pelo reconhecimento”, destaca Tere-zinha.

Para a professora aposentada Salustriana Oenning Tramon-tin, o dia em que recebeu o Título de Benemerência não foi uma emoção somente pela homenagem, mas por ser um mo-mento de reencontro com muitos dos seus ex-alunos. “Grande parte das pessoas presentes, passaram pela minha sala de aula, é muito gratifi cante ver isso”. E foi a eles e a sua família que ela dedicou o título.

Salustriana foi casada com Ascendino Tramontim, com quem teve quatro fi lhos. Realizou Curso Normal em Anitapólis, Rio Pequeno e Colégio São José, em Tubarão.

No ensino superior, pela Unisul, cursou Estudos Sociais, com licenciatura curta, e Geografi a com licenciatura plena. Aperfeiçoou-se em Geografi a para turmas de quinta a oitava série. Em 2003, participou do programa Uniexperiência, em Braço do Norte, também pela Unisul. Fora da área educacio-nal, foi sócia da empresa Tramontin Comércio de Materiais para Construção.

No âmbito comunitário, pelo qual é conhecida em todo o município, foi catequista, membro do Apostolado da Oração, da Sociedade Braçonortense de Assistência aos Necessitados, da diretoria do Clube Cruzeiro, Asacad, Hospital Santa Tere-sinha, membro fundadora da Pastoral Social. junto ao padre Lenoir Becker, e da Pastoral da Saúde.

Ajudou inúmeras pessoas carentes na construção de casas, registros de nascimentos, encaminhamento de aposentadoria, sempre se colocando a serviço dos mais necessitados.

Unindo uma necessidade à uma de suas paixões: viajar, formou os primeiros grupos de turismo Internacional, inician-do pela Europa, passando por Chile, Estados Unidos, Oriente Médio, Peru, África e China.

A professora aposentada foi indicada a receber o título através do vereador Jordão Santana.

empresário

professora aposentada

Sale el da Silva

SalustrianaOenning Tramon n

VEREADOR L B , D , S S T

VEREADOR J W S , D , S

O T L

“UM , . L

. P !” S

“EXEMPLO .NOS .

OBRIGADA P !” S .

Jornal No Ponto · 11Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011 Especial

Empresário de sucesso do setor calçadista, o empre-sário André Rainoldo Michels, recebeu o Título de Bene-merência, por indicação do vereador Ronaldo Fornazza.

Natural de Grão-Pará, Michels mudou-se para Braço do Norte aos 23 anos. De agricultou passou a sapateiro, continuando no ramo até os dias de hoje, porém como lojista. O empresário conta com duas tradicionais lojas

no centro da cidade, onde tem a oportunidade de traba-lhar com a esposa e os três fi lhos.

Michels sempre esteve presente nos trabalhos da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, fazendo parte

do CAEP, e do Movimento de Cursilho da Cristandade. Também é membro do Lions Clube Braço do Norte e do Clube de Dirigentes Lojistas. Nas atividades comunitá-rias, aprecia o convívio com seus amigos e familiares, tendo como princípio servir o próximo, jamais faltando

com seu dever de bom cidadão.

João TorresaposentadoAndré Rainoldo Michels

lojistaNatural de Lauro Muller, o aposentado João Torres

adotou Braço do Norte como sua terra. Casado, pai de dez fi lhos, exerceu diversas atividades ao longo de sua vida profi ssional. Pedreiro, marceneiro, mineiro, atuou

ainda na fabricação de banha e espelho, foi proprietário de uma vidraçaria em São Ludgero, até sua aposenta-

doria. Sempre ligado à comunidade, foi jogador do Sete de

Setembro Futebol Clube, presidente do CAEP e do Cen-tro Comunitário Conrado Niehues, no bairro São Basílio,

membro do Coral Santa Cecília, do Clube de Idosos, zelador do Apostolado da Oração, membro do Movimen-to de Irmãos e do Coral São Basílio, além de treinador

de futebol do time dos Coroinhas.Torres também teve participação na política braçonor-

tense. Filiado ao partido da Frente Liberal, concorreu ao pleito eleitoral, fi cando na suplência de sua bancada.

João Torres foi indicado ao título pelo ex-vereador Ademir Schmoeller, entretanto, a homenagem foi entre-

gue pelo fi lho, ex-vereador, Luzimar Torres.

A passagem marcante pela Co-marca de Braço do Norte rendeu o Título de Benemerência ao juiz Fernando de Castro Faria. Natu-ral de Laguna, o magistrado é formado em Direito pela Univer-sidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela Escola da Magis-tratura de Santa Catarina e pela Academia Judicial do Poder Judi-ciário, além de pós-graduado em Modernização e Gestão do Poder Judiciário.

Faria atuou ainda nas Comarcas de Garopaba, Imbituba, Tubarão e Aberlardo Luz. Atualmente está em São Joaquim. Em Braço do

Norte destacou-se pela implanta-ção do Conselho da Comunidade, pelo qual iniciou o projeto Agente da Paz. Tal programa, também le-vado por Faria aos municípios de Grão-Pará, Aberlardo Luz, Ipuaçu e Ouro Verde, no oeste de Santa Catarina, tem o objetivo de subs-tituir a cultura da violência pela cultura da paz.

Durante o evento de entrega das homenagens, o juiz Fernando de Castro Faria foi um dos convi-dados a discursar em nome dos demais. Para ele, o momento não é de vaidade, mas de reconhe-cimento do trabalho realizado.

“Isso nos dá forças a continuar fazendo cada vez mais, não so-mente em gabinete, mas junto à comunidade”, destaca.

Filiado à Associação de Magis-trados e de Defesa das Crianças e Adolescente, o magistrado ainda tem em seu currículo a atuação como advogado, músico, pales-trante, professor de música, a promoção da Campanha de De-sarmamento e arrecadação de alimentos para famílias carentes.

O autor do decreto que deu ao juiz o Título de Benemerência foi o ex-vereador Moisés Avelino Na-zário.

Fernando de Castro Faria – juiz de Direito

Conhecida em Braço do Norte por seus inúmeros serviços voluntários, Mary de Oliveira Kuerten é um exem-plo de que força de vontade e união são capazes de mudar a triste realida-de de muitas pessoas. Por seu traba-lho, também recebeu o Título de Be-nemerência na última sexta-feira, por indicação do vereador Salésio Meurer.

Natural de Laguna, casada e mãe de três fi lhos, Mary passou a residir em Braço do Norte em 1964, traba-lhando como extencionista doméstica rural em Braço do Norte, Grão Pará, São Ludgero, Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. Realizou cursos de culi-nária, corte costura, palestras sobre

saúde familiar, valorização da agricul-tura, integração de jovens com a co-munidade e horta doméstica. Efetuou o primeiro curso para noivos, junto ao padre Valentim Oenning e Irmã Vilma.

Preparou o projeto para a criação da agência do Banco do Brasil em Braço do Norte e trouxe para o mu-nicípio o programa “Olha o Peixe” e “Troca-Troca”.

Foi ela quem deu início às creches domiciliares, com treinamento para as crecheiras e monitoras; à instalação da LBA, ao Clube dos Idosos, Gestan-tes e Clubes de Mães. Mary também foi quem tomou a iniciativa para or-ganização do primeiro baile de debu-

tantes, continuando a fazê-lo por 20 anos.

Fundou a Cruz Vermelha, em Bra-ço do Norte, no ano de 1984. Ain-da, como voluntária, presta auxílio à Pastoral Social, Pastoral da Criança e Grupo de Jovens.

Mary também é responsável por idealizar o primeiro projeto Ação Cidadã, em 2006. Através dele, co-ordenou e arrecadou dez toneladas de roupas, oito toneladas de ali-mentos, três toneladas de material de limpeza e cinco caminhões de água potável, doados para os de-sabrigados da enchente de Itajaí e região.

Mary de Oliveira Kuerten – aposentada e voluntária

Representado pelo fi lho Carlos Fornazza, o ex-prefeito de Braço do Norte, Lady Fornazza (em memória), foi um dos homenageados pela Câmara Municipal, durante a noite de entrega de Títulos de Benemerência. O autor

do decreto foi o vereador Cléber Manoel da Silva.Natural de Pedras Grandes, Lady fez parte da história

política de Braço do Norte. Casado e pai de seis fi lhos, veio para o município em 1960. Filiou-se à União Demo-crática Nacional, depois à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Foi um dos fundadores do diretório municipal. Concorreu às eleições no ano de 1969 e, pela segunda vez, em 1972, saindo vitorioso. Assumiu a prefeitura de

1973 a 1977. Em seu mandato, instalou a Casan, o sistema de

comunicação através das redes telefônicas, adquiriu máquinas e equipamentos para o setor rodoviário, fez a pavimentação de diversas ruas, rede de esgoto pluvial, construção de salas de aula, reconstrução de pontes, bueiros e estradas municipais, entre outros trabalhos

em prol do crescimento do município.

Lady Fornazzaex-prefeito (em memória)

12 · www.jornalnoponto.com Braço do Norte, sábado, 09 de julho de 2011Especial

O desembargador José Volpato de Souza foi lembrado pelo vereador Ronaldo Fornazza para receber o Título

de Benemerência da Câmara Municipal, na última sexta--feira, 1º de julho.

Natural de Braço do Norte, Souza cursou a faculdade de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC). Foi assessor de despachos no gabinete do go-vernador do Estado de Santa Catarina, em 1975; chefe da unidade administrativa da Secretaria de Imprensa,

em 1977; e assistente administrativo da Fundação Cata-rinense do Trabalho, de 1977 a 1979.

Nomeado para exercer o cargo de juiz substituto na Comarca de Tijucas, foi efetivado no cargo, em 1981, e

promovido a juiz de direito no mesmo ano.Em 2001 foi promovido para o cargo de desembar-

gador em Joinville. De 2005 a 2008 foi vice-corregedor geral da Justiça e membro do Conselho da Magistratura.

Souza é escritor da obra “Serventias extrajudiciais – Prática Correicional”.

Sempre envolvida com a educação, a professora Luiza Pe-reira Turazzi iniciou cedo na área. Natural do bairro Pinheiral, em Braço do Norte, Luiza, aos 13 anos, já ajudava seu pai com os trabalhos escolares. Aos 18 anos voltou a trabalhar como professora na escola municipal da comunidade de Rio

Carolina, na época pertencente a Tubarão.Lecionou na escola Desdobrada de Pinheiral, depois Escola

Reunidas Padre Jacob Luiz Neibel. Também atuou na Escola de Baixo Pinheiral, antes de retornar à Escola Básica Padre

Jacob Luiz Neibel. Trabalhou como merendeira na escola por um período, retornando mais tarde às salas de aulas.

Cursou o Magistério no município de Rio Fortuna, no Colé-gio Nossa Senhora de Fátima. Aposentou-se no ano de 1990, mas continuou seus trabalhos comunitários como catequista, ministra da eucaristia, membro do Caep e, hoje, coordenado-

ra do Clube da Melhor Idade. Casada e mãe de sete fi lhos, Luiza foi indicada a receber

o Título de Benemerência pela ex-vereadora Maria Vanilda Tenfen Peron. “Foi uma surpresa e uma honra ser reconhe-cida depois de tantos anos de trabalho junto à comunidade. Agradeço muito a ex-vereadora Maria Vanilda, pela lembran-

ça”, diz emocionada.

Artista plástica renoma-da, Nádya Niehues Becker teve o reconhecimento da sociedade braçonorten-se ao receber o Título de Benemerência da Câmara Municipal, por indicação do ex-vereador e atual su-plente, Emerson Fernan-des, o Mano.

Natural de Braço do Norte, a artista ressalta que, com a alegria de ser mãe ao ter o fi lho Mark, foi que descobriu seu dom para a arte. Graduada em Pedagogia, Orientação Educacional e Psicologia, pela Unisul, especializa-da em História da Arte e Neuropsicologia Clínica e Formação em Terapias Cognitivas, Nádya iniciou suas atividades artísticas em 1997.

Em sua trajetória já teve participação em vários eventos importantes, com exposições individuais, coletivas e itinerantes, no Brasil e exterior.

Entre as mais marcantes para a artista, estão: Brasil 500 anos (ano 2000), que percorreu várias cidades

de Santa Catarina e do Brasil; “Açores: um marco na História do Brasil tra-duzido em Arte” (2002), que foi apresentada em Portugal e em várias cida-des catarinenses, visando mostrar a infl uência aço-riana na cultura do nosso Estado; e a exposição da “Paz” em 2007.

Nádya Niehues Becker é uma artista premiada e catalogada. Suas obras fo-ram publicadas em livros e revistas importantes, como o Dicionário de Artistas Plásticos Brasileiros Cury Art Brasil; acervo de Obras de Arte da Assembléia Le-gislativa do Estado de San-ta Catarina; e participação do catálogo interligando cultura através de arte dos Companheiros das Améri-cas (Virginia – EUA).

A artista plástica braço-nortense, que já recebeu troféus, comenda e me-dalhas, é vice-presidente da ONG Companheiros das Américas na região sul de Santa Catarina. Trata-se de uma rede de cidadãos voluntários da America La-

Natural de Cerro Negro (SC), o médico veterinário Telmo Schmitz Ribeiro veio residir em Braço do Norte em função de sua profi ssão, em 1976, onde prestou serviços por 33 anos. Formado pela Faculdade de Medicina Veterinária do Paraná,

em Curitiba, Ribeiro iniciou sua carreira na Cafasc (hoje Cidasc), trabalhando no combate a febre aftosa em São Miguel do Oes-te, onde permaneceu de 1972 a 1974. Em seguida, foi transfe-rido para a cidade serrana de São Joaquim, onde permaneceu até ser novamente transferido, em 1976, desta vez para Braço

do Norte. Entre os trabalhos que marcaram a carreira do médico

veterinário, pai de três fi lhos e homenageado pela Câmara Municipal, está a participação na comissão organizadora da primeira festa da melancia, em Braço do Norte; a formação do convênio com a Coopersul, para projeto de inseminação

artifi cial, na ocasião, entregando o primeiro botijão de sêmem no município; também foi responsável direto pela erradicação

da Febre Aftosa e doenças de Aujesky na região; e responsável pela defesa sanitária animal desde a primeira feira de Braço do

Norte, que corresponde hoje a Feagro.Ribeiro foi indicado para receber o título de cidadão benemé-

rito pelo ex-vereador e atual suplente, Bertilo Borba.

Valmor Barbi não pode comparecer ao evento, mas é reconhecido pela sociedade braçonortense por sua voz ativa na vida social, política e comu-

nitária. O Título de Benemerência da Câmara Municipal foi uma indicação do vereador Lauro

Beckhauser. Natural de Florianópolis, casado e pai de quatro

filhos, Barbi fixou residência em Braço do Norte no ano de 1958. Dedicou sua vida profissional

como pedreiro, mecânico, vacinador da Secretaria de Estado da Agricultura, montador e encarregado

do Posto de Resfriamento de Leite, cujo maqui-nário veio importado da Dinamarca, no governo Celso Ramos. Foi montador do primeiro tacho e da primeira caldeira a vapor da Indústria Doces Áurea, onde exerceu a função de mecânico por

muitos anos.Barbi foi jogador do Ipiranga Futebol Clube, do

bairro Rio Bonito, e como voluntário prestou servi-ços na manutenção e assistência geral no Hospital

Santa Terezinha. Nunca houve um só trabalho voluntário e comunitário que não o encontrasse

pronto a arregaçar as mangas e trabalhar.Na área política, militou no Partido Trabalhis-

ta Brasileiro (PTB) e no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), trabalhando em campanhas

eleitorais, que culminaram na vitória de seus can-didatos.

José Volpato de Souzadesembargador

Luiza Pereira Turazziprofessora aposentada

Nadya Niehues Beckerar sta plás ca

Telmo Schmitz Ribeiromédio veterinário aposentado

Valmor Barbiaposentado

tina, do Caribe e dos Esta-dos Unidos, totalizando 30 países, comprometidos em trabalhar juntos para me-lhorar a vida das pessoas nas Américas.

Entre os locais onde se pode conhecer algumas das obras de Nádya está a Unisul, em Tubarão, que conta com um mural de 23 metros sobre a cultura açoriana, a qual 80% foi pintado com os dedos. Na

Igreja Matriz de Braço do Norte, pintou dois murais, intitulados “Epifania e Res-surreição”.

A artista já ministrou cursos e foi coordenadora do Uniexperiência, pro-grama da Unisul voltada à melhor idade, em Braço do Norte. Fez várias apresen-tações em seu estúdio e aulas gratuitas a professo-res e artistas de Braço do Norte e região.