jornalismo e big data

19
Jornalismo e Big Data Transformando dados em inofrmações

Upload: anna-barbara-medeiros

Post on 12-Apr-2017

221 views

Category:

Data & Analytics


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornalismo e big data

Jornalismo e Big DataTransformando dados em inofrmações

Page 2: Jornalismo e big data

Big Data

Trata-se de um grande volume de dados, processado com grande velocidade, que exige novas formas de processamento, armazenamento, sumarização e visualização.

Page 3: Jornalismo e big data

3 V’s

Alguns autores, como Doug Laney, falam nos 3 V’s: volume, velocidade (velocity) e variedade (variety). O quarto V é a veracidade (veracity), ainda mais importante no caso do jornalismo.

Page 4: Jornalismo e big data

Conceito relacional

Não é possível estabelecer uma quantidade de bytes a partir da qual um dataset seria considerado big data em função das constantes evoluções nos sistemas de gerenciamento de dados relacionais e não-relacionais. Portanto, nessa apresentação, consideramos big data mais como um fenômeno de interesse na descoberta de informações não-triviais em grandes conjuntos de dados do que uma delimitação técnica.

Page 5: Jornalismo e big data

Jornalismo de Dados

O jornalismo de dados, também chamado de jornalismo guiado por dados, pode ser entendido como um conjunto de práticas profissionais cujo ponto em comum é o uso de dados como principal fonte de informação para a produção de notícias (TRASEL, 2013).

Page 6: Jornalismo e big data

Jornalismo de Dados

Para Lorenz (2010), ele pode ser definido como “um fluxo de trabalho, onde os dados são a base para análise, visualização e – o mais importante – narrativa”. Lorenz também afirma que o jornalismo de dados pode ser visto como um processo de refinamento, onde dados crus podem ser transformados em algo com significado.

Page 7: Jornalismo e big data

Pelo mundo

França -> Journalisme de données

Alemanha -> Datenjournalismus

Países de língua espanhola -> Periodismo de Datos

Países de língua inglesa -> Data Journalism / Data-driven journalism

Page 8: Jornalismo e big data

Conceitos similares

- Suzana Barbosa desenvolveu o paradigma de Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD), que recebeu esta denominação “em razão das funcionalidades asseguradas pelas bases de dados para a construção e gestão de produtos jornalísticos digitais, bem como para a estruturação e apresentação dos conteúdos”.

Page 9: Jornalismo e big data

Conceitos similares

António Fidalgo trabalhou o conceito de jornalismo assente em base de dados, que consiste no gerador e possibilitador de jornais on-line sem edições fixas, sendo cada edição apenas uma configuração possível gerada de forma automática pelos dados armazenados.

Page 10: Jornalismo e big data

Business Intelligence

Se refere a sistemas que utilizam dados disponíveis nas organizações para elaborar informações relevantes para a tomada de decisões (SANTOS e RAMOS, 2006). No jornalismo, o interesse público é o “cliente”, ao invés de organizações.

Page 11: Jornalismo e big data

Um pouco de história

O primeiro caso de um grande volume de dados sendo usado no jornalismo ocorreu em 1952, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Com os resultados parciais da apuração processados por um computador UNIVAC, a rede de televisão CBS foi a única capaz de prever corretamente a vitória de Eisenhower com grande margem.

Page 12: Jornalismo e big data

Um pouco de história

Em 1967, Philip Meyer ganhou um prêmio Pullitzer por sua cobertura das revoltas de Detroit, na qual utilizou análises demográficas realizadas em um mainframe. Em 1973, Meyer publica o livro “Jornalismo de Precisão”, conceito que fornece alguma das bases para o jornalismo de dados.

Page 13: Jornalismo e big data

Um pouco de história

Em 1996, Brant Houston escreve o livro “Reportagem Assistida por Computador” no qual estabelece como sendo três as ferramentas básicas para o jornalista desta modalidade: tabelas (como as do programa Excel), gerenciadores de bancos de dados e recursos online.

Page 14: Jornalismo e big data

Exemplo

Big data journalism exposes offshore tax dodgers

Mais de 100 jornalistas do mundo inteiro investigaram 260gb de arquivos corporativos que revelaram a lavagem de U$ 100 mi e identificaram alguns do proprietários das 100 mil empresas envolvidas.

http://www.computerweekly.com/news/2240202669/Big-data-journalism-exposes-offshore-tax-dodgers

Page 15: Jornalismo e big data

É preciso programar?

Page 16: Jornalismo e big data

ReferênciasBARBOSA, Suzana; TORRES, Vitor. O paradigma ‘Jornalismo Digital em Base de Dados’: modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos. Galaxia (São Paulo, Online), n. 25, p. 152-164, jun. 2013.

FIDALGO, António. Sintaxe e semântica das notícias online. Para um jornalismo assente em base de dados. Informação e Comunicação Online – Volume I. Universidade da Beira Interior, Portugal, 2004.

Page 17: Jornalismo e big data

ReferênciasHOLMES, David. Flowchart: Should journalists learn to code? Diponível em http://pandodaily.com/2013/10/23/flowchart-should-journalists-learn-to-code/

HOUSTON, Brant. Computer-assisted reporting. New York: St. Martin's Press, 1996.

LIMA JUNIOR,Walter Teixeira. Jornalismo computacional em função da “Era do Big Data”. Líbero – São Paulo – v. 14, n. 28, 2011. Disponível em http://www.casperlibero.edu.br/rep_arquivos/2011/12/12/1323717839.pdf .

Page 18: Jornalismo e big data

ReferênciasLORENZ, Mirko. Data driven journalism: What is there to learn. In: Innovation Journalism Conference (IJ-7), Stanford, CA. 2010.

MEYER, Philip. The new precision journalism. Indiana Univ Pr, 1991.

OPEN METHODOLOGY FRAMEWORK (Switzerland). Big Data Definition. Disponível em: <http://mike2.openmethodology.org/wiki/Big_Data_Definition>. Acesso em: 02 ago. 2013.

Page 19: Jornalismo e big data

ReferênciasSANTOS, Maribel Yasmina; RAMOS, Isabel. Business Intelligence: tecnologias da informação na gestão de conhecimento. Lisboa: FCA Editora de Informática, 2006.

TRÄSEL, Marcelo. Jornalismo guiado por dados: relações da cultura hacker com a cultura jornalística. XXII Encontro Anual da COMPÓS. Encontro da Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2013.