jornal574

12
www.visaooeste.com.br Ivan Cruz 23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 ANO 10 - Nº 574 Divulgação Molico/Osasco enfrenta o Camponesa/Minas na noite desta sexta-feira em Belo Horizonte Sindicalistas criticam nova alta nos juros e medidas econômicas do governo PÁGINA 12 PÁGINA 9 PÁGINA 11 O Cioeste, consórcio que reúne oito cidades da região, se reuniu nesta quinta-feira, 22, em Carapicuíba, e elegeu o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), para presidir o órgão. Com a aproximação da volta às aulas, além do mate- rial, os abusos nas listas e o uniforme ajudam a engrossar a conta de preocupações de início de ano. Popularizados, os cupcakes estão dominando as festas infantis, chás de bebê e casamentos. Na região, algumas lojas se especializaram. Protesto contra alta da tarifa do transporte, mar- cado pela internet, está programado para acontecer no Centro de Osasco nesta sexta-feira, 23. Os prefeitos das cidades que compõem o Cioeste reunidos no Museu Arqueológico de Carapicuíba na manhã desta quinta-feira, 22 PÁGINA 6 PÁGINA 7 PÁGINA 5 PÁGINA 3 Prefeitos elegem Lapas para presidir Consórcio Intermunicipal em 2015 Pais buscam melhores preços para comprar material escolar Saiba onde encontrar os desejados cupcakes Mais de 2 mil confirmam presença em protesto Eduardo Metroviche Divulgação Eduardo Metroviche Sábado - Chuva 28 o C máx - 20 o C mín Domingo - Chuva 29 o C máx - 21 o C mín Tempo // Janeiro Nova Crescente Cheia Minguante 27 05 13 20 Confira na página 8 as vagas de empregos no DISTRIBUIÇÃO GRATUITA João Pires/Fotojump Muita ação no lançamento de Busca Implacável 3 , estrelado por Liam Neeson

Upload: visao-oeste

Post on 07-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição 574 do Jornal Visão Oeste

TRANSCRIPT

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

Ivan Cruz

23 A 29 DE JANEIRO DE 2015

ANO 10 - Nº 574

Divulgação

Molico/Osasco enfrentao Camponesa/Minas na noite desta sexta-feira em Belo Horizonte

Sindicalistas criticam nova alta nos juros e medidas econômicasdo governoPÁGINA 12 PÁGINA 9 PÁGINA 11

O Cioeste, consórcio que reúne oito cidades da região, se reuniu nesta quinta-feira, 22, em Carapicuíba, e elegeu o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), para presidir o órgão.

Com a aproximação da volta às aulas, além do mate-rial, os abusos nas listas e o uniforme ajudam a engrossar a conta de preocupações de início de ano.

Popularizados, os cupcakes estão dominando as festas infantis, chás de bebê e casamentos. Na região, algumas lojas se especializaram.

Protesto contra alta da tarifa do transporte, mar-cado pela internet, está programado para acontecer no Centro de Osasco nesta sexta-feira, 23.

Os prefeitos das cidades que compõem o Cioeste reunidos no Museu Arqueológico de Carapicuíba na manhã desta quinta-feira, 22

PÁGINA 6 PÁGINA 7 PÁGINA 5

PÁGINA 3

Prefeitos elegem Lapas para presidir Consórcio Intermunicipal em 2015

Pais buscam melhores preços para comprar material escolar

Saiba onde encontrar os desejados cupcakes

Mais de 2 mil con� rmampresença em protesto

Eduardo Metroviche Divulgação Eduardo Metroviche

Sábado - Chuva28oC máx - 20oC mín

Domingo - Chuva29oC máx - 21oC mín

Tempo //

Janeiro

Nova CrescenteCheia Minguante

2705 13 20

Confira na página 8 as vagas de empregos no

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

João Pires/Fotojump

Muita ação no lançamento de Busca Implacável 3, estrelado por Liam Neeson

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

23 A 29 DE JANEIRO DE 2015

ANO 10 - Nº 574

Molico/Osasco enfrentao Camponesa/Minas na noite desta sexta-feira em Belo Horizonte

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

OPINIÃO 23 A 29 DE JANEIRO DE 20152

“Não é um ano em que a gente vai comemorar o PIB em dezembro, mas vamos comemorar o que precisamos comemorar: o estabelecimento de uma plataforma com dois pilares, o fiscal e o da política monetária, para que tenhamos crescimento nos próximos anos”.

Luiz Carlos Trabuco – presidente do Bradesco, em entrevista ao jornal Valor Econômico

“Deus é brasileiro e temos que contar com ele para trazer chuvas”.

Eduardo Braga – ministro de Minas e Energia

“O veto à correção da tabela do Imposto de Renda foi um erro. O que se tem é criar novas alíquotas para taxar o cidadão de altas rendas”.

Alberto Cantalice – vice-presidente nacional do PT, sobre o veto da presidente Dilma Roussef à Medida Provisória que corrigia em 6,5% a tabela do Imposto de Renda

“A colaboração é um marco no Direito. Acaba com os embargos ‘de orelha’ e o tráfico de influência [dos grandes advogados] nos tribunais”.

Antônio Augusto Figueiredo Basto – advogado do doleiro Alberto Youssef, sobre os acordos de delação premiada firmados inclusive pelo cliente dele, na Operação Lava Jato, ao portal Ig

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Diretor Executivo: Valter Santos | Diretor de redação: Renato Rovai - Mtb 23.140 | Editor: Jeferson Martinho ([email protected]) | Projeto Gráfico: Rodrigo Domingues | Diagramação: Rodrigo Domingues ([email protected]) | Chefe de Reportagem: Fernando Augusto ([email protected]) | Repórteres: Leandro Conceição ([email protected]) | William Galvão ([email protected]) | Depto. Jurídico: Edu Éder de Carvalho | Redação: [email protected] | Comercial: [email protected] | Contato Publicitário: [email protected] | Impressão: Folha Gráfica | Tiragem: 35.000 exemplares

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri - Pirapora do Bom Jesus - Vargem Grande

Embu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

CHARGEFRASES

EDITORIAL ARTIGOS

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP. Leia a integra deste artigo no site do Visão Oeste

Como se preparar para 2015

Desagradando a gregos e troianos

O ano que passou merece ser esquecido. Os pequenos negócios sofreram com a forte desaceleração da eco-nomia brasileira. A inflação elevada e a piora na con-fiança dos empresários e dos consumidores limita-ram muito o crescimento econômico.

No acumulado de janeiro a setembro, o faturamento das pequenas empresas negócios caiu 0,3% na comparação com o mes-mo período de 2013. Para este ano, a expectativa é de

melhora – embora as pre-visões indiquem que 2015 ainda será um ano difícil para a economia.

Quando o problema vem na forma de conjuntura econômica adversa, a saí-da é adequar o negócio ao contexto, redimensionan-do gastos e investimentos enquanto o quadro não mudar. Vale lembrar que diante de um cenário de tantas incertezas, dois fato-res são fundamentais para a retomada da confiança: cautela e planejamento.

Mais que nunca, será pre-ciso se preparar, qualificar a si e seu negócio, planejar e inovar, requisitos básicos para o bom desempenho. Além disso, tem de manter vivo o espírito empreen-dedor, aquela força motriz que faz com que não desista e enxergue oportunidades onde os outros veem difi-culdades.

Correções de rumo são essenciais para a saúde do negócio e nunca devem ser negligenciadas. Aproveite a virada de ano como marco

para uma nova fase, usando a reorganização como cri-tério para trazer resultados. Cheque detalhadamente todos os aspectos como finanças, parte administra-tiva e estrutura.

Momentos críticos exi-gem estratégias diferen-ciadas. As crises trazem consigo aprendizado: elas servem para tirar o indi-víduo de sua zona de con-forto e forçá-lo a buscar soluções. São elas que vão empurrar a empresa para o crescimento.

Em novembro do ano passado, sob o título “Agradar a gregos e troianos”, editorial do Visão Oeste comentava a recém anunciada escolha da presidente Dilma Rous-seff para composição da equipe econômica em seu novo mandato. A conclusão lógica era a de que representava as teses defendidas durante a campanha, buscando a aus-teridade fiscal e a confiança do mercado para recolocar o país no caminho do crescimento.

Criou-se, obviamente, a expectativa de que o novo governo começaria com ajustes, cortes de gastos, sem perder o foco na geração de emprego, valorização de setores produtivos e combate à corrupção. A surpresa veio com o anúncio de medidas que, em princípio, não encontram guarida nem entre aliados, nem opo-sicionistas.

A primeira medida anunciada - ampliar a carência do direito ao seguro desemprego - apesar das críticas, não causa grande efeito na vida do trabalhador honesto, que realmente precisa do benefício. Mas carrega uma sim-bologia muito grande, afinal, “não mexer em direitos e benefícios dos trabalhadores” foi um bordão importante da campanha. Igualmente, a “pátria educadora”, foi obje-to de um duro golpe, com o corte de verbas da educação.

A manutenção de impostos que atingem a classe média, sem a discussão da reforma tributária, com deso-neração da produção e progressão de impostos para altas rendas, constituiu a cereja do bolo.

Base aliada e o próprio PT estão tendo dificuldade de defender essas ideias no dia-a-dia. E embora se asseme-lhem a ideias e propostas das correntes políticas associa-das à oposição, é natural que esta aproveite para acirrar as críticas e argumentar a existência de uma espécie de estelionato eleitoral.

Ao desagradar a gregos e troianos, é bom que o gover-no tenha bastante convicção do resultado positivo do caminho perigoso que está trilhando, sob pena de limi-tar ao extremo sua credibilidade, seu apoio popular e até mesmo o de suas bases partidárias.

PT e base aliada têm dificuldade em defender as ideias do próprio governo

Flaudio Azevedo Limasé vice-prefeito de Itapevi-SP e diretor estadual da Apeoesp. Veja a íntegra deste artigo no site do Visão Oeste

Falta de água é questão de incompetênciaNo momento em que o

estado de São Paulo sofre com a maior crise hídrica da história, fica fácil res-ponsabilizar São Pedro – popular santo católico com alegada jurisprudência divina sobre o clima – pela falta d’água. No entanto, a questão é principalmente administrativa.

Por falta de planejamento do governo estadual, gerido pelo tucano Geraldo Alck-min, o estado deve, infeliz-mente, amargar crises ainda

maiores em decorrência da falta d’água, como desaque-cimento da economia local, desemprego, problemas de saúde e limpeza públicas, degradação ainda maior do meio ambiente, falta de energia elétrica e muitos outros, como manifestações populares. Caso como este já aconteceu em Itu, com a participação de aproximada-mente dois mil moradores e a intervenção da polícia que entrou em confronto com manifestantes em setembro

do ano passado.Desemprego e proble-

mas em diversas atividades econômicas já atingem cidades e empresas na bacia dos rios Piracicaba, Jun-diaí e Capivari e na região metropolitana de São Pau-lo. Na Capital paulista, res-taurantes, segundo matéria publicada na semana passa-da pelo UOL, são obriga-dos a fechar as portas mais cedo, mesmo tendo clientes para atender.

A crise é resultado da ino-

perância do governo esta-dual, que permitiu a partir de 2004 a retirada de cerca de 36 mil litros de água por segundo da bacia do Piraci-caba, a maior parte destina-da à Grande São Paulo.

Em matéria publicada no “Blog do Planeta”, da revista Época, em junho de 2014, Antonio Car-los Zuffo, hidrólogo da Unicamp, afirma que esse volume de extração supe-ra o recomendável para a capacidade das represas. capacidade das represas.

Fica...O presidente do PT-SP, Emidio

de Souza, teria sido designado pelo partido para conduzir as conversas com a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para tentar mantê-la na legenda, segundo a Agência Estado. “A Marta está fechada em copas, então a ideia é tentar se aproximar já com algo a oferecer. Mantê-la no partido é fundamental para o PT”, disse uma fonte, que pediu para não ser identi-ficada, à agência.

Ou sai?Uma possibilidade estudada pelo

PT seria oferecer a Marta apoio para que ela seja a candidata ao governo paulista em 2018. A senadora recen-temente fez críticas aos rumos do partido em uma entrevista e estuda convites para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2016, contra o petista Fernando Haddad, que tenta-rá reeleição.

Articulações 1Se aqui na região a política anda

meio parada devido ao recesso das Câmaras Municipais, em Brasília as articulações estão a todo o vapor para a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, que aconte-ce na primeira quinzena de fevereiro. Nesta quinta-feira, 22, o candidato petista, deputado Arlindo Chinaglia (SP), recebeu o apoio do PSD, sigla do ex-prefeito Gilberto Kassab, contemplado com o Ministério das Cidades pela presidente Dilma Rousseff. A legenda tem 36 parla-mentares na Câmara e se soma a PCdoB e PROS no apoio ao petista.

Articulações 2O favorito na disputa pela presi-

dência da Casa continua sendo o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teria o apoio de grande parte da oposição. O PSDB declarou apoio a Julio Delgado (PSB-MG) no primeiro turno, mas estaria inclinado a apoiar Cunha contra Chinaglia. O Planalto trabalha para garantir a fide-lidade de partidos que foram con-templados na reforma ministerial. É o caso do PRB, que tem 21 depu-tados na nova legislatura e havia declarado apoio a Eduardo Cunha. Com a nomeação de George Hilton, filiado à legenda, para o Ministério do Esporte, o partido pode mudar de ideia.

Reprodução

Brun

o N

etto

POLÍTICA23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 3

Visão de olho

PASSE LIVRE

INTEGRAÇÃO

O prefeito de Osasco, Jor-ge Lapas (PT), vai presidir o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) neste ano no lugar do pre-feito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT). Lapas foi elei-to na manhã desta quinta--feira, 22, quando os prefei-tos de sete das oito cidades que compõem o consórcio se reuniram em Carapicuíba. A posse oficial acontecerá na próxima reunião, marcada para 26 de fevereiro, data que também marcará a inau-guração da sede do consór-cio, em Barueri.

“Os prefeitos conversa-rem de forma constante e ordenada é uma vitória para todos nós. Com isso já con-quistamos muito, como a

criação de Câmaras Técni-cas e projetos de Mobilidade Urbana que incluem o proje-to de implantação do Veícu-lo Leve sobre Trilhos (VLT), que beneficiará a população da região”, disse Lapas, após o encontro, que ocorreu no Museu Arqueológico da cidade.

O ano passado ficou mar-cado pela consolidação do consórcio de municípios, ideia antiga, mas que nun-ca havia saído do papel na região. As oito cidades jun-tas concentram um Produto Interno Bruto (PIB) maior

do que o consórcio das cida-des do ABC Paulista. Jun-tas, as cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Par-naíba correspondem a 2,3% do PIB nacional e possuem uma área de quase 1 mil km².

O prefeito de Carapicuí-ba, Sergio Ribeiro, ressaltou as principais conquistas do Cioeste. “A principal con-quista deste primeiro ano do Cioeste foi sua consolidação jurídica, financeira e admi-nistrativa. A região precisava de uma entidade como esta para representar a população de forma unificada e garan-tir maiores conquistas para os quase dois milhões de habitantes desses oito muni-

cípios”, disse.

AÇÕES

Entre as principais ações do Cioeste estão a criação de câmaras técnicas para discu-tir Saúde, Meio Ambiente e Cultura e o início das obras do terminal rodoviário do Km 21, na divisa de Osasco e Carapicuíba.

Além de Lapas e Sergio Ribeiro, o encontro reuniu os prefeitos Geraldo Teo-tônio, o Gê (Jandira), eleito vice-presidente do consór-cio, Jaci Tadeu (Itapevi), Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), Sergio Ribei-ro (Carapicuíba) e Carlão Camargo (Cotia), além do vice-prefeito de Barueri, Jaques Munhoz.

A Câmara Municipal de Itapevi aprovou, em sessão extraordinária nesta quarta--feira, 21, o passe livre no transporte municipal a estudantes da rede pública da cidade. O benefício também engloba beneficiados pelo Prouni e Fies nas faculdades.

Lapas preside o Cioeste em 2015

JANDIRA COBRA SABESPEsta semana o prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio, o Gê (PV), visitou a subsede da Sabesp em Barueri para cobrar melhorias no serviço prestado pela companhia do governo do estado. São frequentes as queixas de falta de água em diversos bairros da cidade.

Brun

o N

etto

PASSE LIVREA Câmara Municipal de Itapevi aprovou, em sessão extraordinária nesta quarta--feira, 21, o passe livre no transporte municipal a estudantes da rede pública da cidade. O benefício também engloba beneficiados pelo Prouni e Fies nas faculdades.

Visão Atenta

Consórcio terá sede em Barueri

Prefeito de Osasco (à esquerda) substitui o chefe do Executivo de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (à direita), no comando do Consórcio Intermunicipal

Ivan Cruz

CIDADES 23 A 29 DE JANEIRO DE 20154Divulgação

OBRAS DA UPA 24 HORAS DE ITAPEVI NA RETA FINALEstá na reta final a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na Vila Santa Rita, em Itapevi, implantada por convênio entre a Prefeitura e o governo federal. A unidade terá sete consultórios, para

áreas como ginecologia/obstetrícia, ortopedia e odontologia.

Ivan Cruz

Rodrigo Petterson

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, discursa em evento que marcou o início das obras

Leandro Conceição

A Prefeitura de Osas-co iniciou a obra de construção da Unida-de de Pronto Aten-dimento (UPA) do Centro da cidade em evento na quarta-fei-ra, 21. Implantada em parceria com o gover-no federal, a unidade atenderá casos de bai-xa e média complexi-dade e deve desafogar o Hospital Antonio Giglio, vizinho da UPA em construção.

“A UPA [Centro] vai absorver atendimentos clínicos que fazemos no hospital”, afirmou o secretário municipal

SAÚDE

UPA Centro deve desafogar Hospital Antonio Giglio

Unidade deve entrar em funcionamento no ano que vem

“Gestão compartilhada” pode ser testada em novas unidades

de Saúde, José Amando Mota. De acordo com ele, a expectativa é que a nova unidade entre

em funcionamento em cerca de um ano e meio e atenda, em média, 7 mil pacientes por mês

na pediatria, 9 mil em ortopedia e 10 mil em clínica médica.

A UPA Centro fun-

Paralelamente ao pro-cesso licitatório para a seleção de uma Organi-zação Social (OS) para fazer a “gestão comparti-lhada” do Hospital Antô-nio Giglio, no Centro, a Prefeitura de Osasco estuda adotar o modelo em unidades de saúde municipais novas, caso a proposta para o hospital enfrente novos proble-

mas na Justiça.A informação é do

secretário de Saúde, José Amando Mota. “As unidades novas são mais fáceis de terem a ges-tão compartilhada, por já serem implantadas assim”.

O presidente do Sin-dicato dos Servidores de Osasco e Região (Sin-trasp), Jessé de Castro

cionará 24 horas e será construída em um ter-reno de 1,3 mil metros quadrados, cedido pelo governo do estado em troca de um terreno que pertencia à admi-nistração municipal na Superavenida, segundo a Prefeitura.

Serão dois andares com consultórios de diversas especialidades, além de salas de espera e recepção, urgência, clas-sificação de risco, ele-trocardiograma (ECG), raio x, inalação, sutura, curativos etc.

OUTRAS UNIDADES

Amando Mota e o prefeito Jorge Lapas (PT) avaliam que a implantação da UPA no Centro vai corrigir o “equívoco”, na ava-liação deles, que foi a

desativação do Pronto Socorro Central após a inauguração do Hospi-tal Antonio Giglio, há quase duas décadas.

“ [A un idade va i ] trazer de volta para a região central um ser-viço de atendimento emergencial. Fazen-do isso no hospital, se congestiona o hospital. O hospital deve rece-ber pacientes indica-dos pelas unidades de saúde”, explicou Lapas.

Além da UPA Cen-tro, a rede municipal de saúde de Osasco terá duas novas unida-des em breve. Segundo o prefeito, no mês que vem deve ser inaugura-do um Pronto Socorro do Jardim D’Abril e em março deve ocorrer a entrega de uma UPA no Jardim Conceição.

Moraes, diz que o que o secretário define como “gestão compartilhada” trata-se, na verdade, de um projeto de “terceiri-zação”. “Há alternativas para melhorar o serviço sem terceirizar”, diz.

Já o prefeito Jorge Lapas (PT) afirma que “as experiências que a gente conhece de outras cida-des [mostram que com a gestão compartilhada] o atendimento se torna mais eficiente com um custo menor”. A licitação para a escolha da OS deve ser concluída em março, segundo o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, José Amando Mota, diz que “em fun-ção da falta de médicos, da dificuldade de contro-lar um hospital, sob vários aspectos, decidimos expe-rimentar um novo mode-lo [de gestão]”.

IMBRÓGLIO

A contratação de uma

OS para “gestão com-partilhada” do Hospital Antônio Giglio foi ten-tada em 2009, na gestão do ex-prefeito Emidio de Souza (PT). Mas a proposta ficou suspensa devido a um imbróglio judicial após ação movida por um movimento con-trário, que alegou que as OSs pagam salários menores do que o poder público e cobram metas abusivas de produtividade aos funcionários, entre outras. No fim de 2013, a Justiça liberou a Prefeitura a prosse-guir com o projeto.

Se houver novos problemas judiciais para a implantação da “gestão compartilhada” - “terceirização”, para os críticos - , a saída pode ser implantar o modelo para ser testado em unidades menores. “De repente, se não tivermos êxito [em implantar] esse modelo no hospital, [pode ser]

que a gente possa imple-mentá-lo em uma UPA

nova, por exemplo. Até para poder confrontar os modelos, avaliar qual o mais eficiente”, decla-ra Amando Mota. “Se o novo modelo [de gestão] funcionar, a própria popu-lação vai pressionar para que se mude o modelo. Precisamos experimentar esse modelo novo”, com-pleta o secretário. (Lean-

dro Conceição)

Rodrigo Petterson

Antônio Giglio foi ten-tada em 2009, na gestão do ex-prefeito Emidio de Souza (PT). Mas a proposta ficou suspensa devido a um imbróglio judicial após ação movida por um movimento con-trário, que alegou que as OSs pagam salários menores do que o poder público e cobram metas abusivas de produtividade aos funcionários, entre outras. No fim de

“gestão compartilhada” - “terceirização”, para os críticos - , a saída pode ser implantar o modelo para ser testado em unidades menores. “De repente, se não tivermos êxito [em

] esse modelo pode ser] pode ser] pode ser

os modelos, avaliar qual o mais eficiente”, decla-ra Amando Mota. “Se o novo modelo [de gestãonovo modelo [de gestãonovo modelo [ ] de gestão] de gestãofuncionar, a própria popu-lação vai pressionar para que se mude o modelo. Precisamos experimentar esse modelo novo”, com-pleta o secretário. (Lean-

dro Conceição)

Amando Mota diz que modelo é mais eficiente

Reprodução

CIDADES23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 5

Divulgação

Como contrapartida ao reajuste, administrações municipais e o governo do estado começaram a implementar passe livre no transporte público a estudantes de baixa renda. O Movimento Passe Livre (MPL) faz críticas à maneira como foi implantado o passe livre: “A nossa luta é a mesma: tarifa zero para toda a população. O passe livre para os estudantes foi dado como uma concessão, e não estabelecido como direito”.

Passe livre

SECRETARIA DA MULHER DE BARUERI ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOSA Secretaria da Mulher de Barueri abriu inscrições para os cursos gratuitos de geração de renda e educação. Entre as oportunidades estão: culinária doce e salgada, inglês, copeira e design floral. Todos oferecem certificação. Mais informações: 4706-4046 ramal 244.

“Pior é que a ONS fala que não foi ordem, e sim falha... Eles não querem

assumir de forma alguma”.Josef Prado, na matéria

“Eletropaulo diz ter restabelecido energia após cortes determina-

dos pelo ONS”, postada dia 19 no Facebook

“Deixo uma pergunta! A população quer saber, caso falte energia o gera-

dor irá funcionar?”. Sandro T. de Carvalho, na coluna Visão na Rede, publicada dia 16

“Será mesmo que essa caixa aberta é a que eles fazem as refeições,

jornalzinho petista?”.Leonardo Douglas, em postagem

no Facebook com denuncia de caixa d´água aberta no Bom Prato de

Osasco, publicada dia 16 Os comentários postados no site do Visão Oeste ou na fanpage do jornal no Facebook são de

responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal.

Veja os comentários em destaque no Facebook e Twitter do Visão Oeste durante a semana

Visão na Rede

Jeferson Martinho

Em 2013, reajuste das passagens foi revertido após uma série de manifestações

Está marcado para a tarde desta sexta-feira, 23, um protesto no Cen-tro de Osasco contra o aumento das tarifas no transporte público. Até às 15h desta quinta, 22, mais de 2,2 mil pesso-as haviam confirmado presença no ato, orga-nizado pela rede social Facebook.

Desde o início do mês, a tarifa foi reajus-tada de R$ 3,00 para R$ 3,50 (16,6%) nos ônibus municipais de Osasco. “Cobrar a mesma tarifa de São Paulo por uma quilometragem menor é desproporcional”, alega a organização do ato.

Ta m b é m h o u v e aumento no preço da passagem na CPTM, Metrô (ambas subiram de R$ 3 para R$ 3,50) e ônibus intermunicipais, geridos pelo governo do estado, e em outras cida-des, como em São Paulo e nos municípios que formam, junto a Osasco, o Consórcio Intermu-nicipal da Região Oeste (Cioeste).

Além de Osasco, estão programadas para esta sexta manifestações con-tra o reajuste das passa-

TRANSPORTE PÚBLICO

Dia de protestos contra aumento das tarifas

“Cobrar mesma tarifa de SP é desproporcional”

gens em diversas cidades de todo o país. A data foi definida pelo Movimen-to Passe Livre (MPL) - que iniciou os protes-tos de junho de 2013, que na ocasião reverte-ram o aumento das tari-fas - como o dia do Ato Nacional Contra Tarifa.

OUTRAS CIDADES

Desde o reajuste da passagem foram realiza-dos protestos reunindo

pequenos grupos de pes-soas em cidades como Cotia e Barueri.

E m S ã o P a u l o j á foram realizados três atos contra os reajustes no transporte público, o último na terça, 20, com cerca de 10 mil pesso-as, segundo o MPL, na região do Tatuapé, zona Leste. Desta vez não houve confrontos entre a PM e manifestantes, ao contrário do regis-

trado nos atos anterio-res. Outro protesto está marcado para esta sexta, no Centro da cidade.

Diferença de preços varia até 192% no estado, segundo levantamento do Procon

cidades 23 a 29 de janeiro de 20156Fotos/Eduardo Metroviche

Escolas dE tEmpo intEgral Em osasco E itapEvio governador geraldo alckmin (psdB) anunciou, na terça-feira,

20, a expansão de escolas de tempo integral na rede estadual. Em todo o estado, 75 escolas passam a funcionar nessa modalidade.

Entre elas estão uma unidade em osasco e outra em itapevi.

Com a volta às aulas pre-vista para a primeira sema-na de fevereiro as livrarias, papelarias e lojas especiali-zadas em material escolar estão cheias de compra-dores de última hora. Esse ano, segundo a Fundação Procon, os preços dos itens variam até 192% no estado de São Paulo. A entidade pesquisou 222 produtos em dez lojas diferentes. Os impostos chegam a repre-sentar 47,49% do preço dos itens.

A comparação e pesquisa de preços em vários locais ainda é a melhor saída para

Tecnologia ajuda a economizar na compra do material escolar

Pesquisar e comparar preços é a melhor saída

Volks vai reformular o hatch esse ano

Volta às aulasVisão educação //

economizar. Quem prefe-re economizar tempo de deslocamento pode uti-lizar as tecnologias em se favor. O aplicativo Dica de Preço é gratuito e funciona como uma rede social onde os usuários compartilham informações de produtos e

preços livremente. Segun-do o desenvolvedor do aplicativo, Leonídio Filho, “o intuito é ajudar as pes-soas a trocarem informa-ções sobre preços para que elas mesmas consigam se organizar”.

O aplicativo roda em

navegadores comuns como Google Chrome e pode ser instalado nos sistemas Android e iOS. Também podem ser úteis sites de comparações de preços, como Buscapé e Zoom.

Além da variação dos pre-ços outro problema encon-

trado pelos pais é saber quais são os materiais que as escolas podem ou não incluir na lista.

No ano passado, o Con-gresso Nacional aprovou lei que proíbe as escolas de incluir na lista de materiais itens como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos de limpeza de escritório. A clausula só é considerada nula caso as exigências desses produtos constem no contrato firma-do entre a escola e os pais.

Também é proibido as escolas criarem taxas de material escolar para com-pensar gastos com o que não pode ser incluso na lis-ta. Caso a escola não coope-re os pais podem procurar

a unidade mais próxima do Procon.

Uniforme escolar

No caso do uniforme escolar, o Procon de Barueri informou que somente se a escola possuir uma marca registrada poderá obrigar que a compra seja feita em estabelecimentos pré-deter-minados.

A escola deve adotar cri-térios para a escolha do uniforme levando em con-ta a situação econômica do estudante e de sua família, assim como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. Além disso, o modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.

Senac OsascoRua Dante Batiston, 248 – Centro – Osasco. Telefone: 2164-9877

Fantasy CupcakesSuper Shopping Osasco (tel.: 97814-9175) / Osasco Plaza Shopping

Doceria AstúriasRua Tenente Avelar Pires Azevedo, 367, Centro de Osasco

Sodiê DocesAv. dos remédios, 716, OsascoTelefone: 3567-4539

Cake SquareCentro ComercialAlphaville – Barueri Telefone: 4193-2965

Brou´néShopping Iguatemi AlphavilleTelefone: 97823-2095

Receitas e Temperos

CUPCAKE DE PAÇOQUINHA

INGREDIENTESMassa2 xícaras (chá) de manteiga (200g) /2 xícaras (chá) de açúcar / 3 xícaras (chá) de farinha de trigo / ½ xícara (chá) de amendoim torrado e tri-turado / 2 paçocas esmagadas / 1 colher (sopa) de fermento em pó / 4 ovos / 1 colher (sopa) de essência de baunilha¾ xícara (chá) de leite Recheio1 colher (chá) de achocolatado em pó / 1 xícara (chá) de amendoim

torrado e triturado / 1 lata de leite condensado½ caixa de creme de leite / 4 paçocas esmagadas / cobertura de doce de leite / 1 lata de doce de leite / amen-doim e paçoca para decoração

MODO DE PREPARO:Massa1- Na batedeira bata bem a manteiga com o açúcar, até formar um creme.2- Acrescente os ovos, o leite, a essência de baunilha e bata.3- Siga adicionando aos poucos a farinha peneirada e a farinha de amendoim e bata.

4- Adicione as paçoquinhas esfarela-das e o fermento em pó.5- Coloque as massas diretamen-te nas forminhas para cupcakes enchendo só até ¾ da forminha, pois os bolinhos crescerão.6- Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos a 180°.7- Deixe os bolinhos esfriarem um pouco para começarmos a rechear.Recheio1- Em uma panela coloque o leite condensado, o achocolatado, a fari-nha de amendoim e misture bem até soltar da panela. Neste momento adicione a paçoquinha esfarelada e o

creme de leite, incorpore tudo e espe-re esfriar um pouco para utilização.2- Coloque essa mistura em um saco de confeitar.3- Com o saco pronto, aponte ele direto no bolinho e afunde, aper-tando bem para que solte o recheio por dentro, faça 3 furos em cada bolinho. Repita a operação em todas as unidades.Cobertura de Doce de leite1- Coloque o doce de leite no saco de confeitar e com o bico pitanga faça círculos no formato do cupcake.2-Decore com ½ paçoquinha ou amendoim torrado.

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.brcom Sandra Matarazzo

/2 xícaras (chá) de açúcar / 3 xícaras

turado / 2 paçocas esmagadas / 1

4 ovos / 1 colher (sopa) de essência

¾ xícara (chá) de leite

Delicioso e lindinho esse cupcake, criado para alegria de todos, uma combinação muito saborosa, com o toque da paçoquinha.

com Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzo

O confeiteiro celebridade

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

GASTRONOMIA23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 7

Francysco Souza

FIM DE SEMANA TEM FEIRA GASTRONÔMICANeste fim de semana será realizada a primeira edição do ano da Feira Gastronômica de Osasco. O evento reúne mais de 80 pratos da culinária nacional e internacional, com preços de R$ 5 a R$ 20. A feira funciona das 12h às 21h no sábado, 24, e domingo, no estacionamento da Prefeitura.

Telefone: 97823-2095

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.brMais receitas em: www.receitasetemperos.com.br

Em alta no Brasil e no mundo, os cupcakes, ou bolos de copo, têm sido a grande sensação de festas, chás de bebê, casamentos etc. Pequeno, mas devida-mente decorado, o doce foi feito para servir apenas a uma pessoa. Sua populari-zação se deve muito a apari-ções glamurosas em filmes como Sex and The City e Mulheres Perfeitas, e pro-gramas como “A Batalha dos Confeiteiros”, exibido no canal a cabo Discovery Home and Health.

Nas cidades da região é possível encontrar estabe-lecimentos especializados na confecção de cupcakes, assim como cursos para aprender a fazê-los. O Senac de Osasco, por exem-plo, conclui nesta sexta-fei-ra, 23, um curso para quem pretende aprender as técni-cas, inclusive para crianças. Cada interessado investiu R$ 577,50.

Quem pretende degus-tar os bolos de copos pode procurar a Fantasy Cupcakes, a primeira loja especializada no doce em Osasco. São 30 sabores diferentes. “O de cenou-ra com chocolate é meu preferido, mas o de nozes e morango com chocolate é irresistível. A vitrine da Fantasy deixa qualquer

CONFEITARIA

A moda dos cupcakes

Filmes e programas de TV deixaram bolinhos em alta

Buddy Valastro e um de seus bolos, inspirado nos Transformers

um em dúvida”, conta a diretora de comunicação Fabiana Scatolini. Atual-mente, existem duas lojas em Osasco: no Super Sho-pping e no Osasco Plaza Shopping. Em Barueri, tem uma unidade no Sho-pping Tamboré.

Em Barueri, a Cake Square possui boas opções de cupcake. Além do doce, a casa serve também chee-

secakes, bolos, chocolates, pão de queijo e um cardápio todo gourmet.

A Doceria Astúrias, em Osasco, pode ser uma alter-nativa para quem, além de experimentar seus produ-tos, quer fazer encomendas. Outros estabelecimentos interessantes para quem gosta de cupcake são a Sodiê Doces (Osasco) e o Brou´né (Alphaville).

Brou´néShopping Iguatemi

Outro fenômeno no universo dos bolos é o pro-grama “Cake Boss”, tam-bém exibido no Discovery Home and Health. O reality show acompanha as empreitadas na confec-ção dos bolos especiais da padaria Carlo´s Bakery, da família de Buddy Valastro.

No ano passado, o con-feiteiro causou alvoroço em uma apresentação em um shopping de São Pau-

lo, que teve tumulto cau-sado por milhares de fãs que chegaram a dormir

na porta do shopping para tirar fotos ao lado do confeiteiro ilustre.

TRABALHO 23 A 29 DE JANEIRO DE 20158

Técnico eletrônicosal. R$1359 - Barueri

Tosador de animais domésticossal. R$1200 - Osasco

Vendedor de consórciosal. R$832 - Osasco

Vendedor de serviçossal. R$950 - Osasco

Vendedor internosal. R$900 - Osasco

Vendedor pracistasal. R$1054 - Osasco

Mg Pastore Indústr ia e Comércio de Compostos de PVC Ltda, torna público que requereu na CETESB a Licença de Operação para Artefatos de material plástico, reforçados ou não com fibra de vidro para á Rua Abaetetuba nº 06 – Jardim Califórnia – Barueri – SP.

CLASSIFICADOS

Açougueirosal. R$1500 - Osasco

Açougueirosal. R$1500 - Osasco

Açougueiro desossadorsal. R$1400 - Osasco

Administrador de recursos humanossal. R$1000 - Osasco

Ajudante de cozinhasal. R$1085 - São Paulo

Ajudante de cozinhasal. R$1000 - Osasco

Ajudante de lavador de automóvelsal. R$981 - Osasco

Ajudante de sushimansal. R$1200 - São Paulo

Alinhador de pneussal. R$1200 - Osasco

Analista de sistemas (informática)sal. R$2100 - Osasco

Ascensoristasal. R$820 - Barueri

Atendente de balcãosal. R$1085 - São Paulo

Atendente de balcãosal. R$1000 - São Paulo

Atendente de balcãosal. R$1000 - São Paulo

Atendente de cafeteriasal. R$900 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$1050 - Osasco

Atendente de lojassal. R$1000 - São Paulo

Atendente de lojas e mercadossal. R$1085 - Osasco

Atendente de lojas e mercadossal. R$1085 - São Paulo

Atendente de peixariasal. R$1085 - São Paulo

Atendente do setor de frios e laticíniossal. R$1134 - São Paulo

Auxiliar de confeiteirosal. R$1000 - São Paulo

Auxiliar de laboratório de análises físico-químicassal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de lavanderiasal. R$1024 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$944 - Osasco

Auxiliar de limpezasal. R$1024 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$950 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$850 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$889 - Barueri

Balconista de açouguesal. R$1134 - São Paulo

Caldeireiro montadorsal. R$2500 - Carapicuiba

Controlador de entrada e saídasal. R$987 - Osasco

Controlador de pragassal. R$1000 - São Paulo

Cozinheiro de restaurantesal. R$1069 - São Paulo

Cumimsal. R$900 - São Paulo

Eletricistasal. R$1500 - Osasco

Encarregado de cozinhasal. R$1500 - São Paulo

Estoquistasal. R$1053 - Osasco

Fiscal de prevenção de perdassal. R$1383 - São Paulo

Gerente comercialsal. R$3000 - Guarulhos

Gerente comercialsal. R$1500 - Osasco

Instalador-reparador de redes e cabos telefônicossal. R$1500 - Osasco

Lavador de carrossal. R$968 - São Paulo

Limpador de vidrossal. R$1200 - Osasco

Mecânico de automóvelsal. R$1200 - Osasco

Mecânico montadorsal. R$1700 - Osasco

Mecânico reparador de máquinassal. R$1500 - São Paulo

Monitor de vídeosal. R$814 - Osasco

Operador de cobrançasal. R$733 - Osasco

Operador de empilhadeirasal. R$1322 - Osasco

Operador de exaustor (coqueria)sal. R$2000 - Osasco

Operador de instalação de ar-condicionadosal. R$1500 - Osasco

Operador de suporte técnico (telemarketing)sal. R$898 - São Paulo

Operador de telemarketing ativosal. R$887 - São Paulo

Repositor - em supermercadossal. R$1200 - Osasco

Repositor de mercadoriassal. R$1024 - São Paulo

Repositor de mercadoriassal. R$1085 - São Paulo

Saladeirosal. R$1200 - Osasco

Sushimansal. R$1400 - São Paulo

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - Osasco

Vagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. Além da carteira de trabalho, é necessário apresentar o CPF para atendimento.

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Ajudante de carga e descarga de mercadoriasal. R$863 - Osasco

Ajudante de carga e descarga de mercadoriasal. R$1046 - Osasco

Apontador de produçãosal. R$1416 - Santana de Parnaiba

Atendente de lojassal. R$1000 - Osasco

Auxiliar administrativosal. R$1200 - Barueri

Auxiliar administrativosal. R$1500 - Osasco

índicesINFLAÇÃO

Novembro Dezembro Ano 12 mesesIPCA 0,51% 0,78% 6,40% 6,40%

INPC 0,53% 0,62% 6,22% 6,22%

IGP-M 0,98% 0,62% 3,67% 3,67%

IPC-Fipe 0,69% 0,30% 5,20% 5,20%

ICV-Dieese 0,52% --------- 6,18% 6,65%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALJaneiro Feveiro No ano

0,6058% 0,5882% 1,1976%

CORREÇÃO DO FGTSNovembro 0,003506%

Dezembro 0,002950%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)724,00 5%* ou 11%** R$ 36,20 ou a partir R$ 79,64724,00 a 4.390,24 20% de R$ 144,80 a R$ 878,00ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até 1.317,07 8,00%De 1.317,08 até 2.195,12 9,00%De 2.195,13 até 4.390,24 11,00%DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 57,92 R$ 482,92Empregador 12 R$ 86,88 R$ 526,82Total 20% a 23% R$ 144,80 R$ 1.009,74

1Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 724,00). 2Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 4.390,24). Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, indepen-dentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2014)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.787,77 Isento ---

De 1.787,78 a 2.679,29 7,5% 134,08

De 2.679,30 a 3.572,43 15% 335,03

De 3.572,44 a 4.463,81 22,5% 602,96

Acima de 4.463,81 27,5% 826,15Deduções do IR:a) por dependente, R$ 179,71; b) por aposentadoria ou pensão paga por previdên-cia pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.637,11; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Auxiliar administrativosal. R$1200 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$1222 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1085 - Barueri

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1190 - Osasco

Conferente de carga e descargasal. R$1046 - Osasco

Empacotador, a mãosal. R$1085 - Osasco

Empacotador, a mãosal. R$922 - Osasco

Lavador de automóveissal. R$1014 - Barueri

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)sal. R$834 - São Paulo

Operador de telemarketing ativo e receptivosal. R$971 - Barueri

Repositor - em supermercadossal. R$1085 - Osasco

Saiba mais sobre sua personalidade, seu futuro e seus desafios através de um estudo personalizado. Qual é sua

missão, quais são seus desafios? Descubra de quais formas a interpretação dos números pode ajudar você a se conhecer melhor e abrir seus caminhos!

Solicite seu Mapa: 98574-2040. [email protected]

NUMEROLOGIA

ANUNCIE AQUI POR R$60,00

TEL: 3681-3150WWW.VISAOOESTE.COM.BR

TRABALHO23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 9

As centrais sindicais e a Confederação Nacio-nal da Indústria (CNI) criticaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar os juros básicos da economia, a taxa Selic, em 0,5 ponto percentual, passando para 12,25% ao ano. Com o reajuste, a Selic chega ao maior percen-tual desde agosto de 2011, quando estava em 12,5% ao ano.

“Esta medida nefas-ta, além de manter a taxa Selic em patamares proibitivos e colocar à mostra a insensibili-dade do governo ante as demandas da classe trabalhadora, impede o crescimento da pro-dução, do consumo e a geração de empregos”, afirma a Força Sindical em nota assinada pelo presidente da entidade, Miguel Torres.

Para a CUT, “com o argumento de diminuir o consumo para contro-lar a inflação, o governo dá mais um tiro no pé e contradiz o discurso

JUROS

Centrais e indústrias criticam alta da Selic

Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, diz que alta dos juros visa conter inflação

Wilson Dias/ABr

INDÚSTRIAS PAULISTAS DEVEM CONTRATAR POUCO NO 1º SEMESTREA maior parte das indústrias paulistas não pretende ampliar o quadro de funcionários no primeiro semestre deste ano. Segundo pesquisa da Fiesp, 84,4% das empresas não têm planos de fazer contratações na primeira metade do ano. Em 2014, o percentual foi menor: 76,8%.

José

Cru

z/AB

r

“Consumo cai, produção diminui e desemprego sobe”

O direito do trabalhador à liberdade de opção religiosa

Nestes tempos em que vemos no Brasil e em vários países tristes exemplos de intolerância, trataremos hoje do direito do trabalha-dor em ter sua liberdade de opção religiosa respeitada pelo empregador.

A Constituição garante - inclusive durante o horá-rio de trabalho - a plena “liberdade de consciência” (art. 5o., VI) e prevê que “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa” (art. 5o., VII).

Lembro que o Brasil é signatário da Convenção 111 da OIT, que proíbe a discriminação no ambien-te de trabalho em razão de raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascen-dência nacional ou origem social.

Por isso, considero que o empregador não pode:

- perguntar a um candi-dato qual é sua religião, nem utilizá-la como critério para a seleção de pessoal, promo-ção ou despedida;

- constranger os traba-lhadores, transforman-do o ambiente laboral em local de pregação. O TRT-PR já condenou empresa a pagar indeniza-ção por danos morais por submeter trabalhadora a “situação constrangedo-ra, pois sofria constantes tentativas de interferên-

cias em suas convicções religiosas por parte de sua superior hierárquica, com frequentes pregações e comentários impróprios que lhe eram dirigidos” (400-79.2010.5.09.0004);

- exigir trabalho extraor-dinário em dia não permi-tido pela religião do traba-lhador.

Tampouco pode o tra-balhador constranger ou desrespeitar o direito à liberdade de religião de seus colegas.

O TRT-DF já decidiu que a liberdade de cren-ça se aplica a trabalhador praticante de quaisquer religiões: “não é porque um ou outro segmento religioso tenha mais ou menos adeptos que não lhe será assegurada a proteção prevista no art. 5º, VI, da Constituição” (1800-09.2012.5.10.0012).

Conclusão: o trabalha-dor também é um “cida-dão dentro da empresa”, e não se pode mais admitir a visão de que o emprega-dor seria o senhor absolu-to do local de trabalho. O ambiente de trabalho tam-bém é um espaço de exer-cício pleno da cidadania, que deve respeitar o que o trabalhador possui de mais próprio e íntimo: seu cor-po, suas convicções, seus anseios, seus valores, seus princípios.

Maximiliano Nagl Garcez

Direito e trabalho

Advogado e consultor de entidades sindicais; Diretor para Assuntos Legislativos da Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas (ALAL). [email protected]

TRABALHO 9

Av. Crisântemo, 193Jd. das Flores Osasco - SP 11 3681-9594

Escolha o melhor para sua empresa

Elos

Con

tabi

lidad

e | 2

0 an

os

Serviços completos de assessoria Contábil, Fiscal e Trabalhista com 20 anos de Tradição.

SPED Contábil/Fiscal? E-Social? Fique tranquilo, este é nosso trabalho!

[email protected] | www.eloscont.com.br

utilizado de ‘ajustar as contas públicas com o menor sacrifício possí-vel’”, avalia a central, em nota. “Menor sacrifício de quem? Só se for dos banqueiros, dos rentis-tas e dos detentores de grandes capitais, que têm interesse, sempre, em aumentar cada vez

mais seus lucros”.A central analisa ainda

que “com os juros altos o consumo cai, a produção diminui e o desemprego aumenta, a desigualdade social cresce, o desen-volvimento cessa e o país retrocede”.

A C o n f e d e r a ç ã o Nacional da Indús-

tria defende, também em nota, que os efeitos diretos da elevação dos juros são o aumento dos custos dos financia-mentos, a dificuldade de acesso ao crédito e a consequente redução do consumo das famílias e dos investimentos das empresas.

A taxa Selic é o princi-pal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índi-ce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro da meta estabelecida pela equipe

econômica. De acordo com o Conselho Mone-tário Nacional, o centro da meta de inflação cor-responde a 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos percentu-ais, podendo variar entre

2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).

Em comunicado, o Copom informou que a decisão levou em conta o cenário macroeconômi-co e as perspectivas para a inflação.

Macroeconomia e inflação

ALMANAQUE 23 A 29 DE JANEIRO DE 201510OSASCO PLAZA REALIZA DOAÇÃO AO FUNDO SOCIAL

Na terça, 20, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, recebeu do Osasco Plaza Shopping

a doação de R$ 5,4 mil para projetos do órgão. O valor foi arrecadado na “Fonte de Desejos”, que faz parte da decoração de Natal do shopping.

Ivan Cruz

Divulgação

Casamento...A partir de 2 de fevereiro começam as inscrições para a segunda edição barueriense do Casamento

Comunitário. O Fundo Social de Solidariedade de Barueri planeja realizar a cerimônia de união dos casais no mês de maio. O prazo par inscrição vai até 10 de abril, das 8h às 17h, na Secretaria de Promoção Social. É necessário residir em Barueri e comprovar renda per capta familiar de até um salário mínimo. As despesas de cartório são pagas pela Prefeitura. Mais informações: 4199-2800.

PromoçãoA rede Lojão do Brás, que tem uma unidade no Centro de Osasco, iniciou o Liquida Verão, que oferece peças

de moda masculina, feminina, infantil e itens de cama, mesa e banho com descontos de até 50%. Entre os exemplos, um vestido longo em crochê que antes saia por R$99,50 durante a promoção é encontrado por R$69,50.

Cruzadinha

Horóscopo

Sexta-feira, 23Erika suborna Lorraine e marca um encontro com ela. Cristina se nega a deixar a Império. Dr. Merival diz que Cristina não pode ser afastada da Império. Vicente combina um encontro com Clara. Du e João Lucas conversam com Maria Marta.

IMPÉRIO

E na Novela...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 27

BCMASSANHADOLETANELEIRAPOSALSITEER

RAPAZLAJELCEGOS

ESTIGIOSSOARRNLTRFOICE

SRAPALATOATRASOINUAEUAT

CHAMUSCADOAORAGOSSO

VE

S

TE

Tenho conheci-mento de

"(?) O Extrater-restre",filme

Aflição;sofri-mento

(?) Batista,apresen-

tadoresportivo

Ferramentada Morte(Folcl.)

Centro deTerapia

Intensiva(sigla)

Demorade paga-

mentoTambém,em inglês

Ulysses Guimarães,

político

Chuvamiúda

O maior éo fêmur

A vogaldo pingoÁcido daaspirina

O céu da boca (Anat.)Conjuntode galhos

Teto deedifíciosCissa Gui-

marães, atriz

Predador de galinhas

Descer (do ônibus)

Os primeiros dentespermanentes

365 dias

Vontade dagrávida (pl.)

Senhora(abrev.)

Indícios;pistas(fig.)

(?) mal:desa-gradar

Significa legal em

IML

Adolescente do sexomasculino

Feminino de "ator"

Personagem de"Alice no País das

Maravilhas" (Lit. inf.)

Confusão(gír.)

Consoantesde "dose"

Letra do Robin (HQ)

Agir;operar

Divisõesdo cicloda Lua

Aquelesque não

enxergamPessoa des-conhecida

(?) Salva-dor, país

TeoriaForma daestradasinuosa

Sem roupa;despida

Levementequeimado

Carga

Endereçode página na internet

Atrevido;saliente

Conversafiada

(bras.)O planoalterna-

tivo

Adornodo dedo A N E L

2/el. 3/sei — too. 4/site — tese. 6/balela — palato. 7/molares. 9/vestígios.

ALTO ASTRALSexta-feira, 23Laura garante a Heitor que ela não enviou a matéria sobre Caíque para publicação. Maria Inês e Marcelo passam a noite juntos em uma praia deserta. Sueli pede para falar sozinha com Marcos e Azeitona se preocupa. Úrsula demite Laura.

BOOGIE OOOGIESexta-feira, 23Fernando encontra Artur na rua e o agride. Sandra procura Elísio no quartel para tentar ajudar Beatriz. Dani pede a Madalena para rea-lizar seu casamento na mansão.Susana conta a Fernando o que

sabe sobre o segredo de Carlota. Fernando vai à mansão para procurar os diamantes e Carlota chega.

MALHAÇÃOSexta-feira, 23Duca afirma que apoiará a car-reira de Bianca. King avisa a Simplício que o esquema dos dois foi descoberto e o pai de Sol se preocupa com a famí-lia. Bianca e Henrique ensaiam com Edgard, e o menino provoca a atriz. Karina lê um texto de Pedro sobre eles e se irrita com o namorado. Duca e Gael des-cobrem que Henrique é filho de Heideguer.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Calmo como um cordeiro é uma das maiores coisas erradas a serem ditas do ariano. Pode parecer sossegado aparentemente. Basta lembrar que as

aparências enganam. Tentar disfarçar a irritação é sempre em vão, como você já sabe. Fase turbulenta.

TOURO (21/04 a 20/05)Quer renovar sua agenda de paqueras, mas não está tendo sucesso. Exigente, o taurino quer tranquilidade e não proble-mas. Compromisso é muito sério e você analisa muito bem todos os pontos antes

de se comprometer. Sempre é muito solicitado.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)Momentos felizes para o gemi-niano continuam na pauta do dia. Sentindo-se satisfeito, as coisas problemáticas não têm tido grande importância de vida

ou de morte para você. Viagens curtas podem surgir e você vai aproveitar. Trabalho em dia.

CÂNCER (21/06 a 21/07)As pessoas que conhecem você da época da infância sabem que pode ser muito teimoso quando é provocado. Não gosta de mostrar esse lado para as

pessoas do seu cotidiano e colegas de trabalho. Eles desconfiam, achando difícil acreditar nisso.

LEÃO (22/07 a 22/08)Não adianta querer que os outros enxerguem seu trabalho com olhos objetivos. Na maioria das vezes você desperta o lado sentimental das pes-

soas, fazendo com que não passe em branco. Seja amor ou ódio, ninguém sai sem nenhuma opinião formada.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Aquelas pessoas que incomodam e não percebem continuam rondando a área do virginiano. Entretanto, com sua maneira quieta, você faz de conta que não é com

você. O trabalho continua bem, mesmo com tarefas acumuladas. Viagens pouco prováveis.

LIBRA (23/09 a 22/10)Tomado por dúvidas sentimentais, o libriano finge que não é consigo próprio e tenta ganhar tempo para ver se passa. A verdade é que não vai passar, apenas

ficar mais complicado. No fim das contas, você já sabia o que iria acontecer. Coragem.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Semana em que o escorpiano terá muitos compromissos, mas sinceramente não está com vontade de conversar. Tem refletido bastante na sua vida amorosa e procura uma saída para o equilíbrio nova-

mente. Suas viagens de lazer estão bem favorecidas.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Difícil está fixar o pensamento. Quando o sagitariano precisa, normalmente con-segue se concentrar para tratar dos seus empreendimentos. Chegou à conclusão que sua vida sentimental está interferin-

do levemente no trabalho. Período complicado.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Novidades à parte, o capricorniano gosta mesmo é de trabalhar. Faz parte de sua natureza, como você bem sabe. As horas de lazer são agradáveis, mas é muito estranho deixar de lado a labuta. Fase em

que seu lado profissional fala mais alto.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)Cálculos profissionais para saber como anda sua conta em decorrência de novos trabalhos não significam que o aquariano se sai bem quanto ao lado sentimental. Não detecta o número certo dos novos interessados na sua pessoa. Atenção

ao redor.

PEIXES (20/02 a 20/03) Novos fluídos estão chegando para o pisciano, trazendo paz e harmonia em todos os setores. Você vai se sentir mais calmo para tomar decisões e agilizar seu

trabalho. Convites para saídas estão favorecidos. Novos cursos em alta. Aproveite.

Sociedade em visão

... ComunitárioO primeiro Casamento Comuni-tário em Barueri foi realizado em maio do ano passado. Mais de 300 casais formalizaram a união em uma cerimônia realizada pelo Fundo Social de Solidariedade no ginásio José Corrêa.

Fotos/Divulgação

Sociedade em visãoFotos/Divulgação

Visita ilustreO meio-campista do Palmeiras Zé Roberto fez uma visita ao prefei-to de Barueri, Gil Aran-tes, que é palmeirense, na última sexta-feira, 16.

Quando: dias 28 e 31 de janeiro, 4, 11 e 14 de fevereiro, sem-pre das 17h às 22hOnde: pista de skate do bairro da Fazendinha

Férias na pista

SANTANA DE PARNAÍBA

BUSCA IMPLACÁVEL 3Ação / 14 anosKinoplex SuperShopping Osasco14h, 16h40, 19h, 21h20 (dub)Cinesercla Osasco Plaza

14h30, 16h35, 18h40, 20h45

LOUCAS PRA CASARNacional / 14 anosKinoplex SuperShopping Osasco

Férias na praçaEm Barueri, as pra-

ças do Bairro dos Altos, Aldeia, Jardim Paulista e Jardim Belval se transfor-mam em estações de brin-cadeiras até o dia 30, com o programa Brincando nas Férias. Evento reúne atividades esportivas e culturais diariamente das 14h às 17h para crianças e jovens. Mais informa-ções: 4199-1600

Férias no shopping 1O Shopping Tamboré

tem um roteiro especial com cinco atrações para

as férias da criançada. Entre as opções estão a pista de kart, espaços de entretenimento e promoções no cinema. A novidade é um passa-porte da diversão que dá descontos em diversas atrações. Mais informa-ções: 2166-9702.

Férias no shopping 2O shopping Granja

Viana traz o Clubinho Divertido, um soft play-ground com brinquedos que interagem com as crianças. Além disso, o Cinemark promove série

com sessões de clássicos da Disney aos sábados e domingos, 11h. Ingres-sos a R$ 6 para crianças e R$ 12 para adultos.

Férias no SescO e s p e t á c u l o

EmQuanta é atração no Sesc Osasco, no Jar-dim das das Flores, no domingo, 25, às 15h30. Segundo os realizado-res, EmQuanta convida pais e filhos a dançar e a interferir no espaço que é ao mesmo tempo jogo, cena e instalação. Ingres-sos de R$ 5 a R$ 17.

Leandro Conceição

Leandro Conceição

Liam Neeson retorna ao papel de Bryan Mills, ex-agente da CIA cuja reconciliação com sua ex-mulher é interrompida quando ela é brutalmente assassinada.

Consumido pela raiva e considerado o responsá-vel pelo crime, ele foge da procura implacável da CIA, do FBI e da polícia. Pela última vez, Mills deve usar

suas habilidades especiais para encontrar os verda-deiros assassinos, fazer justiça com as próprias mãos, e proteger a única coisa que importa para ele agora: sua filha.

A direção é de Olivier Megaton. O elenco conta ainda com nomes como Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia) e e a bela Famke Janssen (X-Men).

CULTURA23 A 29 DE JANEIRO DE 2015 11

Cinema

Agenda Cultural

Liam Neeson luta por justiça em Busca Implacável 3

FÓRUM HIP HOP EM OSASCOO Fórum Hip Hop Osasco, no Espaço Grande Otelo, oferece curso sobre elaboração e formatação de projetos com vistas às leis de incentivo, com o professor Samuel Batista. Próximos dias: 27, 29 e 3, sempre das 19h às 22h. Participação gratuita. Mais informações: 2182-1308.

Cultura e lazer na pista de skate

Em Santana de Parnaíba, seguem até o dia 14 de feve-reiro as atividades do proje-to Férias na Pista, realizado na pista de skate do bairro da Fazendinha. O projeto oferece oficinas de street ball, slackline e hip hop, entre outras, a jovens com idade a partir de 12 anos.

O projeto é realizado às

13h50, 16h10, 18h40, 21h

Cinesercla Osasco Plaza

14h45, 16h45, 18h45

OS PINGUINS DE MADAGASCAR

Animação / Livre

Kinoplex SuperShopping Osasco

13h20, 15h20, 17h20 (dub)

3D – 14h10, 16h20, 18h30, 20h40

(dub)

Cinesercla Osasco Plaza

3D - 14:30 – 16:30 – 18:30 –

20:30 (dub)

ÊXODO: DEUSES E REIS

Épico / 12 anos

Kinoplex SuperShopping Osasco

14:20 , 17:20, 20:20 (dub)

Cinesercla Osasco Plaza

20h45 (dub)

OS CARAS DE PAU

Nacional / 10 anos

Kinoplex SuperShopping Osasco

13h10, 15h10, 17h10, 19h10,

21h10

Cinesercla Osasco Plaza

16h50, 20h50

Divulgação

quartas-feiras e sábados, das 17h às 22h. Os pró-ximos dias de atividades serão: próxima quarta, 28, 31, 4, 11 e 14. As oficinas

são gratuitas e não é neces-sário realizar nenhum tipo de inscrição prévia, basta comparecer na pista de skate para participar.

Oficinas de hip hop estão entre as atividades oferecidas no projeto

InformaçõesCinemark Osasco - (Shopping União) tel.: 3184-5120Cinemark Tamboré - (Shopping Tamboré) tel.: 4193-1826Cinesercla - (Osasco Plaza) tel.: 3682-3621.

Cinepolis - (Parque Shopping Barueri) tel.: 4688-6800Kinoplex Osasco - (Super Shopping) tel.: 3131-2004.CineAraujo - (Shopping Taboão) tel.: 4787-7644.Cinemark Cotia - (Shopping Granja Vianna) tel.: 4153 0546

O show da canto-ra Mariana Aydar que acontece neste sábado, 24, às 20h, é um dos des-taques do mês no Sesc Osasco, no Jardim das Flores.

N a a p r e s e n t a ç ã o , Mariana Aydar traz canções de seu terceiro

álbum, Cavaleiro Sel-vagem Aqui te Sigo, que aprofunda o lado rítmico afro-brasileiro, além de se aproximar da tradição nordestina. O CD reúne composições de Aydar e canções que criam um diálogo entre Salvador e África, psicodelia e pop,

obras novas e antigas. Um misto de repertório autoral e de intérprete.

Os ingressos cus-tam de R$ 6 a R$ 20 e podem ser adquiridos no site sescsp.org.br. Mais informações no site ou pelo telefone 3184-0900.

MPB

Mariana Aydar faz show em Osasco neste sábado

Ra + 40a + 40 x 2a=0Ra + 40a + 40 x 2a=0

[1] Cursos a distância ministrados e certificados pela Universidade Estácio de Sá ou pelo Centro Universitário Uniseb, dependendo do polo escolhido. [2] Valor referente ao curso Negócios Imobiliários da modalidade EAD MAIS dos polos Norte e Nordeste do país, válido para as novas turmas com início em março/15. [3] Consulte o regulamento no site www.estacio.br/regulamentos.

R$ 120,00[2]

a partir de:

por mês

GRADUAÇÃO A DISTANCIA[1]

COM A MESMA QUALIDADE E CURSOS CERTIFICADOS PELO MEC

1,5x

1,5x

1,5x

1,5x

x

x/2

x/1,7

x

xx/2

TM R

io 2

016

| Tod

os o

s dire

itos r

eser

vado

s.

E mais:

• Material didático gratuito[3], impresso ou digital.• 45 anos de ensino e infraestrutura de qualidade.

A nossa vida é transformar a sua

VESTIBULAR inscreva-se jáVESTIBULAR inscreva-se jáwww.estacio.br 0800 282 3231

^

ESPORTES 23 A 29 DE JANEIRO DE 201512 BARUERI SEDIA SUPER DESAFIO DE RUGBYNos dias 7 e 8 de fevereiro, a Arena Barueri será palco do Super Desafio

BRA de Rugby 7’s, a segunda etapa fixa da Série Mundial de Rugby Sevens Feminino. A competição envolve as 12 melhores seleções da modalidade,

que em 2016 fará parte das Olimpíadas do Rio de Janeiro.Foto Jump

Pô, galera, tô decep-cionado. Recentemente comentei aqui todo ani-mado sobre a expectativa de ver o nosso Grêmio Osasco Audax estrear no Paulistão no Rochdale, nosso caldeirão. E não é que, além de não lutar para encararmos o Palmeiras no Rochdalão, a diretoria negociou para mandar o jogo no Allianz Parque, o campo do adversário! Vamos ser mandantes, mas no estádio dos rivais. Man-dou mal, diretoria!

Aí a gente “rói o osso”, vai no Rochdale empur-rar o time contra Linense, São Bernardo etc., mas na hora do filé, de ver gran-des do futebol, temos de ir ao território adversário. É mole?

Para ser mandante na casa do adversário, prefi-ro nem ir no estádio. Vou fazer um churrasquinho aqui na laje e reunir os amigos para ver o jogo onde deve ser sempre a casa do Osasco Audax: Osasco!

Fala, Zé Corneta!

Nossa casa é o Rochdale, não o Allianz Parque

Thia

go F

atic

hi/D

ivul

gaçã

Estádio do Palmeiras é da hora, mas aqui é Osasco, pô!

VÔLEI

Em BH, Molico terá o retorno de Thaisa

A central Thaisa, que não joga desde o dia 29 de dezembro por causa de dores lombares, foi liberada esta semana pelo departa-mento médico do Molico/Osasco. Ela está à disposi-ção do técnico Luizomar para o confronto com o Camponesa/Minas, na noi-te desta sexta-feira, 23, às 21h30, em Belo Horizonte, pela Superliga Feminina de Vôlei 2014/15. A partida terá transmissão do SporTV.

“A volta dela representa muito para equipe”, afirma Luizomar. “Sua presença com o grupo na sexta-feira certamente será um grande reforço”.

Clube de Osasco encara o Camponesa/Minas

Jogadora era desfalque no time desde o fim de dezembro e foi liberada pelo departamento médico

No primeiro turno, em Osasco, o Molico venceu o Camponesa/Minas por 3 sets a 0 (parciais de 25/20, 25/13 e 25/22), no ginásio José Liberatti. As meninas osasquenses ocupam a ter-ceira posição na Superliga, com 34 pontos. Já o rival de

Belo Horizonte é o sexto colocado, com 24.

ELIMINAÇÃO

No confronto desta sex-ta-feira, o time de Osasco tenta se reerguer após cair na semifinal da Copa Banco do Brasil diante do Sesi-SP,

por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 25/20 e 25/18), em Cuiabá, na sexta-feira, 16.

O título da competição ficou com o Pinheiros, que venceu o Sesi por 3 sets a 2 (25/20, 15/25, 21/25, 28/26 e 15/7), sábado, 17, também em Cuiabá.

PRÓXIMOS JOGOS DO MOLICO

x Camponesa/Minas – sexta, 23, às 21h30, em Belo Horizonte (SpotTV)

x Uniara/AFAV – terça, 27, às 20h, em Araraquara

João Pires/Fotojump