jornal557

16
Luiz Rodrigues Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Rubens Chiri/saopaulofc.net www.visaooeste.com.br 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 ANO 10 - Nº 557 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Divulgação Em Gastronomia, restaurantes que fazem degustação e harmonização de vinhos PÁGINA 16 PÁGINA 11 Na região, apenas a rede municipal de Barueri ficou acima da meta projetada no Ideb, do Ministério da Educação. Osasco, Cara- picuíba, Itapevi, Cotia e Parnaíba evoluíram, mas tiveram notas abaixo do projetado. Montadoras anunciaram nas últimas semanas seus lança- mentos, como o Novo Uno (foto), que tem opção de câm- bio automático e sete versões de acabamento. Campanhas e debate político se intensificam na região Cidades da região evoluem no Ideb, mas ficam abaixo da meta Lançamentos da linha 2015 incluem Novo Uno e Sandero PÁGINA 5 PÁGINA 6 Nesta semana, debate se intensificou com coletiva de Padilha, candidato do PT ao governo, e visita do candidato ao Senado pelo PV, o índio Kaká Werá. Visão Oeste começa série de entre- vistas com candidatos a deputado da região. Começa venda de ingressos para show que marca o retorno de O Teatro Mágico a Osasco Sábado - Sol/Nuvem 30 o C máx - 14 o C mín Domingo - Sol/Nuvem 33 o C máx - 16 o C mín Tempo // Setembro Nova Crescente Cheia Minguante 02 08 15 24 PÁGINAS 3, 4, 8 E 9 Corinthians vence e garante G4; São Paulo faz o esperado jogo contra o Cruzeiro Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário revive saga de sucesso dos anos 1990 PÁGINA 14 PÁGINA 14 Confira na página 10 as vagas de empregos no

Upload: visao-oeste

Post on 03-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Edição 557 do Jornal Visão Oeste

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal557

Luiz Rodrigues

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Rubens Chiri/saopaulofc.net

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014

ANO 10 - Nº 557

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Divulgação

Em Gastronomia, restaurantes que fazem degustação e harmonização de vinhosPÁGINA 16 PÁGINA 11

Na região, apenas a rede municipal de Barueri ficou acima da meta projetada no Ideb, do Ministério da Educação. Osasco, Cara-picuíba, Itapevi, Cotia e Parnaíba evoluíram, mas tiveram notas abaixo do projetado.

Montadoras anunciaram nas últimas semanas seus lança-mentos, como o Novo Uno (foto), que tem opção de câm-bio automático e sete versões de acabamento.

Campanhas e debate político se intensi� cam na região

Cidades da região evoluem no Ideb, mas � cam abaixo da meta

Lançamentos da linha 2015incluem Novo Uno e Sandero

PÁGINA 5

PÁGINA 6

Nesta semana, debate se intensificou com coletiva de Padilha, candidato do PT ao governo, e visita do candidato ao Senado pelo PV, o índio Kaká Werá. Visão Oeste começa série de entre-vistas com candidatos a deputado da região.

Começa venda de ingressos para show que marca o retorno deO Teatro Mágico a Osasco

Sábado - Sol/Nuvem30oC máx - 14oC mín

Domingo - Sol/Nuvem33oC máx - 16oC mín

Tempo //

Setembro

NovaCrescente Cheia Minguante

02 08 15 24

PÁGINAS 3, 4, 8 E 9

Corinthians vence e garante G4; São Paulo faz o esperado jogo contra o Cruzeiro

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014

ANO 10 - Nº 557

Divulgação

Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário revive saga de sucesso dos anos 1990 PÁGINA 14

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Rubens Chiri/saopaulofc.net

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PÁGINA 16

Corinthians vence e Corinthians vence e garante G4; São Paulo garante G4; São Paulo faz o esperado jogo faz o esperado jogo contra o Cruzeirocontra o Cruzeiro

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Corinthians vence e Corinthians vence e garante G4; São Paulo garante G4; São Paulo faz o esperado jogo faz o esperado jogo contra o Cruzeirocontra o Cruzeiro

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PÁGINA 14

Confira na página 10 as vagas de empregos no

Page 2: Jornal557

“Aécio é companheiro. Meu amigo de longa data”.

Luiz Inácio Lula da Silva – ex-presidente, sobre o presidenciável Aécio Neves (PSDB),

rival da petista Dilma Rousseff, candidata de Lula

“O Aranha precipitou-se. Se eu fosse parar o jogo ou gritar desde quando comecei a jogar, na América Latina, aqui no Brasil e no interior, toda vez que me chamassem de crioulo ou de macaco, aí todo jogo teria que parar. A gente tem que coibir o racismo, mas acho que não é tudo que vai coibir”.

Pelé – sobre as queixas do goleiro Aranha, do Santos, ao ser vítima de

racismo em Porto Alegre durante uma partida contra o Grêmio

“Boa parte da branquitude insiste em lutar pelo direito de ‘usufruir’ da herança racista e escravagista do passado, do direito de permanecer na Casa Grande e só adentrar a senzala toda vez em que o desejo de fetichização do corpo negro tornar-se latente. Chega! Não passarão!”.

Aline Djokic – feminista negra, sobre a polêmica série O Sexo e as Nêga, prestes a estrear na Rede Globo

EDITORIAL ARTIGOS

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Diretor Executivo: Valter Santos | Diretor de redação: Renato Rovai - Mtb 23.140 | Editor: Jeferson Martinho ([email protected]) | Projeto Gráfico: Rodrigo Domingues | Diagramação: Rodrigo Domingues ([email protected]) | Chefe de Reportagem: Fernando Augusto ([email protected]) | Repórteres: Leandro Conceição ([email protected]) | William Galvão ([email protected]) | Depto. Jurídico: Edu Éder de Carvalho | Redação: [email protected] | Comercial: [email protected] | Contato Publicitário: [email protected] | Impressão: Folha Gráfica | Tiragem: 35.000 exemplares

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri - Pirapora do Bom Jesus - Vargem Grande

Embu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

OPINIÃO 12 A 18 DE SETEMBRO DE 20142

Renato Rovai

Altamiro Borges

é editor da Revista Fórum e diretor de redação do Visão Oeste. Leia íntegra no site do Visão.

Jornalista. Publicado originalmente em altamiroborges.blogspot.com.br. Leia íntegra no site do Visão Oeste

Bandido é quem faz delação premiada, não santo

O racismo e a cumplicidade de Pelé

Quem não gosta de bike, bom sujeito não é

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

CHARGEFRASES

Paulo Roberto Costa, ex--diretor da Petrobras, fez uma delação premiada. Ou seja, ele foi pego cometendo uma série de crimes e aconse-lhado por advogados especia-lizados neste tipo de acordo a revelar detalhes de uma história que pode livrá-lo da cadeia. A previsão é que seria condenado por até 50 anos.

O ex-diretor de Abaste-cimento da Petrobras fez os depoimentos na Custódia da Polícia Federal em Curitiba. A PF filmou as sessões de depoimentos a procuradores da República. Os depoimen-

tos foram posteriormente criptografados e enviados a ao Procurador Geral da República. Mas hoje, mesmo com todo o cuidado, teria havido vazamento de alguns dos nomes citados.

Chega a ser leviano que esses nomes sejam revelados sem que haja nem sequer uma única fonte ou sequer um pedaço de papel com um texto escrito a lápis para sus-tentar a denúncia.

Essa é a primeira questão. Veículos de comunicação não deveriam sair acusando pessoas sem que elas tenham

como se defender, porque não conhecem a acusação, e sem que haja uma evidên-cia clara de que o que estão publicando não é só alga baseado no ouvir dizer.

Depois, quem faz delação premida é bandido. E como bons bandidos, delatores têm uma estratégia para ten-tar sair do enrosco em que se meteram.

Isso não significa que tudo que Costa falou deve ser ignorado. A corrupção no Brasil é sistêmica e precisa ser combatida quase como uma epidemia. Mas não é

diferente da de outros países e nem é maior no setor públi-co do que no privado. São as empresas que costumam incentivar a corrupção como forma para garantir contratos de forma mais fácil.

Veja e seus derivados midi-áticos estão tentando trans-formar a eleição que se avi-zinha em mais uma disputa moral.Podem até conseguir. Mas seria um retrocesso imenso. Há programas de governos bastante diferentes em discussão e isso deveria ser o centro da definição do voto.

O craque Pelé, endeu-sado mundialmente por seus belíssimos lances no futebol, também é famo-so pelas besteiras que fala. Na quarta, 10, ele deu mais um chute fora. Criticou o goleiro Aranha, do Santos, que protestou contra as cenas repugnantes de racis-mo durante uma partida em Porto Alegre.

“Se eu fosse parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todo

jogo teria de parar. Temos que coibir o racismo, mas não é em lugar público que vai coibir”, afirmou.

Sua atitude complacente e passiva diante da onda de preconceito e ódio racial no país gerou reação nas redes sociais. Internautas lembraram que, com todo seu prestígio, Pelé sempre se omitiu diante do racismo.

Em artigo no site da CartaCapital, o jornalista Matheus Pichonelli obser-

va que Pelé nunca ergueu a voz contra o preconceito ou qualquer outra forma de injustiça. Ele lembra das piadas racistas e machistas que circularam durante muito tempo sobre a sua relação amorosa com Xuxa. Neste sentido, o seu silêncio cúmplice agora não causa surpresa. “Para ele, o mun-do é assim porque é assim: é cruel, mas basta fingir que a crueldade não existe para que o racismo morra por

inanição”.E o jornalista conclui: “O

racismo dói, disse o goleiro Aranha. Dói. É possível que doa nele tanto quanto dói em Pelé, mas só um decidiu pronunciar a própria dor, que é a dor de um país intei-ro. O silêncio é a argamas-sa da barreira que vitima a todos há mais de um século. Ela só será estatelada quan-do houver no mundo mais Aranha do que Pelé”. Assi-no embaixo!

Parafraseando o gigante da música brasileira, Dorival Caymmi, na célebre composição “O Samba da Minha Terra”, quem se levanta contra iniciativas como a implan-tação de ciclofaixas, ciclovias, faixas exclusivas de ônibus e outras ações que visam a sustentabilidade e priorizam o transporte coletivo, “ou é ruim da cabeça, ou doente do pé”. Só pode ser. A atitude de uma parcela da elite paulista motorizada, que reclama da situação causada pela implan-tação de ciclofaixas, é sintoma de uma sociedade que há muito se desencontrou dos valores da vida em comu-nidade, da cidadania, do que é realmente importante e prioridade. Pode-se dizer o mesmo de quem se queixa de trânsito num domingo à tarde, em Osasco ou em Barueri, causado por dez segundos a mais de espera num semáforo nas regiões próximas às ciclofaixas.

Na sociedade desta gente, que classifica como “impos-ta” a abertura de uma ciclofaixa, a convivência deve mes-mo ser difícil. Uma barbárie. A selvageria da selva de pedra, onde quem tem mais força -- ou dinheiro -- sem-pre manda mais.

E então consideram a errado dar oportunidade a quem mudou o estilo de vida para trabalhar ou estudar próximo de casa, para ir de bicicleta e poluir menos, preservar a vida dele e do próximo. Este está atrapalhando. Para esses sujeitos, faz bem o carro! O espaço de estacionamento, a fumaça, o barulho.

Também faz mal o ônibus. Sim, este que leva em seu interior 30 ou 40 automóveis a menos nas ruas. O mons-tro que transita mais rápido a um custo mais acessível e muito menos agressivo ao meio ambiente que os 30 ou 40 carros que substitui.

De fato, uma sociedade que considera dar valor à gri-ta daquele tipo sedentário, solitário em seu automóvel beberrão de combustível, que nem mesmo carona ao colega dá, não é uma sociedade de bons sujeitos. São todos ruins da cabeça, ou doentes do pé!

Consideram errado poluir menos, preservar a vida

voto.

Page 3: Jornal557

DatafolhaNa quarta-feira, 10, o Datafolha

divulgou mais uma pesquisa para a Presidência da República e gover-nos dos estados. A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 36% das inten-ções de voto, Marina Silva (PSB) 33% e Aécio Neves (PSDB) 15%. Aparecem com 1% os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV).

EmpateA situação melhorou para Dilma

na prévia do segundo turno, com empate técnico entre a presidente e Marina. A candidata do PSB teria 47% e Dilma, 43%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00584/2014.

São PauloNa corrida pelo governo do estado

de São Paulo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje. O tucano tem 49% das inten-ções de voto, segundo o Datafolha. Em seguida aparecem Paulo Skaf (PMDB), com 22%, e Alexandre Padilha (PT), com 9%. Alckmin caiu quatro pontos desde a última pes-quisa do Datafolha, mas seus prin-cipais adversários não cresceram significativamente. Skaf manteve o índice e Padilha oscilou para cima, dentro da margem de erro.

Patamar históricoO presidente estadual do PT,

Emidio de Souza, disse na terça--feira, 9, ao Visão Oeste, logo após a entrevista coletiva do candidato ao governo Alexandre Padilha em Osasco, que o partido espera atingir o patamar histórico de votos que tem no estado, o que, para Emidio, seria suficiente para levar Padilha ao segundo turno. “Sempre fomos a segunda força política aqui e esta-mos seguros que vamos garantir essa condição. O segundo turno é outra eleição”, disse o ex-prefeito de Osasco.

Para lembrarEm 2010 o candidato do PT

ao governo do estado foi o atual ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teve 35% dos votos válidos. Na ocasião Alckmin venceu no primeiro turno com 50,6%. Na eleição anterior, em 2006, o PT tam-bém lançara Mercadante, que termi-nou com 31%, perdendo para José Serra (PSDB), que teve 58%.

Carlo

s H

umbe

rto/

SCO

/STF

POLÍTICA12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 3

Visão de olho

Carlo

s H

umbe

rto/

SCO

/STF

Visão de olho

POSSE NO STFO ministro Ricardo Lewandowski tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, 10, para um mandato de dois anos. Ele defendeu a união do Judiciário e meios para desa-fogar as demandas. A presidente Dilma Rousseff participou do evento.

LAPAS PARTICIPA DO DESFILE DE 7 DE SETEMBROCerca de 30 mil pessoas assistiram ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Osasco. Alunos de 57 escolas e 47 instituições participaram do evento, que contou a história da cidade. O prefeito Jorge Lapas (PT) fez a abertura oficial com hasteamento das bandeiras em frente à Câmara Municipal.

Pedro Godoy

12 A 18 DE SETEMBRO DE 201412 A 18 DE SETEMBRO DE 201412 A 18 DE SETEMBRO DE 20142014

Fernando Augusto

O Tribunal Regional Elei-toral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nesta semana uma lista dos candidatos que tive-ram a candidatura impugna-da pela Lei da Ficha Limpa. Com base eleitoral na região, estão impugnados os can-didatos a deputado estadual Isac Reis (PT), Alexandre Pimentel (PT) e Fuad Chu-cre (PSDB), e o candidato a deputado federal Delbio Teruel (PSD). Os quatro tiveram contas rejeitadas em cargos que ocuparam nas

Câmaras Municipais e, no caso de Fuad, como prefeito de Carapicuíba.

O dispositivo mais aplica-do da Lei da Ficha Limpa foi o que prevê inelegibilidade para os gestores que tiverem as contas públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrati-va (alínea “g”). No caso da alínea “g”, a inelegibilidade dura oito anos contados da

data da decisão que rejeitou as contas. Nos outros dois casos (“e” e “l”) o cidadão não pode disputar cargos eletivos des-de a condenação até oito anos após o cumprimento da pena.

Os candidatos que estão com as candidaturas impug-nadas podem continuar a fazer campanha, pois ain-da não houve o trânsito em julgado dos processos, já que eles podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

GIGLIO

O ex-prefeito de Osasco

Celso Giglio (PSDB), que tenta a reeleição a deputado estadual, teve recurso julga-do na segunda-feira, 8, pelo TRE-SP e sua candidatu-ra foi deferida pela Corte. Giglio já havia se livrado da inelegibilidade por rejeição de contas, mas ainda estava inelegível por falta de entrega de certidões relativas a outros processos. Em julgamento de embargos na tarde de segun-da, no entanto, o relator, juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, acolheu os embargos e Giglio está apto para concorrer.

FICHA LIMPA

Isac, Pimentel, Chucre e Teruel ainda dependem do TSE

Contas rejeitadas causam impugnações

Os candidatos impugnados pelo TRE-SP podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuam suas campanhas normalmente

Reprodução Fotos/Eduardo Metroviche

Visão Atenta

Page 4: Jornal557

POLÍTICA 12 A 18 DE SETEMBRO DE 20144

Divulgação/TSE

Foto

s/Fr

ancy

sco

Souz

a

TSE NÃO QUER DILMA COM MÉDICOS DO “MAIS MÉDICOS” O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a presidente Dilma Rousseff

(PT) de usar em sua propaganda na TV trechos em que ela conversa com profissionais do programa Mais Médicos. O ministro Admar Gonzaga

(foto) acolheu representação da coligação de Aécio Neves (PSDB).

12 A 18 DE SETEMBRO DE 201412 A 18 DE SETEMBRO DE 20142014

Fernando Augusto

O candidato do PT ao governo do estado, Alexan-dre Padilha (PT), criticou na terça-feira, 9, em Osas-co, a troca de farpas entre os dois nomes que lideram as pesquisas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB). A campanha tucana come-çou a atacar Skaf na TV vinculando seu nome principalmente ao do ex--governador Luiz Antonio Fleury, que o apoia.

“Fiquei indignado ao ver quem governa esse estado há 20 anos e quem juntou todos os ex--governadores de antes, ficarem discutindo entre eles quem governou pior o estado de São Paulo”, criticou Padilha, que falou com a imprensa em evento promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São

CORRIDA AO GOVERNO

Em Osasco, Padilha critica trocade farpas entre Alckmin e Skaf

Paulo (Adjori).Além de criticar as

picuinhas entre Alckmin e Skaf, o candidato petista disse que sua candidatura é a única opção de mudan-ça no governo do estado. “[A mudança] não vai ser feita por quem governa há 20 anos esse estado, como o PSDB, e nem pelo outro candidato, que sempre representou os mais ricos no nosso esta-do de São Paulo”, disse. O candidato do PMDB é

presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e decla-rou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) um patrimônio pessoal de R$ 17,7 milhões.

Os ataques de Alckmin a Skaf podem ter impedido um crescimento maior da candidatura do peemede-bista. Em pesquisa divul-gada pelo Datafolha dia 10 o tucano lidera com 49% das intenções de voto e venceria no primeiro tur-

no. Já Skaf manteve 22%. Alexandre Padilha oscilou de 7% para 9%. A pesqui-sa está registrada no Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº SP-00029/2014 e Nº BR-00584/2014. Padilha falou em Osasco sobre o seu índice de rejeição, de 36%, o maior entre os candidatos. Ele disse “não sentir esses índices nas ruas”. “O que existe é ain-da um desconhecimento do meu nome”, acredita.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleito-ral (TSE), em todo o país 86 candidatos têm origem indígena, o que representa apenas 0,33% do total. No estado de São Paulo a pro-porção é ainda menor: são oito candidatos, 0,22% do total. Um deles é o escritor e empreendedor ambiental Kaká Werá, candidato ao Senado pelo PV, que esteve em Osasco dia 8 e visitou a redação do Visão Oeste.

Filiado ao Partido Ver-de desde 2010, o índio de origem Tapuia foi escolhi-do para a candidatura ao Senado em um esforço para cumprir uma das determi-nações da legenda de apoiar a diversidade. “Estávamos

CONGRESSO NACIONAL

Partido Verde lança índio candidato ao Senado

Emidio de Souza, Alexandre Padilha e Jorge Lapas durante entrevista coletiva

Kaká Werá, de origem Tapuia, é um dos 86 candidatos indígenas em todo o país

“Skaf sempre representou os ricos”, diz petista

preocupados com a manei-ra como os temas ligados a nossas causas estavam se perdendo no Congresso”, diz, referindo-se princi-palmente à questão das demarcações das terras

indígenas. “A PEC 215 tira do Poder Executivo o poder de demarcar as terras indígenas e passa ao Legis-lativo, onde a maior parte são pessoas ligadas ao agro-negócio. É como se você

colocasse a galinha para tomar conta do galinheiro”, alerta Werá, preocupado com o projeto que tramita na Câmara dos Deputados desde o ano 2000.

A candidatura de um

PROPOSTAS

Entre os assuntos trata-dos por Padilha em Osas-co está a questão dos pedá-gios, que afeta diretamen-te a região. O candidato garantiu que vai respeitar os contratos de concessão de rodovias em vigor, mas aposta numa queda dos preços ou redução dos rea-justes nas tarifas. “O órgão do governo que administra as concessões foi negligen-te e permitiu um reajuste do pedágio maior do que o permitido em contrato”, afirmou. Padilha disse que quando vencerem os con-

tratos pretende conceder as rodovias pelo modelo adotado pelo governo federal, onde a empresa que oferece a menor tarifa de pedágio ganha a con-cessão.

Na área da saúde disse que pretende fazer um Hospital do Câncer em Osasco, maior e com mais procedimentos do que o inaugurado recentemen-te pelo governo do estado na Vila Yara. Ele criticou também a reforma feita no Hospital Regional, que teria causado a perda de leitos.

Ao final da entrevista coletiva, repetindo o que já havia acontecido com Pau-lo Skaf, do PMDB, em sua visita à cidade, o candidato Alexandre Padilha (PT) recebeu um documento do Fórum de Desenvolvi-mento Regional contendo uma relação de propostas e demandas para a região. O Fórum é organizado

por sindicatos patronais, de trabalhadores e outras entidades da sociedade civil, com a intenção de apresentar soluções para problemas que extra-polam as fronteiras dos municípios. A entrega foi feita pelo vice-presidente do Sindicato dos Comer-ciários de Osasco e Região, Luciano Leite.

político com origem indíge-na ao Senado é uma amos-tra de um PV modificado após a saída da ex-ministra Marina Silva. O candidato a presidente pelos verdes, Eduardo Jorge, tem cha-mado atenção nos debates na TV ao defender causas como a descriminalização das drogas.

Werá ressalta que não pretende defender só causas indígenas no Senado. “Sou um índio-candidato, não um candidato dos índios”. Ele critica, por exemplo, a falta de investimentos do governo do estado no abas-tecimento de água. “Esse problema da água não é por causa de São Pedro, como andam falando. É porque a

gestão não cuida da manu-tenção da água. Nós perde-mos 32% pelo desperdício da água antes dela chegar às casas. O governo te fala: ‘te dou um bônus se você economizar’, mas não faz a parte dele, não investe em tecnologia para ele não des-perdiçar”, afirma.

Assim como o seu par-tido, também defende a extinção do Senado e o redirecionamento do que é gasto para outras áreas. “Enquanto isso não é pos-sível, a gente tem o desejo de que um senador por São Paulo possa focalizar os investimentos que o Sena-do media para o desenvol-vimento sustentável”, diz. (Fernando Augusto)

Fórum apresenta demandas a candidato

Page 5: Jornal557

“Alexandre Pimentel, esse nunca me enga-nou. Desde o engajamento estudantil na década

de 90, quando ele usou a UESC [União dos Estudantes Secundaristas de Carapicuíba] e o apoio dos jovens estudantes só para entrar na

podridão da política brasileira. Se dizia estudante lutando pelo passe livre escolar, mas quando

entrou para a política esqueceu dos estudantes e nunca fez nada a respeito do passe livre escola”

Ana Patrícia Oliveira na matéria “Candidatos da região têm candidatura indeferida no TRE”,

publicada no site do Visão dia 1 de setembro

“Essa é a realidade do PV em Jandira, um par-tido que pela sigla deveria se portar um pouco melhor com meio ambiente e com a saúde da

população. Acorda Jandira!”Mario Alves Duarte, na capa do Visão Oeste,

edição 556, postada na página do Facebook do jornal dia 5 de setembro

“Estou com o Gil Arantes. Se analisarmos bem a Bruna nada fez pelo povo de Barueri. Conheci a Bruna [Furlan] quando seu pai a

apresentou pela primeira vez num palanque na cidade, não vejo nada, por que votar em alguém

assim? ”Cláudio, na matéria “Gil diz que trabalho da

deputada Bruna Furlan é “inexpressivo”, publi-cada no site do Visão dia 2 de maio

Os comentários postados no site do Visão Oeste ou na fanpage do jornal no Facebook são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal.

CIDADES12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 5

Reprodução

Veja os comentários em destaque no Facebook e Twitter do Visão Oeste durante a semana

Rede municipal da região no Ideb 2013*CIDADE IDEB 2013 META PROJETADABarueri 5.9 5.6Osasco 5.2 5.6Cotia 5.2 5.5Itapevi 5.2 5.4S. de Parnaíba 5.2 5.4Carapicuíba 4.8 5.4Jandira 4.8 5.3

UNIFESP OSASCO OFERECE CURSOS GRATUITOSO Campus Osasco da Unifesp oferecerá gratuitamente à comunidade o curso “Sistemas Operacionais em Software Livre”. As aulas acontecerão de 15 de setembro a 5 de novembro, das 18h às 19h. Inscrições: http://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm.

Visão na Rede

As redes municipais de ensino das cidades da região evoluíram de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, do Ministério da Educação (MEC), divulga-do na sexta, 5. Mas a maio-ria continua abaixo da meta estabelecida pelo MEC.

Considerando os anos iniciais do ensino fun-damental (até a quarta série), a rede municipal de Barueri manteve a média de 5.9 com relação a 2011 e continua com o melhor desempenho. A cidade está 0.3 pontos

IDEB

Cidades evoluem, mas � cam abaixo da meta

acima da meta projetada para o ano, que era de 5.6.

A escola municipal Dagmar Ribas Trindade, no Jardim Maria Cristina, teve o melhor desempe-nho em Barueri: 8.1, nota projetada como meta só para 2017.

Já a rede municipal de Osasco teve evolução de 0.2 pontos e ficou com

média de 5.2. A projeção era média 5.6.

Carapicuíba avançou 0.4 pontos e teve média de 4.8 no Ideb de 2013. Ainda abaixo da meta, que era 5.4. Jandira tam-bém teve 4.8, enquanto a meta projetada era 5.3. Confira os dados de cida-des da região na tabela.

A média nacional dos anos iniciais do ensino

Barueri é a única acima da meta

fundamental nas escolas sob responsabilidade dos municípios é 4.9. Na rede privada o índice no país ficou em 6.7.

REDE ESTADUAL A rede estadual paulis-

ta teve índice de 5.7 nos anos iniciais do ensino fundamental (a meta era 5.5) e 4.4 nos anos finais (até a oitava série), enquanto a meta era 4.6.

As escolas particulares de São Paulo obtiveram média de 7.3 no Ideb de 2013 até a quarta série, dentro do projetado. Já na oitava série, a rede pri-vada de ensino no estado caiu de desempenho, com índice de 6.3 – 0.1 ponto abaixo do resultado de 2011.

* Até a quarta série do ensino fundamental

Page 6: Jornal557

CIDADES6Fotos/Divulgação

12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014

Novidades incluem o Sandero, Logan e Honda PCX 150

. MUDANÇA NA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOSA Secretaria de Saúde de Jandira informa que descentralizará

os serviços da Farmácia Popular a partir do dia 22. Os medicamentos serão distribuídos na Farmácia Central (das 8h as

20h) e nas UBSs (7h às 17h). Mais informações: 4707-3467.

Saúde e segurançapara a população

Para muitas pessoas, pensar em meio ambien-te significa apenas pro-teger as árvores, os rios e os animais. Um erro comum e perigoso. Poucos entendem que a nossa cidade é o nosso habitat. Cuidar do meio ambiente é prestar servi-ços para que a vida, aqui e agora, seja viável.

Meio ambiente é segu-rança e saúde. Posso provar. O desrespeito às questões ambientais cus-ta vidas e dinheiro. Falta d’água, desabamentos, enchentes, trânsito, doenças. As principais preocupações da popula-ção estão profundamen-te ligadas às questões ambientais. Até a eco-nomia. Uma cidade com todos esses problemas certamente irá deixar de atrair empresas, investi-mentos, empregos.

As árvores são um grande exemplo disso. Muitos acreditam que cuidar das árvores não é uma prioridade, que só traz benefícios para o futuro, ou que precisa-mos proteger apenas as árvores da Amazônia.

Muitos são os bene-fícios das árvores. Mas hoje sabemos que o maior deles é a água. Isso mesmo! As árvores

são grandes fontes de água. Pelas raízes elas absorvem a água do solo e, pela transpiração das folhas, devolvem essa umidade para o ar. Umi-dade que gera a chuva que tanto precisamos.

Uma única árvore pode bombear centenas de litros de água para a atmosfera por dia! Cada árvore cortada na calçada da sua casa, em nossa Mata Atlântica ou na Amazônia faz toda a diferença. Para o cli-ma do continente, para a indústria e produção de alimentos e para que haja água na torneira da nossa casa.

Em Barueri temos ain-da muitas calçadas sem árvores e algumas áreas de Mata Atlântica. Ainda temos a oportunidade de fazer mais.

Por isso protegemos sim a natureza, mas não apenas para que ela se mantenha intocada e bela. Mas também para que a gente tenha água para beber e para manter as indústrias funcionan-do. Para que a poluição do ar não cause doenças. Para transformar lixo em renda e energia. Enfim, para que a vida na nossa cidade seja segura, sau-dável e confortável.

Aparecido PiresMeio ambiente e sustentabilidade

Aparecido Pires de Castro (o “Tio Cido”) é geógrafo, ges-tor ambiental e Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

LANÇAMENTOSVisão MOTOR //

Montadoras anunciam novos modelos para 2015

Nas últimas semanas, as montadoras de carros anunciaram seus novos modelos e linhas para 2015. Em Visão Motor, uma sele-ção dos automóveis que mais tem chamado a aten-ção no mercado.

Nesta quinta-feira, 11, a Renault anunciou a chega-da das versões automatiza-das para o hatch Sandero e o sedã Logan. Com cinco marchas e embreagem simples, nos dois casos custa R$ 2,4 mil a mais do que o modelo com caixa manual. O câmbio auto-

mático substitui a antiga transmissão automática convencional de quatro marchas.

O Sandero Expression Easy´R chega ao merca-do ao custo de R$ 43 mil; o Sandero Dynamique

Easu´R por R$ 47.180; o Logan Expression Easy´R por R$ 45.490; e o Logan Dynamique Easy´R por R$ 50.180.

Na última semana, a Fiat oficializou o lan-çamento do novo Uno

2015. Com preços a partir de R$ 30.990, o modelo chega reestilizado com a aposta em novas tec-nologias como o sistema Start&Stop, Lane Chan-ge e Câmbio automati-zado. O modelo tem sete versões de acabamento: Attractive 1.0, Evolution 1.4, Start&Stop, Eay 1.0 e 1.4 e Sporting 1.4, todos com quatro portas.

A introdução do câmbio automatizado é a grande novidade e só está dispo-nível nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4, que terão cinco marchas e passam a contar com um seletor de marchas e botões que per-mitem trocas manuais atrás do volante.

A Honda divulgou a che-gada de sua scooter, a Hon-da PCX 150 2015, já dispo-nível nas lojas, com preço sugerido de R$ 8.600.

Novidades incluem o Sandero, Logan e

uma sele-ção dos automóveis que mais tem chamado a aten-

Nesta quinta-feira, 11, a Renault anunciou a chega-

Page 7: Jornal557

Trabalho12 a 18 de setembro de 2014 7

Marcello Casal Jr/ABr

Repr

oduç

ão

SintraSp aponta problemaS em pronto Socorrona segunda-feira, 8, o Sindicato dos Servidores de osasco e região (Sintrasp) esteve no pronto Socorro Santo antônio, em osasco, e constatou problemas, principalmente referentes à alimentação dos pacientes e servidores. o Sindicato também foi à UbS do Jardim roberto.

O mês de agosto teve crescimento de 0,25% no emprego formal no Brasil, o que represen-ta a geração de 101.425 novas vagas, resultado de um total de 1.748.818 admissões diante de 1.647.393 demissões registradas no mês ante-rior. Já em agosto de 2013, a criação de novos empregos foi de 162.160 vagas com carteira assi-nada. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (Caged).

De acordo com o Ministério do Trabalho,

o resultado é o melhor dos últimos três meses. O número de empre-gos gerados durante o ano está em 751.456, aumento de 1,85 %. Nos últimos 12 meses foram criados 698.475 postos de trabalho. Entre janei-ro de 2011 e agosto de 2014, o número foi de 5.631.534 empregos.

O resultado era espe-rado pelo governo fede-ral, segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias. “Já tínhamos indi-cadores de que iríamos melhorar a partir deste mês. É o que os dados

estão confirmando hoje, ao contrário do que tem sido especulado, princi-palmente pela impren-sa”, afirmou.

Foram pesquisados oito setores de ativi-dade econômica, seis deles apresentaram bom desempenho neste mês. O destaque foi o setor de serviços, que gerou 71.292 novos empregos. Na sequência aparecem

o comércio (40.619) e construção (2.239). Na indústria da transfor-mação houve declínio de 4.111 postos.

Todos os ramos do setor de serviço apre-sentaram crescimento. No ensino foram mais 22.409 empregos; alo-jamento e alimentação (18.711); comércio e administração de imó-veis (14.916); serviços médicos e odontológi-cos (11.023); transportes e comunicações (3.092); e instituições financeiras (1.141). (Com Agência Brasil)

EmprEgo

Brasil gera 101 mil postos de trabalho em agosto

Setor de serviços é destaque com 71.292 novos empregos

Segundo o Ministério do Trabalho, resultado é o melhor dos últimos três meses; destaque foi o setor de serviços

O presidente do Sindicato dos Vigilantes, Amaro Pereira

Neste sábado, 13, o presidente do Sindi-cato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira, estará no Ato de Lança-mento do Piso Nacio-nal dos Vigilantes na Câmara dos Vereadores de Niterói, no Rio de Janeiro.

Após conquistar 30% de periculosidade, a categoria pretende garantir uma remune-ração com piso de R$ 3 mil aos profissionais de segurança privada do Brasil. “Todos os vigi-lantes merecem respei-to e reconhecimento pelo árduo trabalho desenvolvido diaria-mente, já que sacrificam suas vidas para proteger patrimônios e pessoas”, ressaltou Amaro.

O ato está sendo organizado pelos Sindi-catos dos Vigilantes de Niterói, São Gonçalo e Regiões, de Petrópolis

e Regiões e de Duque de Caxias, a Federação Interestadual dos Vigi-lantes (Fevig) e a Con-federação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e espera contar com a presença de muitos tra-balhadores e sindicatos engajados na luta pelo Piso Unificado.

A categoria exige o valor de R$ 3 mil como piso nacional dos vigi-lantes, valor que leva em consideração um estudo do Departamen-to Intersindical de Esta-tística e Estudos Socio-econômicos (Dieese), sobre desgaste físico e mental desenvolvido pela atividade, além de outros fatores.

De acordo com o pre-sidente do sindicato, o piso salarial irá valorizar os profissionais e moti-vá-los na produtividade. “Vai ajudar a preservar a vida das pessoas já que os vigilantes estarão em plenas condições físico--mentais para prestar um serviço de qualida-de”, disse.

rEivindicação

Vigilantes querem piso de R$ 3 mil

ato de lançamento do piso nacional acontece no rio

Page 8: Jornal557

ESPECIAL ELEIÇÕES 12 A 18 DE SETEMBRO DE 20148

Fotos/Eduardo Metroviche

Visão Oeste: Quais os seus principais projetos e bandeiras que defenderá, se eleita, na Assembleia?

Minha principal propos-ta é continuar na mesma linha de atuação de quando fui vereadora, defendendo os interesses da população. A área que mais me iden-tifico é a educação, sou pedagoga por formação, fui secretária de Assistên-cia e Promoção Social de Osasco. A área social é uma área que conheço muito bem as necessidades. Mas um deputado estadual atua nas mais diversas áre-as, não apenas nas que ele se identifica. E confesso que não tenho um projeto específico, mesmo porque o deputado não tem auto-nomia, poder de decisão. Ele tem que defender os interesses da população de uma forma geral, na saúde, na educação, na segurança pública.

Fale um pouco sobre sua trajetória política.

A política sempre esteve presente na minha vida, desde criança. A primeira vez que meu pai [Fran-cisco Rossi] foi prefeito de Osasco, na campanha, em 1972, eu tinha três anos. Tenho 45, então eu passei praticamente a minha vida toda envolvi-da com política. Jovem, com 17, 18 anos comecei a ajudá-lo nas campanhas. Minha primeira experiên-cia como candidata foi em 2004, quando saí candi-data a prefeita de Osasco e, sem recursos, obtive 25.220 votos e fui a tercei-ra colocada. Fui secretária de Assistência e Promoção

Social em duas oportuni-dades em Osasco, em 2003 e entre 2005 e 2007. Fui eleita vereadora em 2008. Também fui candidata a deputada estadual em 2010 e candidata a vice--prefeita [na chapa enca-beçada por Celso Giglio – PSDB] na última elei-ção, que nós ganhamos, mas não levamos, porque o doutor Celso estava impugnado. Foi muito frustrante, melhor perder do que ganhar e não levar.

Osasco tem hoje três representantes na Assembleia Legislativa. A senhora se vê na dis-puta por uma dessas três vagas ou a cidade pode aumentar sua represen-tação na Casa?

Osasco tem condições de eleger quatro repre-sentantes na Assembleia Legislativa sem nenhuma dificuldade. Pretendo ser a primeira mulher represen-tando não só a cidade de Osasco, mas toda a região.

Pretende ser candidata a prefeita em 2016?

Meu foco hoje é a Assembleia Legislativa. Hoje posso falar da minha candidatura a deputada estadual. Quanto a 2016, eu não descarto nenhuma possibilidade, a política é muito dinâmica, temos que aguardar os próximos passos. Não sei.

ANA PAULA ROSSI (PR)

“Quero ser a primeira mulher de Osasco eregião na Assembleia”

Quais são as principais realizações neste manda-to na Assembleia Legis-lativa e os principais pro-jetos para uma próxima legislatura?

São muitas as realizações que conquistamos para Osasco e região. Eu sempre trabalhei muito na saúde, área que eu conheço muito bem pois sou médico. Um ótimo exemplo: a inaugura-ção do Instituto do Câncer, o ICESP 2, um centro de alto nível, referência para toda a América Latina, que já está funcionando e aten-dendo Osasco e a região toda. Foi uma iniciativa nossa em sintonia com o governador Geraldo Alck-min, que é do meu partido. Neste novo mandato quero ajudar a consolidar o Insti-tuto do Câncer, com a ime-diata implantação da área de radioterapia. Um outro destaque é a Fatec/Etec. A segunda maior unidade do estado está aqui em Osas-co, e foi construída através de um trabalho nosso, com mais de R$ 6 milhões fruto das emendas parlamentares que apresentei. Nesta pró-xima legislatura vou conti-nuar trabalhando muito nas áreas da Saúde, Segurança, Transporte e Habitação. Na saúde quero trazer para Osasco um Ambulatório Médico de Especialidade, o AME, e um centro odon-tológico compatível com a demanda regional.

Como analisa o cená-rio eleitoral em Osasco e região na disputa a depu-tado estadual?

Nossa região sempre foi representada na Assembleia Legislativa. A cada eleição,

os eleitores vêm priori-zando os candidatos de sua região, mas com uma condição: os eleitores estão rigorosos quanto à folha de serviço dos candidatos. Quem tiver o que mostrar ao eleitorado será reconhe-cido em 5 de outubro. Já os aventureiros estão ficando cada vez mais sem espa-ço. Os eleitores votarão em quem eles conhecem e confiam. O apoio que tenho recebido nas ruas me deixa muito animado.

Acredita que a demora do TRE em deferir sua candidatura pode preju-dicá-lo nas urnas?

Não houve demora, e sim uma exigência de que deve-ríamos apresentar alguns documentos complemen-tares. Agora, no dia 8 de setembro, a justiça foi feita e a verdade foi restabelecida. Os juízes e desembargado-res aprovaram por unani-midade o registro da nossa candidatura. Ganhamos de 7 x 0. Diz o ditado que a mentira tem pernas cur-tas, mas a verdade sempre vence. Os adversários che-garam a distribuir um jornal dizendo que nossa candi-datura estava impugnada. Então, esta decisão unâni-me do Tribunal Eleitoral é ótima porque restabelece toda a verdade. Eleição se ganha nas urnas, e votos se conquista nas ruas, conver-sando com as pessoas.

CELSO GIGLIO (PSDB)

"Eleitores votarão em quem eles conhecem e confiam"

Quais os seus prin-cipais projetos e ban-deiras que defenderá se for eleito deputado estadual?

Os de mais importância são na questão da seguran-ça pública. Pretendemos valorizar o policial civil e militar e fazer com que haja uma união entre as polícias e a Guarda, com poder de polícia, para que haja um trabalho melhor das ações com relação ao policiamento ostensivo. [Defendo a] criação de delegacias 24 horas, que hoje temos poucas. Outro compromisso é a luta pela mudança no sistema de progressão do aluno. Hoje o aluno sai da escola sem ser alfabetizado muitas vezes, sou contra a apro-vação automática. Temos que ter também escola em tempo integral, onde o aluno pode assistir a aulas, fazer as refeições, ter refor-ço escolar.

Também vou trabalhar em cima de incentivos dos governos estadual e federal para propiciar a oportuni-dade do jovem no primeiro emprego, que hoje é uma das grandes dificuldades. As empresas exigem que o jovem tenha experiência, mas se não dão oportuni-dade de ele ter o primeiro emprego, como o jovem vai ter experiência? E tam-bém quem tem mais de 45 anos que também precisa ter um incentivo, para que as empresas possam apro-veitar tanto o profissional de mais de 45 anos quanto o jovem.

Fale um pouco sobre

sua trajetória política.Sou vereador em Osas-

co por seis mandatos, há 22 anos estou como vere-ador. Em quatro manda-tos fui o vereador mais votado da cidade. Nesses 22 anos já mostrei minha capacidade, meu trabalho, como vereador e estou preparado para assumir uma cadeira na Assem-bleia Legislativa, ser um bom deputado estadual e poder ajudar Osasco e a nossa região, já que temos problemas em comum em Osasco, Carapicuíba, Barueri, que dependem do trabalho do deputado para ajudar a solucionar.

Osasco tem hoje três representantes na Assembleia. O senhor busca uma dessas três vagas ou acredita que a cidade pode aumentar sua representatividade?

Osasco hoje, com 700 mil habitantes, 550 mil eleitores, em um universo de 1,8 milhão de eleitores na região, tem capacidade para ter quatro ou cin-co deputados estaduais. Esses deputados que estão eleitos têm uma facilidade maior [para se elegerem], até porque têm uma apre-sentação já dos seus tra-balhos. Mas acredito que podemos aumentar nossa representação. A nossa densidade eleitoral é mui-to grande.

TONIOLO (PCDOB)

"Osasco pode terquatro ou cincodeputados estaduais"

Nesta e nas próximas duas edições, as páginas centrais do Visão Oeste serão dedicadas a apresentar quem são e o que pensam alguns dos principais pos-

tulantes aos cargos de deputado federal e estadual da região. Pela limitação de espaço, os convidados foram escolhidos de forma a abranger o maior número

de partidos e coligações e respeitando a proporcionalidade dos partidos nas casas legislativas. Quatro candidatos a estadual foram convidados nesta edi-

ção, mas o representante do PSB, Rei-naldo Mota, não retornou às ligações, e-mails e mensagens da equipe do jor-nal em seu perfil na rede social.

Candidatos da região apresentam suas propostas

Ana Paula foi vereadora e secretária

"Eleição se ganha nas urnas", diz Giglio

Toniolo é vereador pelo sexto mandato

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL

Candidatos da região apresentam suas propostasCandidatos da região apresentam suas propostasCandidatos da região apresentam suas propostas2014

Page 9: Jornal557

ESPECIAL ELEIÇÕES12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 9

Foto

s/Ed

uard

o M

etro

vich

e Quais os seus princi-pais projetos e bandei-ras que defenderá, se eleito, na Câmara dos Deputados?

A gente tem vários projetos e, como depu-tado federal, buscaria mandar verbas para que esses projetos fossem realizados no estado. Como a gente sempre vê que o pessoal mais preci-sa de saúde, segurança, educação, e mais outras coisas conforme vão apa-recendo as necessidades, que a gente faz pesquisa e vê. Gostaria também de trabalhar na questão dos motociclistas. Pratica-mente 30% da frota [de veículos] no Brasil é de motos. Quero trazer uma visão para esse lado, dos motociclistas, dos moto-boys, dos acidentes com motos... a gente poderia pegar essa bandeira. Mas eu prefiro trabalhar com todas, conforme as pes-quisas e as necessidades da população.

Fale um pouco sobre sua trajetória política.

Entrei na política em 2004 para 2005. A pri-meira vez que partici-pei como candidato a vereador já fiquei como primeiro suplente, na segunda fiquei de pri-meiro suplente nova-

MALUCO BELEZA (PHS)

Com “trabalho deformiguinha”, MalucoBeleza tenta ser zebra

lutar por interesses e pro-blemas comuns, como a poluição do Rio Tietê e campanhas por mais segurança, saúde, contra os altos impostos, pedá-gios, entre outras ques-tões. Nunca deixei de atuar por minha cidade, ouvindo a população e lutando sempre por jus-tiça social, fazendo forte oposição sempre que as propostas beneficiavam minorias, lamentavel-mente situação cada vez mais comum em nossos governos. Motivado por isto, decidi pela candida-tura, porque acredito que a verdadeira luta é aquela que prioriza o interesse dos cidadãos.

Osasco está sem representante na Câma-ra dos Deputados. Como esta falta de representa-tividade afeta cidade?

É uma pena que uma cidade com quase 600 mil eleitores não tenha um representante na Câmara Federal. Sobretudo devi-

do à péssima administra-ção municipal, que reali-za uma política retrógada e sem nenhum planeja-mento. A desilusão com este governo é evidente.

O eleitor quer alguém com credibilidade e que os represente de verdade. Sem representantes con-fiáveis, honrados, hones-tos e que estejam com-prometidos em atender os interesses do povo, a sociedade fica desacredi-tada e desmotivada para votar. Meu compromisso como deputado federal será de fiscalizar o Exe-cutivo, lutar por recursos e garantir que eles sejam aplicados na cidade. A falta de um deputado federal atuante e fisca-lizador obstrui o desen-volvimento da cidade que, na atual conjuntura, sofre as consequências de uma gestão fracassada e desgasta.

Visão Oeste: Quais os seus principais projetos e bandeiras que defen-derá, se eleito, na Câma-ra dos Deputados?

A prioridade é defender os interesses da maioria em detrimento da mino-ria. Portanto, minha meta não é apenas apresentar propostas que atendam as necessidades da cida-de, mas de toda a região. Almejo trabalhar para aprovação de projetos de lei que já tramitam no Congresso Nacional nas áreas de saúde, segurança, mobilidade urbana, previ-dência social, reforma tri-butária e educação. Mais do que isso, vou fiscalizar pessoalmente o envio de recursos para nossa região, principalmente para Osasco, onde o envio é grande, porém a aplica-ção é quase inexistente.

Fale um pouco sobre sua trajetória política.

Sou filho da cidade de Osasco, onde fui verea-dor por dois mandatos. No segundo assumi a presidência da Câmara, ocasião na qual com uma gestão eficiente econo-mizei R$ 15 milhões aos cofres públicos. Neste período também presidi a Câmara Oeste, cria-da para unir as Câmaras Municipais da região e

DÉLBIO TERUEL (PSD)

“Falta de deputado atuante obstrui o desenvolvimento da cidade”

“Nunca deixei de atuar pela cidade”

“Gostaria de trabalhar para os motocicilistas”

“Meu compromisso será de fiscalizar”

Candidato quer manter o figurino

mente e na terceira [disputa eleitoral] como vereador [em 2012], tive quase seis mil votos e consegui entrar. Em 2010 fui candidato a deputado federal para ajudar o partido, o PHS e tive 12.304 votos sem ter nenhum cargo polí-tico. O pessoal apos-tou e está apostando nessa renovação, nessa mudança agora. A gen-te pode ser uma ‘zebra’. Dinheiro a gente não tem para investir, mas a gente vai para a rua, fala com o eleitor, faz um ‘trabalho de formi-guinha’ e é assim que [a vitória nas urnas] pode acontecer.

O senhor está no seu primeiro manda-to como vereador. Por que já buscar uma vaga na Câmara dos Depu-tados?

Eu já saí em 2010 c o m o [ c a n d i d a t o a deputado] federal, não é? Então, já tenho uma

certa experiência. Que-ro representar Osasco e região e, como dizem, sou um soldado do par-tido. Se o partido achou melhor assim, como deputado federal... eu queria para presidente do Brasil!

Seu f igur ino (ao est i lo dos adeptos dos motoclubes) cha-ma a atenção aqui na Câmara. Se for eleito vai manter o estilo em Brasília?

Pretendo usar o mes-mo figurino. Lá, a gente precisa de um represen-tante motociclista. Se me deixarem usar bota, colete, bandana, capa-cete, vou estar represen-tando os motociclistas do estado de São Paulo. Vou continuar do jeito que eu sou. Do jeito que me vêem na rua, me vêm no gabinete.

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERALCANDIDATOS A DEPUTADO FEDERALCANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL

2014

Page 10: Jornal557

Técnico eletrônicosal. R$1320 - Osasco

Técnico em nutriçãosal. R$1213 - São Paulo

Vendedor internosal. R$1000 - Osasco

Vendedor pracistasal. R$927 - Osasco

Vigiasal. R$995 - São Paulo

Vigilantesal. R$1049 - Itapevi

TRABALHO10 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014

ANUNCIE AQUI POR R$60,00

TEL: 3681-3150WWW.VISAOOESTE.COM.BR

CLASSIFICADOS

Venda seu produto ou serviço no jornal de maior

circulação da região! Anúncios em texto simples

com um investimento muito acessível.

Módulos de R$120,00, R$60,00 e R$30,00.

Divulgação simultânea no site na

semana de publicação. Aproveite!

CLASSIFICADOS DO VISÃO!

Agente de microcréditosal. R$1000 - Carapicuiba

Ajudante de confecçãosal. R$1000 - Osasco

Ajudante de cozinhasal. R$940 - Barueri

Ajudante de cozinhasal. R$904 - Osasco

Atendente de balcãosal. R$970 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$940 - Barueri

Atendente de lanchonetesal. R$904 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$904 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$827 - Taboão da Serra

Atendente de lojassal. R$864 - Osasco

Atendente de lojassal. R$1000 - Osasco

Auxiliar administrativosal. R$1080 - Osasco

Auxiliar de cozinhasal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de estoquesal. R$1000 - Itapevi

Auxiliar de limpezasal. R$820 - Osasco

Auxiliar de limpezasal. R$827 - Barueri

Auxiliar de limpezasal. R$957 - Embu das Artes

Auxiliar de limpezasal. R$900 - Osasco

Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulicasal. R$1010 - São Paulo

Auxiliar de padeirosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de segurançasal. R$1240 - Osasco

Auxiliar financeirosal. R$1188 - Osasco

Bordador, à máquinasal. R$1300 - Osasco

Chapeirosal. R$970 - Osasco

Chefe de serviço de limpezasal. R$1006 - Osasco

Controlador de entrada e saídasal. R$995 - Osasco

Cumimsal. R$1000 - Osasco

Eletricistasal. R$1500 - Osasco

Fiscal de segurançasal. R$831 - Osasco

Garçomsal. R$1500 - Osasco

Instalador-reparador de redes e cabos telefônicossal. R$1500 - Osasco

Maîtresal. R$1500 - Osasco

Mecânico de ar-condicionado e refrigeraçãosal. R$1100 - São Paulo

Monitor de alunossal. R$1000 - Osasco

Monitor de vídeosal. R$1198 - Barueri

Monitor de vídeosal. R$1198 - Barueri

Motorista de caminhãosal. R$1468 - Osasco

Operador de carga e descargasal. R$1046 - Barueri

Operador de carga e descargasal. R$1046 - Barueri

Operador de empilhadeirasal. R$1322 - Itapevi

Operador de exaustor (coqueria)sal. R$2000 - Osasco

Repositor de mercadoriassal. R$951 - São Paulo

Repositor de mercadoriassal. R$951 - Osasco

Saladeirosal. R$904 - Osasco

Técnico de manutenção elétricasal. R$1200 - Osasco

Técnico de manutenção eletrônica (circuitos de máquinas com comando numérico)sal. R$1200 - Osasco

Técnico de refrigeração (instalação)sal. R$1600 - São Paulo

Técnico de refrigeração (instalação)sal. R$1350 - Osasco

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - Osasco

Vagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. Além da carteira de trabalho, é necessário apresentar o CPF para atendimento.

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Ajudante de carga e descarga de mercadoriasal. R$1089 - Barueri

Auxiliar administrativosal. R$1500 - Barueri

Auxiliar administrativosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de administraçãosal. R$1360 - São Paulo

Auxiliar de armazenamentosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de limpezasal. R$1416 - Itapevi

Auxiliar de limpezasal. R$1222 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1400 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1125 - Barueri

Conferente de mercadoriasal. R$1075 - Barueri

Empacotador, a mãosal. R$922 - Osasco

Monitor de vídeosal. R$1050 - Barueri

Operador de telemarketing receptivosal. R$924 - Osasco

Operador de telemarketing receptivosal. R$916 - São Paulo

Recepcionista atendentesal. R$1000 - Osasco

índicesINFLAÇÃO

Junho Julho Ano 12 mesesIPCA 0,40% 0,01% 3,75% 6,50%

INPC 0,26% 0,13% 3,92% 6,33%

IGP-M -0,74% -0,61% 1,82% 5,32%

IPC-Fipe 0,04% 0,16% 3,22% 5,36%

ICV-Dieese 0,00% 0,68% 4,84% 6,80%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALAgosto Setembro No ano

0,6059% 0,5605% 5,1788%

CORREÇÃO DO FGTSJulho 0,002932%

Agosto 0,003522%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)724,00 5%* ou 11%** R$ 36,20 ou a partir R$ 79,64724,00 a 4.390,24 20% de R$ 144,80 a R$ 878,00ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até 1.317,07 8,00%De 1.317,08 até 2.195,12 9,00%De 2.195,13 até 4.390,24 11,00%DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 57,92 R$ 482,92Empregador 12 R$ 86,88 R$ 526,82Total 20% a 23% R$ 144,80 R$ 1.009,74

1Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 724,00). 2Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 4.390,24). Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, indepen-dentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2014)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.787,77 Isento ---

De 1.787,78 a 2.679,29 7,5% 134,08

De 2.679,30 a 3.572,43 15% 335,03

De 3.572,44 a 4.463,81 22,5% 602,96

Acima de 4.463,81 27,5% 826,15Deduções do IR:a) por dependente, R$ 179,71; b) por aposentadoria ou pensão paga por previdên-cia pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.637,11; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Page 11: Jornal557

William Galvão

De diversas nacionali-dades, tipos e preços. Em Gastronomia dessa semana o leitor confere dicas de res-taurantes e adegas com boas opções de vinhos, além de espaços para aprender mais sobre a bebida com degus-tação e harmonização.

Em Osasco foi reinaugu-rado no início dessa semana o Empório do Índio, agora localizado no Jardim Ypê. A casa, especializada em iguarias regionais mineiras e do interior paulista, tem uma carta de vinhos exten-sa. O consumidor encontra rótulos nacionais, chilenos, portugueses, argentinos, franceses e italianos, além de cervejas especiais, cacha-ças e bebidas da casa como o chocovodka e o cocovodka.

Segundo o dono do estabelecimento, Ricardo Oquendo Nogales, o Índio, o brasileiro está aprendendo a beber vinhos. “Os chile-nos são os mais procurados, mas confesso que os suaves Monte Reale (RS) e XV de Novembro, de São Roque,

têm ótima saída”, conta. Ele observa que, pelo menos no empório, “o público femi-nino é quem vem dando as cartas”.

Em Barueri, o Mondo Di Vino é um misto de restau-rante sofisticado e adega. Especializado em comida italiana, a cozinha é lidera-da pelo chef Gabriel Torres, e trabalha com o que é cha-mado enogastronomia, que consiste na harmonização de vinhos com a refeição. Mesmo que o cliente não saiba como fazer, a somme-lière Bia Motta ajuda com indicações, além de todos os garçons também esta-rem preparados para isso. “De segunda a sexta tem o especial do dia, um menu de dois pratos a preço reduzido que geralmente não está no cardápio”, contou a dentista e freqüentadora do restau-rante Isabela Wolf Grotto.

O Mondo Di Vino tam-bém oferece cursos para quem deseja aprender mais sobre vinhos. São aulas de introdução ao mundo dos vinhos, cursos para inician-tes e até temáticos como “Degustação: Cinema, Vinhos e Gastronomia”, curso que deve ser iniciado no próximo mês. Outras informações podem ser obtidas na página do esta-belecimento na internet.

Em Cotia, o também

italiano Don Camillo con-ta com boas opções para os apreciadores de vinho. O carro chefe da casa é o rodí-zio de massas, mas serve pratos a la carte e também por quilo. A casa oferece ajuda na harmonização do vinho com a refeição, além de uma loja de vinhos com rótulos de quase todos os países que produzem a bebida. O Don Camillo é ambientado em uma decoração rural , com muitas plan-tas e área ao ar livre.

ENOGASTRONOMIA

Restaurantes têm harmonização de vinhos

GASTRONOMIA12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 11

Fotos/Divulgação

FEIRA DE ORGÂNICOS NO SESC OSASCONeste domingo, 14, das 11h às 17h, o Sesc Osasco recebe a Feira de Orgânicos e Produtos Sustentáveis, que contará com variedade de alimentos como verduras, frutas, raízes, ervas e alimentos como pães e geleias vindos de pequenos produtores. Mais informações: 3184-0900.

Casa tem cursos temáticos sobre vinhos

Receitas e Temperos

CANELONE À CARBONARA

INGREDIENTES8 lâminas de massa fresca para lasanha/canelone300g de bacon em cubinhos300g de queijo briequeijo parmesão ralado Molho branco especial 500ml de creme de leite fresco1 cebola pequena2 dentes de alho triturados1 colher (sopa) de manteiga

1/2 xícara (chá) de parmesão raladopimenta do reino branca, noz moscada e sal a gosto

MODO DE PREPARO1- Em uma frigideira frite a cebo-la e o bacon, escorra bem a gordura.2- Pegue uma tigela e coloque o queijo brie em cubinhos e a mis-tura da frigideira. Reserve.3- Em uma panela coloque a

manteiga e doure a cebola e o alho, adicione o creme de leite fresco, tempere com sal, pimenta do reino branca e noz moscada. Deixe apurar um pouquinho.4- Para finalizar desligue o fogo, adicione o queijo parmesão, mis-ture e reserve.5- Pegue a tigela com o recheio, adicione 2 colheres do molho branco e misture.6- Com lâminas de canelone dis-tribua os recheio, e enrole. Faça

isso com todas as massas.7- Disponha cada canelone em uma travessa levemente untada com azeite, derrame o molho branco por cima.8- Leve ao forno a 180° coberto com papel alumínio por aproxi-madamente 20 minutos.9- Retire o papel alumínio, salpi-que parmesão ralado e retorne ao forno por mais 15 minutos a 200°, ou até que esteja levemen-te dourado.

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.brcom Sandra Matarazzo

Uma receita deliciosa… Canelone com recheio cremoso de bacon com queijo brie. Uma ótima sugestão para um almoço ou jantar de final de semana. Prepare em casa e sinta esse sabor!

com Sandra Matarazzocom Sandra MatarazzoMais receitas em: www.receitasetemperos.com.brMais receitas em: www.receitasetemperos.com.br

têm ótima saída”, conta. Ele observa que, pelo menos no empório, “o público femi-nino é quem vem dando as

Em Barueri, o Mondo Di Vino é um misto de restau-rante sofisticado e adega. Especializado em comida italiana, a cozinha é lidera-da pelo chef Gabriel Torres, e trabalha com o que é cha-mado enogastronomia, que consiste na harmonização de vinhos com a refeição. Mesmo que o cliente não saiba como fazer, a somme-lière Bia Motta ajuda com indicações, além de todos os garçons também esta-rem preparados para isso. “De segunda a sexta tem o especial do dia, um menu de dois pratos a preço reduzido que geralmente não está no cardápio”, contou a dentista e freqüentadora do restau-rante Isabela Wolf Grotto.

O Mondo Di Vino tam-bém oferece cursos para quem deseja aprender mais sobre vinhos. São aulas de introdução ao mundo dos vinhos, cursos para inician-tes e até temáticos como “Degustação: Cinema, Vinhos e Gastronomia”, curso que deve ser iniciado no próximo mês. Outras informações podem ser obtidas na página do esta-

italiano Don Camillo con-ta com boas opções para os apreciadores de vinho. O carro chefe da casa é o rodí-zio de massas, mas serve pratos a la carte e também por quilo. A casa oferece ajuda na harmonização do vinho com a refeição, além de uma loja de vinhos com rótulos de quase todos os países que produzem a bebida. O Don Camillo é ambientado em uma decoração rural , com muitas plan-tas e área ao ar livre.

Restaurantes têm harmonização de vinhos

com Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzo

Empório do ÍndioAv. Analice Sakatauskas, 1.189, Jd. Ipê – Osasco. Te: 4384-7859Facebook.com.br/emporiodoindioMondo DiVinoAv. Piracema, 669, Tamboré – Barueri.Tel: 2166-9911www.mondodivino.com.brDon CamilloAv. São Camilo, 580 – Cotia.Tel: 4702-3535www.ristorantedoncamillo.com.br

harmonização de vinhos

GASTRONOMIA11

www.ristorantedoncamillo.com.br

Page 12: Jornal557

Divulgação

ALMANAQUE 12 A 18 DE SETEMBRO DE 201412ANIVERSÁRIO DA GUARDA MUNICIPAL DE ITAPEVI

Nos dias 4 e 5 foram realizados eventos comemorativos pelo aniversário de 17 anos da Guarda Municipal de Itapevi, como um café da manhã especial e um ato solene. Vereadores, como o presidente da

Câmara, Professor Paulinho (foto), prestigiaram os eventos.

Bruno Netto

Fotos/Divulgação

Osasco-AngolaCom o intuito de intensificar o intercâmbio cultural, esportivo e econômico da cidade de Osasco com outros países, o prefeito Jorge Lapas recebeu em seu gabinete, na sexta-feira, 5, a representante do município de Viana, da província de Luanda, na Angola, Laureta Smith C. Dala. Também esteve presente no encontro o representante do Consulado Geral de Angola em São Paulo, John Victor Kimbemba.

Miss...Samanta Beltrame foi eleita a Miss Osasco 2014 no concurso realizado no sábado, 6. A bela usou seu perfil no Facebook para postar uma mensagem agra-decendo pela torcida: “Gostaria de agradecer a todos que torceram por mim, que me acompanharam nesta caminhada, tiraram um tempinho para votar pela

internet, obrigada Academia Panteras (organizadora do

evento) pela oportunida-de!”.

Cruzadinha

Horóscopo

Sábado, 13Cristina se aconselha com Vicente. Orville se sente culpado por explorar Salvador. Du avisa que João Lucas foi à casa de Maria Isis, e Maria Marta afirma que ele terá uma surpresa. João Lucas encontra José Alfredo na casa da amante.

IMPÉRIO

E na Novela...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 13

RACT

EMPILHADO

CINCOLOR

TOMCARIAR

RICOTADE

MDLMRROD

EOPACOE

MOVELEAC

LIESPAÇO

VISITAFUN

MOTORES

CT

PRAALTAR

IMUDARO

ACLAMADOL

OBRAONDE

Conso-ante repe-

tida em"mamão"

O grandeinimigo doJerry (HQ)

Corroer;apodrecer(o dente)

Queijocom

poucagordura

Que nãoé transpa-

rente

Código noenvelopede carta(sigla)

Dispositi-vo da câ-mera foto-

gráfica

Ingredi-ente queadoça o

caféA mulhercom o cor-po malha-do (gír.)

Ana Caro-lina, can-tora de

"Garganta"

Ida àcasa dealguém

Fechado;lacrado

Propulsordo auto-móvel(pl.)

(?) já:imedia-tamente

Aplaudido entusias-ticamente

É vendidaem lojas

de plantas

50, em al-garismosromanos

Local detrabalhodo pe-dreiro

Em quallugar?

Lá; acolá Ofertado

1.550, em romanosPeça demobília

Mesa damissa

A primei-ra hora

O Universo(?) Franco,

políticobrasileiro

Desprovi-do de cor

A (?):acelerado

Preposiçãode origemRodovia(abrev.)

Divertir-se,em inglês

CecilThiré, ator

Derramalágrima

Administrao tráfego

no aeroporto

Sílaba de"rocha"Opostode "off"

Carne própriapara churrascoQue não está

acabado

Índicealmejado

por atletas

Amontoa-do; acu-mulado

Antecedeo "S"

2/on. 3/fun. 5/opaco — visor. 6/ricota. 8/aclamado.

GERAÇÃO BRASILSábado, 13Rita encontra Dante conversando com Cidão em sua casa. Ernesto percebe que Davi quer desmas-carar Jonas por causa de seus sentimentos por Manuela. Cidão aconselha Dante a escrever outra música para Rita. Gláucia procu-ra Jonas.

BOOGIE OOGIESexta-feira, 13Luisa encontra Zuleica na rua e disfarça para Filipinho. Célia entrega uma câmera para Zuleica tirar uma foto do namorado de Susana. Beatriz se frustra com a falta de interesse de Elísio. Fernando demite Gilda.

MALHAÇÃOSexta-feira, 12Nat consegue falar com Dalva, que fica nervosa, mas disfarça para Duca. João ouve a conversa de Bianca com Bárbara e decide ajudar a menina a produzir o falso book. Sol esquece o exame de grau de Wallace na academia.

CHIQUITITASSexta-feira, 12Os meninos começam a treinar para o torneio de Artes Marciais. Maria Cecília se incomoda com o excesso de bagunça que seu recém marido, Tobias, anda dei-xando no apartamento. Tati não aceita bem a notícia do trabalho de modelo de Vivi e fica triste.

Sem FronteirasO ex-prefeito de Osas-co, Guaçu Piteri, lan-çou seu livro 5 Anos Sem Fronteiras, que reúne textos publicados em seu blog (guacu.wordpress.com), em noite de autógrafos no Osasco Plaza Shopping na terça-feira, 9, no Osasco Plaza Shopping. Diversas autoridades da região prestigiaram o evento, como a deputa-da federal Bruna Furlan e o deputado estadual Celso Giglio.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Promessas por toda parte. As pessoas juram que vão telefonar ou enviar uma mensagem pelo computador. Nenhum sinal de vida. Você já sabia que não

poderia esperar outra situação. Não adianta ficar irritado, única solução é aceitar de coração.

TOURO (21/04 a 20/05)Os compromissos estão fazendo com que o taurino não cumpra adequadamente suas tarefas. Você desistiu de agendar os encontros, preferindo telefonar no dia e avisar a hora em que está saindo para o

evento. Conta com bons resultados em breve.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)O lado profissional está deixando o geminiano estressado. Mal está tendo tempo para fazer as refei-ções. Essa é a hora do perigo, como já foi dito aqui, em que

uma empada ou um sanduíche natural substituem o almoço. Procure mudar a situação.

CÂNCER (21/06 a 21/07)O excesso de trabalho não assus-ta o canceriano. A questão que está incomodando um pouco é sempre a mesma, poucas horas extras para

compartilhar com a família. Mas essa fase será um pouco atenuada em breve. Procure não abusar. Ótimo período.

LEÃO (22/07 a 22/08)Querer mudar a agenda agora não vai dar certo. Você tem conseguido comparecer aos seus compromis-

sos. Até dormir um pouco mais está fazendo a grande diferença. O que ficou de lado mesmo foi a balança. Mas você está certo, tudo junto não dá.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Esperar os prazos finais chegarem é o que resta ao virginiano, uma vez que tudo já está pronto e revisado. A satis-fação que isso lhe da não tem preço e

faz com que você se esmere cada vez mais. Deixou o lazer de lado, mas não se arrepende.

LIBRA (23/09 a 22/10)Está chateado porque as coisas não saíram da maneira que esperava. Entretanto, lembre-se de que dependia de várias outras pessoas. Não pode

responder pelo outros. Voltará o tempo em que tra-balhará sozinho, sem assessores. Seria bem melhor.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)O sexo oposto continua dando traba-lho para você, como já foi visto aqui algumas vezes. O escorpiano tenta sair pela tangente, procurando não magoar nenhum dos lados. Está imunizado e

dificilmente vai sofrer. Gostaria que todos enten-dessem.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Até que demorou para capitular, mas o sagitariano lutou com todas suas forças. Porém, o apelo foi maior e as baladas estão de volta na área. O jeito é

assumir que você gosta de sair e curtir as madruga-das. O que pode fazer é selecioná-las.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Momento favorável para mudar o rumo dos seus projetos. O que não havia dado certo antes, terá grandes chances de sucesso agora. Procure concentrar-se,

pois seu lado social está bem agitado, e cheio de novidades interessantes. Curta a fase.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)Prefere resolver seu lado profissional sozinho, pois mesmo que tenha mais trabalho, as coisas vão sair do seu jeito. As viagens continuam favorecidas e provavelmente vai conseguir fazer

uma, acompanhado do parceiro. Saúde continua muito boa.

PEIXES (20/02 a 20/03) Não compreende as pessoas que viajam, curtem o que há de melhor, mas reclamam da falta de dinheiro na volta. Não é o caso

do pisciano. Você sai de férias, leva um montante, e gasta sem dó. Sabe aproveitar o melhor da vida. Fase excelente.

Sociedade em visão

… OsascoA nova miss, que foi homenageada pela vitória até pelos colegas na empresa

onde trabalha, foi além e, demonstrando humildade e simpatia, parabenizou também as adversárias no concurso. “Parabéns a todas as candidatas e deixo

aqui uma mensagem para todas vocês: não desistam nunca...”, postou Samanta.

Fotos/missosasco.com.br/estudio Ae Foto e video

internet, obrigada Academia Panteras (organizadora do

evento) pela oportunida-de!”.

… OsascoA nova miss, que foi homenageada pela vitória até pelos colegas na empresa

onde trabalha, foi além e, demonstrando humildade e simpatia, parabenizou também as adversárias no concurso. “Parabéns a todas as candidatas e deixo

aqui uma mensagem para todas vocês: não desistam nunca...”, postou Samanta.

Page 13: Jornal557

CULTURA12 A 18 DE SETEMBRO DE 2014 13SALA BARUERI EXIBE FROZEN E NOÉNeste domingo, 14, a Sala Barueri de Cinema exibe dois filmes. Às 18h, a animação musical Frozen – Uma Aventura Congelante, de Chris Buck e Jennifer Lee. E às 20h, Noé, de Darren Aronofsky. O local fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672. Informações: 4199-1600.

Divulgação

Divulgação

Reprodução

Div

ulga

ção

Agenda Cultural

Div

ulga

ção

Agenda Cultural

CEU José Saramago – Avenida João de Andrade, s/n, Jardim Santo Antônio Horário: 16h

28/09 - Quem pergunta quer resposta 12/10 – A fantástica floresta26/10 – A nova roupa do rei9/11 – O mistério da Bomba H23/11 – O beco dos gatos7/12 – Romeu e Julieta na era dos recicláveis21/12 – A menina que entra em livros

Avenida Sport Club Corinthians, 1.300, Jardim das FloresInformações: www.sescsp.org.br

Serviço

Sesc Osasco

N e s t a s e m a n a o Sesc iniciou a mos-tra “Encontro com o Cinema Alemão”, com exibição de filmes contemporâneos. Os longa-metragens foram concebidos sob aspec-tos cotidianos no país e refletem temas rele-vantes da sociedade oci-dental, como a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Orien-tal após a unificação do

país. O Sesc Osasco vai exi-

bir gratuitamente, no dia 16, às 19h, o filme Yella, que retrata a his-tória de uma mulher que deixa a pequena cidade onde vive por um novo emprego, tornando-se assistente de um execu-tivo da área de capital de risco. Yella tem chances de ter um futuro pro-missor, mas as verdades de seu passado voltam a

NESTE MÊS

Sesc tem mostra de cinema alemão

No próximo dia 14 começa o Circuito Cul-tural Belgo Bekaert, em Osasco. O evento ofe-rece gratuitamente oito espetáculos infantis, que serão apresentados a cada 15 dias até o dia 22 de dezembro no CEU José Saramago, no Jd. Santo Antônio. A primeira peça deste domingo, às 16h, é O Botão Mágico, sobre a longa e divertida aven-tura do palhaço Alegria. Os ingressos são distri-buídos uma hora antes do espetáculo.

O projeto acontece pela primeira vez em Osasco e também con-templa as escolas públi-cas. Além das apresenta-ções abertas à população aos domingos, as mes-mas peças serão apresen-

tadas às segundas-feiras para as unidades esco-lares em dois horários: 9h30 e 14h30. As esco-las interessadas podem entrar em contato com Camila Costa no telefo-ne: 95462- 6511, ou pela página do Facebook: Circuito Cultural Belgo Bekaert.

O circuito é realiza-do pela empresa Belgo Bekaert Arames ofere-cendo uma programa-ção cultural de qualida-de à comunidade.

A ação conta com o estimulo da Lei Estadu-al de Incentivo à Cultura do Estado de São Pau-lo – PROAC – ICMS, apoio da Prefeitura de Osasco, Fundação Arce-lorMittal e Lima Produ-ções Culturais.

GRÁTIS

Circuito traz teatro infantil aos CEUs

Teatro 1Nesse final de semana o Teatro

Municipal de Barueri (TMB) exibe duas peças. No sábado, 13, a partir das 20h, o público confere O Jardim do Inimigo, montagem que retrata o cotidiano através de um jardim sinistro. No domingo, 14, às 16h, será a vez de Peter Pan, do Núcleo Cultural Realeza Brasil Produções, que conta a história do menino que não queria crescer. Ambas as peças custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O TMB fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, no Jardim dos Camargos. Outras informações: 4198-0972.

Teatro 2O espetáculo Letras Perambu-

lantes, do Núcleo Caboclinhas, será apresentado no Sesc Osasco neste domingo, 14, e também no dia 28, às 15h30. O espetáculo infan-til conta a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, que iniciou sua jornada pelo mundo da poesia ain-da na infância, se interessando pelos cordéis que o pai lia e pelo univer-so dos cantadores de sua época. Os ingressos custam R$ 6 e o Sesc fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no Jardim das Flo-res. Mais informações pelo telefone 3184-0900.

DançaO Sesi de Santana de Parnaíba

recebe neste final de semana, dias 13 e 14, às 16h, o espetáculo de dança Calunga, da Cia. de Dança Cisne Negro. A montagem é compos-ta por duas coreografias: “O Boi no Telhado”, de 1920, do francês Darius Milhaud, que inclui ritmos brasileiros como maxixe, samba e choro; e Calunga, resultado de um mergulho histórico e estético nas traduções folclóricas do Brasil, ins-pirada na composição de Francisco Mignore, “Maracatu do Chico Rei”. A entrada é gratuita. O Sesi fica na avenida Conselheiro Ramalho, 264.

atormentá-la. Já no dia 23 será exibi-

do Bem-vindo à Alema-nha, às 19h, contando a história de Hüseyin Yilmaz, que saiu da Turquia em 1964 para viver na Alemanha. O filme traz uma discus-são sobre a verdadeira nacionalidade do perso-

nagem e a imigração no país alemão. No dia 30, às 19h, é a vez de Todos os Outros, retratando a vida de um jovem casal isolado em uma casa de veraneio em Sardenha para tentar escapar dos problemas não resolvi-dos, mas não conseguem fugir um do outro.

Cena do intrigante filme Yella, de Christian Petzold, que será exibido no Sesc Osasco no próximo dia 16

As aventuras do palhaço Alegria no CEU José Saramago

Page 14: Jornal557

Divulgação

Centro de Eventos Pedro BortolossoAv. Visconde de Nova Granada, 513 – CentoDia 4/10, às 20hPontos de Venda:Book Stop Livraria: Osasco Plaza Shopping, loja 125 – 11 3652-3591Acervo Musical: Rua Dona Primitiva Vianco, 516 – Centro – 11 3682-0121Informações: [email protected]

O Teatro Mágico em Osasco

CULTURA 12 A 18 DE SETEMBRO DE 201414PARQUE SHOPPING RECEBE II FEIRA NOIVA VIP

Até este domingo, 14, o Parque Shopping Barueri recebe a II Feira Noiva VIP, evento gratuito que reúne fornecedores de serviços

para quem planeja se casar. O horário é das 10h às 22h, exceto no domingo, que vai apenas até às 20h. Informações: 4688-6800.

Fotos/Divulgação

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO – A LENDA DO SANTUÁRIO (ESTREIA)Animação / 10 anosKinoplex OsascoSala 6: 17h30, 19h30, 21h30 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 1: 14h, 17h45 (DUB)Cinemark OsascoSala 9: 13h40, 16h10, 18h40, 21h10 (DUB)Cinemark BarueriSala 1: 15h10, 17h30, 19h50, 22h10 (DUB)

O DOADOR DE MEMÓRIASAventura / 12 anosKinoplex OsascoSala 1: 14h15, 16h45, 19h05, 21h15 (DUB)Cinemark OsascoSala 10: 14h40, 17h10, 20h, 22h20 (DUB)Cinemark BarueriSala 9: 13h40, 16h, 18h20, 20h40 (DUB)

HÉRCULESAção / 14 anosKinoplex Osasco

Sala 2: 14h, 16h30, 18h40, 20h50 (DUB)Sala 5 (3D): 16h50, 19h10, 21h35 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 1 (3D): 19h25, 21h10 (DUB)Sala 3: 14h40, 16h40, 18h40, 20h40Cinemark OsascoSala 1 (3D): 14h10, 16h30, 19h, 21h30 (DUB)Sala 8: 12h50, 15h20, 17h50, 20h20 (DUB)Cinemark BarueriSala 3 (3D): 13h10, 15h30, 17h50, 20h20 (DUB)Sala 4 (3D): 14h20, 16h40, 19h, 21h30 (DUB)

LUCYAção / 16 anosKinoplex OsascoSala 3: 14h20, 16h40, 19h, 21h20 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala4 : 14h45, 16h45 (DUB)Cinemark OsascoSala 4: 13h30, 16h, 18h20, 20h40 (DUB)Cinemark Barueri

Sala 8: 12h40, 14h50, 17h20, 19h40, 22h (DUB)

AS TARTARUGAS NINJAAção / 12 anosKinoplex OsascoSala 5 (3D): 14h30 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 2: 14h, 16h05 (DUB)Cinemark OsascoSala 5 (3D): 14h30, 19h30 (DUB)Sala 5: 17h, 22h10 (DUB)Cinemark BarueriSala 1: 12h45 (DUB)Sala 2 (3D): 18h5, 21h20 (DUB)

OS MERCENÁRIOS 3Ação / 14 anosKinoplex OsascoSala 7: 18h30, 21h10 (DUB)Sala 7, Sab/Dom: 13h10, 15h50, 18h30, 21h10 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 2: 18h25, 20h50 (DUB)Cinemark OsascoSala 6: 14h45, 17h35, 20h30 (DUB)Cinemark BarueriSala 6: 12h30, 15h20, 18h05, 20h50 (DUB)

Estreou no Brasil nesta quinta-feira, 11, a adapta-ção da clássica saga dos anos 1990, Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, do diretor japo-nês Keiichi Satou. A anima-ção se passa em uma remo-ta era mitológica em que havia defensores de Atenas, os cavaleiros.

Quando forças do mal ameaçavam o mundo, estes guerreiros da espe-rança sempre apareciam. Atualmente, após um longo período de guerra, uma moça (Saori Kido), preocu-pada por conta dos miste-riosos poderes que possui, é inesperadamente atacada e salva pelo Cavaleiro de

Bronze Seiya. Desde então, Saori, que começa a enten-der seu destino, junto a Seiya e seus companheiros, decidem ir ao Santuário.

No entanto, lá, além de enfrentar as armadilhas do Mestre do Santuário, um combate mortal com os mais poderosos dos cava-leiros começa.

Cinema

Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

InformaçõesCinemark Osasco - (Shopping União) tel.: 3184-5120Cinemark Tamboré - (Shopping Tamboré) tel.: 4193-1826Cinesercla - (Osasco Plaza) tel.: 3682-3621.

Cinepolis - (Parque Shopping Barueri) tel.: 4688-6800Kinoplex Osasco - (Super Shopping) tel.: 3131-2004.CineAraujo - (Shopping Taboão) tel.: 4787-7644.Cinemark Cotia - (Shopping Granja Vianna) tel.: 4153 0546

Já começaram as vendas para o esperado show de retorno à casa da banda O Teatro Mágico. Os músi-cos se apresentam dia 4 de outubro no Centro de Eventos Pedro Bortolos-so, em Osasco, a partir das 20h. O grupo traz à cidade a turnê de seu quarto disco de estúdio, Grão do Corpo, lançado em abril desse ano.

Liderada pelo cantor, instrumentista e composi-tor osasquense Fernando Anitelli, O Teatro Mági-co surgiu em 2003 e virou febre a partir da internet após o lançamento de Entrada Para Raros, seu primeiro trabalho. A fusão de circo, teatro, poesia, música, literatura e tam-bém da política em seus espetáculos é marca regis-trada da banda, que tem rodado o Brasil com shows cada vez mais lotados.

Para Fernando Anitelli “retornar com essa nova turnê para Osasco é motivo de grande alegria e satis-fação”. No repertório do show a banda deve tocar seus clássicos como “O Anjo Mais Velho”, “Cama-

INGRESSOS À VENDA

Teatro Mágico faz show “em casa” em outubro

Av. Crisântemo, 193Jd. das Flores Osasco - SP 11 3681-9594

Escolha o melhor para sua empresa

Elos

Con

tabi

lidad

e | 2

0 an

os

Serviços completos de assessoria Contábil, Fiscal e Trabalhista com 20 anos de Tradição.

SPED Contábil/Fiscal? E-Social? Fique tranquilo, este é nosso trabalho!

[email protected] | www.eloscont.com.br

rada D´Água” e “Perdo-ando o Adeus”, mas focará também nas novas músicas como “Mãos aos Desola-dos” e “O Sol e a Peneira”. “Vamos tocar todas as músi-cas que nos consagraram e as novidades que tem feito sucesso pelo país afora”, afirmou.

Atualmente a banda é formada também por Ricardo Braga (percus-

são), Rafael dos Santos (bateria), Guilherme Ribeiro (teclados), Sergio Carvalho (baixo), Daniel Santiago (guitarra) , Andrea Barbour e Kátia Tororela (bailarinas). Os ingressos já estão à venda e custam R$ 30 (1º lote), R$ 40 (2º) e R$ 50 (3º). Em Osasco, os pontos de ven-das são as lojas Book Stop Livraria e Acervo Musical.

Grupo traz a Osasco a turnê de seu novo disco, Grão do Corpo

Entradas custam de R$ 30 a R$ 50

Page 15: Jornal557

esportes12 a 18 de setembro de 2014 15Rugby de baRueRi comemoRa 104 anos do Timãono sábado, 6, a equipe de rugby corinthians/barueri participou da cerimônia em comemoração aos 104 anos de fundação do corinthians, no Parque são Jorge. os baruerienses desfilaram junto aos demais departamentos desportivos do clube.

A Liga de Futebol Amador de Osasco pro-move no sábado, 13, às 10h30, no Estádio do Rochdale, a entrega dos uniformes às esco-las de futebol do proje-to “Escola de Futebol LFAO – Criança e Ado-lescente: Quem Ama Cuida”.

O projeto resulta de um convênio celebrado no mês passado com os times profissionais do Osasco Audax e Grêmio Osasco. A cerimônia contará com a presença

de mais de 1.200 atle-tas, entre 9 e 17 anos que serão contempla-dos com uniformes, além de bolas, coletes e acessórios para a prática do futebol nos núcleos espalhados pela cidade.

De acordo com diretor de relações institucionais do Osasco Audax/Grê-mio Osasco, Nei Teixei-ra, os uniformes, além de padronizarem e identifi-carem o grupo de atletas que participam do proje-to, servirão para expandir a marca na cidade.

“É um grande trabalho social e esportivo. Além disso, esses jovens terão oportunidade de serem aproveitados em nossas equipes oficiais, sem-

Futebol amador

Liga entrega uniformes a escolinhas

O Grêmio Barue-ri tenta deixar de ser o saco de pancadas de seu grupo na Série D do Campeonato Brasilei-ro. O clube é o lanterna do grupo A6, com ape-nas três pontos em sete jogos. São seis derrotas e apenas uma vitória. Ten-tando reagir, o time da região encara o Luzia-nia-DF, em Goiás, neste sábado, às 16h.

Série d

Barueri joga neste sábado

Todo mundo sabe que Barueri não tem mar. Mas nem por isso deixará de receber, pela primeira vez, uma eta-pa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As quadras, com tonela-das de areia, estão sen-do montadas na parte externa do ginásio José Corrêa para receber a competição, que acon-tecerá entre os dias 23 e 28.

A competição terá entrada franca para o

público e reunirá estre-las do vôlei de praia mundial. As disputas por medalhas terão transmissão ao vivo do canal SporTV.

Já estão confirmadas as duplas brasileiras que disputarão o tor-neio. O país será repre-sentado no feminino

por Ágatha/Bárbara Seixas, Fernanda Berti/Taiana (partem do qua-lifying), Juliana/Maria Elisa, Lili/Rebeca e Talita/Larissa.

No masculino, dispu-tam a competição Ali-son/Bruno Schmidt, Allison/Guto (partem do qualifying) Evan-dro/Vitor Felipe (par-tem do qualifying), Márcio/Fábio Luiz, Pedro Solberg/Álvaro Filho e Ricardo/Ema-nuel.

Haja areia!

Região recebe Circuito Mundial de Vôlei de Praia

O Grêmio Osasco enca-ra o Taubaté neste domin-go, 14, às 10h, fora de casa, tentando se manter na briga por vaga na próxima fase da Copa Paulista.

Na tarde de quarta-feira, 10, com um gol de Klau-ber, o GEO venceu o San-to André por 1 a 0 no ABC, após uma sequência de três derrotas seguidas que dei-xaram o clube osasquense em situação complicada na tabela.

Copa pauliSta

GEO encara o Taubaté fora de casa neste domingo

Div

ulga

ção

Divulgação

Luís Pires/finePhoto

Competição traz estrelas do esporte a barueri

Convênio do audax com futebol amador trouxe projeto

Secretário de Esportes Tinha Di Ferreira e Vampeta vão participar do evento neste sábado no Rochdale

GRB joga fora de casa contra time de Goiás

Quadras serão montadas ao lado do ginásio José Corrêa

pre observados de perto por nossos profissionais. Será o grande diferencial

no projeto”, comentou Nei Teixeira.

O evento contará com

as presenças do presi-dente do Osasco Audax, Vampeta, de diretores

dos clubes e da LFAO, e do prefeito Jorge Lapas, entre outras autoridades.

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 16: Jornal557

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Mon

tage

m/F

oto:

Rube

ns C

hiri/

saop

aulo

fc.n

et

Rube

ns C

hiri/

saop

aulo

fc.n

et

ESPORTES 12 A 18 DE SETEMBRO DE 201416 TIMÃO VENCE NO ITAQUERÃO E ESTÁ NO G4O Corinthians venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no Itaquerão na

noite desta quinta-feira, com gol de Petros, e chegou à terceira posição no Brasileirão, com 36 pontos. Neste domingo, 14, o

Timão enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 16hs.

Como diria o pessoal da internet, “tá teno” muito oba-oba no Cru-zeiro e no São Paulo no Brasileirão. Tá certo que a partida de domingo deve ser um jogão, quem ganhar embala e tudo mais. Mas o campeonato ainda está só na metade praticamente... Calma gente!

Se Cruzeiro e São Pau-lo já brigam pelo título, qual a graça do resto do campeonato, tirando rir do entra e sai do Palmei-ras na zona de rebaixa-mento? Ainda tem muito campeonato pela frente e muita coisa pode mudar.

E não tem essa de briga pelo G4. É muita medio-cridade a desses times que ficam se contentan-do em brigar por vaga na Libertadores...o que vale é título, mermão!

Acho quase impossível o Cruzeiro ir até o fim no mesmo ritmo frenético do primeiro turno. Aqui é Brasileirão, não Cam-peonato Espanhol, em que dois times ganham quase todas.

E esse tal “quarteto mágico” do São Paulo pode sumir em meio à

“treta mágica” de gen-te grande que tem tudo para estremecer muito os bastidores do clube nos próximos meses ou até anos.

O atual presidente Aidar foi sem dó pra cima do Juvenal. Logo o Juju, que o apoiou e foi o responsável pela eleição dele. À Folha de S. Paulo, Aidar disse que encon-trou o clube “muito pior que esperava”, que o Juvenal deixou o clube endividado etc.

Juju rebateu e, com a enorme influência que ainda tem no Tricolor, se mexe junto a seus aliados e pode “travar” a gestão do “traíra (?!)” Aidar. Tá formada a treta! Se havia alguém com saudade das declarações hilárias do Juju, prepare-se para curtir bastante.

Voltando à questão da briga pelo título. Ainda acho que a Raposa deve enfrentar sua turbulência até a reta final e que a bri-ga de gigantes nos basti-dores tem tudo para atra-palhar o São Paulo. Com isso, os que vêm logo atrás ainda têm muitas chances para chegar lá.

Fala, Zé Corneta!

Campeonato está só na metade

São Paulo e Cruzeiro fazem neste domingo, 16h, no Morumbi, o que muitos consideram a “final antecipada” do Campeonato Brasileiro. Com seu quarteto mági-co, o Tricolor tenta con-tinuar na cola da Raposa na briga pelo título.

Embalados por uma sequência de oito jogos invicto, período em que somou seis vitórias e dois empates, os são-paulinos já pensam neste con-fronto com o Cruzeiro como uma “final” há pelo menos três rodadas.

“Se não ganharmos do Cruzeiro em casa, não temos condições de bri-gar pelo título”, afirmou

Rogério Ceni há duas semanas, no dia 31 de agosto, após o empate do São Paulo em 1 a 1 fora de casa com o Figueirense.

Agora, depois da gole-ada por 4 a 2 sobre o Botafogo, na quarta, o técnico Muricy Ramalho reforçou a importân-cia de vencer o Cruzei-ro domingo: “Para nós é decisão. Precisamos ganhar”. No primeiro

turno, Cruzeiro e São Paulo empataram por 1 a 1, em Minas.

Se a Raposa deslan-chou na ponta da tabela com uma regularidade impressionante, o São Paulo de Muricy Rama-lho evolui junto ao entro-samento de seu quarteto mágico, formado por Kaká, Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec.

“Quem vai ao estádio vê o São Paulo mostran-do um bom futebol. Dá gosto de ver esse time jogar, sempre na direção do gol”, declarou Muricy após a vitória sobre o

Botafogo.

CASA CHEIA

A torcida tricolor esgotou, nesta quinta--feira, 11, os ingressos de arquibancada para a partida . A diretoria são-paulina espera um público de pelo menos 60 mil pessoas no Morumbi na decisão de domingo.

No complemento da 20ª rodada do Cam-peonato Brasileiro, o Cruzeiro recebeu o Bahia no Mineirão e venceu de virada por 2 a 1, mantendo em sete pontos a diferença para o São Paulo na tabela.

ELETRIZANTE!

São Paulo e Cruzeiro fazem duelo decisivo

Tricolor evoluiu com quarteto mágico

Cheio de desfalques, Palmeiras tem missãodifícil contra o Fluminense no Maracanã

Campeonato está só na metade

Os ex-aliados Aidar e Juvenal Juvêncio; crise nos bastidores

A vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma fez o Palmei-ras respirar aliviado por passar mais uma rodada fora da zona de rebaixa-mento do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 18h30, o Verdão tem mais uma missão complicada para continuar afastado do Z4. O time encara o Fluminense, que briga por vaga no G4, no Maracanã.

Para sair da situação complicada na tabela, além

de contar com um elenco limitado, o técnico Dori-val Júnior tem de superar os desfalques.

Contra o Flu, o treina-dor não deve contar com Tobio e Marcelo Oliveira, que sentiram dores mus-culares no jogo contra o Criciúma, além dos lesio-nados Fernando Prass, Wendel, Wesley, Lúcio, Allione, Wellington. Val-divia e Bruninho continu-am em fase de recondicio-

namento físico e também não estão à disposição.

Dorival reclamou do excesso de jogos no calen-dário brasileiro: “Estamos errando muito na forma-tação dos campeonatos, exigindo um número absurdo de jogos e vendo a qualidade do espetáculo cair a cada ano. O departa-mento médico não conse-gue recuperar [os jogadores] e o treinador não consegue treinar”, disse.

SANTOS

O Peixe recebe o Coritiba, na noite de sábado, na Vila Belmiro. Décimo colocado, com 26 pontos, o Alvinegro praiano tenta se recupe-rar da derrota por 3 a 1 para o Sport fora de casa na quarta-feira. “Temos de levantar a cabeça e buscar a vitória em casa para minimizar os erros dessa derrota”, afirmou Arouca.

BRASILEIRÃO – 21ª rodadaSábado, 13

Fluminense x Palmeiras18h30 – Maracanã

Chapecoense x Sport18h30 – Chapecó

Santos x Coritiba21h – Vila Belmiro

DomingoSão Paulo x Cruzeiro

16h – MorumbiInternacional x Botafogo

16h – Beira RioFlamengo x Corinthians

16h – MaracanãBahia x Figueirense

16h – Feira de SantanaAtlético-PR x Vitória

18h30 – Arena da BaixadaAtlético-MG x Grêmio

18h30 – IndependênciaCriciúma x Goiás

18h30 – Criciúma

Sábado, 13

18h30 – Maracanã

Sábado, 13

18h30 – Maracanãx

18h30 – Chapecó18h30 – Chapecóx

21h – Vila Belmiro

18h30 – Chapecó

21h – Vila Belmiro

Domingo

16h – Morumbi

Domingo

16h – Morumbi

16h – Beira Rio

16h – Morumbi

16h – Beira Riox

16h – Maracanã16h – Maracanã16h – Maracanã16h – Maracanã

16h – Feira de Santana16h – Feira de Santana16h – Feira de Santana

18h30 – Independência

18h30 – Arena da Baixada

18h30 – Independência18h30 – Independência18h30 – Independência

18h30 – Criciúma