jornal16

3
A Heliomaster, o mais novo produto da Heliotek, é a bomba de calor para aquecimento da água de banho e torneiras que atinge a temperatura de 50 o C. O equipamento é único no mercado brasileiro, desenvolvido a partir da experiência acumulada pela Heliotek na produção de Bombas de Calor para Aquecimento de Piscinas. Tem aplicação ideal em edifícios que utilizam grandes volumes de água, como hotéis, hospitais e indústrias, especialmente em vestiários e processos de produção. A Heliomaster, além de ocupar pouquíssimo espaço e economizar energia, apresenta algumas características que a destacam das demais. Ela é dotada de uma segunda válvula termostática que controla a pressão máxima de condensação e vazão de água, de forma a manter a temperatura elevada, sem prejudicar a bomba. O setup – regulagens da bomba de calor e da válvula de expansão – foi desenvolvido, exclusivamente, para esse tipo de aplicação. Além disso, a Heliomaster possui internamente um termostato que aciona o aquecimento da água, impedindo que a temperatura caia. Resistente e durável, a exclusiva Bomba de Calor da Heliotek pode ser utilizada em qualquer aplicação, desde que seja por acúmulo, não podendo ser de consumo direto, como um aquecedor de passagem. A Heliomaster pode ser acoplada a qualquer tipo de reservatório, ou, até mesmo, a uma caldeira a gás. É, também, ótima solução para empreendimentos, como os hotéis, que utilizam aquecimento central a gás, ou aquecimento solar, acima de 5 mil litros, substituindo o apoio elétrico que dá suporte ao sistema solar. Informa INFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO DA HELIOTEK Nº 16 - FEVEREIRO/2004 Central de Relacionamento 0800 14 8333 www.heliotek.com.br NOVA BOMBA DE CALOR PARA ALTA TEMPERATURA

Upload: bene-piscinas

Post on 13-Jun-2015

44 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal16

A Heliomaster, o mais novoproduto da Heliotek, é a bombade calor para aquecimento daágua de banho e torneiras queatinge a temperatura de 50o C. Oequipamento é único no mercadobrasileiro, desenvolvido a partirda experiência acumulada pelaHeliotek na produção de Bombasde Calor para Aquecimento dePiscinas.Tem aplicação ideal em edifíciosque utilizam grandes volumes deágua, como hotéis, hospitais eindústrias, especialmente emvestiários e processos deprodução.A Heliomaster, além de ocuparpouquíssimo espaço e economizar energia,apresenta algumas características que a destacamdas demais. Ela é dotada de uma segunda válvulatermostática que controla a pressão máxima decondensação e vazão de água, de forma a manter atemperatura elevada, sem prejudicar a bomba. O setup –regulagens da bomba de calor e da válvula de expansão –foi desenvolvido, exclusivamente, para esse tipo de

aplicação. Alémdisso, aHeliomaster possuiinternamente umtermostato queaciona oaquecimento daágua, impedindoque a temperaturacaia.Resistente edurável, a exclusivaBomba de Calor daHeliotek pode serutilizada em qualqueraplicação, desde queseja por acúmulo, não

podendo ser deconsumo direto, como um aquecedor

de passagem. A Heliomaster pode ser acoplada aqualquer tipo de reservatório, ou, até mesmo, a umacaldeira a gás. É, também, ótima solução paraempreendimentos, como os hotéis, que utilizamaquecimento central a gás, ou aquecimento solar,acima de 5 mil litros, substituindo o apoio elétrico quedá suporte ao sistema solar.

InformaINFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO DA HELIOTEK Nº 16 - FEVEREIRO/2004

Central de Relacionamento

0800 14 8333www.heliotek.com.br

NOVA BOMBA DE CALORPARA ALTA TEMPERATURA

Page 2: Jornal16

HELIOTEK INFORMA – Publicação bimestral da Heliotek Máquinas e Equipamentos Ltda. (público externo). Av. Gupê, 10767 (alt. do km 31 da rodovia Castelo Branco, sentido interior/São Paulo), cep 06422-120, Barueri, São Paulo, fone (11) 4772 4500, fax (11) 4772 4547, DDG 0800 14 8333, www.heliotek.com.br. Jornalista Responsável: Hosana Pedroso (MTB11 656); Projeto Gráfico e Diagramação: MG Produções Gráficas; Tiragem: 2 mil exemplares; Fotografo: F. A. Branco (CEU‘s); Distribuição Gratuita.

2 3

Planejando onegócio As empresas que vieram ao mercado para ficar,jamais reagem às ‘provocações’ momentâneasda demanda, dos aumentos de preços dasmatérias-primas, das oscilações e crises daeconomia nacional. Elas detêm o controle sobreo seu presente e seu futuro e, por isso mesmo,são sólidas. O segredo está na prática doplanejamento de suas ações, desde as vendas àprodução e estoque. Senão, vejamos:Ao planejar, as empresas se preparam parasobreviver, sem grandes estragos, aos momentosde retração e, ao mesmo tempo, atender acontento, uma torrente de novos clientes, comoocorreu com o setor de aquecimento solar noperíodo da crise energética em 2001. Assim,ficam a salvo da ilusão de crescer – naverdade, inchar –aos primeiros sinais deaquecimento da procura. O que comprova,mais uma vez, que o crescimento saudável deuma empresa é aquele feito dia após dia, pelaconquista de novas fatias de mercado.O planejamento vai evitar que a empresaresponda aos aumentos de preços das matérias-primas, repassando-os ao consumidor,automaticamente, alimentando a roda dainflação. De que forma? É simples. Ao planejar,as empresas estabelecem metas de volume devendas, o que, automaticamente, define ovolume de produção. E mesmo que ocorramimprevistos gerando estoque indesejável dealgum item, lançam mão de instrumentos demarketing, como promoções e descontos. Aodeter, em tal grau, o volume de venda eprodução, é parceira privilegiada de seusfornecedores, podendo negociar preçosconfortavelmente. E não será surpreendida pelanecessidade de uma compra urgente, pagando,por isso, o preço que lhe for imposto.O planejamento é prática de empresasconscientes de sua responsabilidade sobre simesmas e o mercado – e, para ir um poucoalém, de seu papel na engenharia econômicado país. Assim é a Heliotek.

Oscar de Mattos – diretor TécnicoJosé Ronaldo Kulb – diretor Comercial

Heliotek reconhecida com mais

dois prêmios Procel A Heliotek acaba de receberda Eletrobrás, pelo segundoano consecutivo, o`Selo ProcelInmetro de DesempenhoEdição 2003´, na categoriareservatórios térmicos. Aempresa recebeu, também,o`Selo Procel de Economia deEnergia´ para os produtosHeliopool e Heliosonic.Os vencedores do prêmioProcel 2003 foram anunciadosno dia 3 de novembropassado, na Marina daGlória, no Rio de Janeiro. Oevento contou com a presençado presidente da Eletrobrás,Luiz Pinguelli Rosa, e dosecretário de DesenvolvimentoEnergético, Marcelo Poppe.Oscar de Mattos, diretortécnico da Heliotek, estevepresente no eventorepresentando a empresa."Nos sentimos privilegiados desermos, mais uma vez,reconhecidos pela eficiência de nossos produtos. AHeliotek vem lutando sempre pela qualidade, tecnologia efabricação de produtos cada vez mais econômicos, semabrir mão do desempenho de cada um deles. A Heliotekrecebe este Selo PROCEL INMETRO de Desempenhopara os seus reservatórios e o Selo PROCEL de Economiade Energia em seus coletores solares Heliosonic eHeliopool, com a satisfação de saber que seus produtosrespondem a necessidade dos seus consumidores",comenta Oscar de Mattos.O Prêmio é concedido anualmente a várias categorias,como Transportes; setor Energético; Imprensa; Micro ePequenas Empresas; e Indústria. São premiadas as açõesque se destacaram pelo uso racional de energia e ocombate ao seu desperdício. Cada categoria écoordenada por sua entidade representativa.O objetivo do Prêmio Procel é estimular segmentos dasociedade a implementar ações que efetivamentereduzam o consumo de energia elétrica.

A Heliotek é a responsável pelo aquecimento da água de 30 piscinas em 10 unidades do CEU - CentroEducacional Unificado. As escolas espalhadas pela cidade de São Paulo, receberam, cada uma, seisBombas de Calor Heliotek para aquecimento de 3 piscinas, totalizando 480 mil litros de água porunidade. "Decidimos usar as Bombas de Calor nas piscinas dos CEU´s para tornar viável sua utilização noinverno, principalmente pelas crianças e terceira idade", afirma Alfredo Teixeira Junior, assessor técnico doDepartamento de Edificações da Secretaria de Obras de São Paulo.A revenda Comarx Aqualine intermediou as negociações com as quatro construtoras responsáveis pelaexecução dos CEUs e a Secretaria de Obras de São Paulo para o fornecimento das Bombas de Calor."Indiquei o equipamento da Heliotek porque acredito ser o melhor produto, tenho preferência e, por isso,estou com eles há anos", elogia Luiz Henrique Ayres Marques, gerente da revenda, especializada eminstalação de piscinas de grande porte e venda de equipamentos filtrantes como bombas, filtros etubulação. "Há dois anos fomos procurados pelas construtoras interessadas em nossos produtos.Estreitamos o relacionamento com a secretaria, o que nos permitiu sugerir que adotassem as Bombas deCalor Heliotek para aquecer as piscinas dos CEU´s", recorda. Sérgio Antão, consultor técnico da Heliotek explica que cada uma das 10 mega-escolas receberam trêsbombas de calor modelo TP 1400 para a piscina semi-olímpica, duas bombas TP 1000 para a piscinarecreativa e uma TP 1000 para a piscina infantil. A padronização do dimensionamento foi possívelporque o projeto arquitetônico e das piscinas é o mesmo para todas as unidades.Os CEU´s foram inaugurados no final do ano passado. A instalação das bombas de calor pela Heliotekfoi feita em tempo recorde. "Conseguimos inaugurá-los já com o aquecimento das piscinas funcionandomuitíssimo bem", alegra-se Marques. Atualmente, os CEU´s recebem diariamente 300 crianças durante asemana, e nos finais de semana passam por lá em média 1000 pessoas. "Estamos satisfeitos com oresultado, e com o funcionamento das bombas de calor", confirma Teixeira Junior, complementando que,futuramente, as piscinas serão cobertas para que possam ser usadas, também, em dias de chuva.

CEU´s têm bombas de calor Heliotek

Page 3: Jornal16

4

Para pensarpor Oscar de Mattos

EMPRESA ASSOCIADA

É necessário, antes de tudo, saber comoaprender. Existem pessoas que aprendemouvindo, outras lendo, algumas ouvindo aprópria fala e, outras escrevendo. Quandocada um identifica sua própria maneira deobter conhecimento, as coisas melhoram.Ludwing Van Beethoven (1770-1827) tinhao costume de fazer várias anotações, masquando compunha, normalmente não asconsultava. Quando lhe perguntavamporque guardava tanto rascunho,respondia: "Se não escrevo imediatamente,me esqueço na hora. Se coloco a idéiaem um papel, nunca mais me esqueçodela, e não tenho mais que procurá-la".

PARA APRENDER

Coletores Heliotek noHotel Aquarius do Vale

Depois de ter usado aquecimento solar em seu hotel em Cachoeira doItapemirim, o proprietário Ivanir Putrik, decidiu implantar coletores solaresHeliotek em seu novo empreendimento, o Hotel e Churrascaria Aquarius doVale, no bairro do Jardim Aquário, em São José dos Campos. "Satisfeito com osistema, Putrik escolheu os coletores solares Heliotek", lembra Antonio José daRovare, titular da revenda Sol Vale de São José dos Campos, responsável pelavenda e instalação dos equipamentos.A revenda Sol Vale foi contatada desde o início das obras, possibilitando umótimo resultado do trabalho. "Passamos todas as especificações necessáriaspara que o sistema de aquecimento solar funcionasse da melhor maneirapossível", lembra Rovare.O Hotel e Churrascaria Aquarius do Vale tem 68 apartamentos. Foraminstalados 60 coletores solares MK6VS e dois reservatórios MK3000 para oaquecimento de 6 mil litros de água para banho. A obra conta, ainda, comdois aquecedores de apoio a gás e uma serpentina, tubulação de cobre quepassa pela churrasqueira, no andar térreo do hotel, onde o forno a carvão ficaaceso ininterruptamente, aquecendo a água que passa pela tubulação. A água

volta já aquecida aos andares acima. "O apoio a gás só será acionado em último caso, quando não tiver sol e nem o calor da churrasqueira",afirma. A inauguração do hotel está prevista para fevereiro.

Obra

HELIOTEK ON LINE

Está no ar o novo site da Heliotek, agora comlinguagem visual mais moderna e dinâmica, ecom uma importante inovação: ferramentasinterativas para os internautas. Um dosdiferenciais é o link `dimensionamento´, quepossibilita aos interessados descobrirvirtualmente e, na hora, o produto ideal para sua obra. "Depois de indicar o equipamentode que precisa, a pessoa preenche uma ficha com os dados sobre o local de instalação erecebe, automaticamente, a resposta com o modelo apropriado", ressalta WashingtonAlves de Souza, supervisor de Marketing e Design da Heliotek. O atendimento écomplementado pelo departamento comercial da empresa, que entra em contato com ocliente para saber se ele necessita de mais algum esclarecimento. Outro destaque do site é o link `revenda´ que oferece suporte técnico aos revendedores nahora de especificar os produtos. Para os interessados em se tornarem revendedoresHeliotek, é só clicar nesse link. O site traz, ainda, lançamento de produtos, feiras eeventos e as últimas notícias da Heliotek. Entre e confira: www.heliotek.com.br