jornal veloz paraná edição 2

16
Curitiba,outubro de 2012 - Ano 1 Ed. 1 Já estão abertas as inscrições para o 19.º Festival Brasileiro, que será realizado de 7 a 9 de dezembro no AIC. Página 7. A 21.ª edição da tradicional prova de Endurance do calendário paranaense reunirá pilotos de todo o Brasil. Página 3. Festival de Arrancada 500 Milhas de Londrina Hora de decisão O Autódromo Internacional de Curitiba recebe nos dias 3 e 4 de novembro a 8.ª e última etapa do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos. Várias equipes “brigam” pelo título de campeão em seis categorias. Páginas 8, 9 e 10. Turismo 5000 “A” e “B”. Marcas “A”, “B” e Sênior. Turismo 1.6.

Upload: claudio-stai

Post on 19-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Jornal Veloz Paraná, tudo sobre automobilismo paranaense

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Veloz Paraná Edição 2

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

Curitiba,outubro de 2012 - Ano 1 Ed. 1

Já estão abertas as inscrições para o 19.º Festival Brasileiro, que será realizado de

7 a 9 de dezembro no AIC. Página 7.

A 21.ª edição da tradicional prova de Endurance do calendário paranaense reunirá pilotos de todo o Brasil. Página 3.

Festival de Arrancada

500 Milhas de Londrina

Hora de decisão

O Autódromo Internacional de Curitiba recebe nos dias 3 e 4 de novembro a 8.ª e última etapa do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos. Várias equipes “brigam” pelo título de campeão em seis categorias. Páginas 8, 9 e 10.

Turismo 5000 “A” e “B”.

Marcas “A”, “B” e Sênior.

Turismo 1.6.

Page 2: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 20122

 No recente Encontro de Veículos Antigos realizado em Antoni-na (PR), numa promoção do MP Lafer Auto Clube do Paraná, de 20 a 22 de julho, aconteceram vários fatos inéditos e interessantes. Pela vez primeira, por exemplo, foi levado ao evento um automó-vel Ford GT 40 novíssimo, uma das estrelas da festa. O antigomo-bilista curitibano Marcos Vinicius Conte, como sempre faz, esteve presente somente que, desta vez, levou duas Cadillac conversíveis que constituíram-se numa das maiores atrações.

Em meio a isso tudo, lá estava, pela vez primeira também, uma carroça de quatro rodas da década de 1950, levada pelo antigo-mobilista Luiz Henrique Withers, Coordenador do evento e que adquiriu o veículo na cidade de Santa Cecília, em Santa Catarina e decidiu preserva-lo. Tal carroça permaneceu estacionada sobre o passeio logo no início da avenida onde os veículos motoriza-dos estavam expostos e se transformou numa grande atração do público também, pois, por incrível que pareça, é vasto o número de pessoas, sobretudo as mais jovens moradoras em grandes ci-dades, quenunca viu ao vivo tal coisa.  Mas, o mais inédito ainda nesses onze anos do evento, estava por acontecer, tendo como fi-gura principal a carroça. Ao final da tarde de domingo, dia 22, encerrado oficialmente o evento, alguns integrantes do MP Lafer resolveram dar um descanso a si mesmos e foram ao restauran-te do Clube Náutico de Antonina, à beira da baía. Ali, diante de panorama maravilhoso constituído por barcos veleiros ancorados e antigos prédios da cidade, bebericaram, comeram empadinhas. Resolveram encerrar a noite numa pizzaria central e, a caminho desta, Luiz Henrique, com mais quatro pessoas, dirigindo um Ford Galaxie 1973, achou por bem dar uma olhada na sua carroça. Surpresa: o veículo não estava mais no local! Começou então uma verdadeira caça à carroça pelas ruas da cidade.

Policiais da Delegacia local foram mobilizados, pergunta daqui, pergunta dali, percorre-se péssimas ruas de bairros mais distan-tes com o Galaxie aos solavancos, até que, numa rua esburaca-da, escura, a carroça foi localizada no Jardim Maria Luiza, sen-do empurrada por grupo de cinco pessoas. Avisados, os policiais chegaram em seguida, enquanto este grupo fugia, entrando num matagal. No entanto, um dos fugitivos, menor de idade, foi apa-nhado e na sequência certamente os demais foram identificados. A carroça estava salva, mas, dali parafrente, teve que ser empurra-da novamente pelos interessados, até chegar a lugar seguro. Ufa! Imagine-se a cena hilariante formada por um grupo de pessoas, num baita Galaxie de coleção, com motor beberrão, perseguindo uma simples e velha carroça sem cavalo. No ano que vem, se a carroça for levada ao encontro novamente, provavelmente ficará acorrentada a um poste!

O Veloz Para-ná nasceu da neces-

sidade de se abrir espaço em jornais, para o Automobilis-mo Paranaense, tan-to nas competições regionais, como nas provas do calendário nacional, onde pilo-tos paranaenses nos representam com qualidade e técnica. Hoje no Brasil quem mais tem espaço na mídia é o futebol pentacampeão mun-dial. Mas não pode-mos esquecer que o automobilismo brasileiro tem oito títulos mundiais na Fórmula-1: dois com Emerson Fittipaldi, que abriu a porta para os demais, três com Nelson Piquet e três com Ayrton Senna.

Nosso Estado tem a segunda Federação de Automobilis-mo do País, em número de pilotos filiados, perdendo apenas para São Paulo, que é o principal centro empresarial do Brasil. Te-mos três autódromos internacionais: Curiti-ba, Londrina e Cascavel. Vários kartódromos espalhados pelo Paraná, além de pistas de Velocidade na Terra em São José dos Pinhais, Araucária, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, onde pilotos das mais diversas categorias se reúnem para realizar belas disputas que le-vam milhares de pessoas para assistir. Tudo isso realizado durante 51 anos de trabalho, orientação e supervisão da Federação Para-naense de Automobilismo (FPrA), hoje diri-gida por Rubens Gatti.

Revelamos diversos pilotos como: Raul Boesel, Maurício Gugelmin (catarinense radicado em Curitiba), André Ribeiro, José Cordova, Ricardo Zonta, Tarso Marques, Enrique Bernoldi, Paulo de Tarso, Augusto Jr, Altair Barranco, Haroldo Vaz Lobo, Dado Andrade, Flávio Trindade, Ângelo Giombelli, Pedro Muffato, Milton Sperafico, Edgar Fava-

rin, Bley Jr, José Bornemann, Gastão Weigert e Aloysio Ludwig entre tantos outros. Inicia-mos categorias do Automobilismo Nacional, como a Fórmula Truck, Pick Up Racing e Ar-rancada.

Nosso automobilismo, em diferentes épo-cas, serviu de modelo para o restante do País, no Kart, na Velocidade Na Terra, no Rally, na Arrancada e hoje em dia no Metropolitano de Marcas e Pilotos, que no “Racing Day” da sexta etapa reuniu em seu “grid” 117 carros, um recorde nacional. Não devemos nada a ninguém. Mas precisamos de incentivos fis-cais para que mais empresas possam investir no Automobilismo Paranaense, e para que continuemos revelando novos talentos para esse veloz esporte que atrai cada vez mais admiradores.

Pensando em tudo isso, foi que eu, jorna-lista Alexandrino Cipriano Bispo Neto e o amigo Claudio Staichok resolvemos lançar o Veloz Paraná, para divulgar as façanhas dos pilotos paranaenses por esse Brasil afora.

Boa leitura.

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

JORNAL

Curitiba,setembro de 2012 - Ano 1 Ed. 0

A sétima etapa do Metropolitano de Marcas e Pilotos de Curitiba, que

se realiza nos dias 29 e 30 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba,

deve definir quem vai “brigar” pelo título da temporada 2012, nas oito categorias. Páginas 3.

Autódromo de São José dos Pinhais recebeu a sétima etapa. Página 5.

Pilotos do Paraná foram campeões em cinco categorias do Sul-Brasileiro. Páginas 7.

ExpedienteO Jornal Veloz Paraná circula mensalmente e tem distribuição gratuíta.Diretoria: Alexandrino Bispo Neto e Claudio Staichok, Jornalista Responsável: Alexandrino Bispo Neto MTB: 5053DRT-PR. Contatos: Bispo 41 - 9957-2908/3252-0839 - [email protected] - Claudio 41-8407-3658 e-mail: [email protected] - www.automanianet.com.br

Ford Galaxie caça Carroça

EDITORIAL

Page 3: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 2012 3

A 21.ª edição das  “500 Milhas  de Lon-drina”, tradicional prova do automo-bilismo brasileiro, está confirmada no

autódromo Ayrton Senna, de 29 de novembro a 1.º de dezembro de 2012. Com essa nova data, a organização espera superar a marca de 40 car-ros na corrida, que terá 800 km, disputada em 263 voltas ou quase seis horas de prova, no tra-çado de 3.145 metros, onde a largada está pre-vista para as 16 horas de sábado (1.º/12). As três primeiras horas da prova serão válidas também pela última etapa do Brasileiro de Endurance (Top Series), e terá supervisão da Federação Pa-ranaense de Automobilismo (FPrA).

Pilotos de todo o Brasil vão invadir Londrina, para participar da grande festa, organizada por Daniel Procópio, Beto Borghesi e Aloysio Morei-ra, onde disputarão as seguintes categorias: Gru-p o A Geral: Força Livre; Grupo B:Protótipos Nacionais até 2.000cc e 620 kg; Grupo C: Força Livre Turismo aci-ma de 2.001cc e 1.000 kg; Grupo D: Força Livre Turismo até 2.000cc;  Grupo E:  Marcas 1.6; e  Grupo F:Formula

Spyder.  Os treinos livres começam na quinta-feira (29/11), e os treinos classificatórios acontecem na sexta--feira (30/11), na competição que fecha as atividades do calendário automobilístico paranaense de 2012.

Os vencedores na Geral nas  11  últimas edi-ções das  “500 Milhas  de Londrina”  foram: Em  2001,  Jair Bana/Eduardo Bana/Sérgio Ri-bas, Força Livre;  2002,  Fabio Machado/Gastão Weighrt, Força Livre;  2003,  José Augusto Rap-cham/Henrique Favoreto/Antonio R. Oliveira Jr., Força Livre; 2004, Marcio Lima/César Boni-lha/Ciro Moreira, Força Livre; 2005, Fabio Ma-chado/Paulo Varassin/Lorenzo Varassin, Grupo I; 2006, Fabio Machado/Paulo Varassin/Loren-zo Varassin, Grupo I;  2007,  Marcio Lima/Cé-sar Bonilha/Ciro Moreira, Grupo I;  2008,  José Ramos/Maicom Tumiate, Grupo II; 2009, Chi-co Londo/Daniel Serra/Chico Serra, Grupo I; em 2010, Jair Bana/Carlos Eduardo Bana, Gru-po I; e em 2011, Lucas Molo/Beto Richa/Ander-son Faria, Grupo I.

As reservas de números, box e inscrições po-dem ser feitas pelo telefone (43) 9922-6514, ou no

e-mail: [email protected]. Mais informa-ções: www.500milhasdelondrina.com.br.

“500 Milhas de Londrina” será em 1.º de dezembro

ENDURANCE:

Marcos Ramos, José Cordova, Marcelo Karan e José Vitte vão com o protótipo Peugeot 207. Bley Jr e Beto Baú confirmados na prova deste ano.

Beto Borghesi, Daniel Procópio e Aloysio Moreira.

Lardada da prova em 2011. Pódio da prova em 2011.

Page 4: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 20124

GT3 Brasil            Os irmãos curitibanos Wagner

Ebrahim  e  Fábio Ebrahim (Alface-ll – Muito mais pilha)participam nos dias 16,17 e 18 de novembro, da sexta rodada dupla do  Campeo-nato Brasileiro de Gran Turismo 2012, querendo voltar a “brigar” pe-las vitórias, com o novo “kit ultra” no seu R8 LMS. O evento será disputa-do no Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), com supervisão da Confe-deração Brasileira de Automobilismo (CBA) e apoio da Federação de Auto-mobilismo do Mato Grosso do Sul (FAMS). Nas corridas da quinta etapa, em Guaporé (RS), a equi-pe Ebrahim Motors (Alfacell Pilhas/Academia Be Happy) estreou o “kit ultra” de atualização do Audi R8 LMS n.º 20, mas ainda não conseguiu fazer testes para desenvolver um pouco mais o carro com as melhorias oferecidas pelo “kit”. Os pilotos Wagner e Fábio Ebrahim, acreditam que podem melhorar o desempenho do seu R8 em meio segundo, o que os colocaria novamente entre os carros mais rápidos da categoria. Vamos aguardar.

Velocidade na TerraO piloto curitibano  Cláudio

Harmuch (Uninter/Waldo X-Pi-canha),  participou nos dias 21 e 21 de outubro, da quinta etapa do Paranaense de Velocidade na Terra, na categoria Super Fórmula Tubular. A rodada foi realizada no Autódromo Municipal de Telêmaco Borba, com organização do Automóvel Clube local e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Contando com o apoio técnico da Abreu Motors,  Cláudio Harmu-ch marcou o segundo tempo no treino classificatório e foi para cima do líder, numa bela disputa pela liderança da prova. Em uma das tentativas de ultrapassagem, o carro de Har-much foi tocado e saiu da pista. Mas o piloto teve tempo de se recuperar e chegar em segundo lugar. Porem houve bate boca nos boxes e os dois primeiros foram penalizados em 20 segundos. Como começou a chover, Harmuch recolheu seu equipamento e retornou a Curitiba, não participando da segunda bateria.

Kart AmadorNo dia 20 de outubro (sábado), o

piloto curitibano Bruno Bornemann (WD-40/Embretech/Uhip/Mundial Prime/Mecar/Metal Matrix/Pris-lux /Maxicabos/Luciflex/Reikdal/NSO Borrachas)  não decepcionou e conquistou um 2º lugar na etapa Paulista do Circuito Brasileiro de Kart Amador, disputada no recém-inaugurado Kartódromo Internacional de Nova Odessa, o MMOA, no interior de São Paulo.

Após três baterias de muitas disputas e ultrapassagens neste que é o maior kartódramo do mundo, os resultados conquistados por Bruno lhe renderam pontos extras fundamentais na manutenção da 4ª colocação na tabela da Copa Paraná de Kart Amador. Classificação: 1.º) José Galvão, 205; 2.º) Thiago Heinrichs, 201,5; 3.º) Beto Monteiro, 198,5; 4.º) Bruno Bornemann, 196,5; 5.º) Marco Aurélio Brasil, 193; e 6,º) Ron Vries-man, 192.

Uma corrida acirrada marcou no dia 14 de outubro, a quarta vi-

tória de Leandro Totti no Cam-peonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paranaense levou o Mercedes-Benz número 73 da ABF Racing Team à primeiro posição no GP Crystal, oitava e antepenúltima etapa, no Au-tódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé. O gaúcho Régis Boessio, que co-memorou no GP Crystal sua primeira pole-position na Fór-mula Truck, complementou a comemoração dos mais de 35.000 torcedores gaúchos com sua primeira aparição no pódio de Guaporé, com o segundo lu-gar.

Faltam duas etapas para o fechamento do campeonato – em Curitiba, no dia 11 de no-vembro, e em Brasília, em 9 de dezembro. Há 64 pontos ainda em jogo. A vantagem de Totti, que agora tem 158 pontos na liderança do campeonato pas-sou de 24 para 39 pontos. O adversário mais próximo do paranaense passa a ser o tri-campeão Felipe Giaffone, que levou o MAN-Volkswagen da RM Competições ao terceiro lugar na corrida e assumiu a vice-liderança da tabela, com 119 pontos.

CORRIDAAs posições no primeiro pe-

lotão foram mantidas na larga-da. O maior destaque da pri-meira volta ficou por conta de Valmir Benavides, que largou em décimo e assumiu a sexta posição. Enquanto Regis Boes-

sio e Felipe Giaffone começa-vam a abrir vantagem nas duas primeiras posições, Leandro Totti dava início a uma pres-são forte sobre Beto Monteiro, obrigando o pernambucano a adotar a pilotagem mais defen-siva possível.

Na abertura da terceira volta Totti consolidou a ultrapassa-gem sobre Monteiro, assumin-do a terceira posição e adotan-do uma postura de ataque ao segundo lugar de Giaffone. A ultrapassagem, pelo lado ex-terno da curva Um, aconteceu na quinta volta. Ao término da sexta volta, Boessio tinha quatro décimos de segundo de vantagem sobre Totti, que esta-va mais quatro décimos à fren-te de Giaffone. Na nona volta, Totti tentou superar Boessio, que manteve-se na linha inter-na da pista na saída da curva do túnel. Na curva seguinte, deno-minada “Radiador”, Totti saiu do traçado ideal por alguns ins-tantes, permitindo que Giaffo-ne voltasse a ocupar o segundo lugar. A essa altura, Wellington Cirino, quinto no grid, já ocu-pava a quarta posição, tendo ul-trapassado Monteiro, e se apro-ximava do equilibrado grupo dos três primeiros.

Na abertura da 11ª volta, Tot-ti repetiu, no mesmo ponto da pista – a curva Um – a mano-bra com que havia ultrapassado Giaffone voltas antes. No “Ra-diador”, voltou à vice-liderança. Os dois cumpriram três curvas lado a lado, sem nenhum to-que entre os caminhões. Com 12 voltas completadas, era de

Totti comemora quarta vitória do ano na F-Truck

Com quatro vitórias, Leandro Totti ruma ao título da F-Truck 2012.

Page 5: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 2012 5

Totti comemora quarta vitória do ano na F-Truck

apenas 2s787 a diferença entre Boessio, líder, e Roberval An-drade, que havia largado em sétimo e figurava na sexta colo-cação. Totti assumia um ritmo menor, permitindo a Boessio uma vantagem de 1s163.

A um terço de corrida, na in-tervenção programada do Pace Truck para reagrupamento dos pilotos, os cinco primeiros eram Boessio, Totti, Giaffone, Cirino e Monteiro, que rece-beram pontos de bonificação. Totti chegava a 133 pontos na liderança do Campeonato Bra-sileiro, contra 106 de Montei-ro e 102 de Giaffone. Boessio sustentava a liderança da prova e também a volta mais rápida da corrida, cronometrada na terceira em 1min28s439. Dada a relargada, cerca de cinco mi-nutos depois, as posições foram mantidas. Totti, embora tivesse se proposto a uma estratégia conservadora, já assumia uma postura de ataque a liderança de Boessio. Cirino marcava a volta mais rápida da corrida, em 1min28s332.

Totti assumiu a liderança ul-trapassando Boessio na curva do Túnel na 18ª volta, a mes-ma em que assinalou a melhor volta da etapa, 1min28s257, o que permitiu-lhe abrir 1s008 de vantagem sobre o segundo co-locado. Geraldo Piquet, já em sexto, recebia pressão de An-drade e de Adalberto Jardim.

Totti abriu a última volta 3s107 à frente de Boessio, que seguia pressionado por Giaffo-ne, que estava 1s312 à frente de Andrade, o quinto, que logo

depois da relargada cravou em definitivo a volta mais rápida da corrida, com 1min27s561. A quarta vitória do piloto da ABF Racing Team em 2012 deu--se com 1s773 sobre o piloto gaúcho. Giaffone, Cirino e An-drade completaram o pódio da etapa guaporense. A nona e pe-núltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai confrontar os pilotos no Autó-dromo Internacional de Curiti-ba, no dia 11 de novembro.

Depois de 26 voltas, o resul-tado do Grande Prêmio Crys-tal, na pista de Guaporé, foi o seguinte: 1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h01min24s023; 2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 1s773; 3º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 2s199; 4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2s445; 5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 2s826; 6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 6s161; 7º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 6s975; Melhor volta: Andrade, na 24ª, 1min27s561, média de 126,631.

CLASSIFICAÇÃOA classificação do campeonato: 1º) Totti, 158 pontos; 2º) Giaffone, 119; 3º) Monteiro, 106; 4º) Cirino, 82; 5º) Marques, 81; 6º) Salustiano, 77; 7º) Andrade, 76; 8º) Boessio, 64; 9º) Jardim, 47; 10º) Piquet, 46; 11º) Benavides, 44; 12º) Marinelli, 39; 13º) Martins, 37; 14º) L. Reis, 33; 15º) Rodrigues, 32; 16º) Maistro, 30; 17º) Lopes, 22; 18º) Bueno, 21; 19º) Pucci, 20; 20º) Muffato, 12; 21º) J. Reis, 11; 22º) Dirani, 9; 23º) Fittipaldi e Gomes, 7; 25º) Ometto Neto, 1.Na competição entre as Marcas, em que são considerados os pontos dos três melhores pilotos de cada montadora, a Mercedes-Benz assumiu a liderança do Brasileiro de Fórmula Truck com 300 pontos. A MAN-Volkswagen, e líder até então, passou a ocupar a vice-liderança, com 274. A Iveco manteve o terceiro lugar, com 170. A Volvo, ainda quarta colocada, tem 148. A Scania foi a 115 e a Ford passa a somar 16.

Pódio da etapa de Guaporé, com Cirino, Boessio, Totti, Giaffone e Andrade.

Camarote da APPRSCDesde 2011, e durante todas as

etapas da Copa Pinhais de Mar-cas e Pilotos 2012, um dos des-taques tem sido o camarote da Associação de Pilotos do Paraná e Santa Catarina (APPRSC), que acolhe pilotos, equipes, familia-res, patrocinadores e imprensa, para assistir as corridas do Ra-cing Day, com todo conforto e segurança.

Sob o comando de Ruslan Carta e sua equipe, são servidos lanches, salgados, doces e refrigerantes a todos os presentes, que sentados ou nas sacadas podem acompanhar as provas das seis categorias em disputa. Os lanches são confeccionados pela “Chef Theo”, com todo o carinho e dedicação da Angélica e do Theo, que ganharam a simpatia de todos que comparecem ao camarote da APPRSC.

O Box mais movimentadoEm todas as etapas da Copa

Bana Pneus de Marcas e Pilotos, o Box mais movimentado do “circo” é o da Equipe Poli Service, comandada pelo empresário/pi-loto Algacir Sermann e o piloto/preparador Beto Cazuni. É que a Cazuni Racing Sport prepara os carros de Rodrigo Tassi (Turis-mo 1.6), Luiz Ferreira (Marcas Sênior) e da dupla Algacir Ser-mann/Beto Cazuni (Marcas “A”).

Porem, nos intervalos e após as corridas, sempre tem um churrasco suculento, sob o comando técnico de Jorge Coutinho, o Barba. Este ano ele já assou costela, carneiro, porco e alcatra, pra ninguém botar defeito. Algacir Sermann e Beto Cazuni recebem amigos e concorrentes de pista, com a simpatia que lhes é peculiar. Dizem até que o Box da Equipe Poli Service é um dos melhores até nas 500 Milhas de Londrina e no dia 1.º de dezembro tem mais uma.

Categoria Peugeot Hoggar Numa iniciativa do pi-

loto/empresário Marcos Ramos (Grupo Le Lac/LeParc), está sen-do desenvolvida por José Cordova (piloto e preparador) uma picape Peugeot Hoggar, 1.6, 16V, com freios e câmbio originais, para formar uma nova categoria, que será disputada junto com a Copa Bana Pneus 2013. A homologação desta nova categoria já está sendo estudada junto ao departamento técnico da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Durante a sétima etapa da Copa Bana Pneus e durante todo o mês de outubro, os pilotos Marcos Ramos, José Cordova e Marcelo Karan fizeram testes com a picape Peugeot Hoggar na pista do AIC e aprovaram a nova categoria. “Ela é boa de curva e seu freio é muito bom. Você pode entrar forte nas curvas e frear lá dentro, que ela contorna legal”, disse Marcelo Karan. “É para ser uma cate-goria intermediária, com câmbio e freios originais para baratear custos. Mas é um carro de corrida, com boa dirigibilidade, parece um kart”, brincou Marcos Ramos. “A picape ficou muito boa. Certa-mente será uma categoria com boas disputas, pois o carro acelera muito e vai bem nas curvas. Tem tudo para dar certo”, concluiu José Cordova.

Papo de Box

Page 6: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 20126

A chuva que caiu em toda a região Oeste do Paraná durante todo

o dia não foi empecilho para o cascavelense Daniel Kaefer. Ele venceu a terceira e última eta-pa do Campeonato Paranaense de Marcas, disputada no dia 21 de outubro, no Autódromo In-ternacional de Cascavel Zilmar Beux e se sagrou campeão da temporada de 2012.

Kaefer conquistou a vitória ao ser o segundo colocado na primeira bateria e primeiro na segunda. Somou 40 pontos, contra 27 da dupla formada por Wanderlei Faust, de Cas-cavel, e Rui Chemin, de Foz do Iguaçu. Na primeira bateria, a vitória foi do cascavelense Luiz Fernando Pielak. Na segunda ele abandonou com problemas mecânicos.

O Campeonato Paranaense de Marcas se destaca pelo con-fronto entre paranaenses e cata-rinenses. Neste ano deu Paraná. Daniel Kaefer somou 105 pon-tos com as vitórias nas etapas de Cascavel e Londrina e um quarto lugar na etapa de Curi-

tiba. O catarinense Davi Dal Pizzol garantiu o vice-campe-onato, com 70 pontos. A prova de Cascavel definiu também os 10 classificados para o Campe-onato Brasileiro de Marcas 1.6, que será disputado no dia 2 de dezembro, em Curitiba. Kaefer garantiu a primeira vaga e a 10ª ficou com o também cascave-lense Luiz Fernando Pielak, que

em função de compromissos profissionais, não pode compe-tir em Curitiba e Londrina.

Resultado a 3ª etapa:1.º) Daniel Kaefer, 40 pontos; 2.º) Wanderlei Faust/Rui Chemin, 27; 3.º) Leandro Zandoná, 24; 4.º) Luiz Fernando Pielak, 23; 5.º) Adriano Barbosa, 14; 6.º) Edoli Caus Júnior, 12; 7.º) Davi Dal Pizzol/Daniel Reisdorfer, 11; 8.º) Fernande Valandro, 10; 9.º) Cleves Formentão, 6; e 10.º) Ingmar Biberg, 4.

Luiz Aparecido da Silva

O fim de semana (3 e 4/11) será de muito trabalho para o pilo-

to  Beto Baú (Marumbi Kart Indoor),  durante a 8.ª etapa do  Campeonato Metropoli-tano de Marcas e Pilotos de Curitiba  2012,  a  Copa Bana Pneus,  que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC).  Depois de quatro anos fora das pistas,  Beto Baú  retornou às provas de competição, correndo em dupla com  Ro-drigo Kostin,  com o  Gol n.º 95, com preparação daFinar-di Competições, do vitorioso preparador João Finardi.

Beto Baú  ficou quatro anos fora do  Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos de Curitiba,  depois que perdeu seus principais amigos, incentivadores e parceiros das corridas,Rogé-rio Silveira  e  Beto Almeida. “Foram duas perdas muito fortes na minha vida, com apenas uma semana de dife-rença de um para outro, onde eu tinha decidido abandonar de vez o automobilismo. Mas depois de algum tempo, mui-ta insistência de familiares e amigos decidi voltar a com-petir, porque sentia que esta-va me faltando alguma coisa para continuar a ser feliz”, disse emocionado  Beto Baú (Marumbi Kart Indoor).

            Atendendo insistentes pedidos de João Finardi, Beto Baú resolveu aceitar o desafio de retornar ao  Metropoli-

tano de Marcas e Pilotos de Curitiba,  na categoria Turismo 1.6, para auxiliar no desenvolvimento do carro do estreante piloto  Rodri-go Kostin.  Nas duas etapas disputadas, além das dicas dadas ao seu “pupilo”,  Beto Baú também trabalhou muito no acerto do carro para o traçado da pista do AIC, onde conhece como poucos. E deu resultado logo na prova de estréia, conquistaram a pole position e vitória na primei-ra corrida de  Beto Baú  e 5.º lugar deRodrigo Kostin.

Na segunda etapa da dupla, durante o treino classificató-rio de sábado,  Beto  e  Rodri-goficaram apenas o terceiro lugar do grid de largada da Turismo 1.6, com o tempo de 1min43s614.

Na  primeira corrida,  a experiência de  Baú  foi fundamental para a vitória, numa prova de recuperação. Seu companheiro  Kos-tin  mostrou regularidade, mesmo com pouco tempo de competição e se mantendo entre os cinco primeiros. “Vamos para a última etapa da Copa Bana Pneus queren-do novamente “brigar” pela vitória.

Nosso carro está bem acer-tado pela Finardi Competi-ções e o Rodrigo melhoran-do a sua performance a cada prova disputada. Queremos encerrar o ano no pódio”, concluiu Beto Baú (Marumbi Kart Indoor).

Beto Baú corre a 8.ª etapa da Copa Bana Pneus de Marcas

Daniel Kaefer é campeão do Paranaense de Marcas

Daniel Kaefer não tomou conhecimento da chuva e se sagrou campeão ao vencer a

última etapa do Paranaense de Marcas.

Orlei Silva/Divulgação

Classificação final extra-oficial1.º) Daniel Kaefer (PR) 105 pontos

2.º) Davi Dal Pizzol (SC) 70

3.º) Fernande Valandro (PR) 40

4.º) Pierre Sabbagh (SC) 40

5.º) Adriano Barbosa (PR) 39

6.º) José Cazuni (PR) 39

7.º) Wanderlei Faust/Rui Chemin (PR) 33

8.º) Wanderlei Berlanda Júnior (SC) 32

9.º) Leandro Zandoná (PR) 27

10.º) Luiz Fernando Pielak (PR) 26.

Page 7: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 2012 7

Desde o último dia 22 de outubro, pilotos de Arrancada já podem se inscrever para o 19º Festival Brasileiro, que acontece de 7 a 9 de

dezembro, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais. Os interessados devem enviar e-mail para  [email protected] com os seguintes dados: nome comple-to, CPF, endereço, categoria e número do carro. A taxa é de R$ 500,00 com pagamento do boleto para o dia 5 de novembro.

“Como nos anos anteriores, a preferência de box é para os pilotos que participaram do Campeonato Para-naense de Arrancada 2012”, explica o diretor da Força Livre, Adalberto Monteiro. Após o dia 5 de novembro, os pilotos serão alocados nos boxes ou tendas por or-dem de inscrição e os boletos terão vencimento sem-pre na primeira segunda-feira após o envio, por e-mail, do pedido de inscrição.

Limite de inscriçõesNeste ano, a Força Livre limitará o número de parti-

cipantes: ao todo serão 310 inscritos. Outra novidade é que as categorias Turbo (A, B e C) e Desafio (14s e 15s) também terão limite de carros.

Veja como irá funcionar:Desafio 15s: máximo de 8 inscritos; Desafio 14s: máximo de 16 inscritos; Dianteira Turbo A – máximo de 40 inscritos; Dianteira Turbo B – máximo de 70 inscritos; Dianteira Turbo C – máximo de 26 inscritos.

Dessa forma, as outras 150 vagas serão divididas nas demais categorias. “Vamos informar os pilotos pelo site, pelas mídias sociais e por informativos a medida em que as vagas forem preenchidas, com a inscrição para essas cinco categorias sendo encerrada com o li-mite de inscritos atingidos”, finaliza o diretor da Força Livre, Adalberto Monteiro.

Como se inscrever1º Passo: Envie um e-mail para inscricao@forca-

livre.com.br com nome completo, CPF, endereço, categoria e número do carro. Terão preferência no box, até o dia 5 de novembro, os pilotos que participaram do Paranaense de Arrancada 2012.

2º Passo: Para a inscrição ser efetivada é necessário que o pagamento do boleto de R$ 500,00 seja realizado até a data de vencimen-to. As primeiras inscrições terão boletos com vencimento no dia 5 de novembro. As demais terão vencimento sempre na primeira segunda--feira após o pedido de inscrição por e-mail. Outras dúvidas podem ser sanadas no [email protected] ou pelo telefone (41) 3014-7373.

Força Livre abre inscrições paraFestival Brasileiro de Arrancada

No ano passado, o Festival Brasileiro de Arrancada lotou as arquibancadas do Autódromo Internacional de Curitiba.

Murilo Braz

O público que for ao 19º Festival Brasileiro de Arrancada - patrocinado pela Conduspar, InjePro, Master Power Turbo e Picanha Mania – poderá visitar os estandes de 18 empresas de perfor-mance, na Galeria Nitro Alley, que dá acesso à área dos boxes do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A competição, que acontece de 7 a 9 de

dezembro, é considerada a maior do es-porte na América Latina e reunirá 310 carros preparados na reta de 402 metros.

“Quem tiver acesso aos boxes passa-rá obrigatoriamente pela Galeria Nitro Alley e poderá conhecer as novidades do mercado automotivo. Além disso, o público de arquibancada também terá acesso na Galeria”, explica o diretor da

Força Livre, Adalberto Monteiro.Todos os espaços já estão vendidos.

Os maiores deles - três estandes cada um - são da Halltech e da Regis Racing. Outras quatro empresas: a Fueltech, MV Racing, Powerbass e SD Motorsport também estarão expondo em dois estan-des cada uma.

Os estandes individuais terão a pre-

sença da Automotivo MotorStore, Ce-ramic Power, Dragster Turbo, Displatec, Força Livre Megastore, Imohr, InjePro, Macktech, Magma Pro, MT Racing, Pra-do Powerchips e Powertech. “Em breve vamos comercializar outros espaços fora da Galeria para que mais empresas pos-sam estar presentes no Festival”, finaliza Adalberto.

Galeria do Festival terá 18 empresas expondo marcas e produtos

Page 8: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 20128

No fim de semana, de 2 a 4 de novembro, será de de-cisão na Copa Bana Pneus de Marcas e Pilotos, com a realização da oitava e última etapa, no Autódro-

mo Internacional de Curitiba (AIC), onde serão conhecidos os campeões da Temporada 2012. O evento tem promoção e organização da  Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), disputada em duas baterias das categorias Turismo 1.6, Marcas “A”, “B” eSênior, Turismo 5000 “A” e “B”. Junto ao evento serão disputadas ainda quatro provas da Sprinte Race.

ProgramaçãoO evento começa na sexta-feira (2/11), com a vistoria téc-

nica e a realização de quatro treinos livres das 8h30 às 16h50 para as categorias Marcas, Turismo e Sprint Race. Às 17 horas acontece o briefing, obrigatório para os pilotos de todas as ca-tegorias. No sábado (3/11), com ingresso é gratuito para quem comparecer ao AIC, que poderá acompanhar os treinos livres e classificatórios da  Copa Bana Pneus,  nas categoriasMarcas “A”, “B” e Senior, Turismo 1.6, Turismo 5000 “A” e “B”, que terão ainda as primeiras provas realizadas à tarde. Serão realizadas duas provas da Sprint Race (às 13h20 e às 16h55). Os pódios da

primeira prova das categorias Marcas e Turismo serão realiza-dos às 17h30. E no domingo (4/11), o evento acontece das 9 às 16h20. A partir das 10h15 começam as segundas corridas das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, e às 11 horas prova das cate-gorias Marcas “A”, “B” e Sênior. Das 12 às 13h 30, serão realiza-dos os pódios da Turismo 5000 e Marcas, e o intervalo para o al-moço das equipes. A primeira prova Sprint Race será às 13h50. A segunda prova da categoria Turismo 1.6 acontece às 14h35 (30 minutos mais 2 voltas), seguida de pódio. E às 15h50, encer-rando as atividades no AIC, larga a 2.ª prova da Sprint Race (23 minutos mais 1 volta), com pódio previsto para as 16h20.

Copa Bana PneusO domínio é catarinense na temporada 2012 da Copa Bana

Pneus de Marcas e Pilotos, com seus pilotos liderando em qua-tro, das seis categorias que ainda tem disputas pelo título de 2012. Na Marcas “A”, três catarinenses estão na “briga” pelo tí-tulo de campeão. A liderança é de Gustavo Magnabosco, com 225 pontos, seguido de seus conterrâneos Pierre Sabbagh (215) e Davi Dal Pizzol (212). A disputa na Marcas “B”será entre os catarinenses. Vicente Orige da Silva, lidera com 249 pontos,

Metropolitano de Marcas e Pilotos

Copa Bana Pneus vai definir campeões

Marcas A - Davi Dal Pizzol.

Marcas A - Gustavo Magnabosco.

Marcas A - Pierre Sabbagh.

Marcas B - Vicente Orige Silva.

Turismo 5000 A - Marco Garcia.

Page 9: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 2012 9

primeira prova das categorias Marcas e Turismo serão realiza-dos às 17h30. E no domingo (4/11), o evento acontece das 9 às 16h20. A partir das 10h15 começam as segundas corridas das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, e às 11 horas prova das cate-gorias Marcas “A”, “B” e Sênior. Das 12 às 13h 30, serão realiza-dos os pódios da Turismo 5000 e Marcas, e o intervalo para o al-moço das equipes. A primeira prova Sprint Race será às 13h50. A segunda prova da categoria Turismo 1.6 acontece às 14h35 (30 minutos mais 2 voltas), seguida de pódio. E às 15h50, encer-rando as atividades no AIC, larga a 2.ª prova da Sprint Race (23 minutos mais 1 volta), com pódio previsto para as 16h20.

Copa Bana PneusO domínio é catarinense na temporada 2012 da Copa Bana

Pneus de Marcas e Pilotos, com seus pilotos liderando em qua-tro, das seis categorias que ainda tem disputas pelo título de 2012. Na Marcas “A”, três catarinenses estão na “briga” pelo tí-tulo de campeão. A liderança é de Gustavo Magnabosco, com 225 pontos, seguido de seus conterrâneos Pierre Sabbagh (215) e Davi Dal Pizzol (212). A disputa na Marcas “B”será entre os catarinenses. Vicente Orige da Silva, lidera com 249 pontos,

João Gilberto Arruda, em segundo lugar, tem 224,5 e Wanderlei Berlanda Jr, o terceiro colocado 219,5, que farão duas corridas importantíssimas na busca do título da categoria. Na Marcas Sênior, o título está em disputa entre dois paranaenses e um ca-tarinense. A liderança é do paranaense Toninho Espolador, com 168,5 pontos, seguido de Carlos Brockveld (SC) que tem 112 e Marcos Ramos (PR), com 104. O título da Turismo 1.6 está em disputa por duas duplas paranaenses. Ruslan Carta Filho e An-drei Carta (PR) lideram com 250,5 pontos, contra 196 de seus conterrâneos Carlos Vaz e Marcelo Cordeiro. O catarinense Eduardo Berlanda lidera na Turismo 5000 “A”, com 255 pontos, mas decidirá o título com o paranaense Marco Antonio Garcia (248) e Maurício Reuter (SC), com 209 pontos. E encerrando as disputas por títulos na Copa Bana Pneus, na Turismo 5000 “B” a liderança é de Osvaldo Scheer Filho (SC), com 287 pontos, seguido do paranaense Marco Aurélio Garcia (228,5). Após os pontos conquistados nesta oitava etapa, os pilotos terão ainda que descartar cinco piores resultados nas 16 provas disputadas, para conhecer os campeões das seis categorias na temporada 2012 da Copa Bana Pneus de Marcas e Pilotos. 

Copa Bana Pneus vai definir campeões

Marcas B - João Gilberto Arruda. Marcas B - Wanderlei Berlanda Jr.

Turismo 5000 B - Marco Aurélio Garcia. Marcas Sênior - Marcos Ramos.

Marcas Sênior - Toninho Espolador.

Page 10: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201210

Marumby Kart Indoor Portão

www.marumbykartindoor.com.br (41) 3229-5152Rua Professor Fábio de Souza, 1275

Curitiba - Pr

Marcas “A”1.º) Gustavo Magnabosco (SC) 225 pontos2.º) Pierre Sabbagh (SC) 2153.º) Davi Dal Pizzol (SC) 212 4.º) Marcel Rodrigues (SC) 126 5.º) James Ramos (SC) 114

Marcas “B”1.º) Vicente Orige Silva (SC) 2492.º) João Gilberto de Arruda (SC) 224,53.º) Wanderlei Berlanda Júnior (SC) 219,54.º) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR) 1595.º) Roberto Dalla Libera (PR) 95

Marcas Senior1.º) Antonio Espolador Neto (PR) 168,52.º) Carlos Luiz Brockveld (SC) 1123.º) Marcos Ramos (PR) 1044.º) Cláudio Simão (SC) 99,55.º) Max Mohr (SC) 99

Turismo 1.61.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR) 250,52º) Carlos Alexandre Vaz/Marcelo Cordeiro (PR) 1963.º) Rodrigo Kostin (PR) 1364.º) Geovane Ciesielski 110,55.º) Stive Tokarski 100

Turismo 5000 “A”1.º) Eduardo Berlanda (SC) 2552.º) Marco Antônio Garcia (PR) 2483.º) Maurício Reuter (SC) 2094.º) Armin Kliewer (PR) 155 5.º) Anderson Campos Andrade (PR) 125.

Turismo 5000 “B”1.º) Oswaldo Scheer Filho (SC) 2872.º) Marco Aurélio Garcia (PR) 2283º) Marco André Garcia (PR) 1314.º) Richard Heidrich (SC) 1125.º) Márcio Reuter (SC) 111

Com sete etapas realizadas e quatorze provas disputadas, a classificação da Copa Bana Pneus de Marcas e Pilotos, por categoria é a seguinte:

Page 11: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201211

Dois paranaenses foram campeões na Copa Brasil de Kart, rea-

lizada de 10 a 13 de outubro, no Kartódromo César Francis-chini, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Gustavo Mya-sava, de Cascavel, conquistou o título na categoria Graduados, e Felipe Drugovich, de Marin-gá, foi campeão na categoria Jú-nior Menor.

Outros quatro paranaenses foram destaques na compe-tição. Edgar Bueno Neto, de Cascavel, conquistou o terceiro lugar na categoria Super Cade-te; André Pedralli, de Cascavel, terceiro na categoria Gradua-dos; Nathaniel Bueno, de Curi-tiba, terceiro na categoria No-vatos; e Markenson Marques, também de Curitiba, conquis-tou o terceiro lugar na categoria Super Sênior.

Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram três campeões cada um. Os paulistas campe-

ões foram: Guilherme Peixo-to, na categoria Super Cadete; Eduardo Rangel, na Novatos; e Renato Russo, na categoria Su-per Sênior. Já os gaúchos que comemoram títulos em casa são Henrique Carvalhal Vieira, na categoria Mirim; Francesco Ventre, na Sênior A; e Daniel Rotta Reis, na categoria Sênior B. Os outros campeões foram Bruno Bertoncello (SC), na ca-

tegoria Júnior; e Paulo Coelho (MT), na categoria Cadete.

Classificação final da Copa Brasil - Por categoria:Graduados: 1.º) Gustavo Myasava (PR), com 20 pontos; 2.º) Felipe Lopes Guimarães (DF), 18; e 3.º) André Pedralli (PR), 15.Júnior Menor: 1.º) Felipe Drugovich (PR), 19; 2.º) Juan Crespi Andreu Neto (SP), 17; e 3.º) Murilo Della Coletta (SP), 12.Júnior: 1.º) Bruno Bertoncello (SC), 22; 2.º) Matheus Leist (RS), 17; e 3.º) Sérgio Câmara Filho (MG), 17.Cadete: 1.º) Paulo Coelho (MT), 20; 2.º) Gianluca de Castro Petecof (SP), 20; e 3.º) Guilherme Romano Peixoto (SP), 16.Mirim: 1.º) Henrique Carvalhal M . Vieira (RS), 22; 2.º) Breno Ricardo dos Santos Forte (SP), 16; e 3.º) Gabriel Garcia Crepaldi (SP), 16.Super Cadete: 1.º) Guilherme Romano Peixoto (SP), 20; 2.º) Gianluca de Castro Petecof (SP), 17; e 3.º) Edgar Bueno Neto (PR), 17.Sênior A: 1.º) Francesco Ventre (RS), 22; 2.º) Leonardo Nienkotter (SC), 18; e3.º) Rodrigo Kubiczewski (RS), 16.Sênior B: 1.º) Daniel Rotta Reis (RS), 22; 2.º) Fernando Akio Oizumi (SP), 18; e 3.º) Leonardo Teixeira Freire (RS), 14.Novatos: 1.º) Eduardo Rangel (SP), 22; 2.º) Davi G. Dall Pizzol (SC), 18; e 3.º) Nathaniel P. S. Bueno (PR), 13.Super Sênior: 1.º) Renato Russo (SP), 20; 2.º) Hybernon Cysne (CE), 14; e 3.º) Markenson Marques (PR), 13.

Luiz Aparecido da Silva

 A Copa Paraná de Kart ter-minou no dia 21 de outubro (domingo), em Guarapuava, com amplo domínio dos pilotos de Cascavel. Eles conquistaram o título em cinco categorias das sete disputadas. A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), divulgou no dia 25 de outubro a classificação final da competição.

Os cascavelenses campeões foram João Pedro dos Santos, na categoria Mirim; Diogo We-bber, na Cadete; Gustavo Mya-sava, na Graduados; Jaime Luiz Salles Agostinho, na Sênior; e Márcio do Lago, na categoria Super Sênior. Os outros campe-ões da Copa Paraná são Clau-dir Dall Agnol, de Guarapuava, na categoria Super Fórmula 4; e Rudi Samuel Bundziak, de Puerto Iguassu (Argentina), na categoria Infanto-Juvenil.

Cascavel também fez quatro vice-campeões dos sete possí-veis. Heloizy Fátima da Silva conquistou o vice-campeonato na categoria Cadete; Giovanni Tavares, na Graduados; Rafa-el Paiva, na Sênior; e Edivan

Monteiro, na Super Sênior. Os outros vice-campeões são Isa-belle Torres (Curitiba), na cate-goria Mirim; Rodriogo Civieiro D’Agostini (Matelândia), na Super Fórmula 4; e Felipe Dru-govich (Maringá), na categoria Infanto-Juvenil. Os campeões e vice-campeões das sete catego-rias da Copa Paraná de Kart se classificaram para representar o Paraná na Copa das Federa-ções, que será disputada de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Vespasiano (MG).

Classificação final:Mirim: 1.º) João Pedro Santos, com 88 pontos; 2.º) Isabelle Torres, 60; e 3.º) Rafael Palermo Futsuki, 15.Cadete: 1.º) Diogo Webber, 90; 2.º) Heloizy Fátima da Silva, 75; e 3.º) José Muggiati Neto, 72.Graduados: 1.º) Gustavo Myasava, 92; 2.º) Giovanni Tavares, 76; e 3.º) George Bruno Karam, 69.Sênior: 1.º) Jaime Luiz Salles Agostinho, 69; 2.º) Rafael Paiva, 69; e 3.º) Eduardo Pimenta de Souza, 65.Super Sênior: 1.º) Márcio do Lago, 79; 2.º) Edivan José Monteiro, 58; e 3.º) André Luiz Napoli, 41.Super Fórmula 4: 1.º) Claudir Dall Agnol, 73; 2.º) Rodrigo V. Civieiro D´Agostini, 69; e 3.º) Emerson Vidal Futsuki, 66.Infanto-Juvenil: 1.º) Rudi Samuel Bundziak, 35; 2.º) Felipe Drugovich, 27; e 3.º) Samir Mekdache, 21.

Paranaenses Myasava e Drugovich são campeões da Copa Brasil de Kart

Cascavelenses dominama Copa Paraná de Kart

O cascavelense Jaime Agostinho sagrou-se campeão da categoria Sênior.

Gustavo Myasava, campeão da categoria Graduados.

Gustavo Myasava é o campeão da categoria Graduados na copa Brasil de Kart.

Felipe Drugovich recebe a bandeirada e comemora o título da categoria Júnior Menor.

Calan Sanderson

Calan Sanderson

staistudio

Editoração, DiagramaçãoJornais, revistas, impressosFotogra�a, digitalização

graphic, photography & sound design

3338-5480

41

8407-3658

Logomarcas�ro�etos gr��cos�ol�ç�es gr��cas

Page 12: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201212

A premiação da sétima edi-ção do  “Troféu Moura Brito 2012”  foi coroada

de sucesso, no dia 9 de outubro (terça-feira), nas dependências Bar do Golf,  do  Graciosa Country Clu-be, em Curitiba. O coquetel reuniu pilotos, preparadores e empresá-rios do presente e do passado, em uma confraternização impar do automobilismo paranaense, elogia-da por todo que acompanharam a premiação.

O  “Troféu Moura Brito 2012”  de automobilismo, contou com o patrocínio do Autódromo In-ternacional de Curitiba  (Jauneval Oms, o Pete-co), Helisul (Heloi Biesus), Le Lac/Le Parc (Mar-cos Ramos), e FPrA - Federação Paranaense de Automobilismo  (Rubens Gatti).  E apoio de: Ike Zornig (Star News BMW), Silvio Torres e Hugo Ito (Link Monitoramento).Prestigiaram o even-to também o empresário Luciano Justino (Gazeta do Povo), os jornalistas Rafael Tavares (Tribuna do Paraná),  Nilton Saciotti (Jornal do Estado), Alexandrino Bispo Neto  (Automanianet),  en-tre outros apaixonados pelo automobilismo, que

abrilhantaram a festa.A premiação dos homenageados do  “Troféu

Moura Brito 2012”, iniciou com a entrega de “Pi-loto do Ano”,  para Wellington Cirino, por sua carreira repleta de vitórias. Em seguida, Ruslan Carta, recebeu o prêmio “Incentivador do Espor-te”, por sua visão, liderança e dedicação em prol do automobilismo paranaense. E a grande sur-presa da noite foi a premiação de Daniel Lecuyer, como  “Preparador”,  que ajudou muitos pilotos que iniciaram no Kart e a criar categorias no auto-

mobilismo paranaense, recebendo o troféu das mãos do organizador do evento, Celso Ribeiro Pavia.

Receberam ainda uma homena-gem especial, o Instituto Social Vó Durvina,  representado por Jaune-val de Oms (Peteco), que recebeu o troféu das mãos de Luiz Carlos Cooper, e o Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento pelos 100 anos do  Corpo de Bombeiros do Paraná. A expectativa da elite do au-tomobilismo paranaense agora é de saber quem serão os premiados de 2013.

Entrega do Troféu Moura Brito foi coroada de sucesso

Welington Cirino “Piloto do Ano”.

O p a r a -n a e n s e Welling-

ton Cirino, da equipe ABF/Mer-cedes-Benz, está pronto para dis-putar a nona e pe-núltima etapa da temporada 2012 da Fórmula Tru-ck. A prova está marcada para o próximo dia 11 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, na capital do Pa-raná. Cirino venceu no circuito paranaense em 2001 e em 2009.

Ocupando a quarta coloca-ção na classificação do campe-onato, com 82 pontos (Leandro Totti é o líder com 158), Cirino não tem mais chances de che-gar ao título da temporada, mas mesmo assim mantém a moti-vação e busca a vitória, alme-jando o título de vice-campeão. O paulista Felipe Giaffone é o segundo colocado na clas-sificação, com 119 pontos; e o pernambucano Beto Monteiro, o terceiro, com 106. “Estan-do entre os três primeiros, em Curitiba, vamos para a última etapa, em Brasília, no dia 9 de dezembro, em condições de terminar a temporada entre os três primeiros”, diz Cirino.

Cirino destaca que as carac-terísticas do circuito curitibano são favoráveis ao Mercedes--Benz. “Vamos tirar proveito da força do motor eletrônica da Mercedes na longa reta de Curitiba. Temos bom retros-pecto. Já vencei em 2001 e 2009 e fui ao pódio em diversas ou-tras oportunidades. Vou correr para terminar entre os três pri-meiros, pois desta forma temos condições de terminarmos a temporada como terceiro ou vice-campeão. A equipe tem trabalhado muito na resistên-cia do caminhão. O importante será terminar a corrida e mar-car os pontos que nos mantém na luta pelo vice-campeonato”, conclui Cirino, campeão da Fórmula Truck em 2001, 2003, 3005 e 2008 e vice-campeão em 2002 e 2004.

Luiz Aparecido da Silva

Tradicional c o m p e -tição do

kartismo brasilei-ro, o Campeonato Paranaense deste ano será disputa-do de 15 a 18 deste mês, no Kartódro-mo Luigi Borghesi, em Londrina. Será nos mesmos mol-des do Campeonato Brasileiro, ou seja, disputado em um úni-co final de semana.

O Campeonato Paranaense será a última competição antes da Copa das Federações, a ser realizada de 27 deste mês a 1º de dezembro em Vespasiano, Minas Gerais. Serão disputadas as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Nova-tos, Graduados, Sênior (A e B serão uma só), Super Sênior e

Fórmula 4. O campeão e o vice--campeão se classificarão para a competição nacional.

As inscrições já estão a abertas e podem ser feitas pela internet no link http://w w w. k a r t m o t o r. c o m . b r /web/?menu=Paranaense. A pro-moção e organização são da As-sociação de Kartistas da Região de Londrina (AKRL), com su-pervisão da Federação Parana-ense de Automobilismo (FPrA).

Roslan Carta Ïncentivador do Esporte”.

Daniel Lecuyer “Preparador do Ano”.

Paranaense de Kart em Londrina

Cirino pronto pra penúltimaetapa da Fórmula Truck

Page 13: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201213

No último dia 30 de outubro, Eloy Biesuz, di-retor presidente da Helisul Taxi Aéreo reuniu no seu hangar, empresários, funcionários e

amigos da empresa, para comemorar os seus 40 anos de muito trabalho e sucesso. Esta é uma homenagem do Grupo Le Lac, ao empresário que sempre ajudou o automobilismo paranaense, patrocinando vários pi-lotos, como José Cordova, Marcos Ramos, Wellington Cirino, Antenor Pezente e Paulo Martins entre outros, no kart e em diversas categorias, inclusive na Europa e EUA.

HistóriaFunda em 1972, originalmente a Helisul Táxi Aé-

reo era uma empresa do Grupo Varig e naquela época, com sede em Foz do Iguaçu, oferecia apenas serviços de vôos panorâmicos sobre as Cataratas. Com a aqui-sição da empresa, em 1979, por Eloy Biesuz, a empresa começou a alçar novos vôos e decidiu expandir seus serviços e suas bases por todo o território brasileiro. Assim a Helisul inaugurou sua base administrativa na cidade de Curitiba, composta por hangar com profis-sionais de manutenção e escritório com equipe admi-nistrativa.

Logo em seguida foi aberta a unidade Rio de Janei-ro com heliporto construído no Morro da Urca – Pão de Açúcar, depois seguida da construção de outras três bases na cidade. Outro local estratégico foi escolhido para o fechamento de contratos na região Norte do país, optando-se então por Marabá (PA). Depois disso, num curto espaço de tempo foram inauguradas bases em Florianópolis para atender à demanda do Governo, Polícia e também serviços de táxi aéreo na região. Sur-giu ainda a necessidade de se inaugurar bases em São Paulo e Jacarepaguá.

Nos dias de hoje, para garantir sempre o melhor atendimento, a Helisul dispõe de bases em Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Joinville, São Paulo, Rio de Janeiro, Jacarepaguá e Marabá. A Helisul trabalha constantemente no aprimoramento da qualidade dos

seus serviços e a pes-quisa pela excelência do seu trabalho não pára.

Para as atividades da Helisul no mer-cado seja apontada como singular, a em-presa está investindo em diversas frentes, tais como: Amplia-ção da equipe de pi-lotos, mecânicos e da área administrativa; Reestruturação da empresa com criação de novos seto-res para otimização dos processos de atendimento; Pa-dronização das ações das diferentes bases; Desenvol-vimento de ações e treinamentos para cuidados com meio ambiente; Renovação da frota de aeronaves, bus-cando maior resposta dos equipamentos permitindo também menor impacto ao meio ambiente e a Criação do centro de apoio de pista (Fixed Base Operations). Parabéns Comandante Eloy Biesuz.

Helisul Taxi Aéreo comemora40 anos de trabalho e sucesso

Page 14: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201214

O Autódromo Lou-renço Schreiner, em São Bento do Sul

(SC), recebeu nos dias 20 e 21 de outubro a 8.ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo, organizada pelo Automóvel Clube de São Bento do Sul, que tem como presidente Leomar Fendrich Jr,  e supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fausc). A etapa foi disputada nas catego-rias Mini Fórmula Tubular “A” e “B”, Estreantes “Injetado” e “Carburado”, Marcas “A”, “B” e “N”, Stock Car Opala “A” e “B”, Stock Car Omega, Gaiola/Fus-ca Cross (Motor a Ar) e Gaiola/Fusca Cross (Motor a Água), e a 4.ª etapa da Turismo Clássico Catarinense “A” e “B”.

Destaque para o bom com-parecimento do público, cerca de quatro mil pessoas, que as-sistiram aos “pegas” dos 70 pi-lotos inscritos nas 14 categorias disputadas, onde foram conhe-cidos os primeiros campeões da temporada 2012. Na catego-ria Mini Fórmula Tubular “B” o blumenauense Edson Luiz Pe-dro já garantiu o título, assim como Elton Sewald, também de Blumenau, na categoria Sto-ck Car Opala “B”. Na Stock Car

Opala “A” o título é de Charles Oliveira, de Pouso Redondo, enquanto na Marcas “A” o pi-loto de Jaraguá do Sul Dirceu Rausis é o novo campeão, bem como Júnior Batistti, de Palho-ça, na categoria Estreantes “In-jetado”.

Os paranaenses  Christiano Bornemann  (WD-40/Embre-tech/Mundial Prime/Metal Matrix/Vhip Acessórios/Pris-lux/Maxi-cabos/Reickdal/NSO Borrachas/Lucif lex/Mecar)e  Lucas Bornemann  (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cas-sel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefeq Pinhais)  participaram da cate-goria Marcas “A”, onde tiveram problemas no acerto de “chão” dos seus carros, mas foram ao pódio na etapa. Quem surpre-endeu foi José Bornemann, que decidiu correr na Marcas “N” de última hora, largando no fim do grid e completando a prova em segundo lugar

No treino classificató-rio, Christiano Bornemann mar-cou o tempo de 1min30s355, ficando com o quarto lugar do grid da categoria Marcas “A”. De sábado para domingo, foram fei-tos novos ajustes no Gol n.º 343 de Chris, que foi para a corrida em busca de recuperação. Porem

Catarinense de Terra: 70 pilotosderam show em S. Bento do Sul

Chris Bornemann.

Lucas Bornemann.

Largada categoria Marcas.

Page 15: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201215

2012

51

Catarinense de Terra: 70 pilotosderam show em S. Bento do Sul

Mini Fórmula Tubular “B” (somatório das 2 baterias)1.º) Edson Luiz Pedro; 2.º) Lorenzo Santangelo; 3.º) Sidemar Bonkoski; 4.º) Fabiano Lichmann; e 5.º) Eduardo Furtado.

Mini Fórmula Tubular “A” (somatório das 2 baterias)1.º) Amaro Lenfers; 2.º) Sandro da Silva; 3.º) Henrique Tischner; 4.º) Celso França; e 5.º) Marcelo Oliveira.

Estreantes “Injetado”1.º) Braian Polmann.

Estreantes “Carburado”1.º) Paulo Campigotto; 2.º) Bernardo Junqueira; 3.º) Agenir Feliski; e 4º) Igor Waczyleski.

Turismo Clássico Catarinense “B”1.º) Laércio Fröhlich Jr.; 2.º) Nilson Schütz; 3.º) Anderson Rieper; 4.º) Carlos Henrique Nodari; e 5.º) Alan Wormsbecker.

Turismo Clássico Catarinense “A”1.º) Thoni Leite; 2.º) Leone Marcolla; 3.º) Sido Tiedt; 4.º) Fabiano Fleishmann; e 5.º) André “Deco” Vieira.

Marcas “N”1.º) Anderson Lobo; 2.º) José Bornemann; e 3.º) Vilson Junior Polmann.

Marcas “B”1.º) Samuel Deucher; 2.º) Wilson Kavilhuka; e 3.º) Fausto De Lucca.

Marcas “A”1.º) Dirceu Rausis; 2.º) Sidnei de Borba; 3.º) Lucas Bornemann; e 4.º)Christiano Bornemann.

Stock Car Opala “B”1.º) Elton Sewald; 2.º) Fabio Baldan; 3.º) Clóvis Ewald; e 4.º) Fabiano dos Santos.

Stock Car Opala “A”1.º) Roberto Pruner; 2.º) João Rodrigo Chemin; 3.º) Charles Oliveira; e 4.º) José Adir dos Santos.

Stock Car Omega1.º) José Osvaldo Oliveira.

Gaiola/Fusca Cross (Motor a Ar)1.º) Clemerson Cruz; 2.º) Elton Oliveira; e 3º Valdecir.

Gaiola/Fusca Cross (Motor a Água)1.º) José Junqueira; 2.º) Assir De Lucca; 3.º) Robson Oliveira; 4.º) Rodrigo Rocha; e 5º) Rodrigo dos Santos.

Resultado das corridas

Chris, Lucas e José Bornemann.

Leomar Fendrich e seus filhos.

as mudanças feitas não surtiram os efeitos desejados e o piloto recebeu a bandeirada final em quarto lugar. “Foi um fim de semana de muito trabalho, pois saímos de Ascurra brigando pe-las primeiras posições e em São Bento não acompanhamos os dois primeiros. Vamos para a última etapa com o carro total-mente revisado e querendo vol-tar a brigar pela vitória”, decla-rou Chris Bornemann.

Para o irmão caçula  Lucas Bornemann  o desempenho foi um pouco melhor. Mesmo não acompanhando de perto os lí-deres, conseguiu manter o ter-ceiro lugar na prova e mas subiu uma posição na classificação do campeonato. Lucas largou e chegou na terceira posição da Marcas “A” em São Bento do

Sul. “Mais uma vez não tínha-mos o rendimento ideal, mas conseguimos nos manter entre os três primeiros. Vamos para a rodada dupla de encerramen-to do campeonato em Lontras, querendo reverter esse quadro, pois sabemos que temos condi-ções de sempre estar brigando pelas vitórias, mas não estamos conseguindo”, concluiu  Lucas Bornemann (Academia Oxy Place/CT Noguchi’s).

A 9.ª e 10.ª etapas do Cam-peonato Catarinense de Auto-mobilismo serão realizadas em Lontras nos dias 10 e 11 de no-vembro, no formato de Rodada Dupla. Na ocasião também será disputada 5ª etapa da TCC (Tu-rismo Clássico Turismo).

Fonte: FAUESC

Page 16: Jornal Veloz Paraná Edição 2

Curitiba, outubro de 201216

A equipe Mil Milhas agradece pela oportunidade

e confiança depositada, esperando retribuir com

resultados positivos, levando ao lugar mais alto do pódium

os seus patrocinadores!