jornal tribuna do alto jacuí

12
Projeto de video monitoramento Projeto de video monitoramento Projeto de video monitoramento Projeto de video monitoramento Projeto de video monitoramento em Lagoa dos Três Cantos em Lagoa dos Três Cantos em Lagoa dos Três Cantos em Lagoa dos Três Cantos em Lagoa dos Três Cantos Página 3 Página 3 Página 3 Página 3 Página 3 O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) vem desenvolvendo um projeto para implan- tação de um sistema de vídeo monitoramento que irá abranger 29 municípios da região sendo um deles Lagoa dos Três Cantos.

Upload: alcidio-schwarzbold-junior

Post on 31-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal Digital

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Projeto de video monitoramentoProjeto de video monitoramentoProjeto de video monitoramentoProjeto de video monitoramentoProjeto de video monitoramentoem Lagoa dos Três Cantosem Lagoa dos Três Cantosem Lagoa dos Três Cantosem Lagoa dos Três Cantosem Lagoa dos Três Cantos

Página 3Página 3Página 3Página 3Página 3O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) vem desenvolvendo um projeto para implan-tação de um sistema de vídeo monitoramento que irá abranger 29 municípios da região sendo um deles Lagoa dos Três Cantos.

Page 2: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 | Tribuna do Alto Jacuí2 Lagoa dos Três Cantos

Av. Otto Radtck, 1178 | Lagoa dos Três Cantos/RS

REFLEXÃO - REFLEXÃO - REFLEXÃO - REFLEXÃO - REFLEXÃO - Pequena muda, grande árvore“...plantaram vinhas, colhendo deles abundantes frutos” (Salmo 106,370. Deus nos presenteia

com o paraíso chamado Terra. Aqui o que se planta dá. É preciso entender que somos abenço-ados por Deus. “Pois a terra produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abun-dante na espiga” (Mc 4,28). Tudo no seu devido tempo.

Jairo J. BocasantaDireito [email protected]

Luciana Pizoni Darold Pereira - MECNPJ Nº: 10.617.804/0001-98

Responsável Técnico: Francisco Darold PereiraRegistro Nº.: 10.224FUNDADO EM 09 DE JANEIRO DE 2009

DOMÉSTICOS

Acesse o Site da Prefeitura Muni-cipal de Lagoa dos Três Cantos eacompanhe tudo o que acontece

no município em tempo realhttp://

www.lagoa3cantos.rs.gov.br

A diretoria da Associação dos Universitários Trescantenses (ASUT)convoca todos os universitários de Lagoa dos Três Cantos a partici-par da Assembléia Geral que irá acontecer no sábado, dia 06, na Câma-ra de Vereadores com início às 14 horas.

Reunião da ASUTReunião da ASUTReunião da ASUTReunião da ASUTReunião da ASUTNa sessão ordinária realizada

no dia 1º de Abril de 2013, houvea discussão e votação das pro-posições de nº 13,14 e 15, as quaisforam discutidas e votadas emconjunto e aprovadas por TODOSOS VEREADORES.

Proposição nº 13 - O Presiden-te da Mesa, Vereador Eloi Schu-mann (PTB) e a Vereadora Josia-ne Petry Vergutz (PT), propuse-ram ao Poder Executivo Munici-pal para que estude a possibilida-de de fazer uma relação da nume-ração da água das residências deLagoa dos Três Cantos, e a partirdesta relação, oficie a Companhiade Luz Rio Grande Energia (RGE),para que atualize seus dados.

Proposição nº 14 - O Presiden-te da Mesa, Vereador Eloi Schu-mann (PTB) e a Vereadora JosianePetry Vergutz (PT), propuseram ao

Matéria da Sessão 1º de AbrilPoder Executivo Municipal paraque estude a possibilidade de ins-talar placas de sinalização em to-das as Ruas com os nomes dosrespectivos logradouros.

Proposição nº 15 - A Vereado-ra Hulda Maria Lammel Schollköpf(PDT), propôs ao Poder Executi-vo Municipal para que estude apossibilidade de conceder umdesconto nos serviços de máqui-nas, aos agricultores que manti-verem limpos os barrancos desuas propriedades.

Após, houve a votação dosProjetos de Lei nº 15,16 e 17.

Em votação do PROJETO DELEI N°0015/2013, que AUTORI-ZA O PODER EXECUTIVO CON-CEDER AUXÍLIO FINANCEIROA APAE DE TAPERA E DÁ OU-TRAS PROVIDÊNCIAS, o mesmorestou aprovado por TODOS OS

Câmara Municipal de Vereadoresde Lagoa dos Três Cantos

VEREADORES.Após foi votado o PROJETO

DE LEI N°0016/2013, que AU-TORIZA O PODER EXECUTIVOMUNICIPAL FIRMAR CON-TRATOS COM A CONGREGA-ÇÃO DE NOSSA SENHORA,MANTENEDORA DOS HOSPI-TAIS "NOTRE DAME JULIA BI-LLIART" E "SÃO SEBASTIÃO",E COM A SOCIEDADE HOSPI-TALAR ROQUE GONZALES, EDÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS,o qual foi aprovado por TODOSOS VEREADORES.

Ao final foi votado o PROJE-TO DE LEI N°0017/2013, queAUTORIZA O EXECUTIVO MU-NICIPAL A FIRMAR TERMO DECESSÃO DE USO DE BEM MÓ-VEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊN-CIAS, também restou aprovadopor TODOS OS VEREADORES.

O meio rural está cada vez maisprofissionalizado, com novas tecno-logias e principalmente com umanova visão de mercado. Os progra-mas de governo federal, estadual emunicipal apontam para novas al-ternativas que buscam a segurançae soberania alimentar das famílias,com produtos de qualidade produ-zidos pelos agricultores familiares,agregando valor à produção destes.

Todos os municípios e escolasque recebem recursos federais paraa merenda escolar têm a obrigaçãode adquirir diretamente da agricultu-ra familiar no mínimo 30% de suascompras com produtos alimentícios.Para que os produtos que exijam ummínimo processamento possam seradquiridos devem estar legalizadosperante os órgãos competentes. Casoo não haja no município uma agroin-dústria para fornecer os produtos aSecretaria de Educação é obrigada aadquirir produtos de agroindústriasde outros municípios.

Portanto a legalização das agro-indústrias faz-se necessária para quea administração possa adquirir osprodutos da agricultura familiar domunicípio. Nos produtos de origemvegetal, o licenciamento se dá atra-vés da ANVISA (vigilância sanitá-ria), além do órgão municipal de meioambiente (para agroindústrias fami-liares), e na parte tributária a vendados produtos pode ser feita com a

Agricultura Familiar,Agricultura Familiar,Agricultura Familiar,Agricultura Familiar,Agricultura Familiar,uma alternativa de rendauma alternativa de rendauma alternativa de rendauma alternativa de rendauma alternativa de renda

nota de produtor rural. As agroin-dústrias licenciadas podem comer-cializar seus produtos em qualquercidade ou estabelecimento.

Nos produtos de origemanimal o licenciamento é feito pe-los órgãos de inspeção de produ-tos de origem animal municipais(SIM), o qual permite que o pro-dutor venda os somente a nívelmunicipal, mesmo no bloco de pro-

dutor rural. Já o licenciamento noórgão de inspeção de produtos deorigem animal estadual (CISPOA)permite a comercialização dos em-butidos em todo o estado. A lega-lização junto ao SIF (serviço deinspeção federal) deixa a agroin-dústria apta a realizar o comércioem todo o território nacional e in-clusive para exportação.

Incentivos para a agroindústriaExistem linhas de crédito ofici-

ais com juros baixos para o incen-tivo às agroindústrias familiarescomo, por exemplo, o Pronaf Agro-

indústria do Governo Federal. Já oGoverno Estadual implantou o in-centivo às agroindústrias com ca-pacitações gratuitas às pessoasque desenvolvem atividades agro-industriais, além de poderem utili-zar, desde que cadastradas no pro-grama, o selo "SABOR GAÚCHO",o qual faz parte do marketing Esta-dual e comprova que o produtopossui a qualidade e procedênciade agroindústrias familiares gaú-chas. Além disso, o convênio dogoverno Estadual com a EMATERpermite a assistência técnica conti-nuada na implantação e operaçãodas agroindústrias.

Segundo o Técnico Agropecu-ário da ASCAR/EMATER de Lagoados Três Cantos Erivelton GianKreisig, a Emater dos municípios doRio Grande do Sul está habilitadapara o auxílio à legalização, forma-ção de cursos, e prestação de in-formações ou esclarecimentos paraos interessados em habilitar agro-indústrias.

"A viabilidade econômica, am-biental e social das agroindústriaspode ser alcançada através de in-formações, estudos de mercado, eauxílios financeiros disponíveis,além de mão-de-obra familiar, e pla-nos de governo ao incentivo à co-mercialização" complementou oTécnico Agropecuário EriveltonGian Kreisig.

Trabalhadores em residências, de forma não eventual, homens emulheres, são considerados domésticos, com os mesmos direitos traba-lhistas a partir de agora, dos demais trabalhadores em empresas diver-sas. Alguns com vários anos de serviços prestados, recebendo um bomsalário e até direitos trabalhistas, embora ainda não exigidos por lei, maspor vontade dos patrões, em reconhecimento à dedicação e confiança.

A votação recente no Senado da República, da chamada "Pec dasdomésticas", embora ainda falte os trâmites finais de votação e sançãopresidencial, em seguida a publicação da Lei no Diário Oficial da União,vai garantir aos domésticos, um grande avanço nas relações trabalhis-tas, com direitos iguais aos demais trabalhadores, significando dizerque, eles estarão mais protegidos e de forma mais digna e merecida.

Trabalhador doméstico, é aquele que presta serviços de forma contí-nua, a outra pessoa física ou família, em um ambiente residencial e fami-liar com vínculo a partir de três dias por semana, assim considerado pelalegislação trabalhista. Os serviços pertinentes aos domésticos, têm umadistinção diferente dos praticados em empresas, quais sejam: profissio-nais responsáveis pela limpeza da residência, lavadeiras, passadeiras,babás, cozinheiras, jardineiros, caseiros de residências na zona urbana erural, motoristas particulares e até pilotos de aviões particulares.

Talvez, com as mudanças agora aprovadas, haja uma conotação dife-rente do que é um serviço de doméstico, em razão dos trabalhadorespassarem a ter os mesmos direitos com a carteira assinada, portanto, oque diz a lei hoje, ainda há uma distinção.

Na prática, a partir da nova lei, alguns deveres dos patrões, que hojesão observados, mas não são obrigatórios, como FGTS, passará a ser,juntamente com a questão do pagamento de horas extras, adicional notur-no, repouso remunerado (folga) por semana, além do salário mínimo comopiso. Falta ainda a regulamentação do adicional noturno, horas extras,seguro desemprego, salário família, auxílio-creche e pré-escola, seguroacidente de trabalho e indenização sobre despedida sem justa causa.

Segundo especialistas na área trabalhista, os direitos passam a valera partir da regulamentação de todos os quesitos considerados direitosdos trabalhadores domésticos. Então, a diferença a partir de agora, é deque, algumas obrigações que já existiam, mas eram facultativas, passa-rão a ser exigidas por lei.

Com certeza haverá mudanças de comportamento dos patrões, poisos custos poderão triplicar, causando talvez alguns desempregos, em-bora, é bom que se diga, empregado doméstico disponível no mercado,está cada vez mais raro, portanto, por um lado, o direito inalienável dotrabalhador, por outro lado, o orçamento doméstico e a necessidade daprestação dos serviços fundamentais. Vamos aguardar a publicação dalei e seus efeitos.

Page 3: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

3Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 Lagoa dos Três Cantos

E-MAIL: [email protected]. Otto Radtke, 671- Lagoa dos Três Cantos

Contabilidade Comercial | Contabilidade PúblicaEscrita Fiscal Registro de Firmas | Assessoria Previdenciària

Contratos | Seguros Residênciais, Automotivos e de VidaPreenchimento Resumo do Bloco de Produtor

Desmebramento de Terrenos e ImóveisDeclaração de Imposto de Renda - ITR

Demais Serviços do Ramo

Telefone: 54 3392 1006

ContalagContabilidade

No dia 28 de março, quinta-feira,o Prefeito Sérgio Antonio Lasch re-cebeu em seu gabinete juntamentecom a Vice-Prefeita Juliane RaquelKempf e a Secretária de Saúde Ari-lucia Erthal Simon, Volnei Andradedos Santos e João Carlos Cavalcantida Silveira representantes da San-ta Casa de Porto Alegre para firmaro compromisso e melhorar o aten-dimento dos pacientes que neces-sitam de exames clínicos atravésdo programa da telemedicina, vi-sando a agilidade no diagnóstico.

O uso da telemedicina no muni-cípio de Lagoa dos Três Cantos jávem sendo feito desde 2003 e trazinúmeras vantagens para os mora-dores e entidades parceiras: comoa redução de tempo e custos, aces-so rápido a especialistas, além demelhor qualidade dos programaseducacionais para médicos. Acre-

Município firma Parceria com Santa CasaMunicípio firma Parceria com Santa CasaMunicípio firma Parceria com Santa CasaMunicípio firma Parceria com Santa CasaMunicípio firma Parceria com Santa Casadita-se que, a telemedicina, inte-granda aos serviços de saúde lo-calizados em hospitais e centros dereferência, mantém um mecanismode atendimento contínuo para pre-venção, diagnóstico e tratamento,além de levar o serviço até o paci-ente que não pode se dirigir até aunidade básica de saúde.

Segundo a Secretária de Saúdedo município as ações desenvolvi-das a partir de agora serão no intui-to de prevenção partindo das me-nores faixas etárias até as maioresmelhorando assim a qualidade devida dos moradores de Lagoa dosTrês Cantos.

"Reforçar e promover o trabalhopreventivo pensando nas creches,escolas e grupos da melhor idadepara que a prevenção de diagnós-ticos seja eficiente".

Para melhor atender os trescan-

tenses a Secretaria Municipal deSaúde e a Administração Munici-pal em parceria com a Santa Casa

visam à capacitação de um médicopara dar continuidade aos examesjá realizados anteriormente como o

ultrassom e exames dermatológicospor imagem.

O Laboratório de InformáticaPública Municipal de Lagoa dosTrês Cantos retomou suas ativi-dades no dia 1º de Abril.

O laboratório está aberto ao

Laboratório de Informática retoma suas atividadesLaboratório de Informática retoma suas atividadesLaboratório de Informática retoma suas atividadesLaboratório de Informática retoma suas atividadesLaboratório de Informática retoma suas atividades

Volnei Andrade dos Santos, Vice-Prefeita Juliane Kempf, Prefeito Sérgio Lasch, Sec. Saúde Arilucia ErthalSimon e João Carlos Cavalcanti da Silveira

Dia 21/03/13 os alunos, profes-sores e direção da E.E.E.E.M. Joa-quim Jo0sé da Silva Xavier, integra-dos com as escolas municipais par-ticiparam da Caravana RGE atravésde atividades práticas e teatro. Osresponsáveis pelas oficinas intera-giram com os alunos de forma lúdi-ca e educativa, abordando a eco-

Atividades realizadas na E.E.E.M. Joaquim José da Silva XavierAtividades realizadas na E.E.E.M. Joaquim José da Silva XavierAtividades realizadas na E.E.E.M. Joaquim José da Silva XavierAtividades realizadas na E.E.E.M. Joaquim José da Silva XavierAtividades realizadas na E.E.E.M. Joaquim José da Silva Xavier

Na tarde do dia 28 de março, o Prefeito Sérgio Antonio Lasch esteve em

Ibirubá participando de uma reu-nião na Câmara de Vereadores quecontou com a presença do Secretá-rio Estadual da Segurança PúblicaAirton Michels e representantesdos poderes Executivo e Legislati-vo dos municípios da região para aassinatura de um protocolo de in-tenções entre o governo do Estadoe o Comaja para implantação de umsistema de vídeo monitoramento.

O Consórcio Intermunicipal deDesenvolvimento dos Municípiosdo Alto Jacuí (Comaja) vem desen-volvendo um projeto para implan-tação de um sistema de vídeo moni-toramento que irá abranger 29 mu-nicípios da região sendo um delesLagoa dos Três Cantos.

A primeira etapa do projeto pre-vê a colocação de duas câmeras emcada município integrante da asso-ciação.

O Comaja aguarda liberação de

Projeto de video monitoramento em Lagoa dos Três CantosProjeto de video monitoramento em Lagoa dos Três CantosProjeto de video monitoramento em Lagoa dos Três CantosProjeto de video monitoramento em Lagoa dos Três CantosProjeto de video monitoramento em Lagoa dos Três Cantosrecursos para iniciar o processo delicitação da empresa que irá fazer ainstalação do equipamento. "To-dos os 29 municípios estão acerta-dos para participar. Ainda existeuma série de trâmites para seremfeitos, então acreditamos que develevar uns dois meses até o Estadoefetuar o pagamento do recurso.Aí o Comaja poderá fazer a licita-ção" explicou o Secretário-Execu-tivo, João Ernesto Schemmer.

InvestimentoO projeto deverá receber cerca

de R$ 4,6 milhões do governo es-tadual cabendo aos municípios acontrapartida de R$ 1,5 milhões."Tem também um recurso de R$ 1,8milhões, do Projeto das CidadesDigitais, do Governo Federal, queserá usado para a fibra óptica. Essaprimeira etapa vai acontecer nos 29municípios.

A verba também colocará nú-cleo de monitoramento em todasas Brigadas Militares e duas câme-

ras por município. Essa primeiracontrapartida está sendo divididapelos municípios", detalhouSchemmer.

A meta do Comaja é concluir o

projeto até o ano de 2014 tendo re-alizado a instalação de 276 câmerasde monitoramento que terão seus snúcleos de monitoramento em to-das as Brigadas Militares.

No total o custo do projeto devídeo monitoramento é de R$ 14milhões sendo que cada municípioterá a contrapartida 25% do inves-timento proporcional do município.

nomia de energia e mudança de ati-tude nos afazeres diários. A Cara-vana direcionou também suasações ao uso seguro e eficiente deenergia e preservação da natureza,orientando, assim, para uma melhorqualidade de vida e desenvolvi-mento social.

No mesmo dia (21/03/13) a Co-

ordenadora Pedagógica ElianeFrancisca Artmann e as Professo-ras Regina Geller e Fabiana Loren-zoni participaram de uma formaçãona 25ª CRE - Soledade onde a Pro-fessora Roseli da Silva e sua equi-pe, de Gravataí, abordaram os te-mas: Pareceres Descritivos e Avali-ação Emancipatória.

público no turno da manha, das07h30min às 11h30min e à tarde das13h às 17h e conta com uma funci-onária no auxílio à população.

A administração municipal tam-

bém espera contratar por volta dodia 15 de Abril um professor deinformática que irá ministrar cur-sos gratuitos de informática aotrescantenses.

Page 4: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 | Tribuna do Alto Jacuí4 Lagoa/Tapera

Lagoa dos Três Cantos

Tapera

- PROJETO DE LEI Nº 039/2013 - AUTORIZA A CON-TRATAÇÃO DE PESSOALPOR TEMPO DETERMINA-DO E DE EXCEPCIONAL IN-TERESSE PÚBLICO PARAATENDER NECESSIDADETEMPORÁRIA DA SECRE-TARIA MUNICIPAL DE EDU-CAÇÃO, CULTURA, DES-PORTO E LAZER E DÁ OU-TRAS PROVIDÊNCIAS. COMSOLICITAÇÃO DE REGIMEDE URGÊNCIA. APROVADOPOR UNANIMIDADE.- PROJETO DE LEI Nº 040/2013 - AUTORIZA O EXE-CUTIVO MUNICIPAL AABRIR CRÉDITO ESPECIALPARA A AQUISIÇÃO DEDOIS ÔNIBUS RURAL ESCO-LAR DESTINADOS A SECRE-TARIA MUNICIPAL DE EDU-CAÇÃO E UTILIZA COMORECURSO O VALOR A RECE-BER DO FNDE - FUNDO NA-CIONAL DE DESENVOLVI-MENTO DA EDUCAÇÃO EDÁ OUTRAS PROVIDÊNCI-AS. COM SOLICITAÇÃO DEREGIME DE URGÊNCIA.APROVADO POR UNANIMI-DADE.- PROPOSIÇÃO Nº 008/2013DOS VEREADORES IVAL-DO CORAZZA, JOEL ALVESDOS SANTOS E LUIZ CAR-LOS RITTER - REQUER QUEO EXECUTIVO MUNICIPALESTUDE A POSSIBILIDADEDE INSTALAR SEMÁFOROS( SINALEIRAS) NA AVENIDA15 DE NOVEMBRO, ESQUI-NA COM A RUA CORONELGERVÁSIO ( PROXIMIDADE

Na quinta feira, dia 28 de março,as crianças da Escola MunicipalDona Leopoldina participaram daatividade "Páscoa Encantada" como coelho brincalhão. A atividadeaconteceu no pátio da Escola e ascrianças foram surpreendido ao en-contrarem o pátio da escola tododecorado com palhas de papel co-loridas e com a toquinha de páscoaque havia na Escola no meio dopátio com uma carta do CoelhoBrincalhão. A carta com as orienta-ções da brincadeira foi lida pela pro-fessora Taís Silva diretora da Esco-la. Após as crianças ficaram a von-tade para percorrer o pátio e procu-rar seus doces.

O coelho escondeu as cestinhasde páscoa recheadas de doces empor toda a escola instigando as cri-anças a usar da imaginação, criati-vidade, rapidez, agilidade e ate mes-mo equilíbrio para encontrar seusdoces, pois até mesmo nas copasdas árvores haviam cestas dos alu-nos maiores, dificultando a caçaaos doces.

Foi uma atividade muito diverti-

ESCOLA MUNICIPALESCOLA MUNICIPALESCOLA MUNICIPALESCOLA MUNICIPALESCOLA MUNICIPALDONA LEOPOLDINADONA LEOPOLDINADONA LEOPOLDINADONA LEOPOLDINADONA LEOPOLDINACOMEMORA PÁSCOACOMEMORA PÁSCOACOMEMORA PÁSCOACOMEMORA PÁSCOACOMEMORA PÁSCOA

da e que encantou todos os alunos.Após todos encontrarem seus do-ces, as crianças tiveram atividadesrecreativas como brincadeiras, can-ções e danças em comemoração apáscoa.

"Achamos importante esse resga-te dos valores da Páscoa para as cri-anças. Hoje em dia tudo é muito arti-ficial e às vezes tiramos o encanto ea magia da páscoa dos nossos pe-queninos simplificando muito datascomo essa. Por isso, organizamosuma atividade assim, diferente echeia de fantasia para que a páscoados nossos alunos fosse mais origi-nal e bem mais alegre! " salientou aDiretora Taís Silva

Na também foi realizado o sorteioda Rifa de Páscoa. Os ganhadoresforam:1 premio- Cesta de páscoa:Delmar Beffart2 premio- Ovo de chocolate:Yago Eckstein3 premio- Guirlanda de páscoa:Claudio PetryAluna que mais vendeu numeros deRifa: Gabriela Beck

CÂMARA MUNICIPAL DECÂMARA MUNICIPAL DECÂMARA MUNICIPAL DECÂMARA MUNICIPAL DECÂMARA MUNICIPAL DEVEREADORES DE TAPERAVEREADORES DE TAPERAVEREADORES DE TAPERAVEREADORES DE TAPERAVEREADORES DE TAPERA

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 1º DE ABRIL DE 2013

ORDEM DO DIA:DO CITY BAR), TAMBÉM NAAVENIDA 15 DE NOVEMBRO ES-QUINA COM A AVENIDA DIO-NÍSIO LOTHÁRIO CHASSOT (PROXIMIDADE DO CLUBE ALI-ANÇA). APROVADA POR UNA-NIMIDADE.- PROPOSIÇÃO Nº 009/2013 DOVEREADOR LUIZ CARLOS RIT-TER - REQUER QUE O EXECUTI-VO MUNICIPAL ESTUDE A POS-SIBILIDADE EFETUAR A ABER-TURA DO PORTÃO DO POSTODONA BORJA POSSIBILITANDOACESSO AOS USUÁRIOS , PRIN-CIPALMENTE NA MADRUGADAQUANDO OS MESMOS PRECI-SAM ENTRAR NA FILA PARATIRAR FIXAS DE CONSULTAS,TENDO EM VISTA A PROXIMI-DADE DO INVERNO. TAMBÉM ÉFUNDAMENTAL O ACESSO AOBANHEIRO, MAS PARA ISSO ÉNECESSÁRIO A PRESENÇA DEUM VIGILANTE, QUE TAMBÉMÉ NECESSÁRIO PARA OS FUTU-ROS FREQUENTADORES DAACADEMIAR AO AR LIVRE QUESERÁ INSTALADA NO LOCAL.IMPORTANTE TAMBÉM SERÁILUMINAR O LOCAL ONDESERÁ INSTALADA A ACADE-MIA. APROVADA POR UNANI-MIDADE.- PROPOSIÇÃO Nº 010/2013 DOVEREADOR LUIZ CARLOS RIT-TER - REQUER QUE O EXECUTI-VO MUNICIPAL ESTUDE A POS-SIBILIDADE CONSTRUIR UMPASSEIO PÚBLICO ENTRA A AVE-NIDA ALBERTO MÂNICA E AAVENIDA JOSÉ BAGGIO, MAISPRECISAMENTE ENTRE O CAM-PO DO POR DO SOL E O GINÁSIODA 8 DE MAIO NA VILA SÃO JU-

DAS TADEU. APROVADA PORUNANIMIDADE.MATÉRIAS RECEBIDAS DOEXECUTIVO MUNICIPAL:- PROJETO DE LEI Nº 037/2013- CRIA A SUBPREFEITURA DODISTRITO DA VILA PAZ NES-TA MUNICÍPIO E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.- PROJETO DE LEI Nº 038/2013- AUTORIZA A CONCESSÃO DEUM AUXILIO FINANCEIRO AOCTG GUIDO MOMBELLI E DÁOUTRAS PROVIDÊNCIAS.- PROJETO DE LEI Nº 039/2013- AUTORIZA A CONTRATA-ÇÃO DE PESSOAL POR TEMPODETERMINADO E DE EXCEPCI-ONAL INTERESSE PÚBLICOPARA ATENDER NECESSIDADETEMPORÁRIA DA SECRETA-RIA MUNICIPAL DE EDUCA-ÇÃO, CULTURA, DESPORTO ELAZER E DÁ OUTRAS PROVI-DÊNCIAS. COM SOLICITAÇÃODE REGIME DE URGÊNCIA.- PROJETO DE LEI Nº 040/2013- AUTORIZA O EXECUTIVOMUNICIPAL A ABRIR CRÉDITOESPECIAL PARA A AQUISIÇÃODE DOIS ÔNIBUS RURAL ESCO-LAR DESTINADOS A SECRETA-RIA MUNICIPAL DE EDUCA-ÇÃO E UTILIZA COMO RECUR-SO O VALOR A RECEBER DOFNDE - FUNDO NACIONAL DEDESENVOLVIMENTO DA EDU-CAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVI-DÊNCIAS. COM SOLICITAÇÃODE REGIME DE URGÊNCIA.- PROJETO DE LEI Nº 041/2013- CRIA VAGA EM CARGO DAADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

CLÁUDIO LEONIR SCHULTZPresidente

A Sicredi Rota das Terras RS aprovei-tou a Assembleia realizada no dia 2, emColorado, para fazer a entrega de mais umprêmio para associado contemplado noSicredi Seguros. Leandro Fioreze, de Co-lorado, foi premiado com R$ 50 mil no se-guro de vida e o cheque foi entrega parasua esposa, Silvana Fioreze, pelos dirigen-tes da instituição financeira cooperativa,

Associado do SicrediAssociado do SicrediAssociado do SicrediAssociado do SicrediAssociado do Sicredirecebeu prêmio derecebeu prêmio derecebeu prêmio derecebeu prêmio derecebeu prêmio deR$ 50 milR$ 50 milR$ 50 milR$ 50 milR$ 50 mil

Sérgio Luiz Tonello, Fabrício Zatt e EdisonJorge Roessler, pelo gerente, Jerri AdrianiTramontini e pelo assessor comercial da Ica-tu Seguros, Vinícius Müller. Os sorteios doSicredi Seguros são realizados aos sába-dos, através da extração da Loteria Federal,e concorrem aos prêmios, os associadosque tiverem contratado seguro de vida ouresidencial.

Page 5: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

5Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 Tapera

A colheita da soja já começou edeve se intensificar a partir da pró-xima semana na área de abrangên-cia da Cotrisoja. As primeiras lavou-ras colhidas apresentaram produti-vidade entre 60 e 65 sacas por hec-tare, confirmando a expectativa deuma boa safra neste ano. No en-tanto, o Departamento Técnico dacooperativa chama a atenção paraalguns cuidados simples na hora dacolheita que podem evitar a perdade grãos. Conforme o engenheiroagrônomo, Marcelo Marangon, asperdas durante a colheita e o trans-porte podem minimizar significativa-mente a rentabilidade da safra.

- Não adianta o produtor fazerum bom manejo durante a produ-ção, se preocupar com adubação econtrole de pragas e doenças e sedescuidar agora na hora da retira-da do grão.

Segundo ele, o primeiro passo éidentificar a hora certa de iniciar a co-lheita. A umidade ideal varia entre 12e 15%. O teor pode ser medido comaparelhos específicos na lavoura ouatravés de amostras levadas à coo-perativa. Além disso, a experiência doprodutor também pode contribuir.

- Não deve-se esperar muito,pois se o grão estiver muito secodebulha muito fácil e quebra mais,além da perda de peso - explica.

De acordo com Marangon, cer-ca de 80% das perdas na lavoura

Soja: Soja: Soja: Soja: Soja: Agrônomo da Cotrisoja orientaAgrônomo da Cotrisoja orientaAgrônomo da Cotrisoja orientaAgrônomo da Cotrisoja orientaAgrônomo da Cotrisoja orientacomo evitar perdas na colheitacomo evitar perdas na colheitacomo evitar perdas na colheitacomo evitar perdas na colheitacomo evitar perdas na colheita

ocorrem por má regulagem na pla-taforma da colheitadeira.

- O planejamento deve começarna hora do plantio. Em solo bastan-te fértil, por exemplo, é importanteescolher uma variedade de portebaixo para evitar acamamento. Já emáreas bastante desniveladas, é im-portante optar por variedades maisaltas, assim a vagem não fica tãopróxima ao solo - exemplifica.

A lubrificação diária da colhei-tadeira e uma velocidade entre qua-tro e quatro quilômetros e meio porhora também são recomendadaspelo agrônomo. Outra causa deperdas que também merece a aten-ção do produtor é a trilha.

- Não é a causa maior, represen-ta cerca de 12%, mas manter cilin-

dros, ventiladores e côncavos bemajustados também é importante.

O avanço da tecnologia já permi-te que as perdas sejam contabiliza-das pela própria máquina colhedoraque aponta o índice no painel decontrole. Entretanto, quem aindanão dispõe de equipamentos de altatecnologia, também pode mensurar.

- Basta delimitar um metro qua-drado, pesar os grãos encontradosnaquele espaço e fazer o cálculo dequanto está se perdendo por hecta-re. Se o produtor tiver alguma difi-culdade, pode buscar auxilio no De-partamento Técnico da Cotrisoja.

A manutenção de caminhões ereboques, além de obedecer a ca-pacidade dos veículos também evi-tam perdas durante o transporte.

Prefeitura de Tapera, através dassecretarias da Educação, Desenvol-vimento e Saúde, e o SENAC, es-tão iniciando as tratativas para im-plementação de cursos profissio-nalizantes e de capacitação con-templando o público juvenil, pre-parando-os para o mercado de tra-balho.

A primeira reunião ocorreu natarde desta quarta-feira (27), na Salade Reuniões Professora LourinhaIsabel Maldaner, contando com apresença da secretária de Educa-ção Regina Salvadori, diretora de

Parceria com SENACParceria com SENACParceria com SENACParceria com SENACParceria com SENACpara formaçãopara formaçãopara formaçãopara formaçãopara formaçãoprofissionalprofissionalprofissionalprofissionalprofissional

Educação Verônica Spezia de Mat-tos, coordenadora PedagógicaSolange Goettems, secretária doDesenvolvimento Délcia Maldanere Elisnara Camargo Muniz Macha-do, Relações com o Mercado doSENAC Carazinho.

A secretária Regina Salvadoridefiniu este primeiro encontro comopromissor para a implementação noMunicípio de Tapera de uma políti-ca voltada para a formação e quali-ficação profissional de nossos jo-vens para os diversos segmentosdo mercado de trabalho.

Dois executivos da Monsanto,Marcelo Gatti e Talles Pezzini, res-pectivamente, Gerente de MarketingBR e Gerente Regional do segmen-to soja RS, estiveram em Tapera natarde desta terça-feira (26), para umcontato com o presidente da APRO-SOJA RS Ireneu Orth. Na pauta es-tudo de alternativas de cobrançados Royalties da Soja Intacta RR2, anova semente que a multinacionalestá lançando no mercado nacional.

Na longa conversa Ireneu Orthratificou a disposição dos produ-tores gaúchos de que a cobrançados royalties seja feita por ocasiãoda aquisição da semente e não na

Royalties da soja RR1: Royalties da soja RR1: Royalties da soja RR1: Royalties da soja RR1: Royalties da soja RR1: produtores gaúchos firmam posiçãoprodutores gaúchos firmam posiçãoprodutores gaúchos firmam posiçãoprodutores gaúchos firmam posiçãoprodutores gaúchos firmam posiçãomoega, como ocorria com a RR1.

Conforme a Monsanto a nova se-mente estará disponível para o plan-tio da próxima safra de soja.

Em 2012, a soja INTACTA RR2PRO™ foi plantada por 500 agricul-tores brasileiros (chamados "Os Elei-tos") que testaram o produto emsuas lavouras, comparando-o comoutras variedades de soja comumen-te plantadas na região. As lavourasplantadas com variedades INTAC-TA RR2 PRO™ obtiveram uma van-tagem de produtividade, quandocomparados com os atuais produ-tos comerciais, de 6,59 sacas a maispor hectare.

Page 6: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 | Tribuna do Alto Jacuí6 Geral

Nessa semana, aSicredi Rota dasTerras RS reuniu

mais de 1,2 associados nasquatro Assembleias de Nú-cleo realizadas nos municípi-os de Tapera (2) e Colorado(2). Os eventos foram con-duzidos pelo presidente dainstituição financeira coope-rativa, Sérgio Luiz Tonello,

Sicredi Rota das Terras finalizou as Assembleias de NúcleoSicredi Rota das Terras finalizou as Assembleias de NúcleoSicredi Rota das Terras finalizou as Assembleias de NúcleoSicredi Rota das Terras finalizou as Assembleias de NúcleoSicredi Rota das Terras finalizou as Assembleias de Núcleodestinação dos recursos doFATES, o planejamento para2013 e as principais açõesrealizadas em 2012. Os asso-ciados de Selbach e Lagoados Três Cantos tiveram aoportunidade de participardas assembleias realizadasnos dias 18, 19 e 26.

A cooperativa de créditopromoveu oito encontros

com a presençade 2 mil associ-ados, o que re-presenta 16,6%de participaçãodo quadro soci-al.

O presidenteapresentou osnúmeros da ins-tituição finan-ceira cooperati-va e destacou oc r e s c i m e n t oque ela teve em2012. O volumede recursos ad-ministrados au-mentou 48% emrelação a 2011 eas operações de

com apoio dos vice-presi-dentes, Fabrício Zatt e Edi-son Jorge Roessler, e dosgerentes da Superintendên-cia Regional do Sicredi, LuizFernando Scartezini e CésarLuiz Ritter.

Em pauta, a prestação decontas, a destinação do re-sultado, a eleição dos mem-bros do Conselho Fiscal, a

crédito tiveram um incremen-to de 27%. Mesmo numa áreade ação pequena, a coopera-tiva de crédito consegue ge-rar um considerável volumede negócios e atender as de-mandas de produtos e servi-ços para atender as necessi-dades dos associados. "Odesempenho positivo é re-sultado da soma de diversosfatores, entre eles o fato dosassociados acreditarem e in-

vestirem na sua instituição,do espírito empreendedor edo trabalho profissional daequipe de colaboradores",disse Tonello, que agradeceua participação dos associa-dos nos eventos.

A Assembleia Geral Ordi-nária deste ano terá apenasa participação dos coordena-dores de núcleo, conformeprevê o regulamento do Pro-grama de Gestão Cooperati-

Presidente Sérgio Luiz Tonello conduziu as Assembleias

Sicredi adota um modelo de gestão democrática que conta com a participação dos associados

va Pertencer. Os debates e asdeliberações sobre os assun-tos da cooperativa, de inte-resse coletivo, ocorreram nasAssembleias de Núcleo,onde os sócios tiveram aoportunidade de exercer seupapel de dono do empreen-dimento e participar de for-ma efetiva na gestão. O co-ordenador contabiliza os vo-tos e é responsável por levá-los à Assembleia Geral.

Page 7: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

7Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 Social

Presenças na posse do ComajaPresenças na posse do ComajaPresenças na posse do ComajaPresenças na posse do ComajaPresenças na posse do Comaja

RegistroRegistroRegistroRegistroRegistro Grupo da Melhor

Idade de Lagoa dosTrês Cantos, compos-to com 24 integrantes

visitou a Toca doCoelho em Tapera, nodia 25 de março. Foiuma tarde de muita

descontração com oacompanhamento da

coordenadora daTerceira Idade Iara

Ahlert.

Na quinta-feira (28), na Câmarade Vereadores de Ibirubá, aconte-ceu a posse da nova diretoria doConsórcio Intermunicipal de Desen-volvimento dos Municípios do AltoJacuí (Comaja), eleita no dia 15 demarço, em Lagoa dos Três Cantos.

O ex-prefeito de Cruz Alta, Vil-son Roberto Bastos dos Santos, querealizou grande trabalho a frentedo Consórcio, passou o bastão parao prefeito de Tapera, Ireneu Orth.

A solenidade contou com a par-ticipação do presidente da Assem-bleia Legislativa do Estado, depu-tado Pedro Westphalen; do secre-tário de Estado da Segurança Pú-blica, Airton Michels; de deputados,prefeitos, vice-prefeitos, vereadores,secretários municiais das regiõesda Amaja e da Amasbi e de autori-

Ireneu Orth éIreneu Orth éIreneu Orth éIreneu Orth éIreneu Orth éempossado no Comajaempossado no Comajaempossado no Comajaempossado no Comajaempossado no Comaja

dades diversas.A nova diretoria do Comaja é a

seguinte:Presidente: Ireneu Orth (Tapera,Amaja)Vice-presidente: Verno Aldair Mul-ler (Tio Hugo, Amasbi)Secretário: Paulo Ricardo Cattaneo(Soledade, Amasbi)Tesoureiro: Sérgio Antônio Lasch(Lagoa dos Três Cantos, Amaja)Conselho Fiscal: Fábio Mayer Bara-suol (Boa Vista do Cadeado, Ama-ja), Luis Carlos Machado (Morma-ço, Amasbi) e Luís Artur dos SantosRosa (Santa Barbara do Sul, Ama-ja). Suplentes: Lírio Riva (Colorado,Amaja), Volmar Telles do Amaral(Saldanha Marinho, Amaja) e Gil-nei Medeiros Barbosa (Boa Vista doIncra, Amaja).

Ireneu Orthrecebendo oComaja deVilson Rober-to Bastos dosSantos

Prefeitose demaisautorida-des pre-sentes à

posse

O Vice-Prefeito Municipal GilmarFrancisco Appelt recebeu nesta tarde, avisita de Mario Huther, um grande ami-go victorense que atualmente, está re-sidindo em Querência no Mato Grosso.

VICE-PREFEITOVICE-PREFEITOVICE-PREFEITOVICE-PREFEITOVICE-PREFEITODE VICTORDE VICTORDE VICTORDE VICTORDE VICTOR

GRAEFF RECEBEGRAEFF RECEBEGRAEFF RECEBEGRAEFF RECEBEGRAEFF RECEBEVISITAVISITAVISITAVISITAVISITA

DE AMIGODE AMIGODE AMIGODE AMIGODE AMIGO

Page 8: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 | Tribuna do Alto Jacuí8 VariedadesHORÓSCOPOARIES - Procure dar prioridade aosassuntos de trabalho e aos empreendi-mentos começados, hoje. Sua intuiçãopara fazer a coisa certa na hora maisoportuna vai estar em destaque. Cui-dado com a sua rebeldia, principalmen-te à noite. Cor: branco.TOURO - Hoje, você pode adotar umapostura mais prática e conservadoradiante dos acontecimentos. O astralfavorece as ideias criativas, que pos-sam gerar um resultado útil e aplicávelna sua vida. O período da noite revelauma certa frustração. Cor: tons claros.GÊMEOS - Este é um bom dia parasomar forças com as pessoas que têmos mesmos interesses e objetivos quevocê. O astral favorece, também, as re-lações de amizade. Tudo indica quepoderá contar com a colaboração deterceiros. Cor: vinho.CÂNCER - A Lua favorece as associa-ções e as parcerias em geral, por isso, otrabalho em equipe terá bons resultados.Netuno confere a sensibilidade necessá-ria para que você consiga captar o desejodos outros, assim, as conversas podemser esclarecedoras. Cor: preto.LEÃO - Hoje, você terá mais compro-metimento com o seu trabalho e com asua produtividade. O ideal é não deixarpara depois o que você pode fazer ago-ra. O astral revela, ainda, possíveis con-flitos de interesse ou opinião, então émelhor agir com cautela. Cor: pink.VIRGEM - Sua sensação de bem-estar vaiestar associada aos amigos e familiares.Assim, passe o maior tempo que pudercom quem gosta. Este é o momento parase relacionar com pessoas que tenham omesmo objetivo que você. Cor: laranja.

LIBRA - Quem é autônomo ou profissi-onal liberal terá um dia mais produtivo.Assim, quem trabalha em casa, não po-derá reclamar da sorte. Uma experiênciapela qual você passou deve ser muitoútil para você agora, aproveite-a da me-lhor forma possível. Cor: verde-escuro.ESCORPIÃO - Vai se comunicar deforma mais vibrante e criativa. Aproveiteo astral para se dedicar a uma atividadeque lhe proporcione prazer. Nem tudoserão flores, mas com autoconfiança, vocêconseguirá passar por essa fase com faci-lidade. Cor: verde.SAGITÁRIO - Tudo indica que o diadeve ser bastante vantajoso para quemtrabalha em casa ou por conta própria.As atividades que envolvam a arte, a cul-tura e a fantasia dos outros também vãotrazer ótimos resultados, já que contarãocom a proteção dos astros. Cor: branco.CÂPRICÓRNIO- O dia favorece ainspiração, a contemplação e os sonhos,por isso, invista nos seus ideais. Quan-to mais envolvimento tiver com o seutrabalho, melhor será o seu desempe-nho. Este é o momento de lutar pelasua independência. Cor: marrom.AQUÁRIO - Atividades que exijam dedi-cação, isolamento e concentração contamcom ótimas vibrações. É o momento debuscar sua privacidade no trabalho. Não dêouvidos às más-línguas e à intrigas. É horade agir com maturidade. Cor: tons claros.PEIXES - Os amigos vão se revelar defundamental importância na concretiza-ção de seus projetos. Bom dia para cap-tar o desejo dos outros, daí o seu suces-so junto ao público. Quem trabalha emequipe também terá um dia produtivo.Cor: azul-escuro.

RESPOSTASRESPOSTASRESPOSTASRESPOSTASRESPOSTAS

RECEITA

HUMOR

CRUZADAS

Panquecade Frango

Ingredientes

Modo de Preparo:

Massa:3 ovos1 1/2 xícara de chá de leite1 1/2 xícara de chá de farinha detrigo1 colher de óleo2 cubinhos de caldo de frangoQueijo raldo a gostoRecheio:1 peito de frango cozido e desfiado3 colheres de massa de tomate3 colheres de cebola picadinhoSal a gosto

Massa:Mistura todos os ingredientesno liquitificadorNuma frigideira untada coloqueuma concha de massa, gire paracobrir todo o fundo e deixa dourarVire para dourar o outro ladoReserveAqueça o óleo e refogue a cebo-la picada, misture o peito de fran-go e a massa de tomate coloqueo sal cozinhe por 15 minutosReserve um pouco do molhoColoque um pouco de recheioem cada panqueca fechando-asem forma de rolinho, coloque emuma travessa, jogue sobre aspanquecas o molho reservadoColoque no microondas por 15minutos

Eram 3 irmãos: o Pum, o Cala-boca, e o Respeito. O Pum come-teu um crime e foi preso e o Cala-boca e o Respeito foram soltá-loda cadeia. O Respeito tinha medoda delegacia e então ficou na es-quina e o Calaboca entrou. O de-legado logo perguntou…

- Qual é o seu nome:- Calaboca.- Uai. Cadê o Respeito?- Ficou na esquina.- O que você veio fazer aqui?- Soltar o Pum.

O enfrentamento à gripe estábaseado no tripé vacinação, pre-venção e tratamento. Essa foi a prin-cipal mensagem passada para osmais de 500 presentes ao Seminá-rio Estadual de Influenza, na quin-ta-feira (21/03), em Porto Alegre.Promoção da Secretaria Estadual daSaúde (SES), através do CentroEstadual de Vigilância em Saúde(CEVS), o evento lotou o auditóriodo Hotel Embaixador com profissi-onais da saúde, representantes deentidades de classe e gestores.

Para compartilhar as estratégiasde combate à doença adotadas noRS e em diversas outras regiões,foram trazidos ao Estado palestran-tes do Ministério da Saúde e orga-nizações internacionais, além dostécnicos do CEVS e do LaboratórioCentral do RS (Lacen).

VacinaçãoA campanha nacional de vaci-

nação contra a gripe ocorre nesteano de 15 a 26 de abril, com o sába-do (dia 20) sendo a data de mobili-zação, o chamado “Dia D”, com aabertura extraordinária dos postosde imunizações. Ao todo, o RS re-ceberá em torno de 3,1 milhão dedoses da vacina do Ministério daSaúde. Ela aumenta a proteção con-tra três tipos de vírus de gripe (doisdeles chamados de Influenza A, in-cluindo o H1N1, e uma cepa da In-fluenza B). O público-alvo da cam-panha são as pessoas acima dos60 anos, crianças maiores de seismeses e menores de 2 anos, ges-tantes (e mulheres que tenhamdado a luz até 45 dias antes do iní-cio da campanha), portadores dedoenças crônicas que tenham re-comendação médica para a imuni-zação, profissionais da saúde e in-dígenas aldeados.

Prevenção A chamada etiqueta da gripe é

uma medida simples porém impor-tante para evitar a disseminação na

SaúdeGoverno reforçaGoverno reforçaGoverno reforçaGoverno reforçaGoverno reforçaestratégias de combate àestratégias de combate àestratégias de combate àestratégias de combate àestratégias de combate àgripe durante semináriogripe durante semináriogripe durante semináriogripe durante semináriogripe durante seminário

Seminário reuniu cerca de 500 profissionais e gestores da Saúde e contoucom a presença de representantes da SES, como o secretário adjunto Elemar

Sand (de pé, na foto), e do Ministério da Saúde

Foto: Camila Domingues

doença. Entre os cuidados que sedestacam está a proteção da boca enariz ao tossir e espirrar, cobrindo-apreferencialmente com a dobra docotovelo, evitando o uso das mãos.O vírus ao ser expelido pode depo-sitar-se em alguma superfície ondeainda sobrevive por um período detempo. Caso uma pessoa venha ater contato com essa área e depoistoque olhos ou a boca pode vir acontaminar-se. Também ressalta-sea importância em lavar as mãos comfrequência, com água e sabão ouutilizando álcool em gel, assim comoevitar locais com aglomeração depessoas (escola, transporte público,centros comerciais, entre outros) seestiver com os sintomas.

Tratamento A gripe tem cura. A afirmação

busca quebrar o paradigma de quea doença é tratada apenas com des-canso em casa. O tratamento tor-nou-se popular durante a pande-mia de 2009, quando passou a serofertado o antiviral Oseltamivir, denome comercial Tamiflu. Devido aofato de que o medicamento possuisua maior eficácia durante as pri-meiras 48 horas de sintomas, reco-menda-se que a pessoa procureatendimento médico de imediatoquando estiver com sintomas defebre, dor de garganta e dores nasarticulações, musculares ou de ca-beça. Juntamente a esse chama-mento à população, é feito um re-forço para que a comunidade médi-ca esteja atenta a esses sintomaspara a prescrição do antiviral.

O medicamento é distribuídogratuitamente nas farmácias muni-cipais, hospitais, pronto socorrose outros locais. O Estado possuino momento cerca de 190 mil trata-mentos (cada um composto de dezcomprimidos), quantidade superi-or a distribuída em todo o ano pas-sado. Caso necessário, pode sersolicitado complemento do estoqueao governo federal.

Page 9: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

9Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 RegiãoEspumosoEspumosoEspumosoEspumosoEspumoso Victor GraeffVictor GraeffVictor GraeffVictor GraeffVictor Graeff

Um dos últimos investimentosdo Hospital Notre Dame São Sebas-tião já está em funcionamento: anova subestação de energia, umtransformador de 300 KVA. Umnovo gerador de energia modeloC300 Motormac também foi adqui-rido com potencia/tensão de 375KVA/380V. A aquisição destes no-vos equipamentos demonstra o in-teresse e a responsabilidade dagestão Notre Dame em saúde. Umhospital funciona 24 horas e se tor-na fundamental a energia elétricaestar sempre em plenas condições

HNDSS tem nova subestaçãoHNDSS tem nova subestaçãoHNDSS tem nova subestaçãoHNDSS tem nova subestaçãoHNDSS tem nova subestaçãode energia elétricade energia elétricade energia elétricade energia elétricade energia elétrica

de uso. Além de oferecer mais se-gurança a todo o trabalho que exi-ge a instituição de saúde, torna-sefundamental no projeto de novosinvestimentos em máquinas e equi-pamentos que necessitem de maiorcapacidade de energia.

O supervisor administrativo doHospital Notre Dame São Sebasti-ão Jeferson Gomes de Oliveira res-salta a importância do investimen-to para garantir mais segurança equalidade à equipe assistencial eusuários quando necessitem utili-zar os equipamentos do hospital.

COMUNICADO DA EMATER

A Emater de Lagoa dos Três Cantos comunica a todos aos agricul-tores que está realizando pedido de alevinos e alevinões até o dia 19 deAbril de 2013. Os pedidos podem ser feitos junto ao escritório munici-pal da Emater das 7:30 h até às 17:30h.

Lagoa dos Três Cantos

Não-Me-ToqueNão-Me-ToqueNão-Me-ToqueNão-Me-ToqueNão-Me-Toque

A ACINT, preocupada com obem estar de seus associados ecumprindo com seu papel no quetange a responsabilidade social,está disponibilizando um novo ser-viço quem visa a manutenção dasaúde das pessoas que fazem par-te da empresa.

Trata-se de um convênioodontológico que firmamos com aprofissional ALINE LÜTKEMEYERBRUNHAUSER associada estabe-

Convênio OdontológicoConvênio OdontológicoConvênio OdontológicoConvênio OdontológicoConvênio Odontológicolecida no município que oferecequalidade e descontos significati-vos nos tradicionais procedimen-tos realizados no consultório den-tário.

O convênio é extensivo aos co-laboradores da empresa.

Maiores informações pelo fone3332-1887 - ou pelo e-mail:[email protected]

ACINT - 30 Anos prestando ser-viços à classe empresarial

O Comitê Local de Elaboraçãodo Plano Municipal de Saneamen-to Básico, por meio da PrefeituraMunicipal de Victor Graeff, pro-moverá uma Audiência Pública nodia 10 de abril, às 14 horas, no Au-ditório da Escola JOMAC.

Nesse encontro, serão apre-sentadas algumas informações do

AUDIÊNCIA PÚBLICAAUDIÊNCIA PÚBLICAAUDIÊNCIA PÚBLICAAUDIÊNCIA PÚBLICAAUDIÊNCIA PÚBLICAdiagnóstico sobre os quatro eixosdo saneamento no município:Abastecimento de Água, Resídu-os Sólidos, Drenagem Pluvial e Es-gotamento Sanitário.

Além disso, os membros do Co-mitê Local apresentarão algumaspossíveis soluções para sanar ospontos negativos dos eixos na

zona rural e urbana.Essa Audiência tem como ob-

jetivo reunir a comunidade victo-rense a fim de que todos possamparticipar da elaboração do PMSB,contribuindo com ideias e suges-tões para solucionar alguns dosproblemas relacionados ao sane-amento no município.

Com o intuito de manter a comu-nidade informada, a Municipal deSaúde e Assistência Social deu ini-cio nesta semana aos encontros nascomunidades do interior do municí-pio de Victor Graeff. O primeiro acon-teceu segunda-feira (01), na comu-nidade de Linha Jacuí. Na ocasiãoas agentes de saúde Mônica Schus-ter e Elisa Winter, juntamente com aEnfermeira Coordenadora de ESF.Ana Paula da Nascimento fizeram averificação da pressão e a pesagemdos presentes. O Secretário Munici-pal de Saúde e Assistência SocialMarcos Roberto Petri também se fezpresente, levando informações refe-rentes ao andamento das atividadesda secretaria. Como o atendimentomédico e odontológico, a distribui-

Realizado o 1º Encontro da SecretariaRealizado o 1º Encontro da SecretariaRealizado o 1º Encontro da SecretariaRealizado o 1º Encontro da SecretariaRealizado o 1º Encontro da SecretariaMunicipal de Saúde e Assistência SocialMunicipal de Saúde e Assistência SocialMunicipal de Saúde e Assistência SocialMunicipal de Saúde e Assistência SocialMunicipal de Saúde e Assistência Social

São mais de 12 variedades de flores que estão sendoplantadas em uma propriedade em Primeiro Distrito, interi-or do município de Victor Graeff. O produtor Mirco LuizGoellner proprietário da empresa Cantinho das Flores, tra-balha a cerca de nove anos com o plantio e a venda de floresagregando qualidade ao produto. Para melhor trabalho, oprodutor investiu na tecnologia. Adquiriu uma Semeadorade bandejas semiautomática, a qual possui regulagem dealtura, largura, velocidade de produção, aspiração e soprodas sementes. Segundo Mirco o equipamento auxilia muitono plantio das mudas, pois realiza uma distribuição unifor-me das sementes e sua colocação adequada na terra paragarantir a germinação, além claro de acelerar a produção.

ção de medicamentos entre váriosoutros assuntos. Na oportunidadeos presentes também puderam ques-

tionar, e tirar suas dúvidas. Este pro-jeto visa facilitar o acesso dos mu-nícipes aos serviços da secretaria.

A tecnologia a favor do homemA tecnologia a favor do homemA tecnologia a favor do homemA tecnologia a favor do homemA tecnologia a favor do homem

Page 10: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 | Tribuna do Alto Jacuí10 Selbach

Canarinho goleia e é campeãoCanarinho goleia e é campeãoCanarinho goleia e é campeãoCanarinho goleia e é campeãoCanarinho goleia e é campeão1ª Copa Selbachense1ª Copa Selbachense1ª Copa Selbachense1ª Copa Selbachense1ª Copa Selbachense

Comunicações da Paróquia São Tiago - Selbach

Fotos: Foto Rother

1. Celebrações:- Sábado (6) 18hs, missa na Matriz;- Domingo, dia 7, às 8hs e 30min,missa na Matriz;- Domingo, às 9hs e 45min, visitamensal e missa em São Pascoal e 1ºano de falecimento de Augusto Jaco-by Filho;- Terça, dia 9, às 17hs, missa no Hos-pital São Jacó;- Quarta (10) 7hs, missa na Matriz;- Quinta (11), 15hs e 30min, adora-ção do Grupo do Rosário Perpétuo;- Quinta, na Gruta da Saúde, às 18hse 30min, missa do 1º dia do Tríduo;- Sexta, dia 12, às 16hs, missa da saú-de e 2º dia do Tríduo;- Sábado, dia 13, às 14hs, visita men-sal e missa em Santa Teresinha;- Sábado, às 16hs, missa no CentroComunitário do Bairro União;- Sábado, às 18hs, missa na Matriz e3º dia do Tríduo;- Domingo (14), às 9hs, Procissão eàs 10hs, missa da Romaria da Saúde;- Domingo, às 17hs e 30min, missana Casa Lar dos Idosos.2. Batizados: A celebração mensal de

Batizados, na Matriz, vai acontecer no dia6 de abril, sábado, na missa das 18hs. Asinscrições são feitas com antecedência.3. Cursilho: Terça, dia 9, às 19hs e30min, no Centro de Evangelização,realiza-se o Encontro Mensal de For-mação e Planejamento do MovimentoCursilho. Todos são convidados a sefazer presentes e participar.4. Catequese - Reunião de Pais: Napróxima semana terão início as reuni-ões com os pais das crianças e adoles-centes da catequese da Matriz, com aparticipação do Pároco, das Catequis-tas e Coordenação. Na quarta, dia 10,às 19hs e 30min, no Centro de Evange-lização, a reunião se destina aos paisdos Grupos da Pré Eucaristia e na quin-ta, dia 11, às 19hs e 30min, para osGrupos da Eucaristia.5. Assembléia dos Bispos: Na quarta,dia 10, terá início a 51ª Assembléia Ge-ral dos Bispos do Brasil, em Aparecida.Terá como tema principal: "Comunida-de de Comunidades: a nova Paróquia"!6. Coordenação das Missões: Naquinta, dia 11, às 17hs, no Centro deEvangelização, haverá reunião semanal

da Equipe de Coordenação das Mis-sões. Os Coordenadores e Auxiliaresdos Grupos de Famílias já estão rece-bendo um convite por escrito para aúltima reunião preparatória das Mis-sões, que vai acontecer no dia 20 deabril, às 13hs e 30min.7. Semana Santa e Páscoa: No fim desemana concluímos uma das melhoresSemana Santa e Páscoa dos últimos anosem nossa Paróquia. Sempre houve pre-sença e participação acima da média emtodas as celebrações da Quaresma, daSemana Santa e nas missas da Páscoa. OAno da Fé e das Missões está motivan-do muitas pessoas e famílias a uma mai-or participação comunitária.8. Agradecimento: Somos muito agra-decidos a todas as pessoas, grupos, pas-torais e movimentos que ajudaram a or-ganizar e animar todas as Celebrações daQuaresma, Semana Santa e Páscoa. Émuito bonito ver o espírito comunitário,disponível, de alegre doação de tantaspessoas na Comunidade. Tomara Deusque contagiem sempre mais pessoas!9. Coleta da Solidariedade: A Paró-quia agradece a todas as pessoas e fa-

mílias que fizeram seu gesto concretode partilha colaborando na Coleta daSolidariedade. O Ano da Fé e das Mis-sões deve motivar todos os cristãos ca-tólicos para atitudes solidárias.10. Resultado da Coleta e destina-ção: Dois mil, trezentos e trinta e novereais e sessenta e cinco centavos foi oresultado da Coleta da Solidariedade,da Matriz e Capelas. O total foi enca-minhado para a Cúria Diocesana comesta destinação: para a Coleta "LugaresSantos": duzentos e trinta e nove reais;e para o Fundo Diocesano de Solidari-edade e CNBB: dois mil e cem reais esessenta e cinco centavos.11.Grupos de Famílias: Todas as famí-lias da Matriz e Capelas estão sendoorganizadas em Grupos de Famíliastendo em vista as Missões. Os coorde-nadores dos Grupos procurem deixarna Secretaria da Paróquia a relação com-pleta das famílias que fazem parte doGrupo. Nas Capelas, a Coordenaçãodas Missões faça uma relação escritade todos os Grupos.12. Romaria de Nossa Senhora da Saú-de: No dia 14 de abril acontecerá a 10ª

Romaria de Nossa Se-nhora da Saúde, comeste sugestivo lema:"Com Maria, viver ecrescer em Comuni-dade". Convidamosa ComunidadeParoquial para participar no "pacotecompleto": Procissão com saída às9hs; missa e benção da saúde às 10hse, depois, almoço de integração; e às14hs e 30min, oportunidade de Ben-ção da Saúde.13. Paróquia em Missões: Aos pou-cos se aproximam as Missões emnossa Paróquia, que vão acontecer emduas etapas: de maio até 20 de junho,as missões acontecem nos Gruposde Famílias; e entre os dias 20 a 30 dejunho acontecem nas Comunidades,com a presença dos Padres Missio-nários Redentoristas.Você e sua família já tem um Grupo deFamílias para participar nas Missões?14. A Missão se faz:- Com os pés dos que andam...- Com os joelhos dos que rezam...- Com as mãos dos que ajudam...

Pe. Aloisio - Pároco

Com um futebol de qualidade emuito entrosamento, a equipe do Ca-narinho da Linha Cristal, conquistoua primeira edição da Copa Selbachen-se de Futebol, no último domingo (31/03) em jogo realizado no Estádio Mu-nicipal. O Canarinho foi superior aoseu adversário, o bom time do Mou-risco. e aplicou uma goleada de 6 a 0na decisão, com gols marcados por:Jackson, Roger, Fabiano (2) e Tcher-lon (2), o artilheiro da competição comoito gols assinalados.

Neste final de semana a CopaVerão de Vôlei de Areia volta aacontecer na quadra de areia emanexo ao Módulo Esportivo.

Jogos empolgantes valendo aclassificação estão marcados paraeste domingo(07) às 14 horas,confira a tabela de jogos:1° jogo duplas masculino

Copa Verão de Vôlei de AreiaCopa Verão de Vôlei de AreiaCopa Verão de Vôlei de AreiaCopa Verão de Vôlei de AreiaCopa Verão de Vôlei de Areiaprossegue neste final de semanaprossegue neste final de semanaprossegue neste final de semanaprossegue neste final de semanaprossegue neste final de semana

Angel / Andrezinho X Uriel / Mai-kel2° jogo duplas femininoVerônica / Flávia X Marizane / Neli3° jogo duplas masculinoEtson / Mirjano X Arlei / Roger4° jogo duplas masculinoJeovani / Jeferson X Uriel / Maikel5° jogo duplas feminino

CAMPEÃO – CANARINHODisputou 6 jogos, somou 15 Pon-tos, com 5 vitórias e uma derrota.Marcou 30 gols e sofreu apenas 8.

VICE CAMPEÃO – MOURISCODisputou 6 jogos, somou 05 pontos,com uma vitória, 2 empates e 3 derro-tas. Marcou 10 gols e sofreu 18.

GOLEADOR: Tcherlon (Canari-nho) 8 golsDISCIPLINA: Bairro Natalino

Bruna / Jennifer X Juliana / Samara6° jogo duplas masculinoArlei / Roger X Djoni / Josias7° jogo duplas masculinoAlex / Jeferson X Bernardo / Tomás

A final da Copa Verão de Vôleide Areia está marcada para sába-do (13) a partir das 14 horas.Mourisco - Vice-campeão

Canarinho - Campeão

Tcherlon (Canarinho) goleador com 8 gols

Page 11: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

11Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013 Selbach

Aconteceu na quarta-feira (03) às16 horas na Câmara de Vereadoresde Selbach, Audiência Pública quedeu continuidade ao esclarecimen-to para a condução dos trabalhosde reativação dos locais interdita-dos e a liberação de alvarás peloMunicípio através do Corpo deBombeiros.

O Comandante Guido PedrosoMello trouxe informações sobre osassuntos relacionados à seguran-ça, prevenção de incêndios, evacu-

Audiência Pública

O Departamento de Cultura e Tu-rismo, posto de confecção de Car-teiras de Trabalho, informa que de-vido a problemas com a liberaçãode novos números de PIS pela Cai-xa Econômica Federal, a expediçãode novas CTPS está com atraso depelo menos 30 dias. Conforme in-formação recebida da Superinten-dência Regional do Trabalho de

Carteiras de Trabalho

ação em massa e fiscalização emeventos com grande aglomerado depessoas.

Além da Comunidade Selba-chense, foram convidados para aAudiência os dirigentes das se-guintes entidades: C.T.G. Estânciado Imigrante, Clube Aquático, AS-SEPSEL, Salão Dário Müller, Bolãodo Milton, Salão Sefrin, ACIS, Câ-mara de Vereadores, AMAJA, AS-CAMAJA, Prefeitura de Tapera,Colorado, Lagoa dos Três Cantos.

Passo Fundo. Pedimos aos que temprotocolos encaminhados a com-preensão.

Assim que chegarem as cartei-ras já encaminhadas, os titularesserão avisados pelo telefone infor-mado no protocolo.

Mais informações no Departa-mento de Cultura e Turismo pelofone 54 3387-1144.

A diretoria do Grupo de Bo-lãozinho "Amor ao Próximo" avi-sa suas associadas que o jogomensal que aconteceria na quar-

Grupo de Bolãozinho "Amor ao Próximo"

No dia 21 de março, a Secretáriade Saúde do município de Selbach,Rosália Maldaner Chaves, esteveem Porto Alegre participando doSeminário Estadual sobre a GripeInfluenza. Conforme a Secretária,todas as pessoas que fazem partedo quadro prioritário deverão servacinadas entre os dias 15 e 26 deabril. A mobilização nacional acon-tece no dia 20 deste mês.

O Coordenador de Saúde Amau-ri Garzela e as vacinadoras respon-sáveis também estiveram partici-pando de uma reunião na 9ª Coor-denadoria de Saúde, em Cruz Alta,onde receberam novas informaçõese orientações a respeito do vírus,ficando aptos a auxiliar na vacina-ção da comunidade Selbachense.

Município de Selbach preparaMunicípio de Selbach preparaMunicípio de Selbach preparaMunicípio de Selbach preparaMunicípio de Selbach preparacampanha de vacinação contacampanha de vacinação contacampanha de vacinação contacampanha de vacinação contacampanha de vacinação contaa gripe Influenzaa gripe Influenzaa gripe Influenzaa gripe Influenzaa gripe Influenza

A Administração Municipal co-munica que o IPTU 2013, já está dis-ponível para pagamento. As guiasdevem ser retiradas na Prefeiturajunto ao Setor de Arrecadação.

Será concedido desconto de 30%para os pagamentos realizados até odia 10 de maio. Aliquidaçãoda dívi-da poderá ser efetuada na Tesoura-ria da Prefeitura, Banco Banrisul,Banco do Brasil e Casa Lotérica - CEF.

Após o vencimento, o pagamen-

Contribuinte Selbachenseto deverá ser feito somente na Te-souraria da Prefeitura, sem o des-conto e com acréscimo de multa de1,5%, juros de 0,5% ao mês e corre-ção monetária pelo IGPM.

Para o esclarecimento de even-tuais dúvidas, o contribuinte deveentrar em contato com os servido-res disponíveis e aptos para esteatendimento, junto ao Setor Tribu-tário da Prefeitura de Selbach, an-tes do vencimento das faturas.

A EMEI Nossa Senhora MariaAuxiliadora realizou na noite de 27de março a primeira reunião comos pais dos alunos que frequen-tam a escola, Na noite foram trata-dos assuntos diversos do interes-se de todos. Na oportunidade a Se-cretária da Educação HildegardBock Müller fez a apresentação doquadro funcional da escola, des-tacando a importância de um tra-balho de qualidade, que perpassatodos os setores e todos os en-volvidos. A Drª Marta Guitel, fezexplanações sobre as medidas queforam adotadas pela Escola, paraum maior controle das viroses, pre-sença constante nos espaços es-colares pela quantidade de alunosem um mesmo espaço e pelas for-mas de transmissão. Destacou anecessidade da adoção de medi-das preventivas e que certamentediminuirão a incidência das mes-mas. Em seguida procedeu-se aeleição da nova diretoria da APMque ficou assim constituída:

DIRETORIA DO APM - 2013E.M.E.I. NOSSA SENHORA MA-

RIA AUXILIADORAPRESIDENTE:Maikel Armando Schreiner e Jana-ína Schiemer da R. Schreiner

EMEI Nossa Sra Maria AuxiliadoraEMEI Nossa Sra Maria AuxiliadoraEMEI Nossa Sra Maria AuxiliadoraEMEI Nossa Sra Maria AuxiliadoraEMEI Nossa Sra Maria Auxiliadorarealiza reunião com os paisrealiza reunião com os paisrealiza reunião com os paisrealiza reunião com os paisrealiza reunião com os pais

Reunião escolhe nova diretoria da APM da escola

VICE-PRESIDENTE:Leandro Maldaner e Cleide Maldaner1º TESOUREIRO:Gilson Werlang e Neiva Werlang2º TESOUREIRO:Rosana Frey Manfrim1ª SECRETÁRIA:Marieli Müller2ª SECRETÁRIO:Marcos Neri Staudt e Paula JulianeA. StaudtCONSELHO FISCAL:Luiz Fernando Shaker e Mirian KuhnAndré Rogério Tonelli e DéboraKnopf dos Santos Tonelli

Anderson Feldkercher e Kátia Pas-sinattoEQUIPE DIRETIVA: Maria Cristi-na Backes Weber

Os avisos gerais referiram-se aquestões práticas do dia-a-dia daescola, com relação aos alunos e otrabalho que está sendo desenvol-vido. A direção destacou a impor-tância de os pais confiarem na es-cola que os filhos frequentam,como premissa de uma educaçãode qualidade, que tem o alunocomo o centro de todas as ações ea razão principal do trabalho.

Vacinação contra agripe 201315 a 26 de abrilUnidade Básica deSaúde da cidadeDas 7:30 às 11:30 e13:30 às 17 hs

ta-feira dia 3 de abril, foi transfe-rido para o dia 17 de abril, na co-zinha do salão paroquial com iní-cio às 14 horas.

Grupos Prioritários:

* 60 anos ou mais

* Gestantes em qual-quer idade gestacional* Portadores de doen-ças crônicas

* Crianças de 6 mesesa menos de 2 anos*Puérperas até 45 diasapós o parto*Trabalhadores desaúde

Na noite de quarta-feira (3), tendopor local o Bar, Bolão e Salão Muller,aconteceu a reunião mensal da As-sociação Comercial e Industrial deSelbach (ACIS). A mesma iniciou às19h30min e entre seus vários assun-tos esteve a apresentação da novadiretoria, recém eleita, e o resultadoda audiência pública com o coman-dante geral do Corpo de Bombeirosdo RS, que aconteceu á tarde, naCâmara de Vereadores.NOVA DIRETORIA:Presidente: Roberto Seibel (Comer-cial Selbach)Vice-presidente Comércio: Mau-ro Zanatta (Lojas Mazan)Vice-presidente Indústria: LuizReichert (Fecrei)Vice-presidente Agropecuária:

ACIS apresenta novaACIS apresenta novaACIS apresenta novaACIS apresenta novaACIS apresenta novadiretoria em reunião mensaldiretoria em reunião mensaldiretoria em reunião mensaldiretoria em reunião mensaldiretoria em reunião mensal

Maiquel Schreiner (Ouro Branco)Vice-presidente Prestação de Ser-viços: Tobias Bohrer de Moares(Banrisul)1º Tesoureiro: Henrique Jacó Wer-lang (Recanto do Mel)2º Tesoureiro: Helho José Huppes(Oficina Irmãos Huppes)1ª Secretária: Classi Roveda (Con-fecções Roveda)2ª Secretária: Liége Huppes (Far-mácia Viva Bem)Conselho Fiscal: Ariel Ludwig Wi-llig (Rádio Princesa), Renê JulianoKolling (Jornal Mais Notícias) e Jar-del Maldaner (Casa das Tintas)Suplente Conselho Fiscal: EdilsonMoresco (Super dos Amigos), VeraMarasca (Super Santa Clara) e Ru-dinei Pazzinatto (Lojas Becker).

Page 12: Jornal Tribuna do Alto Jacuí

Tribuna do Alto Jacuí | Sexta-feira, 05 de Abril de 2013

América recebe a ASIFAmérica recebe a ASIFAmérica recebe a ASIFAmérica recebe a ASIFAmérica recebe a ASIFde Ibirubá no sábadode Ibirubá no sábadode Ibirubá no sábadode Ibirubá no sábadode Ibirubá no sábado

SojaTrigoMilhoDólarEuroOuroPetróleo

R$ 54,00R$ 30,50R$ 23,00R$ 2,02R$ 2,59R$ 100,71R$ 107,28

Cotações dia 04/04/2013

COTAÇÕESCOTAÇÕESCOTAÇÕESCOTAÇÕESCOTAÇÕES

Falta pouco para o Arsenal es-trear na Série Prata. Após algunsamistosos realizados no mês demarço, a equipe de Não-Me-Toquecomeça a temporada oficialmenteneste sábado (06), enfrentando oUnião, em Nova Prata. A partidaestá marcada para às 19 horas.

Para a disputa da Série Prata, otreinador do Arsenal Aldo Johannterá a sua disposição os seguintesjogadores inscritos na FederaçãoGaúcha de Futebol de Salão (FGFS).São eles: Goleiros – Diony RobertoStumm, Luciano de Quadros Simase Ruan Carlo Policeno; Fixos – An-dré Giliardi Lopes (Giba), MarcelMissio e Clóvis Fernando Birck;Alas – Marcelo André Todeschini,Cássio Oliveira da Rosa, MarcoAurélio dos Santos (Marquinho),Lucas Santos da Silva, Iago Ma-teus Quadros de Oliveira, RanieriPorto Barbosa, Joelson Alves Fi-gueira e Tiago Rocha; Pivôs – Fá-bio Odair de Almeida Bueno, Tulio

Chegou a hora, a Série Prata 2013de Futsal inicia no sábado dia 6 deabril. A equipe do América de Tape-ra treinada pelo técnico Ronaldãoenfrenta no Módulo Esportivo, obom time da ASIF de Ibirubá treina-da pelo experiente Jaques Cavali.Certamente será um ótimo jogo defutsal para um grande público. Asduas equipes realizaram trabalhos depré-temporada e certamente estãobem qualificadas para fazerem umjogo de muita entrega e qualidade.Assim como as equipes, os torce-dores de ambos os times estão fo-cados neste grande jogo, tanto aComando Vermelho do América queinclusive publicou nas redes socialum video motivador para a estréia eestará presente no Módulo com for-ça total para empurrar a equipe embusca da vitória. Já pelo lado daASIF, a torcida organizada ASIFa-náticos esta mobilizada para levaraté Tapera um grande número detorcedores e com isso deixar a equi-pe bem a vontade como se estives-se jogando em sua própria casa.

A disputa deste ano terá 13 equi-pes. Aqui da região, além do Amé-rica/GF/Fepol/Marasca, estãoACAF (Cruz Alta), Arsenal (Não-Me-Toque) e ASIF (Ibirubá).

As demais equipes participan-tes são: ACLE (Cerro Largo), AGF(Guaíba), Alvorada, ASTF (Teutô-nia), Lagoense (Lagoa Vermelha),Milan (Lagoa Vermelha), Sapucai-ense (Sapucaia do Sul), Tapejara eUnião (Nova Prata).

SISTEMA DE DISPUTA1ª Fase - Jogos de todos contra

todos, classificando-se os oito pri-meiros.

2ª Fase - Quartas de FinalAs oito equipes serão divididas

em quatro grupos de duas cada,onde se enfrentarão em jogos de

Arsenal de Não-Me-Arsenal de Não-Me-Arsenal de Não-Me-Arsenal de Não-Me-Arsenal de Não-Me-Toque estreia nesteToque estreia nesteToque estreia nesteToque estreia nesteToque estreia nestesábado na Série Pratasábado na Série Pratasábado na Série Pratasábado na Série Pratasábado na Série Prata

ida e volta. Classificam-se as equi-pes que somarem o maior númerode pontos dentro dos seus grupos:1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

3ª Fase - Semifinal: As quatroequipes serão divididas em doisgrupos de duas equipes cada, ondese enfrentarão em jogos de ida evolta, classificando-se as equipesque somarem o maior número depontos dentro dos seus grupos:Vencedor de 2 x Vencedor de 5 eVencedor de 3 x Vencedor de 4.

4ª Fase - Final: As duas equi-

pes finalistas se enfrentarão em jo-gos de ida e volta. A equipe commelhor campanha deverá decidir ocampeonato em sua casa.

AméricaAméricaAméricaAméricaAmérica

ASIFASIFASIFASIFASIF

Poliana Patricia Glienke/Assessoria de Imprensa do Arsenal

Marcus Cerutti, Alesson MatheusFerreira, Jeferson Guedes Brizola(Guedes) e Dionatã Vicente da Fon-seca.

A competição que inicia nestesábado terá 13 equipes disputan-do as duas primeiras posições quegarantem vaga à elite do futsal ga-úcho – a Série Ouro de 2014. Sãoelas: Arsenal de Não-Me-Toque,União de Nova Prata, ACAF deCruz Alta, AGF de Guaíba, ACLEde Cerro Largo, América de Tapera,ATF de Tapejara, Lagoense de La-goa Vermelha, ASTF de Teutônia,Sapucaiense de Sapucaia do Sul,ASIF/Vence Tudo de Ibirubá, Al-vorada Futsal de Alvorada e Milande Lagoa Vermelha.

O Arsenal fará a sua estreia emcasa no próximo sábado (13), às 20horas, contra a equipe da AGF deGuaíba. O torcedor é peça funda-mental para apoiar e torcer pela vi-tória da agremiação não-me-to-quense na Série Prata.

Jogos da1ª Rodada

Tapera: América x ASIFCruz Alta: ACAF x LagoenseCerro Largo: ACLE x AlvoradaGuaíba: AGF x SapucaienseNova Prata: União x ArsenalTapejara: Tapejara x ASTF

O Campeonato Municipal deFutebol Society tem data definidapara começar. A primeira rodadaacontecerá no dia 27 de abril (sá-

Vai começar o Campeonato Vai começar o Campeonato Vai começar o Campeonato Vai começar o Campeonato Vai começar o Campeonatode Futebol Society de Lagoade Futebol Society de Lagoade Futebol Society de Lagoade Futebol Society de Lagoade Futebol Society de Lagoa

bado), a partir das 13h30min, nocampo do Lagoense.

O Campeonato de Futebol Socie-ty terá a participação de nove equi-pes: DNR Construções, Capri, Cotri-jal, Holzbein, Os Deustch, Oriental A,Oriental B, Os Renegados e Real.Os confrontos da 1ª Rodada:DNR Construções x Os RenegadosReal x Oriental AOriental B X HolzbeinCapri x Cotrijal

O Campeonato terá turno únicono qual os dois primeiros coloca-dos estarão diretamente classifica-dos para a Semifinal. As outras duasvagas serão disputadas entre o 3º,4º, 5º e 6º colocados.