jornal eco do jacuí - dezembro / 2012

8
Pág. 03 Pág. 08 Pág. 03 Eldorado do Sul - RS - Ano VIII - Edição nº 119 - Dezembro / 2012 - Primeira Quinzena - Distribuição Gratuíta IMPRUDÊNCIA Transforma o trecho da BR 290 entre Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos num dos mais perigosos do estado. Eldorado do Sul debate PMSB Guaíba terá fábrica de Aerogeradores Descaso com vidas humanas Ultrapassagem em cima da ponte em Arroio dos Ratos Colisão no trevo de acesso à Charqueadas Atropelamento no perímetro urbano em Eldorado do Sul www.jornalecodojacui.com.br “Compromisso com a verdade” No site No site Pág. 03

Upload: rogerio-dias

Post on 16-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Eco do Jacuí - Edição de dezembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Pág. 03Pág. 08

Pág. 03 Eldorado do Sul - RS - Ano VIII - Edição nº 119 - Dezembro / 2012 - Primeira Quinzena - Distribuição Gratuíta

IMPRUDÊNCIA Transforma o trecho da BR 290 entre Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos num dos mais perigosos do estado.

Eldorado do Sul debate PMSB Guaíba terá fábrica de Aerogeradores

Descaso com vidas humanas

Ultrapassagem em cima da ponte em Arroio dos Ratos

Colisão no trevo de acesso à Charqueadas

Atropelamento no perímetro urbano em Eldorado do Sul

www.jornalecodojacui.com.br

“Compromisso com a verdade”

No site No site

Pág. 03

Page 2: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Dezembro/2012 - Primeira Quinzena

ECO DO JACUÍ COMPANHIA JORNALÍSTICA LTDA.

CNPJ n° 06.894.675/0001-08INSCRIÇÃO MUNICIPAL n° 4166-1

wwwwwwwwwwwwwww..... jorjorjorjorjornalecodojacuinalecodojacuinalecodojacuinalecodojacuinalecodojacui .com.br.com.br.com.br.com.br.com.br

jorjorjorjorjornalecodojacuinalecodojacuinalecodojacuinalecodojacuinalecodojacui@[email protected]@[email protected]@hotmail.com

Av. Roque J. O. Giacomelli, 542CEP 92990-000 Parque Eldorado

Eldorado do Sul/RS Caixa Postal: 263

O Jornal Eco do Jacuí não se responsabilizapor conceitos expressosem artigos assinados.

* Colunistas e colaboradores

do Jornal Eco do Jacuí

não são remunerados.

02

Diretora Executiva:Elisabete Troleis Ribas

Colunista:Jornalista Isnar Ruas

Diretor Editorial: Daniel RibasComercial: Raquel Ribas

O patrão Darci Foletto está com boa expectativacom relação as comemorações programadas paramudança de ano.

Ele acha mesmo que ”o que foi planejado marcaráépoca na vida do CTG Sesmaria dos Farrapos”

Iniciando pelo grande baile de encerramento, queterá como animador o Grupo D’Marca Gaúcho,no dia 15 de dezembro, às 23 horas, com apresença de associados e de grande número deconvidados já confirmados, onde haverá pelaprimeira vez sorteio de quatro prêmios para ossócios, o Patrão segue, depois, pelo Rodeio dejaneiro que inicia atividades do próximo ano.

RODEIO EXPONENCIAL

O Grande Rodeio nos dias 11, 12 e 13 de janeiro,já está praticamente com os limites de inscrição emfase final.

Além de contar com a presença de participantesassociados, deve se constituir em atrativopermanente para todo o resto do ano. Esta étambém a previsão do Patrão da Campeira,Hermes de Souza Tavares, que já manteve oscontatos necessário. Irão participar cavaleirosda maioria dos municípios gaúchos .

Jornalista I.C.Ruas.

Final de Anocom grandes atrações

no CTGSesmaria dos Farrapos

O que a mídianão mostra

A Comissão Econômica para América Latina eCaribe, Cepal, divulgou nesta terça-feira (27) quea região irá finalizar o ano com 167 milhõesdepessoas na pobreza, equivalentes a 28,8% dapopulação.O relatório “Panorama Social da América Latina2012” destaca que 1 milhão de pessoas saíram dasituação desde o ano passado e a tendência debaixa deve continuar. Segundo a Cepal, as atuaistaxas de pobreza e indigência são as mais baixasdas últimas três décadas. No Brasil, 20,9% dapopulação vivia na pobreza em 2011.

RendaJá o número de latino-americanos indigentes deveficar estável, com 66 milhões de pessoas nessasituação. A Cepal destaca que o aumento doingresso no mercado de trabalho foi o fator maisdeterminante para a redução da pobreza.A desigualdade na distribuição de renda continuasendo um dos desafios da América Latina, comaltos níveis de concentração de renda no Brasil,Chile e Colômbia, onde em média 40% da rendavai para os mais ricos e entre 11% e 15% para osmais pobres.

SocialA Cepal destaca ainda que no ano passado, houvecontração dos gastos públicos sociais parafortalecer as finanças públicas. Em relação ao setorde serviços e cuidados, 94% das trabalhadorassão mulheres, sendo que a maioria trabalha no serviço doméstico e outra parte, no setor deeducação e saúde.No documento, é feita uma recomendação aosgovernos, pedindo um novo balanço sobre o papeldo Estado, do mercado, das famíliasecomunidades. A Cepal apela ainda a um novocontrato social que crie um novo vínculo entre asesferas pública e privada de trabalho e gere efeitospositivos ao desenvolvimento produtivo.

De Nova York, da Rádio ONU, Leda Letra.Fonte: Radioagencia NP ...

“Panorama Socialda América Latina 2012”

A preocupante violênciaà mulher e sua proteção

O dia 25 de novembro de 2012 foi instituído comoo Dia Internacional de não violência à mulher. AConstituição Federal, em especial o teor do artigo 226,confere ao Estado o dever de proteger a família, como baseda sociedade e, ainda, de assegurar a assistência à famíliana pessoa de cada um dos que a integram, criandomecanismos para coibir a violência no âmbito de suasrelações.

Como tal, no dia 7 de agosto de 2006 foi sancionadaa Lei 11.340, que cria mecanismos para tolher e prevenir aviolência doméstica e familiar contra a mulher. É conhecidacomo a Lei Maria da Penha por levar o nome da ativistacearense que se tornou símbolo da luta contra a violênciadoméstica, depois de ter sido espancada por mais de 10anos pelo marido, que acabou deixando-a paraplégica apósdesferir um tiro nela.

Mesmo sendo considerada como um modelointernacional de legislação de proteção à mulher, após seisanos de sua promulgação, dados ainda revelam o crescentenúmero de denúncias envolvendo violência à mulher.Paralelamente à promulgação da lei, foi lançado o serviçoLigue 180, que recebeu quase três milhões de ligações nesseperíodo, sendo 330 mil envolvendo denúncias de violência.

Aliás, este ato está vinculado, quase sempre, aouso da força física, psicológica ou intelectual com vista aobrigar outra pessoa a fazer algo que não quer.Especificamente na violência à mulher, conforme apontamos estudos realizados, os principais fatores que contribuemé o machismo e o alcoolismo.

O medo ainda é apontado como a razão principalpara evitar a denúncia do agressor. Em contrapartida, apartir da Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade, a violênciadoméstica passou a adquirir visibilidade e,consequentemente, proteção.

Foram instaladas delegacias de atendimento ámulher, centros de referência, casas abrigo e o PoderJudiciário passou a ter estrutura específica, com os juizadosespecializados em violência doméstica. No Brasil, de acordocom dados obtidos na Secretaria de Políticas para Mulheres,temos 375 Delegacias Especializadas, 115 núcleos deatendimento, 207 centros de referência, onde são prestadasatenção social, psicológica e jurídica, 72 casas abrigo e 51Juizados Especializados em Violência Doméstica, além de42 varas adaptadas.

Conforme dados divulgados pela Agência PatríciaGalvão, a partir de pesquisas realizadas por diversosórgãos, de 1980 a 2010, foram assassinadas no país pertode 91 mil mulheres no Brasil, 43,5 mil só na última década;seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher quefoi vítima de violência doméstica; 91% dos homens dizemconsiderar que “bater em mulher é errado em qualquersituação”; uma em cada cinco mulheres considera já tersofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte dealgum homem, conhecido ou desconhecido”; 66% dasbrasileiras acham que a violência doméstica e familiar contraas mulheres aumentou, mas 60% acreditam que a proteçãocontra este tipo de agressão melhorou após a criação daLei Maria da Penha.

Embora a violência à mulher atinja níveisassustadores, identifica-se que a sociedade está muito maisconsciente da existência dos mecanismos estatais existentescapazes de garantir às mulheres a necessária proteção deseus direitos humanos. E, por evidente, com a reiteradaaplicação dos dispositivos legais existentes, eventuaisdificuldades do sistema vão sendo afastadas até a completae necessária consolidação do sistema protetivo.

Lizete Andreis SebbenDesembargadora TJRSwww.lizetesebben.com.br

Page 3: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

03Dezembro/2012 - Primeira Quinzena

BR 290 Km 143 - Eldorado do Sul

Aqui você encontraAtendimento veterinário - Medicamentos

Rações das melhores marcasInsumos - Jardinagem

F: 3481 1460

2

anos

Imprudência na BR 290e descaso com vidas humanas

O coordenador da FrenteParlamentar Pró-Construção doHospital Regional Centro-Sul/Carbonífera, deputado estadualJosé Sperotto (PTB), recebeunesta quarta-feira (5) o presidentedo Conselho de Saúde de Guaíba,Lazaro Ferreira, que estavaacompanhado por Vladimir Soska.Na oportunidade, Sperottoaproveitou para explicar como vaifuncionar a Frente Parlamentar etambém solicitou o apoio doConselho de Saúde em prol daconstrução da unidade hospitalarde média e alta complexidade quevai atender a população dos 22municípios das duas regiões.O presidente do Conselho de

A Frente Pró-Construção HospitalRegional vai buscar junto aosgovernos estadual e federal,recursos para a implantação daunidade hospitalar que vaipossibilitar serviços de saúde paracasos de média e altacomplexidade em áreasassistenciais de grande demandae carência, reduzindo adependência que os municípiostêm dos hospitais de PortoAlegre.”Não temos em algumascidades nem maternidade. Umexemplo é Guaíba, onde ascrianças estão nascendo emPorto Alegre. Daqui algum tempoos municípios não terão maiscidadãos nascidos em suasterras”, argumenta Sperotto.

A construção poderia seguir omodelo de outros hospitais,prevendo a criação de umaestrutura com 350 leitos paraatendimento de obstetrícia de altorisco, procedimento de traumato,ortopedia, cirurgias gerais, clínicamédica, pediatria, psiquiatria,neurocirurgia e maternidade. Oprojeto prevê ainda leitos deUnidade de Tratamento Intensivo(UTI) adulto, pediátrica e neonatal,além de serviços como radiologia,tomografia e atendimentoambulatorial.

Para Sperotto, além de atender oscidadãos e dar condições aosdoentes de ficarem próximos aosfamiliares, a instalação da unidadevai gerar centenas de empregosdiretos e indiretos. A iniciativa vaifavorecer uma cadeia de outrossegmentos, desde o posto degasolina aos comerciantes doentorno, representando umaimportante conquista também paraa economia.

Os municípios que serãobeneficiados pela construção dohospital regional: Guaíba, Barra doRibeiro, Mariana Pimentel, Barãodo Triunfo, Sertão Santana,Sentinela do Sul, Cerro Grande doSul, Amaral Ferrador, Chuvisca,Tapes, Arambaré, Camaquã,Cristal, Dom Feliciano, Eldoradodo Sul, Arroio do Ratos, Butiá,Minas do Leão, Charqueadas,Triunfo, São Jerônimo e GeneralCâmara.

Conselho de Saúde de Guaíba

quer Hospital Regional

Saúde de Guaíba, comunicou aoparlamentar que está junto nestaluta..

No dia 30 de maio de 2010noticiamos um acidente naBR 290 em que um moradordo Parque Eldorado, aotentar atravessar a rodoviaem seu veículo Fusca naaltura do Km 144 em frenteao pórtico de entrada doGuaíba Country Clube, foiarrastado por uma carretaque vinha em alta velocidadee jogou seu veículo para ooutro lado da pista.

Na oportunidade seu Waldemardisse ao Jornal Eco do Jacuí: “Estáficando quase impossívelatravessar a BR nos finais desemana.”Hoje, dois anos e meio depoisdaquele acidente Sr. Waldemarnão teve a mesma sorte. Destavez, ao tentar cruzar a rodovia emsua bicicleta, foi atropelado por umveículo que provavelmentetambém trafegava acima do limitede velocidade estabelecido para olocal.Seu Waldemar tinha razão:

:

“Está ficando impossívelatravessar a BR nos finais desemana”.

Felizmente o motoristaWaldemar José Wugt (decostas – de chapéu) nadahavia sofrido, foram apenasdanos materiais (a carretaarrancou a roda e oparalama dianteiro do ladodo motorista) Segundo umapessoa que presenciou oacidente: “ Foi ummilagre”.

Morte anunciada

Na tarde do sábado (01)mais um morador do Parque Eldoradoperdeu a vida na BR 290. O produtor rural Valdemar Vogt foiatropelado por um veículo Renault que provavelmente transitavaacima do limite de velocidade.

O veículo foi retirado do lo-cal antes da chegada da perí-cia.

O corpo do Sr Valdemar fi-cou estendido às margens daBR 290 à espera da perícia.

Comunidade promete novo protesto

A comunidade do ParqueEldorado que frequentementetem presenciado acidentes commorte no seu perímetro urbanopromete protestar novamentebloqueando a rodovia se nenhu-ma providência for tomada.

Já se passaram mais de umano da vinda do então Secretá-rio Estadual de Infraestruturae Logística Beto Albuquerqueque em reunião no GuaíbaCountry Clube com represen-tantes do DAER, DNIT,UNIVIAS, PRF autoridades ecomunidade. Na oportunidadeBeto Albuquerque prometeuuma força conjunta para aca-bar com os problemas.

A PRF prometeu usar rada-res móveis nos finais de sema-na, a Univias executar umaobra de redutores de velocida-de.

De lá para cá já morreramdois moradores do ParqueEldorado.

O Povo quer saber

1) Porque a Univias estárecapando toda a BR 290 seo PT prometeu acabar comos pedágios?

2) E se tem dinheiro pararecapar todo o trecho entreEldorado do Sul e Arroio dosRatos, porque alegaram nãoter dinheiro para fazer a obraem frente ao Guaíba CoutryClube?

3) Quando será o próxi-mo bloqueio da rodovia?

4) Quantas pessoas maisprecisam morrer?

Page 4: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

04 Dezembro/2012 - Primeira Quinzena

Lika’sCia da Beleza

Manicure - pedicure - corte - penteado

massagem - depilação - maquiagem

Fone: 3481 2175 Atendemos de segunda à sábado

Rua do Comércio, 4273 - Parque Eldorado

Anuncie

9842 2659

ONG Cooplantio faz doaçãode Natal ao Centro Bom pastor

A ONG Cooplantio visitou oCentro de Recuperaão eReintegração Social BomPastor na quarta-feira (21)para levar suas doações denatal 2012. A assistente socialSolange Oliveira e pelapresidente Nadine Benvenutiaproveitaram a oportunidadepara conhecer asdependências do Centro querecebe dependentes químicosde todo o Brasil e até mesmodo exterior (atualmente

existem 06 internos doUruguai fazendo o tratamentoem Eldorado do Sul)O Centro Bom Pastor é umaentidade sem fins lucrativosque vem a mais de dois anosrecuperando jovensprincipalmente dadependência do crack e osreinserindo na sociedadeatravés do tratamentofundamentado bo tripé

O ev. Gelson Antunes, presidente doCentro Bom Pastor explica às visitantes ofuncionamento da entidade.

Doações como a da ONGCooplantio (acima) podem mudaro natal dos mais de 20 internos doCentro de Recuperação.

Doe: 3481

No dia 26 de novembro de2012, foi discutido o contratocom a Corsan para o Saneamento Básico dacidade, a participação dosrepresentantes da cidade foi grande. Comporam a mesa Sr.Rogério Oliveira, Corsan, Sr.Savinho, vereador e futuro vice-prefeito, VereadorJoão Ferreira, Vereador

Rogério Munhoz, oSecretário do Planejamento, CarlosMarçal, Dr. FernandoMoretto, Advogado daProcuradoria Jurídica, João Carlos Vieira,Prefeito em exercício e o Sr.Ernani Gonçalves, que deu uma pausa nas férias paraprestigiar este momento tãoimportante para a cidade.

O Sr. Rogério Oliveira daCorsan, apresentou o projetoque foi feito a partir do Plano realizado através daparticipação popular.Considerou importante aparticipação da Corsan em todas as audiênciaspúblicas que tratem da água eesgotamento.

Os principais pontosdebatidos foram a distribuiçãode água potável no Parque Eldorado e Delta do Jacuí, mastodos consideraram muitoimportante essa renovação contratual que está de acordocom o crescimento deEldorado do Sul. Junto nesta notícia estão anexados oDecreto e o Plano Municipalde Saneamento Básico. ...

Contrato com a Corsan é discutidoem Eldorado do Sul

Distribuição de água potável no Parque Eldorado é um dos pontos principais

Parlamento gaúcho presta homenagem

pelos 25 anos do Projari O presidente da Assembleia Legislativa RS, Alexandre Postal(PMDB), e o deputado José Sperotto (PTB) prestaramhomenagem aos 25 anos do Projeto Artesanato, Recreação eInformática (Projari), de Guaíba, nessa terça-feira (5), na Salada Presidência do Parlamento gaúcho. “Estas irmãs evoluntários estão doando suas vidas por um projeto que é cadaum e cada uma de vocês”, disse Postal ao se dirigir a criançase adolescentes beneficiados pela iniciativa. Além do deputadoproponente, Sperotto, participaram o deputado Cassiá Carpes(PTB), o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e o vice-prefeito, Marcelo Maranata, entre outros. Postal se dirigiu às crianças e adolescentes para falar do papeldos estudos, longe das drogas, na conquista do sucesso e dalongevidade. “Estudem bastante, pratiquem esportes, sedediquem”, aconselhou. O Projari oferece cursos também comvistas à geração de renda e desenvolvimento doempreendedorismo. As atividades levam em conta o valor davida e o respeito ao meio ambiente, conforme foi destacadodurante a solenidade. Por sua vez, Sperotto se referiu à história e ao trabalhodesenvolvido pela equipe do Projeto, ressaltando as atividadesno âmbito socioeducativo, profissionalizante, artístico, cultural,esportivo e de lazer no município de Guaíba. Encerrou suamanifestação citando uma frase de Dom Helder Câmara:“Sonho que se sonha só é pura ilusão”. A diretora do Projeto, Nilva Dal Bello, agradeceu pelahomenagem e dedicou a placa alusiva aos 25 anos a todosparceiros e pessoas atendidas pelo Projari, em especial, alunospresentes no ato. Ela falou sobre a importância da construçãodo novo nas atividades promovidas junto a crianças eadolescentes, desenvolvido no contexto da visão do projeto: Serreferência na formação integral do ser humano, no exercício dacidadania, na partilha dos saberes e no desenvolvimento daspotencialidades. Ela destacou também que as ações acontecemporque existem parcerias no município. O lema adotado éSomos importantes, fazemos a diferença. ConviteDurante a solenidade, o presidente recebeu convite paraparticipar das comemorações dos 25 anos do Projari, no dia 15de dezembro, em Guaíba.

Page 5: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Dezembro/2012 - Primeira Quinzena 05

Mercado Parque das AcáciasJOMARIS Comércio de Alimentos

F: 9693 4071 / 9976 3724 - 3481 1540Tele-Taxi 24 horas

Bazar - Avon - Natura - Langery

BR 290 - Km 142 - Estrada 22 N.46

Aqui tem ECO do Jacuí

SupermercadoCOLLOVINI

BR 290 - Km 144 - P. Eldorado

(51) 3481 1632

Entrega de Rancho GRÁTIS

Mini Mercadoda Rosa

Sacolão - Frango - Refri - Etc...

Ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Parque Eldorado

LOPES 3481 1510Material de Construção

Feliz Natal !

“Que a estrela principal do Natal,Jesus Cristo,seja uma luz a brilhar semprena vida daqueles que o buscam”.

Quero agradecer publicamente a todosque me apoiaram, tanto na campanhaquanto na confiança em mim depositada.

Dunga 2012

Quatro equipes disputaram otorneio no dia 24 sábado noginásio do União., Câmara deVereadores, Secretaria daFazenda, Secretaria de Obrase Secretaria de ComprasJogando todos contra todos,no primeiro jogo, a equipe daFazenda venceu Compras, nosegundo jogo a Câmaravenceu Obras.O resultado final foi: 1º lugarCâmara, 2º Fazenda, 3ºObras e 4º Compras. OGoleador foi CristianoFonseca, o goleiro menosvazado, Rogério Romaq, oBolsa cheia, Nilton Arreal e oBola Murcha HermetoRamires.

Câmara é campeã do 6º Troféu dos Servidores Municipais

Rogério Munhoz, Paulinho Batista, Vilmar, Rogério Romaq,Gilmar (Pito) Chico Colono, Marcelo Cordeiro, Luiz Carlos(Patrola) e Carlos Alberto e Dunga

Vereador Teixeirinha vai a Brasíliatratar de emendas na área de Saúde

O vereador progressista JoséCarlos Menezes Silveira(Teixeirinha) de Arroio dos Ratos esteve reunido comdeputado federal AfonsoHamm (PP-RS), nestasemana, em Brasília. Oencontro teve como propósitotratar de dois importantesassuntos para o municípioemendas na área de Saúde eo segmento do carvãomineral. Afonso Hammdestinou uma emenda para omunicípio no OrçamentoGeral da União de 2013, no

valor de R$ 100 mil e que jáestá empenhada. O recursoserá destinado para aquisiçãode um veículo tipo passeiopara Programa Saúde daFamília (PSF), umamalgamador odontológico,um aparelho de Raio X –Odontológico, cinco aparelhos de ar condicionado,seis armários, três armáriosvitrine, duas autoclaves horizontais de mesa, 50 litros,uma balança antropométrica,dois bebedouros/purificadorrefrigerado, um bisturi elétrico

(até 165 w), duas cadeiras derodas, uma cadeiraodontológica completa(equipo/sugador/refletor), um cardioversor/desfibrilador, umcompressor odontológico, umcomputador (desktop-básico), um foco refletorambulatorial, uma geladeirapara conservação de vacinas 280 Lts, duas impressoras alaser (comum), 14 longarinas,duas macas, uma mesa auxiliar, uma mesaginecológica, dois no breakpara Computador, doistelevisores, um ultrassomodontológico, doisventiladores de teto. Todosesses equipamentos serãodestinados para atender aosusuários da Equipe de Saúdeda Família, ESF III – Dr.Aurélio Rodrigues Ariza,Bairro Santa Bárbara. Overeador destacou aimportância desta emenda queirá promover melhorias do setor de saúde. “O deputadoatendeu ao meu pedido e doPartido Progressista, viabilizando melhorias para omunicípio”, assinala.

O vereador José Carlos Menezes Silveira (Teixeirinha) com odeputado Afonso Hamm

MarmitexR$ 7,50

Segunda a Sábado até as 13:30hsTele - entrega

3481 1183 / 9949 8384

Feliz Natal !

O Natal não é um momento nem uma estação, senãoum estado da mente. Valorizar a paz e a generosidadee ter graça é compreender o verdadeiro significado deNatal.Que nesse Natal todas as pessoas possam perceberque vale a pena viver mais um Novo Ano.

Para quem busca Cristo,sempre é natal!

Page 6: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Dezembro/2012 - Primeira Quinzena06

T a x i Banca de jornais

Guaíba Country Clube - Parque Eldorado

Aconteceu está no Eco

Alunos da Escola Sergipedo distrito do Bom Retiro vi-sitam o Centro de Recupera-ção e Reinserção Social BomPastor para mostrar o troféuque receberam retratando ainstituição no Festival de VídeoEstudantil e Mostra de Cine-ma de Guaíba

Escola retrata o combate às drogas

Escola divulga metas e missão

Produtores rurais

recebem os 35 mil alevinos

Os 35 mil alevinos, comprados em conjunto por 22produtores rurais de Guaíba, foram entregues na manhã dessaquarta-feira, 05 de dezembro, no pátio da Prefeitura Municipal.A compra foi organizada pela Secretaria Municipal da Agriculturae Meio Ambiente e Emater/ASCAR, em razão da grandedemanda e do mercado promissor para a piscicultura. Sãoalevinos de carpas, jundiá, trairão e tilápia.

Conforme a chefe do escritório da EMATER/ ASCARde Guaíba, Cora Luciane Mendonça da Silveira, está sendoorganizada uma próxima compra para o início de janeiro. Hojeem Guaíba existem 40 piscicultores e a projeção é comercializar16 toneladas de peixe em 2013. Os produtores interessadospodem solicitar maiores informaçõescom a EMATER/ ASCAR

pelo telefone 3480.4688.

A EMEF Octávio GomesDuarte representou oMunicípio de Eldorado do Sulno Programa Qualidade deEducação Básica - SESIFIERGS, ficando em 18ªcomo destaque no Rio Grandedo Sul onde concorrerá em2013 neste programa.Parabéns ao grupo departicipantes da escola! EMEF

Octávio Gomes Duarterepresentou o Município deEldorado do Sul no ProgramaQualidade de EducaçãoBásica - SESI FIERGS,ficando em 18ª comodestaque no Rio Grande doSul onde concorrerá em 2013neste programa. Parabéns aogrupo de participantes daescola!

Escola representa o município

Nossa MissãoNossa ESCOLA tem pormissão assegurar aos alunos,pais, equipe escolar e comunidade, o mais alto graude satisfação, garantindo umensino de qualidade, a permanência dos alunos naESCOLA, contribuindo paraa formação integral, a fim de que os alunos possam agirpositivamente natransformação do meio emque vivem respeitando a diversidade.

Nossa Visão de Futuro

“Seremos uma ESCOLA dereferência no município deELDORADO DO SUL pela qualidade do ensino queministramos, pelo atendimentoe respeito dispensado aos alunos, pais, equipe escolar, ecomprometimento assumidoem formar um educando na sua integralidade.

Nossos Valores- Excelência – buscamos aqualidade em tudo o querealizamos em nossaESCOLA.- Transparência – orgulhamo-nos de ter uma comunidadeaberta e honesta- Valorização – incentivamos,valorizamos e reconhecemosas contribuições individuais e coletivas denossos alunos, pais, equipeescolar e comunidade.- Igualdade – tratamos comequidade nossos alunos,respeitando as necessidadese a capacidade de cada um.- Ética – promovemos ocomprometimento com obem, a verdade e ocompromisso com a comunidade em quevivemos....

Membros da Igreja Assembléia de Deus de Eldorado do Sul - Distrito Parque Eldoradocomemoram o aniversário do Ev. Ubirajara Oliveira, encarregado do distrito.

Page 7: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Dezembro/2012 - Primeira Quinzena 07

[email protected]

Rua Antônio Fidélis dos Santos, 909Centro - Arroiodos Ratos / RS

Medicina Natural em foco no Arroio dos Ratose Parque Eldorado

No ultimo domingo dia 2 de dezembro de 2012 oProfessor de Naturopatia Josadaque da Conceição dacidade de Curitiba PR, juntamente com sua equipe deapoio senhor Luiz Carlos representante do ServiçoEducacional Naturismo e Bem esta Social de PortoAlegre RS e a Terapeuta Holística, Ângela Maria LMeireles juntamente com esposo Sólon Da Silvaestiveram realizando no salão do CTG Davi Canabarroem Arroio dos Ratos uma palestra sobre MEDICINANATURAL E QUALIDADE DE VIDA. O Jornal Eco do Jacui e no local entrevistandoprofessor Josadaque da Conceição

Professor Qual a importância da Naturopatia!O estilo de vida moderno, marcado por hábitosirregulares, agitação, e stress, vão minando eenfraquecendo a resistência, a reação e a capacidadede assimilação do nosso corpo, instalando um estadode “desequilíbrio” ao qual denominamos de“doenças”.Normalizar os processos vitais, remover as causas domau funcionamento através do respeito às leis naturaisque governa todo os seres vivos, usufruindo assim daperfeita saúde, é o alvo que a Naturopatia disponibilizaao nosso alcance. Restabelecer, manter e promoversaúde são os nossos objetivosQuais os benefícios da medicina natural!O método utilizado pela Naturopatia para obtermosuma boa saúde, consiste em usar exclusivamente meiosnaturais, proporcionando, assim, uma solução definitivae não apenas sintomáticas para as alteraçõesfuncionais do corpo humano.Quais são os critérios usado nos tratamentosnaturais ?A busca constante para uma melhoria da qualidadede vida é uma das maiores preocupações dos órgãosligados à saúde pública e de muitas empresas as quaisa saúde e o bem-estar das pessoas valem ouro.Como medidas preventivas, dentre as váriasexistentes, podem ser lembrados os cuidados básicoscom a saúde e com a higiene, a boa alimentação., ouso adequado e sem abusos dos medicamentos.Em que consiste os tratamentos naturaisaplicado pela Naturopatia?Sem criar obstáculos ou agressões às forças de curaque todo ser humano tem em si mesmo, e estimulandoa vitalidade através de métodos naturais, alcançamosa normalidade das funções orgânicas, eliminandocausas e não sintomas.As orientações dietéticas, as caminhadas e o equilíbriopsicológico, complementa o arsenal terapêutico quelhe oferecemos para adquirir a perfeita saúde.Como métodos complementares fazemos uso dasseguintes terapias:

Trofoterapia

É o ramo do naturismo que emprega a alimentaçãocorreta e balanceada na cura das enfermidades e

preservação da saúde.

FitoterapiaTerapia que se utiliza às plantas medicinas, em formade: cápsulas, extratos, chás, banhos, cataplasmas,unguentos, etc..., interna ou externamente. métodoseguro, ecológico, eficaz e sem os indesejáveis efeitoscolaterais.

Hidroterapia

Método único, que influencia os processosfisiológicos dentro do corpo humano através daaplicação de água em deferentes graus detemperatura e de formas diferentes (banho vital, banhode assento, de contraste, genital, escalda-pés, etc...)com adição de plantas medicinais, que promove aeliminação de toxinas e fortalecimento corpóreo.

Geoterapia

O uso da argila em diversas formas (cataplasmas usointerno etc...) tem se mostrado um excelente meiopara que o organismo recupere sua homeostase,gozando de saudável vigor.

Convite para palestra.No dia 16 de dezembro deste ano às 9;30hsserá realizado mais uma etapa das palestrassobre medicina natural e qualidade de vida como Professor Josadaque da Conceição e suaequipe, venha participa e traga sua famíliaentrada franca.Local. COLEGIO EMEF OCTAVIO GOMESDUARTE. Rua 4 n 991 . BR290 Km 143 ParqueEldorado do Sul RSContatos: Ângela fone:3481-2479 celular 9543-1203.

Na foto: O Professor de Naturopatia Josadaque daConceição (ao centro) , e aTerapeuta Holística, ÂngelaMaria L Meireles juntamente com esposo Sólon DaSilva

Anuncie

no ECO

3481 1142

SemanaEvangélica

de Eldorado do Sul

2012

PROGRAMAÇÃO

06/12 Quinta-feira

20 horas – Palestra sobre drogadição – Centrode Recuperação e Reinserção Social Bom

PastorLocal: Ginásio da E.M. Luiza Maria

Cidade Verde

07/12 Sexta-Feira

20 horas – Palestra sobre Bulling – Começa nafamília – Psicóloga Vitória Bernardes

Local: Ginásio da E.M. Luiza Maria –Cidade Verde

08/12 Sábado

20 horas – Encerramento do Ciclo de PalestrasLocal – Ginásio da Escola Luiza Maria –

Cidade Verde

09/12 – Domingo

16horas – Inauguração do Monumento à Bíblia

Local :Praça Central

Page 8: Jornal Eco do Jacuí - Dezembro / 2012

Dezembro/2012 Primeira Quinzena

Bom Pastor

Jornal eco do Jacuí. com.br

Bom PastorCentro de RecuperaçãoCentro de Recuperação

Especializado no Tratamento da Dependência Química

Fone: 3481 1062

No site:No site:No site:No site:No site:Pastoral repudiacriação de vagas

nos presídios

Integrantes do Lions visitam o prefeitode Charqueadas

Polícia Civilrecebe helicóptero

de 6 milhões

Problemas com álcool ou drogas?

Verifique a documentação pessoal e do veículo antes de sair de viagem.Avalie o estado do veículo, verificando principalmente: faróis, sinaleiras traseiraspneus (calibrados e em bom estado, inclusive estepe), nível de óleo e da águado radiador, além dos equipamentos obrigatórios.Evite circular à noite, principalmente se não conhecer a rodovia:Além da diminuição de visibilidade, o socorro mecânico é mais demorado eas oportunidades para ações criminosas são maiores. Embora o número deacidentes seja menor à noite, a gravidade deles é bem maior (o número demortos e feridos é o dobro do período diurno).Respeite os limites de velocidade.O excesso de velocidade é fator contribuinte para acidentes e aumenta agravidade das lesões.Fique atento às condições de ultrapassagem.Na dúvida, não ultrapasse e só o faça nos trechos permitidos. As maiorestragédias das rodovias são decorrentes de ultrapassagens mal sucedidas.Mantenha uma distância segura do veículo que vai à sua frente. Caso esteja na frente de algum caminhão, jamais freie bruscamente, pois elenão consegue parar tão rapidamente quanto os veículos menores.Sob chuva, o risco aumenta e a cautela deve ser redobrada.Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurançaAs crianças devem estar em assentos especiais (cadeirinhas e assentos deelevação).Jamais dirija após ingerir bebida alcoólica e nem aceite carona de condutoralcoolizado.Não se envolva em atrito ou aceite provocações de outros usuários.Se você é motociclista, saiba que conduz o tipo de veículo mais propenso ater mortes e feridos entre os seus ocupantes, portanto, dirija com cautelaredobrada.

Dicas para aquelesque forem pegar

a estrada e dirigir:

Juliana Musskopf dos Santos, visitadora do PIM deArroio dos Ratos, foi agraciada com o prêmio Dr.Salvador Célia - modalidade fotografia, no dia 27 deNovembro, no IX Seminário Internacional da Primei-ra Infância, realizado no Salão de Atos da PUC.

A iniciativa busca va-lorizar as boas práticasjunto às famílias e comu-nidades atendidas peloPrograma Primeira In-fância Melhor (PIM).

O evento contou coma presença do SecretárioEstadual da Saúde, CiroSimoni, Primeira daDama do Estado, SandraGenro, Prefeito José Hé-lio, Secretária Municipalda Saúde, CristianeSimanke Louzada, agen-tes de saúde, grupo GTMe visitadoras do PIM.

A condecoração é umahomenagem aorenomado psiquiatra in-fantil, Salvador Célia, quededicou parte de sua vidaa estudar e promoverações de cuidado a bebêse crianças. Em modalida-des distintas, foram pre-miados sete visitadores doPIM e sete equipes daEstratégia de Saúde daFamília das setemacrorregiões de saúdedo RS.

Sandra Genro ressal-tou a "qualidade das fo-tos apresentadas e a im-portância de mostrar otrabalho do PIM por meiode imagens captadas pelopróprio visitador no seuambiente de trabalho, ouseja, nas casas das maisde 47 mil famílias atendi-das atualmente."

Visitadora do PIM de Arroio dos Ratosrecebe prêmio na Capital

Todos os finais de semana de Dezembro

Local : Centro Comercial

João das Cuias

10:00hs às 18:00hs

Interessados em expor seus produtos entreem contato no local ou pelos fones:

3481 1183 e 9949 8384Artesanatos - Produtos Caseiros & Diversos

Feirade Natal