jornal tribuna da regiÃo

12
Ano 5 R$ 2,00 Edição 164 Iturama/MG, quinta-feira, 28 de julho de 2011 www.jornaltribunadaregiao.com 36ª Exporama Mais de 100 mil presenças em 5 dias Balanço da polícia militar e SPRI mostra que shows de sexta-feira e sábado foram os que mais atraíram público De portões abertos, os cinco dias da maior festa agropecuária e Industrial de Iturama e região levaram uma multidão ao recinto de exposições. Páginas especiais 6 e 7 regis- tram passagem do público no evento Na feira livre, Aciitu-CDL realizam sorteio da 3ª moto Promoção do comércio Cavalgada atrai 1,3 mil cavaleiros de 18 comitivas Equipes do IEC vencem e voltam a campo no dia 14 Destaque ituramense Polícia investiga mais um roubo a gados em SFS Evento municipal discute direitos dos idosos na Câmara Pontes e mata-burros passam por reformas Tradição Copa Pontal Em 30 dias Conselho Zona rural PÁGINA 11 PÁGINA 5 PÁGINA 11 PÁGINA 4 PÁGINA 11 PÁGINA 4 Realizada há três anos em Itu- rama, a cavalgada de Santa Rosa de Lima reuniu nesta edição 1,3 mil cavaleiros de 18 comitivas. O even- to que ocorreu no dia 17, incluiu em seu trajeto o perímetro rural. As equipes Sub-13, 15 e Adulto do Iturama Tênis Clube (IEC) ven- ceram as partidas disputas pela primeira rodada da Copa Pontal, sediadas no campo do clube. Ago- ra, os times só entram em campo no dia 14. Em menos de 30 dias, dois pecuaristas tiveram gados rou- bados de suas fazendas no muni- cípio de São Francisco. O primeiro conseguiu recuperar os 62 ani- mais, já o segundo ainda espera encontrar os 82. Visando a discutir o temário proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso o Conselho do Idoso e da Secretaria de Desen- volvimento Social de Iturama pro- moveram ontem, a 1ª Conferência Municipal. Regis Danese canta na final do Itugospel Prefeito entrega duas casas de apoio Barretos e Uberaba Faz um milagre em mim Prefeito, vereadores e secretário municipal de Desenvolvimento Social estiveram em Barretos e Uberaba para inaugurar unidades a pacientes Aldair de Lima PÁGINA 12 PÁGINA 11 Divulgação Divulgação Precisando de emprego? Confira as vagas disponíveis na página 9 PÁGINA 9 Robinho Fotos Ernani foca trabalho na área rural; parceria com usina Bunge vai subsidiar construção imediata de duas pontes Vendo terreno na avenida Prefeito Juca Pádua, com 312 m² sendo 12 de frente para a avenida. Tratar com Francisco Negretti (015) 97834003 ou (015) 78351457. Terreno à venda

Upload: kelma-lacerda

Post on 10-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO 164

TRANSCRIPT

Ano 5 R$ 2,00Edição 164 Iturama/MG, quinta-feira, 28 de julho de 2011 www.jornaltribunadaregiao.com

36ª Exporama

Mais de 100 mil presenças em 5 diasBalanço da polícia militar e SPRI mostra que shows de sexta-feira e sábado foram os que mais atraíram público

De portões abertos, os cinco dias da maior festa agropecuária e Industrial de Iturama e região levaram uma multidão ao recinto de exposições. Páginas especiais 6 e 7 regis-

tram passagem do público no evento

Na feira livre, Aciitu-CDLrealizam sorteio da 3ª moto

Promoção do comércio

Cavalgada atrai1,3 mil cavaleirosde 18 comitivas

Equipes do IECvencem e voltama campo no dia 14

Destaque ituramense

Polícia investigamais um roubo agados em SFS

Evento municipaldiscute direitos dosidosos na Câmara

Pontes e mata-burrospassam por reformas

Tradição

Copa Pontal

Em 30 dias

Conselho

Zona rural

PÁGINA 11

PÁGINA 5

PÁGINA 11

PÁGINA 4

PÁGINA 11PÁGINA 4

Realizada há três anos em Itu-rama, a cavalgada de Santa Rosa de Lima reuniu nesta edição 1,3 mil cavaleiros de 18 comitivas. O even-to que ocorreu no dia 17, incluiu em seu trajeto o perímetro rural.

As equipes Sub-13, 15 e Adulto do Iturama Tênis Clube (IEC) ven-ceram as partidas disputas pela primeira rodada da Copa Pontal, sediadas no campo do clube. Ago-ra, os times só entram em campo no dia 14.

Em menos de 30 dias, dois pecuaristas tiveram gados rou-bados de suas fazendas no muni-cípio de São Francisco. O primeiro conseguiu recuperar os 62 ani-mais, já o segundo ainda espera encontrar os 82.

Visando a discutir o temário proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso o Conselho do Idoso e da Secretaria de Desen-volvimento Social de Iturama pro-moveram ontem, a 1ª Conferência Municipal.

Regis Danese canta na final do Itugospel

Prefeito entrega duas casas de apoioBarretos e Uberaba

Faz um milagre em mim

Prefeito, vereadores e secretário municipal de Desenvolvimento Social estiveram em Barretos e Uberaba para inaugurar unidades a pacientes

Aldair de Lima

PÁGINA 12

PÁGINA 11

Divulgação

Divulgação

Precisando de emprego? Confira as vagas disponíveis na página 9

PÁGINA 9

Robinho Fotos

Ernani foca trabalho na área rural; parceria com usina Bunge vai subsidiar construção imediata de duas pontes

Vendo terreno na avenida Prefeito Juca Pádua, com 312 m² sendo 12

de frente para a avenida. Tratar com Francisco Negretti (015) 97834003

ou (015) 78351457.

Terreno à venda

EDITORIAL

ARTIGO

Concentração dividirá o mundo entre senhores e escravos

Exporama: lazer também faz parte da qualidade de vida

Cá pra nós

Boa leitura

Você é a diferença na busca por sua felicidade

Sugestões e críticas sobre a coluna podem ser encaminhadas no e-mail: [email protected]

Tribuna da RegiãoA expressão da notícia no Baixo ValeEXPEDIENTE

Empresa JornalísticaTribuna da Região Ltda.

Rua Ribeirão São Domingos, nº 1032 ,Centro — CEP 38280-000 — Iturama/MG

TELEFAX: (34) 3411-4722E-mail: [email protected]

Site: www.jornaltribunadaregiao.com

Diretora executiva: Kelma Lacerda [email protected]

Departamento comercial: Zico [email protected]

Jornalista: Dyelen OliveiraMTB: 15.790/MG

[email protected]

Diagramação: Sinfor

www.sinfornet.com.brPlano de distribuição:

Iturama, Campina Verde, Honorópolis, Carneirinho, Itapagipe, Limeira do Oeste, União de Minas, São Francisco de Sales,

Fronteira e Santa Vitória.

Impressão: Editora J. G. Rio Preto LtdaTiragem: 3.000 exemplares.

Os artigos publicados e as matérias divulgadas pelas assessorias de imprensa não expressam necessaria-mente a opinião do jornal Tribuna da Região. Estas

publicações obedecem ao propósito de refletir sobre diversas opiniões.

0228 de julho de 2011Edição 164

OPINIÃO

Muitos ituramenses ainda criticam o fato de o Governo Municipal investir tanto na Ex-porama- Exposição Agrope-cuária e Industrial de Iturama. Opinião que deve ser respeita-da, mas debatida. E é esse nó na linha que vamos desatar hoje.

Há de se considerar que o la-zer está incluído na vida de qual-quer pessoa, isso se estiver alia-do a uma boa educação, saúde e acesso ao esporte. E até onde se tem visto isso sido feito gra-dativamente pelo gestor seja por recursos próprios ou por meio de parcerias com parlamentares, que por sinal Iturama está bem nessa representatividade.

Agora, aversão a eventos so-ciais é uma questão, mas, criti-car uma das poucas festas que a população carente tem acesso já é um fato isolado que muitos preferem intitular de ignorância. A discussão aqui não é defender um e nem atacar o outro e sim, ser coerente a realidade.

É um investimento alto. É.

Poderia ser revertido para ou-tros setores. Poderia. Esse foi o comentário de uma pessoa. “Ah, mas esse valor poderia ir para a saúde.” E onde estaria o lazer da comunidade local? Só em feve-reiro no carnaval? Lembrando que muitas pessoas não gostam desta festa e preferem o estilo sertanejo da festa agropecuária.

Contrariando a opinião do morador acima, uma mãe come-morava o investimento. “Ainda bem que é de graça, [ a Expora-ma] só assim posso levar meus filhos para comer e brincar no parque.” Entendeu agora o pon-to de vista. A gratuidade da fes-ta vai muito além da diversão e acessibilidade ela ainda ‘engor-da’ a economia local e atrai pú-blico para a cidade. Aumenta as reservas dos hotéis e com mais pessoas circulando na cidade, o consumo também é direcionado aos setores alimentícios e vare-jistas. Embora muitos ainda não concordem, lazer faz parte da qualidade de vida do cidadão.

Ao exercer uma atividade com insatisfação e desgosto, algumas pessoas abandonam o sentimento de amor ao próprio trabalho. Pas-sam a conviver diariamente em um ciclo de descontentamento, no qual a ausência de qualifica-ção reflete diretamente na limita-ção de ideias e desenvolvimento de novos projetos. Uma pessoa que faz do trabalho uma tortura, demonstra falta de comprometi-mento e normalmente, opta em entrar em uma zona de conforto, estagnando sua carreira. Você co-nhece pessoas assim? Mas como reverter essa situação?

Virtude para vencer – Imagine uma equipe de remadores, dis-postos a não mostrar a virtude de vencer? Seguramente o resultado será o fracasso com a culminância de prejuízos financeiros e expres-sivos sentimentos de insatisfação. Mas o que é virtude? Etimologi-camente, virtude vem da pala-vra latina VIRTUS que significa poder, potência e força de ação. Quando apresento palestras para líderes e executivos, procuro mostrar que as desculpas, po-dem ser minimizadas, quando há maior envolvimento das pessoas na estruturação de planejamento e desafios.

Satisfação em fazer algo a mais – É evidente que em todo segmento, há pessoas que não trabalham, mas dão trabalho para muita gente. Quando o ser

humano busca fazer algo a mais na profissão, cria um processo introspectivo de novas descober-tas. A determinação conjugada com a vontade de vencer gera a oportunidade de aprimorar suas competências. A satisfação alcan-ça melhores índices, quando você dedica parte do seu tempo para atividades relacionadas ao plane-jamento, a qualidade de vida e a busca por novos conhecimentos.

Vamos imaginar que você en-trará em um palco, para apresen-tar uma peça de teatro chamada “Buscando minha felicidade”. Nas cenas serão apresentados os desafios para colocar em práti-ca as promessas e os sonhos que deseja realizar. As cortinas come-çam a abrir e os holofotes acen-dem sobre você. Não há como retornar ao camarim. Agora, pare de imaginar. Acredite, para en-contrar satisfação no que realiza é fundamental transformar o tra-balho, em algo cativante, feliz e prazeroso. Chegou o momento de mostrar sua capacidade de surpre-ender. Lembre que você e mais ninguém, é a pessoa responsável para fazer a diferença na busca por sua felicidade.

Dalmir Sant’Anna – Pales-trante comportamental, mes-trando em Administração de Empresas, autor dos livros “Oportunidades”; "Menos pode ser Mais"

O que faltou de luz...No primeiro dia da 36ª Expora-ma, faltou energia. Os profissio-nais que trabalhavam nos basti-dores até tentaram resolver este ‘probleminha’ mas não con-seguiram a tempo. E assim...a festa começou a meia luz, ou melhor a lanternas de celulares.

...sobrou de animaçãoE como o povo de Iturama adora uma festa, o escuro não foi em-pecilho para manter a alegria no show do cantor sertanejo Eduar-do Costa, que, aliás, levou uma multidão para a arena. O que faltou em iluminação sobrou em animação.

Arena ficou cheiaNão é preciso ficar repetindo que a Exporama recebeu públi-co recorde na edição deste ano. Mas só para registrar esse des-taque, no sábado, não havia se-quer espaço vazio seja na arena ou arquibancada. Eh, Iturama entrou de vez para o circuito da melhores festas de peão da re-gião.

De carona no assuntoFalando sobre festa, o cá pra nós já cantou a bola uma vez e o assunto volta a nossa coluna. Na véspera do feriado de ani-versário de Iturama, no dia 22 de agosto, coincide com a data de dois shows. Então é assim ou não tem nenhum show ou tem dois para dispersar o público.

Invasão das bicicletasEm menos de um ano, motoris-tas passaram a dividir as ruas e avenidas com as bicicletas mo-torizadas. Uma alternativa mais barata e rápida para trabalhado-res se deslocarem. O que muitos compradores não sabem ou fin-gem não saber que é preciso ser habilitado e dirigir com os equi-pamentos de segurança.

Onde está a educação?Comum ver e ouvir os altos ín-dices de acidentes no trânsito de Iturama, principalmente quando há festas nos finais de semana. Mas o que ninguém pode ques-tionar que o que falta mesmo é educação, respeito e tolerância. Se o trânsito ganhar esses três já vai ser um bom começo.

Projeto também ajudaE para melhorar ainda mais o fluxo de veículos, não pode ser descartada as informações da-das anteriormente pelo secre-tário de obras de Iturama, José Lacerda. Segundo ele, em bre-ve, ruas e avenidas vão passar por um projeto de engenharia, que irá reestruturar o trânsito.

Sabe mas não fazO que todo cidadão sabe é que lugar de lixo é na lixeira. Mas poucos cumprem seu papel de ajudar na preservação do Meio Ambiente, alegando distração na hora de eliminar o lixo. Mas acho que agora não tem mais desculpa, já que foram construí-das lixeiras de concretos em vá-rios pontos da cidade.

Sérgio Rodrigues*

Antes do tsunami digital, o poder pertencia aos detentores da informação. Agora, com a infor-mação mais desvalorizada que cru-zados e cruzeiros nos anos Sarney e Collor, a moeda em alta será cada vez mais a capacidade de concen-tração – aquela exigida por exem-plo de quem mergulha na primeira página de um livro para emergir na última, sem parar dez mil vezes no meio do caminho para conferir o e-mail ou se divertir com vídeos virais no YouTube.

Parece um paradoxo, mas não é. O turbilhão das informações online é superficial para quem o consome, não para quem o produz. Toda horizontalidade tem uma di-mensão vertical que a sustenta: o vídeo viral que se engole em um minuto e meio exigiu tempo e con-centração de seu autor ou autores. A capacidade de imersão atenta e refletida que o mundo digital pare-ce disposto a aniquilar é, no fundo, um dos pilares de sua linha de pro-

dução.Uma pesquisa feita no mês

passado nos EUA pela Nielsen apurou números interessantes: a maior parte dos proprietários de ta-blets (70%) e smartphones (68%) passam parte significativa de seu tempo de uso do aparelho (30% e 20%, respectivamente) diante da TV. Isso é dispersão em estado puro. (Lembrei-me de uma amiga querida que, nos anos 1980, só via TV ao mesmo tempo que lia re-vistas e fazia as unhas – uma van-guardista.)

Em um artigo intitulado “Como sobreviver à era da distração”, pu-blicado na última sexta-feira pelo jornal inglês “The Independent”, Johann Hari desfiou argumentos parecidos para sustentar a já bati-da ladainha de que a leitura linear dos velhos livros é um bem social de que não podemos abrir mão: “É por isso que nós precisamos de livros, por isso que eu acredito na sua sobrevivência”, escreveu. “Porque a maior parte dos seres hu-manos deseja se engajar em refle-xão profunda, com concentração profunda. Trata-se de músculos necessários para quem quer sentir profundamente e se envolver pro-fundamente. A maior parte de nós não deseja tira-gostos mentais para

sempre: queremos refeições.” Para mim, tudo isso soa bem,

mas não diz tudo. Na quarta-feira (22/06/2011), conversando com o jovem empreendedor americano Scott Lindenbaum no palco do Oi Futuro, no Rio de Janeiro, so-bre sua revista literária multimídia Electric Literature, fiquei surpreso ao ouvi-lo admitir que pouco se interessa pelas novas formas de narrativa que o meio digital propi-cia. A ideia de sua revista, afirmou, é usar os recursos digitais como chamariz, criando uma aura cool e jovem em torno da boa e velha literatura. Aquela feita exclusiva-mente de palavras, uma depois da outra.

Acho que a esta altura já se pode levantar uma hipótese a ser testada pelos próximos anos. A atenção concentrada não é apenas um va-lor cultuado nostalgicamente por tipos literários que, incapazes de aceitar a derrota, queixam-se como velhos ranzinzas da superficialida-de de um mundo multitarefeiro. A atenção concentrada é o capital que cada vez mais dividirá os seres humanos entre senhores e escravos digitais.

*Sérgio Rodrigues assina o blog Todoprosa e o post é de 29/06/2011.

ERRATAOs pregões de nº 30 e 31 da Prefeitura de São Francisco de Sales foram publicados nas edições 162 e 163. Entretanto, considera-se apenas a primeira veiculação.

Perseguição

Lula ataca mídia e dá mais 4 anos a presidente DilmaDa Redação

Declarações foram feitas na quinta-feira durante evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia

APalavra do Governador

Sem licitação

Para Anastasia descoberta em MG é "bilhete premiado"

Maluf recebe aluguel de R$ 1,3 milhão por ano da Fazenda

Da Redação

Da Redação

A casa caiu

A casa caiu

TCU aponta R$ 420 mi de prejuízo em ferrovias

Para Valec, Tribunal se enganou ao mandar suspender contratos

Da Redação

0328 de julho de 2011Edição 164

POLÍTICA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na

quinta-feira, 15, a gestão de sua sucessora, Dilma Rous-seff, e chegou a sugerir que a presidente concorra à re-eleição em 2014. Como de costume, Lula também cri-ticou a imprensa e afirmou que a oposição trabalha pelo fracasso da atual ges-tão.

As declarações foram feitas durante evento da União Nacional dos Estu-dantes (UNE), em Goiânia. Lula negou ter divergências com Dilma. Ele preferiu imputar à imprensa uma su-posta discórdia entre eles: "Saí há seis meses do go-verno e eles (a imprensa) não saem do meu pé", afir-mou. "Primeiro, eles ten-taram mostrar uma diver-gência entre eu e a Dilma. Não precisa ser nenhum

especialista para saber qual a diferença. Depois perce-beram que não havia diver-gência", disse, arrancando risos da plateia.

"Quando fui a Brasília para tirar fotos com os se-nadores, disseram que ela (Dilma) era fraca", afirmou. "E o babaca que escreveu isso, se já tivesse sentado com a Dilma por dez minu-tos, iria saber que ela pode ter todos os defeitos do mundo, menos ser fraca."

O ex-presidente também criticou a imprensa por di-vulgar informações sobre o patrocínio da Petrobrás, no valor de R$ 4 milhões, ao evento dos estudantes: "Aquele jornal (O Globo), de caráter nacional, não sai do Rio de Janeiro", dis-se Lula. "Vai na baixada Fluminense que você não acha ele", ironizou. "E os grandes (jornais) de São Paulo quase não chegam no ABC."(Agência Estado)

O governador Antonio Anastasia afirmou que a descoberta de uma reser-va de gás natural no mu-nicípio de Morada Nova de Minas, na região cen-tral de Minas Gerais, vai mudar a realidade econô-mica do estado. Durante o programa "Palavra do Governador", Anastasia afirmou que o poço tem capacidade para suprir toda a demanda do estado, eliminando a necessidade de importação do com-bustível, além de atender a demanda de estados vi-zinhos. "É como se tivés-semos tirado um bilhete

Uma empresa do de-putado Paulo Maluf (PP--SP) recebe cerca de R$ 1,3 milhão por ano do go-verno federal pelo aluguel do prédio onde funciona a sede da Procuradoria da Fazenda Nacional, em São Paulo. Maluf já recebeu R$ 5,5 milhões dos cofres do Ministério da Fazenda desde o fim de 2006, quando o con-trato foi celebrado com "dispensa de licitação". Segundo informações ob-tidas pelo Estado, o nome de Maluf aparece num relatório sigiloso do Tri-bunal de Contas da União (TCU) que defende o fim dos negócios envolvendo empresas de deputados

premiado", completou.Segundo o governador,

as pesquisas comprovaram que o potencial da reserva encontrada na bacia do Rio São Francisco corresponde a 20% do volume de gás importado atualmente da Bolívia. "É um combus-tível limpo, mais barato, ecologicamente correto e hoje muito disputado. Por-tanto é uma notícia revolu-cionária para a economia de Minas Gerais", afirmou Anastasia.

A expectativa de ga-nhos para o estado e para os municípios localiza-dos na região da reserva é grande, explica Anastasia, uma vez que os ganhos vão

e senadores com o poder público federal.

O aluguel tem vigência até dezembro deste ano e foi assinado por meio da empresa Maritrad Comer-cial Ltda, da qual Paulo Maluf é dono junto com sua mulher, Sylvia.

O Tribunal de Contas selecionou a relação de parlamentares (deputados e senadores) que têm con-tratos com administração federal e recomendou ao Congresso que seja cum-prido o artigo 54 da Cons-tituição.

Além de Maluf, o se-nador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é outro que tem o nome incluído na lista do tribunal, conforme apurou o Estado. (Agência Estado)

acontecer em duas frentes: tanto pelo pagamento de royalties quanto pelo lucro da própria exploração, que será feita pela Companhia de Desenvolvimento Eco-nômico de Minas Gerais (Codemig). "São muitas

as alternativas e as po-tencialidades deste com-bustível, voltamos a dizer um combustível limpo, um combustível moder-no e procurado hoje pelo mundo afora", completou. (Estado de Minas)

Em meio à crise no comando do Ministério dos Transportes, o Tribu-nal de Contas da União (TCU) identificou indícios de prejuízo de R$ 420 mi-lhões aos cofres públicos na Valec, estatal que co-manda obras em ferro-vias. O TCU determinou a suspensão da compra de materiais como dormentes para trechos da Norte-Sul e Oeste-Leste.

As duas obras integram o PAC (Programa de Ace-leração do Crescimen-to). A medida cautelar foi aprovada por unanimidade no tribunal depois que a equipe técnica apontou a existência de estimativa de sobrepreço de 44,71% na compra antecipada de materiais que deverão ser

usados apenas na parte fi-nal da construção das duas ferrovias.

A suspensão foi definida dez dias depois da saída do ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, na primeira leva de demissões após as denúncias de irre-gularidades no Ministério dos Transportes.

O despacho do TCU foi levado ao plenário pelo ministro Marcos Bemque-rer em caráter de urgência. Não estava na pauta. "Pre-cisamos de uma decisão rá-pida diante da possibilidade de prejuízo", disse ontem o ministro, que não apontou vínculos entre a decisão do tribunal e a crise no Mi-nistério dos Transportes e os políticos envolvidos. A área é uma das recordis-tas em irregularidades nas análises do tribunal.

A suspensão das com-pras atingem 12 processos, a maior parte deles relati-vos à Ferrovia de Integra-ção Oeste-Leste, chamada de Fiol. A ferrovia está na fase inicial das obras e irá ligar Ilhéus, na Bahia, ao município de Figueirópo-lis, em Tocantins. O PAC prevê a conclusão das obras de pouco mais de 1,5 mil quilômetros de trilhos até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, ao custo de R$ 7,4 bilhões.

A Valec avalia que o tri-bunal se enganou ao man-dar suspender parte dos contratos. A empresa infor-mou que pretende contestar

a cautelar até 8 de agosto. "Nosso preço de concor-rência foi inferior ao pre-ço recomendado por outra secretaria do tribunal", in-formou a estatal. As infor-mações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Agên-cia Estado)

Ranking eleitoral Fim de férias

Balanço compara doações recebidas por 8 partidos

Nove vereadores de Iturama retomam atividades segunda

Da Redação Da Redação

Balanços relativos às prestações de contas dos oito maiores partidos políticos com representação em Mi-nas Gerais produzido pela Coordenadoria de Controle de Contas Eleitorais e Par-tidárias do TRE-MG (CEP/SCI) revela que, das agremia-ções que receberam doações de pessoas físicas e jurídicas (excluindo-se as receitas com fundo partidário), o líder no ranking de valores recebi-dos em 2010 foi o PSDB, com R$ 34.194.752,61, se-guido pelo PMDB, com R$ 6.343.190,22, pelo PT, com R$ 1.208.829,75 e pelo DEM, com R$ 492.000,00.

Em 2008, o campeão de

Após 30 dias de férias, os nove vereadores de Itura-ma retornam as atividades na próxima segunda-feira, dia 1ª, com a 12ª reunião Ordinária. A discussão da pauta está marcada para ás 19 horas na Câmara Muni-cipal de Iturama.

Apesar deste período sem reuniões, o atendimen-

arrecadação de doações foi o PSB, com R$ 4.085,000,00, seguido pelo PR, com R$ 415.000,00, pelo PV (R$ 413.009,43), pelo DEM (R$ 403.000,00) e pelo PDT (R$ 251.950,00).

O PSDB também liderou essa estatística em 2006, quan-do recebeu R$ 3.377.957,08 de doações, seguido pelo PR, com R$ 55.177,00, e pelo PT, com R$ 50.400,00. Em 2009, os peessedebistas declararam ao TRE-MG que receberam R$ 949.854,95 de doações, vindo a seguir o PT (R$ 418.875,33), o PMDB (R$ 305.000,00) e o PV (R$ 67.435,91). Já em 2007, o PSDB totalizou R$ 1.880.364,03; o PMDB, R$ 162.889,60, e o PDT, R$ 75.980,00. (TRE-MG)

to ao público permaneceu normalmente, como já ha-via afirmado o presidente da Casa de Leis, Alexandro Gonçalves Santos a emisso-ra de rádio Metrô FM. Ain-da segundo ele, os funcio-nários trabalhariam em uma escala quinzenal.

Com a volta do Legisla-tivo as reuniões acontecem toda 1ª e 3ª segunda-feira de cada mês.

A discussão da pauta está marcada para ás 19 horas na Câmara Municipal de Iturama

Governador afirmou que reserva vai mudar economia do estado

Dilma e Lula durante a campanha presidencial

Zona Rural

Bunge e Prefeitura investem na construção de pontesDa Redação

Além das duas obras, outras pontes e mata-burros em péssimo estado estão sendo reconstruídos para dar segurança a produtores

O

Dívida antiga Região

Por gado

Primeiro encontro

Prefeito paga rescisões deixadas pela administração anterior

São Francisco de Sales é alvo de dois furtos de gados

Proprietários oferecem recompensa de R$ 5 Mil

Grupo de tabagismo em São Francisco reúne 34

Da Redação Da Redação

Da Redação

Da Redação

0428 de julho de 2011Edição 164

SÃO FRANCISCO DE SALES

s moradores da zona rural do mu-nicípio de São

Francisco de Sales já es-tão mais tranquilos quan-to a situação das estradas. Tudo isso porque os traba-lhos dos funcionários da prefeitura estão a todo va-por para manter as estradas em perfeitas condições de trafego, considerando que vários mata- burros e pon-tes estavam danificados.

A ponte do córrego Três Cabeceiras, na pro-priedade de Longuinho Queiroz era um dos lo-cais que estava precário, mas com a iniciativa do Governo Municipal a es-trutura já foi reconstruída e os produtores já podem passar pela ponte com se-gurança.

Outra obra que vai ajudar os pecuaristas é a construção de duas pontes de alvenaria. Os custos do investimento que será des-tinada a ponte do córrego

Ariranha na estrada de São Francisco de Sales a Cam-pina Verde e outra no cór-rego Ponte Grande região do Sr. Clayton serão divi-didos entre a usina Bunge de Itapagipe e a Prefeitura de São Francisco de Sales.

“Nossa meta é fazer mais pontes de alvenaria em parceria com a usina, primeiro essas duas pon-tes em seguidas outras duas serão construídas em regime de urgência,” ex-plicou o prefeito de São Francisco de Sales, Ernani Uemura Barbosa.

Já na fazenda Aldeia, no entroncamento de divi-sa de pasto que prejudica-va a passagem de veículos será levantado um mata--burro, mudança que foi autorizada pelo proprietá-rio Sr. Dalvo que entendeu o motivo da construção. “Essa modificação vai beneficiar muito os mo-radores daquela região,” reconheceu. (Colaborou Dyelen Oliveira e Clayton Sebastião Morais)

Ponte Longuinho Queiroz

ANTES DEPOIS

Ponte Corrego GrandePonte da Ariranha

ANTES PORTEIRA DEPOIS MATA-BURRO

“Da maneira que vai sobrando dinheiro vamos pagar as rescisões. Não quero deixar ninguém sem pagar,” com essa promessa que o prefeito de São Fran-cisco de Sales Ernani Ue-mura Barbosa pagou Ma-nuel Biato, ex- funcionário público municipal que hoje reside em Iturama. Biato trabalhava na Administra-ção anterior no cemitério local.

“Sempre confiei nele e tinha esperança que paga-ria, pois é muito honesto e já mais iria deixar de cum-prir com suas obrigações. Apesar de ser pouco o va-lor de minha rescisão, estou muito satisfeito com a deci-são tomada pelo prefeito,” agradeceu o beneficiário.

Aliviado com o paga-mento de seus direitos,

Em pouco menos de 30 dias, dois pecuaristas tive-ram gados roubados de suas fazendas no município de São Francisco de Sales. A primeira vítima conseguiu acionar a polícia e recuperou os 62 animais que já tinham sido transportados em dois veículos para Birigui (SP).

Desta vez, os ladrões le-varam da fazenda Ariranha 83 bovinos machos (nelo-rados) de aproximadamente 17 meses cada. De acordo com Vandualdo (Sabuqui-

Para tentar reaver os 83 bovinos, os proprie-tários estão oferecen-do recompensa de R$ 5 mil. Segundo informa-ções, os ladrões sabiam onde era o esconderijo das chaves que abriam

A prefeitura de São Francisco de Sales e Se-cretaria Municipal de Saú-de aderiram ao programa do Governo do Estado que abrange tratamento de en-fermagem, psicológico, médico e medicamento-so. Por isso foi realizado no dia 13, o 1º encontro do grupo de tabagismo do município de São Francis-co de Sales, com público de 34 fumantes. Sendo que estes pacientes nos dias 19 e 21 de julho foram ava-liados por consulta médica na Estratégia Saúde da Fa-mília.

Os encon-tros serão re-alizados men-salmente nas dependências da extensão do CRAS com duração de 2 horas, com o objetivo de reduzir o número de fu-mantes no município e conseqüentemente reduzir os agravos à saúde relacio-nados ao tabagismo. Serão atendidos neste ano 10% da população fumante do

Aparecido Miranda dos Santos reconheceu que a dívida foi acumulada pelo ex-gestor. “Sei que o atual prefeito não é culpado, mas ele está usando o bom sen-so. Sei que ele é muito res-ponsável e já mais deixaria um pai de família sem seu acerto de contas, para mim esse dinheiro veio na hora certa”, enalteceu a iniciati-va.

Faltam apenas 35Das 83 rescisões deixa-

das pelo Governo Muni-cipal anterior, 48 já foram pagas pelo atual prefeito. Segundo ele, as dívidas vão sendo quitadas de acordo com o orçamento da Admi-nistração. “É muito impor-tante ver um pai de família receber seu pagamento que é seu por direito, não é meu e sim um direito adquirido pelo funcionário,” conside-rou.

nho), os animais possuem marcas de um coração na “anca do lado direito”, e na perna traseira do lado direito as letras "EF."

Os autores do furto ain-da não foram identificados, mas as investigações conti-nuam. Caso alguém tenha qualquer informação que possa levar aos autores ou a localização do gado furta-do, entrar em contato pelos telefones: (34) 3413 8060 ou (34) 3413 1190. Também poderá usar 190 ou Disque--Denúncia 181 não é neces-sário se identificar.

a casa onde fica os ar-reios, “Esses marginais tem que ser pego, nosso maior interesse é recupe-rar os animais desta for-ma que oferecemos essa recompensa,” justificou o proprietário. (Colaborou Clayton Sebastião Mo-rais Ferreira)

município (80 clientes), que será realizado em duas etapas.

Os profissionais da saú-de responsáveis pelo pro-grama são: Clélia Oliveira Batista (psicóloga), Deníl-son Barbosa de Paula (mé-dico), Érica Cristina Pacci Santos (técnica em raio--X), Letícia Nunes Rocha (enfermeira) e Veyliane Borges de Oliveira (far-macêutica). Nos encontros são realizados palestras, dinâmicas de grupos, de-poimentos dos participan-tes e dispensação de medi-camentos do programa.

Segundo a secretária de Saúde Lucíola Vidal a equi-pe atingiu suas e x p e c t a t i v a s quanto à ade-são e participa-ção dos clien-tes. “Deixamos o convite esten-

dido a toda população para participar dos próximos encontros, sendo o 2º en-contro no dia 3 de agosto, às 15 horas na extensão do CRAS.”. (Colaborou Clayton Sebastião Morais Ferreira)

Fotos/Adriana Fotografias/Clayton

Ex-funcionário assina documento para receber rescisão

Os encontros serão realizados

mensalmente nas dependên-

cias da extensão do CRAS com duração de 2

horas

Copa Pontal

Técnico do Sub-13 e 15 do IEC elogia nível dos atletasErlon acredita que este novo time pode representar a chance de manter o futebol de Iturama entre os melhores

ADyelen Oliveira

0528 de julho de 2011Edição 164

GERAL

s primeiras vitórias dos times Sub-13 e 15 do IEC (Iturama

Esporte Clube) só serviram para reforçaram a opinião que o técnico Erlon Rodri-gues de Oliveira conhecido popularmente como Sou Neguim já tinha das duas equipes. “Eles têm um ní-vel técnico muito bom”, garantiu.

O técnico acredita que este novo time pode repre-sentar a chance de manter o futebol de Iturama entre os melhores. “Essa é uma re-novação que tenho certeza que vai ser sucesso no futu-ro.” Ele ainda apontou que devido à qualidade técnica de muitos atletas, alguns já entram em campo com o time adulto do IEC.

Mas, segundo Sou Ne-guim, o talento dos peque-nos jogadores já abriu as

portas para testes no Miras-sol, São José do Rio Preto entre outras equipes paulis-tas. Os treinos acontecem todas as quartas e sexta--feira no campo do IEC. “Eles são muito disciplina-dos com horários, mas sin-to que falta mais apoio dos pais,” lamentou o treinador que há um ano e meio de-dica parte de seu tempo a ensinar os jovens.

O treinador também acredita que o comércio lo-cal poderia contribuir mais com a área de esporte que atualmente tem investido nas equipes de bases de Itu-rama apenas por meio da Secretaria de Esporte com apoio da Prefeitura.

Por fim, deixou o con-vite para os jovens que deixassem ingressar para a escolinha. “Eles precisam trazer apenas o material de treino, como a chuteira e meião,” explicou.

Não desestimulou

Bom negócio

Mercado em expansão

Novas partidas

Livre escolha

IOF maior não inibe procura. Só aumenta arrecadação

Sites criam serviços para clientes mais consumistas

Vendas de consórcios sobem 28% e superam 1 mi até maio

Times de Iturama voltam a campo no próximo dia 14

Mudança de plano de saúdesem carência está em vigor

Da Redação

Da Redação

Da Redação

Da Redação

Economia

Apesar da decisão do governo de elevar para 3% ao ano, a partir de abril, a alíquota do Im-posto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre

O funcionário públi-co Milton Barboza, de 36 anos, gastou entre ja-neiro e junho deste ano R$ 10 mil em cupons de sites de compra coleti-

As empresas e ban-cos que vendem consór-cios superaram a marca histórica de 1 milhão de cotas vendidas de janei-ro a maio, com a comer-

A partir de hoje, mais de 13 milhões de usuários de planos de saúde terão direi-to de mudar de operadora sem precisar cumprir no-vos prazos de carência. As operadoras tiveram 90 dias

as operações de crédito da pessoa física, a arreca-dação da Receita Federal com esse tributo cres-ceu 70,76% em junho de 2011 na comparação com o mesmo mês do ano an-terior.

va. Usuários habituais e "fanáticos" como Mil-ton farão esse negócio movimentar em torno de R$ 1 bilhão este ano - cifra que tem hipnoti-zado empreendedores da internet.

cialização de 1,06 mi-lhão de cotas, expansão de 28,1% no período, segundo dados divul-gados pela Associação Brasileira de Adminis-tradoras de Consórcios (Abac).

para se adaptar à nova regra estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suple-mentar (ANS).

Com a medida, a ideia da medida é estimular o fluxo maior de clientes entre as operadoras e aumentar a concorrência entre elas.

Depois de conquistar bons resultados nas pri-meiras partidas o IEC SUB 13, 15 e Adulto entram em campo novamente no pró-ximo dia 14. As primeiras equipes vão tentar vitória contra Macedônia a partir

das 8h30. Já o Adulto en-cara o Indiaporã às 16 ho-ras depois da partida entre União de Minas e Campi-na Verde marcada para as 14 horas. Os jogos que são sediados no campo do IEC são abertos a comunidade.

SUB-15 Derrota também o Guarani D´Oeste em uma partida de tirar o fôlego

SUB-13 - Vitória contra o time de Guarani D´Oeste na primeira rodada

Fotos/Aldair de Lima

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais EDITAL nº 4.757 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: LEANDRO TAKANO SADER, brasileiro, solteiro, maior e capaz, engenheiro químico, RG 29.152.856-9 (SSP/SP), exp. em 23/08/96 e CPF 285.842.858-14, nascido em Penápolis/SP, a 01/novembro/1979, com 31 (trinta e um) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Rua Lau-demiro Silva Rosa, 308, Bairro Nossa Senhora Aparecida, CEP 38.280-000, telefone (034) 3411-5863, filho de MARCO ANTONIO BARONI SADER, funcionário público e ELIZABETH CREMONINI TAKANO SADER, bioquímica/aposentada, brasileiros, nascidos ele no distrito de Penápolis/SP, a 12/março/1952, e ela em Guaymbê/SP, a 05/novembro/1.952, residentes e domiciliados em Penápolis/SP, Rua dos Jequitibas, nº 255, Bairro Vilage, e NAYARA CRISTINA DE CARVALHO AGUIAR, brasileira, solteira, maior, capaz, contadora, RG MG 14.851.341 (SSP/MG), exp. em 13/08/2003 e CPF 076.674.536-83, nascida em Uberaba/MG, a 06/março/1.987, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, Rua Ananias Jose de Queiroz, nº 818, Bairro Recanto dos Lagos, CEP 38.280-000, telefone (034) 9974-0280, filha de FRANCISCO MAGELA DE CARVALHO AGUIAR, professor e VANIA LUCIA DE CARVALHO AGUIAR, operadora de caixa, brasileiros, nascidos ele em Belo Horizonte/MG, a 25/novembro/1961, e ela em Frutal/MG, a 01/outubro/1.965, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, ela na Av. Boa Esperança, nº 357, Bairro Madalena. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 29 de junho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

EDITAL nº 4 . 7 5 8- Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: ASSIS LIMA DA SILVA, brasileiro, divorciado, maior e capaz, montador industrial, RG M 4.622.798 (SSP/MG), exp. em 08/01/1986 e CPF 634.488.156-91, nascido em Campo Grande/MT, hoje Campo Grande/MS a 27/junho/64, com 47 (quarenta e sete) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Av. Airton Sena do Brasil, nº 1102, Bairro Baiano Cirino, CEP 38.280-000, telefone (034) 9693-3184, filho de JOSE LIMA DA SILVA, operador de má-quinas e MARIA APARECIDA DA SILVA, do lar, brasileiros, ele nascido em Serra da Raiz/PB a 07/08/1939 e ela em Frutal/MG 07/07/1939, residentes e domiciliados na cidade de Fronteira/MG e LEILA MARIA DE FATIMA NETTO, brasileira, divorciada, maior, capaz, vendedora, RG MG 10.496.177 (SSP/MG), exp. em 27/11/1995 e CPF 873.684.476-49, nascida em União/MG, hoje União de Minas/MG 10/maio/1970, com 41 (quarenta e um) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG no mesmo endereço do contraente, telefone (034) 9978-4350, filha de BERTOLINA NETTO, brasileira, falecida. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG, e publicado no jornal local. Iturama/MG, 07 de julho de 2011. a) Roseli Borges Luiz-oficial.

EDITAL nº 4 . 7 5 9- Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: NELINHO DOS SANTOS TEIXEIRA, brasileiro, divorciado, maior e capaz, comerciante, RG 000888790 (SSP/MS), exp. em 15/10/93 e CPF 614.898.831-34, nascido em Itaporã/MS a 08/janeiro/1976, com 35 (trinta e cinco) anos de idade, residente e domiciliado na Rua Napoli, nº 1207, Jardim Itália, Sorriso/MT, CEP 78.890-000, telefone (66) 96188587, filho de HELI SOARES TEIXEIRA, falecido e MARIA DOS SANTOS TEIXEIRA, do lar aposentada, brasileiros. O contraente neste ato é representado pela procuradora LUCIANA MARTINS DA SILVA, brasileira, maior e capaz, casada, técnica em enfermagem, RG M 9.301.900 (SSP/MG) e CPF 068.371.366-31, telefone (34) 9673-8648, residente e domiciliada nesta cidade no sítio Boa Esperança/Zona Rural, procuração pública lavrada no cartório do 1º Ofício de Notas desta comarca em 24/06/2011, L.62P, fls. 170 e RAQUEL ROSA DA SILVA, brasileira, solteira, maior, capaz, assistente social, RG MG 10.392.054 (SSP/MG), exp. em 19/09/95 e CPF 056.472.576-58, nascida em Iturama/MG, a 08/julho/1980, com 31 (trinta e um) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, na Rua 1 de janeiro, nº 288, Bairro São Miguel, CEP 38.280-000 telefone (034) 3411-0506, filha de JAIME MARTINS DA SILVA, marceneiro e GERCILIA ROSA DA SILVA, do lar, brasileiros. A contraente neste ato é representada pela procuradora ANA MARIA DA SILVA, brasileira, maior e capaz, solteira, professora, RG MG 7.179.626 (SSP/MG) e CPF 029.804.686-57, telefone (34) 9668-9107, residente e domiciliada nesta cidade na Av. João Mateus Sampaio, nº 1058, Bairro Vila Pádua, procuração lavrada no cartório do 1º Ofício de Notas destra comarca em 24/06/2011, L. 62P, fls. 169.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG, e publicado no jornal local. Iturama/MG, 13 de julho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz-oficial

EDITAL nº 4.760 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Co-marca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: BERNARDO OSÉS ÁLVAREZ, espanhol, solteiro, maior e capaz, motorista, portador do Bilhete Nacional de Identidade, nº 159 29418-D, nascido em Donostia – San Sebastián (Guipuzcoa), a 28/maio/1958, com 53 (cinquenta e três) anos de idade, residente na folha censal, nº 274, e domiciliado na Rua “Calle” Cami-no Barbarín, nº 1, 1º, lado esquerdo, Rés-do-Chão, filho de JESÚS OSÉS OCHOA e de CONSUELO ÁLVAREZ CARRAGUETA, falecidos, espanhóis, e ROSÂNGELA ALVES DE OLIVEIRA, brasileira, solteira, maior, capaz, cabeleireira, RG MG 3.283.533 (SSP/MG), exp. em 14/10/1964 e CPF 002.698.656-67, nascida em Honorópolis/MG, a 06/outubro/1.964, com 46 (quarenta e seis) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, Rua D, nº 616 (fundos), Bº Tiradentes, CEP 38.280-000 telefone (034) 3411- 1460 - 9974-0198, filha de ROSALINA ALVES DE OLIVEIRA, do lar/aposentada, brasileira, residente e domiciliada na Fazenda Seis Irmãos, municí-pio de Campina Verde/MG. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG, e publicado no jornal local. Iturama/MG, 15 de julho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz-oficial

EDITAL nº 4.761 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Co-marca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: AILTON JOSE SOUZA QUEIROZ, brasileiro, divorciado, maior e capaz, pecuarista, RG MG 6.137.401 (SSP/MG), exp. em 05/04/95 e CPF 056.499.746-32, nascido em Campina Verde/MG, a 12/maio/1977, com 34 (trinta e quatro) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Rua Capinópolis, nº 558, centro, CEP 38.280-000, telefone (034) 3411-1568, filho de JOÃO ELIAS DE QUEIROZ e JERONIMA APARECIDA DE SOUZA, falecidos, brasilei-ros, e ROBERTA DE FREITAS FERREIRA, brasileira, solteira, maior, capaz, oficiala de justiça, RG MG 8.445.229 (SSP/MG), exp. em 25/02/10 e CPF 034.334.796-23, nascida em Iturama/MG, a 03/agosto/1.979, com 31 (trinta e um) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000 telefone (034) 9974-7413, filha de CRISTINO FERREIRA DE URZEDO, dentista e MARIA HELENA DE FREITAS FERREIRA, escriturária, brasileiros, nascidos em Iturama/MG, ele a 01/abril/1.952 e ela a 01/junho/1955, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, Av. Rio Paranaíba, nº 1021, centro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 21 de julho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz - oficial EDITAL nº 4.762 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Co-marca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: IGOR MARTINS BRANDÃO VIEIRA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, engenheiro agrônomo, RG MG 8.518.570 (PC/MG), exp. em 29/02/08 e CPF 064.865.436-20, nascido em Araguari/MG, a 10/setembro/1985, com 25 (vinte e cinco) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Rua Valerio Eustaquio Gomes, 572, centro, CEP 38.280-000, telefone (034) 9671-7577 ou 3411-2674, filho de ALEXANDRE EUSTÁQUIO BRANDÃO VIEIRA, e MARIA JOSÉ MARTINS BRANDÃO VIEIRA, empresários, brasileiros, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, Rua Santa Vitória, nº 443, centro. e KATTIUSSE OLIVEIRA FREITAS, brasileira, solteira, maior, capaz, secretária, RG MG 11.971.990 (SSP/MG), exp. em 19/08/98 e CPF 061.423.376-39, nascida em Iturama/MG, a 11/dezembro/1.982, com 28 (vinte e oito) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, Av. Mato Grosso, nº 50, centro, CEP 38.280-000 telefone (034) 9667-1601, filha de JOSÉ NATAL DE FREITAS, motorista, e ROSÂNGELA OLIVEIRA FREITAS, recepcionista, brasileiros, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, mesmo endereço dela contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 26 de julho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

EDITAL nº 4.763 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Co-marca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, prevalecendo-se do que lhes faculta o Art. 1.512 § único e apresentando os documentos n°s I - III - IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: JOSÉ DIVINO NOGUEIRA DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, operador de máquinas, RG MG – 12.472.840 (SSP/MG), exp. em 08/06/1999 e 055.356.356-42, nascido em Alexandrita/MG, distrito de Iturama/MG a 12/março/1981, com 30 (trinta) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, na Rua Treze, nº 567, Res. Dr Diógenes Souza, Fone: (34) 9974-3917, CEP 38.280-000, filho de JOSÉ FILADELFO DA SILVA, aposentado e de NEUZA NOGUEIRA, aposentada, brasileiros, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, na Rua Quinze, nº 542, Res. Dr Diógenes Souza. e GRACIELE OLIVEIRA FORTUNATO, brasileira, solteira, maior, capaz, do lar, RG MG – 17.218.410 (PC/MG), exp. em 18/11/2007, nascida em Iturama/MG a 31/agosto/1991 e CPF 107.241.356-69, com 19 (dezenove) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, mesmo endereço do contraente, filha de CELSO FORTUNATO DIAS, supervisor de produção, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, na Rua Doutor Alipio Barbosa, nº 276, Conj. Newton Cardoso e de Isonilda Bebem de Oliveira, residente e domiciliada nesta cidade de Iturama/MG na Rua Treze, nº 540, Res. Dr. Diógenes Souza. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG; publicado no jornal local. Iturama/MG, 26 de julho de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

0628 de julho de 2011Edição 164

ESPECIAL

ESPECIAL 0728 de julho de 2011Edição 164

Saúde

Lazer

Hospital do Povo passa a ser regional

Carnafolia: cinco dias de muita festa

Aniversário de circulação

Tribuna da Região comemora aniversário de 4 anosDyelen Oliveira

No quinto ano de veiculação, o jornal Tribuna da Região se consolida como o impresso de maior circulação de Iturama e região

A

0828 de julho de 2011Edição 164

VARIEDADES

proposta de ofe-recer a Iturama e demais cidades da

região um jornal impar-cial para levar aos leitores notícias de credibilidade vingou e se fortalece dia-riamente. Este ano, o Tri-buna da Região entra no quinto ano de circulação com muitas inovações. Nesta página especial de aniversário, descrição so-bre o ponto de vista de uma autora sobre o papel do jornalismo de interior. Destas perspectivas pode--se concluir o perfil da im-prensa dos pequenos cen-tros urbanos.

A ideia de um veículo que propaga apenas con-teúdo do Governo Munici-pal pode ser desmistificada pela perspectiva de que é por meio dos investimen-tos dele que gira também a cultura, economia, edu-cação, esporte e lazer. E é também deste grupo que pode sair boas pautas con-siderando a atuação positi-va ou negativa no Execu-tivo.

Portanto, esta é a pri-meira de muitas justificati-vas para o compromisso do jornal do interior; acompa-nhar os impactos das ações do gestor na comunidade que o elegeu. Daí uma das características do jornalis-

mo comunitário, como já discutido em edições espe-ciais.

Direcionado este aspec-to citamos um trecho do texto de Beatriz Dornelles que procurou pesquisar a opinião dos assinantes de jornais do interior. O le-vantamento foi feito em pequenas cidades gaúchas, que apesar das diferenças culturais as exigências são as mesmas.

“Os jornalistas do Inte-rior, não apenas observam os acontecimentos, mas participam e tomam deci-sões em praticamente todas as áreas que movimentam uma comunidade, ”citou em um trecho da pesquisa.

Carlos Fotos

Diretora executiva do jornal, Kelma Lacerda e a jornalista Dyelen Oliveira recebem o prêmio de destaque

Sempre presente

Tribuna da Região presente na comunidade ituramensePolítica

Esporte

Polícia

Educação

Cultura

Cotidiano

Município ajuda a eleger três deputados

Atletas se reúnem para 1ª Copa Pontal

Igestran discute violência no trânsito

Iturama sedia pela 1ª vez debate do PNE

Banda volta a se apresentar em bairros

Conservação das estradas é lastimável

Pesquisa IBGE

Sete em cada 10 brasileiros consideram que a cor ou raça influencia o trabalho

Da Redação

Faz um milagre em mim

Cantor Regis Danese sobe ao palco do Itugospel no dia 6Dyelen Oliveira

Premiação aos quatro primeiros finalistas de cada categoria do evento gospel também será entregue no sábado

D

0928 de julho de 2011Edição 164

GERAL

Mais da metade da população brasileira (63,7%) reconhece que a cor ou a raça exerce efei-tos diferentes nas relações cotidianas. A constatação é de pesquisa divulgada no dia 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estu-do, o trabalho, citado por 71% dos entrevistados, é a situação cotidiana que mais sofre influência da cor e da raça. Em segui-da, aparecem as relações

com a polícia/Justiça (68,3%) e no convívio social (65%). O levanta-mento foi feito em 15 mil domicílios de cinco esta-dos e no Distrito Federal, em 2008.

A Pesquisa das Carac-terísticas Etnorraciais da População: um Estudo

CLASSIFICADOS

Fernandópolis.

4 Domésticas;2 Costureiras;2 Serviços Gerais;1 Cientista;3 Vaqueiros;1 Motorista de caminhão Munck;1 Pedreiro; 5 Entregadores(a);1 Montador de toldos;1 Ajudante de produção;1 Técnico de instalação de sistema de segurança.

Horário de atendimento: 7:00 as 17:00 Av. Rio Paranaíba, 493 - CENTROTelefone: (34) 3411-3030

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOMINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOFUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FATGOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SETASCAD.

Vaga para analista financeiro (Santa Fé do Sul)Salário+vale alim.+convênios, Atividades: con-tas a pagar, a receber e conciliação financeira.

Acesse: www.contratado.com.brFone: 17-3421-9273

Oferta de emprego

CorPrataPretoPrataPrataCinza

VeículoS10 Excutiva 4/4AstraPálioStradaSantana

Ano08/0997/9797/9799/00

9978-2065

epois de Aline Barros, André Va-ladão agora é a vez

do palco do Itugospel rece-ber um dos maiores nomes da música gospel, Regis Danese. O cantor que ganhou des-taque na mídia após estourar no Brasil com a mú-sica “Faz um Mi-lagre em Mim” se apresenta no sábado após a premiação dos quatro primeiros finalistas das categorias Adulto e In-fanto Juvenil do festival da música gospel.

Como já divulgado an-teriormente pela Tribuna

da Região, a eliminatória acontece neste domingo (31) no prédio da escola municipal Diretora Maria Sarah a partir das 14 ho-ras. Os classificados nes-ta etapa vão a semifinal no primeiro dia do evento

marcado para o dia 4, na aveni-da Prefeito Juca Pádua em frente a Câmara Muni-cipal e dividem o palco com pastor Youssef Akiva.

Já os fina-listas se apresentam na sexta-feira, 5, dia em que a dupla Daniel e Samuel também canta no evento gospel. Somente no último dia 6, será entregue a pre-

Calendário do Itugospel31/07 – Eliminatória;04/08 – Participação do pastor Youssef Akiva e semifinal;05/08 - Show com a dupla Daniel e Samuel e Final;06/08 - Entrega de Premiação e show com Regis Danese.

miação aos destaques lo-cais e regionais da terceira edição.

Em coletivas anterio-res à imprensa, o prefeito de Iturama Claudio Burri-nho chegou a falar sobre a aproximação que o evento oferece as famílias evan-gélicas. “Essa é uma for-ma de trazê-los mais para perto do Executivo,” justi-ficou o prefeito que criou o projeto quando ainda era vereador na gestão 2005-2008.

“Essa é uma forma de

trazê-los mais para perto do Executivo,” justificou o

prefeito

Interprete da música “Faz um milagre em mim”, Regis Dane-se encerra com chave de ouro

terceiro Itugospel

Divulgação

Ata da terceira reunião do Conselho do Patrimônio Cultural de Itura-ma. Aos seis dias do mês de junho de dois mil e onze, às treze horas e quarenta minutos, teve início a reunião, com o Senhor Presidente agra-decendo a presença de todos e pediu que lesse a ata da reunião passada e em seguida, passou a pauta do dia. Pediu a palavra a Senhora Aldeni Aparecida Alves Janones, pedindo o apoio do senhor presidente, para ver se é possível comprar vasos com flores para colocar nos jardins da Casa da Memória. A diretora do museu, senhora Silvonete pediu para o Secretário da Cultura pedir uma costureira para confeccionar para os visitantes do Museu, calçarem para não estragar o piso de tábua. A conselheira Ana Eleusa disse que vai tomar providências. Em seguida passou a decidir sobre as ações da Terceira Jornada Mineira do Patrimônio cultural, onde ficou definida como ação número um: a visitação à Casa da Memória, segunda ação: a Terceira (3ª) Feira Literária, com local a ser definido, com vários momentos, como apresentação da Banda Municipal, momento teatro, momento baile típico e outros. A senhora Aldeni apresentou o Padre Aparecido Batista Franco, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, convidado especial para essa reunião, e apresentou a proposta de colocar a vigésima (20ª) Festa da Padroeira Santa Rosa de Lima, dentro das ações da terceira (3ª) Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, pois é uma festa tradi-sta tradi-cional da nossa região, com quermesse, vendas de cartuchos, leilão e muita animação por parte da comunidade que sempre participa. O padre Aparecido concordou em colocar a Festa na lista das Festivi-dades tradicionais do Município. Em seguida o conselheiro Clayton apresentou a Planta do Centro Histórico e Cultural com a proposta de investimentos nesse Bem que foi Inventariado em dois mil e onze. A proposta que foi colocada em votação para os conselheiros, é o uso de recursos do Fundo Municipal do Patrimônio para mobiliar os camarins com armários, mesas para reuniões, escadas de acesso ao palco e outros móveis de uso funcional do espaço. Todos os membros concordaram, pois Iturama necessita urgente de um espaço com palco e acústica para atender as grandes reunião e apresentações em geral. O conselheiro lembrou que além desses móveis que estão sendo orçados, a Prefeitura irá investir cento e cinqüenta mil reais (R$ 150.000,00) na recuperação dos estragos na parte física, causados pela chuva e suprir os equipamentos que foram roubados, nesse Bem Cultural Inventariado, além de quinhentos e sessenta mil (R$ 560.000,00) na compra de equipamentos de áudio, vídeo, imagem, climatizador, poltronas e revestimento acústico. Todos estando de acordo, às quinze horas o senhor presidente encerrou a reunião, e eu, Marinez de Paula Queiroz lavrei esta ata que levará a assinatura de todos os presentes, Marinez de Paula Queiroz, Romes Aparecido Damacena. Ana Eleusa Severino de Queiroz, Aldeni Aparecida Alves Janones, Ana Maria Pádua de Queiroz, Clayton José de Oliveira, Sidineya Alves Mariano Borges, Liana de Fatima Queiroz Malta, Laurivânia Freitas Severino Pimenta. Leila de Cássia Vitória Queiroz, Aparecido Batista Franco, Sivonete Martins de Queiroz.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMA/MG – Extrato do Edital – Pregão Presencial nº 65/2011 – (resumido) Objeto: Aquisição de peças e serviços de manutenção de ar condicionado, bebedouros e eletrodomésticos. Tipo: Menor Preço Por Item. Credenciamento: 09/08/2011 a partir das 12:30 hs. Data/hora de abertura dos Envelopes: 09/08/2011, às 13:00 hs. Informações: Av. Alexandrita, nº 1.314, Jd. Eldorado, CEP 38280-000, Iturama/MG, Tel.: (0**34) 3411-9526. Iturama, 25 de julho de 2011. Lívia Helena Queiroz Malta – Pregoeira.

das Categorias de Clas-sificação de Cor ou Raça foi feita no Amazonas, na Paraíba, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Distri-to Federal. Do total dos entrevistados, 96% sou-beram se autoclassificar. (Agência Brasil)

Prefeitura de Iturama/MG

De acordo com o estudo, o trabalho, citado por 71% dos en-trevistados, é a situação cotidia-na que mais sofre influência da cor e da raça.

1028 de julho de 2011Edição 164

ENTRETENIMENTO

Você está vivendo um grande impulso e entu-siasmo para agir a fa-vor de suas motivações e interesses pessoais.

Mas fique de olho em seu orça-mento.

O momento indica que a sorte está do seu lado, mas afaste-se de pesso-as pessimistas. Assuma a responsabilidade so-

bre os seus sucessos e fracassos.

Procure viver o pre-sente. Muito favorável para a vida em família e com os amigos. Pe-ríodo favorece as reu-

niões de negócios. No trabalho, procure colaborar com o grupo.

Piadas

JOGO DOS SETE ERROS

ENCONTRE PALAVRAS VARIADAS

CAÇA – PALAVRAS

RESPOSTAS CAÇA PALAVRAS:

Macaco - gato - girafa - vaca - Marreco - cobra - avestruz - sapo - rinocronte - hipopótamo

Quinta-feiraCortez é condenado. Cecília consola Rafa. Natalie fica em choque e Haidê a conforta. Cortez se enfurece ao voltar para a casa de deten-ção. Eunice encontra Ismael. Sueli contrata Gilvan para trabalhar no quiosque. Raul decide ir à casa de Norma para falar sobre Léo. André conversa com William sobre sua relação com Carol. Beto sente falta de sua secretária. Fabíola incentiva Daisy a procurar seu antigo chefe. Marina decide falar com Norma. Sueli leva Gilvan para dormir em sua casa e Eduardo a repreende. Roni ajuda Xicão. Vinícius chega em casa com um machucado na cabeça.

Sexta-feiraLéo pede para conversar com Marina e consegue sensibilizar Nor-ma com seus comentários. Leila conta para André sobre a armação de Paula. Cecília descobre que está grávida de Vinícius e conta para Rafa. Cortez avisa a Wagner que planeja fugir da cadeia. Eunice ouve Cecília conversar com Leila sobre sua gravidez. Bibi fica ar-rasada ao saber que Douglas foi convidado para posar na Europa. Gabino experimenta roupas novas para impressionar Fabíola. Sueli fica encantada com o comportamento de Gilvan. Eunice conta para Júlio que Cecília está grávida de Vinícius. Douglas confessa que está apaixonado por Bibi.

SábadoBibi finge não querer ficar com Douglas. William incentiva Beto a sair com Ísis e ele acaba chamando a moça de Daisy. Bibi invade o escritório de Dulce e aceita se casar com Douglas. Carol se irrita com André. Léo pede para Wanda ajudá-lo a dar um novo golpe em Norma. Roni mostra a crítica de Apolônio sobre o Bar do Gabino. Gilda exige que Oscar mande Vinícius fazer exames de doenças sexualmente transmissíveis. Cortez explica seu plano de fuga para Wagner. Beto combina de sair com Ísis. Leila vai ao desfile usando um dos vestidos que criou e André a apresenta a uma jornalista. Paula conta para Bibi que roubou Leila e a amiga a repreende. Pau-la aceita colocar Leila como estilista de sua grife.

Quinta-feiraLeandro descobre que sua amada é uma máquina e fica chocado. Naomi robô conta que Leandro já sabe do seu segredo e Ícaro de-cide revelar toda a verdade ao jardineiro. Palmira acha que Ícaro, Naomi e Akira estão planejando matar Naomi robô e fica horrori-zada. Naomi robô conversa com Leandro e ele a despreza. Wilson encontra Elaine/Élcio com a foto do foragido e questiona a empre-gada. Wilson diz a Elaine/Élcio que seu pai está interessado nela e quer saber se ele tem chances. Alice confronta Guilherme e fala para Tânia que ele é interesseiro. Natália procura Marcos e conta que está grávida.

Sexta-feiraÍcaro desliga Naomi robô e se emociona. Júlia conversa com o avô sobre sua relação com Abner e demonstra desânimo. Celeste in-siste em fazer uma festa de casamento e Abner aceita resignado. Guilherme volta para casa com Amadeu e é recebido por Dulce. Akira sugere que Ícaro retire algum componente de Naomi robô para que ela não volte a ser ligada, mas o cientista não concorda. Ícaro explica para Palmira que Naomi robô é uma máquina e pede que ela não fale nada para a polícia. Rafael chama Amanda de mãe e Ícaro não entende. A mercearia fica sem água e Alice tem que tomar banho de caneca.

SábadoNaomi conta para Salomé que falsificou o teste de paternidade de Rafael com a ajuda de Guilherme. Salomé exige a casa de Ícaro para não revelar o segredo de Naomi e ela lhe propõe um acordo. Salomé finge aceitar a proposta de Naomi e planeja um golpe. Ícaro descobre que Akira saiu no meio do dia e fica desconfiado. Tieko pressiona Hoshi a lhe contar porque Akira foi procurá-la. Leandro conversa com Janice e demonstra tristeza. Ícaro proíbe Zariguim de ligar Naomi robô novamente. Celeste contrata o salão do hotel para sua festa de casamento. Natália se recusa a fazer o bolo de casamento de Celeste e as duas discutem. Áureo dá ideias para o vestido de noiva de Celeste.

Quinta-feiraAçucena e Jesuíno se desentendem. Maria Cesária e Tibungo vão à delegacia atrás de notícias de Augusto. Timóteo se irrita ao sa-ber que o cangaceiro que fugiu era Açucena. Miguézim aparece no acampamento dos cangaceiros e Açucena decide ir embora com ele e Felipe. Dora afirma a Jesuíno que vai lutar para conquistar seu amor. Zenóbio não gosta de ver a aflição de Florinda por causa de Petrus. Felipe se aborrece ao saber o castigo que Timóteo deu a Augusto e Petrus. Nidinho pede a Ternurinha que o deixe procurar o registro de sua mãe no gabinete do prefeito. Cecília pede que Baldini volte a ser amigo do rei. Neusa concorda com Antônia ao afirmar que Batoré deve ficar contra Timóteo.

Sexta-feiraAçucena quer participar da retomada do palácio, mas Jesuíno não deixa. Úrsula e Baldini ficam atônitos com os delírios de Timóteo. Petrus e Florinda se beijam. Herculano aconselha Jesuíno a ficar com Dora. Úrsula sente saudades do capitão. Maria Cesária con-forta Augusto. Lilica e Tibungo se beijam. Helena percebe a intimi-dade entre Zóio-Furado e Ternurinha. Timóteo avisa a Téinha que todas as crianças devem pagar a ele uma mensalidade para estudar. Jesuíno combina com Ademar de reunir o povo de Brogodó e Vila da Cruz no cinema.

SábadoAntônia se irrita com Batoré por conta de sua devoção a Timóteo. Jesuíno explica a todos no cinema seu plano para libertar Augusto e Petrus. Nidinho chega com os amigos à antiga casa de sua mãe. Filó consegue avisar a Penélope que Timóteo pretende invadir o ci-nema. Jesuíno avisa que precisam de dinheiro para os disfarces do plano de libertação do rei e de seu irmão. Tibungo avisa a Augusto e Petrus que eles serão libertados. Antônia tenta fazer com que Ba-toré solte Quiquiqui e Setembrino, mas é impedida por Timóteo. Herculano conta o plano do filho para Cândida. Miguézim entrega uma caixa com dinheiro no posto médico e todos ficam surpresos.

INSENSATO CORAÇÃO

Resumo das NovelasÁries (21/03 a 20/04)

Touro (21/04 a 20/05)

Procure renovar as suas energias. Favorecido para as viagens de des-canso. Harmonia com a

pessoa amada. Aproveite a vida com moderação.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Fase é excelente para cuidar da saúde e de sua aparência. O período fa-vorece também o trato

de assuntos financeiros. Bom para as amizades e para o relacionamento a dois. Câncer (21/06 a 20/07)

Tenha cuidado com mal entendidos em relação à pessoa amada. Procu-re não ser possessivo. O período favorece as

viagens em geral e relacionamento com pessoas estranhas. Favorável também para o descanso.Leão (21/07 a 20/08)

Seja mais atuante se qui-ser alcançar seus objeti-vos. No entanto, aja com prudência e inteligência. Não queira resultados

imediatos. Vá com calma e viva um dia de cada vez.

Virgem (21/08 a 20/09)

Libra (21//09 a 20/10)

Escorpião (21/10 a 20/11)

Sagitário (21/11 a 20/12)

Ótimo dia para o ro-mance e a criatividade artística, assim como para as atividades liga-das ao lazer e à diver-

são. Você estará mais expansivo e confiante para expressar seus sen-timentos.

Capricórnio (21/12 a 20/01)

Acontecimentos inespe-rados poderão ocasionar reações emotivas que poderão causar efeitos negativos mais tarde.

Procure valorizar mais a pessoa amada. Saúde boa.Aquário (21/01 a 20/02)

Excelente para reconci-liações em geral. A pes-soa amada vai ser mos-trar mais aliada do que nunca. Não desperdice a

chance de demonstrar todos os seus sentimentos.

Peixes (21/02 a 20/03)

Cuide mais de sua saúde e de você mesmo. Cau-tela com a alimentação. Procure relaxar mais e

não se preocupe tanto com o futuro. Paz no amor e na família.

HoróscopoFonte: GB Edições

É o momento de livrar--se da insegurança, agindo com mais força. Seja ousado em seus planos e ações práticas.

Uma grande vitalidade fará com que você ultrapasse os obstáculos.

Burro emprestadoO caipira chega e pede ao

vizinho:— Cumpade, você pode me emprestar o seu burro

pra eu terminar de arar minha plantação?

— Agora num posso cumpade, meu burro tá

pastando.Mas, no mesmo instante, o

burro relincha lá na co-cheira.

— Que vergonha, cum-pade! Seu burro acaba de relinchar lá na cocheira!O outro responde, todo

ofendido:— E ocê acredita mais

na palavra dele do que na minha?

Marido traídoO marido chega em casa

tenso, revoltado encontra a mulher e vai falando:

— Acabei de saber que você está me traindo. Con-

fesse... Com quem você está me traindo?

— Mas o que é isso, amor-zinho? Que fúria é essa?— Quero saber e é agora. Quero o nome deles. De todos eles. Um por um.

Agora! Vai.— Oh, amor! Pra que isso? Tem gente que você nem

conhece...Erros no discurso

Um político, daqueles bem picaretas e caras de pau,

sobe no palanque e começa o discurso:

— Meus cidadão! Se eu fô eleito, vô construí as

escola!Os eleitores ficam em silêncio, constrangidos

com o mau português do candidato.

— Eu tombém vô construí as egreja, as creche...

O silêncio fica ainda mais constrangedor. Nessa hora, um assessor não aguenta

mais, chama ele e sussurra no seu ouvido:

— Chefe... Emprega o plural que você ganha mais

votos!O político se empolga e

responde:— Deixa comigo!

E recomeça o discurso:— Eu vô empregá o plu-

rá!... A mãe do plurá, o pai do plurá, toda a famía do plurá, porque eis merece!

Ingredientes1 xícara (chá) de farinha de trigo250g de mussarela ralada250g de queijo minas ralado1 colher (sopa) de margarina1 ovo1 colher (chá) de salAzeitonas recheadas, goiabada em cubos e cerejas para rechear2 claras250g de macarrão cabelo de anjo cru e esmigalhado

Modo de Preparo:Numa tigela coloque a farinha de trigo, a mussarela ralada, o queijo minas ralado, a margarina, o ovo e o sal. Misture bem. Reserve. Com as mãos faça bolinhas e

Mineirinho frito

Dicas para o larDica importante INão bata demais o

ovo para empanar carne, croquetes ou rissoles. A fritura ficará mais sequinha.

Dica importante IIRodelas de limão na água

do banho-maria evitam que o alumínio escureça.

Feijão gostoso INa hora de cozinhar o

feijão, junte um buquê feito com louro, cebolinha e salsa amarrados juntos. Na hora de temperar, retire descarte o buquê e acrescente alho socado e cebola picadinha fritos, sal e pimenta do reino

a gosto. Tortas e biscoitosAbra as massas de tortas

e biscoitos entre dois plásticos. Assim elas não grudam nem quebram na superfície onde foi aberta, ficando com espessura uniforme.

Morde e Assopra

CORDEL ENCANTADOrecheie (cada bolinha) com recheio a gosto (azeitonas recheadas, goiabada em cubos ou cerejas). Coloque as bolinhas numa assadeira e leve a geladeira para gelar por cerca de 2 horas. Passe cada bolinha nas claras e em seguida no macarrão cabelo de anjo cru e esmigalhado. Reserve. Numa frigideira, frite as bolinhas em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

Cavalgada de Iturama

Mais de 1,3 mil cavaleiros de 18 comitivas participam do evento

Dyelen Oliveira

Jogos Regionais

Atleta de Iturama se consagra campeão pela equipe de Jales

Da Redação

Prefeitura e Câmara

Inauguradas casas de apoio em Barretos e UberabaDyelen Oliveira

Com vinte e dois leitos, os locais vão oferecer quatro refeições diárias a pacientes de Iturama e Alexandrita

P

1128 de julho de 2011Edição 164

GERAL

acientes de Iturama e Alexandrita que fazem tratamento

nas cidades de Barretos e Uberaba acabam de rece-ber as casas de apoio Santa Rosa de Lima, Santa Rita de Cássia uma em cada localidade. A iniciativa se-gundo, o vereador Januário Francisco de Andrade já tinha sido levada a Câma-ra Municipal por Claúdio Burrinho quando ele ainda era vereador em 2005.

“O projeto foi aprova-do por unâmidade e, agora como prefeito ele conse-guiu colocar seu desejo e de todos nós em prática,” disse ele, as emissoras de rádio que transmitiam dire-to de Barretos a entrega da primeira casa.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvi-mento Social de Iturama, Rogério Oliveira de Freitas, ambas as estruturas tem 22 leitos e vão oferecer quatro refeições diárias. “As casas vão estar abertas durante

toda a semana e nos finais de semana se necessário.”

Como ex-secretário de saúde do município, o ve-reador Cristino Ferreira de Urzedo reconheceu a importância de um local para abrigar os pacientes do município e ainda do distrito. “Já acompanhei a dificuldade de muitas pes-soas que não tinham onde ficar, e hoje a Administra-ção entrega as duas resi-dências que são muito bem estruturadas,”elogiou.

Lá de Barretos os verea-dores Vagner Ferreira, Nil-son Conceição de Oliveira e Alex Sandro Gonçalves também argumentaram a respeito do conforto que será concedido gratuita-mente a pessoas que preci-sam de tratamento nas duas cidades. “Elas vão vir de encontro com a necessida-de da população de Iturama e Alexandrita.” Gonçalves ainda enalteceu o trabalho do Legislativo em não bar-rar nenhum projeto focado no bem estar da comunida-de.

Entrevistado por Ro-naldo Alves, o prefeito de Iturama agradeceu os vereadores pelo constan-te diálogo mantido com o Executivo. “Eles me deram a oportunidade de realizar

esse compromisso.” No final, Burrinho disse que muita coisa ainda deve ser feita até o fim de sua ges-tão. “A Administração é longa e temos muito por fazer,” reconheceu.

Fotos/Aldair de Lima

Santa Rita de Cássia

Santa Rosa de Lima

O percurso de 11 qui-lômetros da terceira edi-ção da cavalgada de Santa Rosa de Lima atraiu 1.374 cavaleiros de 18 comi-tivas. Deste total, cinco representavam Iturama e as demais às cidades de Jales, Uberaba, Quirino-polis, Carneirinho, São

Francisco de Sales entre outras.

A caminhada que termi-nou no recinto de exposi-ção Rubens Bernardes Co-elho com a premiação em cinco categorias foi acom-panha por aproximada-mente 8 mil pessoas pelas principais ruas e avenidas da cidade de Iturama.

“O prêmio de cavaleiro

mais velho foi entregue a Clarindo Dias; comitiva mais distante foi do Ael-ton de Uberaba; cavalei-ro mais bem trajado foi o Thiago da comitiva Apan; melhor berranteira levou o prêmio Carina de Li-meira do Oeste e a comi-tiva mais organizada José Renel de São Sebastião do Pontal,” enumerou.

O ituramense Caio Oliveira Martinez que integrou a equipe de fut-sal de Jales nos jogos Regionais do estado de

São Paulo consagrou-se campeão da competição. O título é reflexo do ta-lento do ituramense que sempre conta com o in-centivo dos pais Claiton e Rosicler.

Caio com o time da equipe vencedora dos jogos Regionais

Divulgação

Direitos da Pessoa Idosa

Iturama discute os direitos dos idosos em conferênciaDa Assessoria

Os integrantes do Con-selho do Idoso e da Secre-taria de Desenvolvimento Social de Iturama promo-veram a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no dia 27 de julho, às 13h, no Plenário da Câmara Municipal - Idvaldo Soares -, na Ave-nida Prefeito Juca Pádua, número 235, bairro Lie-lem.

A proposta visou dis-cutir o temário proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso - promovendo ampla refle-xão -, definir propostas

a serem encaminhadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e levantar outros temas de interesse da população idosa do município.

“Desta forma podere-mos subsidiar o governo do município e o Conse-lho Municipal do Idoso na adoção de políticas públi-cas específicas. A meta é também eleger os delega-dos que participarão da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Ido-sa”, explicam a presiden-te do Conselho Municipal do Idoso, Elizamar José de Oliveira, e o secretário municipal de Desenvolvi-

mento Social, Rogério de Oliveira Freitas.

ComissãoPara a realização do

evento foi instituída a co-missão organizadora da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Iturama que tem Leda Terezinha de Frei-tas Silva como presiden-te; Ivani Batista da Silva, vice-presidente; e Keila Aparecida Batista, secre-tária. Já a Comissão de Apoio é formada por inte-grantes do Conselho Mu-nicipal do Idoso, equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial e voluntários.

REGISTRO CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE SALESE D I T A L D E P R O C L A M A S

Matrícula 0514900155 2011 6 00006 024 0000904 84

= = = = = = = = = = = = = = = = = = Livro 06-DFls- 24-vs

Termo: 904

AMBROSIO NUNES VASCONCELOS, Oficial do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais desta cidade, na forma da lei, etc. Faz saber que pretendem casar--se, em seu cartório os nubentes: THACIO EDUARDO DA SILVA E TATIANE

APARECIDA DE OLIVEIRA FERREIRA ” ELE brasileiro, solteiro, tecelão, natural de Iturama-MG., nascido aos 20 de abril de

1993, residente e domiciliado na Rua 23-A nº2692, centro, nesta cidade. Filho: João Clementino da Silva, natural de Iturama-MG., e Arlete Aparecida da Sil-va, do lar, natural de Frutal-MG., nascida aos 14/11/1974, brasileiros, ela residente e

domiciliada nesta cidade. ELA brasileira, solteira, cozinheira, natural de São Francisco de Sales-MG, nascida aos 04 de novembro de 1981, residente e domiciliada na Rua 23-A nº2692, centro,

nesta cidade. Filha: Romualdo Ferreira, agricultor, natural de Piumhi-MG., nascido aos

03/10/1943 e Dª Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira, do lar, natural de Itapagi-pe-MG. nascida aos 12/07/1961, residentes e domiciliados nesta cidade.

Os contraentes em virtude do casamento assinam os nomes após o casamento: “USO DA MESMA ASSINATURA” .

Apresentaram os documentos exigidos pelo Art. 1525 e incisos do Código Civil Brasileiro. Se alguém tiver conhecimento de existir algum impedimento

legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente que ser afixado no lugar de costume nesta Serventia e

publicado na imprensa.

São Francisco de Sales-MG. 22/Julho/2011

_________________________________________________________Ambrosio Nunes Vasconcelos, Oficial.

3 Amores e um Sonho

Terceira moto da promoção sai para cliente do Triângulo Dyelen Oliveira

Thaynara Gonçalves Dourado preencheu cupom no supermercado e foi premiada pela campanha Quinzena do Consumidor

C

1228 de julho de 2011Edição 164

ESPECIAL

onsumidores de Itu-rama e do comércio da região conhece-

ram a terceira ganhadora da 9ª Promoção 3 Amores e um sonho pela campanha Quinzena do Consumidor neste domingo,dia 24, ao vivo, na Feira Livre. O cupom que premiou Thay-nara Gonçalves Dourado com uma moto CG Titan 150 foi preenchido no Tri-ângulo Supermercado.

Esta é a terceira das qua-tro motos a serem sortea-das pela promoção sendo que a última será entregue no domingo do Dia dos Pais também na feira livre. Na presença do presiden-te da Aciitu (Associação Comercial e Industrial de Iturama)-CDL(Câmara dos Dirigentes Lojistas), Adir Souza de Lima que recen-temente visitou o lote do-ado pela Prefeitura de Itu-rama para abrigar o Centro de Convenção Empresarial e Industrial e dos demais diretores a tenda premiada antecipou com brindes o sorteio final.

André Guimarães Bar-bosa, um dos sócios do supermercado Triângu-

lo, disse que essa é uma maneira de comemorar a consolidação do comércio. “Estamos de portas abertas há dois anos e meio e essa é uma oportunidade de to-dos os clientes conhecer o supermercado,”convidou.

Quanto à ganhadora da moto o empresário disse que a conhece desde que veio do Nordeste para es-tudar. “Sabemos que essa

moto vai ajudá-la muito,” comemorou por Thaynara que teve o cupom sorteado entre outros 130 mil.

Com o fim da Quinzena do Consumidor, o presiden-te da Aciitu-CDL anunciou a abertura da campanha do Dia dos Pais que vai fechar a 9ª promoção 3 Amores e um sonho no dia 14, data em que celebra a data no país.

Presidente da Aciitu-CDL lê nome da ganhadora

Clientes premiadasDia das MãesAdriana F. de OliveiraLoja premiada: Varejão dos Calçados

Dia dos NamoradosEdinei Alves Costa LouzadaLoja premiada: Top Surprise

Quinzena do ConsumidorThaynara Gonçalves DouradoLoja premiada: Triângulo Supermercado

Créditos:Dyelen/Aciitu/Gente que Faz/Edson

Diretores acompanham sorteio na Feira Livre

Antes do resultado final, entrega de brindes

Sucesso total

Camarote Vip da Metrô FM na 36ª Exporama

A transmissão ao vivo de todos os momentos da maior exposição Agropecuária e Industrial da região não foi a única novidade que a emissora trouxe a seus ouvintes. Este ano, a rádio também ga-nhou espaço com o Camarote Vip, onde receberam patrocinadores, autoridades e ouvintes. A passagem dos visitantes pelo local foi registrada pela equipe e podem ser conferidas nas fotos abaixo.

Mais fotos no www.fmmetro.com.br