jornal - tecnologia em ação 5º edição · brasil teve a sua décima primeira edição – a xi...

7
AÇÃO Fortaleza, 27 de junho de 2011 5º Edição TECNOLOGIA EM Eventos Pág. 02 Tecnologia Pág. 04 Índice Pág. 02 Novidades Pág. 06 Visita Pág. 06 2011 2011 INOVA 2011 é realizado na XI Conferência ANPEI

Upload: trinhminh

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

AÇÃOFortaleza, 27 de junho de 20115º Edição

TECNOLOGIAEM

Eventos

Pág. 02

Tecnologia

Pág. 04

Índice

Pág. 02

Novidades

Pág. 06

Visita

Pág. 06

20112011

INOVA 2011 é realizado na XI Conferência ANPEI

Editorial

Brasil está nas manchetes de interesse global para negócios e isto pode ser muito bem exemplificado pela sede brasileira do MBA GLOBAL da Manchester Business OSchool, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas que vem formando executivos

de todo mundo em como fazer negócios no Brasil.

Ao mesmo tempo, a internet se torna cada vez mais uma ferramenta social, como no caso apresentado, neste jornal, de uma funcionária de uma empresa de telefonia, que criou um blog para ajudar mulheres a terem seu chá de bebê.

A solidariedade e a ação afirmativa da sociedade é um dos melhores meios de transformar o mundo para melhor. E essa transformação também foi aceita como desafio a ser vencido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). A realidade é que a ARMTEC veio colaborar na mais ávida, esbravejante e necessária ação de ensino profissionalizante do

estado do Ceará. Saindo da posição de conforto, o estado tomou o protagonismo e vem instalando dezenas de escolas técnicas integradas e de cursos técnicos.

A ARMTEC, se inspirando nesse ambiente de visão de política de estado, uniu forças e vem em parceria com a SEDUC formando, em documentação ISO 9001:2008, metodologia de projetos e até o final do ano em programação C para microcontroladores da MICROCHIP, mais de 3000 alunos das escolas públicas do estado, além de receber 459 alunos para o estágio obrigatório do ensino técnico. Isto ainda é pouco, mas, estamos sempre buscando contribuir no que é possível. Também é sensacional ver nossas novas gerações trazerem diversos prêmios sobre como fazer e utilizar robôs em competições, como fez a equipe da PUC Riobotz.

Esse ambiente de inovação como um todo, chamado Brasil, será bem apresentado na edição da Feira Inova da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e na Conferência Anual da ANPEI. Estaremos em ambas, com o fulgor verde amarelo, ressaltando e mostrando que sempre é certo dizer que o Brasil é uma grande e pujante nação.

Por fim, a soberania do país consegue, sem guerras, crescer e se fortalecer. Isto vem sendo feito pela Marinha do Brasil de forma esmerada, o que permitiu o reconhecimento como águas territoriais brasileiras, a imensidão há mais da Amazônia

, que contém o pré-sal. Um País protegido de minas e artefatos, um país em que o lema antigo continua valendo, O PETRÓLEO É NOSSO.

Em honra desse Brasil grande, em terra e mar, saúdo a todos com essa mensagem de marinha, BRAVO ZULU.

azul

Diretor Executivo da ARMTECRoberto Macêdo

RedaçãoRafaele Esmeraldo

Diagramação Ariadnne Mattos (estagiária)

[email protected]

01www.armtecbrasil.com

02www.armtecbrasil.com

Eventos

ARMTEC é convidada para o Simpósio de Guerra de Minas 2011

A empresa foi convidada a participar, nos dias 17 a 19 de maio, do Simpósio de Guerra de Minas, em Salvador (BA). O evento é um dos componentes de comemoração do Cinquentenário de Criação da Força de Minagem e Varredura (ForMinVar), que ocorrerá neste ano.

O Simpósio é de grande relevância para a Marinha do Brasil e contou com a

participação de diversos setores da instituição, além de envolver instituições civis de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Estiveram, também, presentes empresas nacionais e estrangeiras, que tem ligação com este setor estratégico da Defesa Nacional, visando proporcionar a troca de experiências e a integração entre as partes envolvidas.

“A participação da ARMTEC no Simpósio foi importantíssima porque ali tivemos a oportunidade de estabelecer contatos com as pessoas da nossa área, conhecendo as dificuldades que eles têm para poder nortear os nossos projetos”, afirma o Gerente de P&D, Luiz Gabriele.

A ARMTEC, em parceria com a ForMinVar, está desenvolvendo um Submarino Integrado para Resgate e Investigação (SIRI), que atende às especificações exigidas pelas atividades da Contra Medidas de Minagem (CMM). O projeto, financiado pela FINEP, contou com a colaboração do Comando do Segundo Distrito Naval, por meio do Grupo de Avaliação e Adestramento a Guerra de Minas (GAAGueM). A ENGEPROM concretizará o SIRI, que será doado à Marinha.

Funções do SIRI para a ForMinVar

O Submarino será empregado na área de Guerra de Minas CMM (caça de minas – localização, identificação,

neutralização/destruição, ferramenta de lançamento de mini-torpedos, fixação de cargas explosivas ou liberação de outros

dispositivos) e no resgate e investigação (processamento de imagem, ferramenta auxiliar em acidentes marítimos ou fluviais,

resgate de vítimas, deslocamento de mergulhadores no auxílio a sinistros e ações furtivas, onde seja arriscada a presença do

homem).

INOVA 2011 é realizado na XI Conferência ANPEI

20112011

O principal fórum temático e de debates sobre inovação tecnológica no Brasil teve a sua décima primeira edição – a XI Conferência ANPEI – de 20 a 22 de junho, no Centro de Convenções (Fortaleza/CE), da qual o Diretor Executivo da ARMTEC, Roberto Macêdo, esteve apresentando o Caso da empresa. Dentro da sua programação foi sediado o INOVA 2011 – VII Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste, onde também houve um stand da ARMTEC expondo seus produtos.

Na Conferência estiveram os representantes de todos os segmentos que compõem o Sistema Nacional de Inovação: empresas, instituições de ciência e tecnologia, agências de fomento e órgãos públicos. O Coordenador Geral da XI Conferência ANPEI, Mário Barra, ressalta:“O objeto da XI Conferencia é fixar a agregação de valor decorrente dos investimentos dos setores público e privado no Estado, na região Nordeste, após identificar a potencialidade dos projetos de Fortaleza e evolução natural do tema chave inovação, como é próprio aos objetivos associativos ANPEI.”

Mário diz que ao selecionar o tema Redes de Inovação e Cadeias Produtivas, a Associação propõe extensa reflexão sobre as vantagens oferecidas pelo Ceará e pela região Nordeste ao empresariado e aos

Mais informações:

http://www.seminarioinova.com.br/

http://www.anpei.org.br/xiconferencia/index.html

ARMTEC ministra palestra no Seminário Doing Business in Brazil do Global MBA

No último dia 5 de maio foi realizado o Seminário Doing Business in Brazil do Global MBA – Manchester, em parceria com a FGV, no Rio de Janeiro (RJ), no qual a ARMTEC, por meio do Diretor Executivo, Roberto Macêdo, e do Diretor de Relacionamento com Investidores e Novos Mercados, Ronnie Lins, ministraram uma palestra.

O tema da apresentação abordou o Ambiente de Gestão e Negócios: Estudo de Caso ARMTEC. No evento, também, foram apresentados outros assuntos: Como Desenvolver Investimentos Diretos, com o Prof. Rogério Sobreira e a Interiorização do Brasil, com o Prof. Renato Flores.

03www.armtecbrasil.com

gestores de inovação. O foco são as necessidades de adoção de inovações para alçarem patamares de competitividade de ordem superior como um todo e as oportunidades que se abrem para atuação na região às empresas e à comunidade empresarial em geral.

Já o INOVA 2011 é um projeto consolidado que está inserido no objetivo central da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), programa liderado pela CNI, de transformar a inovação em tema permanente da alta direção das empresas brasileiras.

O Diretor de Relacionamento com Investidores e Novos Mercados da ARMTEC, Ronnie Almeida, ressalta a importância desse evento tanto para o governo federal como para as empresas privadas. Ronnie diz que um dos grandes caminhos para o desenvolvimento do Brasil é através da inovação, à medida que se vá pesquisando e desenvolvendo produtos de maior valor agregado. O Diretor afirma que isto está em consonância com a própria orientação dada pela presidente Dilma que falou sobre esse assunto.

“O caminho é se voltar não tanto para a questão de superar comerciais através de commodities e sim a tendência. Fortaleza se mostrou um centro de excelência de tecnologia e é um exemplo vivo porque é uma empresa que está no Nordeste e desenvolve produtos tecnológicos de alta qualidade”, diz Ronnie.

O Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unifor (NIT-UNIFOR), Ricardo Colares, diz que “o evento INOVA vem, a cada ano, crescendo na qualidade de sua proposta temática e em número de participação de empresários, comunidade acadêmica e entidades de governo. Com a maturidade que o Ceará está adquirindo no tema da inovação e com a integração da programação do INOVA ao Congresso Anual da ANPEI, tivemos a oportunidade para exposição dos Casos de Sucesso de inovação de empresas do Estado e a possibilidade de troca de informação e fechamento de negócios em âmbito nacional”

A programação do INOVA foi composta por Visita aos Trabalhos e Mostra Tecnológica, e palestras nos temas: Inovação e o Complexo Produtivo do Turismo em tempos de Copa do Mundo; Meio Ambiente e Tecnologias Sociais; Economia Criativa: Parcerias, mercado, formatos e a experiência Delta Zero; O Nordeste e as Oportunidades nas Indústrias Tradicionais e de Alta Tecnologia e Inovação em Cadeias Produtivas.

O Global MBA é o MBA Internacional da Manchester Business School (MBS) oferecido no Brasil em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O curso atende às necessidades dos executivos que não dispõem de muito tempo e pode ser encaixado entre compromissos pessoais e profissionais.

A MBS, fundada em 1965, pioneira no Reino Unido, vem aperfeiçoando seus programas há mais de 40 anos. As mais importantes pesquisas, como a FT Global MBA Rankings 2010, colocam regularmente a MBS entre as 10 melhores escolas de negócios da Europa e entre as 35 melhores do mundo.

Um terço do seu quadro de ensino e pesquisa vem de fora do Reino Unido, proveniente de mais

de 40 países, o que reforça a perspectiva internacional do Manchester MBA.

A LAAD Defence and Security 2011 finalizou repleta de novidades. Confira a

foto da equipe ARMTEC com o seu parceiro BOPE (RJ). Ao lado, estão: O

Major Nunes (BOPE), o Diretor Executivo, Roberto Macêdo (ARMTEC), o

Coordenador de P&D – Mecânica, Milton Evaristo, o Coordenador de P&D

– Eletrônica, Davi Marques (ARMTEC), o Comandante Rene (BOPE), e o

Diretor de Relacionamento com Investidores e Novos Mercados, Ronnie

Almeida (ARMTEC).

LAAD

Tecnologia

Tecnologia digital é usada como ferramenta para benefício social

Uma grande iniciativa no mundo virtual tem mudado a vida de muitas

futuras mamães. É o Blog Chá de Bebê Virtual criado em 21 de fevereiro de

2011, por Adriana de Holanda, vendedora de uma empresa de telefonia, e seu

esposo, Adamo Xeno Fonte, professor de Educação Profissional. O objetivo é

direcionar às mães uma ação social promovida por empresas parceiras ou

pessoas que se sensibilizam por essas mulheres.

O trabalho funciona da seguinte forma: Uma mãe carente procura o

Chá de Bebê ou é indicada por alguém. Assim, elas são acompanhadas via

telefone, blogs ou contatos pessoais na internet, pelo fato de muitas delas morarem em outros estados.

“Tivemos essa idéia por acreditar que o ambiente on-line pode sim aproximar pessoas. O blog, na verdade, não oferece

nada material para as mães, o que fazemos é intermediar as doações”, afirma Adriana.

Uma vez que essas mães e seus bebês são identificados é feita uma campanha em prol de ajudá-los, divulgando

suas necessidades nas redes de outros blogs e em outros meios de comunicação.Atualmente, as parceiras do Blog Chá

de Bebê Virtual são Lillo e Kisses.

Conheça:

Blog:

Email:

http://chabebevirtual.blogspot.com/

[email protected]

Saiba Mais

04www.armtecbrasil.com

Grupo Riobotz (CTC/PUC-RIO) conquista dez medalhas na RoboGames 2011

Mais uma vez a equipe RioBotz volta “para casa” sendo bastante reconhecida pelo público geral, no campeonato RoboGames, que dessa vez foi realizado, entre 14 e 17 de abril, em San Mateo, na Califórnia, EUA. Sem falar que obteve número record mundial de medalhas conquistadas por uma mesma equipe. O total foram duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, em diversas categorias de combate e sumô autônomo.

O coordenador da RioBotz, Marco Antonio Meggiolaro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio declara:

“Os alunos adquirem experiência em lidar com projetos reais de engenharia, que envolvem concepção, pesquisa de componentes, orçamento, construção e testes, além de contar com um prazo rígido - a data do evento - e exige trabalho em equipe. Além disso, aprende-se bastante interagindo com engenheiros do mundo inteiro, durante a competição”.

Marco Meggiolaro afirma que eles pretendem continuar aprimorando os robôs existentes, já que a concorrência está sempre se adaptando contra os seus projetos atuais, e construir robôs para competir em novas categorias. Ele ainda ressalta o quanto os membros da RioBotz, uma vez participando dessas competições, ficam preparados para o mercado de trabalho, complementando o aprendizado teórico de sala de aula com a prática obtida nos campeonatos. “Muitas vezes, ser ex-membro da RioBotz é quase garantia de conseguir um estágio em empresas de engenharia, tamanha a notoriedade que a equipe alcançou”, enfatiza o coordenador.

Robô Touro Feather

O robô Touro Feather (foto) é o mais novo bicampeão mundial da RoboGames 2011, na categoria combate de 13,6kg, saindo invicto em todas as lutas que disputou. Outro campeão, igualmente invicto na competição, foi o Mini Touro Autônomo de 1,3kg que, como o próprio nome diz, lutou por sua conta e risco, já que os modelos das categorias autônomas são dotados de inteligência computacional para localizar o adversário e tomar decisões sobre qual estratégia seguir, sem nenhum auxílio humano.

As medalhas de prata ficaram para quatro robôs: Maloney (combate 54kg), Mini Touro (combate rádio-controlado 1,3kg), Pé de Boi Autônomo (sumô autônomo 3kg) e Boi da Cara Preta (sumô rádio-

controlado 3kg). As de bronze foram para Touro (combate 54kg), Touro Light (combate 27kg), Pocket (combate 150 gramas) e Pé de Boi (sumô rádio-controlado 3kg).

A competição consiste em combates entre robôs de diferentes tamanhos, pesos e categorias, e o desempenho individual de robôs autônomos dos 37 países que participaram da RoboGames. Este ano, a competição contou com 186 robôs de combate, um recorde em relação a todas as edições anteriores, além de mais de 400 robôs de outras categorias. Só a RioBotz levou 18 deles, com pesos que variaram de 100kg a 150g, para participar de oito categorias de combate, além de Sumô, Hóquei e “Seguidor de Linhas”.A RioBotz chega ao seu 36º título, sendo 26 nacionais e 10 internacionais.

Histórico das Premiações na RoboGames

Essa foi a sexta participação da RioBotz na RoboGames, tendo conquistado 25 medalhas internacionais em 6 edições. Na edição de 2010 da RoboGames, a equipe conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, conferindo ao Brasil a inédita quarta posição entre os melhores do mundo, atrás apenas de EUA, México e Reino Unido.

05www.armtecbrasil.com

Novidades

Parceria ARMTEC x SEDUC

Este ano, a ARMTEC investe junto à SEDUC na ministração de aulas à distância para estudantes de cursos técnicos de escolas públicas do Governo do Estado do Ceará, nos interiores da região. Os temas abordados são sobre o Sistema de Gestão da Qualidade em empresa de tecnologia, Implantação da ISO na ARMTEC e Metodologia de Projeto. Serão realizados 15 encontros, com duração de 3 horas. Assista aos vídeos-aulas no Canal ARMTEC Tecnologia em Robótica, no Youtube.

Agora você pode ter acesso às diversas fotos dos grandes eventos nacionais e internacionais nos quais a ARMTEC esteve presente, além de conhecer seus produtos, no Flickr (http://www.flickr.com/ ).

A ARMTEC, que hoje é considerada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) a melhor empresa do Ceará para se trabalhar em tecnologia, também, conta com o perfil “ARMTEC Empresa”, no Facebook (http://www.facebook.com/) que constantemente traz novidades sobre o mundo da tecnologia, além do Twitter

Confira as Redes Sociais e o Blog da ARMTEC

(http://twitter.com/): @armtecbrasil.Outra grande novidade é o nosso Blog (armtecbrasil.com.br/blog/), no qual diariamente expõe novidade do

mundo da tecnologia. Vamos conhecer?

O novo site está no ar

A ARMTEC agora está de cara nova. Acesse o nosso site: e veja o novo layout, feito pensando no nosso leitor assíduo por novas tecnologias. Não fique de fora e seja um colaborador de notícias tecnológicas locais, nacionais e internacionais, enviando sugestões para .

www.armtecbrasil.com

[email protected]

Visita

Alunos do Ensino Médio da Escola Pública Tradicional Raimundo Nogueira, de Horizonte, ao lado do Gerente de P&D, Luiz Gabriele (ponta esquerda), e do Prof. Tarcísio Ernani (ponta direita).

06www.armtecbrasil.com