jornal sindirepa ed. 01_02_2012

8
Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 10 - Janeiro/Fevereiro 2012 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Pelo presente edital ficam convocadas todas as em- presas associadas do SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS E ACESSÓRI- OS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, quites e em pleno gozo de seus direitos sindicais, para participarem da Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada na sua sede a Rua Marcelo Gama nº 99, Bairro São João, nesta Capital, no dia 27 de fevereiro de 2012, às 17:00 (dezessete ) horas, em primeira con- vocação. Não havendo número legal de associadas para a instalação dos trabalhos, a Assembléia Geral Ordinária será realizada 1 (uma) hora após a primei- ra, em segunda e última convocação, com qualquer número de associadas presentes, a fim de deliberar sobre as seguintes matérias da Ordem do dia: a) parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço do exercício de 2011; b) leitura, discussão e votação do Balanço do Exer- cício de 2011; c) assuntos gerais. Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2012. Enio Guido Raupp Presidente Motos: mercado e reparação em alta Pag 5 Sindicato organiza caravanas Automec & Autopar Pag 3 Divulgação Diretriz Banco de Imagens Cronograma eventos Sindirepa-RS 2012 Página 6 Jantar da Cadeia Automotiva inicia ano com sucesso Página 4

Upload: carlos-rema

Post on 29-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Informativo Sindirepa-RS, reparação automotiva, Porto Alegre, RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 10 - Janeiro/Fevereiro 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

Pelo presente edital ficam convocadas todas as em-presas associadas do SINDICATO DA INDÚSTRIADE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS E ACESSÓRI-OS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL,quites e em pleno gozo de seus direitos sindicais, paraparticiparem da Assembléia Geral Ordinária, a serrealizada na sua sede a Rua Marcelo Gama nº 99,Bairro São João, nesta Capital, no dia 27 de fevereirode 2012, às 17:00 (dezessete ) horas, em primeira con-vocação. Não havendo número legal de associadaspara a instalação dos trabalhos, a Assembléia GeralOrdinária será realizada 1 (uma) hora após a primei-ra, em segunda e última convocação, com qualquernúmero de associadas presentes, a fim de deliberarsobre as seguintes matérias da Ordem do dia:

a) parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço doexercício de 2011;

b) leitura, discussão e votação do Balanço do Exer-cício de 2011;

c) assuntos gerais.

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2012.

Enio Guido RauppPresidente

Motos: mercado ereparação em alta

Pag 5

Sindicato organiza caravanasAutomec & Autopar

Pag 3

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Divulgação Diretriz

Banco de Imagens

Cronograma eventos

Sindirepa-RS 2012Página 6

Jantar da CadeiaAutomotiva inicia ano

com sucessoPágina 4

Page 2: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

Rua Marcelo Gama, 99CEP 90540-040 - Porto Alegre/RS

Fone/Fax (51) 3342.6063e-mail: [email protected]

www.sindirepa-rs.com.br

DiretoriaPresidente

Enio Guido Raupp

Vice-PresidenteAdolf Erwin Gerhard Goldberg

Diretor SecretárioPaulo Gilmar Boff

Diretores TesoureirosBenito Guilherme Franche

Luiz Roberto Meister

Diretor ProcuradorAlexandre Ruga

Diretores SuplentesLuis Carlos Goldberg

Neri Paulo Tramontinae Tarso Ughini Zanatta

Conselho FiscalBenony Alves dos SantosDonilia Fernandez Rauppe Roberto Maidana Feijó

Membros SuplentesAntonio Lários Padilha

José Fernando Rodrigues Garcia

Delegados RepresentantesTitulares

Enio Guido RauppAdolf Erwin Gerhard Goldberg

SuplentesNeri Paulo TramontinaTarso Ughini Zanatta

------------------------------------

Jornalista ResponsávelTeresa Maria Schembri(MTB 6240/25/91RS)

Editoração EletrônicaGabinete de Comunicação Integrada

ImpressãoGráfica Relâmpago

Tiragem5.000 exemplares

P a l a v r a d o P r e s i d e n t e

Representamos a reparação de toda a frota circulanteEstamos constantemente

neste espaço falando sobreo quanto importante é paraa reparação manter-se atu-alizada e qualificar cada vezmais seus serviços, e isso valepara todos os segmentos,desde as motocicletas até oscaminhões.

A organização e a qualifi-cação da oficina contribuempara a redução de custos etrabalhos, além de melho-rar o relacionamento com cli-entes e colaboradores e re-duzir o tempo médio que oveículo fica retido no conser-to. E a capacitação passa tam-bém pelo financeiro, merca-dológico, qualidade e gestãode pessoas. Aprimorar a for-mação de preços nas empre-sas, além da implantação deferramentas de controle e aotimização de custos.

Neste momento, o nichoque merece uma atençãoespecial é o de duas rodas,devido ao grande aumentode sua participação na frotacirculante do país. São 15milhões de motocicletas e o

2 - Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012

E x p e d i e n t e

mercado continua crescen-te. E como está situada a re-paração para este segmen-to? As motocicletas, tal comoos demais veículos, tambémreceberam avanços tecnoló-gicos em sua composição,logo as oficinas que as aten-dem devem estar à altura deprestar bons serviços.

Em dados divulgados pelaAbraciclo, apenas 9% do to-tal de motocicletas ativas es-tão em completas condiçõesde uso. Este é um númeropreocupante e, ao mesmotempo, desafiador para nós.Como estamos atendendoeste público? Nós, reparado-res, precisamos prestar umserviço a este segmento daforma correta. E, nós, doSindire-pa-RS, que tambémrepresenta a reparação deduas rodas, temos o com-promisso de estar junto aosrepresentados na busca deaprimoramento e qualifica-ção.

Estamos trabalhando pa-ra oferecer temas e ativida-des que capacitem e melho-

rem a oferta de serviços tam-bém para este segmento. Oque o sindicato ganha comisso? Quando ele promovee transforma sua categoriaem uma unidade forte, elecumpre com a sua missão,que é lutar e promover obem-estar de todos os seusrepresentados. Por isso,acompanhe, participe e dêsuas sugestões. É para issoque estamos aqui.

Enio Guido Raupp,Presidente doSindirepa-RS

O Grupo de Manutenção Automotiva(GMA), que reúne as entidades (Sindipeças,Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa) que re-presentam o setor de reposição automotiva,lamenta o falecimento de Abraham Kasinsky,um dos empresários pioneiros na implanta-ção do parque automobilístico em São Pauloe um grande representante do segmento deautopeças.

Kasinsky, que muito contribuiu para o de-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Reposição automotiva lamenta a perda deícone da indústria de autopeças no Brasil

senvolvimento do segmento de autopeças edo setor automotivo, foi um grande empre-endedor. Da loja de autopeças da família 3Leões, transformada depois em grande rede,galgou novos caminhos ao fundar a Cofap,um marco na indústria de autopeças. Incan-sável e desbravador, aos 80 anos, com seuespírito empreendedor, inaugurou a fábricaKasinski, dando vazão a uma paixão: a moto-cicleta.

Page 3: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012 - 3

Atualmente, a Autopar (Feira SulBrasileira de Fornecedores da In-dústria Automotiva) é a segundamaior feira do segmento automo-tivo do país. De caráter bienal eabrangência nacional, chega a sua6ª Edição em 2012, de 13 a 16 dejunho, na Expotrade ConventionCenter, Rodovia Dep. João Leopol-do Jacomel, 10.454 Vila PalmitalPinhais (PR).

Como já é habitual, o Sindire-pa-RS prepara e oferece carava-na para visitar o evento. Para isso,conta, mais uma vez, com o apoioda NGK, o que se transformará emum preço subsidiado aos associa-dos. Para André Luiz Lopes dosSantos, técnico em vendas da em-presa. A parceria se repete por-que nas outras edições o resulta-do foi positivo. “Tivemos reco-nhecimento dos mecânicos atra-vés da lembrança da marca”, ex-plica. “Estaremos mais uma vez naAutopar esperando o segmentoreparador, para mostrar novidadese aplicações de nossos produtos.”Um dos destaques será a sondalambda (sensor de oxigênio) quejunto com os cabos e velas inte-gram a lista de itens verificados nainspeção veicular. “Passamos a terboa participação no mercado com

Autopar: Sindirepa-RS organiza caravana

esta sonda e queremos ampliar suadivulgação”, revela ele.

Para o técnico, as parcerias quetêm sido realizadas com Sindirepa-RS são um caminho de interativi-dade e bons frutos. “É uma formadireta de ter contato com o nossopúblico, divulgar nossos produtos,saber de suas realidades; por ou-tro lado, os aplicadores e repara-dores conhecem novidades, ma-neiras corretas de utilização e fi-cam por dento das tendências; jáo sindicato, que é o agregador, fazesta ligação.”

Caravana

Os interessados em participarda visita à Autopar 2012 podemfazer contato com o Sindirepa-RS(Fone/Fax: (51) 3342-6063).

A Autopar é evento obrigatóriona agenda das empresas nacionaise internacionais do setor de auto-peças, reparação e reposição quealmejam crescimento e fortaleci-mento de suas marcas no merca-do brasileiro. Serão 500 exposito-res, previsão de mais de 50 mil vi-sitantes e 200 caravanas e um vo-

lume de R$ 500 milhões em ne-gócios realizados. Na última edi-ção 2010 foram 500 expositores,mais de 42 mil visitantes, 118 ca-ravanas e R$ 300 milhões em ne-gócios.

Feira é evento obrigatório para profissionais da reparação

Automec Pesados

O Sindirepa-RS também estápreparando a caravana para aAutomec Pesados & Comercias2012, que acontece em São Pau-lo de 10 a 14 de abril. O gruposairá de Porto Alegre dia 12. A pro-gramação começa dia 13 pelamanhã com vistação à fábrica comalmoço cortesia; à tarde check inno hotel e visitação à feira; no sá-bado pela manhã, check out dohotel, visitação à feira e saída di-reta para Porto Alegre, no encer-ramento do evento. As inscriçõesjá estão abertas. Informações pelofone 3342-6063 com Benito.

Page 4: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

4 - Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012

É costume dizer que noBrasil o ano só começa de-pois do carnaval. Mas noSindirepa-RS, 2012 já avan-ça com gás total. Em 16 dejaneiro foi realizado o jan-tar de confraternização daCadeia Automotiva no RS.A noite foi patrocínio daMeridional Autopeças.

O executivo Renê Za-nini deu boas-vindas aogrupo e destacou o calen-dário de eventos da enti-dade (veja na pág. 6 des-ta edição), bem comolembrou que este ano seráde muito trabalho. No co-mando das panelas, o pre-sidente Enio Raupp. A ca-da evento, uma empresadiferente é o patrono danoite e a troca de infor-mações é uma unanimida-de entre os participantes.

Como conta um dos di-retores da Meridional, Flá-vio Telmo, o encontro é umresgate dos elos da cadeiaautomotiva (fabricantes,

Jantar da Cadeia Automotiva acende 2012

Renê Zanini anunciou as novidades ao grupo Encontro reúne diversos elos da cadeia automotiva...

distribuidores, varejistas,aplicadores). “O Sindirepa-RS é quem consegue fazerisso: promover um eventocom tal importância e man-ter, ao mesmo tempo, umambiente descontraído. Éum modo de se medir co-mo anda o segmento”.Não se trata de uma van-tagem a ser medida cons-cientemente, isso fica no

ar. Mas cita como exemplode retorno a lembrança damarca. É uma ação queconsolida o nome, mesmode forma subjetiva, é algoque fica.

A Meridional é uma dis-tribuidora de peças de mo-tores sediada em Porto Ale-gre-RS e com filiais nas ci-dades de Curitiba-PR e SãoJosé-SC a Autopeças Me-

ridional desde 1991 atuana Região Sul como distri-buidora de peças para mo-tores a diesel, álcool e ga-solina e passou a atuar tam-

bém na distribuição de pe-ças de transmissão (caixa decâmbio e diferencial).

Carlos Alberto Schnei-der, supervisor de vendasRegião-Sul Mahle MetalLeve, presente no jantar,também gosta de falar daparceria de 12 anos com oSindirepa-RS. “É importan-te estar junto de quem usaaplica, distribui na cadeiaautomotiva. Este encontroé uma maneira de estar co-nectado ao mercado. Eleestabelece amizades e for-talece todo o segmento”.A troca promovida pelosencontros é resultado deatitude aberta do sindica-to e das fábricas, pois asempresas têm a oferecer eele precisa apto a transmi-tir isso a sua categoria.

Mariano Zimmer, da Me-cânica Irmãos Zimmer, par-ticipou pela primeira vez doencontro e gostou muito.“Estamos interessados emparticipar das atividades dosindicato, como palestras ecursos.”

... em um clima de amizade e diálogo aberto

Schneider é supervisor devendas Região-Sul Mahle

Metal Leve

Telmo é diretor daMeridional Autopeças

Page 5: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012 - 5

Um mercado que cresceu 340%de 2000 até 2011, o segmento mo-tocicletas consolida o Brasil como o4º maior produtor mundial, atrás deChina, da Índia e da Indonésia. Noacumulado de 2011, a produçãoapresenta incremento de 18,3%sobre o ano passado, com poucomais de 2 milhões de unidades fa-bricadas - superando levemente oregistrado em 2008, o melhor anoaté então - de acordo com dadosda Abraciclo (Associação Brasileirados Fabricantes de Motocicletas,Ciclomotores, Motonetas, Bicicletase Similares).

Do total da frota circulante nopaís, quase 70 milhões de veículos,15,4 milhões são de motocicletas,que representam 22%. Para 2012,a entidade acredita que o mercadodeva continuar crescendo, mas deforma mais contida, passando paraum avanço de apenas 5%, totali-zando 2,25 milhões unidades fa-bricadas.

O diretor do Sindirepa-RS, Ale-xandre Ruga, explica que o seg-mento duas rodas cresceu, princi-palmente por ser barato e, portantoacessível às classes C e D que coma estabilização do emprego encon-tram na modalidade uma forma deser menos dependente do transpor-te coletivo. “E por inesperado queisso possa parecer, o maior cresci-mento acontece nas cidades meno-res e nas zonas periféricas. O Nor-deste tem sido o maior polo de ven-das de motos.”

Segmento Duas Rodas está bem aquecido

Motocicletas acompanharam avanços tecnológicos em sua estrutura

A cilindrada mais vendida é a125, embora o segmento de motosde luxo, acima de 500, também re-gistra um crescimento considerável.“Aqui não há sazonalidade, elas sãocompradas não por sua praticidade,mas pelo prazer de dirigi-las”, dizRuga.

Reparação

A notoriedade de segmento domercado de motocicletas é seu cres-cimento constante, inegável. Ocrescimento da demanda por pro-dutos e serviços de reparação vei-cular provocou o aumento da com-petitividade entre as empresas etambém impactou no grau de exi-gência dos clientes. Diante destenovo cenário, passou a ser estraté-gico para as oficinas se qualificaremtanto nos aspectos gerenciais e téc-nicos quanto em estratégias merca-dológicas para a atração e fideliza-ção de clientes.

De acordo com o executivo doSindirepa-RS, Renê Zanini, o seg-mento da reparação de motos tevecrescimento considerável em 2011,acompanhando a comercializaçãoocorrida no período, o que direcio-na a uma projetação de 2012 bas-tante positiva. Para ele, as dificulda-des em se atuar no segmento sãosemelhantes as das oficinas mecâ-nicas de veículos quatro rodas, comalgumas peculiaridades que se develevar em conta ao se projetar a en-trada no mercado.

Primeiro, as características dosproprietários de motos, que se divi-

Segundo Alexandre Ruga “osegmento duas rodas cresceumuito em nosso país, principal-mente por ser barato, tornando-se acessível aos consumidoresdas classes C e D”

dem em duas categorias: motos deluxo, que geralmente realizam ‘ma-nutenção preventiva’ em oficinasespecializadas; já as motos denomi-nadas de ‘utilitárias’, geralmente nãopraticam a manutenção preventiva.Quando a moto, por precariedadenão mais roda, busca o conserto,muitas vezes, em empresa informal.A segunda, é a chegada ao merca-do de motos com alta tecnologia,tais como Motor Flex Fuel, Total Flex,freios ABS, entre outros. Esta carac-terística exige alta profissionalizaçãodos mecânicos, sendo este o dife-rencial para a prestação de bons ser-viços e fidelização de clientes. “Esteé um nicho bastante interessantepara o empresário que estiver dis-posto a desenvolver a atividade.Vale a pena o investimento, poisexiste demanda em permanentecrescimento”, ressalta Zanini.

Capacitação

A capacitação dos profissionaisque atuam no setor é disponibili-zada pelo Sindirepa-RS, seu repre-sentante legal, e o Senai. Como aprocura tem aumentado perma-nentemente, está gerando amplia-ção da gama de cursos a serem ofe-recidos. “Dentro do Planejamen-to Estratégico do Sindirepa-RS,existe atenção especial para estesegmento. Este ano já ocorreu reu-nião com a diretoria do Senai Auto-motivo para a implantação dessasmetas. Também estão sendo ajus-tadas parcerias com marcas de pon-ta para auxiliar a entidade na con-cretização do projeto. Em breve oSindirepa-RS divulgará seu planode ação”, anuncia.

Nunca é demais lembrar que,de um modo geral, os avanços tec-nológicos e mudanças econômicasalteraram o comportamento dosconsumidores. Assim, quem dese-ja conquistar mais clientes deveoferecer soluções que respondamaos desejos e expectativas de seupúblico, além de conhecer o fun-cionamento do mercado ondeatua, os concorrentes e as necessi-dades dos clientes. Esta necessida-de de atualização é importantepara quem já é do ramo e tambémpara quem deseja entrar no mer-cado. Além disso, é preciso conhe-cer mais sobre legislações especí-ficas do segmento, normas técni-cas, políticas ambientais, certifica-ções e entre outros assuntos de in-teresse do segmento, por isso a pre-ocupação do sindicato em ofere-cer acesso a estas informações.

Page 6: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

6 - Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012

Jantar de Confraternizaçãoda Cadeia Automotiva doRS - Ano 10Mês DiaJaneiro 16Março 12Abril 23Maio 14Junho 11Julho 16Agosto 20Setembro 24Outubro 22Novembro 19Público-alvo: Associados,fabricantes, distribuidores edemais representantes daCadeia Automotiva do RS.Objetivos:- Estreitar laços e elos entreprofissionais da CadeiaAutomotiva gaúcha.- Integração, troca de expe-riências e informações emambiente descontraído eamistoso.

Cronograma de Eventos Sindirepa-RS 2012Confraternização FamíliaSindirepa-RSMês DiaMarço 30Julho 27Público-alvo: Empresário daReparação Automotiva doRS.Objetivo:- Confraternização entreReparadores em ambientesadio e agradável.- Recebimento de informa-ções de ponta das fábricaspatrocinadoras.- Lançamento de novosprodutos.

2º Fórum de DebatesSindirepa-RSInspeção Veicular no RSMês DataJunho 21Público-alvo: Empresáriosda Reparação Automotiva,Autopeças, Auto Centers,Frotistas, Postos de Serviços,Convertedoras, etc. .Objetivo:- Evento direcionado para aCadeia Automotiva empre-sarial.- Abordagem de assuntosimportantes e atualizados.- Participação de autorida-des e consultores de altonível.- Contribuir para a implanta-ção definitiva da Inspeção

Veicular Ambiental no RS.

Congresso Sindirepa-RSPúblico-alvo: Reparadorautomotivo.Mês DataAbril 28Setembro 13Objetivo:-Aproximação entre fabri-cante e aplicador.- Atualização tecnológica.- Lançamento de novosprodutos.- Subsídios parasustentabilidade das empre-sas do setor.- Quebra de paradigmas.

4º Baile da ReparaçãoAutomotiva do RS emhomenagem aoDia do MecânicoMês DataNovembro 10Público-alvo: Fabricantes,Distribuidores, Representan-tes, Lojistas, Aplicadores.Objetivo:- Promover homenagens aoReparador Automotivo e

seus familiares em ambientesadio e de confraternização,juntamente com todos oselos da “CadeiaAutomotiva”.

ConfraternizaçãoEncerramento de AnoMês DataDezembro 6Público-alvo: Aplicadores,Fabricantes, Distribuidores edemais elos da CadeiaAutomotiva do RS.Objetivo:- Comemorar o encerramen-to e o nascimento de umnovo ano com aCadeia Automotiva.

Todos os eventos sãodisponíveis à participaçãode apoiadores epatrocinadores.Como vantagem o sindicatooferece:- Logo nos convites.- Exposição de bannerimpresso e eletrônico.- Veiculação da logomarcaatravés de correio eletrôni-co, jornal e site do sindicato.- A marca será impressa emtodo o material de divulga-ção do evento.- Oportunidade dedirecionar mensagem daindústria aos participantesdo evento.

O Seminário da ReposiçãoAutomotiva Independente2012 será realizado em PortoAlegre (RS) no próximo dia 22de março. Nesta edição, oevento contará com quatro pai-néis que abordarão a InspeçãoVeicular Ambiental, seus refle-xos e a frota alvo a ser inspeci-onada no Rio Grande do Sul.Entre os temas discutidos, des-taque para a adoção do Selodo Inmetro para autopeças,questões tributárias, nota fiscal

Inspeção Veicular Ambiental é tema de seminário em Porto Alegreeletrônica e informações atuali-zadas sobre o Plano de Contro-le de Poluição Veicular (PCPV).Entre as novidades do encon-tro, os participantes terão umsistema de votação eletrônicaque permitirá maior interaçãocom os palestrantes nos assun-tos debatidos. O seminário seráno auditório “Teatro Novo DC"no Shopping DC Navegantes”(Rua Frederico Mentz, nº 1561)das 13h às 18h30. O eventoconta com o apoio do Sindire-

pa-RS, Sincopeças-RS e Asdap.Maiores informações e inscri-ções poderão ser obtidas atra-vés dos fones (51) (51) 9178-6084 ou pelo e-mail: [email protected].

Os paineis programados

“Frota Alvo” Conheça emdetalhes os números do seunegócio.Palestrante: Edgar Fraga –Fraga Marketing - São Paulo.

“ Uma nova perspectiva parao mercado de autopeças ”.Palestrante: Gilso Gotardo –Diretor da Freios Controil.

"Como passar na Inspeção?Veículos e empresas".Palestrante: Salvador Parisi –Vice-presidente Sindirepa – SP.

"A Gestão da Reposição na eraDigital".Palestrante: Claudir Mattjie –Tecnicon Sistemas Gerenciais

Jantares acontecem, mensalmente, nasede do Sindirepa-RS e reunemdiversos representantes da cadeiaautomotiva indepedente

Page 7: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012

Informativo - Janeiro/Fevereiro 2012 - 7

A categoria Fireball gaúcha par-ticipou dias 28 e 29 de janeiro doSuper Kart Brasil na condição deúnica categoria convidada. As dis-putas foram em Interlagos e 14equipes gaúchas estiveram pre-sentes em uma das mais lendáriaspistas de kart do mundo. O pa-trocinador oficial da categoria emSão Paulo foi a MENZELUB, queforneceu os troféus e óleos doistempos para os competidores.

A participação da Fireball sedeu em regime de prova longa,ou seja, foram 42 voltas pelo cir-cuito, em 40 minutos de duração.Na bandeirada final a dupla Daia-ne Petry e Rogério Fritsch garantiua vitória na categoria Sprinter e nageral e Rogério Werlang na cate-goria Master. Importante mencio-nar a presença dos mais experien-tes preparadores da categoriaFireball em atividade no Rio

O setor automotivo no Bra-sil vai muito bem. Especialistasestimam que, até 2015, o paíschegue ao número de 50milhões de veículos nas ruas. Eessa previsão pode crescer. Nosetor de autopeças, o quadronão é menos animador. Hoje,existem, em todo o territórionacional, 38.500 lojas de peçase acessórios automotivos e maisde 92 mil oficinas que sãoresponsáveis pela manutençãode 80% da frota de veículosbrasileira - estimada em 32,5milhões, entre automóveis,utilitários, caminhões e ônibus.Frente ao crescimento da frotanacional, é preciso que hajacapacitação profissional e

Frota brasileira deveículos pode chegar a

50 milhões em 2015garantia da qualidade dosserviços de manutenção.

Com a perspectiva em alta,lideranças do setor acreditamque a reposição automotivadeve continuar em ritmo decrescimento e apontam osprincipais desafios da reparaçãode veículos com a chegada denovas marcas ao país, principal-mente egressas da Ásia. Com aevolução tecnológica aplicadaaos veículos, o que se exigeagora é o acesso às informa-ções, à busca pela qualidade eexcelência e à intensificação dotreinamento profissional. Sim, oBrasil no setor automotivo vaimuito bem, obrigado. Maspode melhorar. (Autopar)

S e t o r A u t o m o t i v o

Fireball gaúcha participado Super Kart Brasil

A u t o m o b i l i s m o

Grande do Sul: Paulo Sodré, Alti-vo Rodrigues, Adriano “Sukinho”Rheinlander, Rodrigo Dimare “Su-kata”, Daniel Buratti e NecoFornari.

Page 8: Jornal Sindirepa Ed. 01_02_2012