jornal santuário - paróquia nossa senhora do sagrado ... · alma a buscar mais a glória de deus...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 123 • junho/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração "Tivemos a alegria de reviver o Cenáculo de Pentecostes aqui no Santuário de Maria" - Com estas palavras procla- madas pelo nosso pároco, Pe. Air José, MSC, inspirado no que também foi declarado pelo Bispo Dom Edmar, relatamos neste editorial o quanto foi bem aventurada a 73ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em todas as ações deste evento, desde a quermesse passando pela Coroação à recepção das romarias e li- turgia das missas, houve grande empenho de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Dificuldades foram enfrentadas, superadas e transfor- madas em um pleno sentimento de satisfação, pois o que foi feito foi em nome do Santo Espírito de Deus. E tudo isso festejado juntamente com Maria, nossa Padroeira e serva do Senhor, que nos aponta o caminho ao Sagrado Coração de Jesus! A grande festa de 27 de maio de 2012 se passou, mas ficam as imagens para guardarmos na lembrança. Aprecie nossas fotos, aqui nesta primeira página e em todo o conteúdo desta edição especial. E vale lembrar: a 73ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração dá continuidade às festividades do jubileu de brilhante das romarias ao Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ou seja, nossa grande ação de graças às ca- minhadas a esta Casa de Deus, na vida da Vila Formosa e do Brasil completará 75 anos em 2014! Viva Nossa Senhora do Sagrado Coração!!! Ewerton Costa (radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma) O cenáculo de Pentecostes na festa de Nossa Senhora Beto Rocha

Upload: dokhuong

Post on 09-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 123 • junho/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

"Tivemos a alegria de reviver o Cenáculo de Pentecostes aqui no Santuário de Maria" - Com estas palavras procla-madas pelo nosso pároco, Pe. Air José, MSC, inspirado no que também foi declarado pelo Bispo Dom Edmar, relatamos neste editorial o quanto foi bem aventurada a 73ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Em todas as ações deste evento, desde a quermesse passando pela Coroação à recepção das romarias e li-turgia das missas, houve grande empenho de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente.

Dificuldades foram enfrentadas, superadas e transfor-madas em um pleno sentimento de satisfação, pois o que foi feito foi em nome do Santo Espírito de Deus. E tudo isso festejado juntamente com Maria, nossa Padroeira e serva do Senhor, que nos aponta o caminho ao Sagrado Coração de Jesus!

A grande festa de 27 de maio de 2012 se passou, mas ficam as imagens para guardarmos na lembrança. Aprecie nossas fotos, aqui nesta primeira página e em todo o conteúdo desta edição especial. E vale lembrar: a 73ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração dá continuidade às festividades do jubileu de brilhante das romarias ao Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ou seja, nossa grande ação de graças às ca-minhadas a esta Casa de Deus, na vida da Vila Formosa e do Brasil completará 75 anos em 2014!

Viva Nossa Senhora do Sagrado Coração!!!

Ewerton Costa(radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré

Crisma)

O cenáculo de Pentecostes na festa de Nossa Senhora

Beto Rocha

2 • Santuário • junho/2012

Em 1917, uma mulher vestida de branco, mais brilhante que o sol apare-ceu aos pastorinhos Francisco, Lúcia e Jacinta. Era Nossa Senhora de Fátima. Disse-lhes: “Ele (o Senhor) quer esta-belecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação. E serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono”.

Com isto, Jesus diz novamente: “Eis aí a tua Mãe” (Jo 19,25). Chama os fiéis a serem devotos da Mãe de Deus.

Há diversas formas de praticar tal devoção. Porém, em 2012, uma em especial completa 300 anos. Em 1712, o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem” escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort desa-pareceu, sendo reencontrado apenas em 1842 em uma das casas da Con-gregação dos Sacerdotes Missionários da Companhia de Maria ("Missionários Monfortinos" ou "Padres Marianos") que o santo fundou na França, em 1705.

Esta obra aborda basicamente sobre porquê e como deve ser feita a entrega de si mesmo a Nossa Senhora para realizar a vontade do Senhor. Segundo

Consagra-te a Maria!

Corações sarados

“Sim”: é isto que Maria tem a dizer para a juventude. Um “sim” à vida, aos tesouros celestes, às virtudes, às graças e à verdadeira alegria de ser jovem!

É hora de viver a radicalidade! De buscar as coisas do Alto e deixar para trás o pecado. De responder assim como a jovem, mãe do Salva-dor: “faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Tenha coragem de se entregar in-condicionalmente a Jesus Cristo! Mesmo que haja muitas dúvidas e incertezas

O que Maria tem a dizer para a juventude?

o beato João Paulo II, “nossa relação interior com a Mãe de Deus resulta, de forma orgânica, de nosso elo com o mistério de Cristo”. E ainda explica uma dúvida que surge no coração de alguns: “Não existe a menor hipótese de que o amor que dedicamos à Vir-gem supere nosso amor a Deus. (...) Podemos até afirmar que, àquele que procura conhecer e amar a Deus, o próprio Cristo designa sua Santa Mãe, como caminho e intercessora, como fez no Calvário, oferecendo-a a seu

discípulo, João.”Sendo assim, aquele que

deseja realmente ser verdadei-ramente devoto da Santíssima Virgem deve ter consciência de cinco aspectos:

1) A vontade vem do espí-rito e do coração, fundamen-tando-se numa ideia adequada do enorme papel representado por Maria no plano da Reden-ção e num amor coerente com essa ideia;

2) É de confiança, que, como uma criança, faz recor-rer à mãe em todas as suas necessidades;

3) É santa, isto é, faz com que se evite todo o pecado e se imi-tem as virtudes da Santíssima Virgem;

4) É perseverante em todos os momentos;

5) É desinteressada, inspirando a alma a buscar mais a glória de Deus que suas próprias vantagens.

O que acha desta proposta? Se você quer expressar mais seu amor a Nossa Senhora, procure saber mais sobre a devoção, ou, quem sabe, so-bre outras existentes; escolha aquela que lhe é mais adequada. E, então, consagra-te a Maria!

Thiago Thomaz Puccinihttp://coracoessarados.blogspot.com.br/

quanto ao projeto de Deus. Quando do nascimento de Jesus, Nossa Senhora se perguntou: “Como é que vai ser isso se eu não conheço homem algum?” (Lc 1,34). Mas como ela, a juventude deve pedir explicações, contudo sendo perse-verantes na fé, ainda que pareça difícil.

Pois as promessas de Deus hão de se cumprir no tempo devido ornadas com cada oração sincera feita, de coração, a Maria!

Thiago Thomaz Puccinihttp://coracoessarados.blogspot.com.br

Em que página encontro

esta resposta?

Livros, filmes, programas televisi-vos, mensagens em um CD...

Como superar? Como conhecer? Como questionar? Qual é o meu limite? Mas, afinal, há um limite?

Um novelo se forma. As lãs so-brepostas contam uma história. Ou seria estória? Ao menos isto posso responder?

Desenrolar este novelo não é tarefa instantânea. Os legados e expe-riências registrados nas páginas podem ser sábios, mas há algo mais. A resposta para encontrar a si próprio e resgatá-lo de onde quer que esteja não pode simplesmente ser copiada.

Há filmes que já foram vistos e caminhos para orientar. Ainda sim, a voz que instiga, descon-trola, consola e eleva precisa não somente ser ouvida, mas escutada, e até confrontada, se preciso for.

As ferramentas auxiliam, é certo que sim, mas para que o maquiná-rio volte, ainda que enferrujado, a trabalhar. Há um botão que precisa ser acionado.

Às vezes ele está tão escondido que não se consegue enxergar. Outrora a ferrugem está tão incrustada que o faz camuflar, mas na verdade ele sempre es-teve ali.

Kamila Eduarda Rios Araujo

Santuário • junho/2012 • 3Notícias da Igreja

já me impressionou logo no início. Eram tantas pessoas ali presentes que seria necessário um carro de som, desses que vemos em trio elétrico, para acompanhar. Começamos a caminhada, e a fé presente em todos era emocionante. As Ave-Marias, a imagem da Nossa Senhora, que era ilu-minada pelos raios de sol da manhã, compunham o cenário perfeito. A presença da Nossa mãe era sentida naquele meio de tanta fé.

Na chegada à Igreja, a imagem da Mãe foi reverenciada. O que eu via eram pessoas de muita crença e que tinham muito a agra-decer pelos milagres recebidos. Prova disso, foram os cerca de 20 minutos que as pessoas ficaram esperando em frente a imagem, para que, ao ver ela passar, pudessem ao menos tocar seus pés e dizer aquele emocionante “Obrigada!”

Enfim, tudo naquele cenário da festa emocionou-me. Eram pessoas vindas de longe, romeiros do interior, do litoral, freiras, padres, bispo e paroquianos. E todos estavam ali por

A Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração estava linda. Tiras coloridas compunham o cenário da entrada. No interior do Santuário o que se viam eram pessoas chegando de todos os lugares e com um ânimo brilhante: às 7h daquele domingo, todos entoavam “Viemos para ver Nossa Senhora!”. Bauru, Jau, Caçapava, São Vicente ... os grupos de romeiros vinham de longe porque também queriam parti-cipar da linda celebração em louvor da Mãe de Deus.

Mesmo participando há mais de um ano da PASCOM, eu nunca tinha visitado a festa de Nossa do Sagrado Coração, confesso que me surpreendia a cada momento da festa. Sentia ali uma fé muito intensa!

Logo que cheguei sentei-me ao lado de simpáticas senhoras, que acompanharam a missa inteira com muita emoção, assim como a maioria dos fiéis que estavam ali e tinham lágrimas nos olhos. A missa, celebrada pelo padre Manuel, foi majestosa. Os cantos eram acompanhados por vozes possuidoras de uma forte fé, o que me arrepiava.

Ao final da missa, seguimos em procissão. A magnitude da caminhada

A minha primeira participação na Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

um só objetivo: professar a sua fé e mostrar o quão poderosa é nossa Mãe.

A minha primeira experiência nessa festa foi regada de muita emoção. Nunca tinha visitado um local onde as pessoas estivessem tão bem e parti-cipassem tão ativamente. A prova de que Nossa Mãe estava ali presente foi o decorrer da festa, não vi ninguém passando mal, mesmo com o calor, não vi ninguém sofrendo algum tipo de atropelamento, mesmo com aquelas milhares de pessoas caminhando na procissão...Com certeza era a Mãe agradecendo o amor de seus filhos!

Aline Rodrigues Imercio

do, e todos os anos esse planejamento ocorre com esta antecedência.

Há aproximadamente 500 pessoas envolvidas e algumas delas se ocupam com a quermesse durante toda a se-mana, e boa parte passa os finais de

semana inteiros nessa preparação, para receber perfeitamente os convidados que por vezes chegam a mais de 2 mil.

Flaviane, que trabalha na Festa de Nossa Senhora há 9 anos, faz parte da equipe de Festas Sociais que conta com cerca de 10 pessoas e ajudou a encabeçar o evento deste ano: “É uma

Alguns não perderam sequer um fim de semana. Outros não poderiam ter deixado de vir, pelo menos um dia, pra conferir.

O que não se pode negar é que a festa de nossa Padroeira é o evento mais esperado do ano pela comuni-dade e por Vila Formosa inteira. E é difícil pensar o que seria deste se não fosse a dedicação das equipes que o preparam.

Apesar de ter iniciado dia 21 de abril neste ano, o que poucas pessoas sabem é que a festa já vinha sendo planejada desde o segundo semestre do ano passa-

A tradicional Quermesse

doação, um trabalho voluntário onde as pessoas se dedicam acima de tudo por amor a Nossa Senhora. Não teria como termos tanto trabalho, abrirmos mão de nossas outras prioridades do dia-a-dia e nos dedicarmos tanto, se não fosse pela fé.”

Que essa mesma fé e esse mesmo amor por Nossa Senhora se mantenham sempre, para que possamos contar com o empenho das equipes para este evento tão especial para todos nós!

Mayara MarimAgente PasCom

Espaço Pastoral

Beto Rocha

Beto Rocha

4 • Santuário • junho/2012

73ª festa de Nossa Senhora do Sagrado CoraçãoNesta edição, como no ano passado, não teremos

nossa já tradicional entrevista. Porém, temos alguns depoimentos de alguns romeiros que vieram em romaria no último dia 27 e destacaremos algumas fotos nestas duas páginas centrais.

Destacamos, em primeiro lugar a romaria que de Conselheiro Lafaiete, norte de Minas que sempre che-gam na sexta-feira anterior, participa da missa à noite e retorna no domingo para a grande festa. São 52 anos de participação ininterrupta: “eu venho desde a primeira. Nunca faltei. Como também minha irmã Gêmea Léa Jorge Elias. E sempre achamos que a festa é cada vez melhor. Uma das maiores graças que recebemos que nestas 52 romarias nunca sofremos qualquer tipo de acidente ou imprevisto durante a viagem” revela dona Vera Jorge Elias. E acrescenta que o casal Florel e Natercia, que sempre

participou, por problemas de saúde não pode vir desta vez. Vieram dois ônibus. Dona Rosa Mafuzi participa há mais de 30 anos e dona Piedade Alves Abranches mais recentemente: “Venho há cerca de seis anos. Agradeço sempre a Nossa Senhora do Sagrado Coração pela recupe-ração de meu marido, que embora já falecido viveu um bom tempo depois de se recuperar de quatro enfartos” completa ela.

Do Sul de Minas, Itajubá, com cerca de 15 pessoas,

dona Luzia Maria da Silva diz que “a procissão foi longa e cansativa, mas valeu a pena”.

Do litoral paulista, o senhor Manoel Marcelino conta-nos que veio “com mais cerca de 45 pessoas. É primeira vez que venho. Na verdade vim acompanhando minha esposa, ela sim é muito devota. A acolhida que recebemos e a procissão foram maravilhosas”.

De Caçapava, vale do Paraíba, uma curiosidade de um senhor de 75 anos: “meu primeiro contato com Nossa Se-nhora do Sagrado Coração foi em 1946. Estava na escola e recebi um santinho da campanha ‘dei um terço para Nossa Senhora’. Fiz a campanha e enviei para cá. Depois,

em 1960 recebi outro folheto para outra campanha. Desta fez não preferi não arrecadar e enviei o montante sozinho. Depois que me aposentei então comecei a romaria para cá. Esta já é a 22ª vez que venho e viemos em 28 romei-ros. Infelizmente nos últimos dois anos tenho encontrado dificuldade para lotar um ônibus. Meu filho também está aqui e é ministro da Eucaristia lá na comunidade” conta o senhor Paulo Vital Lanfredi, acompanhado de duas netas Rafaella (7 anos) e Maristela (8 anos).

Estes são alguns dos milhares de romeiros que frequen-taram nosso santuário no último mês de maio.

Miguel Mota

Santuário • junho/2012 • 5

73ª festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

6 • Santuário • junho/2012

Dizimistas aniversariantes de junho/201201 Alaide Romagnoli01 Antonia Soares Bastos01 Dalva Pereira Bicudo01 Deolinda de Barros Costa Rois02 Solange Aparecida de Souza02 Márcio Leão de Almeida03 Jennifer Mayara Nogueira03 Luzineti Ribeiro Luques05 Lílian Paula Cesari05 Rosa Ruth Tozetti06 Alzira Bergamin Azevedo06 Balbina Rosa Vidal06 Sebastião Fernandes Vilela07 Ercília da Silva Correa08 Deise Maria Alves08 Elvecio Candido Trindade08 Nancy M. L. Viveiro08 Otávio Pacífico dos Santos08 Porsina da Silva08 Romeu Zillotti08 Vinicius C. de Farias08 Weverton Antunes de Souza09 Amélia Luizão Lopes09 Ana Maria Rodrigues Damasceno09 Nezilda Novato

10 Gilvan Malícia dos Santos (em memória)10 Marino Malícia Silvério10 Neide Simão Calabella11 Edson Bernardes de Castilho11 Eliete Balbino Pereira da Silva11 Ignês Tolomei Pazian11 Natalim Pinheiro Suone Rodrigues11 Wallace Viega Carvalho12 Antonia Terezinha Judicio12 Henrique Cedorat Sattin12 José Ricardo dos Santos13 Antonio Fernando F. Siqueira13 Maria Antonia Aparecida Miranda14 Elisiel Lima da Silva14 Luiza M. Salmeron14 Luciane Saviane de Oliveira15 José Juares dos Santos15 Julio Martins Martelosso15 Maria Nair da Cruz Oliveira15 Marina Caldeira da Silva15 Constantina Oia de Souza15 Maria Del Carmen Martelosso15 Rakeline Maria Ortega A. Nascibém15 Sebastião de Oliveira Santana16 Ana Silvia de Almeida Gava

16 Antonio Paladino16 Armando Françoso16 Isabel Cristina da Silva16 Márcia Aparecida Moore16 Natalino Dias da Rocha16 Neusa Návia dos Santos16 Regina Vargeti N. de Oliveira17 Tereza Cúrtulo Basso18 Mariinha Caliar da Silva 18 Julieta Parente da Silva18 Terezinha Tomé Ribeiro Facetta19 Antonio Carrasco19 Carlos Eduardo de Melo Silva19 Jéssica Caroline B. Delgado19 Maria Aparecida de Queiroz19 Maria Aparecida Sobreira da Silva19 Aparecido Cassemiro Diniz19 Elza de Oliveira Garcia20 Deusdedite Oliveira de Jesus20 Janete Vieira Calixto20 Janaina Maria Moreira20 Judite dos Santos F. de Andrade20 Raimundo Vieira do Nascimento20 Maria Lucília Custódio21 Luzia Alves de Paulo21 Maria Clara Andrade Frias22 Cândida A. da Silva22 Deise Aparecida Nascimento22 Eliete Brito dos Santos23 Aparecida Batista23 Aparecida Paris Lopes23 Crislaine da Silva Ferreira23 Lucia Menezes Neco24 João Batista Lima de Almeida24 João C. Bonadio24 Magda Falco Maciel24 Nazaret de Fátima Lopes Assis25 Aurora da Costa Custódio25 Guilhermina Guimarães Nero25 Laurinda N. de Menezes25 Julita Oliveira de Almeida25 Maria Roseli Albuq. de Carvalho e Edson25 Marli Pires Gomes26 David Fernandes de Miranda26 Ema Passetti26 Maria Maura Dameto Lourenço26 Maria Gracia M. Semensato (em memória)26 Mirna Maria Ferreira26 Olga H. M. Capel26 Salvo Alves de Menezes27 Jisete Cirilo Ferreira27 Maria da Silva Santos28 Marinalva Miranda de Oliveira29 Ariadne Estima Vieira29 Aurora Figueiredo Espósito29 Emídio Pinheiro de Oliveira29 Jesuíta Carvalho Silva29 Pedro Catapam 29 Rosemeire Bem Haia da Fonseca30 Família Lastella30 Graciener Raimunda dos Santos Vieira 30 Paulo Ailton Vedovato

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

01 Luiz Antonio Queiroz Barone10 Rosangela de Andrade Frias20 Maria Garcia Gregório

Origem da devoção ao Sagrado Coração de JesusTem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos

modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos for-tes do Evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um há o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:

"Eis este coração que tanto tem amado a humanidade. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças...

Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do San-tíssimo Sacramento (Corpus Christi) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.

E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu Divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada."

Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque

Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.Eu darei paz as suas famílias.Eu as consolarei em todas as suas aflições.Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas.Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a ima-gem do meu coração.Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.Fonte: www.santuarioscj.org.br/parscj.php?id=15&PHPSESSID=36b3853d2b0a72908

3a127c1a173ff80

Santuário • junho/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado

da Oração junho/2012

Geral: Para que seja promovidas na sociedade as iniciativas que defendem e reforçam o papel da família.Missionária: Para que a virgem Maria, rainha do mundo e estrela da evangeli-zação, acompanhe todos os missionários e missionárias no serviço de anunciar seu Filho, Jesus!

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 26 e 27 - das 8h às 16hLocal: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 17 de junhoContamos com sua doação!

Agenda de junho/2012Dia Hora Descrição Local

01 7h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião Apostolado da Oração Salão I02 14h Reunião Pastoral do Menor Quadra 8h/16h Encontro de Oração Ir. Elvira Salão I 17h45 Encontro de Batismo Salão I 19h Confraternização da Festa Quadra03 Todas as missas - Domingo do Dizimista Igreja Santíssima Trindade 9h Reunião Liga Católica Sala Vicentinos Romaria à Aparecida Legião Aparecida 10h15 Reunião de Pais Catequese Salão I 10h30 Pré Crisma Quadra 14h Encontro Pastoral da Criança Sala04 14h Reunião Grupos de Rua Salão I05 20h30 Formação de Liturgia Salão I07 19h30 Missa de Corpus Christi Igreja09 8h Reunião Pastoral da Criança Sala 1 14h30 Reunião Capelinhas Sala NA10 Romaria Apostolado Aparecida 10h30 Pré Crisma Salão II 15h Reunião da Legião de Maria Salão I12 20h30 Reunião do CPP Salão I15 Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 14h30 Adoração–Apostolado da Oração Igreja16 7h30 Início da Novena de N. Sra. do Sag. Coração Igreja 8h30 Encontro Pastoral Missionária Sala 14h/17h Encontrão Pastoral Familiar Salão I 16h/18h Reunião dos Catequistas Salão II17 Domingo da Caridade 7h Encontro de Noivos Salões I e II 10h30 Pré Crisma Quadra 15h Reunião Legião de Maria Sala Clube19 20h30 Formação Ministros Eucaristia Salão I21 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala Liturgia 20h Reunião Coordenação do Setor Salão I22 15h Reunião Apostolado da Oração Sala Liturgia23 8/18h Encontro do NA Salão II24 Natividade de São João Batista 25 a 28 - 20h Semana de Liturgia Salão I26 13h/16h Bazar Vicentino Sala Vicentinos27 9h/15h Bazar Vicentino Sala Vicentinos28 20h15 Reunião do Setor Salão I 20h15 Terço dos Homens Igreja 20h30 Reunião da Pastoral Matrimônio Sala30 12h Pastoral da Solidariedade Salão I 15h/17h Encontro da Legião de Maria Salão II 14h Reunião dos Coroinhas Sala

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja/salasCrisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – das 13h às 19h – igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salaPastoral da Música – 19h Salão II

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17h

Todas as quintas-feiras

Congreg. Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feiras

Vicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábados

Catequese – 14h30 – salas/inícioPastoral do Menor – 13h - QuadraVicentinos - 8h30 - Sala/vicentinosPastoral da Criança – 14h Sala IVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

08 • Santuário • junho/2012

[email protected]

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 9839-4005Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

A comunidade em açãoSolenidade de Corpus Christi: Em 7 de junho celebramos o Corpo

e Sangue de Jesus Cristo em toda a Igreja pelo mundo. Em nosso Santuário, a santa missa das 19h30 contempla esta data com uma mais que especial Adoração ao Santíssimo Sacramento. As fotos desta celebração você confere em www.santuariodemaria.com.br

Semana com Formação de Liturgia: De 25 a 28 de junho, às 20h30, a Pastoral de Liturgia realiza para toda comunidade uma semana formativa, trazendo palestras e dinâmicas sobre assuntos importantes referentes a liturgia. O local deste evento será no Salão Padre Chico (Salão 01).

Festa do Sagrado Coração de Jesus, no Santuário das Almas: Esta solenidade, que também mobiliza os Missionários do Sagrado Coração no bairro da Ponte Pequena, acontece no dia 17 de junho, o dia inteiro a partir das 6h30 até a missa das 18h. Confira a programação completa em www.santuariodasalmas.com.br. O Santuário das Almas fica na Rua Guaporé, 429 (a 5 minutos da Estação Armênia do Metrô).

Retorno às atividades: Após a grande mobilização coletiva, dedicada à Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, informamos que todas as pastorais voltam as suas atividades e horários normais neste mês de junho. Destacamos o retorno da Pastoral da Solidariedade (com a entrega de marmitexes aos moradores de rua nos últimos sábados), o Encontro de Noivos (no terceiro domingo deste mês), e a Pastoral do Menor (de volta ao horário normal, até as 18h).

Palestras sobre saúde e bem estar no Colégio NSSC: Nas primeiras sextas-feiras de cada mês, em 2012, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração realizará palestras com profissionais abordando impor-tantes temas de interesse para nossa saúde. Em 01 de junho, o tema foi Tratamento e Prevenção do Câncer de Mama e, em 06 de julho, será sobre Saúde Bucal. O local das palestras é no Auditório do Colégio NSSC, na Rua Planalto nº15, e o horário é das 20h às 22h.

Pré Crisma precisa de novos voluntários: o Pré Crisma tem 3 vagas abertas para novos monitores voluntários. Para ser monitor, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, ter vocação para a Catequese, tempo disponível aos domingos, responsabilidade, espiritualidade e conteúdo para ajudar a preparar encontros para adolescentes. Pessoas interessa-das devem procurar o coordenador Ewerton, a partir de 03 de junho, às 11h30 na Sala 95.

Santuário nas Casas: O Projeto Santuário nas Casas já está acontecendo nas redondezas paroquiais de nosso Santuário. Agradecemos aos paroquia-nos que já acolheram estas visitas orantes e fazemos um convite especial àqueles que ainda não receberam nossas equipes - que sua casa seja a nossa casa, também, nestas vibrantes e motivadoras visitas.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços colocados na reforma do Santuário e na construção da Capela do Santíssimo sejam preservados pelos próximos anos, convidamos todos os amigos da comunidade a serem dizi-mistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter preservada, organizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

Programa Brasil Cristão, com Pe. Air José: Sintonize a TV Século 21 pela Vivo TV Digital (canal 232), pela parabólica ou acesse www.tvseculo21.org.br. Veja o programa apresentado pelo pároco e reitor de nosso Santuário, todas as quartas-feiras ao vivo às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Maria, na história da nossa história

A devoção maria-na sempre terá

o seu lugar na manifestação de fé do povo brasileiro. A festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração é prova disso. Nesta festa, a primeira impres-são que se tem ao olhar a chegada dos romeiros é a de uma timidez latente, própria dos que observam antes de dar uma impressão sobre o que estão vendo. É como se precisas-sem sentir o cheiro, provar o sabor, interagir com o espaço que ainda não conhecem direito.

O dia da festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração é marcado por fases bem distintas. Há uma apreensão en-quanto os romeiros não começam a dar os primeiros sinais de vida. Uma mistura de quietude, espera e ansieda-de. Aos poucos esses sentimentos vão dando lugar, apesar do frio insistente, aos primeiros rumores de que os ôni-bus dos peregrinos estão chegando. A quietude se transforma em alegria e o Santuário vai acolhendo a todos, transformando-se naquele que chega com o seu nome, com a sua história e com a sua tímida alegria. E assim tudo muda por aqui: a procissão, a missa solene, a coroação de Nossa Senhora, tudo isso ganha um olhar especial desde os que preparam com carinho esta festa aos que observam o desenrolar frenético de tudo isso.

A comunidade do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração se dobra diante de cada romeiro e agradece pela presença. Ela quer ser propicia-dora de outros momentos, acolhendo sempre e em qualquer momento aquele que desejar estar aqui, ao lado de Nossa Senhora do Sagrado Coração para agradecer e pedir por sua intercessão.

Um agradecimento especial a todos. Deus lhes pague pela alegria, pelo apoio e pela dedicação sem limites para que a festa deste ano fosse tão expressiva e orante. Nossa Senhora do Sagrado Coração intercederá sempre por cada um de vocês. Muito obrigado.

Pe. Air José de Mendonça, mSC