jornal santuário de maria · chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xiii • Nº 135 • julho/2013 Jornal Santuário de Maria Nossa Senhora do Sagrado Coração De braços abertos para a Jornada Mundial da Juventude Chegou o grande mês da juventude católica no Brasil! De 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e outras cidades envolvidas, acontece a Jornada Mundial da Juventude. Este evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar e louvar a Deus, refletir sobre a realidade da juventude católica e planejar horizontes para nossa nova geração. Tudo isso com a presença, liderança e carisma do Papa Francisco, que chegará ao Brasil no dia 22 de julho para estar com o povo até o final da JMJ. A Juventude e os paroquianos do Santuário de Nossa Senho- ra do Sagrado Coração já serão chamados para participação da JMJ uma semana antes. Isto porque todas as paróquias de nosso país realizarão a Semana Missionária Pré-JMJ, de 17 a 21 de julho, acolhendo jovens católicos estrangeiros e proporcionando a eles, e também às paróquias, uma rica programação de atividades religiosas e sociais. A programação de atividades da Semana Missionária, em nosso Santuário, tem início em 17 de julho às 20h, no Salão 1, com a Noite Cultural. A partir daí, segue uma programação especial nas manhãs, tardes e noites do decorrer da semana até o domingo, 21 de julho, com o encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ, na missa das 10h30 e a viagem dos jovens para o Rio de Janeiro. Importante: A programação completa da Semana Missionária será divulgada em breve no site www.santuariodemaria. com.br, na página www.facebook.com/pascom.santuariode- maria e nos murais do Santuário e da Secretaria Paroquial. Como dizem os documentos oficiais da JMJ e da Campanha da Fraternidade de 2013, todos aqueles que tem no coração a energia e a vivacidade de um jovem, independente- mente da idade, é efetivamente jovem! Pensando nisso, o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração conta com a presença e a juventude de seu povo inteiro em todo o período da Pré-JMJ e da JMJ, fortalecendo assim a motivação e a determinação de nossas novas gerações! A todos os jovens católicos, o Jornal Santuário de Maria deseja uma santa e renovadora Jornada Mundial da Juventude!!! Ewerton Costa, é radialista e membro das Pastorais da Comunicação e do PréCrisma

Upload: lamdieu

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xiii • Nº 135 • julho/2013

JornalSantuário de Maria

Nossa Senhora do Sagrado Coração

De braços abertos para a Jornada Mundial da JuventudeChegou o grande mês da juventude católica no Brasil!

De 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e outras cidades envolvidas, acontece a Jornada Mundial da Juventude. Este evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar e louvar a Deus, refletir sobre a realidade da juventude católica e planejar horizontes para nossa nova geração. Tudo isso com a presença, liderança e carisma do Papa Francisco, que chegará ao Brasil no dia 22 de julho para estar com o povo até o final da JMJ.

A Juventude e os paroquianos do Santuário de Nossa Senho-ra do Sagrado Coração já serão chamados para participação da JMJ uma semana antes. Isto porque todas as paróquias de nosso país realizarão a Semana Missionária Pré-JMJ, de 17 a 21 de julho, acolhendo jovens católicos estrangeiros e proporcionando a eles, e também às paróquias, uma rica programação de atividades religiosas e sociais.

A programação de atividades da Semana Missionária, em nosso Santuário, tem início em 17 de julho às 20h, no Salão 1, com a Noite Cultural. A partir daí, segue uma programação especial nas manhãs, tardes e noites do decorrer da semana até o domingo, 21 de julho, com o encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ, na missa das 10h30 e a viagem dos jovens para o Rio de Janeiro. Importante: A programação completa da Semana Missionária será divulgada em breve no site www.santuariodemaria.com.br, na página www.facebook.com/pascom.santuariode-maria e nos murais do Santuário e da Secretaria Paroquial.

Como dizem os documentos oficiais da JMJ e da Campanha da Fraternidade de 2013, todos aqueles que tem no coração a energia e a vivacidade de um jovem, independente-mente da idade, é efetivamente jovem! Pensando nisso, o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração conta com a presença e a juventude de seu povo inteiro em todo o período da Pré-JMJ e da JMJ, fortalecendo assim a motivação e a determinação de nossas novas gerações!

A todos os jovens católicos, o Jornal Santuário de Maria deseja uma santa e renovadora Jornada Mundial da Juventude!!!

Ewerton Costa, é radialista e membro das Pastorais da Comunicação e do PréCrisma

Page 2: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

2 • Santuário • julho/2013

Da liberdade, vêm as três grandes questões éticas que orientam (mas também atormentam, instigam, provocam e desafiam) as nossas escolhas: Quero? Devo? Posso?

Retomemos o cerne: o exercício da ética pressupõe a noção de liberdade. Existe alguém sobre quem eu possa dizer que não tem ética? É possível falar que tal pessoa “não tem ética”? Não, é impossível. Você pode dizer que não tem uma ética como a sua, você pode dizer que tem uma ética com a qual você não concorda, mas é impossível dizer que alguém não tem ética, porque ético é exatamente o modo como se compreende aquelas três grandes questões da vida: devo, posso, quero?

Tem coisa que eu devo, mas não quero, tem coisa que eu quero mas não posso, tem coisa que eu posso mas não devo. Nessas questões, vivem os chamados dilemas éticos; todas e todos, sem exceção, temos dilemas éticos, sempre, o tempo todo: devo, posso, quero?

Tem a ver com fidelidade na sua relação de casa-mento, tem a ver com a sua postura como motorista no trânsito; quando você pensa duas vezes se atravessa um sinal vermelho ou não, se você ocupa uma vaga quando vê à distância que alguém está dando sinal de que ele vai querer entrar; quando você vai fazer a sua declara-ção de Imposto de Renda; você tem a grande questão ética que é: devo, posso, quero? Por exemplo, quando se fala em comprar algo: Podemos, sim. Devemos? Não sei. Queremos? Sim.

Tem muita coisa que você quer, mas não pode, muita coisa que você deve, mas não quer.

Acredite que você só encontrará a paz de espírito quando aquilo que você quer é aquilo que você pode e é o que você deve.

Cristiane Silva

ÉticaValores que definem o que "quero", "posso" e “devo”: Nem tudo que quero, posso; nem tudo que posso, devo; e nem tudo que devo, quero

Fé e Compromisso Social

Viver mais Feliz

Em Ato Público no Conselho Fe-deral da OAB, o Movimento de Com-bate à Corrupção Eleitoral - MCCE, juntamente com a OAB e dezenas de entidades nacionais, lançaram a Campanha Eleições Limpas.

O MCCE, que coordenou a vitoriosa campanha para lei de iniciativa po-pular, a Ficha Limpa (LC 135/2010), agora inicia a coleta de mais de 1,5 milhão de assinaturas para a cam-panha Eleições Limpas que promete mudar o sistema eleitoral brasileiro.

Para o diretor do MCCE, Márlon Reis, “Nosso sistema eleitoral não serve ao Brasil. Se um dia ele serviu, hoje não serve mais. Ele não diz respeito aos nossos valores, ele desrespeita o senso da sociedade ao privilegiar o abuso do poder político e econômico ao dar vazão à desigualdade nas disputas eleitorais.

As estatísticas mostram que dos 513 deputados fede-rais, 369 foram eleitos entre os que tinham mais volume de recursos financeiros. Ante as empresas privadas, o número de doadores pesso-as físicas é ínfimo, apenas 2% nas eleições de 2010. Nas palavras de Márlon, “As eleições brasileiras são pagas por empresas e isso está errado na concepção das entidades que vêm tra-balhando na construção do projeto Eleições Limpas. Se

Eleições Limpasnós quisermos igualdade nas disputas, temos que construir outro modelo de financiamento, um modelo que permita que a disputa aconteça não na base de quem tem mais dinheiro em caixa, mas na base de quem tiver as melhores propostas para o país.”

Para o MCCE e para as entidades da campanha, é preciso reduzir imen-samente os custos das campanhas. Por isso, o primeiro ato foi propor a extinção de doação de empresas, pelo fato de empresas não serem titulares de direitos políticos, não exercerem cidadania, e sim, terem por finalidade a obtenção de lucro. Por isso elas têm agido com tanto vigor nas eleições.

Segundo o diretor, há pesquisas que demonstram a vinculação no aumento na receita das empresas e as suas par-ticipações como doadoras eleitorais. “Para isso é preciso o Financiamento Democrático de Campanha proposto pela campanha que se inicia agora”, finalizou.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, Marcus Vinícius Furtado, disse que as modificações propostas pela Campanha (http/eleicoeslimpas.org.br) devem se transformar em rea-lidade em nosso país e, que para isso é preciso acabar com a cor-rupção administrativa, de onde se

inicia a corrupção eleitoral. Para ele, o financiamento democrático de campanha é fundamental para que se tenha Eleições Limpas e para o desestímulo de práticas indevidas de cor-rupção eleitoral.

O presidente da OAB ainda disse que todas as sec-cionais da Ordem, em todas as unidades da federação terão pontos para coleta de assinaturas para a campanha.

O MCCE lembra que a coleta de assinaturas se dará por meio físico (for-mulário em papel) e meio eletrônico (acessando www.eleicoeslimpas.org.br) onde há certificação digital e se-gurança criptografada.

Fonte: www.mcce.org.br

A todos os membros e simpatizantes do MCCE,

O sucesso da Campanha Eleições Limpas dependente da coleta de assinaturas em prazo recorde. Precisamos atingir nossa meta até o final de julho, próximo mês. Por essa razão criamos um site dotado de certifica-ção digital, onde é possível assinar eletronicamente a iniciativa popular. Pedimos a todos que utilizem ao máximo as redes sociais e suas listas de e-mails para encaminhar o link do site www.eleicoeslimpas.org.br, pedindo a todos que assinem o formulário eletrônico e compartilhem para todos que puderem.

Se alguma entidade preferir realizar também a coleta em formulário impresso, pode obtê-lo no link http://eleicoeslimpas.org.br/assets/files/formulario-para-coleta-a4.pdf?1371957864

“Vamos precisar de todo mundo”.Comitê Nacional do MCCE (www.mcce.org.br)

Page 3: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

Santuário • julho/2013 • 3Notícias da Igreja

Manifestações Políticas,

como a Igreja Católica se pronunciou?As manifestações pacíficas organi-

zadas por jovens estudantes de São Paulo no mês de junho, incitaram novos protestos pelo Brasil. Diversos estados também protestaram contra o aumento das tarifas do transporte público, e aproveitaram também para reclamar do sistema público de saúde, da corrupção, dos altos investimentos na Copa de 2014, entre outros assuntos.

Curioso para nós, católicos, é pen-sar: mas qual é a visão da Igreja sobre essas manifestações e a participação política ativa da população?

Comecemos destacando uma fala muito interessante do Papa Francisco. Durante uma audiência aos alunos da escolas Jesuítas, no Vaticano, no dia 7 de junho, Sua Santidade foi inda-gada por um jovem de como deveria um cristão exercer seu compromisso político. O Papa não pensou muito e logo falou: “Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão!”

Francisco disse ainda que a política representa uma das formas mais bo-nitas de caridade e de buscar o bem de todos. Não é dificil acreditarmos que uma das coisas mais significantes que um cristão pode fazer é: buscar o bem comum e praticar a caridade para com seu semelhante.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, foi mais específico ainda em suas declarações. Por ser membro do Conselho da Cidade, e participou do conselho em que o pre-feito Fernando Haddad (PT) convocou para conversar com os integrantes do movimento Passe Livre (movimento

de estudantes, organizador das ma-nifestações pela redução das tarifas em São Paulo).

Presente no Conselho, Dom Odilo deu sua opinião sobre essas partici-pações políticas: “É importante que o povo se manifeste, que acorde da sonolência!”. Disse o arcebispo, sa-lientando também que o povo deve sim exercer seu papel, de fato, como representante em uma sociedade e pedir por melhorias na saúde e na vida urbana.

Scherer ainda lembrou que é im-portante que essas vozes das praças sejam ouvidas e compreendidas, e salientou que os atos de vandalismo são “desaprováveis”. Vandalismos que marcaram casos isolados nas manifestações de São Paulo e pelo

Brasil, com um pequeno grupo que fez depredações em patrimônios públicos e saqueamento em lojas.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também conce-deu uma entrevista a Rádio Vaticano falando sobre o assunto. Dom Orani, que se prepara para receber na cidade carioca, neste mês, o maior evento jovem da Igreja Católica, a Jorna-da Mundial da Juventude, destacou que o evento será positivo, de uma juventude com valores cristãos que, assim como os manifestantes, querem mudar o mundo.

O Setor de Juventude da Arqui-diocese de Curitiba, onde também ocorreram as manifestações, emitiu uma nota dizendo que tem espe-rança nas manifestações pacíficas

e que acredita que elas sejam fonte de um tempo novo para a participação dos jovens na política brasileira.

A verdade é que o catolicismo apoia as manifestações demo-cráticas e acredita que o bem comum, a caridade é um valor extremamente cristão. Desde que as manifestações ocorram de uma maneira pacífica, nós, cristãos, podemos também entrar nessa luta pela verdade e pela justiça na política brasileira.

Aline Rodrigues ImercioFontes: Rádio Vaticano, CNBB,

Arquidiocese de São Paulo

http://www.rededemocratica.org/images/2013/06b/av-paulista-sp.jpg

Page 4: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

4 • Santuário • julho/2013 Espaço Pastoral

A ideia de fundar a Pastoral do Menor surgiu em 2003, quando Mar-cio, que é professor de capoeira e já participava de outras pastorais, decidiu fazer um trabalho diferenciado na igreja com aulas para crianças. Apresentou o projeto para o Padre Manoel, que sugeriu iniciá-lo em fase de teste por três meses para ver se dava certo. Assim, no dia três de agosto de 2003, contando apenas com o próprio Marcio e Dona Dina na cozinha, aconteceu o primeiro encontro da Pastoral, já com 34 alunos. Com o passar dos meses o grupo foi aumentando e chegou a ter 220 crianças, tendo ainda apenas os dois como voluntários. O “teste” deu certo, e o grupo já vai completar 10 anos.

Atualmente, a Pastoral conta com cerca de 20 voluntários, coordenados por Marcio. “Mas eu falo que não tem essa de coordenador, todos aqui são coordenadores”, ele diz. Cerca de 100 crianças estão matriculadas e por volta de 80 têm maior frequência.

Pastoral do Menor“Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele” (Lc 18,15-17)

Dividem-se em três turmas: Turma 1: dos 7 aos 9 anos; Turma 2: dos 9 aos 12; e Turma 3: dos 13 aos 18 anos. Há alunos que estão na Pasto-ral desde o início, e alguns, inclusive, acabam se tornando voluntários.

O s encon t ro s acontecem todos os sábados, das 12h às 18h, iniciando sem-pre na quadra da igreja. Ao meio dia é feita uma oração e depois o almo-

ço que vai até as 13h, uma turma vai para evangelização com uma catequis-ta, outra turma vai para informática, e outra, ainda, fica na educação físi-ca. Assim segue o sistema de rodízio até os três grupos passarem por todas as atividades. Das 16h às 16h30 tem o café da tarde, depois uma turma faz aula de capoei-

ra e outra vai para o jogo de xadrez. São realizadas também atividades externas, como idas ao teatro e em alguns finais de ano as crianças são levadas para passar o sábado em uma chácara. Marcio dá aulas de reforço de capoeira em sua casa, às sextas-feiras.

A esposa de Marcio coordena a cozinha, e seus filhos também são alunos. O professor fala que sua vida e a pessoa que ele é, se dividem entre antes e depois da Pastoral. “Eu evoluí muito com esse trabalho, até está escrito na nossa camiseta ‘Construindo a pessoa humana’. O que eu puder mudar a realidade de alguma criança aqui, eu quero mudar. É preciso muito amor para estar aqui todo sábado”, diz Marcio.

As crianças que quiserem partici-par, os pais devem incluir o nome na lista de espera na secretaria da igreja. O grupo também sempre precisa de voluntários para cuidar de todas as atividades e de tantos alunos. Quem tiver interesse em participar pode procurar o Marcio e será bem vindo, pois a Pastoral sempre estará de portas abertas para quem tem força de vontade e amor pelas crianças.

Mayara MarimAgente PasCom

Márcio

Beto Rocha

Beto Rocha

Page 5: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

Santuário • julho/2013 • 5

O título desta entrevista é o mes-mo da de janeiro deste ano, afinal são pessoas da mesma família, viveram nos mesmos lugares e, até hoje, estão praticamente no mesmo endereço: “Nasci, fevereiro de 1928, em Ribeirão da Onça, em Maristela, interior de São Paulo, também era conhecido como Montevidéo. Meus pais sempre ficaram por lá. Minha irmã (Dona Nena) e eu, depois que casamos, sempre seguimos nossa sogra: moramos algum tempo em Laranjal Paulista, numa antiga fazenda de escravos, conhecida como “Fazenda dos Turcos”, depois fomos para Maringá, no Paraná, retornamos para a fazenda dos Turcos, depois para Piracicaba e finalmente São Paulo capital, conta Maria José Alves Lima, mais conhecida como Dona Zezé.

No auge de seus 85 anos, continua

bem animada e, juntamente com suas filhas Dita, Fia e Regina, tivemos um bom papo: “Tive nove filhos sobrevi-ventes. Outros morreram. Como tinha de cuidar dos filhos, demorei muito a ajudar nos trabalhos da igreja, na verdade, fui levada pela Fia, que já participava há algum tempo”, relem-bra D. Zezé. “Eu nasci no interior, era muito pequena quando cheguei em São Paulo. Na épo-ca, devido as rou-pas que usavam, chamávamos os padres de ‘padres das roupas pretas’. Eles passavam por aqui, normalmente de bicicleta, e nos levava para uma capelinha próximo da Vila Rica. Mas quem me levou e incentivou mesmo

a ir no santuário de Nossa Senhora do Sagrado Cora-ção foi a tia Tuga (dona Nena). Par-ticipei do “grupo das virgens”, “das cruzadas” e das ‘Filhas de Maria’,” acrescenta Edna Aparecida Alves de Lima, conhecida como Fia.

Quando chega-ram no bairro, era tudo ainda muito precário: “quando chegamos não tinha boa distribuição de eletricidade por aqui. Então usá-vamos emprestado de uma vizinha, da dona Maria Godino. A água era de bomba”, lembra Maria Benedita

Alves de Campos, conhecida como Dita. “Como não tinha asfalto, havia muita poeira. Por sermos negras, nossas per-nas eram muito ‘russas’. Então passávamos vaselina para mudar a cor. Quando chegávamos no Santuário, misturava a vaselina com a poeira vermelha e ima-gina a cor que ficava o pano que levávamos para limpar”, complementa Fia, sorrindo e acrescenta “nós tínhamos de levar sempre o terço, o véu e o livrinho”.

Ainda por volta da década de 1970 começaram a ajudar na quermesse: “primeiro foi bolo e chocolate. Depois

sopa, canja e canjica. Fazíamos até 39kg de canjica. Eram feitos em caldeirões que levávamos, sobre a cabeça, para a quermes-se lá no Santuário”, conta dona Zezé, e acrescenta “até hoje sou membro da Legião de Maria e do Apostolado da Oração”. “Eu

sou membro da Legião e ajudo cantando em diversas cele-brações, espe-cialmente aqui na São José”, complementa Fia. “E eu aju-do num monte de coisas aqui na comunida-de são José” a c r e s c e n t a D i ta. “E eu ajudo no Gru-po dos Acólitos, dos Coroinhas,

na liturgia e sou catequista, além de ajudar em outros trabalhos”, conclui Maria Regina Alves Lima.

Graças alcançadas? São muitas, mas destacam-se: “a primeira que nos despertou a devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração foi um acidente de caminhão. Não havia ônibus e o transporte coletivo era feito por caminhão. Aconteceu perto da praça Sampaio Vidal todos gritamos o nome de Nossa Senhora do Sagrado Coração e não sofremos nada” contam Dita e Fia. “Eu tinha os pés sempre frios e não havia meio de eles aquecerem. Um dia implorei a ela e nunca mais tive este problema”, acrescenta Dita. “A Sara teve tuberculose e naquela época era muito complicado. E logo depois eu tive uma pneumonia muito forte. Até sangue pelo nariz eu solta-va. Tive de ser internada. Imploramos a Nossa Senhora do Sagrado Coração e fomos curadas”, conclui dona Zezé.

Miguel Mota

Da fazenda escravocrata para Vila Formosa (2)Miguel Mota

Da esquerda para a direita, Regina, Dita, Zezé e Fia

Da esquerda para a direita, Pe. Jorge, Regina, Pe. Ivo, Fia e Pe. Manoel

Arq. da Família

Batizado de Eliana, tendo também Dona Zezé e esposo como padrinhos

Arq. da Família

Batizado de Sílvia, em 1975, tendo os avós, Dona Zezé e esposo como padrinhos

Arq. da Família

Page 6: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

6 • Santuário • julho/2013

Dizimistas aniversariantes de julho/201301 Ana P. Fabrício

01 Antonia de Oliveira Carrasco

01 Evânia Ribeiro da Silva

01 Fernando Ignácio Ferreira

01 Maria do Socorro G. Medeiros

01 Rondnê Prado dos Santos

02 Belmira E. Luiz Novais

02 Charmene Lafayete

02 Evandro Negrisoli

02 Maria Dalva Costa

02 Maria Mendoza Gasques Rufino

02 Roberto de Barros Ramires

03 Silvana Aparecida Lemos Silva

03 Eliene Pereira da Silva

03 Penha Maria de Godoy

03 Severino Pereira da Silva

04 Irene Mori Molinari

04 Luciene Santos de Souza

04 Malvina Borielo Afonso

04 Reinaldo Marcelino Pereira da Silva

04 Wilson Roberto Pires

05 Cicera Holanda Pedrosa

05 Miriam Nascer Nogueira

05 Rosemary Vendramel Coca

05 Solange Martins

05 Yoshio Saito

05 Ricardo da Silva Soares

06 Flaviane Miron Corda de Oliveira

06 Maria da Glória Pires Claro Pereira

06 Maria de Fátima Marques da Silva

07 Cacilda Rodrigues Almeida Diniz

07 Maria Alba Pinheiro

07 Rodolfo Nascimento da Silva

08 Maria Aparecida Alves Furtado

08 Nelson Arnut Rodrigues

08 Raimundo Batista de Carvalho

09 Eder Pereira da Silva

09 Hélia Maria de Oliveira

09 Joana Bezerra da Silva

09 Maria Benedita Alves de Campos

09 Maria da Conceição M. da Silva

09 Maria do Socorro C. Pinheiro

09 Marilda dos Santos Sueksessair

09 Raquel Matias de Oliveira

10 Givanildo Moura dos Santos

10 Josefa Francisca dos Santos

10 Oswaldo Verdi

10 Valdomiro Camarão de Oliveira

11 Antonia do Rego M. Gonçalves

11 João Lopes de Oliveira

11 Maria da Penha de Paula Pultrini

12 Denise V. H. Serrano

12 Edvaldo Rodrigues de Souza

12 Elisabete Maria Xavier Luz

12 João Ponce de Oliveira

12 Reginaldo Luiz Dias

13 Esperança da Glória Pereira

13 Roselene Lopes da Silva

14 Antonio Carlos Parente

14 Cleusa da Silva

14 Elias Leite da Silva

14 Elvira Aparecida Píton Curse

14 Mara Rubia de Almeida

14 Maria das Dores Silva Milagres

14 Maria Renilda de Souza

15 Donizete Adalberto Besson

15 Eduardo Coca

15 Felipe Menezes Besson

15 Nair Pereira

15 Paulo Corrêa Santos

16 Aline Moretto da Silva

16 Carla Espósito

16 Gorete Andreozzi

17 Amanda Feitosa Duarte

17 Anderson Antonio Abá

17 Isaura Rosalina de Jesus

17 José Dias de Melo

17 Pedro Luiz de Oliveira

17 Reinaldo Pereira

17 Undina Gonçalves B. Bezerra

18 Isabel R. Crusca

18 Maria Aparecida Leonildo

18 Odete Gonçalves dos Santos

18 Rosilene Felipe Avante

19 Aparecido Alves de Lima

19 Caroline Menezes Besson

19 Elias Carnevalli

19 Ivone Viana Romão

19 José Eduardo B. Matos

19 Luiz Antonio dos Reis

20 João Grotto

20 Laerte Rolim

20 Linaldo Balbino Alves

20 Margarida Cardoso Monteiro

20 Priscila Aparecida Maximiano

21 Alessandra Belchior Silva

21 Aparecida Trevisan da Rocha

21 Elizabete Margarida O. Coelho

21 Josefina Silva de Melo

21 Maria da Conceição Lacerda Miranda

21 Olívio Massonetto

22 Antonio Bernardo

22 Mônica Aparecida das Mercês

23 Gracia Carmem Hodas Belmonte

23 Thainan Nara Bonadio

23 Regina Maria de Abreu Temple

24 Carlos André Souza Lima

24 Francisco do Espírito Santo

24 Joelina Santana Reis Mazziero

24 Jorge Luiz

25 Ilda Cuenca Perez

25 Fábio Ricardo Francisco

25 Hersilha Almeida Gimenes

25 Laiz Scrovi

25 Marco Aureliuo Simitan

26 Ana de Almeida Santos

26 Aparecida Gonçalves Rodrigues

26 Fernando de Azevedo Moreira

27 José Antonio Pelinson

27 Maria Domingas Miron Esteves Corda

27 Giuseppina Anna Ciccone

27 Helena Castilho

27 Osvaldo Farias Sala

28 Ana Maria dos Santos Ferreira

28 José Ferreira de Carvalho

29 Arsênio Barreira Barrio

29 Tiago Ferreira Maciel

29 Victor Rocha dos Santos

30 Ana Paula Cardoso

30 Maria das Graças Vilela

30 Solange de Oliveira Hashimoto

30 Sueli Fernandes Simão

30 Valderez Martins dos Reis

31 Eugenia Dorotéa de Castilho

31 Iracema Pereira da Silva

31 Maria Aparecida da Silva Carioca

31 Thiago Santos de Oliveira

01 Vicentina Maria Reis da Silva09 Iracy Carobresi Lopes11 Oreste Luiz de Souza13 Maria das Dores de Oliveira20 Edméia Socorro Santos de Souza

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

Page 7: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

Santuário • julho/2013 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração julho/2013

Geral: Que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil anime todos os jovens cristãos a se tornarem discípulos e missionários do Evangelho.

Missionária: Que as portas em toda a Àsia se abram aos mensageiros do Evangelho.

VicentinosBazar da Solidariedade

30 de julho - das 13h às 17h31 de julho - das 09h às 15h

Local: Rua Angá, 962

Domingo do QuiloDia: 16 de julho

Contamos com sua doação!

Agenda de julho/2013Dia Hora Descrição Local

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salas (férias) Crisma – 8h30 – nas salas Pré-Crisma – 9h – igreja, salas (férias)

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – sala

Todas as quintas-feirasTarde de oração da Legião de Maria – 15h – igreja exceto 3ª quinta-feira

Congregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas (férias) Pastoral do Menor – 13h – QuadraVicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

02 12h Celebração do Batismo Igreja

04 17h/19h - Reunião Pastoral da Criança Sala

19h30 Missa com adoração e bênção do Santíssimo

05 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja

08h30 Reunião do Apostolado Salão I

8h Reunião Afuse Sala

06 17h45/20h45 - Encontro de Batismo Salão I

06/07 Retiro dos Catequistas A definir

07 Todas as missas - Domingo do Dizimista Igreja

9h Reunião da Liga Católica Sala Vicentinos

14h/17h - Encontro Pastoral da Criança Sala

08/12 Retiro dos Padres MSC

11 8h15 Reunião Pastoral dos Enfermos Sala

13 14h/18h - Bingo Irmã Geni Salão I

14 15h Reunião da Legião de Maria Salão I

16 20h30 Formação de Ministros Salão I

17/21 Semana Missionária

18 15h Missa dos Enfermos Igreja

19 14h30 Hora Santa Apostolado Igreja

20 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja

17/21h30 - Aniversário do NA Salão I

21 Todas as missas - Domingo da Caridade Igreja

12h Celebração do Batismo Igreja

22/27 Pré jornada da Juventude

24 15h Reunião do Apostolado Sala

25 20h15 Terço dos Homens Igreja

27 12h Jantar Pastoral da Solidariedade Salão I

28 10h30 Missa Século 21 Igreja

15h Festa do vovô e vovó Salão I

31 9/15h Bazar Vicentino Sala Vicentinos

30 13h/16h - Bazar Vicentino Sala Vicentinos

Julho de 2013De 08 a 12 de julho de 2013, teremos celebração da Palavra, portanto não havéra missa. Voltaremos às missas, normalmente, somente no dia 12, à noite, às 19h30.

Page 8: Jornal Santuário de Maria · Chegou o grande mês da juventude ... evento irá receber jovens de diversos cantos do mundo para orar ... encerramento da Semana Missionária Pré-JMJ,

08 • Santuário • julho/2013

[email protected]

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 5158-9357Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

O muro

da

indecisão

Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos, arcanjos e toda a corte celeste.

Do outro lado do muro, estavam Satanás, seus demônios e toda a corte demoníaca.

Em cima do muro estava um jovem inde-ciso do que fazer da sua vida. Este jovem

observou que o grupo do lado de Deus o chamava e gritava o seu nome sem parar:

“Ei, desce do muro agora! Vem para cá! Estamos te esperando! Venha! Desça!”

Já o grupo de satanás não gritava, nem dizia nada. Esta situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

“O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e o seu grupo não me chamam nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?”

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

É porque o muro é meu.

Parábola de autoria desconhecida

A comunidade em açãoReforma do Santuário/Campanha dos Vitrais: O processo de

Reforma dos Vitrais de nosso Santuário está a todo vapor, mas ainda precisamos de doações para que esta obra de preservação da nossa história seja concluída. Informações sobre formas de contribuição voluntária à Campanha dos Vitrais ainda podem ser obtidas no site www.santuariodemaria.com.br ou na Secretaria Paroquial. Agradecemos muito a todos os amigos, famílias e empresas patrocinadoras que já doaram seu apoio financeiro na realização desta atividade.

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: Na noite de 07 de junho, às 19h30 no Santuário de Maria, nossa comunidade celebrou a Santa Missa em ação de graças e consagração de nossas vidas ao Sagrado Coração de Jesus. E vale recordar que o Santuário das Almas, sede da Província MSC de São Paulo, no bairro da Ponte Pequena, realizou também sua Festa do Sagrado Coração de Jesus, em 16 de junho das 6h30 às 19h.

Encerramento do Ano Vocacional MSC: Aconteceu, em 14 de junho às 19h30 no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Co-ração, a Santa Missa de encerramento do Ano Vocacional dos Missionários do Sagrado Coração. A solenidade foi presidida pelo Superior Provincial MSC de São Paulo, Pe. Manoel, e contou com a presença de inúmeros Missionários do Sagrado Coração e leigos das paróquias da Província missionária de São Paulo. Durante a Santa Missa, também, aconteceu o rito de renovação dos votos dos confrades da Fraternidade de Leigos MSC, da qual fazem parte muitos paroquianos do Santuário.

Semana de Liturgia 2013: De 24 a 28 de junho, às 20h, a Pastoral de Liturgia realizou para toda comunidade encontros com muita formação. A Semana de Liturgia trouxe palestras e dinâmicas, ministradas por convidados especiais, sobre assuntos importantes referentes à Santa Missa. O local deste evento foi o Salão Padre Chico (Salão 01).

Terço dos Homens: Todas últimas quintas-feiras de cada mês, às 20h30, acontece no Santuário o Terço dos Homens, reunindo garotos, jovens e senhores em uma só oração. Convidamos todos os paroquianos da comunidade a participar!

Pastoral da Escuta: o grupo necessita de voluntários para ajudar no atendimento motivacional ao público que é realiza-do semanalmente pela equipe. Para ser membro, é necessário que os interessados sejam frequentadores do Santuário, tenham conhecimento da Palavra de Deus, disposição e disponibilidade para a missão. A Pastoral da Escuta está em atividade todas as segundas, das 13h às 19h na entrada do Santuário.

Rede Século 21: Pe. Air José de Mendonça MSC apresenta o programa Você pode Ser Feliz, que acontece ao vivo todas as quartas-feiras, das 9h15 às 11h. Sintonize a Rede Século 21 na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o link “Santuário na TV” no canto superior do site www.santuariodemaria.com.br

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

http://vocaremarianos.files.wordpress.com/2011/08/muro.jpg