jornal prÓ-mar agosto 2011

4
PRO-MAR Informa Ano III - Agosto de 2011 n 7 PROJETO MARÉ GLOBAL É VENCEDOR DO PRÊMIO FIEB 2 3 4 Semana do meio ambiente Limpeza de rio e praia na ilhota Base avançada PRÓ-MAR em Aratuba Realizado através de uma parceria entre a GDK S.A. e a PRÓ-MAR, o projeto Maré Global foi vencedor da categoria “Projetos Cooperativos em Responsabilidade Socioambiental”, do 9° Prêmio FIEB Desempenho Ambiental. O Prêmio FIEB tem como objetivo reconhecer e estimular empresas que se destacam na implementação de atividades que contribuem para melhoria da qualidade ambiental e de práticas de gestão que contribuem para a melhoria do desempenho ambiental. A entrega do prêmio foi realizada no dia 21 de julho, no auditório da FIEB, em Salvador. Sensibilização, educação ambiental, monitoramento dos recifes de coral e apoio à criação de áreas marinhas protegidas são as linhas prioritárias de ação do Maré Global, que disputou a premiação com outras 10 organizações. O projeto teve início em 2006, fruto de uma construção coletiva entre a empresa baiana GDK e a Organização Socioambientalista PRÓ-MAR. Sua finalidade é conservar e monitorar os recifes de coral das ilhas de Itaparica e Boipeba, na Bahia. Em seus quatro anos iniciais, o Maré Global já contemplou diretamente mais de 27 mil pessoas, dentre as comunidades tradicionais e turistas, e pretende atingir novas áreas da Bahia de Todos os Santos, tendo em vista sua importância para a reprodução de diversas espécies marinhas. Intercâmbio PRÓ-MAR no Instituto Recifes Costeiros (Tamandaré) Entre os dias 11 e 14 de maio, a equipe da PRÓ-MAR realizou intercâmbio com os pesquisadores do IRCOS, no Centro de Pesquisa e Recursos Pesqueiros do Nordeste – CEPENE, em Tamandaré, Pernambuco. Esta troca de informações e conhecimentos foi motivada pela necessidade de alinhamento das estratégias futuras dos trabalhos de monitoramento da PRÓ-MAR, realizados nas ilhas de Itaparica e Boipeba, visto que o IRCOS é quem coordena a execução do programa Reef Check em outros locais do Brasil. A equipe da PRÓ-MAR participou, entre os dias 15 a 19 de maio, do 3° Congresso de Biologia Marinha, realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Foram apresentados painéis sobre as atividades desenvolvidas na ONG e os resultados da pesquisa sobre o branqueamento de coral no recife das Caramuanas. O evento reuniu pesquisadores e estudantes da área das Ciências do Mar e Ciências Biológicas de 25 estados do Brasil e quatro outros países. 3° Congresso de Biologia Marinha Equipe Reef Check PRÓ-MAR junto com a Profª Beatrice Padovanni e pesquisadores CEPENE. Vencedores do 9º. Prêmio FIEB de Desempenho Ambiental Curso de Idiomas Está acontecendo na sede da PRÓ-MAR em Mar Grande (Ilhota) curso de inglês, francês e espanhol. Informações: (71) 3633-4259 ou 8173-2140

Upload: carlaine-silva

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal PRÓ-MAR Agosto 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal PRÓ-MAR Agosto 2011

PRO-MARI n f o r m a Ano III - Agosto de 2011 n 7

P R O J E T O M A R É G L O B A L ÉV E N C E D O R D O P R Ê M I O F I E B

2 3 4Semana do meio

ambiente

Limpeza derio e praiana ilhota

Baseavançada

PRÓ-MAR emAratuba

Realizado através de uma parceria entre a GDK S.A. e a PRÓ-MAR, o projeto Maré Global foi vencedor da categoria “Projetos Cooperativos em R e s p o n s a b i l i d a d e Socioambiental”, do 9° Prêmio FIEB Desempenho Ambiental. O Prêmio FIEB tem como objetivo r e c o n h e c e r e e s t i m u l a r empresas que se destacam na implementação de atividades que contribuem para melhoria da qualidade ambiental e de p r á t i c a s d e g e s t ã o q u e contribuem para a melhoria do desempenho ambiental. A entrega do prêmio foi realizada no dia 21 de julho, no auditório da FIEB, em Salvador.

Sens ib i l i zação, educação ambiental, monitoramento dos recifes de coral e apoio à criação de áreas marinhas protegidas são as linhas prioritárias de ação do Maré Global, que disputou a premiação com outras 10 organizações.

O projeto teve início em 2006, fruto de uma construção coletiva entre a empresa baiana GDK e a Organização Socioambientalista PRÓ-MAR. Sua finalidade é conservar e monitorar os recifes de coral das ilhas de Itaparica e Boipeba, na Bahia. Em seus quatro anos iniciais, o Maré Global já contemplou diretamente mais de 27 mil pessoas, dentre as comunidades tradicionais e turistas, e pretende atingir novas áreas da Bahia de Todos os Santos, tendo em vista sua importância para a reprodução de diversas espécies marinhas.

Intercâmbio PRÓ-MAR noInstituto Recifes Costeiros

(Tamandaré)

Entre os dias 11 e 14 de maio, a equipe da PRÓ-MAR realizou i n t e r c â m b i o c o m o s pesquisadores do IRCOS, no Centro de Pesquisa e Recursos Pesqueiros do Nordeste – CEPENE, em Tamandaré, Pernambuco. Esta troca de informações e conhecimentos foi motivada pela necessidade de alinhamento das estratégias futuras dos trabalhos de monitoramento da PRÓ-MAR, realizados nas ilhas de Itaparica e Boipeba, visto que o IRCOS é quem coordena a execução do programa Reef Check em outros locais do Brasil.

A equipe da PRÓ-MAR participou, entre os dias 15 a 19 de maio, do 3° Congresso de Biologia Marinha, realizado na cidade de Natal, no Rio G r a n d e d o N o r t e . F o r a m apresentados painéis sobre as atividades desenvolvidas na ONG e os resultados da pesquisa sobre o branqueamento de coral no recife das Caramuanas. O evento reuniu pesquisadores e estudantes da área das Ciências do Mar e Ciências Biológicas de 25 estados do Brasil e quatro outros países.

3° Congresso de BiologiaMarinha

Equipe Reef Check PRÓ-MAR junto com a ProfªBeatrice Padovanni e pesquisadores CEPENE.

Vencedores do 9º. Prêmio FIEB de Desempenho Ambiental

Curso de IdiomasEstá acontecendo na sede da PRÓ-MAR em Mar Grande (Ilhota) curso de inglês, francês e espanhol.Informações: (71) 3633-4259 ou 8173-2140

Page 2: Jornal PRÓ-MAR Agosto 2011

PRO-MAR I n f o r m a2S e m a n a d o M e i o A m b i e n t e M o b i l i z a 2 . 0 0 0 p e s s o a s

Entre os dias 01 a 10 de junho, a PRÓ-MAR realizou diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao final dos dez dias de atividades, quase 2.000 pessoas participaram das atividades promovidas nas localidades de Boipeba, Itaparica, Mar Grande e também no Club Med Itaparica.

A Semana p ropo rc i onou valiosos conhecimentos sobre o ambiente recifal e a importância das ações humanas para sua preservação. Em todos os locais onde as atividades foram realizadas, em cada uma das Ilhas, foi possível sentir a satisfação dos participantes.

Entre as atividades realizadas estiveram trilhas interpretativas do ambiente recifal, exibição de filmes seguidas de reflexões, discussões sobre questões a m b i e n t a i s l i g a d a s a o consumismo e à produção de lixo e seus impactos sobre o ambiente, roda de leitura de livro de cunho ambiental, plantio de árvores frutíferas, e visitações à

março nas turmas, como: características gerais da Ilha de Itaparica, ecossistemas recifais, poluição.

No decorrer da atividade, quatro equipes realizaram diversas provas lúdicas como: produção de cartazes sobre o meio ambiente, criação de roupas a partir de materiais que iriam para o lixo e jogos de perguntas e respostas (Trilha Educativa), as quais resgatavam e reforçavam aprendizados sobre as questões ambientais.

sede da PRÓ-MAR, sempre de portas abertas ao públ ico interessado em conhecer mais sobre o meio ambiente que o rodeia.

As duas gincanas ecológicas f o r a m a t i v i d a d e s q u e movimentaram a garotada. Concluída no dia 07 de junho, envolvendo os alunos do Colégio Desafio, a atividade envolveu 50 alunos divididos em duas equipes que participaram de provas como a confecção de maquetes e de roupas de material reciclável, teatro, jogos de perguntas e respostas, criação e execução de gritos de guerra e muito mais.

A gincana na escola municipal Aureliano A. Monteiro, ocorrida no dia 10 de junho, representou também a culminância da primeira parte do projeto de educação ambiental realizado na escola.. As provas da Ecogincana foram baseadas nos temas discutidos e m e n c o n t r o s s e m a n a i s realizados desde

PRÓ-MAR entre as Principais Organizações Brasileirasem Prol da Conservação

A PRÓ-MAR esteve presente em todas as atividades do "Viva a Mata 2011", evento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, entre os dias 19 e 22 de maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a apresentação de seu projeto "SOS Caramuanas". Com stand entre os contemplados pelo Edital 04/2010 do Programa Costa Atlântica, a ONG pode apresentar a centenas de visitantes os trabalhos que vêm s e n d o r e a l i z a d o s j u n t o à comunidade pesqueira de Aratuba, na Ilha de Itaparica, Estado da Bahia, para a criação de uma Área

Marinha Protegida nos recifes das Caramuanas, situados próximos à localidade.

Além disso, o público presente pode ficar sabendo sobre as atividades de educação e sens ib i l i zação ambiental e de monitoramento dos recifes de coral desenvolvidas pela PRÓ-MAR nas Ilhas de Itaparica, Boipeba e Tinharé, através do "Projeto Maré Global". O projeto é financiado pela GDK, que também é c o - p a t r o c i n a d o r a d o S O S Caramuanas.

Momentos do evento Viva a Mata,no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Moradores e banhistas: convidados constantes paraconhecer os trabalhos realizados pela PRÓ-MAR

Dinâmica inicial para integração dos estudantes do turno matutinoe vespertino da escola municipal Aureliano A. Monteiro

Estudantes praticando o que aprenderam durantejogo da Trilha educativa

Page 3: Jornal PRÓ-MAR Agosto 2011

PRO-MAR I n f o r m a3Limpeza de rio e praia na Ilhota: um pequeno grande feito

As atividades de limpeza de rio são realizadas, também, na Ilha de Boipeba. No mês de junho, o foco das atenções foi o rio da Matança, de grande importância econômica e social para a comunidade. Com um vasto manguezal que corta boa parte das ruas de Boipeba, esse berçário natural está perdendo sua beleza e suas características e tornando-se um depósito de lixo e escoamento de dejetos humanos.

A equipe da Base Boipeba organizou um mutirão de l impeza, contando com a colaboração da Sub Prefeitura de Cairu e do Grupo Garapirá do Leste. Entre mais de 190 kg de resíduos retirados estavam, até mesmo, um motor de polpa e sacos contendo fêmeas de Guaiamu ovada (Pata-choca), já em estado de decomposição.

Após a limpeza e pesagem do lixo, alunos do Colégio Hildécio Meireles foram convidados para visitar o local e debater sobre o tema.

O trabalho de uma organização socioambientalista é realizado através de pequenos e grandes feitos. O mesmo se dá na PRÓ-MAR. Entre os exemplos destas a ç õ e s , d e f u n d a m e n t a l importância para medir o impacto das atividades humanas no meio ambiente e, principalmente, sensibilizar as pessoas sobre as conseqüências de suas ações, é a realização de coleta e pesagem de lixo. Essas coletas podem ser realizadas em grandes mutirões de limpezas, a exemplo dos muitos já realizados pela PRÓ-MAR; outras coletas, no entanto, são mais discretas.

Semanalmente, antes de sua reunião de planejamento que ocorre toda segunda-feira, a equipe da Organização reúne-se para limpar a Praia do Duro, considerada “o quintal da PRÓ-MAR”. Equipados de rastelos, garras e sacos plásticos, os colaboradores dispõem-se a retirar os diversos tipos de resíduos deixados na areia pelos f reqüen tadores da p ra ia , vendedores ambulantes e proprietários das barracas. A ação é vista pelos próprios colaboradores como um “ritual semanal” de contribuição para a conservação deste ambiente.

Outro ritual realizado pela equipe d a P R Ó - M A R , s ó q u e mensalmente, é a limpeza do Rio da Ilhota. Com o auxílio de um barco, todo o lixo encontrado no rio é retirado, separado e devidamente pesado. A cada nova limpeza são coletados do rio quilos e mais quilos de resíduos, em sua maioria cascas de coco consumidos por freqüentadores das praias. Na sequência, encontram-se resíduos plást icos, metais, v idros e borrachas.

P a l a v r a s C r u z a d a sE n c o n t r e a s p a l a v r a s l i s t a d a s a o l a d o -

- Recifes- Meio ambiente- Lesma do mar- Resido sólido- Ilha de itaparica

Coral de fogo

José Carlos na contabilização dos resíduos sólidos após a limpeza do Rio da Ilhota.

Limpeza também em Boipeba

Limpeza de praia na Ilhota

Total de 191Kg de lixo retirado domanguezal do Rio da Matança

P

R

R

Ó

M

A

2

5

1

3

6

4

Page 4: Jornal PRÓ-MAR Agosto 2011

PRO-MAR I n f o r m a4

No mês de junho, a PRÓ-MAR inaugurou uma nova base, agora na localidade de Aratuba (Vera Cruz), com estruturas ainda preliminares. O principal objetivo da nova base é aproximar ainda mais a comunidade local das ações relativas à criação da área marinha protegida (AMP) nos r e c i f e s d a s C a r a m u ã s , proporcionando um refinamento das informações coletadas sobre os aspectos socioambientais da região e sensibilizando de forma mais direta os pescadores e outros moradores locais sobre a

PRÓ-MAR instala “base avançada” em Aratuba importância de se manejar as áreas de pesca para a gestão dos recursos pesqueiros.

A base foi instalada através da parceria do projeto “Maré Global” com a GDK S.A. e Instituto Otaviano Almeida Oliveira e serve de apoio ao projeto “SOS Caramuanas”, apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Esse tem por objetivo a realização do diagnóstico sócio-ecológico do recife das Caramuanas, gerando subsídios para a criação de uma AMP no local.

Parceria entre a PRÓ-MAR e a Semear Ambiental resultou, no dia 18 de maio, no plantio de mudas de manguezal com alunos do Colégio Desafio. Depois de tirar dúvidas sobre o mangue e ter contato com a lama, todos receberam vasilhas feitas de garrafas pet reutilizadas e sementes de mangue vermelho.

Apostando na máxima de que quem conhece ajuda a preservar, a PRÓ-MAR realizou uma série de exposições fotográficas durante a Semana do Meio Ambiente. As exibições tiveram lugar nas quatro bases da organização (Mar Grande, Itaparica, Boipeba e Club Med), demonstrando um pouco das atividades que vêm sendo r e a l i z a d a s , a p r e s e n t a n d o organismos marinhos (conchas, corais, lesmas do mar, tartarugas marinhas, baleias, entre outros).

Em Itaparica, as exposições sobre a biodiversidade marinha e terrestre da Ilha de Itaparica, que ficaram abertas ao público

durante todo o mês de junho, contaram com contribuição do fotógrafo Luís Pereira.Já em Aratuba, a exposição ocorreu a céu aberto, contando com fotos, vídeos e equipamentos de trabalho da PRÓ-MAR.

Através de uma parceria entre um projeto coordenado pelo professor Dr. Sergio R. Floeter, da Universidade Federal de Santa Catarina, e o pesquisador da PRÓ-MAR, José de Anchieta Nunes, foi realizado, no mês de maio, um ciclo de palestras na sede da Organização, proferidas por três biólogos (Anderson Batista, Diego Barneche e Juan Quimbayo) integrantes da equipe catarinense.

Expediente:Coordenadora de Comunicação: Andréa VenturaProjeto Gráfico e Editoração Eletrônica: Carlaine SilvaPRÓ-MAR: (71) 3633-4259 /

Espaço aberto para sugestões, opiniões e criticas dos leitores

Não jogue este jornal no chão, repasse-o para leitura

[email protected]

Plan t io de Mudas deMangue Próx imo

ao C lub Med

InstitutoOtavianoAlmeidaOliveira

PATROCÍNIO:

ALIANÇAESTRATÉGICAPARCERIA:

Base avançada da PRÓ-MAR em Aratuba

Exibições de fotos agitam Semana doMeio Ambiente

Momentos da exposição fotográfica realizada no Club Med

Atração pelas fotos do fundo do mar, expostas na BibliotecaJutahy Magalhães, em Itaparica

Ciclo de Palestrasna PRÓ-MAR