jornal primeira mão ed. 101 - catalão e região

12
09 PÁGINA Catalão-GO, DEZ 2013 / JANEIRO 2014 Circulação: REGIÃO SUDESTE Período: Mensal ANO IX PRIMEIRA-MÃO JORNAL PRIMEIRA-MÃO 101 03 05 08 PÁGINA PÁGINA PÁGINA INAUGURAÇÃO E REFORMA DA CÂMARA DE OUVIDOR TRÊS RANCHOS COMPLETAMENTE ASFALTADOS IRIS REZENDE É O MAIS NOVO CIDADÃO GOIANDIRENSE RUA DR. WILLIAN FAIAD 335, CENTRO - PRÓXIMO A VELHA MATRIZ Prefeito de Ouvidor Onofre Galdino faz balanço positivo Em uma conversa descontraída com a repórter do Jornal Primeira-Mão, o prefeito de Ouvidor Onofre Galdino “Onofrim” fez um balanço sobre o primeiro ano de sua administração e ressaltou as metas para 2014, falou ainda das parcerias com empresas que buscam se instalar no município. Onofrim disse sobre educação, laser e saúde do município.

Upload: marcio-g-gomes

Post on 10-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 101 do Jornal Primeira Mão de Catalão e região. Fique informado de tudo o que acontece na cidade e cidades vizinhas. Obrigado, boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

09PÁGINA

Catalão-GO, DEZ 2013 / JANEIRO 2014 Circulação: REGIÃO SUDESTE Período: Mensal

ANO IXPRIMEIRA-MÃOJ O R N A L

PRIMEIRA-MÃO 101

03

05

08PÁGINA

PÁGINA

PÁGINA

INAUGURAÇÃO E REFORMA DA CÂMARA

DE OUVIDOR

TRÊS RANCHOS COMPLETAMENTE

ASFALTADOS

IRIS REZENDE É O MAIS NOVO CIDADÃO

GOIANDIRENSE

RUA DR. WILLIAN FAIAD 335, CENTRO - PRÓXIMO A VELHA MATRIZ

Prefeito de Ouvidor Onofre Galdino faz balanço positivo

Em uma conversa descontraída com a repórter do Jornal Primeira-Mão, o prefeito de Ouvidor Onofre Galdino “Onofrim” fez um balanço sobre o primeiro ano de sua administração e ressaltou as metas para 2014, falou ainda das parcerias com empresas que buscam se instalar no município. Onofrim disse sobre educação, laser e saúde do município.

Page 2: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

02 JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

editorial

Lidiane Inácio

ADM.: 2013/2016

Advogados do PMDBOs advogados contratados pelo PMDB de Catalão já entraram na justiça para cancelarem a sessão da Câmara de Vereadores que rejeitou os balancetes do ex-prefeito de Catalão, Adib Elias (PMDB).Segundo informações, são mais de 09 irregularidades apontadas a justiça e para os PMDBistas não restam dúvidas que cancelando a sessão, se cancela a aprovação da ata e assim o ex-prefeito volta a condição de elegível para as próximas eleições, o que na cabeça deles deverá acontecer lá pelos meses de março ou abril do corrente ano.

Deputado federal-Thiago Peixoto (PSD) não é mais o secretário de educação do governo de Goiás, volta para a Câmara dos Deputados Federais e se dedica agora a sua reeleição como deputado federal. Já é declarado o candidato a federal do prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB) que deverá lançar o filho Gustavo Sebba como candidato a deputado estadual em dobradinha no Sudeste Goiano com Peixoto. Detalhe importante, Peixoto foi o candidato dos PMDBistas nas últimas eleições e obteve mais de 6000 mil votos. –

IPVAO IPVA dos veículos usados em Goiás terá redução média de 6% em 2014, em relação à tabela em vigor, em virtude da queda de preço do veículo usado.

Embora o calendário de pagamento do imposto tenha passado por alterações, o pagamento continuará sendo feito em três parcelas.

Arrecadação altaSe você fosse prefeito de Catalão, o que você faria com R$ 535 mil???- Repassaria para o CRAC ?- Construiria 8 ou 9 casas populares??- Furaria um ou mais poços artesianos para servir a cidade e acabar com a falta de água?O nosso prefeito preferiu comprar tudo em foguetes:

Esquece rápido. O fato de Deusmar Barbosa, como prefeito interino , ter demitido todos os comissionados e antes de colocar outros em seus lugares alguns setores da prefeitura ficaram fechados , como Poupa Prazo, Materno Infantil, gerou reclamações. Houve muita chiadeira , principalmente dos políticos com o fechamento de dois dias . Mas o interessante e que nos primeiros 120 dias de Governo do Jardel Sebba , e não dois dias, muita coisa ficou sem funcionar ate a sua adequação nomeação dos funcionários ao sistema. È isso foi normal. O que mais se estranha é que esses políticos e essas mesmas pessoas de agora que reclamaram, naquela época silenciaram.

Serve de liçãoForam demitidos cerca de 600 comissionados e 17 secretários e muitos serviços

ficaram parados . Isso demonstra a necessidade da realização de concursos para que quando houver modificações na administração, como em novos mandatos , od trabalhos não sejam prejudicados

Terra nos BuracosNo primeiro dia que assumiu a prefeitura Deusmar pegou os funcionários efetivos da infraestrutura e começaram a operação tapa- buracos no Bairro Ipanema. Em alguns locais da cidade a população esta colocando terra nos buracos das vias . ,“Só vejo corrupção e brigas. Nunca vi na minha existência em 6 meses o prefeito demitir o vice por motivos claros. Como um candidato sem qualquer planejamento assume uma prefeitura, se não conhece essa cidade . Um candidato que vive de publicidades mentirosas . Temos que dar as mãos a palmatoria , pois o único culpado deste triste acontecimento foi votar errado. Vamos Catalão , não percamos as esperanças . Vamos em frente e que a justiça seja feita.” Giovani Cortopassi.

Catalão entre as cinco melhores cidadesCatalão esta em 4 lugar e Ouvidor em 6 lugar na lista das 10 melhores cidades para os jovens , segundo Instituto de pesquisas Mauro Borges. A melhor cidade foi Caçu . ConcentradaQuase 62% do PIB goiano esta nas mãos de apenas 10 municípios

expediente

JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Rua Bélgica, nº 409Vila Chaud - Catalão-GO.

Responsável:Lidiane Inácio - MTB - GO 01708JPRevisão:Lidiane InácioImpressão: Gráfica São JoãoTiragem: 2.000 exemplaresFotos: Lidiane InácioContato: 64 3442-2030 / 9644-3101

As matérias assinadas não refletem necessariamente a opnião deste jornal.

Diagramação:PUB Comunicação e [email protected] 8144 6167

Sabotar a Copa do mundo de 2014 é Sabotar o Brasil

O tempo, o dinheiro e a energia que este povo gasta com o futebol deveriam ser melhor empregados. Mas um fato é inquestionável: os bra-sileiros, sobretudo os mais humildes, encontram nes-se esporte um alento para a dura vida que levam.

Sediar eventos inter-nacionais da importância de uma Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos, porém, é ou-tra coisa. Tais eventos podem projetar um país ao poderem mostrar sua capacidade de organização e de execução de projetos.

- Todavia, tais eventos também podem desmorali-zar internacionalmente um país se este, ao organizá-los, vier a colher um fracasso or-ganizacional.

Governos passam, pa-íses ficam. Se o movimento

“Não vai ter Copa” triunfar, no futuro quem ficará co-nhecido mundialmente pelo fracasso do evento não serão Lula, Dilma Rousseff ou o PT, mas o Brasil.

Você, cidadão comum, ficaria com a desmoraliza-ção internacional de seu país, com a provável piora de sua vida que um baque na econo-mia causado por essa desmo-ralização iria gerar – o que colocaria em risco até seu emprego, seus negócios etc.

Sim, uma farsa. O di-nheiro público investido na Copa é uma fração do total dos investimentos. A quase totalidade desses recursos é privada. E tais investimen-tos, públicos ou privados, se-rão pagos pelo lucro com tu-rismo e com maior atividade econômica decorrentes do evento.

Page 3: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

03JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Sessão solene realizada na noite do dia 18 de dezembro, pela Câmara Municipal de Ouvidor, atraiu centenas de pessoas ao auditório . A sessão homenageou várias pessoas do município e da região com títulos de cidadão ou-vidorense. Entre os homenagea-dos esta o vice prefeito de Catalão Rodrigo Carvello.

Seguindo a pauta da ses-são, o Presidente Ciro Borges, entregou a toda comunidade e

Inauguração e Reforma do prédio da Câmara de Vereadores marca a administração de Ciro Borges.

Escola Municipal Ediene da Silva Dias.

aos vereadores a construção de nove gabinetes. Segundo Ciro, a ampliação do prédio da Câmara Municipal foi realizada com re-cursos próprios. “Estamos reali-zando não só o meu sonho mas o sonho de toda comunidade. Estamos provando competência , deixando marcas na história do município” .

Ciro contou ainda que no seu segundo mês de mandato, a câmara devolveu aos cofres pú-

blicos o valor de 45 mil, que foi investido pela administração mu-nicipal na compra de um veiculo Kombi que esta sendo utilizada no transporte dos alunos da rede municipal. Ciro ressaltou ainda que devolveu ainda 15 mil para os cofres municipais para colabo-rar com a realização da festa do peão e 5 mil reais para a realiza-ção da festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário realizada no mês de junho.

O prefeito do município Onofre Galdino reconheceu o tra-balho do presidente Ciro Borges. “ Reconheço o trabalho do nosso presidente Ciro Borges , demons-trando atitude de um politico sé-rio que soube conduzir os , tra-balhos durante esse ano de 2013 com seriedade e transparência “. Salientou Onofre que em todos os momentos que as pessoas vie-rem procurar os seus vereadores terão contato direto com os edis.

Com o intuito de atender melhor o cidadão”, Onofre finalizou agra-decendo a todos os vereadores a oportunidade de inaugurar mas esse grandiosa obra.

O presidente enfatizou que não estará deixando um valor alto no caixa da Câmara , mas que não haverá nenhuma divida para o próximo presidente Wellington

Após a sessão solene, foi oferecido um coquetel no clube a toda comunidade de Ouvidor

Prefeitura de Ouvidor fe-cha o ano com chave de ouro, lan-çou nos últimos dias do ano de 2013, ( dia 23 de Dezembro) pe-dra fundamental no terreno em que no ano de 2014 será constru-ído um novo prédio para a Escola Municipal Ediene da Silva Dias.

O valor total do investi-mento será de aproximadamente 700.000,00 reais, tudo com re-cursos próprios do município, há décadas não se constroem novas escolas no município.

Prefeito da arrecadação

O Prefeito que finalizou o ano bem, é de forma extremamente tranquila tem nome, sobrenome e apelido: Onofre Galdino, o Ono-frim (PMDB) é disparado o administrador mais tranquilo do Sudes-te Goiano.

Com uma arrecadação de dar inveja a qualquer prefeito, um município pequeno, sem maiores problemas e com uma equipe de secretários e auxiliares diretos bons de serviço, em pouco tempo colocou a casa em ordem e tem realizado muito em prol do povo ouvidorense, inclusive lançando obras e importantes programas na área da saúde.

Dessa forma, o ano começa super bem para o prefeito PMD-Bista que conseguiu levar praticamente todos os tucanos da cidade para debaixo de seu “ninho”, principalmente a ex- primeira dama boa de serviço, Maria Rita.

ADM.: 2013/2016

Page 4: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

04 JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

No retrospecto do ano de 2013 o mais interessante, expres-sivo, inusitado, confuso e até bizar-ro..

Diante das circunstâncias, e os munícipes hão de concordar, foi à transição relâmpago do chefe do poder municipal de Catalão, logo no final de dezembro.

De repente os catalanos foram pegos de surpresa com milhares de fogos de artifícios e viram o presidente da Câmara dos Vereadores de Catalão, Deusmar Barbosa (PMDB), ser nomeado prefeito interino da cidade com a cassação do diploma do atual prefeito, Jardel Sebba (PSDB).

Em outro momento, apro-ximadamente 24 horas depois, o chefe dos tucanos no município volta ao “trono” e carregado pelos populares, simpatizantes, é claro,

festeja o momento com requintes de glória. Deusmar, diga-se de pas-sagem, também relembrou como é ser carregado nos braços e pôde se sentir o mayor*, mesmo que num estalar de dedos. Acontecimen-to esse que foi ofuscado quando no dia posterior, 20 de dezembro, Jardel retomou o posto o qual foi indicado pelos votos populares. - Reocupando o cargo de chefe do gabinete municipal Jardel disse ter se deparado com uma situação escabrosa. Saque de alimentos, roubo de equipamentos eletrô-nicos, troca de pneus de veículos do serviço municipal e sumiço de documentos foram os principais problemas encontrados nas secre-tárias da Prefeitura. Um prejuízo de mais de R$ 200 mil reais.

Em resposta Deusmar disse desconhecer tais acusações, mas

que “os alimentos foram entregues à população (beneficiários de pro-gramas sociais) porque eu era pre-feito, e não vejo problema nisso”, explicou o agora presidente da Câ-mara. O peemedebista exonerou, na ocasião, todos os servidores co-missionados.

O resultado disso tudo é que os peemedebistas sustentam que é só questão de tempo para que Jardel deixe definitivamente a Pre-feitura. Nos bastidores da política o que se comenta é que as coisas devem tomar o mesmo rumo em relação à Deusmar e, sabendo dis-so, mais edis podem seguir igual direção arrastados por ele, isso, ele mesmo vem dizendo.

See more at: http://w w w. b l o g d o m a m e d e . c o m .br/?paged=6#sthash.cdoWwwdB.dpuf

Resumo politico de Catalão em 2013

Page 5: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

05JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Nota de desagravo…

NOTA DE DESAGRAVONota de desagravo ao juiz Everton Santos

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) vem a público desagravar o magistrado Everton Pereira Santos, juiz da 8ª Zona Eleitoral de Goiás, de Catalão (GO), em razão dos ataques que o colega vem sofrendo por ocasião de sentença de sua autoria determinando a cassação do mandato do prefeito do município, Jardel Sebba (PSDB), e de seu vice, Rodrigo Alves Carvelo (Solidariedade). A decisão foi publicada no dia 19 úl-timo, na qual o magistrado cassa os diplomas de ambos os políticos e aplica sanção de inelegibilidade aos investigados para as eleições que se realiza-rem nos oito anos subsequentes. A acusação é de uso indevido dos meios de comunicação em benefício do candidato, em 2012.

A ASMEGO reitera sua defesa intransigente das prerrogativas dos ma-gistrados e defende a autonomia do juiz em julgar, conforme a lei e a sua consciência. A associação também coloca-se à disposição do associado para quaisquer medidas que se fizerem necessárias no sentido de garantir a sua integridade física e moral.

Gilmar Luiz CoelhoPresidente da ASMEGO

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO

A Associação dos Magistrados de Goiás (ASMEGO) solta nota de desagravo ao juiz Everton Santos

Anglo American divulga…A Anglo American acaba de divulgar

o resultado do edital de investimento so-cial para os projetos de Catalão e Ouvidor que serão financiados pela empresa no próximo ano, via Lei de Incentivo Fiscal. Até fevereiro de 2014, a companhia divul-gará o resultado dos projetos que serão financiados com recursos próprios.

Os projetos selecionados foram: Orquestra de Violões e Coral Nova Vida, Ballet para Todos, Orquestra de Câmara de Catalão, Mãos que Tocam, Sensações de Goiás, além de projetos que recebem recursos por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de Ouvidor e Catalão. Ao todo, as instituições que coordenam e executam esses projetos vão receber aproximadamente 1,2 milhão em investimentos financeiros, via Lei de Incentivo Fiscal.

“A Anglo American tem entre seus compromissos atuar de forma responsável e em parceria com as comunidades onde opera. A necessidade da realização desse edital partiu da própria comunidade, por isso investimos na sua criação. São ações que, ao se concretizarem, contribuem com

a empresa e a população”, comenta Katie Millar, coordenadora de Gestão Social dos negócios Nióbio e Fosfatos da Anglo Ame-rican.

A Fundação Espírita Nova Vida é responsável por manter a Orquestra de Violões e Coral que tem sido um exemplo na reinserção familiar. Outro ponto forte do projeto, que atende 200 crianças em Catalão, é poder despertar nos aprendi-zes a músicos uma nova aptidão que era incompatível ao contexto social do aluno.

A Orquestra de Câmara, também voltada para jovens músicos, é mantida pela Associação Desportiva e Cultural de Dança de Catalão. Mais de 150 crianças de Catalão e Ouvidor são atendidas pela ati-vidade, que busca promover a difusão da música erudita, estimulando a democrati-zação cultural.

Já a Cia. de Ballet de Catalão promo-ve o ensino sistematizado em ballet clás-sico para crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos de idade. Além de oportunizar a profissionalização em dança clássica, a Cia de Ballet promove a inclusão social e a melhoria da autoestima dessas crian-

ças. O projeto conta, atualmente, com 230 crianças de Catalão, Ouvidor, Anhanguera, Goiandira e Três Ranchos e também é de-senvolvido pela Associação Desportiva e Cultural de Dança.

O projeto Mãos que Tocam, da enti-dade Obras Sociais Jorge Filho em Catalão, também oferece oportunidade para crian-ças e jovens que desejam participar de au-las de violão e canto coral.

A lista dos projetos aprovados, por meio da Lei de Incentivo Fiscal, e os crité-rios de seleção já estão disponíveis no site: www.socialangloamerican.com.br.

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joha-nesburgo. Seu portfólio de negócios aten-de às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão me-talúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfa-tos; e metais e minerais preciosos – nos

quais é líder global em platina e em dia-mantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinha-do aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segu-rança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mi-neração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos mu-nicípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos mu-nicípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos muni-cípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Thays Andrade

No inicio do mês de dezembro a ci-dade do Lago Azul foi assistida pelo Gover-no do Estado por meio do programa Goiás Sinalizado, do Detran estadual, em execu-ção desde 2012, e vários benefícios foram levados ao munícipio.

- Os serviços em Três Ranchos dura-ram aproximadamente 15 dias e à Prefei-tura coube também à colocação das placas de sinalização, o que, de maneira alguma, foi entendido como um inconveniente. De acordo com o governo municipal a cida-de foi a que mais recebeu repasses em ma-teriais para sinalização. Ao todo foram 170 placas, 84 litros de tintas e cerca de 100 ta-chões; quase R$ 100.000 em investimentos. - O prefeito de Três Ranchos, Rolvan-

Três Ranchos completamente asfaltados

der Pereira (PSDB), disse ter consciên-cia da importância do serviço ao mu-nícipio por ser a cidade um dos mais importantes redutos turísticos de Goi-ás, além de a ação tem por objetivo pre-servar aquilo que é dos trirranchenses. - No começo do mês de agosto de 2013 um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Goiás, através da Agetop (Agência Goiana de Transporte e Obras), possibilitou que fossem recupera-dos e reconstruídos mais de 190.700,00m² (Cento e noventa mil, setecentos metros quadrados) de ruas e avenidas da cidade. - O investimento total (em sinalização, re-construção e pavimentação asfáltica) pas-sa dos R$ 2 milhões.

Câmara Municipal de Goiandira

Page 6: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

06 JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

FLASH SOCIAISCasamento de Elaine e Fernando

Page 7: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

07JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Social Loja Macônica

Aniversário da Vó Arminda

Vó Arminda comemorou 98 anos de muita alegria com seus familiares e amigos.

Parabéns!

(64) 3411-1313Av. Raulina Fonseca Paschoal, 1501 Sl. 02 - Centro - Catalão-GoiásE-mail: [email protected]

www.asaseguros.com.br

Saúde - Residência - Automóvel

Garantindo asegurança da família

(64) 3411-1223

Page 8: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

08 JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Iris Rezende é o mais novo cidadão goiandirense

Iris Rezende (PMDB) recebeu na manhã do dia17, duas homenagens na cidade de Goiandira; uma pelos seus 80 anos de idade que será comemorado no dia 22, e principalmente por receber do

prefeito, vereadores e amigos o Título de Cidadão Goiandirense.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e a honraria foi pro-posta pelo vereador Antônio Raimundo

Sobrinho (PMDB), o Preguinho. “Iris é um grande político e para onde quer que se vá nesse estado tem obra dele ou do PMDB. É um homem que fez muito e representa muito bem Goiás”, disse Preguinho ao co-mentar a homenagem.

Iris foi governador do estado, sena-dor, ministro da justiça e da agricultura e ex-prefeito de Goiânia. Entre as homena-gens, Iris pôde ver o carinho de amigos e familiares na ocasião que também foi marcada pela participação de importantes nomes políticos, como Adib Elias, Haley Margon Vaz, Samuel Belchior, que é depu-tado e presidente do partido no estado; Agenor Mariano, vice-prefeito de Goiânia; Erick Marcus (PT), prefeito de Goiandira; João Ferreira (PP), presidente da Câmara de Vereadores da cidade; prefeitos de ci-dades circunvizinhas como de Nova Auro-ra, Anhanguera e Campo Alegre; além de ex-prefeitos, vereadores e militantes do partido.

Os integrantes do partido, em dis-curso, reforçaram a importância do evento e que Iris Rezende possui respeito e pres-tígio em todos os cantos do estado, além

de ser uma das maiores lideranças peme-debistas da história.

O homenageado agradeceu o cari-nho de todos e ressaltou seus trabalhos em sua larga trajetória política de 55 anos entregue à vida pública. “Sinto-me honra-do com o título, pois agora sou um cidadão dessa terra querida, um lugar que sempre me acolheu de braços abertos”, observou Iris.

Sobre o partido se aglutinar em busca das eleições do próximo ano e ter anunciado antecipadamente o nome de José Batista Júnior, o Júnior Friboi, à pré--candidatura ao governo de Goiás, Iris se mostrou confiante caso ele ou seu colega sejam indicados pela legenda, sem, é cla-ro, esconder seu interesse, mas explicou que “isso não significa dizer que ele será mesmo candidato ao governo de Goiás pela sigla no ano que vem. O nome que vai concorrer às eleições será lançado oficial-mente em junho de 2014, quando ocorre a convenção do partido. Ate lá muita coisa pode mudar”, salientou.

Por: Gustavo Vieira

Projeto de lei visa regulamentar a soltura de fogos de artificio

Com a proximidade das eleições para go-verno e deputado no estado esse ano, muito além de qualquer fato comemorativo, as vendas de fogos de artifício devem aumentar considera-velmente em Catalão.

A comercialização desses produtos deve-ria ser preocupação inerente dos representan-tes políticos do município, já que é sabido não haver em nossa cidade fiscalização competente para coibir a venda e o uso irregular desses ma-teriais.

Pensando no bem estar da população que em sua maioria se aborrece com tanto barulho proveniente da queima incessante de fogos, o vereador João Antônio (PSDB) pretende discutir com a sociedade, com o Poder Público e Judici-ário, por meio de uma audiência pública marca-da para amanhã (9) no auditório da Prefeitura, a regularização dessa prática.

A assessoria de imprensa da Prefeitura João Antônio disse que sua “intenção é regu-

lamentar o uso de fogos de artifício em Cata-lão. Pretendemos autorizar somente a soltura de fogos de cores, sem estampido (som), assim como tem sido feito em várias cidades do Bra-sil”.

O vereador lembrou ainda que não só as pessoas sofrem com o som ensurdecedor das bombas pirotécnicas, mas os animais também sentem os efeitos dessa ação que é muito co-mum por aqui.

No caso do clarão vermelho que ilumina o céu e liberta estrôncio (metal usado em tubos de raios catódicos de televisores coloridos e até material bélico), por exemplo, o meio ambiente é diretamente afetado por ser essa substância al-tamente tóxica. Também é do conhecimento de todos os riscos de incêndio que esses produtos oferecem, podendo inclusive causar mutilações e mortes se não utilizados adequadamente.

See more at: http://www.blogdomamede.com.br/?paged=4#sthash.6qrLN823.dpuf

Page 9: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

09JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Prefeito de Ouvidor Onofre Galdinofaz balanço positivo

Em uma conversa descontraída com a repórter do Jornal Primeira-Mão , o prefeito de Ouvidor Onofre Galdino “ Onofrim “ fez um balanço sobre o primeiro ano de sua administração e ressaltou as metas para 2014, falou ainda das parcerias com empresas que buscam se instalar no município. Onofrim disse sobre educação, laser e saúde do município. Veja na integra a entrevista com o prefeito da cidade do sudeste goiano que mais cresce no país:

Lidiane Inácio: quais são suas principais metas para 2014?

Onofrim: Iniciamos com pé direito . Estamos iniciando a construção da escola municipal, construção essa que seja inves-tido mais de dois milhões de reais, com in-vestimentos próprios.

Vamos construir ainda uma Unida-de Básica de Saúde (UBS ) com recur-sos federais, que terminaremos esse ano. Investiremos em maquinários, estamos aguardando uma patrol do Governo Fede-ral, já recebemos uma retroescavadeira. Se essa patrol não chegar com certa ur-gência, vamos ter que comprar outra com recursos próprios. Nós temos duas, uma praticamente é sucata, precisamos inves-tir nesse setor. Nós precisamos melhorar a infraestrutura cidade , nos temos uma parte de asfalto na cidade, que não temos rede pluvial. Estamos trabalhando em um novo projeto para a implantação da rede de esgoto para o nosso município. Esse e um projeto maior que depende da Funasa e da Saneago Temos ainda vários projetos a nível federal , estamos aguardando que consigamos viabilizá-los para esse ano. Encaminhamos ainda vários projetos para a Anglo American que virá para somar ao nosso trabalho.

Lidiane Inácio: Que tipo de projeto foi enviado a Anglo American?

Onofrim: Todas as secretarias en-viaram um projeto referente a sua pasta. São vários projetos na área da educação, saúde, laser, agricultura que já foram apro-vados na primeira fase Se todos não fo-rem aprovados temos a certeza que temos grandes possibilidades de receber esses recursos da empresa Anglo American e do próprio Governo Federal.Se você olhar o município, ele tem 60 anos e nos não te-mos infraestrutura nenhuma. Não temos rede de esgoto fluvial, quando chove inun-da toda cidade. Sabemos da preocupação de todos os moradores, nos administra-dores também temos a preocupação, mas precisamos ter em mente que tudo que deixou de fazer em 60 anos não poderá ser feito de imediato.

Lidiane Inácio: Foram feitos alguns investimentos?

Onofrim: Estamos fazendo, para esse ano teremos muitos investimentos a serem feitos.

Lidiane Inácio: Na área da Saúde alguma prioridade especial?

Onofrim: Na área da saúde temos um carinho todo especial. Nós temos um secretário muito empenhado. Temos paga-do cirurgias constantemente acima de R$ 10 mil reais. A população tem sido muito bem atendida. Temos distribuído medica-mentos a população principalmente a mais carente do nosso município. O Hospital municipal esta atendendo na sua plenitu-de , temos ainda farmácia básica onde en-tregamos também vários medicamentos a população. Temos as unidades básicas de saúde . Hoje a saúde é vista com bons olhos . Temos uma grande preocupação e quem trabalha na saúde tem que oferecer uma atenção especial, atender as pessoas com carinho, respeito, não só na saúde mas quando a pessoa procura qualquer órgão da saúde ela esta numa situação de difi-culdade por ela mesma ou por um parente que está doente. De certa forma pedimos e acompanhamos os funcionários que aten-dam bem essas pessoas.

Lidiane Inácio: Alguma empresa procurando o município. Como que esta a procura?

Onofrim: Ouvidor e uma cidade muito bem projetada devido a estrutura do município devido as três grandes em-presas instaladas no ramo da mineração. Várias pessoas tem procurado instalar no nosso município sua loja aumentando cada vez mais o nosso comércio. O nosso co-mércio esta aquecido. Tem várias empre-sas nos procurando, mas você sabe qual e a maior dificuldade do nosso município? Nós não temos áreas. Temo-nos uma área que foi da Anglo American ,mas ainda não está resolvido a questão .Precisamos com-prar uma área para a construção de casas , mas o pessoal que está em volta da nossa cidade está pedindo preços que não tem condições de ser efetivado pelo mercado imobiliário. Acreditamos que agora com três loteamentos sendo propostos para concessão no município. Tenho certeza que com isso vai melhorar os preços. Pre-cisamos comprar áreas porque várias em-presas estão-me procurando e não temos a contrapartida que é o terreno. Acredito que esse ano vamos fazer parcerias ou ate mesmo um empresário que queira inves-tir na nossa cidade e vender os terrenos aqui no nosso município.

Lidiane Inácio: O que esta sendo feito na área social?

Onofrim: No social, nos temos a Vi-vian, nossa primeira dama e secretária de Ação Social. Modificamo-nos ao invés do cidadão vir ate-nos, nós estamos levando as cestas básicas aos lares dos mais ne-cessitados Temos sempre acompanhados isso de perto, tanto a cesta básica quanto aos medicamentos . O Centro de Referên-cia e Assistência Social ( CRAS) vem traba-lhando diuturnamente para melhor servir e atender os anseios da população . Acre-ditamos que todas as secretarias estão en-volvidas com a população diretamente. Eu sou um prefeito que cobra bastante de to-dos os secretários, funcionários. Eu mes-mo visito toda semana todos os órgãos municipais a partir desse mês de janeiro vamos intensificar essas visitas para ver o que está certo, errado o que precisa ou não ser melhorado. Vamo-nos trabalhar muito esse ano, porque no ano de 2013 nos não trabalhamos. Tenho a certeza que temos condições de trabalhar muito mais, pois, temos um compromisso com nosso município, com nosso povo. Nossa cidade está crescendo muito com isso nos temos que desdobrar no nosso trabalho e temos uma equipe afinada para isso.

Lidiane Inácio: Podemos observar que nesse ano, muitas festas foram realizadas com a participação da prefeitura municipal. Notamos assim um grande incentivo ao laser local.

Onofrim: Nossa cidade e pequena e tem que haver uma participação espe-cial do poder público. Realizamos várias festas por conta do município e colabora-mos com muitas como: Festa do Rosário, Festa de Santo Antônio, Feira Cultural, Festa do Rock. A prefeitura participou ati-vamente com doações, levando recursos financeiros para que efetivassem essas festas. Sabemos que a cidade precisa de entretenimento, temos Catalão, Três Ran-chos, mas precisamos investir um pou-co na nossa cidade para que as pessoas fiquem um pouco mais aqui. Queremos para esse ano programar pela primeira vez o Carnaval. Temos esse compromis-so com a população. Esse ano que passou resgataram vários compromissos, mas para esse ano a gente completa e resgata os compromissos que temos com a popu-lação.

GESTÃO 2013 / 2016

Lidiane Inácio: Qual o balanço que você faz do primeiro ano de mandato?

Onofrim: Balanço positivo , pois, recebemos uma prefeitura em estado de calamidade, em uma situação muito difí-cil. Os hospitais de Catalão, não queriam atender a prefeitura de Ouvidor, devido a não pagamento de contas, a cidade era toda lixo, pegamos os veículos municipais sucateados , enfim pegamos a prefeitura em situação difícil . Enfim com muito tra-balho e dedicação nossa e da nossa equipe conseguimos chegar nesse estagio com muita tranquilidade.

Lidiane Inácio: Quais foram os maiores investimentos nesse primeiro ano?

Onofrim: Investimos em vários se-tores, na zona rural, em compra de novos veículos. Compramos um terreno de 2460 metros quadrados para a construção de uma nova escola , compramos dois micro--ônibus, uma Kombi , enfim investimos em todos os setores, oferecemos melhor condição aos funcionários . Chegamos ate aqui com a consciência de que fizemos o que poderíamos ter feito . Para esse novo ano iniciamos com maior tranquilidade . Vamos trabalhar muito mais esse ano do que em 2013.

Page 10: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

10 JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

Caso Yasmin tem demora na conclusão por resultado da greve dos agentes e policiais civis de Goiás

Prefeito de Cumari se compromete em trazer benefícios para a comunidade.

Bairros de Catalão pedem socorro!!!!As fotos que seguem abaixo são o retrato da administração pública do município. Enquanto o poder público fica discutindo de quem é a culpa por isso e aquilo a população fica a mercê de buracos, lixo e ruas obstruidas. O resultado de operações tapa buracos não funciona e o eleitor não vê resultado.

A meses Catalão passa por dificul-dades como as vistas acima, estamos mos-trando em fotos apenas uma pequena par-te de como estão os bairros Goianiense 1 e 2, Setor Aeroporto e Bairro Santa Mônica, somando o eleitorado destes bairros acre-ditamos ser numero suficiente para eleger qualquer prefeito e vereadores.

A população Pede Providências! A me-ses o poder público muncipal vem travando guerrinhas com o governo anterior sem se preocupar com os cuidados e a responsabili-

dades que a cidade de Catalão merece.Ruas próximas a Creches principal-

mente estão abandonadas, o que vemos é uma verdadeira falta de atenção com o BÁSICO que uma cidade com a arreca-dação de Catalão pode oferecer. Segun-do dados do site www.impostometro.com.br catação no período de 01/2013 a 01/2014 faturou o equivalente a mais de 430.000.000,00 MILHÕES em impostos.

E aí, o que temos de retorno é real-mente ISSO???????

O prefeito municipal de Cumari , conhecido por Marquinho do Bento disse a reportagem do Jornal Primeira-Mão so-bre as suas expectativas para a sua admi-nistração em 2014 , completou ainda que esta muito feliz. “Estamos cumprindo to-das as nossas metas propostas durante a campanha. Estou contente porque estou vendo sorriso no rosto de cada cidadão cumarino.” .

O prefeito agradeceu ao povo de Cumari que proporcionou pela oportu-

nidade de ser prefeito pela terceira vez. “Gostaria de agradecer aos meus com-panheiros do PMDB e partidos coligados (PSC, PT e PP) , sempre minha gratidão pelo trabalho e pela confiança depositada em minha pessoa”.

O prefeito se comprometeu em trabalhar para trazer benefícios é uma boa qualidade de vida para todos os ci-dadões.” Meu compromisso sempre será com o povo e para o povo”, encerrou Mar-quinho.

www.impostometro.com.br

Com o término da greve dos agentes e policiais civis de Goiás, em 12 dezembro de 2013, as delegacias de polícia do estado vêm travando nova batalha: a de colocar a casa em ordem e dar andamento aos inúmeros inquéritos que estavam parados por falta de investigação. A greve começou em 17 de setembro do mesmo ano.

Page 11: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

11JORNAL

PRIMEIRA-MÃO

CRECI F 11037COMPRA VENDA ALUGUEL

VENDE-SE ALUGA-SE

Rua Americano do Brasil, n. 142 - Centro - Catalão-GO

LUCIANO(64)3442-8902

9607-8622

09

Velomar leva show de Gilberto e Gilmar a

Stº do Rio Verde Os moradores de Santo Antônio do Rio Verde puderam acompanhar, na noite do último domingo (07/10), a apresentação da dupla sertaneja Gilberto e Gilmar. O show era um compromisso do prefeito Velomar Gonçalves Rios com a comunidade que foi beneficiada no dia anterior com o programa integrado Prefeitura nos Bairros e Campo Saúde, atendendo mais de 2.000 pessoas nas áreas de saúde, cidadania, recreação e beleza. A exemplo de Chitãozinho e Choro-ró, Gilberto e Gilmar começaram a carreira ainda meninos. Ganharam prêmios nacio-nalmente e foram destaques em concursos sertanejos. Entre os maiores sucessos da du-pla, estão: ‘Assino com X’; ‘Música da Sau-dade’; ‘Nóis Não Vive Sem Muié’; ‘Vamo quebrá tudo’; ‘Capa de Revista’ e diversas outras canções. O mais recente álbum divul-gado pela dupla – Uma Vez Mais – traz a música ‘Cada buraco um susto’, que é a pro-messa de continuidade do sucesso sertanejo de Gilberto e Gilmar. Em Santo Antônio do Rio Verde, o prefeito Velomar Rios subiu ao palco e cantou algumas canções junto com a dupla. “Essa dupla é sucesso por onde passa”, dis-se. Sobre o compromisso, Velomar lembra que a população aprovou o show. “Estamos agradando os moradores do distrito e região. A população ficou contente com a realiza-

ção desse show e isso só me traz confiança e alegria”, disse Velomar. A participação es-pecial do prefeito - ao cantar com Gilberto e Gilmar – trouxe ainda mais animação para o público presente. Os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo e comunidades rurais têm recebido essa atenção especial da administra-ção Velomar Rios – Miranda Duarte. Até ago-ra, já foram entregues centenas de benefícios aos moradores dessa região, como recupera-ção de estradas, construção de casas, escola e unidade de saúde, entre outros benefícios. “Continuaremos com o trabalho envolvendo toda a Catalão, dando a importância que me-recem os distritos e comunidades rurais. O nosso objetivo é que esses moradores possam desfrutar de mais qualidade de vida”, conclui o prefeito.

Velomar pede união para que Suzuki fique em Catalão

O prefeito Velomar Rios esteve reunido, nesta terça-feira(26/10), com a diretoria do SIMECAT. Um dos principais assuntos levantados no encontro foi a união de esfor-ços para que a empresa Suzuki fique em Catalão, já que existe a informação de que a montadora poderá se instalar em Itumbiara. “Essa é a primeira vez que um chefe do exe-cutivo municipal visita o sindicato que representa os metalúrgicos de Catalão”, destacou Carlos Albino, presidente do sindicato. Carlos destacou que o sindicato está realizando uma série de atividades, como: abaixo-assinado, mobilizações dos trabalhadores, adesivos e muitas outras ações no sen-tido de fortalecer o movimento. O prefeito Velomar Rios disse da importância da presença das montadoras para Catalão e parabenizou o sindicato pelas ações realizadas na defesa dos trabalhadores. Esse é um momento importante para Catalão com o anúncio dos investimentos da Mit-subishi e da John Deere, disse Velomar. Estavam Presentes também vereador Gilmar Antônio (PMDB) e o secretário municipal de planejamento, Luiz Severo Gomide.

CONTATOS:

São LucasAvenida Guanabara lote 14, quadra 16 área do terreno de 300 m²Quitado: 65.000,00Agio 48.000,00; 56 parcelas de 305,00 São LucasAvenida Guanabara lote 15, quadra 16 área do terreno de 300 m²Quitado: 65.000,00Agio 48.000,00; 56 parcelas de 305,00 São LucasAvenida Espirito Santo com Avenida Joaquim Carlos de SouzaArea do terreno de 300 m²Lote 01, Quadra 07 no valor de 95.000,00

01 LoteBairro Pio Gomes (próximo ao Bretas e Gráfica Modelo)Rua Abigail S. MartinsÁrea: 351,00 m² R$280.000,00

02 LotesBairro Santa Cruz (frente para a represa)Rua 510Área: 729,00 m² cada R$700.000,00

01 Lote Bairro São LucasLote- 02: Quadra 17, 18,00 m² de frente para Rua Maria Isabel 19,00 de fundo para Rua Cel. José Neto Carneiro, Área: 342,25 m² R$ 85.000,00

01 Lote Bairro São LucasLote- 03: Quadra 17, 15,00 m² de frente para Rua Maria Isabel 15,50 de fundo para Rua Cel. José Neto Carneiro. Área: 350,75 m² R$ 85.000,00

03 Lotes Bairro São LucasAv. Castelo Branco, QD 01 lotes 02,03e 04 R$ 80.000,00 Cada. 300m² cada lote.

01 LoteBairro Vila MatildeÁrea: 417,75 m² R$ 115.000,00

02 Lotes (01 lote ao lado do outro)Bairro Vila MatildeÁrea: 432 m² cada R$ 100.000,00

01 LoteBairro Santa MonicaDe frente 12,5 m², de fundo 24,0 m² R$80.000,00

01 LoteBairro Elias Farid SafatleRua Tenente Cel. João Siqueira Neto com Rua Constantino Tartucci. Lote de esquina. Área: 312,5 m² R$ 115. 000,00

01 Lote Setor AeroportoRua 122 lote 03 quadra 46, de frente 12,0 m² de fundo 25,0 m² Área: 300,0 m²

01 LoteBairro Ipanema Av: Dr. Lamartine P. de Avelar esquina com Av. Espirito SantoArea: 520,0 m²

01 LoteBairro Jardim FlorençaAgio 35.000,00 55 parcelas de R$ 690,00Area : 361,03

01 LoteSetor Goianiense IIRua Monte Alegre, Lote 06 quadra 12 R$ 50.000,00

Casa Bairro EstrelaRua Dr Paulo T. Salviano nº 630 01 casas (03 quartos, 01 suíte, sala, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço, garagem, portão eletrônico.)R$150.000,00.

Bairro EstrelaRua Marciano Salviano nº 46001 casas (03 quartos, 01 suíte, sala, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço, garagem, portão eletrônico.)R$150.000,00. Bairro São FranciscoRua Ouvidor, ótima localização próximo ao cen-tro.01 casas (03 quartos, , sala, cozinha, banheiro so-cial, área de serviço, garagem, ponto de comercio e despensa.)R$180.000,00

Três Ranchos 01 casas com 02 pavimentos toda mobiliada, poço artesiano, sistema de alarme, área urbana, escriturada.)R$250.000,00.

Centro (01 conjunto de salas, na galeria Chaud, salas 105 e 107) prontas para consultórios (toda mobiliada com acabamento de 1º linha R$220.000,00).

Bairro Santa Mônica Av: Espirito Santo, nº 87601 casa 03 quartos sendo uma suíte, sala, cozi-nha, banheiro social, área de serviço, garagem 02 carros, quintal em creamica, portão eletrônico, cerca elétrica, interfone.Area do terreno: 230 m², área construída: 145 m² R$ 240.000,00.

Bairro Santa Mônica Av: Espirito Santo com Honorio de Lima 01 casa de esquina com 03 quartos sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro social, área de ser-viço, garagem 02 carros, portão eletrônico, cerca elétrica, interfone.Area do terreno:150 m², área construída: 105 m² R$ 190.000,00

Bairro Santa Mônica Av: Espirito Santo com Honorio de Lima 01 casa de esquina 03 quartos sendo uma suíte,

Bairro Mãe de Deus 01 kitnet, em frente a praça do estudante, 01 quarto, 01 sala, 01 area de serviço........R$ 500,00

Santa Helenana Rua Hercilia Dias, casa A nº 235, 02 quar-tos, 01 sala, 01 cozinha, área de serviço, gara-gem.............R$ 720,00

Santa HelenaRua Hercilia Dias, casa A nº 235, 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha, área de serviço, gara-gem.............R$ 720,00

IpanemaRua Antonio Horacio Pereira nº 960, 03 quar-tos, 01 sala, 01 cozinha, garagem para 02 car-ros.................. R$ 800,00

Monsenhor SouzaRua 143, nº 299, 03 quartos sendo 01 suite , 01 sala, 01 cozinha, área de serviço, garagem para 02 carros...........R$ 800,00

FlamboyantRua 04, nº 80, 03 quartos sendo suíte, 01 sala, 01 cozinha, jardim, garagem para 02 carros......... R$ 800,00

sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, ga-ragem 02 carros, portão eletrônico, cerca elétrica, interfone.Area do terreno: 165 m², área construída: 115 m² R$ 200.000,00

Bairro Mãe de DeusRua Um nº 107 01 casas, 268,30m² de terreno e 176,70m² de construção. Rua 01 nº107, ótima localização pró-ximo ao centro. (03 quartos sendo 01 suite,02 salas,02 cozinhas 02 banheiro social, copa, área de serviço, garagem, portão eletrônico, cerca elétrica , forro de Lage e telha plan-------......R$ 330.000,00.

Bairro São JoséRua Amazonas nº116 01 Casa com 03 quartos, 01 sala, 01 cozinha tipo americana, 01 banheiro social, área de serviço, garagem

Bairro Leblon (residencial Olinda)01 Apt, ótima localização residencial Olinda. (03 quartos SENDO 01 SUITE,01 sala,01 cozinha com armário embutido,01 banheiro social com armá-rio embutido, 01 closet, área de serviço, gara-gem coberta, molguras em gesso em todo o apt, iluminação e pontos de tomadas planejado R$ 190.000,00.

Bairro Parque das Mangueiras01 casas, Rua 22 de Abril nº 200, ótima localiza-ção próximo ao centro. 01 Casa com 03 quartos sendo uma suíte, sala, co-zinha, banheiro social, área de serviço, garagem, área na lateral e no fundo da casa, 01 despensa e 01 banheiro na área externa da casa, de cerâ-mica, Laje, quintal cimentado, casa de esquina R$ 210.000,00.

Bairro Margon I 01 casas, Rua 32 de Abril nº 39, ótima localização próximo a Santo Pane.01 Casa 03 quartos sendo uma suíte, sala, cozi-nha, banheiro social, área de serviço, garagem 02 carros, de cerâmica, laje R$ 350.000,00.

Bairro Margon I 01 casas, Rua 26 nº 107, ótima localização próxi-mo a Santo Pane. 01 Casa 03 quartos sendo uma suíte,02 sala, cozi-nha, 01 copa, banheiro social, área de serviço, ga-ragem para 04 carros, área do terreno 450,00m², área construída 240,00m², R$ 420.000,00.

Alto da Boa Vista IRua D nº 4501 Casa 04 quartos sendo todos suíte, sala, cozi-nha, banheiro social, área de serviço, garagem, Piscina, área do terreno 360,00m², área construí-da 331,00m², R$ 750.000,00.

Cidade de Davinopolis 01 chacara na beira do Rio São Bento com área de 32 litros, equivalente a 20.000,00 m², 40 km de distancia, sendo 39 km de asfalto e 01 km de estrada de chão, casa com 02 quartos, 01 sala conjugada, 01 cozinha, 01 fogão lenha, 01 area coberta ao lado

Catalão-Go, novembro de 2010 Circulação: REGIÃO SUDESTE Período: Mensal

71ANO VI

R$

Velomar leva show deGilberto e Gilmar a

Stº Antônio do Rio Verde09

0805

Prefeitura de Catalão entrega 100ª casa

Nova Aurora

04Davinópolis

Page 12: Jornal Primeira Mão Ed. 101 - Catalão e Região

PRIMEIRA-MÃOPRIMEIRA-MÃO12 JORNAL

Presente na vida das pessoas há quase meio século.

www.objetivocatalao.com.br