jornal popular - edição 812

24
Ano XX - Nº 812 | Belém, 05 a 12 de agosto de 2011 | Preço: R$ 1,00 Karoliny Cam- pos é uma das belas que estiveram cur- tindo as férias em Salinas, confira mais na coluna Conectados. PÁGINA 24 A afirmação é do ex-candidato Raimundo Abdon que, em entrevista ao JP, disse que chamaria de novo se o en- contrasse pessoalmente. PÁGINA 05 ESCÂNDALO Nádia Kha- led Porto en- volvida até o pescoço na fraude da ALEPA. Prote- gida por Ronal- do Passarinho 10%. PÁGINA 07 “OPERAÇÃO LAYOUT” PRENDE HAKERS A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de fraudadores bancários que atuava no Pará e São Paulo. Ede- marques Pereira e André de Souza são de Marabá e foram presos em Belém por policiais da Divisão de Repressão a Crimes Tecnológicos através da “Operação Layout”. PÁGINA 10 EDUCAÇÃO: COMEÇA A CAMPANHA PELA LEGALI- DADE NAS ESCOLAS A pedagoga Suely Menezes mos- tra habilidade para direcionar os ru- mos do ensino paraense colocando a entidade, o Conselho Estadual de Educação, como parceiro das esco- las que querem a legalidade. PÁGINA 06 FEIRA DO LIVRO HOME- NAGEARÁ A ITÁLIA EM SETEMBRO De 2 a 11 de setembro acontece a XV Feira Pan-amazônica do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense será homenageada na versão 2011 do evento que acontece no Hangar . PÁGINA 18 POLÍCIA ENTREVISTA LITERATURA GASTHÃO "EDMILSON É UM LADRÃO!!" Fundador: Sillas Assis Manobras jurídicas tentam livrar o GRUPO EXTRAFARMA da tragédia do REAL CLASS Vítimas abandonadas sem esperança de indenização por conta das manobras jurídicas dos advogados da construtora, enquanto os responsáveis e financiadores como Paulo Lazera (foto) permanecem na certeza da impunidade. PÁGINA 04

Upload: magno-brito-e-silva

Post on 28-Mar-2016

303 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Jornal Popular edição 812, de 5 a 12 de agosto de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Popular - Edição 812

Ano XX - Nº 812 | Belém, 05 a 12 de agosto de 2011 | Preço: R$ 1,00

Karoliny Cam-pos é uma das belas que estiveram cur-tindo as férias em Salinas, confira mais na coluna Conectados.

PÁGINA 24

A afirmação é do ex-candidato Raimundo Abdon que, em entrevista ao JP, disse que chamaria de novo se o en-contrasse pessoalmente. PÁGINA 05ESCÂNDALO

Nádia Kha-led Porto en-

volvida até o pescoço

na fraude da ALEPA. Prote-gida por Ronal-do Passarinho 10%.

PÁGINA 07

“OPERAÇÃO LAYOUT” PRENDE HAKERS

A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de fraudadores bancários que atuava no Pará e São Paulo. Ede-marques Pereira e André de Souza são de Marabá e foram presos em Belém por policiais da Divisão de Repressão a Crimes Tecnológicos através da “Operação Layout”.

PÁGINA 10

EDUCAÇÃO: COMEÇA A CAMPANHA PELA LEGALI-DADE NAS ESCOLAS

A pedagoga Suely Menezes mos-tra habilidade para direcionar os ru-mos do ensino paraense colocando a entidade, o Conselho Estadual de Educação, como parceiro das esco-las que querem a legalidade.

PÁGINA 06

FEIRA DO LIVRO HOME-NAGEARÁ A ITÁLIA EM SETEMBRO

De 2 a 11 de setembro acontece a XV Feira Pan-amazônica do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense será homenageada na versão 2011 do evento que acontece no Hangar . PÁGINA 18

POLÍCIA

ENTREVISTA

LITERATURA

GASTHÃO "EDMILSON É UM LADRÃO!!"

Fundador: Sillas Assis

Manobras jurídicas tentam livrar o GRUPO EXTRAFARMA

da tragédia do REAL CLASS

Vítimas abandonadas sem esperança de indenização por conta das manobras jurídicas dos advogados da construtora, enquanto os responsáveis e fi nanciadores

como Paulo Lazera (foto) permanecem na certeza da impunidade. PÁGINA 04

Page 2: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201102 Opinião

ARTIGO

As pessoas procu-ram, sempre que podem, satisfizer o

maior número possível das necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima ou afecto e realização. Pelo atendimento às necessida-des, as pessoas procuram conforto, manifestação dos seus anseios e sentimentos, progredir na vida, prosperi-dade, poder, sabedoria, paz e felicidade.

O avanço da ciência, da tecnologia e da globalização que em muitos sectores pro-fissionais e no domínio da economia já se verificam, impõe comportamentos de rigor, de produtividade, de concorrência, de flexibilida-de, de mobilidade, e, mais recentemente, de “flexise-gurança”. Para vencer este surto desenvolvimentista, pessoas, organizações e sistemas têm de ser compe-tentes.

O que se pretende trans-mitir é a ideia de que, de ora em diante, ninguém pode viver o resto da vida rodea-do pela auréola de um diplo-ma, de um qualquer curso superior, sem se manter em permanente formação cien-tífica e técnica.

Cada pessoa será, pois, responsável: em primeiro lugar, pela busca e esforço em conhecer-se, realmen-te, a si própria; depois, pela elaboração das estratégias, métodos e recursos que lhe permitam elaborar o seu projecto de vida, que escla-recerá, de forma mais ob-jectiva, qual o sentido que deseja dar à sua vida, aqui em duas vertentes: sentido material; sentido metafísico.

Viver nestes novos tem-pos, repletos de solicitações, de exigências, que vão para além daquelas necessidades, que entram na vida quoti-diana dos indivíduos, por força de poderosos meios publicitários, constitui um desafio para cada pessoa e para a humanidade em ge-ral.

O sistema que faz da sociedade humana a mais avançada, pelo menos no actual estádio do conheci-mento, envolve as diversas dimensões da pessoa huma-na: política, religiosa, social, económica, educacional, cultural, laboral, técnica, científica, comunicacional e axiológica, entre muitas ou-tras possíveis e/ou existentes em comunidades diferentes.

A comunidade humana está, portanto, obrigada a desenvolver todo um siste-ma axiológico para que a comunhão de valores, prin-cípios e normas seja o mais

abrangente possível e assim poder usufruir de idênticos direitos e cumprir os ine-rentes deveres que cabem a cada pessoa.

Precisando melhor, pre-tende-se a igualdade entre as pessoas e a aplicação da justiça social, consideran-do, naturalmente, o mérito e o demérito de cada uma, por isso se deve evidenciar a igualdade face à lei, à res-ponsabilidade e ao esforço de cada pessoa.

O mundo moderno, que se pretende civilizado e democrático, quaisquer que sejam os instrumentos constitucionais em que uma determinada sociedade se fundamente, tolera cada vez menos as práticas ditatoriais e, nesse sentido, implemen-tará medidas educativas, formativas e cívicas que, gradualmente, incutam um novo conceito de cidadania.

Construir um projecto educativo à medida de de-terminadas vocações é um objectivo nobre que não só dignifica a instituição esco-lar como enriquece todos os intervenientes na iniciativa, sejam educadores-forma-dores, sejam educandos-formandos e qualquer outro pessoal fora do contexto escolar, mas que sinta o cha-mamento vocacional para uma área da intervenção educativa.

Criar e proporcionar condições sócio-profissio-nais e económico-culturais às famílias é um desígnio universal, que todos os responsáveis políticos pe-las áreas da educação e da economia talvez pretendam procurar satisfazer. Investir na educação em ordem à construção de uma socieda-de instruída, culta e cívica, corresponde a terminar com a maior parte dos conflitos mundiais, a médio prazo.

Considera-se essencial, até para consolidação da de-mocracia, na sua pureza ori-ginal, contudo, actualizada aos tempos deste novo sécu-lo, aceitar, sem preconceitos, nem processos de intenção, que qualquer cidadão possa, num dato momento da sua vida e num contexto bem definido, optar por soluções de participação na vida pú-blica, à margem das organi-zações político-partidárias ou integrado em listas de forças diferentes daquela em que até um determinado momento militou, quando verificar que tem melhores condições para servir a co-munidade, à qual pretende apresentar o seu projecto po-lítico e, depois de sufragado, executá-lo.

VOZ DO LEITOR

Xadrez

Muito obrigado pela ma-téria publicada na ultima edição do Jornal Popular, que falou um pouco sobre a prática de xadrez no Pa-

rá, ultimamente só os blogs divulgam o xadrez. Essa foi minha primeira entrevista em anos, foi muito legal! Bem agradecimentos espe-ciais para os associados do Icoaraci Xadrez Clube meus filhos (meus maiores fãs), meus alunos (que apesar das minhas mancadas sempre estão comigo) e a todos os amigos enxadristas.

Francisco Lauzeniro 60,

Professor.

Desrespeito

Tenho 63 anos e sou elei-tora de um vereador, que por enquanto não vou dizer o nome, mas que trata os eleitores como pedintes.Eles quando querem nos procu-ram e pedem as coisas. Mas quando a gente bate na por-ta deles, eles ignoram a gen-

te como se fossemos uma doença. É triste ver que os políticos no Pará tratam o povo com tanto derespeito. Uso esse espaço para divul-gar minha revolta não ape-nas com esse vereador que me tratou mal, mas com todos que fazem o mesmo com seus eleitores.

Raimunda Dias, funcionária pública

FUNDADOR: Sillas AssisPRESIDENTE: Sérgio AssisREDATOR-CHEFE: Shirley Castilho (DRT/PA 1395)REDAÇÃO: Tv. do Chaco 2566CEP: 66.093-543 Belém-Pará

LIINHA DIRETA COM A REDAÇÃO

As opiniões e conceitos emitidos nos artigos e matérias assinadas são da responsabilidade de seus autores

E-mail: [email protected] [email protected]

redaçã[email protected]

(91) 3259-9109

Esta semana, os tra-balhos na Câmara Municipal de Belém

e na Assembleia Legisla-tiva do Pará voltaram em ritmo lento, assim como seus membros. Os gabi-netes ainda estavam com cheiro de mofo. Mas a pro-messa é de que a partir da próxima semana, tanto os vereadores como os depu-tados apresentem novida-des. Vários projetos devem entrar na pauta.O trabalho na CMB deve ser mais in-tenso, visto que parte dos vereadores pretendem ter seu visto renovado por mais quatro anos. Nos corredo-res da CMB, muitos repre-sentantes de Associações de Moradores procuravam

ansiosos pelos vereadores, mas poucos deram a cara na Casa. Muitos eleitores reclamaram da fa lta de atenção . Mas agora é até natural, mas ano que vem, os eleitores receberão cari-

nho e santinhos e pedidos de fidelidade.

Muito se pergunta por ai no dia a dia, nas conver-sas de rua, dos botequins, nas associações e entidades constituídas: para que serve

um vereador? A redemocra-tização do País – ampliou a liberdade de expressão – fez crescer o questiona-mento em torno das várias instituições e órgãos públi-cos. No entanto, nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quan-to o Legislativo em todos os seus níveis, tanto munici-pal, estadual e federal.

A rotina de trabalho de um vereador envolve inúmeras atividades. Em seu Regimento Interno a Câmara Municipal, definiu que todos os vereadores se reúnam ordinar iamente em média de 15(quinze) em (quinze) dias. O problema é que nem sempre eles apare-cem.

Editorial

A corrupção no Brasil afeta pobres e ricos

Praias, festas e esportes radicais são alguns atrativos que trazem,

todos os anos, muitos turis-tas ao solo brasileiro. O po-vo é carismático e as praias são belas, mas o número de crimes também aumenta acentuadamente. Mortes, as-saltos e roubos rondam o dia das pessoas. As disparidades entre as classes sociais são mais perceptíveis, enquanto

os ricos ficam mais ricos, a pobreza também cresce num ritmo acelerado. Crianças sem escola, sem família e sem formação, encontrando no roubo uma saída para so-breviver.

A ocasião infelizmente faz o ladrão, sem oportu-nidades e não vendo saída, crianças e jovens deixam-se levar pelas drogas e pela vi-da do crime. Quando não há mais esperança, as pessoas cedem aos instintos de so-brevivência, esquecendo das consequências. Existem mui-tos indivíduos de mau cará-ter, que veem no crime uma forma fácil de faturar. No entanto, também há famílias extremamente humildes, vi-

vendo de forma miserável, mas mesmo com todas essas adversidades, são honestas e batalham por uma vida me-lhor.

Os cofres públicos estão cheios de arrecadações do povo, ao invés desse dinhei-ro ser destinado a construir uma sociedade justa, os go-vernos preferem vendar os olhos e investir em pontes e aeroportos, por exemplo. A vida está rodeada de corrup-ção, são políticos desviando dinheiro, entes públicos for-jando licitações, indivíduos sonegando impostos, em-pregadores desonestos, nin-guém mais se preocupa com o bom senso e o respeito ao próximo. Ainda assim, cada

caso deve ser analisado sepa-radamente, por exemplo, não é possível culpar uma mãe que se deixa levar pela oca-sião e rouba alimento para seus filhos. Deve-se culpar o Estado que não cumpre com seus deveres e suas obriga-ções constitucionais de pro-porcionar uma vida digna a todas as famílias.

Percebe-se, de fato, que a corrupção está presente no cotidiano de cada cidadão, pois é muito mais fácil pular etapas para o sucesso, do que conquistá-lo a cada dia. O mundo está repleto de injusti-ças, mas não há mal que não possa ser corrigido.

Narjara Weiri, Estudante

O desafi o de viver em sociedade

O retorno ao "trabalho" nas Casas de Leis

Page 3: Jornal Popular - Edição 812

03Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Informe JP

Informe JP

O governador Simão Jatene voltou a sur-preender e inovar

ao implantar um novo mo-delo de administração. Pa-ra a oposição, é um sistema centralizador, mas para o governador Simão Jatene é uma forma de garantir uma administração eficaz, visan-do cumprir todas as metas de sua campanha. Ele ressal-tou que apesar dos desafios, acredita na sua equipe e com essa reforma administrativa vai integrar as ações, dando

atenção especial aos serviços prestados à população. Ele enfatizou ainda que o mo-delo de secretarias especiais não vão diminuir as secre-tarias executivas. É apenas um modelo mais ágil de ad-ministrar, com maior inte-gração.

As secretarias vão ter papel de articulação e mo-nitoramento das ações. Essa novidade agora, segundo ele, experiência já vivenciada em seu primeiro governo de for-ma positiva.

Jatene ressaltou que se reunirá até o final do ano com os dirigentes de todas as áreas para definir o que se tem que fazer de forma objetiva, conforme detalha-mento da agenda mínima do governo, elaborada logo após a posse do novo gover-no.

Os novos nomes do go-verno que vão comandar o Estado junto com Simão Jatene são: Sidney Rosa; Zenaldo Coutinho, Sérgio Leão, Nilson Pinto e Antô-

nio José Guimarães, além de Cláudio Ribeiro, que subs-titui Nilson Pinto na Seduc, e Sofia Feio, que substitui Zenaldo Coutinho na Casa Civil.

Ontem, o secretário es-pecial de Promoção Social, Nilson Pinto, agradeceu o empenho dos profissionais da educação. Ele esteve à frente da Rede Estadual de ensino durante os primeiros sete meses deste ano e agora é apontado com um dos bra-ços mais fortes de Jatene.

BônusVinte e dois mil servidores efetivos da Secretaria de

Estado de Educação (Seduc) foram contemplados com o bônus do Cred-Leitura 2011, um aumento de 2 mil ser-vidores em relação ao ano passado. Criado em 2005, o bônus faz parte de um programa especial de formação continuada aos profissionais do magistério da Seduc, que tem como objetivo, estimular o aprimoramento pes-soal e profissional do quadro docente através da promo-ção e do acesso a recursos que contribuam na formação crítica e cidadã, favorecendo o hábito da leitura, tendo em vista a melhoria da prática pedagógica.

PCCRA implementação do Plano de Cargos, Carreira e Re-

muneração (PCCR) deverá ser implantado em outubro. Agora em agosto, a Seduc iniciará o processo de atua-lização cadastral de todos os servidores, etapa em que será seguida do enquadramento de todos os profissionais nos perfis do Plano. Para o secretário Cláudio Ribeiro, o PCCR “é uma condição essencial”, reiterando que o projeto para a educação é “rigorosamente” o mesmo. “Não adianta apenas expandir a quantidade de vagas, precisamos garantir a qualidade do ensino. Já consegui-mos sair da inércia.

ProcessoMagistrados que integram a Turma Recursal do Pará

e Amapá, que funciona em Belém, apreciaram no últi-mo semestre, encerrado em 30 de junho passado, 6.855 processos, dos quais 5.048 virtuais (com toda a tramita-ção por meio eletrônico) e 1.807 físicos (com autos em papel).

AvançoEsse resultado, segundo a secretaria dessa instância

recursal, é 28,45% maior do que a soma dos 2.262 re-cursos apreciados em todo o ano de 2008 e dos 2.643 julgados em 2009. Durante todo o ano passado, os juízes federais que compõem a Turma concluíram o julgamen-to de 9.630 processos.

Reunião A Secretaria de Estado de Administração (SEAD),

estará realizando na próxima terça-feira, 9 de agosto de 2011, no auditório da Polícia Civil do Estado do Pará, a Reunião/Treinamento às Unidades de Recursos Hu-manos de todos os órgãos/entidades para apresentação do módulo Validação de Documentos do Projeto Atua-lização Cadastral.

Ajuste de conduta O Ministério Público do Estado (MPE) firmou Ter-

mo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o secretário de meio ambiente de Capanema e donos de olarias de Mirasselvas (zona rural do município). Os promotores de justiça Nadilson Portilho Gomes e Mário Sampaio Netto Chermont são os responsáveis pelo TAC. Os infra-tores comprometeram-se a reflorestar as áreas devasta-das, com espécies determinadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Curtinhas O descontentamento da população quanto à

instalação dos novos hidrômetros pela Companhia de Saneamento do Pará - Cosanpa, foi denunciado pelo ve-reador Luiz Pereira.

Pereira acusa a Cosanpa de "roubar" os usuários que viram suas contas de água subir mais de 500% após a instalação dos novos aparelhos.

Levantamento feito pelo Departamento de Trân-sito do Estado do Pará (Detran/PA) mostrou que no período entre 21 a 25 de julho a maior causa de autos de infração (multas) lavrados por agentes do órgão foi a condução não licenciada de veículos (Artigo 230, V, do Código de Trânsito Brasileiro), que resultou na aplicação de 84 multas.

Reforma administrativa concentra as ações do governo em 5 secretarias

»Veja como fi cou a nova administração:

PROMOÇÃO SOCIALNILSON PINTO

A Secretaria de Promoção Social comandará a Se-duc, Secult, Seel, Uepa, IAP, Centur, Fundação Carlos Gomes, Fundação Curro Velho, Fapesp.

GESTÃOHELENILSON PONTES

A Secretaria de Gestão terá sob sua supervisão a Sead, Sefa, Sepof, Igeprev, Iasep, Idesp, Escola de Go-verno, Loterpa, Ioepa, Prodepa e Banpará.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOSIDNEY ROSA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica responsável pela Sagri, Sepaq, Adepará, Jucepa, Emater, Ceasa, Paratur e CDI.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICASÉRGIO LEÃO

A Secretaria de Infraestrutura e Logística comandará a Setran, Seop, Sema, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Iterpa, Ideflor, Arcon, Cosanpa, Companhia de Portos e Hidrovias, Cohab, Companhia de Gás.

PROTEÇÃO SOCIALZENALDO COUTINHO

A Secretaria de Proteção Social supervisionará a Ses-pa, Secretaria de Assistência Social, Seter, Sejudh, Defen-soria Pública, Inmetro, Hos-pital Ophir Loyola, Santa Casa, Hemopa, Hospital das Clínicas, e Fundação de Aten-dimento Socioeducativo.

OS NOVOS COMANDANTES DA SEDUC E CASA CIVIL

Também foram em-possados Sofia Feio, como chefe da Casa Civil, no lu-gar de Zenaldo, e Cláudio Cavalcante Ribeiro, subs-tituindo Nilson Pinto na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Sofia e Cláudio exerciam, ante-riormente, as funções de subchefe e secretário-ad-junto nos mesmos órgãos.

Page 4: Jornal Popular - Edição 812

Vítimas abandonadas sem esperança de in-denização por conta

das manobras jurídicas dos advogados da construtora, enquanto os responsáveis e financiadores permanecem na certeza da impunidade.

Desde o desabamento do edifício Real Class em 29 de Janeiro deste ano são quase 200 dias de impuni-dade. O que se sabe é que os advogados estão se aprovei-tando das “brechas da Lei” para garantir uma morosi-dade de proporções assus-tadoras. Se a indenização já está difícil, cadeia, neste contexto, para os responsá-veis é uma hipótese que não se deve considerar. Ainda mais quando os advogados das vítimas procuram os alvos errados na busca por justiça.

Nas fileiras judiciais de-

zenas de processo possuem o nome da Real Constru-tora e de seu proprietário, Carlos Lima Paes, como réus. Para se ter uma ideia, duas ações de indeniza-ção com valores acima de dois milhões de reais (por exemplo a ação de número 0003323-45.2011.814.0301) ainda não saíram do pri-me i r o a to p r o ce s s u a l . Quando não é a falta de despacho é o julgamento de suspeição (o que mostra que a família controladora da empresa, ligada ao gru-po Lazera da Extrafarma possui tentáculos em vários segmentos da sociedade pa-raense, mas o judiciário de nosso estado certamente es-tá isento das tentativas ma-liciosas para que a impuni-dade se sobressaia a justiça.

O que talvez ainda não foi atentado pelos advoga-

dos e defensores públicos das vítimas foi que isso tu-do pode virar tiro pela cula-tra, ou seja, os verdadeiros ou tão quanto culpados po-dem estar impunes em toda a situação, senão vejamos:

É muito comum vermos em ações a presença do li-tisconsorte (denominação dada aos diversos litigantes que se colocam em um mes-mo lado da relação proces-sual) em várias ações, o que quer dizer que uma segun-da empresa ou pessoa pas-sa a ser parte de uma ação. Trocando em miúdos, é que está faltando o lado finan-ceiro, que é tão responsá-vel quanto o executor das obras, afinal de contas sem a sua participação o empre-endimento não sairia do papel e consequentemente também não desabaria e muito menos teria ceifado a vida de trabalhadores.

S e g u i nd o e s t e p e n -samento e chegando ao envolvimento familiar e principalmente financeiro entre a Real Construtora e Extrafarma do empresário Paulo Lazera, podemos achar um segundo respon-sável pelo terrível fato ocor-rido. Diga-se de passagem Paulo é cunhado de Carlos Lima Paes e principal in-vestidor da Real, ou mesmo uma espécie de sócio ocul-to blindado da Real e foi a

parte esquecida em todo o processo.

O pensamento é um pouco lógico, de agora em diante a Real perdeu to-da a sua credibilidade no mercado, inclusive os seus imóveis sofreram uma des-valorização assustadora e de agora em diante quem vai ter coragem de investir em um empreendimento que pode não ser entregue? Certamente ninguém que tenha uma pequena dose de discernimento fará uma bobagem dessa. Nestas con-dições o próximo passo da Real poderá ser o de decre-tar a falência, ai, a exemplo da própria Encol, os inves-tidores e credores ficarão a ver navios.

Se esta “profecia” se concretizar o que realmen-te ocorrerá é que simples-mente o braço financeiro, nesse caso o Grupo Lazera, ficará intacto e pouco tem-po depois uma outra cons-trutora com um novo nome poderá ser montada e tudo ficar com dantes no quartel de Abrantes.

Mas certamente o atu-ante Ministér io Público Estadual e a própria Justiça do Pará não vão permitir que um ato de tamanha co-vardia ocorra e que Paulo Lazera e sua troupe fiquem a zombar de toda uma so-ciedade prejudicada.

Belém, 05 a 12 de agosto de 201104 GeralFOTOS: DIVULGAÇÃO

Edifícios da construtora Real caíram o descrédito da população e em um ver-dadeiro declínio no merca-do. Até outros empreendi-mentos da empresa estão com os preços em baixa. Por exemplo, pouco depois da queda do Real Class, out ro empreend imento da empresa, presidida por Carlos Lima Paes e finan-ciada por Paulo Lazera, também se tornou risco de tragédia anunciada. O Real

Sensation na Av. Bernaldo Couto precisou ser deso-cupado as pressas pelos moradores por conta de ra-chaduras nas paredes. “Ou-vimos os estalos das pare-des rachando. Parecia que o prédio ia cair”. Ou seja, é por essas e outras que o cidadão corajoso ao ponto de comprar um edifício da construtora Real Class já sabe que a desvalorização de seu imóvel cai pela me-tade.

Manobras jurídicas tentam livrar Grupo EXTRAFARMA da tragédia do REAL CLASS

Haci condem, orehem quam am publicae, consultodi streis, ocam

Am perunum ut vehebus fuem hossidem octuus esulocu pionvocul hena, caedo, adhuctast ves licaeli

Desde a t ragédia da queda do edif ício de 34 andares que estava sendo construído na travessa 3 de Maio e que tirou a vida de três pessoas e deixou mais três feridas. Ninguém re-cebeu uma notícia se quer de recebimento de indeni-zação.

Da famí l ia de Mar ia Raimunda Fonseca Santos, morta no desabamento, e

cuja casa foi praticamente destruída, familiares estão morando até hoje em uma apartamento alugado pela empresa.

Em outra residência, ao lado terreno está interdita-da pela Defesa Civil, onde está sendo construído ou-tro muro, agora levar 200 dias para fazer um pequeno muro para uma construtora de prédios é brincadeira.

»Entenda como está o caso

O mot ivo da suspei-ção de muitos processos é de que a esposa do filho do presidente da empresa Carlos Lima Paes Júnior é

esposo de uma funcionária do Mayra Kaled Moreira de Lima Paes ser funcioná-ria do Tribunal de Justiça do Pará.

»Suspeição

»Financiador tem culpa no cartórioÉ mais do que normal,

ao entrar num negócio, os sócios sabem dos riscos. E no caso das construções, desa-bamentos, chuva, embargos da Justiça, enfim, estão entre os obstáculos de uma obra, o que podem provocar preju-ízos. E se na hora do lucro a

participação do financiador é garantida. Então porque os advogados não procuram os financiadores na hora de co-brar os prejuízos? Os donos do Grupo Extrafarma que passa por uma mudança de logo-marca não mudou em nada na impunidade.

O mot ivo da suspei-ção de muitos processos é de que a esposa do filho do presidente da empresa Carlos Lima Paes Júnior é

esposo de uma funcionária do Mayra Kaled Moreira de Lima Paes ser funcioná-ria do Tribunal de Justiça do Pará.

»Suspeição »Prejuízo compra um Real

Page 5: Jornal Popular - Edição 812

O líder do PSDB, de-putado José Me-gale, discordou da

concepção levantada de que a decisão de nomear cinco homens para secretarias es-peciais seria machista e de que estaria excluindo parti-dos da base aliada. “Eu dis-cordo disso. Entendo que a competência não está vincu-

lada ao sexo e muito menos ao compromisso e a honra-dez não estariam relacio-nados ao sexo”, considerou Megale. Para ele, o governo passado administrado por uma mulher foi um desastre não por ter sido governado por uma mulher, mas por ter sido, segundo ele, incompe-tente.

O que parecia mais um dia normal de sessão na Assem-

bleia Legislativa no retorno aos trabalhos ganhou pro-porção de “barraco”. O ex-candidato mais folclórico dos últimos tempos nas elei-ções paraense, Raimundo Abdon, ressurgiu atirando para todos os lados, princi-palmente contra o atual de-putado Edmilson Rodrigues

que, segundo ele, chamou de “ladrão” _ “E chamaria de novo na cara dele” _ no Pa-lácio da Sacanagem, como ele chama o Palácio da Ca-banagem.

Sem papas na língua, Abdon disse que Edmilson Rodrigues e todos aqueles a quem criticou veemente-mente nas últimas eleições jamais o impor tunaram com processo por calúnia e

difamação. “Se eu estives-se mentindo, o Edmilson Muniz e outros políticos do Partido da Trairagem que é como eu chamo o PT teriam me processado”, comentou ele afirmando que embora Rodrigues esteja em outra sigla partidária “é farinha do mesmo saco”.

Para Abdon, Edimilson Rodrigues investiu em ho-téis na Europa o dinheiro desviado da Prefeitura de Belém. “O bondinho histó-rico do bairro da Cidade Ve-lha, por exemplo, só serviu para financiar os hotéis dele no interior de Portugal”.

De acordo com o folcló-rico ex-candidato, quando se candidatou nas últimas embora fizesse uma cam-panha irreverente, tinha na “verdade de dizer na cara dos políticos o que está en-talado na garganta do povo a sua maior peculiaridade”. “Inclusive, já estou selecio-nando novas abdonetes às próximas eleições.

»Palhaço ou profeta?

Acusado pelo atual vereador Ademir Andrade de palhaço.

“Atrás do palhaço vem a ale-gria, a emoção, enquanto que atrás de você vem um bando de ladrão!” rebateu Abdon que hoje se diz mais um pro-feta do povo do que um folcló-rico candidato. “Pode colocar aí, que sou candidato e tenho coragem de anunciar com an-tecedência”.

»Ana Júlia na mira de tiro

Inclusive, o ex-candidato também criticou a ex-go-vernadora Ana Júlia Ca-

repa aquém chamou de “fria, mentirosa e ladra do povo”. Segundo Raimundo Abdon, durante os debates nas elei-ções de 2010 foi considerado de louco quando “detonou” a ex-governadora. “Mas eu tive a coragem de dizer com antecedência o que só agora o constataram. Por exemplo, cadê as mais de 500 máqui-nas que ela disse que distri-buiu no interior do Estado? Era só mais uma mentira pa-ra ganhar as eleições. Como ela perdeu pro Jatene, tai a verdade, não tinha máquina nenhuma. Ela é mentirosa” disse ele acrescentando mais um esculacho antes de encer-rar: “Agora ele é tão fria que

encostou a perna na minha no debate e não consegui le-

vantar porque minha perna ficou dormente”.

05Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Política

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Abdon faz barraco na Assembleia e chama o ex-prefeito Edmilson Rodrigues de "ladrão"

Edmilson Rodrigues foi chamado de ladrão por Adbon

A ex-governadora Ana Júlia também foi atacada

Megale defende a reforma administrativa na Alepa.

Raimundo Abdon, ressurgiu atirando para todos os lados.

Comissão adia audiência pública sobre merenda escolarA Comissão de Edu-

cação e Cultura des-marcou a audiência

pública que promoveria ontem , dia 4, para discutir a qualidade da merenda es-colar distribuída aos alunos das escolas públicas.

O debate, requerido pela presidente da comissão, de-putada Fátima Bezerra (PT-RN), e pela deputada Profes-sora Dorinha Seabra Rezen-de (DEM-TO), não tem nova data definida, mas deverá ser realizado ainda na primeira

quinzena de agosto.De acordo com a Medida

Provisória nº 2.178-36, art. 6º, o cardápio da alimenta-ção escolar, sob a respon-sabilidade dos estados, do Distrito Federal e dos muni-cípios, será elaborado por nu-tricionista capacitado, com a participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e deverá ser programado de modo a fornecer, no mínimo, por refeição, 15% das neces-sidades nutricionais diárias dos alunos benef iciados. Ainda conforme a MP, no parágrafo 1º do artigo 6º, a aquisição dos alimentos pa-ra o PNAE também deve ter a orientação de nutricionista. Mas muitos municípios pa-raenses tem cumprem essa obrigação.

O município também tem obrigação de comple-mentar a verba da merenda. Atendendo o disposto no Inciso VII, artigo 208 da Constituição Federal, a as-

sistência financeira presta-da pelo FNDE é de caráter suplementar , devendo, por-tanto, ser complementada pela entidade executora.

Re p r e s e n t a nte s d a s prefeituras do Pará devem participar da audiência em Brasília.

Muitos alunos do Ensino Médio não recebem meren-da e reclamam. Mas a lei estabelece que a clientela do PNAE são os alunos da pré-escola e do ensino fun-damental, de acordo com o Censo Escolar do ano ante-rior ao do atendimento. É importante esclarecer que a rede de ensino fundamen-tal e médio pertence aos estados, Distrito Federal e municípios, a quem com-pete dar a assistência edu-cacional devida, incluindo a oferta de merenda escolar ao ensino médio por essas entidades, independente da assistência financeira ofere-cida pelo FNDE.

Nada de machismo em Secretarias

Page 6: Jornal Popular - Edição 812

Jornal Popular – Ao de-f lagrar esta campanha pela qualidade do ensino no Pará, é sinal de que não estamos no nível ideal?

Suely Menezes – O nível ideal é sempre procurar me-lhorar e manter este nivela-mento por cima. Contudo, é necessário ter a aprovação do Conselho.

JP – E o que é preciso para

ter essa aprovação do Conse-lho?

SM – Para se ter esta au-torização de funcionamento é preciso se adequar aos pa-drões de qualidade exigidos.

JP – E as escolas estão se-guindo esse padrão?

SM – Como existem mui-tas escolas fora deste padrão estamos nesta campanha in-centivando a busca destas es-

colas pela regularização, ou seja, a qualidade no ensino representada através do ato autorizativo expedido pelo Conselho.

JP - O que é necessário pa-

ra se regularizar e para quem vale?

SM – Escolas públicas e privadas de 114 municípios, pois dos 144 existentes no Pará, 30 possuem Conselho próprio. Com estas institui-ções de ensino, para come-çar, somos rigorosos em três pontos que chamamos de dimensões de ensino. A pri-meira delas é a documental: regimento adequado e es-truturado com leis claras. A segunda é a dimensão física. Cobramos que a esteja ade-quada a que ela se propõe. Se for de educação infantil, precisa de mobiliário e espa-ço, por exemplo. E por fim, a terceira dimensão que é a de pessoal. É necessário contar com profissionais adequados para a função. Voltemos ao

exemplo da educação infan-til. Hoje em dia não basta ter o curso técnico. Precisa ter educação superior.

JP - Existe um prazo para

se regularizar?SM – Até 31 de dezembro

continuaremos orientando as escolas a se adequarem. Pois até esta data já tem que ter dado entrada ao processo de legalização. O Conselho de Educação é um parceiro das instituições de ensino, tanto do corpo docente quanto dis-cente. Por isso estamos empe-nhados nesta campanha.

JP – E depois desse prazo, as escolas que não cumpri-rem, serão cobradas de quem?

SM – Mas a partir de 1º de Janeiro sai de nossa alçada e passa ao Ministério Público a responsabilidade punitiva. Estamos oferecendo prazo, informação, facilidades e se ainda assim as escolas perma-necerem funcionando com o prazo vencido para a legali-

zação, o que sai da legalidade é caso de punição, inclusive policial. Por isso aconselha-mos a procurar a legalização, o quanto antes, até mesmo para se evitar transtornos. Pois, apesar da cultura de que o brasileiro sempre deixa para última hora não deve ser utili-zado quando se trata de edu-cação. Pois educação sempre deve ser prioridade. Ou me-lhor, a educação de qualidade é a prioridade.

JP – Existe fiscalização do

Conselho de Educação?SM – Sempre houve, mas

a partir de 1º de Setembro in-tensificaremos. Visitaremos 10 escolas por dia. Por isso lembramos que a partir de 15 de Agosto as escolas já pode-rão fazer o recadastramento pela internet. Inclusive, toda terça-feira a partir de 8h es-taremos de plantão no Con-selho de Educação, na Arci-preste com Manoel Teodoro, atrás do IEP esclarecendo dúvidas.

Belém, 05 a 12 de agosto de 201106 Política

DIRETO CIVIL - CLIMINAL - TRABALHISTA - CONSUMINDOR

SERPUJA - COMINICAÇÃO DE PUBLICAÇÕES JUDICIAISJUSTIÇA ESTADUAL - JUSTIÇA FEDERAL

JUSTIÇA DO TRABALHO - JUSTIÇA ELEITORALE TRIBUNAIS DE CONTAS

Av. Conselheiro Furtado - Vila da Paz, 35 (entre Av. Generalíssimo Deodoro e Rua Quintino Bocaiúva) Bairro

Nazaré Belém /PA - CEP: 66.040-340 Fones: (91) 3224-9258/ 3241-8889E-Mail: [email protected]

Campanha pela qualidade da educaçãoAo defl agrar a campanha pela qualidade do ensino, a pedagoga Suely Menezes mostra habilidade para direcionar os rumos do ensino paraense colocando a entidade, o Conselho Estadual de Educação, como parceiro das escolas que querem a legalidade.

As escolas precisam ser

regularizadas até 31 de dezembro

Existem muitas escolas fora do padrão, as que não forem regularizadas até 31 de dezembro terão que prestar conta com o Ministério Público.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 7: Jornal Popular - Edição 812

PAVÃO LADRÃO

Uma f igura falida do mundo político volta a este es-paço. Trata-se do Pavão, um ex-político que não foi reelei-to em um estado em um país muito distante de Brasil, onde

hoje é um vigia de obras pú-blicas, ocupação que ganhou por ninguém do seu partido aceitar o cargo. Na verdade, Pavão, é uma bichinha enrus-tida que tem um namorado que é casado só para despis-tar a opinião pública. Pavão-zinho, além de esconder ce-nouras gosta de fazer sumir o

dinheiro público e manchar a administração de seu honra-do chefe. O pior é que o dito cujo além de gay é ladrão, e vai em breve passar uma tem-porada em Americano onde vai ficar com saudades do seu amado Violonista Bicha Lou-ca. Voltaremos com mais de-talhes nas próximas edições.

ESCÂNDALOMais uma denúncia de

desvio de dinheiro de um gabinete na Assembléia Le-gislativa vai balançar a mí-dia, através das páginas do JP, nos próximos dias. Que várias dúzias de fantasmas

faziam parte do escândalo isso todo mundo está ca-reca de saber, agora o que poucos t inham conheci-mento é que Nádia Khaled Porto está envolvida até o pescoço, pois teria recebido dinheiro indevidamente da ALEPA, e teria sido devi-

damente encoberta pelo ex-conselheiro do TCM, Ro-naldo Passarinho, do qual temos muita coisa a contar, inclusive da época em que era chamado Ronaldinho 10%. Nas próximas edições virão os nomes dos bois, ou melhor, pássaros.

■ Não sabemos com até agora não foram achadas Notas Fiscais do frigorí-fico Mafripar, dos irmãos Bueno no meio da Lama da ALEPA, no DNIT ou na CONAB. Af inal de contas onde tem falcatrua os Big Brothers estão aptos a se fazerem presentes. Se bem que o caso dele é bem mais grave do que estes to-dos juntos...

■ Chega a mesa do colu-nista dossiê bombástico sobre a AP. Atenção asso-ciados! É bom olhar deta-lhadamente a prestação de contas do atual presidente, que de leso só tem a cara e o jeito de andar, mas na verdade está “Henrique-cendo”... Voltaremos com detalhes.

■ Égua, era só o que falta-va, depois de enganar um empresário de Macapá e

vários outros dessas ban-das agora a Dona Valéria é internacional, além do Sindicato ainda está com negócios no exterior. Eita bichinha afiada...

■ Marquito Arrais, o garo-to propaganda do Viagra genérico, viajou em lua de mel com a sua chapeuzi-nha vermelha. O problema é que nessa fábula, devido a diferença de idade, ele é a vovozinha e o medo é o lobo mau chegar...

■ Doação para a campa-nha política para um can-didato a deputado que não foi eleito e hoje é secretá-rio vai fazer com que o SOL nasça bem brilhante para aquela grande loja de informática. Quem viver verá.

■ Agora a Puma Air está distribuindo junto ao car-

tão de embarque duas ve-las para seus passageiros: a primeira para ser acesa para garantir a saída da ae-ronave e a segunda para ser usada durante o voo para que o avião sucatão chegue ao destino. É muita fé...

■ Pelo amor de Deus! Al-guém pode dizer ao jor-nalista que elabora as per-guntas da última parte do caderno mulher de um pe-riódico que as indagações sobre a primeira vez e onde a pessoa “fez amor” são de extremo mal gosto e que ninguém responde. Coisa de quinta.

■ Não esqueçam!!! Na próxima eleição: “Vote Pavão, que além de gay é ladrão...”

Sugestões, reclamações e xingamentos:[email protected]

Traulitadas

07Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Gasthão

E-mail: [email protected]

GASTHÃOGASTHÃOGASTHÃOGASTHÃO

NEGLIGÊNCIAUm caso escabroso ocorreu

há cerca de duas semanas em um afamado supermercado da

cidade e logicamente foi imedia-tamente abafado na mídia. Um estacionamento sem as devidas e obrigatórias sinalizações e sem nenhum agente para evitar pos-

síveis acidentes, por pura e burra economia foi a causa da am-putação instantânea da perna de uma cliente que teve que ser socorrida pelo SAMU e, se não

tivesse plano de saúde, teria ido parar em uma maca no corredor do Pronto So-corro da 14. Agora resta aos formosos proprietários rezarem para Nossa Senho-ra de Fátima, a padroeira de sua terra na-tal, para que a cliente-vítima não procure seus direitos na justiça.

RETORNOEnfim acabaram as fé-

rias. Até o colunista aprovei-tou para dar uma voltinha no Afeganistão, onde ministrou alguns cursos de aperfei-çoamento para vários mi-litantes locais. Na verdade a paisagem era muito me-lhor do que o cafonérrimo desfile de pelancas pen-duradas em Salinas, onde a disputa de egos é maior do que a cueca do Jô So-ares. Além dos carros, os relógios falsificados e os cordões e pulseiras de bi-juterias foram o ponto alto do verão, onde a grande maioria do hight society

come ovo e arrota caviar Be-luga. Isso sem falar na farofa-da na praia e aquele olhar 43 dos marmanjos desfilando com o braço para fora nos carros emprestados dos ami-

gos riquinhos em busca das Marias gasolinas. Ufa! Ain-da bem que a labuta retornou com força total e junto o colu-nista totalmente revigorado e muito mais forte.

VERGONHAOutro dia dois em-

presários locais levaram um advogado e dois auditores federais de Brasília para jantar em um dos restaurantes da Estação das Docas, com o intuito de fazer bonito, inclusive mostrando o palco móvel, um dife-rencial local. Acontece que durante a refeição quatro mulheres senta-ram-se à mesa ao lado, com roupas, olhares e poses insinuantes e passaram a investir pesado em todos os integrantes, che-gando ao ponto de uma delas a oferecer os seus serviços de “acompanhantes barba-ca-

belo-bigode”, inclusive com direito a um bom desconto se fosse fechado um pacote, do tipo leve quatro e pague três. O tiro saiu pela culatra, os di-

to cujos além de não toparem ainda chamaram a seguran-ça e senão fosse o gerente do local ia virar um quiproquó daqueles.

Page 8: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201108 PesquisaFOTOS: DIVULGAÇÃO

Apesar das passarelas, a morte nas pistas de Belém são constantes devido ao

desrespeito de pedestres. Quem trabalha as proximidades destes gigantes de concreto construídos para nos dar segurança já perdeu a conta do número de acidentes que presenciou na rodovia BR-316, por exemplo, porque foi atraves-sar embaixo da passarela. Desde o Entroncamento até o município de Benevides, concentra o maior número de acidentes por quilôme-tro das rodovias federais do Brasil.

A estrutura desse trecho já não se adequa à quantidade de veículos que passam por ali. Não tem ciclo-faixas e nem passarelas suficientes para os pedestres. Apesar disso, a principal causa dos acidentes é a falta de atenção e a imprudência. 60% da causa de acidentes estão na imprudência tanto do condutor do veículo quanto do pedestre e do ciclista.

Para o estudante Márcio Lima Santos por descuido do pedestre que acontece esses acidentes. “Se houvesse uma lei mais rígida contra

os pedestres, os acidentes seriam evi-tados”.

Ao ver várias pessoas atraves-sar embaixo de uma passarela da rodovia o vendedor de ambulante Laercio Siqueira comenta que não adianta cobrar passarela da prefeitu-ra se o povo é o primeiro a não usar. “No entroncamento o que mais tem é passarela, pergunta quem vai lá. Quase ninguém!”.

As colisões não são mais graves, nesse trecho, pela grande quantida-de de veículos que transitam pelo local, deixando o trânsito lento. A

maioria das colisões causa só danos materiais, mas no perímetro que se-gue de Castanhal, os acidentes cos-tumam ser mais graves. São capota-mentos e colisões de veículos mais pesados por se tratar de pistas de alta velocidade.

»Números maiores que em 2010

O número de acidentes regis-trados nas rodovias federais do Estado nos seis primei-

ros meses deste ano já supera os acidentes contabilizados no mesmo período do ano passado. De janeiro até junho de 2011, foram registra-dos, pela Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF/PA), 1091 acidentes, sendo que nos seis primeiros meses do ano passado foram contabilizados 957.

Apesar do registro fazer referên-cia a todas as rodovias federais que cortam o Pará, a maioria dos aciden-tes acontece na BR-316. Ou seja, das 11 rodovias federais no Estado, mas 60% dos acidentes acontecem na BR-316 conforme números da Polí-cia Rodoviária Federal.

A BR-316 é a única via de acesso terrestre à capital e à Região Metro-politana e também aos principais balneários do Estado. Como o iní-cio da rodovia também concentra um grande espaço de urbanização, os acidentes são mais frequentes. Os primeiros 20 quilômetros da BR são bem urbanizados, com uma grande circulação de pessoas e veículos.

Pedestres ignoram as passarelas e arriscam a vida atravessando entre os carros

Poste pega fogo na Pedreira

Um poste de energia pegou fo-go na manhã de terça-feira (02) no bairro da Pedreira.

Os moradores de uma casa tiveram sair às pressas. De acordo com teste-munhas, as unidades que registram o consumo de energia, o chamado ‘olhão’ entrou em curto circuito e pegaram fogo. As chamas não che-garam a passar para outras unidades, pois eram 15 no mesmo poste. Com o incêndio, os moradores ficaram as-sustados. "Quando vi o poste estava pegando fogo. Corri para a casa do vizinho quando lembrei que tinha os pais da vizinha que são idosos" con-tou Maria do Carmo Santos. Ainda segundo ela, um morador da área co-nhecido como Dinho entrou na casa e retirou os idosos. "Ninguém sofreu nada com o problema, mas que deu medo, isso deu", contou.

Um casal de idosos estava em uma casa que corria risco de ser in-cendiada. A filha deles chamou os vizinhos para retirá-los, pois a mãe tinha problemas na perna e o pai pro-blemas de coração. Ninguém ficou ferido.

Assim que o Corpo de Bombei-ros chegou ao local à área foi isolada, para evitar que moradores se aproxi-massem do poste. Funcionários da concessionária desligaram os cabos de energia para que os bombeiros pu-dessem resfriar as unidades e o poste.

A Celpa informou que o incêndio aconteceu depois que um medidor so-freu sobrecarga provocando curto cir-cuito. Os técnicos desenergizaram a área e normalizaram o fornecimento.

Ehemne verum menirmi licaeto retris.

Page 9: Jornal Popular - Edição 812

Ano XX - Nº 812 | Belém, 05 a 12 de agosto de 2011

Garage Fuzz pela primeira vez em Belém dia 14 de agosto

Ne m p u n k , n e m hardcore ou qual-quer outro subgê-

nero das prateleiras das lojas de discos. Respeito, talvez, seja a melhor termo para de-finir o som dos santistas do Garage Fuzz. Formada em 1991, o quinteto completa exatos 20 anos de carreira, com uma bagagem alcan-çada por poucas bandas no cenário independente nacio-nal. Muitos são categóricos em afirmar que o Garage Fuzz faz parte de uma ‘eli-te’, não por executar excep-cionalmente o seu som, mas sim por nunca ter formado um grande publico, porém este, seleto dos bons apre-ciadores do estilo.

Não é à toa, que Jello Biafra - ex-vocalista do De-ad Kennedys, uma das ban-

das precursoras da história do punk-rock mundial – se encheu de elogios para falar do Garage Fuzz em 2001, quando assistiu a uma apre-sentação da banda. A reper-cussão no Jornal Estado de São Paulo e na Folha de São Paulo serviu de trampolim na divulgação da banda por todo Brasil.

Também pudera, Bia-fra ouviu as músicas sober-bas do debut-album "Relax In Your Favourite Chair", marcante não apenas para a história do hardcore na-cional, mas para a música underground brasileira. O que ninguém imaginava é que quatro anos mais tarde, mesmo já até tendo lança-do um DVD ao vivo ("3500 Days Alive"), os santistas conseguiram, mais uma

vez, se superar. O CD "The Morning Walk" foi simples-mente considerado o melhor álbum de 2005 por vários si-tes especializados.

Mas a carreira do Gara-ge Fuzz foi assim mesmo ao longo dos cinco CDs lança-dos, inúmeros splits, DVDs e turnês (alguma dessas di-vidindo o palco com bandas internacionais como Sick of it All, Shelter, Fugazi e Lag Wagon): inteiramente mar-cado por louvores. Cada novo álbum a evolução mu-sical era presente. Sempre fugindo de clichês tão em voga, o GF faz músicas que são, literalmente, a sua cara. Nada além e sem compara-ções do tipo “parece com”. É Garage Fuzz do começo ao fim e ponto final. Nas duas décadas de existência, pas-

sou a ser ridículo achar que o Garage Fuzz não faria um CD melhor do que outro: os trabalhos de guitarras tão ad-mirados por todos, a cozinha certeira e marcante e, claro, o vocal/letras característicos de Alexandre Farofa. Adjeti-var o GF é até mesmo banal.

No dia 14 de agosto, pe-la primeira vez, Alexandre (Vocal), Fernando (Gui-tarra), Wagner (Guitarra), Fabrício (Baixo) e Daniel (Bateria), pisarão em terras Amazônicas para executar o mesmo show que Jello Bia-fra teve o privilégio de ver. A diferença é que, dessa vez, em um tour em comemora-ção a 20 anos de estrada. O bordão de abertura dos sho-ws do Garage Fuzz nunca soará tão forte: "Agora ta valendo!".

Formada em 1991, o quinteto completa exatos 20 anos de carreira, com uma bagagem alcançada por poucas bandas

No dia 14 de agosto, pela primeira vez, Alexandre (Vocal), e banda pisarão em terras Amazônicas

Page 10: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201110 PolíciaFOTOS: DIVULGAÇÃO

Polícia Civil e Militar estão empenhadas em localizar o grupo de pi-

ratas responsável pelos assal-tos ocorridos nas águas dos municípios de Igarapé-Miri e Cametá, na região do baixo Tocantins.

Em ambos os casos, os assaltantes abordaram as embarcações a bordo de uma

lancha. Segundo testemu-nhas, eram seis homens. Eles estavam armados com espin-gardas e revólveres e rende-ram tripulantes e passageiros. Dinheiro e objetos pessoais foram roubados. Não houve vítimas fatais.

À frente da embarcação “Jubileu” – que fazia a rota Belém-Cametá -, o coman-

dante Valdemir detalha a abordagem dos ladrões. “O crime ocorreu por volta das 2 horas. A embarcação estava no rio Maiuatá, em frente ao município de Igarapé-Miri. Os seis homens estavam com os rostos cobertos. Um usa-va capuz e os outros tinham uma camisa em volta do ros-to. Eles levaram dinheiro,

joias, celulares e fugiram sem ferir ninguém”, declarou. A embarcação “Jubileu” tinha 65 pessoas a bordo, entre pas-sageiros e tripulantes.

Além das equipes poli-ciais locais, policiais civis da Delegacia Fluvial foram para área para reforçar o trabalho de investigação. Até agora ninguém foi preso.

Cadê? Está demorando muito pra se encontrar os assassinos de

Joelson Ramos. O povo já está cobrando. Não tardou para en-contrarem os agressores do delegado Mário Bermejo. Estou desconhecendo a polícia.

Barril de pólvora Já tem um mês que houve mudança no comando da Seccio-

nal da Marambaia, o que reflete a necessidade de haver naquele bairro um verdadeiro choque de gestão no combate a crimi-nalidade. Pois em neste curto período da gestão de Armando Mourão alguns dos mais perigosos elementos do bairro já foram para a “pensão carcerária”. Acertada decisão do Governador do Pará.

CSI Por mais que caia no esquecimento da mídia, a polícia dá

continuidade a investigação, inclusive, de mortes apontadas ape-nas como acerto de contas. No caso da Cremação, o delegado Bragmar dos Santos se mostrou um verdadeiro “CSI Paraoara” e descobriu que uma morte em Maio de um cambista pode estar li-gada a outras situações fora dos acertos de contas entre traficantes.

Queimando fonteNo jornalismo deve-se cuidar bem das fontes para se manter

o acesso a informações em primeira mão. Entretanto monopo-lizar a informação pode provocar vinganças. Olha o caso das imagens dos policiais agredindo presos. Se informações fossem democratizadas ali, será que a filmadora não seria desligada? Não sei, uma coisa é certa, fonte queimada não acende mais.

Festa do PeruAnderson Maia é a mais nova noiva no xadrez. Pode ter cer-

teza. Depois de admitir que abusou sexualmente de uma menor de 5 anos no Benguí, o que mais tem na cela é detento esperando ser colocado junto com ele. Pois no cárcere, o código da bandida-gem deixa claro: estuprador não tem vez. Na cela ele noiva, casa e vira lavadeira, de todos os companheiros de xilindró. Toma-te!

Ronda O que foi a operação policial em Marituba? Em frente ao

cemitério Parque da Eternidade bandidos esperavam, armados, suas vitimas.

A Divisão de Repressão a Entorpecentes faz o possível com os delegados Heninson Jacob e Ana Indira. O problema é que os dois não gostam muito dos holofotes da mídia. E daí? Tem gente que gosta de aparecer e tem quem não goste.

Piratas do Caribe são fichinha perto dos elementos que fa-zem o terror nas embarcações no interior do Estado.

E o caso destas empresas de compra premiada. Esta prática é considerada crime, mas não e apenas a Eletro Fácil quem está enrolada com acusação de estelionato. Tem outras por aí. É pre-ciso que a polícia REALIZE mais buscas a estes estelionatários.

INFORMAÇÕES, DENÚNCIAS E AMEAÇAS, INCLUSIVE DE MORTE PELO 8857-9519.

Toni Carapirá www.reportercarapira.webnode.com.br

@tonicarapira

Patrulhão de Polícia

“Operação Layout” prende hackers

A Polícia Civil desar-ticulou uma quadri-lha de fraudadores

bancários que atuava no Pa-rá e São Paulo. Edemarques

Pereira e André de Souza são de Marabá e foram pre-sos em Belém por policiais da Divisão de Repressão a Crimes Tecnológicos através

da “Operação Layout”. Os integrantes da quadrilha efe-tuavam compras com cartões bancários clonados. O dinhei-ro foi gasto com artigos de luxo como eletroeletrônicos, roupas de marcas famosas e farras em bares da cidade e de Marabá. Além de agir com cartões clonados, a dupla também fraudava na compra de passagens aéreas compras coletivas. Todavia, ainda não se pode contabilizar os núme-ros do prejuízo.

As investigações foram iniciadas há três meses, após denúncias de instituições ban-cárias, companhias de viagem e um site de compras da capi-tal. “Diante da reclamação

dos clientes os bancos procu-raram a polícia para denunciar o caso”, explicou delegado Fe-lipe Pinheiro da Delegacia de Crimes Tecnológicos. A qua-drilha tinha preferência por artigos de luxo. “Eles gasta-vam até três mil reais em uma noite só em farras em bares”, completou Pínheiro.

Os presos e o material apreendido foram encaminha-dos à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DR-CO). Ainda tem mais um ele-mento envolvido, identificado apenas por Daniel, o hacker, de acordo com investigações, reside no Estado de São Pau-lo. “Colocaremos as mãos nele também”, disse o delegado.

Polícia na "cola" de piratas

Dando continuida-de a nossa série de repor tagens

relembrando crimes que entraram para história da

crônica poli-cial paraense, apresentamos o caso do ta-xista Luís Isa-ac Costa do Nascimento. Ele foi mor-to em 17 de dezembro de

1992. O que seria mais um

crime banal tornou-se base para discussão de um seg-mento da polícia militar

quando se descobriu que três oficiais e um soldado espancaram violentamen-te o taxista, colocaram-no dentro da mala da radiopa-trulha comandada pelo ca-pitão e o levaram para um matagal, onde ele foi assas-sinado com sete tiros e teve o corpo incendiado. Tanta barbaridade provocou co-moção estadual e colocou o taxista como símbolo da violência policial fora do uso da farda.

O motivo para o seques-tro, tortura e assassinato do taxista pelos policiais militares a mando do en-tão capitão Emanuel Lopes foi envolvimento amoroso da ex- mulher do policial com o taxista. Emanuel e os outros três envolvidos, Leonardo Gibson, Samuel Neto e Mário Pamplona, foram julgados e condena-dos. Todos cumprem pena em regime aberto ou semia-berto.

Baú do CrimeTaxista torturado e incendiado

Page 11: Jornal Popular - Edição 812

11Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Cidade

Zebrão se prepara para Campeonato de Futebol do Arame

Mais de 20 ciclistas paraenses de des-locaram para Ma-

capá, capital do Amapá onde disputaram a tradicional prova Equador Verão. A prova so-ma 80 pontos para o ranking nacional, sendo a prova mais tradicional do norte do estado.

São atletas de várias ca-tegorias, desde as categorias de base até os veteranos que enfrentaram 24 horas de na-vio e alguns optaram pelo deslocamento em avião.

As provas começaram no sábado 30, com a larga-da da categoria juvenil, on-de percorreram 50 km e te-ve vitória de Lucas Gabriel do Amapá e em 2º Angelo André de Belém, na Cate-goria feminino a Paraense Tássya Brasil confirmou o tricampeonato seguido da competição, Aline Souza do Acre ficou em 2º, na Master A pódio todo paraense com Edilson Kramer em 1º, Al-dair da Costa em 2º e Fábio Henrique em 3º. Na Master B vitória de Eduardo Santa-na, atleta de Castanhal, na categoria Junior Edinaldo Monteiro do Programa Bol-

sa Talentos da SEEL ficou com o título.

No domingo 31, aconte-ceu a prova mais esperada, com largada na cidade de Ferreira Gomes e chegada no monumento Marco Ze-ro na capital, num total de 170 km. Atletas de vários estados do Brasil estiveram presentes para disputar os pontos do ranking e mais de 10 mil reais em premiação. Depois de uma longa bata-lha travada entre a equipe SEEL/Pará e a Equipe de ASSIS/SP, Sérgio Bar i-chello confirmou a boa fase da equipe e garantiu o seu bicampeonato da prova, André Gomes de Brasilia ficou em 2º e o bragantino Ageu Ferreira garantiu do-bradinha no pódio para a equipe SEEL/Pará, com-pletaram o pódio Maurício Leão e Alan Maniezzo, am-bos da Equipe de ASSIS/SP.

Vale destacar que de seis categorias que tiveram participação dos atletas pa-raenses, vencemos cinco e ficamos com a prata na sex-ta. Isso mostra o alto nível do nosso ciclismo e a posi-

ção de ser a referencia do ciclismo nas regiões norte e nordeste.

O próximo desafio do ciclismo paraense é tentar trazer o tricampeonato da Copa Norte Nordeste que

acontece nos dias 12, 13 e 14 em Aracaju-SE. A Delegação ainda não confirmou presen-ça no evento, mais estamos buscando apoio para viabili-zar nosso deslocamento até a sede da Copa.

Paraenses fazem bonito no ciclismo

O atacante Rafael Maia concorda que a equipe precisa se preparar mais para o campeonato

No dia 21 de Agosto o time de futebol pelada Zebrão Esporte Clube

fará sua estréia no Campeona-to de Futebol do Arame.

A agremiação que foi fun-dada no início deste ano irá participar pela primeira vez da competição após, ter fei-to uma ótima campanha na “Copinha” no primeiro se-mestre onde foi eliminada na fase semifinal pelo clube que foi o campeão daquela com-petição o “CASH” da passa-gem Santa Helena no Bairro da Pedreira. Agora o Zebrão se prepara para fazer parte da eli-te do futebol pelada de Belém.

A diretoria do clube in-formou na última semana que alguns jogadores serão contratados para reforçar o elenco. O zagueiro Maicon, 22 anos, foi emprestado pelo Cruzeiro da Alferes Costas até o final da temporada. O goleiro Éderson, o atacante Erick “Caranguejo”, o za-gueiro Binho e o zagueiro Ricardinho, que estavam atuando no Bangu, já assi-naram contrato e também se juntarão ao grupo.

O atacante Rafael Maia concorda que a equipe pre-cisa se preparar mais para o campeonato e demonstra que o clube está determinado à

fazer uma boa campanha.“A equipe está se reforçan-

do, estão chegando jogadores novos. Com certeza, até o ini-cio da competição, teremos uma equipe um pouco dife-rente e qualificada” concluiu o atleta.

“Gaymada” encerrou

a programação de verão da Sejel

Descontração, alegria e vaidade. Assim foi o 3º Tor-neio de Gaymada, realizado em Mosqueiro, como parte dos Jogos Abertos de Belém. O evento encerrou a progra-mação de verão da Secretaria

Municipal de Esporte, Juven-tude e Lazer (Sejel), na tarde de sábado 30, sob um sol es-caldante nas areias da Praia do Carananduba.

O torneio acontece há 3 anos e tem como principal intuito promover a socializa-ção do público. O que hoje é

um esporte, antes era apenas uma brincadeira de rua sem incentivo, principalmente, pa-ra o público GLBT. “A prática desta recreação existe, mas os participantes reclamavam da falta de incentivo exclusivo pa-ra eles. Por isso, a proposta da Gaymada, que cresce a cada

ano, tanto em inscritos quanto em público, que adora assistir a brincadeira”, afirma Gisele Penner, coordenadora de La-zer da Sejel.

A recreação provoca mui-tas risadas, reunindo sempre familiares e amigos. “Gostei muito deste incentivo, prin-cipalmente, porque é um es-porte que ajuda a sociedade a respeitar todos do jeito que são”, afirma a dona de casa, Ângela Souza.

Segundo a participan-te Lohanny Venturriny, "a Gaymada é uma boa, a gente gosta, não queríamos futebol nem vôlei, não é para a gen-te”. Disse a atleta, reforçando que seria muito importante criar uma federação para coordenar eventos dentro do estado e possibilitar que possam ser criados times de “Gaymada” para participar de competições a nível nacio-nal.

No fim da tarde, os ga-nhadores do jogo mais colo-rido do verão, comemoraram com medalhas e premia-ção em dinheiro. A equipe “Atrak”, com o primeiro lugar, ganhou R$ 400,00, enquanto que a segunda colo-cada, a equipe “As Machudas”, levou para casa o prêmio de R$200,00

As provas começaram no sábado 30, com a largada da categoria juvenil,

Municipal de Esporte, Juven-tude e Lazer (Sejel), na tarde de sábado 30, sob um sol es-

um esporte, antes era apenas uma brincadeira de rua sem incentivo, principalmente, pa-

Page 12: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201112 MunicípiosFOTOS: DIVULGAÇÃO

O Instituto Escola de Governo de Ananin-deua (IEGA) está

preparando uma nova grade de cursos para o mês de agos-to. Os cursos de capacitação promovidos gratuitamente pelo Instituto tem o objetivo de valorizar os profissionais que compõem o quadro de servidores municipais, con-tribuindo com a melhoria dos serviços prestados à po-pulação.

Mais de 30 cursos foram ofertados de março a junho de 2011, capacitando mais de 500 servidores. O IEGA promove, semanalmente, cursos, workshops, palestras motivacionais, ginástica la-boral entre outras atividades, a fim de instruir, treinar e ca-pacitar os servidores públicos municipais para exercerem sempre de maneira adequa-da suas funções em diversas áreas. O Instituto fica na Ro-

dovia BR 316 km 07, nº 590 – 4º andar (Faculdade da Amazônia). Mais informa-ções pelo telefone: 3255 2236 (Ramal 23).

O Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) “Essência Anani”, no Distrito Industrial, em Ananindeua, servirá de modelo para o Es-tado Maior Estratégico da Polícia Militar do Pará criar uma unidade que atenda aos filhos dos militares.

Durante o lançamento oficial da “Agenda Mais Por Casta-

nhal”, o prefeito Hélio Lei-te e sua equipe de governo apresentaram a relação das primeiras obras a serem inau-guradas, ainda neste mês de agosto. A primeira delas será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Gimen-nez, no dia 16 de agosto, a partir das 19h30, na Avenida Pedro Porpino.

A Escola Emília Gimen-nez, que atende a comunidade do bairro São José Operário, passou por uma grande obra de reforma e ampliação. A nova estrutura disponibiliza 12 salas de aula; laboratórios de informática e de ciências; sala de atendimento multi-funcional; sala de reforço; sala de leitura; sala de reforço para alunos com deficiência

auditiva; auditório e ginásio poliesportivo. Além dos es-paços administrativos, como: secretaria, almoxarifado, de-pósitos, sala de professores e coordenação pedagógica, a escola conta ainda com uma sala de instrumentos musicais da banda da escola e um proje-to de paisagismo interno, que deu mais beleza e leveza ao ambiente escolar.

O projeto de reconstrução da escola conta também com a adoção de medidas ecologi-camente corretas, como por exemplo, o aproveitamento das águas da chuva para a jardinagem, abastecimento de banheiros e lavagem do piso. Outra medida é aproveita-mento da claridade das salas e da ventilação, que também foram repensadas para possi-bilitar maior conforto a alunos e professores.

A obra de reforma e am-pliação da escola Emília Gi-mennez teve o investimento na casa dos R$ 913.826,75. A nova escola teve a capacida-de de atendimento ampliada para 1.300 alunos. Hoje, uma equipe técnica composta por 127 pessoas, entre professores e pessoal de apoio administra-tivo, atua na unidade escolar.

A “Agenda Mais Por Cas-tanhal” contempla a inaugu-ração de 16 unidades de saú-de, entre unidades construídas e outras totalmente reforma-das; dois ginásios poliespor-tivos; 20 escolas que foram construídas ou reformadas e ampliadas; além de uma Uni-dade de Pronto Atendimento (UPA), uma Unidade Básica de Saúde tipo III, um Centro de Diagnóstico por Imagem, no Jaderlândia; um Centro Multimídia de Inclusão Digi-

Prefeitura de Castanhal fará uma serie de inaugurações na segunda quinzena de agosto

Dentistas para população

AA Prefeitura de Ana-nindeua comprou novos instrumentos

e equipamentos para ofere-cer melhores condições de trabalho aos profissionais. Atualmente, Ananindeua conta com 32 consultórios dentários distribuídos nas unidades básicas de saúde e postos de saúde da família. Neles, são realizados servi-ços como extração simples, raspagem de tártaro, raios-X, restauração e aplicação de flúor.

De acordo com o Prefeito da cidade, Helder Barbalho, outras áreas da saúde serão atendidas pela prefeitura. “Nosso objetivo é atender bem a população em todas as áreas da saúde, inclusive na odontologia”.

No total, mais de 40 mil pessoas já foram atendidas. Além das unidades de saúde, o atendimento odontológico está disponível também está presente nas escolas, creches e Cras, onde os profissionais orientam por meio de pales-

Indústria será instalada em Santa Izabel

Desde a reunião com o secretário de Estado de Projetos Estratégi-

cos, Sidney Rosa, Santa Izabel vive a expectativa da instala-ção no primeiro trimestre de 2012 de uma unidade da Cro-wn no Estado. Serão gerados 85 empregos diretos e 70 ter-ceirizados. A fábrica deverá atender a demanda do Norte e parte do Nordeste, abastecen-do empresas como Schincariol, Coca-Cola e Ambev. O Pará foi escolhido devido ao cresci-mento registrado, considerado acima da média de outros Es-

tados, além da ampliação do mercado de bebidas. O porte da empresa vai contribuir para a expansão da economia local.

O prefeito Marió Kató , um dos defensores da instalação da Crown na região, disse que “o município ansiava por isso, porque é ainda uma cidade dormitório”. Segundo Kató, a multinacional já foi beneficia-da, com a implementação no ano passado de uma subesta-ção de energia elétrica, que tem capacidade para atender a demanda da fábrica. Antes, explicou o prefeito, a pouca

oferta de energia era um entra-ve à instalação de indústrias. “Hoje, se tornou um atrativo”, completou.

O prefeito também ressal-tou que a multinacional atrairá novas empresas e diversificará a produção local. Hoje, a eco-nomia de Santa Izabel do Pará é baseada na avicultura e hor-ticultura. Conforme o prefeito, 55% da produção de frango do Estado saem do município, que ainda integra o cinturão verde, responsável pelo forne-cimento de hortaliças para a capital paraense.

Cursos para servidores públicosOutro ponto destacado

por Marió Kató é a cadeia de fornecedo-

res que a Crown movimentará no município. “Apesar dos in-centivos fiscais que a empresa virá a ter, a geração de ICMS que teremos mais tarde, depois do fim do benefício, nos dará retaguarda”, complementou.

Na avaliação do prefeito, a instalação da Crown é um marco para o desenvolvimen-to do município. “É a primeira

indústria que vem se instalar depois que Santa Izabel foi in-cluído na Região Metropolita-na de Belém”, informou.

Com investimento de R$180 milhões, a unidade da Crown no Pará vai produ-zir 1 bilhão de latas por ano, com pers-pectiva de dobrar a produção em dois anos. No Brasil, a multinacional

possui fábricas em São Paulo, Sergipe, Paraná e Amazonas, que produz há cerca de sete anos tampas de alumínio, para abastecer indústrias do grupo

tal, em parceria com o Sesi; e Praça da Bíblia, que abriga o Cristo Redentor, considerada

o mais novo cartão postal da cidade.

Confira a agenda de inau-

guração de outras obras da “Agenda Mais Por Castanhal” previstas para o mês de agosto:

tras a maneira correta de es-covar os dentes e todos os cui-dados necessários para cuidar da saúde bucal. O programa também oferece um kit de prevenção contendo escova, fio dental e creme dental. A Escola José Maria Moraes, localizada na rodovia BR-316, é a primeira do municí-pio que conta com um con-sultório dentário totalmente equipado. Com a instalação do consultório, os 960 alunos recebem atendimento e orien-tação odontológica na própria escola. A iniciativa aumenta o acesso aos serviços de odonto-logia e faz com que as pessoas passem a cuidar mais da saú-de da boca.

Em agosto, a Prefeitu-ra vai entregar o Centro de Especialidades Odontológi-cas (CEO) com serviços de Endodontia (tratamento de canal) Periodontia (trata-mento da gengiva), Ondon-topediatria, atendimento de pacientes com necessidades especiais, diagnóstico de câncer bucal, Bucomaxilo-facial (cirurgias em geral) entre outros.

Fornecedores viabilizarão Crown

Page 13: Jornal Popular - Edição 812

13Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Geral

C om status de escola mais tradicional do Pará e atenta à ações

inovadoras. É assim que o Colégio Estadual Paes de Carvalho chega aos seus 170 anos de atividades. A unidade de ensino, considerada uma das mais antigas escolas pú-blicas brasileiras, comemora o aniversário de sua funda-ção na última quinta-feira (28). As atividades que cele-bram o aniversário da escola começaram no mês de maio e seguirão neste semestre, com a “Ação Social 'Cepeciana'”.

As atividades serão rea-lizadas na segunda quinze-na de agosto e reunirá, além dos cerca de 1600 estudan-

tes e 113 funcionários, toda a comunidade que vive no entorno do colégio. A ação social promoverá emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e título de eleitor, além de esclare-cimentos sobre o serviço no exército.

Ainda no primeiro semes-tre, a escola também promo-veu um mutirão em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). Um concurso para eleger a logo-marca que será usada pela escola nos próximos dez anos deu início a programação co-memorativa no mês de maio. A imagem selecionada por professores da escola foi feita

pelo estudante da turma do convênio, Clayton Fonseca.

A diretora da escola, pro-fessora Maria do Socorro Ma-ciel, destaca a necessidade de se buscar ações inovadoras para o presente e futuro da escola, que teve a participa-ção ativa dos alunos em mo-vimentos como a abolição da escravatura, o movimento pela república e a Revolução Constitucionalista de 1932. “Hoje, observo a importância de mostrar o Colégio Paes de Carvalho com toda sua tradi-ção e com uma visão inova-dora. Essa é uma escola que tem respeito pelo cidadão, pela comunidade em que está inserida, e busca o resgate da

cidadania”, disse a diretora.

»História O CEPC foi a escola na

qual estudaram diversas autoridades polít icas da história do Pará, como o presidente da Província do Pará, Visconde Bernardo de Souza Franco, que foi o responsável criação do Liceu Paraense, regulan-do a instrução primária e secundária no Pará. O pri-meiro prédio da escola era localizado no antigo Largo do Palácio, onde hoje é a

Praça Dom Pedro II. Antes de ser instalado em seu en-dereço atual, na Praça Sal-danha Marinho, bairro do

Comércio, o Paes de Car-valho também funcionou na travessa Campos Sales e no Convento do Carmo.

Curro Velho disponibiliza inscrição gratuita para alunos da Rede EstadualE Curro Velho dispo-

nibi l iza inscr ição gratuita para alunos

da Rede EstadualAlunos do ensino funda-

mental e médio podem se ins-crever a partir do dia 02 de agosto nas oficinas regulares da Fundação Curro Velho. Na Casa da Linguagem se-rão ofertadas 20 oficinas que incluem redação, produção de texto, leitura e interpreta-ção de texto e oficina de Li-bras - Linguagem Brasileira de Sinais.

Segundo o Gerente de Linguagem Verbal da Fun-dação Curro Velho, Jair Melo, os alunos do ensino médio vão poder trabalhar habilidades de leitura e pro-dução de texto, em dois ho-rários, pela manhã e tarde.

Ele garante que as oficinas na Casa da Linguagem têm uma preocupação com a questão das provas aplicadas pelas universidades públicas que utilizam a interpretação de texto.

“O aluno de hoje tem grande dificuldade de pro-duzir texto, porque ele tem uma dificuldade anterior de interpretar o texto, nós temos a preocupação de preparar os instrutores para que eles pos-sam desenvolver habilidades de leitura, compreensão e de-pois de produção de texto.”

Além das oficinas, a Fun-dação Curro Velho vai reali-zar o ciclo de palestras das Leituras recomendadas para o Vestibular. “A escolha das leituras teve como critério, em primeiro lugar, escolher

as leituras novas na grade do vestibular e em segundo lugar, as que geram mais di-ficuldades para os alunos no processo de compreensão”, ressalta o gerente de lingua-gem verbal, Jair Melo.

Gratuitas – As inscrições para as oficinas regulares da Fundação Curro Velho e pa-ra o Ciclo de Palestras sobre as Leituras recomendadas para o vestibular iniciam no dia 02 de agosto e encerram no dia 16 de agosto.

As inscrições podem ser feitas na sede da Casa da Linguagem, na avenida Na-zaré nº 31. As oficinas de re-dação, leitura e produção de texto, leitura e interpretação de texto, libras serão realiza-das no período de 17 de agos-to a 14 de setembro.

Colégio Paes de Carvalho completa 170 anosAs inscrições podem ser feitas na sede da Casa da Linguagem

A escola tradicional tem cerca de 1600 estudantes e 113 funcionários

As atividades serão realizadas na segunda quinzena de agosto em comemoração aos 170 anos

Page 14: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201114 CidadesFOTOS: DIVULGAÇÃO

Com o intuito de ga-rantir uma educação transformadora nos

presídios da Região Metropo-litana de Belém, a Secretaria de Estado de Educação (Se-duc) iniciou nesta segunda-feira, 01, o curso de formação continuada de servidores com o tema “Estratégias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, considerando aspectos, particularidades e sucessos na educação de jovens e adultos privados de liberdade”. A programa-ção acontece na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) e está direcionada a 130 educadores, técnicos pe-dagógicos e administrativos que atuam no convênio entre a Rede Estadual de Ensino e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).

Com o curso, os servi-dores poderão, entre outras vertentes, conhecer e apren-der conceitos e práticas que auxiliem na execução das ações pedagógicas, além de identificar os elementos ne-cessários ao bom desempe-

nho das atividades no interior das unidades penitenciárias. No primeiro dia do encontro os educadores debateram as “Estratégias para o desenvol-vimento e trabalho coletivo, considerando as questões de relacionamento, ética e mo-tivação”, com palestra minis-trada pelo professor Augusto Menezes, assessor de Planeja-mento da Seduc.

Para o professor José Cruz, que leciona no com-plexo de Americano, esta oportunidade é de extrema importância, pois desenvolve a formação docente para a educação carcerária. “Nós so-mos carentes dessa formação. A educação básica nas esco-las já vem de milênios, mas a educação carcerária ainda é nova, não temos a vivência nesse segmento da educação, que é uma educação especial, propriamente dita, pois há uma peculiaridade no trato com as pessoas, visto que es-tes jovens e adultos estão fora da sua faixa etária de ensino, muitos nunca nem sentaram numa cadeira de escola. Há presos com 60 anos de idade

que estão se alfabetizando”.Assim, os profissionais

estão aprendendo a conduzir melhor a formação de adultos

e jovens privados do convívio com a sociedade e quando estes estiverem em liberdade terão mais oportunidades de se reintegrar ao mercado de trabalho e ao convívio social. “Como se sabe, a educação é o resgate do ser humano, transforma o ser humano, resgata o comportamento do preso e a possibilidade de ele se reinserir na sociedade. Muitos terminaram o ensino médio e vão prestar vestibu-lar e isso reforça a ideia de que não precisa ter idade para aprender, basta querer”, co-memora Cruz.

A última formação pro-movida pelo Estado foi em

2006. “De lá para cá, não tivemos mais cursos de for-mação, então é uma oportu-nidade de reciclar os antigos profissionais e fornecer uma formação para os servidores que entraram depois desse período, inovando sobre as formas de lecionar, medidas éticas, segurança e saúde”, enfatiza Luiz Carlos Leão, coordenador em exercício da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação.

Amanhã, o tema aborda-do será saúde com a palestra: Doenças no cárcere: preven-ção, formas de contágio e tra-tamento. “Será baseada em

como receber o aluno que es-tá com endemia, pois muitas vezes ele está doente e nem sabe, e o educador poderá identificar a suspeita de do-ença e a questão do contágio, encaminhando para atendi-mento médico nas unidades”, explica Luiz Carlos Leão, que também é coordenador do convênio Seduc/Susipe.

O curso de formação vai até esta sexta-feira, 5, e ainda serão abordadas a segurança em ambiente prisional e ga-rantia da efetivação da edu-cação básica e da educação profissional no cárcere.

Educadores discutem estratégias para o ensino em unidades penais visando melhorar

A última formação promovida pelo Estado foi em 2006.

A programação acontece na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) e está direcionada a 130 educadores.

Esta semana cerca de 200 alunos da Escola Esta-dual Pinto Marques,

localizada no bairro de Naza-ré, compareceram ao reinício do período letivo. A escola, que passou por reforma na estrutu-ra física durante 90 dias, iniciou o segundo semestre com pintu-ra nova, rede elétrica revisada, salas e banheiros reformados, e mais computadores. Na aula inaugural, os secretários-adjun-tos de Ensino, Cláudio Ribeiro, e de Logística Escolar, José Croelhas, deram as boas-vindas aos estudantes.

Antes de seguirem para as salas, os alunos cantaram os hi-

nos Nacional e do Pará no pátio da escola, que tem quase 1.500 alunos em três turnos, nos en-sinos fundamental e médio. A rede estadual conta com 840 mil estudantes matriculados, em 1.200 estabelecimentos de ensino.

Aluno da 8ª série da Escola Pinto Marques, Bruno Frazão, 13 anos, foi assistir às aulas e aprovou o resultado das obras. “A nossa sala de aula está me-lhor. As lajotas estavam saindo e as paredes sujas. Agora, fica melhor para andar pela escola", disse ele. “Melhorou bastante. Colocaram até rampa, que an-tes não tinha”, ressaltou Sara

Martinez, 16 anos, estudante da 7ª série.

Patrimônio - “Esta escola tem uma simbologia muito grande. É um patrimônio do Estado e de vocês. Nos ajudem a cuidar e zelar por ela. Esse prédio mostra o esforço da Se-duc (Secretaria de Estado de Educação) no primeiro semes-tre para melhorar as condições das escolas da rede”, enfatizou Cláudio Ribeiro. No primeiro semestre, os alunos da Esco-la Pinto Marques estudaram temporariamente na Escola Orlando Bitar, localizada às proximidades. José Croelhas informou que das 75 escolas

priorizadas para obras de refor-ma na Região Metropolitana e no interior, apenas 10 na Gran-

de Belém ainda não foram fina-lizadas. “Sabemos das limita-ções de ordem financeira, mas

nos esforçamos para dar conta das obras, e com isso garantir a sequência do ano letivo.

Alunos da Escola Pinto Marques são recebidos em prédio reformado

Page 15: Jornal Popular - Edição 812

15Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Consumidor

O evento acontecerá em Caxiuanã e faz parte do programa brasilei-

ro para conservação e uso sus-tentável dos polinizadores

Agência Museu Goel-di - O Curso Internacional de Campo sobre Poliniza-ção acontece há 21 anos e desde 2003 em municípios brasileiros. Este ano, é a vez da região amazônica sediá-lo, entre os dias 10 e 24 de setembro, na Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), na Floresta Nacional de Caxiuanã, loca-lizada nos municípios mara-joaras de Melgaço e Portel, no Pará. O evento é aberto a profissionais e estudantes de Pós-Graduação em Biologia e áreas afins e não exige co-nhecimento profundo sobre polinização.

Organizado pelas pesqui-sadoras Márcia Maués (Em-brapa Amazônia Oriental), Marlúcia Martins (MPEG) e Peter Kevan (Universidade de Guelph, Canadá), o curso terá o apoio do Ministério do Meio

Ambiente (MMA), do Conse-lho Nacional de Desenvolvi-mento Científico (CNPq), pro-jeto “Conservação e Manejo de Polinizadores para Agri-cultura Sustentável através de uma Abordagem Ecossis-têmica”, da Organização das Nações Unidas para Alimen-

tação e Agricultura (FAO), com apoio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental (PPBio Amazônia Oriental), International Union

of Biological Sciences (IUBS), Canadian Pollination Initiati-ve (NSERC-CANPOLIN) e agências brasileiras de fomen-to.

Polinização e biodiversi-dade - As plantas dependem da polinização para a sua re-produção, isto é, para formar

frutos e sementes. Portanto, conhecer como este processo ocorre é uma forma de enten-der como manter a biodiversi-dade. Para isso, é necessário compreender a importância da diversidade dos agentes po-linizadores e os fatores que in-terferem nas suas populações.

No curso, os participan-tes terão aulas teóricas, em formato bilíngüe português-inglês, sobre os princípios da polinização, interações entre plantas e animais e biologia da conservação, entendendo como conservar os serviços de polinização e como usá-los em práticas de agricultura sus-tentável. Após discussões em ecologia da polinização, base-adas em publicações clássicas e recentes, haverá atividades em laboratório e em campo. A partir dos dados coletados, os participantes produzirão mini-projetos que serão, pos-teriormente, reunidos em uma publicação.

»Serviço: Curso Internacional de Cam-

po sobre Polinização – Edição 2011, do dia 10 a 24 de setembro de 2011, na Estação Científica Ferreira Penna do Museu Emílio Goeldi, situada na Flona de Ca-xiuanã, em Melgaço-PA.

Mais informações no site: ht-tp://www.polinizadoresdobrasil.org.br/index.php?q=node/12

Peixe é o produto mais vendido pelos mercados municipais no 1º SemestreUma pesquisa realiza-

da pela Secretaria de Municipal de Eco-

nomia (Secon) apontou os produtos mais vendidos pe-los mercados de Belém no 1º semestre. De acordo com os números do estudo, o peixe com 2.538.279 kg, seguido da carne bovina com 1.422.375 kg e as aves abatidas com 282.409 kg foram os produ-tos mais comercializados nos primeiros seis meses do ano.

Ainda segundo a pesqui-sa, os mercados que mais venderam peixe no 1º semes-tre foram os mercados de Fer-ro do Ver-o-Peso (891.907kg), da Terra Firme (420.470kg) e do Jurunas (308.796kg). A carne bovina foi mais comer-cializada nos mercados do Guamá (401.674kg), Icoara-ci (242.051kg) e Francisco Bolonha (184.095kg). Já os mercados que mais vende-ram aves abatidas foram Ju-runas (92.939kg), Maram-baia (59.895kg) e Guamá (55.750kg).

Dentre as espécies de peixes ofertadas nos mer-cados de Belém, a dourada vem em primeiro lugar com 557.057 kg vendidos, segui-dos de pescada amarela com 339.383 kg e pescada branca com 263.353 kg. Os peixes mais caros no período foram o filhote, custando em média

Embrapa e Museu Goeldi promovem curso sobre polinização

Aumentou a venda de peixe nos mercados em Belém. A dourada vem em primeiro lugar com 557.057 kg vendidos.

Este ano, é a vez da região amazônica sediá-lo, entre os dias 10 e 24 de setembro.

Operação volta às aulas

Na primeira semana depois das férias escolares, os motoristas de Belém já sentiram que o trânsito f icou mais pesado em algumas vias da cidade. A Companhia de Trans-portes de Belém (Ctbel) espera um aumento de até 40% no número de carros em toda região metropoli-tana em função da volta às aulas. Para ajudar na flui-dez do trânsito, a Ctbel faz desde segunda feira 01, a operação "Volta às Aulas" com um numero maior de agentes trabalhando.

Na Rodovia BR 316, e Avenida Almirante Bar-roso o congestionamento foi intenso durante toda a semana. Os motivos fo-ram o excesso de carros, o afunilamento da pista na Avenida devido o retor-no de aproximadamente 150 mil veículos a cidade, segundo o taxista Kleber Barros 37, o fluxo de carros aumentou demais e conse-qüentemente os conges-tionamentos apareceram “Nunca pensei que Belém fosse ficar desse jeito um dia, com tantos carros nas ruas” afirmou Kleber.

R$ 14,87, a pescada amarela (R$ 13,15) e a anchova (R$ 11,91).

A Secon também verifi-cou a comercialização dos produtos hortifrutigranjei-

ros. No primeiro semestre, o açaí encabeça a lista com 12.780.165 kg comercializa-

dos. Depois aparecem a fa-rinha (1.802.130kg) e o coco verde (733.714kg).

Page 16: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 29 de julho a 05 de agosto de 201116 Social

Poucas e Boas

[email protected]@[email protected]@gmail.com

CLUB

ORTOPEDIA/CIRURGIA AO VIVOAcontecerá nos dias 13 e 14 de agosto no Hangar, o XII Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia coma presença dos médicos Fernando Baldy dos Reais e Alberto Miyazaki de São Paulo. Os renomados ortopedistas realizarão ao vivo no Hangar, durante o Congresso, duas cirurgias. Estudantes e profi ssionais da área disputando o evento.

Amanhã, sábado 6, será o grande dia para Danusa Neves, fi lha do casal César e Sandra Neves e Thiago Somensi fi lho de Alvaro e Ruth Somensi. A cerimônia religiosa será na Basílica de Nazaré com decor de Fátima Petrola e a recepção será no Hangar todo decorado em branco e prata.Vânia Martins será a responsável pelo

buffet com doces de Claudia Moraes A parte musical fi cará a cargo de Marquinho e Banda e do Dj paulista Fabricio Oliver. O vestido de Danusa será assinado pelo estilista Samuel Cimanssck de São Paulo. Realmente será o acontecimento do ano.

EMANUELLE PINHEIRO / 15 ANOS

A bonita Emanuelle Pinheiro, fi lha de Aurea Amaro e Emanuel Pinheiro completará 15 anos e comemorará a data na boite Aquarius da Assembléia Paraense com o tema “Uma noite em Dubai”. A decoração fi cará acargo de Fátima Petrola e o cerimonial de Sheila Ramalho com o som do Dj Dan Mulleri e Marquinhos e Banda.

PAI DO ANO / ASSEMBLEIA PARAENSEO médico João Paulo Vale Mendes será homenageado no dia 10 de agosto em meio a um jantar no restaurante Le Panoramique da Assembleia Paraense pela sua escolha de Pai do Ano do clube.O presidente Henrique Ribeiro fará as justas homenagens ao escolhido.

■ O Shopping Pátio Belém inovando na promoção para o dia dos pais. Quem comprar até R$150 irá concorrer a 3 pacotes de viagem para o Grande Prêmio de Interlagos em novembro. Grande tacada.

■ O Boticário lançando para o dia dos pais a fragrância Duo Malbec Nebiolo, simplesmente deliciosa, a base de álcool vínico em barris de carvalho.

■ Carmen Steffens lançou na última semana a sua coleção de verão 2012. Plataformas e sapatilhas na cor coral é o que manda a estação.

■ MM Produções idealizou o projeto Música na Estrada II, onde uma carreta palco irá circular pelo interior do Pará nesse mês de agosto, realizando shows de artistas patrocinados pela Conexão Vivo.Grande incentivo aos artistas.

■ O CCBEU realizou mais um Happy Hour na última quarta-feira. Dessa vez a parceria foi com a Faculdade Universo, onde aconteceu sua aula inaugural do semestre.

■ Anotem a rádio Transamérica está voltando em uma nova fase. Empresários paulistas estão chegando a city

para concretizar a negociação.

■ Outra para ser anotada e aguardada, o relançamento da Record News. Dessa vez a televisão mostrará 3 horas de jornalismo local.

■ Microdata de Fábio Santos em novo endereço. Na Dom Romualdo de Seixas em excelentes instalações.

■ O Shopping Boulevard trazendo da Tailândia diversos artigos para o Festival da Tailândia que acontecerá na próxima semana.

■ O Leilão Horse Show Mangalarga acontece dia 08 de setembro em Castanhal, e terá como atração o garanhão DL Líbano da Alvorada, animal muito premiado.Outra a tração do leilão será a manga-larga bicampeã nacional da raça, Legendária ATR.

■ Famaz abriu as inscrições para os cursos de pós-graduação em Gestão Ambiental Sustentável, Gestão Estratégica de Pessoas e Demoestética.

■ Em Belém nos dias 21 e 24 de setembro acontecerá o III Congresso da Região Norte que será junto com o congresso de Fono Hospitalar.

Aniversariou na última segunda-feira a elegante Célia Cavalcante comemorando a data na intimidade ao lado do esposo Dr. Ophir Cavalcante.

O lutador de vale-tudo Pedro Rizzo e Jack Morango

Larissa Sena e Vitor Pantoja

Page 17: Jornal Popular - Edição 812

Ano XX - Nº 812 | Belém, 05 a 12 de agosto de 2011

“A Cigarra e a Formiga” está de volta para uma nova temporada em agostoApós cinco meses em

cartaz no primeiro se-mestre, o espetáculo

musical “A Cigarra e a Formi-ga” uma das fábulas mais co-nhecidas e contadas no mundo, volta a se apresentar todos os domingos do mês de agosto na sala Líbero Luxardo, do Cen-tur, sempre às 17h.

O espetáculo é voltado ao público infantil, mas também garante agradar os adultos, pela forma em que a história é con-tada em cena. São seis atores em cena (Adriana Cavalcante, Cynthia Pampolha, Adelaide Teixeira, André Wanzeler, Fa-brício Bezerra, e Wellen Ávila), que passaram meses se prepa-rando com muitos ensaios, au-las de canto e aulas de dança. Quem assina a direção é o dire-tor Emanoel Freitas.

Segundo Emanoel, a volta aos palcos, promete novidades. “O espetáculo foi muito bem aceito pelo público no primeiro semestre, e atendendo a muitos pedidos, vamos voltar a se apre-sentar aos domingos do mês de agosto trazendo novidades para este público que pediu a nossa volta”, reitera o diretor.

»EnredoO espetáculo conta a histó-

ria dos amigos: Cigarra, Formi-ga, Dr. Besouro, Espantalho, Joaninha, e Dona Marreca, que vivem em uma floresta em plena harmonia e alegria. Certo dia, todos se reúnem para mon-tar um show que será apresenta-do a toda bicharada da floresta. Mas, durante um dos ensaios, acontece algo inesperado, que acaba com a realização do so-nho.

Revoltada por ter que divi-dir o palco com a desafinação de outros bichos, a Cigarra, que é a cantora da floresta, decide então não fazer mais parte do show, deixando seus compa-nheiros tristes.

Dona Marreca, considera-da a briguenta da floresta, não aceita a situação e cria a maior confusão com seus amigos. É quando entra em cena a doce Formiguinha, que faz de tudo para por ordem no grupo, seme-ando paz e amor nos corações de todos.

O Maestro Espantalho, o Dr. Besouro Zangolino, e a pequena Joaninha também fa-zem parte desta turma bastante

de divertida, que promete con-quistar o público durante 1 hora de espetáculo.

O musical foi inspirado na fábula que dá nome ao es-petáculo, mas com adaptação na trama. Durou cerca de um ano a produção da nova mon-tagem, após a última apresen-tação, realizada em 2004. Veja mais fotos na nossa galeria de imagens do espetáculo logo abaixo.

»Serviço: “A Cigarra e a Formiga” 07,

14, 21, e 28 de agosto (sempre aos domingos) às 17h na Sala Líbero Luxardo (Centur) – Av. Gentil Bittencourt, 650, Ingres-so: R$ 60, com meia-entrada para estudantes e crianças me-nores de 12 anos.

O espetáculo é voltado ao público infantil, mas também garante agradar os adultos.

“A Cigarra e a Formiga” está de volta

O musical foi inspirado na fábula que dá nome ao espetáculo, mas com adaptação na trama.

Page 18: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201118 Cultura

A Feira do livro vai homenagear a Itália e a paraense Dulcinéia em sua 15ª edição

De 2 a 11 de setembro acontece a XV Fei-ra Pan-amazônica

do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense será homenageada na versão 2011 do evento que acontece no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, tendo a Itália como país convi-dado. A Feira Pan-amazônica do Livro é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Esta-do de Cultura – Secult.

Na décima quinta edição da feira, o livro volta a ser o cen-tro da intensa programação ela-borada pelos técnicos da Secult para difusão do livro, este pro-duto da interação perfeita entre as mãos e a técnica. “Estamos retomando ao foco, ao princi-pal objetivo do evento, em que o livro volta a ser o protagonis-ta. Sai a muvuca cultural e en-tra em cena o autor.

Em lugar do populismo de-vasso, a seriedade cultural’, de-

clarou o Secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes.

Com área total de 4.700 mt² e 192 stands, a feira terá cerimô-nia de abertura com apresenta-ção da Amazônia Jazz Band apresentando músicas italianas, e as presenças confirmadas do Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, e da escritora homenageada, Dulci-néa Paraense.

O Secretário de Cultura conta um fato inusitado: o filó-

sofo Benedito Nunes, em sua última semana de vida, no leito da Beneficente Portuguesa, foi consultado por Paulo Chaves sobre três escritores indicados para ser o homenageado nesta edição. Em voz baixa, audível e sem titubear: Dulcinéa Para-ense.

Dulcinéa Lobato Paraense nasceu em Belém, em 2 de ja-neiro de 1918, onde uma inten-sa produção literária. Em se-guida, saiu pelo país a mostrar seu talento. Radicada no Rio de Janeiro, completou em ja-neiro último, 93 anos. É autora de: Semeadura de versos e de sonhos, Momentos íntimos, Dez cenas brasileiras, Flor re-velada, Mística, Momentos e Estrela de vidro.

»O livroA dificuldade do acesso

ao livro é proveniente de vá-rios fatores: o preço acima do poder aquisitivo de grande

parte da população, a falta do hábito de ler, a deficiência de ofertas de salas leitura nas es-colas públicas, bibliotecas com acervos desatualizados e pou-co atraentes e a insuficiência de mediadores de leitura. Os dados induziram a Secretaria de Cultura a criar, há quinze anos, a Feira Pan-amazônica do Livro, que ocorre anual-mente na cidade de Belém durante dez dias e, durante o ano, acontece em vários muni-cípios do estado com os Salões do Livro e o Sarau Literário.

A Secult, em parceria com as prefeituras e secretarias culturais dos municípios pa-raenses, organiza o Salão do Livro, que alcança as cidades da circunvizinhança, atingin-do alunos de escolas públicas com oficinas e programação cultural. No Sarau Literário, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação- Se-duc, a Pan-Amazônica home-nageia um escritor paraense com programação literária, com a presença palestrante especialista no assunto, ofe-recendo espetáculo de música ou teatro voltado para o tema.

»ProgramaçãoConsiderada a quarta feira

de livros mais importante do país, a Pan-amazônica do Li-vro apresenta um crescimento anual de 15%, tanto em área, quanto em público e volume de vendas. A partir da litera-tura, uma série de atividades paralelas, como oficinas, cur-sos, cinema, teatro, música, fotografia, em programação sedutora que atrai um públi-co diversificado, assim como alunos da rede pública para o mundo do imaginário, do lazer e do entretenimento, da cultura e da educação.

Por meio do bônus Crédi-livro, a oportunidade de o professor adquirir livros no período de dez dias, contri-buindo desse modo para o crescimento e desenvolvi-mento intelectual do cidadão por meio do acesso aos bens culturais regionais, nacionais e universais, e, este ano, espe-cialmente à cultura italiana, em homenagem do Governo do Estado ao Momento Itália Brasil.

‘Espero que esse ano te-nha mais espaço e variedade nas editoras. E também que não se repita a confusão de va-lores culturais, como a venda de produtos sem relação algu-ma com o livro, bem como os shows que provocavam uma verdadeira bagunça no entor-no, concentrando um público com pouco ou nenhum inte-resse pelo livro’, observa Elias Neves, professor da rede públi-ca estadual de ensino.

»Itália A imigração italiana

na Amazônia se destaca no período econômico e social do final do século XIX, com a produção da borracha no auge (Ciclo da Borracha 1979/1912), respondendo por 40% das exportações brasilei-ras, com a circulação de rique-zas, os avanços da tecnologia e modelos da urbanização, o modo de vida, a literatura, os hábitos e costumes que dei-xaram marcas. No estado do Pará, a benéfica inf luência italiana continuou em vários segmentos no decorrer dos anos, sobretudo na arquitetura, com a presença forte de Anto-nio Landi, e na pintura com Domenico De Angelis.

Belém recebe o Cine Periferia Pai D’égua

De 6 a 11 de setem-bro, no Cine Olym-pia, Belém vai re-

ceber a 1ª edição do Cine Periferia Pai D’égua, uma mostra de cinema idealiza-da pela ONG Crias do Fu-turo e a Central Única das Favelas do Pará – CUFA PA, que visa o incentivo e fomento da cultura de peri-feria, através das produções de filmes assinadas pelos próprios jovens moradores

de comunidades das peri-ferias da capital paraense e nacional.

Podem participar obras audiovisuais em todos os formatos (vídeo minuto, curta, médio e longa metra-gem), durações e gêneros, que tenham sido produzi-das nas periferias urbanas. As inscrições para o festival são gratuitas e vão até dia 7 de agosto. Os formulários estão disponíveis no Blog

do Festival. O Cine Periferia Pai

D’égua vai oferecer ainda, oficinas e palestras para os jovens interessados em pro-duzir suas obras, que serão apresentadas posteriormen-te ao evento e percorrerão os espaços alternativos de exibição por toda a região metropolitana de Belém, na ação denominada Cine Peri-feria Itinerante.

Trata-se de uma propos-

Na décima quinta edição da feira, o livro volta a ser o centro das atenções.

ta inédita e singular na difu-são e fomento de filmes pro-duzidos nas periferias bra-

sileiras, contribuindo desta forma, para a formação de plateia e democratização

do acesso da população aos filmes considerados alterna-tivos e independentes.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 19: Jornal Popular - Edição 812

A arte “Cidade Labi-rinto” revela perso-nagens e cenas da

paisagem urbana de Belém, contextualizando-os no am-biente da galeria e potencia-lizando o valor estético da grafitagem, experimentada pela artista em diversos su-portes. A instalação abre nes-ta quinta-feira, 04, no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Ao criar num ambiente expositivo o que normalmen-te se apresenta em espaços públicos, “Cidade Labirinto” busca proporcionar ao espec-tador uma ref lexão sobre a ocupação e o desenvolvimen-

to espacial e visual que a cida-de sofre. Montada como um labirinto, a instalação con-vida os visitantes a interagir com trabalhos em variados suportes espalhados pelos be-cos e vielas, que reproduzem o ambiente da cidade.

Graduada em Artes Plás-ticas pela Universidade Fe-deral do Pará, Drika Chagas iniciou-se na arte do grafite aos 15 anos. “Foi lendo uma revista que me deparei com o grafite. Naquela época esta linguagem ainda era pouco difundida em Belém. Através da exposição busco mostrar as interferências do grafite

nos mais diversos suportes – compensados, tecidos, trans-parências, zincos e madeiras – construindo uma releitura da cidade e da interferência que ocorre sobre a paisagem e estimular o público a realizar a leitura visual desta produ-ção artística”, revela a artista.

A exposição permanecerá em cartaz para visitação no período de 05 de agosto a 25 de setembro, sempre de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. O Centro Cultural SESC Boulevard fi-ca na Av. Boulevard Castilho França, n°522/523, em frente à Estação das Docas.

19Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Geral

Já estão aber tas aos grupos de teatro, dan-ça, músicos e artistas

que queiram divulgar sua arte, as pautas do Teatro Margarida Schivasappa, gerenciado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, referentes ao segun-do semestre de 2011. Inau-gurado em 1986, o Teatro é um espaço importantís-simo na difusão da cultura paraense, promovendo a música e as artes cênicas por meio de projetos como o "1/4 de música".

O nome escolhido pa-ra o espaço é uma homena-gem à cantora, professora e folclor is ta Margar ida Schivasappa, diplomada no Conservatório Nacio-nal de Canto Orfeônico. A cantora estudou com Hei-tor Villa-Lobos e exerceu o cargo de secretária de Educação do Pará. Criou o Teatro do Estudante do Pará, o Norte Teatro Esco-la do Pará e o Grupo Expe-

rimental de Teatro do Pará. “O Schivasappa mar-

cou os melhores momentos da minha carreira, inclusi-ve meu primeiro show em um teatro foi lá”, revela Lia Sophia. A cantora acredita que o espaço acolhe muito bem os artistas. Segundo ela, a acústica e a estrutura do Teatro são algumas das características responsá-veis por fazer com que os shows apresentados no lo-cal sejam especiais.

»Estrutura A qualidade do Teatro

não é expressa só em emo-ções, mas também em nú-meros. A sala de espetácu-los conta com 524 poltronas numeradas, dois camarotes com 10 lugares cada, totali-zando 544 lugares. O palco é de estilo italiano, estrutu-ra que permite aos espec-tadores f icarem sentados completamente de frente para as apresentações.

“Quando me apresentei pela primeira vez no Schi-vasappa vivi uma sensação maravilhosa. Eu estava co-meçando a atuar e me senti efetivamente em um gran-de palco. É um nervosismo a mais, muito bom”, conta o ator Leandro Oliveira. Ele afirma que o espaço é extremamente confortável, o que abrilhanta a partici-pação do artista dentro do espetáculo e garante a sa-tisfação do público que o prestigia.

Segundo o gerente do espaço, Fernando Dako, a procura por pautas no Mar-garida é intensa o ano todo. “É importante dizer que o Teatro busca produções que promovam a cultura”, enfatiza. Os artistas inte-ressados em pleitear um es-paço precisam preparar um pequeno projeto e encami-nhar o material à Gerência do Teatro Margarida Schi-vasappa, que fica no subso-lo do prédio do Centur.

Drika Chagas leva arte das ruas para a galeria mostrando a beleza dos grafi tes

As sessões são sempre de quarta-feira a domingo, às 19h.

Margarida Schivasappa recebe pautas para o 2º semestre

A qualidade do Teatro não é expressa só em emoções, mas também em números.

Comida CaseiraFornecemos comida para empresas e residências com o melhor paladar caseiro da cidade.

3086-9670

De 03 a 14 de agosto, o Cine Líbero Luxar-do (Centur), exibe

"O Mágico", do diretor Syl-vain Chomet.

As sessões são sempre de quarta-feira a domingo, às 19h. Nas quartas-feiras, o ci-nema conta com o “Projeto Plateia”, de entrada franca pa-ra estudantes, mediante com-

provação estudantil, exceto meia-passagem. De quinta-fei-ra a domingo, o ingresso custa R$ 5,00, com meia-entrada para estudantes.

Indicado ao melhor fil-me de animação, no Oscar e Globo de Ouro deste ano, “O Mágico” conta a histó-ria de um artista que está em decadência, quando a fase de

glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre. O roteiro fica a cargo de Jacques Tati, a direção de Sylvain Chomet, de “As Bicicletas de Belleville”.

Cine Líbero Luxardo exibe "O Mágico" em agosto

Page 20: Jornal Popular - Edição 812

O Ritu seleciona novos projetos. As inscri-ções começaram esta

semana.Dez vagas são disponibili-

zadas nessa chamada, que vai priorizar propostas focadas na inovação tecnológica. O edital do certame pode ser conferido ao longo dessa postagem.

As inscrições são para um novo processo seletivo pro-movido pela Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Pará (Ritu/Uepa). O objetivo é selecionar empre-endimentos inovadores recém criados de base tecnológica ou de setores tradicionais para receber o apoio da Ritu e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), con-veniada à entidade. Para esta chamada, serão disponibili-zadas dez vagas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), no bairro do Marco.

Estão aptos a participar do

certame empreendedores que apresentem negócios ligados à área da saúde, da educação, do agronegócio, dos alimen-tos, do design e das tecnologias ambientais. Critérios como inovação, viabilidade técni-ca e mercadológica, plano de negócios consistentes, dentre outros, serão levados em con-sideração para a seleção. No momento da inscrição, deve-rão ser apresentados os seguin-tes documentos: ficha de ins-crição preenchida e assinada pelos responsáveis do projeto, cópia da identidade e do CPF de todos os envolvidos, curri-culum vitae dos envolvidos e comprovante do depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 50.

De acordo com o edital, não há prazos para o encerra-mento das inscrições, mas fica estabelecido que o resultado da pré-seleção acontece sete dias após a entrega da proposta. Já o resultado final será divulga-

Belém, 05 a 12 de agosto de 201120 GeralFOTOS: DIVULGAÇÃO

As inscrições do Processo seletivos 2012 da Uepa começaram e vão até o dia 8 de setembro

De acordo com o edital, não há prazos para o encerramento das inscrições,

Uepa: incubadora de empresa abre inscrições para novos projetos

As provas serão nos dias 27 e 28 de novembro

As inscrições começa-ram no dia 4 de agos-to e vão até o dia 8 de

setembro, somente pela inter-net. As provas do Prise e do Prosel estão marcadas para os dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro, de 8h às 13h.

A Universidade do Esta-do do Pará (Uepa) divulgou esta semana os editais dos Processos Seletivos 2012. As inscrições, tanto para o Pro-grama de Ingresso Seriado (Prise) quanto para o Proces-so Seletivo (Prosel), come-çaram ontem e seguem até às 23h do dia 8 de setembro, somente pelo www.uepa.br ou pelo http://www.prodepa.psi.br/uepa.

A primeira opção destina-se aos candidatos que estão cursando uma das três séries do Ensino Médio, enquanto que o Prosel é para quem já concluiu este nível de ensi-no. Este período de inscrição também é o mesmo para os candidatos contemplados com a isenção total ou par-cial.

Após o preenchimen-to da ficha de inscrição, os candidatos devem efetuar o pagamento até o dia 9 de se-tembro, preferencialmente, nas agências do Banco do Es-tado do Pará (Banpará) ou em qualquer agência bancária,

inclusive em casas lotéricas, postos de auto-atendimentos nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço das farmá-cias. O valor da taxa de inscri-ção é de R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise.

Até o dia 23 de outu-bro a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa deve divulgar as inscrições homologadas e, a partir do dia seguinte, 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição pelo site da Ue-pa. Àqueles candidatos que não conseguirem imprimir o documento devem se dirigir à DAA, localizada no prédio da Reitoria, em Belém, ou en-trar em contato por email, en-tre os dias 24 de outubro a 7 de novembro. Também nesse período, os candidatos pode-rão corrigir os dados pessoais, caso haja alguma informação errada.

»Isenções Este ano, a Uepa ofertou

11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. A relação conten-do o nome dos beneficiados será divulgada no próximo dia 2 de agosto no site da Uepa. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram desti-nadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes, foram divi-didas igualmente entre inte-grais e parciais no Prise.

O total de isenções ofer-tadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em rela-ção ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isen-ções, sendo 7 mil para o Pro-sel e o restante para o Prise.

A DAA alerta os candida-tos favorecidos com a isenção – parcial ou integral - que para efetivar o benefício é necessá-ria a confirmação das inscri-ções no mesmo período dos demais candidatos, isto é, de 4 de agosto a 8 de setembro, pelo site da Uepa. Caso contrário, quem ganhou a isenção fica sujeito a perder o benefício.

»Vagas Nos Processos Seletivos

2012 serão ofertadas 3.323 va-gas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia.

Entre as novidades deste ano estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasilei-ra de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capi-tal e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licencia-tura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Iga-

rapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barca-rena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

»Provas A primeira e a segunda

etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respecti-vamente, de 8h às 13h. A ter-ceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário.

Na primeira etapa, os candi-datos devem responder a 56 questões objetivas de conhe-cimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portu-guesa, História e Geografia.

Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhe-cimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma re-dação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma va-ga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharela-do em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigato-riamente, ao Exame Habilita-tório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outu-bro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado.

Já a Prova Prática 2 aconte-ce no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Atendimento especial -Os candidatos portadores de necessidades especiais que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição, deverão fazê-lo por meio de requeri-mento encaminhado à DAA.

Este ano, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos.

do até dez dias depois, e a assi-natura do contrato e o ingresso na incubadora acontecem em até um mês.

»ServiçoInscrições para o processo

seletivo da Ritu/Uepa - come-

çou esta semana na secretaria da Incubadora de Empresas (CCNT - Trav. Dr. Enéas Pinhei-ro, 2626 entre Av. João Paulo II

e Perimetral - Marco), entre 8h e 12h e das 14h às 17h. Valor: R$ 50. Informações: (91) 3276-9511 / 9517 ramais 202 ou 211.

Page 21: Jornal Popular - Edição 812

VENDAS

Alugo por temporada, excelente casa no balneário Salinopólis, dois pavimentos, Salinas. R$ 250,00. Contato: Fátima Abina-der. (91) 8123-7971 / 8396-4647. Av Serzedelo Correa 666 Batista Campos - Belém. site: www.fatimaabinaderimoveis.com.br. email: [email protected]. CRECI: 123456

Vendo mansão Benevides classe a, com 5 suites com sacadas e ar-mario embutido, sendo 2. Bene-vides. R$ 1.500.000,00 . CONTATO: Dillon Imoveis. (91) 3249-9010 / 8814-4550. Rua dos Pariquis 3345 Entre 3 de maio e 9 de janeiro Cremação - Belém email: [email protected]. CRECI: 3487

Ve n d e - s e c a s a d e 2 pavimentos,450m² de área cons-truida , sala 2 ambientes,estar intimo, 2... Batista Campos . R$ 1.100.000,00. CONTATO: Cleo Cordeiro Imóveis. (91) 3245-3838 / 3086-2906 / 3224-3521. Av. Mário Covas 225 Próx Bancre-vea Coqueiro - Ananindeua site: www.cleocordeiroimoveis.com.br. email: [email protected] - CRECI: J360

INVESTIDORES - TERRENO 26 X 30 - Tv Mauriti - Marco - R$ 650.000,00 - Excelente terreno localizado em rua com mão du-pla, ônubus na porta nos dois sentidos, já possui 06 kit-nets e 02 apartamentos de 2 quartos.

Mosqueiro vendo: casa terrea 3/4 sendo 1 suite, patio e gara-gem para 5 carros, churrasquei-ra. a 300 mts da 16 de novembro completa, R$ 90.000 Nume-ro:91336436 ou 88378424

Legalização: Legalize seu imovel fazendo sua escritura publíca de sua casa teereno,sitio, chacara, etcPara empresas e pessoas fisi-cas numero:91336436

Alugo casarão: servindo para construtoras, pencionato, labo-ratorios entre outras atividades.Na gentil entre serzedelo correa e dr.morais. Preço R$3.000

Vendo casa no conjunto ari-ri bolonhaentrada péla Rod. augusto montinegro Sala 3/4 cpzinha, quintal, forrada em pvc,gradeada. Proximo ao centro comercial e parada de onibus. Va-lor R$70.000

Casa Excelente – Vendo em rua px ao líder a 300 mts da Rodovia Augusto Montenegro ¾, sendo

1 suite, sala de estudo, gara-gem, área de serviço, forrada. Preço 140.000, px de tudo. Tel. 91336436, 88378424.

Terreno vendo – Outeiro, Bairro Itaiteua, perto do final da Linha. 8x60, ótimo para Residência comércio kit, galpão etc.. Va-lor R$ 35.000. Aceito Proposta. 9133.6436.8878.424- Roberto.

Panificadora = Transfiro na Marambaia, com sala de panifi-cação e manipulação, 2 fornos, deposito de trigo, deposito de lenha, etc. Valor: R$ 100.000,oo, com todo material. OU aluguel do ponto R$ 3.000,00 . F. Tel. 91336436, 88378424.

Cidade Nova 9- Vendo exce-lente casa, com 5/4, 2 suites, garagem, churrasqueira. Valor: R$ 250.000,00 Tel. 91336436, 88378424. Creci 4766.

Vendo ou Alugo – Prédio de 4 andares, excelente para Gran-des empresas, hotéis, de esqui-na. Valor: R$ 10 milhões. Para alugar apenas R$ 25 mil- Centro Batista Campos - Tel. 91336436, 88378424.

Tenoné- Vendo casa estilo Co-hab, unidade Terreno 8x16, qui-tada por apenas R$ 40.000,00. Aceitamos proposta, perto de Ônibus, escolas. Falar com Creci 4766 Paulo Roberto. Tel. 91336436, 88378424

Sitio Vendo – Benfica, na localida-de de Santa Maria- Casa Terrea ¾, terreno em forma de L, 300 metros do centro. Valor R$ 170.000,00. Tel. 91336436, 88378424. Corretor Pau-lo Roberto.

Senhores Proprietários precisamos de imóveis para vender ou alugar em todos os bairros da Grande Belém, assim como Castanhal, Santa Izabel, Benevides. Entre em contato Tel. 91336436, 88378424. Corretor Paulo Roberto Creci 4766

Casa na Condor com 3 quartos, 2 andares, quintal de 30 metros. Ser-ve até para fazer hotel ou kit nets. Valor R$ 250.000,00. Falar com Ferreira. (91) 3259.2283 – 9963.1818.

Alugo Sala para escritório- Tenho sala para alugar na Tv. Tupinam-bás, entre Caripunas e Timbiras, Batista Campos. Valor R$ 300,00. Falar no celular. 9963.1818, in-cluindo telefone, internet, água.

Camisas e Abadás- Camisas a partir de R$ 5,00 sem pintura. Para apenas pintar cobramos R$ 3,00 cada camisa. Pronta entre-

ga. Tel. (91) 3259.2283. 9963.1818 - 9616.3400.

Convites de Aniversário- Faça seu convite de aniversário conosco. Apenas R$ 1 a unidade. Fazemos a arte grátis. Tel. 9616.3400. Tel. 3259.2283

EMPREGO

Ensino superior completo, expe-riência na função, Belém - Casa do Trabalhador - Cozinheiro de restaurante - Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE - Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Ens. fundamental completo, ex-periência na função. Belém - Ca-sa do Trabalhador. Encanador. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalha-dor - SINE . Av Magalhães Barata, 53. Belém -P A - CEP: 66040-170

Ensino fundamental incompleto, experiência na função. Belém - Casa do Trabalhador. Forneiro de padaria. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Ensino médio incompleto, expe-riência na função e saiba operar em forno elétrico. Belém - Casa do Trabalhador. Operador de retro-escavadeira. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Ensino fundamental incomple-to, experiência na função, CNH - E. Belém - Casa do Trabalhador. Técnico de refrigeração. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Ensino médio completo, expe-riência na função, curso de me-cânica de refrigeração e possuir habilitação B. Belém - Casa do Trabalhador. Técnico em segu-rança do trabalho. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Ensino médio completo, expe-riência e curso técnico na área e disponibilidade de horário. Belém - Casa do Trabalhador. Vendedor interno. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Belém - Casa do Trabalhador. Vendedor pracista. Ensino mé-

dio completo, experiência na função. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

Vendedor pracista. Ensino médio completo, experiência em ven-das em CTPS. Tel (91) 3087-0704. Casa do Trabalhador - SINE . Av Gov Magalhães Barata, 53. Belém - PA - CEP: 66040-170

EMPRÉSTIMOS

Empréstimo para aposentados, pensionistas. Ligue agora. Me-lhor taxa do mercado. Travessa do Chaco, próximo a 1 de dezem-bro. 2566. Tel. 3259.9109

SERVIÇOS

Banner e Adesivos. Banner e Adesivos pelo menor preço de Belém. Tv. Tupinambás, 729, Ba-tista Campos. Tel. 3259.2283

Impressos. Imprima com qua-lidade e segurança. Preços ir-resistíveis. Travessa do Chaco, próximo a 1 de dezembro. 2566. Tel. 3259.9109.

Convites de Aniversário. Tudo em convites. Tel. (91) 3259.2283.

Sites personalizados. Faça seu site por até R$ 200,00. Tel. (91) 8250.0809

Currículo- Preparamos currículo e auxiliamos para entrevista de emprego. Currículo por R$ 30. Agenda hora. 3031.3352. Sou psicóloga especializada.

Buffet. Albuquerques Recepções e Eventos . Serviço Completo de Buffet: 15 Anos, Casamentos, Bo-das, Coquetéis, Coffee Break, In-fantis e Chás. Belém - PA . Tel: (91) 3248-4953 | Cel: (91) 8184-5049

Wanda Recepções. Buffet Com-pleto, Aniversário, Casamento, Chá, Formaturas e Eventos em Geral. R Joaquim Nabuco, 112. Nazaré - Belém - PA - CEP: 66055-300 . Tel: (91) 3224-8765 | Cel: (91) 8125-5763 | 8125-6207

Art Bolos. R Eng Fernando Gui-lhon, 2846. Cremação - Belém - PA - CEP: 66045-200. Tel: (91) 3249-6345

ABEL PISCINAS. Produtos para limpeza, manutenção e aces-

sórios para piscina. Conserto de saunas, bombas d'água, aque-cedores e hidromassagem. Av. 3 Corações, entre WE6 e WE7, Box 9 - Cidade Nova 1. Fone: 8161-1555.

ELETROMAG. Serviços elétricos, manutenção de instalação de centrais de ar-condicionado split. 8894-7441

Eventos. Um Leque de Emoções Pra Você! Tv Tupinambas, 276 Batista Campos - Belém - PA - CEP: 66033-815 . Tel: (91) 3212-3391 | 3222-4942 | Cel: (91) 8114-8406

Deisy Reis Organização de Even-tos em Geral . Pass Ademar de Barros Apart. 101, 25 Rua Diogo Móia. Fátima - Belém - PA - CEP: 66060-650. Tel: (91) 3297-0299

Gitana Abbade Assessoria & Ceri-monial . Tel: (91) 8239-2209

Tia Mary Doces Salgados & Ces-tas de Café da Manhã . Tv Fran-cisco Caldeira Castelo Branco, 1462. São Brás - Belém - PA. Tel: (91) 3229-3695

Pipocas e Salgados Topytys . Est Providência, 65 A. Belém - PA - CEP: 67015-260. Tel: (91) 3235-4374

BELEZA

Você Acredita em Milagres? Fazemos Todos os Dias. Venha Conhecer nosso Salão. Chaco, 1235- Umarizal - Belém - PA - CEP: 66055-210 . Tel: (91) 3246-1930 | Cel: (91) 8109-9060 | 8835-8911

Estética em Geral. Masculino, Feminino e Infantil. Venha Co-nhecer o Nosso Espaço. Tv 9 de Janeiro, 509 Fátima - Belém - PA - CEP: 66060-370 . Tel: (91) 3266-2308 | Cel: (91) 8220-2765

Cineia Matéus de Arruda Tel: (91) 3252-0838 . Alm Wandenkolk, 1249. Nazaré - Belém - PA - CEP: 66055-030

CONSERTO

Sos Fogões e Máquinas . São Francisco, 94 Campina - Belém - PA - CEP: 66023-530. Tel: (91) 3223-0490

A. LG Eletrônica . Av PERIMETRAL, 80 Guamá - Belém - PA. Tel: (91) 3088-4334.

Bombágua Leão das Bombas.

Rua Pariquis, 2758 Belém - PA - CEP: 66035-370. Tel: (91) 3269-0297

Borracharia Lucivaldo. Av Pedro Álvares Cabral, 5228. Sacramen-ta - Belém - PA - CEP: 66123-000 . Tel: (91) 3257-4548

Loja do Borracheiro . Rod BR 316, 1174 km 8. Belém - PA - CEP: 67033-000. PABX: (91) 3255-6757

Encanador. Manoel de Jesus Sou-za Encanador . Pass Modelo, 42 Guamá - Belém - PA - CEP: 66073-400. Tel: (91) 3229-4282

TURISMO

Bette Saldanha. Viagens & Turismo e Excursões. Tel. (91) 3269.5863

Aluguel de ônibus doble deck. Jo-velina Ferreira. Tel.(91) 8250.-0908

DIVERSOS

VENDE-SE um Renault Clio com-pleto 2003 em perfeito estado, valor pra levar. 14.000. Ligue ago-ra: 9148-1081 / 9174-8416

Roupas. Se você quer vender roupa. Aqui é o melhor cami-nho. Nós compramos roupas- usadas, sapatos e bolsas . Tel. 3285.4581/9963.7997

Roupas a Domicilio. Vendo na sua casa. Trago roupa de Forta-leza, São Paulo e Curitiba. Blu-sas, camisas, calças, bermudas, shorts, etc. Masc. E Fem. Tel. 8824.9320/8124.7920

Carpintaria 2000 . Av Bernardo Sayão, s/n Guamá - Belém - PA - CEP: 66075-150. Tel: (91) 3229-6704

Nunes e Filho Carpintaria. Pass 3 Outubro, 278. Pedreira - Belém - PA - CEP: 66080-690. Tel: (91) 3233-2030

Mota Divisórias e Forro . Mauriti, 104 Cj Bela Vista. Val-de-Cães - Belém - PA - CEP: 66113-010. Tel: (91) 3257-3571

Gesso. R Paulo Cícero, 117. Guamá - Belém - PA - CEP: 66075-600. Tel: (91) 3269-5570

Tudo em Gesso. R da Rosa, 95 Bengui - Belém - PA. Cel: (91) 9983-1567

Ouro Gema. Pólo Joalheiro São José Liberto, Lj 05. Jurunas - Be-lém - PA. Tel: (91) 3241-1319

S o S Máquinas. Lomas Valenti-nas, 30. Sacramenta - Belém - PA - CEP: 66083-390. Tel: (91) 3244-2712

Abajá Serviços de Qualidade. Rua Saturno, 425 cj Orlando Lobato qd D. Parque Verde - Belém - PA - CEP: 66635-470. Tel: (91) 3248-0627

Casa do Sapateiro Rua Sen Ma-noel Barata, 31. Campina - Belém - PA - CEP: 66015-020. Tel: (91) 3224-2880

Hospital Dos Tenis e Jeans. Rua Diogo Moia, 633 lj 1. Umarizal - Belém - PA - CEP: 66055-170 . Tel: (91) 3223-1986

Sapataria do Futuro. Rua Oliveira Belo, 727. Umarizal - Belém - PA - CEP: 66050-380. Tel: (91) 3230-4231

CURSOS

American New Way . Av Marquês de Herval, 2785 Prox. Dr. Freitas. Pedreira - Belém - PA - CEP: 66087-320. Tel: (91) 3276-6424

Curso de Inglês Net . Av Alm Barroso, 2888. Belém - PA - CEP: 66613-710. Tel: (91) 3277-1128

Arena Vestibular. Av Augusto Montenegro, 320 Próximo ao In-trocamento. Castanheira - Belém - PA. Tel: (91) 3231-6590

Academia do Concurso Público. Tv Humaitá, 756. Belém - PA - CEP: 99999-999. Tel: (91) 3233-9433

IEP Instituto de Ensino Preparató-rio. Tv Honório José Santos, 302. Jurunas - Belém - PA - CEP: 66025-280 . Tel: (91) 3242-4116

ld Learning do Brasil Intercâmbio Educacional Ltda. Tv Pe Eutíquio, 1379 sl 303. Belém - PA - CEP: 66023-710. Tel: (91) 3276-5797

UTILIDADE PÚBLICA

Atendimento à Mulher 180 Disque denúncia 181 Disk Limpeza 0800-726-1036 Fale com a Guarda 153 Iluminação Pública 0800 726 1037 Ouvidoria Geral 0800 91 3622 SAMU 192 Zoonoses (91) 3227-2088

21Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Classi� cados

Anuncie grátis ligando para 3259-9109 ou pelo email classifi [email protected]

CLASSIFICADOS

Page 22: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 A 12 de agosto de 201122 Web

A Sony criou uma série limitada do vídeoga-me PlayStation 3 em

homenagem à Copa do Mun-do de 2014, que acontecerá no Brasil. Foram fabricados apenas 5 videogames, que re-ceberam pintura à mão com o logotipo da Copa e a ba ndeira do Brasil A empresa já esco-lheu o destino que dará a três das cinco peças. Elas serão do-adas para a Escola Zico 10, pa-ra a Fundação Cafu, e para a instituição internacional Save The Children. A entrega dos aparelhos aconteceu no dia 30 em evento no Rio de Janeiro.

Ataque contamina 790 mil páginas de sites de comércio on-line com vírus devastadorA empresa de segu-

rança Armorize está alertando usuários

da internet e donos de sites para um ataque generali-zado que já teria infectado mais de 790 mil páginas na web. No Brasil, pelo menos 17 mil páginas em sites de comércio on-line também já teriam sido afetadas. Usan-do uma falha no sistema de comércio eletrônico osCom-merce, os hackers consegui-ram contaminar as páginas com um código. Quando um internauta visita uma dessas páginas, o código tenta ins-talar um vírus no computa-dor.

Todos os sites infectados carregam o código malicio-so de uma mesma página, o que estabelece uma relação clara entre os ataques. No início da semana, o número de páginas infectadas era de 90 mil, mas o G1 apurou que, por volta das 15h20, o número já passava de 790 mil.

OsCommerce é um paco-te pronto para gerar sites de

comércio eletrônico, sem que o dono do site precise progra-mar uma loja virtual. O sof-tware tem seu código fonte aberto e é gratuito, o que o torna popular para a cria-ção rápida de sites de venda de produtos. Uma falha no osCommerce permite a um hacker alterar o nome do si-te, colocando um código ma-licioso no título da página.

O código incluído nas páginas tenta explorar cinco vulnerabilidades diferentes para obter sucesso no ataque ao computador do internau-ta: duas falhas no Java, uma no Internet Explorer, uma no Windows e uma no Ado-be Reader.Para se proteger, usuários devem manter seus navegadores de internet e os plug-ins atualizados ou mes-mo desativados, quando não forem utilizados – como é o caso do Java.

Donos de sites devem atualizar o osCommerce e, caso tenham sido atacados, reconfigurar o nome do site e templates que possam ter sido alterados pelo ataque.

Concurso premiará os melhores games criados na América Latina

Os desenvolvedores de games brasilei-ros podem ter seus

trabalhos reconhecidos em uma premiação que irá ele-ger os melhores jogos cria-dos na América Latina. Chamado de Festival de Jogos, o concurso tem como objetivo chamar a atenção de empresas para a área e atrair investimentos.

Sucesso de brasileiros na criação de games põe mer-cado em evidência Serão 10

categorias que premiarão os melhores títulos: "ad-vergame" (game feito para publicidade), arte/design, jogabilidade, jogo educati-vo, mobile (game para pla-taforma móvel). orogina-lidade, game social, trilha sonora, jogo do ano e jogo independente.

Os vencedores da cate-goria "jogo do ano" recebe-rão quatro ingressos para a feira Game Developers Conference (GDC) 2012,

que será realizada na cida-de de San Francisco, nos Estados Unidos. Já o título vencedor de "jogo indepen-dente", receberá dois convi-tes para a feira.

O Festival de Jogos será realizado durante o evento Brasil Game Show, outubro no Rio de Janeiro. As inscri-ções estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento até o dia 31 de agos-to. A taxa para participar do concurso é de R$ 100

Designer cria biquíni que carrega bateria de iPod usando energia solar

Sony fabrica 5 unidades de PS3 em homenagem à Copa de 2014

Um designer norte-americano criou um modelo de biquíni

que permite carregar apare-lhos eletrônicos como o iPod ou o iPhone utilizando ener-gia solar. Andrew Schneider, o criador da peça, afirma que leva 80 horas para criar o biquíni, todo feito a mão. A voltagem do biquini é de 5 volts, o que, segundo o cria-

dor, não apresenta risco de choque para a usuária.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 23: Jornal Popular - Edição 812

Língua Afi adaPOR: FENIX FELINA

[email protected]

FOTOS: DIVULGAÇÃO

23Belém, 05 a 12 de agosto de 2011Língua A� ada

RecadinhoEu Felina, a língua mais afiada de Belém,

agora estou mais pertinho de vocês. Vejam minhas fofoquinhas no Twitter e é claro me sigam curiosos e curiosas... @felinafenix. Estou aguardando vocês...

Frase da semana: “Se meu casamento não der certo , vou virar lésbica” Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha.

Sobe Desce Ivete Sangalo continua nas paradas de sucesso, foi a

estrela maior do sorteio da FIFA para as eliminatórias da Copa de 2014 em uma apresentação impecável transmitida para mais de 150 países.

Sem dúvida nenhuma a série Amor & Sexo comandada pela talentosa Fernanda Lima, vem marcando pontos de sucesso no ibope, tanto que passou a fazer parte da grade fi xa da programação da Globo.

O fi lme Cilada.com onde Bruno Mazeo protagoniza as mais hilariantes cenas alcançou resultado de bilheteria surpreendente, chegando bem perto do mega-sucesso Tropa de Elite. Te cuida Capitão Nascimento.

Fernandinha SouzaA lindinha Fernandinha Souza, musa do cantor

Thiaguinho do Exaltasamba, realizou uma cirurgia nos olhos para corrigir a miopia. A operação não foi complicada, tanto que ela só reclamou de ter que ficar dez dias sem usar rímel. A atriz foi escalada para a próxima novela das sete, Globo, Aquele Beijo, e afirmou que estar um pouco assustada com seu papel, onde será mãe de um bebê de oito meses. Fernanda disse que não sabe segurar um bebê direito.

A Mansão do ROBINHO

Sumiço

O ator Paulinho Vilhena, deixou toda a equipe do “Morde & Assopra” a ver navios. O ator tem problemas sérios com os seus horários ele sempre chega atrasado eu simplesmente não aparece em seus compromissos. Nesta semana havia uma importante cena a ser feita no próprio Projac, mais Paulinho não foi e nem atendeu aos telefonemas de sua equipe. Que coisa mais feia!

Gente! A colunista recebeu imagens exclusivas da mansão que o jogador Robinho comprou na praia do Guarujá em São Paulo pela bagatela de sete milhões de reais. A mega casa tem de tudo e com muita exclusividade, até a piscina tem o nome do jogador escrito no fundo, isso sem falar nos pôsteres espalhados pela casa e ainda uma academia de não deixar nada a desejar. Acompanhe as fotos do puro luxo.

O apresentador Datene mostrou esta semana que seu comprometimento com seu ego, após fazer a troca da Band pela Record e menos de dois meses depois voltou para a primeira casa sem maiores explicações.

Papelão que vem sendo protagonizado pela sempre polemica Luana Piovani, que tascou um comentário maldoso no twitter, onde afirma que seu ex e atual de Aline Moraes é um cafajeste de marca maior. A atriz pediu desculpas, mas o mico ficou.

O programa Bem Estar da Globo, que passa logo após a Ana Maria Braga, parece que não decolou, fi cou sem sal e tem dias que a falta de assunto faz com que a monotonia tome conta do episódio.

A Fazenda 4Renata Banhara foi à primeira peoa a ser

eliminada da Fazenda 4 e foi conversar com os ex-participantes no programa do Gugu e acabou revelando coisas sobre sua vida. Entre elas a confusão que Monique Evans falou dela com o cantor Marlon, insinuando que Renata estava querendo ficar com o cantor que é casado. Renata, falou sobre a sua amizade com João Kleber, pois o apresentador já foi casado com uma grande amiga de Renata, ou seja, eles já se conheciam há muito tempo.

Page 24: Jornal Popular - Edição 812

Belém, 05 a 12 de agosto de 201124 Conectado

Conectado

by G

igan

te F

otos