jornal ponto final ed. 721

16
PÁGINA 13 Estado profissionaliza em 3 meses Por meio do programa Via Rápida Emprego, Governo do Estado capacita profissionais para diversas áreas, em apenas 3 meses. PÁGINA 12 PÁGINA 8 Jornal Ponto Final: pioneirismo que completa 15 anos P. 9 PÁGINA 5 PÁGINA 6 PÁGINA 2 PÁGINA 2 Ano XIV - nº 721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012 Estudantes e Trainees Governo suspende planos de saúde Escolas ganham mais velocidade na internet Turismo Devedores É preciso ousar mais Primeiro show dos Rolling Stones completa 50 anos. Apresentação reuniu repertório baseado em canções de blues. Página 11 Comunidade Italiana recebe apoio da Prefeitura de São Bernardo para festa de São Bartolomeu, que completa 55 anos neste ano. Festa ocorre no Parque Estoril. Página 3 Opinião Oportunidades de Trabalho. Foram suspensos 268 planos de saúde comercializados por 37 operadoras. Motivo foi o desrespeito aos prazos máximos de atendimento aos usuários. Projeto estadual beneficia 119 escolas do ABC. Conheça a cidade de Cunha. Reduto de tranquilidade a 250 km da capital paulista. Pesquisa do Serasa aponta crescimento da inadimplência. Prefeitura realiza reforma no Estoril Meio século na estrada Começa o 12° Festival de Inverno de Paranapiacaba Vila promove, a partir deste sábado (14), a 12º edição do Festival do Inverno. Público pode conferir, além de nomes consagrados, novos talentos e encontros entre artistas. Confira a programação completa na página 4. Governo amplia regras para 3º pedido de seguro-desemprego Passou a vigorar na última terça-feira (10) a nova regra para a concessão de seguro-desemprego a trabalhadores que solicitarem o benefício pela terceira vez em dez anos. Para ter acesso ao seguro, se torna obrigatória a realização de curso de qualificação profissional ou de formação. Página 8 Divulgação Graffo

Upload: jornal-ponto-final

Post on 11-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Esse o povo le

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ponto Final ed. 721

PÁGINA 13

Estado profissionaliza em 3 meses

Por meio do programa Via Rápida Emprego,

Governo do Estado capacita profissionais para diversas áreas, em apenas 3 meses.

PÁGINA 12

PÁGINA 8

Jornal Ponto Final: pioneirismo que completa 15 anos P. 9

PÁGINA 5

PÁGINA 6

PÁGINA 2

PÁGINA 2

Ano XIV - nº 721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Estudantes e Trainees

Governo suspende planos de saúde

Escolas ganham mais velocidade

na internet

Turismo

Devedores

É preciso ousar mais

Primeiro show dos Rolling Stones completa 50 anos.

Apresentação reuniu repertório baseado em canções de blues.

Página 11

Comunidade Italiana recebe apoio da Prefeitura de São Bernardo para festa de São

Bartolomeu, que completa 55 anos neste ano. Festa ocorre

no Parque Estoril.Página 3

Opinião

Oportunidades de Trabalho.

Foram suspensos 268 planos de saúde comercializados por

37 operadoras. Motivo foi o desrespeito aos prazos máximos de atendimento

aos usuários.

Projeto estadual beneficia 119 escolas do ABC.

Conheça a cidade de Cunha. Reduto de tranquilidade

a 250 km da capital paulista.

Pesquisa do Serasa aponta crescimento da inadimplência.

Prefeitura realiza reforma no Estoril

Meio século na estrada

Começa o12° Festival de Inverno deParanapiacabaVila promove, a partir deste sábado (14), a 12º edição do Festival do Inverno. Público pode conferir, além de nomesconsagrados, novostalentos e encontrosentre artistas.Confira a programação completa na página 4.

Governo amplia regras para 3º pedido de seguro-desemprego

Passou a vigorar na última terça-feira (10) a nova regra para a concessão de seguro-desemprego a trabalhadores que solicitarem o benefício pela terceira vez em dez anos.Para ter acesso ao seguro, se torna obrigatória a realização de curso de qualificação profissional ou de formação. Página 8

Divulgação

Graffo

Page 2: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 20122 www.pfinal.com.br

vagasLg

vagasRED BULL

Concursos abertos: O Jornal Ponto Final publica em todas as suas edições concursos públicos. Além destes publicados nesta edição, há muitos outros ainda com inscrições abertas. Acesse o portal do Ponto Final na internet (www.pfinal.com.br), em Edições Anteriores, sempre na página 2 do jornal.

Oportunidades de Trabalho

Opinião

Por Carlos A. B. Balladas

É preciso ousar mais

Não há dúvida de que já sen-timos o cheiro da crise interna-cional. As medidas macroeconô-micas tomadas pelo governo de Dilma são acertadas, mas ainda tímidas e lentas. É preciso mais.

Utilizamos o texto de Altamiro Borges, publicado originalmente no BlogdoMiro, antes da reu-nião do Copom desta semana, pois ele expressa o nosso pen-samento sobre as atitudes do governo diante de nosso incerto futuro econômico:

Os cortes seguidos das taxas de juros, que confirmam que o governo abandonou a suicida ortodoxia na política monetária, não conseguiram até agora conter os impactos destrutivos da crise mundial na economia brasi-leira. Dados do IBGE divulgados ontem indicam que a geração de empregos no setor industrial teve a sua maior queda nos últimos dois anos e meio. O recuo em maio foi de 1,7% na comparação com o mesmo mês de 2011. Em São Paulo, a retração do empre-go nas indústrias foi de 3,2%.

Piora generalizada e preocupanteA pesquisa também constatou

que a piora na geração de em-prego se generalizou: atingiu 12 dos 18 ramos industriais avalia-dos e 12 de 14 regiões estudadas. Segundo André Macedo, técnico do IBGE, está em curso uma piora “gradual” e cada vez mais intensa em todos os indicadores

de trabalho na indústria. Essa degradação decorre do desaque-cimento do consumo interno e da retração do mercado externo, com a diminuição das exporta-ções e o aumento da invasão de produtos importados.

Setores que já sofriam com a maior concorrência externa, como calçados, vestuário, fumo e madeira, ampliaram as demissões. E outros ramos passaram a cortar vagas mais recentemente, como o automobilístico e a siderurgia. Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), as recentes iniciativas do governo – como o corte de juros e as medidas de estímulo ao crédi-to – podem até surtir “efeitos mais visíveis”, mas somente nos últimos meses do ano.

Mais ousadia do governo DilmaTodos os estes indicadores

sinalizam que o governo Dilma Rousseff deveria ousar ainda mais na política macroeconômi-ca – caso contrário, o desastre será imediato, inclusive com reflexos nas eleições de outubro. Como apontou recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), não basta cortar os juros para estimular o consu-mo interno. O governo precisa proteger a produção nacional, endurecendo a sua política cambial, e garantir mais investi-mentos, o que requer superar a maldição do superávit primário.

O Jornal Ponto Final é uma publicação da CABB Editora S/C Ltda. É distribuído gratuitamente aos usuários do sistema de transporte coletivo de São Paulo e do ABC. As matérias assinadas ou tarjadas não expressam a opinião do jornal.

O Ponto Final quer publicar a sua opinião. Mande o seu artigo para o e-mail: [email protected].

Jornalista ResponsávelCarlos A. B. Balladas RedaçãoEduardo KazeNilton CarvalhoJoão Messias Jr.Agência BrasilEditoração e Arte FinalElaine Bosso Luz | Diego VisachiInfográficosGraffo

Sede PrópriaAv. Utinga, 413 Vila MetalúrgicaSanto André - SP - CEP:09220-610Tel.: (11) 4463-3222 - 4463-3144 [email protected]@pfinal.com.br

O Ponto Final é o jornal semanal gratuitode maior tiragem do interior

do Estado de São Paulo.

Leia também no portal www.pfinal.com.br

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abre processo seletivo para estágio na LG Eletronics. As vagas são para estudantes com formação entre julho 2013 a dezembro 2014 nas áreas de ciência da computação e engenharias (computação, elétrica e te-lecomunicação). Necessário inglês avançado.O prazo para inscrição vai até 20/07 e as inscrições devem ser feitas no portal da empresa: www.ciee.org.br. O início do estágio é previsto para setembro 2012.

A Red Bull abriu inscrições para vagas de trainee. A empre-sa não especificou o número de vagas, mas para participar do processo seletivo, os candidatos terão de ser graduados entre os anos de 2010 e 2012 nos cursos de Adminstração, Propaganda e Marketing, Engenharia, Publi-cidade e Comunicação. Além da graduação a empresa pede inglês fluente e espanhol dese-jável. As vagas serão de abran-gência nacional, com períodos de trabalho na matriz, em São Paulo e outros estados. Os can-didatos deverão se inscrever no portal da empresa www.redbull.com.br até o dia 26 de agosto. O programa tem previsão de início para janeiro/2013 e sua duração é de um ano.

Há vagas para quem deseja concluir a antiga 4ª série ou o ensino fundamental

Educação de Jovens e Adultos em Santo André

David Rego Jr/ PMSA

Em Santo André, os inte-ressados em terminar o ensino fundamental (6º

ao 9º anos) e ainda aprender no-vas tecnologias digitais têm até 30 de julho para se matricular no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA2 Digital).

Também estão abertas as ins-crições para a primeira etapa do EJA, referente ao período do 1º ao 5º anos. Para se candida-tar basta procurar a Emeief ou centro público mais próximo. Informações pelos telefones 4468-4293 e 4468-4301.

Sabina promove curso de reconhecimento do céuA Sabina Escola Parque do

Conhecimento realiza de 17 a 20 de julho o 1º curso de Reco-nhecimento do Céu. O objetivo é apresentar práticas de observação do céu noturno para iniciantes. A atividade é gratuita. Inscrições devem ser feitas até 13 de julho, pelo e-mail sabina@santoandré.sp.gov.br .É preciso ter o ensino médio completo.

O curso será ministrado pelo astrônomo e coordenador cien-tífico do Planetário Johannes Kepler, Marcos Calil, onde serão abordados conceitos e termos de astronomia observacional, loca-lização geográfica, coordenadas, entre outros.O Sabina fica na Travessa

Juquiá, s/n, bairro Paraíso. Santo André.

LAVANDERIA INDÚSTRIAL SÃO BER-NARDO LTDA, torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação para atividade Lavanderia Industrial, situada a Rua Adamantina, 28 - Bairro Baeta Neves – São Bernardo do Campo – São Paulo

ADCLOR INDÚSTRIA E COMÉRCIO PRODUTOS QUÍMICOS LTDA ME, torna pú-blico que recebeu da CETESB a Renovação da Licença de Operação Nº 16007768, válida até 11/07/2014, para Produtos químicos não especificados ou não classificados, fabrica-ção d, sito à Rua Potiguares, 79 - VILA SÃO PEDRO SANTO ANDRÉ/SP.

Interessados têm até 30 de julho para se matricular

Page 3: Jornal Ponto Final ed. 721

3www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Espaço tem capacidade para até 900 alunos

Restaurante Escola está com inscrições abertasInaugurado na última quinta-

-feira (5) em São Bernardo, o Restaurante Escola está

com inscrições abertas até 15 de julho. São oferecidos cursos de cozinheiro básico, garçom, salgadeiro, açougueiro, confei-teiro e chapeiro. O aprendizado dos alunos tem duração de seis meses, com carga horária mí-nima de 200 horas entre aulas práticas e teóricas. Informações pelos telefones 4330-3988 ou 4390-4600.O espaço possui salas de

aula e cozinha industrial to-talmente equipada, instaladas no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Segundo o pre-feito Luiz Marinho, presente na inauguração, “ teremos 900 alunos formados por ano

apenas nesses cursos. Isso também faz parte de uma

transformação em todas as áreas da cidade”, afirmou.

Marinho participa da inauguração do Restaurante Escola

Divulgação

Rotativo Cidadão abre inscrições em São Bernardo

Estoril passa por reformas

Com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de traba-lho, o programa Rotativo Cidadão está com inscrições abertas até 16 de julho, em São Bernardo. Podem se inscrever jovens de 18 a 21 anos. O curso tem a duração de um

ano, com quatro horas diárias de trabalho de segunda a sexta-feira, sábados alternados e aulas com-plementares de informática, cida-dania, comunicação, técnicas de teatro, comunicação e expressão. Outras informações podem ser

obtidas no Núcleo de Oportuni-dades e Inclusão da Fundação Criança (telefone 4126-1319).

A Comunidade Italiana rece-beu o apoio da Prefeitura de São Bernardo para a festa de São Bartolomeu, que completa 55 anos em 2012. A festa ocorre em 26 de agosto, no Parque Estoril. A Prefeitura declarou que

prestará auxílio na reforma da Capela de São Bartolomeu, com a pintura dos banheiros, remoção de entulhos e na limpeza do espaço de lazer, decoração com bandeiras de Brasil e Itália, além de esta-cionamento gratuito para os participantes da festa.Serão instaladas diversas ten-

das no parque para receber as famílias na missa e no costu-meiro pic-nic, além de mesas e cadeiras que garantirão aos participantes conforto. O Parque Estoril fica na Rua

Portugal, 1.100, Bairro Estoril, Riacho Grande, SBC.

Divulgação

Podem participar jovens de 18 a 21 anos

Page 4: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 20124 www.pfinal.com.br

Por Cícero Martinhapresidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

As eleições estão no ar

No dia 7 de julho foi dada a lar-gada para as eleições municipais de 2012. É um acontecimento cívico de muita alegria e orgulho. Lutamos por anos para que a ditadura militar chegasse ao fim e pudéssemos eleger livremente nossos vereadores e prefeitos.É, portanto, uma época de festa

cívica, de grandes encontros com os candidatos e candidatas. De muita troca de ideias entre os cidadãos e eleitores. Cada homem e mulher, cada jovem ou adulto, cada idoso ou idosa terá na urna o direito de escolher um prefeito e um vereador.Parece pouco, mas quando

ousamos exercer coletivamente nossa sabedoria, conseguimos gerar grandes avanços sociais e econômicos que nos beneficiam a médio e longo prazos.Exemplos não faltam. E o que

mais se destaca foi termos esco-lhido Lula para a presidência por duas vezes. E nas duas vezes ele organizou um governo corajo-samente comprometido com os mais pobres. E o Brasil melhorou conforme reconhecem, inclusive, os adversários de Lula.Mas é importante que até o dia 7

de outubro, dia da eleição, que nós também façamos nossa parte. Nas próximas semanas os candidatos chegarão até nossas casas, locais de

trabalho, ruas e avenidas. Chegam determinados a ser eleitos.É um direito que a Constituição

lhes assegura. Mas é também nosso dever como cidadãos, como pais, avós ou filhos de conversar com os candidatos olho no olho.Vamos ver o que tem de verdade

no discurso deles. Vamos avaliar o material de campanha que nos entregam. Vamos ouvir muito, primeiro, para começar daqui a um ou dois meses a amadurecer nosso voto.Se o candidato nos chegar com

mentiras, é hora de a gente ensi-nar um pouco de verdades para ele ou para ela. Não precisa falar que vai votar só para agradar. Evi-te, de todas as maneiras, aceitar quaisquer benefícios em troca de sua promessa de voto.Porque mesmo sendo apenas

um voto que você vende ou troca por algum favor ou benefício você estará abrindo uma enorme rachadura nas colunas que sus-tentam o futuro de seus filhos, netos e da próxima geração.Através da verdade de propósi-

tos, do seu empenho em melhorar o Brasil através da administração de sua cidade, que você deixará uma herança cívica para jovens que nem mesmo conhece direito. E entre essa juventude pode, com certeza, estar seus filhos e netos.

Programação terá Tom Zé e Arnaldo Antunes entre os destaques

Paranapiacaba recebe Festival de Inverno neste sábadoP aranapiacaba recebe, a

partir deste sábado (14), a 12º edição do Festival de

Inverno. O evento traz como princi-pais atrações Tom Zé (sábado - 14), Kiko Zambianchi (domingo - 15), Arnaldo Antunes (domingo -15), Fafá de Belém (sábado - 21), João Bosco (sábado - 22) e Cláudio Zoli (sábado - 28). Os ingressos são gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada show. As apresentações ocorrem nos

palcos Campo (Av. Forde, s/nº), Antigo Mercado (Rua Campos Salles, s/nº) e Espaço Sesc (Clube União Lyra-Serrano, Av. Antonio Olyntho, s/nº). Dentre os artistas novos, des-

taque para o grupo Hurtmold (14), que mescla rock e jazz. Já a Banda Pública com Johnny Monster (22) presta homenagem ao grupo britânico Oasis, no show que apresenta o álbum What’s the Story Morning Glory na ín-tegra. No último final de semana do evento será a vez do projeto Gross, liderado pelo guitarrista e compositor da banda Cachorro Grande, Marcelo Gross. Confira abaixo a programação completa. Tom Zé está entre os espetáculos mais aguardados

Confira a programação

14/07 Hora Palco Artista 14:00 Mercado Banda Seu Chico15:00 SESC(Interv) Quinteto BrassUka 15:30 SESC The Mockers17:00 Mercado Rodrigo D’Larque18:00 SESC(Interv) Banda de Dixieland 18:30 SESC Hurtmold20:00 Campo Tom Zé 15/07Hora Palco Artistas14:00 Mercado Funk Como Le Gusta15:00 SESC(Interv) Grupo Torre de Babel 15:30 SESC Superdose17:00 Mercado Kiko Zambianchi18:00 SESC(Interv) Grupo Torre de Babel 18:30 SESC Bluebell & Black Ties20:00 Campo Arnaldo Antunes 21/07 Hora Palco Artistas 14:00 Mercado Pedro Luis e Banda15:00 SESC(Interv) Grupo Moinho do Tempo 15:30 SESC 2por4 - Brit Project17:00 Mercado Ná Ozzetti18:00 SESC(Interv) Grupo Moinho do Tempo 18:30 SESC João Donato20:00 Campo Fafá de Belem

22/07Hora Palco Artistas14:00 Mercado Sapopemba15:00 SESC(Interv) Banda Sax4Sax 15:30 SESC Banda Pública com Johnny Monster17:00 Mercado Eliana Pittman18:00 SESC(Interv) Banda Sax4Sax 18:30 SESC Banda Mantiqueira e Fabiana Cozza20:00 Campo João Bosco

28/07Hora Palco Artistas14:00 Mercado Rose Calixto15:00 SESC(Interv) Banda Saxofônica 15:30 SESC Gross17:00 Mercado Banda Black Rio18:00 SESC(Interv) Grupo Sarau Tropical 18:30 SESC Maogani e Renato Braz20:00 Campo Claudio Zoli

29/07Hora Palco Artistas14:00 Mercado Chico Teixeira e Tuia15:00 SESC(Interv) Grupo Íkaro 15:30 SESC Daniel Belleza17:00 Mercado 14 Bis18:00 SESC(Interv) Banda Saxofônica 18:30 SESC Nhocuné Soul20:00 Campo Flávio VenturiniFonte: www.psaweb.com.br/fip2012

Divulagação

Page 5: Jornal Ponto Final ed. 721

5www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Bolsa Universidade: inscrições até sexta-feira (13)

Estudantes universitários interessados em participar do Bolsa Universidade têm até esta sexta-feira (13) para se inscrever. É necessário estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao pro-grama, não receber outra bolsa, financiamento ou similar pro-veniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.Inscrições devem ser feitas no

portal http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br. Os selecionados irão receber bolsa integral de seu curso, custeada pela Se-cretaria Estadual da Educação, que arca com o valor propor-cional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela institui-ção de ensino, que completa o restante da mensalidade.

Pós-graduação sofre reajuste

O Diário Oficial da União trouxe na edição de quarta--feira (11) portaria da Coorde-nação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Ca-pes) com o reajuste dos valores das mensalidades de bolsas de estudo oferecidas pela insti-tuição a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A mudança começou a valer no dia 1º de julho, mas os novos valores só foram publicados nesta semana.As bolsas de mestrado pas-

sam de R$ 1,2 mil para R$ 1.350; as de doutorado, de R$ 1,8 mil para R$ 2 mil; e as de pós-doutorado, de R$ 3,3 mil para R$ 3,7 mil. A portaria também fixa em R$ 400 o valor das bolsas de iniciação cientifica. O último reajuste das bolsas de pós-graduação no País havia sido feito em junho de 2008.Segundo a Capes, em 2011,

mais de 72 mil estudantes eram beneficiados com as bolsas.

Projeto é desenvolvido pela FDE em parceria com a Telefônica/Vivo

Escolas do ABC ganham internet mais rápidaProjeto idealizado en-

tre a Fundação para o Desenvolvimento da

Educação (FDE) e a Telefônica/Vivo proporcionou um aumento na velocidade na Internet em 119 escolas da região do ABC. O ganho de velocidade pode ser ampliado em até 16 vezes. A estimativa é que até o final do ano 134 escolas da região recebam o benefício.Segundo o responsável pelo

Departamento de Tecnologia da FDE, Jarbas de Freire Peixoto, a velocidade da in-

ternet pode variar de acordo com as condições técnicas de cadas escola. “Na maio-ria dos planos domésticos, as empresas normalmente se comprometem a garantir apenas um mínimo de 10% da banda oferecida. Em nossas escolas, a garantia é de 100%, completou Peixoto.Esta iniciativa pretende aten-

der as 91 diretorias regionais de ensino em todo o Estado, que terão a velocidade de internet ampliada de 4 Mpbs para 34 Mpbs.

Gervásio Baptista/ABr

Page 6: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 20126 www.pfinal.com.br

Medida atinge 37 operadoras em todo o Brasil

Governo suspende venda de 268 planos de saúdeO governo decidiu sus-

pender a venda de 268 planos de saúde comer-

cializados por 37 operadoras. A medida foi anunciada na terça-feira (10) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O motivo foi o desrespeito aos prazos máximos de atendimento aos usuários, conforme a Reso-lução Normativa 259 da Agência Nacional de Saúde (ANS).Padilha ressaltou que os usu-

ários desses planos não serão prejudicados. As empresas terão três meses para se adequarem aos prazos, que variam confor-me a especialidade médica. Para as consultas básicas, o cliente deve esperar no máximo por sete dias úteis para conseguir o atendimento. Para outras es-pecialidades o prazo é 14 dias e para procedimentos de alta complexidade, 21 dias.O Instituto de Defesa do Con-

sumidor (Idec), por meio de nota, considerou importante que sejam aplicadas sanções administrativas para as operadoras que não cum-prirem os prazos estipulados pela ANS. O instituto alertou, ainda, que o consumidor interessado em con-tratar um plano de saúde deverá verificar se o registro corresponde a um dos planos suspensos pela agência, no endereço www.ans.gov.br. Confira a lista de operadoras pu-nidas no portal www.pfinal.com.br.

Vacinação segue até sexta feira em São Bernardo

EUA aprovam teste caseiro de HIV

A campanha de vacinação con-tra a gripe, em São Bernardo, vai até a próxima sexta-feira (13) e tem como meta imunizar o grupo de maior risco, que contempla idosos, gestantes e crianças. As

A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA), que funciona como a Anvisa no Brasil, responsável por regular remédios e alimentos, aprovou o primeiro teste caseiro para detec-tar o vírus da Aids pela saliva. O OraQuick, desenvolvido pela em-presa OraSure, dá o resultado em 20 a 40 minutos. O produto indica a presença de HIV ao recolher a saliva com uma haste bucal. A FDA destaca que esse méto-

do não é 100% preciso – chega a 92% –, o que significa que o OraQuick poderia falhar em uma pessoa para cada 12 usuá-rias. Em pacientes que não têm o HIV, o teste se mostrou 99% seguro.A FDA já aprovou anterior-

mente vários kits caseiros para detectar o vírus da Aids, mas eles precisavam de uma amos-tra de sangue, que deveria ser enviada a um laboratório.

Em parceria com o Sistema Úni-co de Saúde (SUS), o programa Brasil Sorridente ajuda a popu-lação brasileira com o aumento do número de próteses dentárias. Em 2011, foram produzidas 340 mil próteses, 85% a mais do que em 2010. O ministro da saúde, Alexandre

Padilha comenta o aumento dos números: “Com o esforço feito em 2011, chegamos a 340 mil pessoas que receberam prótese. Estamos entregando aos mu-nicípios mais equipamentos e laboratórios, que ajudarão no acesso”, finaliza o ministro. A meta para 2012 é de 400

mil próteses dentárias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta semana a distribuição, divulgação, comércio e uso do suplemento alimentar da marca Oxielite Pro em todo o País. Segundo a Anvisa, o produto

contém a substância dimethyla-mylamine (DMAA), estimulante que ajuda a emagrecer e aumenta o rendimento do atleta. Na última semana, o DMAA foi inserido na relação de substâncias proscritas no Brasil, que proíbe a importação de suplementos alimentares que contenham esta composição. Mais informações na central de

atendimento da Anvisa, pelo telefo-ne 0800 642 9782.

pessoas deste grupo devem pro-curar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para receberem a vacina. Aos gestantes e idosos, a me-

dicação é de dose única e para

as crianças até dois anos são duas doses com intervalo de 30 dias. Para saber os endereços daUBS mais próxima acesse o porta l ww.saobernardo .sp.gov.br .

Brasil produz 340 mil próteses em 2011

Suplemento alimentar tem venda proibida

Page 7: Jornal Ponto Final ed. 721

7www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Escolha uma profissão.Em três meses, ela será sua.Via Rápida Emprego. Em até 3 meses, você aprende uma pro� ssão.

Mais de 150 opções de cursos pro� ssionalizantes

Tudo de graça

Inscreva-se no site: www.viarapida.sp.gov.br

O Governo do Estado de São Paulo teve uma ótima ideia:

Via Rápida Emprego. São mais de 150 cursos pro� ssionalizantes

em várias áreas. Tem curso de eletricista, garçom, jardineiro,

soldador, pedreiro e muito mais. Tudo de graça. Consulte a lista

completa de cursos e faça a sua inscrição pelo site.

GRANDES IDEIAS. COMPROMISSO COM VOCÊ.

Ligação entre internet e literatura é necessária para formar leitores, diz professora

Internet e literatura: uma convivência possívelA ampliação do hábito da lei-

tura entre estudantes bra-sileiros requer a existência

de mediadores preparados que entendam as novas ferramentas tecnológicas para levá-los a fazer a ligação com o mundo em que vivem por meio da literatura. “Nós temos poucos mediadores aptos a entrar neste diálogo, nestes su-portes, nestas novas linguagens e que tragam uma herança cultural vastíssima”, disse a diretora adjun-ta da cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Eliana Yunes (foto).Na avaliação de Eliana, os estu-

dantes, mesmo no uso da internet, podem dedicar mais tempo à escrita e à leitura do que teriam as pessoas há cerca de 20 anos. “Eles são obrigados a ler, a escrever, a se comunicar”, declarou.Segundo a professora falta a

esses estudantes um trabalho

de ligação com a leitura criati-va (presente na literatura, por exemplo), algo que pode ser feito pelas escolas e até pelas famílias. “Falta uma mediação que permita que esses meninos tenham acesso, mesmo via inter-net, a sites muito bons de poesia, de blogs, pequenas histórias, de museus, música, história”.

De acordo com pesquisa efetu-ada pelo Instituto Mapear para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro com 4 mil es-tudantes e 1,2 mil responsáveis, 93% dos alunos do ensino médio da rede pública do estado tinham celulares em dezembro de 2011 e 78% possuíam computador, sendo que 92% tinham acesso frequente à internet. Em contrapartida, 14% dos alunos declararam não ter lido nenhum livro nos últimos cin-co anos. Entre os que não leram nada, 17% residiam no interior e 12% na região metropolitana. Um livro foi lido no período por 11% dos estudantes; dois ou três livros por 26% e quatro ou cinco livros por 17%. Entre os alunos que leram mais que um livro em média nos últimos cinco anos, a pesquisa registrou que 14% leram entre seis e dez livros, 8% entre 11 e 20 e 10% leram mais que 20 livros em cinco anos. (Com ABr)

Page 8: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 20128 www.pfinal.com.br

Trabalhador terá de realizar curso de qualificação para conseguir o seguro pela 3° vez

Seguro-desemprego passa a ter novas regras

CUT vai continuar defendendo a integração das políticas públicas, garante Severo

Roosewelt Pinheiro/ABr

P assou a vigorar na última terça-feira (10) a nova regra para a concessão de seguro-

-desemprego a trabalhadores que solicitarem o benefício pela terceira vez em dez anos. Para ter acesso ao seguro, o trabalhador deverá fazer curso de qualificação profissional ou de formação. Essa nova condição vale em

todas as capitais brasileiras e regiões metropolitanas – exceto no Rio de Janeiro, onde a regra passa a vigorar a partir da próxi-ma terça-feira (17). A medidas é prevista pelo Decreto 7.721, de 16 de abril passado.Para receber o seguro-de-

semprego pela terceira vez em dez anos, o trabalhador deverá apresentar a comprovação de matrícula em curso reconhecido pelo MTE ou pelo Ministério da Educação(MEC), com carga mínima de 160 horas, no ato do recebimento — que é feito na Caixa Econômica Federal.Os trabalhadores receberão o

benefício ao longo da realização dos cursos, que serão gratuitos e oferecidos por serviços nacio-nais de aprendizagem, como o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Se-nac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).Casa não haja um curso dis-

ponível na área de atuação do trabalhador ou na cidade onde reside, a concessão do seguro

deixa de ficar condicionada à realização da qualificação. Nesse caso, o trabalhador poderá re-ceber o benefício normalmente, sem a necessidade de compro-vação de matrícula.A nova regra agradou às duas

principais centrais sindicais brasileiras: a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical. As organizações, no en-tanto, querem fiscalizar a quali-dade dos cursos de qualificação.O secretário-geral da Força

Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, disse em entrevista que a medida permite que o tra-balhador ocupe seu horário da melhor maneira, no momento do desemprego. “Na época em que você está desempregado, deve-se aproveitar para fazer um curso de

qualificação profissional. Assim, não se fica ocioso e aproveita aquele momento negativo, que é o desemprego, para poder fazer algum curso”, declarou.Para Quintino Severo, secretário-

-geral da Central Única dos Tra-balhadores (CUT), a exigência do curso profissionalizante é impor-tante, mas deve ser complementa-da com outras iniciativas. “A CUT vai continuar defendendo a inte-gração das políticas públicas em relação ao seguro-desemprego, a intermediação de mão de obra e a formação profissional. Esses três elementos precisam estar articulados entre si para funcio-narem bem. Essa proposta que está sendo apresentada começa a caminhar nessa direção”, disse Severo. (Com ABr)

Setor de materiais de construção apresenta baixo desempenho

Setor de materiais de construção apresenta baixo desempenho

O setor de materiais de cons-trução foi o segmento comercial que teve a maior queda no volu-me de vendas de abril para maio deste ano, segundo dados divul-gados na quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor teve uma redução no volume de ven-das de 11,3%.Outro segmento que teve queda

no volume de vendas superior à redução global do comércio vare-jista brasileiro, de 0,8%, foi o de móveis e eletrodomésticos (-3,1%).Também foram observadas que-

das nos setores de combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%). Apesar do segmento de hi-permercados, supermercados, pro-dutos alimentícios, bebidas e fumo ter tido um crescimento de 0,1%, o subsetor de super e hipermercados teve uma redução de 0,2%.Por outro lado, o setor de

equipamentos e material para escritório, informática e comuni-cação teve alta de 3,5%. Também apresentaram crescimento no volume de vendas os segmentos de livros, jornais, revistas e pa-pelaria (1,6%), veículos e motos, partes e peças (1,5%) e tecidos, vestuário e calçados (0,3%). Já o setor de artigos farmacêuticos e perfumaria teve o mesmo volu-me de vendas do mês anterior.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu de 3% para 2,1% a projeção de cresci-mento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, este ano. O dado faz parte do Informe Conjuntural do segundo trimestre, que traz a revisão das expectativas sobre a economia brasileira em 2012. A projeção do PIB industrial também foi revista, de 2% para 1,6%.A estimativa de inflação me-

dida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 5% este ano, enquanto a projeção da taxa nominal de juros ao final de 2012 caiu de 9% para 7,5%. A taxa real de juros, descontada a inflação medida pelo IPCA, ficará em 3,3%, nas estimativas da CNI, ante a expectativa de 4%.Segundo a CNI, a previsão

do déficit público nominal em relação do PIB passou de 2,45% para 2,4% e a do superávit pri-

mário do setor público de 2,75% para 2,5%. A projeção da dívida líquida do setor público caiu de 36% para 35,1% do PIB.A CNI também prevê taxa

nominal de câmbio de R$ 2 no final do ano, com o saldo da balança comercial caindo de US$ 20,8 bilhões para US$ 20,2 bilhões. A projeção para o déficit em conta-corrente também diminuiu, de US$ 58 bilhões para US$ 56 bilhões. (Com ABr)

Rápidas

Taxa de juros

Reajustes a servidores

Poupança

A taxa básica de juros (Se-lic), que já era a mais baixa da história em 8,5%, está em 8% (desde quinta-feira, 8) ao ano, valendo pelos próximos 45 dias. A oitava diminuição seguida da taxa, que serve de parâmetro para os juros da economia, foi anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ao fim da quinta reunião do colegiado de dire-tores do Banco Central (BC) no ano.O Copom reduziu a Selic, de 8,5% para 8% ao ano, porque entendeu que no mo-mento “permanecem limitados os riscos para a trajetória de inflação”.

O Senado aprovou nes-ta quarta-feira (11) medida provisória (MP) que altera a remuneração de diversas categorias do serviço público federal. A proposta, que agora segue para sanção presiden-cial, modifica a remuneração de 29 categorias de servido-res. De acordo com a Agência Senado, as mudanças atingi-rão quase 670 mil servidores de 21 órgãos e entidades do Poder Executivo, entre ativos e inativos.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei de Conversão 17/2012, que altera as regras de ren-dimentos da caderneta de poupança caso a taxa de juros básicos (Selic) seja 8,5% ao ano ou menos. O projeto é relativo à Medida Provisó-ria (MP) 567, que está em vigor desde o dia 4 de maio deste ano. A matéria, que foi aprovada na Câmara dos Deputados há uma semana, vai, agora, à sanção da Pre-sidência da República. Pelas novas regras, quando a Taxa Selic estiver igual ou inferior a 8,5%, a remuneração da poupança será a variação da Taxa Referencial (TR) mais 70% da Selic. Desde a quinta--feira (8), a Selic está em 8%.

Inadimplênciacresce no PaísDados da pesquisa Indicador Se-

rasa Experian de Inadimplência do Consumidor aponta que o número de inadimplentes cresceu em 19,1% comparado ao ano de 2011. O des-controle na compras de carros, imó-veis e o uso sem controle de cheque especial e cartões de crédito são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento. A pesquisa ainda revela que mais da metade dos inadimplentes possuem dívidas acima de 100% de sua renda.Para o economista da Serasa

Experian, Carlos Henrique de Al-meida, “o consumidor não gasta porque não tem mais espaço em sua agenda para assumir novas dívidas”, afirmou Almeida, que acredita numa reação positiva deste quadro apenas em 2013.

Page 9: Jornal Ponto Final ed. 721

9www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Periódico foi fundado em 13 de julho de 1997

Ponto Final, pioneiro em seu segmento, completa 15 anosNesta sexta-feira (13) o

Jornal Ponto Final com-pleta 15 anos. Editado

pela primeira vez em 13 de julho de 1997, um domingo, o primeiro periódico gratuito do ABC e o segundo no Estado de São Paulo demarcou seu pio-neirismo não somente adotando características distintas de mer-cado, mas também inaugurando uma distribuição diferenciada, com receptáculos no interior dos ônibus e displays em locais

sariamente, a maior presença na internet, um poderoso meio de diálogo com os nossos leitores. Daqui a alguns dias, o Ponto

Final terá um novo portal, com nova programação visual e com ferramentas de interação com o internauta. Hoje, o Ponto Final mantém, em parceria com o Goo-gle, boletim informativo, em tempo real, com notícias de centenas de jornais do País e do mundo. Tam-bém os resumos dos capítulos de todas as novelas são apresentados com atualização diária.O novo portal terá ferramentas

de interatividade com o leitor,

e terá espaço para artigos dos colaboradores do jornal, sejam eles da equipe fixa ou de articu-listas eventuais.A revista Dia Melhor apresenta,

ainda, uma grande inovação em seu portal: a coluna social Len-teVIP, que, a partir da próxima semana, publicará reportagens dos eventos sociais, políticos e econômicos da região do ABC em tempo real.LenteVIP nasce com o “dna”

da CABB Editora em apresentar produtos editoriais pioneiros e inéditos ao mercado do ABC paulista.

como comércios, shoppings e terminais de passageiros. O Ponto Final mantém, desde 1998, distribuição no corredor do Trólebus, mantendo-se fiel ao seu grande público leitor. No mesmo dia em que nascia

o Ponto Final, o jornal Folha de São Paulo noticiava em seu caderno de economia: “ABCD já é o 3° pólo consumidor do país”, apontando que cada habitante da região consumiria em média mais de cinco mil dólares por

ano a partir de então. Uma década e meia mais tarde,

o ABC tornou-se uma potência de consumo e renda na Região Me-tropolitana de São Paulo e o Jornal Ponto Final mantém-se firme, com mais de 12 milhões de exemplares distribuídos provenientes de 721 edições ininterruptas.

Dia Melhor, uma revista de sucessoCaminhando ao lado do Ponto

Final, outros produtos editoriais da CABB Editora se consoli-dam, como a revista Dia Melhor, a primeira publicação semi--customizada do ABC, e uma das primeiras do Brasil com tal conceito. Lançada às vésperas do Natal de 2009, a Dia Melhor é a revista que experimenta o maior crescimento entre as publicações congêneres do ABC. Em 28 edições, somam-se mais de 500 páginas de anúncios, o que de-monstra a eficácia da publicação para os investidores. Nenhuma outra publicação alcançou tanto sucesso no mesmo período de existência quanto a Dia Melhor.A editora também se dedica a

produzir publicações sob deman-da. O título Ponto SP é utilizado particularmente por construtoras da capital para a divulgação de lançamentos imobiliários. A con-fecção de jornais e revistas para empresas também faz parte do rol de negócios da CABB Edito-ra, como é o caso da publicação O Negro no Movimento Sindical do ABC, realizado com verba de projetos culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sob solicitação do Centro de Estudos Sociais e Sindicais 1° de Maio (CES).

Maior presença na internetA CABB Editora acompanha as

necessidades e anseios dos con-sumidores de informações em várias áreas, o que leva, neces-

Page 10: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 201210 www.pfinal.com.br

Eventuais mudanças nos dias e horários dos eventos divulgados na Agenda são de

responsabilidade dos respectivos estabelecimentos que os promovem.

LIVRO

CinemaHistórias Que Só Existem Quando Lembradas

Produção nacional que conta a história da mochileira Rita e sua chegada ao vila-rejo de Jotuombá. A forasteira, munida de máquina fotográfica e iPod acaba trans-formando a rotina de seus moradores, que possuíam até então uma vida pacata e costumes como assar pães, jogar malha e ir a missa. Em cartaz nos cinemas.

CDClockwork Angels

Neste seu 19º trabalho, o Rush c a m i n h a c a d a vez mais longe do esti lo que o consagrou. Mas Clockwork Angels não é um álbum ruim, pelo contrá-rio, pois mostra uma banda preo-cupada com o presente e o futuro, resultando em boas canções como The Anarchist e Halo Effect, e uma grande atuação de Geddy Lee e companhia. Agradará mais aos que gostam de seus trabalhos recentes.

As Raízes do Rock

O r o c k n a s c e u d e u m a m i s t u r a de estilos como o b o o g i e - w o o g i e , rhythm’n’blues, swing e country, e este livro do francês Florent Mazzoleni conta sua origem através de ilustrações, capas de discos e fotos (raras). Tudo isso acompanhado de um texto direto e sem complicações, e essa combina-ção faz com que a obra seja ideal para aqueles que querem conhecer as origens desse estilo que mudou o mundo nos anos 50 e faz a cabeça de muitos até hoje. Autor: Florent Mazzoleni; Editora: Companhia Na-cional Editorial; Páginas: 224; Preço (sugerido): R$49,90

AgendaMÚSICA

TEATRO

MúsicaSanto André

Com 19 anos de estrada, seis discos de estúdio e shows no Brasil e exterior, a banda retorna ao ABC apresentando a nova formação. O show terá a abertura

Torture Squad

Santo AndréZeca Baleiro – Lançamento do seu

9º CD, chamado O Disco do Ano. A apresentação terá como repertório canções como Nada Além, Último Post, faixas menos conhecidas como Mundo dos Negócios, e releituras de Marina Lima e Martinho da Vila. Dia 19/7, ás 21h. SESC, R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Alceu Valença – Apresentando o show Lua e Eu, o músico explicita as relações entre a sua obra e a influên-cia de Luiz Gonzaga em sua obra. Dia 20/7, ás 21h. SESC, R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

São BernardoGolpe de Estado – No dia Mundial

do Rock, a banda celebra seus 25 anos de estrada com repertório de seus sete álbuns, como Noite de Ba-lada e Nem Policia, nem Bandido. Dia 13/7 às 21h no Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ra-mos. Tel.: 4368-3483.

Orquestra Metropolitana - Tendo em sua formação músicos de naciona-lidade Russa, a Orquestra dirigida por

INFANTIL

EXPOSIÇÃO

das bandas Necromesis e Rhegency. Dia 28/7 às 22h. Central Rock Bar, Av. José Antônio de Almeida Amazonas, 596, Centro. Tel.: 8351-2876/9317-9515.

Div

ulga

ção

Santo AndréO Urso da Meia Lua – Inspirado

no conto de Shotoku Taishi, conta a busca pela paciência e tolerância do ser humando em suas manifes-tações emocionais. Dia 14/7 às 15h no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

O Menino da Imaginação - A his-tória fala da busca de um menino por seu lugar no mundo. Nessa jornada, acaba fazendo uma grande desco-berta. Dia 21/7 às 15h no SESC. R.

Santo AndréGrátis Mimicaldo Show – Uma

criança adotada pelo circo que mais tarde se torna o maior palhaço da companhia, com um divertido show de variedades. Dia 14/7, às 16:30, no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Agreste – Um casal de lavradores simples descobre o amor e foge e pressentem que algo perigoso ron-da o amor deles. Dia 14/7 às 20h no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Roliúde – Conta a história de Bi-biu, um sertanejo que vence a fome e a seca e ganha a vida contando clássicos do cinema em praças pú-blicas. Dia 14/7, às 20h no Teatro Sesi. Pça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 3528-2000.

Grátis Nostalgia – O espetáculo busca resgatar a magia dos primei-ros circos que se apresentaram no Brasil e para isso, pesquisaram a história de artistas que viveram a época de ouro, livros, vídeos e entre-vistas. Dia 15/7, às 16h30 no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Improvável – Produzido pela Cia Barbixas de Humor, é um projeto baseado em improvisações, com a participação do público nas cenas. De 20 à 22/7 no Teatro Municipal de Santo André. Praça IV Centenário s/n, Centro. Tel.: 4433-0789.

GRátIS Olha O Rapa - Tito – História sobre um malandro vivido e esperto que hoje é um vendedor ambulante, e que tenta vender suas produtos por meio de números

Rodrigo Vitta trazem mostra em seu repertório músicas de compositores russos. Dia 20/7, ás 20h no Teatro Sesi São Bernardo. Av. José Odorizzi, 1555. Tel.: 3528-2000.

GRátIS Aeromoças e tenistas Russas – Quarteto instrumental que mescla diferentes estilos como rock, samba, jazz, funk e eletrônico. Dia 21/7, Teatro do Sesi. Av. José Odori-zzi, 1555. Tel.: 3528-2000.

circenses. Dia 21/7 às 16h30, no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

GRátIS Oficinas técnicas Cir-censes – A equipe Circo Vox minis-tra oficinas de diversas modalidades circenses. Até 29/7, das 14 às 15h no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

GRátIS Alice no País das Ma-ravilhas – A obra de Lewis Carol ganha roupagem tradicional e cir-cense, colocando em primeiro plano a ludicidade, o prazer e o conceito de derrisão, ou o riso zombeteiro e irônico. Dia 20/7 às 15h e 21/7 às 16h no Teatro Sesi. Pça Dr. Ar-mando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 3528-2000.

São BernardoDonzela Guerreira – Tradução

do romance que narra a trajetória de uma jovem que vai a guerra, se disfarça de homem para lutar ao lado do pai. A peça reune os ingredientes da tragédia romântica: amor impossível, revelação tardia e saudade. Dia 15/7 ás 19h no Teatro Sesi São Bernardo. Av. José Odorizzi, 1555. Tel.: 3528-2000.

GRátIS teatro no Shopping Metrópole – No mês de julho, o Shopping Metrópole estará com apresentações teatrais aos domingos, a partir das 12h30, com 1 hora de duração e classificação livre. Até 29/7 no Shopping Metrópole. Pça Samuel Sabatini, 200, Centro. Tel.: 2842-9900.

Santo AndréGRátIS A Imperial Cidade de

Petrópolis – De Paulo Avelar, a expo-sição mostra a importância histórica e turística do município carioca fun-dado por D. Pedro II no século XIX, através de fotografias dos casarões, museus e igrejas centenárias. Até 16/7, no SESI Santo André, Pça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4996-8633.

Mostra de Cerâmica de Santo André – A cidade apresenta sua 3ª mostra anual de cerâmica. Nesta edição, o público poderá conferir uma seleção de diversos artistas, que irão expor trabalhos contemporâneos. Até 21/7, de terça a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h, no Salão de Exposições, Praça IV Centenário, s/nº. Centro. Tel.: 4433-0605 ou 4992-7730.

GRátIS Patrimônio da Memória Paulistana – Baseada no livro de Margarida Cintra Gordinho, a mostra reúne textos e fotos sobre os bens culturais da região metropolitana de São Paulo. Até 5/8. De terça á sexta, das 10h ás 16h e sábado e domingo, das 10h ás 19h, no Espaço Expositivo Padaria da Vila. Rua Schnoor, 405 – Paranapiacaba. Tel.: 4439-1318.

São BernardoFábrica de Imagens – Instalação

Circulante do Feminino: Um Mani-festo Feminista - A exposição é um diálogo aberto entre mentes e cora-ções afoitos por motins libertários, que tem como foco as ações em respeito aos direitos e autonomia das mulhe-res através de imagens, performance, fotos e cinema.Até 14/7 na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. R. Marechal Deodoro, 1325, Centro. Tel.: 4126-3770 e 4336-8236.

São PauloGrátis Canção ao Luar - Ocupação

com pinturas e aplicações no muro do quintal elaboradas pelos grafiteiros Vitché e Jana Joana. A dupla já rea-lizou trabalhos nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Cuba. Vitché é influenciado pela diversidade cultural e atua com intervenção urbana des-de os anos 80. Jana Joana aborda o universo feminino e acredita que tem como missão mostrar a experiência de vida das mulheres da cidade. Até 12/8, terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, no Sesc Ipiranga, R. Bom Pastor, 822. Tel.: 3340-2000

Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Planeta Azul - Conto que fala de Maria Bonitinha, menina que conhece lugares e personagens interessantes. Nessa jornada, conhece uma semente que ajuda a transformar o planeta num lugar melhor. Dia 28/7, às 15h no SESC. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

Page 11: Jornal Ponto Final ed. 721

11www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Dia do Rock é celebrado nesta sexta-feiraData foi instituída em 1985, com o show “Live Aid”, promovido pelo cantor Bob Geldof

O Dia Mundial do Rock será comemorado nesta sexta-feira (13). A celebra-

ção começou em 1985, quando o músico Bob Geldof organizou o evento beneficente “Live Aid”, que contou com shows na Inglaterra, Japão, Austrália, Estados Unidos e Rússia, mobilizando diversos artistas em prol da arrecadação de fundos para pessoas famintas da Etiópia. Com transmissões simultâneas,

o “Live Aid” contou com a parti-

cipação de nomes como David Bowie, The Who, Paul McCartney e Queen, entre outros artistas, e foi exibido em mais de 100 países. Além disso, o evento até hoje é considerado um marco na traje-tória dos meios de comunicação.

Eventos no ABCPara celebrar esta data, os fãs

de rock poderão conferir eventos especiais na região do ABC. Den-tre eles, no Bar Rock Club (Rua José Bonifácio, 90, São Bernardo,

9194-0111) onde ocorrerá o lançamento do programa online Rock My Life (www.rockmylife.com.br) que sorteará tatuagens e saltos de paraquedas para quem levar 1 kg de alimento não perecível. Já o bar Goodfellas (Rua Goita-

cazes, 77, São Caetano do Sul, 4226-3788) vai permitir que o público vote nas canções que irão embalar a festa, no perfil do estabelecimento na rede social Facebook. Além disso, o local terá promoções de cervejas e drinks.

INSS

Ligue e agende um horárioFazemos análise gratuita

R. Campos Sales, 675 - cj. 03 - Centro - Sto. André

NOVA REVISÃO DE BENEFÍCIO BASEADA NO NOVO TETO

DE R$1.081,50 PARA R$1.200,00,EM 1998

4438-7535

Aposentadoria adquiridas antes de 1998

Primeiro show dos Rolling Stones completa 50 anosNa quinta-feira (12) os Rolling

Stones completaram 50 anos de carreira. Nesta data, em 1962, no clube londrino Marquee, a banda subia pela primeira vez num palco. Formado por Brian Jones (guitarra e vocal), Mick Jagger (vocal e gaita), Keith Richards (guitarra), Ian Stewart (teclados), Dick Taylor (baixo) e Mick Avory (bateria), o grupo inglês apresentou um repertório baseado em clássicos do blues. Após o lendário show, os Stones

foram convidados a tocar no esta-belecimento às quintas-feiras. À época, se apresentavam como Brian Jones and The Rolling Stones, já que o guitarrista era o líder do grupo. Ao longo dos anos, Mick Jagger e Keith Richar-ds foram ganhando espaço, prin-cipalmente pelas composições.

Desentendimentos com os demais integrantes e problemas com drogas fizeram Brian Jones abandonar os Stones em 1969. Poucos meses de-pois o músico foi encontrado morto

na piscina de sua mansão, na Ingla-terra. Hoje os Stones é formado por Mick Jagger (vocal), Keith Richards (guitarra), Charlie Watts (bateria) e Ron Wood (guitarra).

Gra

ffo

Artitas durante o evento “Live Aid”, em 1985

Divulgação

Page 12: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 201212 www.pfinal.com.br

A calma do campo sem sair de São PauloTurismo

Sentar embaixo de uma ár-vore para ler um bom livro ou mesmo para descansar

e esquecer, ainda que por alguns instantes, a rotina frenética da cidade grande. Recarregar as energias do corpo e da mente. Contemplar a beleza da natureza e respirar o ar puro do campo. Simplesmente, relaxar. Não é necessário ir muito longe para desfrutar desta tranquilidade. Na verdade, nem é preciso sair de São Paulo, pois, localizada entre as serras do Mar, da Bocaina e do Quebra Cangalha, a 250 qui-lômetros da capital paulista, está Cunha, uma estância climática de tirar o fôlego.A saída 65 (Guaratinguetá)

da Rodovia Presidente Dutra – seguida de 45 quilômetros pela Rodovia Paulo Virgínio (SP 171) – é o último passo para os paulistanos que decidem viajar dirigindo. Uma imensa variedade de hospedagens, a maioria de

aparência bucólica e acolhedora, se espalha pela pequena cidade. Mas a aparente monotonia é, como dito, só aparente. Reservas preservadas de Mata

Atlântica, com rios, cachoeiras e, quem sabe, encontros com diversas espécies de fauna – como capivaras, quatis, saguis, gaviões e papagaios – fazem parte do roteiro. O verde, ca-racterizado por espécies preciosas da flora brasileira – cedros, perobas, canelas, ipês, bromélias e orquídeas –, incrementa a visita. PasseioA caminhada é longa, mas a re-

compensa vale à pena, a belíssima paisagem vista dos 1840 metros de altitude. Situada na crista da Serra do Mar – divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, a Pedra da Macela é um dos pontos mais altos do muni-cípio. Do topo da Macela, avista-se a Baía de Ilha Grande (Angra dos Reis), a cidade de Paraty, a Serra da Bocaina, o Vale do Paraíba e a cidade de Cunha.

Cultura localAs tradições e costumes ca-

racterísticos da vida no campo estão presentes na cultura local. Apesar de humildes, as casas em Cunha, algumas rústicas e feitas de madeira, são aconchegantes. Passear pelas ruas da cidade é um convite à calma, ao descanso. O reflexo da industrialização

e da urbanização parece ter passado longe do lugar. Até as tradições religiosas são espelha-das por este caráter campesino e as festas religiosas são atrações obrigatórias – destaque para a Festa do Divino que, sempre esperada para o mês de julho, atrai milhares de pessoas para as novenas e festejos, como Congada, Moçambique e Jongo.

ArtesA cerâmica é o ponto alto da

arte local. Sua tradição remete às antigas paneleiras da cidade, e foi definitivamente alavanca-da pela chegada de ceramistas japoneses e portugueses, que

introduziram a técnica artística de alta temperatura – processo pelo qual a peça é cozida após sua manufatura. Hoje, Cunha se destaca como o pólo de cerâmi-ca mais desenvolvido do País.Essa fama se deve, também, à

diversidade de técnicas e tendên-cias dos ateliês, que oferece aos visitantes uma visão extensa e pro-funda dessa arte milenar. Escul-turas, objetos de decoração, arte utilitária, esmaltes diferenciados, engobes. A execução das peças através da modelagem manual ou em torno produz peças únicas e de alto teor artístico.

ClimaAs temperaturas variantes

entre frio ou razoavelmente quente, característicos de lo-calidades serranas, fazem de Cunha um ambiente agradável e convidativo. Pessegueiros, amei-xeiras, parreiras e castanheiras abundam na região que, acima de tudo, é itinerário certo aos que optam por relaxar.

Page 13: Jornal Ponto Final ed. 721

13www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

Conversa com a Presidenta

Jairo Pereira Passos Júnior, 27 anos, bancário em Goiânia (GO) - Fiquei sabendo sobre as bolsas de estudo no exterior através do rádio. Onde eu posso me inscrever?

Presidenta Dilma - Jairo, criamos o programa Ciência sem Fronteiras para levar 101 mil estudantes brasileiros ao exterior, num inves-timento de R$ 5 bilhões até 2015. A iniciativa privada contribuirá com 26 mil dessas bolsas. Já foram aprovadas 19,7 mil bolsas de estu-dos e está prevista a abertura de novas inscrições para graduação e pós-graduação ainda neste mês. Você pode se informar e se inscre-ver no site do programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br) ou telefonar para a Capes (0800-616161) ou para o CNPq (0800-619697). O candidato precisa estar regularmente matriculado em curso de instituição de ensino superior no Brasil, em áreas prioritárias do programa, especialmente em ciên-cias exatas, médicas e tecnológicas (veja lista no site). Deve ainda ter obtido nota mínima de 600 pontos no Enem e ter concluído entre 20% e 90% do currículo da graduação. Candidatos premiados em olimpí-adas científicas, ou com bolsa de iniciação científica ou tecnológica, têm preferência. Já temos parcerias firmadas com vários países, que ofe-recem vagas em suas escolas, e com empresas, que oferecem estágios a bolsistas. Há, também, instituições que auxiliarão no ensino de línguas. Com o Ciência sem Fronteiras es-tamos investindo na formação e na qualificação de jovens para o nosso país avançar cada vez mais.

Henrique Araújo Neri, 47 anos, funcionário público em Itamari (BA) - Por que não são desti-nados recursos diretamente às instituições para a recuperação de estradas vicinais?

Presidenta Dilma - Henrique, embora a construção, a manuten-ção e a recuperação de estradas vicinais sejam atribuições dos municípios, o governo federal tem procurado apoiá-los, pela impor-tância que essas estradas têm para o escoamento da produção e deslocamento de pessoas no interior de nosso país. Por isso, nós incluímos R$ 1,8 bilhão no PAC 2 para adquirir retroescavadeiras e motoniveladoras, que serão re-passadas aos municípios para a manutenção dessas estradas. De dezembro de 2011 a julho de 2012, foram distribuídas 1.275 retroes-

cavadeiras para 1.299 municípios. E neste segundo semestre, o PAC Equipamentos, lançado em junho, prevê mais 3.580 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras. Em al-guns municípios menores, a mesma máquina será usada em consórcio, por mais de uma prefeitura, am-pliando ainda mais o efeito dessa ação. Além das estradas vicinais, estamos investindo em toda nossa malha rodoviária. Neste momento, há obras de construção, pavimen-tação, duplicação e adequação em 7.227 km, e de conservação e restauração em 53.465 km, em todo o Brasil. Somente na Bahia, os investimentos do PAC nas rodovias federais chegarão a R$ 4,9 bilhões até 2014, além de outros R$ 2,1 bilhões de investimentos de caráter regional que também beneficiarão o seu estado.

Laudemir Loureiro, 50 anos, empresário da construção civil de Vitória (ES) - Como o governo vai reeducar os presidiários e colocá-los para trabalhar?

Presidenta Dilma - Laudemir, dos 514 mil presos atuais, 109,4 mil já trabalham, sendo que 89,1 mil presos realizam trabalhos den-tro dos presídios e 20,3 mil atuam externamente. A educação dos presos é um grande desafio, pois 216 mil não têm sequer o ensino fundamental completo, e 26 mil são analfabetos. Mas sabemos que educação e qualificação profissio-nal são essenciais para ressocializar os presos. Por isso, lançamos, neste ano, o Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), com abrangência nacional. Haverá oficinas permanentes em peniten-ciárias, inicialmente com cursos em três áreas: construção civil; panificação e confeitaria; e corte e costura industrial. Cada período de três dias de trabalho, ou 12 horas de estudo, reduz um dia de pena. Para os analfabetos, implementamos o Programa Brasil Alfabetizado no âmbito prisional. Aos alfabetizados, temos o Projeto de Remição pela Leitura, pelo qual incentivamos, nos presídios federais, a leitura de obras clássicas, científicas ou filosóficas. Além disso, os presos e os jovens sob medida socioeducativa podem parti-cipar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso ao ensino superior ou certificação do ensino médio. São medidas, Laudemir, que ajudam a ressocializar os presos, para o benefício deles, de suas famílias, e de toda a sociedade.

Programa já atendeu 40 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo

Du Amorim/Gov. do Estado

Via Rápida Emprego abre 37 mil vagas

Alckmin entrega diplomas durante solenidade

O governador Geraldo Al-ckmin anunciou nesta terça-feira (10) a abertura

de 37.152 vagas em cursos de capa-citação profissional oferecidas pelo programa Via Rápida Emprego. São ofertados cursos de gastronomia, jardinagem e agente de turismo. Os interessados devem se inscrever

pelo portal www.viarapida.sp.gov.br. As aulas têm duração de, no máximo, três meses.

O Via Rápida Emprego oferece bolsa de R$330 mensais para os alunos desempregados. “Não tem vestibular nem vestibulinho, a pes-soa só precisa ser alfabetizada”, disse Alckmin.

Page 14: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 201214 www.pfinal.com.br

Jefferson avisa que vai à festa para cuidar de Débora e Dieguinho se preocupa. Bernardo se interessa pelo reló-gio de Leandro. Diegui-

Lucinda pede para Santiago esconder o di-nheiro do sequestro de Carminha. Jorginho diz a Max e Nina que con-tará sobre os dois para a família. Nilo ateia fogo à casa de Lucinda, mas as crianças conseguem conter as chamas. Carminha descobre o

Tadeu e Marcelo discutem. Tatiana não deixa Lucy agredir Miguel. Bernardo tenta acabar com a aposta, mas Guto recusa. Miguel escuta Binho conversando com os sequestradores e conta para Diego e Pedro. Os três vasculham o quarto de Binho. Jonas libera a banda para cantar no fim de semana. Tatiana se recusa a começar uma amizade colorida com Tadeu. Diego conta aos rebel-des o que Miguel descobriu sobre Binho. Pedro procura Binho no quarto de Pilar. Miguel tenta separar Binho de Lucy. A irmã de Zimmer bate na cabeça dele, que desmaia.

Gabriela se mostra indi-ferente ao pedido de ca-samento. Osmundo conta para Mundinho que está apaixonado por Sinha-zinha. Tonico se oferece para conversar com Ga-briela sobre o pedido de casamento de Nacib com má intenção, mas o comerciante não percebe. Tonico aconselha Nacib a dar um presente a Gabriela. Lindinalva pede ajuda a Quinquina e Florzinha para pagar o aluguel da casa e do armarinho. Mundinho tenta conversar com Malvina, mas ela o evita. Berto destrata Zul-mira e faz Lindinalva se deitar com ele. Nacib presenteia Gabriela com um sapato de seda.

Davi conta para a avó que Valéria ficou brava com ele. D. Sara quer saber como é a namorada

Rodrigo se afasta de Elisa, deixando-a pre-ocupada. Jacira tenta convencer Tobias a voltar para Marajó. Rodrigo vê Fernando em sua primeira ses-são de regressão e acredita que ele seja seu rival. Dimas conversa com Miriam sobre a possibilidade de Rodrigo curar o primo. Valdirene se oferece para aju-dar Regina, mas ela rejeita a proposta. Ribamar compra todos os brigadeiros de Jáqui. Valéria implica com o traje de banho de Josué na praia. Bruno ajuda Gabi a retomar a amizade com Cris. Cris elogia Bruno para Francisco. Joana procura Rodrigo.

Sandro se faz de víti-ma para tentar ficar na casa de Penha. Rosário mostra seus contratos para Sidney. Naldo será o novo empregado de Shayene. Os clientes saem do escritório e Sarmen-to se desespera. Penha apresenta Jurema para Lygia. Conrado vai atrás de Cida. Penha incentiva Lygia a contar para Samuel a verdade sobre seu pai. Socorro pede para trabalhar com as Empreguetes. A mansão dos Sarmentos entra em decadência. Elano avisa que vai viajar com Otto e que vai demorar a voltar. A audiência de Shayene é marcada. As Empreguetes se apresentam no programa do Faustão.

Avenida BrasilGlobo21h00

CarosselSBT20h30

RebeldeRecord19h30

GabrielaGlobo22h00

Malhação IDGlobo17h30

Novelas Cheias de CharmeGlobo19h15

18h Globo

Amor, Eterno Amor

Publicamos o resumo diário das novelas no portal www.pfinal.com.br. Na edição impressa do Jornal Ponto Final, o leitor pode conferir os capítulos da sexta-feira.

nho se declara para Tamtam. Jefferson tenta afastar Débora de Bernardo. Janjão volta para a comunidade. Bernardo rouba o relógio de Leandro e Aninha vê. Débora e Jefferson fogem da boate e acabam se beijando. Carmem acredita que Fabiano a ajudará a encontrar Luiz Avelar. Débora conta que reatou com Jefferson, mas ele desmente. Cristal conta para Gabriel que marcou a data de seu casamento com Tomás. Laura decide contar a verdade para Fabiano.

endereço de Begônia e a ameaça. Cadinho questiona Jimmy sobre sua relação com Verônica. Suelen tenta seduzir Roni. Tufão não acredita no que Carminha conta para ele sobre Nina. Mas deixa a mansão. Tufão surpreende Max pressionando Nina.

dele. Firmino comenta com Helena que se sentiu bem durante a noite. Maria Joaquina comenta com os colegas que Valéria está com Daniel para fazer ciúmes a Davi. Valéria arruma a gola da camisa de Daniel e Davi assiste a cena. Davi pergunta aos dois sobre o que eles estão rindo tanto e Valéria o trata com indiferença. Adriano revela a Helena que ele não consegue mais imaginar. Valéria e Davi caem juntos em um dever para ser feito em casa.

Page 15: Jornal Ponto Final ed. 721

15www.pfinal.com.br Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 2012

Cruzadas

Peixes - Regente: Ne-tuno: Mudanças que podem trazer decepções. Mas esses momentos são apenas no

ambiente social, pois no âmbito familiar as coisas estarão bem. Siga a intuição, pois o momento promete surpresas.

Você e os astros

áries - Regente: Marte: Procure usar a diplomacia em seus relacionamentos profissionais, pois dessa

forma terá o apoio de seus amigos. Fim de semana para pensar no futuro e relaxar.

Câncer - Regente: Lua: Mudanças e ótimas pers-pectivas na vida financeira. Planeje novos investimentos

e equilibre seu orçamento. Siga a sua intuição e se fortaleça interiormente.

Capricórnio: Regente: Saturno: A hora de fazer escolhas e partir para novos desafios, que pode gerar mudanças no seu projeto

de vida. Final de semana com novi-dades e conversas animadas.

touro - Regente: Vê-nus: O momento pede estabilidade para o amor e trabalho. Pense em novos

projetos, atividades e procure conhe-cer novos ambientes.

Leão: Regente: Sol: Cuidados com a saúde. Mudanças de hábito re-pentinas marcarão sua

semana. Faça um balanço da sua vida e pense em novos objetivos.

Escorpião - Regente: Plutão: Amplie sua rede de contatos, pois mudan-ças no seu modo de pensar

produzirão efeitos positivos em sua vida. Final de semana com forte intensidade no amor.

Aquário - Regente: Ura-no: Aproveite o começo da semana para ver seus sonhos e desejos. O mo-

mento pede afirmação no trabalho para se fortalecer.

Gêmeos - Regente: Mer-cúrio: Imprevistos podem acontecer no trabalho, o que pode acelerar seus

planos referentes ao plano de carreira e mudanças no ambiente social. No amor, estará atraindo novos relacio-namentos.

Virgem - Regente Mer-cúrio: Mudanças no am-biente profissional. Apro-veite as oportunidades.

Amor e carreira caminharão juntos. Aproveite o final de semana na com-panhia de seus amigos.

Sagitário - Regente: Júpiter: Encontre soluções para a falta de dinheiro criando novas receitas.

Final de semana ideal para curtir os momentos a dois.

Preencha os espaços em branco com os números de 1 a 9 semrepetí-los nas linhas, colunas e nos quadrantes do quadro.

Su Doku

Soluções

Receitas

Libra - Regene Vênus: Vida nova liberte-se das amarras do passado. De-cisões importantes na sua

vida pessoal e profissional com pos-sibilidades de conquistas e vitórias.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 29

BACCONSISTENTE

UORGECORTRDUMST

GOTICOBEINEGOCIOPDOLMANHÃ

FIADORTODOANTENADOSN

VSIDEPEECASPLEG

CARMAFISICANASCERMT

JOGORGARIITONELV

ENCRUZILHADA

(?) Ben,postal deLondres

Posiçãoreligiosa

de CharlesChaplin

Letrapuxada nosotaquecaipira

Movimentosocial sur-gido nosanos 80

Tipo dehistória

comum emtabloides

Aquele que temcurso de

doutorado

Laço dovaqueiro

(pl.)

Número(abrev.)

Que agede formaagressiva(o animal)

Ciênciaque estudaa Eletrodi-

nâmica“Pro dia

(?) Feliz”,sucesso

de Cazuza

Cosméticode cabelos

utlizado no topete

Númeropostal dosendereços

(sigla)Pronome

da 2ªpessoa dosingular

Limpadorde ruas(bras.)

Abrir o (?): revelardetalhes (pop.)

Local de despachopara Exu (Rel.)

Beberrão(fig.)

Roentgen(símbolo)

Completo;inteiroTirar a

roupa de

Período daalvoradaRadiano

(símbolo)

Plausível(fig.)

Estilo dacatedralde Notre-Dame de

Paris(Arquit.)

Efeitosonoro

Extensãodo Word

Feitio da cantoneiraComportamento

demonstrado pelapessoa negligente

“Meu (?)Não É

Johnny”,filme brasileiro

Documento que atestaa idoneidade do

indivíduo perante ajustiça

Requisitode finan-

ciamentos

(?) da Chi-na: transa-

ção dealtos ren-dimentos

Atualiza-dos com

as notícias(gíria)

Destinonegativo,na visãopopular

Ave-símbolo do JapãoCondição política

do Brasil até o ano de 1822 (Hist.)

Lado, eminglês

(?) Paula,jogadorade bas-

quete dosanos 90

Apertar o (?): andarmais depressaPó resultante da

limagem de um metal

Perna, em inglês

Volume(abrev.)

O diadecisivo

A temporada de mo-da que dá destaque a

roupas de frio

Hemisfério no qual selocaliza oTrópico de

Câncer

E C O

3/big — leg. 4/side. 5/magic — tonel. 6/gótico. 9/antenados. 11/consistente.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 102

UHCORREGEDOR

CAMINHONETEDTAIAPS

BEAMBAAASHIPOCONDRIA

ATANOTALNASDMAT

CASADECAMPOCPEGEO

RINOCERONTEOITISATAR

PINCEISSEDOSOASIDRASS

ALEVIRALIDEBORABLOCH

O "é", nalinguagemde internet

O cantorLeonardo,pela natu-ralidade

Proemi-nência emobjeto ou

corpo

Prontas pa-ra execu-tar umafunção

Atração deLisboa e

SanFrancisco

Classe deAlfabeti-

zação(abrev.)

(?) e qual: exatamen-

te como

O voto de desempate,pelo efeito

Ressen-tida;

ofendida

Elementoquímico

cujo sím-bolo é K

Grandeanimal,

atração desafáris

O deus do amor

na mitolo-gia grega

Árvores o-rigináriasda RegiãoNordeste

Utensílioscomo abroxa

Bebidafeita com o suco da

maçãMuham-mad (?),ex-pugi-

lista

Dígrafopresente

em"riacho"

Ácido acetilsa-licílico(sigla)

GenitorEducadorade crian-ças ricas

AmarrarJosé (?),político

do PSDB

Sandra de Sá, cantoraTodos, em

inglês

Macio (o cabelo)Diretoria(abrev.)

"Terra", em "Geologia"

Estado natal do "rei"Roberto Carlos (sigla)

Base docorpo

Agradável,em inglês

VoltarExército

Brasileiro(sigla)

Cerveja de altafermentação (ingl.)

A duquesa Úrsula de"Cordel Encantado"

Veículo de cargaViga, em

inglês

Objeto-símbolo dademocracia

"(?) Quente", filmecom Patrick Swayze

Mania dedoença

(?) nuvens:em êxtase

Refúgiobucólicoda classemédia alta

365 diasÁrvores

produtorasdo chicle

Fiscaliza aatuação deseus pares,na Justiça

ou naPolícia

É formada para a trans-missão do pronuncia-

mento pre-sidencial

Setor degrandes lojas

"Tinta" com a qual é feita a tatuagem

provisória

A N O3/ale — all. 4/beam — hena — nice. 5/sidra. 7/sapotis. 10/corregedor.

Soluçã

o

6379485218192537465427619389531264877684351921248973652813746593765892144956128736003468

© Revistas COQUETEL www.coquetel.com.br

8 29 4 6

4 73 2 7

4 51 9 3

4 53 7 2

9 6

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas verticais ehorizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

Solução

6 3 7 9 4 8 5 2 18 1 9 2 5 3 7 4 65 4 2 7 6 1 9 3 89 5 3 1 2 6 4 8 77 6 8 4 3 5 1 9 21 2 4 8 9 7 3 6 52 8 1 3 7 4 6 5 93 7 6 5 8 9 2 1 44 9 5 6 1 2 8 7 3

6003468

© Revistas COQUETELwww.coquetel.com.br

82946

47327

45193

45372

96

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas verticais ehorizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

Torta de MorangoIngredientes:Massa: 4 xícaras de farinha de trigo5 colheres (sopa) de marga-

rina sem sal1 xícara de açúcar2 ovos

Modo de Preparo: Coloque os ingredientes da mas-

sa em uma tigela e misture bem. Abra a massa e forre o fundo e a lateral de forminhas de tortinha com uma camada fina. Faça furos na massa com o auxílio de um gar-fo e leve para assar por 20 minutos em forno médio preaquecido a 180°C. Reserve.

Recheio: 1 lata de leite condensado500 ml de leite2 gemas2 colheres (sopa) de amido

de milho1 colher (chá) de baunilha1 lata creme de leite sem soro Modo de Preparo:Misture bem o leite con-

densado, o leite, as gemas e o amido de milho (se pre-ferir, faça no liquidificador). Coloque em uma panela e leve ao fogo médio-baixo até engrossar. Cozinhe, mexendo o tempo todo, durante cinco minutos. Retire do fogo, adi-cione a baunilha e o creme de leite e misture bem.

Reserve e deixe esfriar.

Montagem: Preencha as tortinhas com

o creme em temperatura am-biente. Com a ajuda de um saco de confeitar ou uma colher, faça uma pitanga com o chantilly e decore com os morangos. Para finalizar, passe a geleia de brilho.

Page 16: Jornal Ponto Final ed. 721

Ano XV - nº721 - Semana de 12 a 18 de julho de 201216 www.pfinal.com.br