jornal ponto final ed. 707

12
São Bernardo recebe oficinas de jornalismo do Pontão de Cultura P.5 PÁGINA 2 PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 5 PÁGINA 9 PÁGINA 2 PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 10 Ano XIV - nº 707 Semana de 22 a 28 de março de 2012 O desenho e as surpresas no quadro eleitoral do ABC e da Capital PCdoB completa 90 anos Santa Terezinha terá nova rotatória Senac celebra 50 anos em Santo André Hip Hop invade Santo André Escola de Mauá passa por reforma Desemprego cai Inflação reduz Evento conta com 200 expositores, espécies de flores nacionais, estrangeiras, híbridas, micros, plantas exóticas e botânicas, em Santo André. Página 8 Opinião Festival de Flores Neste domingo (25) Santo André se torna palco do “Hip Hop Paz e Ação”, evento musical que conta com a participação de grandes nomes do Rap nacional. Reformas começam já este mês. Orçamento de cerca de R$ 212 mil foi cedido pelo governo do Estado. A taxa de desemprego do mês de fevereiro fechou em 5,7%, o menor resultado para o mês desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 diminuiu para 0,25% em março. Neste domingo (25) o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a mais longeva organização política do País, completa nove décadas de existência. Levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec) revela que o consumidor desembolsa mais da metade do valor do produto em tributos. Página 4 Com a reforma da Praça Rui Barbosa, no bairro Santa Terezinha, em Santo André, a Avenida Vieira de Carvalho ganhará uma rotatória. Instituição de ensino chegou ao ABC em 1962 e hoje oferece diversos cursos que vão desde o nível técnico até pós-graduação. Artigos de Páscoa têm até 54% de seu preço em impostos Cidadania e diversão Valmir Franzoi/PMSBC Cidade de Lego, montada em São Bernardo, ensina crianças sobre o trânsito de maneira lúdica e divertida. Página 5 Dia Mundial da Água O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março. A data tem como objetivo principal a conscientização e elaboração de medidas para a conservação dos recursos hídricos do planeta. Para exaltar a importância da preservação, o Ponto Final traz à seus leitores reportagens especiais tratando do tema. Páginas 6 e 7 SXC

Upload: jornal-ponto-final

Post on 24-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Ponto Final

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ponto Final Ed. 707

São Bernardo recebe oficinas de jornalismo do Pontão de Cultura P.5

PÁGINA 2

PÁGINA 5

PÁGINA 4

PÁGINA 5

PÁGINA 9

PÁGINA 2

PÁGINA 3

PÁGINA 4

PÁGINA 10

Ano XIV - nº 707 Semana de 22 a 28 de março de 2012

O desenho e as surpresas no

quadro eleitoral do ABC e da Capital

PCdoB completa 90 anos

Santa Terezinha terá nova rotatória

Senac celebra 50 anos em Santo André

Hip Hop invade Santo André

Escola de Mauá passa por reforma

Desemprego cai

Inflação reduz

Evento conta com 200 expositores, espécies de flores

nacionais, estrangeiras, híbridas, micros, plantas

exóticas e botânicas, em Santo André. Página 8

Opinião

Festival de Flores

Neste domingo (25) Santo André se torna palco do “Hip Hop Paz e Ação”, evento

musical que conta com a participação de grandes nomes

do Rap nacional.

Reformas começam já este mês. Orçamento de cerca de R$ 212 mil foi cedido pelo

governo do Estado.

A taxa de desemprego do mês de fevereiro fechou em 5,7%,

o menor resultado para o mês desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Amplo – 15 diminuiu para 0,25% em março.

Neste domingo (25) o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a mais longeva organização política do País, completa nove décadas de existência.

Levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec) revela que o consumidor desembolsa mais da metade do valor do produto em tributos. Página 4

Com a reforma da Praça Rui Barbosa, no bairro Santa Terezinha, em Santo André, a Avenida Vieira de Carvalho

ganhará uma rotatória.

Instituição de ensino chegou ao ABC em 1962 e

hoje oferece diversos cursos que vão desde o nível técnico

até pós-graduação.

Artigos de Páscoa têm até 54% de seu preço

em impostos

Cidadania e diversão

Valmir Franzoi/PMSBC

Cidade de Lego, montada em São Bernardo, ensina crianças sobre o trânsito de maneira

lúdica e divertida. Página 5

Dia Mundial da ÁguaO Dia Mundial da Água é

celebrado anualmente em 22 de março. A data tem como objetivo

principal a conscientização e elaboração de medidas para a

conservação dos recursos hídricos do planeta. Para exaltar a

importância da preservação, o Ponto Final traz à seus leitores reportagens especiais tratando

do tema. Páginas 6 e 7

SXC

Page 2: Jornal Ponto Final Ed. 707

Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 20122 www.pfinal.com.br

O Jornal Ponto Final é uma publicação da CABB Editora S/C Ltda. É distribuído gratuitamente aos usuários do sistema de transporte coletivo de São Paulo e do ABC. As matérias assinadas ou tarjadas não expressam a opinião do jornal.

O Ponto Final quer publicar a sua opinião. Mande o seu artigo para o e-mail: [email protected].

Jornalista ResponsávelCarlos A. B. Balladas RedaçãoEduardo Kaze | Carla Guedes FerreiraNilton CarvalhoAgência BrasilEditoração e Arte FinalElaine Bosso Luz | Diego VisachiInfográficosGraffo

Sede PrópriaAv. Utinga, 413 Vila MetalúrgicaSanto André - SP - CEP:09220-610Tel.: (11) 4463-3222 - 4463-3144 [email protected]@pfinal.com.br

O Ponto Final é o jornal semanal gratuitode maior tiragem do interior

do Estado de São Paulo.

Leia também no portal www.pfinal.com.br

Opinião

Por Carlos A. B. Balladas

O desenho e as surpresas no quadro eleitoral do ABC e da Capital

Estágio

Advocacia Geral da União

Trainees

Lojas Renner

40vagas

ADP Brasil

A empresa ADP Brasil, especia-lizada em soluções de recursos humanos e folha de pagamento, oferece mais de 40 vagas nas áreas de vendas, gerenciamento de negócios, gerenciamento de contas estratégicas, departamento pessoal, treinamento, implanta-ção, tecnologia da informação (TI), entre outras. Os interessados devem se cadastrar até o mês de abril no portal www.adp.com.br, na opção trabalhe conosco.

O Centro de Integração Em-presa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cadastro reserva, que irá contratar estagiários para atuar na Advocacia Geral da União (AGU), em todo o Brasil. As vagas são para alunos com escolaridade a partir do 1º ano do ensino médio, educação de jovens e adultos/ supletivo de nível médio e estudantes do 4º semestre de diversos cursos do ensino superior. As inscrições vão até 28 de março, às 17h, no portal www.ciee.org.br, onde consta o edital com mais informações. O candidato deve indicar a cidade na qual deseja realizar o estágio.

A rede Renner está com ins-crições abertas, até 19 de abril, para o Programa de Trainees, que visa formar 73 futuros líderes na empresa. Os candidatos precisam ter identificação com o varejo de moda, dinamismo, saber trabalhar em equipe e disponibilidade para mudanças e viagens. O treina-mento ocorre durante um ano, sendo seis meses em Porto Alegre e outros seis meses em uma das lojas da rede no país ou na sede administrativa, na capital gaúcha. As inscrições devem ser feitas no portal www.traineerenner.com.br ou nas redes sociais Facebook: www.facebook.com/traineeren-ner e Twitter: www.twitter.com/traineerenner.

Concursos abertos: O Jornal Ponto Final publica em todas as suas edições concursos públicos. Além destes publicados nesta edição, há muitos outros ainda com inscrições abertas. Acesse o portal do Ponto Final na internet (www.pfinal.com.br), em Edições Anteriores, sempre na página 2 do jornal.

Oportunidades de Trabalho

O desenho do quadro eleitoral está praticamente definido no ABC e em São Paulo.

Os candidatos, neste momento, procuram aliados para fortalece-rem suas campanhas e engordar o horário destinado à propagan-da eleitoral na TV; isto no caso da Capital. Cada segundo vale uma fortuna. Há partidos que sobrevivem apenas da locação de seu horário no rádio e na TV, não têm participação nos parla-mentos e nos governos, não se interessam em angariar filiados e pouco ou nada mais fazem.

Qual o fato marcante entre as candidaturas do ABC. O PSDB não tem candidatos for-tes nas cabeças das chapas das principais cidades, será apenas coadjuvante.

PTB e PPS com dois candi-datos fortíssimos cada um, se firmam como forças emergentes. O PTB renovado e o PPS com uma força jovem e com gente jovem no timão. O PMDB, em declínio em solo paulista tem em São Caetano do Sul, se atuar com inteligência, a chance de carimbar sua marca no ABC no mapa que advém das urnas. Em Mauá, a candidata peemedebista, mesmo levando um nome de tradição, enfrenta dificuldades em conseguir aliados, mas pode ser a surpresa, já que o PT tem dificuldades em conversar com prováveis aliados.

Surpresa pode surgir em Santo André, já que os ataques entre PTB e PT avolumam e ganham intensidade. Os dois partidos podem se distrair com tal tática e deixar uma terceira candidatura, que pode ser a do PDT, a ganhar musculatura e tornar-se uma surpresa, como a que ocorreu em 2008 com a candidatura petebista.

Em São Paulo, todos os partidos, com exceção do PSDB, lógico, só têm uma preocupação: como derrotar José Serra. Este, mesmo tendo assinado documento no qual afirmava que não renunciaria ao mandato de prefeito, não sabendo o nome correto do pais que pre-tendia governar, fazer questão de ser frio e antipático, lidera todas as pesquisas de intenção de voto na capital.

Apesar de estarem com uma mão na chave da Prefeitura de São Paulo, os tucanos passam por um momento de inflexão, de reposicionamento da sigla, depois de três derrotas para a Presidên-cia. Apesar de governarem vários estados, terem bancadas fortes em assembleias e no Congresso, os sociais democratas ainda não encontraram um mote que encante o brasileiro. E temas não faltam. Eles devem obser-var melhor a socialdemocracia europeia que os inspiraram para a criação do PSDB aqui em solo tupiniquim.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Cooperativa de Trabalho na Área de Psicologia Coop Mutua-Ação convoca a todos os

associados cooperados para Assembléia Geral Ordinária, que será realizada em sua sede, localizada na Rua Jaguari, 75 casa 01 no bairro Jardim, em Santo André em 27 de março de 2012 em primeira convocação às 18:00 horas, cuja instalação dependerá do quórum de 2/3 dos associados em pleno gozo dos direitos sociais, em segunda convocação às 19:00 horas, cuja instalação dependerá do quórum de metade mais um dos associados e em terceira e última convocação, às 20:00 horas, cuja chamada de um quórum mínimo de 10 pessoas (dez associados) para deliberar as seguintes pautas: 1) Prestação de contas; 2)Eleição e posse dos Conselhos: Fiscal e Ética; 3) Outros assuntos de interesse social relacionado com a ordem do dia.

A cooperativa é composta atualmente de 10 cooperados.Os representantes legais da Mutua-Ação.

Partido Comunista do Brasil é a organização política mais longeva do País

Comunismo nacional completa 90 anosNeste domingo (25) o Par-

tido Comunista do Brasil (PCdoB), a mais longeva

organização política do País, com-pleta 90 anos de existência. Em homenagem a ocasião, o Comitê Municipal de Santo André do PCdoB realiza uma Sessão Solene, quarta-feira (28), às 19h30, no Ple-nário da Câmara Municipal (Praça IV Centenário).Fundado em 25 de março de

1922, sob princípios socialistas e com foco predominante na classe trabalhadora, o partido já agregou nomes de peso como Astrojildo Pereira, Luiz Carlos Prestes e João Amazonas. Hoje, segundo o presidente do

comitê andreense, Antonio Renan Arrais (foto), o partido vive tempos promissores. “No momento o parti-do está em franca expansão, tanto no número de filiados quanto em sua existência política. Na Câmara Municipal de Diadema, por exem-plo, o presidente Laércio Soares

é filiado ao PCdoB há bastante tempo. Na cidade de Santo André, existem 1500 filiados, ou seja, já é um partido de porte médio para grande. Historicamente, ainda em Santo André, militantes do partido foram precursores do atual movimento sindical. No Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André um dos fundadores foi militante no partido (Marcos Andreotti)”, exemplifica.

Divulgação

Page 3: Jornal Ponto Final Ed. 707

3www.pfinal.com.br Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 2012

Rápidas

Consumo

Sexo

Aposentadoria

O Índice de Intenção de Consu-mo das Famílias (ICF), pesquisa mensal da Confederação Nacio-nal do Comércio de Bens, Servi-ços e Turismo (CNC) divulgada na terça-feira (20), registrou em março queda de 3,8%, situando-se em 135,6 pontos, na comparação com o mês anterior. Na compa-ração anual, no entanto, o ICF apresentou variação positiva de 0,9%, o que, segundo a pesquisa, mostra uma visão otimista em relação ao futuro da economia.

O Ministério da Saúde começa a distribuir em maio o primeiro lote dos 20 milhões de preservativos femininos que serão entregues ao longo do ano. As populações prio-ritárias serão definidas de acordo com critérios de vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissí-veis (DST), incluindo a aids e as hepatites virais. No público-alvo, de acordo com a pasta, estão pro-fissionais do sexo, mulheres em situações de violência doméstica e/ou sexual, pessoas com HIV/aids, usuárias de drogas e seus parceiros e pacientes com DST.

Pessoas com deficiência po-derão se beneficiar de uma contribuição menor para a Previdência Social. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou na terça-feira (20) projeto permite que pesso-as com deficiência, filiadas ao Regime Geral de Previdência Social, se aposentem mais cedo. De acordo com a proposta (PLC 40/2010), o tempo de contribui-ção vai variar de acordo com o tipo de deficiência: leve (30 anos, no caso de homem e 25, mulher), deficiência moderada (27, homem e 22, mulher) e deficiência grave (25 anos, homem e 20, mulher).

Projeto prevê a construção de uma rotatória da Avenida Viera de Carvalho

Praça Rui Barbosa passa por reforma

Aidan Ravin, padre Jorge Wasilewski e José Ricardo discutem melhorias

Divulgação

Antiga solicitação dos moradores do bairro Santa Terezinha, em

Santo André, a praça Rui Bar-bosa enfim, começa a ser re-formada. O projeto prevê a construção de uma rotatória da Avenida Viera de Carvalho, implantação de academia ao ar livre e revitalização da área. Neste domingo (18), o vereador José Ricardo (PSB) e o prefeito Aidan Ravin (PTB) foram ao local, onde se reuniram com moradores e fizeram um ato simbólico para abertura das reformas.Acompanhados pelo padre

da paróquia Santa Teresinha, Jorge Wasilewski, José Ricardo e Aidan Ravin ouviram os re-latos de munícipes quanto aos problemas com insegurança e degradação do local. “Acredito que essa praça (após as refor-mas) trará uma fase comple-tamente diferente para os mo-radores de Santa Teresinha”, disse o chefe do Executivo.

Com início das obras, José Ri-cardo avalia que o local atenderá aos anseios da comunidade. “Ao longo desses meses, fizemos in-dicações, reuniões na Prefeitura e abaixo-assinados pela reforma da Praça Rui Barbosa, pois é

uma solicitação dos munícipes e podemos transformar esse lu-gar em ambiente familiar e que disponibilize lazer e segurança para todos. Portanto, essa é uma conquista de todos nós”, afirmou.

SBC é a melhor cidade da região em gestão fiscalSão Bernardo é a cidade do ABC

mais bem cotada no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), classi-ficando-se em 11º no Ranking Estadual (RE) e 23º no Ranking Nacional (RN). Santo André vem em seguida, em 23°no estadual e 65° no nacional. Ribeirão Pires é a 29° no RE e a 85° no RN. São Caetano ocupa a 70° posição esta-dual e 321° nacional. Rio Grande da Serra é a 246° no RE e 1371° no RN. Mauá e Diadema estão na lanterna, respectivamente como a 465° e 525°no RE, e 2775° e 3478° no RN.O IFGF varia entre 0 e 1. Quanto

mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em ob-servação. O objetivo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) ao desenvolver o índice é estimular a responsabilidade administrativa, por meio de indi-cadores que possibilitem o aper-feiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos.

PT de Santo André recebe primeira adesão partidária

O Partido dos Trabalhadores (PT) firmou sua primeira parceria na corrida ao comando da Prefei-tura de Santo André, a ser definido nas eleições deste ano. O PSDC

(Partido Social Democrata Cristão) declarou oficialmente apoio ao pro-grama de governo petista. O anún-cio foi realizado nesta quinta-feira (22), na sede do PSDC andreense.

Deputado estadual Carlos Grana (PT), ao lado do presidente o PSDC, José Maria Eymael

Divulgação

Page 4: Jornal Ponto Final Ed. 707

Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 20124 www.pfinal.com.br

Por Cícero Martinhapresidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

O futuro das nossas crianças

Nossos meninos e meninas estão cada vez mais atualizados. Basta alguns minutos com um computador e já entendem de tudo e nos ensinam coisas que nunca imaginávamos ser capazes de aprender.

Mas para que nossos jovens tenham acesso ao computador, nós que bata-lhamos ainda com velhas ferramentas, que estranhamos os celulares que usamos, temos que ir até a loja, com-prar os equipamentos modernosos para que nossos meninos e meninas tenham uma chance mínima para treinar seus novos atributos sociais.

Uma criança sem acesso digital é praticamente analfabeta. Nós, pais, sabemos disso. Daí o nosso esforço que já foi percebido pelas agências de propaganda que nos bombardeiam o dia inteiro com ofertas de computadores, laptops, ipads e outros bichos.

Os políticos oportunistas também já perceberam que esse acesso à tecnologia faz parte de nossas preo-cupações. E começam a incluir nos seus discursos a escola digitalizada, um computador por aluno. Chegam até mesmo a oferecer tablets.

Uma pena tratarem com tanta ir-responsabilidade uma necessidade vital para a construção do futuro de nossas crianças. E o que teme-mos é a reprodução mais uma vez do fosso que separa os filhos das famílias abastadas, que pra-ticamente nascem com um chip

no berço e as nossas crianças que dependem do nosso investimento direto para terem como treinarem suas habilidades com os meios eletrônicos e digitais.

Mas nós temos o que mais interes-sa à elite: votos digitais em massa. E vamos usar esse nosso acesso digital às urnas para impor nossas vontades. Ao longo desse ano vamos conversar com nossos filhos e pedir ajuda deles nos seus relacionamen-tos com os facebooks da vida para nos ajudar a identificar os políticos que têm algum comprometimento com a educação digital.

Juntos e em família, faremos a seleção dos que pretendem ocupar cargos públicos e verifica-remos quais são seus verdadeiros compromissos digitais.

Pois da mesma maneira que não se conseguia alfabetizar crianças na nossa época sem ter acesso aos cadernos e cadernos de caligrafia, hoje em dia, todos são sabedores, inclusive os políticos e candidatos, que sem uma boa infra-estrutura digital, com acesso a bons com-putadores e a redes de internet de banda larga, que excluiremos grandes contingentes de jovens das oportunidades no futuro.

Claro, que essa grande maioria de excluídos serão filhos de tra-balhadores e do lado mais pobre da população. Mas ainda temos tempo de reagir fazendo valer nossa cidadania digital.

Produto que deveria custar cerca de R$ 15 é comercializado a R$ 39,90

Ovos de Páscoa têm 38% do preço composto por tributos

Wilson Dias/ABr

Taxa de desemprego cai em fevereiroA taxa de desemprego do mês

de fevereiro fechou em 5,7%, o menor resultado para o mês desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), implantada em março de 2002. Considerando o resultado de janeiro, que ficou em 5,5%, houve alta. Já em relação a fevereiro de 2011 (6,4%) a taxa diminuiu.Segundo dados divulgados

nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), em fevereiro, os desempregados somaram 1,4 milhão de pessoas.

Prévia da inflação oficial fica menor em marçoO Índice Nacional de Preços ao

Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que funciona como uma prévia da inflação oficial do País diminuiu para 0,25% em março. Um mês

antes, a taxa havia ficado em 0,53% e, em março de 2011, em 0,6%.A pesquisa atribui a desacelaração

à redução da variação de preços nos gastos com educação. De 5,66% em fevereiro, a taxa

relativa ao grupo passou para 0,51% em março.De acordo com dados divulgados

na quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,44%, abaixo do resultado observado no mesmo período de 2011 (2,35%).Nos últimos 12 meses, a alta

acumulada é 5,61%, resultado que também é inferior ao dos 12 meses anteriores (5,98%).

Os ovos de chocolate comercializados no período da Páscoa

possuem 38% de seu preço relacionado a impostos, segun-do a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec). Neste caso, um ovo de chocolate de 375 gramas, custando R$ 39,90, deveria ser comprado por cerca de R$ 15, caso não hou-vesse a incidência tributária. Conforme o levantamento,

em produtos pascais, a colomba tradicional possui 36% de seu preço composto por impostos, já a de chocolate tem 38,68%. O bacalhau, item tradicional nessa época, 43%. Os aprecia-dores de vinho são os que mais desembolsam, e o percentual de impostos é superior a 54% do preço final.

Outros produtos de Páscoa cuja carga tributária é acima de 30% são: Bombom (38%), papel

celofane (35,2%), fita para cesta (34%), laço de fita (34%) e coe-lhinho de pelúcia (30%).

Levantamento foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo

Page 5: Jornal Ponto Final Ed. 707

5www.pfinal.com.br Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 2012

Alunos das redes pública e privada de ensino podem participar

Crianças aprendem sobre trânsito em “cidade” de Lego

Valmir Franzoi/PMSBC

Objetivo é estimular a aprendizagem de maneira divertida

São Bernardo montou uma “cidade” de Lego para ensinar respeito e

cidadania aos alunos, de 3 a 14 anos, das redes pública e particular de ensino. O obje-tivo é contribuir no processo de aprendizagem da criança com o tema “trânsito” de ma-neira mais atrativa, divertida e lúdica. Os dois pro jetos , Minha

Cidade Legal e Cidade para Todos, começaram a funcio-nar na segunda-feira (19), no Centro de Reflexão de Trânsito (CRT). As visitas são restritas às escolas. Para par-ticipar, a instituição de ensino deve fazer o agendamento com o Serviço de Educação para o Trânsito, pelo e-mail educação.transito@saober-

nardo.sp.gov.br ou no telefone 4126-2902. O CRT fica na

Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40, Parque São Diogo.

São Bernardo recebe projeto “Pontão Jornal do Ponto”Os integrantes do Ponto de

Cultura do município de São Bernardo participaram, nos dias 14 e 15 de janeiro, de oficinas de comunicação do projeto ‘Pontão de Cultura Jornal do Ponto’, da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (ADJORI-SP).A iniciativa, oficializada em

convênio com o Ministério da Cultura, oferece aos Pontos de Cultura, por meio de oficinas práticas, as técnicas e os conhe-cimentos básicos para produção de um jornal próprio, que servirá de instrumento de documenta-ção e divulgação das ações e do trabalho cultural realizado.A programação foi acompa-

nhada pelos coordenadores dos Pontos de Cultura estabelecidos no município, com o apoio da Prefeitura Municipal. Os parti-cipantes receberam apostilas gratuitas contendo conceitos básicos de comunicação, jorna-lismo e produção gráfica.Para o presidente da ADJORI/

SP, Carlos Balladas, esta tem sido uma oportunidade valiosa para fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o jorna-lismo impresso. “Vemos que os participantes desenvolvem uma visão mais apurada sobre os fatos”, destaca.

Santo André promove tarde de “Hip Hop Paz e Ação”Neste domingo (25) Santo

André se torna palco do “Hip Hop Paz e Ação”, evento mu-sical que conta com a parti-cipação de grandes nomes do Rap nacional, como Facção Central e Ordem Própria. A atividade é gratuita e ocorre no Parque da Juventude Ana Brandão (Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, s/

nº, Jardim Ipanema), a partir das 13h. Formada em 1989, a Facção

Central é composta pelos músicos Eduardo, Dum-Dum, Moyses e DJ Binho. O grupo Ordem Própria transmite há 14 anos mensagens incentivando o desafio aos limites e a “procura em ser sua própria ordem na busca do progresso e da solidariedade humana”.

Governo do Estado investe R$ 212 mil em escola de MauáA Secretaria da Educação do

Estado de São Paulo investirá cerca de R$ 212 mil na reforma da Escola Estadual Olavo Hansen, localizada no município de Mauá. A unidade, que atende 2,3 mil

alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, passará por obras de manutenção. Serão executados serviços como revisão do telhado, reforma da cobertura e substi-tuição de forros. As intervenções terão início ainda neste mês e devem terminar em até 90 dias.Outras 49 unidades na região

já haviam recebido aporte desde o final do ano passado, totalizan-do aproximadamente R$ 21,1 milhões destinados a obras de melhorias. Ao todo, nos últimos seis meses, foram anunciados investimentos de mais de R$ 320 milhões para prédios escolares em todo o Estado.

Page 6: Jornal Ponto Final Ed. 707

Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 20126 www.pfinal.com.br

Gastos de água na produção devem ser contabilizados no produto final

Num só copo de cerveja, 75 litros de água!Um inocente chopp num

fim de tarde. Pronto! Lá se vão 75 litros de água.

Aquela xícara de café após o almoço são 140 litros para o beleléu. E usar uma camiseta de algodão? São mais 2,7 mil litros de H²O.Surpreso? Pois saiba que isso é

só o começo. Se você é daqueles que acreditam que o problema da água no mundo está vincula-do somente aos longos banhos e ao uso desmedido de torneiras e mangueiras está enganado. No momento da produção de artigos de consumo o gasto é astronômico e alarmante.O levantamento é realizado

pelo portal norte-americano Water Footprint (www.water-footprint.org). No espaço virtual, o internauta pode, além de verificar diversos produtos e o relativo gasto de água para sua fabricação, acompanhar como os países têm se comportado em relação ao desperdício do líquido precioso.O número é atingido por um

cálculo simples: o volume de água potável gasto na produção de mercadorias e serviços con-sumidos pelo total de habitantes do país, somado à água utiliza-da nos produtos importados, subtraindo a que serviu para os exportados.No Brasil, por exemplo, cada

pessoa gasta anualmente 70 mil litros de água com necessidades domésticas. Pouco, se compa-rado à Austrália, onde cada

habitante escoa pelo ralo 341 mil litros por ano – uma incrível ostentação se pensarmos que na Etiópia a média de consumo doméstico por indivíduo é de 2 mil litros anuais. Mas o consumo doméstico é

mínimo. Para se ter ideia, ao consumir produtos agrícolas cada habitante brasileiro gasta, indiretamente, 1.155 milhão de litros de água todo ano. Produtos industriais, 51 mil litros por ca-beça. Em artigos importados, so-

mada a agricultura e a indústria, outros 105 mil litros (87 mil na primeira e 18 mil no segundo). No total, cada brasileiro custa anualmente 1.381 milhão de litros d água ao planeta. Confira no infográfico alguns

produtos e o quanto cada um consome de água na produção.

ReúsoOs dados acima, evidentemen-

te, levam em consideração o consumo bruto de água. Hoje,

muitas empresas e administra-ções públicas, preocupadas com o meio-ambiente, têm praticado uma modalidade relativamente nova no mundo: a água de reúso. É o caso da Aquapolo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pela Foz do Brasil, empresa de engenharia ambien-tal da Organização Odebrecht.A água de reúso, neste caso,

Especial

não se destina ao consumo hu-mano, mas a aplicações indus-triais. O material é proveniente do esgoto tratado e pode ser uti-lizado para geração de energia, resfriamento de equipamentos, limpeza de ruas e praças e vários outros processos industriais.Cada litro de água reutilizado

corresponde a um litro de água disponível para o abastecimento público, segundo informações do portal www.aquapolo.com.br.

ProcessoO processo de transformação

do esgoto tratado em água de reúso começa a partir de tra-tamento preliminar, passando por filtros de discos, que retêm os materiais sólidos de maiores diâmetros.Depois de filtrados, os efluentes

são direcionados ao TMBR (Ter-tiary Membrane Bio Reactor), para o tratamento biológico. Nessa etapa ocorre a remoção de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica, por meio de proces-sos anóxicos (sem a presença de oxigênio) e aeróbios (com a presença de oxigênio). O que resta, então, é bombeado para 63 módulos de membranas de ultrafiltração, responsáveis por reter os sólidos e bactérias restantes.Ao final de todo o processo

aplica-se cloro com o objetivo de desinfetar a água, que, nesse estágio, já estará pronta para bombeamento às indústrias por meio de uma adutora específica.

Billings é tema de debate no mês de comemoração do Dia Mundial da Água

O Centro de Referência em Saneamen-to Ambiental do Semasa promove, até 28 de março, um ciclo de debates sobre a preservação de áreas de mananciais cujo destaque é a represa Billings. A programação, que começou nesta

semana, continua na próxima terça-feira (27), quando o coordenador de programas ambientais do Desenvolvimento Rodoviá-rio S.A. (Dersa), Luis Fernando Rego, e o di-

retor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, irão abordar estudos sobre o impacto ambiental em áreas de manancial e a recuperação da Billings. O encerramento ocorre em 28 de março,

com a apresentação de planos de recupe-ração das bacias hidrográficas que serão discutidos pelo engenheiro e assessor da diretoria metropolitana da Companhia de

Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp), Claudionor Gabas, e pelo geógrafo e diretor da Ackermann Consul-toria Ambiental, Márcio Ackermann.A ideia do encontro gratuito é receber

gestores públicos, ambientalistas, estu-dantes e pesquisadores para um debate sobre a importância da preservação da represa Billings. As inscrições estão sen-do feitas no portal www.semasa.sp.gov.br.

Page 7: Jornal Ponto Final Ed. 707

7www.pfinal.com.br Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 2012

Apesar de passar por tratamento, água que chega às residências necessita de cuidados

Como ter água de melhor qualidade em casa

Negócios e água: economia é a nova tendência do mercadoDadas as circunstâncias, talvez

seja a hora de empresário e em-preendedores considerarem a redução do desperdício de água não só pelo viés ecológico, mas também de mercado. Artigos produzidos de acordo com as necessidades do planeta e sua preservação têm ganhado cada vez mais espaço entre os con-sumidores. Neste sentido, o uso coerente dos recursos hídricos pode influenciar diretamente na imagem da empresa. Confira abaixo alguns tópicos de risco a serem levados em conside-ração, segundo o portal Water Footprint.

Risco físico: cada vez mais as empresas podem enfrentar escassez de água doce em sua cadeia de fornecimento ou ope-rações próprias. Estar à frente na prdução com pouca água pode ser um nicho de mercado no futuro.

Risco de reputação: a ima-gem corporativa de uma em-presa vai ser danificada quando surgem dúvidas entre o público sobre se a empresa aborda adequadamente questões de consumo de água sustentável e equitativo.

Risco regulatório: a in-terferência governamental e regulamentação na área do uso da água, sem dúvida, au-mentará exponecialmente nos próximos anos. Se adiantar nessas questões ajudará a reduzir e se livrar das dores de cabeça que virão.

Risco financeiro: significa o aumento de custos, além de recursos reduzidos. Porém, os riscos podem se transformar em uma oportunidade para as empresas que proativamente responder ao desafio da escas-sez de água.

Depois de passar horas dentro de uma estação de tratamento, a água

torna-se potável e poderia ser consumida direto da torneira, se não fossem as variantes que podem ocorrer no caminho até a casa do consumidor. O moti-vo: a rede de distribuição pode sofrer quebra e infiltração, se a época for de excesso de chuvas, a água que chega escura às estações de tratamento terá mais componentes químicos nas residências, sem falar da ocasional ferrugem em enca-namentos.O consumo de água não trata-

da pode causar diversas doen-ças, como diarreia e amebíase. A utilização de água com excesso de cloro e sujeira pode danificar equipamentos, manchar roupas, além de outros prejuízos. Confi-ra algumas dicas para preservar a saúde tanto física, quanto de equipamentos e utensílios.

Água para beberPurificador elétrico ou filtro de

torneira? Essa é uma pergunta que todo mundo se faz quando decide comprar um filtro. Mas saiba que são as funções dos elementos filtrantes e o grau de filtração que garantem a eficiência do produto. Características e infor-mações que o consumidor pode obter na embalagem do produto e selos do Inmetro. A água para beber é mais pura quando se tira o excesso de cloro utilizado nas estações de tratamento. Para isso, o mais indicado são os filtros que têm o carvão ativado como elemento filtrante. Na hora de comprar, fique atento à in-formações sobre a eficiência de remoção do cloro. Os filtros para decloração possuem as seguintes classificações, estabelecidas pelo Inmetro, que diferenciam sua eficiência de filtração: Classe C-I (acima de 75%); C-II ( 74,9 a 50%); C-III (49,9 a 25%).

Caixa d água Nem todo mundo sabe, mas

existem filtros para serem instalados na caixa d´água ou próximos ao hidrômetro. São os chamados Filtros de Ponto de Entrada, que fazem uma filtração inicial da água que vem da rua, e retém partículas de sujeira, contribuindo para a redução de entupimento nas tubulações, evitando sucessivas limpezas da caixa d´água. O filtro precisa ter boa resistência à pressão hidráulica, em geral entre 40 a 60 mca (metros por coluna d´água). Outro ponto que o consumidor precisa ficar atento é quanto à reposição do elemento filtrante, que deve ser feita de forma periódica. O indicado é a troca ser realiza-da a cada seis meses, ou num tempo menor, de acordo com a redução da vazão da água, em virtude do excesso de sujeira presente na água.

Máquinas Equipamentos que utilizam

água em seu funcionamento também sofrem danos com o excesso da sujeira. Além de da-nificar os eletrodomésticos, eles prejudicam a lavagem de louças em máquinas, e pode prejudicar as roupas. É comum que elas saiam manchadas da máquina de lavar e, embora o consumidor imagine que o sabão ou detergen-te líquido não foram eficientes é a ferrugem encontrada na água que causam as manchas encontradas após o processo de lavagem. A solução é a utilização de um filtro de sedimentos, res-ponsável por barrar a ferrugem, mas que possua vazão suficiente para atender a demanda de água limpa para o equipamento (indicado 900l/h e 05 micra de filtração). A instalação desse filtro deve ser feita no ponto de uso, antes da água entrar na máquina para o processo de lavagem.

180Litros

Banho de 45 minutos

25Litros

Escovar os dentescom a torneira aberta

46Litros

Torneira pingando durante um dia

20Litros

Dar a descarga uma única vez

Desperdício:

Page 8: Jornal Ponto Final Ed. 707

Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 20128 www.pfinal.com.br

Eventuais mudanças nos dias e horários dos eventos divulgados na Agenda são de

responsabilidade dos respectivos estabelecimentos que os promovem.

AgendaMÚSICA

TEATRO

INFANTIL

EXPOSIÇÃO

Santo André GRÁTIS Orquestra Sinfônica de

Santo André – Com o regente Carlos Moreno, a orquestra executa Tchaiko-vsky (Abertura 1812) e Shostakovich (Sinfonia nº 6). Dia 31/3, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André, Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André. Tel.: 4433-0789.

São Bernardo GRÁTIS Tributo a Helena Mei-

relles com Milton Araújo – A grande dama da viola recebe uma homenagem de seu sobrinho Milton Araújo, que é músico, arranjador, compositor e intérprete. Dia 24/3, às 17h, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, Avenida Caminho do Mar, 2.980, bairro Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.

GRÁTIS Karina Fiorentino - A cantora, natural de São Bernardo, apresenta o show “Abre Alas”, uma homenagem às compositoras brasilei-ras, como Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga, Joyce, Fátima Guedes e Rosa Passos. Um verdadeiro panorama musical brasileiro pelo olhar feminino. Dia 25/3, às 16h, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, Avenida Caminho do Mar, 2.980, bairro Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.

LIVRO

Cinema

CDNação Zumbi Ao Vivo no Recife

Show que celebra os 20 anos de uma das bandas mais impor-tantes e criativas do cenário atual brasileiro. Gravado no Marco Zero, Recife, o concerto traz as participações da banda Paralamas do Sucesso, o músico Siba (ex-Mestre Ambrósio) e Fred Zero Quatro (líder do grupo Mundo Livre S/A). Destaque para “Cordão de Ourto”, trilha sonora do filme Besouro (2009).

Sete Dias com MarilynMichelle Williams

(indicada ao Oscar de Melhor Atriz) interpreta a musa Marilyn Monroe na história ambienta-da no período de gravação do filme O Príncipe Encantado, no final dos anos 50. Após o companheiro da bela atriz deixar a Inglaterra por uma semana, a separação momentânea abre cami-nho para um romance de sete dias entre a estrela de Hollywood e o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne). Estreia nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira (23).

A geração superficial: o que a internet está fazendo com nossos cérebros

A tempestade de infor-mações disponibilizada na internet e os novos hábitos provocados pela popularização dessa fer-ramenta são questio-nados pelo jornalista Nicholas Carr. Por meio de um ensaio bem es-truturado, o autor traça um panorama da situação atual dos leitores, baseado na poluição de dados veiculados na web. Além disso, o autor destaca que é necessário ter foco, mesmo sob toda essa turbulência. Carr também aborda os rumos da literatura na era digital. Autor: Nicholas Carr; editora: Agir; páginas: 384; preço (sugerido): R$ 49,90.

MúsicaSanto André

Norberto da Silva/PMSA

GRÁTIS – O evento vai contar com 200 expositores de diversas regiões de São Paulo, que irão apresentar espé-cies nacionais, estrangeiras, híbridas,

São CaetanoGRÁTIS Oficina - O ParkShopping

São Caetano preparou uma oficina de cakepops para celebrar a Páscoa. O evento irá ensinar crianças a decorar bolinhos no palito, em um cenário com aproximadamente 100 m². Para participar, as crianças receberão um avental e um chapéu de mestre cuca e ajudarão o coelho da Páscoa a fazer os cakepops. Serão atendidas 24 crianças simultaneamente, a cada 30 minutos. De 30/3 a 8/4, das 13h às 20h (diaria-mente), na Praça de Eventos - Piso São Caetano (L1 - Térreo), no ParkShopping São Caetano, Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul. Tel.: 4003-4174.

São Bernardo O Príncipe Dragão - História de uma

princesa que se faz passar por cavaleiro para proteger o reino de seu pai. Demons-trando a força e coragem das mulheres em uma história recheada de aventuras. Com Angela Oliveira, do Grupo Na onda das palavras navegue nas histórias. Dia 28/3, às 14h30, na EMEB Ondina Ignês de Oliveira, R. Cândido José Casa, 177, Jardim Claúdia. Tel.: 4109-2977.

O rei e o herói - Uma das mais conhecidas fábulas de Esopo, sobre um pequeno e frágil ratinho que aju-da a salvar o maior e mais poderoso dos animais. Dia 31/3, às 16h30, na Associação de Moradores do Parque Havaí, R. Rio Azul, 80. Tel.: 3424-4820.

Santo AndréLuis Antonio - Gabriela - O diretor

Nelson Baskerville conta a história de seu irmão Luis Antonio, homossexual, que desafiou as regras da família con-servadora e partiu para a Espanha sob o nome de Gabriela. O espetáculo foi in-dicado pela revista Bravo como melhor espetáculo de 2011, foi também eleito o melhor de 2011 pela APCA e neste prêmio recebeu indicações em mais 2 categorias. Dias 24 e 25/3, às 20h, no Sesc, R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

São Bernardo Dom Casmurro - Peça baseada

no clássico de Machado de Assis. O protagonista Bentinho, que também é o narrador, informa que Capitu o traía. Com Cia Realce. Adaptação e direção: Rick Von Dentz. Com Zeca Beline, Mateus Menezes, Augusto Valente, Lia Campos, Gizele Comunello, Priscila Galan, Du Camargo e Rogério Oliveira. Dias 28, às 20h, e 29/3, às 10h, no Te-atro Lauro Gomes, Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483.

Terra Devoluta - A peça retrata o uni-verso rural de uma família descendente de italianos, mesclando momentos de misticismo com manifestações folclóricas. O filho alcoólatra tranca a mãe dentro de casa para que ninguém a veja, e com isso cria um cativeiro doméstico. Ali, sem contato com o mundo externo, ela se transforma em confidente de seus segre-dos, mágoas, frustrações e sonhos não realizados. Dia 25/3, às 20h, no Teatro Elis Regina, Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-3479.

São PauloA Árvore Seca - A trajetória do nas-

cimento à velhice, de uma mulher do sertão nordestino, é abordada no texto de Alexandre Sansão, inspirado na poética do cordel. Em versos rimados, a personagem conta a odisséia de sua vida, em que a beleza e a felicidade são extraídas de pequenos momentos de um cotidiano amargo. Dias 24 e 31/3, às 19h30, no Sesc Ipiranga, R. Bom Pastor, 822. Tel.: 3340-2000.

[email protected] - Com o Grupo Parlapatões. Texto: Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer. Tradução: Barbara Heliodora. Dire-

Santo AndréGRÁTIS Santo André, Retratos

da Cidade - Composta por 13 painéis contendo 250 fotografias que apresentam imagens da cidade desde o início do século 20 até os dias atuais. Até 31/3, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, aos sábados, das 9h às 14h30, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Ar-mando Gaiarsa, R. Senador Fláquer, 470, Centro. Tel.: 4438-9111.

São BernardoGRÁTIS Exposição Fotográfica

Itinerante de Crianças e Adoles-centes Desaparecidos – O saguão do Paço Municipal de São Bernardo recebe a mostra que visa chamar a atenção e sensibilizar a sociedade e o poder público para o delicado tema. Até 26/3, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

39º Festival de Flores de Santo André

micros, plantas exóticas e botânicas. Dias 30, 31/3 e 1/4, das 9h às 17h, no Parque Prefeito Celso Daniel, Avenida Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim.

ção: Emílio Di Biasi. O espetáculo, que abarca a obra completa de William Shakespeare em versão abreviada, é uma remontagem do grande sucesso de 1998, que projetou o grupo no cenário nacional e agora celebra os seus 20 anos. Dias 29, 30 e 31/3, às 21h, e 1/4, às 18h, no Sesc Ipiranga, R. Bom Pastor, 822. Tel.: 3340-2000.

Page 9: Jornal Ponto Final Ed. 707

9www.pfinal.com.br Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 2012

INSS

Ligue e agende um horárioFazemos análise gratuita

R. Campos Sales, 675 - cj. 03 - Centro - Sto. André

NOVA REVISÃO DE BENEFÍCIO BASEADA NO NOVO TETO

DE R$1.081,50 PARA R$1.200,00,EM 1998

4438-7535

Aposentadoria adquiridas antes de 1998

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

Conversa com a Presidenta

Surian F. de Almeida, 16 anos, estudante – Qual é a meta do governo para os trabalhadores de baixa renda?

Presidenta Dilma – Surian, nós temos implementado várias políticas para elevar a renda dos brasileiros que ganham menos, buscando trans-formar o Brasil num país de classe média. Adotamos uma política de valorização do salário mínimo, que, desde o início do governo Lula, já aumentou 66% acima da inflação. Criamos, em outubro, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para oferecer 8 milhões de vagas no ensino profissionalizante aos nossos jovens e trabalhadores até 2014. Com o Crescer – Programa Nacional de Microcrédito, reduzimos os juros do microcrédito para 8% ao ano, ga-rantindo recursos em condições mais adequadas para que mais pessoas possam abrir seus próprios negócios. Criamos ainda o Brasil sem Miséria, para retirar 16,2 milhões de brasi-leiros da pobreza extrema. E temos adotado todas as medidas necessá-rias para garantir a continuidade do crescimento econômico, que gera empregos, o que é fundamental para que os trabalhadores tenham salários cada vez melhores. Os resultados das nossas ações são animadores. Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas há duas semanas, 40 milhões de pessoas foram incorporadas à classe média entre 2003 e 2011, e somente em 2011 a pobreza caiu 7,9%.

Vanessa França Vilela, 58 anos, corretora de imóveis – Há licitação para a construção de rodovias, mas não existe a garantia da qua-lidade da obra, que mal é concluí-da e já apresenta defeitos graves. Muitas vezes são contratados por 15 cm de asfalto e eles colocam só 5 cm. Que Dnit é esse que não fiscaliza nada?

Presidenta Dilma – As cons-trutoras são obrigadas por lei a entregar as obras com a qualidade especificada no contrato. Quando o trabalho é mal executado, Va-nessa, as empresas são obrigadas a corrigir as falhas, como ocorreu, por exemplo, com a BR-174-RR, com a BR-101-Nordeste, e agora com a BR-364-AC, que está sendo refeita. Para evitar a ocorrência desses problemas, o Dnit está intensificando a fiscalização. O órgão está sendo mais rigoroso quanto à notificação das empresas, que podem ser multadas e serem declaradas inidôneas, o que impede que venham a firmar novos contra-tos com a administração federal. Está em fase de conclusão no Dnit uma revisão do modelo de con-tratação das empresas que fazem a supervisão de obras, para que o órgão possa ser mais exigente em relação ao produto final. Quanto às camadas de asfalto, o pagamento do serviço só é feito após a retirada de amostras para comprovar a real espessura. Essas amostras ficam à disposição dos órgãos de controle e fiscalização.

Instituição oferece 30% das vagas de cada curso para bolsistas

Senac Santo André celebra 50 anosO Senac Santo André come-

mora nesta semana 50 anos de existência. A instituição,

localizada na Rua Ramiro Colleoni, re-gião central da cidade, começou com cursos voltados ao comércio e atual-mente oferece diversas possibilidades, com destaque para pós-graduação. “Hoje temos uma proposta mais diversificada e ampliada”, explica a gerente da unidade Senac Santo André, Glau Furlan.

Ao longo dos últimos anos, a insti-tuição acompanhou o crescimento econômico da região do ABC, proporcionando aos estudantes a capacitação necessária para buscar espaço no mercado de trabalho por conta da variedade de cursos. “Há um reconhecimento da instituição no mundo corporativo porque ofertamos uma programação bas-tante antenada com esse mercado”, destaca a gerente.

Além dos cursos oferecidos, o Senac Santo André também par-ticipa de projetos sociais por meio de parcerias com prefeituras e insti-tuições públicas, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos municípios de Santo André e Mauá. Outra ação que visa ampliar o aces-so ao conhecimento é o programa de bolsa de estudos, oferecido pela instituição. “Em todos os nossos cursos, trinta por cento das vagas são destinadas às pessoas que têm renda de até dois salários mínimos”, diz Glau Furlan.

Expansão A região deve ganhar outra uni-

dade do Senac, prevista para ser inaugurada no início de 2015, no município de São Bernardo. De acordo com a administração da instituição, a unidade de São Ber-nardo vai oferecer cursos que irão compor o programa existente em Santo André, como gastronomia, comunicação e enfermagem.

Page 10: Jornal Ponto Final Ed. 707

Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 201210 www.pfinal.com.br

Betão e Babi d iscutem com Carmem. Babi estranha o com-portamento de Cristal. Uma me-nina no colégio tenta criticar Je-fferson, mas Filipe e Isabela o defendem. Moisés faz um acordo com o dono de uma empresa de transporte. Nelson fica pensativo depois que Ziggy devolve o uniforme que Natália pegou emprestado. Nelson avisa a Betão que ele não poderá mais dormir com a namorada em casa. Natália comenta com Babi que preci-sam de ajuda para cuidar de Cristal. Gabriel aparta uma discussão entre Maria e Kiko.

Carlos e Verbe-na lembram-se do último mo-mento em que estiveram juntos e se abraçam. Fernando finge emoção ao falar com a tia. Melissa ameaça não perdoar Dimas, caso seu sobrinho tenha sido encontrado. Fernando lembra que Carlos precisa fazer o teste de DNA para comprovar seu parentesco com Verbena. Me-lissa recorda a rejeição de Augusto. Carlos cuida de Verbena. Pedro con-ta para Tobias que Carlos foi para o Rio de Janeiro. Gracinha observa o cartão que o jornalista entrega para o irmão. Valéria é obrigada a cortar o cabelo ao chegar ao convento. Dimas e Fernando tentam convencer Me-lissa a aceitar a presença de Carlos para não ser retirada do testamento. Carlos pega um ônibus para a praia, sem perceber que está sendo obser-vado por dois bandidos. Teresa e Deolinda ficam desesperadas com o sumiço de Carlos.

Ar rependida , Vera a f i rma a Silvia e Lucy que convenceu Vitor a se casar com Aline em comu-nhão tota l de bens. Eduardo pergunta a Glau-co o que ele está fazendo no quarto de sua mulher. Amanda diz a Edu-ardo que Glauco é muito mais gentil que ele. Glauco fala a Amanda que saíram os papéis da casa. Amanda conta a Eduardo que vai morar com Glauco. Vitor diz para Aline que quer se separar dela. Ela o amea-ça. Eduardo conta a Heloisa que está voltando para a fazenda, pois Amanda está com outro homem. Ao telefone, Amanda conta a Olavo que não está mais com Eduardo. Aline vai à sala de Olavo e os dois têm uma discussão. Em tom de ameaça, Aline fala ao tio que casou com Vitor em comunhão total de bens. Ela ameaça fazer um escândalo para toda a imprensa. Olavo pede para Aline sair de sua sala. No saguão do hotel, Amanda encontra Eduardo e Heloisa. Ela pergunta o que existe entre os dois. Aline vai ao aparta-mento de Flávio e pede para que ele mande Roni vigiar os passos de Olavo e Amanda. Amanda e Olavo se encontram em restaurante. Roni está à espreita. Frustrado com a própria vida, Michel afirma a Re-gina que está perdido. Olavo conta a Amanda que alguém se passou por ela para fazer aborto. Amanda afirma que foi Aline.

Car los t en ta fazer com que Lucas mude de ideia, mas o ex--companheiro de Andrea se mostra irredutível. Lucas entrega algemas para Carlos e exi-ge que ele mesmo as coloque. O ex--motorista de van conduz Carlos até sua van. Divina decide ir até o banhei-ro e Jaqueline fica sozinha. Raimundo se aproxima e cuida da menina. Juliana se aproxima do ex-namorado e o chama para vigiar os convidados. Jaqueline, que se distraiu com um menino, decide não acompanhá-los e fica sozinha na pista de dança. Ernesto se aproxima de Jaqueline disposto a cortar uma mecha de cabelo da me-nina. Daniel chega ao local e chama pela irmã, mas Ernesto já conseguiu o que queria.

Miguel entrega a Alice uma pulseira que ela teria deixado cair. Alice fica confusa diante da situação. Lucy diz a Pedro que percebeu que ele ainda fica mexido por causa de Alice. Penélope diz para Tomás que eles terão uma conversa séria. Carla ouve Tomás defendê-la para Maria e agra-dece. Diego fala para Roberta que não sabia que o assunto de vampiros era tão importante para ela. Roberta fica frustrada com a reação de Diego.

Maria provoca João e Murilo. João aconselha Murilo a se afastar de Vitória. Ele se preparam para brigar, mas são surpreendidos por Vitória. Bia e Raul se comprometem em ajudar Arturzinho a fazer amigos.

V i cente a f i r -m a q u e s e n -tiu o toque de Claudia em sua pe rna . Í n t ima c u m p r i m e n t a Belezinha pela classificação no concurso. Agenor e Belezinha se beijam. Joselito re-preende Iara por interferir na vida das pessoas. Raul prende Estela e conta que foi Olga quem a de-nunciou. Sarita diz a Alberto que quer engravidar. Rubinho procura Claudia e a encontra saindo do hospital. Hélio mostra para Marieta a revista da HAMFA com a foto da filha na capa. Marieta ouve no no-ticiário sobre a prisão de Violante. Claudia conta a Rubinho que está reatando com Vicente. Agenor pede para Belezinha voltar a ser sua mulher. Valério descobre que Damiana não é irmã de Felizardo. Tide avisa a Ricardo que sabe onde Estela guarda o veneno. Raul dá voz de prisão a Olga. Claudia acom-panha a recuperação de Vicente. A Comprare vai a leilão e Grace Kelly arremata a loja.

Malhação IDGlobo17h30

19h Globo

Aquele Beijo

RebeldeSBT20h30

Novelas22h30 SBT

Corações Feridos

18h Globo

Amor, Eterno Amor

22h15 Record

Vidas em Jogo

Publicamos o resumo diário das novelas no portal www.pfinal.com.br. Na edição impressa do Jornal Ponto Final, o leitor pode conferir os capítulos da sexta-feira.

TV Cultura: uma nova privataria em cursoPor Joaquim Ernesto Palhares Diretor de Redação de Carta Maior

A ninguém mais é dado o direito de supor que o colapso da ordem neoliberal conduzirá, mecanicamente, à redenção da esfera pública na vida da sociedade. O que se verifica em muitos países, sobretudo na Europa, é que o pior pode acontecer. A imensa reconstrução a ser enfrentada ainda espera por seus pro-tagonistas históricos. Em muitos casos, sequer existe o que recuperar. A crise re-alçou carências antigas; respostas nunca antes contempladas de fato, aguardam uma equação inovadora.

Esse é o caso, por exemplo da de-mocratização da mídia. Em São Paulo, nesse momento, o esfarelamento da TV Cultura, uma emissora pública que nunca assumiu integralmente a sua vocação, é uma referência dos desafios a superar.

A exceção de um pequeno hiato nos anos 80, quando, inclusive, alcançou índices de audiência de até 14 pontos, a televisão pública paulista teve seus objetivos desvirtuados pela asfixia, ora fi-nanceira, ora política. Ou, como acontece agora, espremidos pelo duplo torniquete de constrangimentos institucionais e econômicos.

Dela pode-se dizer que até hoje não superou uma crise de identidade que conduz a permanente oscilação entre ser um canal estatal, um veículo público ou um arremedo amesquinhado de emissora comercial.

A longa agonia da TV Cultura de São Paulo está longe de ser um problema apenas financeiro, como se alardeia, e menos ainda de natureza técnica. Nichos de qualidade indiscutível comprovaram a capacidade dos profissionais que ali passaram de gerar uma programação diferenciada, irretocável competência. Suas raízes são políticas, agravadas pelo peso de uma agenda histórica que hoje definha. Aqueles que decretaram a irrelevância da esfera pública na cons-trução da sociedade brasileira e de seu desenvolvimento não poderiam jamais ter um projeto coerente de emissora de televisão, voltada para os interesses gerais da cidadania.

Esse é o cerne da montanha-russa vivi-da pela TV pública paulista nas últimas décadas. Ele explica por que, no Estado mais rico da federação, uma emissora criada há 45 anos, ainda não sabe a que veio; não tem laços orgânicos com a cidadania; não dispõe de estrutura estável de financiamento e, sobretudo, continua a mercê do arbítrio de governantes de plantão que nomeiam e cortam cabeças ao sabor de suas conveniências fiscais e,

pior que isso, eleitorais.A crise da TV Cultura, é forçoso repetir,

alinha-se a um processo corrosivo que, por quase três décadas, hostilizou, desdenhou, induziu ao sucateamento e estigmatizou aos olhos da opinião pública tudo o que não fosse mercado; tudo o que não fosse interesse privado, que não refletisse uma eficiência medida em cifras e valores negociados em bolsa, foi desqualificado e loteado.

Nesse funeral da coisa pública, seria um milagre se a emissora de TV do Estado que se notabilizou como a trincheira ideológica desse credo, tivesse outro des-tino que não o recorrente arrastar de demissões, o liquidacionismo de acervos, programações e talentos.

A essa montanha desordenada de impulsos irrefletidos agrega-se agora um novo golpe: o loteamento da grade de programação pública aos veículos de mídia privada, alinhados à doutrina e aos interesses dos ocupantes do Palácio dos Bandeirantes.

Reconheça-se a pertinência de um espa-ço ecumênico de debate jornalístico numa televisão pública, como contraponto à insuficiência do noticioso oferecido pela maioria das emissoras comerciais.

Não é disso, porém, que se trata. Quando se concede, unilateralmente, a uma cor-poração midiática, caso da Folha de São Paulo, 30 minutos semanais, em horário nobre, o que se sugere é uma apropria-ção do sinal público pela endogamia de interesses que não são os da sociedade.

A construção de uma verdadeira emis-sora pública de televisão em São Paulo -e no Brasil - não é um capricho ideológico, mas uma necessidade da democracia brasileira. Trata-se de um serviço que a lógica privada do lucro não se dispõe, nem tem condições de atender.

Não é fazendo da TV Cultura um anexo do ‘jornalismo amigo’ produzido na Barão de Limeira que esse objetivo será alcançado.

O desmonte da TV Cultura tem que ser interrompido. O colapso da hegemonia neoliberal reforçou o discernimento da so-ciedade para a urgente necessidade de se construir exatamente o inverso do que se arquiteta sob as asas da Fundação Padre Anchieta. Ou seja, substituir a dominância dos interesses privados pela regulação democrática das demandas da sociedade.

Em São Paulo, o primeiro passo nessa direção tem que ser dado agora. É preciso impedir que uma privatização anômala do sinal público seja consumada na TV Cultura.

Vitória fala para Murilo e João que a decisão de com quem sair deve partir dela. Murilo diz que ela precisa escolher de uma vez. Carla e Alice discutem por Miguel.

Page 11: Jornal Ponto Final Ed. 707

11www.pfinal.com.br Ano XV - nº707 - Semana de 22 a 28 de março de 2012

Cruzadas

Peixes - Regente: Netu-no: Semana de dificuldade em aceitar certas limita-ções, pisciano. Embora isso

não gere problemas, também não traz satisfação.

Você e os astros

Áries - Regente: Marte: Uma boa semana para reor-ganizar suas coisas, ariano. Conversar com pessoas que

tenham mais experiência que você é muito importante.

Câncer - Regente: Lua: Mente aberta para o mun-do, canceriano. Manter certa pró-atividade a seu

favor irá lhe trazer reconhecimento.

Capricórnio: Regente: Saturno: Semana para planejamento de despesas, capricorniano. Cortes serão necessários para garantir

que o dinheiro não acabe neste mês.

Touro - Regente: Vê-nus: Momento para fazer balanços e controles, tau-rino. Principalmente de

dinheiro, para que as despesas não ultrapassem os limites.

Leão: Regente: Sol: Se-mana para juntar o que sobrou e tomar decisões, leonino. Seja maduro e

reflita sobre a possibilidade de novos caminhos.

Escorpião - Regen-te: Plutão: Procure se afastar de mesquinharias e controles exagerados,

escorpiano. Isso poderá estragar o seu bom humor.

Aquário - Regente: Ura-no: Você terá presença de destaque nas questões da semana, aquariano. No en-

tanto, isso não garante popularidade. Cuide de sua imagem.

Gêmeos - Regente: Mercúrio: Esta semana está boa para reflexões, geminiano. Fique mais re-

traído para reavaliar a sua vida neste momento.

Virgem - Regente Mer-cúrio: Você terá possíveis dificuldades em concluir seus objetivos, virginiano.

Pequenos obstáculos à vista, fique atento.

Sagitário - Regente: Júpiter: Vista grossa para economias, sagitartiano. Deixe de agir como os

outros pensam, o momento é bom para seguir mais a sua intuição.

Preencha os espaços em branco com os números de 1 a 9 semrepetí-los nas linhas, colunas e nos quadrantes do quadro.

Su Doku

Soluções

Receitas

Libra - Regente: Uma boa semana para presta-ções de conta, libriano. Amplie o conhecimento

sobre suas finanças e se organize.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 87

HAVPUTILITARIOMAERAUT

POPULARIDADECRIOUMION

NOIBASICFECHADAIIAGAADORNA

RGULODICEPROPRIAAAC

EAISSANO

DESFILADEIRORAMPRMRODEARMUIODOIANÃC

PRESSUPOSTA

Períodohistóricoou geoló-

gico

(?) dasBruxas:31 de

outubro

(?)-Codi,órgão doRegimeMilitar

Antiga lin-guagemde pro-

gramação

País nafronteiraNorte de

Israel

Formatodo gol no

rúgbi

Líder má-ximo dobudismotibetano

A vogalde sommais

agudo

Nélson Cavaqui-

nho,músico

Nome da letramuda

AlcoólicosAnônimos

(sigla)

(?)-luz, u-nidade de distânciascósmicas

Impostosobre

prestação de serviços

“As Três(?)”,

peça deTchekhov

Poemalírico deorigemgrega

Gêneromusicaldos MCs

Mega(símbolo)

Nanica

Tintura antissép-

ticaCarbono (símbolo)

Condição da China, a partir da década

de 90Logradouro público

Oneroso;árduoMuito(red.)

1.000, emromanos

Aqui está

Conjectu-rada; ima-

ginada

Contornar

Passa-gem

estreita eíngreme

entre monta-nhas

QualquerdoceBases(fig.)

Brado típico decultos pentecostaisFécula extraída das

raízes do aipim

Casa (?), sonho da classe média

Erro, em inglês

Produziu

Muitoretraída

Dança folclórica portuguesa

Muito experiente(bras.)

Estilocômico

do grupoMontyPython

Diz-se do automó-vel como

o jipeAnseio do

jovemartista

EnfeitaRepresentados

através de sinaisalfabéticos

E R A

5/error — irmãs. 7/tapioca. 8/gulodice. 9/tarimbado. 10/humor negro.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 87

HAVPUTILITARIOMAERAUT

POPULARIDADECRIOUMION

NOIBASICFECHADAIIAGAADORNA

RGULODICEPROPRIAAAC

EAISSANO

DESFILADEIRORAMPRMRODEARMUIODOIANÃC

PRESSUPOSTA

Períodohistóricoou geoló-

gico

(?) dasBruxas:31 de

outubro

(?)-Codi,órgão doRegimeMilitar

Antiga lin-guagemde pro-

gramação

País nafronteiraNorte de

Israel

Formatodo gol no

rúgbi

Líder má-ximo dobudismotibetano

A vogalde sommais

agudo

Nélson Cavaqui-

nho,músico

Nome da letramuda

AlcoólicosAnônimos

(sigla)

(?)-luz, u-nidade de distânciascósmicas

Impostosobre

prestação de serviços

“As Três(?)”,

peça deTchekhov

Poemalírico deorigemgrega

Gêneromusicaldos MCs

Mega(símbolo)

Nanica

Tintura antissép-

ticaCarbono (símbolo)

Condição da China, a partir da década

de 90Logradouro público

Oneroso;árduoMuito(red.)

1.000, emromanos

Aqui está

Conjectu-rada; ima-

ginada

Contornar

Passa-gem

estreita eíngreme

entre monta-nhas

QualquerdoceBases(fig.)

Brado típico decultos pentecostaisFécula extraída das

raízes do aipim

Casa (?), sonho da classe média

Erro, em inglês

Produziu

Muitoretraída

Dança folclórica portuguesa

Muito experiente(bras.)

Estilocômico

do grupoMontyPython

Diz-se do automó-vel como

o jipeAnseio do

jovemartista

EnfeitaRepresentados

através de sinaisalfabéticos

E R A

5/error — irmãs. 7/tapioca. 8/gulodice. 9/tarimbado. 10/humor negro.

Mini mousse de morangoIngredientes:• 400ml de água fervente• 2 caixas de gelatina de

morango• 400ml de suco de tan-

gerina• 1 lata de leite condensado• 1 caixa de creme de leite

Calda:• 3 xícaras (chá) de moran-

gos picados• 1 xícara (chá) de

açúcar

Modo de preparo:Coloque

a água, a gelatina, o suco de tan-gerina, o leite condensado e o creme de leite

no liquidificador. Bata durante cinco minutos até a mistura ficar homogênea. Coloque em forminhas individuais, untadas com óleo, e leve à geladeira durante seis horas. Em uma panela, coloque o morango e o açúcar. Deixe ferver em fogo baixo até formar a calda. Deixe esfriar e sirva sobre o mousse. Rendimento: 12 porções.

Page 12: Jornal Ponto Final Ed. 707