jornal pedra de fogo - edição nº 16 / ano 1

16
SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2015 PEDERNEIRAS HOJE MÁX 28º | MÍN 14º AMANHÃ MÁX 28º | MÍN 16º EDIÇÃO Nº 16 / ANO 01 facebook.com/jornalpedradefogo EDIÇÃO ESPECIAL • PEDERNEIRAS 124 ANOS Com início ontem (21), a tradicional Feira das Nações 2015 (FENAP) trouxe para o palco o show gospel da cantora Cassiane,com abertura da Pederneiras Jazz Band e prossegue hoje, data de aniversário da cidade, com o show da dupla sertaneja Hugo & Tiago. Amanhã, Pederneiras receberá pela primeira vez a cantora carioca Anitta , que promete agitar todo o público presente com seu pop - dance .A festa terá encerramento com Cezar & Paulinho, no domingo. Leia na pág. 08 Leia na pág. 10 PEDERNEIRAS Parabéns, Pederneiras! Diversão gratuita CIÊNCIA Moradores querem cancela na linha férrea da Avenida Tiradentes Pederneirense é uma das cientistas mais importantes do país Pág. 5 Pág. 6 Cerca de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras estão se divertindo gratuitamente esta semana no Parque de Diversões da FENAP 2015. As crianças se divertem em vários brinquedos. Elas são transportadas das escolas municipais até o recinto pelos ônibus da Prefeitura e são acompanhadas em todo o trajeto e também durante as brincadeiras pelos professores e monitores escolares.

Upload: jornal-pedra-de-fogo

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2015 PEDERNEIRAS HOJE MÁX 28º | MÍN 14º AMANHÃ MÁX 28º | MÍN 16º

EDIÇÃO Nº 16 / ANO 01facebook.com/jornalpedradefogo

EDIÇÃO ESPECIAL • PEDERNEIRAS 124 ANOS

Com início ontem (21), a tradicional Feira das Nações 2015 (FENAP) trouxe para o palco o show gospel da cantora Cassiane, com abertura da Pederneiras Jazz Band e prossegue hoje, data de aniversário da cidade, com o show da dupla sertaneja Hugo & Tiago. Amanhã, Pederneiras receberá pela primeira vez a cantora carioca Anitta, que promete agitar todo o público presente com seu pop - dance. A festa terá encerramento com Cezar & Paulinho, no domingo.

Leia na pág. 08

Leia na pág. 10

PEDERNEIRAS

Parabéns,Pederneiras!

Diversãogratuita

CIÊNCIA

Moradores querem cancela na linha férrea da Avenida Tiradentes

Pederneirense é uma das cientistas mais importantes do país

Pág. 5 Pág. 6

Cerca de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras estão se divertindo gratuitamente esta semana no Parque de Diversões da FENAP 2015. As crianças se divertem em vários brinquedos. Elas são transportadas das escolas municipais até o recinto pelos ônibus da Prefeitura e são acompanhadas em todo o trajeto e também durante as brincadeiras pelos professores e monitores escolares.

Page 2: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015 Pedra de Fogo02

O jornal Pedra de Fogo é uma publicação de MARIA APPARECIDA RIBEIRO VALERO MEI

CNPJ: 21.984.870/0001-12 / Inscrição Municipal: 9426

O Pedra de Fogo é um jornal distribuído gratuitamente. O conteúdo dos textos publicados pelos colaboradores do jornal é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente a opinião de seus editores. Colunistas, diagramadores e articulistas não possuem qualquer tipo de vínculo empregatício com o jornal.

REDAÇÃO: Rua Siqueira Campos, S 297 - Centro - Pederneiras - SP

EditorChu Arroyo

DiagramaçãoPetter Paccola

Jornalista freelancerVivian Magalhães

Supervisão de MarketingAriadne Moreto

OPINIÃOCHARGE

Surto de Dengue: Recibo da derrota como Estado e povo

Pra que serve mesmo?

ARTIGO

A epidemia de dengue é um grave sinal de como falhamos na posi-ção de pessoas decentes e como governo. Hoje eu tive a oportunidade de ver uma atitude que eu posso considerar quase que heróica de uma viatura da pre-feitura municipal de Pederneiras com dois funcionários passando fumacê em frente a minha escola e em outros locais também. Vendo essa imagem, logo come-cei a me perguntar onde está a SUCEN - Superintendência de Controle de Ende-mias - achei até que ela não existia, mas para minha surpresa, ela ainda consome o dinheiro dos contribuintes para nada. Fiquei mais abismado ao saber que essa repartição ineficiente está com um edital de concurso publico aberto. Ora, durante todo esse tempo, não vi e nem ouvi a oposição pedindo a convocação da secretária de Saúde e o responsável pela SUCEN, aliás, desses dois, só a secretá-ria foi convocada para uma reunião. Ora, deixamos de trololó, vereadores de oposi-ção, vamos ser corretos, vamos chamar

Poder Legislativo (também conhe-cido como Legislatura) é o poder do Esta-do ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes de Montesquieu, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes. Em Pederneiras não podia ser di-ferente, seguindo a “onda” do Poder Execu-tivo “mandar” no Legislativo, podemos ver isso claramente na atual composição da nossa Câmara Municipal, onde o grupo “A” elegeu seis parlamentares (ou cinco e meio) e o grupo “B” fez apenas três, mas o mais importe a se notar é a total falta de con-dição mínima para legislar de todos por lá. Se analfabetismo funcional for ler sem saber o que esta lendo podemos dizer que é esse um dos males que sofrem nossa Câmara, isso sem falar na submis-são que beira a vergonhosa condição de “lambe botas”, com isso quem mais perde é sem duvida nossa população, perde com a oportunidade de ter representantes com qualidades legislativas mínimas para defen-der um posicionamento simples e notório. Na contra mão disso tudo vem a idéia apequenada e sem nenhum fun-damento lógico de diminuir ou não au-mentar o numero de vagas na câmara, isso só daria mais possibilidades para que fossem eleitos representantes de todas ou da maioria da cidade, a tese imbeciliza-da do aumento de despesas cai por terra quando se olha de perto os custos da atual Câmara Municipal, que alem de letárgica,

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A LEGIÃO MIRIM DE PEDERNEIRAS convoca seus associados e interessa-dos em geral, nos termos dos artigos 14 e 16 do Estatuto, par a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 13 de julho de 2015, em primeira convocação às 19h30, ou em segunda convocação às 20h, na sede da Legião Mirim de Pederneiras, situada à Rua Fausto Furlani,

O-783, Jardim Alvorada, para tratar do seguinte:

• Discussão e votação do Relatório Anual da Diretoria;• Discussão e votação das Contas e Balanço da Associação;• Eleição e posse da nova Diretoria para o biênio 2015/2017.

Pederneiras (SP), 13 de maio de 2015Carlos Alberto Frascarelli

também os responsáveis da SUCEN, eles têm culpa também; mas penso que isso é muito difícil fazer, pois para o PSDB que governa nosso Estado, assim como para alguns de seus seguidores, se tem dois pesos e duas medidas nas atitudes. Não estou defendendo a secretá-ria, com quem não tenho a mínima ligação, e nem o governo municipal, que também não tenho afinidades... Deixamos de ser hipócri-tas e assumimos cada um a sua culpa nesse caos absurdo que se transformou a dengue. Você, cidadão porcalhão, cuide de sua casa e de seu quintal; vocês, prefeito e vereadores de situação, reconheçam que estamos em meio a uma epidemia; por úl-timo, governador, coloque a SUCEN para trabalhar, e os vereadores de oposição, que fazem parte do PSDB, cobrem atitu-des da SUCEN e do governador, só assim vamos acabar com essa palhaçada toda.

incapaz de satisfazer os anseios do povo ainda é inútil na sua essência, a fiscaliza-ção efetiva do executivo que nunca ocorre, seja por falta de capacidade, de conheci-mento ou por simples ignorância da fonte mais importante dos princípios Legislativos. Isso pode ser facilmente notado nas ultimas quatro Legislaturas sem medo de errar, e nas demais muito pouco ou qua-se nada terá proveito pratico em prol da po-pulação, ainda que alguns tendem a dizer que foram ou são os grandes legisladores, os paladinos do bom senso e da moralida-de publica, não consigo enxergar isso nem se iluminasse com a lanterna de Diógenes de Abdera (Diógenes o Cínico 412, a.C) e de cinismo estamos até o “talo” por aqui. Posso concluir que, sofremos do grande mau que assola cidades pelo Brasil a fora, a falta de interesse de agir dos pode-res que nos governam, a total e assustadora falta de senso publico em detrimento dos conchavos políticos e da próxima eleição, e o povo? O povo anda tão desalentado e sem esperança em políticos que vota por votar, quando não votam pelo populismo barato e sem rumo que acomete nossa gente a mais imprópria e espúria politica-gem de “botequim”, feita por “políticos” que se escondem atrás de motivos no mínimo covardes e sem sentido de dar ao povo PÃO E CIRCO e na melhor das hipóteses se ex-põe ao ridículo aos olhos dos mais atentos, tentando se passar por defensores do povo dando-lhes mais do mesmo sem qualquer noção da real necessidade da sociedade. E viva a cegueira.

Por Rodrigo Fernando Paivaprofessor

Page 3: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 03

A direita mortadela e seus coxinhas emergentes conjecturaram que a ex-prefeita Ivana Camarinha estaria se distanciando do prefeito Daniel Camargo, tudo isso porque ela não apareceu em dois eventos. Os boatos plantados pelos coxinhas emergentes não se sus-tentaram e o factóide caiu por terra no domingo (17). Como dizem, contra fotos não há argumentos; Ivana e sua irmã Iêda Bertolini estavam ao lado de Daniel no desfile cívico em comemoração aos 124 anos de emancipação político-administrativo de Pederneiras.

Vidraça e estilingue

PAUTA VAZIAAgora, vereadores ficarem discutindo preço de in-gressos para brinquedos de parque de diversão é, na verdade, uma pauta vazia. O que os estudantes ou pessoas interessadas vão pensar daqui há 10, 20, 30 anos, ao pesquisarem o que se discute hoje na Câmara. Não tem nenhuma pauta mais interes-sante para polemizar, não? Os vereadores, que são bancados por dinheiro público, deveriam debater, sem demagogias, temas como mobilidade urbana, saúde, educação etc...

DE QUEM É A CULPA?Ficarem usando crianças carentes como pau-ta para criticar a administração é de uma astú-cia muito velhaca. Essa discussão, que não é uma necessidade, como o direito de uma criança ter acesso à educação e vaga garantida nas escolas, de ingressos para crianças é meio furada. Se a prefeitura libera os brinquedos para 5 mil crian-ças que estão matriculadas e se muitas outras estudam em escolas particulares, leia-se: pais têm condições de pagarem o tal do ingresso da dis-córdia, pergunta-se: quais crianças carentes ficarão sem utilizar os brinquedos? Essas crianças ditas carentes que a direita-mortadela está exploran-do deveriam e têm o direito de estudar, de es-tarem matriculadas em escolas... Antes de cobrar acesso a brinquedos, a tríade tucana deveria co-brar o acesso às escolas. Era mote político do deputado estadual tucano Pedro Tobias: lugar de criança é na escola. E não em parque de diversão.

CRIANÇASChapéu afirma que quando o parque infan-til vem para Pederneiras na FENAP, ele cho-ra. O motivo do choro? Crianças carentes. Para ele, muitas crianças ficarão sem brincar.

CARENTESÉ sabido que quando Chapéu faz o seu projeto iti-nerante de “Cinema nos Bairros”. Ele passa o cha-péu entre os comerciantes do bairro, dizendo que é para comprar refrigerantes e pipocas ou algodão-doce para as crianças carentes. Sim, há os comes e bebes, mas Chapéu consegue um lucro e tanto... Segundo o fogo amigo de pessoas próximas ao ve-reador, na verdade, ele fica chorando de rir, haja vista que ele confidenciou a esses amigos que é fá-cil ganhar dinheiro com a desculpa do cinema, gua-raná e outras gulodices para as crianças carentes.

CASA CAINDOA Polícia Federal abriu processo contra o vereador Chapéu por falta de pagamentos de taxas referentes aos direitos autorais dos filmes apresentados, valo-res que o Cine Sétima Arte, empresa regularizada em Pederneiras, paga para poder exibir as películas.

CHAMA O BOMBEIROAlém dessa investigação da Polícia Federal, a Prefeitu-

ra de Pederneiras não autoriza mais o “Cinema nos Bairros” de Chapéu porque o projeto do cinema iti-nerante de Chapéu não esta regularizado segundo as normas do Corpo de Bombeiros. Isso quer dizer que estas últimas apresentações de filmes que ele fez para as chamadas crianças carentes são ilegais. Uma auto-ridade fazendo coisas clandestinas ou furtivas denigre a imagem dos políticos da Câmara de Vereadores.

ENTREGANDO?Na confusão de organizar ideias, Chapéu explicou que em Pederneiras há três poderes, como em todos os municípios, a saber, (uia): Executivo, Judi-ciário e Legislativo. Mas o vereador do PSDB afir-mou que “aqui [na Câmara] é um poder paralelo”.

PODRES PODERESPoder paralelo não é um poder legalmente constituído nem atribuído, é exercido perver-samente com abuso do poder oficial para mos-trar onipotência. Geralmente o termo poder paralelo é usado em referência à força e ao do-mínio dos chefões do tráfico, tanto de drogas como de armas, e às milícias junto à comunidade.

DÁ UM SALVEEm outras palavras, o poder paralelo é forma-do por bandidos. Por analogia, Chapéu cha-mou os nobres vereadores de bandidos, in-clusive ele próprio. É isso mesmo, autoridade?

VOLUNTÁRIOMauro soldado afirmou que fazer trabalho voluntário é a maior grandeza que nós te-mos, “a coisa que mais agrada a Deus é o trabalho gratuito”. Ele ainda explicou: é aque-le trabalho que você faz sem pretensões de vencimentos... Depois, Mauro disse que os re-querimentos e indicações que ele faz são em benefício da população. “Nós estamos aqui para isso, ajudar o povo, procurar resolver”.

VEREADOR SEM MANDATO Para Joãozinho da farmácia, a política é o caminho mais curto para poder ajudar as pessoas. Entretanto, Joãozi-nho está sem mandato, mas disse que continua fazendo o seu trabalho a mesma coisa, fazendo com a mesma intensidade, com a mesma velocidade, com mesmo carinho e com mesmo amor que teve com mandato.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALARSe o vereador Mauro e o ex-vereador Joãozinho, também do PSDB, pregam mesmo o que está es-crito acima, então é uma boa hora, uma vez que os políticos andam desacreditados mesmo, lançar um movimento para que os próximos vereadores tra-balhem gratuitamente, sem nada receber pela vere-ança, como antigamente, quando essas autoridades trabalhavam simplesmente para ver Pederneiras se desenvolver. Será que teremos muitos candidatos?

Prefeito libera abono de aniversário de Pederneiras

PEDERNEIRAS

A Prefeitura Municipal de Pederneiras liberou ontem, quinta-feira (21), véspera do aniversário de 124 anos do muni-cípio, o Vale Especial de Aniversário da Cidade no valor de R$ 75,00 para 1.223 colaboradores municipais. O abono teve um au-mento de 50% em relação ao ano passado, que era de R$ 50,00. A Câmara também concedeu abonos aos funcionários concur-sados em sessão extraordinária realizada na quarta-feira (20). Os verea-dores da bancada do PSDB também elogiaram a atitude do prefeito Da-niel Camargo de Pereira, mas com algumas ressalvas de oposição, é claro. Apenas os servidores municipais concursados ati-vos e os professores substitutos com jornada de trabalho com-pleta desde o início do ano terão direito ao benefício, estan-do excluídos, portanto, os cargos exclusivamente em comissão. Ao todo, R$ 91.725,00 mil estão sendo investidos pela prefeitura neste benefício especial. A intenção é oferecer ao co-laborador que se dedica todo o ano um abono especial para que ele possa comemorar e prestigiar as festividades do mu-nicípio no mês de aniversário com mais dinheiro no bolso. “A entrega do abono especial no mês de maio é um presente para o colaborador que trabalha fielmente mês após mês. Mesmo com a crise da economia que está apertando as contas públicas, nós conseguimos economizar o suficiente para prestigiar o nosso colabo-rador com esse abono de R$ 75,00 para ele gastar, por exemplo, nos dias de festa da FENAP”, diz o prefeito Daniel Pereira de Camargo. Além de beneficiar os colaboradores que terão mais dinheiro em bolso no mês de maio, este abono de aniversá-rio vai ajudar a aquecer a economia local. “Quem preferir gas-tar na FENAP vai ajudar as entidades beneficentes e quem prefe-rir gastar o abono na cidade vai aquecer o comércio em geral. Ou seja, Pederneiras só tem a ganhar com mais esta valoriza-ção dos colaboradores municipais”, finaliza o chefe do executivo.

Page 4: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1
Page 5: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 05

PEDERNEIRAS

Moradores querem cancela na linha férrea da Avenida Tiradentes

A malha ferroviária que corta Pederneiras é motivo de reclamação dos moradores da Vila Paulista e dos bairros adjacentes. Segundo o verea-dor José Carlos Severino, o Carlão do Vagão, todos os dias ele recebe diver-sas reclamações de jovens, senhores e idosos. A bronca existe há muito tem-po, mas agora ficou insuportável, diz Carlão do Vagão. “Além de proibirem a passagem de carros, agora os trens também ficam parados e os vagões blo-queiam a passagem até dos pedestres”. De acordo com vereador que mora na Vila Paulista, essa composição está parada há quase um mês impedindo a passagem. Com isso, muitas pessoas se arriscam passando entre os vagões. A reportagem do jornal Pe-dra de Fogo acompanhou a situação por uma semana e realmente diversos moradores procuram o vereador para mostrarem a indignação com o descaso. Uma senhora falou que só está faltando um protesto bem feito, com pneus e carros fechando o viaduto para chamar a TV e mostrar esse apar-theid, [que significa separação (racial)]. Carlão do Vagão acha que se houver vontade política da administra-

ção, é possível a abertura da passagem da Avenida Tiradentes. Para ele, a saída é “tirar a porteira” e colocar uma canela para liberar o trânsito. O vereador re-velou que em janeiro de 2010 ele soli-citou, junto ao então deputado federal José Paulo Tóffano (PV), a instalação de uma cancela automática para o local. O deputado encaminhou o pedido do Carlão do Vagão para o Ministro dos Transportes, que consultando a Agên-cia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Superintendência de Ser-viços de Transporte de Cargos, res-pondeu que “a Administração Ferrovi-ária não poderá impedir a travessia de suas linhas por outras vias (...) deven-do os pontos de cruzamentos ser fi-xados pela Administração Ferroviária”. E que a “Administração Ferro-viária não poderá deixar isoladas, sem possibilidades de acesso, partes do ter-reno atravessado por suas linhas”. Nessa mesma resposta, o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas dizia que a Prefeitura de Pederneiras deverá informar a data da abertura da Avenida Tiradentes, para que a ANTT possa iden-tificar quem será o responsável pela can-cela, se a prefeitura ou a concessionária

que administra a malha férrea paulista. Em relação a cancelas, a con-cessionária esclareceu à reportagem que, o Código de Trânsito Brasileiro, atribui ao município a competência para implantar, manter e operar o sistema de sinalização, dispositivos e os equipamentos de controle viário. O vereador Carlão do Va-gão falou que se o problema é o cus-to, se for o caso, ele vai pedir verba para os deputados Abelardo Cama-rinha e Caio França, este último é filho do vice-governador de São Pau-lo, Márcio França. Mas Carlão lem-bra que a cancela vai beneficiar mais de 15 mil habitantes e a prefeitura pode muito bem arcar com a cancela. A concessionária da linha férrea também afirmou em nota, que as can-celas, além de não serem itens obriga-tórios de segurança, nem sempre são o mecanismo de proteção tecnicamente mais indicado, pois sofrem ação constan-te de vândalos, o que inviabiliza sua utili-zação e compromete sua confiabilidade. Carlão do Vagão acha que é vi-ável uma cancela e quer a união dos po-deres Executivo e Judiciário nesta briga. “Eu vou falar com quem for preciso”, diz.

RISCO: A malha ferroviária que corta Pederneiras é motivo de reclamação dos moradores

Page 6: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015 Pedra de Fogo06

PEDERNEIRAS - 124 ANOS

Sonhos de cristal – Realidade sólidaPederneirense é uma das cientistas mais importantes do país

Vivian Renata Magalhães Yvonne Primerano nasceu em

21 de julho de 1931 em Pederneiras, éprofessora e uma das cientistas mais importantes do país, referência nacional em cristalografia, um orgulho para a cida-de. Batalhadora, enfrentou diversos de-safios para realizar seu ‘sonho de cristal’. Os cristais são sólidos cujos átomos, moléculas ou íons que os constituem estãodispostos conforme um padrão tridimensional bem defini-do, que se repete no espaço e adquire uma estrutura geométrica específica. A cristalografia é uma ciência experimental que tem como objeto de pesquisa a disposição dos átomos em sólidos, o que inclui os cristais. A cristalografia moderna busca co-nhecer a estrutura dos materiais a ní-vel atômico, além das relações entre essa estrutura e suas propriedades. O primeiro desafio de Yvonne foi devido as dificuldades financeiras da família, por isso seu pai optou por sair de Pederneiras e mudar-se para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, quando a futura pesquisadora tinha dez anos. Ela concluiu o curso clássi-co em 1948 e decidiu prestar o vesti-

bular para química, estudando sozinha. Graças a perseverança de Yvon-ne e ao apoio de seu ex-marido Sergio Mascarenhas, do diretor geral do Con-selho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do di-retor científico do mesmo órgão e do seu orientador, conseguiu bolsa de es-tudos no valor de um salário mínimo o que representou uma grande vitória em sua vida já que pode atuar diretamente em Química e se especializar no Insti-tuto Nacional de Óleos, Tintas e Ver-nizes do Ministério da Agricultura e a contribuir com o orçamento da família. Yvonne se tornou bacharel em Química e, em 1955, completou o bacha-relado em Física. Na época ela era pro-fessora no colégio Maria José Imperial, quando foi convidada para dar aulas tam-bém na Faculdade Nacional de Filosofia. Na década de 1950, Yvon-ne ia colecionando conquistas tam-bém em sua vida pessoal. Em junho de 1954, a pesquisadora casa-se com o também pesquisador e profes-sor Sérgio Mascarenhas e começa a construir sua família. A lua de mel foi em Salvador e durou quase um mês. O mentor da educação brasilei-

ra Anísio Teixeira convidou Sérgio para ministrar um curso de capacitação em ciência para professoras do ensino pri-mário na capital baiana. O casal ficou hospedado em um mosteiro e elabo-rou apostilas com experimentos sim-ples, que exploravam conceitos básicos. “Foi praticamente um mês de aula e de lua de mel, no mesmo mosteiro”, revela Yvonne Mascare-nhas ao blog “Além das Facetas”. Em 1956, Yvonne e Sérgio mu-daram-se para São Carlos, interior de São Paulo, onde trabalharam no campus da USP, ainda em construção. Juntos, os cientistas ajudaram a fundar o Instituto de Física de São Carlos e, a partir da convivência com os docentes e alunos, que na época não eram muitos, o grupo foi tornando-se uma verdadeira família.

Ávidos por trabalho, o casal decidiu montar uma oficina mecâ-nica e uma de eletrônica, na expec-tativa de criar experimentos novos e expandir as possibilidades de aula prática. Hoje, a infraestrutura do Ins-tituto de Física de São Carlos deriva dessa decisão do casal que investiu em pesquisas mais experimentais. Após um contato com o pro-

SUCESSO: Yvonne se tornou bacharel em Química e, em 1955, completou o bacharelado em Física. Ela optou se mudar de Pederneiras para o Rio de Janeiro (na época, capital do Brasil) aos dez anos de idade

Page 7: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 07

fessor Schmoluchowski no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), três anos depois da mudança para São Carlos, o casal planejou um estágio no Carnegie Instituteof Technology (CarnegieTech), nos Estados Unidos. Nos EUA, Yvonne aprofundou seus estudos na área da cristalogra-fia e foi se dedicando mais e mais a cristalografia. Ela se matriculou em alguns cursos e encontrou os ami-gos e também professores da USP, Amélia e Ernst Hamburger. Eles su-geriram que ela entrasse em contato com o professor George Jeffrey, da Universidade de Pittsburgh, que li-derava um dos melhores grupos do país que atuavam com cristalografia. Yvonne seguiu começou a trabalhar no laboratório do nor-te-americano e adquiriu uma enor-me experiência na área. Ela voltou para os Estados Unidos em 1972 para concluir seu pós-doutora-do na Universidade de Harvard. Quando voltou ao Brasil, nos anos 60, Yvonne trouxe com ela todo o conhecimento que adquiriu e com toda essa bagagem, estruturou o Gru-po de Cristalografia de São Carlos. Ela foi convidada para ajudar na regularização da situação do Brasil – que estava com dívidas e informações desa-tualizadas – como membro da União In-ternacional de Cristalografia. Esse foi o primeiro passo para a posterior criação da Associação Brasileira de Cristalografia

PEDERNEIRAS - 124 ANOS

(ABCr). Após reuniões e com recursos próprios e a colaboração de todos, a So-ciedade Brasileira de Cristalografia (atual ABCr) foi fundada em outubro de 1971. Em 1998, ela foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe da Grã-Cruz, pelo presidente da

República. Em 1999, ela foi eleita Mulher do Ano pela União Cívica Feminina de São Carlos e, em 2000, tornou-se Membro Ti-tular da Academia Brasileira de Ciências. No ano seguinte, aposentou-se pela USP, mas somente no papel. Ela não apenas continuou a dar au-

las como ainda passou a se dedicar a uma nova área: a educação científica. “Queria ter metade do en-tusiasmo que eu percebi na Yvonne quando a conheci”, comenta César Ades, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos.

HOMENAGEM AOS HONORÁRIOS: Yvonne Primerano recebeu homenagem do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP (Universidade de São Paulo), em dezembro do ano passado.

Maria Leonor de Calasans

Page 8: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015 Pedra de Fogo08

PEDERNEIRAS - 124 ANOS

FENAP 2015: Anitta é a principal atração do sábado; hoje é dia de Hugo & Tiago

Com início ontem (21), a tra-dicional Feira das Nações 2015 (FE-NAP) trouxe para o palco o show gos-pel da cantora Cassiane, com abertura da Pederneiras Jazz Band e prossegue hoje à noite com o show da dupla sertaneja Hugo & Tiago. Amanhã, Pe-derneiras receberá pela primeira vez a carioca Anitta, que promete agitar todo o público com seu pop - dance. Além de músicos famosos, o público prestigiará gratuitamente apresentações de bandas locais, pra-ça de alimentação com barracas de comidas típicas, com parte da ren-da beneficente à Santa Casa e parque de diversões, entre outras atrações.

Confira a agenda Hoje, sexta-feira, 22, feriado mu-

nicipal de aniversário da cidade, o Recin-

O evento é aberto ao público, isto é, ninguém paga nada para entrar; a praça de alimentação é beneficente à Santa Casa

PREPARA: Depois da turnê no Japão, Anitta se apresenta pela primeira vez no interior de São Paulo

Page 9: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 09

PEDERNEIRAS - 124 ANOS

to de Exposições “José Augusto de Car-valho Neto” abre os portões mais cedo, logo às 14h, para a apresentação da dupla Beatriz e Caroline. Às 15h, a Dinus Band sobe ao palco principal e depois, às 16h, a Banda Hermínia fecha a programação da tarde. À noite, a partir das 21h, o pú-blico poderá curtir as batidas do DJ Ma-xxx. Às 23h, é a vez da dupla Hugo & Tiago que vai tirar o público do chão com seus grandes sucessos sertanejo. No sábado, às 21h o DJ Cafu faz o esquenta para o show mais esperado da FENAP 2015. A cantora carioca revelação Anitta se apresenta a partir das 23h. Logo depois, às 01h, a Banda Oz encerra a noite.

Principal atração – Anitta Este é o primeiro show de

Anitta no interior depois da turnê in-ternacional feita no Japão, na semana passada. Depois que voltou lá do outro lado do mundo, a pop-star brasileira só fez uma apresentação no Rio de Janeiro. Larissa de Macedo Machado, carioca, 22 anos de idade, mais conhe-cida pelo nome artístico Anitta, é can-tora, dançarina, compositora e atriz. Sucesso no iTunes, se mantendo no topo das músicas mais tocadas, a ca-rioca foi considerada revelação mu-sical em 2013 e continua disparada. Tudo começou em 2009 quan-do a cantora postou vídeos em seu ca-nal no Youtube fazendo cover da canção “Soltinha”, da cantora Priscila Nocetti.

Anitta chamou a atenção do produtor DJ Renato Azevedo, conhecido como Batutinha e depois de alguns testes mu-sicais, a morena assinou contrato com uma gravadora e o reconhecimento nas rádios que tocam funk foi imedia-to. Sua primeira canção de sucesso foi “Eu vou ficar”. Até coreografia Anitta criou, o famoso “quadradinho” em 2013. Anitta já foi nomeada em pre-miações importantes, nacionais e in-ternacionais. Em 2013, obteve três indicações no Prêmio Multishow, se apresentou em uma performance com muitos bailarinos e foi muito elogiada pelos críticos, Anitta foi indicada nas categorias “Artista Revelação”, “Melhor Clipe” e “Música Chiclete”, onde a can-tora venceu nas duas últimas categorias.

Em 2014, ela recebeu sua pri-meira indicação ao Grammy Latino, con-siderado o prêmio mais importante da indústria musical latino-americana, com a música “Zen” e entregou estatuetas para artistas da América latina. Anitta se tornou a cantora brasileira mais jo-vem a se apresentar no Grammy. Tam-bém recebeu sua primeira indicação ao MTV - Europe Music Awards: na catego-ria “Best BrazilianAct”, conquistando o troféu e derrotando nomes como Pitty. Ainda no ano passado, Anitta al-cançou o prêmio de Música do Ano por Show das Poderosas no Prêmio Globo de Melhores do Ano. Anitta ainda ganhou troféu pelo Festival da Música, sendo a cantora homenageada do ano. Também foi nomeada cinco vezes ao CH Awards.

Cezar & Paulinho faz show encerramento No domingo, a programação da

FENAP começa logo às 11h com o tra-dicional almoço beneficente servido nas barracas típicas das entidades da cida-de. Às 12h, Banda Moonlight Show se apresenta. Às 13h, a dupla Mario e Ben-tinho. Às 14h, a dupla Alessandro Leite e Luciano. Às 15h, a Banda Musical R9. À noite, o DJ Morcego coloca toda a sua originalidades nas pick-ups para agitar a galera até as 21h, quando a dupla ser-taneja Cezar e Paulinho se apresentam para encerrar a FENAP 2015.

O leitor pode ver programa-ção completa da FENAP 2015 no anúncio na última página desta edi-ção do jornal Pedra de Fogo.

ENCERRAMENTO: Cezar & Paulinho, a dupla de Piracicaba é a mais pederneirense dos sertanejos

Page 10: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015 Pedra de Fogo10

PEDERNEIRAS - 124 ANOS

5 mil alunos se divertem em parque de diversões na FENAP 2015

Cerca de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Peder-neiras estão se divertindo gratuita-mente esta semana no Parque de Diversões instalado no Recinto de Exposições “José Augusto de Carva-lho Neto”, recinto da FENAP 2015. Durante todo o dia, os alunos da Rede Municipal brincam nos brinquedos do parque acompanhados de professo-res e monitores. Alunos de projetos e entidades sociais do município tam-bém participam. A diversão é completa. “Todo ano, antes de come-çar a Feira das Nações, levamos mi-lhares de crianças da rede municipal de ensino e de nossas entidades para brincarem gratuitamente nos brin-quedos do parque de diversões insta-lado para o período de festas”, afirma o prefeito Daniel Pereira de Camargo. As crianças, de todas as ida-des, se divertem em vários brinque-dos, repetidas vezes, e não se cansam nunca. Elas são transportadas das escolas municipais até o recinto pe-los ônibus da Prefeitura e são acom-panhadas em todo o trajeto e tam-bém durante as brincadeiras pelos professores e monitores escolares.

Toda

s as

cria

nças

têm

aut

oriz

ação

de

uso

de im

agem

ced

idas

à S

ecre

taria

Mun

icip

al d

e Ed

ucaç

ão d

e Pe

dern

eira

s.

“Elas se divertiram bastante. Sabemos que muitas crianças são ca-

rentes e, por isso, faço questão que todos os alunos da rede municipal te-

nham oportunidade de brincar no par-que de diversões”, finaliza o prefeito.

DIVERSÃO NA FAIXA: Os alunos da Rede Municipal brincam nas atrações do parque acompanhados de professores e monitores. A criançada parecia não cansar nunca

Page 11: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 11

Page 12: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

No Aniversário dePederneiras quemganha presente é

Você!Super Promoção válida até 30/06/15Secador NKS

TS 932

Espelho p/Maquiagem

Jg. de LençolQUEEN

EscorredorLaminado

Cortador de CabeloCAB173

Cadence

AquecedorCadence

Cobertor de casal

Cj 5 potes c/tampa

Aparador de Pelose Barba TRI100

cadence

Maquina Cupcakecadence

Manta TognatoSolteiro

Cj 3 PanelasYAZI

Controle TV e Diversos

CafeteiraCaff110Cadence

Manta CasalMicrofibra

Chaleira Aço InoxEuro Home

Telefone s/ fioFox500

MOTOROLA

Maquina deDonutsCadence

Conjunto BaixelasBXL6 EURO

Porta Bolo c/ tampaPlástica

EuroHome

Panela Pressão 4,5LMARCOLAR

Cereja

Prancha Alisadoraà vapor PL700

Grill SanduicheiraNKS L15

CrepeiraCadence

Maquina deWaffleCadence

De: R$116,50

Por: R$76,80

De: R$159,80

Por: R$89,00

De: R$119,80

Por: R$84,00

De: R$66,80

Por: R$58,00

De: R$148,00

Por: R$109,00

De: R$108,00

Por: R$69,00

De: R$37,50

Por: R$29,90

De: R$65,80

Por: R$57,00

De: R$99,50

Por: R$64,80

De: R$69,50

Por: R$59,00

De: R$75,90

Por: R$59,80

Só R$15,00

De: R$145,80

Por: R$115,00

De: R$39,80

Por: R$29,90

De: R$116,80

Por: R$89,80

De: R$97,80

Por: R$84,00

De: R$129,80

Por: R$99,00

De: R$114,50

Por: R$89,80

De: R$65,80

Por: R$55,00

De: R$72,80

Por: R$59,80

R$35,90 R$46,50De: R$228,50

Por: R$179,00

De: R$149,80

Por: R$119,00

De: R$115,90

Por: R$89,90

De: R$139,00

Por: R$116,00

CORTTEX CORTTEX CORTTEX

Page 13: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 13

SAÚDE SAÚDE+ +Suculenta feijoada beneficente da dona Lúcia

Vereador Ricardo fala sobre ação entre amigos

A cozinheira Cleita Lúcia Couto vai fazer sua suculenta feijoa-da no dia 7 de junho, um domingo. A dona Lúcia, como é mais conhecida, é cozinheira da Legião Mirim de Pe-derneiras e há três anos ela faz esta tradicional comida brasileira. As pes-soas que já compraram seu marmi-tex de feijoada sabem que o lucro era encaminhado para alguma entidade. Mas este ano é diferente. Dona Lúcia (foto) está fazendo o prato de feijão-preto com carne de porco, car-ne seca, paio, calabresa e linguiça de porco para ajudar no tratamento mé-dico do seu marido, o Vítor Couto. Dona Lúcia explica que seu esposo começou a fazer o tratamen-to na Santa Casa e depois foi para o Hospital Estadual de Bauru. Lá indica-ram um médico particular, neurolo-gista, para acompanhar o caso. Vítor Couto, 53 anos, está passando por um período de esquecimentos frequente. Sua mulher resolveu levá-lo a um médico, que já descartou a do-ença de Alzheimer. Mas ele precisa de tratamento. Segundo dona Lúcia, no mês passado foram gastos mais de R$ 1.700,00. “Não tenho convênio, estou pagando por médico particular, já gas-tei mais 1.700, isso sem contar com

O vereador Francisco Ricar-do de Moura Ferreira, o Ricardo de Santelmo, explicou uma ação entre amigos realizada entre o final do ano passado e começo de 2015 para le-vantar recursos para ajudar “uma ga-rotinha que estava com meningite”. Ricardo de Santelmo preservou o nome da menina, apenas disse que ela residia no bairro Jardim Planalto Verde. Segundo o vereador, ele ligou para avisar que ia entregar um valor de R$ 1.330,00. De acordo com Ricardo de Santelmo, para sua surpresa e satisfação, “a menina, que está bem, graças a Deus”, informou que não precisava mais do re-curso levantado entre amigos e pediu para doar para alguma entidade da cidade. Ricardo de Santelmo (foto) esclareceu que a menina ficou doen-te e teve que ser transferida da Santa Casa de Pederneiras para o Hospital

os remédios, ainda tenho mais uma consulta para pagar de R$ 300,00.” O senhor Couto tem que fa-zer alguns exames para terminar o diagnóstico dos lapsos de memória. De acordo com dona Lúcia, o médico adiantou que o esquecimento pode ter sido causado por estresse. Uma pos-sibilidade é o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma doença que afeta mais de 4 milhões de adultos no Brasil e pode ser tratada. E é por tudo isso que a dona Lúcia está fazendo esta feijoada, que vai ser vendida no dia 7 de junho, a partir das 11h, no Centro Comunitário da Vila Paulista, ou pelo telefones 997002733 ou 997672479. O marmitex de um quilo de feijoada, que é acompanhada de vinagrete, couve, farofa e laranja, custarão R$ 20,00

Unimed Bauru (HUB). Ainda de acor-do com o vereador, faltou quitar com o HUB um gasto de mais de R$ 20 mil. “A família dela é carente, mas muito honesta. Para minha satisfação, sabe o que ela me disse? Ricardo, eu não vou precisar mais desse recur-so, o Rotary Clube de Pederneiras se comprometeu a pagar essa parte que faltava para quitar a dívida; aí ela disse que gostaria que esse recurso arrecadado nesta ação entre amigos fosse doado para alguma entidade”. Ricardo de Santelmo decla-rou que o valor de R$ 1.330,00 foi doado para Santa Casa de Pedernei-ras, que adquiriu um ar-condiciona-do, ao custo de R$1.200,00. “O res-tante ficou para ajudar na instalação do aparelho, que fica bem mais que R$130,00”. A diferença para pagar a instalação ficou por conta da entidade.

Page 14: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

Era uma praça muito sem graça, não tinha árvores, não tinha nada... Uma comunidade de Pedernei-ras se uniu e revitalizou uma área de-serta que mais parecia um terreiro. A Praça Padre Donizete, no centro do bairro Cidade Nova ganhou vida quando o grupo União e Cidada-nia resolveu invadir o largo, na verdade um verdadeiro terreno onde as pes-soas cruzavam para ganhar caminho. Crianças, jovens e até idosos recuperaram a Praça da Cidade Nova, plantaram árvores e até ganharam equi-pamentos como brinquedos. O espaço hoje é frequentado pelas famílias do bairro. O professor Marildo Antônio Ruiz, em 2005, resolveu fazer um campeonato de pipa naquele terreno vazio e por falta de som-bra, foi sugerido que se plantasse árvores. Se-gundo o professor Marildo, uma comunidade só anda pra frente quando tem projeto em comum, onde se possa sonhar em conjunto, e quando a comunidade entende o projeto. “Quando eu vim para cá, já existia a praça, vi que não tinha nada na praça era tipo um campo de futebol”, conta Marildo. “Aí fiz o projeto de revitalização da praça, peguei a garotada, pedi um ônibus para a prefeitura e levei a garotada no campo

UNIÃO E CIDADANIA: Moradores da comunidade Cidade Nova foram incentivados pelo professor Marildo Ruiz a revitalizarem a Praça Padre Donizete, que não tinha nenhuma árvore

Pederneiras, 22 de maio de 2015 Pedra de Fogo14

PEDERNEIRAS

Moradores do bairro Cidade Nova revitalizam Praça Padre Donizete

do governo para os meninos verem como plantavam as mudas, como que cuidava, pe-guei essa molecada e fomos à serralheria dos Reis, tinha uns 20 garotos, e fomos pedir a madeira para fazer a proteção das mudas.” Ele conta que conseguiu 213 mudas da Vital Mudas, empresa de Bauru, porque em Pederneiras não tinha mudas. “Quando coloquei o projeto, fiz uma ma-quete da praça, e colocando as árvores onde as crianças queriam que ficassem, ai passei

nas casas perguntando se estava bom ou se o morador queria mudar alguma coisa, mas ninguém quis mudar nada, acharam legal”. No dia que fomos plantar, chamei a garotada e o pessoal que ficava no bar, traba-lhadores que cortavam cana. Conseguiu mo-bilizar os moradores e os pais das crianças.

Bom eram 30 crianças e cada uma recebeu uma árvore por sorteio e ela ficava responsável em regar a árvo-re Essa agregação das pessoas em cui-

dar da praça envolveu umas 50 famílias. “Ai resolvemos premiar essa criançada que molhava as árvores e cui-dava da praça. Nascia assim o primeiro Natal foi em 2010 do grupo União e Ci-dadania; fizemos outros Natal, que fo-ram melhorando com os presentes e até com barraquinhas etc.”, explica Marildo. Na Páscoa deste ano, o grupo União e Cidadania entregou 1508 ovos de Páscoa para crianças com até 12 anos

Page 15: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1

POLÍCIA

Prejuízo: vandalismo atinge praça pública no Jardim Aparecida

Pederneiras, 22 de maio de 2015Pedra de Fogo 15

A praça pública de lazer do Jardim Aparecida teve vários bancos de concreto arrancados à força e virados e os brinquedos de madeira foram destruídos. Nos últimos 12 meses foram mais de 10 atos de vandalis-mo contra prédios públicos. Segundo a pre-feitura, só em uma escola municipal, localiza-da no bairro Maria Elena, os alunos ficaram sem aula e o prejuízo chegou a R$ 30 mil. O que mais impressionou o chefe de gabinete Carlos Alberto Otto-boni Filho foi a fúria na depredação dos bancos de concreto. “É impressionante

o grau de vandalismo dos marginais. O banco de concreto, além de ser pesa-do, estava fixado no chão com cimen-to e ferro. Nada segura esses vândalos”. Ottoboni Filho pede à população para ajudar a vigiar as escolas, postos de saúde, praças, prédios públicos, “porque cada centa-vo que é gasto para recuperá-los deixa de ser investido no que a cidade realmente precisa”. Vandalismo é caso de polícia, denún-cias podem ser feitas anonimamente pelo te-lefone 190 da Polícia Militar ou na Ouvidoria da Prefeitura de Pederneiras: 0800-7711765.

DEPREDAÇÃO: A fúria dos vândalos foi tanta que os bancos de concreto - que são fixados com cimento e ferro - foram arrancados

BOLETINS DE OCORRÊNCIALIMPANa segunda-feira (18), na Rua Dioní-sio Vicário, uma residência foi furtada. A vítima informou à Polícia Militar (PM) que saiu de casa no dia anterior e ao retornar por volta das 18h do dia seguinte, se deparou com a janela do quarto aberta e relatou a falta de um micro system da marca Sony, três apa-relhos de DVDs, duas pranchas para alisar cabelo da marca Tayfy, um seca-dor de cabelo da mesma marca, dois botijões de gás e dois cobertores.

TRÊS TVs SURRUPIADASSegundo boletim de ocorrência (BO), mais um furto chamou a atenção da PM, desta vez à Rua Célio Soares de Oliveira, também na segunda-feira (18). A vítima informou às autorida-des que saiu de casa para trabalhar e ao retornar à noite, se deparou com o portão e a porta da sala arromba-dos e dois televisores da marca Sony e outro Samsung, ambos de 32 po-legadas e de Led, foram surrupiadas.

FURTARAM FIO PADRÃO DO CRASA PM registrou outro furto na se-gunda-feira (18). A responsável do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), situado à Rua Felis-berto José Magnani, bairro Cidade Nova, informou que foi subtraído do local o fio do padrão de energia elétrica; o ladrão levou aproximada-mente 20 metros de cabo de 16 mm.

TENTATIVA DE FURTO EM ESCOLASegundo BO, uma escola situada à Rua Antônio Freitas Pereira, na Vila Paulista, sofreu tentativa de furto du-rante o final de semana passada (dias 16 e 17). Ainda de acordo com o BO, indivíduos danificaram a fechadura dos fundos da escola, quebraram forros de PVC da cozinha e da sala da secretaria earrombaram a grade da cozinha. Apesar dos danos, os marginais não levaram nada do local.

ACIDENTE COM VÍTIMANo sábado (16), na Rodovia Vicinal João dos Santos (rural), a PM colheu informações de testemunha que es-tava estacionada no local que relatou ter escutado um barulho e que avis-tou um motociclista caído no chão e uma pick-up branca, com adesivo na porta e antena de rádio amador se evadindo pelo acostamento em alta velocidade em direção à usina. O motociclista sofreu fraturas na perna, no braço e escoriações pelo corpo.

TENTATIVA DE FURTO A BANCONo dia 15 deste mês, outra tentati-va de furto foi registrada. Segundo seguranças, indivíduos adentraram a agência bancária situada à Rua Santos Dumont, no centro, duran-te a madrugada e danificaram um dos caixas eletrônicos utilizan-do um maçarico. Nada foi levado.

Page 16: Jornal Pedra de Fogo - Edição nº 16 / Ano 1