jornal opção 182 ed oline

8
[email protected] Facebook: Jornal Opção do Noroeste jornalopçã[email protected] R$ 1,00 Atos Ofisicia da Câmara Municipal de Pádua. Pág: 06 a 08 Dir eto ao Assunto: Os assuntos mais polêmicos em foco! Edição: 182- 01 a 30 de Abril de 2015 4 3 3 Prefeito Josias Quintal inaugura telefonia móvel em Santa Cruz Um por todos e todos por Um! Guarda Civil Municipal comemora primeiro ano 2 4 3 Secretaria da Agricultura recebe equipamentos agrícolas 5

Upload: alair-arruda

Post on 25-Jul-2015

71 views

Category:

News & Politics


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal opção 182 ed oline

[email protected]

Facebook: Jornal Opção do Noroestejornalopçã[email protected]

R$ 1,00

Atos Ofisicia daCâmara Municipalde Pádua. Pág: 06

a 08

Direto aoAssunto:

Os assuntosmais polêmicos

em foco!

Edição: 182- 01 a 30 de Abril de 2015

43

3

Prefeito Josias Quintal inauguratelefonia móvel em Santa Cruz

Um por todos e todos por Um!

Guarda Civil Municipalcomemora primeiro ano

2

4

3Secretaria da Agricultura

recebe equipamentos agrícolas

5

Page 2: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182 Jornal Opção do NoroesteDe 01 a 30 de Abril de 2015

Expediente Jornal “O Bacamarte”

2Um por todos e todos por Um!

A cidade de SantoAntônio de Pádua nos últimosdias, viveu momento de grandecomoção com a notícia dainternação do Prefeito JosiasQuintal de Oliveira, ocasionadapor uma pneumoniadiagnosticada no Hospita HelioMontezano de Oliveira, ondeo Prefeito permaneceuinternado por insistencia delepróprio, por algumas horas,sendo transferidoposteriormente para o HospitalSão Jose do Avaí em Itaperuna.

A partir daí, grande parteda população se uniram a umasó voz, rogando aos Céus pelarestituição da Saúde doPrefeito, diversasdenominações regiliosas dePádua e distritos estão fazendoconstantes correntes deorações, o qual foi ouvido porDeus, pois o Prefeito JosiasQuintal a cada dia que passaesta melhorando de maneiraprogressiva a sua saúde,trazendo assim a felicidade daspessoas que em breve contarácom o retorno do Prefeito à

Cidade.Nosso título foi usado de

próposito, pois um de nossosleitores, comentando conoscosobre a saúde de nossoPrefeito disse “Ele(Josias)cuida da gente e da nossa

cidade, agora que ele estadoente, nos pediremos a Deusnuma só voz para que cuidedele para nós”, completou,então este é o motivo de nossotítulo, Um por Todos e Toddospor Um.

Ele também estava lá!

Jornal Opção do NoroesteNão Basta ser bom tem que ser o melhor!

(22) 3851-3882

Na nossa última edição, ao noticiarmos aInauguração do Pólo 3 da Melhor Idade, no momento decolocarmos as fotos cometemos, sem querer, a gafe denão colocarmos a do Vereador Bastos o qualreclamou(com razão), utilizando seu tempo na tribunapor termos colocado a foto do Vereador Robinho eesquecendo dele.

Queremos desde já manifestar nossos sincerospedidos de desculpas ao nobre Vereador, pois além domesmo ser nosso amigo também se trata de um clientede nosso jornal que sempre esta prestigiando nossotrabalho, para podermos redimir a nossa falha, estamosentão nesta edição publicando acima a foto dainauguração onde está o vereador juntamente afuncionários do Pólo 3 da Melhor Iddade.

Page 3: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182De 01 a 30 de Abril de 2015Jornal Opção do Noroeste 3Prefeito Josias Quintal inauguratelefonia móvel em Santa Cruz

Foi inaugurada no, dia12, a torre de telefonia einternet 3G no distrito de SantaCruz. A solenidade aconteceuna Quadra Poliesportiva daLocalidade, com as presençasdo Prefeito de Santo Antôniode Pádua, Josias Quintal deOliveira, da primeira dama eSecretária Municipal deAssistência e DesenvolvimentoSocial, Maria Tertuliana, dosvereadores Alexandre Brasil,Robinho Águia Negra eEduardo Silva (Dudu), além deSecretários municipais.

Em tempos deglobalização e avançostecnológicos, o Prefeito JosiasQuintal vem trabalhando parasolucionar os problemas deinternet 3G e telefonia móvelenfrentado pelos moradoresdos Distritos, problemas essesque aos poucos vêm sendosolucionados com repetidorasinstaladas pelo Departamentode Tecnologia e informação domunicípio.

O Prefeito ficou feliz emver uma solução para esses

problemas. “Agora os moradores de

Santa Cruz não vão sofrer maiscom a falta de sinal e com oacesso à internet. Meus planospara a localidade ainda incluema Capela Mortuária e douminha palavra que em breveestaremos aqui novamentepara entregá-la parapopulação, disse JosiasQuintal.

A simbólica primeiraligação foi feita pelo moradorChiquito, que agradeceu aoPrefeito por levar ao distrito deSanta Cruz os serviços detelefonia.

O sistema de telefonia sófoi possível graças ao empenhodo Diretor do Departamentode Tecnologia e Informação,Carlos Eduardo Dias (Cadu)

e toda sua equipe, já que asoperadoras não mostraminteresse em colocar torrespróprias em localidadesisoladas da sede do município.Outras torres estão sendoinstaladas nos distritos deBaltazar e Monte Alegre e logotambém serão inauguradas.

Carlos Eduardo falousobre a necessidade do celular,que, segundo ele “deixou deser um instrumento devaidade”, passando a umaimportante ferramenta decomunicação, seja na busca desocorro médico, segurança,relações familiares eprincipalmente na relação detrabalho de muitas pessoas.

Texto: Mauro Teixeira Ferreira

Foto: Gláucia Melo

Anuncie ConoscoSolicite a visita de nosso

Representante(22) 98121-3694Antônio Américo

Page 4: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182 Jornal Opção do NoroesteDe 01 a 30 de Abril de 20154

Jornal Opção do Noroeste“Não Basta ser Bom,tem que ser o melhor”

Guarda Civil Municipalcomemora primeiro ano

Em abril, os 34 homense 15 mulheres que compõem aGuarda Civil Municipal deSanto Antônio de Páduacelebram o primeiro aniversárioda corporação. Criada pelaLei Municipal nº 3.474 de 21de março de 2013, poriniciativa do prefeito JosiasQuintal de Oliveira, a GCM,efetivamente, começou a atuarapós o Curso de Formação,com um efetivo de 49integrantes. Sua principalfinalidade entre outras e decolaborar com a segurançapública do município,protegendo o povo paduano,cuidando do trânsito eapoiando os serviços daPrefeitura.

Nesse primeiro ano, aGuarda Municipal se tornouuma instituição de apoio àpopulação e tem na prevençãoa base do trabalho comunitário.Além do patrulhamento delogradouros públicos (escolaspúblicas, unidades de saúde, eprédios públicos), os Guardasainda apoiam o trabalho deórgãos como a VigilânciaSanitária, Área de Fiscalizaçãoe Meio Ambiente, fazendo,ainda, a segurança de todos oseventos públicos municipais.

Em sua sededescentralizada, próximo aotrevo de entrada da cidade, aGCM mantém um NúcleoAdministrativo, Dormitórios,Refeitório e Sala deEquipamentos, aindaprovisoriamente, já que empoucos dias a Corporaçãoganhará uma nova sede própriae independente.

Seu efetivo, além docurso de formação obrigatóriopara o ingresso, éperiodicamente capacitado pormeio de cursos de atualizaçãoe aperfeiçoamento, além depalestras e congressosorganizados por instituições de

todo o Estado.Consonante com a linha

de trabalho preventivo e deaproximação com acomunidade, a GCM aindaconta com trabalhos sociais.Sempre com cunhosocioeducativo, a GuardaMunicipal mantém um grupo depalestras, que durante todo anode 2014 abordou temasvoltados para educação notrânsito com o ProjetoTrânsidolandia Móvel,desenvolvido em escolaspúblicas e particulares, além deprojetos em Praças da cidade.

Para a Terceira Idade, aGCM, junto com a SecretariaMunicipal de Desenvolvimentoe Assistência Social vemdesenvolvendo projetos deEducação Física em Póloslocalizados em distritos etambém na sede do municípiocom o GCM Adriano França,formado em educação física egabaritado para desenvolveratividades com crianças eidosos.

Um dos responsáveisdesde o início pelo projeto decriação da Guarda e tambémpor coordenar todos ostreinamentos durante o Cursode Formação, o SecretárioMunicipal de Defesa Civil e

Comandante da GCM Pádua,Francisco Siqueira Schelk sediz satisfeito com odesenvolvimento dacorporação durante esseprimeiro ano.

“Todo inicio écomplicado, o GuardaMunicipal precisa conhecer arotina do trabalho e também dacidade, já a população aospoucos vai se acostumandocom a presença dos Guardasnas esquinas, sinais e tambémno trânsito, mas de modo geralo paduano têm reagido bem esobretudo, respeitando nossotrabalho e entendendo quesomos servidores públicoscom o objetivo de auxiliar apopulação”, disseComandante Schelk.

O comandante aindaressaltou o apoio do PrefeitoJosias Quintal.

“O Prefeito temacompanhando diariamentenosso trabalho e temdemonstrado grande carinhocom a Guarda Municipal, eapesar de todo o caos quenossa região vive mediante acrise nacional, busca maneirasde equipar nossa instituição,”finalizou o comandante.

Texto: Mauro TeixeiraFotos: Mauro Teixeira /

Gláucia Melo

Page 5: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182De 01 a 30 de Abril de 2015Jornal Opção do Noroeste 5Coleta Seletiva de Santo Antôniode Pádua recebe equipamentos

A Tetra Pak, em parceria com o INEA (InstitutoEstadual do Ambiente), cedeu quatro equipamentospara a Cooperativa de Coleta Seletiva de SantoAntônio de Pádua, entre elas, uma prensa hidráulica,uma balança eletrônica, uma empaletadeira e umelevador. As ferramentas fundamentais para o trabalhonas cooperativas de coleta seletiva também foramcedidas para outros municípios no interior do estado.

Com a entrega dos equipamentos, espera-se queo trabalho das cooperativas se torne mais ágil, o quefará o ciclo da reciclagem girar com mais velocidade.

O consultou técnico da Tetra Pak, Paulo Ribeiro,visitou as instalações onde se realizam os trabalhosde separação dos resíduos juntamente com oSecretário Municipal de Meio Ambiente Otony FariaJunior e ficou satisfeito com o resultado do trabalhoe principalmente com a utilização dos equipamentos.

“Por conta da nossa atuação regional, daparceria com o INEA e com as prefeituras,conseguimos rastrear as iniciativas mais necessitadase acreditamos que os equipamentos ajudarão aagregar valor aos materiais recicláveis coletados”,afirma Paulo Ribeiro, consultou técnico Tetra Pak.

O consultor técnico também foi recebido peloChefe de Gabinete, Dr. Ricardo da Silva Miguel, ondefez explicações técnicas sobre o processo dereciclagem e também sobre o contrato de comodatodos equipamentos com o município.

Texto: Mauro TeixeiraFotos: Mauro Teixeira

Secretaria da Agriculturarecebe equipamentos agrícolas

A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua ganhoumaquinários para manutenção e infra-estrutura daszonas rurais do município. A aquisição foi possívelatravés de verbas parlamentares dos DeputadosCarlos Alberto e Hugo Leal, com o pedido feito peloprefeito Josias Quintal, tendo um repasse no valorde quase R$ 1,3 milhões, feito pelo Ministério deDesenvolvimento Agrário, sendo aproximadamente10% do valor foi pago como contrapartida daPrefeitura.

Com o repasse foram adquiridos três tratoresagrícolas cabinados, um trator agrícola simples eimplementos agrícolas, tais como, Três arados de 4discos, um arado de 3 discos, uma grade de 28discos, uma roçadeira hidráulica, um perfurador desolo e um sulcador. Além disso, uma pá mecânica,duas retro-escavadeiras e mais uma pá carregadeiraserão entregues nos próximos dias.

Estes equipamentos e máquinas agrícolas serão,principalmente, no apoio e suporte aos pequenosprodutores rurais sem condições de aquisição de taistipos de equipamento para sua atividade e tambémna melhoria de estradas vicinais, melhorando oescoamento da produção.

O Secretário Municipal de Agricultura,Leonardo Moura Leonardo, salientou o belo trabalhofeito pela Gerência de Convênios da Prefeitura etambém do Prefeito Josias Quintal, que tornampossíveis que emendas parlamentares cheguem atéa cidade.

“A nossa meta é atender todos os pedidos feitospor parte dos agricultores no tocante aos cortes desuas terras para o plantio, satisfazendo assim ohomem do campo, e o ajudando nas suas atividadesagrícolas”, frisou Leonardo.

Texto: Mauro TeixeiraFotos: Mauro Teixeira

Page 6: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182 Jornal Opção do NoroesteDe 01 a 30 de Abril de 20156Atos Oficiais - Câmara Muncipal de Santo Antônio de Pádua

RESOLUÇÃO Nº.001, DE 30 DE MARÇO DE 2015.

Institui e Disciplina o programa “CâmaraItinerante”.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de SantoAntônio de Pádua, no uso de suas atribuições legais,decreta:

DO CONCEITOArt. 1º - O programa “Câmara Itinerante”, visa:I - popularizar os trabalhos legislativos,

proporcionando contato direto entre o vereador e apopulação, despertando os cidadãos para o processopolítico;

II - facilitar a participação dos cidadãos nostrabalhos de cunho parlamentar, que não precisarão sedeslocar até a sede da Câmara;

III – apresentar aos vereadores, membros doexecutivo e população em geral os problemas, asnecessidades locais dos distritos, participando eacompanhando de perto tais necessidades.

Parágrafo único - Os eventos que constituem oprograma “Câmara Itinerante” serão realizados forado edifício-sede da Câmara Municipal, indo aonde oproblema se encontra e ouvindo os realmenteinteressados, os cidadãos de Santo Antônio de Pádua.

DA NATUREZA DOS EVENTOSArt. 2º - Os eventos que constituem o programa

“Câmara Itinerante” têm natureza institucional, mascaráter informal, no intuito de, facilitando a participaçãopopular, obter subsídio junto a cada comunidade,estudando os seus problemas e encaminhando as suaspropostas aos setores competentes da AdministraçãoMunicipal.

DOS EVENTOSArt. 3º - Constituem o programa “Câmara

Itinerante” os seguintes tipos de evento:I - audiência pública em regiões do Município, para

subsidiar o processo legislativo;II - visita local para verificar a realização de

programas, serviços e obras municipais, no exercíciode sua função fiscalizadora, nos termos da Lei Orgânica;

III - visita técnica em qualquer área do Município,para estudar assunto de sua competência por meio daverificação de condições locais, visando subsidiar oprocesso legislativo em qualquer de suas variantesinstitucionais, nos termos do Regimento Interno.

DA RESPONSABILIDADEArt. 4º - A Secretaria Geral da Câmara Municipal

ficará responsável pela gestão operacional de cadaevento.

DA ANTECEDÊNCIA NECESSÁRIAArt. 5º - Deverão ser observados os prazos

mínimos de antecedência de 05 dias para divulgação e

planejamento do dia, hora e local do evento, devendoconstar no mural da Câmara Municipal, ser divulgadono rádio, internet e/ou outros meios de comunicação.

Parágrafo único - A antecedência referida nocaput deste artigo será contada a partir da definiçãofinal e por escrito do local e da data da reunião.

DO LOCALArt. 6º - Os vereadores, em reunião realizada

para este fim, sortearão o distrito ou localidade ondeserá realizada a sessão itinerante, dentro do territóriode Santo Antônio de Pádua.

§ 1º - as Sessões Itinerantes serão realizadasnas escolas daquele distrito ou localidade e quandoassim não for possível, em qualquer outro localpreviamente consentido e divulgado, com condiçõesmínimas para o acontecimento do evento.

§ 2º - A equipe responsável pela realização doevento fará visita prévia ao local para verificar as suascondições.

DA DATA E DO HORÁRIOArt. 7º - As sessões itinerantes ocorrerão na

última quarta- feira de cada mês, às 18:30 horas, desdeque não prejudique os trabalhos da Câmara préagendados, caso em que a sessão itinerante seráadiada para a próxima quarta –feira subsequente àaquela.

Artr.8º - é lícito aos Vereadores praticarem todosos atos praticáveis na sessão ordinária na sessãoitinerante.

DOS SERVIÇOS DISPONÍVEISArt. 9º - A Câmara Municipal disponibilizará

serviços de apoio aos eventos constituintes doprograma “Câmara Itinerante”, fornecendo para taltransporte aos auxiliares, funcionários e assessoresda Câmara municipal, assim como serviço de limpeza,som e acomodação dos populares.

Art. 10 - Os serviços contratados são osseguintes:

I - seguranças;II - recepcionistas;III - serventes de limpeza;IV - equipamento de som;V - operador de som;VI - cestas de Lixo;VII - - mesa para oradores;VIII - copos de água mineral.§ 2º - A Câmara Municipal poderá complementar

o rol de serviços e produtos necessários, nos termos elimites previstos naquele dispositivo.

DA ANTECIPAÇÃO, DO ADIAMENTO EDO CANCELAMENTO

Art. 11 - A Secretaria Geral da Câmaraprovidenciará a divulgação de eventual decisão por

antecipar, adiar ou cancelar o evento.§ 1º - A divulgação de que se trata neste tópico

será feita:I - mediante inserção do fato na aba pertinente

ao programa “Câmara Itinerante” disponibilizada nosite da Câmara Municipal;

II - por meio eletrônico, aos vereadores, aossetores da Câmara envolvidos e aos convidados;

III - por meio de carro de som e rádio.§ 2º - Sempre que tiver sido demandado serviço

contratado pela Câmara Municipal, a decisão porantecipar, adiar ou cancelar o evento deverá sercomunicada à Secretaria Geral da Câmara pelo menoscom 3 (três) dias úteis de antecedência.

DA ALTERAÇÃO

Art. 12 – quando houver alteração do local derealização da Câmara Itinerante as réguas serão asanteriormente definidas no artigo anterior, salvo regraespecífica em contrário nesta Deliberação.

DA DIVULGAÇÃO VIRTUALArt. 13 - A Secretaria Geral da Câmara manterá

em aba própria do site da Câmara todos os dadosrelativos aos eventos de que trata esta Deliberaçãoque constem desta e mais os que entender conveniente..

DO PERÍODO ELEITORALArt. 14 - Durante o período eleitoral - assim

compreendido aquele iniciado com o término do prazopara realização das convenções partidárias e encerradoapós o turno final -, não serão realizados eventos doprograma “Câmara Itinerante”.

CONCLUSÃOArt. 15 - É com a finalidade de estimular o povo

a participar das decisões políticas que o programa“Câmara Itinerante” foi instituído.

Art. 16 - Esta Resolução REVOGA a Resoluçãonº 3.274, de 14 de maio de 2009, implementando novasdeterminações para o funcionamento do programaCâmara Itinerante do Município de Santo Antônio dePádua

Art. 17 – Esta Deliberação entra em vigor nadata de sua publicação.

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOANTÔNIO DE PÁDUA, 30 de março de 2015.

Paulo Roberto PinheiroPinto - Presidente

Marcelo Alexandre deOliveira – 1º Secretário

Luis Carlos da Silva –Vice-Presidente

Elton Amaral Brum - 2ºSecretário

Page 7: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182De 01 a 30 de Abril de 2015Jornal Opção do Noroeste 7Continuação Atos Oficiais

Câmara Municipal de S. A. de Pádua

DECRETO LEGISLATIVO Nº.003/2015.

PAULO ROBERTO PINHEIRO PINTO,PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DESANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, ESTADO DORIO DE JANEIRO, NO USO DE SUASATRIBUIÇÕES LEGAIS ETC...

D E C R E T A:Fica determinado o período entre 12:00 h (meio

dia) às 17:30 hs (dezessete horas e trinta minutos), desegunda a sexta feira, o horário de atendimento aoPúbico nas dependências da Câmara Municipal deSanto Antônio de Pádua.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua,

em 10 de abril de 2015.

EXTRATO DE INSTRUMENTOCONTRATUAL Nº.012/15.

PARTES: CÂMARA MUNICIPAL DESANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E TAINANSILVEIRA DIAS MALHANO

OBJETO: Prestação de serviços de sonorizaçãonas Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Itinerantes,bem como efetuar gravações em CD/DVD dassessões acima mencionadas.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, II – Leinº 8666/93.

TEMPO DE CONTRATO: Dez meses.INÍCIO E TÉRMINO: 01.03. à 31.12.2015VALOR GLOBAL: R$ 7.500,00 (sete mil e

quinhentos reais).CONDIÇÃO PAGAMENTO:

R$750,00(Setecentos e cinquenta reais) mensais.

REPUBLICADO POR INCORREÇÃO

EXTRATO CONTRATO Nº.013/2015

Processo/Modalidade: 005/2015 - Carta conviten.º 005/2015

Partes:CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOANTÔNIO DE PÁDUA

LUCVEL VEÍCULOS LTDA.Objeto:Aquisição de dois veículos 0KM, Sedan,

motor no mínimo 1.0, 04 portas, cor branco, adesivodecorativo na coluna “B”, ar condicionado, direçãohidráulica, para uso do Poder Legislativo.

Valor Total: R$ 72.400,00 (setenta e dois mil equatrocentos reais).

Pagamento: 02 (duas) parcelas iguais no valorde R$ 36.200,00 (trinta e seis mil e duzentos reais).

Dotação Orçamentária: 01.031.00011.0034.4.90.52.99

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 23, II,“a” – Lei nº 8.666/93.

EXTRATO CONTRATO Nº.014/2015.

Contrato n.º 014/2015.Processo/Modalidade: 007/2015 Carta convite

n.º 007/2015.Partes: CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO

ANTÔNIO DE PÁDUAROBSON COSTA AGUIAR

Objeto: O presente contrato tem como objeto acontratação de empresa especializada na criação(confecção) de site especifico e Institucional e criaçãodo Portal da Transparência da Câmara Municipal deSanto Antônio de Pádua.

Valor: R$ 40.500,00 (Quarenta mil e quinhentosreais)

Prazo: 09 meses a partir de 01 de Abril de 2015,com seu término previsto para o dia 31 de dezembrode 2015.

Dotação Orçamentária: 01.031.2010.2.0030003.3.90.39.79

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 23, II,“a” – Lei nº 8.666/93.

Campanha Nacional de Vacinação contraa Gripe Influenza terá início em Pádua

Com objetivo de reduzir as complicações einternações decorrentes das infecções pelo vírus dainfluenza, a Prefeitura Municipal de Santo Antôniode Pádua, por meio da Secretaria de Saúde, daráinício no próximo dia 04 de maio, à CampanhaNacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Atéo dia 22 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde(UBS) do município irão disponibilizar a vacina. E nodia “D”, marcado para o dia 9 de maio, o atendimentoserá das 8h às 17h.

Os grupos prioritários para imunização sãotrabalhadores da área da saúde, povos indígenas,crianças na faixa etária de seis meses a menores decinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantesem qualquer idade gestacional, indivíduos com 60anos ou mais, população privada de liberdade efuncionários do sistema prisional.

A vacinação anual é importante para aimunidade transitória anual. A vacina protege contraas complicações causadas pelos vírus influenza einterfere ainda nas doenças respiratórias, reduzindoa hospitalização e óbitos causados pelascomplicações.

A vacinação contra influenza mostra-se comouma das medidas mais efetivas para a prevenção dainfluenza grave e de suas complicações. Atualmente,as vacinas utilizadas contêm antígenos contra trêscepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Estascepas são escolhidas a cada ano visando prevenir adoença causada por cepas que circularão natemporada seguinte.

As estratégias de vacinação no Brasil, a inclusãode novas vacinas no Programa Nacional deImunizações e o estabelecimento de grupospopulacionais a serem cobertos, são decisõesrespaldadas em bases técnicas, científicas e logísticas,evidência epidemiológica, eficácia e segurança doproduto, somados a garantia da sustentabilidade daestratégia adotada para a vacinação.

Esta ação tem contribuído na redução damortalidade em indivíduos portadores de doençascrônicas, tais como: doença cardiovascular; AcidenteVascular Cerebral (AVC); doenças renais, diabetes,pneumonias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC); dentre outras.

A vacinação deste grupo deve ser realizada emtodos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificandoo motivo da indicação da vacina, que deverá serapresentada no ato da vacinação

Para evitar a doença também é importante tomaralguns cuidados como higienizar as mãos com água esabão líquido; evitar tocar os olhos, o nariz e a bocaapós contato com superfícies; ao tossir ou espirrar,proteger a boca e o nariz com lenço; evitar sair decasa durante o período de transmissão da doença(até cinco dias após o início dos sintomas); ingerirpelo menos de oito a 10 copos de água por dia.Texto: Mauro Teixeira / Regina Célia da Silva

Teixeira - Coordenadora PNI - Pádua

Page 8: Jornal opção 182 ed oline

Edição 182 Jornal Opção do NoroesteDe 01 a 30 de Abril de 20158