jornal o ferramenta - março 2015/1

4
Ano XI - Edição 128 - Catalão/GO - Março/1- 2015 Expediente/Editorial Nota Oficial do SIMECAT sobre a terceirização Saúde em Foco Carlos Albino participa do ato pela renovação da frota de caminhões Presidente do SIMECAT esteve no lançamento do 1º de Maio da Força Sindical Rodrigão recebe troféu SindiFatos Trabalhadores da Fórmula R conquistam aumento de 13,5% na PLR Após anos de luta, trabalhadores da MMC conquistam melhorias no ambiente de trabalho Em reunião com sindicato, Mitsubishi alega queda nas vendas e afirma passar por análise de custos Thiago Cândido representa SIMECAT em seminário da IndustriAll Pág. 02 Pág. 02 Pág. 03 Pág. 03 Pág. 03 Pág. 03 Pág. 04 Pág. 04 Pág. 04 Pág. 04 Campanha Salarial da John Deere é lançada Trabalhadores são homenageados com a comenda Metalúrgico de Aço Pág. 4 Pág. 3

Upload: simecat

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO

TRANSCRIPT

Ano XI - Edição 128 - Catalão/GO - Março/1- 2015

Expediente/EditorialNota Oficial do SIMECAT sobre a terceirizaçãoSaúde em FocoCarlos Albino participa do ato pela renovação da frota de caminhõesPresidente do SIMECAT esteve no lançamento do 1º de Maio da Força SindicalRodrigão recebe troféu SindiFatosTrabalhadores da Fórmula R conquistam aumento de 13,5% na PLRApós anos de luta, trabalhadores da MMC conquistam melhorias no ambiente de trabalhoEm reunião com sindicato, Mitsubishi alega queda nas vendas e afirma passar por análise de custosThiago Cândido representa SIMECAT em seminário da IndustriAll

Pág. 02Pág. 02Pág. 03 Pág. 03Pág. 03Pág. 03Pág. 04Pág. 04Pág. 04Pág. 04

Campanha Salarialda John Deere é lançada

Trabalhadores são homenageados com a comenda Metalúrgico de Aço

Pág. 4Pág. 3

2

Olá, companheiro. Esta é uma edição que traz uma novidade muito importante e significati-va para nós metalúrgicos: a conquista da nossa sede própria. Após quase onze anos de fundação, o SIMECAT agora conta com a casa própria, a re-alização de um sonho. Essa conquista é sua, por-que o Sindicato também é a sua casa. Neste ano,

como já falamos, não haverá a tradicional festa do 1° de Maio por causa da aquisição da sede. Você já tem noção que o custo é alto e da mesma forma que você faz na sua casa, precisamos fazer no Sindicato, é preciso abrir mão de uma coisa para conquistar outra. Porém, os sorteios dos prêmios irão ocorrer normalmente. No dia 30, iremos inaugurar a sede e também sortear 5 motos 0Km. Como já é de praxe, para levar o prêmio é preciso estar presente. Vá e leve sua família, vamos comemorar juntos. Apesar de o momento ser de festa e alegria, não podemos nos esquecer que a luta e as dificuldades diárias estão aí. Tentamos antecipar o lança-mento da Campanha da John Deere para acelerar as negociações, mas não resolveu muito. Já protocolamos a pauta, mas a empresa ainda não marcou a reunião. Enquanto isso, é preciso manter a mobilização. O seu apoio e atenção são de fundamental importância neste momento.

Editorial

O SIMECAT é contra a terceiriza-ção que acontece hoje porque ela re-duz salários, precariza o trabalho e retira os benefícios e direitos dos tra-balhadores. A Central Força Sindical é a favor da regulamentação da terceiri-zação de uma forma que quando hou-ver a terceirização não aconteça o que ocorreu com a RCM na mudança para Prest John, aqui em Catalão. Eles ti-nham cesta, benefícios e PLR maiores e melhores, mas com a terceirização tudo foi reduzido, sem falar que eles também foram mudados de categoria, onde a representação se dividiu e en-fraqueceu os trabalhadores. Voltando no passado também, os trabalhadores Carlos Albino

Presidente do SIMECAT

da manutenção da Mitsubishi, que são os da RCM, têm hoje uma diferença gri-tante no PL, o valor era pra ser maior, mas não é maior por conta da terceiri-zação. O SIMECAT entende e acredita que com a regulamentação todos os direitos e benefícios devem ser iguais. A luta no Congresso Nacional não terminou. Vamos continuar insistin-do para que consigamos fazer as mu-danças necessárias no Senado. Outro problema que não pode ser esquecido são as medidas provisórias 664 e 665, que retiram benefícios trabalhistas e previdenciários. Estamos atentos e na defesa da trabalhador.

Nota Oficial do SIMECAT sobre a terceirização

3

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), em parceria com a Câmara Municipal de Catalão, entregou no dia 14 d abril a distinção honorífica Metalúrgico de Aço para 50 trabalhadores. A homenagem é uma comemoração pelo Dia do Metalúrgico, celebrado no dia 21 de abril.

A sessão solene Metalúrgico de Aço acontece desde 2011, quando teve início o projeto através do decreto legislati-vo nº 01 de 08 de fevereiro de 2011 de autoria do ex-vereador e presidente da Força Sindical Goiás, Rodrigo Alves Carvelo (Rodrigão). No total, 250 metalúrgicos já receberam a home-nagem.

Neste ano, a sessão foi requerida pelo vereador Pe-drinho. “É uma emoção participar novamente desta justa homenagem. Sei que as medalhas e certificados que eles receberam são de grande importância. Tudo isso vai refletir de maneira positiva à todos homenageados, pois esta é uma maneira de valorização”, destaca o vereador, que também já foi metalúrgico.

“Fiquei muito satisfeito com a indicação. Acredito que não seja somente pelo serviço desempenhado na firma, mas

Trabalhadores são homenageados com a comenda Metalúrgico de Aço

1° de Maio daForça Nacional

Ato pela renovação da frota de caminhões

Dengue: A prevenção é a única arma contra a doença

também pela participação no sindicato. Eu sou participativo e procuro me interessar pelas lutas do Sindicato”, afirma o metalúrgico de aço Cacildo José Pedrosa.

Para ser um Metalúrgico de Aço, o SIMECAT avalia como o trabalhador desempenha suas atividades na fábrica e se ele participa do dia a dia da luta sindical por melhores con-dições de trabalho e salários para a categoria. “É importante fazer bem feito seu trabalho na empresa e, ao mesmo tempo, vestir a camisa do Sindicato. É um orgulho homenagear estes companheiros”, ressalta o secretário para Assuntos Sociais do SIMECAT Cledson Rocha (Bil).

Participaram também da solenidade a vereadora Re-gina Félix, o secretário do Trabalho Rogério Ponciano, o se-cretário adjunto da Secretaria do Emprego do Estado de São Paulo Eufrozino Pereira, o presidente da Força Sindical Goiás Rodrigo Alves Carvelo, o vice-presidente do SindCom Ever-ton Alves e o diretor do Sindicato Metabase Laurindo. Após a entrega da comenda, os trabalhadores e seus familiares par-ticiparam de um jantar.

O presidente Carlos Albi-no participou no dia 20 de mar-ço, em São Paulo, do lançamen-to oficial do 1° de Maio da Força Sindical Nacional. Neste ano, o lema será Crescimento Econô-mico com Garantia de Empre-gos. O 1° de Maio acontecerá na Praça Campo de Bagatelle, em São Paulo. Lembrando que, neste ano, no 1° de Maio dos Metalúrgicos de Catalão haverá somente o sorteio de 5 motos 0km. A tradicional festa não irá acontecer devido à aquisição da sede própria do Sindicato, que será inaugurada no próximo dia 30 juntamente com o sorteio das motos.

O presidente do SIMECAT, Carlos Albino, participou no dia 02 de abril, em São Paulo, do ato pela renovação da frota de caminhões. O objetivo é chamar a atenção do governo federal para a pauta de reivindicações entregue no início do ano pedindo medidas de estímulo à produção de caminhões, como mecanismo para garantir empregos nas montadoras, aquecer a economia, além de contribuir com a prevenção de acidentes de trânsito e a melhoria no meio ambiente. A manifestação foi convocada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindi-cal), com apoio da CUT/SP.

Com informações da CNM/CUT

1. Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver algu-ma rachadura, troque a caixa. 2. Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr.

3. Não deixe água acumular em lajes e varandas. Passe um rodo.4. Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e a piscina do sítio.5. Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.6. Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta. 7. Não acumule pneus em casa. 8. Vede com saco plástico o ralo de banheiros sem uso.9. Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.10. Acondicione bem o lixo de casa, especialmente garrafas e lati-nhas, e mantenha a lixeira fechada.

André Felício (Andrezão)Secretário de Saúde do SIMECAT

4

Campanha Salarial da John Deere é lançada

‘Pão de queijo’ mais arejado

PLR da Fórmula R

Troféu SindiFatos

Alerta na MMC

Foi lançada no dia 25 de março, a campanha salarial para os trabalhadores da empresa John Deere. O lançamento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT). No pontapé inicial não foram discutidos índices, nem aumento, porém, ficou definido que uma série de even-tos acontecerão até o fechamento das negociações.

Apesar do momento de crise que o país passa, o presi-dente do SIMECAT, Carlos Albino, acredita que o “acréscimo de álcool na gasolina pode colaborar para dar uma aquecida no mercado sucroalcooleiro”, contribuindo para os bons resul-tados nas negociações. A data base da categoria é no dia 1º de maio e o acordo salarial beneficiará os 600 trabalhadores da empresa.

Entre os itens da pauta de reivindicações, estão o re-ajuste salarial, valorização do piso, jornada de 40 horas e aumento do vale alimentação. Com o slogan “A vaca vai tos-sir”, a campanha salarial será reforçada com assembleias e caminhadas pelo Distrito Industrial como forma de chamar a atenção da sociedade e da empresa.

Com informações Site A Gazeta 24 Horas

Foram abertas as jane-las no famoso ‘pão de queijo’, do ModCenter. O local foi bati-zado assim porque era extre-mamente quente, parecendo um forno. Essa é uma grande conquista, pois há três anos o Sindicato e a Cipa tentavam melhorias para o setor. As ja-nelas foram feitas pelos pró-

prios metalúrgicos utilizando o material retirado das caixas metálicas da reciclagem. De agora em diante, será bom para todos. Redução de energia elétrica e melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores da Fórmula R Indústria conquis-taram no mês de abril um au-mento de 13,5% na PLR 2015 (Participação nos Lucros e Resultados). O valor passa de R$ 1.500 para R$ 1.700. O benefício será pago em duas

parcelas, sendo a primeira no dia 23/07 e a segunda em 23/12. A vitória dos metalúrgicos se deve à mobilização, pois na empresa cerca de 99% são sindicalizados.

No dia 10 de abril, o di-retor do SIMECAT e presidente da Força Sindical Goiás Rodri-go Alves Carvelo (Rodrigão) foi homenageado com o troféu SindiFatos, em Goiânia, por ser escolhido como o melhor presi-dente de central sindical do es-tado de Goiás. A Força Goiás foi fundada em 14 de setembro de 2007 e hoje conta com mais de 70 sindicatos filiados. Rodrigão está à frente da entidade desde a sua fundação.

Em reunião com o SIMECAT, os representantes da Mitsubishi alegaram queda nas vendas e afirmaram que até o dia 29 de abril a empresa estará analisando cada setor para reduzir custos. Ate o momento não há previsão de de-missão coletiva, mas, ao mesmo tempo, o mercado sinaliza queda. Se comparado com o ano passado, o mês de fe-vereiro teve queda de 32,74% nas vendas. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a redução também foi de 32,74%. Por-tanto, é bom ficarmos atentos e mobilizados porque sabe-mos que a corda sempre arrebenta para o nosso lado. Nós só temos um ao outro, participe das assembleias e fortaleça nossa luta.

COMPANHEIRO, PARTICIPE DASASSEMBLEIAS E MOBILIZAÇÕES!

O secretário geral do SIMECAT Thiago Cândi-do participou entre os dias 23 e 25 de março, em Praia Grande, do ‘Seminário de Combate ao Trabalho Pre-cário e a Precarização das Relações e das Condições de Trabalho’. A atividade é uma realização da fede-ração global IndustriALL e reuniu químicos, metalúrgi-cos e o setor de vestuários. Na oportunidade também foi emitida uma moção de repúdio a Bosch, Unidade Curitiba, contra a ação an-tissindical da empresa que culminou na demissão do funcionário representante do Sindicato.

Seminário