jornal o aprendiz - junho 2012

8

Upload: carlos-alexandre-gomes

Post on 30-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Periodico - Mês 06/2012

TRANSCRIPT

2 JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SPwww.jornaloaprendiz.com.br

Amigos são “co-res”, cada qualcom seu matiz,

O Casamento para

as Constelações

FamiliaresPara que um casal

possa permanecer jun-to é necessária a sepa-ração da família de ori-gem e a libertação dosemaranhamentos nosdestinos da família ori-ginal.

As “Ordens” na fa-mília envolvem o di-reito à pertinência,

ou seja, todos têm o direito de pertencer. Há uma hierarquia que deve ser respeitada,e deve haver equilíbrio entre o dar e o rece-ber em todas as relações dentro do sistemafamiliar.

O amor da criança pelos pais e dos pais pelacriança também faz parte da base de todo rela-cionamento. Quando um dos parceiros nãotoma seus pais, também não pode tomar o ou-tro no casamento.

Ou seja, para que uma relação dê certo, énecessário observar questões como: o relaci-onamento do casal tem precedência com re-lação à paternidade ou maternidade; a hie-rarquia é fundamental nas famílias mistas -quando há mais de um casamento. Em um ca-samento com filhos, os parceiros anterioressempre precisam ser respeitados, não impor-tando os motivos da separação. Quando issonão acontece, é possível que parceiros ante-riores sejam representados no casamentopelos filhos. O relacionamento entre um ho-mem e uma mulher está inserido num con-texto maior. Pela sua natureza está direcio-nado aos filhos, à formação de uma família, àcontinuação da vida.

Colaboração: Ana Lúcia Braga

Constelação Sistêmica

Terapia Corporal Neo Reichiana

Psicopedagogia

(16) 3021-5490 / 9994-7224

www.analuciabragaconstelacao.com.br

As Cores dos Amigose um jeito sempre mui-to marcante. Há o Ami-go “cor verde”: é aque-le que em tudo ressaltaa beleza da Vida e põeesperança nela. Ele nosergue! Há o Amigo “corazul”: ele sempre trazpalavras de paz e de se-renidade dando-nos aimpressão, ao ouvi-lo,de que estamos emcontato direto com océu ou com o profundo

azul do mar . Ele noseleva!

Há o Amigo “coramarela”: ele nos aque-ce, assim como o sol;faz-nos rir, sorrir e en-xergar o amarelo dobrilho das estrelas bemao alcance das nossasmãos. Há o Amigo “corvermelha”: é aqueleque domina as regrasde viver, é como nossosangue. Ele acusa peri-

gos, mas nunca nos aba-la a coragem. É pródigoem palavras apaixona-das e repletas de calo-roso amor.

Há o Amigo “cor la-ranja”: ele nos traz asensação de vigor, saú-de e enriquece nosso

espírito com energiasque são verdadeiras vi-taminas para o nossocrescimento. Há o Ami-go “cor cinza”: ele nosensina o silêncio, a in-ternalização e o autoco-nhecimento. É um indu-tor a pensamentos ereflexões. Ajuda-nos anos aprofundarmos emnós mesmos.

Há o Amigo “corroxa”: ele traz à tona

nossa essênciamajestosa, comoa dos reis e dosmagos. Suas pa-lavras têm no-breza, autorida-de e sabedoria. Há o Amigo “corpreta”: ele émestre em mos-trar nosso ladomais obscuro,com palavras ge-ralmente duras,

atinge-nos sem “anes-tesia” e, com boas in-tenções, leva-nos a me-lhor considerar nossasatitudes perante a vida.

Se reunirmos a to-dos num Grande Encon-tro, veremos um arco-íris de Amor! POR ISSOESCOLHI VOCÊ PARASER MEU AMIGO E HOJEVOCÊ FAZ PARTE DOMEU ARCO-ÍRIS!

Colaboração:

Dra. Maria do Vale Oba

Especialista em

Acupuntura

(16) 3234-3862

9196-5217 / 3904-8414

[email protected]

3JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SP www.jornaloaprendiz.com.br

Os antigos tinhamum hábito mui-to saudável, com-

partilhavam histórias,ensinamentos e ritu-ais em volta de umafogueira. E para seharmonizar com o Cos-mos se utilizavam dasdanças.

Hoje, através dadança circular sagrada,conseguimos trazeressa mesma energiapara um grupo, pois tra-balhar em círculo favo-rece a integração, a fle-xibilidade, o equilíbrio,a percepção do outro ede si mesmo e a comu-nicação não verbal.

Dança Circular e a alegria de viverSendo o círculo uma for-ma geométrica perfeitaconseguimos perceber

que estamos todos namesma distância docentro. Numa roda nãoexiste competição, esim a comunhão de fa-zermos partes de umtodo que só é possívelcom a colaboração detodos, brotando assimum sentimento de fra-ternidade.

É através da dançacircular sagrada quenosso corpo se expres-

sa e aquieta nossa men-te, fazendo brotar aalegria e a possibilida-

4º Baile de Dança Circular

no Espaço Ubuntu

BAILE CIRCULAR JUNINO

Dia 16 de junho às 20 horas - Inscrições Abertas:

(16) 9261-7355 com Cristiane / 8175-8777 com

Evandro / 3629-3446 com Ana

[email protected]

Colaboração: Cristiane Lombardi Sampaio

Focalizadora de Dança Circular

Terapeuta Reikiana - EFT - Mesa Cristalina

Tels: (16) 3995-1362 / 9261-7355

www.espacoubuntu.com.br

de de comunhão com ooutro e com seu EU in-terno, podendo desen-volver a concentração,o equilíbrio, a memó-ria, acalmando nossoemocional.

Os passos podemser simples ou maiselaborados, dependen-do do grupo.

Entre você tambémna roda! Venha experi-mentar o melhor devocê com a gente!

Aulas todas as se-gundas-feiras no Espa-ço Ubuntu.

4 JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SPwww.jornaloaprendiz.com.br

A

tualmente mui-tos sintomas físi-cos e emocio-nais não conse-

guem ser compreendidospor técnicas de tratamen-to convencionais devido àsutileza de suas origens.O corpo físico é apenas umreflexo de nossas emo-ções. Quando os senti-mentos que deveriam serexpressos são reprimidos,

geram uma so-brecarga elétri-ca em nosso cor-po, tensionandoa musculatura eimpedindo ofluxo da circula-ção sanguínea.C o n s e q u e n t e -mente os órgãos

Por meio de um diagnóstico mais precisonão conseguem ser ali-mentados e passam a tra-balhar menos ou de umaforma desordenada. Essasimples sequência de fa-tos é o que denominamosde psicossomatização (do-enças físicas geradas porum desequilíbrio emocio-nal), processo muito co-mum nos dias atuais tãoestressantes e repletos depressão. Esse caso requerum tratamento na raiz doproblema que é no campoemocional. Mas como che-gar a um diagnóstico semuitas vezes nem o paci-ente sabe o que está acon-tecendo no seu departa-mento psicológico? E ana-mneses (colheita dasqueixas do paciente) nem

sempre conseguem reco-lher dados suficientes everídicos para se concluirum raciocínio. Existe ummétodo de avaliação ex-tremamente fiel e precisoque se denomina Radies-tesia. Por meio de algunsinstrumentos específicospodemos checar a saúdede um ser (pessoa, animalou vegetal) ou mesmo asaúde de um ambiente(cômodo, prédio, terreno).Em relação aos seres (hu-manos e outros animais)podemos chegar a váriosresultados com essa ava-liação, entre eles:

Avaliação da vitalida-de geral do organismo oumesmo de um órgão sepa-radamente.

Avaliação do campoemocional: tipo de dese-quilíbrio, intensidade eorigem (genética, cultural,situacional, etc.).

Avaliação do desempe-nho mental (concentração,memória, equilíbrio entreo raciocínio lógico e o lú-dico).

Avaliação do nível defrequência espiritual = ma-turidade do Ser (confirmarse é uma pessoa Índigo ouCristal, ou mesmo de ori-gem estelar).

Avaliação da compati-bilidade da pessoa avali-ada com um emprego, comoutra pessoa, com um lo-cal, etc.

São muitas as possibi-lidades de avaliação e pra-ticamente todas podemser feitas em apenas umaconsulta.

Quanto mais precisafor uma avaliação, melhorpodemos compreender aorigem dos desconfortosfísicos e emocionais edesta forma teremos con-dições suficientes paraindicar com precisão e se-gurança alguns produtosterapêuticos necessáriospara corrigir os desequilí-brios detectados. É desuma importância tam-bém a sugestão de mu-danças de hábitos para amanutenção do equilíbrio.São dicas simples e aces-síveis, de acordo com otipo constitucional do pa-ciente, respeitando sem-pre o limite e os gostosdo indivíduo.

(Texto extraído do cur-so de Radiestesia na Saú-de de Osvaldo Coimbra Ju-nior).

Colaboração: Dr. Osvaldo Coimbra Junior

Consultor de saúde integral - Radiestesista

Homeopata - Sintonizador das Essências Cristais de Oz

(16) 3941-6116 ou 3635-1336

[email protected]

Blog: semeadordeluz.blogspot.com

www.cristaisdeoz.com.br

A

5JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SP www.jornaloaprendiz.com.br

Outro dia, encabuleicom a palavra:dharma. Curioso,fui buscar o seu

significado em sânscrito. Émais ou menos isso: des-cobrir dentro de nós aque-la consciência vocacional,que pulsa para cumprir oplano de evolução de cadaum, dentro de uma unida-de Maior.

Sentir que existe umplano de Vontade, Amor-in-tuição e Pensamentos pu-ros que nos habitam e con-dicionam para uma vidamais correta e justa, apon-tando sutilmente para umcaminho de evolução pos-sível.

Seria uma compreen-são maior dos nossos pen-samentos imperfeitos, sen-timentos e desejos desar-monizados, que, por suavez são responsáveis pelosnossos atos, gestos peque-

nos e sofrimentos que pro-vocamos a nos e aos ou-tros. Dharma, podemos ar-riscar é a consciência queconstata a desarmonia in-terna que dirige nosso dia-a-dia diante da imagem deum Eu idealizado, que in-tuímos e achamos que nãovamos encontrá-lo.

Seria o vislumbre donosso destino divino em-basado no amor universalpor todos os seres a come-çar do nosso Ser que estálá brilhando, infinitamen-te, no fundo do coração.Não desperdicemos nossavida, apoiada somente noculto da personalidade edo corpo físico, que o nos-so ego racional e científicoimpõe, como única expres-são da verdade. Sentir aalma que faz lampejar anossa consciência maispura dentro de nós, e o queela precisa aprender nes-se curto espaço de tempoem que ela se hospedacomo hóspede provisórionessa consumação diária.

É isso, descubra noaqui e agora, qual a suavocação maior no caminhoda evolução, enquantomônada divina. Vislumbreo mais precioso de si nointervalo da sua vida bre-ve. Há várias ferramentasa sua disposição, que pos-sam ajudá-lo nessa em-

preitada. Terapias as maisvariadas, leituras, medita-ções, orações, mantras,exercícios para fortalecer avontade, credos e dogmasos mais diversos, até asforças da obscuridade po-dem sugerir fórmulas enga-nosas de sucesso e imor-talidade, transformandohomens em Faustos infeli-zes, escravizando-os cadavez mais na ilusão de pe-renidade da matéria que ocircunda. Portanto, é preci-so muita compreensão aosentir nossa incompetên-cia para descobrir o Espíri-to na Matéria, qual a nos-sa vocação como pólosopostos de um mesmo Ar-quiteto, berço e Senhor doDharma. Somos partes deum universo multidimensi-onal, um dia estaremosnesse caldo na unidadeque lambuza todas as coi-sas.

O dharma dispensa li-vre-arbítrio, ele É. Nós so-mos feixes de ilusões pas-sageiras habitando essagrande fábrica de muletas,construindo asas paracompreender os átomos,planetas distantes, bura-cos negros, antigravitação,bi-locação, desdobramen-to psíquico diante do cor-po e toda essa paraferná-lia metafísica, nada contra,são avanços civilizatórios e

flashes permitidos peloCriador. O dharma no cora-ção nos seduz com seuschamados, sua luz unia-brangente à espera dedescoberta e manifesta-ção, nas transformaçõesinfinitas da matéria.

Colaboração: Marcos

Zeri Ferreira

Advogado, Empresário

(16) 3237-3696

[email protected]

Descobrir o Dharma

Amar é um estado

de êxtase. Porém, saber

amar é um estado de

sublimação.

O que foi que eu dis-

se?...

O que se entende

aqui?

Colaboração:

Jesus Conde

(16) 3011-4745

8125-6640

6 JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SPwww.jornaloaprendiz.com.br

Necessariamentea confirmação dagravidez coloca amulher em uma

situação de grandes mu-danças e adaptações. Mes-mo que ela não seja mari-nheira de primeira viagem,o fato de engravidar traz ne-cessariamente grandes al-terações físicas e emocio-nais, assim como grandes

doses de desconfortos e deansiedade.

Por este motivo, muitosestudiosos e profissionaisde saúde orientam que asgestantes realizem ativida-des que promovam bemestar, e relaxamento. O Yogapara gestantes, com certe-za, é uma das atividadesmais recomendadas pelosespecialistas, pois além depromover o fortalecimentomuscular, e a flexibilidadecorporal necessária, tam-bém reduz o estresse tãocomum neste período.

Com a gestação avan-çando, ocorre o aumento dabarriga, e o consequentedeslocamento do ponto deequilíbrio da grávida parafrente, o que acaba por for-çar demasiadamente al-guns músculos que antes

não eram solicitados, cau-sando dores e desconfortosàs futuras mamães. A práti-ca regular de Yoga na ges-tação não apenas previneo aparecimento destes des-confortos, como também,reduz a dor característica emcerca de 80% dos casos.

A prática do Yoga na ges-tação e no pós-parto ouBaby Yoga também esta as-sociada a uma melhoraemocional da gestante,com a consequente reduçãoda ansiedade e da possibi-lidade de depressão pós-parto. A liberação de endor-fina, associada à prática deexercícios físicos, é poten-cializada pelos exercíciosrespiratórios do Yoga, pro-movendo grande sensaçãode bem-estar e de prazernas gestantes.

Preparando-separa o parto

Como o Yoga ensina agrávida a escutar o própriocorpo, ela pode ser umapoderosa aliada na prepa-ração para o parto. Nassessões, a gestante ima-gina o momento do nasci-mento e treina posturas erespirações que a ajudama suportar melhor a tensãoda vivência do parto, sejaparto normal ou Cesária.As mulheres que praticamYoga têm mais chances deter um parto normal, poisse preparam física e men-talmente para a experiên-cia, pois as posturas favo-recem a um maior conhe-cimento e ativação damusculatura da pelve, au-xiliando no trabalho departo.

Yoga e Gestação: Uma maravilhosa combinação!

Colaboração: Dra. Luciana M. Herrero - Pediatra, educadora Perigestacional - (16) 3019-0011 / 8179-7000

http://www.dralucianaherrero.com.br

7JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SP www.jornaloaprendiz.com.br

No pequeno recôn-dito da sala, o ma-estro delineia eimagina sua próxi-

ma composição: Uma can-ção, de linguagem advindade conhecimentos cogniti-vos da música, e de suaalma e sentimentos. Estáaí o substrato de algo quese transformará em algo derara beleza e abstração, en-trando em contato com ou-tras subjetividades e libe-rando emoções e sensa-ções únicas.

Sublimar é uma arte?Ou fazer “Arte” é sublimar?

“Arte geralmente é en-tendida como a atividadehumana ligada a manifes-tações de ordem estética,

A Arte da Sublimaçãofeita por artistas a partir depercepções, emoções eideias, com o objetivo deestimular essas instânciasde consciência nos espec-tadores. O artista faz artesegundo seus sentimen-tos, vontades, conhecimen-tos, criatividade e imagina-ção, o que deixa claro quecada obra de arte é umaforma de interpretação davida.” (Wikipedia)

Com o advento da Psi-canálise na Cultura, a Arteacabou sendo citada comoalgo simbólico da sublima-ção. Segundo Freud, a su-blimação é um processoque concerne a libido deobjeto e consiste no fato deque a pulsão se dirige paraum outro objetivo, distan-te da satisfação sexual; oque é acentuado aqui é odesvio que distancia dosexual. Freud dizia queuma das funções da arteseria a de poder sublimaresses instintos, para trans-formá-los, passá-los de umestado a outro, torná-lossublimes, dando, portanto,sentido e direção paraessa energia – considera-da como vinda de impulsosprimitivos ou inaceitáveis

– que assim poderia sertransformada e dirigida aobjetivos socialmenteúteis ou aceitáveis.

A energia instintivapara a realização da pul-são sexual é limitada emum determinado tempo eespaço, sendo assim, aenergia psíquica tem deser direcionada para vári-as outras atividades.Freud, em um de seus ra-ros momentos de dúvida,chegou a dizer: “Às vezes,somos levados a pensarque não se trata apenasda pressão da civilização,mas de algo da naturezada própria função (sexual)que nos nega satisfaçãocompleta e nos incita a ou-tros caminhos. Isso podeestar errado; é difícil deci-dir.”

No nível sutil da vida,ocorre quase sempre umaprocura de se encontrar um

Outro, de se relacionar como outro. De fazermos davida um algo compartilha-do. Além disso, a rotina, otrabalho, como algo afer-rado somente à subsistên-cia, vira algo morno, comsintomas de podridão. Épreciso algo mais. E é esse

algo mais que movimenta oser humano. Jung não con-cordava com o conceito desublimação, e dizia queesse algo mais seria a be-leza, a arte. Segundo ele,essas realidades têm im-portância vital, sem asquais a existência huma-na seria tremendamenteestúpida.

Para concluir este as-sunto complexo, já que alimitação de espaço nãopermitiria um aprofunda-mento necessário, eu diriaque todas nossas açõessão investidas de libido. Abusca de vínculo tem comopadrão a imensa necessi-dade de nos unir, de nosconectar, mesmo quandoestamos “sós”.

No fundo, a Arte temuma conotação sexual,não porque seja usadacomo substituto da pulsãosexual... Tem conotação“sexual” porque tem o ob-jetivo de “atingir” o Outro.Faz parte do instinto deEros, é erótico... Seria um“Nu Artístico”... Desnudar-se para o outro ver. Oupode ser até auto-eróticose a arte ficar restrita aoolhar do criador.

Colaboração: Caio Garrido - Psicanalista - (16) 3623-5786 / 9153-9136

http://nucleotavola.com.br/clinicasocial/

8 JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SPwww.jornaloaprendiz.com.br

JUNHO DE 2012 - RIBEIRÃO PRETO - SPwww.jornaloaprendiz.com.br