jornal nikkei abril/2010

16
Jornal Nikkei - MS - Edição 05 - Abril de 2010 Undokai: uma festa que reúne todas as gerações C omo a maioria das palavras japonesas, Un- dokai é a união de duas palavras que, jun- tas, têm um significado especial. No caso, é a junção da palavra undô, que significa esporte e movimento, com a palavra kai, que signi- fica reunião de esportes. Isso resumido, tem a ver com gincana, reunião de família e amigos, esporte e união. Tudo isso você vai poder conferir e participar no XXV Undokai, que acontece no próximo dia 16 de maio, a partir das 8 horas, na Associação Nippo- Brasileira, sede campestre, na BR-262. O Undokai é uma gincana esportiva familiar, que reúne os descendentes de japoneses em jogos e brin- cadeiras. Participam desde crianças até idosos. No Japão o evento é realizado sempre no dia 20 de abril e marca a data de nascimento do imperador Hirohito. A tradicional festa foi trazida para o Brasil pelos pri- meiros imigrantes e permanece sendo um dos mais importantes eventos da colônia no país. O Undokai é uma tradição japonesa que se inseriu nas atividades da comunidade nipo-brasileira e faz parte do calendá- rio oficial da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por ser uma das maiores colônias do Brasil. Conheça algumas das modalidades do Undokai: Corrida de 50 metros (2 a 8 anos); Caça ao tênis (8 a 12 anos); Corrida de Prancha (8 a 12 anos); Cor- rida de Obstáculos; Corrida da Colher (6 a 10 anos); Pesca de peixes (10 a 16 anos); Pesca de garrafas (adulto); Copa do mundo; Caça ao doce (até 6 anos); Caça ao tesouro (acima de 70 anos); Corrida do hashi (adulto); Corrida de gravata (adulto); Corrida de 60 metros (acima de 16 anos); Revezamento 75 metros (acima de 12 anos); Bola ao Cesto (6 a 10 anos); Cor- rida de Três Gerações; Corrida de Centopéia; Reve- zamento para entidades (acima de 15 anos); Caça aos noivos (moças e rapazes); Cabo de guerra (6 a 12 anos); Cabo de guerra (casados contra solteiros); O Undokai 2010 será realizado no dia 16 de Maio, a partir das 8 horas, na A.E.C.N.B - Associa- ção Esportiva e Cultural Nippo-Brasileira de Campo Grande, sede campestre. Campo Grande inaugura sua primeira escola de formação e qualificação de babás PÁGINA 06 PÁGINA 11 Acordo entre Brasil e Japão poderá beneficiar dekasseguis Foto: Flickr

Upload: jornal-nikkei-ms

Post on 21-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Jornal Nikkei Abril/2010

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Nikkei Abril/2010

Jornal Nikkei - MS - Edição 05 - Abril de 2010

undokai: uma festa que reúne todas as geraçõesComo a maioria das palavras japonesas, Un-

dokai é a união de duas palavras que, jun-tas, têm um significado especial. No caso, é a junção da palavra undô, que significa

esporte e movimento, com a palavra kai, que signi-fica reunião de esportes. Isso resumido, tem a ver com gincana, reunião de família e amigos, esporte e união. Tudo isso você vai poder conferir e participar no XXV Undokai, que acontece no próximo dia 16 de maio, a partir das 8 horas, na Associação Nippo-Brasileira, sede campestre, na BR-262.

O Undokai é uma gincana esportiva familiar, que reúne os descendentes de japoneses em jogos e brin-cadeiras. Participam desde crianças até idosos. No Japão o evento é realizado sempre no dia 20 de abril e marca a data de nascimento do imperador Hirohito. A tradicional festa foi trazida para o Brasil pelos pri-meiros imigrantes e permanece sendo um dos mais importantes eventos da colônia no país. O Undokai é uma tradição japonesa que se inseriu nas atividades da comunidade nipo-brasileira e faz parte do calendá-rio oficial da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por ser uma das maiores colônias do Brasil.

Conheça algumas das modalidades do Undokai: Corrida de 50 metros (2 a 8 anos); Caça ao tênis (8 a 12 anos); Corrida de Prancha (8 a 12 anos); Cor-rida de Obstáculos; Corrida da Colher (6 a 10 anos); Pesca de peixes (10 a 16 anos); Pesca de garrafas (adulto); Copa do mundo; Caça ao doce (até 6 anos); Caça ao tesouro (acima de 70 anos); Corrida do hashi (adulto); Corrida de gravata (adulto); Corrida de 60 metros (acima de 16 anos); Revezamento 75 metros (acima de 12 anos); Bola ao Cesto (6 a 10 anos); Cor-rida de Três Gerações; Corrida de Centopéia; Reve-zamento para entidades (acima de 15 anos); Caça aos noivos (moças e rapazes); Cabo de guerra (6 a 12 anos); Cabo de guerra (casados contra solteiros);

O Undokai 2010 será realizado no dia 16 de Maio, a partir das 8 horas, na A.E.C.N.B - Associa-ção Esportiva e Cultural Nippo-Brasileira de Campo Grande, sede campestre.

Campo Grande inaugura sua primeira escola de formação e qualificação de babás

páGinA 06

páGinA 11

Acordo entre Brasil e Japão poderá beneficiar dekasseguis

Foto: Flickr

Page 2: Jornal Nikkei Abril/2010

2 Abril / 2010

ExpedienteCNPJ: 11.479.014/0001-56

Edição: Número 05 - Abril 2010Tiragem: 3.000 exemplares com 16 páginas

Distribuição: Gratuíta e DirigidaDiretores: Carlos Kayoda e Patrícia Morita

Redação: MARTAN Assessoria & Marketing / ColaboradoresComercial: Rosane Soares

Direção Gráfica e Arte: A3 Digital.com.brImpressão: Gráfica Jornal A Crítica

Endereço: Rua 13 de Junho, 2505 - São FranciscoTel.: (67) 3356-0238

“Os textos e artigos assinados ou de origem definida assim como de anúncios não expressam de forma nenhu-ma a opinião deste veículo, sendo estes de responsabilidade única de seus autores.”

KAIZEN: melhorar sempre!Kaizen significa “melhorar” em japonês. Exige incessantes esforços para melhorar o

envolvimento de todos em uma organização, na sociedade, na vida. Pois não seria diferente em seu jornal NIkkei-MS.

Nesta edição, começamos uma nova linha visual, com diagramação arrojada, buscan-do proporcionar a você, leitor, uma experiência mais agradável ao folhear o seu jornal. O projeto é do departamento de arte da A3 DIGITAL.

Nesta edição também você encontrará matérias de interesse variado mas que, de algu-ma forma, têm a ver com nosso estilo de vida. Você vai conhecer uma escola de formação de babás de Campo Grande. Terá dicas de beleza e saúde, como os cuidados com pés diabéti-cos. Conhecerá também os vários tipos de bonsai e a ração humana, que tanto sucesso vem fazendo entre aqueles que buscam uma vida saudável.

Veremos que a situação dos dekasseguis, que tanto sofreram com a crise mundial, po-de estar com a solução em curso. Há estudos de criação de um acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão que visa reconhecer o tempo de serviço dos dekassegui no Japão. Além disso, há perspectivas que o Japão recupere sua economia entre 2010 e 2011.

Este é o seu jornal Nikkei-MS. Buscando melhorar sempre ou, resumindo, KAIZEN!

A Direção

Editorial

Associação Nippo-Brasileira de Campo Grande

Associação Okinawa de Campo Grande

ACB - Associação Campograndense de Beisebol

Sebrae

Fotos: Divulgação

Os espaços serão cedidos às empresas que apresentarem as melhores oportunida-des de negócios ao público visitante.

Este ano a seleção dos expositores pa-ra a Feira do Empreendedor de Mato Gros-so do Sul, que será realizada em julho pelo Sebrae/MS, em Campo Grande, será feita a partir da análise da oportunidade de negó-cio ofertada pela empresa e o estande não terá custo de locação. A proposta é que as melhores ofertas estejam à disposição do público que visitar o evento em busca de novas idéias para melhorar seu empreen-dimento ou iniciar um negócio próprio. Os interessados já podem fazer inscrição pelo Portal www.ms.sebrae.com.br.

Até o dia 14 de maio o edital público estará disponível na internet para que as empresas interessadas façam seu cadastro, informando qual a oportunidade ofertada. Dentre os critérios para seleção, segundo a coordenadora estadual do evento, Thaíse Co-elho Calaça, estão a consistência e coerência dos dados informados, o nível de inovação e ineditismo do negócio, adequação ao perfil do público-alvo visitante do evento e relação com as demandas identificadas no Estado de Mato Grosso do Sul.

“Vamos selecionar um mix diversifi-cado de expositores, como franqueadoras, empresas ofertantes de máquinas, equipa-

Novos negócios e informação são mote da Feira do Empreendedor

mentos, produtos ou serviços, empresas que buscam representação, entre outras. E sem precisar comprar espaço, estas empresas poderão expor a mais de 20 mil visitantes e fechar negócios”, explica a coordenadora. Na edição passada, o volume de negócios realizados superou a casa de um milhão de reais e a Feira foi eleita a melhor do Brasil no circuito de 2008, com 97,31% de nível de satisfação dos participantes.

Funcionamento - Considerado o maior evento promovido pelo Sistema Sebrae em todos os estados brasileiros, a Feira do Empreendedor oferece informação, conhe-cimento e apresenta oportunidades para quem deseja abrir uma empresa ou quer ampliar um empreendimento já existente.

Campo Grande é uma das 14 cidades brasileiras que estarão em 2010 no circuito nacional “Feira do Empreendedor”. No Es-tado o evento terá 11.000 m² de área ocupa-da, mais de 1.000 lugares em salas para ca-pacitações e acontece de 22 a 25 de julho no Centro de Convenções Albano Franco, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-570-0800.

Serviço - O edital para expositores es-tá disponível no site www.ms.sebrae.com.br até às 18h do dia 14 de maio. A relação das empresas selecionadas será disponibilizada até o dia 31 de maio.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃOAv. Afonso Pena - 3º Domingo do

MêsFeira Central

Assinantes Cadastrados Informações:

[email protected]

Page 3: Jornal Nikkei Abril/2010

3Abril / 2010

Page 4: Jornal Nikkei Abril/2010

4 Abril / 2010

Nihongo

Page 5: Jornal Nikkei Abril/2010

5Abril / 2010

A idéia desta página é a mesma do jornal, ajudar aos dekasseguis!

Os nossos patrícios que saiu da sua terra natal para ir tentar a vida no Japão! E que voltaram do Japão e montaram a sua empresa. Essa pagina aqui e dedicada as empresas de ex-dekasseguis que hoje lutam aqui no Brasil. O jornal Nikkei tem a idéia de fazer um networking com a comunida-de, como por exemplo você vai presentear alguém vamos com-prar jóias La no Miya, ou uma botina nas lojas que revendem as botinas da fabrica KAWA, ou roupas com estampas orientais

na loja Yamato. E assim por diante, sempre usar produtos ou serviço de ex-dekasseguis, alem de ajudar, fortalecer os la-ços de amizade. Mais informa-ções acesse SEBRAE: www.ms.sebrae.com.br

NIKKEI PROJETO DEKASSEGUI

Page 6: Jornal Nikkei Abril/2010

6 Abril / 2010

As entrevistas com ba-bás e demais profissio-nais já iniciaram, mas a inauguração oficial da loja foi no dia 22

de abril, quinta-feira, na seda da Kanguruh Campo Grande, situa à Rua Jeribá, n 485, Chácara Cacho-eira em Campo Grande. Hoje em dia, as famílias e as mães estão cada vez mais exigentes e dese-jam uma profissional com conheci-mentos específicos para promover serviços domésticos de qualidade e babás que possam garantir um bom desenvolvimento infantil e que passem segurança quanto à educação de seus filhos. Após identificar as principais necessi-dades cotidianas, as expectativas e as queixas das famílias e das mães em relação aos serviços do-mésticos, a Kanguruh se especiali-zou na abordagem e treinamentos que melhor qualifiquem as profis-sionais deste segmento.

Para oferecer um trabalho eficiente, a empresa decidiu in-vestir em ações de tecnologia e psicologia. Agindo assim, a Kan-guruh conquista a cada dia a cre-

dibilidade das mães e das famílias, oferecendo também oportunidades de emprego e qualificação. Por exemplo, depois de apresentarem comprovação na área e compro-vante de endereço em seu nome, a empresa faz uma checagem grava-da da origem social das candida-tas e da vida profissional de cada babá. No momento da entrevista, um vídeo digital das profissionais é feito, dando maior comodidade às mães que podem assisti-lo e escolher a profissional ideal pelo site da empresa. A próxima etapa é a avaliação psicológica realizada pela profissional da área e exames admissionais. Isto é importante para saber o que esta profissio-nal tem a transmitir à criança a qual irá cuidar. Mas o trabalho da empresa não termina por aí. A em-presa oferece cursos específicos de qualificação e todas as profis-sionais da empresa tem pós-gra-duação na sua área de atuação.

As babás aprendem ativida-des referentes à função, incluindo Psicologia e Desenvolvimento In-fantil, Neonatal e primeiros socor-ros, Técnicas de respiração boca

Depois de conquistar as famílias cariocas, enfim, a Kanguruh, centro de treinamento e contratação de profissionais do lar chega a Campo Grande. A franquia atua no mercado de babás, baby-sitters, domésticas, cozinheiras e motoristas, tendo como principal diferencial a seleção, checagem e qualificação de mão-de-obra.

Serviço: KAnGuruh CAmpo GrAnDe FiCA nA ruA Jeribá, 485, CháCArA CAChoeirA,

Campo Grande/mS • 67-3349-2020 ou 67- 8111-1301www.KAnGuruhCG.Com.br

Campo Grande inaugura sua primeira escola de formação e qualificação de babás

a boca, Criança do sé-culo XXI, Prevenção e Segurança Infantil, Éti-ca e postura profissio-nal, Desenvolvimento de crianças especiais com síndrome de down, Nutrição Infantil e Fo-noaudiologia Infantil. Depois de traçar o per-fil da família, um trei-namento personalizado na casa onde a babá atua, sem modificar a rotina é iniciado. Que-sitos como segurança, primeiros socorros, cuidados com o neo-natal, brincadeiras e higiene fazem parte deste treinamento dife-renciado.

Ana Eliza, franqueada exclu-siva de Campo Grande, pretende repetir o sucesso do Rio, onde depois de três anos de mercado mais de 10 mil babás já foram contratadas e formadas. Além de oferecer profissionais domésticas, cozinheiras e motoristas com qua-lificação, segurança e praticidade.

Foto: SXC

Fotos: João Benevenuto (Fotoluz)

Andreza (secretária da Kanguruh) e a proprietária Ana Eliza

Bárbara, Vani, Ana Eliza, Tatiana (enfermeira e inst. do curso de trein. para babás), Daine (terapeuta ocupacional e inst. do curso de trein. para babás)

Ana Eliza, Vani (psicóloga responsável pelo curso de doméstica) e Bárbara (psicóloga responsável pelas avaliações psicológicas)

Daniel com a esposa Ana Eliza e sua irmã Ana Laura com seu marido, Murilo

Page 7: Jornal Nikkei Abril/2010

7Abril / 2010

Chega a Campo Grande um produto inovador no setor cos-mético que atenderá às necessi-dades da mulher moderna. A Mu-tamba Cosmetic promete cabelos comportados e saudáveis com o que há de melhor da Amazônia, oferecendo praticidade, seguran-ça e um resultados final impres-sionante. A empresa está sempre atenta as grandes tendências do mercado, para atender as neces-sidades de um mercado crescente e exigente, oferecendo aos pro-fissionais da beleza, produtos de qualidade com sua fórmula ino-vadora e avançada de fácil apli-cação, com excelentes resultados

Novo tratamento promete deixar cabelos comportados e saudáveis

para corresponder as expectati-vas dos consumidores.

O produto é utilizado para um tratamento natural a base de frutos da Amazônia e o resultado são fios mais comportados e hidra-tados, dando uma aspecto natural pela ação da MICRO SELAGEM DOS FIOS MUTUMBA, o que reduz 100% do volume, deixando os ca-belos mais lisos, hidratados e que podem ser lavados no mesmo dia.

A aplicação é feita em três etapas e com duração de duas

Fotos: Divulgação

a três horas. A primeira etapa consiste em lavar os cabelos com shampoo anti-resíduo que limpa o couro cabeludo e abre as cutícu-las dos fios. Após, é utilizado um redutor de volume e a prancha por cima, selando as cutículas com o produto.

E para finalizar é aplicado a máscara reconstrutora nos fios, que ficará agindo por dez minutos. Após essas três etapas, o cabelo é lavado normalmente. O reparador de pontas a base de óleo de arroz,

finaliza o tratamento 100% natu-ral. O resultado varia de acordo com a estrutura do fio de cabelo de cada pessoa. Por exemplo: Para quem tem cabelo mais ondulado

o resultado será fios com volume bem reduzido diferente de quem tem tendência a ter cabelos lisos, que resultará em um cabelo mais liso e com balanço natural.

Page 8: Jornal Nikkei Abril/2010

8 Abril / 2010

um novo auxílio natural no combate à obesidade

Dra. Elaine CardosoDra. Regina Terra

A educação e a pre-venção em diabetes é ne-cessária e fundamental em uma proposta de reabilita-ção fisioterapêutica que, envolve conhecimento, hábi-tos e atitudes que poderão influenciar na construção de uma vida mais saudável. O portador de diabetes po-de exercer um papel impor-tante dentro da sua família, transmitindo, a seu modo, os conhecimentos adquiri-dos sobre o diabetes, princi-palmente quando participa de um processo educativo/preventivo envol-vente e motivador.

As lesões do pé diabético resultam da combinação de dois ou mais fatores de risco associados à neuropatia periférica, à doença vascular e à alteração biomecâni-ca. A neuropatia periférica leva à lesão/ulceração, ocasionada por um componen-te sensitivo que produz perda gradual da sensibilidade à dor, percepção da pressão plantar, temperatura e propriocepção, al-terando o equilíbrio na marcha. Avaliar os pés é fundamental na identificação dos fatores de risco que podem ser modifica-dos, reduzindo ulceração e amputação de membros inferiores. Previna o pé diabéti-co através de um programa terapêutico e

A importância do cuidado com o Pé Diabético

orientações específicos para você!!A Fisioterapia Clínica, tem, como adju-

vante o Laser de Baixa Potência Terapêuti-co atuando na aceleração dos mecanismos fisiológico da reparação tecidual e na dor neuropática, uma vez que promove o au-mento da circulação periférica, acelerando a formação do tecido de granulação e libe-rando endorfinas diminuíndo assim o qua-dro álgico e aumentando a sensibilidade dos pés.

A etiologia do pé diabético é composta pela tríade: neuropatia, doença vascular pe-riférica e a infecção.

O papel do fisioterapeuta, torna-se cada vez mais complexo face à constante qualificação dos serviços de assistência à saúde, que não se limitam mais a garan-tir sobrevida, mas a oferecer qualidade de vida às pessoas. Em decorrência disso te-mos a ampliação da área de atuação deste profissional, que cresce a cada dia, desco-brindo novas possibilidades de interven-ção. O fisioterapeuta realiza um exame fisico e cuidadoso dos principais sintomas do diabetes na prática clínica, tais como: avaliação postural; presença de vasculo-patias e neuropatias periféricas; presen-ça de lesões e ulcerações pré-existentes; avaliação da sensibilidade térmica, dolo-rosa e tátil e os reflexos osteo-tendinosos; análise da força muscular de membros inferiores e do trofismo, e através de tes-tes manuais analisando o equilíbrio e a marcha.

O profissional da fisioterapia clinica tem a competência e a habilidade de assistir pacientes que apresentam seqüelas e alte-rações de diversas etiologias, avaliando e adequando as técnicas competentes e prin-cipalmente, desenvolvendo um trabalho de prevenção das complicações. Agende sua Consulta- Tel.: (67) 3326- 8531.

Foto: Arquivo

Foto: Reprodu;áo

Ração Humana à 25,00 / 375g

A RAÇÃO HUMANA é um alimento saudável que proporciona muitos benefí-cios para a saúde, tais como: • Contém minerais, vita-

minas e aminoácidos essenciais;

• Reduz a absorção de gorduras;

• Regula o intestino;• Ameniza o estresse;• Ajuda a manter a sen-

sação de saciedade por mais tempo;

• Desintoxica o corpo;• Melhora o raciocínio e

combate o cansaço;• Melhora a digestão de

alimentos;• Fortalece as defesas do

organismo;• Reduz colesterol ruim,

triglicerídeos e glicose;• Contém Quinoa real e

amaranto, considerado pela Academia de Ciên-cias dos EUA, melhor ali-mento de origem vegetal para consumo humano. O seu valor nutritivo só é comparável ao leite materno.

É importante que o in-divíduo substitua apenas uma das três refeições im-portantes do dia.

É aconselhável substi-tuir ou a primeira refei-

ção do dia, ou se preferir, a refeição noturna, tendo o cuidado que se faça an-tes das 20h00min, pois a composição possui guara-ná, o que poderá retardar o sono.COMPOSIÇÃO ORIGINAL:•Cacau em pó;•Açúcar mascavo;•Gergelim integral;•Gérmen de trigo;•Aveia;•Fibra de trigo;

•Extrato de soja;•Linhaça dourada;•Gelatina;•Colágeno;•Fibra de maracujá;•Quinoa real;•Amaranto;•Levedo de cerveja;

•Guaraná.Manipular sua ração humana é vantajoso porque vem na proporção correta e ideal para uma saúde de qualidade!!!

Ração Humana:

Page 9: Jornal Nikkei Abril/2010

9Abril / 2010

meSmo AinDA nA bArriGA DA mãe, o bebê tem A

ComoDiDADe De Se AlimentAr, reSpirAr e FAzer um

ContAto Direto Com elA, AtrAvéS Do CorDão umbiliCAl.

o que A mAioriA DAS mãeS não SAbe, é que eSSe CorDão é

riCo em CélulAS tronCo, que São CélulAS CApAzeS De Se

multipliCAr e DiFerenCiAr-Se noS mAiS vAriADoS teCiDoS

Do Corpo humAno (SAnGue, oSSoS, múSCuloS, etC..)

Trata-se de uma maravilhosa descoberta, o que antes era apenas uma esperança de tratamento, hoje, tornou-se realidade consumada. Em linhas gerais podemos descrevê-las como: peças novas

que podem substituir peças defeituosas, isso porque elas se transformam em qualquer célula do organismo ou se fun-dem a uma célula doente tornando-a saudável.

Porém, na maioria dos casos, esse importante meio de ligação de vida (o sangue do cordão umbilical rico em células tronco) é descartado na hora do parto. Pensando no futuro do seu bebê, desenvolvemos abaixo, perguntas e respostas que vão ajudar você a não perder oportunidade única que valerá para o resto da vida.

1) Onde são encontradas as células tronco adultas? Em vários tecidos do organismo, como: sangue do cordão umbilical, na medula óssea, na gordura, na polpa dentária, etc. Mas é no sangue do cordão umbilical que facilmente conseguimos captar grande número de células tronco e, com grande diferencial de serem ¨virgens¨, ou seja, sem nenhuma interferência por fatores externos.

2) Porque devemos guardar o sangue do cordão umbi-lical?Por ser uma das melhores fontes de células tronco. Por ser uma célula que ainda não sofreu nenhuma influência de

“Guardando uma esperança de vida”

fatores externos (estresse, tempo, medicamentos, infecções, alterações de temperatura), tem demonstrado expressiva vantagem em sua eficácia terapêutica no tratamento de inúmeras doenças.

3) Como se coleta sangue do cordão umbilical?É uma coleta simples e indolor, tanto para a mãe quanto para o bebê, não interferindo em absolutamente nada nos procedimentos rotineiros do parto. O sangue do cordão umbilical é coletado em sistema fechado, protegido de contaminação, sendo retirado por meio de punção da veia umbilical. É feito no centro obstétrico após a retirada do bebê e do corte do cordão umbilical. É feito a assepsia do cordão pelo obstetra que realizará a coleta. O mesmo puncionará a veia do cordão umbilical que estará ainda ligado à placenta dentro do útero ou não. Todo o material é acondicionado em uma caixa de transporte de material biológico e encaminhado para o laboratório, onde será processado e criopreservado a -196°C.

4) Essa coleta é dolorida?Não, este procedimento é simples e indolor para o bebê e para a mãe.

5) Existe algum risco na coleta de sangue do cordão umbilical?Não, pois como foi explicado anteriormente, o sangue é co-letado sem a presença do bebê e, eventualmente sem a pre-sença da mãe.

6) Em que tipo de parto a coleta pode ser feita?Independente do tipo de parto, normal ou cesárea, a coleta poderá ser realizada da mesma forma.

7) É possível coletar sangue do cordão umbilical em prematuros?Sim. O procedimento poderá ser realizado a partir de 32 semanas gestacionais, conforme descrito na legislação que rege o funcionamento dos bancos de cordão umbilical e placentária (RDC153,de 14 de junho de 2004).

8) Por quanto tempo as células tronco do cordão umbilical poderão ser armazenadas?Atualmente, já existe sangue de cordão congelado por 20 anos e, com a nova tecnologia utilizada, podemos congelar infinitamente.

9) É preciso também coletar e analisar o sangue da mãe?Sim, é uma exigência da ANVISA, onde será testado para doen-ças possíveis de transmissão por via placentária, como HTLV, HIV, CMV, Sífilis, Hepatite B e C e além da eletroforese de Hb.

10) Como funciona o transporte desse sangue para chegar ao laboratório BC em São Paulo?Logo após a coleta, o sangue deverá ser acondicionado em um recipiente térmico com o registrador de temperatura fornecido pelo BCU Brasil. Um representante do escritório regional de sua região estará encaminhando o sangue do cordão umbilical a uma transportadora parceira, que trabalha 24 horas por dia, 7 dia por semana. Esse sangue deverá chegar ao destino final em até 48 horas, como regula a portaria da ANVISA.

No dia 10 de fevereiro o BCU inaugurou uma unidade em Campo Grande.É mais uma das 34 unidades espalhadas pelo Brasil com o objetivo de oferecer alternativas tera-pêuticas preventivas e novas esperanças de vida a popula-ção. Mais informações pelo fone: (67) 3025-4686 ou e-mail [email protected]

Fotos: BCU

Page 10: Jornal Nikkei Abril/2010

10 Abril / 2010

0301 - BuNjiN – (Bujunji, estilo minimalista, literati, ou o estilo dos letrados) É um estilo

de forma livre, com tronco fino e geralmente sinuoso. Este estilo não se submete as regras dos demais, sendo totalmente sujeito ao gosto e capacidade artística de seu idealizador. Usa vasos redondos ou arredondados, pesados na base para suportar a planta sem quedas.

02 - ChOkkaN – (ereto formal) – Estilo que se caracteriza por possuir um único tronco reto e que vai se afilando em direção ao ápice. O primeiro ramo deve sair do primei-ro terço do tronco (a direita ou a esquerda, é indiferente). O segundo ramo deve ser oposto ao primeiro, e os demais distribuindo-se em ângulos diferentes em posição de espiral até a ponta da planta. É um estilo bastante encontrado na natureza, sobretudo em florestas de coníferas.

03 - FukiNagaShi – (estilo varrido pelo vento) Estilo de Bonsai que lembra uma planta nascida em condições adversas de muito vento. Este estilo pode apresentar graus variados de inclinação e marcar nitidamente um deles como o mais atingido pela in-tempérie. É um estilo apresentado geralmente com escassa folhagem para aparentar ao máximo a idéia de crescimento em condições adversas.

04 - haN kENgai – (semi cascata) É um estilo parecido com o anterior sendo que a sua forma é mais suave e a sua inclinação não ultrapassa a borda do vaso, embora ela nitidamente apresente a tendência de queda.

05 - kENgai – (cascata) É um estilo que representa uma planta nascida num barranco a beira d’água. Devido a esta condição particular de crescimento ela se desenvolve na direção da luz refletida na água. Embora pareça estranho para alguns é uma forma bastante comum na natureza. Nos vasos de Bonsai o seu crescimento se dá abaixo da borda. É um estilo que apresenta inúmeras variações.

06 - hOkidaChi – (escova ou vassoura) Estilo de tronco reto, no qual os ramos saem em grande quantidade de um determinado ponto do tronco, formando uma copa redonda ou arredondada. Neste estilo no mínimo um terço da parte ramificada do tronco deve ficar visível ao observador. A planta como um todo deve lembrar uma vassoura ou uma sombrinha aberta.

07 - MOyOgui – (estilo vertical informal) Estilo vertical de tronco sinuoso. Da mesma forma que os demais estilos verticais, deve iniciar a ramificação no primeiro terço do tronco. Seus ramos devem sair sempre da parte externa das curvas.

08 - NEagari – (raízes expostas) Estilo em que representa-se uma planta com o seu sis-tema radicular atacado pela erosão de solo, expondo a parte mais grossa das raízes e dando a impressão de que elas fazem parte do tronco.

09 - ShakaN – (Estilo reto, porém inclinado em relação ao eixo vertical). A idéia de equi-líbrio é dada pela disposição harmoniosa dos ramos, enfatizando-se o lado oposto a inclinação pela disposição dos ramos e raízes.

10 - yOSE-uE – Consiste num grupo de árvores plantadas em um vaso razo. A idéia é apresentar um bosque ou floresta. Geralmente as árvores usadas são de espécies diferentes. Ocasionalmente usam-se árvores de folhas caducas misturadas e outras sempre-verdes, de modo a produzir contrastes especiais.

11 - PENjiNg – Uma paisagem em uma bandeja. Basicamente é isso, capturar os detalhes de uma paisagem e reproduzí-los em miniatura, utilizando-se bonsai. A beleza dos detalhes e da disposição das árvores é que faz toda a diferença, é uma técnica muito apreciada, porém exige muita atenção e paciência.

BonsaiEstilos de Nesta edição, finalizamos o material sobre

Bonsais. Sabemos que não é tudo. Que o tema merece muito mais profundidade. Se você, leitor, gostou do assunto e deseja saber mais, entre em contato. Teremos o maior prazer em atendê-lo e aprofundar nesse encantador mundo dos Bonsais!

CurioSiDADeSFICuS - O Ficus é uma das espécies mais versáteis que existem, suportando podas drásticas, aramação, enxertia e diversos outros procedimentos sem maiores problemas. Sua facilidade em se recuperar de desfo-lhas e sua incrível resistência fazem dessa espécie uma das mais indicadas para quem quer iniciar na arte do bonsai.Reparem que muitas vezes encontramos Ficus cres-cendo nas frestas de paredes, em calçadas quebradas, enfim em lugares onde a planta tem dificuldade em conseguir nutrientes, mas mesmo assim o Ficus conse-gue sobreviver, se desenvolver e crescer. Dentre as inú-meras variações de Ficus, as mais conhecidas e usadas no Brasil são o retusa, benjamina e nerifolia, existem diferenças básicas entre essas três variações (principal-mente no formato das folhas), abaixo estão as fotos de um nerifolia, um benjamina (do amigo André Dahmer) e um (ou melhor, 3) retusa(s), respectivamente.Agora algumas curiosidade sobre o Ficus, ou figueira:O Ficus religiosa é a árvore onde Buda teve sua reve-lação religiosa; O Ficus carica (que produz frutos comestíveis) é a pri-meira planta a ser descrita na Bíblia, pois foi com suas folhas que Adão se “vestiu” ao notar que estava nu; A tão conhecida Hera, esta trepadeira que muitas pes-soas usam para cobrir muros, é uma espécie de Ficus, mais precisamente o Ficus pumila. Para os seguidores de Maomé, o figo também é sagra-do, pois Maomé jurou por ele e pela oliva, na sura 95 do Corão, designada por “O Figo”. O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus. Ele faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida, segundo a Torá (Deut. 8), o Antigo Testa-mento dos cristãos. No Egito antigo o figo era o alimento usado para a en-gorda do ganso para a produção do foie gras (o fígado de ganso gordo) o que, provavelmente, deu origem ao nome da iguaria (foie, figo; gras, gordo). Os maias e os astecas utilizavam a casca de figueiras

01 02

09

0605

04

07

1011

08

nativas da região para produzir o papel utilizado nos seus livros sagrados.

Fonte: Wikipedia

Curioso, não? Em diversas religiões diferentes, em continentes diferentes, o Ficus possui similaridades em seu papel na história da Humanidade. Sem dú-vida alguma, é uma espécie obrigatória no acervo de qualquer bonsaísta que deseja levar seu hobby a sério. E vocês? Conhecem mais alguma curiosidade sobre o Ficus?

Page 11: Jornal Nikkei Abril/2010

11Abril / 2010

Marcos Haniu, sócio-fundador da Authent Retainer Executive Search

é preCiSo buSCAr AtuAlizAção, FAzenDo

CurSoS pArA AprenDer o iDiomA JAponêS e

tAmbém inFormátiCA

A cultura, o convívio em sociedade, os

costumes, o ambiente em empresas e o fato

de ter tido chefes japoneses são armas

a favor dos nipo-brasileiros, segundo

Haniu

Quando voltou do Japão em 99 para Maringá, no Paraná, Mi-sao Kotubo trouxe, em sua baga-gem, algumas bonecas kokeshi e um aparelho massageador de ma-deira. Ele, que já tinha experiên-cia com artesanato, só precisou prestar atenção nas peças para fabricar as próprias com algumas adaptações.

Com a ajuda do Sebrae, há quatro anos Kotubo, que, no iní-cio, levou a arte como um hobby, começou a vender as bonecas, negócio que ele mantém até hoje, junto com as vendas do massage-ador manual. Este último é com-prado principalmente por lojas de materiais hospitalares. A fa-bricação dos produtos de madei-ra, ideia trazida do Japão, ajuda no orçamento da casa.

Esse é um exemplo de como a vivência do outro lado do mun-do pode gerar oportunidades no Brasil. Esse conceito é defendido pelo consultor de empresas Ciro Yoshinaga, da Ciro e Associados, que diz que quem morou no Ja-pão pode, sim, ter vantagens em relação aos outros concorrentes também na hora de encontrar um emprego. Mas, para isso, o dekas-segui precisa saber deixar de la-do algumas experiências negati-vas e enfatizar as positivas.

Segundo Yoshinaga, os em-pregados das fábricas japonesas trabalham em um esquema de automatismo, que é o trabalho braçal e mecânico. “Agora, é a oportunidade dele desligar a cha-ve do ‘MO’ [mão-de-obra] e ativar o lado ‘CAO’ [cabeça à obra]”, afirma. Um outro conceito é o que ele chama de “OPA! [Obser-var, Pensar e Agir!]”. “Observar as oportunidades de um país com muita competição, como o Japão, e adaptá-las à realidade brasi-leira.” O perfeccionismo, a alta qualidade, a disciplina e a produ-tividade exigidos pelas empresas japonesas são diferenciais que o ex-dekassegui deve explicitar em seu currículo e na hora de uma

ex-dekassegui deve aproveitarexperiência japonesa no brasil

Texto: Susy Murakami/NBFoto: Divulgação

entrevista de emprego. Para Marcos Haniu, sócio-

fundador da Authent Retainer Executive Search, os que traba-lharam no Japão têm mais chan-ces de conseguir colocação em uma empresa nipônica no Brasil. “Para quem trabalhou em indús-tria metalúrgica lá, por exemplo, o interessante é buscar pela mes-ma área aqui”, aconselha.

A cultura, o convívio em so-ciedade, os costumes, o ambiente em empresas e o fato de ter tido chefes japoneses são armas a fa-vor dos nipo-brasileiros, segundo Haniu. Enio Miyahira, diretor da indústria alimentícia Ajinomoto, e Cláudio Taguchi, diretor da San-rio do Brasil, são dois bons exem-plos de ex-dekasseguis que apro-veitaram a experiência japonesa para emplacar profissionalmente aqui. “Tinha o conhecimento da organização da empresa, da cul-tura, do idioma e ainda a expe-riência no Japão”, costuma dizer o primeiro, que, no Japão, traba-lhou na Ajinomoto Fresh Foods.

Voltar falando japonês, ali-ás, é o melhor diferencial. Prova disso são as vagas que a BRQ, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do Bra-sil, pretende abrir depois que uma parceria com um grupo que presta serviços no Japão for fe-chada (veja no box como se can-didatar).

Mas aprender o idioma não é comum entre os dekasseguis, mesmo para os que passaram vários anos trabalhando no país de seus antepassados. Por isso, segundo Haniu, é preciso buscar atualização, fazendo cursos para melhorar o idioma e também em outras áreas, como a de informá-tica, e os cursos de curta dura-ção, para facilitar a recolocação no mercado.

Previsto ainda para este se-mestre, Brasil e Japão selam acor-do previdenciário A informação emitida pelo próprio Ministro da Previdência, José Pimentel anteci-pa a confirmação da assinatura do convênio de cooperação bilateral, que promete reconhecer o tempo de serviço prestado no país es-trangeiro.

Foram mais de sete anos de estudos e negociações para con-cluir o acordo. As reuniões em prol da causa uniu diplomatas, ju-ristas e entidades nipo-brasileiras em torno da questão sensível dos dekasseguis.

Com a efetivação do acor-do milhares de brasileiros que exercem algum tipo de trabalho, durante anos no Japão, e pagam respectivamente os impostos, pas-saram a ter o direito de incorporar os tributos e o período de ativida-de profissional ao retornarem ao Brasil. Esse projeto só foi possível após mudanças na legislação japo-nesa, que já considerava obriga-tório o pagamento da previdência até mesmo para estrangeiros, mas restringia a arrecadação.

O que se mantém em vigên-cia até o momento é uma realidade diferente. Quem decide voltar ao

Acordo entre Brasil e Japão poderá beneficiar dekasseguisbrASileiroS que eStão no JApão ContArAm Com novAS reGrAS DA previDênCiA no trAbAlho.

Brasil só pode recorrer a três anos de contribuição, segundo a legisla-ção. Portanto, ainda que trabalhem mais tempo, os brasileiros só rece-beram a quantia referente há três anos, em um pagamento único.

Para a lei japonesa, presu-mia-se que o Nikkei permaneceria no país entre dois a três anos, e depois retornaria a sua terra. Contudo essa não foi à situação

que se estabeleceu. Muitos Nikkeis que embarcaram na viagem prefe-riram esticar seus planos, ficando pelo menos pelo menos cinco anos ou imigrarem de vez. Logo o nú-mero de brasileiros que ficavam aumentou.

Dada à circunstância a legis-lação do Japão provocou dois pro-blemas: o déficit tributário e a não assimilação do período de traba-lho para a aposentadoria no Bra-sil. O acaba acontecendo é quem contribui por mais de três anos e regressa perde o valor pago após o período determinado por lei; além não ser computado os anos de prestação de serviço quando ele chega aqui.

Com a cooperação bilateral, fica acertado a regulamentação do tramites necessários para prote-ger o cidadão brasileiro no que lhe é de direito. Dentre os principais pontos do acordo estão, a conta-bilização do tempo de trabalho no Japão e o reconhecimento das contribuições pagas naquele país para a aposentadoria no Brasil aos nikkeis que retornarem. Como quem optar por morar no Japão será garantido o pagamento pro-porcional da aposentadoria pela Previdência japonesa.

Ministro josé pimentel

Foto: Arquivo

A previsão é da Hello Work que ainda não identifi-cou sinais claros de recuperação

Para quem pretende continuar a trabalhar no Ja-pão, o conselho é que aprenda o idioma local

Apesar de o pico de consultas de emprego na Hello Work de Hamamatsu, província de Shizuoka, já ter passado, pairam dúvidas sobre a recuperação do mercado de trabalho do Japão. A avaliação é de Akihi-ko Sugiyama, responsável pelo Setor de Atendimento a Estrangeiros do órgão. “Ainda não sabemos como o mercado de trabalho vai reagir. Mas vejo nos jornais que só no próximo ano poderá haver bons sinais”, ex-plica. “Alguns setores avançaram, mas outros continu-am estagnados. A Toyota, em Aichi, por exemplo, pode apresentar melhora, por causa dos carros híbridos”. Segundo Sugiyama, a procura por emprego continua maior do que a oferta, mesmo no setor de alimentos, pois muitos perderam suas vagas. “Ir embora ou ficar? Não sei qual a melhor opção porque essa deve ser uma decisão pessoal”, afirma. “Mas, se for ficar no Japão, o melhor é aprender o idioma, pois há mais chances para as contratações diretas. E as empreiteiras continuam contratando apenas como serviço temporário.”

emprego no Japão só melhora em 2011

Janeiro 2.178Fevereiro 5.124Março 6.453abril 7.078Maio 6.043Junho 6.885Julho 6.199agosto 4.713seteMbro 4.113outubro 3.525noveMbro 2.754

(Reportagem: Osny Arashiro / ipcdigital.com | Foto: Kyodo)

ConSultAS De eStrAnGeiroS à hello Work de HamamatSu em 2009

(peSSoAS)

Page 12: Jornal Nikkei Abril/2010

12 Abril / 2010

NinnolareUm espaço especial para as crianças brincarem e soltar a imaginação

Ninnolare é um espaço espe-cializado no brincar, onde as crianças podem se divertir! Sabem aquele lugar onde os sonhos e as fantasias po-dem e devem ser colocados

em prática? Onde brincar, pular, inven-tar e soltar a imaginação é estimulado?Aqui a criança é o foco mais importante de nossas atenções.

A Ninnolare Brinquedoteca vem com uma proposta inovadora, o resgate do brin-car, da sociabilidade da criança, de traba-lhar sua autonomia e levar a sério seus sen-timentos.

Aqui o objetivo é brincar, e brincar é aprender! A diversão vem em primeiro lu-gar, e brincando o seu filho interage com ou-tras crianças, faz amizades, aprende dividir os brinquedos, socializando-se convivendo com outras pes-soas. Além de tudo isso, os monitores sempre atentos, dão ênfase a brincadeiras co-letivas, tais como: queimada, pega-pega rouba ban-deira, futebol,

escorrega, sendo estes alguns dos seus di-ferenciais, uma vez que, games, fliperama e cinema também são encontrados em outros locais.

A brinquedoteca está sob nova direção e funciona de segunda a sexta, das 12h às 22h e sábados das 10h às 22h. Os pais podem dei-xar seus filhos com total segurança, e tendo tempo e tranqüilidade para cuidarem das su-as obrigações profissionais e sociais.

A ninnolare possui espaço soninho, casa da árvore, casa de boneca, quadra esportiva, espaço com areia, oficina de reciclagem, (onde a criança faz o próprio brinquedo, pinturas etc...), piscina de bo-linha, espaço para filmes, camarim e mui-tos outros espaços, além de momentos pa-ra a leitura.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 13: Jornal Nikkei Abril/2010

13Abril / 2010

Em cursos de Marcos Bassi, Red An-gus Beef e La Caballeriza, fui apren-der quais são basicamente os tipos

de gado, cortes, e as diferentes formas de aprecia- los.

O brasileiro antigamente se alimentava basicamente do gado Nelore, o Gir, Guzerá e outros (Raça Zebuína), e geralmente da-queles mais velhos, pois tanto o pecuarista quanto o frigorífico, quanto o atacado e o va-rejo se beneficiavam.

A carne TOP era sempre exportada, “não que isso tenha mudado “! Porém hoje em dia já é encontrado nas melhores casas, carnes de um bom novilho (Zebuíno, Europeu e Ja-ponês).

A melhor carne no Brasil infelizmente ainda é importada da Argentina e Uruguai, mas já existem pecuaristas em Campo Gran-de com raças puras (Wagyu) e fazendo cru-zamentos (Três oitavos) entre raças zebu-ínas, européias e japonesas, isso devido o gado europeu e japonês não resistirem tanto a climas quentes como o nosso.

O resultado é fantástico, se for abatido ainda com no máximo 02 anos, é impressio-nante, por mais que não seja um puro Wa-gyu, Angus, Hereford ou Braford, você não pode deixar de experimentar.

Os tipos de cortes brasileiros (Rodízio) na minha opinião são únicos, pois no resto do mundo eles são praticamente iguais, pe-ças de 250 g à 500 g aproximadamente (à la carte).

O curioso de tudo isso, e foi o que me ins-pirou a escrever essa matéria, é que os cor-tes de fora do Brasil chegam com força total Ex: Beef de Kobe, Ancho, Chorizo, T Bone, Top Rib, Prime Rib, Assadito de Tira... e nos-sos cortes estilo rodízio ganham força lá fora (Japão e Estados Unidos).

Os responsáveis por isso são as churras-carias Fogo de Chão e Barbacoa que chega-ram pequenos e hoje já possuem diversas casas em capitais renomadas no conceito gastronômico.

Qual seria a melhor opção rodízio ou À La Carte ?

Churrasco: Paixão Brasileira

À La Carte e Rodízio

Cortes à la carte:Bife de Kobe considerado o ouro verme-lho: Contra-filetBife de Ancho: Contra- filet sem gordura Bife de Chorizo: Contra- filet com acaba-mento de gordura Top rib: Contra- filet com ossoPrime rib: Contra-filet com osso porém com o corte mais altoT bone: Metade filet mignon , metade contra-filetPorterhouse: Metade filet mignon metade contra-filet porém com o corte mais alto .Baby Beef: Cortes de Novilho Precose Sirloin Steak: Contra-filet corte baixo Tenderloin: Filet Mignon

Na minha opinião, quando se trata de um almoço rápido e diversificado o rodízio é uma boa pedida, (portanto que não seja um almoço de negócios, pois você não consegue conversar com tantas opções chegando a sua mesa).

Agora em um jantar, nada como pedir seu prato à la carte, frizar bem o ponto da carne e solicitar a carta de vinhos como par-ceiro daquele delicioso corte.

Enfim, independente das opções é impor-tante degustar uma carne sempre ao pon-to ou mal passada, para não deixarmos de sentir sua maciez e suculência, pois se você pedir mal passada não vai conseguir uma carne macia e muito menos saborosa.

a onde encontrar ?Outro dia estava conversando com Valde-

cir grande empresário e amigo da área Gour-met, e ele me convidou para almoçar (rodízio) em um dos seus Restaurantes (Estação Sul – Shopping Campo Grande), fiquei impressio-nado primeriamente com seu vasto e gla-moroso buffet frio, e depois principalmen-te com sua carne.

Depois de cursos com os mais reno-mados chefes brasi-leiros e argentinos ligados aos segredos da carne, fiquei muito impressionado com toda sua linha, prin-cipalmente com a de defumados.

Muito feliz resolvi voltar para conferir o serviço à la carte (ló-gico), a minha satis-fação foi ainda maior, minha pedida foi Cor-deiro com Ervas, Bife de Ancho e Bacalhau do Porto. (todos ao ponto claro!)

Confiram esse maravilhoso trabalho fei-to com muito carinho por Valdecir e Robson, gente da gente!

Ao longo desses anos dedicados ao profissionalismo e paixão gastronômica não tive como deixar de me interesar por essa

paixão nacional chamada “Churrasco”.

(*) FÁBIO KOYAMA (Consultor de empresas e conside-rado pelos críticos Josimar Melo - Folha de SP, Arnaldo Lorençato - Veja e J.A. Dias Lopes - Gosto e Estado de SP, como um dos maiores conhecedores gerais da gastronomia.

CHURRASCARIA E CHOPPERIA ESTAÇÃO SULAVALIAÇÃO:

AMBIENTE: PREÇO:

Curiosidades:•180milhõesdechurrasqueirosexpalha-dos no Brasil•OrigemdoChurrasconoBrasil:Regiãodos Pampas Sul

valores nutricionais: •Boi-16,3%proteína,28%gordurae2880 kcal/ kg aproximado•Carneiro–15,7%proteína,27,7%gordura 2840 kcal/ kg aproximado•Frango-20,0%proteína,11,0%gordu-ra, 1620 kcal/ kg aproximadamente•Porco-11,9%proteína,45,0%gordura,4100 kcal / kg aproximadamente

tempo de duração das carnes congeladas :Carne Bovina: 12 meses

Carne de Cordeiro: 06 mesesCarne Suína: 06 meses

Carne de Frango: 10 mesesPeixe: 03 meses

Linguiça: 02 mesesMiúdos: 03 meses

Gastronomia por Fábio Koyama*

Foto

s: J

oão

Ben

even

uto

(Fot

oluz

)

Fabinho e Marcos Bassi - Proprietário do Templo da Carne e Marca Bassi

Fabinho e Farias - proprietário do La Caballeriza

Fabinho e Elloy Tufi - Proprietário daRed Angus Beef

Page 14: Jornal Nikkei Abril/2010

14 Abril / 2010ESPORTE

Academia Corpo & Cia realiza, em Campo Gran-de, palestra e aula teórica de fisioculturismo no dia 8 de maio. O evento contará com a presença do o tri-campeão Brasileiro, Norton james Murayama (foto). Segundo os organizadores a iniciativa é uma forma de promover o esporte e incen-tivar novos atletas.

Pelo cronograma, os interessados participarão de um dia inteiro de ativi-dades. Na manhã, das 9h as 11h, haverá a palestra com Murayama sobre a ro-tina do fisiculturista: prá-tica alimentar, exercício, cuidados necessários e dicas. Já a tarde será da-da uma aula teórica a res-peito do fisiculturismo. A inscrição custa R$ 30 e é limitada. Os interessados devem entrar em contato no telefone 3384-7988.

Mister universoRealizado pela pri-

meira vez no final da dé-cada de 40, a competição originalmente reunia a categoria amadora mas-culina de fisiculturismo. O

Palestra traz tri-campeão de fisiculturismo a Campo Grandenorton JAmeS murAyAmA ContA um pouCo De SuA trAJetóriA e DeSvenDA o eSporte

título de Mister Universo só veio mesmo dois anos depois do primeiro evento em 1950 com a Fundação da NABBA, em uma com-petição na Inglaterra.

Existem também a Miss Físico, campeonato feminino, teve sua pri-meira edição em 1966, e a Miss Figura foi introduzi-da em 1986. A competição de Masters of the Uni-verse acima de 40 anos, introduzida em 1991, e acima de 50 anos, intro-duzida em 2002; e Juniors of the Universe, de 1988.

Nas competições o Brasil venceu com Char-les Mario o Mr. Universo amador, em 2005, e neste mesmo ano Andrea Carva-lho ganhou o Miss Figura,

categoria que voltou a ga-nhar em 2007. Um ano de-pois outra brasileira rece-beu o troféu, Silvia Fino-chi. Na categoria Master, acima de 40, o brasileiro Norton James Murayama venceu em 2007,

CompetiçãoNo Brasil a prática

não é tão comum quanto o futebol, mas tem seus adeptos. Para quem não sabe, o fisiculturismo é um esporte que busca a per-feição do corpo através da Musculação.

Dentro da competi-ção existem duas moda-lidades, culturismo e to-ned Figure. A primeira está relacionada com as mulheres e procurar ava-liar o corpo malhado com visual feminino e bom tô-nus muscular. Essa é uma categoria jovem que vem conquistando o público das academias.

A segunda é a mais tradicional. Criada ainda no início do século XIX, é o campeonato que julga o atleta de físico mais mus-culoso e mais harmoniosa-mente desenvolvido, como o Mister Universo.

Cada evento de cultu-rismo é dividido, segundo as regras, em quatro eta-pas: quarto de volta ou round da simetria; rotina coreográfica ou o round de poses livres; poses compul-sórias ou o round de con-frontos com poses; posedo-wn. Nas partidas oficiais as fases são computadas separadamente, já nas amadoras isso não ocorre.

Esmiuçando as eta-pas, na primeira os árbi-tros avaliam o físico dos atletas sem posar. Os com-petidores realizam o quar-to de volta, enquanto são observados atentamente quanto ao desenvolvimen-to muscular, volume, defi-nição e proporção muscu-lar, comparando sempre a parte superior com a inferior, lado direito com o esquerdo.

Na segunda, o es-portista precisa elaborar uma série com suas me-lhores poses para criar uma boa impressão aos árbitros. Lembrando que o programa de poses esti-pula apenas sete para ca-da competidor. A terceira, os competidores são cha-mados para realizar as poses compulsórias, sete para homens e cinco nas competições femininas. Já o ponto final, Posedown é um momento para que os mesários façam a apura-ção dos pontos definindo o resultado.

Elaborado no ano de 1920 por Joseph Pilates, trata-se de um método de alongamentos e exercícios físicos que se utilizam do próprio corpo em sua prática.

Pilates, como é conhecida a técnica, trabalha a re-educação do movimento, através de exercícios basica-mente estruturados na anatomia humana e fundamen-tados em seis princípios capitais: respiração, concentra-ção, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Baseado no paradigma “Mente sã, corpo são”, Jo-seph Pilates desenvolveu o método influenciado por ati-vidades como o yoga, o zen budismo, as artes marciais e exercícios praticados pelos povos antigos de Grécia e Roma, tendo como foco principal a qualidade de vida, a consciência corporal e o respeito e integração plena corpo-mente são.

A sua prática possibilita restabelecer o aumento da flexibilidade e da força muscular e é benéfica para a melhoria da respiração, correção da postura e preven-ção de lesões. Seus exercícios podem ser executados em aparelhos próprios, criados por Joseph Pilates, ou mesmo no solo, sendo aplicado usualmente por educa-dores físicos e fisioterapeutas em aulas com duração de uma hora.

joseph PilatesNascido em 1880, em Dusselfort/Alemanha, Joseph

Humbertus Pilates era um homem extremamente inteli-gente e intuitivo. De uma infância difícil e grande debili-dade física, lutou pela sua sobrevivência.

Provavelmente por conta de sua fragilidade, aca-bou dedicando um esforço suplementar para melhorar a sua condição física. Na juventude, estudou e especiali-zou-se em musculação, mergulho, esqui e ginástica.

Mudou-se para Inglaterra em 1912, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo. No iní-cio da Primeira Guerra Mundial, esteve num campo em Lancaster e, posteriormente, na Ilha de Man, local onde trabalhou como enfermeiro.

Após a guerra, Pilates voltou para a Alemanha, na cidade de Hamburgo, onde permaneceu até 1926. Neste ano, desiludido com o exército alemão, se mudou para os Estados Unidos.

Em Nova Iorque, fundou os seus primeiros estúdios americanos. Sagaz, conseguiu impor o seu método de exercício, tendo rapidamente conquistado o mundo da dança: bailarinos e indivíduos famosos dos espetáculos musicais e cinematográficos.

Apesar de o método Pilates estar tão ligado à dan-ça, Joseph Pilates nunca foi bailarino. Era antes um adepto de atividades “duras”, ditas de força pura e ex-plosiva. Por outro lado, o seu rol de exercícios faz uso de outro tipo de força – uma força fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo sem geração de tensões e/ou desequilíbrios musculares.

FONTE: WIKIPEDIA

Método PilatesFoto: Divulgação/NABBA

Foto: Arquivo

Page 15: Jornal Nikkei Abril/2010

15Abril / 2010

Pesk & lazer Recanto NipponMuito mais que um Pesk-Pague, um lugar para passar agradáveis momentos com a família

Você procura um lugar aconchegante, com um ambiente familiar onde possa se divertir, saborear um delicioso almoço, praticar o hobby da pescaria ou simplesmente dar um tempo no corre-corre frenético da cidade grande? No Pesk & Lazer Recanto Nippon você vai encontrar tudo isso e muito mais.

Localizado próximo ao bairro José Abrão, na antiga saída para Rochedo, o Recanto Nippon, como é mais conhecido, é um lugar para quem sabe curtir a vida de forma saudável e gostosa.

Se você é fã de pescaria, você pode praticar algumas modalidades disponí-veis no local como pesque e solte, pesca esportiva, pesque e pague. Essa última o Recanto oferece opção para você levar seu peixe, já limpo, e preparar em ca-sa ou pedir para preparar e saboreá-lo no próprio local. O Recanto conta com uma equipe de profissionais em pesca para atender desde o iniciante amador, até os profissionais.

O pesqueiro conta com quatro tanques de pesca com espécimes como Pacu, Tambaqui, Pintado entre outros nos mais variados pesos e medidas. Para quem não conseguir pescar nada, não precisa ficar decepcionado. Basta

comprar um peixe de tanque e ainda fazer o maior cartaz com amigos e familiares.Agora, para aqueles que não curtem muito a pesca, ou apenas acompanham o

pescadores, o pesqueiro ainda oferece várias outras opções. Piscinas, playground infantil, brinquedos nas bordas das piscinas, o tradicional karaokê, DVD e, é claro, televisão para os aficcionados pelos jogos de fim de semana.

Na hora do almoço a coisa fica melhor ainda. Uma bela e farta mesa repleta de peixes como costelinhas de pacu frita, filé de tilápia com molho de alcaparras, sal-mão alecrim, filé de tainhas, camarão e pratos como moqueca de peixe, peixes fritos, ensopados, refogados, assado, grelhado, recheado, bolinho de peixe entre outros. E para os paladares que não gostam muito de peixe ou não abrem mão da carne ver-melha, também é servido picanha, costela, linguiça, coração de frango, entre outros e finalizando com uma grande variedade de saladas.

Realmente é uma opção encantadoramente criada e cuidada pelo proprietário Cleyton Yamazatu e que fica bem perto do centro de Campo Grande. Então, no pró-ximo fim de semana, ao invéz de ficar cozinhando em uma sala quente assistindo televisão, vá para o Pesk & Lazer Recanto Nippon! Boa diversão!

Fotos: João Benevenuto (Fotoluz)

Page 16: Jornal Nikkei Abril/2010

16 Abril / 2010

ABRIL25/04

NATSUMERO TAIKAI - SEDE CIDADE

25/04 FEIJOADA CLUBE CAMPO A PARTIR DA 11:00HS

MAIO

9/05COMEMORAÇÃO DIA DAS MAES- A PARTIR DA 15;HS SEDE CIDADE

16/05

XXV UNDOKAI A PARTIR DAS 8h NA SEDE CAMPESTRE

29/05SUSHI SASHIMI - CLUBE DE CAMPO A PARTIR DA 22 HS.

ABRIL2° CHURRASCO PROMOCIONAL - ACB

Data: 18 de abril

X Campeonato Estadual de Softbol Masculino Interclubes Ouro (52 anos)Data: 25 e 25 de abril

Local: Campo Grande/MS

VI Taça Brasil de Beisebol Interclubes Júnior / IV Copa Seatle MarinersData: 23, 24 e 25 de abril

Local: Ibiúna/SP e Vargem Grande/SP

V Taça Brasil de Beisebol Interclubes Juvenil / IV Copa Seatle MarinersData: 23, 24 e 25 de abril

Local: Ibiúna/SP e Vargem Grande/SP

MAIOSeletiva Torneio Internacional Under 15/EUA

Seletiva Campeonato Panamericano de Beisebol JúniorSeletiva Campeonato Panamericano de Beisebol Infantil

Seletiva Campeonato Mundial de Beisebol Infantil Nanshiki/JapãoData: 01 e 02 de maio

Local: Ibiúna/SP

Seletiva Campeonato Panamericano de Beisebol Pré-InfantilSeletiva Campeonato Panamericano de Beisebol Pré-Júnior

Seletiva Torneio Internacional Under 13/EUAData: 08 de maio

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES - ACBData: 15 e 16 de maio

Local: Ibiúna/SP

VI Taça Brasil de Softbol Feminino JuvenilData: 15 e 16 de maio

Local: Arujá/SP

XXII Campeonato Estadual de Softbol Feminino Interclubes AdultoVIII Torneio Estadual de Beisebol Interclubes Sub-20

Data: 22 e 23 de maioLocal: Dourados/MS

VII Torneio de Gateball Dep. Akira OtsuboData: 23 de maio

Local: Campo Grande / MS - ACB

Março e Abril: Dedicação Exclusiva da Equipe CDL para fortalecimento dos novos produ-tos: CDL Celular e CDL Protesta Fácil;

27 de Maio: Palestra com Ana Paula Padrão com o tema: O Brasil que Queremo$;

31 de Julho: Festa de Entrega do Prêmio Mérito Lojista;

MAIODATA ATIVIDADESDIA 09 Comemoração do Dia das Mães – início às 17:00 horas

JUNHO

DATA ATIVIDADES Encontro de idosos – Rossokai (data a ser fixada)

DIA 20 Festa Junina – início às 16:00 horas.

AssociaçãoOkinawa deCampo Grande-MS

Aos amigos e familiares;

Como vocês sabem, em 2005, eu e minha amiga Janaína sofremos um acidente de carro no qual cul-minou num processo de Reparação de Danos por Acidente de Veículos, que originalmente estava no valor de R$50.000,00. Eis que estamos em fase de desfecho e o valor final ficou em R$23.000,00. No entanto, foi solicitado o cálculo novamente e estima-se que o mesmo ‘caia’ para o valor de quinze mil reais (R$ 15.000,00). Há o risco da outra parte não aceitar a negociação do pagamento deste valor parcelado e nem aceitar o meu carro atual como uma forma de pagamento. A data final será por volta da primeira ou segunda semana de Maio, porém não temos como confirmar a data exata.

Sendo assim, com apoio dos amigos, da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, do Akira Otsubo e de outros colaboradores, será realizado um evento designado de “Almoço Entre Amigos”, no dia 02 de Maio de 2010, na sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, à partir das 11h da manhã, com convites no valor de R$ 10,00. A bebida será a parte e haverá bingos e apresentações de danças durante todo o evento.

Solicito, então, o apoio de vocês para ajudar no dia, durante o evento, para venda e compra de convites e arrecadação de material para sortear nos bingos. Quem souber de interessados em realizar alguma apresentação (infelizmente, não poderão ocorrer apresentações de bandas ou duplas musicais, devido a autorização do Ecad), é só me procurar para agendarmos certinho.

Os convites vocês podem pegar comigo ou com a minha mãe no Laboratório (Rua Eduardo Santos Pereira, 295) ou eu posso levar até vocês. Haverá vende de convites na hora também. Para os que não puderem estar presentes e queiram colaborar, disponibilizo também a conta corrente -> Ag.: 3496-7 / C.c: 27022-9. Quem puder colaborar com a divulgação também, até mesmo repassando este e-mail para as pessoas que são nossos conhecidos, nós agradecemos.

Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

Atenciosamente, Bianca Teruko Higa / Janaína Pulcheria / Hilda S. Minei Higa Contato: (67) 9274-8163 / 3324-7081

ASSOCIAÇÃO NIPPO BRASILEIRA