jornal movimenta sabará

4
A câmara aprovou o nosso Projeto de Lei que institui o voto aberto. A lei garante mais transparência nas decisões dos vereadores, como em votações de vetos em Projetos de Lei. Agora a população pode saber o posicionamento de cada vereador em situações críticas e, assim, verificar se ele representa os seus valores e ideais. É assim que trabalhamos! Sempre empenhados na costrução de uma cidade mais justa e uma câmara mais democrática e transparente. VOTO ABERTO AGORA É LEI! VEREADOR e equipe MANDATO COLETIVO M o v i m e n t a sabara ´ PAPO CABEÇA É REFERÊNCIA EM MINAS O Projeto Papo Cabeça é cada vez mais reconhecido! Depois de ser matéria na imprensa, apresentamos o projeto ao Governo de Minas que gostou e convidou o vereador Lucas para visitar conferências de juventude e apresentar o projeto, criando uma rede de multiplicadores. A ideia é trazer para o ambiente escolar o tema política, que acaba sendo hostilizado e pouco debatido. A escola tem por princípio educar, por isso mesmo ela não pode fechar os olhos para questões que tratam da vida na cidade. Pensar a política como algo que é do nosso dia - a - dia, que vai além dos políticos, é a grande contribuição do Papo Cabeça. Além disso, o projeto pretende colaborar com a construção de uma sociedade mais participativa, estimulando os jovens a se envolverem mais na vida coletiva e a entender que a mudança de verdade começa com a atitude de cada um.

Upload: lucas-silva

Post on 24-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição virtual do jornal do mandato coletivo do Vereador Lucas Silva, da cidade de Sabará/MG.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Movimenta Sabará

A câmara aprovou o nosso Projeto de Lei que institui o voto aberto. A lei garante mais transparência nas decisões dos vereadores, como em votações de vetos em Projetos de Lei. Agora a população pode saber o posicionamento de cada vereador em situações críticas e, assim, verifi car se ele representa os seus valores e ideais.

É assim que trabalhamos! Sempre empenhados na costrução de uma cidade mais justa e uma câmara mais democrática e transparente.

VOTO ABERTO AGORA É LEI!A câmara aprovou o nosso Projeto de Lei que institui o voto aberto. A lei garante mais transparência nas decisões dos vereadores, como em votações de vetos em Projetos de Lei. Agora a população pode saber o posicionamento de cada vereador em situações críticas e, assim, verifi car se ele representa os seus valores e ideais.

É assim que trabalhamos! Sempre empenhados na costrução de uma cidade mais justa e uma câmara mais democrática e transparente.

VEREADOR

e equipe

MANDATO COLETIVO

Movimenta MANDATO COLETIVO

M sabara´

PAPO CABEÇA É REFERÊNCIA EM MINASO Projeto Papo Cabeça é cada vez mais reconhecido! Depois de ser matéria na imprensa, apresentamos o projeto ao Governo de Minas que gostou e convidou o vereador Lucas para visitar conferências de juventude e apresentar o projeto, criando uma rede de multiplicadores. A ideia é trazer para o ambiente escolar o tema política, que acaba sendo hostilizado e pouco debatido.

A escola tem por princípio educar, por isso mesmo ela não pode fechar os olhos para questões que tratam da vida na cidade. Pensar a política como algo que é do nosso dia - a - dia, que vai além dos políticos, é a grande contribuição do Papo Cabeça. Além disso, o projeto pretende colaborar com a construção de uma sociedade mais participativa, estimulando os jovens a se envolverem mais na vida coletiva e a entender que a mudança de verdade começa com a atitude de cada um.

Page 2: Jornal Movimenta Sabará

fb.com/vereadorlucassilvasoulucassilva.com.br 3671-1068

Dê sua opinião, sugestão, ou denuncie um problema da cidade.JUNTE-SE A NÓS!JUNTE-SE A NÓS!

O vereador Lucas encaminhou para o Ministério Público levantamento de todos os requerimentos não respondidos conforme prazos legais nos últimos anos. A motivação de acionar o MP é garantir o trabalho fi scalizador do vereador, uma vez que ao não responder as informações solicitadas, a Prefeitura deixa de ser transparente, não cumprindo a lei.

Para se ter ideia da gravidade da situação, nos últimos 3 anos, foram realizadas mais de uma centena de solicitações de informações em diversas áreas da prefeitura, através de requerimento e nem a metade foi respondida.

Após diversas indicações do vereador Lucas, a Prefeitura começou a instalar algumas faixas de pedestres, essenciais para garantir a nossa segurança. O desejo é que em toda a Avenida Perimetral e Vitor Fantini, novas faixas sejam instaladas em locais estratégicos. Continuaremos cobrando!

Esta “obra” é a prova que a gestão municipal não se preocupa com o dinheiro dos impostos que pagamos. Há quase 20 anos gasta-se aqui e até hoje não temos nada! Nos últimos meses gastaram aproximamente R$300 mil para destruir o que havia sido construido e construir um muro de arrimo. A população continua sem saber o que será feito no local e a obra sem previsão de término.

LUCAS ACIONA O MINISTÉRIO PÚBLICO POR FALTA DE RESPOSTAS DA PREFEITURA

NOVAS FAIXAS DE PEDESTRES

E O NOSSO DINHEIRO?

FAÇA SUA PARTE, NÃO JOGUE ESTE JORNAL NA RUA,

COMPARTILHE COM O PRÓXIMO!

Page 3: Jornal Movimenta Sabará

ABANDONO DO PARQUINHO DA CHÁCARA DO LESSA

MUDANÇAS NA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO SÃO DEBATIDAS NA CÂMARAMUDANÇAS NA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Um importante projeto de Lei está em tramitação na câmara, trata-se da revisão do perímetro urbano e a da Lei de Uso e Ocupação do Solo. É por meio desta lei que se regulamenta as construções na cidade, áreas que poderam ter uso industrial, zonas de preservação. Ela fala do adensamento residencial, dos critérios para proteger o patrimônio histórico e cultural, diz onde pode construir prédios ou não e também promove a política de habitação e regularização fundiária.

Estes são somente alguns exemplos que esta lei traz, mas fi ca claro que a elaboração coerente e boa aplicação desta lei é fundamental para organizar uma cidade que cresce sem controle.

Como profi ssional da área de Planejamento Urbano, Lucas participou ativamente das discussões com os técnicos da prefeitura. Dentre as mudanças sugeridas pelo vereador, são destacadas: a regulamentação do EIV (Estudo de Impacto da Vizinhança), a transparência nas medidas compensatórias dos empreendimentos, além da obrigatoriedade de sistemas de captação e reuso de água pluvial nos novos empreendimentos.

Muitos puderam aproveitar o Parquinho, que fi ca ao lado da Chácara do Lessa. Além da famosa pista de bicicross, havia uma área verde com diversos brinquedos bastantes disputados nos fi nais de semana. Porém a realidade lá é bem diferente, o Parquinho está abandonado, tomado pelo mato e com cercas de particulares invadindo uma área pública.

Um local que poderia ser utilizado para o lazer e para práticas de educação ambiental, é hoje, refl exo da falta de vontade e criatividade da administração municipal. Desde 2013 o vereador Lucas tem chamado atenção para o local com a esperança que uma hora irão revitalizá-lo e devolvê-lo para a comunidade sabarense.

Page 4: Jornal Movimenta Sabará

TRABALHO PARA INCENTIVAR OS EMPREENDEDORES SABARENSES

VOTO CONTRA O AUMENTO DO SALÁRIO DO PREFEITO

NA LUTA POR MAIS TRANSPARÊNCIAUma das principais bandeiras do mandato do vereador Lucas é ampliar o acesso do cidadão às informações do serviço público, investindo em mecanismos de transparência. Por isso foi apresentado dois Projetos de Lei em busca da melhora do atendimento. O primeiro regulamenta a Lei de Acesso às Informações em Sabará e o segundo autoriza a Prefeitura criar a Ouvidoria do Município.

O Projeto de Lei que regulamenta a Lei Federal de Acesso à Informação é recomendado pelos tribunais de conta dos Estados e da União para minimizar a insegurança jurídica no acesso das informações do município. A regra é a transparência! Já o projeto que autoriza a criação da Ouvidoria tem por objetivo a constituição de um espaço onde todo cidadão possa criticar os serviços públicos, propor ações/melhorias, denunciar problemas e má conduta dos agentes públicos e elogiar os serviços.

Estas duas leis juntas avançam e inovam na política de transparência em Sabará e reforça o compromisso do nosso trabalho.

O vereador Lucas Silva foi o único a votar nos dois turnos contra o aumento dos salários do Prefeito, do vice e dos secretários. O pedido de correção salarial foi feito pela Prefeitura e enviado para a câmara dos vereadores, solicitando um aumento de 8,8%.

Para Lucas, o impacto do aumento nos cofres públicos é considerável, haja vista que se trata de altos salários. Outro aspecto é momento de crise, que exige maior prudência com o uso do dinheiro, sobretudo em um município que possui uma infi nidade de problemas que precisam ser priorizados.

Lucas apresentou o Projeto de Lei para regulamentar a Lei Federal do micro empreendedor individual, das microempresas e empresas de pequeno porte. Uma lei que possibilita o aumento

de renda dos trabalhadores, cria mais oportunidades de trabalho e facilita, por exemplo, a emissão dos alvarás, além de garantir direitos básicos como aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade.

O vereador acredita que um dos caminhos para contribuir com Sabará é fazer com que o dinheiro circule mais na economia da cidade. Além da lei, o mandato trabalha fazendo constantes visitas aos empreendedores para levar material explicativo e auxiliar no processo de legalização.