jornal marília livre 06

8
Acesse: notícia, verdade e credibilidade marilialivre.com.br Página 5 Aliança terá Daniel prefeito e José Ursílio para vereador Coligação tem ainda vereador Eduardo Nasci- mento como vice prefeito e chapa completa de ve- readores. Convenção foi realizada terça-feira à noite na Câmara de Marília. Páginas 2 e 3 Ex-deputado Zuza pode anunciar que não participa das eleições este ano Prazo de convenções termina no sábado Página 4 Ibope aponta que 55% dos eleitores não definiram voto Pesquisa divulgada essa semana coloca Daniel Alonso em segundo na disputa pela prefeitura com 12% do eleitorado. Página 5 Comerciários estruturam eleição para vereador Presidente do sindicato, Mario Herrera, participou de seminário de formação sindical acompanhado do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e do candidato a vereador José Ursílio. Página 8 Página 7 Daniel Alonso com Eduardo Nascimento durante a convenção para escolha dos candidatos a prefeito e vice, respectivamente Jornalista José Ursílio fala durante convenção partidária que escolheu seu nome como um dos candidato a vereador de Marília Alckmin tem 58% de aprovação Fotos Nilo Pavarini

Upload: marilia-livre

Post on 27-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Marília Livre é mídia integrada online, revista, jornal, tevê e rádio, fundada em 01 de março de 2012 e visa a liberdade e pluralismo de informação e opinião

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Marília Livre 06

Acesse: notícia, verdade e credibilidademarilialivre.com.br

Página 5

Aliança terá Daniel prefeito e José Ursílio para vereador

Coligação tem ainda vereador Eduardo Nasci-mento como vice prefeito e chapa completa de ve-readores. Convenção foi realizada terça-feira à noite na Câmara de Marília. Páginas 2 e 3

Ex-deputado Zuzapode anunciar quenão participa das

eleições este ano

Prazo de convençõestermina no sábado

Página 4

Ibope aponta que 55% dos eleitores não definiram votoPesquisa divulgada essa semana coloca Daniel Alonso em segundo na disputa pela prefeitura com 12% do eleitorado. Página 5

Comerciários estruturam eleição para vereadorPresidente do sindicato, Mario Herrera, participou de seminário de formação sindical acompanhado do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e do candidato a vereador José Ursílio. Página 8 Página 7

Daniel Alonso com Eduardo Nascimento durante a convenção para escolha dos candidatos a prefeito e vice, respectivamente

Jornalista José Ursílio fala durante convenção partidária que escolheu seu nome como um dos candidato a vereador de Marília

Alckmin tem 58% de aprovação

Fotos Nilo Pavarini

Page 2: Jornal Marília Livre 06

2 | Especial junho 2012 wwww.marilialivre.com.br

Vereador três vezes, vice é autor da lei Ficha Limpa

Três vezes vereador, presidente da Câmara de Marília por dois mandatos, candidato a vice-prefeito na coligação tucana Eduardo Nascimento (PTB) é o autor da lei municipal Ficha Limpa que proíbe a nomeação de pessoas condena-das para cargos em comissão na prefei-tura e autarquias.

A lei está em vigência e ganhou res-peito de várias entidades de classe e da

igreja. Na atual gestão municipal já pro-vocou baixas,

Casado, pai de dois filhos, Eduar-do Nascimento vai disputar sua quarta eleição municipal, a primeira para um cargo majoritário – é vice-prefeito na dobradinha com o empresário Daniel Alonso (PSDB).

Nascimento já foi dirigente sindical e atuou no comércio no ramo de farmácias.

Na última eleição teve 2.750 votos para vereador.

LUTASMesmo sendo da base aliada,

Eduardo Nascimento, quando presidente da Câmara de Marí-lia, foi decisivo para impedir que a atual administração petista di-lapidasse o patrimônio público e o bolso do cidadão. Em acordo com a oposição, vetou a privati-zação do Daem e depois ajudou barrar o aumento do IPTU.

Daniel Alonso é candidato a prefeito e Eduardo Nascimento, viceColigação entre PSDB/

PTB lançou oficialmente na terça-feira o nome do

empresário Daniel Alonso para pre-feito de Marília. O vereador Eduardo Nascimento, duas vezes presidente da Câmara, é o vice na chapa. Ambos fizeram discursos inflamados ontem durante a convenção dos partidos.

“Não sou mega milionário como dizem. Não tenho patota ou esqua-drão (para fazer campanha política) bancado com dinheiro público”, disse na abertura do seu discurso. Ele pro-meteu, se eleito, uma administração austera e disse que o propósito do grupo é aplicar uma gestão eficiente na prefeitura.

Afirmou ainda que pretende valo-

rizar servidores de carreira e por fim ao apadrinhamento político nos car-gos de comissão. “Comigo, não vai ter loteamento. O servidor concursado não será vítima de pessoas desquali-ficadas”, disse.

Segundo ele, sua equipe de governo já pesquisou e sabe os principais problemas da cidade. O objetivo maior é fazer uma admi-nistração voltada para cuidar das pessoas.

O lançamento da candidatura de Daniel a prefeito ocorreu na Câ-mara de Marília e reuniu centenas de filiados e simpatizantes, além de prefeitos da região como Alcides Faneco (Garça), Marco Elias (Oscar Bressane) e outros.

projeto alternativo

Nilo Pavarini

Daniel Alonso, candidato a prefeito, discursa durante convenção do partido na Câmara de Marília pela coligação PSDB/PTB

Eduardo Nascimento, três vezes vereador, candidato a vice prefeito, fala durante a convenção

Page 3: Jornal Marília Livre 06

Especial junho 2012 | 3wwww.marilialivre.com.br

sucessão

Acesse: notícia, verdade e credibilidademarilialivre.com.br

Um dos candidatos a vereador pelo PSDB, o jornalis-

ta José Ursílio acredita que a coligação Coragem para Mudar Marília vai eleger o maior número de cadeiras da próxima legislação.

“Vamos ter a maioria dos votos, contra tudo e todas as pesquisas. Porque nós temos propósito, temos causa, coragem para acabar com essa política rasteira que há 30 anos só atrasa Marília”, afirmou.

O jornalista disse ain-da acreditar na reeleição de companheiros da coligação, como Junior da Farmácia e Wilson Damasceno, compondo a bancada que vai ajudar Daniel e Eduardo a governarem a cida-de a partir de 2013.

Disse também que o objetivo é dar voz à sociedade mais plura-lista e fazer com que a máquina

pública atenda os anseios do ci-dadão, principalmente em servi-ços essenciais como saúde, edu-cação e transporte coletivo, além de segurança.

José Ursílio um dos últi-mos candidatos a vereador da coligação a falar reafirmou o

compromisso de combate à corrupção. Disse que acredita na vitória de Daniel e Eduardo para prefeito e vice.

Ele também agradeceu o apoio da família e disse que Ma-rília precisa resgatar a cidadania do seu povo.

Candidato a vereador, José Ursílio acredita eleger a maior bancada

Coligação é único projeto alternativo, diz Pelucio

Suplente de vereador e um dos líderes do PSDB em Marília, o empresário Marcelo Pelúcio afirmou que a aliança com o PTB cria a única co-ligação que apresenta nestas eleições um “verda-deiro projeto alternativo” para Marília.

“Não temos quantidade mas temos qualidade. Não aceitamos mensalões, mensalinhos, ladrões de merenda, gente que rouba nossa cidade”, falou.

O discurso foi reforçado pelo candidato a vice-prefeito Eduardo Nascimento. “Neste proje-to que começou lá atrás muitos se perderam ao longo do caminho, mas garanto que aqui ficaram as pessoas de fibra, de palavra, de honra que vão mudar a história de Marília”, afirmou.

Nilo Pavarini

Candidatos a vereador, José Ursílio ao lado de Wilson Damasceno durante a convenção do PSDB/PTB na Câmara de Marília

Marcelo Pelucio falou em nome da coligação e destacou o projeto alternativo

Page 4: Jornal Marília Livre 06

4 | Especial junho 2012 wwww.marilialivre.com.br

corrida eleitoral

Ibope mostra Vinícius na frente e Daniel Alonso em segundo O Ibope Inteligência simu-

lou dois cenários para as eleições de 2012 em Ma-

rília. Vinícius Camarinha (PSB) está em primeiro lugar com 48% (estimu-lada) ou 22% (espontânea) enquanto Daniel Alonso aparece respectiva-mente com 12% ou 5%.

Pesquisa está registrada no Tri-bunal Regional Eleitoral (TRE) com número 00069/2012, foi contratada pelo PSB e auferida entre 31 de maio e 2 de junho. Foram entrevistados 406 eleitores e a margem de erro é de 5%.

Para o jornalista e radialista José Ursílio, a pesquisa estimulada mos-tra que Vinícius Camarinha é o mais conhecido, sai na frente, mesmo ce-nário que inclusive foi registrado em 2008, mas que ao final foi invertido e ele acabou derrotado pelo ex-prefeito

Mário Bulgareli quando a cria engoliu o criador.

José Ursílio acredita que a divulgação da pesquisa do Ibope em Marília vai influenciar nas ar-ticulações dessa reta final na pré--campanha nas convenções que vão definir até o próximo dia 30, sába-do, quem será mesmo candidato a prefeito e seus respectivos vices nas alianças partidárias.

A pesquisa está divulgada no site do Ibope Inteligência, no site Marília Livre, assim como o blog do jornalista (www.joseursilio.com.br), que foram os primeiros veículos de comunicação de Ma-rília a terem acesso aos dados e divulgação do material que está devidamente registrado no TRE--SP desde o último dia 19.

Governo Alckmin é bem avaliado por 58%

A administração do governador Geraldo Alckmin é bem avaliada por 58% do eleitorado de Marília e consi-derada regular por 30%. Aqueles que declaram que a administração estadual é ruim ou péssima somam 7%.

A administração da presidente Dil-ma Rousseff atinge 61% de avaliação positiva (ótima ou boa) entre o elei-torado do município; consideram-na regular 25% dos entrevistados e 11% a avaliam como ruim ou péssima.

Vinícius Camarinha, político de carreira, larga com 22% na pesquisa

Daniel Alonso, empresário, aparece em segundo com 5%, aponta Ibope

José Ursílio, pré-candidato a vereador pelo PSDB, recepciona Alckmin no aeroporto de Marília

Page 5: Jornal Marília Livre 06

Especial junho 2012 | 5wwww.marilialivre.com.br

Acesse: notícia, verdade e credibilidademarilialivre.com.br

Pesquisa indica que 55% ainda não definiram voto

corrida eleitoral

Neste momento, em que se cami-nha para a defi-

nição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, a pesquisa Ibope tes-tou um cenário de intenção de voto considerando possí-veis nomes para esta disputa.

O Ibope Inteligência também perguntou em quem os entrevistados vo-tariam para prefeito espon-taneamente, ou seja, não apresentou nenhum nome de possível candidato, e 55% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam se a eleição fosse agora ou não opinaram preferência.

No cenário da pesquisa espontânea, Vinícius Cama-rinha aparece com 22%. Daniel Alonso vem em segundo e atinge 5% das menções e Ticiano Tóffoli, atual prefeito,

com 4% dos entrevistados. Ou-tros candidatos, não citados na pesquisa, não atingem 1%.

ESTIMULADANo cenário de intenção de

voto estimulada, em que fo-ram apresentados os nomes de pré-candidatos, o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB) obtém 48% das inten-ções de voto.

Em um patamar inferior apa-rece o empresário Daniel Alonso (PSDB) com 12% das menções, seguido pelo petista e atual pre-feito Ticiano Tóffoli, citado por 9% dos entrevistados.

Tato, pré-candidato do PMDB, tem 1% das intenções de voto, enquanto os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 16% e os indecisos 14%. Os que declaram a intenção de votar em branco ou de anu-lar o seu voto, se a eleição fosse hoje, somam 13%.

A administração do prefeito Ti-ciano Tóffoli é avaliada como regu-lar por quase metade dos eleitores de Marília (45%), enquanto 23% consideram-na ótima ou boa e 20% ruim ou péssima.

Ticiano Tóffoli assumiu a prefeitura em março deste ano após renúncia do então prefeito Mário Bulgareli (PDT).

Ao serem estimulados a dizer quais são as áreas em que as pessoas da cida-de vêm enfrentando mais problemas, quase dois terços dos eleitores citam a saúde, enquanto metade (51%) dos marilienses menciona o calçamento de ruas e avenidas.

Em outro patamar aparecem: abas-tecimento de água (29%), educação e segurança pública (19% cada). Outras

áreas foram citadas com percentuais variando entre 16% e 2%.

O Ibope Inteligência também ques-tionou os entrevistados sobre a admi-nistração do ex-prefeito Mário Bul-gareli. Para parcela significativa dos marilienses (75%), a administração de Bulgareli foi ruim ou péssima, enquan-to 18% consideram-na regular.

Aqueles que classificam a antiga administração como ótima ou boa so-mam 5% dos entrevistados.

O descontentamento com a admi-nistração de Mário Bulgareli é demons-trado também em outras medidas obtidas na pesquisa: 88% desaprovam a sua forma de administrar a cidade, enquanto nove em cada 10 marilienses afirmam não confiar no ex-prefeito.

Atual administração no olhar do eleitor

Quando perguntado aos elei-tores em quais pré-candidatos não votariam de jeito nenhum para o cargo de prefeito nesta elei-ção, o maior índice é obtido por Tato: 35% das citações.

Ticiano Tóffoli e Vinícius são citados por 24% e 23% dos en-trevistados, respectivamente, en-quanto o pré-candidato Daniel Alonso tem 17% de índice de re-jeição. São 13% os que afirmam a possibilidade de votar em qual-quer um dos candidatos para a prefeitura de Marília e 24% não respondem a questão.

Mais rejeitados.Tato em primeiro, Toffoli em segundo

Page 6: Jornal Marília Livre 06

6 | Especial junho 2012 wwww.marilialivre.com.br

repercutiu

Nada definido

expedienteDiretor de RedaçãoGuto [email protected]

Departamento [email protected]

Gerente DistribuiçãoCláudio Souza e [email protected]

Criação & Arte Marcos Rogério Souza e Silva

O Jornal Marília Livre é uma publicação semanal da Sinergia, Editora, Comunicação e Feeling Ltda. Está integrada a mídia online www.marilialivre.com.br e a Revista Marília Livre.

Fundação:Editora Sinergia 01-12-2000 Marília Livre 01-03-2012

Reportagens & FotosEditores Associados

Siga-noswww.marílialivre.com.brwww. joseursilio.com.br/blog Facebook

EndereçoRua Coronel José Braz, 144 – sala 03 –Fones 14-3221-4455 – 14-8111-3736Bairro Boa Vista– CEP 17.501-570

ImpressãoJornal da Cidade de Bauru Ltda.

Tiragem10.000

Jornal Marília Livre todos direitos reservados.

Reprodução exclusivamente com autorização do Publisher. Opiniões em artigos e textos e informes publicitários de terceiros são de responsabilidade de autores.

editorial

O que dizem as entre-linhas da pesquisa Ibope que coloca

Vinícius Camarinha na frente e Daniel Alonso em segundo para prefeito, se as eleições municipais fossem hoje? Há variantes que precisam ser analisadas. E a primeira delas, por coerência, que o resultado só sai dia 7 de outubro. Até lá tudo pode mudar.

Também antes de analisar os números é preciso pontuar que Daniel Alonso é empresário e nunca foi político nem dispu-tou eleição, enquanto Vinícius Camarinha está no terceiro mandato de deputado estadual e vem de uma família de políti-cos. O novo e o antigo.

Talvez por isso Daniel Alon-so tenha a vantagem de ter a menor rejeição do eleitorado com 17%, enquanto seu adver-sário Vinícius Camarinha tem 23% que não votariam nele de jeito nenhum.

Porém, vantagem aqui, perda acolá. Filho do ex-pre-feito Abelardo Camarinha, a pesquisa mostra que Vinícius sai na frente quando o quesi-to é ter o nome bem conheci-do alcançando índice de 45% das pessoas, enquanto Daniel Alonso que nunca foi político atinge apenas 12%.

A pesquisa Ibope mere-ce credibilidade e traz outros números. Além dela, a perfor-mance de outros candidatos como o atual prefeito Ticiano Tóffoli, que aparece em ter-ceiro, ou do empresário Tato, o mais rejeitado, vão ajudar a definir o futuro prefeito de Marília no próximo ano.

Ou seja, Vinícius Camari-nha e Daniel Alonso saem na frente. Mas nada está definido, até porque a própria pesquisa Ibope mostra que 55% dos elei-tores de Marília ainda não esco-lheram seu candidato.

Blefe e previsõesO jornalista José Ursílio preso, e o vereador Eduardo Nascimento cassado. Nos últimos meses estes dois factoides infestaram as pági-nas de um jornal ligado ao grupo do candidato a prefeito Vinícius Camarinha. Só que nunca se concretizaram. Será que o deputadinho comprou a bola de cristal no Paraguai?

Tal pai, tal filhoA estratégia de campanha é manter longe

o pai Abelardo e os assessores Carlos Gar-rossino e Herval Rosa Seabra das fotos e

reuniões até outubro. Vinícius Camarinha acha que a imagem deles contamina sua eleição. Na prática, vale tudo pelo poder,

até negar o próprio sangue.

Bons quadrosJosé Ursílio, Junior da Farmácia, Mario Coraini e Wilson Damasceno.

Quem entende de eleição diz estes quatro nomes da coligação PTB-PSDB fazem duas cadeiras para vereador e ainda podem

ajudar a obter mais uma na sobra somando demaiscandidatos. Muitos apostam que daí sai o próximo presidente da Câmara.

Não tenho patota ou esquadrão (para fazer campanha política) bancado com dinheiro público.

Daniel Alonso, candidato a prefeito pelo PSDB

Nós temos propósito, temos causa, coragem para acabar com essa política rasteira.

Jornalista José Ursílio, candidato a vereador

Page 7: Jornal Marília Livre 06

Especial junho 2012 | 7wwww.marilialivre.com.br

Acesse: notícia, verdade e credibilidademarilialivre.com.br

convenções

Sábado é o último dia para partido indicar candidatos

Ticiano Toffoli, atual prefeito, tem convenção marcada do PT para esta sexta-feira, mas data pode mudar, segundo presidente Rui

Luiz Eduardo Diaz pode disputa a legenda para prefeito pelo PV, mas diretório está dividido e pode apoiar PSDB ou PT

PSD - Marco Rezende, pré-candidato a vereador, com o deputado federal Walter Ihoshi. Partido faz convenção nesta quinta-feira

PSOL – Cecílio Espósito, conhecido como Raul Seixas, cumprimenta amigos em convenção que definiu seu nome para prefeito

Duas vezes deputado estadual, o empresário Zuza fará convenção do seu partido, o PRP, no sábado, data limite na legislação eleitoral

Dia 30 de junho, sábado, é o último dia pela legislação eleitoral para que diretó-

rios municipais façam suas conven-ções indicando nomes para prefeitos e vereadores e ainda coligações, se houver.

Além do PSDB, que escolheu seu candidato na noite terça-feira, já está definido também a candidatura do comerciante Cecílio Espósito, mais conhecido como Raul Seixas, que vai concorrer à prefeitura de Marília pelo Psol. Ele escolheu a servidora Maria Marta Pizzi como vice.

Já o PSB, que terá como candidato Vinícius Camarinha que tenta mais uma vez devolver o comando da pre-

feitura ao grupo do seu pai e deputa-do federal Abelardo Camarinha, tem convenção agendada sábado. Deve reunir pequenos partidos como PTN e PSC e lançar chapa de vereadores completa.

Outro partido que agendou para sábado a sua convenção é o PRP, do ex-deputado estadual Joseph Zuza, que exerceu o mandato por duas vezes. Cobiçado tanto por situação como oposição, o empresário vem sendo apontado como fiel da balan-ça nas próximas eleições, mas pode optar por ficar de fora das eleições e ainda não declinar apoio a nenhum candidato.

O PT que deve lançar o atual prefei-

to Ticiano Toffoli à reeleição agendou sua convenção para dia 29, sexta-feira. A data porém pode ser modificada, se-gundo o presidente do diretório Rui Al-bano, caso haja necessidade. Vai depen-der das conversas com partidos aliados para a campanha.

Outro partido que deve promo-ver sua convenção para escolha do candidato é o PV, que briga para emplacar na disputa para prefeito o empresário Luiz Eduardo Diaz. Mas para isso precisa superar divergências internas divididas em correntes: uma quer candidatura própria, outra quer apoiar o PT e outra, o PSDB.

Já o PMDB que pretende lançar como candidato a prefeito o empre-

sário Antonio Ambrósio, o Tato, luta para manter sua convenção, mesmo que isolado, mas corre o risco de uma intervenção na executiva declinando apoio ao PT.

Outro partido que pode sofrer mu-danças e tomar outros rumos é o PP, do deputado federal Paulo Maluf. O médico Sergio Nechar, cotado para ser vice na chapa de Camarinha, pode ser obrigado a fazer uma aliança com os petistas numa intervenção no diretório.

O ex-chefe de gabinete da prefei-tura, Nelson Grancieri, que está no DEM, reuniu amigos esta semana, e tenta ser candidato do partido, mas a direção estadual deve optar por outra aliança deixando ele sem legenda.

Page 8: Jornal Marília Livre 06

8 | Especial junho 2012 wwww.marilialivre.com.br

Acesse: notícia, verdade e credibilidademarilialivre.com.br

organização

O presidente do Sindica-to dos Comerciários de Marília, Mario Herrera,

participou na semana passada de um seminário promovido pela federação do setor visando capacitar os 66 sin-dicatos do estado na articulação para eleger mais vereadores.

O encontro teve a presença do deputado federal Paulinho da Força (PDT) e do presidente da Fecomer-ciários Luiz Carlos Motta. Herrera estava acompanhado o jornalista José Ursílio, que presta assessoria para o sindicato nas áreas de comunicação e habitação.

Palestras sobre marketing político e legislação eleitoral predominaram nos dois dias de debates que reuniu mais de 200 pessoas, 61 presidentes de sindicatos da capital e interior e 25 pré-candidatos a vereador da catego-ria, entre eles José Ursílio.

O deputado Paulinho da Força defendeu que todos os 66 sindicatos tenham candidatos nas suas cidades

Não ambicione do seu vizinho senão os dons excelentes que lhe exornam o espírito.Não permita que os dissabores governem o leme de seu destino.Não estrague o templo de sua memória às más impressões.Não retire sua experiência dos fundamentos espirituais.Não se esqueça de que o ideal superior, objeto de sua admiração, deve corporificar-

-se em seus caminhos.Não se prenda ao mal; no entanto; não se desvie das obrigações de fraternidade

para com aqueles que foram atingidos pelo mal.Não apague o archote da fé em seus dias claros, para que não falte luz a você nos

dias escuros.Não fuja às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a

vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria.Não lhe falte tempo para cultivar o que é belo, eterno e bom.Não olvide que a justiça institui a ordem universal, mas só o amor dilata a obra divina.

Mensagem do Livro Agenda Cristã, de psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz.

Ana HerreraE-mail:[email protected]

“Ajude a você mesmo”

Comerciários se organizam para eleger vereador

de abrangência e elogiou a iniciativa dos comerciários em organizar uma formação sindical voltada para a política pública.

“A gente luta para ter 10% de aumento salarial e depois vem o governo e numa canetada tira tudo subindo impostos”, disse. “Por isso os sindicatos precisam estar na vida

política deste país”.O presidente da Fecomerciá-

rios, Luiz Carlos Motta, afirmou que o projeto Corrente Comerci-ária vai ajudar e orientar os candi-datos a vereador da categoria em todo estado.

Ao todo os sindicatos reúnem 2,5 milhões de associados numa catego-

ria de 12 milhões de empregados do comércio. Em Marília são aproxima-damente dez mil pessoas.

Segundo Mario Herrera é uma das categorias mais importantes para a economia do município, tanto em renda salarial como na circulação de negócios, e por isso precisa ter repre-sentantes no poder legislativo.

Corrente comerciária: Mario Herrera, deputado Paulinho da Força, José Ursílio, pré-candidato a vereador, e o presidente da federação Luiz Carlos Mota no evento

Jornalista José Ursílio conversa e entrega um exemplar da revista Marília Livre ao especialista nacional em marketing eleitoral, Maranhão Viegas, após seminário.