jornal mais noticias - edição 676

20
QUINTA-FEIRA | 21 DE MAIO DE 2015 Ano XII | ED. 676 Jornalista Responsável: Danilo Meira www.jornalmaisnoticias.com.br 4823-4411 Salão WS Cabeleireiro’s é reinaugurado no Centro Alto Salão WS Cabeleireiro’s é reinaugurado no Centro Alto Centro de Exposições e História é inaugurado com homenagem a Ricardo Nardelli Aciarp discute melhorias para o Centro da cidade Aciarp discute melhorias para o Centro da cidade Festa do Cambuci em Ribeirão terá Negra Li POLÍTICA | PÁG.04 Lair solicita verbas para conclusão do novo Hospital Lair solicita verbas para conclusão do novo Hospital CIDADE | PÁG.12 CIDADE | PÁG.07 CULTURA | PÁG.06 Em cerimônia marcada pela emoção, a cidade de Ribeirão Pires teve inaugurado o Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli, no Paço Municipal. Mais do que reviver o museu e a pinacoteca, o espaço, que tem como marca o reló- gio que marcará a hora oficial da cidade, rende uma justa homenagem ao ser bati- zado com o nome de um dos maiores empresários da história de Ribeirão Pires, o saudoso Ricardo Nardelli, que esteve representado por sua esposa, filhos e netos. CIDADE | PÁG.15 Após acordo, Saulo põe fim a ameaça de greve de servidores Após acordo, Saulo põe fim a ameaça de greve de servidores CIDADE | PÁG.07

Upload: jornal-mais-noticias

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Destaque: Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires é inaugurado com homenagem a Ricardo Nardelli

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Mais noticias - Edição 676

QUINTA-FEIRA | 21 DE MAIO DE 2015Ano XII | ED. 676

Jornalista Responsável:Danilo Meirawww.jornalmaisnoticias.com.br

4823-4411

Salão WS Cabeleireiro’s é reinaugurado no Centro AltoSalão WS Cabeleireiro’s é reinaugurado no Centro Alto

Centro de Exposições e História é inaugurado com homenagem a Ricardo Nardelli

Aciarp discute melhorias para o Centro da cidadeAciarp discute melhorias para o Centro da cidade

Festa do Cambuci em Ribeirão terá Negra Li

POLÍTICA | PÁG.04

Lair solicita verbas para conclusão do novo HospitalLair solicita verbas para conclusão do novo Hospital

CIDADE | PÁG.12

CIDA

DE| P

ÁG.0

7CU

LTUR

A| P

ÁG.0

6

Em cerimônia marcada pela emoção, a cidade de Ribeirão Pires teve inaugurado o Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli, no Paço Municipal.

Mais do que reviver o museu e a pinacoteca, o espaço, que tem como marca o reló-gio que marcará a hora oficial da cidade, rende uma justa homenagem ao ser bati-zado com o nome de um dos maiores empresários da história de Ribeirão Pires, o saudoso Ricardo Nardelli, que esteve representado por sua esposa, filhos e netos.

CIDA

DE| P

ÁG.1

5

Após acordo, Saulo põe fim a ameaça de greve de servidoresApós acordo, Saulo põe fim a ameaça de greve de servidores

CIDA

DE| P

ÁG.0

7

Page 2: Jornal Mais noticias - Edição 676

02

PUBLICAÇÃO SEMANAL DE MAIS NOTÍCIAS EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA.

CNPJ: 05.531.420/0001-18email: [email protected]

[email protected]

EDITOR: ANTONIO CARLOS CARVALHO | JORNALISTA RESPONSÁVEL: DANILO MEIRA Mtb: 43.013

REPORTAGEM: LÍVIA BIAZI | GRAZIELA NUNES

DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO: GUSTAVO SANTINELLI | DEPARTAMENTO COMERCIAL: SIDNEI MATOZO

DEPARTAMENTO JURÍDICO: DR. GILMAR ANDRADE DE OLIVEIRA / DR. ERIC MARQUES REGADAS

COLABORADORES: RAUL CARLOS DE CARVALHO / PROF. NELSON CAMARGO

ADMINISTRAÇÃO: ELISETE HELENA PIMENTA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EM RIBEIRÃO PIRES, RIO GRANDE DA SERRA E REGIÃO DA REPRESA BILLINGS

* O CONTEÚDO DOS ANÚNCIOS É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS ANUNCIANTES *

Rua Olímpia Catta Preta, 194 • 1 Andar, Sala 2 • CEP 09424-100

• Centro • Ribeirão Pires • SP • Fone: 4828-7570 • Fax: 4828-1599

OPINIÕES 21 | maio | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Na última sema-na, neste mesmo es-paço, falamos sobre a importância de cada cidadão ribei-rãopirense ajudar na manutenção da cidade, para fazer dela melhor. Ainda que tenhamos sido mal interpretados por alguns, penso que cumprimos a missão de promover a reflexão.

Exatamente por isso, falaremos so-bre outra questão: a valorização da his-tória da cidade. Esta

semana, foi inaugu-rado o Centro de Exposições e Histó-ria Ricardo Valeria-no Nardelli, que fica localizado no Paço Municipal, cuja de-nominação rende homenagem a um dos maiores empre-sários da história de Ribeirão Pires com direito a um busto – algo raro na cidade. Aliás, está ao lado da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, ou-tro importante de nossa história.

Assim como eles,

tivemos (e ainda te-mos) mais pessoas que são dignas de homenagem na Pé-rola da Serra. Pesso-as que, a seu modo, em suas respectivas profissões, colabo-raram para que a ci-dade tenha alcança-do o patamar atual de importância para

a região e, porque não dizer, o estado de São Paulo.

Entretanto, há um problema. Nossa história ainda está na chamada fase oral. Ela está regis-trada com minúcias e detalhes nas men-tes e nos arquivos pessoais dos ribei-

rãopirenses. Falta um catálogo, falta ouvir essas pessoas para construir um arquivo público que possa ser compar-tilhado com as ge-rações presentes e futuras.

A própria re-portagem do Mais Notícias teve con-tato com algumas dessas pessoas que ilustraram as nossas páginas. Não raro, contam com um ri-quíssimo acervo com fotos mostran-do diferentes passa-

gens de nossa his-tória – ilustrada por suas lembranças, histórias e pensa-mentos.

É necessário um trabalho urgente para preservar esse acervo, essas histó-rias para que, com o perdão do trocadi-lho, não se percam no tempo. O primei-ro passo, com a es-truturação do Cen-tro de Exposições e História, já foi dado. Vejamos agora o que acontecerá da-qui por diante.

Nossa história ainda está na

chamada fase oral

A importância da manutenção da história

Minha posição como editor do Mais Notícias frequentemente me colo-ca frente a políticos dos mais diversos grupos e siglas, com os quais te-nho tido diálogos infor-mais. Tais políticos ime-diatamente acabam por revelar fragmentos de informações que por si só nada representariam, porém outros fragmen-tos captados em outras conversas, acabam por nos proporcionar a pos-sibilidade de montar um

mosaico, onde a junção dos cacos nos permite formar uma ideia mais clara dos acontecimen-tos.

O ex-prefeito Clóvis Volpi, que hoje se apre-senta como candidato, diz a quem quiser ouvir – e muitos já ouviram – que seu principal adversário em 2016 não será o Sau-lo, nem o Renato Foresto, nem o Kiko, mas o Dedé da Folha.

Segundo Volpi tem comentado em eventos

que participa, pesqui-sas encomendadas por seu grupo aferiram que seu ex-vice, mesmo na condição de inelegível até 2021 por ser Ficha Suja, lidera as pesquisas. O eleitor perguntaria: como pode a criatura es-tar superando o criador, já que Dedé é cria do Volpi?

Volpi o colocou como presidente da Câma-ra, convidou-o para ser seu vice e o lançou para ser candidato a prefeito

como seu sucessor.Quando ficou claro

que Dedé não conse-guiria se livrar da acu-sação de Ficha Suja, e mesmo que vencesse as eleições não assumiria o cargo, tentaram subs-tituí-lo como candidato. Dedé porém rebelou-se contra o grupo e mante-ve a candidatura mentin-do para os eleitores até a última hora, usando a propaganda eleitoral e do jornal da família.

A mentira pegou e

Dedé teve 16.533 votos de eleitores ludibriados. Agora usa esses números para negociar vantagens políticas e continua a en-ganar os eleitores menos esclarecidos se fazendo passar por vítima, ale-gando que não perdeu a eleição, mas sim que a oportunidade lhe foi ti-rada.

Dedé mentiu para o eleitor, está inelegível e se a eleição fosse hoje, não poderia ser candi-dato.

O “Fantasma” Dedé da FolhaARTIGO | Por Antonio Carlos Carvalho - Gazeta

Page 3: Jornal Mais noticias - Edição 676

acesse www.jornalmaisnoticias.com.br e comente nossas matérias!

METEOROLOGIA

03 RESUMO 21 | maio | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Quinta-Feira 23º 16º 0%0%

0%0%

24º 15º

24º 15º25º 17º

Sábado

Domingo

Sexta-Feira

Máxima Mínima Prob. Chuva

Campanha do Agasalho 2015A 130° Subseção da

Ordem dos Advogados do Brasil de Ribeirão Pi-res informa que, a par-tir do próximo dia 20 de Maio, terá início a Cam-panha de Arrecadação de Agasalho 2015, para a distribuição aos muníci-pes carentes de Ribeirão Pires.

As doações podem ser efetuadas na Casa do

Advogado de Ribeirão Pires, sito à Rua Presidente Kennedy n° 133, centro, como na sala da OAB do Foro Distrital de Rio Grande da Serra e na sala dos advo-gados na Justiça do Trabalho em Ribeirão Pires.

“Acreditamos que essa iniciativa poderá ameni-zar os efeitos do inverno de muitas pessoas e, por isso, a sua colaboração é indispensável para o suces-so da nossa campanha. Participe e faça a diferença nesse próximo inverno”, afirmou o presidente José Valdemar Romaldini Júnior.

FOTO MAIS

FALOU E DISSE

TAPAS E BEIJOS

O busto de Ricardo Valeriano Nardelli, empresá-rio falecido em 2010 e que dá nome ao Centro His-tórico que foi inaugurado. O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados e domingos, das 10h à 16h. A visitação é gratuita.

Nos motoristas ir responsáveis que fazem das

ruas uma verdadeira pista de corrida.

Para o Paulão que deu uma gravata vermelha para o

prefeito Saulo Benevides durante uma inauguração.

“Queriam tirar o foco das investigações de quem está vivo” Deputado Júlio Delgado, sobre o ex-depu-tado já falecido José Janene.

“Esse medida é tão absurda e inadequada com a situa-ção do Brasil que não chega a ser um erro” Senador Aloy-sio Nunes sobre a situação do seguro desemprego.

Justa homenagem

CUBINHO | Mario Mastrotti

IV Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ribeirão Pires

A IV Conferência acontecerá no próximo dia 23 de maio, das 8h às 16h, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, localizada na Rua 1° de Maio, 170, Jardim Itacolomy. O evento discute ações de políticas públicas que beneficiem a pessoa com deficiência.

Nas edições anteriores, temas como direito à cida-dania, afirmação de valores da solidariedade social e estratégias de controle para o alcance dos objetivos fo-ram as temáticas discutidas. Em 2015, a temática abor-dada será “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como radi-calidade dos direitos humanos”. A conferência aconte-ce em debate com três eixos a serem discutidos: identi-dade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e de instâncias de participação social; e interação entre os poderes federados.

Um dos desafios que a Conferência se propõe é de-bater a inclusão deste público e estimular a prática do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Page 4: Jornal Mais noticias - Edição 676

Boato desmentido: Saulo nega que Lair tenha sido demitida da SaúdeNa tarde de ontem,

um boato circulou em Ri-beirão Pires dando conta de que a Secretária de Saúde, Lair Moura teria sido demitida por Saulo Benevides.

Segundo a falácia, um vídeo em que ela fazia

críticas a atual gestão durante uma reunião do Conselho Municipal de Saúde teria chegado às mãos do prefeito que, descontente com a atitu-de, teria efetivado a de-missão.

A reportagem do Mais

Notícias manteve conta-to com ambos, que não confirmaram o fato. Lair Moura negou ter sido de-mitida e tampouco que teria pedido demissão. Já Saulo Benevides afirmou que ainda irá se reunir com a correligionária

para discutir o assunto, o que deve acontecer nos próximos dias. Questio-nado sobre uma possí-vel demissão, o prefeito descartou a possibilida-de, colocando um ponto final no assunto.

(D.M.)

Ajuda oportuna

Uma figura amiga de todos, sem partido e sem destino, brilhou du-rante a inauguração do museu de Ribeirão Pires no início desta sema-na. Falamos de Paulão, que com seu conhecido comportamento inter-rompeu a cerimônia de inauguração para en-tregar “em mãos” uma gravata ao prefeito. Co-mentários deram conta de que Paulão têm mo-mentos de lucidez, onde costuma fazer coisas in-teligentes e que este foi um desses momentos, já que o prefeito, de social, estava sem a peça com-plementar.

Comentário inopor-tuno I

Quem está acostu-mado a acompanhar eventos públicos em Ribeirão Pires sabe que o prefeito costuma ci-tar nomes durante seu discurso. Em sua última performance Saulo pa-rece ter sido “infeliz” ao escolher a pessoa erra-da na pior parte do dis-curso. O alvo foi a verea-dora Diva, que dentro de um contexto, pode ter recebido o comentário como séria crítica à sua atuação parlamentar.

Comentário inopor-tuno II

Em seu discurso, Sau-lo cita Diva no momento em que atacava a oposi-ção, que nas palavras do prefeito: “Essa oposição irresponsável vai se ca-lar, viu Diva, porque nos-sas obras estão em exe-

cução”. Por outro lado, Diva pode ter aceitado a crítica como literal, uma vez que tem usado a tri-buna da Câmara para atacar o governo. Como diz o ditado, “quem fala o que quer...”.

Convidados espe-ciais

Falando em oposição, o que mais surpreendeu durante o evento de inauguração do museu foi a presença maciça da alta cúpula da prin-cipal oposição ao go-verno Saulo. Nono Nar-delli não podia deixar de participar do evento, uma vez que sua família foi homenageada. Rosi de Marco também ba-teu cartão na cerimônia e foi elogiada publica-mente pelo prefeito. Até o empresário Humberto D’Orto, que não é bem oposição mas desponta como um dos principais concorrentes de Saulo foi visto, citado e elogia-do em público.

Falando nisso...

O Habib’s de Ribei-rão Pires não tem ser-vido apenas como res-taurante fast food árabe. O local virou palco de encontros políticos que, por conta da transpa-rência de suas paredes, tem causado um reboli-ço de comentários pela cidade. Membros de diferentes grupos políti-cos foram flagrados em diálogos amistosos com a família D’Orto. Ao que tudo indica, o clã está montando um time forte para fazer frente às tra-dicionais oligarquias.

ALÉM DO MAIS

Da Redação

Prefeito fecha acordo com sindicatos e derruba ameaça de greve

O acordo foi fechado no gabinete do prefeito, que não se opôs às reivindicações

O SINEDUC (Sindica-to dos Trabalhadores na Educação do Município de Ribeirão Pires) e o SIN-DSERV (Sindicato dos Ser-vidores) fecharam acordo com o prefeito de Ribei-rão Pires, Saulo Benevides, afastando de vez qualquer expectativa de greve do funcionalismo. O prefeito se comprometeu a conce-der equiparação do piso dos professores, o que re-presenta um aumento real de 7,25% e para todos os funcionários haverá rea-juste da inflação – dissídio – de 7,67%. Tais reajustes vigoram a partir do próxi-mo pagamento desde que hoje seja votado um pro-jeto de lei autorizativo na Câmara de vereadores.

O benefício, a princí-

pio não será retroativo. O valor de janeiro a maio deverá ser pago no final do ano havendo disponi-bilidade de recursos, con-forme acordado entre pre-feito e as líderes sindicais Perla Freitas e Simone Be-atriz. “O país vive uma cri-se e temos acompanhado muito de perto as finanças municipais. Para conce-der esses benefícios, que considero justo, teremos que apertar os cintos, mas honraremos esse compro-misso”, declarou Saulo.

Segundo o secretário de Administração, José Vicente de Abreu, atual-mente a Prefeitura estuda medida emergencial a ser adotada em caso de que-da de arrecadação. “Po-demos fazer um corte de

15% no salário dos comis-sionados e cortar até 50% das gratificações. Por hora creio que cumpriremos os pagamentos sem necessi-dade de mexer no bolso de ninguém. Mas alguma medida pode ser tomada em caso de baixa arreca-dação”, explicou.

Para amenizar o im-pacto financeiro a Secretá-ria de Educação informou que buscará aumento no repasse do FUNDEB.

A presidente do SI-NEDUC, Perla de Freitas, confirmou que a categoria estava, de fato, disposta a entrar em greve no co-meço do próximo mês: “a pré-disposição era fazer greve e íamos fazer uma assembleia”, afirmou, an-tes ressaltar: “mas houve

04 POLÍTICA www.jornalmaisnoticias.com.br 21 | maio | 2015

a garantia do pagamento do piso e do reajuste”. Desta forma, os docentes terão reajuste pelo índi-ce do Piso Nacional e o Dissídio, a ser pago em 29/05. Então, o Piso Míni-mo da categoria docente passará a ser aproxima-damente R$ 2.064.

Uma nova reunião será agendada para discutir outras melhorias para o funcionalismo. Segundo Perla, as reivindicações não simbolizam custos, mas conquistas morais, como a implantação da CIPA e a regulamentação de faltas abonadas.

Outros benefícios Há poucas semanas

a Prefeitura anunciou o retorno da Licença Prê-mio, após 15 anos de in-terrupção. Além disso a Municipalidade garante que o funcionalismo será contemplado com paco-te de benfeitorias como: Cartão Servidor, que prevê substituir a cesta básica a partir do segun-do semestre deste ano; a reclassificação dos ser-vidores; Plano de Cargos e Salários, cujo projeto está em fase final de es-tudo; além da garantia de reajustes salariais anuais.

Page 5: Jornal Mais noticias - Edição 676

A deputada, junto ao secretário de Transportes Metropolitanos, Claudio Pelissioni

Vanessa Damo pede extensão do Metrô a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) esteve na manhã da últi-ma terça-feira (19) com o secretário de Trans-portes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, para solicitar a extensão do Metrô para a micror-região de Mauá, Ribei-rão Pires e Rio Grande da Serra.

No encontro, a par-lamentar destacou a importância do sistema metroviário para esses três municípios que pos-suem população estima-da em 620 mil pessoas. “Os usuários ainda são dependentes apenas da Linha 10-Turquesa da CPTM. Pedi ao secretá-rio que seja feito estudo para estender a Linha 18-Bronze, que vai até Santo André, para Mauá, Ribei-rão Pires e Rio Grande da Serra”, afirmou.

A previsão do início das obras da Linha 18-Bronze é agosto de 2016. “O pedido da deputada é importantíssimo para atender a região que é

bastante populosa. Va-mos verificar a possibi-lidade”, afirmou o secre-tário Clodoaldo.

Ainda sobre as obras metroviárias, Vanessa solicitou estudo de via-bilidade para construir um braço do Monotrilho (Linha 15-Prata) a partir da Estação Jacu-Pêssego chegando até Mauá. “Se-riam três estações: Ora-tório, Paranavaí e Centro de Mauá”, explicou a de-putada.

O Expresso ABC, trem com menos paradas e com via paralelo à Linha 10-Turquesa, foi outra pauta da reunião. “A po-pulação do Grande ABC nos cobra muito sobre esse trem que chegaria na Estação da Luz em até 20 minutos. Acredito que essa obra iria desafogar o fluxo, que é de 400 mil passageiros por dia”, completou Vanessa.

Também foi solicita-do urgência nas refor-mas das estações de Ca-puava e Mauá da CPTM. (D.R.)

Equipamentos de ginastica para a nova academia

Nova academia ao ar livre é instalada na Vila Conceição

Rio Grande recebe peça teatral gratuita neste sábado

A Praça Vila Concei-ção, localizada próxima as ruas Nicolau Moisés e Nazareno Romaldine, está em processo de obras para a futura instalação de mais uma academia ao ar livre em Ribeirão Pires. O projeto, colocado em prática pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), conta com quatro apare-lhos de ginástica e deverá ser finalizado em cerca de trinta dias.

A SEL estima que, atu-almente, cerca de 400 munícipes se exercitam diariamente nas três aca-demias ao ar livre exis-tentes na cidade. Todos os espaços passaram pela limpeza, capinação, ma-nutenção dos aparelhos e pinturas do início deste ano até agora, “Temos o objetivo de sempre man-

Neste sábado (23), o grupo teatral Rosas Perifé-ricas, fará a apresentação do espetáculo Rádio Popu-lar da Criança, a partir das 16h no Parque dos Ipês em Rio Grande da Serra.

Na peça, os apresenta-dores Vidrilho, Papelúcia e Plastiqueta comandam um programa de rádio reche-ado de diversão e conhe-cimento. Diversos quadros como Ecologia, Recicla-

gem e Consumo desfilam pela programação, que in-clui música ao vivo, radio-novela, previsão do tempo e entrevistas – uma críti-ca divertida da realidade consumista de nosso coti-diano.

A apresentação é gra-tuita, arcada pelo Proac ICMS e está sendo apre-sentado em 10 cidades, incluindo Rio Grande da Serra. (D.R.)

ter os espaços de lazer e de esporte prontos para serem utilizados pelos mo-radores”, afirmou o secre-tário de Esportes e Lazer, Paulo Cesar Ferreira.

As oito quadras de areia do município tam-bém passaram por manu-tenções. Desde o final do

ano passado, as quadras foram revitalizadas, com a troca de redes de pro-teção, rede dos gols, areia nova, pintura e capinação ao redor do espaço. Os bairros beneficiados fo-ram: Santa Luzia, Bertoldo, Santa Rosa, Vila Marqueza, Jardim Ribeirão, Jardim

São Francisco, Vila Belmi-ro e Jardim Serrano. O cro-nograma também inclui outras áreas esportivas, como o Centro Técnico de Treinamento de Ouro Fino, onde está localizada a pista de skate do bairro, que recebeu manutenção. (L.B.)

Por Lívia Biazi

Câmara de Ribeirão será a primeira a receber denúncias de casos de Homofobia no Estado

Vereador Eduardo Nogueira, autor do projeto

A Câmara de Ribeirão Pires será a primeira do Estado de São Paulo a re-ceber denúncias de casos de homofobia. O anúncio oficial foi apresentado na última terça-feira (19), na Câmara Municipal durante Sessão Solene em home-nagem ao Dia Municipal de Combate à Homofobia. O projeto, de autoria do Ve-reador Eduardo Nogueira (SDD), implantará um canal para denúncias a partir da confirmação do convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Com isso, Ribeirão Pires será pioneira, tornando-se a primeira Casa de Leis no Estado a receber denún-cias de homofobia. O pro-cesso para a confirmação da parceria já foi iniciado e deve ser assinado ainda neste primeiro semestre.

Para o Vereador Eduar-do Nogueira, a Câmara de Ribeirão Pires está sendo um exemplo de cidadania: “recebo em meu gabinete pessoas que são discrimi-nadas, homens e mulheres que sofrem todos os tipos de preconceito. Por me colocar contra qualquer

tipo de discriminação, seja por raça, condição social ou orientação sexual, sou procurado constantemen-te e na tentativa de contri-buir para uma sociedade mais justa e igualitária, en-contrei na Lei que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual, essa possibilidade”.

Os casos de homofobia em Ribeirão Pires são en-caminhados para a coor-denadoria de minorias da Estância, que tira dúvidas e concede atendimentos médico e psicológico. A seguir, a vítima é encami-nhada para a coordenação de políticas para a diversi-dade sexual, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, caso escolha por formalizar a denúncia. Entretanto, por ficar na Capital e, portanto, afastado de cidades como Ribeirão Pires, muitos ca-sos não são levados adian-te.

O objetivo é que, com o convênio, todo o processo possa ser feito no próprio município. Em Ribeirão, as vítimas serão orienta-das sobre o que pode ser feito contra o agressor e denúncias mais detalha-das serão direcionadas a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual,

agilizando o processo. “A Coordenadoria de Mino-rias, criada em 2009, é a porta de entrada para as pessoas que querem fazer alguma denúncia, poste-riormente, são encaminha-dos para o GAD (Grupo de Apoio à Diversidade) para outras providências”, re-forçou vereador.

O GAD é setor de apoio não governamental volta-do às questões LGBT nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Ser-ra e tem sido importante para as conquistas na re-gião. “Nos últimos anos, os governantes têm nos dado mais atenção e feito ações concretas. Atualmente, a rede municipal de Edu-cação passa por processo de formação e capacita-ção dos profissionais na temática LGBT, devido à nova composição familiar e à adoção por casais ho-moafetivos. É um avanço importante para um grupo da sociedade que cresce a cada dia e luta pelos seus direitos”, explicou Wagner Lima, presidente do GAD.

As cidades vizinhas também poderão registar na Câmara de Ribeirão Pi-res os casos de homofobia. Entretanto o acompanha-mento médico e psicoló-gico oferecido pela co-ordenadoria é reservado apenas a munícipes.

05 POLÍTICA 21 | maio | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Page 6: Jornal Mais noticias - Edição 676

06 CULTURA www.jornalmaisnoticias.com.br

Por Danilo Meira

Festa do Cambuci de Ribeirão será no próximo fim de semana

21 | maio | 2015

Negra Li será um dos destaques

Cris Miguel narra a história entre a música brasileira

Dorival Caymmi é homenageado em peça infantil

A atriz, cantora e mul-tinstrumentista Cris Mi-guel, em parceria com o maestro e pianista Danilo Tomic ,apresentam o es-petáculo Tanto Mar, que conta com uma seleção de músicas praieiras de Do-rival Caymmi, neste final de semana em Ribeirão Pires.

A história é contada através de manipulação de bonecos, sendo ambienta-da no universo de pesca-dores, jangadas, mares e amores, que influenciaram tanto Caymmi como o es-

critor Jorge Amado. As músicas são inter-

caladas entre os três per-sonagens apresentados, Maurino, que encontra um peixe encantado, Dadá, que adora inventar histó-rias e Zeca, um pescador solitário que faz um pedi-do para a Rainha do Mar para encontrar o amor.

O espetáculo acontece no dia 23 (sábado), as 16h no teatro Municipal Eucli-des Menato – Avenida Pre-feito Valdírio Prisco, 193. Livre para todas as idades. (G.N.)

Nas próximas sexta, sá-bado e domingo, Ribeirão Pires realizará a segunda edição do Festival do Cam-buci. O evento que é parte integrante da Rota do Cam-buci, terá como destaques, além das iguarias feitas com a fruta, a presença de Food Trucks, além de sho-ws e workshops.

A expectativa para este ano é que o público, que chegou a 5 mil pessoas no

ano passado, seja ainda maior. “Ao participarmos da Rota e fazermos nosso próprio Festival, atraímos mais visitantes e criamos oportunidades para pro-mover a cultura”, disse o secretário de Cultura e Tu-rismo, Cassiano Filho.

Nesta segunda edição do Festival, os Food Trucks serão a novidade. “Os Food Trucks são uma verdadeira febre na Região Metropoli-

tana de São Paulo e aliá-los com nossa feira de produ-tores da Rota do Cambuci, proporciona uma combina-ção perfeita”, explicou Cas-siano. Para entrar no clima, os dez participantes foram desafiados a fazer pelo me-nos uma de suas especia-lidades, tais como carnes, massas, pastéis, salgados e doces com uma pitada de Cambuci, uma delicio-sa mistura que poderá ser

provada pelos visitantes.Além da gastronomia,

por meio do ProAC ICMS, o Festival, que será realizado no Paço Municipal, terá o projeto Metropolitano Itine-rante com a Banda Parmino Jazz e convidados como a artista Negra Li na sexta-fei-ra (29) e a cantora Thai no sábado (30). Bandas locais se apresentarão em shows desde o início da tarde de cada um dos dias.

Page 7: Jornal Mais noticias - Edição 676

07 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br

Por Graziela Nunes

Lair solicita recursos ao governo estadual para finalizar novo Hospital São Lucas

Aciarp e Prefeitura discutem possível instalação de calçadão no Centro

21 | maio | 2015

A proposta é fazer mais vagas de estacionamento

Com o intuito de con-cluir as obras do novo Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pi-res, a secretária municipal de Saúde, Lair Moura, se reuniu na última semana com o secretário de Saú-de do Estado de São Pau-lo, David Uip, para reiterar o pedido de recursos.

As negociações ocor-reram durante a 24º edi-ção do Congresso Esta-dual das Santas Casas, realizado em Campinas.

Lair reapresentou o projeto de término das obras ao titular da Saúde paulista e espera que o re-passe seja liberado pelo governo estadual: “A con-versa com o doutor David Uip já havia acontecido no último encontro de secre-tários de Saúde. Também foram feitas reuniões com a Diretoria Regional de Saúde e, juntamente com

o prefeito Saulo Benevi-des, estivemos no Palácio dos Bandeirantes para reiterar a solicitação”, afirmou a secretária.

Ao lado da UPA, o novo Hospital São Lucas conta-rá com aproximadamente 100 leitos, sendo dez para UTI. O governo do Estado já aplicou mais de R$ 20 milhões na gestão ante-rior, que deixou o prédio inacabado – uma espécie de “esqueleto”. Com o término da obra, os fun-cionários que atuam no atual Hospital São Lucas serão transferidos para a nova unidade, já que o atual prédio será desati-vado.

“Além do dinheiro para o término da cons-trução, faremos campanha com empresários e outros órgãos para equipar o novo hospital”, finalizou Lair. (D.R.)

Na última terça-feira (19), foi realizada uma reu-nião na Aciarp (Associa-ção Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pi-res) com os comerciantes do município. Entre os as-suntos debatidos, a possí-vel construção de um cal-çadão na Região Central, entre as ruas Padre Mar-cos Simoni, na altura do restaurante Castelo Azul e a Rua do Comérci, foi o destaque.

Segundo pesquisa re-alizada pela Aciarp, 83%

dos comerciantes en-trevistados são contra a construção do calçadão. Para o prefeito Saulo Be-nevides “a ideia do cal-çadão é aquecer a eco-nomia da cidade, fazendo com que os munícipes consumam aqui e não em cidades vizinhas”, expli-cou. Em contraponto, al-guns comerciantes suge-riram que se reparasse as calçadas, iluminação das vias para que fique além de bonito, ficara acessível para os idosos e deficien-

tes, em vez de fazer o cal-çadão.

Outro questionamento dos lojistas foi, ainda so-bre a possível construção do calçadão, onde seria o estacionamento para car-ga e descarga e o ponto de táxi no Centro. Em respos-ta, o presidente da Aciarp, Marcelo Menato, afirmou que o projeto prevê “ho-rário certo para carga e descarga para não afetar o trânsito”. Quanto aos táxis, eles ficariam próxi-mos à estação de trem.

Paralelo a isso, também foram discutidas a possi-bilidade de se implantar mais vagas de estaciona-mento na região central – fato visto como o principal gargalo da região. Para isso, há um projeto para se diminuir as calçadas e fazer estacionamento a 45 graus na Rua Padre Simo-ni e também na área onde seria construída a nova sede da ACIARP. Uma de-finição deve ser anunciada em algumas semanas pela Prefeitura.

Lair Moura e o secretário estadual de Saúde David Uip

Page 8: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 9: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 10: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 11: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 12: Jornal Mais noticias - Edição 676

12 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br

Com homenagem a Ricardo Nardelli, Centro de Exposições e História é inaugurado

21 | maio | 2015

Robson Miguel interpretou os hinos de Ribeirão e Nacional Nono Nardelli, sua mãe Renée e Eduardo Nogueira Cléo Meira, Nono Nardelli e Dona Renée

Familiares de Ricardo Nardelli compareceram à cerimônia O prefeito junto a família Nardelli Dona Renée com suas netas

Inauguração foi na manhã da última terça

Busto foi instalado no Paço Municipal

Por Danilo Meira

A família Nardelli e o artista responsável ao lado do busto do patriarca Ricardo

Em cerimônia pauta-da pela emoção, a cida-de de Ribeirão Pires teve inaugurado, na última terça-feira (19), o Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nar-delli, que fica localizado no Paço Municipal.

Mais do que reviver o museu e a pinacoteca, o espaço, que tem como marca o relógio que mar-cará a hora oficial da ci-dade, rende uma justa homenagem ao ser bati-zado com o nome de um dos maiores empresários da história de Ribeirão Pires, o saudoso Ricardo Nardelli, que esteve re-

presentado por sua espo-sa, filhos e netos.

E foi um deles, o em-presário Nonô Nardelli, quem agradeceu em nome da família: “agra-deço a homenagem, mi-nha família está muito feliz. Tudo passa, mas a história fica. Pode ter pessoas que gostam, mas ninguém gostava mais de Ribeirão Pires do que meu pai. Onde íamos com a família, onde viajámos ele tirava fotografias e di-zia que poderíamos levar para a cidade. Onde ele estiver, ao lado de Deus, com certeza ele estará feliz”.

O prefeito Saulo Be-nevides, em seu discurso, ressaltou a importância de Nardelli para a cida-de: “é uma honra fazer esta homenagem a Ricar-do Nardelli, uma pessoa que ajudou a construir o município”, ressaltou.

O Centro de Exposi-ções e História Ricardo Valeriano Nardelli, que abrigará diversas obras de arte e peças que con-tam a história da cidade, fica na Rua Miguel Prisco, 286, no Paço Municipal.

PinacotecaAlém do Museu, tam-

bém será reativada a Pinacoteca Municipal,

desativada há 20 anos. O acervo está de volta a ex-posição no Centro de Ex-posições e História. A Pi-nacoteca Municipal leva o nome de Guilherme de Carvalho Dias, pintor e ilustrador que trabalhou em grandes revistas de São Paulo e do ABC, fale-cido em 1984.

Também estará no local o Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, reativado em 2013, com sala específica dentro do prédio Ricardo Valeriano Nardelli, que irá fazer es-tudos como o do tomba-mento da casa de Herbert Richers.

Page 13: Jornal Mais noticias - Edição 676

13 CIDADE www.jornalmaisnoticias.com.br 21 | maio | 2015

Studio Belle

Rio Grande da Serra sedia 10º Festival do Cambuci

No último sábado o Salão de Cabelereiro Studio Belle completou seu 1° ano de existência no mercado da beleza, reunindo profissionais, amigos, e clientes em um belo coquetel. Em comemoração ao seu aniversário e ao Dia das Mães foi sorteado uma super cesta para as ma-mães presentes, e a pre-miada da vez foi a clien-te Lurdes Barbosa.

Evento já tradicional no calendário turístico de Rio Grande da Serra, o Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci chegou, este ano, à 10ª edição consecutiva, que compõe um roteiro turístico dentro e no entorno da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo.

Na edição deste ano, como sempre, além das delícias feitas com o Cambuci, fruta nativa de Rio Grande e região, ainda houve exposições e shows com artistas como Roger e Rogério e a eleição da rainha e da prin-cesa do Cambuci, Carina Ferreira Medeiros e a Luana Ferreira Souza, respectivamente.

Veja alguns momentos da festa:

Proprietária do Salão Jéssica “JeJe”e a cliente premiada Lurdes Barbosa

A Vice prefeita Marilza, a princesa Luana Ferreira Souza, o prefeito Gabriel Maranhão e a Rainha Carina F. Medeiros

Gabriel Maranhão e a dupla Roger e Rogério

Exposição de intens antigas foi um dos destaques do Festival

Dep. Orlando Morando e Prefeito Gabriel Maranhão

Colaboradoras do Festival apresentam iguarias

Público lotou espaço do Festival

Page 14: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 15: Jornal Mais noticias - Edição 676

Piadas PassatemPo

Pensamento do dia

O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.

Antoine de Saint-Exupéry

O Advogado na entrevis-ta de seleção

Um advogado que tinha acabado de se formar estava em uma entrevista de seleção para trabalhar em um grande escritório de advocácia. Então o selecionador perguntou:

-Qual é o salário que o se-nhor deseja ganhar?

Após falar longamente sobre suas próprias virtudes e capacidades, o jovem ad-vogado, achando que estava “com tudo”, respondeu:

-Cerca de dez mil reais por mês, além dos benefícios. – e, na sequência, com uma postura altiva, retrucou:

-Você pode me dizer quais são os benefícios que a com-panhia dá aos empregados?

-São alguns. - responde o selecionador – Entre eles: fé-rias de seis semanas por ano, fundo de aposentadoria com-plementar, um Corolla novo a cada 2 anos, cartão de crédi-to, um clube privado, seguro saúde integral para você e os parentes, viagem aos Estados Unidos duas vezes por ano...

Foi quando o candidato

interrompeu:-O senhor só pode estar

brincando. Não é?-É óbvio! Mas foi você

quem começou!

Só um detalhe adminis-trativo

Entrando silenciosamente no escritório, o gerente pega seu funcionário com os pés em cima da mesa e dormindo de roncar.

Depois de acordar o so-nolento empregado, o chefe pergunta:

-Posso saber por que o senhor estava dormindo? Por que não estava trabalhando?

-Bom, chefe, isto ocorreu em função de um raro pro-blema administrativo com “minha pessoa”. Apenas um detalhe técnico. – responde o empregado malandro e em-brulhão.

-E eu poderia saber que detalhe é esse? Continua o gerente. E a resposta do em-brulhão vem:

-Digamos que um detalhe técnico auditivo: Eu não ouvi o senhor chegar!

No último sá-bado (16), foi rea-lizada a reinaugu-ração do Salão WF C a b e l e i re i ro ’s Unissex em uma tarde muito agra-dável que contou com a presença de clientes, for-necedores, fami-liares e amigos. “O WF tem como diferenciais o conceito de be-leza e o atendi-mento”, afirmam os proprietários Welder e Fabio.

O Salão WF C a b e l e i re i ro ’s Unissex fica na Rua Major Car-dim, 176, Centro, próximo ao Hos-pital Ribeirão Pi-res e funciona de segunda a sába-do das 9h às 20h. Aos feriados, das 9h às 14h. Mais i n f o r m a ç õ e s pelo 99653-6538, 95861-2238 ou 4829-1000. (L.B.)

Reinauguração do Salão WF Cabeleireiro’s Unissex

Fabio, Welder e Cristiane A Equipe: Fabio, Welder e Rose Fabio, Welder e Edinho

A fachada do Salão WF Cabeleireiro’s Unissex Fabio, Welder e a pastora Hivone Fabio, Tereza, Pietro, Welder e Gedalva

15 LAZER www.jornalmaisnoticias.com.br 21 | maio | 2015

Page 16: Jornal Mais noticias - Edição 676

16 IMÓVEIS 21 | maio | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

ClassI MaIsALUGA-SE SOBRADO

Na Praia Grande p/ temporadaE finais de semana

Tr: 4828-3097/ 4823-6204Cel. 9. 7249-8058

VENDO TÍTULO REMIDO MAGIC CITYSem dívidas – sem mensalidadesOportunidade única - R$ 3.800,004827-6181/98077-1780 - c/Josenito

PLANOS DE SAÚDEUni hosp, Santa Helena

Santa Casa de Mauá e outrosTr. F. 4827-7997 – Cel. 9.9786-9207

ALUGA-SE CASA NO CENTRO R. PIRESPara residência -F. 4828-3097

Cel. 9.7249-8058

VENDO TERRENO1600m² - em Munhoz / MGR$ 60 mil – Tel. 9.6402-8173

COMPRO TV LCD – PLASMA,Notebook (tela c/ defeito ect.:)

Eletrônica Perola da Serra Rua Miguel Prisco, 573

Fone: 4828-2788

VD. SITIO EM ITAPEVA – FORMADOSul de Minas – 13 alqueires, casa/ casa caseiroCurral coberto/ baia p/ cavalos, lago e riacho

Na divisa – 9km da Fernão Dias – R$ 990 milAceita troca por terreno no ABC ou apartamento

Fone: 9.8995-8377

PASSO O PONTOLoja no Centro Alto de Ribeirão Pires

Ótima localização Tr. 9.7411-6540- ( vivo)

VENDO TERRENO DE ALTO PADRÃO – 330m²Jardim Pastoril a 800m do Centro de Ribeirão Pires – Tr. Cel. 9.8995-8377

ALUGA-SE CADEIRA P/ CABELEIREIRO (A)R$ 400,00 – F. 4823-6829 – 9.7355-8283

VENDO APOLLO – 1.8 GLS – 1990Prata – doc. OK – R$ 4.500,00

F. 4824-1395- Cel. 9.9791-3674

VENDO CÔMODA A - R$ 95,00 CADAE vendo 2 carrinhos de sorvete e 1 freezer novo

Av. Francisco Monteiro, 2174 – Ribeirão PiresTel. 4824-7081 – 9.9918-1317 (vivo) Tr. Delçon

Page 17: Jornal Mais noticias - Edição 676
Page 18: Jornal Mais noticias - Edição 676

Trânsito Mais Seguro

1 - Para cruzar a via com segurança, procure sempre uma faixa de pedestre.2 - Aguarde junto ao meio fio e faça sinal para o motorista/motociclista parar.3 - Certifique-se que o motorista/motociclista o viu.4 - Atenção com os veículos que trafegam na outra faixa.5 - Quando houver semáforo, certifique-se de que está verde para você.6 - Ajude a orientar crianças, idosos e pessoas que desconhecem as regras.7 - Acredite, o trânsito pode melhorar muito com sua colaboração.

PEDESTRE

MOTORISTA

PARA A SUA SEGURANÇA , SÓ ATRAVESSE NA FAIXA

FIQUE ATENTO À TRAVESSIA DO PEDESTRE NA FAIXA, SEU DESCUIDO PODE CAUSAR UM GRAVE ACIDENTE.

Page 19: Jornal Mais noticias - Edição 676

19 ESPORTE 21 | maio | 2015www.jornalmaisnoticias.com.br

Muitos gols marcam segunda rodada do Municipal da 1ª DivisãoNo último domingo

(17), foi disputada a se-gunda rodada da edição 2015 do Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão, certame que, neste ano, conta com 24 clubes divididos em três grupos, movimentan-do toda a cidade em torno do esporte mais popular do Brasil.

As 12 partidas foram realizadas em três cam-pos. Na Vila Gomes, sede do Grupo A, o destaque foi a goleada do Maristela so-bre o Aliados por 3 a 0 no jogo que fechou a agenda

do dia. Nas outras parti-das, o Barro Branco bateu o União por 1 a 0, mesmo placar da vitória do Cam-botas sobre o Alvinegro e o Quarta Divisão fez 2 a 0 no Vila Suely.

Ouro Fino viu as parti-das do Grupo B que, logo de cara, teve a vitória por 3 a 0 do Comercial sobre o Parque das Fontes. As outras três partidas, em que o Vila Suissa bateu o Guanabara, o Jardim Luzo venceu o Vila Gomes e o Alve Verde superou o Bolí-via, terminaram em 1 a 0.

Por fim, o Grupo C jo-

gou na Santa Luzia, onde a rede balançou mais vezes, com destaque para a vitó-ria do time da casa sobre o Beija Flor por 3 a 1. Nos outros jogos, o Vasquinho venceu o Confiança por 2 a 0, mesmo placar do triunfo do Brisão sobre o Alvorada. Fechando a ro-dada, Valentina e Frente Negra empataram por 1 gol.

Tabela – As equipes voltam a campo no pró-ximo domingo (24) com 12 partidas. No campo da Santa Luzia, jogam União X Aliados (9h), Cambotas X

Quarta Divisão (11h), Alvi-negro X Maristela (12h40) e Barro Branco X Vila Sue-ly (14h10). Na Vila Gomes, teremos Vila Gomes X Alve Verde (9h), Vila Suis-sa X Parque das Fontes (11h), Comercial X Guana-bara (12h40) e Jardim Luzo X Bolívia (14h10). Por fim, em Ouro Fino, serão rea-lizadas as partidas entre Vasquinho X Frente Negra (9h), Confiança X Valen-tina (11h), Santa Luzia X Brisão (12h40) e Alvorada X Beija Flor (14h10). Todos os jogos têm entrada fran-ca. (D.M.)

Equipe de Ribeirão é destaque em campeonato

Por Graziela Nunes

Equipe de truco de Ribeirão Pires ganha torneio

O Truco é um dos jo-gos de mesa mais pra-ticados do Brasil. Em Ribeirão Pires, como não poderia deixar de ser, há uma das equipes mais conceituadas da modalidade, o Ribeirão Truco.

A equipe, fundada em 2010, já venceu diversos campeonatos e tem le-vado o nome da cidade com maestria pelo país. No último final de sema-na, a equipe conquistou mais um torneio, desta vez em São Bernardo do

Campo.O certame, que pre-

miou as três primeiras duplas e para as três primeiras equipes mais bem colocadas, contou com mais de 60 duplas de todo o estado, além de equipes formadas

por 10 pessoas. Com um bom desem-

penho, a equipe de Ri-beirão Pires conquistou o torneio por equipes: “É sempre gratificante ver nosso esforço valer a pena”, disse Nambu, integrante da equipe.

Page 20: Jornal Mais noticias - Edição 676