jornal central noticias

20
Jornal Central Notícias Nova expressão em Jornalismo Curvelo- MG - Ano 3 Edição 35 - 12 DE DEzEMbro DE 2014 POLÍTICA MINEIRA GANHA NOVOS RUMOS oposição ganha também em Curvelo! Veja pág.3 BIANNCA ALMEIDA VIEIRA Harmonia de corpo, beleza de rosto e perfil de Miss, Biann- ca Vieira, com apenas 15 anos é a nossa Moça da Capa da edi- ção. Filha de Clayton Leite Vieira e Tãnia Maria de Almeida estu- da no Cefet e tem como hobby pracar esportes em geral e fo- tografar. CâMArA inAuGurA sEDE própriA. páG. 15 Donos Do futEbol brAsilEiro

Upload: jornal-central-noticias

Post on 06-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

35ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Central Noticias

JornalCentral Notícias

Nova expressão em JornalismoCurvelo- MG - Ano 3 Edição 35 - 12 DE DEzEMbro DE 2014

POLÍTICA MINEIRA GANHA NOVOS RUMOS

oposição ganha também em Curvelo! Veja pág.3

Bian

nca

alme

ida

Viei

ra

Harmonia de corpo, beleza de rosto e perfil de Miss, Biann-ca Vieira, com apenas 15 anos é a nossa Moça da Capa da edi-ção. Filha de Clayton Leite Vieira e Tãnia Maria de Almeida estu-da no Cefet e tem como hobby praticar esportes em geral e fo-tografar.

CâMArA inAuGurA sEDE própriA. páG. 15

Donos Do futEbol brAsilEiro

Page 2: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 02

GENTE QUE DEIXOU SAUDADEFrancisco Coutinho de Freitas

Mais conhecido por “Chico Jardineiro’, Francisco Coutinho de Freitas nasceu em Ini-mutaba aos 20 de ju-lho de 1917.Foi casado com Mari-na Coelho de Freitas com quem teve os fi-lhos: Geraldo, casado com Maria Apareci-da; Lindalva, casada com Antônio Roberto; Mary, casada com Ma-zir; Carlos, casado com Ana Maria; Maria da Conceição, casada com Roberto; Heloisa, di-vorciada. José Francis-co, viúvo; Áurea Lúcia, Solteira e Maria Car-mem (Carminha), casa-da com Mauro. Deixou

grande número de so-brinhos e 18 netos.Trabalhou na Prefeitura de Curvelo por longos anos, no setor de Par-que e Jardins, até sua aposentadoria. Foi um servidor admirado, res-peitado e querido por todos seus colegas de trabalho. Cidadão de conduta irrepreensível. Esposo e pai exemplar, virtudes estas herdadas por todos os seus filhos que têm pautado suas vidas pela retidão de caráter, prestimosida-de, humildade e respei-to às pessoas.Enviuvou-se ainda jo-vem mas, consciente da dupla responsabi-

lidade de passar a ser pai e ao mesmo tempo mãe de seus nove filhos ainda muito jovens, as-sumiu a nova situação surgida com coragem e determinação, tudo fazendo para suprir, ao menos em parte, a falta da esposa e mãe, à qual foi fiel em sua memória até seus últimos dias.Sempre esteve pron-to para ajudar os seus colegas de trabalho e os amigos. No seu peito pulsava um co-ração magnânimo e generoso. O advérbio “não”, inexistia em seu vocabulário. De con-duta exemplar, deixou rastros luminosos para

serem seguidos por seus filhos e por todos que desfrutaram de sua amizade.Pessoas da estatura moral de Francisco Cou-tinho, ainda que não mais estejam entre nós, jamais serão esqueci-das. Ele partiu para a seara reservada aos jus-tos, em 27 de dezem-bro de 2003, deixando enorme vazio no seio de sua família e imor-redoura saudade no coração de tantos que tiveram o privilegio de sua convivência.Francisco Coutinho de Freitas, é gente que dei-xou saudade.

paulo Dayrell de oliveiraMembro da Academia

Curvelana de letras

Central NotíciasNova expressão em Jornalismo

EXpEDiEntE

Endereço: Rua Adalto Lúcio Cardoso, 164 - Tibira - Curvelo-

-MG - Fone: (38) 3722-6098

E-mail: [email protected]

Diretor responsável: Ernesto Ricardo

reportagem e publicidade: Rubem Serrão de Azevedo

Diretor de redação: Ernesto Ricardo

Assessoria Jurídica: Dr. Marcos Antônio de Oliveira

impressão: Sempre Editora

Editoração Gráfica: Leandro Bustamante - (38) 9902-7888

CnpJ: 14.313.300/0001-35insc. Estadual: isento - insc. Municipal: 4450

Os artigos assinados não exprimem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

filiado ao sinDiJori registro:

0689

Central NotíciasNova expressão em Jornalismo

PRESTIGIE A IMPRENSA CURVELANA

Jornal

Leia, assine e apareça em nossas páginas!

(38) 3722-6098 / 9990-6086

TéCNICO EM CONTAbILIdAdE TEM ATé 1º dE jUNHO dE 2015 PARA SOLICITAR REGISTRO

NO CONSELHO dE CONTAbILIdAdEOs técnicos em contabilidade têm

até o dia 1º de junho de 2015 para so-licitar o registro no Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado. Após essa data, o profissional formado em nível técnico não poderá mais obter o registro profissional, de acordo com a Lei Federal nº 12.249/10, aprovada pelo Congresso e em vigor, que extin-guiu essa prática.

O dispositivo passou a fazer parte da norma que regulamenta a profis-são dos contadores e dos técnicos em contabilidade, o Decreto-Lei 9.295, de 1946 e determina que somente os bacharéis em Ciências Contábeis pos-sam se registrar no Conselho.

A lei não afeta os profissionais já registrados. Por isso, o Conselho Re-gional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) recomenda que o técnico que já obteve a aprovação no Exame de Suficiência solicite o quanto antes o registro profissional.

“A partir dessa legislação, apenas o bacharel em Ciências Contábeis po-derá ser registrado após aprovação

no Exame de Suficiência”, explica o vi-ce-presidente de Registro do CRCMG, Mário Mateus.

O CRCMG informa ainda que será realizado apenas mais um Exame de Suficiência para os técnicos antes da entrada em vigor da nova resolução. Somente o profissional habilitado no Exame ou formado antes da lei 12.249/10 pode solicitar o registro. O Exame já está agendado para o próxi-mo mês de março e as inscrições es-tarão disponíveis em breve. Informa-ções pelo site www.crcmg.org.br

MAis inforMAçõEs pArA A iMprEnsA:

Link Comunicação EmpresarialKaren Gobbatto

Assessora de Comunicaçãokaren.gobbatto@linkcomunicacao.

com.br(31) 2126-8057/ (31) 9808-1371

Page 3: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 03

Page 4: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 04

EDitoriAl

Adeus, eleiçõesÉ chegado o fim das eleições para a

Presidência da República, conquistan-do sua reeleição a Presidente, Dilma Rousseff. A diferença de pouco mais de 3% dos votos válidos entre os dois candidatos mostrou o acirramento da campanha, evidenciando a divisão das preferências entre nossos eleito-res Sagrou-se vencedora a Presidente Dilma Rousseff, que teve a seu favor a grande massa de “bolsistas” do Go-verno, temerosos de perder o bene-fício caso a vitória fosse da oposição, como alardearam os agentes petistas pelos quatro cantos do País.

A bem da verdade, Minas perdeu a oportunidade de ter, mais uma vez, na Presidência da República, um cidadão autenticamente mineiro, de fato ede direito, de raízes profundas fincadas na terra de Tiradentes. Herdeiro da política que pautou a vida de Jusceli-no Kubistchek e Tancredo Neves. Uma política desenvolvimentista e concilia-tória. A derrota de Aécio em Minas nos deixa pensativos quanto aos seus motivos se lembrarmos que, em to-das as vezes em que postulou cargos eletivos, teve apoio integral do eleito-rado mineiro, desde a sua candidatu-ra aDepurado Federal, continuando para o Governo de Minas por duas vezes, para eleger seu sucessor, e na conquista de uma cadeira no Senado Federal, com consagrada votação. Por que agora quando ele mais necessita-va do apoio dos mineiros este apoio lhe foi negado? Será que suas virtu-des antes tão exaltadas pelos eleito-res das Alterosas ficaram esquecidas? A resposta é sua, caro leitor! Um fato que talvez não tenha sido notado por nossos eleitores foi o de que, da mesma forma que Aécio perdeu em Minas tanto para o Governo quan-to para a Presidência da República, a candidata reeleita, Dilma Rousseff, igualmente, também perdeu no seu berço político, o estado do Rio Gran-de do Sul, bem como no nascedouro de seu partido, o estado de São Paulo, notadamente na região do ABC.

Há pouco, um de nossos mais tra-dicionais jornais publicou um comen-tário que chamou nossa atenção e que julgamos oportuno lembrá-lo: Quando Jânio Quadros candidatou--se à Presidência da República em sucessão aJuscelino Kubistchek, teve como candidatos à Vice-Presidência, o mineiro Milton Campos e o sulista João Goulart. Nosso candidato, cida-

dão de conduta exemplar, dos mais elogiados, profundo conhecedor de nossa política àquela época, também não teve o apoio dos mineiros,sendo derrotado por seu concorrente. O re-sultado dessa desastrosa opção dos mineiros foi a Revolução de 64, que não teria acontecido, certamente, se Milton Campos tivesse sucedido ao Presidente renunciante. São fatos que a História nos revela e que nos levam a uma longa reflexão.

A verdade é que a eleição já é fato passado e cabe agora à Presidente reeleita esforçar-se para fazer um governo conciliatório e progressista, contrariando as previsões pessimistas de cientistas políticos que acreditam que, com os resultados da última elei-ção, o Pais ficou dividido. A Presidenta, como gosta de ser chamada, tem de entender que o sucesso de sua nova gestão só será obtido com o somató-rio de todas as forças vivas e ativas da sociedade, independentemente de seu credopolítico-partidário e aten-ta ao seguinte: – O político sábio é aquele que cultiva os companheiros e conquista os adversários. As ações do Governo precisam ser transparentes, planejadas, sem os inconvenientes ranços políticos e observados os valo-res eternos da sociedade:moralidade, espiritualidade e ética. É oportuno que nos lembremos de que a grande-za de uma nação depende da efetiva e afetiva participação de seus cidadãos e cidadãs. Disse Martin Luther King: “Não me preocupa o grito dos violen-tos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem ética. O que mais me preocu-pa é o silêncio dos bons.”

Os resultados das últimas eleições, nos mostrando pequena diferença de apenas 3% entre os candidatos, dei-xaram claro que o Brasil não é apenas do PT, mas de todos os brasileiros e, como tal, todos devem ser chama-dos a participar de um trabalho sério e competente visando à construção do Pais de nossos sonhos: próspero, acolhedor, respeitado e com justiça social.

É bom que nos lembremos tam-bém de que a boa ou má gestão do Governo a se iniciar no próximo ano terá reflexos decisivos na vida de to-dos nós, brasileiros, portanto, é bom que torçamos para que ela seja bem--sucedida, desde que seja pautada nos mais nobres propósitos

EDitAl DE ConVoCAçÃo DA AssEMblÉiA GErAl DE ConstituiçÃo DA AssoCiAçÃo

DE MotoCiClistAsFICAM CONVIDADAS, TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS, PARA ASSEM-

BLÉIA GERAL DE CONSTITUIçãO DO TRAIL CLUBE DE CURVELO – TCC/MG, NOS TERMOS DO ART. 53 DA LEI N° 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002, BEM COMO PARA DISCUSSãO E APROVAçãO DO ESTATUTO, ELEIçãO E POSSE DOS MEMBROS DA DIRETORIA ExECUTIVA, CONSELHO FISCAL E AINDA PARA DEFINIçãO DA SEDE PROVISóRIA. À REALIzAR-SE NA DATA DO DIA 10 DE JANEIRO DE 2015, ÀS 14:00 HORAS EM PRIMEIRA CHAMADA, E ÀS 14:30 HORAS EM SEGUNDA CHAMADA, NO ENDEREçO DA RUA JOãO PESSOA, N° 117, CENTRO, CURVELO/MG.

CURVELO, 04 DE NOVEMBRO DE 2014.

PRESIDENTE DA COMISSãO DIRETORA PROVISóRIAGERALDO DE JESUS SILVA (RAPOSãO)

Page 5: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 05

Page 6: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 06

O LAVAdOR dE PRATOS qUE VIROU CHEf dE COzINHA

Sonhar não é tarefa fácil, mas realizar so-nhos é mais complica-do ainda. Foi com este pensamento que Igor começou sua carreira gastronômica. O jovem que de lavador de pra-tos em festa religiosa tradicional na região, hoje é dono de um dos buffets mais conceitua-dos de Curvelo.

Seus dotes são he-rança da avó Eteuvina, com quem aprendeu o beabá da cozinha, e seu espírito empreendedor o permitiu investir no ramo alimentício e Igor Mendes, abriu o seu próprio negócio. Com vasta experiência, Igor, atua no mercado curve-lano há mais de 9 anos, e conta com uma clien-tela fiel, e eclética.

Com diferencial de atendimento o Buffet Chef Igor, trabalha em dois momentos. Atende em residências, onde juntamente com sua equipe, prepara pra-tos diversos, e atende eventos de médio e grande porte, tais como casamentos, festas de quinze anos, bodas, fei-ras, jantares empresa-riais e tantos outros.

Igor possui um dom nato que é expresso em temperos, sabores e co-res. Seus pratos são ge-nuinamente brasileiros e uma de suas caracte-rísticas é a humildade peculiar profissional que transmite.

Jovem, comanda em

média 10 funcionários indiretos, atende Cur-velo e região e possui cardápio variado para satisfazer os mais diver-sos paladares. Durante sua trajetória Igor sem-pre contou com o apoio de algumas pessoas, e nuca cansa de externar sua gratidão.

“Eu não me vejo fa-zendo outra coisa senão cozinhar. E foram muitas as lutas, mas tenho fé e pessoas que sempre estiveram ao meu lado me lembrando sempre que nunca devo desistir. Pessoas como Raquel de Oliveira e Kewen Araújo Vieira que sem-pre apoiaram o Buffet,

minha irmã Camila, mi-nha família e meus ami-gos. Meu talento não seria completo se essas pessoas não fizessem parte de minha vida” diz o chefe Igor emocio-nado.

Para 2015 sua agen-da já está tomada até meados de fevereiro, e mesmo não divulgan-do muito sua marca, o Chef Igor, vem deixando sua marca no mercado, fazendo seu legado de sucesso!

Buffet Chef Igor – Rua Santa Catarina, 93, bairro Bela Vista. Conta-to: (38) 9941-7939

Por Gleybia Gomes

Page 7: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 07

Hospital Santo Antônio inicia obras de ampliaçãoe reforma do setor de Hemodiálise

Com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade de atendimento aos pacientes do setor de Hemodiá-lise, além de aumentar a oferta desse atendimento, o Hospital Santo Antônio inicia obras de ampliação e reforma do setor de Hemodiálise, que manterá o Hospital Santo Antônio como referência no serviço da região.

O setor possui atualmente uma ca-pacidade para atender 126 pacientes, o que equivale a uma média de 1500 sessões de Hemodiálise por mês. Com a conclusão da obra, prevista para 2015, o Hospital aumentará em 100% sua capacidade de atendimento, o que proporcionará um aumento de mais de 3000 procedimentos mensais.

A obra utilizará recursos do Governo do Estado em parceria com o Hospital Santo Antônio, que entrará com uma contra partida financeira para conclu-são da obra. “Com esta expansão, va-mos promover a melhoria da qualidade no atendimento e mais conforto aos

nossos pacientes portadores de insu-ficiência renal crônica, além de suprir uma demanda reprimida existente em nossa região”, afirma Adauto Ribas, Di-retor Administrativo do Hospital Santo Antônio.

O Hospital Santo Antônio agradece ao Prefeito Maurílio Guimarães e aos Deputados Rodrigo de Castro e Agosti-nho Patrus pelo empenho na liberação do recurso destinado à ampliação e re-forma do setor de Hemodiálise.

Números da hemodiálise em Curve-lo

Curvelo tem atualmente 126 pa-cientes em tratamento de hemodiálise. Desse total, 40% dos pacientes em tra-tamento são de Curvelo e 60% de ou-tros municípios. Em outubro foram rea-lizadas 1654 sessões de hemodiálise no Hospital, sendo que cada paciente faz três sessões por semana. De janeiro a setembro foram realizadas cerca de 13 mil procedimentos.

Revestiu-se de grande brilho as comemorações dos 30 anos de fundação do Rota-ry Club de Curvelo , cujas ati-vidades foram iniciadas em 17 de outubro de 1984. Den-tro da programação come-morativa da data, a cargo da rotariana, Tânia Vasconcelos Sena Lúcio, teve início com a celebração de missa em Ação de Graças, na segunda--feira, dia 21 de outubro, na Basílica de São Geraldo, pelo Reverendíssimo Padre An-derson, redentorista e com expressiva participação de rotarianos e convidados. Já a parte festiva ocorrida no dia 24, na sexta-feira seguinte, teve lugar na sede do Club, sita na rua Silva Jardim, n° 245 e constou de entrega de Título de Sócio Honorário ao Dr. Antônio Fernandes Dru-mond, esposo da Governa-dora Assistente, Rosângela Maria Fernandes; admissão de novos sócios, o jovem ca-sal, Fábio e Érica, ambos for-mados em Ciências Medicas e, por último, por justiça e merecimento, foi concedido o Diploma” Paul Herris” à rotariana, Maria José Mato-so. Fizeram uso da palavra a presidente da Casa da Ami-zade “Coração de Minas”, Liliane Assis; a Governadora Assistente, Rosângela Maria Fernandes; o rotariano Pau-

Nos dias 22 e 23 de Outubro, aconteceu no estacionamento do Cor-deiro Supermercado, a sexta edição do Multie-ventos. Feira que reuniu cerca de 30 expositores do setor de eventos de Curvelo. Este evento contou com a participa-ção de cerca de 800 pes-soas por noite, e a entra-da foi 1kg de alimento não perecível (doado posteriormente a insti-tuições de Curvelo). Na oportunidade foi lança-do o Guia Multieventos que reuniu mais de 50 empresas parceiras, faci-litando a vida do Curve-lano na hora de realizar um evento, uma vez que no guia você pode en-contrar de Salões de be-leza à buffets, passando por empresas de foto e filmagem.

Além de visitar os es-

ROTARY CLUb dE CURVELO 30 ANOS dE fUNdAÇÃOMULTIEVENTOS

tandes, os presentes pu-deram degustar delícias e assistir a belíssimos desfiles de diversas em-presas.

A organização e pro-dução do evento ficou a cargo do Publicitário Tiago Tiju, à frente deste

projeto desde seu lança-mento. Reproduzindo o sucesso que já é peculiar em todos os anos, a es-trutura montada no es-tacionamento do super-mercado impressionou quem estava presente.

lo Dayrell, representando o Prefeito Maurílio Guimarães, os rotarianos Licínio Dayrell e Ailton Antônio de Assis Por fim, falou o presidente do Club, Luiz Caixeta, que felici-tou os laureados, agradeceu a participação de todos e convidou os presentes para participar do jantar dançan-te, servido logo em seguida. O evento foi prestigiado pela participação da Senhora Jaci-ra Alves Cury, Presidente do Rotary Club de Curvelo “Nor-te”, Senhora Geralda Vânia Bonifácio Amâncio, Presiden-te do Rotary Club de Curvelo “Bela Vista” e do Reveren-díssimo Padre Paulo Roberto Gonçalves, reitor da Basílica de São Geraldo. As fotos que ilustram este comentário nos mostram, pela ordem,

da esquerda para a direita os sócios remanescentes do primeiro quadro associativo do Club: Ezequiel, César Fru-tuoso, Antônio Eustáquio, o padre Anderson, celebrante da Santa missa, Paulo Dayrell, Flávio Gomide e o Presidente do Club, Luiz Caixeta que não faz parte dos fundadores da instituição. A foto seguinte é da mesa principal da festiva, vendo-se, da esquerda para a direita: Paulo Dayrell; Lilia-ne de Assis: Rosângela Maria Fernandes; o Presidente, Luiz Caixeta; a Presidente do Ro-tary Club de Curvelo “Norte” e a Presidente do Rotary Club de Curvelo “Bela Vista”. Este jornal felicita o Rotary Club de Curvelo pelos trinta anos de relevantes serviços presta-dos à sociedade Curvelana.©

Page 8: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 08

Ao completarmos mais um ano de circulação,

juntamo-nos aos nossos leitores e colaboradores agradecendo a Deus por tudo que nos deu para que possamos festejar

um natal feliz e um venturoso Ano novo.

DIrETOrES, fUNcIONárIOS E cOlAbOrADOrES DO JOrNAl

cENTrAl NOTícIAS.

Page 9: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 09

Page 10: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 10 Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 11

VejaErnesto Ricardo

AniVErsários

trânsito

tAMbÉM AniVErsAriAntEs

EnlACE MAtriMoniAl

CulturA

boMbAnDo

CAsAMEnto

forMAturA

Muita gente aumentando idade neste final de ano. Entre elas: Dia 04 do corrente: Evaristo Antônio de Paula, mais conhecido por Tão; Também dia 04, Luiz Carlos, filho da atenciosa recepcionista da Câma-ra Municipal, Lourdinha; dia 07 o gente boa Célio do bar da Praça e Jorginho de Matos; no dia 01 Rachel, filha de Severino Duarte, o conheci-do e simpático Pirú; dia 08 Carlos Renato, diretor da Precisão Engenharia(Projetos e Construção); dia 29 , Cássio Perácio de Paula, diretor-proprietário da bem sucedi-da Curvel; dia 30, o curvelano residente em Brasília, Islande Assunção.

A juventude, charme e beleza, são os atributos de Lua-

na Ketlin, a nossa Garota Veja da

edição. Estu-dante, com 15 anos de idade, é filha de João

Oraci e Valéria Cabelereira, tem como hobby as artes maciais.

Já melhorou muito com a instalação de novos se-máforos no centro da cidade. Modernos e funcionais estão recebendo elogios dos motoristas. Acredita-mos ser o ponto de partida para melhorar o trânsito em Curvelo; agora, uma revisão nos estacionamen-tos (excesso de locais proibidos), bicicletas nas cal-çadas, altas velocidades, ultrapassagens pela direita, principalmente as motos, merecem estudos.

Dia 15 de novem-bro, data em que nossa querida Irmã Mônica de Jesus Diniz, mais conhecida por somen-te Irmã Mônica, come-morou seus 83 anos de vida e 60 de vida reli-giosa. A aniversariante é fundadora e presi-dente do Centro Social “Aquiles Diniz Couto”. Esta instituição tem caráter restritamente filantrópico, acolhendo em suas dependên-cias grande número de crianças e adolescentes do bairro Bom Jesus, que recebem educação fundamental e ensi-no profissionalizante, além de alimentação, assistência á saúde e tudo mais que lhes possa lhes proporcio-nar vida digna, visan-do sua inclusão social e descortinando-lhes boas perspectivas no mercado de trabalho. Por tudo que tem feito em benefício de nossa

Uniram-se em matrimônio o jovem casal Amauri e Cris-tiane. A solenidade religiosa aconteceu na Igreja da Sagra-da Família da Bela Vista. Aos convidados foram oferecidos deliciosos bombons a porta da Igreja. Muito prestigiado o enlace.

Grupo Cultural Cachoeira em Seresta de Inimutaba foi criado em 1980 e hoje conta com mais ou menos trinta mem-bros, e é um dos grupos mais conhecidos de nossa região; já fizeram diversas apresentações em cidade como Cordisbur-go, Buenopolis, Diamantina e outras. O grupo é composto por 20 integrantes, com: Rogério Borges Brito (Presidente) e Frederico Souza (Vice Presidente) e padrinhos o Verea-dor Gustavo Neves e o Deputado Estadual Sávio Souza Cruz que sempre estão presentes em apresentações do grupo.Ganhou primeiro lugar no concurso de Seresta em Santana de Pirapama. Além de cantar em Serestas canta também em Corais de Igreja onde seu responsável Rogério Brito ( presi-dente) cantou no Encontro de Golias onde arrecadou verbas para construir a Igreja de Santos Reis situada em Inimutaba. No Setor Jurídico, Soraya Féliz e Sarah Félix.

O Novo Restaurante Espaço Livre, está se firmando como local ideal para reuniões festivas, pela sua ótima estrutura funcional, não só pela qualificada equipe de atendimento como também pelo elogiável cardápio oferecido.

Thauany e Vitor Bonifácio uniram-se em matrimônio no dia 31 de outubro, tendo como local de cerimônia o clube AABB. Uma boa equipe garantiu o bonito visual do aconteci-mento; Fotos – Victor Bueno – Filmagem Eagle Filmagens – Hair Stylist – Rosália Antero e Equipe Ornamental – Decorart Curvelo; Cerimonial- Requinte Cerimonial e Eventos; Buffet Chefe Igor

A foto da bela Patrí-cia Gomes mostra a sua alegria pela sua forma-tura no Cur-so Serviço Social, tur-ma Unopar 2014.

GArOTA VEJA

comunidade, a Irmã Mô-nica merece nosso mais profundo agradecimento, bem como nosso respei-to, consideração e estima. A comemoração de am-bas as datas contou com a participação de seus fa-miliares, funcionários da instituição e de um gran-de número de amigos. À Irmã Mônica desejamos muita paz, saúde prospe-ridade e vida longa para continuar seu eficiente trabalho em benefício de nossa juventude menos favorecida.

DrA. sAnDrA lo-pEs, mais um ano de vida. Colheu mais uma primavera no dia 22 de novembro último nossa estimada e dinâ-mica Dra. Sandra Ma-ria Diniz Lopes. Ela é a principal idealizadora do Instituto do Câncer de Curvelo, obra que se encontra em adiantado estado de construção e já próximo de ser inau-gurado. A ela nossos sinceros parabéns e vo-tos de muito sucesso.

DEstAquE - Quem vem somando pontos no bom atendimento e qualidade dos produtos é a sorvete-ria e lanchonete Ki-Bolão. Com os variados sabores de sorvete no Sef-Service e tele-entrega, a casa está sempre muito frequentada. Contato (38) 9946-1671.

Na foto o casal João Oliveira e a médica Dra. Cássia, comemorando o sucesso do filho Thales

Siqueira Oliveira, aprovado no vestibular de medicina na cidade de São José do Rio Preto,

São Paulo. Detalhe: O jovem tem apenas17 anos de idade. Naquela noite a cantora Carol Félix

oferecia aos presentes um variado repertório dos Anos 60

Deputado Sávio e Vereador Gustavo Neves ladea-dos pelos componentes do Grupo Cultural

Page 11: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 11

forMAturA

AsEs DE nosso futEbol DE outros tEMpos forMAturA JoÃo pAulo fAlECiMEnto

uMA VisitA CorDiAl

JustA HoMEnAGEM

Raimundo Beiçola ( 95 anos), lateral direito do Curvelo Esporte |Clube, implacável na marcação e Carlos Coutinho Quirino (87 anos), meio campista de uma classe admirável, defensor do Esporte Clube Maria Amália. Dois ex-craques que se atuassem nos dias de hoje seriam titulares em qual-quer clube de nosso futebol profissional.

Para alegria dos pais, Claudia e Geraldo (Oficina das Bicicletas), o garoto João Paulo formou-se no ul-timo dia 06, pelo Instituto Bom Co-meço .

Muito sentido na so-ciedade curvelana o fa-lecimento de ALARICO ALVES DE FIGUEIREDO, ocorrido no dia 25 de ou-tubro último. Deixa viúva, 5 filhos, netos e bisnetos. Alarico era um cidadão prestativo e de conduta irrepreensível. Seu de-saparecimento deixa um grande vazio no seio de sua família e imorredoura saudade nos corações de tantos que tiveram o pri-vilégio de sua convivên-cia. A todos atingidos por esse golpe tão doloroso, este jornal manifesta sua

Na tarde do último dia 07, membros da Associação dos Aposentados freqüentadores da Praça Benedito Valadares estiveram em visita ao companheiro Orando Godoy que se encontra recolhido em casa em tratamento de saúde.A foto nos mostra, ao centro, Orlando e sua esposa Lúcia e em pé, da esquerda para direita: Raimundo José, Afrânio Arrieiro, Carlos Augusto, Paulo Dayrell e João de Souza.

A final do campeonato curvelano 2014 teve festa muito bonita acontecida no Estádio Salvo Filho. Com o Bom Jesus recebendo troféu de campeão e o Clube Atlético de Curvelo o de vice, Juninho, Presidente da Liga Curvelana de Despor-tos e seu diretor técnico Betinho, mereceram aplausos pelo marcante acontecimento. Os referidos troféus e ainda os do artilheiro, Goleiro Menos Vazado e de Disciplina foram en-tregues pelos homenageados do ano.

HospitAl sAnto Antonio dinamiza trabalho dentro do projeto “De Coração Pra Coração” na tentativa de am-pliar o número de colaboradores, visando angariar recursos financeiros destinados à evolução dos serviços hospitalares oferecidos à sua vasta clientela. A campanha vai muito bem.

Os Homenageados: Paulo Dayrell, Ladinho Heráclito Ricardo e Zequinha da Banca

solidariedade cristã e

fraterna.

Diversas

O Casal Ilvio e Fátima foi um dos destaques no en-lace matrimonial Alexandre e Carolina. Eles são cur-velanos e proprietários da Empresa “Séculus S/A”. Ao seu lado o festejado casal, Paulo Dayrell e Terezinha, primos da noiva.

JoÃo Dos sAntos souzA -81 Anos DE ViDA –Muito participada a comemoração do aniversário de João do zino, como é mais conhecido. O evento aconteceu no último dia 2 na residência de seu filho Marcos (Nabão). Cerveja, wisky, refrigerantes, chur-rasco, salgadinhos foram servidos à vontade e mais um delicioso almoço. A foto nos mostra o aniversa-riante e sua esposa, Izaura, ao centro e os filhos, da esquerda para a direita: Maurício, Marcelo, Marcio, Marcos e Geraldo (Lalado). Nota mil para os anfitri-ões, Marco e Ângela.

CAsAMEnto Do Ano – Muito prestigiada a cerimônia do enlace matrimonial de Alexandre e Carolina, realizado no dia 22 de outubro último no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, de Belo Horizonte. A foto nos mostra, da esquerda para a direita: Os pais da noiva, Eduar-do e Mary, seguidos por Paulo Dayrell, os noivos, Alexandre e Carolina e ao seu lado, a Senhora Te-rezinha.

o AMor nÃo tEM iDADE - Casou-se dia 22 de novembro passado, na Paróquia Imaculada Concei-ção, o casal Valdete e Geralda (Nenem). A missa da cerimônia foi realizada pelo padre Carlos Francisco Dupim. Familiares e amigos prestigiaram o enlace, provando a todos que o amor não tem mesmo idade.

torCEDorEs Do CruzEiro e do Atlético co-memoraram com justa razão os títulos de campeão da Copa do Brasil (Atlético) e Campeão Brasileiro (Cruzeiro). Carreatas, fogos, camisetas e bandeiras tomaram conta da cidade. Em alguns locais de Cur-velo, torcedores do Galo prolongaram estas come-morações por mais um dia. E com razão. A primeira vez tem sabor diferente. A Raposa já tem este título desde a era Pelé, Tostão, Dirceu Lopes.

Diretoria da CONVIVIO reeleita para o exercí-cio 2015/2017, continuando na sua presidência a dinâmica Doutora Sandra Maria Lopes.A foto nos mostra alguns de seus diretores. Assentados, da esquerda para a direita: Paulo Dayrell, Dra. Sandra, Alexsandra, Eduardo Rigotto e Fernando Dayrell. Em pé, na mesma ordem: Dr. Heriberto, Gilberto Matoso, Dra. Ione e André Leles.

DONA MARIA AL-VES LOPES comemorou com seus filhos e gran-de número de parentes e amigos seus noventa anos de vida. A sole-nidade alusiva à data teve início com missa celebrada na capela de Nossa Senhora de Fáti-ma as 19 horas do dia 25 de outubro, pelo Re-verendíssimo Monse-nhor Lúcio, seguida de requintada recepção no Curvelo Clube. À aniversariante, formu-lamos votos de muita

paz, saúde, prosperidade e muitos anos de vida.

Page 12: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 12

bOM jESUS CAMPEÃO 1º CAMPEONATO CURVELANO dE fUTSAL

Bom Jesus – Campeão

Atlético –Vice- Campeão

Heráclito Ricardo- Homenagem 70 Ex- Craque

Assessoria do executivo Municipal- presente na final Campeonato

No dia 22/11/2014 no Estádio Salvo Filho, aconteceu a grande final do Campeonato Curvelano de Futebol Amador, organizado pela Liga Curvelana de Desportos e com apoio da Prefeitura Munici-pal de Curvelo, Depar-tamento Municipal de Esportes, Secretaria de Cultura, Desporto, La-zer e Turismo e Federa-ção Mineira de Futebol, sagrando-se campeão o Bom Jesus comandado pelo grande desportista Antônio Kisuco e vice--campeão foi o Atlético comandado pelo pre-sidente Fernandinho Bigode; o destaque da partida final foi o cra-que Grafite que além de ser o melhor joga-dor em campo ainda marcou o gol do título; o troféu de melhor go-leiro da competição foi para Matheus do Bom Jesus e time mais disci-plinado do campeonato foi o Grêmio comanda-do pelo Chicharitos que levou um lindo troféu entregue pelo Arbitro Rogério Pereira da Cos-ta, nosso representante na Federação Mineira de Futebol.

A rodada final do 1º Campeonato Curvela-no de futsal categoria de base foi um sucesso com participação de 60 times, 720 atletas, vários Treinadores e a presença dos pais e fa-miliares que lotou o Gi-násio Poliesportivo Mu-nicipal, realizado pela Prefeitura Municipal de Curvelo, com apoio da Liga Curvelana de Desportos, Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Polí-cia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Vereador Geraldo Vete-rinário, Casa da Vaca e Celso Pedras, Organiza-do pelo Departamento Municipal de Esportes, os Campeões foram: na Categoria SUB 6: GM ESPORTES, SUB 8: GM ESPORTES, SUB 10: GM ESPORTES, SUB 12: HOMÉRO, SUB 14: SESI, SUB 16: GM ESPORTES, SUB 18: HOMÉRO, SUB 20: VILA DE LOURDES. Foram homenageados como Desportista Des-taque de 2014 Celso Alves Vieira, Diretor do Departamento Munici-pal de Esportes e Juni-nho Simões Presidente da Liga Curvelana de Desportos, agradece-mos aos Árbitros, Carli-to, Matheus, Raimundo, Rosa, Hilda e Maurício que colaboraram muito com este evento.

Aconteceu no dia 15/11/2014 a Ultra Maratona Sertão Diamante de Bike; centenas de atletas pedalando de Curvelo a Diamantina passando por cidades e lugares lindos, o espor-te praticado em bike vem crescendo

à cada dia mais na nossa Curvelo; agradecimentos ao Bruno Ribas que tem feito muito pela modalidade e a Prefeitura Municipal de Curvelo que tem apoiado todas as modalidades esportivas.

ultrA MArAtonA sErtÃo DiAMAntE DE bikE

Page 13: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 13

Page 14: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 14

LIRA MUSICAL PAdRE SéRGIO RIbEIRO dA PARÓqUIA

SAGRAdA fAMÍLIA

Aos onze dias do mês de agosto de 1993, um grupo de l6 pessoas reuniu-se na sala da Casa Paroquial Sagrada Famí-lia com o propósito de criar uma Banda de Música no bairro Bela Vista. naquele momento, nascia na comunidade, com a aprovação do Estatuto Social, a “ LIRA MUSICAL PADRE SÉRGIO RIBEIRO Paró-quia Sagrada Família”, que teve como seu primeiro presidente de honra o saudoso Padre Sebastião Lima Borges. É reconhe-cida como de Utilidade Pública Munici-pal através da Lei 1.779 de 01/03/1994 e Estadual através da Lei 12.854 de 11/06/1998.

A Escola da LIRA MUSICAL PE. SÉRGIO RIBEIRO, encontra-se em pleno exercício de suas atividades à Rua Domingos Viana nº 143 no Bairro Centro em Curvelo/MG, cumprindo os seus objetivos estatutários que são :

1) Resgatar a memória cultural das Bandas de Música em nossa cidade, de-senvolvendo programas sociais e de for-mação musical;

2) Integrar a criança e o adolescente na sociedade, ministrando cursos para a formação de novos músicos;

3) Atender às necessidades musicais da cidade e de regiões circunvizinhas.

A Escola conta com mais de 30 alunos na faixa etária de 10 a 18 anos, sendo que as aulas de teoria e pratica instrumental são ministradas GRATUITAMENTE.

O processo de seleção dos alunos para

ingresso na Escola da Banda é de prefe-rencia o aluno que apresenta condições de maior carência, e durante o seu perí-odo de permanência na entidade, proce-de-se avaliações de desempenho nas es-colas através de boletins de notas.

Seu primeiro Presidente foi Raimundo José da Cunha, Biênios 93/95 e 95/97.

Seu atual presidente é GERALDO CÉ-SAR FRUTUOSO GUIMARãES Mandato para o biênio 2014/2015.

A Lira Musical Pe. Sérgio Ribeiro Pa-róquia Sagrada Família, vem atendendo com presteza e dedicação as solicitações de nossa comunidade, apresentando em eventos sociais, cívicos e religiosos da ci-dade.

Tem como Instrutor de Música e Re-gente o Senhor Charlys Olegário de Men-donça.

O próximo desafio para o Conselho Di-retor é a construção da sede própria, no terreno doado pela atual Administração Municipal.

A entidade tem como objetivo pri-mordial, acolher em sua sala de aula as crianças, jovens e adolescentes carentes, vulneráveis à desvio de comportamento, quando ociosos e por não contarem com a assistência dos pais, que trabalham fora.

A atividade sócio- educativa garante um melhor rendimento escolar, expressi-va mudança de comportamento e valores direcionados para a plena cidadania.

Na manhã deste sábado, 29, foi inau-gurada, no Bairro Palmeiras, a rua que leva o nome do historiador e profissional da contabilidade Juvenal Pereira Soares. A rua fica exatamente nos fundos do Es-tádio do Maria Amália, encontra-se asfal-tada e com excelente aspecto.

Dentre as personalidades presentes, o prefeito, Maurílio Guimarães, o vice-pre-feito, Marcos Dupim Mattoso, o vereador proponente da homenagem, Gérson Ro-berto de Oliveira, o conselheiro vitalício e ex-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Arthur Lopes Filho, o te-nente-coronel da Reserva do Exército Bra-sileiro, Paulo Rubens Pereira Diniz, o che-fe do Gabinete do Prefeito, Aroldo Pinto de Moura Filho, além de representantes da imprensa e de várias entidades e clu-bes de serviço nos quais Juvenal Pereira Soares atuou ao longo de sua trajetória.

Dentre os familiares do homenagea-do compareceram seus filhos José Emílio

Ferreira Soares, Maria Auxiliadora Masca-renhas Soares (Dorinha) e Maria Dorotéa Ferreira Soares, o genro Cyro de Freitas, a nora Maria Beatriz Gonçalves Soares e o neto Pedro. Parentes e amigos vieram de várias partes do Brasil, a exemplo do engenheiro Carlos Eduardo Mascarenhas, que se deslocou de Brasília especialmen-te para o evento.

Usaram da palavra, exaltando a me-mória de Juvenal Pereira Soares, o prefei-to, Maurílio Guimarães, o doutor Arthur Lopes Filho (em nome dos sobrinhos e demais parentes) e o vereador Gérson Roberto de Oliveira. Em nome da família discursou o professor José Emílio Ferreira Soares, que agradeceu o apreço do Muni-cípio à figura ilustre de seu pai.

Juvenal Pereira Soares deixou a obra “Síntese Histórica de Curvelo”, editada pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

inaugurada a rua Juvenal pereira soares

Page 15: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 15

duartinho - Presidente da Câmara Municipal de Curvelo

Câmara Municipal – Sede Própria

Os salões da Câmara Municipal de Curvelo, receberam no último dia 1º de dezembro, se-gunda–feira, numeroso público que ali compa-receu para acompanhar de perto, a importante reunião que indicaria a mesa diretora da-quela casa para o bi-ênio2015/0216. Pre-sidida pelo vereador Reinaldo Guimarães, a votação transcorreu na mais absoluta harmo-nia, com os Edis mani-festando a sua prefe-rência em voto aberto e nominal.

CHApAs AprEsEntADAs

Duas chapas se ins-creveram encabeçadas pelos vereadores a pre-sidência, Duarte Severi-no e Humberto Freire, mais conhecidos res-pectivamente por Du-artinho e Humberto da Lubricenter. Na chapa de Humberto os vere-adores Rafael e Laudi-mir como secretário e vice-presidente. Na de Duartinho. Guerino Car-doso como secretário e Pastor Julimar como vice-presidente.

VotAçÃo prEsEnçAs

CoMEMorAçõEs

A Eleição, votada palmo a palmo, pren-deu a atenção dos pre-sentes com resultados alternados até o final. A expectativa termi-nou com o presidente Reinaldo anunciando – Vereador Duartinho, eleito presidente para o biênio 2015/2016, 08 votos contra 07 votos dados ao adversário Humberto. A galera não se conteve e aplaudiu freneticamente os ven-cedores com muitos abraços e bateria de fogos. A reunião contou com vários segmentos da sociedade e da As-

sembléia Legislativa de Minas gerais, vieram os deputados Célio Morei-ra e Sávio Souza Cruz. No seu pronunciamen-to como o grande ven-cedor, Duartinho agra-deceu aos seus pares prometendo um traba-lho sério voltado para o interesse da comuni-dade, principalmente nos projetos enviados à casa.

Solenidades com início ás 10 ho-ras, acontece neste sábado, dia13, a inauguração da sede própria da Câ-mara de Vereadores de Curvelo. Des-cerramento da placa de inauguração do edifício que leva o nome do saudo-so vereador Antônio Pitangui de Oli-veira, benção das instalações e entre-

ga de Títulos de Cidadania Honorária foram destaques deste significativo evento, sob a coordenação da mesa diretora Reinaldo xavier Guimarães, Presidente, Geraldo Moreira da Costa Filho, Vice-Presidente e o secretário Edmilson Dutra da Silva.

Page 16: Jornal Central Noticias

A revista Veja, da última Edição 2402 – ano47 – nº 49 da última se-mana de novembro, publicou im-portante entrevista com o famoso cardiologista italiano Marco Bobbio abordando o tema saúde – idade. Vejamos alhguns interessantes tó-picos desta entrevista. “Tenho 63 anos e certamente minhas artérias não são as de um garoto de 20. Pos-so ter uma lesão. E sei também que os exames e os procedimentos não vão me garantir uma sobrevivência serena.”Como o senhor cuida da própria saúde?Tomo um copo de vinho por refeição,como verdura e consumo pouca carne, pouco sal e pouco açúcar. Sei que o vinho faz bem ao coração, o excesso de carne aumen-ta o risco de câncer de intestino, o sal está associado a pressão alta e o açúcar ao diabetes. Mas não me escravizo por isso. Se vou á casa de amigos e lá um doce gostoso, como com muito prazer. Se o vinho é bom, bebo mais de duas taças, cla-ro. Faço caminhadas apenas quan-do posso. E sempre de forma pra-zerosa em meio às montanhas do Piemonte. Dou risada quando vejo as pessoas correndo na esteira.

o senhor faz check-ups?O único exame que já fiz na vida foi o do sangue oculto nas fezes, pra in-vestigar possíveis lesões intestinais. Esse é um dos poucos exames que de fato conseguem predizer a exis-tência de uma doença. Nem o PSA, o marcador pra câncer de próstata, eu fiz. Não é uma forma tão eficaz de detecção quanto se pensava. Alguns institutos canadenses ex-cluíram recentemente a indicação desse exame, e espero que outros lugares façam o mesmo. Não tomo remédios. Nunca fiz um exame de coração.

o senhor não tem medo de ter um infarto, para o qual pode estar ca-minhando sem sinais aparentes?Claro que sim. Mas não vejo van-tagem em fazer um exame se me sinto muito bem. Tenho 63 anos e, certamente, minhas artérias não são as de um garoto de 20. Sei que posso ter uma lesão. Mais sei tam-bém, que seguramente, os exames e os procedimentos médicos não me garantir uma sobrevivência se-rena. Prefiro viver sem saber. Em minha opinião, não faz sentido eu me sentir bem e ir ao médico pra tentar saber quando vou estar mal.

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 16

RECEITAS dOS MUNICIPIOS EM bAIXAInegavelmente, os municípios bra-

sileiros são injustiçados com a divisão dos tributos arrecadados pelo Gover-no Federal. Quase que 70% de toda nossa arrecadação de impostos fica retida nos cofres do Governo. Daí, a dificuldade em que vivem os prefei-tos, principalmente dos pequenos municípios para atender as justas rei-vindicações de seus munícipes.

A grande maioria de nossos mu-nicípios têm como principal fonte de receita o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa uma fatia daquilo que é conhecido por “Bolo Tributário”, formado pela soma da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produ-tos Industrializados (IPI). Cada muni-cípio recebe uma fatia desse “bolo” correspondente à sua população, não importando sua extensão territorial.

Nos últimos anos, o Governo pre-tendendo incrementar o comercio de veículos automotivos e o de utensílios domésticos chamados da “linha bran-ca”, tem perdoado parte do IPI devido por esses segmentos de nossa ativi-dade industrial causando, consequen-temente, queda da parcela do FPM, em detrimento dos municípios.

O que vem acontecendo, na re-alidade, é que os municípios estão

pagando a conta das desonerações de impostos operadas pelo Governo Federal, desde o início da crise finan-ceira global.

Continuando essa injusta divisão da renda nacional, nossos prefeitos terão de continuar sua humilhante peregrinação a Brasília, de chapéu nas mãos, na tentativa de conseguir algum recursos através de convênios, para realizar obras em seus municí-pios, tendo ainda que assumir com-promissos políticos com deputados e senadores, que vêm nessas situações, oportunidade para usar prefeitos e vereadores como seus cabos eleito-rais em época de eleições.

É triste mas é a verdade: Não po-demos pensar em nação forte com municípios fracos, já que a árvore da nacionalidade tem suas raízes finca-das no solo dos municípios. Se a sei-va extraída no seus respectivos solos não for boa, os frutos dessa árvore também não serão bons.

Paulo Dayrell de OliveiraMembro da Academia

Curvelana de Letras

Idade e Saúde

o que seus pacientes acham de suas opiniões?Os que discordam não voltam mais. Posso lhe garantir que a maioria volta.

o que o senhor aconselha a quem está bem de saúde e quer se con-servar assim?Tente levar uma vida serena. Não tenha como objetivo chegar aos 70 anos com o esmo vigor que tinha aos cinqüenta. Desfrute a vida e não se prive de prazeres. Hoje, quando as pessoas se reúnem à mesa com os amigos ou com a família, não di-zem mais se gostam ou não de de-terminado prato, mas se podem ou não comê-lo. Isso significa invaria-velmente comer mal. Deve-se comer um pouco de tudo. Inclusive quando se está com doente. Aqui os médicos pecam novamente. O paciente que sofreu um infarto vai ouvir da maio-ria dos especialistas a recomenda-ção de eliminar a gordura do prato. Eu não concordo. Recomendo meus pacientes que comam queijo, mas não um queijo qualquer. Escolham um produto de excelente qualida-de, mesmo que ele custe mais. Toda noite se deliciem com um pedacinho dessa maravilha, deixando que ele derreta na boca bem devagar. O mesmo vale para todo tipo de ali-mento, seja salame, vinho, sal ou açúcar. Comam com moderação e vivam com serenidade. Não existe receita melhor de saúde.

AtEnçÃo MorADorEs Do bAirro sAntA filoMEnA

tEnDo EM VistA A rEGulArizAçÃo DE DoCuMEn-tAçÃo Do lotEAMEnto Do bAirro sAntA filoMEnA. A C.A iMóVEis soliCitA Aos propriEtários DE lotEs quE AinDA nÃo rEGulArizArAM A DoCuMEntAçÃo

Dos MEsMos, quE proCurEM iMEDiAtAMEntE o sEnHor MAuríCio riCArDo, no tElEfonE (38) 9966-

1609, pArA quE sEJA rEGulArizADo.rEGulArizE sEu lotE, nÃo DEiXE pArA DEpois.

Page 17: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 17

AGRAdECIMENTOSNa impossibilidade de agradecermos individualmente à todas as pes-

soas, que de diversas formas nos confortaram com o seu carinho, manifes-tações de solidariedade durantes estas horas difíceis, vimos através desta rede social, agradecer profundamente as palavras, atos e apoio, significa-tivamente revigoradas pelos belos gestos de consolação, solidariedade e reconforto dos amigos.

Filho, irmão, companheiro e amigo, o nosso Juninho deixa-nos uma série de exemplos que nos deixam muito orgulhosos. Um orgulho que não cabe nestas linhas e que nos encorajam, a continuarmos a percorrer os trilhos desta vida. Temos consciência de que o nosso percurso nunca mais será como antes.

A nossa perda é irreparável e a saudade não tem fim, nunca terá fim nesta passagem terrena. Apesar disso, tentamos sinceramente confiar nos desígnios de Deus que chamou para o seu regaço o nosso menino. O nosso agradecimento é extensível também ao profissionalismo e dedicação de to-dos os profissionais de saúde do Hospital Imaculada Conceição de Curvelo, Mario Penna e Luxemburgo, ambos de Belo Horizonte. Sabedores de todo o esforço dedicado, ao mesmo tempo em que nos acompanharam de forma atenciosa nesta dolorosa caminhada.

Nossos sinceros agradecimentos à Câmara Municipal de Vereadores de Curvelo e Assembléia Legislativa de Minas Gerais pela nota de condolên-cias.

Ainda que absortos por esta tristeza, à todos, que tomados pela como-ção, demonstraram a sua incondicional solidariedade, o nosso muito obri-gado!

Esta profunda gratidão busca em Deus todas as forças, entendendo que é preciso seguir em frente, enfrentando a dor e o sofrimento, fortalecendo a capacidade de cuidar das pessoas para melhor servir ao Pai, homenage-ando a memória de Enéas Junior para cumprir o seu dever , seja como o anjo que inspirou o seu nome e possa se transformar numa luz dos cami-nhos e da vida das pessoas da querida família.

Uma vez mais, muito obrigado a todos pelo vosso amor, amizade, cari-nho, apoio e respeito demonstrados à nossa família e ao nosso ente queri-do, que tem tantos amigos verdadeiros.

Com imenso pesar e verdadeira dor inconsolável, nos inspiramos no po-ema de Augusto dos Anjos:

A Esperança não murcha, ela não cansa,Também como ela não sucumbe a Crença.Vão-se sonhos nas asas da Descrença,Voltam sonhos nas asas da Esperança.Carinhosamente;Eneás Pacheco e Ivone, Ivene e Miguel Gustavo, Igor e Ana Laura, João

Victor e Heitor. Jogo Beneficente Eneas Contra Fome -TBR organização

Page 18: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 18

EstACionAMEnto Do CurVElo EsportE ClubE: sEGurAnçA pArA sEu VEíCulo

Page 19: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014- Página 19

pErsonAliDADE DE EXprEssÃo

"sou Muito AGrADECiDo Ao poVo

CurVElAno E CrEio quE tEnHo Muito

A fAzEr pArA rEtribuiro Apoio

EConfiAnçA EM MiM DEpositADo".

O Projeto Personalidades de Expressão re-cebeu, na última sexta-feira (28), o vereador e líder do prefeito, Humberto Freire Pereira, (DEM), para conversa esclarecedora a res-peito de vários assuntos. Durante uma hora, o vereador respondeu de forma incisiva a di-versos questionamentos feitos pelo mediador Geraldo Magela e por outros representantes da imprensa. Na pauta, o novo mapa eleitoral brasileiro e suas consequências para Curvelo e a região Central, base aliada x oposição, políti-cos investigados pelo Ministério Público, elei-ção da mesa diretora além de outros temas. Natural de Encruzilhada (BA), é casado com Denise Alves, tendo passado a maior parte da sua vida em Montes Claros (MG). Em Curvelo, reside há exatos 23 anos, onde além de verea-dor é empresário de sucesso. Possui os cursos técnicos avançados em Mecânica e Eletricida-de Industrial pela Fundação Educacional de Montes Claros. Fundou, inicialmente, a Lubri-center que emprega atualmente 16 funcioná-rios, atendendo a Curvelo e toda região. Além desta, é sócio proprietário da HD Brinquedos e de transportadora de materiais pesados (ca-minhão basculante e caminhão pipa).

Em suas considerações iniciais, agrade-ceu a receptividade dada pelos curvelanos e reconheceu os avanços econômicos e sociais que a cidade alcançou ao longo das últimas duas décadas. “Vim para Curvelo a fim de dar meu grito de independência financeira. Hoje sou cidadão honorário com muito orgulho. Fiz aqui os meus investimentos e minha vida está voltada para cá. Sou muito agradecido ao povo curvelano e creio que tenho muito a fa-zer para retribuir o apoio e confiança em mim depositado”.

Vocação política

Segundo conta, sua vocação política é fru-to da convivência com seu pai, quem foi ve-reador em Almenara (MG), e da experiência acumulada nos grêmios estudantis, de que fez parte. Bem relacionado nos campos empresa-rial e social, logo foi convidado a filiar-se a par-tido político. Destacou o apoio incondicional hipotecado pela esposa quem o acompanha nesta trajetória política.

independência dos poderes

Para Humberto, a independência dos po-deres Legislativo e Executivo é uma realidade; todavia, a sintonia entre eles é importante para o desenvolvimento socioeconômico do município, uma vez que, os cidadãos moram na cidade e não no estado e na federação como desejam alguns. “Temos que agir com diplomacia, pois assim conseguiremos avan-çar e crescer em todos os segmentos da socie-dade”. Ainda de acordo com ele, os chamados blocos de oposição e situação só deveriam

existir durante o período eleitoral. Passado isto, os vereadores deveriam trabalhar visan-do o bem comum e não cores partidárias. Re-conheceu as dificuldades de relacionamento entre seus pares, nos últimos meses tendo em vista o processo para eleição da nova mesa diretora da Casa. Condenou as velhas práticas políticas para obtenção de vantagens pessoais por parte de alguns deles.

CEMiG, CopAsA e plano Diretor

As dificuldades, inicialmente enfrentadas pela administração, foram lembradas pelo entrevistado que destacou, entre outras, o su-cateamento da frota e as cobranças constan-tes da população. Informou que, a partir de janeiro de 2015, a iluminação pública passará a ser responsabilidade do município. Conde-nou a oposição pelo uso político da renovação do contrato de concessão do serviço e água e esgoto durante a campanha eleitoral de 2011, classificando a autorização dada pela Câmara para renovação como a mais oportuna para aquele momento. Ainda conforme ele, passa-da a eleição, foi formada comissão intermuni-cipal para questionar junto a ALMG a cobrança da taxa de esgoto pela COPASA. Após a posse do governador Fernando Pimentel, prometeu mobilizar os demais vereadores através de comissão específica para cobrar a revisão das taxas aplicadas pela empresa. Reconheceu as muitas polêmicas envolvendo o Plano Diretor e a falta de audiências públicas para ouvir a comunidade, isto é, as partes interessadas. “O Plano Diretor existe, mas não está regulamen-tado. Os investimentos voltados para Curvelo estão travados”.

Contração de pessoal

Condenou a dispensa de funcionários idôneos e experientes da Casa no começo do mandato sem quaisquer justificativas técni-cas e o número excessivo de contratações o que torna o Legislativo “inchado”, lembrando a tradicional devolução de 1 milhão de reais para o Executivo ao final de cada ano, pratica iniciada no governo do ex-presidente Marcos Dupim Mattoso. Reclamou do pouco apoio dado pelo presidente Reinaldo xavier Guima-rães aos demais vereadores para o exercício pleno da atividade parlamentar dando como exemplo a viagem que fará a Brasília em com-panhia de outros colegas, e que a Câmara não liberou cerca de 2 mil reais para isto.

projetos apresentados

Dentre os projetos apresentados por Humberto, ao longo dos últimos dois anos, es-tão: a proposta para que as empreiteiras con-tratassem um percentual de presidiários para prestação de serviços, a coleta seletiva nas

escolas, os convênios com os hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição e clínicas par-ticulares para desconto em exames médicos como ressonância magnética e outros. Além disso, sugestionou a direção da Casa para que fizesse um convênio com a imprensa falada e escrita para divulgação das informações legislativas.“A atual administração da Casa não teve o carinho de fazer uma gestão voltada para os interesses da população”, ressaltou.

participação popular

Com relação a participação popular nas decisões legislativas limitou-se a dizer que nenhum esforço tem sido feito por parte da presidência, no sentido de atrair a atenção do cidadão para participação mais efetiva. “Hoje é uma vergonha assistir as reuniões da Câma-ra. Trata-se de disputa de poder entre alguns que querem impor e implantar ditadura. Falta boletim informativo, prestando contas e infor-mando as decisões e deliberações da edilida-de”.

sede própria

Sobre as instalações da nova sede, pa-rabenizou seus idealizadores e afirmou que o projeto poderia ser mais ousado. Questio-nou o endereço da Casa, afirmando que o correto é rua Guimarães Rosa e não rua Antônio xavier Guimarães, como quer o presidente.

Mudanças políticas

Para o entrevistado o novo mapa elei-toral não coloca Curvelo em situação difí-cil. “As mudanças têm que existir. É natural que isso ocorra. O prefeito se estruturou dentro dos recursos que ele recebe, e com isso, fará sua administração. Iremos cobrar dos deputados majoritá-rios - Gabriel Guimarães e Sávio Souza Cruz -, que ale-gam ter mandado verbas, mas não é verdade. Fiz um levantamento e vi que a verba é irrisória. Enquan-to que, por outro lado, os deputados Rodrigo de Castro e Agostinho Patrus quem tinham poucos votos, conse-guiram verbas para a reforma da Praça Benedito Valada-res, empréstimo junto ao BDMG e outros”. Informou ainda que o prefeito dará a contrapartida dos convênios, indife-

rentemente de cores partidárias.

Denúncias de pedofilia

Classificou a inclusão de seu nome numa suposta rede de pedofilia, investigada pelo Ministério Público da Comarca como perse-guição política, dado os trabalhos que vem re-alizando em favor da comunidade e que tem incomodado os seus opositores.

Considerações finais

Concluindo, agradeceu a presença de to-dos, colocando-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Estiveram presentes, dentre outros, os ex-prefeitos de Curvelo e Inimutaba, Paulo Dayrell de Oliveira e Fábio Antônio de Oliveira, os vereadores Laudimir Rodrigues da Silva (Curvelo) e Davanil Pereira da Silva (Inimutaba) e os seguintes veículos de comunicação: Rádios Clube AM e FM e Comu-nitária FM, jornais Centro de Minas, TOP GOL, Central Notícias, O Sinal, Geração News e o site Curvelo Sem Limites. O evento foi seguido de coquetel oferecido pelo entrevistado.

Page 20: Jornal Central Noticias

Jornal Central Notícias - Edição 35 - 12/12/2014 - Página 20