jornal ita news | edição 781

32
Editor-chefe: Kiko Carli - Ano XII - Edição 781 Itapeva, 17 de abril de 2014 R$ 3,00 O prefeito Roberto Comeron está no seu décimo quarto mês de administração, desde que venceu as eleições municipais em outubro de 2012. A vida pública não tem sido fácil para o chefe do Executivo, pois há cobranças por todos os lados, mesmo que ainda alegue que Itapeva nunca viu esta transformação que seu governo está fazendo pela cidade. Segundo o prefeito, seu governo não faz muito alarde das benfeito- rias e benefícios realizados pela cidade, pois para ele tudo que faz barulho é vazio. Páginas 06 e 07. “Já cumprimos uma parte do nosso plano de governo, faltam ainda 30%”, diz Comeron Na noite de quarta-feira (16) aconteceu um acidente na Ro- dovia Francisco Alves Negrão, no trevo de acesso a Itapeva en- volvendo quatro pessoas. A Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros compareceram ao trevo de acesso ao Anel Viário Motorista fica preso em ferragens após colisão entre caminhões Veículo cai de ribanceira, capota na SP 258 e deixa quatro pessoas feridas guarnição da Polícia Militar constatou que um veículo Fiat Uno, que vinha sentido Vila San- ta Maria à Rodovia, ao fazer a curva, o motorista perdeu o controle da direção, passando direto pela ribanceira, vindo a sofrer uma queda na SP 258, a uma altura de aproximadamen- te cinco metros. Página 11. Mário Covas para atender uma ocorrência de acidente de trân- sito. No local houve uma coli- são entre dois caminhões. Um dos motoristas ficou preso às ferragens, mas foi retirado com vida após uma hora de trabalho dos bombeiros. Página 02-B. Neste sábado (19), às 20 ho- ras, na Praça de Eventos Zico Campolim, a Cia de Artes “Sem Limites” encenará o espetáculo Paixão de Cristo Sob o Olhar de Paixão de Cristo será encenada neste sábado Maria. O evento promete arran- car muitos aplausos dos espec- tadores, que deverão contem- plar a sétima arte com muita fé. Página 03-C. No último dia 11, o gover- nador Geraldo Alckmin esteve em Itapeva para inaugurar o Poupatempo e o novo Detran. Na oportunidade, o governador fez questão de visitar as obras Alckmin visita Santa Casa e as obras do Centro Regional de Oncologia da Unidade Regional de Onco- logia e a Santa Casa de Itapeva, que foi recentemente classifica- da pelo Governo do Estado como Hospital Estruturante. Página 09. Páscoa: Tempo de reflexão A Semana Santa teve início no dia 12 e segue até o dia 20 de abril. A Sexta-Feira da Paixão (18) faz a alegria dos viajantes, com um feriado de 4 dias para descansar. Cristãos do mundo inteiro festejam a Ressurreição de Jesus. Confira a programação das igre- jas de nossa cidade e entrevista com o bispo na página 05-C. Preso rapaz acusado de matar cunhado na Vila Aparecida Página 03-B Prefeito envia à Câmara projeto de reajuste para o funcionalismo Página 10

Upload: ita-news

Post on 11-Mar-2016

287 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

www.jornalitanews.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ita News | Edição 781

Editor-chefe: Kiko Carli - Ano XII - Edição 781

Itapeva, 17 deabril de 2014

R$ 3,00

O prefeito Roberto Comeron está no seu décimo quarto mês de administração, desde que venceu as eleições municipais em outubro de2012. A vida pública não tem sido fácil para o chefe do Executivo, pois há cobranças por todos os lados, mesmo que ainda alegue que Itapevanunca viu esta transformação que seu governo está fazendo pela cidade. Segundo o prefeito, seu governo não faz muito alarde das benfeito-rias e benefícios realizados pela cidade, pois para ele tudo que faz barulho é vazio. Páginas 06 e 07.

“Já cumprimos uma parte do nosso plano degoverno, faltam ainda 30%”, diz Comeron

Na noite de quarta-feira (16)aconteceu um acidente na Ro-dovia Francisco Alves Negrão,no trevo de acesso a Itapeva en-volvendo quatro pessoas. A

Na manhã desta terça-feira(15), a Polícia Militar e o Corpode Bombeiros compareceram aotrevo de acesso ao Anel Viário

Motorista fica preso em ferragensapós colisão entre caminhões

Veículo cai de ribanceira,capota na SP 258 e deixa

quatro pessoas feridas

guarnição da Polícia Militarconstatou que um veículo FiatUno, que vinha sentido Vila San-ta Maria à Rodovia, ao fazer acurva, o motorista perdeu o

controle da direção, passandodireto pela ribanceira, vindo asofrer uma queda na SP 258, auma altura de aproximadamen-te cinco metros. Página 11.

Mário Covas para atender umaocorrência de acidente de trân-sito. No local houve uma coli-são entre dois caminhões. Um

dos motoristas ficou preso àsferragens, mas foi retirado comvida após uma hora de trabalhodos bombeiros. Página 02-B.

Neste sábado (19), às 20 ho-ras, na Praça de Eventos ZicoCampolim, a Cia de Artes “SemLimites” encenará o espetáculoPaixão de Cristo Sob o Olhar de

Paixão de Cristo seráencenada neste sábado

Maria. O evento promete arran-car muitos aplausos dos espec-tadores, que deverão contem-plar a sétima arte com muita fé.Página 03-C.

No último dia 11, o gover-nador Geraldo Alckmin esteveem Itapeva para inaugurar oPoupatempo e o novo Detran.Na oportunidade, o governadorfez questão de visitar as obras

Alckmin visita Santa Casa e as obrasdo Centro Regional de Oncologia

da Unidade Regional de Onco-logia e a Santa Casa de Itapeva,que foi recentemente classifica-da pelo Governo do Estadocomo Hospital Estruturante.Página 09.

Páscoa: Tempo de reflexãoA Semana Santa teve início no dia 12 e segue até o dia 20 de

abril. A Sexta-Feira da Paixão (18) faz a alegria dos viajantes, comum feriado de 4 dias para descansar. Cristãos do mundo inteirofestejam a Ressurreição de Jesus. Confira a programação das igre-jas de nossa cidade e entrevista com o bispo na página 05-C.

Preso rapaz acusado de matarcunhado na Vila Aparecida

Página 03-B

Prefeito envia à Câmara projetode reajuste para o funcionalismo

Página 10

Page 2: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20142

Editorial

Indústria Gráfica IN Ltda - MECNPJ: 15.017.953/0001-30 | Inscrição Estadual:

372.082.326.112Rua Alfredo Moreira de Souza, 379 - Parque Industrial

Fones: 3521-1386 | 3521-1176E-mail: [email protected] | Site:

www.jornalitanews.com.br

Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42240

Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica IN (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009)

Tiragem: 3.000 exemplares | Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.

A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião desteveículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dosanúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuemnenhum vínculo empregatício com a empresa. Circula em Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itararé, Itapeva, Nova Campina,

Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Domingo, dia 13 de abril de2014, São Paulo capital, PraçaCharles Muller, Estádio Munici-pal do Pacaembu, capítulo finaldo Campeonato Paulista de Fu-tebol. De um lado, o ataque maispoderoso da competição, o San-tos, de seus meninos da vila enomes já consagrados comoArouca e Leandro Damião, con-tra o modesto Ituano.

No início do campeonato, aimprensa local da cidade de Ituestampava e rotulava a equipeda cidade como franca candida-ta ao... Rebaixamento. O que te-riam pensado Vagner, Dick, An-derson Salles, Alemão, Denner,Josa, Jackson Caucaia, Paulinho,Esquerdinha, Christian e RafaelSilva? Cumprir tabela? Jogarpara não cair? Não passar vexa-me? O que poderia esperar umtime que até então não estavanem classificado para jogar asérie D do campeonato nacio-nal? O tempo mostrou pouco apouco o potencial deste time.

Grupo B: Audax, Botafogo-SP,Corinthians, Ituano e XV de Pi-racicaba. Botafogo-SP classifi-ca-se em primeiro da chave e omodesto Ituano consegue supe-rar o Corinthians se classifican-do em segundo no grupo apósvencer o São Paulo por 1x0. Nasquartas de final, o próprio Bota-fogo-SP sucumbe ao Ituano naspenalidades máximas, e nas se-mifinais o Palmeiras caiu dian-te da disciplina tática e a sortedo gigante de Itu por 1x0, che-gando assim até a final contra otime da Vila Belmiro. Protago-nizando o Litoral x Interior, oGrande contra o pequeno.

No primeiro dos dois jogos,vitória do Ituano por 1x0, belogol de Christian, que deu a van-tagem ao time do interior. O que

Da simplicidadenasceu o gigante

parecia ser uma zebra trajada deGalo mostrou-se um misto deeficiência, disciplina tática,muita raça e também categoria.

No segundo jogo da final, onervosismo e a tensão do pri-meiro tempo resultaram numpênalti para o Santos converti-do por Cícero. Tudo igual. Erahora de o Ituano mostrar, por-que estava ali.

Segundo tempo de jogo e osgigantes do interior jogaram deigual pra igual, levando a deci-são para as cobranças de pênal-tis. Anderson Salles, cobradoroficial do time de Itu errou suacobrança, assim como Rildo er-rou pelo Santos, nas cobrançasalternadas, após o Ituano con-verter, o zagueiro santista Netobateu e o goleiro Vágner defen-deu. Era o fim do campeonato eo Estado de São Paulo se rendiaao futebol do interior, se rendiaa um time modesto e simples,que derrotou um a um dos gran-des clubes do Estado com dis-ciplina tática e muita raça.

Que esta vitória no campoesportivo nos sirva de exemplona vida, que a simplicidade e amodéstia sejam nossas compa-nheiras eternas e que aliadas anossa perseverança não nos dei-xem cair na tentação do orgu-lho. Diante dos grandes desafi-os temos que nos engrandecer-mos de espírito e boa vontadepara superá-los.

Que todos tenham uma óti-ma Páscoa e que possam junta-mente com nossa família cele-brar este momento da ressur-reição de Cristo. Que não sejaum domingo apenas para comerchocolate, mas que todos pos-sam se confraternizar com amesma humildade com que oItuano chegou à vitória.

A vereadora Áurea Apare-cida Rosa fez uso da tri-buna na sessão da última

segunda-feira (14), para denun-ciar possíveis maus tratos con-tra as mulheres que fazem a lim-peza de nossas ruas.

Segundo a vereadora, a mes-ma teria sido procurada por al-gumas das margaridas, que re-clamam que o chefe delas, Mi-randa, as tratam com truculên-cia e falta de respeito. Nossaequipe de reportagem entrevis-tou o Miranda, bem como a ve-readora Áurea e o secretário deAdministrações Regionais, LuizCarlos Piloto, para saber maisdetalhes sobre estas denúncias,confira:

IN – A vereadora Áurea usoua tribuna para relatar que o se-nhor teria maltratado as mar-garidas, isso procede?

Miranda – Não. Não proce-de. Gostaria até de trazer umas10 margaridas para você per-guntar a elas se isso procede,porque isso é mentira, uma coi-sa sou eu falar, outra seria vocêconversar com outras 10 mar-garidas. Eu consigo provar o queeu estou dizendo. Tenho meiadúzia de margaridas, que me dãoproblema, que a própria DonaÁurea me cobra ali na frente doCorreio, eu simplesmente tenhoque pegar no pé para que elasmantenham tudo limpo ali nafrente do Correio, pois anteselas limpavam o trecho paradepois limpar as cestas de lixoe hoje eu inverti.

IN – Qual o tratamento dosenhor para com elas?

Miranda – O mais respeito-so possível, eu trato na maioreducação. Tanto que agora aDona Ana veio aqui trazer o ates-tado e eu a encaminhei diretopara o RH, pois o responsávelpor isso se encontra lá, outra meprocurou para pegar um cotur-no e o secretário já me liberou eeu estou com ele aqui para en-tregar. Todo material necessáriona medida do possível, o secre-tário me passa e chega a todosos garis.

IN – O senhor acha que faltaalgo para os garis trabalharemtranquilamente?

Miranda – Algo? No mo-mento tudo que a gente tem dematerial, pessoal, equipamen-tos estão todos disponíveis aosgaris, o que poderíamos melho-rar seria uma condução paralevá-los para fazer mutirão emvilas que não tem o serviço degaris.

IN – O senhor teria algo maisa dizer sobre esta reclamação davereadora Áurea e a dizer para apopulação de Itapeva?

Miranda – Claro, a Dona Áu-rea me solicitou um dia a lim-peza das cestas da Praça do Cor-reio. Eu cheguei e peguei no péda margarida, que era respon-sável pela limpeza para que pu-desse ser mantido limpo aque-le local. O que pode ter aconte-cido, era uma só margarida quetinha ali e acabei colocandoduas naquele setor para não teresse problema, mas são duaspraças pequenas, a da Seccionale a do Correio. São pequenaspara ter duas margaridas ali,qualquer uma que eu colocassefaria sozinha aquela área. No

Vereadora denuncia “assédiomoral” contra margaridas

momento gostaria de agradeceras margaridas, não estou tendoproblemas com elas, tenho pro-curado resolver todos os possí-veis para não prejudicar a elascomo também o serviço, nomais e no momento está tudoem ordem.

IN – O fato do senhor Miran-da funcionário da Secretaria deAdministrações Regionais mal-tratar as garis tem procedência?

Áurea – Realmente eu rece-bi várias reclamações das mar-garidas, que prestam serviço delimpeza pública de Itapeva. Umadas reclamações é a falta de pre-paro da parte chefia, no caso ochefe das margaridas. Está ha-vendo um descontentamentopor parte de algumas mulheresque prestam serviços e eu es-tou na defesa delas, pelo fato deque para trabalhar no governodo Roberto Comeron, que é umgoverno popular tem que terpreparo para trabalhar com opovo. O povo está acostumadocom o Roberto Comeron e quan-do encontra situações de chefiasem preparos existe um climadifícil de lidar. Acredito que pelorelato das margaridas, essa pes-soa está tendo dificuldade derelacionamento. Nós mulherestemos picos de hormônios, te-mos facilidade de comunicação,mas não aceitamos imposições.Elas querem continuar traba-lhando e tratadas com dignida-de, essa é a reivindicação dasmulheres. Falei também na tri-buna sobre a falta de uniforme,porque só tem uma troca e esseuniforme tem que ser levado,porque elas trabalham em ser-viço insalubre. Para mim teriaque ser no mínimo três trocas.Também não existe protetorsolar e hoje eu estive conver-sando com o Piloto e sugeri paraque faça uma reunião com o Ro-berto e todas as mulheres, por-que algumas estão desconten-tes e que resolva essa situaçãode vez para que o Roberto tenhaum modelo de governo popular.

IN – A senhora está pedindoa apuração dos fatos?

Áurea – Eu estou enviandouma carta direta para o Roberto

Comeron, porque acho que elenão tem conhecimento do queestá ocorrendo com os seus car-gos de comissão, porque a che-fia das meninas exerce cargo decomissão de livre exoneração.Acredito que o prefeito tenteacertar as situações em seuscargos de comissão para colo-car pessoas certas nos lugarescertos, pois se está havendo re-clamações vamos averiguar.Está faltando diálogo com asmargaridas, porque elas me dis-seram que com o prefeito elasnão têm dificuldade de falar esim com o senhor Miranda.

IN – A senhora tentou umdiálogo com o chefe delas?

Áurea – Não, eu falei diretocom o Luís Carlos Piloto e ex-pus as reivindicações e ele fi-cou de fazer uma reunião paraapurar os fatos.

IN – A vereadora Áurea usoua tribuna para falar sobre o se-nhor Miranda, afirmando que elevem tratando mal as margari-das. O que o senhor tem a dizersobre isso?

Piloto – Esse conhecimentode tratar mal, sempre tem doislados da moeda. Conhecimentode que ele tenha tratado mal oualguma coisa sobre isso, eu nãotenho, inclusive eu fui questio-nado por algumas margaridasno começo do ano passado, di-zendo que eu tinha tratado malalgumas delas também, mas deforma alguma chegamos a tra-tar mal, mas sim a tratar ener-gicamente as que por venturanão vem desempenhando o ser-viço correto. A administraçãoRoberto Comeron é muito hu-mana, ela deixa bem claro paranós tratar com respeito todosos funcionários, e neste pontode tratar mal as profissionais euacho que é mentira, porque nóstemos trabalhado em cima dosuniformes, na reforma da casadelas, só pedimos em váriasreuniões que quando saímos decasa não é para enrolar no ser-viço e sim pra trabalhar, e é issoque o povo espera.

IN – A vereadora disse tam-bém que estará encaminhandopara o senhor e ao prefeito uma

carta falando do caso. O senhorpretende fazer alguma coisa?

Piloto – Eu vou receber estacarta da vereadora Áurea e va-mos tomar as providências, fa-zer uma acareação para ver o queestá acontecendo e se realmen-te isso chegar a ser verdade, queele esteja tratando mal ou deforma não respeitosa as marga-ridas, nós vamos tomar provi-dências sim.

IN – Ela falou também queestá faltando vassouras e as quetêm estão gastas, isso procede?

Piloto – O procedimentocom relação às reclamações,tentamos correr atrás para re-solver. A Prefeitura trabalhacom pregão, vence o menor pre-ço, às vezes pode vir um lote ouuma mercadoria que não sejaadequada ao uso e de gasto mui-to rápido, mas tentamos solu-cionar, através de uma compradireta de uma vassoura melhor,mas quanto à falta de materialde trabalho isso não há não, oque há é um problema com umaou outra, que estão sempre tra-balhando contra a gestão Rober-to Comeron e sempre reclaman-do de tudo.

IN – O senhor confia no tra-balho do seu funcionário?

Piloto – Eu confio no traba-lho de todos os meus funcioná-rios, desde quem exerce cargode chefia, até mesmo das mar-garidas e coletores, sempre es-tou os defendendo. Às vezes te-mos reclamação da populaçãode que algum coletor o tratoumal, enfim, mas sempre estouos defendendo até que se proveo contrário.

IN – Alguma Margarida járeclamou para o senhor sobre otratamento do Miranda?

Piloto – Elas falam que ele émuito enérgico. Falar que elemaltrata não, eu vejo ele sermuito severo. Nós já tivemosalgumas conversas com as mar-garidas, e aí temos dois pontosde vista, um que possamos acharque estamos certos, e outro queas margaridas estejam certas. Sópedimos a elas duas coisas, quepossam sair de suas casas paratrabalhar e cumpram o seu horá-rio, não pedimos nada além dis-so, e as vezes temos que traba-lhar de forma enérgica por aqui.

IN – O que o senhor teria adizer para elas?

Piloto – Elas são as pessoasque fazem a diferença na cidadehoje, pois a grande maioria tra-balha varrendo toda a cidadedebaixo de sol quente ou chu-va, e queremos que elas traba-lhem se sentindo bem, mas alémdos direitos, às vezes temosque cobrar os deveres também.Trabalhamos para que elas te-nham as suas casas, já entramosem contato com o Sindicatotambém, estamos desde o anopassado entregando os unifor-mes, o que eu digo a elas é que épreciso ter paciência, o serviçodelas não é fácil, mas temos quecobrar, porque a população co-bra da gente.

EDITAL DE EXTRAVIONatalie Burgardt Ferreira, portadora do RG nº 41.084.198-5,

COMUNICA, que teve seu Histórico Escolar e Certificado deConclusão do Ensino Médio extraviados, os quais foram emiti-dos pela Escola Otávio Ferrari em 2000.

Page 3: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 3

Estamos de Olho por Kiko Carli

AssédioÁurea – “Eu quero comu-

nicar aos colegas que estouencaminhando uma carta por-que agora vou trabalhar nestesentido, assinar embaixo etentar dar uma direção paraaquelas pessoas que não têmvoz. Estou mandando uma car-ta a princípio para o secretá-rio Piloto solicitando provi-dências quanto ao tratamentocom as margaridas, pois exis-tem muitas reclamações deque não tem diálogo, inclusi-ve tratando-as com assédiomoral, coisa que não via hámuito tempo em nossa cida-de. Não posso escutar calada atodas as reclamações dessesvaliosos servidores, até por-que um governo popular nãonos permite quaisquer resquí-cios desse tipo de tratamen-to”. Lamentável a denúnciada vereadora, que coloca emxeque a postura de um secre-tário sob seu comandado. De-mos espaço e nesta edição es-les estão se justificando e es-peramos que as informaçõespassadas à vereadora sejamfalsas.

Assédio II“Estou preocupada com o

governo do Roberto, pois por serum governo popular o trata-mento deve ser com diálogo erespeito para que não haja con-fusão e isso não é com as mar-garidas e sim com a chefia dosgaris. Eu nem vou falar comovereadora e sim como mulher,pois nós devemos exigir res-ponsabilidade em cima dequem está conduzindo estasmulheres. Uma moça que esta-va varrendo a rua me deixou in-dignada, pois me disse que es-tava triste, porque tinha um ca-pataz a seguindo, o seu Miran-da, que tem um cargo de comis-são”, finalizou a vereadora. Éo que dissemos, o trabalho malexecutado sempre recairá so-bre o prefeito, que continuatendo um carisma inigualável,

mas também pessimamenteassessorado.

ResponsabilidadeMarmo – “Estivemos em vi-

sita a alguns bairros da zona ru-ral. No Bairro da Sanbra teve iní-cio o lajotamento e no Alto daBrancal a continuidade da colo-cação de lajotas. Infelizmentequem está lajotando o Alto daBrancal hoje é incompetente,pois comparado ao assentamen-to das lajotas anteriormente efe-tuadas com alinhamento e dire-cionamento vai verificar que narua da Congregação Cristã, a qualnão sei se está tendo coordena-ção, que o alinhamento e a defi-ciência do assentamento das la-jotas é visível. A colocação nosolo não garantirá durabilidade.Nós estivemos no Alto da Bran-cal fotografando e registrando eiremos passar a responsabilida-de técnica e a execução à Secre-taria Municipal de Transportes,mas os estudos técnicos têmque ser acompanhados pelo se-cretário de Obras e que se colo-que alguém com mais conheci-mento e competência para acom-panhar esse serviço executado”.A longa espera dos moradoresdeve ser recompensada com umserviço de qualidade e é claroque o vereador no exercício desua função deve cobrar. Com apalavra o secretário e o respon-sável pela obra.

Obras“Nós tivemos a informação

na semana anterior, inclusive deservidores da Câmara Municipale pessoas com conhecimento, ésó procurar aqui um ofício, emque a Prefeitura informa que asobras do Parque Ambiental nãotem projeto, sem previsão deinício e fim. Isso é preocupante,apenas foi utilizado o equipa-mento do DAE para fazer o de-sassoreamento, que não tinha aautorização da CETESB, até mes-mo para iniciar as obras. Só háuma solicitação e não há um de-ferimento da CETESB para dar

continuidade, determinado pelovereador Jé, que seria um belís-simo Parque Ambiental, mas aresposta que nos deixou muitopreocupado foi a do secretário,que não tem projeto técnico,não tem valor da obra e vamosver isso posteriormente comgrande preocupação, obras sen-do iniciadas sem planejamentode conclusão, assim como ve-mos a rotatória da Praça deEventos, que é um exemplo dafalta de planejamento. Enquan-to muitas praças precisam demelhorias, eles fazem algo semplanejamento”, disse Marmo.Toda obra bem executada sejaesta onde for deve ser bem re-cebida, já que dá qualidade aqualquer governo e deixa a ci-dade mais bonita. Quanto aofato da falta de tudo no tal Par-que Ambiental é preocupante,pois da forma que o vereadorexpôs a mesma pode ser inter-ditada a qualquer momento.

Obras IIToni – “Com todo o respeito

que tenho pela administraçãoeu posso dizer que o nosso go-verno neste momento está len-to. Sinceramente é o que escutopor toda a cidade, essa é uma re-alidade que não adianta tapar osol com a peneira. No meu en-tender, o prefeito tem que traba-lhar com prioridades. Por exem-plo, as casas do Itapeva F, foi fei-to o sorteio, feita a entrega, fizrequerimento em dezembro, oqual seria o prazo de entrega edisseram que era até abril se fos-se prioridade daquele momentoa obra já teria sido terminada”.Na verdade todas as obras sãoimportantes, mas passa da horada entrega das casas do Itape-va F, que seriam de grande va-lia às famílias que tiraram asorte grande e clamam por umamudança imediata.

Obras IIIMargarido – “O Itapeva F é

uma obra do Estado de São Paulo,que construiu para a cidade de Ita-

peva, só que sabemos que a verbavem do Governo do Estado, a Pre-feitura trabalha conforme chegaa verba. Esse é um problema deatraso do próprio CDHU”. Entãoque os vereadores auxiliem oprefeito e pressionem o órgãopara que a obra seja entreguerapidamente à população. “Po-lítica vereador Toni, essas casasserão entregues no mês de setem-bro, antes da eleição o governa-dor vai vir entregar as casas”, fi-nalizou Margarido.

Obras IVToni – “Com todo o respeito

eu nem vou entrar nesse méri-to, porque não é assim que eufaço política. Respeito o próxi-mo e procuro dentro das possi-bilidades falar a verdade e issovai se protelando. Eu não mesatisfaço em subir aqui para fa-lar essas coisas. Estou exercen-do o meu papel de vereador, nósaqui somos meros pedintes, te-mos o dever de devolver para acomunidade respostas positi-vas”. A cobrança foi feita e es-peramos uma ação conjuntapara a solução do problema.“Eu tenho certeza que essas pa-lavras vai chegar até o prefeito,mas o que eu digo é pelo bemdo Comeron, de quem quer obem do prefeito da cidade”, dis-se Toni.

As viagensMargarido – “Realmente uma

administração é medida peloplanejamento que ela tem e nósestamos vendo em Itapeva hojemuitas obras executadas e mui-tas obras de convênios. A verea-dora Williana conseguiu R$ 250mil do deputado Milton Monti,o Jé foi três vezes para Brasília econseguiu R$ 4 milhões em ver-bas já carimbadas, o Preto foipara Brasília de carro com o Dr.Pedro e conseguiu verbas, nocaso ir para Brasília de avião oude carro é a mesma coisa, entãoo nome deles também deveriaestar no jornal. O Dr. Pedro con-seguiu a frente de trabalho, acho

que o vereador tem que viajarsim, e também para constar comtodas as letras o que os vereado-res conseguem para a cidade deItapeva”. As verbas citadas sãocontestáveis, mas concordocom o vereador que seus paresdevem viajar em busca de re-cursos, mas próprios e não como dinheiro da Casa de Leis. O Mi-nistério Público mostrará quemestá com a verdade. Quanto asviagens de carro todas serãomostradas no Ita News, inclusi-ve dos vereadores que o senhoracusa. Todos que encaminha-ram suas conquistas para o ItaNews viram suas conquistas pu-blicadas e estamos no aguardodas suas também vereadorMargarido. Assim que o presi-dente nos encaminhar todos ospedidos, mostraremos à popu-lação quem e como é gasto odinheiro da Câmara de Itapeva.É esperar e conferir.

Pedido“Eu gostaria de pedir ao go-

vernador mais uma parceria, eessa eu tenho certa que é tranqui-la. Nós entramos com o terreno,o governo entra com o recurso equeríamos transferir a nossa Ro-doviária e colocá-la em um lugarmelhor, porque há ali muito mo-vimento. Nós liberaremos o ter-reno e faríamos uma Rodoviáriaequipada para recebermos os nos-sos amigos de cidades vizinhas ede Estados distantes de Itapeva.Esse é um pedido que eu faço, seique não é difícil, nós entramoscom o terreno e temos terrenosmaravilhosos em locais adequa-dos, fantásticos na rodovia, umlugar maravilhoso para levarmosa Rodoviária, e o senhor sabe quejunto à Rodoviária vai o progres-so também”. A visão do prefeitoRoberto Comeron é perfeita eesperamos que o governador sesensibilize com o pedido, quetraga grandes benefícios para acidade, o qual denominou comosede da 16ª Região Administra-tiva, que já está na hora de sairdo papel. Para descontrair oprefeito deu de presente ao go-

vernador um quilo de café Itua-no, antevendo uma derrota san-tista na final paulista. Alckminrecebeu o presente com muitobom humor.

Nota 10Para o serviço de limpeza

da Avenida Mário Covas.

Nota zeroPara a omissão do presiden-

te da Casa de Leis de Itapeva,Junior Guari, em casos importan-tes. Tem medo de confronto comseus pares e deixa a casa desan-dar. Qual a conclusão do casoenvolvendo o carro da Câmara,que levou a óbito uma pessoaem Capão Bonito? Quem coman-da as viagens que são em núme-ros absurdos na Casa de Leis?Como o senhor permitiu que opresidente de duas CEIs (Comis-são Especial de Inquérito) conti-nuasse no comando destas, mes-mo sendo acusado por um dosdemitidos da Secretaria Munici-pal da Educação? Medo de quepresidente?

A verdadeO prefeito Roberto Comeron

continuará prefeito no mínimoaté o final do atual mandato, foieleito pelo voto e ganhou de for-ma incontestável. O que lamen-tamos é a omissão de alguns(quase a totalidade) de seus su-bordinados, que viram as costaspara os problemas do município,deixando o prefeito em confron-to direto com a população e opo-sitores. Se cada um assumir seupapel ficará mais fácil governar.Se não abrirem os olhos e mos-trar trabalho em breve estarãona fila do desemprego.

A verdade IITem assessores, que ninguém

sabe para que servem e secretá-rio mais omisso que santista naúltima segunda-feira. Até quan-do? Tem gente que só assume ocargo no dia do pagamento.

Após reclamações de mu-nícipes à nossa equipe dereportagem quanto à fal-

ta de medicamentos e atendi-mento médico na cidade, fomosbuscar mais informações juntoao secretário Municipal da Saú-de, Luís Fernando Tassinari, queem entrevista relatou como temcaminhado a Saúde no municí-pio, confira:

IN – Existe hoje algum pos-to de saúde sem atendimentomédico?

Secretário – Antes de falarsobre a falta de médico, nós te-mos que explicar que hoje nóstemos mais de 30 postos de aten-dimento em Itapeva. Temos faltade médico não só em Itapeva,mas no Brasil inteiro, tanto quevieram mais médicos para ten-tar suprir isso e não consegui-ram. Estamos pensando em umasegunda fase para trazer maismédicos. Nós temos a felicida-de de dizer que quando entra-mos na rede nós tínhamos 50médicos e hoje contamos commais de 80. As unidades que euposso falar que estão tendo nãoa falta de médicos, mas sim ohorário completo é o Bairro do

Falta de medicamento e médico são reclamações na SaúdePacova, porque o médico passounuma residência e foi embora ena Vila São Benedito, pois tempoucas pediatras na rede, masestamos tentando solucionaresse problema.

IN – O Parque São Jorge estácom pediatra?

Secretário – A pediatra queatendia na Vila São Benedito jáestá acordado para ir fazer a pe-diatria no Parque São Jorge, masprecisamos arrumar outro mé-dico para substitui-la na Vila SãoBenedito. É uma rede muitogrande e devemos acertar o ho-rário para todo mundo.

IN – Existe uma previsão detempo para a solução dessesproblemas?

Secretário - Eu não gosto deestipular tempo, mas estamossolucionando. Itapeva hoje é umdos lugares onde melhor paga-se médicos e onde se tem me-lhores condições de trabalho. Sehoje eu tivesse dois ou trêsmédicos no PSF, eu resolveriatodos os problemas na questãoda parte médica.

IN – Em relação ao mato altono entorno do Posto de Saúdeda Caputera. O senhor tem co-

nhecimento desse problema?Secretário – Eu não tenho

conhecimento disso e fico ad-mirado, porque eu montei umaequipe só para manutenção comnove funcionários concursados,e não tenho conhecimento des-se assunto.

IN – E quanto o aparelho deinalação da Vila Camargo já estáfuncionado?

Secretário – Já está funcio-nando e já foi resolvido há maisou menos 45 dias.

IN – Em relação a medica-

mentos na Farmácia Municipal,há reclamação da falta do car-bamazepina, isso acontece?

Secretário – Também meadmiro com isso, porque eu souo maior defensor de entrega deremédio. Nós acabamos de fa-zer uma licitação no valor de R$1.600.000,00 e se tiver algumremédio específico, eu possoverificar, mas não tenho conhe-cimento desse fato. Às vezesisso acontece, porque hoje nóstemos mais de mil pessoas quepegam remédios de alto custo

conosco, e isso não depende denós, depende do Estado. Às ve-zes o remédio não vem porquêo processo não está completo,e pode ser essa a reclamação.Quanto à Farmácia temos as so-luções, abrimos o polo na VilaSanta Maria, ainda não funcionatodos os dias da semana pelofato de ajustamos funcionários.É sabido que já disparamos a li-citação na Farmácia da Vila Apa-recida e acredito que em menosde um mês nós já estejamosmudando para a Rua BenjaminConstant, mais próximo a pra-ça e a UPA, onde era uma igreja,um local grande em que vamostentar estender o horário até às23 horas.

IN – O que o usuário que nãoencontrar o remédio pode fazer?

Secretário – Pode ligar no0800 770 5350 ou vir falar co-migo, eu tenho a disponibilida-de e recebo a todos. Eu posso fa-lar com toda certeza, que as con-dições que estamos vivendo hojena Saúde de Itapeva e os investi-mentos que estamos fazendo, éimpossível deixarmos de forne-cer medicamentos para qual-quer pessoa. Nós não temos Car-bamazepina porque é um remé-dio controlado e deveria estardisponível para todos, tenho queverificar se não é de alto custo,mas eu acredito que não, porquemuitas vezes as pessoas confun-dem alto custo com valor.

IN – Como fazer as reclama-ções e o que o senhor diria aospacientes que estão com faltadesse medicamento?

Secretário – Tem que procu-rar a Francine, que é gerente da

Farmácia, ou pode falar comigomesmo na Secretaria, ligandopara 0800 770 5350 para poder-mos resolver isso. Hoje não háuma falta de remédio e nem fal-ta de recursos financeiros paracomprá-los.

IN – Vimos na rede social umdocumento sobre falsos agen-tes comunitários, isso procede?

Secretário - Na realidadeisso chegou ao nosso conheci-mento há mais de 15 dias e nósnos preocupamos em informara população através dos meiosde comunicação e circularesdentro da própria Secretariapara não fornecer qualquer tipode conta bancária, ou número decartão de crédito, porque oagente comunitário não tempermissão para isso. Sabemosque vivemos num mundo cheiode problemas e de pessoas malintencionadas, e infelizmenteaconteceram dois casos e ime-diatamente nós identificamos ejá resolvemos. Se alguém tiveralguma dúvida deve entrar emcontato imediatamente com aSecretaria ou algum órgão dedefesa para poder reclamar. Oagente comunitário tem que tersuas credenciais em ordem parapoder apresentar para as pesso-as, e além do mais as pessoastêm que ter certo receio mes-mo, porque o agente comunitá-rio é um agente do bairro e pro-vavelmente uma pessoa conhe-cida, se não for, vai até uma uni-dade de Saúde e pergunta quemé o agente comunitário para aenfermeira ou para quem esti-ver na unidade, que terá as de-vidas informações.

Page 4: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20144

por Luiz Eduardo Galvão de Morais Paixão

Pacato Cidadão

Estamos vivenciando umaépoca na qual os valores morais eéticos são considerados fatoresde segunda importância, sendoque para a maioria das pessoas edos órgãos que elas representamos fatores primordiais são os be-nefícios financeiros e os resulta-dos apresentados. Seja na vidapessoal ou na profissional, gran-de parte da população pensa maisem ter dinheiro, status e em “apa-recer” profissionalmente e na so-ciedade do que zelar pelo bemestar social e pela boa convivên-cia. O aprendizado que a maioriade nós teve lá no passado de quedevemos “subir na vida” pelonosso esforço e nunca “puxar otapete” ou “pisar em alguém” paraconseguir isso já não norteia avida de boa parte dos cidadãos.

O “capitalismo selvagem”que domina nossa sociedade levaos fracos de espírito e os igno-rantes (não no sentido pejorati-vo, mas no sentido de ignorânciana concepção da palavra, ou seja,os desprovidos de informação ede conhecimento sobre algo) àuma mudança radical em seuscomportamentos: internamente,na convivência com a família,com os amigos, no trabalho e nasociedade em geral. A busca porposição de destaque e sucesso fi-nanceiro não tem fim. Vira umaobcessão. Não consigo pensar deoutra maneira, quando vejo umapessoa dizer à família que não temcondições financeiras de comprarum “lanche caprichado” para co-mer com a esposa e os filhos, mastem dinheiro para ir até um bote-co “tomar umas” com os ‘ami-gos’, para “fazer média”. Não ima-gino outra coisa quando vejo umapessoa simples e sem instruçãosendo enganada por um aprovei-tador na rua dizendo que conse-gue ler o futuro por “cinco con-tos”. Fico “p. da vida” ao presen-ciar um cenário no qual pessoassorriem umas com as outras enum outro momento, já na pre-sença de terceiros, uma delas “fri-ta” um colega com o qual estava

Chocolate é bom. Bondade é melhordando gargalhadas há minutosatrás, porque precisa “puxar umpouco de saco” de tais pessoas eisso inclui “tirar a concorrênciado caminho”. Por que tudo issoacontece, toda hora, todo dia, navida de todos nós? A resposta ésimples: porque o ser humano quenão tem educação e amor, não temescrúpulos. A vida para uma pes-soa dessas é matemática pura: noâmbito familiar e das amizades,“quanto menos problema eu ti-ver em casa e mais ‘amigos’ eutiver é melhor” e para “ganhar opão”, formalmente ou informal-mente, “quanto mais idiotas euusar para multiplicar meu dinhei-ro, melhor”. Pessoas assim enxer-gam as outras como números enão como seres humanos. Todossão oportunidades.

A educação “vem de berço”,como um ditado popular já diz. Éclaro que a cultura e os valorescriados, administrados e manti-dos por gerações de uma famíliasão importantes para a evoluçãode uma pessoa. Mas a adaptaçãoà era em que ela vive é imprescin-dível. Faz-se necessário que apren-da a conviver com as outras semprejudicá-las, mesmo que paraisso tenha que abdicar de algo queela deseja e, agir assim, dependemuito de seu caráter, do senti-mento que ela tem internamenteem fazer o bem ou, no mínimo,não fazer o mal.

O amor não é sinônimo desentimento e relação com umapessoa em específico. Ele pode servivido e espalhado de diversasmaneiras. Com aquela pessoa es-pecial sim, mas também com afamília, os amigos, os colegas detrabalho e com uma pessoa quevocê conheceu há um segundoatrás. É um produto que não podeser comprado. Nem vendido. Enão tem estoque. Uma coisa má-gica acontece quando damosamor: o estoque aumenta! Vocêleitor já parou para pensar nisso?Quando você ajuda alguém queprecisa, sem interesse nenhum,está praticando amor. E depois de

fazer isso parece que aquele de-sejo de fazer o bem que você ti-nha internamente só aumentou.Não é assim que acontece?

Como mudar tudo isso? Paracatólicos como eu, a Quaresma étempo de preparação para mudan-ças, de reflexão sobre o que podeser lapidado em nossas vidas,com o principal intuito de melho-rar a vida de quem nos rodeia. APáscoa é o início dessa vida nova,da aplicação das mudanças pla-nejadas. Cada um tem sua crençae isso é pessoal e indiscutível,mas ter uma fé é essencial. É umnorte. Todos temos famílias, ami-gos, colegas. Todos temos um em-prego ou uma atividade, um ob-jetivo a ser conquistado, um so-nho a ser realizado. Mas precisa-mos cuidar de tudo isso com sa-bedoria. Dar mais valor ao dinhei-ro e à posição profissional e soci-al do que à família e às amizades?Fazer qualquer coisa, a qualquercusto, para alcançar nossos obje-tivos? Prostituir o caráter própriopara realizar um sonho? São ques-tionamentos que em hipótese al-guma devem gerar dúvidas namente de um ser humano saudá-vel. Melhor é mostrar gratidão aosque merecem. Dar amor aos queprecisam. Zelar pelas amizades.Conquistar com merecimento osobjetivos de nossas vidas e não“laçá-los”. Que não tenhamosvergonha de praticar a bondade.Que confiemos mais nas pesso-as. Que sejamos mais compreen-sivos e perseverantes na busca demudança com os que demons-tram-se pobres e fracos de espíri-to (talvez esse seja o principal de-safio). Por fim, que, independen-te da crença, da religião e da fé, aPáscoa de cada um seja um mar-co inicial de mudança positiva navida de todos.

Mas que não falte chocolate,porque “ninguém é de ferro”.

Licitações porGilberto Mendes

Dando sequência, descreve-remos sobre um obstáculo queinfluencia significativamente anegociação entre empresa e go-verno:

2) Pagamento: o atraso nopagamento também é fator dedesinteresse; é de conhecimen-to geral que a AdministraçãoPública já produziu a “quebra”de muitas empresas, por desres-peitar o prazo estipulado para opagamento. Isso faz com que opreço ofertado na licitação eleveos custos de encargos financei-ros da mora. A questão fica maisgrave quando o participante dalicitação é uma microempresaou empresa de pequeno porte –que possui baixo capital de giro– pois a demora no pagamentoretira-lhe qualquer possibilida-de de crescimento.

Próximo tema: 3) Burocracia.

SOBRE A BOLSA ELETRÔNICADE COMPRAS - BEC

fonte: www.bec.sp.gov.br -Perguntas frequentes (11)

NEGOCIAÇÕES ELETRÔNICASEnvio de PropostasComo entregar proposta no

Pregão Eletrônico? É possívelsubstituir a proposta enviada?

No Pregão Eletrônico, é pos-sível entregar proposta quandoa Oferta de Compra estiver nasituação Aguardando Recebi-mento de Propostas. Sim, o Sis-tema BEC/SP permite a substi-tuição da proposta enviada, quefunciona como uma nova inclu-são, sendo a proposta anteriordescartada automaticamente.Para isto, acesse a Oferta deCompra, clique na aba Pregão e

Obstáculos das empresas paravender para o governo (2/6)

efetue a entrega/substituição daproposta. Saiba mais consultan-do: Manuais para o Fornecedor– Pregão Eletrônico.

Teste seu conhecimento.Qual é a alternativa correta?

A modalidade de licitaçãoapropriada para contratar ser-viços profissionais, cujo crité-rio de julgamento consiste naavaliação do trabalho técnicoou artístico, de criação ou de-senvolvimento intelectual,pago mediante prêmio, é o (a):

a) conviteb) tomada de preçoc) concorrênciad) concursoe) leilão

Teste anterior:Na modalidade de licitação

convite, o número mínimo deconvidados pela unidade admi-nistrativa, será de:

Resposta: Três participan-tes (alternativa d)

PAINEL DE LICITAÇÕESPREFEITURA MUNICIPAL DE

ITAPEVA (SP)Pregão Eletrônico Nº 045/14

do tipo Menor Preço – OBJETO:Aquisição de Combustível, paraatender as necessidades do Muni-cípio. Recebimento das Propostas:a partir das 14h00 do dia 14/04/2014. Abertura das Propostas às09h00 do dia 30/04/2014. Abertu-ra da SESSÃO DA DISPUTA DE PRE-ÇOS às 14h00 do dia 30/04/2014.

DIRETORIA DE ENSINO DAREGIÃO DE ITAPEVA

Bolsa Eletrônica de Compras

do Governo do Estado de SãoPaulo – Sistema BEC/SP

PREGÃO ELETRÔNICO n° 04/2014

OBJETO: A presente licita-ção tem por objeto a CONSTI-TUIÇÃO DE SISTEMA DE REGIS-TRO DE PREÇOS PARA PRESTA-ÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANS-PORTE MEDIANTE FRETAMEN-TO EM CARÁTER EVENTUAL.

DATA DO INÍCIO DO PRAZOPARA ENVIO DA PROPOSTA ELE-TRÔNICA: 15/04/2014

DATA E HORA DA ABERTU-RA DA SESSÃO PÚBLICA: 30/04/2014, às 09h00.

UNESP “JÚLIO DE MESQUITAFILHO” - Campus de Itapeva

Bolsa Eletrônica de Comprasdo Governo do Estado de SãoPaulo – Sistema BEC/SP

PREGÃO ELETRÔNICO n° 02/2014- FEI/UNESP

OBJETO: Aquisição de mate-riais elétricos.

DATA DO INÍCIO DO PRAZOPARA ENVIO DA PROPOSTA ELE-TRÔNICA: 16/04/2014

DATA E HORA DA ABERTU-RA DA SESSÃO PÚBLICA: 06/05/2014, às 09h30.

Dúvidas e/ou esclarecimen-tos, faça-nos contato enviando e-mail para: [email protected] – cel. (15) 99704-0542.

Amplie seus negócios no mer-cado de licitações públicas!!!

porZé LampiãoSempre Alerta

No dia 28 de abril é comemo-rado o dia mundial dos trabalha-dores, que morreram em aciden-tes do trabalho, lutas pela vida epela saúde dentro dos locais detrabalho e lutar por um Brasil me-lhor, mais produtivo mais rico,como diz a Presidente Dilma Ros-sef, pais rico é o pais sem pobreza,mas também com saúde e semmultilados. A reestruturação pro-dutiva, fez com que os trabalha-dores enfrentassem o drama dejornadas extensas de trabalho, rit-mo acelerado da produção e o as-sedio moral. Com a terceirização

Vítimas de acidenteso trabalhador ficou mais vulnerá-vel a segurança e a saúde no traba-lho e as doenças do trabalho, nãosó limitam a parte física, mas seusórgãos vitais do corpo trazendodoenças psíquicas que afeta tam-bém a família que busca ajudar esem êxito adoece junto, nestadata as Centrais Sindicais e Sindi-catos, fazem no mundo inteiromanifestações, atos públicos, comfaixa, cartazes e alto falante, paraque o governo façam novas medi-das e leis que ampare o trabalha-dor, tanto nas áreas perigosas einsalubres, que a previdência so-

cial atue de fato em beneficio dostrabalhadores da cidade e doscampos. Sempre alerta, compa-nheiros trabalhadores que no pró-ximo dia 28 de abril, seja lembra-do os colegas que foram por aci-dente do trabalho, mas tambémseja participativo na luta pela vida.

porFany AlmeidaEntre Tantas Coisas

Temos vividos mais um da-queles episódios representativosda situação política Itapevense.Existe uma frase simplista que dizque quando algo fica muito repe-titivo nós temos que virar o dis-co. Na verdade, na nossa não tãocalma e pacata cidade de Itapevaas coisas politicamente não têmcaminhado a contento aos olhosda população. Quero dizer comisso que não houve muitas sur-presas, mas sim confirmações da-quilo quem já estamos cansadosde saber. De tanto falar, os nomesficam gravados em nossa mentee não sai de maneira nenhuma, equando se trata de problemas acoisa fica ainda pior. A situaçãonos mostra como qualquer ven-to mais frio faz tremer os calca-nhares, e de maneira inexplicavel-mente imatura, denunciando-se asi próprio, é deixando à vista queo povo está o tempo todo sendoenganado. Confirma-se uma es-tratégia de gestão política basea-da na mesmice na e na distorçãode conceitos. Assiste-se semprea um constante flash back dasmemórias recentes como argu-mento que funciona de maneiraesfuziante, é alegria pra cá, e feli-cidade pra lá, é muito contenta-mento sem nenhuma noção, ouserá que nós somos de verdadeos bobos da corte? Essa falsa as-sociação de opinião tão otimista,em minha opinião só mostra avulnerabilidade de um governoque vive no país das maravilhas.Enquanto que na internet o deba-

Rumo aos 100%te apresenta os problemas maispatentes diante de nossos olhos.O chefe do executivo diz que, nun-ca dantes na história dessa cida-de as coisas estão tão bem. Emrelação à questão de empregos,segundo nosso chefe está faltan-do mão de obra, e só fica desem-pregado nessa cidade “quemquer”. Pois bem, reconheço quesão obras e mais obras sendo edi-ficadas, com a construção das tãoesperadas e proclamadas casasdo Programa Minha Casa MinhaVida, mas será que não passoupela cabeça do nosso alcaide quenem todos os cidadãos são pe-dreiros, serventes ou edificado-res? E as outras profissões? Pen-so eu que na falta de opção umprofessor, um jornalista, um ra-dialista, um vendedor ou qual-quer outra profissão vão ter quefazer um curso intensivo na artede trabalhar nas edificações, cla-ro, usando a lógica do Prefeito.Muita gente até agora se mante-ve na penumbra e no silêncio,mas vamos colocar a boca notrombone, não podemos deixarque nossa inteligência seja su-bestimada dessa forma. Dissetambém vossa Excelência, que70% do plano de governo já fo-ram cumpridos, mas ele repetiuvárias que só primeiro passo foidado? Há logica nisso ou meupragmatismo me impede de re-fletir melhor sobre o caso? As-sim não há necessidade de maisdois anos e seis meses de gover-no, as outras promessas podem

ser cumpridas com muita facili-dade, ou não. Ah! Mas, eu acabode me lembrar da descomunalobra do tal Porto Seco que levariauma vida, e até mais uma encar-nação para poder ser colocada emprática. Então vamos dar maisessa chance, e esses 30% já serãogastos nesse tempo para enge-nhar tal obra. Eu como boa obser-vadora da esfera política Itape-vense especialmente na oposi-ção, confirmo a incompetênciageneralizada de uma fábrica desonhos e a falta de seriedade. Eunão sou tão otimista assim em setratando de politica, mas a popu-lação pede mudanças urgentes emItapeva, se bem que podemosmorrer sentados e desesperadosde tanto esperar. Sente-se falta demais espírito crítico, mais coe-rência, e menos demagogia. Ficoobservando, impotente, a ironiada História politica da nossa tãocarente cidade, polo regional dedesenvolvimento, 16ª região ad-ministrativa, e o escambal, masjá posso ter uma pontinha de es-perança, pois como ele mesmodisse o primeiro passo já foi dado,mas não posso deixar de indagar,qual seria o último, isso fica paraas mentes pensantes de nossosqueridos leitores.

Saúde porBruno Ricardo Pereira Almeida

A resposta é sim. Segundo di-versos estudiosos e cientistascomprovaram que existe uma re-lação de fundo emocional emtoda doença. É importante veri-ficar qual é o tipo de doença epor que se instalou no corpo dopaciente, podemos dizer que adoença representa e simbolizaalgo que o individuo “não con-seguiu dar conta”.

Um exemplo clássico é quan-do pegamos um resfriado, se for-mos analisar o resfriado de umaforma simbólica não seria apenasum vírus que se instalou no corpoe que por estarmos com baixaimunidade acabamos adoecendo.Podemos ver de outra forma, o res-friado como um meio que a mente(inconsciente) conseguiu fazerpara que a pessoa reflita sobre o queestá fazendo, provavelmente a pes-soa está se esgotando demais emalgum aspecto (trabalhando de-mais, estresse, problemas nos re-lacionamentos pessoais, e etc) eque a doença faz com que o indivi-duo tenha que se retirar, ficar de

Doença pode ter origem psicológica?cama, para refletir sobre sua vida.

Já disse o escritor Peter Al-tenberg: “A doença é o grito deuma alma agredida”. Quandosurgir uma doença, observe ossintomas e pense o que foi quete agrediu, e porque permitiuque isso acontecesse. Analisecom precisão em que momentosurgiu o problema e tente lem-brar-se de sua situação de vida,seus pensamentos, sonhos, dosacontecimentos e das notíciasque recebeu, pois tudo isso podeter contribuído para o surgimen-to do sintoma da doença.

No meu consultório perceboque alguns pacientes quandoguardam rancor, mágoas ou dei-xa de falar o que sente para al-guém, é muito comum virem noatendimento com dor na gargan-ta ou com dor no estomago. Poisa garganta representa aquilo quedeixou de falar e ficou marcadaem sua garganta e o estomago éo lugar que representa a nossaemoção, ou seja, neste caso elafoi mal digerida.

Com o processo terapêuticoé possível fazer com que o paci-ente sinta-se confortável, segu-ro e adequado para dizer a ma-goa que o sufoca, e é incrívelobservar que depois que o paci-ente consegue dizer aquilo quesempre quis aparenta uma me-lhora na doença que se instalou.

As doenças são sinais para nos-sa vida avisando que existe algoque está pedindo atenção e cabe anós entendermos essa linguagem.

Bruno Ricardo Pereira AlmeidaCRP: 06/119079Psicólogo ClínicoE-mail:[email protected].: (15) 9 9681-5009 / 3521-2358

Page 5: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 5

por Gabriel Marcondes

Sociedade e Ímpeto

Caro amigo leitor, reza a boaeducação e também o bom cami-nho para a sabedoria que o discu-tir de ideias é essencial. Isso é oque alguns chamam de “debate dealto nível”. Debater acerca de pes-soas é pura mesquinharia e bana-lidade que não nos leva a lugar al-gum, senão o mérito pelo desme-recimento do próximo. Baixaria evulgaridade que hoje já não temmais idade.

Tomo como exemplo os doiscasos em que critiquei a atualgestão da Secretária da Cultura,critiquei os gastos mal esclareci-dos, a ineficiência do ConselhoMunicipal de Cultura e cobrei so-luções. Em nenhum momentotomei por mim ou por ela o cu-nho personalista, mesmo depoisdela ter considerado minha ati-tude “fogo amigo”. Como é deconhecimento de todos que a co-nhecem, a Setembrina é uma mu-lher carismática, de sorriso e diá-logo fácil, não por menos vem háanos marcando presença no ce-nário político municipal, ocupan-do cargos de vereadora e secretá-ria da cultura por duas vezes,além de regional, sendo deputa-da estadual bem votada alcançan-

Ao respeito e ao bom senso, com amordo cargo de suplência. Nunca es-condi, nem dela nem de ninguémminha admiração pela trajetóriapolítica e pessoal desta mulher,nossas divergências foram e sãono campo das ideias, políticas eculturais, não concordo mesmoela sustentar como secretária umConselho Municipal de Culturaineficiente e inexistente, e pagaro preço por responder pela equi-pe de trabalho que ela tem a dis-posição dela na secretaria. E medecepciona mais ainda ela, na con-dição e no cargo que ela ocupa,não ter tido condições ou conhe-cimento para explicar os gastosda sua secretaria.

Esse tipo de diferença e dis-cordância muito se distancia dasquestões pessoais, essa pobrezade espírito não compete a minhapessoa e nem a dela, pois embo-ra sejamos divergentes no cam-po das ideias, queremos e dese-jamos a mesma coisa. O mesmose aplica às críticas aos demaissecretários e ao Prefeito, com re-lação à transparência do muni-cípio. Cobrei e continuarei co-brando da prefeitura e dos ges-tores responsáveis à transparên-cia das contas públicas bem

como a entrega de todo e qual-quer documento que venha ge-rar dúvidas, sem nunca por ummomento sequer desmerece-losou critica-los de forma pejorati-va e pessoal.

Essas pessoas que hoje ali es-tão, em cargos de servidores co-missionados e até alguns concur-sados estão de passagem, maisdo que os cargos e suas atribui-ções elas devem ser tratadas como mínimo de respeito e dignida-de, e assim tratá-las-ei mesmodepois da Era Comeronista. Comisso, posso até correr o risco defazer minha escrita parecer mor-na, xoxa, e até sem sal para al-guns que procuram aqui muni-ções para próximas batalhas semeira nem beira. É. Talvez seja porisso que parte da plateia que meacompanha linha por linha atrásde uma vírgula mal colocada paraque possam usar contra mim es-tejam desanimados. Animem-se!E tomem como exemplo essadose de hombridade e sensatezse lhes forem possíveis.

porTony AuadOs Bastidores da TV

Hoje eu inicio a minha colunacomentando as novas modifica-ções no SBT. Está sendo anunciadopela emissora a partir do mês quevem, o lançamento de um novojornal, com a apresentação de Cé-sar Filho, substituindo o que eleapresenta atualmente. O telejor-nal terá um formato mais próxi-mo de uma revista que irá concor-rer com um programa semelhan-te na Rede Bandeirantes de nome:Café com Jornal. Os dois Telejor-nais, terão o mesmo horário como mesmo objetivo, onde a Bandacredita que poderá ter uma am-pla vantagem sobre a emissora deSílvio Santos por apostar em ca-ras novas para a apresentação des-se jornalismo. Também no SBT, háinformação segura que por ordemdo patrão os programas infantis,sairão do ar de vez pelas dificulda-des encontradas e pela perda deaudiência para os canais fechados.

Até porque já está absoluta-mente comprovada, que progra-mação infantil não gera audiênciana TV Aberta não adianta insistir.Por outro lado também a rentabi-lidade comercial fica comprome-tida com as normas impostas paraas ações de Merchandising o quedeixou de ser um bom negóciopara a emissora. Baseado nessasinformações Sílvio Santos resol-veu acabar com a programaçãodesse gênero na sua emissora.

A Direção da Rede Bandeiran-tes de Televisão resolveu atendercom mais rapidez as necessidadesdo Pânico na Band. Foi o motivoprincipal que levou a Diretoria da

emissora mandar seu representan-te executivo Diego Guebel ao MIP(Mercado Mundial de Conteúdo deEntretenimento) em Cannes naFrança. Sua responsabilidade serácomprar formatos que se ajustemao humorístico.

O autor Aguinaldo Silva já estáselecionando o elenco para suapróxima novela: Falso Brilhante:que ira substituir em família. In-clusive como uma das principaisprotagonista será Lilian Cabral, oautor convidou a atriz Adriana Bi-rolli para viver duas fases de Lili-an Cabral, uma quando jovem eoutra ela ela volta como sobrinhado personagem de Lilian Cabral. Oautor acredita muito num bom re-sultado na escolha.

Milagres de Jesus, que terá a suasegunda temporada na Rede Recordcaminha em passos largos com suasgravações onde a emissora apostatodas as suas fichas realizando umasuper produção. Os autores da pri-meira temporada já adiantarampraticamente quase tudo da segun-da e com isso as novas chamadaspoderão serem vistas já a partir domês de maio na emissora.

O músico João Marcelo Bôs-coli se defendeu da acusação detraição á ex mulher, a apresenta-dora Eliana. Segundo ele esses co-mentários não são verdadeiros atéporque a prova disso é que ele vaiá casa dela cinco vezes por sema-na para ver seu filho Artur. O di-vórcio do casal foi anunciado asemana passada e ambos alega-ram as mesmas coisas; Incompa-tibilidade de gênios.

A atriz Mel Lisboa está viven-do Rita Lee no musical em SãoPaulo. Com um público superan-do as expectativas ela se surpre-endeu ao ver a cantora na platéiaassistindo o seu trabalho quediga-se de passagem uma exce-lente interpretação. Por outrolado fica comprovado mais umavez que quando o trabalho é bomo resultado sempre vem maisrápido e é justamente isso queestá acontecendo.

A mulher do guitarrista Gunsn’ Roses, foi assaltada a semanapassada na orla de Boa Viajem noRecife, onde o Grupo está se apre-sentando. Segundo ela dois ho-mens passaram correndo e leva-ram sua bolsa. O caso foi regis-trado no distrito de Boa Viagemque fizeram buscas mas não en-contraram os meliantes. Pergun-tado ao Grupo o que eles acharamdo acontecido: Foram unanimes:Estamos no Brasil esse é o cartãode visita deles.

Frase Final: Não há coisa, porfácil que seja, que não se tornedifícil quando realizada de mávontade.

Por Dentro da Leipor Wanderley Verneck Romanoff

Após doze meses de traba-lho o empregado completa ochamado “período aquisitivo”.A partir dessa data, o emprega-dor tem mais 12 meses paradeterminar uma data e permitirque o empregado usufrua desuas férias, o que é denominadode “período concessivo”.

Se um empregador deixapassar o período concessivo enão concede as férias ao em-pregado, deverá pagar em do-bro a remuneração de fériasdevida.

Cumpre esclarecer que aempresa possui a autonomia deescolher o mês para o emprega-do usufruir de suas férias, con-tudo é necessário avisá-lo com30 dias de antecedência, de

Dúvidas sobre fériasmodo que o empregado possaprogramar a melhor forma paraaproveitá-las.

Relativo ao pagamento dasférias e do abono respectivo (1/3 do salário), deverá ele ocorreraté dois dias antes do iníciodestas.

O empregado pode venderaté 1/3 de suas férias. Por exem-plo, se um empregado tem di-reito a 30 dias de férias, essepode vender somente 10 dias,devendo usufruir os 20 dias res-tantes. Cabe esclarecer que essavenda é uma faculdade do em-pregado, não podendo esse serobrigado pelo seu patrão a ven-dê-la. Essa venda deve ser reque-rida pelo empregado até 15 diasantes do término de seu perío-

do aquisitivo.Finalmente, quando o em-

pregado faltar injustificada-mente (sem apresentar atesta-do médico), seus dias de fériasserão concedidos na seguinteproporção: a) 30 dias, quandonão houver faltado ao serviçomais de 5 vezes; b) 24 dias,quando houver tido de 6 a 14faltas;18 dias, quando houvertido de 15 a 23 faltas; c)12 dias,quando houver tido de 24 a 32faltas.

A Prefeitura de Itapevamontará plantão em serviços

Prefeitura terá horário especialde atendimento no feriado

essenciais para garantir aten-dimento emergencial duranteo fer iad o prolonga do dePáscoa. Além dos feriados na-cionais dos dias 18 (Paixão deCristo) e 21 (T iradentes), foidecretado ponto facultativonesta quinta-feira, dia 17 deabril. Veja a relação de servi-ços e os códigos telefônicospara solicitar atendimentoemergencial:SADI: funciona durante o

feriado prolongado, 24 horas.Telefone: 0800 773 0120.

Poupatempo: a unidade doPoupatempo de Itapeva estaráfechada entre os dias 18 e 21 deabril. Telefone: 0800 772-3633.

Limpeza urbana: a coletaserá realizada normalmente, ex-ceto na sexta-feira (18) quandoas atividades serão suspensas.

Mercado do Produtor: fun-cionará normalmente, a não serna sexta-feira (18), que fecharáa partir das 14h.

Feiras livres: serão realiza-

das normalmente nos locais ehorários programados.

Sistema público de Saúde:durante o feriado, a Unidade dePronto Atendimento (UPA) fun-ciona normalmente, 24 horas,assim como o Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência(SAMU), que recebe chamadaatravés do telefone 192.

Atendimento do Procon: teráo atendimento presencial suspen-so entre os dias 17 e 21 de abril,retornando na terça-feira, dia 22.

Fórum: Funciona nesta quin-ta-feira (17) e reabre na terça-feira normalmente.

Bancos: Funcionam nestaquinta-feira (17) e reabre na ter-ça-feira normalmente.

UPA: Atendimento normal.Coleta de Lixo: Funciona no

sábado (19) e na segunda-feira(21) normalmente.

Comércio: Sábado das 8h às14h, domingo e segunda ape-nas comerciantes com acordosindical.

Em resposta a requerimentodo vereador Marmo Fogaça a res-peito das obras do Parque Ambi-ental que está sendo construídona Avenida Norte Sul, a SecretariaMunicipal de Obras e Serviços,através de seu titular José AlcirZacharias Júnior, prestou diversasinformações. Na ocasião Marmoindagou quais as fontes de recur-sos orçamentários e financeirosaplicados na obra? Quanto já foiaplicado no local? Qual o motivopelo qual os serviços foram inter-rompidos? Quer também que sejaencaminhada cópia do projeto téc-nico de execução das referidasobras e o orçamento total previs-to para a conclusão do projeto.

De acordo com o Secretário deObras, os recursos orçamentáriosutilizados para a execução dasobras provêem da Secretaria Mu-nicipal de obras e Serviços. O totalgasto para limpeza e desassorea-mento do Parque Ambiental até omomento é de R$ 45.024,00, cercade 70% da execução concluída;foram utilizados 4.800 metrosquadrados de grama tipo esmeral-da, no valor de R$ 10.464,00; 1.200toneladas de rachão pedra bruta,no valor de R$ 34.560,00.

Além da mão de obra empre-gada nos serviços, também foramutilizados tubos de concreto de0,20 metros de diâmetro (sobrasde obras da gestão anterior), eaproximadamente 700 litros de

Secretaria explica obrasdo Parque Ambiental

O vereador Marmo Fogaça pediu informações sobre os recursosaplicados na obra e o porque da interrupção dos serviços

óleo diesel para abastecimento damáquina cedida pelo DAEE – De-partamento de Água e Energia Elé-trica para execução dos serviços.

O secretário assegurou que osserviços não foram interrompi-dos, visto que está sendo feitaconstantemente a limpeza e con-servação do local. Informou ain-da, que o projeto técnico da im-plantação das edificações está emfase de elaboração, a somenteapós a conclusão será possível adefinição do orçamento da obra.Ressaltou que a obra está sendoexecutada devido a disponibili-dade do equipamento fornecidopelo DAEE, tão necessário nessetipo de intervenção, o qual deve-rá retornar em breve ao seu localde origem.

O vereador Marmo Fogaça fa-lou a respeito do requerimento eda resposta encaminhada pelo Se-cretário de Obras. Frisou que aprefeitura deveria ter iniciado aobras, somente após a conclusãodo projeto técnico, quando seriapossível avaliar o orçamento damesma e se a municipalidade te-ria recursos para essa finalidade.“Isso é uma questão de planeja-mento, o prefeito fala tanto queem sua administração tudo é fei-to de forma planejada, porém nãoé isso que vem sendo sentido pelapopulação, já que as reclamaçõesocorrem por todos os cantos dacidade, nos mais diversos seg-mentos”, concluiu o vereador.

(Assessoria do Vereador Mar-mo Fogaça)

Page 6: Jornal Ita News | Edição 781

Quero dizer que ascríticas me fortalecem

Hoje fica desempregado emItapeva quem realmente não

está com vontade de trabalhar

Em Itapeva por mais que aspessoas não concordem, não

tem um nível alto decriminalidade

Se tem falta de medicamentoé falha do secretário

17 de abril de 20146

O prefeito Roberto Comeron está no seu dé-cimo quarto mês de administração, desdeque venceu as eleições municipais em ou-

tubro de 2012. A vida pública não tem sido fácilpara o chefe do Executivo, pois há cobranças portodos os lados, mesmo que ainda alegue que Ita-peva nunca viu esta transformação que seu go-verno está fazendo pela cidade.

Segundo o prefeito, seu governo não faz muitoalarde das benfeitorias e benefícios realizados pelacidade, pois para ele tudo que faz barulho é vazio.Nossa equipe de reportagem esteve no gabinete dochefe do Executivo, o qual nos recebeu e pôde fazeruma avaliação de sua administração. Nós coloca-mos em pauta alguns tópicos das principais áreasde atuação, para informar ao nosso leitor o que estásendo realizado ou está por vir, acompanhe:

ADMINISTRAÇÃO

IN – Como o senhor avalia a sua administra-ção nos primeiros meses do ano de 2014?

Prefeito – Eu avalio de forma positiva, por maisque as coisas não estejam da maneira que eu queroe que o povo deseja, nós já demos passos largos.Quando assumimos a Prefeitura, a primeira coisaque fiz como prefeito foi verificar o financeiro setínhamos dinheiro em caixa e encontramos umadívida de R$ 13 milhões. Começamos as nossas ne-gociações com os fornecedores que tinham dinhei-ro para receber e pagá-los para poderemos começara nossa administração. Mesmo com essas dificul-dades pudemos ter um ano bom, porque fechamoscom quase R$ 5 milhões em caixa. Entregamos doispostos de Saúde, que estavam pela metade, obrasque estavam cheias de tapumes e abandonadas, asquais retomamos, uma no Guarizinho e outra noSão Roque, além de entregamos os postos coloca-mos uma ambulância na garagem. Entregamos tam-bém o CAPS, que estava para ser concluído. Entrega-mos no Jardim Maringá uma escola de primeiro mun-do e também renovamos toda a frota comprandoum caminhão novo para lixo. Melhorarmos as con-dições de trabalho dos funcionários, e nesse senti-do o ano de 2013 foi muito produtivo. Abrimos umaClínica Veterinária, que não existe nenhuma na re-gião, somente Itapeva tem para atender os cachor-ros de rua, e ainda entregamos a UPA, que está fun-cionando. Contratamos 30 médicos, tínhamos 50na rede e hoje temos 80. Fizemos muitos convêniose sabíamos que esses convênios renderiam no futu-ro algo positivo, como por exemplo, o convênio daVila Aparecida e do Poupatempo. Estamos no mêsde abril, já entregamos o Poupatempo, as casas doItapeva F, que achamos em atraso devido às chuvase por falta de mão de obra ainda não pudemos entre-gar, mas que agora estão aceleradas. O dinheiro jáestá na conta para fazermos a pavimentação e va-mos entregar o mais rápido possível. Revitaliza-mos a Avenida Mário Covas, modernizando a nossacidade, que felizmente precisa desse toque especi-al. Posso anunciar aqui que por esses dias vamosinaugurar o espaço do cidadão, onde estaremos aten-dendo a população com órgãos do município. En-tregamos o Centro de Referência do Idoso, que esta-va parado há oito anos, os seja, a coisa está indomuito bem graças a Deus.

IN – Como explicar as diversas manifestaçõese reclamações que tivemos nos últimos meses?

Prefeito – Isso é a democracia, que faz com queas pessoas muitas vezes passem a exigir cada vezmais. Acho isso muito saudável, porque eu souapaixonado pela democracia e as pessoas devemsim reclamar, mas o que me deixa triste são recla-mações que não procedem, algumas invenções quetalvez porque não tiveram sorte nas urnas achamque estão ainda em plena campanha eleitoral sóvendo o lado ruim. Todas as obras que terminamose que estavam paradas até hoje não tivemos ne-nhum elogio, só vemos críticas e algumas pessoasfazem de forma maldosa, mas eu não vou me aba-ter com isso, porque Itapeva está acima disso tudo.Vamos trabalhar cada vez mais. Se nosso governofosse falho e não pagássemos em dia os funcioná-rios, as dívidas anteriores e os fornecedores emdia as pessoas poderiam dizer que somos um go-verno ruim, mas até hoje abriu-se CEIs para apurare não encontraram nada. Isso prova que o nossogoverno é sério, trabalhamos com austeridade,

estou de passagem como perfeito e quero fazer omelhor. Quero dizer que as críticas me fortalecem.

SAÚDE

IN – O que está sendo feito e implantado naSaúde?

Prefeito - Nós contratamos 30 novos médicose colocamos serviços de odontologia na zona ru-ral e hoje o Bairro São Roque, Guarizinho e adjacên-cias têm atendimento odontológico. Além disso,compramos medicamentos de auto custo e tam-bém já mandamos licitar e demos ordem de servi-ço para 12 novos postos de saúde. Tudo isso va-mos entregar no nosso governo. Eu tenho metas ecom certeza as pessoas irão ter surpresas. Vai teruma farmácia atendendo na Vila Aparecida, que jámandamos licitar. Mandamos licitar para o Altoda Brancal um posto novo e o do Jardim Bela Vistaestá quase concluído. Estamos trabalhando muitoforte pela Saúde, tanto que as reclamações estãodiminuindo. Estamos em parceria com a Santa Casa,que nunca antes tivemos e estamos recebendo elo-gios da diretoria da Santa Casa por essa parceria.Estamos recebendo elogios do Estado todo.

IN – Como explicar, e o que será feito com ospostos que estão sem atendimento médico e al-guns sem funcionamento como o do Bairro Ama-rela Velha?

Prefeito – O posto do Bairro Amarela Velha nósmandamos reformar, só que colocamos próximo aoBairro um posto de ponta que fica no Guarizinho,que é o centro dos bairros. As pessoas nesse mo-mento se dirigem para o Guarizinho, porque sãobairros próximos, mas nós vamos entregar o postoda Amarela Velha, que está no nosso cronograma.Gostaria que as coisas acontecessem de forma rápi-da no poder público, mas tudo é muito lento, porémtudo isso vai acontecer dentro de poucos dias.

IN – E a falta de alguns medicamentos na Far-mácia Municipal?

Prefeito – Eu não tenho conhecimento, mas setiver é falha do secretário, isso eu não permito, vouconversar com o secretário, porque deve ser um me-dicamento de auto custo, pois esses dias eu mandeilicitar R$ 1,6 milhão em medicamentos, ressalto quese tem falta de medicamento é falha do secretário.

EDUCAÇÃO

IN – E como está a Educação?

Prefeito - A Educação de Itapeva está emboas mãos, a secretária Vânia é muito compe-tente e capacitada. No Brasil tem apenas setesupervisores do MEC e para a nossa alegria asecretária Vânia foi escolhida entre as sete doBrasil para ser supervisora do MEC, o que émotivo de orgulho. Ela está fazendo uma re-volução na Educação. Foi implantado o 1/3 dossalários para os funcionários, que é uma lei de2009, só que muitas cidades não implantarame os prefeitos anteriores também não, mas po-deriam ter feito isso. Precisou ter coragem enós a tivemos. Conseguimos também dar umsalto muito grande, pois tem algumas esco-las que o governo vai construir em Itapeva, aobra já está licitada e aprovada em nível deGoverno Federal. Uma delas será no JardimBela Vista, outra na Vila São Benedito, e issopara nós é motivo de alegria e de orgulho emrelação ao trabalho que a secretária vem fa-zendo.

IN – O aluguel do novo prédio da Educação foinecessário?

Prefeito – Nós tínhamos vários setores es-palhados em vários lugares e isso não podeacontecer, pois têm que estar juntos com a Se-cretaria da Educação. A nossa intenção foi alu-gar um prédio, que comportasse todos essesdepartamentos e assim, entregamos as casasque eram alugadas para a Educação. Neste sen-tido nós economizamos dinheiro. Alugamos umprédio por R$ 27 mil, porém nós pagávamosem torno de R$ 50 mil e com isso quase metadefoi economizado com esse prédio em que hojeestá a Secretaria. Foi feito uma conta antes paraver se dava certo e criamos ali no antigo pré-dio da Educação, que era uma promessa de cam-panha, a qual já está sendo cumprida e logo vaifuncionar o Espaço do Cidadão, e isso para nósfoi um avanço.

SEGURANÇA

IN – Como o senhor avalia a segurança?Prefeito – Em Itapeva por mais que as pes-

soas não concordem, não tem um nível altode criminalidade. Nosso nível é muito baixocomparado com outras cidades, a criminali-dade não é alarmante, mas precisa melhorá-la. O secretário Patriarca está fazendo o pedi-do para implantar sistemas avançados de mo-nitoramento da entrada da cidade e vamos ilu-minar vários pontos que eram escuros, osquais já estamos iluminando como o Bairrodo Pacova e a Colina dos Pinheiros, onde a Pre-feitura contratou empresas para fazer essa ilu-minação. A segurança precisa de melhorias,mas também compete ao Governo do Estado,à Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Muni-cipal trabalhando em conjunto para gerar maissegurança.

AGRICULTURA

IN – E como está o andamento na Agricultura?Prefeito – A Agricultura está me dando muita

alegria. O primeiro ponto que o secretário Rafaelfez foi trazer para dentro da administração os nos-sos cooperados e a Educação está comprando emparceria esses pequenos agricultores. Eles não ven-diam para a Prefeitura nem R$ 200 mil por ano eagora estamos comprando mais de milhões. Onosso secretário inaugurou a Clínica Veterinária,que foi um projeto avançado, já temos o projetodo Mercado do Produtor, que foi lançado em nossogoverno, o qual já tem o dinheiro para poder serfeita a reforma. O trabalho na Agricultura vai nostrazer um saldo positivo. Ele conseguiu a aprova-ção da APL (Arranjo de Produção Local), em quehouve uma parceria, a qual nos ajudou no projeto,no relacionamento que ela tem com o secretárioRodrigo Garcia e foi conseguida uma quantia demais de R$ 600 mil para implantarmos em Itapevaa APL e isso me rendeu um presente. Enquantoalgumas pessoas criticam nós estamos trabalhan-do e sendo reconhecidos por órgãos grandes doEstado. Eu fui escolhido como prefeito empreen-dedor pelo Sebrae e isso para mim é motivo deorgulho no meu primeiro ano como chefe do Exe-cutivo. Vai ser implantado também em Itapeva umCentro Tecnológico, já demos o primeiro passo, odinheiro já está em conta e logo irá ter um estudo.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

IN – O que está sendo feito para a geração deemprego e renda?

Prefeito – Itapeva no passado gerou quase milnovos empregos, isso é um saldo positivo, masesse ano já está faltando mão de obra para a cons-trução civil. Se o governo fosse fraco não sobrari-am vagas. Hoje fica desempregado em Itapevaquem realmente não está com vontade de traba-lhar. As construtoras estão preocupadas com a mãode obra e já estão trazendo de fora. Tem uma cons-trutora em Itapeva que vai construir cinco postos,que chama-se Bezerra e o proprietário da constru-tora já trouxe 40 homens de fora, porque não con-seguiu mão de obra aqui na cidade. Se está vindogente de fora é porque tem trabalho aqui. Quem leresta entrevista que vá até o PAT rápido, porqueestamos precisando de mão de obra. Itapeva estárecebendo o Instituto Técnico Federal e quero agra-decer o vice-prefeito neste sentido, porque fomospara Brasília várias vezes para que se liberasse essebenefício e hoje Itapeva tem o Instituto. Itapevaestá recebendo mais de 1.500 moradias do Progra-ma Minha Casa Minha Vida em conjunto com oCasa Paulista e é o governo municipal que faz otrabalho em conjunto.

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

IN – E quanto a instalação de novas empresase indústrias?

“Já cumprimos uma parte do nosso plano de

Alugamos um prédio por R$ 27mil, porém nós pagávamos emtorno de R$ 50 mil e com isso

quase metade foi economizadocom esse prédio em que hoje

está a Secretaria

Eu fui escolhido como prefeitoempreendedor pelo Sebrae e issopara mim é motivo de orgulho

Estamos trazendo para Itapevao Best Center, um aglomeradode lojas grandes, que só têm

em grandes centros

Administração

Saúde

Educação

Segurança

Agricultura

Geração deEmprego e Renda

Desenvolvimento Industrial

Page 7: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 7

Nós estamos trabalhando muitosem fazer alardes, porque tudo

o que faz barulho é vazio

Exijo demais e pago o preço porisso, mas existe o desejo de algumasalterações, que são necessárias, seeles melhorarem irão continuar,mas é preciso que tenha um gás

novo para que acompanhe o meuritmo, que é puxado

Tenho metas e tenho prazo, oqual dei ao secretário

Já temos mais de R$ 1 milhãoem conta e o projeto feito pararevitalizarmos o nosso estádio

Cobro muito dos secretários e àsvezes até os ameaço, mas depois

de tanta paulada a coisacomeçou a andar

Eu tenho que dar mais um‘apertão’ na secretária para que

ela agilize o processo

Prefeito - O forte aqui em nossa cidade é ocomércio, que é uma grande empresa, é um dosmais ativos da região e porque não dizer do Esta-do, tanto que aos sábados não se consegue andarpela cidade de Itapeva. Nós já estamos em conta-to com empresários para trazer para cá novosinvestimentos, que gerarão empregos. Estamostrazendo para Itapeva o Best Center, um aglome-rado de lojas grandes, que só têm em grandescentros. Serão mais de 40 lojas, esse projeto seráatrás da Paineira, o terreno já foi comprado e pago,já foi feito o estudo e a Prefeitura aprovou. Agoraestá nas mãos de empresários. Mas ainda temcoisas por fazer, como pavimentar o Parque In-dustrial, pois aquilo é uma vergonha. Acho quedeveria ter dado o Parque com condições para asempresas e isso não foi feito. Mas isso não é cul-pa do governo atual, pois pegaram aqueles terre-nos sem infraestrutura nenhuma e deram para osempresários, e isso é uma irresponsabilidade,agora o pesado sobrou para a nossa administra-ção com o dinheiro do PAC, mas nós vamos fazer.

IN – O que ficou acordado na visita com oschineses. Isso deu frutos?

Prefeito – Eles vieram para conhecer a nossacidade e nós sabemos que o povo da China é umpovo empreendedor. Eles não vieram à toa, nãofoi um passeio, foi um trabalho. Eles estão envi-ando e-mails para nosso secretário da Agricultu-ra, de que existe uma possibilidade grande de uminvestimento da China em Itapeva sobre tecnolo-gia solar, mas ainda estão estudando. O primeiropasso foi dado, porém eles têm o dinheiro parafazer o investimento e estamos esperando a horaque acharem o momento oportuno.

CULTURA

IN – Em relação à cultura o que será implantado?Prefeito – Quanto à cultura de Itapeva, o pri-

meiro passo é melhorar a Casa da Cultura, quefica no Centro da cidade, cujo prédio está em con-dições terríveis. Não tem como mexer sem re-cursos e sem mão de obra especializada. Coloca-ram um monte de tapume e largaram a bombapara nós. Tem que olhar a situação em que pega-mos o munícipio com muitas obras inacabadas,todas abandonadas como o Mirante do Debret,isso tudo é uma irresponsabilidade e o que fize-ram com a Casa da Cultura não foi diferente. Ti-nha que ter feito um projeto com pessoas especi-alizadas em restauro, enviar para o Governo e ten-tar uma parceria antes de colocar pedreiros parabater martelo nas paredes. Por isso somos criti-cados, porque fica no Centro da cidade com ris-cos para a população. Mas eu tive a alternativa demandar fazer o projeto e fizemos a planilha dosvalores e fica em torno de R$ 2 milhões para elaser restaurada. Fica caro, porque tem que ter mãode obra especializada com empresas que só fa-zem isso no Brasil. Eu levei ao governador o pro-jeto para ele olhar e nos disse que vamos fazeresse trabalho em etapas. Vamos ter uma reuniãono dia 24 com o secretário da Cultura do Estado elevar o projeto e a planilha para pedir que elesliberem esse recurso em etapas. Se o governoentrar com o dinheiro, nós entramos com a con-trapartida, pois é do nosso interesse aquela res-

tauração. Queremos fazer a Cultura funcionar naEscola Dom Silvio Mario Dário e eu estou cobran-do a secretária Setembrina, pois isso já teria queter acontecido. Ela tem que ter agilidade, porqueali é o prédio ideal para a Cultura do munícipio,vai ficar a Secretaria da Cultura mais bonita deSorocaba para cá, por ser um prédio bonito, quetem história. Queremos colocar o Museu ali den-tro e queremos colocar até o Boulevard neste es-paço, só que eu tenho que dar mais um apertão nasecretária para que ela agilize o processo, estánas mãos dela para que essa mudança aconteça edei o prazo até o final de abril.

AÇÃO SOCIAL

IN – Quais os projetos na área da Ação Social?Prefeito – A nossa Ação Social trabalha muito

em parceria com a DRADS, inclusive no dia 16 euestive com o secretário da Ação Social do Estadode São Paulo na cidade de Capão Bonito assinan-do uma melhoria de repasse para a cidade de Ita-peva. O nosso Social começou a trabalhar fortecom o Programa Minha Casa Minha vida, é a AçãoSocial que vaio fazer o cadastramento, um traba-lho complexo e complicado que não é para qual-quer pessoa. Deve ser um trabalho muito bemfeito e elaborado com o acompanhamento doGoverno Federal. Eu peço sempre para a secretá-ria Beth, que agilize um atendimento melhor paraas pessoas carentes. Também inauguramos a Co-zinha Comunitária, que estava parada e coloca-mos para funcionar. Acho que o melhor do Socialé a geração de empregos para essa gente, e issoeu cobro muito dela, cobro muito dos secretári-os e às vezes até os ameaço, mas depois de tantapaulada a coisa começou a andar.

ESPORTE

IN – O senhor avalia o esporte como satis-fatório?

Prefeito – Sim, melhorou. A nossa populaçãotem um sonho que é um estádio próprio. Ele estáabandonado há mais de 30 anos, mas a boa notí-cia é que já temos mais de R$ 1 milhão em contae o projeto feito para revitalizarmos o nosso es-tádio. O secretário Papita está de parabéns pelotrabalho que vem desempenhando frente à Secre-taria. Esse convênio com o São Bento foi uma sa-cada sensacional, que veio revelar jovens talen-tos para a nossa cidade. Estamos instalados numasede maravilhosa através de parceria com a Vo-torantim e quando assumimos a nossa Secretariade Esportes ficava num porão. Hoje o secretárioestá num local onde tem piscina, dois campos de

futebol, sauna, sala de musculação, alojamentos,ou seja, a Secretaria de Esportes de Itapeva estáem um local adequado.

OBRAS

IN – Quais obras estão em andamento e serãofinalizadas?

Prefeito – Nós pegamos muitas obras queestavam pela metade e abandonadas e colocamosalgumas para funcionar. Estamos trabalhando emoutras, que serão concluídas. Tenho metas e te-nho prazo, o qual dei ao secretário. Nós quere-mos entregar este ano o Centro Ambiental. Para-mos no ano passado, porque temos alguns pro-blemas de documentação e alguns detalhes queprecisávamos melhorar, mas meu sonho é entre-gar em setembro no desfile das crianças, por serum parque voltado para elas. Queremos entregareste ano o asfalto da entrada da cidade até a VilaAparecida, o dinheiro está na conta, a topografiaestá feita e em breve concluiremos. Vamos licitaros dois portais este ano, um próximo à entradaao trevo e o outro próximo ao motel. Vamos con-cluir o Debret, fazer embaixo um centro de infor-mação turística da cidade e em cima o centro dacidade, ao lado uma pracinha com algumas casi-nhas para artesãos, e outras obras que precisamde conclusão como o banheiro em frente ao AME,que também estava abandonada.

IN – Por que o senhor pediu ao governador amudança do Terminal Rodoviário?

Prefeito – Nosso Terminal é muito antigo enão existe mais terminais dentro de cidades. Elessão afastados do Centro e o nosso Terminal porser dentro da cidade atrapalha o trânsito. O Go-verno pode nos ajudar neste sentido para fazerum Terminal grande, tanto Urbano, como Rodo-viário, uma coisa bonita e que gerem empregos,esse é nosso desejo, mas o governador não deuresposta.

MUDANÇA DE SECRETARIADO

IN – Já deu tempo suficiente para avaliar a suaequipe? Haverá alguma mudança?

Prefeito – Eu sempre cobro muito dos meussecretários, existe sim um desejo de que algunsdesempenhem melhor a função. Exijo demais epago o preço por isso, mas existe o desejo de algu-mas alterações, que são necessárias, se eles me-lhorarem irão continuar, mas é preciso que tenhaum gás novo que acompanhe meu ritmo, porque é

governo, faltam ainda 30%”, diz Comeronpuxado. O que eu estou fazendo como prefeito deItapeva é algo jamais visto nas outras gestões.Quando em Itapeva em tão pouco tempo aconte-ceu essa transformação? As pessoas não têm no-ção ainda do que está acontecendo em Itapeva, atransformação que está sendo feita e isso envolvemilhões. Só as 1.500 casas envolveu mais de R$140 milhões de investimentos e parte do dinheirofica aqui, os empregados são daqui e vão investirno comércio daqui. As empreiteiras compram con-cretos e materiais daqui de Itapeva e isto só des-ses dois investimentos. O Instituto Técnico Fede-ral vai ficar em mais de R$ 10 milhões. O entornosão R$ 12 milhões, eu estou falando de coisas gran-des que estamos trazendo para a cidade. Nós nun-ca tivemos tantos convênios assinados como nanossa gestão e isso tudo vai entrar em nosso mu-nicípio. Se somarmos todos os convênios que te-mos em conta, são mais de R$ 30 milhões, que euassinei fora os R$ 150 milhões de investimentos.Quero sentar com a imprensa e fazer uma compa-ração: nós já cumprimos uma parte do nosso pla-no de governo, faltam ainda 30% para ser cumpri-do. A única coisa que ainda não entramos é com ointermodal, porque não tivemos liberação do Ae-roporto, é um sonho e vou brigar até o final paraque se libere o Aeroporto Municipal. A partir desetembro vai ter o cartão alimentação para os fun-cionários, são R$ 100 reais e isso vai dar R$ 4.800,00ao ano, que vai ser gasto no comércio local e isso éalgo histórico. Em oito anos só deram 3% de au-mento para os funcionários e nós já demos de cara6% e 2% para quem ganha acima de R$ 1.000,00. Sesomarmos certinho vamos ver que o aumento foiespetacular. Colocamos em ordem o sonho das fi-sioterapeutas, que era a redução da carga de traba-lho um direito delas, regularizamos a situação dosnossos coletores, que recebiam de forma irregulare hoje recebem de forma regular, as conselheirastutelares também tiveram uma melhora no salá-rio que elas recebiam. Eu queria ter uma varinhamágica para fazer tudo acontecer, mas não tenho.

MENSAGEM

IN – O que o senhor diria neste momento àpopulação?

Prefeito – Eu digo a todos que estamos traba-lhando e vamos trabalhar até o último dia do nos-so governo. Itapeva está tendo um avanço jamaisvisto na história dessa cidade. Gostaria que as pes-soas pegassem dados e observassem a transfor-mação que está acontecendo. O nosso governo estádeterminado e o povo deve ter tranquilidade abso-luta, porque tudo o que estamos fazendo em pou-co tempo, quando olharem para trás o povo vai verque realmente nós fizemos a coisa certa. A políticafoi feita para os fortes, mas eu tenho certeza que oresultado será maravilhoso. Itapeva hoje não é vistacomo uma cidade qualquer, ela é a 16ª Região Ad-ministrativa e isso foi instalado em meu governoe todas as outras conquistas foram feitas no meugoverno. Se o governo não pagar as contas em dia,a Prefeitura entra no CADIM e nem um convêniomais vem para Itapeva. Nós estamos trabalhandomuito sem fazer alardes, porque tudo o que fazbarulho é vazio e nós de forma quieta estamostransformando a nossa cidade.

Cultura

Ação Social

Esporte

Obras

Mudança deSecretariado

Mensagem

ERRATANa edição do dia 11 de abril, nº 780, houve um erro por parte da equipe de redação, o qual

foi veiculado na capa do Jornal Ita News. Na reportagem onde está escrito: “Tráfego deinfluência ou nepotismo na Câmara Municipal?”, na verdade lê-se: “Tráfico de influência ounepotismo na Câmara Municipal?”. No primeiro parágrafo onde está escrito: “A CâmaraMunicipal de Itapeva vendeu R$ 4.710,00 para a empresa Jornal e Gráfica AGN...”, na verdadelê-se: “A Câmara Municipal de Itapeva comprou R$ 4.710,00 para a empresa Jornal e GráficaAGN...” Portanto pedimos desculpas aos nossos leitores e por isso veiculamos novamente amatéria sem os erros descritos.

Page 8: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20148

Em solenidade realizadanesta sexta-feira (11), o gover-nador Geraldo Alckmin inaugu-rou oficialmente a agência doPoupatempo de Itapeva, a 37ªdo Estado. O evento reuniu de-putados, prefeitos e autoridadespolíticas dos municípios do su-doeste paulista.

Geraldo Alckmin chegou dehelicóptero no estádio do Ita-peva Clube por volta das 9h30 efoi recepcionado pelo prefeitoRoberto Comeron, pelo deputa-do estadual Ulysses Tassinari eoutras autoridades municipais.Ao desembarcar, o governadorrecebeu das mãos do prefeito edo diretor de Relações Institu-cionais da CCR SPVias, Alexan-dre Spadafora, o projeto de ex-tensão da duplicação da SP-258em Itapeva, desde o Centro deEventos Jubileu até o trevo deligação com a SP-249, que liga omunicípio com as cidades deItaberá e Itararé.

“A continuação desta obra

Governador inaugura oficialmentea agência do Poupatempo de Itapeva

Geraldo Alckmin destacou a importância do município como cidade polo da região sudoeste

será importante para o nossodesenvolvimento. A região poronde a rodovia passa está se

transformando e em breve iráganhar um conjunto habitacio-nal e o campus da Escola Técni-

ca Federal”, argumentou o pre-feito itapevense.

Já na solenidade, ao saudar

a presença do governador, Ro-berto Comeron agradeceu osinvestimentos realizados pelogoverno do Estado. “Quero res-saltar aqui o trabalho incansá-vel do governador, que faz aterceira visita a Itapeva emmenos de um ano. Isso, semdúvida, mostra o seu compro-misso pessoal com o sudoestepaulista”, afirmou.

Em seguida, Comeron apre-sentou uma lista reivindicaçõesque, segundo ele, vêm a somarcom as outras ações que estãosendo desenvolvidas em parce-ria pela Prefeitura e o Estado.Dentre os pedidos apresenta-dos, constam a ampliação dotrecho de duplicação da SP-258,a construção de um novo ter-minal rodoviário e recursospara a restauração da Casa daCultura “Cícero Marques”.

Sem eu discurso, o governa-dor declarou que Itapeva está setornando cidade polo da regiãoe que o anúncio da 16ª Região

Administrativa revela a impor-tância do município como cen-tro capaz de impulsionar o de-senvolvimento regional.

Sobre a inauguração do Pou-patempo, Geraldo Alckmin afir-mou que o órgão é o mais bemavaliado pela população emtodo o Estado, chegando a 98%de aprovação. “Quero destacara importância do Poupatempo,que é o programa melhor avali-ado do nosso governo. Em Ita-peva, em apenas um mês de ope-ração, já foram realizados qua-se 10 mil atendimentos”, disse.

Depois de descerrar a placacomemorativa, a comitiva deautoridades visitou as obras doCentro de Oncologia e a SantaCasa. Em seguida, o governadorcaminhou até uma padaria nocentro da cidade e tirou fotosao lado de simpatizantes. Porvolta do meio dia, antes de se-guir para o aeroporto, Alckminvisitou as obras de duplicaçãoda SP-258.

Page 9: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 9

No último dia 11, o gover-nador Geraldo Alckmin esteveem Itapeva para inaugurar oPoupatempo e o novo Detran.Na oportunidade, o governadorfez questão de visitar as obrasda Unidade Regional de Onco-logia e a Santa Casa de Itapevaque foi recentemente classifica-da pelo governo do estado comoHospital Estruturante.

Com a nova classificaçãoserão repassados 70% a mais doque é faturado pelo Hospitalatravés do SUS. Ou seja, cadaprocedimento efetuado via Sis-tema Único de Saúde terá umrepasse a mais do governo es-tadual que garantirá a qualida-de dos serviços prestados pelaSanta Casa à população de Ita-peva e região.

“Em 2014, as Santas Casas ehospitais filantrópicos de todoo Estado irão receber R$ 535milhões extras em recursos daSecretaria da Saúde, o que repre-senta o dobro em relação ao au-xílio encaminhado nos últimosanos”, destacou Alckmin emseu discurso.

Após descerrar a placa de inau-guração do Poupatempo, o gover-nador esteve presente na SantaCasa e nas instalações das obrasda Unidade Regional de Oncolo-gia que fará parte da rede Estadu-al Hebe Camargo de prevenção,integração e humanização do tra-tamento de câncer. “Nós estamosrepassando os recursos financei-ros e a Santa Casa de Itapeva exe-cuta a obra”, disse.

Na ocasião, também estevepresente o Deputado EstadualDr. Ulysses Tassinary que ex-

Alckmin visita Santa Casa e asobras do Centro Regional de Oncologia

Segundo o Governador Geraldo Alckmin a Santa Casa é considerada a segunda melhor do Estado de São Paulo,em qualidade de serviços e atendimentos prestados a população

pressou ao lado do prefeitomunicipal de Itapeva, RobertoComeron e demais autoridadespresentes à alegria de ver o an-damento da obra. “Estamos fe-lizes em ver de perto a concre-tização de um sonho que come-çou há mais de 10 anos. Maisuma vez, aproveito a oportuni-dade para agradecer o governa-dor Geraldo Alckmin e a Secre-taria Estadual da Saúde que per-mitiram a implantação desteprojeto na região sudoeste e atoda equipe da Santa Casa de Ita-

peva pela competência e exce-lência que deram tranquilidadeao governo para que a propostase tornasse realidade”, comen-tou Dr. Ulysses.

A previsão é que o prédio fi-que pronto em outubro desteano. A Unidade Oncológica estálocalizado na esquina da RuaToledo Ribas com a Mário Pran-dini, terá 4 andares num totalde 3 mil 263 m². No térreo fica-rá a recepção e a Unidade de Su-primentos (administração e re-cebimento de materiais). No 1º

andar ficará o Banco de Sanguee o Almoxarifado. No 2º, aten-dimento Cardiovascular, Endos-copia e Colonoscopia e a Unida-de de Fisioterapia. E no 3º andarserá a Unidade de Quimiotera-pia, com 14 boxes de aplicaçãoe áreas para pacientes em recu-peração, além de consultórios,salas de apoio e sala de espera.

Para a superintendente daSanta Casa de Itapeva, Aristeude Almeida Camargo Filho o pa-pel do Deputado Dr. Ulysses foifundamental para que esse pro-

jeto se tornasse realidade paraa região. “Foi Dr. Ulysses queincansavelmente, bateu às por-tas dos nossos gestores estadu-ais para conseguir a liberaçãodos recursos necessários à im-plantação, aliado às condiçõesadequadas apresentadas pelaSanta Casa”, disse, superinten-dente da Santa Casa de Itapeva.

Santas Casas SUStentáveis:Convênio celebrado com a Secre-taria de Estado da Saúde, inclu-indo a Santa Casa de Itapeva no

programa Auxílio Financeiro àsInstituições Filantrópicas deno-minado Santas Casas SUStentá-veis, pelo qual foram classifica-das 117 Instituições no Estadode São Paulo, sendo a Santa Casade Itapeva uma das eleitas comoEstruturante, apta a realizar pro-cedimentos terciários – de mé-dia e alta complexidade, ampli-ando consideravelmente os ser-viços de saúde oferecidos aospacientes SUS da região.

Segundo o superintendenteda Santa Casa de Itapeva esteprojeto bancado pelo Governodo Estado de São Paulo tem porobjetivo contribuir para o de-senvolvimento de um parquehospitalar de referência no Es-tado de São Paulo, capaz de pres-tar serviços de saúde de quali-dade e resolutivos, que atendamas necessidades e demandas dapopulação, em especial aquelasencaminhadas pelo setor de re-gulação do acesso e integrar asredes de saúde no Estado.

“É um projeto valioso e quecom certeza oferecerá condi-ções para que os hospitais elen-cados possam efetivamenteprestar serviços indispensáveisaos seus pacientes. Por isso,queremos publicamente mani-festar os nossos agradecimen-tos ao Governador Geraldo Al-ckmin e ao Secretário de Estadoda Saúde, Dr. David Uip e suaequipe, idealizadores desse pro-jeto, pela indicação da SantaCasa de Itapeva. Estejam certosde que caminharemos juntospara amenizar as deficiências desaúde da nossa região”, comple-ta Aristeu.

Page 10: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 201410

O prefeito de Itapeva, Rober-to Comeron, enviou à CâmaraMunicipal nesta terça-feira (15),projeto de lei que dispõe sobre aconcessão de reajuste do venci-mento dos servidores públicosdo Poder Executivo Municipal.

Na mensagem encaminhadaaos vereadores, o prefeito argu-menta que o projeto pretendevalorizar os servidores públicosmunicipais, objetivando moti-vá-los e incentivá-los, por meioda concessão de reajuste em seusvencimentos que ensejará noaumento de sua renda familiar.

Com a aprovação do proje-to, os servidores com venci-mentos até R$ 946,76 terão ossalários reajustados em 6% apartir de 1º de maio. Os demaisservidores terão os vencimen-tos reajustados em 2%.

Outra importante medidaassinada pelo prefeito irá garan-tir ao servidor regido pela LeiMunicipal n.º 1.777, de 10 deabril de 2002, o direito a 6 (seis)ausências anuais, no período de12 (doze) meses contados dadata de admissão. As faltas po-

Roberto Comeron enviaà Câmara projeto de reajuste

para o funcionalismoSe for aprovado, novo salário passa a vigorar em maio

derão ser dadas no máximo umavez por mês, em dia de sua livreescolha, que serão abonadaspelo chefe imediato, desde queinformadas previamente.

“A extensão do benefíciodará tratamento isonômico a

todos os servidores municipais,garantindo-lhes um direito deforma igualitária. Essas medi-das representam o primeiropara a valorização dos nossosservidores”, afirmou o prefeitoComeron.

A partir desta segunda-fei-ra, 14 de abril, a população deItapeva pode participar da Cam-panha do Agasalho organizadapelo Instituto Elektro. Além daparticipação dos 3.700 funcio-nários da Elektro, distribuido-ra de energia com sede em Cam-pinas, a campanha também con-tará com a colaboração dosmoradores de 15 cidades queestão na área de concessão dadistribuidora.

Instituto Elektro inicia aCampanha do Agasalho 2014

Segundo a responsável pelacampanha, Letícia Gusmão, em2013 foram doadas 66 mil pe-ças de roupa, beneficiando 32instituições. “Os beneficiadossão famílias cadastradas peloInstituto Elektro e no FundoSocial dos municípios.“

Em Itapeva, as doações po-dem ser feitas no Espaço de Aten-dimento, localizado na AvenidaVaticano, nº 1145, Jd. Europa, desegunda à sexta-feira , das 8h às

17h. Podem ser doados coberto-res, agasalhos, blusas e calças embom estado de conservação.

PONTO DE ENTREGA:ItapevaEspaço de Atendimento

ElektroEndereço: Av Vaticano, Nº

1145, Jd. Europa (Próximo a Câ-mara Municipal)

Horário de funcionamento:das 8h às 17h - Segunda à sexta-feira (exceto feriados)

A Secretaria Municipal deCultura e Turismo, apósser retirada da antiga Es-

tação Cultura, hoje Poupatem-po, e depois de uma rápida pas-sagem pela Praça dos Correios,atende agora à Rua RivadáviaMarques Júnior. O prédio histó-rico, que já abrigou a FAIT (Fa-culdades de Ciências Sociais eAgrárias de Itapeva), a EscolaMunicipal Dom Silvio Maria Dá-rio, também o Núcleo TécnicoPedagógico, o CEFAM e o CEA-PEM, hoje é sede da Secretariada Cultura. A secretária da pasta,Setembrina Lourenço Oliveirafalou à nossa equipe de reporta-gem sobre a mudança e como foia fase de adaptação, confira:

IN – Como foi a mudança daSecretaria da Cultura para umnovo prédio?

Secretária – Temos uma si-tuação de mudança e agora pos-suímos uma biblioteca total-mente pronta para o atendimen-

to à população com cerca de 30mil livros e muito bem instala-

da, tem um museu para chegardentro desses dias, pois esta-

Secretária fala sobre o númerode participantes em eventos culturais

mos trazendo devagar e ummuseu de arqueologia também.

Estamos em um espaço muitolegal, temos um auditório, como qual economizamos aluguelcom outras áreas, mas aindaestamos em clima de mudançae em alguns dias vamos fazer ainauguração e convidar a im-prensa para vir conhecer o nos-so prédio.

IN – Como tem sido a pre-sença da população nos eventosculturais?

Secretária – Um dos traba-lhos principais da Secretaria éna formação de público. Em al-guns eventos conseguimosmuito sucesso, outros nem tan-to, porque cada evento tem seupúblico. O nosso trabalho é exa-tamente esse, de trabalhar naformação de público, porque nahora em que tivermos o nossoteatro, as pessoas já estarão es-timuladas a participar.

IN – Como fazer com quea u m e nt o o p ú b l ic o n oseventos?

Secretária – É um trabalhode formiguinha e eu até admitoque podemos ter algumas fa-lhas de divulgação, mas divul-gamos muito, e agora tomamosa atitude de colocar um painelaqui na frente com a programa-ção cultural. Estamos fazendotodo esse trabalho que é um pro-cesso até que as pessoas se sin-tonizem com a Cultura.

IN – Tem como centralizar asapresentações no centro?

Secretária – O nosso obje-tivo é descentralizar, é fazereventos nas vilas, mas temos oprojeto Arteportodaparte, quevão aos bairros da zona rural eem todos os bairros da cidade,que contempla outro tipo depúblico erudito e temos muitosoutros tipos de públicos popu-lares. A Cultura é essa misturade sentimentos, de divisão demundos e nós temos que con-templar todos, não dá para cen-tralizar.

Alunos do 7º período docurso de Administraçãoda FAIT (Faculdades de

Ciências Sociais e Agrárias deItapeva) iniciará uma Campa-nha de Conscientização Ambi-ental, com o intuito de dimi-nuir os impactos ambientais,causado pelo descarte indevi-do de materiais eletrônicos.Neste caso serão coletadosaparelhos celulares.

O professor do curso deAdministração e Engenha-ria, Dr. Francisco CunhaGuerra da Silva relatou ànossa equipe de reporta-gem como funcionará esseprojeto:

IN – Como vai funcio-nar esse projeto pilotoaqui na cidade?

Francisco – Esse é um proje-to piloto e ele tem começo, meioe fim. A ideia é conscientizar nãosó os acadêmicos, como toda apopulação de Itapeva no descar-te correto do lixo eletroeletrô-nico. Nós colhemos os celulares,porque sabemos que hoje em diahá um consumo muito grandedesses aparelhos e por incrívelque possa parecer, temos maiscelulares do que sanitários noBrasil. São seis bilhões de celu-lares para quatro bilhões de sa-nitários. A ideia é desacatar oscelulares que foram deixados nagaveta ou no armário da casa enão sabem onde descartar e nes-se sentido vamos distribuir ecopontos pela cidade e esses celu-lares serão recolhidos por umaempresa de Sorocaba, que traba-lha com reciclagem de lixo e vaidar o destino correto para os ce-lulares, por terem metais pesa-dos. Isso é melhor do que o con-tato com o meio ambiente, quepode causar um dano terrívelpara a humanidade.

IN – Quais são os locais ondeesses lixos serão coletados?

Francisco – Na Diafer, Cofe-

Alunos de administração daFAIT iniciam campanha de

coleta de lixo eletrônico

sa Max, CofesãoLoja 08, Pernambucanas e Vip In-formática. Teremos os recipien-tes que irão ficar nesses locais,com quem fizemos parcerias.Esses recipientes estarão fixosnesses lugares, assim como naFAIT para que os celulares quenão são mais usados serem des-cartados corretamente.

IN – Os alunos estão fazen-do visita em outras classes paraapresentar esse projeto?

Francisco – Hoje começa adivulgação, os alunos vão abor-dar todas as salas e todos os alu-nos. Na FAIT temos mais de 4 mil

alunos e 50 salas e elesrapidamente irão abordare deixar um material in-formativo, para que a par-tir dos dia 15 comecem atrazer os celulares paradescarte.

IN – Até quando vaiesta campanha?

Francisco – Nós vamosencerrar no dia 23 de maio,porque é o último dia da se-mana de ADM. Encerrare-mos a campanha e faremosuma mesa redonda paradiscutir e fazer o balanço eo resultado desse projeto.

IN – Qual a importânciade descartar esse lixo corre-tamente?

Francisco – É muito im-portante o descarte do lixo. Nós

estamos falando de celulares,porque estamos recolhendo ape-nas esse material, mas sabemosque tem notebooks, televisorese uma série de eletroeletrônicos.É importante porque em conta-to com a natureza, irá descartarali todo o metal pesado que elepossua e de forma muito rápidapoluir e contaminar todo o meioambiente. Pela quantidade delixo eletrônico que temos hojeno mundo, em pouco tempo nósnão teremos mais solos férteis,nem água potável e isso é o fimda humanidade.

Page 11: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 11

O governo do Estado envioua Itapeva nesta quarta-feira, 16,dois técnicos ligados à conser-vação do patrimônio históricoe cultural para atestar a impor-tância da revitalização do pré-dio da Casa da Cultura CíceroMarques. A visita foi acompa-nhada pelo vice-prefeito Geral-do Almeida e pela secretáriamunicipal da Cultura e Turismo,Setembrina Oliveira.

A vice-presidenta do Conse-lho de Defesa do PatrimônioHistórico, Arqueológico, Artís-tico e Turístico do Estado (Con-dephaat), Valéria Rossi Domin-gos, e o engenheiro civil CelsoSantiago vieram em missão ofi-cial atendendo a um pedido dogovernador Geraldo Alckmin,que na última sexta-feira, 11,esteve em Itapeva e visitou oprédio histórico, localizado nocentro da cidade, e recebeu doprefeito Roberto Comeron o pe-dido para que o governo do Es-

Governo do Estado dá o primeiropasso para a revitalização da Casa da Cultura

Vice-presidenta do Condephaat esteve em Itapeva nesta quarta-feira a pedido do governador Geraldo Alckmin

tado assuma a restauração doimóvel.

Na tarde desta quarta-feira,

15 de abril, o prefeito Comeronconversou por telefone com osecretário estadual da Cultura,

Marcelo Mattos Araujo, e foiinformado de que a equipe fariauma visita técnica para reunir

informações sobre a parte his-tórica e a engenharia do prédio,construído em 1881.

Segundo a presidente doCondephaat, as informações de-vem subsidiar a elaboração deum relatório circunstancial quedeterminará a necessidade derecursos para a revitalização. “Asituação do prédio é mais favo-rável por ser um imóvel tomba-do e que pertence ao município.Além disso, o governador ma-nifestou vontade política peloprojeto de revitalização”, expli-cou Valéria Rossi Domingos.

De acordo com ela, o relató-rio deverá apontar que o muni-cípio tomou a iniciativa de pre-servar a Casa da Cultura consi-derando a importância que es-paço representa para a história.“Este é um casarão construídoem taipa. Em outras cidades ca-sos mais graves passaram pelomesmo processo e foram total-mente revitalizados”, acrescen-

tou.Para o vice-prefeito, Geral-

do Almeida, este é um passo im-portante para a preservação docasarão histórico. “A iniciativado governo do Estado é vitalpara a preservação do prédio daCasa da Cultura”, disse ele.

Segundo a secretária Setem-brina, o projeto de revitalizaçãomostra que a cidade valoriza ahistória e pode conviver com amodernidade, sem esquecer-sede seu passado. “Valorizar o pa-trimônio arquitetônico signifi-ca preservar a produção simbó-lica e material, carregada de di-ferentes valores capazes de ex-pressar as experiências cultu-rais e sociais da sociedade quefomos e que somos”, destacouela.

O relatório foi entregue nes-ta quinta-feira (17), e será enca-minhado ao secretário de Esta-do da Cultura para os devidosprocedimentos.

Na noite de terça-feira (15),a Escola Municipal José Mokar-zel, localizada no Bairro Paco-

Escola Municipal é vítima de vandalismova, zona rural de Itapeva sofreuatos de vandalismo e desrespei-to ao Patrimônio Público.

Pela manhã da quarta-feira(16), os funcionários da unidadede ensino ao chegarem para tra-balhar se depararam com o aces-so à escola obstruído por vasosde flores e mesas, e logo apósafastarem os objetos e adentra-rem no recinto escolar foramsurpreendidos ao encontraremdiversas paredes, mesas e atémesmo o chão sujos e pixadoscom desenhos obscenos e pala-vras ofensivas e de baixo calão.

Até o presente momentonão há suspeita dos autoresdeste vandalismo, porém a ocor-rência foi registrada no 3º DP eo caso será investigado.

Na noite da última quarta-feira (16), por volta das 23h30,a Polícia Militar, o Corpo deBombeiros e o SAMU foram so-licitados a comparecer à Rodo-via Francisco Alves Negrão, SP258, no trevo de acesso à cida-de para atender uma ocorrên-cia de acidente de trânsito comvítimas.

Chegando ao local a Políciaconstatou que um veículo FiatUno, que vinha sentido Vila San-ta Maria à Rodovia, ao fazer acurva o condutor perdeu o con-trole da direção, passando dire-to pelo barranco, vindo a sofreruma queda na SP 258, a uma al-tura de aproximadamente cin-co metros.

O automóvel ficou totalmen-te destruído com as rodas para oar. Em seu interior havia quatropessoas, as quais relataram queestavam em uma lanchonete noreferido bairro. Três dos ocupan-tes sofreram alguns ferimentose um deles teve fratura no braço.As vítimas foram encaminhadas

Veículo cai de ribanceira e vai parar naSP 258. Quatro pessoas ficaram feridas

pelo resgate dos Bombeiros epela ambulância do SAMU aoPronto Socorro da Santa Casa deMisericórdia, onde passaram por

atendimento médico.Este já é o segundo acidente

este ano que ocorre da mesmamaneira no local, pois a curva é

bastante perigosa e quem nãoconhece o caminho acaba seperdendo, já que a descida ébastante forte.

Page 12: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 201412

Desde a última semana, osmunícipes que trafegampela Rua Irmã Ernestina,

que corta o Parque São Jorge e aVila Dom Bosco sentido ao Par-que Industrial, enfrentam difi-culdades devido a uma crateradeixada pela empresa Sabesp,que tomou parte da via. Em en-trevista a nossa equipe de re-portagem, o morador João Ba-tista Silva, nos deu maiores in-formações sobre o caso.

IN – Por que a Sabesp fez essetrabalho?

João Batista – Esse buracofoi aberto para fazer uma liga-ção na rede de esgoto.

IN – Há quanto tempo esteburaco está aberto na via?

João Batista – Há uma se-mana.

IN – O senhor entrou emcontato com a Sabesp para termaiores informações e saber arespeito de quando eles retor-

nariam para fechar esse buraco?João Batista – Eu entrei em

contato sim com a Sabesp, por-que esse buraco devido ao flu-xo de veículos na via a terra foicedendo, então, até houve umacidente com um ciclista, e foina última quinta-feira, quandoentrei em contato com a Sabespe eles me alegaram que esta-

vam dentro do prazo, pois elestinham 07 dias úteis para re-tornarem e fecharem o buraco.Eu até informei a ela, que jáhavia ocorrido um acidente,mas a empresa me garantiuque colocaria a situação emcaso de urgência devido ao aci-dente e por estar pondo em ris-co a segurança no local, mas nãotive retorno. No sábado à noi-te, fim de tarde, por causa dachuva o buraco cedeu mais ain-da, foi quando caiu um carro noburaco, em que a populaçãoajudou a tirar e devido a issoretornei a ligar na Sabesp, rela-tando mais esse acidente e elesalegaram que estavam dentrodo prazo para fechar o buraco,e que nada poderiam fazer.

IN – Hoje, vemos ali algumastábuas no buraco servindo desinalização, de quem foi a ideia?

João Batista – Foi meu vizi-nho que, após ajudar a retirar o

carro do buraco, pegou algumastábuas e colocou essas tábuascomo forma de sinalização pro-visória, para amenizar os riscosde acidentes.

IN – Para finalizar, o que o

Buraco na Rua Irmã Ernestinaincomoda moradores e motoristas

senhor teria a dizer à Sabesp?João Batista – Eu aguardo a

vinda deles para solucionaremeste problema, pois está causan-do riscos e essas tábuas não ésolução, ajuda pouca coisa, pre-

cisava mesmo que eles mandas-sem alguém para tampar esseburaco, porque está mesmomuito perigoso e oferecendoriscos a carros, motos e até pe-destres.

Page 13: Jornal Ita News | Edição 781

Sexta-feira,17 de abril de 2014

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 781

Não pode ser vendido separadamente

O site da Secretaria da Justi-ça e da Defesa da Cidadania doGoverno do Estado de São Pau-lo publicou uma reportagemsobre os trabalhos realizadospela Prefeitura no combate àsdrogas. No início deste ano, oprefeito de Itapeva sancionou oPlano Municipal de Enfrenta-mento do Uso Indevido de Dro-gas, aprovado pelo ConselhoMunicipal de Políticas sobreDrogas (Comad). 

Hoje em Itapeva existem141 pacientes em atendimentode dependência química noAmbulatório de Saúde Mental.São 54 atendidos por dependên-cia de álcool, 83 por dependên-cia de crack e quatro por múlti-plas drogas. Foram também alvode intervenção no ambulatório,referente a álcool e outras dro-gas, 572 pacientes.

Em pesquisa recente da Co-munidade Ceifa, foi apontadoque a população do municípiode Itapeva tem como uma dasprincipais preocupações a ques-tão da droga. A segunda maiorpreocupação dos itapevenses,segundo a pesquisa, é a fragili-dade do vínculo familiar.

Em 2011, o Projeto Vivo Fe-liz Sem Drogas, por meio de pes-

Plano Municipal Antidrogas édestaque para o Governo Estadual

Página da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania destacou campanha realizada no município

quisa, levantou que de 910 ado-lescentes entrevistados, maio-ria entre 14 e 15 anos, 44% játinha experimentado alguma

droga lícita (álcool ou cigarro). Com relação à experimenta-

ção das as mais experimentadas(ver quadro abaixo). Foram 42

dos jovens que disseram já terusado a droga. Já a cocaína foiexperimentada por 15 dos jo-vens que responderam a pesqui-

sa. Dois jovens disseram já terexperimentado crack e seis jo-vens não responderam.

Diante dessa realidade, a Secre-

taria Municipal de Defesa Social,por meio do Projeto Vivo FelizSem Drogas, apresentou ao Co-mad uma proposta para a implan-tação de um Plano fundamenta-do na integração e na articulaçãopermanente entre as políticas eações de saúde, assistência soci-al, segurança pública, educação,cultura, juventude, entre outras.

“O plano busca estruturar arede de acolhimento, tratamen-to e reinserção social de usuári-os de drogas e apoio às suas fa-mílias no município de Itape-va”, diz Aracelli, da SecretariaMunicipal de Defesa Social.

Segundo ela, o plano vai pro-mover e fomentar ações de pre-venção do uso de drogas, em es-pecial à população jovem, for-talecendo a Política Municipalsobre Drogas. O plano foi estu-dado e aprovado pelo Comad.

Para o prefeito Roberto Co-meron, ações são necessárias eurgentes. “O poder público temo dever de dedicar atenção a esseque é um dos grandes proble-mas sociais e de saúde públicano nosso município”, disse.“Políticas públicas e iniciativasdevem estar ligadas para quepossamos enfrentar esse pro-blema”, concluiu o prefeito.

Page 14: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20142B

Na manhã desta terça-fei-ra (15), a Polícia Militare o Corpo de Bombeiros

compareceram ao trevo de aces-so ao Anel Viário Mário Covaspara atender uma ocorrênciade acidente de trânsito.

No local foi constatado tra-tar-se de uma colisão entredois caminhões. O caminhãoScania da empresa Fonte NovaPoços Artesianos seguia senti-do CDHU/Anel Viário, quandoem uma curva foi surpreendi-do por um caminhão baú daempresa Ricatteli, cujo moto-rista acabou perdendo o con-trole da direção, vindo a coli-dir fortemente em sua lateral.

Foi necessário acionar oCorpo de Bombeiros, pois ocondutor do caminhão baú,Emerson Correia ficou presoentre as ferragens. Depois debastante tempo, os bombeirosconseguiram retirar a vítima,que foi encaminhada peloSAMU ao Pronto Socorro daSanta Casa de Itapeva com fe-rimentos, porém não corriarisco de morte.

Já o motorista da Scania,Edson de Paula Juciani foi en-caminhado ao PS com algumasescoriações. O local ficou por

Motorista fica preso nasferragens após colisão entre caminhões

algum tempo obstruído e opoliciamento teve que ficaratento ao trânsito para que

nenhum outro acidente ocor-resse. No momento da colisãochovia bastante e a pista esta-

va escorregadia.Em entrevista à nossa equi-

pe de reportagem, o tenente Renó

do Corpo de Bombeiros falousobre este procedimento de sal-vamento à vítima, confira:

IN – Como aconteceu esteacidente e como foi para tirara vítima do local?

Tenente – Fomos acionadospara atender essa ocorrência en-volvendo dois caminhões e quan-do chegamos ao local nos depa-ramos com essa colisão lateral,vindo a vítima a ficar presa nasferragens. Foi uma ocorrênciamuito difícil de atender pela di-ficuldade de movimentar as fer-ragens para retirar a vítima dosdestroços, as pernas estavampresas e tivemos um trabalho deaproximadamente uma hora atéque conseguimos soltar as per-nas dele e fazer a retirada.

IN – Após a retirada qualera o estado da vítima?

Tenente – Nós contamoscom o apoio do SAMU, quecompareceu ao local com mé-dico e isso já nos passou umpouco mais de tranquilidadepara trabalharmos com a víti-ma. O médico fez uma avalia-ção inicial da vítima e verifi-cou-se que ele não era um es-tado grave, apesar da situaçãoem que se encontrava. Quan-do chegamos ao local a outravítima já havia sido socorridae nós não sabemos como se en-contra nesse momento.

No dia 13, por volta das 15h10,a Polícia Militar foi solicitada acomparecer ao cruzamento daAvenida Alexandrino de Moraescom a Avenida Gastão Vidigal,para atender uma ocorrência deacidente de trânsito com vítima.

A PM constatou tratar-se de

Colisão entre motosno Jardim Maringá

uma colisão entre duas motoci-cletas, que trafegavam no sen-tido Bairro/Centro, quando umdos condutores deu sinal queentraria na Rua Gastão Vidigal eo outro motociclista não con-seguiu frear a sua moto, colidin-do contra o outro veículo.

Os dois condutores estavamsozinhos nas motos, ambos ca-íram ao chão e sofreram feri-mentos. O Corpo de Bombeirosfoi acionado e conduziram asvítimas até ao Pronto Socorroda Santa Casa, onde passarampor cuidados médicos.

Na sexta-feira (11), a PolíciaMilitar, o Corpo de Bombeiros eagentes do DER compareceramà Avenida Expedicionários de 32com a SP 249, para atender maisuma vítima de acidente no local.

O referido trecho já é bas-tante conhecido devido aos inú-

Motociclista sofrequeda após ultrapassagem

meros acidentes, inclusive commortes. Porém desta vez, o aci-dente teria sido causado porimprudência do motociclista.

Segundo uma testemunhano local, o motoqueiro tentavaultrapassar um caminhão peloacostamento, quando perdeu o

controle da direção, após des-viar de uma bicicleta.

O rapaz sofreu uma queda efoi socorrido com ferimentos le-ves pelo Corpo de Bombeiros. Avia teve que ser sinalizada até queo tumulto fosse contido, já quehavia vários curiosos por ali.

Page 15: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 3B

Os centros de formação debombeiros civis terão 180 diaspara fazer o credenciamento jun-to ao Corpo de Bombeiros daPolícia Militar do Estado de SãoPaulo. O prazo foi publicado noDiário Oficial do Estado destaterça-feira (15).

As credenciais serão válidaspor dois anos e poderão ser re-novadas sucessivamente porigual período. A portaria fazparte da Lei 15.180/13, assina-da pelo governador Geraldo Al-ckmin, que exige a autorizaçãopara que empresas especializa-das ofereçam o curso.

O objetivo é fazer com queos bombeiros militares possamassegurar a qualidade das prá-ticas e técnicas ensinadas aosprofissionais da iniciativa pri-vada, que atuam em locais comohospitais, shoppings, prédiospúblicos e outros lugares com

Cursos de bombeiros civisterão 180 dias para credenciamento

grande concentração de pesso-as, segundo diretrizes da Asso-ciação Brasileira de Normas Téc-nicas (ABNT).

Uma das medidas adotadasé o estabelecimento de um cur-rículo de, no mínimo, 210 ho-ras para o curso de formação,que deverá ter disciplinas prá-ticas e teóricas em Prevençãode Combate e Incêndio, Salva-mento Terrestre e Primeiros so-corros e 30 horas para os cur-sos de reciclagem.

A publicação ainda regula-menta como deverão ser estru-turas físicas das salas de aula,condições se segurança do lo-cal, formação dos instrutores edos coordenadores e os unifor-mes dos bombeiros civis, queauxiliarão na identificação dapopulação e evitam que os pro-fissionais sejam confundidoscom bombeiros militares.

A portaria apresenta tam-bém as exigências de currículopara que instrutores e avaliado-res do curso se credenciem jun-to ao Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros civis são trei-nados para prevenir incêndiose comandar os procedimentosiniciais nos momentos de emer-gência, como isolamento daárea e atendimentos às vítimas.Também são responsáveis poravaliações de riscos e inspeçõesperiódicas dos equipamentos decombate a incêndio.

Até então, não era obrigató-rio o reconhecimento pelo Cor-po de Bombeiros e os sindica-tos da categoria credenciavamos estabelecimentos que ofere-cem o curso. Confira as novasregras na página 9 do http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4index.asp?c=4&e=20140415&p=1

Um senhor de aproximada-mente 70 anos foi atropelado namanhã desta terça-feira (15), naRua Higino Marques, próximoao Lanchão.

Segundo informações daPolícia Militar, uma mulher queestava conduzindo uma motoBiz, acabou atropelando a víti-ma, a qual possuía dificuldadespara andar. O senhor estavaatravessando a rua, quando amoto acabou o atingindo. A ví-tima sofreu apenas escoriaçõesna perna.

Homem é atropeladono Central Park

A Polícia Militar compare-ceu ao cruzamento da Rua SãoPaulo com a Avenida MárioCovas na última segunda-fei-ra (14), para atender a solici-tação via 190, de que no localteria ocorrido um acidente detrânsito.

Ao chegarem por lá foi cons-tatado que havia uma pessoaferida, após a colisão entre duasmotocicletas. O condutor deuma das motos acabou fratu-rando o braço direito e foi enca-minhado pelo resgate do Corpode Bombeiros à Santa Casa deItapeva, onde permaneceu sobcuidados médicos.

Acidente deixa motoqueiro ferido

A Concessionária realizaráum esquema especial de aten-dimento, que terá início às 12hdo dia 17 (quinta-feira) e segui-rá até às 24h do dia 21 (segun-da-feira). Nesses dias, visandomelhorar a fluidez do tráfego,as praças de pedágio vão aten-der com capacidade plena nascabines de arrecadação e, noshorários de maior movimento,a CCR SPVias acionará a opera-ção “papa-fila”.

O esquema especial tambémprevê que nesse período toda afrota de veículos da concessio-nária esteja em operação parainspecionar o tráfego e prestarsocorro médico e mecânico, quepode ser solicitado através do0800-703-5030, gratuitamente,24 horas por dia.

Páscoa e Tiradentes: CCR SPViasestima que 607 mil veículostrafeguem por suas rodovias

A CCR SPVias estima que 607 mil veículos trafeguem por suas rodovias noferiado prolongado devido à Páscoa e Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril

O maior movimento espera-do é na Rodovia Castello Branco(SP-280), principal ligação paraos municípios de Quadra, Cesá-rio Lange, Torre de Pedra, Poran-gaba, Bofete, Pardinho, Itatinga,Iaras e Águas de Santa Bárbara.A previsão é que 368 mil veícu-los passem por este trecho.

Nas rodovias Antonio Roma-no Schincariol e Francisco daSilva Pontes (SP 127), entre osmunicípios de Tatuí e CapãoBonito, a expectativa é de 85mil veículos.

Na Rodovia Raposo Tavares(SP 270), nas proximidades deItapetininga, Alambari, Sarapuí eAraçoiaba da Serra, o movimentoesperado é de 64 mil veículos.

Na Rodovia Francisco AlvesNegrão (SP 258), que atraves-

sa os municípios de Capão Bo-nito, Taquarivaí, Itapeva, Burie Itararé, o movimento espe-rado é de 42 mil veículos.

Na Rodovia João Mellão (SP-255), região de Avaré, devemtrafegar aproximadamente 48mil veículos.

Horários de movimento nasrodovias

17/04/2014 (quinta-feira) -entre 14h e 24h | sentido inte-rior;

18/04/2014 (sábado) - entre6h e 14h | sentido interior;

21/04/2014 (quarta-feira)- en-tre 12h e 24h | sentido capital.

Obras - Duplicação da Ro-dovia Raposo Tavares (SP 270):

Dia 19, 20 e 21 de abril se-rão executadas obras sem inter-dição do tráfego;

A Polícia Civil, através dosinvestigadores da DIG (Delega-cia de Investigações Gerais), lo-graram êxito na prisão do rapaz,acusado de matar o cunhado noúltimo dia 26 de março.

Durante diligências pela VilaSanta Maria, os policiais de pos-se de mandado de prisão tempo-rária, acabaram se deparandocom o autor do delito, que esta-va pilotando uma motocicletasem o capacete. Ele tentou em-preender fuga, mas foi detido

Preso rapaz acusado de matarcunhado na Vila Aparecida

pelos investipol, que o encami-nharam à Delegacia. O mesmo foiencaminhado para a Cadeia Pú-blica, onde ficará à disposição daJustiça pelo prazo de 30 dias.

Relembrando o casoPor volta das 20h50 do dia 26,

a Polícia Militar foi solicitada acomparecer à Rua Avaré, na VilaAparecida para atender uma ocor-rência de tentativa de homicídio.

Segundo a esposa da vítimaAlex Gabriel Santos Figueira da

Rosa de 30 anos, o autor do de-lito, vulgo Tete foi à residênciadela e pediu para que seu mari-do fizesse uma corrida para ele.Porém, a vítima se recusou,momento em que Rafael MatosDias Fernandes, o Tete, teria des-ferido quatro tiros contra Alex.

De acordo com a Polícia, Ra-fael é cunhado de Alex. A vítimafoi socorrida pelo Corpo deBombeiros até o Pronto Socor-ro da Santa Casa em estado bas-tante grave, onde veio a falecer.

Page 16: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20144B

Page 17: Jornal Ita News | Edição 781

Sexta-feira,

17 de abril de 2014

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 781

Não pode ser vendido separadamente

O município de Itapeva ofi-cializou a implantação da LeiFederal 11.738/2008 e da LeiMunicipal 3.481/2012 garantin-do a todos os profissionais do-centes da Educação o direito decumprir um terço da jornada detrabalho em atividades extra-classe. A partir do mês de maio,todos os educadores da redemunicipal deverão desenvolveratividades de planejamento, for-mação, avaliação e estudo den-tro da unidade escolar, mas forada sala de aula.

Na quinta-feira (10), a secre-tária municipal da Educação,Vânia Páschoa Prado, se reuniucom pais de alunos, professo-res, ADIs, gestores das 64 uni-

dades da rede municipal de en-sino e integrantes da Comissãocriada para estudar e debater,junto com os profissionais daeducação, como deveria ser aimplantação da medida.

“A partir de agora os do-centes terão melhores condi-ções de trabalho com cincohoras por semana para estu-dar, planejar e atender aos paise responsáveis. Esta medidavai qualificar ainda mais o en-sino e estreitar o relaciona-mento do professor com a co-munidade”, destacou a secre-tária Vânia Páschoa. De acor-do com ela, além de garantir odisposto na lei, a implantaçãoda medida faz parte do progra-

Prefeitura de Itapeva implanta a lei de 1/3beneficiando professores da rede municipal

Secretária da Educação diz que medida passa a valer a partir do mês do maio

ma de Valorização Profissio-nal, defendido pela gestão doprefeito Municipal RobertoComeron.

Lei de 1/3 valerá para todosos professores

Para entender esta medida,os docentes da Educação Básica

I, com jornada de 150 horasmensais, semanalmente terão20h destinadas aos alunos e 10hàs atividades extraclasses. Já os

ADIs terão 26h de interação comos alunos e 14h de atividadesde planejamento, formação eavaliação.

Page 18: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20142C

O município de Itapeva re-ceberá um aumento no valor derepasse feito pelo governo fe-deral à Central de Regulação doSAMU. A conclusão foi apresen-tada na última sexta-feira, 11,depois que um técnico do Mi-nistério da Saúde avaliou a es-

Ministério da Saúdeampliará repasse ao SAMU de Itapeva

Central de Regulação Regional encontra-se dentro das normas e critérios exigidos pelo governo federal

trutura física do prédio, os pro-tocolos operacionais, as escalas,a qualidade dos serviços, osprofissionais e as condições dasviaturas.

Segundo o consultor técni-co de Urgência e EmergênciaProfissional do Ministério da

Saúde, Lissandro Luís da Silva,o SAMU de Itapeva encontra-sedentro das normas e critériosexigidos pelo governo federal.

Além de Itapeva, foram rea-lizadas visitas nas quatro BasesDescentralizadas dos municípi-os de Guapiara, Apiaí, ItapirapuãPaulista e Itararé. A visita foiacompanhada pela coordenado-ra geral do SAMU, Dra. CíntiaAlbuquerque Zambianco, e pelotécnico de enfermagem Emer-son de Almeida Camargo.

O relatório final apontou quenenhuma das Bases visitadasestava de acordo com as nor-mas e critérios do Ministério daSaúde, que aguardará as adequa-ções necessárias para analisar aviabilidade de aumentar o re-passe para aqueles municípios.

Serviço do SAMU é apontado como serviço de referência regionalDr. Luiz Fernando Tassinari comemorouo relatório do Ministério da Saúde

O ser humano tem ligaçãodireta com a Terra, mas nem to-dos conseguem perceber essaconexão. A relação com a Terraprecisa ser estreitada no perío-do escolar. O importante é queas crianças se preocupem como futuro do planeta, mas elastambém devem aprender essasconexões.

DIA DA TERRASurgiu como um movimen-

to universitário se converteuem um importante aconteci-mento educativo e informativo.Este dia não era reconhecidopela ONU até 2009, quando amesma reconheceu a importân-cia da data e instituiu o Dia In-ternacional da Mãe Terra, ce-lebrado em 22 de abril.

· O Dia da Terra é uma festaque pertence ao povo e não estáregulada por somente uma en-tidade ou organismo, tam-pouco está relacionado com rei-vindicações políticas, nacio-nais, religiosas ou ideológicas.

· O Dia da Terra refere-se àtomada de consciência dos re-cursos naturais da Terra e seu

“Planeta Terra. E eu com isso?”manejo, à educação ambiental eà participação como cidadãosambientalmente conscientes eresponsáveis.

· “A Terra é nossa casa e a casade todos os seres vivos. A Terramesma está viva. Somos partesde um universo em evolução.Somos membros de uma comu-nidade de vida independentecom uma magnífica diversidadede formas de vida e culturas. Sen-timo-nos humildes ante a belezada Terra e compartilhamos umareverência pela vida e as fontesdo nosso ser...”.

· No Dia da Terra todos esta-mos convidados a participar ematividades que promovam a saú-de do nosso planeta, tanto a ní-vel global como regional e local.

Desafio das Unidades deEnsino no Dia do Planeta Terra.

Desafie a Sua Unidade de En-sino a cuidar do Planeta.

Dia da Terra esta chegando...O que você como líder educaci-onal, fez pelo Planeta Terra On-tem, Hoje? E o que ira fazernesse dia 22 de março?

Nesta terça-feira (15), o pre-feito Roberto Comeron entregouao Conselho Tutelar de Itapeva,

Apoio ao Conselho Tutelar

a chave de um veículo 0 km com-prado com recursos próprios domunicípio e que irá ajudar no

importante trabalho desenvolvi-do em defesa dos direitos dasnossas crianças e adolescentes.

Dia 22, Terça Feira“Dia Mundial da Terra”Local: Praça AnchietaMANHÃAs 09h: Abertura – Paulinho Sa-ponga, Vocalista da Banda Mikare-ggae... Grupo Instyle ... Grupo SãoMiguel – Musicas da Natureza.Às 10h: Marcelo Tonini – Biólogoda Sguario – Animais e Planeta Ter-ra qual a relação?... CEAPEM - Ofi-cina de PinturaÀs 10h30: Raphael Fabri - Projetomais educação – Hip-hopÀs 11h: Musicalidades em Libras -Clube de Libras “Mãos Talentosas”– E.E. Nicota Soares.TARDEÀs 14h: Jogral – Poesia – Desfilede Modas entre os Bichos, Leiturado autor Valter Freitas – E.M. CelAcácio PiedadeÀs 14h30: Coral e Artesanatos - CAPs.Às 15h: Grupo Conviver – Senho-ras, Musica Cheiro de Mato, inter-prete Luzia – Poemas... Danças di-versas, Casa do Adolescente.Às 16h: Dança Meio Ambiente, E.M.Mauro Albano.Às 16h15: Dança e Banda Marcial– E.E. Zulmira de OliveiraEncerramento: Paulinho Saponga,Vocalista da Banda Mikareggae.Obs. Durante dia todo haverádistribuição de mudas de árvo-res e cartilhas.

DIA 23 – às 9hABERTURA: Dança com alunos daE.M. Celso DuckPALESTRANTE: Dra. Ana PaulaPrado - São Paulo/SP. - Mestre emDireito na Sociedade de InformaçõesAmbiental, Direitos Civis e Proces-so Civil, Direitos Penais.TEMA: Educação Ambiental no Con-ceito das Mudanças ClimáticasDia 23 às 14hDança com alunos da E.M. CelsoDuckPALESTRANTE: Adilson AugustoSalles – Subtenente do Pelotão daPolícia M ilitar Ambiental de Itapeti-ninga.TEMA: O Meio Ambiente no Con-texto Legal.

Dia 24 – às 14hPALESTRANTE: Silmara Midori –Supervisora do ITESP (Instituto deTerra do Estado de São Paulo).TEMA: O que é Reforma Agrária?Dia 25 – às 9hPALESTRA NTE: Dr. FranciscoSaccomano Neto – Advogado, Pro-fessor Universitário, Mestre em Di-reito Ambiental·TEMA: Princípios dos Direitos Am-bientais, aplicados no Setor Ener-gético.O local de todas as Palestrasserá na Sala Verde - Instituto Pla-neta Terra.

Page 19: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 3C

Palestra com profissionais doNASF de Itapeva foca gestação saudável

Atividades físicas e cuidados com a alimentação garantem uma gestação mais saudável

Na tarde de terça-feira, 8 , afisioterapeuta Marília Albur-querque Ramos e a nutricionistaAndréia Duron Cury, ambas do

NASF – Núcleo de Apoio à Saúdeda Família de Itapeva, estiveramna ESF São Miguel com o objeti-vo de passar informações às grá-

vidas sobre a importância da re-alização de atividades físicasdurante a gestação e sobre oscuidados com a alimentação.

Aproximadamente 10 mulhe-res que estavam na Unidade deSaúde para consulta de rotinaparticiparam das palestras ofe-recidas pelas profissionais da Se-cretaria Municipal da Saúde, aconvite da Enfermeira daquelaESF, Camila Pereira de Oliveira.

A fisioterapeuta Marília re-alizou exercícios de alongamen-to, relaxamento e respiraçãocom as mesmas e a nutricionis-ta Andréia ouviu as dúvidas le-vantadas por elas quanto à aziae enjoo, por exemplo, indican-do o fracionamento das refei-ções para este caso.

Neste sábado (19), às 20 ho-ras na Praça de Eventos ZicoCampolim, a Cia de Artes “SemLimites” encenará o espetáculoa céu aberto da II Paixão de Cris-to Sob o Olhar de Maria.

Após 04 anos sendo encena-da na cidade de Sorocaba no Par-que dos Espanhóis para aproxi-madamente 20 mil espectado-res, a Cia que há mais de 10 anosreside em Itapeva conseguiutrazer para a nossa cidade o es-petáculo no ano de 2013 e atra-vés de muito trabalho vem bus-cando perpetuá-lo no calendá-rio artístico municipal.

Criado e dirigido pelo atore diretor Márcio Gouveia, aexecução do projeto contacom mais de 30 integrantesentre atuação, técnica e pro-dução. Todo o trabalho, assimcomo a encenação, diferencia-se pelo profissionalismo daequipe, agregando ao espetá-culo tanto colaboradores comoespectadores adeptos de todasas religiões e crenças. Isso épossível graças à concepção doespetáculo e a linha de traba-lho da direção, que visa con-tar a paixão do maior líderpolítico e religioso de toda ahistória, respaldando os valo-res e a espiritualidade doevento não numa religião oucredo, mas sim na conduta ena trajetória do homem quemudou o mundo.

O evento vem sendo divul-gado há mais de 60 dias, e a

Paixão de Cristo será encenada neste sábado

equipe espera este ano bater onúmero de espectadores doano passado, que segundo a Se-cretaria Municipal de Culturachegou a incrível marca de3000 pessoas. Desde a primei-ra edição no ano de 2013, a en-cenação da Paixão de Cristo deSorocaba só perdeu em núme-

ro de espectadores para a tra-dicional FAI (Festa de Aniver-sário de Itapeva).

No último sábado (12), al-guns integrantes do grupo esti-veram no Centro da cidade fa-zendo a divulgação do espetá-culo, bem como uma interven-ção pelas ruas.

Page 20: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20144C

Aconteceu no sábado (12),na sede do Rotary Clubede Itapeva a 1ª Noite Ja-

ponesa, que contou com a pre-sença de muitas famílias, quepuderam saborear delícias daculinária oriental, além de ou-vir boa música e ajudar com aarrecadação de fundos, que ser-virão para que novos benefíci-os sejam realizados pela enti-dade em nossa cidade, como temocorrido frequentemente. Ementrevista à nossa equipe de re-portagem, o presidente do Ro-tary, Luciano Barbarotti falousobre este evento e sobre o tra-dicional “Queijo e Vinho”, queirá acontecer em junho, confira:

IN - Como foi a Noite Japone-sa promovida pelo Rotary?

Luciano - Fui muito boa, umambiente agradável e com mui-to companheirismo, onde além

Rotarianos realizaramcom sucesso a Noite Japonesa

dos rotarianos, nossos convida-dos puderam ter uma noite mui-to divertida ao som de RobertoOller e seu violão e um saboro-so cardápio japonês.

IN - Foi a primeira vez queaconteceu esta festa?

Luciano - Sim foi a primeiravez, e fui um sucesso, estaremoscolocando este evento em nos-so calendário e com a expecta-tiva de aumentarmos o númerode participantes.

IN - Quantas pessoas estive-ram envolvidas?

Luciano - Este evento con-tou com 140 pessoas, sendo quepara os próximos esperamosaumentar o número de convitesdevido a grande procura e aonosso espaço limitado.

IN - O evento superou as ex-pectativas?

Luciano - Com certeza, mais

isso devemos ao grande empe-nho dos nossos companheirosrotarianos e as meninas da Casada Amizade e também à popula-ção de nossa cidade, que mais

uma vez confiou em nosso tra-balho.

IN - Qual o intuito de even-tos como este?

Luciano - O Intuito da Noite

Japonesa foi o de arrecadar Fun-dos para Fundação Rotária, quecom isso continuará realizandovárias conquistas, como o Blen-der um aparelho, que foi insta-lado na pediatria Neonatal daSanta Casa de Itapeva e este anocom 50% do Banco de Cadeirade Rodas, que está sendo admi-nistrado pela AVACCI, sendo quecom essa arrecadação podere-mos realizar muito mais.

IN - Quem foi pôde presenci-ar o quê?

Luciano - Servimos comidastípicas japonesas como sushi,sashimi, yakissoba, berinjelaempanada, iscas, saquerita ehot roll, além de som ao vivo,decoração e músicas típicas.

IN - E quem não foi, quandoacontece o próximo evento?

Luciano - Nosso próximoevento será a maior e melhor

festa beneficente realizada emnossa cidade, a Festa do Queijoe Vinho, que será realizada nodia 12 de julho deste ano, emque toda a sua renda será rever-tida este ano à AVACCI e Recan-to do Menor, além dos queijos,frios, vinhos, refrigerante, cer-veja, sangria, teremos a apresen-tação da Banda Brasil 2000, queterá o valor de R$ 200,00 o ca-sal. A partir da semana que vemos convites já estarão disponí-veis com nossos companheirosrotarianos, e contamos com apresença de todos que queremalém de se divertir de maneirabem agradável também estarãoajudando o próximo. Adquiriamseus convites através do face-book https://www.facebook.com/rotaryclubdeitapeva oupelos fones 99724-6152 e99713-6760.

Page 21: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 5C

Com o crescimento da popu-lação e dos atendimentos pres-tados pela Santa Casa de Itape-va, automaticamente muitassão as informações geradas pelaInstituição. Até pouco tempo, a

Santa Casa adquire fragmentadorade papel para garantir o descarte seguro

Diariamente a Instituição produz muitos papéis sigilosos, e no momento do descarte é preciso zelar, para que estas informações não se tornem públicas

Santa Casa mantinha um acor-do com a COAMARI, cooperati-va de reciclagem de Itapeva,aonde a Cooperativa cedia a suafragmentadora e a Santa Casadestinava todo o papel picota-

do para a COAMARI comerci-alizar e reverter o lucro aos co-operados. Mas, a Instituiçãosentiu a necessidade de agilizaro processo de descarte de papelsigiloso, devido o grande volu-me diário que é produzido noHospital.

De acordo com a Gerente deAtendimento da Santa Casa, Olí-via Maria Almeida da Luz e res-ponsável pelo arquivo, a aqui-sição de uma fragmentadoraprópria visa melhorar e ampli-ar o arquivo da Santa Casa. “Hojeprecisamos aumentar o espaçoque temos, e o objetivo dessaaquisição da fragmentadora vaiauxiliar no processamento dodescarte desses papéis e auto-maticamente vagar mais locaispara documentos que precisampermanecer arquivados”.

Segundo Olívia, desde a Fi-cha de Atendimento até a altado paciente, muitos são os for-mulários preenchidos por diver-sos setores por onde ele passa.“Podemos citar também outrosexemplos de papéis sigilososcomo os exames laboratoriais,documentos diversos do depar-tamento de recursos humanose administrativos”, frisa.

A fragmentadora de papéiscomprada pela Santa Casa é domodelo F/32L. Sua capacidade de

corte é de 30 folhas por vez, 100kg de papel por hora, sendo ocorte dos papéis em tiras deseis milímetros. Além disso,possui suporte para lixo comcapacidade para 75 litros. Ou-tro detalhe interessante é quenão precisa separar aqueles do-cumentos, que estão presos porclipes ou grampos, pois a má-quina consegue triturar peque-

nos clips, grampos, CDs, disque-tes e cartões de crédito.

De acordo com a gerentedo setor de Dietética e Nutri-ção Gesele Antunes P. Camar-go e também responsável peloPrograma de Gerenciamentode Resíduos de Serviços deSaúde – PGRSS, com a compradesta fragmentadora a SantaCasa e o Ambulatório Médico

de Especialidades - AME nãoterão mais papéis ocupandoespaço no arquivo sem neces-sidade, ou seja, otimiza e di-namiza o serviço dos funcio-nários do arquivo. “Os papéisfragmentados serão comerci-alizados pela Santa Casa emprol de organizar e melhorarainda mais o arquivo da Insti-tuição” salienta Gesele.

A Semana Santa teve iníciono dia 12 e segue até odia 20 de abril. A Sexta-

Feira da Paixão (18 de abril de2014), faz a alegria dos viajan-tes que terá um feriado de 4 diaspara viajar e descansar. A Pás-coa é a maior festa da religiãocristã. Cristãos do mundo intei-ro festejam a Ressurreição deJesus. Em entrevista à nossaequipe de reportagem, o bispoDom José falou sobre a come-moração desta data, que se vol-tou para o comércio de choco-lates, confira:

IN - O que é a Semana Santapara a Igreja Católica?

Dom José - A Semana Santa,para nós da Igreja Católica, étambém chamada de SemanaMaior. Tem este nome por cele-brar o que é mais importantepara a sociedade. É a celebraçãoda vitória de Jesus sobre a mor-te. A ressurreição de Jesus ven-ceu a morte e venceu o pecado.A ressurreição de Jesus nos deua vitória contra o pecado. As-sim, a morte física passa a seruma passagem para uma vidaque é eterna, em Deus.

IN - O que significa a Páscoa?Dom José - A palavra Páscoa

significa Passagem. É a passa-gem de uma vida passageira parauma vida que é eterna, junto deDeus, onde não há mais sofri-mentos e não há mais injustiças.

IN - Essas comemorações oque interfere na vida dos cris-tãos?

Dom José - Essas comemo-

Páscoa: momento decelebrar a ressurreição

rações da Semana Santa e daPáscoa, a Ressurreição de Jesus,são o ponto mais importante davida de um cristão. É celebrar aRessurreição de Jesus, sabendoque todos nós também iremosressuscitar. É celebrar que pelaressurreição de Jesus abre paranós a possibilidade de vencer opecado com todas as suas con-sequências.

IN - O senhor tem mais algu-ma coisa a falar sobre essas co-memorações?

Dom José - Terminando, que-ro desejar a todos que leremestas palavras uma Feliz e San-ta Páscoa. Jesus quer lhe dar aesperança de superação de to-dos os seus problemas, sejameles pequenos ou grandes. FE-LIZ PÁSCOA.

A Olimpíada de Língua Por-tuguesa Escrevendo o Futuroestá com inscrições abertas atédia 30 de abril. Podem partici-par professores de Língua Por-tuguesa que lecionam para alu-

Olimpíada de Língua Portuguesanos de escolas públicas do 5ºano do Ensino Fundamental ao3º ano do Ensino Médio.

No Brasil, todos os estadose 74% dos municípios já aderi-ram, mas em São Paulo foram

apenas 55,35%. Para validar asinscrições dos professores, éfundamental que a rede de ensi-no faça a adesão. Informações:www.olimpiada.escrevendoofuturo.org.br.

Programação da Semana SantaCatedral17/04 – Quinta-Feira SantaA celebração da Ceia do Senhorrecorda a última ceia. É o momen-to sacramental da páscoa do Se-nhor, resumindo no Lava-pés eno sacramento do Pão e do Vi-nho, antecipadamente, todo o Mis-tério que vai se desdobrar no Trí-duo Sacratíssimo do Salvador,Crucificado, Sepultado e Ressus-citado...20h – Santa Missa da Ceia do Se-nhor e Cerimônia do Lava-PésVigília até à 00h0018/04 – Sexta-feira da Paixão doSenhorA Sexta feira Santa é dia de con-templar com a atenção amorosaa sua morte vitoriosa, a sua bemaventurada e gloriosa paixão.13h45 – Sermão das Sete Pala-vras15h – Celebração da Paixão doSenhor18h – Procissão do Senhor Mor-to – Catedral19h45 – Musical Paixão de CristoLocal: Capela Sagrada Família19/04 – Sábado Santo – VigíliaPascalDurante o Sábado Santo a Igrejapermanece junto ao sepulcro doSenhor, meditando a sua paixãoe morte e esperando na oração eno jejum a sua ressurreição. A vi-

gília que celebramos, comemora anoite santa em que o Senhor res-suscitou. Deve ser considerada amãe de todas as santas vigílias.09h30 – Celebração das Dores deMaria20h – Bênção do Fogo Novo e Pre-paração do Círio PascalInicio da Celebração na Praça An-chieta

Igreja PiedadeDia 18/04 – Sexta-feira Santa Pai-xão e Morte do Senhor (dia dejejum e abstinência de carne)15h – Ação Litúrgica1ª parte – Liturgia da Palavra comLeitura da PaixãoSegundo João e Oração Universal2ª parte – Adoração da Cruz3ª parte – Comunhão Eucarística19h30 – Via Sacra ao Vivo com par-ticipação dos jovensDa paróquia e Procissão do SenhorMorto até a MatrizLocal: Praça do Itapeva IIDia 19/04 – Sábado Santo – Sole-ne Vigília PascalMatriz20h – 1ª Partea) Bênção do Fogo Novob) Preparação do Círio Pascal (osCirios das Comunidades também)c) Proclamação da Páscoa2ª Parte – Liturgia da Palavra3ª Parte – Liturgia Batismal

4ª Parte – Liturgia EucarísticaDia 20/04 – Domingo de Páscoa– Jesus Ressuscitou!08h – Missas de Páscoa10h – Bênção e Envio das Ban-deiras do Divino18h – Missas de Páscoa8h – Comunidade São José – Jar-dim Bela Vista15h – Comunidade Santa Luzia –Jardim Kantian20h – Comunidade Santa Isabelda Hungria – Vila Isabel

Paróquia São Roque17/04 Quinta-Feira Santa20h – Missa da Ceia do Senhor eVigília de Adoração do Santíssimo18/04 – Sexta-Feira Santa15h – Adoração de Cristo na Cruz19h – Encenação da Paixão deCristo19h30 – Procissão do SenhorMorto; Visitação e Sepultamento19/04 – Sábado Santo20h – Missa da Vigília PascalInício com a procissão em frenteda Capela de São Roque (trazervelas e água para benção)20/04 – Domingo da Páscoa doSenhor8h – Missa na Matriz10h – Missa na Matriz19h – Encenação da Ressurrei-ção de Jesus19h30 – Santa Missa

Programação da Semana Santa

Page 22: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20146C

Page 23: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 7C

Parte de Buenos Aires pre-serva sua história através daarquitetura clássica dos edifí-cios, cafés, parques e praças, doestádio La Bombonera, do Tea-tro Cólon e das casas coloridasdo bairro, La Boca, especial-mente as da rua Caminito. Lá, écomum encontrar artistas ex-pondo pinturas com paisagenslocais e bailarinos dançandotango.

Não bastassem as belezasnaturais e toda infraestrutura,Buenos Aires ainda criou esseritmo que representa a almaargentina e reflete em suas le-tras e melodia, toda a passio-nalidade, sensualidade e nos-talgia marcante dos porte-nhos.

Mas a capital mais euro-péia da América Latina tam-bém se mostra moderna e re-vitalizada. Prova disso, estána vida noturna e cultural in-tensa tão presente nos bares,baladas, restaurantes, shop-ping centers, teatros, mu-seus, livrarias, casas de espe-

Buenos Aires garante centros de compra, gastronomia saborosa,vida noturna e cultural intensa, além de uma bela arquitetura

táculos, centros culturais egalerias de arte.

Impossível não admirar aPlaza de Mayo, que concentraaos seus arredores importan-tes edifícios como a Casa Ro-sada, o Cabildo e a Catedral Me-tropolitana.

Entre os variados programasculturais de Buenos Aires, a ci-dade destaca os passeios pelasáreas verdes, espetáculos detango, restaurantes sofistica-dos e centros de compra.

Merecem atenção o ParquePalermo, principal parque deBuenos Aires e a avenida Corri-entes, considerada a Broadwayportenha.

Entre suas principais atra-ções, Buenos Aires, destaca aculinária rica, complementadapor cortes generosos, sorvetes,empanadas, alfajores, vinhosargentinos e cervejas, além dascompras, um dos melhores pro-gramas da cidade.

Principalmente se o passeiofor pela Calle Florida, no Centro,ou na avenida Córdoba, na Villa

Crespo. Esses importantes cen-tros comerciais de Buenos Ai-res vendem a preços competiti-vos, produtos de todas as par-tes do mundo, de grandes gri-fes a itens de artesanato e cou-ro, maior especialidade da capi-tal argentina.

Pontos Turísticosem Buenos

Plaza de MayoMarco zero de Buenos Aires

e praça mais antiga da cidade, aPlaza de Mayo é cenário de mui-tos acontecimentos políticosda Argentina. No seu arredor háimportantes edifícios como aCasa Rosada (a sede do governoargentino), o Cabildo e a Cate-dral Metropolitana (abrigo dosrestos mortais do General SanMartín, herói da Independênciaargentina).

Puerto MaderoAntigo porto da cidade, Pu-

erto Madero foi totalmente res-taurado e se transformou em umbadalado point com restauran-tes e bares.

Onde Ficar em BuenosDazzler San TelmoO Dazzler San Telmo desta-

ca a bela piscina na coberturacom vista panorâmica para obairro de San Telmo. Sua ótimainfraestrutura também disponi-biliza restaurante, bar e inter-net wi-fi. Os apartamentos pos-suem TV de tela plana, canais acabo, escrivaninha, ar-condici-onado e frigobar.

Obelisco Center SuitesEm frente ao Obelisco e a

poucos passos da agitada Ave-nida Corrientes, o Obelisco Cen-ter Suites dispõe de spa, busi-ness center, sauna, academia eapartamentos equipados comfrigobar, TV a cabo, ar-condici-onado, cofre, secador de cabelo,escrivaninha, telefone e internetsem fio.

Onde Comer em BuenosAsia de CubaAlém de uma competente co-

zinha internacional, o Asia deCuba ganha novos ares após o jan-tar, quando são retiradas as me-

sas, e o restaurante transforma-se em uma das danceterias maisfamosas de Puerto Madero.

Munich RecoletaEspecializado em gastrono-

mia argentina, o Munich Reco-leta fica próximo à Avenida Al-vear e aos principais museus deBuenos Aires.

Onde Comprar em BuenosAires

Shopping Alto PalermoAlém da localização privile-

giada, em plena Avenida SantaFe, uma das mais importantes emovimentadas da capital argen-tina, este shopping reúne maisde 180 lojas de grifes nacionaise internacionais, uma filial dasorveteria Freddo e o maior Ci-nemark de Buenos Aires.

Outlets Avenida Córdoba eRua Aguirre

Se for para Buenos Aires nãodeixe de conferir de pertinho osoutlets da cidade, localizados naavenida Córdoba e na rua Aguir-re. As marcas comercializadassão bastante conhecidas e algu-

mas lojas oferecem descontosimperdíveis.

Curiosidades sobre BuenosChurrasco X parrilla argen-

tinaEnquanto os brasileiros as-

sam carne na churrasqueira, osargentinos a preparam na parri-lla, temperada apenas com salmarinho e sem espeto, o quegarante a suculência do corte.

Tango por todos os ladosO tango é o ritmo que mais

identifica Buenos Aires. Provadisso está em cada esquina, nasruas do bairro La Boca e, atémesmo no metrô portenho,tido como o mais antigo daAmérica Latina, desde sua inau-guração em 1913. Casas de es-petáculo, alguns restaurantese confeitarias mais tradicio-nais como o Café Tortoni, tam-bém proporcionam verdadei-ros shows do ritmo.

Para mais informações, li-gue 3524-2705

UNIVERSAL TURISMO

Clientes Nicolau e Viviane aproveitandoas férias em Buenos Aires

Na última semana chegou aofim mais uma edição do CursoGratuito para Gestante promovi-do pela Santa Casa, Clínica SantaSaúde e Ambulatório Médico deEspecialidades - AME.

Dentre os objetivos preconi-zados pelo curso, está o trabalhohumanizado do parto que visaestimular as gestantes a realiza-rem o parto natural, consideradomenos agressivo tanto para amãe, quanto para o bebê.

O curso é totalmente gratui-to e aberto às mamães que de-sejam entender melhor as mu-danças ocorridas na gestação.Ele é dividido em quatro encon-tros, sempre nas quartas-feiras,

Fisioterapeuta aborda cuidadoscom o corpo durante a gestação

As técnicas da fisioterapia ajudam a gestante a se adaptar melhor ao novo centro de gravidade que vai sendo modificado à medida que a gravidez evolui

com duração de no máximo 2horas/aula.

No último dia 30, a fisiotera-peuta Nádia Shuman, que faz par-te da equipe de fisioterapia daSanta Casa de Itapeva falou sobreos benefícios que as futuras ma-mães terão, com um cuidado es-pecial durante a gestação. “Nósfisioterapeutas contribuímospara a qualidade do parto em to-das as suas fases. As técnicas uti-lizadas e a nossa prática têm de-monstrado um resultado muitosatisfatório, contribuindo assim,para um trabalho de parto maisrápido, com menos dor e de mai-or qualidade”, ressalta Nádia.

De acordo com a profissio-

nal, a fisioterapia ajuda a gestan-te a se adaptar melhor ao novocentro de gravidade que vai sen-do modificado à medida que agravidez evolui e auxilia a mes-ma a preparar o corpo para as al-terações que ocorrem durantetodo o período de gestação, comoas alterações posturais, de mar-cha e respiratórias.

“A fisioterapia nesta nova faseajudará a diminuir os sintomasda gravidez, controlar ansiedadee depressão, a diminuir a indica-ção do parto cesária e ao uso demedicamentos, estreitar o tem-po de trabalho de parto, melho-rar qualidade de vida da gestantee tornar o parto mais participati-vo e humanizado”, reforça.

Durante o encontro, Nádiaainda enumerou os benefícios dese manter um programa de exer-cícios durante a gravidez, lem-brando que o exercício físico rea-lizado de forma regular reduz osfatores de risco associados à gra-videz. “Para as gestantes que pra-ticam exercícios antes da gravi-dez, o exercício ajuda a mantersua aptidão física e, além disso,pode aliviar muitos os efeitoscolaterais desagradáveis ??do iní-

cio da gravidez, tais como fadigae náuseas”.

Ao final, Shuman explicoutambém que, a fisioterapia é re-alizada de acordo com a fase ges-tacional, onde são trabalhadosexercícios para o metabolismo,que ajudam a prevenir os incha-ços e melhoram a circulação,exercícios de alongamento e for-talecimento, que colaboram paramanter bom equilíbrio e melho-

rar aptidão física e exercíciosrespiratórios, que auxiliam nomomento do parto, pois contro-la a ansiedade e administra me-lhor a dor.

A enfermeira responsável pelocurso, Janete Vasconcelos explicouque as aulas são ministradas poruma equipe multiprofissional,composta por Enfermeiras Obste-tras, Fisioterapeuta e Nutricionis-ta. “As gestantes e mulheres que

estejam planejando engravidar po-dem participar e levar um acom-panhante. As aulas acontecem naSala de Estar da Santa Casa, aondeo acesso é pela Portaria 5”.

Vale lembrar que, no próximomês de Maio, o Curso Gratuitopara Gestante terá início no dia07, as 14h30. Não precisa fazerinscrição com antecedência. Maisinformações pelo telefone: 153522-9500 – ramal: 9646.

Page 24: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20148C

Um grupo de quase 50 alu-nos com idade de 11 a 13 anos,das Escolas Professor JuarezCosta e Ministro Sérgio Mot-ta, compareceram na unidadedo Poupatempo de Itapeva nasexta-feira (28). As escolasficam localizadas no Bairro doJaó e no Bairro Alto da Bran-cal, zona rural da cidade. Avisita rendeu aos alunos a

Poupatempo de Itapeva recebe alunosdos Bairros do Jaó e do Alto da Brancal

Os alunos conheceram a estrutura da unidade e receberam a primeira via da carteira de identidade

primeira via da carteira deidentidade.

Além de terem seus docu-mentos providenciados nomesmo dia, as crianças fize-ram uma visita monitorada atodos os órgãos presentes naunidade para conhecer osprincipais serviços prestados.Eles assistiram a uma pales-tra sobre cidadania e conser-

vação de documentos.A coordenadora pedagógi-

ca de uma das unidades de ensi-no, Débora Cintia de Almeida,que acompanhou os alunosdurante a visita, elogiou oatendimento. “O que nos cha-mou muito a atenção foi a for-ma com que fomos recebidos,a rapidez, a preocupação e ocuidado com as crianças, prin-cipalmente. Os alunos ama-ram tudo o que puderam pre-senciar”, disse ela.

Poupatempo - A unidadedo Poupatempo de Itapeva en-trou em funcionamento hácerca de um mês. A capacida-de de atendimentos pode che-gar a mil usuários por dia. Aotodo são 35 funcionários, queestão à disposição da popula-ção para a realização de ser-viços de departamentos do

governo, entre eles, o Detran.O usuário pode fazer renova-ção e transferência da Cartei-ra Nacional de Habilitação(CNH), além de licenciamen-to de veículo e receber outrasorientações relacionadas aotrânsito.

Os usuários podem contarainda com serviços de emis-são da carteira de identidade(RG), atestado de anteceden-tes criminais e carteira de tra-balho, além dos serviços ele-trônicos, como a Nota FiscalPaulista, Boletim de Ocorrên-cia Eletrônico e consultas àSecretaria da Fazenda.

O prédio disponibilizadopara o Poupatempo está situa-do à Avenida Governador Ma-rio Covas, 269, no Centro de Ita-peva, onde anteriormente fun-cionava a Estação Cultura.

Page 25: Jornal Ita News | Edição 781

Sexta-feira,17 de abril de 2014

Editor Chefe: Kiko CarliAno XII - Edição 781

Itapeva aplica goleada históricae elimina Avaré da Copa TV Tem de Futsal

Meninas de Itapeva se classificam após vitória por 15 a 3

Na noite de sex-ta-feira (11) aconteceram mais três jogos válidos pelaCopa TV Tem de Futsal, disputados em Tatuí. Destaque para a categoriafeminino, com a classificação de Itapeva após goleada pelo placar de

15 a 3 sobre Avaré.Itapeva comandada por Marcos Alemão formou-se com Marciele, Janaína,

Brenda, Luciane, Jenifer, Elenice, Bruna, Letícia, Ana, Angelita, Lívia, Jhenifer, Va-nessa, Regiane e Camila.

Depois de serem eliminadas da Copa Record de Futsal, as meninas se con-centraram em conquistar, quem sabe, o título da Copa TV Tem e para isso temtrabalhado para corrigir as falhas e aprimorar os acertos.

Page 26: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20142D

Aconteceu na quarta-feira(09), na Chácara 11 Pinheiro,mais uma rodada válida pela 2ªCopa 11 Pinheiro de Futebol So-ciety, a qual está sendo bastan-

2ª Copa 11 Pinheiro de Futebol Societyte disputada e levando grandepúblico para assistir às partidas.

O primeiro confronto acon-teceu entre as equipes Transne-to x Translara, que se deu me-

lhor e venceu pelo placar de 04a 01. Translara, do técnico Co-brinha levou em campo os atle-tas Marcelo, Mauro (02), Rodri-go, Adão, Luiz Antônio, Bimbat-ti, Sidnei, Antônio Carlos, Célio,Carlos Cezar (01), Clodoaldo,Luizão Raposa, Gilson (01) eGustavo. Já a Transneto formou-se com Sergio, Irídio Tadeu, Da-niel, Ricardo, André Pinta, Wer-neck, Márcio, Dirceu Jr, Cláudio,Luciano e Ronaldo.

Em seguida, jogaram asequipes Agromag F. S. Itaberá xSICCOB, que venceu pelo placarde 03 a 00. SICOOB do técnicoMauri entrou em campo com osatletas Luiz Otávio, Diógenes,André Luiz (01), Otacílio, Mau-ri, Giba (02), Claudinei e Fran-

cisco Sales. Já a Agromag F.S. Ita-berá jogou com Leandro, Toshio,Cláudio, Itamar, Luiz Carlos, Ed-son, Donizete, Edson Neto, Levie Márcio.

Já no domingo (13), aconte-ceu mais um confronto. Desta vezentre as equipes Transneto xJoma Empreendimentos, quegoleou o adversário pelo placarde 12 a 02. A Joma do técnicoEdvaldo Proença foi compostapelos jogadores Chacal (01),Odirlei (03), Edson (01), José Ira-ni (01), Luiz Carlos, Silvio, Mar-cos Antônio, Edevaldo (02), Dal-nei, Nivaldo (01), Fernando, Sid-nei e João de Lima (03). Já a Trans-neto do Dirceu Junior formou-secom Daniel Coxa, Ricardo, AndréPinta (01), Márcio Leite, Dirceu

Jr, Cláudio, Luciano (01), Ronal-do Bento e Valdeci Formiga.

A próxima rodada é especiale acontece nesta quinta-feira(17), às 19h, entre as equipes

Interlitrão x Translara. Às 20h,jogam as equipes MineraçãoItapeva/Ligamil x Agromag Ita-berá e na sequência GRP/Pláci-do Transportes x SICOOB.

Joma Empreendimentos

Itaberá Transneto

Translara

Sicoob

Os alunos do Maternal I e IIda EMEI Prof.ª Liliane AngélicaLeonel Moreira tiveram a opor-tunidade de conhecer o ProjetoFUT – Escola de Craques, no úl-timo dia 09.

As professoras estabelece-ram uma parceria com o FUT de-vido ao desenvolvimento doProjeto “Brasileirinho”, que ocor-rerá durante todo o ano letivo eenvolverá temas como esporte,

Alunos da EMEI LilianeAngélica visitam o ProjetoFUT – Escola de Craques

arte e cultura brasileira.Como estamos sediando

uma Copa do Mundo, nada maisoportuno, que propiciar aosalunos a chance de ver de pertoum campo de futebol, vivenci-ando uma experiência única eagradável, tendo em vista o tra-balho realizado em sala de aulasobre o tema.

No campo do FUT, os alunosforam calorosamente recepcio-

nados pela responsável MarianaVicente e pelos monitores, querealizaram com as crianças di-versas atividades relacionadascom o futebol e a quem a escolaagradece pela valorosa acolhidaaos alunos, em especial à Maria-na e so Fábio, que prontamenteacolheram a proposta de parce-ria dos alunos e professorescomo forma de melhor desenvol-vimento do projeto escolar.

A Copa do Mundo sediadaeste ano pelo nosso país estápara começar e o álbum de figu-rinhas oficiais da competição jáestá nas bancas de todo o país.

A tradição de colecionar ál-buns e figurinhas vem ano apósano atravessando gerações.Desde a primeira Copa do Mun-

Álbum da Copa do Mundoé disputado nas bancas

do, sediada no Uruguai no anode 1930, até hoje foram 19competições em 16 países di-ferentes, e nos últimos anos ocolecionar de álbuns e figuri-nhas do maior evento futebo-lístico do mundo vem ganhan-do cada vez mais adeptos, detodas as idades.

As vendas já estão a todovapor aqui em Itapeva e aos in-teressados o preço unitário doálbum é R$ 5,90 e o pacotinhocom 05 figurinhas custa R$ 1,00e pode ser encontrado na Bancado Rubinho, na Praça Anchieta ena do Cacá, na Praça EspiridiãoLúcio Martins.

Page 27: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 3D

A Secretaria Municipal daJuventude, Esportes, La-zer e Eventos Especiais

(SEMJEL), através do secretárioRogério Vieira Galvão (Papita)traz boas oportunidades para acidade de Itapeva neste ano de2014, entre eventos, atividadesfísicas e jogos para todos osgêneros. Em entrevista à nossaequipe de reportagem Papitanos falou sobre essas novida-des, confira:

IN – Quais as novidades daSecretaria de Esportes para ospróximos meses?

Papita – A grande novida-de que vem para o mês de abrile para este ano é a parceria e oconvênio com o Esporte ClubeSão Bento/Itapeva na catego-ria futebol masculino Sub 15 eSub 17. A estreia no campeo-nato é algo inédito para a nos-sa cidade. Hoje temos a marcado clube agregada a Itapeva,que tem essa detenção dos di-reitos federativos do EsporteClube São Bento por dois anos.A estreia acontece neste sába-do (19), no nosso Estádio Mu-

Secretário de Esportes fala sobre o PaulistaSub 15 e Sub 17 e os eventos que estão por vir

nicipal, às 9 horas com o pri-meiro jogo na categoria Sub15. Jogam São Bento/Itapeva xNova Odessa, e logo depoisestreia o Sub 17. Contamoscom o apoio dos torcedoresitapevenses e dos amantes dofutebol para apoiarem nossosgarotos lá dentro do Estádio ecomeçarmos com o pé direitoo Campeonato Paulista e estre-armos com duas vitórias.

IN – Como o senhor avalia odesempenho das equipes de Ita-peva, que já estão competindoem outros campeonatos?

Papita – Estamos partici-pando das semifinais da CopaTV Tem masculino na cidade deItapetininga, que será um jogodificílimo. Esperamos um bomresultado do nosso futsal mas-culino. Nós sabemos da nossaresponsabilidade nessa compe-tição e depois de 05 vezes te-mos levantado esse título, alémda Copa dos Campeões e comessa nova equipe mista de atle-tas de fora e também da cidadede Itapeva vamos para este con-fronto na esperança de chegar-

mos até a final, com quem sejao vencedor da outra chave. Ago-ra temos que conquistar essavitória a qualquer preço.

IN – O que senhor tem a di-zer sobre as oficinas que a SE-MJEL tem desenvolvido?

Papita – Na realidade são

situações novas implantadaspor nossa Secretaria. Temos aProfª Regina, que ministra au-las de zumba às segundas, quar-tas e quintas na Praça de Even-tos, e em alguns horários alter-nados no período da manhã e atarde temos aulas de ginásticarítmica nos ginásios da CCE etambém da Vila Aparecida, alémdas aulas que ela ministra todamanhã de segunda a sexta vol-tada ao público da terceira ida-de na Praça de Eventos. Todaquarta-feira temos a hidroginás-tica na nossa piscina. Queroaproveitar a oportunidade aquipara deixar o telefone da Secre-taria para mais informações eaos interessados, com contatosatravés do telefone 3522-3967,para que possamos explicar àpopulação sobre essas oportu-nidades que a Secretaria vemoferecendo.

IN – Qual a sua mensagempara a população de Itapeva?

Papita – Quero agradecer oespaço que o Ita News sempreestá nos oferecendo, e dizer quea nossa Secretaria estará sem-

pre de portas abertas para re-ceber os esportistas de Itape-va, aos cidadãos que procurampor nossas atividades e agra-decer ao nosso Departamentode Lazer, que vem trabalhandono sentido de oportunizareventos esportivos. Temos aía Copa Itapeva de Futsal, esta-mos lançando o CampeonatoAmador de Futebol, o Amador-zinho, que é para categoriasmenores. Temos a 3ª Idade par-ticipando da Liga Sorocabanade Voleibol e temos também aCorrida de 1º de Maio, em queestamos acertando a distânciade 5 Km ou 7 Km. Estamos comvárias ações voltadas aos maisdiversos públicos de Itapevae quero novamente deixar àdisposição o nosso telefonepara atender todos os nossosmunícipes, e quem quiser nosprocurar estamos agora aten-dendo na antiga sede da ACM,na Rua Carmino Farina, Vila Isa-bel, quem quiser é só nos pro-curar que estaremos atenden-do a todos com muita alegria esatisfação.

A Ospedal Sports finalizoumais um evento neste domin-go (06), no Campo da SEMJEL.Desta vez aconteceu a final do2º Campeonato de Veteranos35 anos, no qual sagrou-secampeã a equipe de Buri, ven-cendo a equipe de Capão Boni-

Buri vence o 2º Campeonatode Veteranos 35 Anos

to nos pênaltis.No tempo regulamentar o

jogo empatou em 02 a 02, sen-do definido nos penais por 05 a04 para Buri.

A competição teve comoartilheiro o jogador Bimbatida A.A. Itapeva e goleiro me-

nos vazado o Marcelo da equi-pe Buri.

“Agradeço a todos partici-pantes e em especial ao secre-tário de Esportes Rogerio Gal-vão (Papita) pelo apoio dado aeste evento”, disse o organiza-dor Junior Ospedal.

Na quinta-feira (10), aconte-ceu no Ginásio de Esportes daCCE mais uma rodada válidapela Copa Cidade de Itapeva deFutsal.

O primeiro jogo da noiteaconteceu entre as equipes Gua-rani x Alaska Futsal , que ven-ceu pelo placar de 07 a 02. Emseguida entraram em quadra asequipes do Jardim Kantian xPontocomp Informática, queconquistou a vitória por 08 a 04.

Na segunda-feira (14), acon-teceram mais dois confrontos.Churrascaria Esplanada enfren-tou a equipe Spartak’s FC, que ven-ceu por goleada de 11 a 02. Nasequência entraram em quadraTransneto x Agrovila, que levoua melhor e venceu por 07 a 05.

Copa Cidade deItapeva de Futsal

Próxima rodada:Segunda Feira – 28/04/14 – Ginásio da CCE

Na noite de terça-feira (15),Itapeva foi a Itapetininga paratentar garantir uma vaga nasemifinal da Copa TV Tem deFutsal.

A equipe itapevense entrouem quadra segura e precisan-do da vitória para continuarviva na competição e tentarchegar à final. Itapetininga jo-

Itapeva vence e está nasemifinal da Copa TV Tem

gou em casa, teve a ajuda datorcida e assim como Itapeva,também buscava seguir nocampeonato.

No tempo regulamentarcom muita garra e técnica asequipes fizeram uma grandedisputa terminando a partidaempatadas em 02 a 02. A de-cisão foi para os pênaltis e até

a quarta cobrança tudo esta-va igual. Itapeva marcou oquinto gol e com uma defesaespetacular do seu goleiroconseguiu desbancar os do-nos da casa.

A data da próxima partidaainda não está definida. CapãoBonito joga contra Pilar do Sule Itapeva enfrenta Tatuí.

A equipe de vôlei feminina deItapeva chegou à final do TorneioInício da Liga Sorocabana e no úl-timo dia 13, foi a Votorantim, ondeenfrentaram as donas da casa.

Pelo placar de 27 x 25 Voto-rantim acabou vencendo Itape-va e ficando com o título destetorneio, que é um pré-aqueci-mento para o início de fato dasdisputas da Liga.

Participaram oito equipessendo Cotia, Votorantim, Soro-caba, Boituva, Iperó, Itapetinin-ga, Itapeva e Itaí. As partidaspossuem apenas um set e cadaequipe teve três jogos. Itapevaganhou de Itapetininga por 25x0e depois de Itaí por 25x20 até oconfronto com Votorantim.

A equipe masculina estrea-rá no Torneio Início no dia 27em Piracicaba.

Vôlei é vice-campeã do TorneioInício da Liga Sorocabana

Page 28: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20144D

A festa que os jogadores doItuano fizeram após a conquis-ta do bicampeonato paulistafoi diferente das celebraçõestradicionais. Foi a festa de umtime pequeno que derrotou obicho-papão. Do primo pobreque consegue um triunfo qua-se épico. A vitória por 7 a 6nos pênaltis adaptou para ofutebol a lenda de Davi contraGolias.

O zagueiro santista Netoperdeu o pênalti decisivo de-pois que Josa marcou. Se o fu-tebol serve como inspiração ealegoria para a vida, os peque-ninos do Ituano provaram quevale a pena esperar um poucoa mais pelo seu momento deglória.

Porém, mesmo com chuva ecom a derrota alguns santistasestiveram na Avenida Cel. Acá-cio Piedade, que serve de palcopara todas as comemorações detítulos no futebol.

Ituano vence Santos econquista título do Paulista

Page 29: Jornal Ita News | Edição 781

SUPLEMENTO ESPECIAL DO JORNAL ITA NEWS Sexta-feira, 17 de abril de 2014

Você sabia que cerca de 70%da população brasileira ativa éconstituída de profissionais davoz, como os professores, ato-res e operadores de telemarke-ting? Para conscientizar a po-pulação sobre os cuidados comesta importante ferramenta decomunicação do corpo humanofoi realizada a 16ª CampanhaNacional da Voz em São Paulo,ação promovida pela AcademiaBrasileira de Laringologia e Voz(ABLV) em parceria com a Asso-ciação Brasileira de Otorrinola-ringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Segundo o médico Otorrino-laringologista Dr. Antonio Lobo,presidente da Academia Brasi-leira de Laringologia e Voz, oobjetivo da campanha é alertara população sobre os principaiscuidados com a voz e sobre aprevenção de doenças vocais,um das principais causas deafastamento dos professoresde suas funções. Outra grandepreocupação da ABLV é reduziros casos de câncer de laringe,já que o Brasil ainda figura nalista dos países com maior in-cidência da doença. “Nossofoco também é informar a po-pulação sobre os sinais de aler-ta que indicam a presença dedoenças malignas, como o cân-cer de laringe e de cabeça e pes-coço. É de grande importânciadivulgar a extensão do médicoOtorrinolaringologista comoprincipal especialista habilita-do para diagnosticar e tratar deafecções nessas áreas”, afirmaAntonio Lobo.

“Tenso é não cuidar dasaúde”

Uma das duplas sertanejasmais populares da atualidade,Fernando e Sorocaba serão ospadrinhos da Campanha Nacio-nal da Voz deste ano. É muitocomum os sertanejos brinca-rem com a bebida em suas mú-sicas, mas é fundamental cons-cientizar a população sobre osriscos do consumo abusivo doálcool, que junto com o tabagis-mo, é uma das principais cau-sas para o desenvolvimento docâncer de laringe. E a dupla apro-veita um de seus maiores suces-sos para dar o recado: “Tenso énão cuidar da saúde”.

Por se identificar bastante

Câncer de laringeIniciativa brasileira atende 40 mil pessoas por ano e já reduziu em mais de 30% os casos de câncer de laringe no país

com o tema da campanha, a du-pla também abraçou a missãode conscientizar o público so-bre a importância da voz comoinstrumento de trabalho e nasrelações sociais.

A voz e suas implicaçõesA voz é produzida na laringe

pela vibração das cordas vocais.Essa vibração acontece por meiodo ar que vem do pulmão, e osom produzido é moldado pelagarganta, nariz, e boca. Quandoa voz fica rouca, é sinal de queexiste algo errado. Algumascausas são quadros de gripe e orefluxo do conteúdo do estôma-go (refluxo gastro-esofágico).Porém, muitos casos de rouqui-dão estão relacionados ao abu-so vocal, seja gritando, falandoem alta intensidade em locaiscom muito ruído ou por muitotempo sem dar descanso para avoz (repouso vocal).

Gustavo Korn explica a im-portância de estar atento aossinais das cordas vocais, comodores, esforço ao falar e rouqui-dão frequente. “Nos casos derouquidão que persistem pormais de duas semanas, é funda-mental a avaliação médica, que

inclui exames das pregas vocais,como a fibronasolaringoscopia(fibra flexível colocada pelo na-riz até a laringe) ou a telelarin-goscopia (o médico introduzpela boca do paciente um tuborígido e apoia a língua com umagaze). É muito importante des-cartar o câncer de laringe que,na maioria das vezes, a voz rou-ca é a primeira manifestação”.

A equipe de especialistas daABLV e da ABORL-CCF reuniu as10 principais recomendaçõespara a preservação da saúde davoz:

1. Evite gritar ou falar altoem ambientes ruidosos;

2. Não é recomendável in-gerir líquidos ou alimentosmuito gelados, principalmenteem dias quentes;

3. Fumar é altamente noci-vo à saúde do sistema respira-tório, principalmente às pregasvocais.

4. O consumo excessivo debebidas alcoólicas também énocivo, pois propicia um efeitoanalgésico na laringe, causandoabusos do aparelho vocal.

5. É importante beber bas-tante água e manter uma ali-mentação leve, sem exagerar no

consumo de alimentos gordu-rosos ou muito condimentados;

6. Falar durante exercíciosfísicos de impacto, como vôlei

e tênis, pode prejudicar as cor-das vocais.

7. Pigarrear e sussurrar sãohábitos aparentemente inofen-sivos que podem trazer grandesprejuízos à voz.

8. Chupar balas ou pastilhaspara aliviar dores na gargantatraz efeito anestésico, levandotambém a abusos vocais.

9. O uso excessivo de arcondicionado pode traz proble-mas ao resfriar e reduzir a umi-dade do ar, provocando o resse-camento das cordas vocais.

10. A qualquer sinal de pro-blemas, como dores na gargan-ta, rouquidão, cansaço ao falar,tosse, pigarro ou dificuldadepara engolir, procure um médi-co Otorrinolaringologista.

Até 1999, o câncer de larin-ge vitimava 15 mil pessoas anu-almente no Brasil. Após o lan-çamento e ações de conscienti-zação da campanha, o índicecaiu para 10 mil pessoas porano, registrando redução demais de 30%, de acordo com oInstituto Nacional do Câncer(INCA). Em cada edição da Cam-panha, são atendidas e orienta-das cerca de 40 mil pessoas.

Sintonia Comunicação

Page 30: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20142 Saúde

Considerada uma das doen-ças que mais mata em todo omundo, a hipertensão atinge, emmédia, 70% da população idosainternada no Hospital do Servi-dor Público Estadual (HSPE), ad-ministrado pelo Instituto de As-sistência Médica ao ServidorPúblico Estadual (Iamspe).

O Iamspe atende 10% dapopulação idosa do Estado deSão Paulo e 60% dos pacientesinternados no HSPE são da ter-ceira idade, deste montante70% sofre de pressão alta, cau-sada pelo consumo excessivo desal e o sedentarismo, segundoafirma o cardiologista do HSPE,Rui Póvoa.

De acordo com o especialis-ta, a hipertensão, assim como amaioria dos problemas no co-ração, está principalmente liga-da ao estilo de vida. Hábitoscomo má alimentação, fumo,

Hipertensão atinge 70%dos idosos internados

Dores no peito, falta de ar, inchaço, fraqueza e tonturas estão entre ossintomas de complicações da doença hipertensiva

sedentarismo e o colesterol ele-vado podem causar ou agravaras doenças cardiovasculares.

A hipertensão é uma doençaassintomática, e os sinais sóocorrem quando ela lesa os ór-gãos-alvo (coração, rins e cére-bro). Para o lado do coração ocor-re o infarto do miocárdio e a in-suficiência cardíaca. Já nos rinscausa insuficiência renal e, nocérebro, acidente vascular cere-bral (AVC).

Entre os sintomas que po-dem diagnosticar complicaçõesem órgãos-alvo, devido à hiper-tensão, estão dores no peito,tonturas, dores de cabeça, visãoembaçada, entre outros.

O médico recomenda quetodas as pessoas meçam suapressão pelo menos duas vezesao ano. “Feito o diagnóstico, otratamento é simples e efetivo.Com isso, as chances de um in-

farto do miocárdio diminuem.E, em caso de dores no peito, opaciente deve procurar atendi-mento médico, principalmentese for fumante e tiver o coleste-rol elevado”.

Para o especialista, é impor-tante que as pessoas estejamatentas à saúde do coração desdecedo. Segundo ele, é grande o nú-mero de crianças hipertensas eobesas. Isso se dá pela má alimen-tação e pela falta da prática deexercícios físicos. “É importanteque os pais incentivem a alimen-tação saudável dos filhos, livre desal, frituras e produtos industria-lizados, além de incentivar queas crianças pratiquem mais es-portes e deixem o vídeo game umpouco de lado”, afirma o médico.

Instituto de AssistênciaMédica ao Servidor Público Es-tadual (Iamspe)

Assessoria de Imprensa

A Santa Casa de Itapevainaugurou há três anos umnovo bloco operatório estrutu-rado de acordo com as maisavançadas tecnologias, qualifi-cando-o como o Centro Cirúr-gico mais moderno da regiãoSudoeste Paulista.

Este novo complexo é for-mado por três núcleos: o Cen-tro Cirúrgico, a Central de Ma-terial e Esterilização e a Recu-peração Anestésica. Atualmen-te o Centro Cirúrgico da SantaCasa dispõe de 10 salas cons-truídas de acordo com as maisrígidas recomendações técnicasque regulamentam o setor, sen-do nove destinadas para cirur-gias e uma para hemodinâmica.

Com o intuito de oferecertodo suporte necessário ao cor-po clínico, durante a realizaçãodos procedimentos cirúrgicos.As enfermeiras do Centro Cirúr-gico da Santa Casa, Edilene Fo-gaça Oliveira e Francielen Al-ves de Lima participaram nofinal do último mês, do treina-mento sobre RDC 15.

A normativa da VigilânciaSanitária dispõe sobre os re-

Enfermeiras do Centro Cirúrgico da SantaCasa de Itapeva fazem curso sobre RDC 15

O Objetivo é desenvolver o processo de qualidade e o aprimoramento de profissionais que atuam na Central de Material e Esterilização

quisitos de boas práticas parao processamento de produtospara saúde e aplicação em Cen-tros de Material e Esterilização- CME dos serviços de saúdepúblicos e privados.

O curso foi ministrado sobas orientações da instrutora,Cristiane Uyeno que é enfermei-

ra coordenadora do Centro Ci-rúrgico e Central de Material eEsterilização do Hospital doIdoso, Zilda Arns de Curitiba;Mestre em Engenharia Biomé-dica pela Universidade Tecnoló-gica Federal do Paraná; Docentedo Curso de Pós-graduação emCentro Cirúrgico e Central de

Material e Esterilização da Pon-tifícia Universidade Católica doParaná – PUC e presidente doGrupo Paranaense de Enfermei-ros em Centro Cirúrgico.

Segundo a coordenadora doCentro Cirúrgico da Santa Casade Itapeva, Juliana Cristina deA. Araújo Cravo, este Regula-

mento da Vigilância Sanitáriatem o objetivo de estabeleceros requisitos de boas práticaspara o funcionamento dos ser-viços que realizam o processa-mento de produtos para a saú-de visando à segurança do pa-ciente e dos profissionais en-volvidos.

“Nós temos a preocupaçãode garantir a excelência nas ci-rurgias realizadas na Santa Casae o aprimoramento dos profis-sionais que atuam neste setoré fundamental para a garantiada qualidade e eficiência dosprocedimentos efetuados noCentro Cirúrgico”, destaca Ju-liana.

Dentre as questões aborda-das no curso foram apresenta-das as formas de como cumpriras exigências; A implantaçãode processos de qualidade daCME; Legislações nacionais einternacionais que norteiam oprocesso de esterilização; Qua-lificação do processo de limpe-za e a limpeza manual e auto-mática; Classificação de emba-lagem para acondicionamentode matérias; Monitoramentodo processo de esterilização;Armazenamento de matériassubmetidas aos processos delimpeza, desinfecção ou este-rilização; Formas de garantir edeterminar o prazo de limite deuso; Transporte de artigos pro-cessados; E o gerenciamento deresíduos.

O Câncer da Tireoide é raro,mas em mulheres costuma sertrês vezes mais frequente do queem homens, atingindo a faixaetária entre 25 a 65 anos de ida-de. Apenas 10% dos nódulos natireoide são malignos, e a mai-oria apresenta crescimento len-to, com baixo potencial de ma-lignidade.

Cerca de 80% dos casos decâncer na tireoide são do tipoPapilífero, que apresenta chancede 100% de cura. O Folicular, queatinge cerca de 15% a 20% doscasos, ocorre acima dos 40 anos.Mais agressivo, o Medular cor-responde a apenas 5% dos casos,mas é responsável pelo menortempo de sobrevida do pacien-te. Já o carcinoma Anaplásicorepresenta 1% dos casos, é mui-to raro e ocorre mais frequente-mente em pacientes idosos.

“Acredita-se que esta pato-logia esteja relacionada aos ní-veis de estrogêneo nas mulhe-res. Mas quando é diagnostica-do nos homens, o Câncer da Ti-reoide tem maior poder deagressividade”, explica a Dra.Maria Inez Caser França, Coor-denadora do Ambulatório deCarcinoma Medular da Tireoidedo Hospital Estadual Dr. DórioSilva, no Espírito Santo.

O diagnóstico do Câncer daTireoide é realizado pela pun-ção aspirativa por agulha finaguiada por ultrassonografia.Uma vez confirmado, o trata-mento é cirúrgico, com retira-da de toda a glândula tireoide.Em alguns casos são removidosos linfonodos comprometidos.“Após a cirurgia o paciente devetomar hormônio, de forma con-

Mulheres são as mais atingidaspelo Câncer de Tireoide

Na maioria dos casos há 100% de chances de cura

tínua, pelo resto da vida. Empacientes portadores de Carci-noma Papilífero e Folicular, podeser realizada a complementaçãoterapêutica com Iodo 131, cha-mada de terapia ablativa”, com-plementa Dra. Maria Inez.

Iodoterapia – Chamada tam-bém de terapia ablativa, consis-te em ingerir uma quantidadede iodo radioativo cuja funçãoé eliminar o tecido tireoidianonão removido pela cirurgia,

além dos linfonodos cervicaisafetados pelo câncer e em ou-tras partes do corpo. Entre ostipos de Câncer, o de tireoide éconsiderado um dos menosagressivos porque, geralmente,representa tumores que nãocausam dor e quando há presen-ça de metástases, quase sempreestão localizadas nos gângliosdo pescoço.

Tierno Press/Gengibre Co-municação

Page 31: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 2014 3 Saúde

A biópsia é um procedimen-to para a coleta de fragmentosde um determinado órgão outecido para análise por um mé-dico patologista. Este procedi-mento, quando necessário, éparte do processo de investiga-ção de uma doença, possibili-tando um diagnóstico, além defornecer informações que con-tribuem com a escolha do tra-tamento adequado e com o prog-nóstico de cada caso. Para aju-dar a entender um pouco maissobre o exame, a patologista daSociedade Brasileira de Patolo-gia, Luciana Salomé, respondeuas questões abaixo:

Fazer uma biópsia significapossibilidade de câncer? Nãonecessariamente. Muitas ou-tras doenças também podem serdiagnosticadas através de bióp-sias. Este procedimento é indi-cado sempre que há necessida-de de esclarecimento (confirma-ção ou descarte de uma suspei-ta diagnóstica).

A biópsia só é realizada comanestesia geral? Anestesia ge-ral só é necessária quando a co-leta de material é feita atravésde uma cirurgia. Na maioria doscasos, a retirada de materialpara biopsia é simples, feitaatravés de procedimentos am-bulatoriais, ou seja, dentro doconsultório médico.

A biópsia é um exame dolo-rido? É relativo. Depende doórgão a ser biopsiado. Em al-guns casos pode ser necessáriaanestesia local, e em outros

Biópsia: entenda oque é e para que serveSociedade Brasileira de Patologia desvenda mitos, verdades e

orienta sobre os benefícios do exame

nem isso.A biópsia de medula óssea é

perigosa? Não, pois é um proce-dimento simples. O procedimen-to para obtenção de material damedula óssea é simples, porémrequer cuidados que justificamsua realização em ambiente hos-pitalar. No entanto, não há ris-cos à saúde do paciente.

Somente a biópsia pode di-agnosticar o tipo e dar prognós-tico do câncer? Não, é necessá-rio um conjunto de exames parao diagnóstico preciso. O examehistológico de uma amostra detecido é parte da investigaçãoclínica de uma doença. Esta in-vestigação inclui o exame clí-nico, além de exames de sangue,exames de imagem e biópsias,sempre que houver necessida-de para o esclarecimento diag-nóstico. As informações obti-

das ao longo da investigaçãopermitem a elaboração de umdiagnóstico e a escolha do tra-tamento adequado, bem comodo prognóstico de cada caso.Portanto o acompanhamento deum paciente é feita por médi-cos de várias especialidades e aintegração entre eles é funda-mental.

Ainda no que se refere à atu-ação dos patologistas, a Socie-dade Brasileira de Patologia pu-blica há oito anos o Manual depadronização de laudos histo-patológicos, que visa uniformi-zar a redação dos laudos paraque eles contenham todas asinformações necessárias de for-ma clara e objetiva. Este manu-al acaba de ter sua última edi-ção lançada.

Thais Pacheco - Assessoriade Comunicação

Existe uma crença popularde que mulheres gestantes apre-sentam maior perda dental emais cáries que aquelas que nãoestão grávidas, de maneira ge-ral, isto ocorre mais pelo des-cuido com a higiene oral do quepelo fato de estar à espera deuma criança.

Durante o período de gravi-dez acontecem algumas modifi-cações físicas e fisiológicas nocorpo, que podem gerar altera-ções orais, tais como: gengivitegravídica, que é uma resposta in-flamatória exagerada a fatores ir-ritantes que causam a gengivitecomum; o aumento da mobilida-de dentária, do fluído gengival, dasalivação e da profundidade dabolsa por alterações no equilíbriohormonal; e o aparecimento depigmentação nas mucosas.

“No caso da gengivite gra-vídica, a prevenção é simples:basta realizar uma meticulosahigiene bucal com uso de esco-va e fio dental, além do acom-panhamento com o cirurgião-dentista. Já no caso da mobili-dade dentária, após o parto, háuma redução”, explica o dentis-ta especialista em saúde bucal,Dr. Sérgio Kignel.

Tratamento odontológicoOutra dúvida bastante co-

mum é se pode ser feito um tra-tamento dentário durante a gra-videz e amamentação.

De modo um geral, se a gra-videz é planejada, o ideal é rea-lizar o tratamento antes da con-cepção. Isto raramente aconte-

Mulheres grávidas: saiba as alteraçõesque ocorrem na região bucal

Dr. Sérgio Kignel explica os tipos de modificações orais emgestantes e como tratá-las

ce, assim o melhor período parao tratamento dentário é no se-gundo trimestre (entre o quar-to e o sexto mês) de gravidez.Porém, numa situação de urgên-cia odontológica, como no casode dor ou abscesso (acúmulo depus devido uma infecção), o tra-tamento odontológico é obriga-tório, tomando os devidos cui-dados que cada caso requer.

“A necessidade do uso demedicamentos será avaliadapelo cirurgião-dentista e a au-tomedicação nunca deve ser re-alizada, pois tomar remédiossem o conhecimento do médi-co pode ser perigoso para a gra-videz. É importante salientarque, durante a amamentação, obebê também recebe os medi-camentos administrados pelamãe, já que a maioria das dro-gas é excretada pelo leite ma-terno, em menor ou maior

grau”, explica Kignel.Quanto à anestesia local, não

existem riscos, pois o profissio-nal conhece os efeitos dos anes-tésicos e sabe quais pode utilizar.

Curiosidade: Os dentes co-meçam a se formar no 2º mêsde gravidez, e não é verdade queo bebê rouba cálcio dos dentesda mãe para formar os ossos.

Por Dr. Sérgio Kignel

Um estudo realizado pelaAmerican College of Cardiolo-gy, na 63ª Sessão CientíficaAnual da Cardiologia, avaliou1.484 pacientes e constatouque 32% deles sofrem com adoença arterial coronariana(aterosclerose) e apresenta-ram níveis baixos de vitami-na D.

 O nível de vitamina con-siderado baixo foi de 20 ng/ml, sendo o recomendado en-tre 35 e 55 ng/ml no sangue.Ainda, doentes com taxas in-feriores a 10 ng/ml resultouno aumento progressivo dadoença cardíaca.

A carência da vitaminatambém foi notada em 70,4%dos pacientes submetidos àangiografia coronariana, exa-me de imagem usado para ana-lisar a fluidez do sangue atra-vés das artérias do coração.

A função da vitamina D noorganismo é determinantepara a adequada absorção docálcio. E ainda age no siste-ma imunológico, com as fun-ções de proteger os órgãos e

Doença do coração é associada à falta devitamina D em 32% dos casos, revela estudo

Pesquisa constatou a falta da substância em pacientes com aterosclerose, doença que prejudica o fluxo sanguíneo do coração e pode causar infarto

impedir a perda de massamuscular.

O armazenamento de gor-dura na arte interna da arté-ria contribui para que o cora-ção receba menos sangue eoxigênio, processo chamadode arterosclerose. Essa gor-dura consiste no acúmulo decolesterol, cálcio e outrassubstâncias no sangue.

O nu tról ogo Dr. C el soCukier, do HCor, explica que avitamina D é facilmente me-tabolizada pela emissão daluz do sol. “É recomendada aexposição de aproximada-mente 20 minutos por dia,antes das 10h e após as 16h.Outras fontes são alimentoscomo leite, peixes, ovos, quei-jo e carnes”, complementa oDr. Cukier.

Por outro lado, o médicorecomenda cautela para quemdeseja buscar suplementos devitamina D. “Isso deve ser fei-to apenas com orientação mé-dica”, alerta. O excesso da vi-tamina pode causar hiperten-são e problemas renais.

Page 32: Jornal Ita News | Edição 781

17 de abril de 20144 Saúde

A deficiência auditiva é re-alidade para muitas pessoasno Brasil e no mundo. Segun-do dados do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE), cerca de 9,7 mi-lhões de brasileiros declaramter alguma forma de deficiên-cia auditiva, o que soma 5,1%da população. Tendo ciênciadisso, estudiosos e médicoscada vez mais desenvolvemmétodos que auxiliam pesso-as a voltar a ouvir ou até con-seguirem, pela primeira vez,ouvir algo.

Um dos métodos mais efi-cientes utilizado em pessoasque possuem perda grave deaudição é o implante coclear.Diferentemente do aparelhoauditivo, o implante – tam-bém conhecido como ‘ouvidobiônico’ , - tem uma parte queé colocada dentro da orelha dopaciente e uma porção exter-na, que é acoplada logo atrásda orelha e apresenta uma an-tena que se mantém em posi-ção por meio de um imã. Oaparelho faz com que o nervoauditivo seja estimulado di-retamente, causando as sen-sações sonoras.

Segundo a Dra. Rita deCássia Cassou Guimarães,otoneurologista e otorrinola-ringologista, de Curitiba, oaparelho já é utilizado e reco-nhecido há mais de 30 anos,portanto, ele não se encaixa

Implantes cocleares mudam a vida dequem sofre com problemas de audição

Conhecido como ouvido biônico, o dispositivo oferece uma solução para aqueles que perderam toda ou grande parte da audição

como uma tecnologia experi-mental – apesar de a tecnolo-gia tornar o implante cada vezmais eficiente. Segundo a Cen-tral Brasileira de ImplanteCoclear (CBIC), este é o recur-so mais avançado existentepara o tratamento da surdez,cont an do c om m ai s de150.000 pessoas fazendo asua utilização – cerca de 2000delas no Brasil.

O implante coclear funci-ona de forma diferente doAparelho de Amplificação So-

nora Individual (AASI). “OAASI amplifica o som enquan-to o implante coclear forneceimpulsos elétricos para esti-mulação das fibras neurais re-manescentes em diferentesregiões da cóclea. Isso fazcom que o usuário tenha umamaior capacidade de percebero som da forma mais próxi-ma possível à sensação fisio-lógica”, explica Rita.

Com a audição reconquis-tada – ou conquistada pelaprimeira vez-, o ouvido biô-

nico permite que a pessoapasse a ouvir sons e em mui-tos casos compreender a fala,aspecto que varia de pessoapara pessoa, dependendo mui-to do seu problema anterior.“Não é adquirida uma audiçãonormal, perfeita. Distinguir afala e os diversos sons depen-de de treinamento auditivoobedecendo a um programacom avaliações sequenciaisprincipalmente no primeiroano após o implante.”.

Pessoas que ouviam nor-

malmente perderam a audição,e então foram submetidas aoimplante coclear, descrevemque o som proporcionadopelo aparelho é um tanto me-tálico, porém o cérebro rea-prende a reconhecer os sons.Vale lembrar que o quanto cadapessoa será capaz de ouvir ecompreender depende de di-versos fatores, como o tempoem que o paciente ficou semouvir, se ele já ouviu em algummomento da vida ou não, setem algum código linguísticoestabelecido, etc. “O disposi-tivo não deixa de ser uma mu-dança enorme na vida do paci-ente”, ressalta Rita.

No geral, é visto que crian-ças implantadas apresentamverbalizações mais frequen-tes, melhor qualidade e tom devoz, fala mais rítmica e melhorhabilidade de produzir fone-mas. Elas também mostramuma maior atenção, concen-tração, interesse em falar, fa-

zem menos barulho e conse-guem identificar os sons am-bientais. Rita elucida que “osmelhores resultados na crian-ça ocorrem quanto menor foro tempo de surdez”.

Como ocorrem com outrastecnologias, as indicações doimplante coclear abrangemoutras situações de perda au-ditiva. “Casos de surdez se-vera a profunda unilateral aestimulação sonora do im-plante auxilia o processamen-to dos sons na área auditivacerebral, em conjunto com olado oposto, garantindo me-lhora na compreensão da fala,localização dos sons e da per-cepção do zumbido, este mui-tas vezes a principal queixanesses pacientes.”

Dra. Rita de Cássia CassouGuimarães (CRM 9009)

Otorrinolari ngologi sta,otoneurologista, mestre em clí-nica cirúrgica pela UFPR