jornal ipero

8
SADS entrega geladeiras a famílias carentes O Fundo Social de Soli- dariedade fez a entrega de 67 geladeiras a famílias carentes do município através de uma parceria com CPFL. Com isso, espera-se que ocorra a redução do valor da conta de energia elétrica das famílias. Ao todo 200 já foram doadas em Iperó. página 3 Estação exibe exposição de presépios das escolas municipais Sábado tem sessão de curta- metragens no Polo Será exibido sábado, 17, no Pólo Cultural, uma programação de cinco curta-metragens de ani- mação premiados no Brasil e no exterior que fazem parte do Programa Ponto MIS. As exibições terão ínicio às 20:30 e a entrada é de graça. Leia mais na página 2 Amanhã tem Natal Iluminado na Estação Acontece neste sá- bado a abertura do Natal Iluminado na Estação Fer- roviária com a apresen- tação da orquestra do Projeto Guri. O evento terá início às 19 horas e segue durante toda a semana com diversas atrações. página 2 Oficina de férias garante diversão em janeiro Leia mais na página 8 Leia mais na página 2 Prefeitura realiza curso de modelagem industrial O Fundo Social de Solidariedade ofereceu entre os dias 12 e 13 um curso de modelagem industrial através de uma parceria com o Sebrae. Leia mais na página 3 CAPACITAÇÃO

Upload: departamento-de-comunicacao-de-ipero

Post on 26-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Ipero ed 233

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ipero

SADS entrega geladeiras afamílias carentes

O Fundo Social de Soli-dariedade fez a entrega de67 geladeiras a famíliascarentes do municípioatravés de uma parceriacom CPFL. Com isso,

espera-se que ocorra aredução do valor da contade energia elétrica dasfamílias. Ao todo 200 jáforam doadas em Iperó.

página 3

Estaçãoexibe

exposição depresépios

das escolasmunicipais

Sábado temsessão de curta-

metragens no PoloSerá exibido sábado,

17, no Pólo Cultural, umaprogramação de cincocurta-metragens de ani-mação premiados no

Brasil e no exterior quefazem parte do ProgramaPonto MIS. As exibiçõesterão ínicio às 20:30 e aentrada é de graça.

Leia mais na página 2

Amanhã tem NatalIluminado na Estação

Acontece neste sá-bado a abertura do NatalIluminado na Estação Fer-roviária com a apresen-tação da orquestra do

Projeto Guri. O evento teráinício às 19 horas e seguedurante toda a semanacom diversas atrações.

página 2

Oficina deférias

garantediversão

em janeiro Leia mais na página 8 Leia mais na página 2

Prefeitura realizacurso de modelagem

industrialO Fundo Social de

Solidariedade ofereceuentre os dias 12 e 13 um

curso de modelagemindustrial através de umaparceria com o Sebrae.

Leia mais na página 3

CAPACITAÇÃO

Page 2: Jornal Ipero

Polo expõe árvores epresépios de Natal até dia 22

Retalhos de tecido,papel, restos de tela, ara-mes, cds, bolas de isopor,rolos de papel, materiaisque geralmente são joga-dos no lixo podem virar lin-das árvores e presépiosde Natal com um pouco decriatividade. E é exatamen-te isso que a exposição deárvores e presépios queacontece no Polo Culturalmostra.

Com boas ideias emateriais baratos as esco-las e projetos que partici-pam da exposiçãodemostram que não é pre-ciso gastar muito paracaprichar na decoração.

A creche Alexis, porexemplo, criou uma árvo-re com cds que leva a foto

de seus alunos. A CEITherezinha também usoufotos como recurso para aconfecção de sua árvore epresépio através de umamontagem bem humora-da da clássica cena domenino Jesus na manje-doura.

As escolas Pedrina eRoque Ayres montaram

suas árvores utilizando-sede pinhas enquanto que ocolégio Zilma focou seutrabalho no tema recicla-gem e utilizou apenas pa-pel.

A exposição de árvorese presépios vai até o dia22 de dezembro, das 9 às22 horas. A entrada é degraça.

Iperó exibe curtas doprograma Ponto Mis

Iperó exibirá neste sá-bado, 17, no Polo Cultural,uma programação de cin-co curta metragens que fa-zem parte do ProgramaPonto MIS (Museu da Ima-gem e do Som de SãoPaulo) que tem por objeti-vo levar a programação domuseu para outros centros.

Realizado e organiza-do em uma parceria feitapelo MIS, Instituição daSecretaria do Estado daCultura, com prefeituras

municipais, a ação come-ça com uma programaçãoque conta com grandescurtas-metragens de ani-mação premiados no Bra-sil e no exterior.

“São filmes originais,divertidos e que agradama todos os públicos e que,sobretudo, quase nin-guém tem acesso de ou-tra maneira. Assim,estamos muito animadoscom este início e prepa-rando pro-gramas muitointeressan-tes para o pró-ximo ano”, explica AndréSturm, diretor executivo dainstituição.

A programação terá iní-cio às 20h:30. Confira!

Frankenstein Punk (dir.Cao Hamburger | ElianaFonseca, Brasil, 1986, 12min). Melhor filme pelo JúriPopular do Festival de Gra-mado (1986) e peloInternational Short FilmFestival Oberhausen(1987), a animação abor-da a trajetória de Frank,uma criatura gerada pormeio das experiências doDr. Sinistrus que nasceuao som da música“Singing In The Rain” e vive

uma saga em busca desua felicidade.

Bammersach (dir. AnaMara Abreu | MichaelRuman, Brasil, 1984,9min). No meio da noite,nasce Bammerbaby, umacriatura verde que rastejapela calçada. Por algunsinstantes, a personagemfica observando suasunhas que nascem eseus dentes que crescem.Então, transforma-se emBammerteen, assumindoformas e personalidadesdiferentes. A nimação rece-beu, em 1984, o prêmio demelhor filme pelo Júri Ofi-cial e Popular do FestivalNacional de Cinema deCaxambu.

Antes do Galo Cantar(dir. Bruno de André, Bra-sil, 1986, 13 min). Duranteo dia, os coloridos bone-cos de pichação que habi-tam os muros de São Pau-lo se destacam em meioaos cinzentos tons urba-nos. Durante a noite ga-nham vida e experimen-tam uma série de aventu-ras pela cidade.

Acesse site da pre-feitura e confira a pro-

Page 3: Jornal Ipero

SADS faz aentrega de 67

geladeirasA CPFL (Companhia

Piratininga de Força e Luz),em parceria com o FundoSocial de Solidariedade,com apoio da prefeituramunicipal, fez a distribui-ção de cerca de 67 gela-deiras novas à famíliascarentes da cidade.

O gerente de patri-mônio da CPFL, AlexandreHugo, explica que a açãotem o objetivo de trocargeladeiras antigas por no-vas, visando diminuir oconsumo de energia.“Nesta fase, doaremos 67geladeiras novas. Ao todo200 já foram doadas emIperó”.

Sandra AparecidaSantos moradora do bair-ro Bela Vista, aguarda an-siosa pela entrega danova geladeira. “Minhageladeira tem mais de 20anos”, conta.

A também moradorado Bela Vista, Priscila Be-nedito de Proença, já co-memora a chegada danova geladeira. “Minha ge-ladeira chegou há 15 dias,estou muito satisfeita”.

Na cerimônia de en-trega, o gerente afirmouque novas parcerias se-

rão estabelecidas com omunicípio para que outrasfamílias também possamser beneficiadas, bemcomo em breve tambémserá lançado um progra-mas de troca da fiação dascasas e dos chuveiros ga-rantindo ainda mais eco-nomia.

INFRAESTRUTURA

Começa obra da estaçãoelevatória na rua Faria

LimaComeçou no dia 14 de

dezembro na rua FariaLima, parte da obra da es-tação elevatória Sorocaba.A obra fará a captação doesgoto e interligação daestação elevatória Materni-dade, localizada na Zona

Indústrial e a Estação San-ta Cruz.

As estações elevató-rias funcionam como “pon-tes” entre a rede de capta-ção de esgoto das ruas eas estações de tratamen-to. As elevatórias bombei-

am os detritos para as es-tações de tratamento,onde eles são processa-dos de maneira adequa-da. As obras da elevatóriada Faria Lima têm previsãode entrega para o final des-ta semana.

Realizada plenáriapública sobre Plano

HabitacionalFoi promovida nesta

quarta-feira, 14, a plenáriapública do Plano Habita-cional de Interesse Socialcom o objetivo de debatersobre a demanda do mu-nicípio na área de ha-bitação e também regula-rização de áreas invadidasou irregulares.

A plenária expôs aosmunicípes o estudo reali-zado sobre as necessi-dades da área habitacio-nal para que pudessemquestionar sobre os dados.

O plano se divide emtrês fases, e em todas ha-verá uma plenária pública,

em que os profissionaisapresentam para a popula-ção o levantamento obtidono município antes de en-caminhar ao Ministério pa-

ra, posteriormente, podercobrar o município sobrea regularização e const-rução de unidades habita-cionais.

Audiência públicaesclarece moradores

do ViletaNesta segunda-feira,

12, foi realizada uma Audi-ência Pública na escolaVisconde de Porto Segu-ro, localizada no bairroVileta em GeorgeOetterer, para exposição ediscussão do Projeto deLei Comple-mentar sobre

investimen-tos na área dosanea-mento.

O projeto trata do pla-no municipal de sanea-mento básico de Iperódestinado a execução dosserviços de abastecimen-to de água, esgotamentosani-tário, resíduos sóli-

dos e drenagem urbanade águas pluviais.

Na ocasião, os mora-dores puderam tirar suasdúvidas e fazer solicita-ções. Agora o projetoaguarda da Câmara Muni-cipal a apreciação e vota-ção dos vereadores.

SADS oferece curso decostura

O Fundo Social de So-lidariedade ofereceu nosdias 12 e 13 um curso demodelagem industrialatravés de uma parceriacom o Sebrae.

Foram duas turmasnos períodos da tarde enoite, com aulas de dura-ção de 6 horas, cada umacom cinquenta alunas queaprenderam todo o bási-

co sobre o vestuário.Segundo o instrutor

Carlos Fontoura, as aulasjá seguem as normas dasnovas medidas estipula-das pelo Senai. “As alunasnão precisam saber cos-turar, aqui elas aprendemtodas as noções básicasde como fazer qualquerpeça do vestuário”, finali-za o instrutor.

No total já foram distribuídas 200 geladeiras aos iperoenses

As elevatórias bombeiam os detritos para as estações de tratamento, onde eles sãoprocessados de maneira adequada

O plano se divide em três fases, em todas haverá uma plenária

Curso foi parceria com SEBRAE

Page 4: Jornal Ipero

PORTARIA Nº 494, DE 12DE DEZEMBRO DE 2.011.

“Nomeia Membros doConselho Municipal deHabitação de InteresseSocial”.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, Prefeito doMunicípio de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais,

CONSIDERANDO a LeiMunicipal nº 643, de 28 demaio de 2008 (alterada pelasLeis nº 667/2008 e 763/2011);

RESOLVE:Art. 1º. Ficam nomea-dos

para compor o Conse-lhoMunicipal de Habitação deInteresse Social, nos moldesda Lei Municipal nº 643, de 28de maio de 2008 (alteradapelas Leis nº 667/2008 e 763/2011), os seguintes repre-sentantes:

I - Representante da

RESOLUÇÃO Nº 006/2011

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento vigente e dá

outras providências”.

Faço saber que a Câmara Municipal Aprovou e eu Promulgo a

seguinte Resolução:

Artigo 1.º - Fica aberto um Crédito Adicional Suplementar ao orçamento vigente da Câmara

Municipal de Iperó, na importância de R$ 108.920,49 (cento e oito mil novecentos e vinte reais

e quarenta e nove centavos), observando-se as classificações Institucional, Econômica,

Funcional-Programática e Despesa, a seguir:

Func. Programática

Econômica Descrição Desp. Valor

103.170.052.258 4.4.90.52.00 Equipamentos

e material permanente

10 108.920,49

TOTAL 108.920,49

Artigo 2.º - O Crédito Adicional Suplementar de que trata o art. 1.º será coberto com os recursos aludidos no artigo 43, parágrafo 1.º, inciso III, da Lei Federal 4.320/64, no valor de R$ 108.920,49, anulando-se parcialmente as seguintes dotações:

Func. Programática

Econômica Descrição Desp. Valor

103.170.051.152 4.4.90.51.00 Obras e

Instalações 1

R$ 28.120,49

103.170.052.258 3.1.90.11.00 Vencimentos e Vantagens

Fixas 2

R$ 39.000,00

103.170.052.258 3.1.90.13.00 Obrigações Patronais

3 R$

16.000,00

103.170.052.258 3.1.90.16.00 Outras

Despesas Variáveis

4 R$ 1.000,00

103.170.052.258 3.3.90.34.00

Outras Despesas de

Pessoal Decorrentes

5 R$ 5.000,00

103.170.052.258 3.3.90.33.00

Passagens e Despesas

com Locomoção

7 R$ 1.000,00

103.170.052.258 3.3.90.36.00 Outros

Serviços de Terceiros PF

8 R$ 900,00

103.170.052.258 3.3.90.39.00 Outros

Serviços de Terceiros PJ

9 R$ 7.900,00

103.170.052.258 4.6.90.71.00

Principal da Dívida

Contratual Resgatada

11 R$

10.000,00

TOTAL 108.920,49

Artigo 3.º - Ficam, em decorrência da presente, consideradas alteradas as peças orçamentárias vigentes.

Artigo 4.º - Esta Resolução entrará em vigor na data da publicação do Decreto Executivo.

Sala das Sessões “Grácio Antônio Vieira”, em 16 de dezembro de 2011.

Francisco Antonio Coutinho

Presidente

Secretaria Municipal deGoverno

Joyce Helen Simão –Cédula de Identidade nº41.364.622-1

II - Representante daSecretaria Municipal dePlanejamento

Samyra Pimenta PereiraFranklin – Cédula de Identidadenº 32.909.368-X

III - Representante daSecretaria Municipal de Obras

Rubens Reis GonçalvesJunior – Cédula de Identidadenº 8.630.608

IV - Representante daSecretaria Municipal deAssistência Social

Vanderlei Polizeli - Cédulade Identidade nº 23.093.573-4

V - Representante dasEntidades de classes eentidade assistenciais

Luiz Alberto Antunes Popst

– Cédula de Identidade nº26.157.473-5 - Sindicato dosMetalúrgicos

VI - Representantes dosmovimentos populares ArthurFerreira Coimbra - Cédula deIdentidade nº 3.215.574-8

Cláudio Francisco Rodri-gues - Cédula de Identi-dadenº 5.580.301-5

Art. 2º. Esta Portaria en-trará em vigor na data de suapublicação, revogan-do asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, EM 12 DE DEZEMBRO

DE 2.011.

MARCO ANTONIO VIEIRA DECAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria,em 12 de dezembro de

2.011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de

Administração e Finanças

LEI Nº 773, DE 16 DEDEZEMBRO DE 2011.

“Autoriza a PrefeituraMunicipal de Iperó a receber,mediante repasse efetuadopelo Governo do Estado deSão Paulo, recursosfinanceiros a fundo perdido”.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, PrefeitoMunicipal de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais, FAZSABER QUE A CÂMARAMUNICIPAL APROVOU E ELESANCIONA E PROMULGA ASEGUINTE LEI:

Art. 1º. Fica o Executivomunicipal autorizado a:

I – Receber, através derepasse efetuado peloGoverno do Estado de SãoPaulo, recursos financeiros afundo perdido, procedentesdo Tesouro do Estado;

II – Assinar com o Estadode São Paulo por meio daSecretaria de Planejamento eDesenvolvimento Regional, oconvênio necessário àobtenção dos recursosfinanceiros previstos no incisoI deste artigo, bem como ascláusulas e condiçõesestabelecidas pela referidaSecretaria;

III – Abrir crédito adicionalespecial para fazer face àsdespesas com a execução da(s) obra (s) e/ou Aquisição(ões).

PARÁGRAFO ÚNICO. Acobertura do créditoautorizado no inciso III seráefetuada mediante a utilizaçãodos recursos a serem

LEI COMPLEMENTAR Nº071, DE 16 DE DEZEMBRO DE2011.

“Dispõe sobre a alteraçãoda carga horária e referênciados Assistentes Sociais IIconstantes da LeiComplementar nº 11, de 27 dedezembro de 2.005 e suasalterações e dá outrasprovidências”.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, Prefeito doMunicípio de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais, FAZSABER QUE A CÂMARAMUNICIPAL APROVOU E ELESANCIONA E PROMULGA ASEGUINTE LEI:

Art. 1º. Fica alterada acarga horária do cargo deASSISTENTE SOCIAL II,constante da LeiComplementar nº 11/2005 esuas alterações, conformeanexo A da presente Lei.

Art. 2º. Fica alterada areferência do cargo deASSISTENTE SOCIAL II,conforme anexo B que fazparte integrante da presenteLei.

Parágrafo único. Aalteração na referência nãoensejará o aumento ou aredução do valor do saláriobase desses profissionais.

Art. 3º. Com a alteraçãoda referência fica criada areferência 33A, conformeanexo C da presente Lei.

Art. 4º. Esta Lei entrará

repassados.

Art. 2º. Os recursosfinanceiros mencionados noartigo anterior destinar-se-ãoa melhoria na infra-estruturade diversas ruas do município.

Art. 3º. Os encargos quea Prefeitura vier a assumir noreferido convênio correrão porconta de verbas própriasconstantes no orçamentovigente, suplementadas senecessário.

Art. 4º. Esta Lei entraráem vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, 16 DE DEZEMBRO DE

2011.

MARCO ANTONIO VIEIRA DECAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria,em 16 de dezembro de 2011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de Administração

e Finanças

em vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPALDE IPERÓ, 16 DE

DEZEMBRO DE 2011.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nestaSecretaria, em 16 dedezembro de 2011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de

Administração e Finanças

ANEXO A – ALTERAÇÃODA CARGA HORÁRIA DE

CARGOSPROVIMENTO EFETIVO

DENOMINAÇÃO: ASSIS-TENTE SOCIAL II

CARGA HORÁRIAEXISTENTE: 40 HORASSEMANAIS

NOVACARGAHORÁRIA: 30 HORASSEMANAIS

LEI COMPLEMENTAR Nº070, DE 16 DE DEZEMBRO DE2011.

“Dispõe sobre a alteraçãodo número de cargos dePsicólogos constantes da LeiComplementar nº 11, de 27 dedezembro de 2.005 e suasalterações”.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, Prefeito doMunicípio de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais, FAZSABER QUE A CÂMARAMUNICIPAL APROVOU E ELESANCIONA E PROMULGA ASEGUINTE LEI:

Art. 1º. Fica alterado onúmero de cargos dePSICÓLOGOS II, previstos naLei Complementar nº 11/2005e suas alterações, conformeanexo A da presente Lei.

Art. 2º. As despesasdecorrentes com a execuçãoda presente Lei correrão porconta de verbasorçamentárias próprias ousuplementadas, senecessário.

Art. 3º. Esta Lei entraráem vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPALDE IPERÓ, 16 DE DEZEMBRODE 2011.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nestaSecretaria, em 16 de setembrode 2011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de

Administração e Finanças

ANEXO A – ALTERAÇÃODO NÚMERO DE CARGOSPROVIMENTO EFETIVO

DENOMINAÇÃO: PSICO-LÓGO II.

NÚMERO CARGOSEXISTENTES: 03.

NOVO NÚMERO CARGOS:07.

Ilm° (a). Sr. (a)Ercinda RodriguesEm virtude da classifica-

ção no CONCURSO PÚBLICO02/2008, para o cargo deELFERMEIRO II, convoco acomparecer à PrefeituraMunicipal de Iperó, munidosdos documentos necessá-rios exigidos por Lei, a fim derealizar exame médico eposteriormente ser admitidopara a função que foihabilitado.

Alertamos para que sejaconsiderado o prazo de 3(três) dias consecutivosimprorrogáveis, a contar dadata de publicação deste. Onão comparecimento dentrodo prazo estipulado implicaráa perda do direito de assumira função acima citada, sendoconsiderado desclassificado.

ConvocaçãoRecursosHumanos

DECRETO Nº 1.157, DE 12DE DEZEMBRO DE 2011.

“DECRETA SUSPENSÃODE EXPEDIENTE”

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS, PrefeitoMunicipal de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais,

DECRETA:

Art. 1º. Fica decretadoque o expediente dos setoresadministrativos damunicipalidade seráSUSPENSO no dia 23 dedezembro de 2011 a partir das12 horas e no dia 30 dedezembro de 2011 por todo operíodo, tendo em vista asfestividades de final de ano,com exceção dos serviçosessenciais à municipalidade,inclusive aqueles relacionadosà limpeza pública, centros deeducação infantil e serviços

Page 5: Jornal Ipero

de água e esgoto.

Art. 2º. As horas não tra-balhadas nos dias especi-ficados no artigo anteriordeverão ser compensadas ematé 40 dias, conforme conve-niência do responsável pelosetor ou departamento em queo funcionário exerça suasatividades.

Art. 3º. Este Decreto en-trará em vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário.

Prefeitura Municipal deIperó, 12 DE DEZEMBRO de2011.

MARCO ANTONIOVIEIRA DE CAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nestaSecretaria, em 12 dedezembro de 2011.

MÁRIO SÉRGIONICOLAU

Secretário deAdministração e Finanças

LEI Nº 772, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011.

“Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Iperó, para o Exercício de 2012, e dá outras

providências”.

MARCO ANTONIO VIEIRA DE CAMPOS,

Prefeito Municipal de Iperó, Estado de São

Paulo, no uso de suas atribuições legais, FAZ

SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL

APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A

SEGUINTE LEI:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Esta Lei estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2012,

compreendendo:

I – O orçamento fiscal referente aos Poderes do Município, seus fundos especiais, órgãos e entidades

da administração direta.

II – O orçamento da seguridade social, abrangendo entidades e órgãos a ela vinculados, da

administração direta, bem como os fundos instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Parágrafo único. As categorias econômica e de programação correspondem, respectivamente, ao

nível superior das classificações econômica (Receitas e Despesas Correntes e de Capital) e

programática (Programas).

CAPÍTULO II

DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

SEÇÃO I

Da Estimativa da Receita

Art. 2º. A receita orçamentária é estimada na forma dos anexos a esta Lei em R$ 60.900.000,00

(Sessenta milhões e novecentos mil reais) e se desdobra em:

I – R$ 58.572.000,00 (cinqüenta e oito milhões, quinhentos e setenta e dois mil reais) do

orçamento fiscal; e

II – R$ 2.328.000,00 (dois milhões, trezentos e vinte e oito mil reais) do orçamento da

seguridade social.

Art. 3º. A receita será arrecadada na forma da legislação em vigor, com estimativa constante no

seguinte desdobramento:

SEÇÃO II

Da Fixação da Despesa

Art. 4º. A despesa do Município é fixada na forma dos anexos a esta Lei, em R$ 60.900.000,00

(sessenta milhões e novecentos mil reais), na seguinte conformidade:

������������ ������� �� �������������� �����

����������������������� �� �� ��

������������������������ �� �� ��

������������������� ����� !"#$!%%%&%%� �������� %!%%%&%%� ������ !''$!%%%&%%�

��������(���)*������+,�-� ��������'�.!%%%&%%� �������������������������� ���������'�.!%%%&%%�

��������/����0)*��1� ��������..2!.%%&%%� ��������"$!%%%&%%� ���������.#3!%%%&%%�

��������(��-��4�+)-� ������"!'%.!%%%&%%� ������������������������� �����"!'%.!%%%&%%�

���*-5��6*���-��)���*��-� ���'2!'"'!%%%&%%� �����!##$!%%%&%%� ����'3!"� !%%%&%%�

)����-��������-��)���*��-� �����!.."!%%%&%%� �����������.'!%%%&%%� �������! %2!%%%&%%�

��*(��� ����7.!'3'!%%%&%%8� �������������������������� ����7.!'3'!%%%&%%8�

��� � ����������� ��� ��� ������� �� ��� ������� ��� ��� �������

��� � ������������������������ � �

/���+,�-�(����9(��)��1��*�+:)�(����*-�

��������� .%!%%%&%%�������!22%!%%%&%%�

��

������������� .%!%%%&%%��������!22%!%%%&%%�

���*-5��6*���-�(����/���1� ������!3%%!%%%&%%� ����"%%!%%%&%%� ������$!$%%!%%%!%%�

��� � ����������� ���� ��� ������� ����� ������� ����� ��� �������

��� � �����������������������

������ ��� � � ������� �� ��� ������� ���� !�� �������

I – R$ 48.647.000,00 (quarenta e oito milhões, seiscentos e quarenta e sete mil reais), do orçamento

fiscal; e

II – R$ 12.253.000,00 (doze milhões, duzentos e cinquenta e tres mil reais) do orçamento da seguridade

social.

Art. 5º. A despesa fixada está assim desdobrada:

I – Por categoria econômica:

������������ ������� �� �������������� �����

����������������������� �� �� ��

����������������������� �������������������� ���������������������� �������������������

������������������������� �������������������� ������������ ����������� �������������������

����������!���������� "����� ���������������������� ����������������������������������� ���������������������

�� �� �� ����

�#$%&�'%��'()*)+$,%-.#��),/$%� ����������0��������� ����������������������� ������� �����������

II – Por órgãos de governo:

������������ ������� �� �������������� �����

����������������������� �� �� ��

12(%,%�(3*)1)4%&� �������� 0���������� ����������������������������������� �������� 0����������

15/6)%�'#�4#'/,�/7/13$)8#� ��������������������� ����������������������� ���������������������

+/1,/$%,)%�'/�9#8/,*#� ��������0����������� ����������������������������������� ��������0�����������

+/1,/$%,)%�'/�4&%*/:��'/+/*8#&8)(/*$#� ���������0����������� ����������������������������������� ���������0�����������

+/1,/$%,)%�'/�%'(��6)*%*-%+� �������������������� ������������������������ ��������������������

+/1,/$%,)%�'/�/'31%-.#��13&$3,%�/�/+4#,$/+� �������00���������� ������������������������ �������� ����������

+/1,/$%,)%�'/�#;,%+�/�/*9/*5%,)%� �������������������� �������������������������������� ��������������������

+/1,/$%,)%�'%�+%<'/� �������������������������������� ��������� ���0��������� ������ ���0���������

+/1,/$%,)%�'/�%++)+$��'/+/*8��+#1)%&� �������������������������������� ����������������������� ��������������������

+/1,/$%,)%�(/)#�,3,%&��%(;)/*$/�/�$3,)+(#� �����������0��������� ����������������������������������� �����������0���������

+/1,/$%,)%�'/�$,%*+4#,$/+�/�+/,8��(3*)1)4%)+� ������0��0���������� ����������������������������������� ������0��0����������

�� �� �� ��

�#$%&�'%��'()*)+$,%-.#��),/$%� �����0� 0��������� ����������������������� �������������������

���������!���������� ������ �� �� ��

,/+/,8%�'/�1#*$)*9=*1)%��,/6/)$3,%� ��������������������� ����� ���������������������

�,/+/,8%�'/�1#*$)*9=*1)%��2(%,%� ���������������������� �� ����������������������

�#$%&�'#�(3*)1>4)#� ���������0��������� ����������������������� ������� �����������

III – Por funções:

������������ ������� �� �������������� �����

������� ��������� �������������������� ������������������������������������ ��������������������

���������������� ���������������������� ������������������������������������ �����������������������

��������� ��������������� ��������������������� ������������������������������������ ���������������������

�!�����"� ������� ������#�#����������� ������������������������������������ ������#�#�����������

�$����� ��� ����%&����� ����������$���������� ������������������������������������ ����������$����������

�����������' ���������� ������������������������������� ���������������$��������� ����������$���������

�����������' ���������� ������������������������������� ��������������##���������� ���������##����������

�������%��� ������������������������������� �������������!$���������� ��������!$����������

� � � ������������� �����!������������� ������������������������������������ �����!�������������

������������� ��������!����������� ������������������������������������ ��������!�����������

�#�����&� ��"� ������#�#����������� ������������������������������������ ������#�#�����������

�$���(�&����� ��������������������� ������������������������������������ ���������������������

������� ��"� �� �������������������� ������������������������������������ ��������������������

����� �����"&�� ���� �����������#���������� ������������������������������������ ������������#����������

������ ���������� �������������������� ������������������������������������ �����������������������

������ �%������ ���������$����������� ������������������������������������ ���������$�����������

�!����"� ����)��� ��������������������� ������������������������������������ ���������������������

�$������ ������� �����������#��������� ������������������������������������ �����������#���������

����������������*��� ���������$�#��������� ������������������������������������ ���������$�#���������

������ ��� ������������ ���������!#���������� ������������������������������������ ���������!#����������

����������������� �� � ���� ���������$!���������� ������������������������������������ ���������$!����������

�� �� �� ��

�������"� ��+��� ����!��$!���������� ������������#���������� ����$��������������

CAPITULO IIIDAS DISPOSIÇÕES

GERAIS E FINAIS

Art. 6º. Fica o chefe doExecutivo autorizado a abrircréditos suplementares àsdotações dos orçamentoscontidos nesta Lei:

I – até o limite de 20% (vintepor cento) da despesa totalfixada no artigo 4º; e

II – até o limite da dotaçãoconsignada como Reserva deContingência.

Art. 7º. No decurso daexecução orçamentária fica oChefe do Executivo autorizadoa abrir créditossuplementares:

I – necessários aocumprimento de vinculaçõesconstitucionais, legais e deconvênios ou congêneres, atéo limite das sobras deexercícios anteriores dessesrecursos e do seu excesso

de arrecadação em 2012;

II – vinculados a operaçõesde crédito, até o limite dos

valores contratados, desdeque não incluídos na estimativade receita constante desta Lei;

III – destinados a cobririnsuficiências nas dotaçõesorçamentárias dos grupos denatureza de despesa “Pessoale Encargos Sociais”, “Juros eEncargos da Dívida” e“Amortização da Dívida” até olimite da soma dos valoresatribuídos a esses grupos,oude qualquer grupo de despesaquando para atender aopagamento de sentençasjudiciais nas condições eformas determinadas pelaConstituição, até o limite dasoma dos valores de todos osgrupos de despesas;

IV – destinados ao reforçode dotações de açõesutilizando a anulação de outrasdotações nos termos do artigo43, § 1º, inciso III, da Lei nº4.320/64, até o limite de 1/5(um quinto) da receita previstapara o exercício;

Art. 8º. Fica o Executivoautorizado a realizar, no cursoda execução orçamentária,operações de crédito nasespécies, limites e condiçõesestabelecidas em Resoluçãodo Senado Federal e nalegislação federal pertinente,especialmente na LeiComplementar nº 101, de 04de maio de 2000.

Art. 9º. As metas fiscaisde receita e de despesa e osresultados primário e nominal,apurados segundo esta Lei,constantes do Demonstrativoda Compatibilidade daProgramação do Orçamentocom as Metas de ResultadosFiscais, atualizam as metasfixadas na Lei de DiretrizesOrçamentárias do exercíciode 2012.

Parágrafo Único. As Leisdo Plano Plurianual e dasDiretrizes Orçamentáriasconsideram-se modificadas

por Leis posteriores, inclusivepelas que criem oumodifiquem, de qualquermodo, programas, ações evalores, ou que autorizemesses procedimentos;

Art. 10. As despesasempenhadas e não pagas atéo final do exercício de 2012serão inscritas em restos apagar e terão validade até 31de dezembro do anosubsequente, inclusive paraefeito de comprovação doslimites constitucionais deaplicação de recursos naáreas da educação e dasaúde.

Art. 11. As transferênciasfinanceiras da AdministraçãoDireta para a Indireta, incluídasas efetuadas para a CâmaraMunicipal, e vice-versa,obedecerão ao estruturadopelos créditos orçamentáriose adicionais, ressalvadas asmedidas necessáriasadotadas no âmbito de cadaPoder por seus respectivosChefes, nos termos dodisposto nos artigos 8º e 9ºda Lei Complementar Federalnº 101/2000 (Lei deResponsabilidade Fiscal).

Art. 12. Esta Lei entraráem vigor em 1º de janeiro de2012.

PREFEITURA MUNICIPALDE IPERÓ, 16 DE

DEZEMBRO DE 2011.

MARCO ANTONIO VIEIRADE CAMPOS

Prefeito Municipal

Publicada nestaSecretaria, em 16 dedezembro de 2011.

MÁRIO SÉRGIO NICOLAUSecretário de

Administração e Finanças

Page 6: Jornal Ipero
Page 7: Jornal Ipero
Page 8: Jornal Ipero

Oficina de Férias traz atividadespara as crianças em janeiro

No próximo mês de ja-neiro, o DepartamentoMunicipal de Esportes rea-lizará mais uma edição daOficina de Férias, que du-rante dez dias irá agitar jo-vens e adolescentes da ci-dade com várias ativida-des gratuitas em dois nú-cleos.

Entre os dias 16 e 20de janeiro, as atividadesacontecem na Escola He-

nory de Campos Góes, noCentro, enquanto que en-tre 23 e 27 o agito será naEscola Marinheiro Mariz deBarros, em George Oetterer.

Vôlei, basquete, fute-bol, handebol, rugby, fute-bol americano e tênis,além de gincanas e traba-lhos artesanais, serão al-gumas das modalida-desa serem praticadas duran-te a oficina.

As Oficinas de Férias acontecem nas escolas Henoy e Marinheiro

FUTSAL

Iperó recebeuas finais da

Copa da AmizadeNa manhã do último

domingo (11), o Comple-xo Esportivo Dito Bom foipalco das finais da pri-meira Copa da Amizade deFutebol de Salão, quandoforam conhecidos os cam-peões em cinco catego-rias.

E como bom anfitrião,coube a Iperó levantar aprimeira taça, quando suaequipe sub 09 bateu Po-rangaba pelo placar de 4a 3. Em seguida, houve adecisão na categoria sub11, em que Cerquilho le-vou a melhor sobre Cape-la do Alto ao vencer pelacontagem mínima.

A recuperação de Ca-pela do Alto veio na cate-goria sub 13, o time ven-ceu pelo placar de 7 a 3.

Já os últimos dois títulosforam conquistados porAraçoiaba da Serra, quena final da sub 15 supe-rou Capela do Alto por 5 a4, enquanto seu time sub17 obteve uma vitória por7 a 6 frente a equipe deIperó.

Na somatória geraldos resultados, o Troféude Posse Transitória dacompetição vai para Cape-la do Alto, que somou 17pontos. Com um a menos,Iperó aparece empatadoem segundo lugar comAraçoiaba da Serra.

A 1ª Copa da Amizadecontou com a participaçãode 21 equipes, que dispu-taram 41 partidas, com298 gols anotados e apro-ximadamente 200 atletasenvolvidos.