jornal ipanema 558_2404

87
R$ 1,00 Ano IX - nº 558 - 24 de abril de 2010 28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO www.jornalipanema.com.br Páginas A-2 e A-24 Sorocabanos já vivem em clima de Copa do Mundo A menos de cinquenta dias para o início da Copa da África do Sul, aficionados pelo futebol se movimentam para completar o álbum de figurinhas antes do início dos jogos do mundial. Conheça a história de alguns apaixonados colecionadores de “cromo” e as experiências vividas pelo aposentado Claudine Wanildo Alves Pereira, 67 anos, que se prepara para embarcar para a África para curtir de perto a sua sexta Copa do Mundo. Páginas A-22 e A-23 Página A-4 Confira alguns dos depoimentos postados no Portal Ipanema Sol e mar do Nordeste atraem turistas Caderno Negócios e Oportunidades Sinfônica de Sorocaba se apresenta neste domingo Página A-21 Uma grande festa realizada no Ipanema Clube, nesta sexta-feira (23), reuniu empresários, jornalistas, publicitários e lideranças políticas de toda região para celebrar o lançamento oficial do novo site do Jornal Ipanema (www.jornalipanema.com.br). A partir de agora, o portal oferece notícias de Sorocaba e região minuto a minuto. Além disso, o internauta vai poder acessar e conferir conteúdos exclusivos, opinar e interagir com os colunistas, colaboradores e blogueiros do Ipanema Online. Ipanema passa a ter edição diária na internet Brindar também exige elegância Universo Feminino Páginas A-18 e A-19 Em Foco-Turismo

Upload: jornal-ipanema

Post on 12-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal com as mais variadas noticias de Sorocaba e região

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A1

R$ 1,00 Ano IX - nº 558 - 24 de abril de 2010

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃOwww.jornalipanema.com.br

Páginas A-2 e A-24

Sorocabanos já vivemem clima de Copa do Mundo

A menos de cinquenta dias para o inícioda Copa da África do Sul, aficionados pelofutebol se movimentam para completar oálbum de figurinhas antes do início dos jogosdo mundial. Conheça a história de algunsapaixonados colecionadores de “cromo” e asexperiências vividas pelo aposentadoClaudine Wanildo Alves Pereira, 67 anos, quese prepara para embarcar para a África paracurtir de perto a sua sexta Copa do Mundo.

Páginas A-22 e A-23

Página A-4

Confira alguns dos

depoimentos postados noPortal Ipanema

Sol e mar do

Nordeste

atraem turistas

Caderno Negócios e Oportunidades

Sinfônica de

Sorocaba se

apresenta neste

domingoPágina A-21

Uma grande festa realizada no Ipanema Clube, nesta sexta-feira (23), reuniuempresários, jornalistas, publicitários e lideranças políticas de toda região para celebraro lançamento oficial do novo site do Jornal Ipanema (www.jornalipanema.com.br).A partir de agora, o portal oferece notícias de Sorocaba e região minuto a minuto.Além disso, o internauta vai poder acessar e conferir conteúdos exclusivos, opinar einteragir com os colunistas, colaboradores e blogueiros do Ipanema Online.

Ipanema passa a teredição diária na internet

Brindar tambémexige elegância

Universo Feminino

Páginas A-18 e A-19

Em Foco-Turismo

Page 2: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA2

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

DiretoriaFrancisco Pagliato Neto

Juliana Camargo Pagliato Consani

EditorBenedito Urbano Martins

MTB 36504Filiação

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SPFone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

ANÚNCIOS DE LINHAwww.jornalipanema.com.br/anunciar2101-0320/2102-0321/2102-0322/2102-0323

2102-0324/2102-0325/2102-0326/2102-0327

[email protected] _____ [email protected] ______ [email protected] ____ [email protected] ____ [email protected] ____ [email protected] ___ [email protected] - 2102-0340/ 2102-0342

Gerente Geral - Jornal IpanemaWilson Rossi

Gerente de ProduçãoRoberval Fernandes de Almeida

DiagramaçãoManoel D. Magueta

Tiragem - 28.000 exemplaresDistribuição - Sorocaba e RegiãoOs artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Editorial

Espaço do Rui

O Portal do Jornal Ipanema trazpara você noticiário atualizado, amais completa cobertura social,opinião, entretenimento e muito mais.Tudo isso com a agilidade einteratividade da internet. Acesse:www.jornalipanema.com.br.

Conheça algunsdos nossos colunistas e blogueiros:

Ainda noIpanema

Online vocêpoderá ver o

conteúdocompleto da

ediçãoimpressa.

Para acessar,clique no

ícone que traza capa do

JornalIpanema.

Meu penúltimo artigo registrou umafalha. Quando citei o empresário LaôrRodrigues, convidado pelo comercianteLevy Bonogli no início da década de 50para espalhar aos sorocabanos que a TV(lançada na Casa Levy) faria grandesucesso e superaria o rádio, o texto saiutruncado. Deveria ser: “Ele topou, mascom a condição de que Levy instalasseum aparelho em sua casa. Mas, ao tentarver um jogo só encontrou nuvens efantasmas. Desapontado, fez suaprevisão ao Levy: “Esse negócio não vaipegar no Brasil!” Hoje, comemorando 61anos da estreia da TV Tupi (3 de abril de1950) e três anos do lançamento da TVdigital, Laôr observa seu aparelho comimagem perfeita em tecnologia LCD eri: “Eu, como futurólogo seria umdesastre, pois garanti que esse negóciode TV seria um fracasso. Que mico!”.

Os empastelamentos eram comunsnos jornais até a década de 60. Asmatrizes eram montadas num sistemasemelhante ao criado por Gutenberg, oinventor da imprensa. Tipos móveis elinhas de chumbo produzidas pela“linotypo” eram ajustados em formas,passavam por rolos embebidos de tinta

Empastelamentos e falhas humanase, finalmente, pressionados sobre folhasde papel. Quando as correções eramfeitas, o paginador (profissional quepreparava as formas) muitas vezessubstituía linhas erradas. O sistema atual“off-set” - apoiado em sofisticadoscomputadores - também podeapresentar falhas. Além dos erros doautor do texto, no momento do ajustedas páginas o operador (diagramador)pode cometer erros de digitação ou apróprio equipamento falhar.

Procuro sempre me comunicar comvocê. Para que o nosso contato semanalseja alegre e provoque reflexões. Errospodem levar aos acertos. Até as dores,muitas vezes, abrem portas paracaminhos melhores. Muitas pessoas apósacidentes, doenças ou perdas passam ater comportamento melhor. Tornam-segenerosas, abrem sorrisos sinceros,mergulham na espiritualidade eaproximam-se do Absoluto.

“Quando tudo está bem, esquecemosaté de Deus” – disse-me um médico quediariamente encontra nos hospitaispessoas em preces, revendocomportamentos. É curioso comovalorizamos um objeto, casa ou veículo.

Compramos e exibimos o “sucesso”. Mas,desprezamos o cenário maravilhoso quea vida nos oferece graciosamente.Ficamos maravilhados com ocomputador de última geração, masignoramos o “computador” que pensa,fala, anda, inventa, transforma ereproduz que é o nosso semelhante.Parece que gostamos de viver “dementirinha”. Pense nisso. Todos podemosmudar e errar menos.

Rui Batista de AlbuquerqueMartins é jornalista e publicitário

Desde esta sexta-feira (23), oJornal Ipanema disponibiliza aosseus leitores o inovador site(www.jornalipanema.com.br).Diferente do querotineiramente se vê, o novoportal não é apenas umapêndice do veículo impresso.Mas surge com a proposta deoferecer, não somente aosleitores de Sorocaba e região,mas de internautas de todo oplaneta, a melhor coberturaloca l e regional - com ainstantanidade efervescente dainternet, minuto a minuto.

Corresponder aos anseiosimediatos do cidadão moderno –crítico, atualizado e contextualizado– não é tarefa fácil. Ao mesmo tempo,sem deixar de lado ocomprometimento dos preceitoséticos, o Ipanema Online já nascecom a credibilidade conquistada aolongo dos anos do Jornal Ipanema,em sua versão impressa, e à rádioJovem Pan, que neste mês de abrilcomemoraram respectivamentenove e 22 anos.

Em outras palavras, conformeexplica Rubens Pellini Filho emreportagem publicada nesta edição,

o Ipanema Onlineassume o compromisso de

oferecer fluxo de notícias para queo nosso internauta possa ter umavisão do processo, de como asinformações e prioridades mudamao longo do dia.

Além dos chamados “breakingnews”, as notícias factuais,publicadas minuto a minuto, o sitetambém vai oferecer conteúdo

exclusivo, como artigos opinativose amplo espaço para toda suaequipe de colunistas. Tudo issoal iado às possibi l idades deinteração dos internautas.

A demanda crescente deinternautas no país, conforme seobserva no segmento deinformática, por exemplo, reafirmaa necessidade da abertura destecanal fundado para a difusão denotícias, opiniões plurais einteratividade. Segundo levanta-mento recente do Ibope/Nielsen,o Brasil conta com 67,5 milhõesde internautas e já ocupa a 5ªposição entre os paises como maior número de conexõesà Internet.

Além de surgir como promissoraoportunidade de negócios para todoempresariado, vale destacar que, aolongo das próximas semanas emeses, o Ipanema Online vaiagregar ainda agil idade etecnologia. Tudo isso para oferecer,na velocidade de que o mundocontemporâneo exige, conteúdonotic ioso, opinat ivo e deentretenimento com a qualidadeque você, le i tor do JornalIpanema, merece.

Ipanema na rede

Direitos da InfânciaFelipe Shikama

Veja também:- Cinema

- Agenda Cultural- Polícia- Política

- As principais entrevistas da Jovem Pan- E muito mais ...

Renata Moeckel

Ale Scapol

GabrielBitencourt

Miudezas & FiligranasRubens Pellini

Online

Page 3: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A3

Arquivo AbertoPlínio em Votorantim

O pré-candidato à presidência daRepública pelo PSOL, Plínio de ArrudaSampaio estará em Votorantim nestesábado (24), à partir das 11 horas. Avinda do ex-deputado é um convite daAssociação Cultural de Votorantim. Plíniode Arruda Sampaio é formado emDireito. Militou na Juventude UniversitáriaCatólica e na Ação Popular, organizaçãode esquerda criada a partir dosmovimentos leigos da Ação CatólicaBrasileira. Foi promotor público, deputadofederal constituinte e atualmente presidea Associação Brasileira de ReformaAgrária. Informações: (15) 3247-1010 e(15) 9603-1010.

“Have a nice trip”

O secretário de Comunicação ValterCalis já está de malas prontas paraembarcar, a partir da próxima segunda-feira (26), para alguns dias de férias.Calis viaja com a família para merecidodescanso. Durante este período,responde pela Comunicação o secretáriode Negócios Jurídicos, Luiz AngeloVerrone Quilici.

Merecimento

Nilton César Yamaoca se despediu naterça-feira (20) dos colegas da JovemPan. Após três anos de exaustivosestudos, ele foi aprovado no disputadoconcurso para auditor da Receita Federal.Nilton embarca neste sábado (24) paraBrasília, onde ficará por 40 dias, até adesignação do local aonde irádesempenhar suas funções. Deixa boaslembranças, ele que por 20 anostrabalhou com o diretor da Jovem Pane Jornal Ipanema, Francisco PagliatoNeto, tendo passado pela Minercal,Colégio Ser e Jovem Pan.

CPI da GorjetaNa terça-feira (20) aconteceu a segundaaudiência da CPI da Gorjeta, que temna presidência a deputada estadual MariaLúcia Amary (PSDB) e como relator, odeputado Mauro Bragato (PSDB). Osintegrantes da Comissão decidiram queos sindicatos das cidades de Sorocaba,São Paulo, São Carlos, Araraquara,Campinas e Santos sejam oficiados parainformar o número de denúncias eprocessos de funcionários da categoria

contra estabelecimentos. “Através doSindicato de São Paulo, recebemos porvolta de 400 denúncias, masprecisamos que esses dados e de outrossindicatos sejam entreguesformalmente”, concluiu a deputada.

Da gemaDos vinte vereadores da Câmara deSorocaba, apenas cinco nasceram nomunicípio. São “da gema”: FranciscoMoko Yabiku (PSDB), Marinho Marte(PPS), José Antonio Caldini Crespo(DEM), Anselmo Neto (PP) e PauloMendes (PSDB).

“Estrangeiros”Além de José Francisco Martinez, naturalde São Paulo, a Câmara conta comparlamentares oriundos de cidades poucoconhecidas dos sorocabanos. Para citaralguns: o líder do PT, Francisco França énatural de Nova Cantu, no Paraná. NeusaMaldonado (PSDB) nasceu em VargemGrande do Sul, na divisa entre São Pauloe Minas Gerais. Geraldo Reis (PV) é deSalto da Divisa, Minas Gerais e Rozendode Oliveira, também do PV, é de Cunha,estado de São Paulo.

Forno e fogão

Que o vereador Rozendo de Oliveira (PV)é um ótimo pé de valsa, todos já sabem,agora, que é um especialista em artesculinárias, muitos estão sabendo agora.Para dar uma mostra de que está setornando um bom mestre-cuca, elepilotou o fogão da casa da secretária deComunicação Institucional da Câmara,Cida Muniz. Rozendo preparou umabacalhoada para convidados. O prefeitoem exercício, Marinho Marte, passou porlá provou (e aprovou), os novos dotesculinários de Rozendo. O presidenteinterino da Câmara, Gervino Gonçalvesaté que ia, porém, outros compromissosimpediram, mas, que ficou com água naboca, ah... isso ficou!

De volta ao Legislativo

Mesmo com braço imobilizado, overeador Caldini Crespo (DEM) está devolta ao Legislativo. Ele sofreu umaqueda, no dia 8 de abril, na avenida SãoJoão, em Votorantim, e foi submetido àcirurgia. Na terça-feira (20), Crespousou a tribuna para agradecer asmanifestações de apoio da população edos colegas da Câmara diante do“infortúnio”. “Foi uma queda boba”,reconheceu o parlamentar.

PreciosismoQue o vereador José Antonio CaldiniCrespo (DEM) é um tanto metódico, todomundo sabe. Mas, para muitos, sooucomo preciosismo o pedido que ele fezà Mesa Diretora, de ajustar os relógiosda Câmara. Isso porque o relógio dopainel digital está quatro minutosatrasado em relação ao relógioanalógico. “Queria pedir à Mesa que,quando tiver oportunidade, conserte estadiferença”, afirmou. Quem conhece oparlamentar sabe que ele gosta de tudonos “mínimos detalhes”.

Emoção e homenagem

Com toda pompa que merece acircunstância. Assim foi, na terça-feira(20) a cerimônia de posse do vereadorMarinho Marte (PPS) à chefia doExecutivo. Isto porque Lippi segueafastado do cargo até a próxima segunda-feira (26), em razão de sua participaçãono XI Congresso Internacional de CidadesEducadoras, em Guadalajara, no México.Emocionado, Marinho discursou para todosos secretários, vereadores, familiares econvidados e dedicou sua posse interinaaos seus pais, já falecidos, e ao ex-vereadorWalter Coelho, que disse ter comoreferência de pessoa ética e comprometidacom os interesses da cidade.

Liga prá mim!Antes de seguir ao aeroporto paraembarcar para a cidade mexicana, oprefeito Vitor Lippi (PSDB) classificou ofato como um “momento histórico paraa cidade”, em razão, segundo ele, “daharmonia, respeito e colaboração entreExecutivo e Legislativo”. Em tom debrincadeira, Lippi disse a Marinho queestaria fora do país, mas seu telefonecelular ficaria ligado o tempo todo, casoprecisasse.

EscorregãoPresente em quase todos os grandeseventos pol ít icos, a gafe tambémcompareceu ao Palácio dos Tropeirosdurante o “momento histórico” da possede Marinho. Já após assinarem a ataofic ial do município, o vereadorAnselmo Neto (PP) fez questão de pedira palavra para ler um trecho da Bíbliae convocar um “Pai Nosso”. Em seguida,falando de improviso, Neto escorregou:“Que Deus abençoe esta sua posseit inerante, it inerária...”, até sercorrigido pelo próprio Marinho: “Posseinterina”, para risos gerais.

De volta ao Paço

Após cinco anos e meio o deputadofederal Renato Amary (PSDB) esteve naterça-feira (20) no Paço Municipal. Oparlamentar foi fazer uma visita decortesia ao prefeito em exercício, MarinhoMarte (PPS). Amary e o prefeito VitorLippi (PSDB) não se cruzaram. Odeputado disse que foi convidado porMarinho para a solenidade detransmissão de cargo, mas, comoestava em Indaiatuba, com o prefeitoRonaldo Nogueira (PDT), só pode chegarà tarde no Paço. Amary, em entrevistana Jovem Pan nesta quinta-feira (22)aproveitou para alfinetar: “Só vou alugares onde sou convidado”. No 6ºandar do Paço, no momento da visita, aúnica pessoa presente, além deMarinho, era a do presidente interino daCâmara, Gervino Gonçalves (PR), oCláudio do Sorocaba I.

Abraço ao MarinhoA deputada estadual Maria Lúcia Amary(PSDB) não pode comparecer àsolenidade, mas fez questão decumprimentar por telefone MarinhoMarte, desejando-lhe muita sorte.

Interino

Em entrevista à Jovem Pan na quinta-feira (21), o vereador GervinoGonçalves, o Cláudio do Sorocaba I (PR),diz que vê com tranquilidade apermanência temporária do presidentedo Legislativo Marinho Marte (PPS) afrente da Prefeitura. Ele declaroutambém não temer que seuscompanheiros tentem se aproveitar damudança no Executivo, pedindo favoresa Marinho Marte. “Pode até ser. Mas euacredito que os colegas vão entender asituação nesse momento. É um momentotransitório. Sabemos que na semana quevem o presidente já está de volta”.

Fo

tom

onta

gem

: Julia

na

Mo

raes

Julia

na

Mo

raes

Julia

na

Mo

raes

Fo

tom

onta

gem

: Julia

na

Mo

raes

Page 4: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA4

Arquivo Aberto

Envie sua opinião para este espaço pelo e-mail: [email protected]

QuestionamentosPrezada deputada Maria Lúcia Amary.Gostaria de sua opinião sobre três temas:1) Existem atualmente em SP trêsregiões Metropolitanas formalmenteconstituídas: Capital, Campinas eBaixada Santista. O que a senhora pensada instituição da Região Metropolitana deSorocaba? 2) Por que as “grifes” dogoverno do estado (Poupatempo, AME,Lucy Montoro, Vila Dignidade, Bom Prato,Acessa SP etc) só chegam a Sorocaba(quando chegam) bem depois de chegara outras regiões com até menoscarências do que a nossa? 3) Como estãoas tratativas para a realização de obrasrodoviárias indispensáveis para nossaregião como a duplicação total da Raposoentre a capital e Itapetininga, marginaisda raposo em Sorocaba, duplicação dasrodovias Sorocaba/Salto de Pirapora,Sorocaba/Itu (passando pelo Éden eCajuru) e Sorocaba/Porto Feliz?

Ronaldo Acquaviva

Tô LigadaOi Gaby... que show (coluna da GabyCamargo). Você também neste belíssimo(diga-se) portal. Mande bala menina!Estamos de olho... risos - Sucesso!

Renata Moeckel

Contemporâneo – Eraldo BassoRenata Moeckel - Amei a entrevista como cantor Eraldo, sou fã de carteirinhadesse cara. Quando vi que ele postouno twiter que tinha uma entrevista noJornal Ipanema corri buscar meuexemplar. Parabéns. Agora sei maissobre ele. Um beijo Renata.

Jak Gusmão

SOS Casinha de NazaréRenata (Moeckel), muito bem pensadosobre as arrecadações de mantimentospara o Cazinha de Nazaré. Conheço otrabalho dessas mulheres e reconheçoa competência na distribuição dessesalimentos. Sei que pessoas como vocêe a abertura que o Jornal Ipanemalhe dá, melhoram a cada dia a situaçãode pessoas carentes que necessitamde cuidados. Muito vál ida a suaintenção.

Maria Aparecida Soral

Síndrome de DownParabéns (Ale Scapol) pela coluna. Estaspessoas são muito especiais mesmo, elevam a vida mais leve e tranquila. Sãomuito felizes e sensíveis. Tenho contatocom elas e admiro o trabalho e dedicaçãoda família e todos que se envolvem.Beijos Fiquem com Deus!!

Cristine Rivas

The Oscar Goes to...Muito obrigado pelo elogio. Gostaria deparabenizar o colunista Ale Scapol pelobom gosto das matérias, pela opiniãocrítica e sincera pelo senso de humorácido, porém requintado, sem falar nobom humor que tanto falta a muita gente.O oscar vai para você Alessandro Scapol.

Emanuela Barros

Empastelamento e outras falhasAmigo Rui: Vou desligar o meu telefone! Talé o numero de telefonemas que tenhorecebido gozando com a sua historia da TV1951! Parabéns pelo seu prestigio (Espaçodo Rui) e do Jornal Ipanema. Abraços

Laor Rodrigues

O adeus ao industrial CarlosAlberto Moura Pereira da Silva

Belo texto do amigo Rui (Espaço doRui), e justa homenagem a estehomem que amava e fez muito pornossa terra e gente,que Deus lheacolha de braços abertos.

Francisco Pagliato Neto

Justa homenagemRui como sempre você nos emociona emseus textos (Espaço do Rui), esse emespecial, pois acho que não existe emminha família alguém que não tenhatrabalhado na Cianê. Vivi neste tempode minha vida toda a trajetória desseimpério que literalmente ajudou aalavancar nossa cidade. Muito corretaessa homenagem. Um abraço amigo.

Juliana Moraes

Blog Tecnologia & Negócios,de Ricardo Marques

Parabéns Ricardo. Interessante material.A visão de como agregar valores usandoTI, ao contrário de vê-la exclusivamentecomo um custo para a empresa‚excelente. Espero no futuro ler algosobre gestão de pessoas voltada paraTI (captação e retenção de talentos).

CorreioLeia alguns dos comentários postados no portal

www.jornalipanema.com.br

Pastéis de feiraComo é bom um pastelzinho no domingode manhã! (coluna da Renata Moekel nosite www.jornalipanema. com.br. Podeser calórico, mas é tradicional e saboroso,se acompanhar um caldo de canaentão.... a cara dos paulistas.

Gisele Paixão

Crianças e adolescentesParabéns Shikama (blog do FelipeShikama). Infelizmente crianças eadolescentes consistem na suapreocupação e de muitos de nós.Engraçado seria, se não fosse trágico,eles, as crianças e adolescentes, nãoserem a esperança de um futuro maisdigno e justo. Super abraço.

Marisa Scauri

Debate pluralParabéns, Felipe (blog do Felipe Shikama), pelo fundamental espaço para debateplural sobre o tema. Também souprofissional em comunicação (jornalista).Mas comento sua iniciativa como pai dequatro filhos, de 6 a 16 anos de idade,com os quais me preocupo a cada minutoda minha vida, em relação à formação,segurança, expectativas de futuro. E seique isso envolve não somente essasquatro “figurinhas” que tenho em casa ecuidados no meio próprio ambientefamiliar, mas também os colegas com osquais convivem, os pais desses colegas,os professores/educadores, as ruas pelasquais andam, o transporte que utilizam,políticas públicas a respeito da faixaetário, enfim, a sociedade em que vivem.Parabéns, Shikama, ainda mais por vocêser um jovem abordando a questão.

Paulo Rogério Andrade

Felipe ShikamaParabéns. Orgulho-me muito por suapaixão e comprometimento com a suaprofissão. Esse é um tema que nuncadeve sair da pauta.

Mariana Possani

Parabéns Felipe!Excelente matéria, o direito da criançadeveria ser pauta constante em qualquermeio de comunicação.

Carlos Barbosa

Consultores inovadores como você, queconseguem perceber a importância dagestão, tê muito a agregar ao mercadoe também… sua equipe.

Carlos Barbosa

TecnologiaTrabalho na área há tanto tempo comoo senhor Ricardo (blog Tecnologia &Negócios de Ricardo Marques) e tenhotestemunho de diversas“informatizações” que mesmo depoisde 10 anos ainda não emplacaram.Muitas empresas usam de 5 a 10%apenas de seus sistemas devido ao fatode não possuirem uma equipe alinhadacom os processos da organização. Poronde o pequeno empresário, sempreenrolado com as dificuldades do dia adia, pode começar a se organizar?

Cassio Cintra

NegóciosÓtima matéria, totalmente voltada para onegócio, muito boa. Gostaria de sugeriruma matéria sobre o uso de tecnologiamóvel aplicada ao negócio. De preferênciapara a realidade de transportes edistribuição que é o meu negócio. Grato.

Rodrigo Castanho

Blog de Gabriel BittencourtEnchentes

Ótima matéria. Sabemos que Sorocabasofre muito com a chuva e com odescaso das autoridades quepermitem, inclusive omit indo-se,habite-se para casas como as do bairroJd. Maria do Carmo. Também temos oproblema da CBA que controla arepresa de Itupararanga onde nãoexiste nenhum controle da prefeiturade Sorocaba e Votorantim sobre ovolume de abertura das comportas quecriam o efeito que não permite que aságuas das chuvas escorram pelastubulações aos r ios e causam osalagamentos. Se o Estado‚ responsávelpelo r io, a iniciat iva privada ‚responsável pela represa e a prefeiturapelo município, quem deveria arcar como prejuízo dos moradores?

Rodrigo Castanho

Veja mais seção Correio na página A-6

Em dúvidaNesta quinta-feira (22), numa sessãorelativamente tranquila, o principalassunto entre as rodas de vereadorese assessores parlamentares ainda eraa posse interina de Marinho Marte(PPS) na Prefeitura de Sorocaba. Naverdade, o que tem sido objeto dasconversas é a dúvida diante daaceitação da Just iça Ele i toral àcandidatura do vice-prefeito José AiltonRibeiro para deputado estadual. Fontesinclusive tucanas, alegam que a possedo vice é “dever de ofício” e o fato deAilton não ter assumido o Paço sob ajustificativa de “impossibilidade” é umaviolação da Lei Orgânica do Município.

Fato é que tem muito parlamentarestudando o “episódio atípico”,encomendando inclusive pareceres dejuristas renomados.

Conflito de interessesNenhum parlamentar se arrisca emafirmar publicamente, mas noscorredores há um grupo grande devereadores questionando a tomada dedecisão de José Ailton. A tecla maisbatida é a de que ele foi eleito vice-prefeito para substituir Lippi sempre quenecessário. Abrir mão deste dever, emdetrimento de sua candidatura àAssembleia, seria colocar o interessepessoal acima do interesse público.

HomenagemAprovado projeto do vereador CaldiniCrespo (DEM) dando o nome doempresário Alexandre Beldi Neto à Casado Cidadão que fica nas dependênciasdo Paço Municipal. Beldi, falecido no dia1º de março, foi fundador do GrupoSplice, tornando-se um dos principaisempresários do país.

Fo

tom

onta

gem

: Julia

na

Mo

raes

Em busca da boa formaO vereador Izidio de Brito Correia (PT)aproveitou o feriado de quarta-feira (21) paralongas caminhadas pela avenida Ipanema, nazona Norte da cidade. Sempre que sobraespaço na agenda, o vereador gosta decaminhar e estar em contato mais direto comos eleitores.

Page 5: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A5

Page 6: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA6

Artigo Correio

Parabéns Felipe Shikama pela interessante reportagem sobre máquinas de escreverno Jornal Ipanema (edição de 17 de abril de 2010), o que me suscitou curiosidadepara obter mais informações sobre uma antiquíssima máquina de escrever (Mignon)que, conforme pesquisei, foi o primeiro modelo de máquina de escrever fabricado.Tenho 67 anos e a herdei de meu pai que, por sua vez, herdou de meu avô. Portanto,fabricada certamente nos fins do século XIX, início do XX. Estou anexando algumasfotos e ficaria agradecida se você pudesse me indicar pessoas que me dessem maisinformações sobre o modelo, sites, antiquários (pois também gostaria de umaavaliação, embora não pense em desfazer-me dessa relíquia).

Elza F.M. Tito

RaridadeViver é muito perigoso, diziaGuimarães Rosa. Hoje, infelizmente,em nosso país, conviver ficouperigosíssimo. No trânsito, então,nem se fale. Ele é mortífero - mataentre 40 e 50 mil pessoas por ano.Isso sem considerar que é dadacomo morta apenas a pessoaencontrada nesse estado no localdo acidente. Não se sabe o queacontece com os cerca de 700 milferidos que vão para os hospitais.Quanto custa tudo isso para anação? E a dor dos familiares eamigos, que é imensurável? Todaessa tragédia porque a nossaeducação virou motivo de piada eas leis, além de brandas, não sãocumpridas. As mortes no trânsitotornaram-se fatos banais nestepaís da violência e da impunidade.E pasmem: temos quase a mesmaquantidade de homicídios por ano.Não é uma beleza? Somoscampeões mundiais disso também,além da corrupção. Nisso já somos“hexa”. Entulhamos nossas cidadesde carros e motos com condutorespessimamente preparados. E,parafraseando Adoniran Barbosa,

Conviver no trânsito“a curpa só é dos ténicos detrânsito que não sabem orientá”.Somente teremos soluções efetivaspara as nossas mazelas através deuma ampla reforma política e deuma faxina em regra em nossasinstituições - públicas e privadas.Sem isso, ficaremos num eternoblá-blá-blá de que devemosinvestir nisso e naquilo.Precisamos, antes de tudo, deprofundas mudanças estruturaispara sermos uma sociedade justa,ética e efetivamente civilizada. Oucontinuaremos no eterno chover nomolhado de medidas paliativaspara efeitosimediatos emidiáticos.

AdalbertoNascimento é

engenheirocivil e pós-

graduado emEngenharia

deTransportes

Page 7: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A7

Page 8: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA8

Marina Silva

Marina Silva em SorocabaNa visita da senadora Marina Silva, pré-candidata do PV às eleições presidenciais,a Sorocaba, o que chamou mesmo atenção não foi o discurso simples e direto deuma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo, mas sim, a tremenda falta deeducação de alguns queridos vereadores. Durante o discurso da senadora, a mesaonde eles estavam simplesmente a conversa era tanta que o editor do jornal BomDia Djalma Benette teve que pedir para diminuir o barulho. Por outro lado, namesa em que estavam alguns empresários, como Cláudio Costa e Luiz Ramires,notava-se o devido silêncio e atenção.

Votação Dj Sound...A mais popular revista sobre músicaeletrônica do país, a Dj Sound, estápromovendo a eleição dos melhores doano. E para a alegria de quem torce pelopovo daqui, temos vários sorocabanosconcorrendo ao prêmio.Abaixo a lista de todos na ordem devotação:- Single - Produção Nacional - Free theNight - Dj Joe K- Dj Progressive House - Mora Naccarati- Dj Revelação - André Caproni- Produtor E-music - Mora & Naccarati -Joe K- Club - Anzu Club- Live P.A. nacional - Mora & Naccarati -Live Audio VisualE vocês ainda podem votar em nomesque não estão relacionados. É só acessarwww.djsound.com.br.

House For NikitiO apresentador André Marques teve a ideia de fazer uma festa para arrecadar dinheiropara as vítimas dos desabamentos no Rio e em Niterói (aonde ele nasceu). Lançouessa ideia no seu twitter e o projeto ganhou muita força. Na quarta-feira (28) aconteceno Viva Rio a festa House For Nikiti com quase 20 DJs e toda a renda será revertidapara as vítimas. E nessa lista de Tops DJs estão Mora & Naccarati e junto com elesvou eu também, por que eu quero ver essa festa bem de perto... aguardem. Muita conversa... e pouca atenção

[email protected] Soares

DJ Naccarati e DJ Mora

www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Page 9: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A9

Page 10: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA10

Page 11: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A11

Gaby Camargo

Sorocabanos no Pânico na TVGente bonita e divertida de Sorocaba marcoupresença no programa Pânico na TV. A moçadafoi a convite da OficinaQuatro, parceira da RedeTV. Vips como Priscila Gusmão, Mari Flores, MarcelaPaixão e uma moçada super animada marcarampresença. O Pânico na TV é a versão televisivado programa radiofônico Pânico, exibida pelaRedeTV!. Logo ao ser lançado, o programa contoucom o reflexo do sucesso da versão veiculadapela rádio Jovem Pan de São Paulo.

Nicole Bahls

Apresentadores do programa

Marcela Paixão,Vesgo e Pri FrancoNathália Flores e Dani Bolina www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Page 12: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA12

Guyma Baddini

Os 60 anos do HospitalSanta Lucinda foramcomemorados durantesolenidade no Salão Nobreda PUC. Personalidadesforam homenageadas apósmissa presidida pelo cardealDom Odilo Pedro Scherer,arcebispo metropolitano deSão Paulo e grão-chancelerda Fundação São Paulo,mantenedora da PUC-SP.

Santa Lucinda: 60 anos

Dom Odilo Pedro Scherer,Gal Moreira e Dirceude Mello, reitor da PUC

Marina e Shirlei Flório prepararam um belo coquetel para a troca decoleção da Maçã Verde. Clientes puderam conferir as novidades que serãousadas neste outono-inverno, roupas com estilo mais clássico, ombrosmarcados, cintura alta, calças de couro (que lembram as tradicionaisleggings) e muitos coletes. Tudo em tons como o marrom, azul marinho,preto e rosê. A loja, que é representante de marcas como Angel, Reffinata,Rubinella e Talento, é uma boa opção para as compras do Dia das Mães.Durante o lançamento estiveram presentes também as representantesda joalheria Morato e da Elza Calçados.

Troca de coleção

Joel

Vie

ira

Neste sábado (24), é a Noite Italianíssima, no Monteiro Lobato. Promovea Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.Na terça-feira (4), tem jantar da Fraternidade Feminina AcáciaSorocabana. Vai ser no salão do Shopping M às 19h30.Jornalista Rui Batista de Albuquerque Martins anunciando que nosábado (8) tem baile no Ipanema Club, promovido pela Casa de Espanã.Animação da Orquestra Cassino de Sevilha.A Associação das Famílias dos Rotarianos de Sorocaba promoveno sábado (8) às 16 horas o chá das mães. Vai ser na Sabina Gourmet.O S.O.S nos preparativos para a Noite Árabe no dia 1° de maio.A Noite Argentina do Ipanema Club será neste sábado (24) às 21horas. É a noite do queijo e vinho.E o Bacalhau Amigo está com data marcada: 19 de junho noMonteiro Lobato.O show de Sidney Magal é para homenagear as mães no Ipanema Club,no dia 6 de maio.

Joel

Vie

ira

Marina Flório entre a equipe de vendas da Maçã Verde

Page 13: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A13

LançamentoO padre Isac IsaíasValle lançou o livro

“Cura interior –princípios da fé e da

ciência para umavida plena”. Amigos

e personalidadesestiveram no salãoda Paróquia Santa

Rita de Cássia.

Quinta-feira (22) – Evelin Rodriguesde OLiveiraS á b a d o ( 2 4 ) - Ma r i a J o s é deAlmeida LimaSábado (24) - Wilson Brício Medina JúniorDomingo (25) - Vera Leme dos SantosTerça-feira (27) - Francisco França da SilvaTerça-feira (27) - Murilo LippiQuinta-feira (29) - Flávio Nelson daCosta ChavesSexta-feira (30) - Salete Mussi BonitoSexta- fe i ra (30) – Ma r i na deOliveira Pinto

Teyl

or

Soar

es

www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Guyma BaddiniTroca de coleção

Marina e Shirlei Flórioprepararam um belo coquetelpara a troca de coleção da MaçãVerde. Clientes puderam conferiras novidades que serão usadasneste outono-inverno, roupascom estilo mais clássico, ombrosmarcados, cintura alta, calças decouro (que lembram astradicionais leggings) e muitoscoletes.

Shirley Flório

Page 14: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA14

Gaby Camargo

Ângela Lemos inaugura maisonA estilista carioca Ângela Lemos inaugurou sua maison no Centro de Sorocaba. O evento estavaum luxo, com a presença de damas da sociedadesorocabana que prestigiaram o belíssimo desfileapresentado pelas tops da OficinaQuatro. Ângelaé conhecida por vestir famosas como HebeCamargo, Solange Frazão, Helen Ganzarolli e éfigurinista de vários programas de TV, além depresença constante na revista Caras. Em Sorocaba,Ângela vestiu esta colunista com um vestidobelíssimo com paetês e Ângela Fiorenzo,que fez ocerimonial do evento, com um look no estilolembrando os anos dourados de Hollywood.

Comemorando13 aninhos

O CIM-Mulher comemora, em 29 deabril, 13 anos de atuação com umdelicioso chá agraciado por belíssimodesfile de moda na loja Meiruxa. Atarde beneficente promete receberbelas damas da sociedade, tudo emprol das entidades assistenciais:Rotary Club Sorocaba Novos Tempose Casa Abrigo Valquíria Rocha (CIM-Mulher). Os convites são limitadíssimose com precinhos especiais, apenasR$ 40,00. Adquira já o seu pelotelefone (15) 3231-0473.

FashionNightSolidária

“Faça parte deste mundosurpreendente”. Este é o tema doevento beneficente em prol da CasaTransitória André Luiz. A Fashion NightSolidária, que acontece em 28 de abrilno Shopping M, será recheada por umbelíssimo desfile de moda e presençabrilhante de corações solidários.

Novidade de dar água na boca

Fontes seguras me contaram quePedro Adami está nos preparativospara inaugurar uma super pizzaria narua Duque de Caxias. A novidadepromete e os amantes da boagastronomia italiana estão de olhosabertos, quer dizer boca aberta.

Tô Ligada!

Bobstoreem

SorocabaA lojaBobstorechega emSorocabaainda nestemês de abrilem uma dasavenidas maisfrequentadas dobairro Campolim.A Unimarca éconsideradauma das principais franquias demoda do país.

André Vellutine e Felipe Ferreira

Ãngela Fiorenzo(Veste Ângela Lemos)

Rosana Negrão (Designer de jóias) e modelos: desfile devestidos de noivas, assinados pela estilista Ângela Lemos

Juliana Menna Priscila Gusmão

Apresentadora Mara Bastos e Ângela Lemos

Regina Lauand

www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Fo

tos:

Ofic

inaQ

uat

ro

Page 15: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A15

ParabólicaNa boa safra dos filmesnacionais está “As Melhores

Coisas do Mundo”, que retrata umbreve e contundente momento navida de um grupo de adolescentes.Amor, preconceito, rejeição edesejo são temas bemdesenvolvidos no enredo. Assisti eaprovei! Recomendo para todos ospais que como eu, às vezes, temdificuldades para lidar com umajuventude cada vez mais precoce.

Falando nisso, achei o veto àstais pulseirinhas do sexo

decretado em várias escolas inócuoe absolutamente autoritário.Pareceu-me uma medida com ointuito de livrar a responsabilidadedos pais e das escolas de alertar,educar e dialogar com os jovens.

A nova onda nas baladaspaulistanas é doar! Em geral

isso ocorre uma vez por mês,quando as casas noturnasconcedem um desconto na entradapara quem levar donativos que sãoentregues para ONGs. Bem queessa moda podia pegar emSorocaba.

As meninas da Pró-Ex convocamnovamente! Em parceira com a

Opai a entidade realiza Jantar Árabeno dia 1º de maio, às 21 horas, noIpanema Clube. Haverá grupo dedança típica, animação com a bandaNew York e muita comida! Informaçõespelo telefone (15) 3233-8741.

Bar IntervaloEstive no Bar

Intervalo e gosteimuito! Próximo à

faculdadeAnhanguera, o localabriga uma moçadabonita e disposta a

se divertir.Confira algumas

fotos.

Jorge Petersen

AndersonSoares

LarissaSumam

Ale Scapol [email protected]

Choquei

Ademar Jesus da Silva estava preso por ter molestado duas crianças. Cumpriu apenas um sexto de

sua pena e foi solto por “bom comportamento”. Uma semana depois iniciou sua nova empreitada:

violentou e matou seis jovens com golpes de enxada, pau e martelo. Essa matança poderia ter sido

evitada se nosso sistema judiciário não fosse tão ineficiente. Agora só sobrou essa terrível dor que

dilacera os familiares dessas pobres vítimas da nossa sociedade!

Paola Perez

Pense NissoO fato de estar casado

não significa estar grudado.Cada um precisa do seuespaço, do seu tempo. É

importante sair com amigose fazer as coisas que gostae até manter um local nacasa onde se possa ficar

só. A solidão nos fazquerer ir ao

encontrodo outro.

Bolo e GuaranáMarco Túlio Proença, oconsagrado publicitário daNúcleo TCM, comemora seuaniversário no dia 28 deabril. Além da ótima faseprofissional, sua esposaestá grávida novamente.Para celebrar tantas coisasboas ele embarca no iníciode maio para Nova York.Quem pode, pode!

www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Page 16: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA16

Saúde

O mistério da respiração

A respiração sempre foi objeto decuriosidade de filósofos e pensadores.Todavia, sua verdadeira função somentefoi esclarecida a partir do século XVII.Até então, a respiração era tida comouma forma de equil ibrar o calorproduzido pelo coração. Ora, o coraçãonão é gerador de energia e os pulmõesnão neutralizam as calorias doorganismo. Assim, a descoberta daverdadeira função dos pulmõescomeçou a mudar com o pai da medicina– o grego Hipócrates, que consideravaimportante a qualidade do ar, pois eraum alimento fundamental. Tambémobservou que o ritmo da respiraçãopodia fornecer sinais indicativos dasaúde e das doenças do homem.

O filósofo Aristóteles relacionou arespiração com a alma, trazendo comoexemplo os “suspiros” dosapaixonados ou a lentidão do ato nosmelancólicos. Mas foi Galeno quempercebeu a importância dos pulmões,mostrando que o ar é um nutrienteindispensável ao organismo. Pois,quando o homem para de respirar, avida cessa. O mestre de todas as artes,Leonardo da Vinci, colaborou para oentendimento do aparelho respiratórioatravés de desenhos anatômicosobtidos pela dissecação de cadáveres.Al iás, se descoberto, um cr imeinafiançável. Porém, a fisiologia darespiração foi totalmente esclarecidasomente em meados do século XIX ecomeço do XX, com a experimentaçãoem animais de laboratór io e adescoberta de aparelhos para explorara verdadeira função do órgão.

Atualmente, está definitivamenteprovado, que a entrada de ar nospulmões (inspiração) tem a finalidade de

oxigenar os tecidos e a saída eliminar ogás carbônico (expiração), transfor-mando o sangue venoso em arterial. Nocoração, o sangue arterial é bombeadopara os órgãos, a fim de manter todasas células. Portanto, o aparelhorespiratório é constituído por um tubo,que conduz o ar inalado pelo nariz,drenado pelos brônquios e modificadopelas células do parênquima pulmonar.Tal mecanismo é mantido por umcomputador localizado no cérebro(centro respiratório), que comanda aforma de trabalhar dos pulmões atravésde circuitos elétricos (sistema nervososimpático e parassimpático).

O ritmo normal da respiração de umadulto saudável é de 16 a 20 movimentos(inspirações e expirações) por minuto,predominando a forma torácica namulher e abdominal nos bebês e nohomem. A respiração lenta e profunda,que utiliza menos de 10 excursões/minuto, aumenta em 30% a capacidadedos pulmões de receber ar. A medicinamoderna tem valorizado a forma corretade respirar e a prática cotidiana deexercícios respiratórios para manter asaúde e o bem-estar, além de auxiliarno tratamento de diversas enfermidades.

Com o tema “a influência da ave-maria sobre o sistema cardiovascular”,um cardiologista italiano mostrou que aoração em latim, lida em voz alta, tinhaefeito calmante sobre os fiéis. A relaçãonão era com a fé, mas com o ritmo darespiração exigido pela métrica daoração. Assim, para dizer cada fraseinteira e respeitar os intervalos, é precisobaixar o número de movimentos paraseis/minuto, um terço do ritmo normal.A respiração mais lenta diminui afrequência do coração e baixa a pressãoarterial. Daí a sensação de calma.

Data do início do século XXI umasérie de estudos, que procuram explicare medir o efeito do controle da respiraçãosobre a saúde. Foi dimensionado o poder

da respiração de interferir nofuncionamento do sistema nervosoautônomo constituído pelo simpático, queprepara o corpo para enfrentar assituações de perigo e o parassimpático,que conduz o corpo para seu estadonormal. A fim de enfrentar as ameaças,reais ou imaginárias, o cérebro entra emação, emitindo ordens para produzirsubstâncias (como a adrenalina) quecontraem os vasos, aceleram osbatimentos do coração e elevam apressão arterial. Por isso, o indivíduoapresenta taquicardia, sudorese,ansiedade e palidez cutânea. Aliás, arespiração é a única função que podeinterferir neste processo, pois é regidapelo sistema nervoso autônomo.

Assim, “uma respiração lenta eprofunda pode desarmar o estado deestresse, pois envia ao cérebro umamensagem tranquilizadora, que ajuda adesarmar os sistemas de defesa”. Nomomento, ao lado das academias deginástica, estão em voga os cursos derespiração, como na Fundação Arte deViver, que praticam o método nas praias.Com efeito, os exercícios diários dequinze minutos funcionam comocoadjuvantes nos tratamentos daansiedade (10% da população mundial),pressão alta (20%) e dores crônicas(30%), com resultados surpreendentes.Como diz um cientista: “Estou con-vencido de que os padrões de respiração

têm grande impacto até sobre o sistemaimunológico”, que aumenta a resistênciae defende o organismo.

Mário Cândidode Oliveira Gomes, médico

www.jornalipamena.com.br

Veja mais no site

Page 17: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A17

Page 18: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA18

Universo [email protected]

Dan

iela

Colli Lu

iz

Quem propuser o brinde,deve antes proferir algumaspalavras de saudação,justificando o ato. E,aproveitando que estamostratando do brinde, valelembrar de que não seenche o copo até a borda,com exceção dochampagne. Aconselha-seque o vinho branco deve serservido até o meio da taça,o vinho tinto, mais oumenos dois terços da taça.E mais um lembrete, nuncatome a bebida estando coma boca cheia e sem anteslimpar os lábios comguardanapo.

Sem dúvida alguma émuito gostoso brindar,além de ser um gestoelegante e querepresenta satisfação ealegria. Quandobrindamos, desejamos obem, expressamosfelicidade. Mas até parabrindar, precisamosseguir algumaspequenas regrinhas.Segundo Ana CelesteFranco - que ministracurso de etiqueta ecomportamento social -em situações formais, ésuficiente erguer o copoapós as palavras dequem propôs o brinde. Jánas reuniões íntimas, podemos encostar nosso copo suavemente no das pessoasmais próximas, sem bater. Também é permitido dizer tintim. Mas, uma vez que foifeito o brinde, é obrigatório beber nem que seja só um pouquinho. Não devemoscolocar o copo de volta à mesa sem beber. Outras dicas são: se você não tem ohábito de tomar bebida alcoólica, brinde com refrigerante, água, suco, mas brinde.

Imaginem alguém que durante anosseguidos mantém um delicioso astral,uma alegria permanente, um riso facile um coração gigante. Pois é, morandomuito próxima à Eleni e Colli, pais daDaniela - pessoas tambémextremamente doces - temos por aquio privilégio de vê-la e ouví-lafrequentemente. Daniela, em constantemovimento, transmite essa alegria deviver de forma natural e contagiante.Esta semana demos uma passada na“Verissimo Imobiliária, Construtora eEmpreendedora” onde, ao lado domarido Paulo Luiz, Daniela trabalha,para um bate-papo e um bom café. Elanos contou que desde muito garota eradetentora dessa facilidade de expressão.Era sempre a eleita pela turma da escolapara argumentar e representá-la no quefosse preciso. Aos sete anos já estudavainglês, aos 14 já dava aulas paracrianças - com 15 anos passou umperíodo em Londres - e com o tempo eo aprimoramento (Daniela além demuito inteligente sempre estudou duroe continua estudando...) passou aministrar aulas para adultos,empresários e interessados em serfluentes no idioma. Por época da escolhada carreira ficou dividida entrePsicologia e Direito e optou pelo segundocurso, que fez no período da manhãconcomitantemente às aulas de inglês.“Embora bastante puxado, nesse tempofiz um grande rol de amigos e éextremamente gratificante rever alunos,hoje bem colocados profissionalmente”,comentou. Daniela foi convidada peloadvogado Ivan Moreira a participar deuma bateria de testes que o grupo faria,pois necessitavam de um advogado comconhecimentos em inglês para traduçãode documentos jurídicos. Daniela nãoapenas conseguiu a colocação comoaproveitou a ocasião para fazer sua

especialização em inglês técnico -especialmente na parte jurídica - etornou-se uma das sócias da empresa.Durante oito anos ela fez parte da equipee diz: “Foi um tempo precioso, poistrabalhando ao lado de ótimosprofissionais, aprendi tanto queconsidero esse período como umverdadeiro doutorado”. Há 11 anos,conheceu Paulo, perito judicial, e com onamoro veio também o convite paraatuarem juntos no ramo imobiliário e deconstrução. Daniela nos conta quecomeçaram pequenos, ao comprar deuma imobiliária uma carteira de clientescom 30 imóveis e muita inadimplência.No entanto trabalharam com muitaseriedade, uniram as competências, e a“Verissimo”, hoje com cinco anos,cresceu e vem crescendoconstantemente na conquista domercado do setor. Daniela divide seutempo entre o jurídico da empresa e oscuidados com o marido, a casa e o filhoDaniel (de um aninho) que, posso dizer,parece um boneco de tão lindo e já é umverdadeiro comunidador... - risos -gesticula e nos chama, observa a tudo ea todos com os olhinhos brilhantes eespertos. Ler muito, cozinhar para omarido, receber os amigos, curtir umbom passeio com os pais, o Paulo e obebê, ouvir um som e ver um bom filmesão algumas das coisas que a Danielaadora fazer quando não estátrabalhando. Tem como planos de futurofomentar ainda mais a empresa dafamilia e, obviamente, manter esseespírito que une o batalhador, o guerreiro,o pacificador, o amigo entre outros damelhor qualidade. Nosso papo poderiater durado, tranquilamente, mais umatres horas - risos, e posso dizer que foiuma tarde especial a do café com aDaniela. Pedimos então que ela nosdeixasse uma dica, uma pista sobre todaa sua realização e, claro, sobre comomanter esse “prumo alegre” mesmo adespeito dos desafios ou eventuaisadiversidades. Ela citou Vitor Hugo: “Serbom é fácil, difícil é ser justo”. Danieladiz que se optarmos por tentar ser justosa maior parte do tempo, embora não sejarealmente fácil, estaremos de bem comnós mesmos. Linda ela né. Valeu Dani!!

Julia

na

Mo

raes

Page 19: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A19

Universo Feminino

Ingredientes

2 bifes de contra filé1 xícara de molho de tomate pronto(que contenha azeite e manjericão)2 colheres de queijo tipo catupiry2 azeitonas verdes com caroço2 colheres de azeitonas picadas1 fatia de queijo cortado em tiras1 fatia de presunto cortado em tiras2 tomates secos em calda2 colheres de queijo parmesão ralado(lascas grandes)2 rodelas de tomate1 pitada de manjericão desidratado

>>>> BEEF ESPECIAL <<<<

1. Frite o bife como de costume2. Após, deixar secar bem o óleo3. Numa refratária ou prato que vá ao forno montar da seguinte forma:4. Molho de tomate5. Bife previamente frito6. Presunto cortado em tiras7. Queijo cortado em tiras8. Azeitonas picadas9. Queijo tipo catupiry10. Rodela de tomate11. Tomate seco em calda12. Azeitonas com caroço13. Salpicar manjericão desidratado14. Salpicar queijo ralado por todo o prato15. Após levar ao forno, gratinar por cerca de 10 minutos

Modo de preparo

Em plena segunda-feira, demos uma chegadaaté a Vila Fiore para conferir de perto o projeto“Semente do Samba” que agita todas assegundas - há três anos - o bar do Carlinhos,onde se reúnem pessoas vindas dos quatrocantos da cidade para curtir o que eleschamam “samba da antiga”. Conversamoscom Ademilson, um dos fundadores doprojeto, que explicou: “O objetivo éjustamente esse, resgatar e levar ao pessoalo melhor dos sambistas, focando divulgar maisos compositores do que seus intérpretes”. Alipodemos ouvir Cartola, Candeia, JoãoNogueira e muitos outros mestres do sambabrasileiro e sua inigualável qualidade e poesia.Aprovadíssimo! Voltaremos com certeza.Confira as fotos da animada segunda-feira!

Carlinhos ladeado por Angela Esteves e Gisele Paixão

Abimael Lima

Andréa Ferrari

Roberto Hernandez

Gilson, Ademilson, Ricardo Urbano, Madureira e Nelson, integrantes

do projeto “Semente do Samba”

Marcos Vinicius

Para Alfredo e Eduardo Soranz que, além de pessoas super especiais são tambémapoiadores dos nossos projetos. Amizade e incentivo que não tem preço. Obrigada!

O rendimento é de uma porção

e o tempo total de preparo é de

aproximadamente 30 minutos.

[email protected]

www.jornalipanema.com.br

Veja mais no site

Julia

na

Mo

raes

Page 20: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA20

Page 21: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A21

LANCHES

GORDÃO LANCHESHambúrgueres, hot dog, baguete, lanches tradicionais,naturais e vegetarianos, porções, sucos, vitaminas,inesquecível milk shake para comer de colher evárias bebidas. Todos os dias das 16 às 22 horas,fim sem. até 22h30. Av. Caribe, 185, Jd. América.(rua que sobe ao lado da pista de caminhadaCampolim) Tel. 3232-4466.

TERRA RASGADA TURISMO

TURISMO

COMIDA ÁRABE

CEDROS DO LÍBANOSão os monumentos naturais mais celebres do Universo.Um Cedro sempre verde, representa um povo jovem apesarde um passado cruel. Cedros do Líbano - Rua SalvadorCorrea, 859 - Tel. 3233-0949. Horário de funcionamento: 2ª à6ª f. das 8 às 19h. e de sábado das 9 às 14h. Faça-nos umavisita e venha saborear nossas delícias.

CURSO

PILATESTermina neste domingo (25) o curso de formaçãocompleta no Método Pilates para educadores físicos efisioterapeutas. Exercícios básicos, intermediários eavançados: bola suíça, acessórios e aparelhos.Informações: (15) 3329-2339 ou pelo endereçoeletrônico: [email protected] ewww.rpilates.com.br/cursos.

Viagens: Campos do Jordão, clima da montanhacom charme, romantismo e preço de baixa temporada- saída única 11/06, lugares limitados, condiçõesespeciais até 22/04. Espetáculos em SP: MusicalCats, ingressos limitados. Pacotes turísticos,passagens aéreas nacionais e internacionais. R.Madrid, 40, Vl.Hortência. F.3234-2359

ALIMENTE-SE BEMO Sesi de Sorocaba está com vagas para o cursosobre Cereais e Grãos, que faz parte do ProgramaAlimente-se Bem. O curso é gratuito e será realizadonos dias 6, 13, 20 e 27 de maio, em dois horários: das9 às 11h30 e das 14 horas às 16h30. Para se inscreverbasta comparecer na rua Duque de Caixas, 494, nobairro Mangal, levando os documentos : RG, CPF eCarteira de Trabalho, em caso de beneficiários daindústria, além de comprovante de endereço atualizado.Informações: (15) 3224-4090, ramais 219 e 220, oupelo site www.sesissp.org.br/sorocaba.

EVENTOS BENEFICENTE

BACALHAU AMIGONo dia 19 de junho, a partir das 20h30, no salão deFestas do Monteiro Lobato, o SOS de Sorocaba realizaa tradicional festa luso-brasileira, o 12° Jantar DançanteBacalhau Amigo. Na ocasião, o publico, além de deliciarum cardápio desenvolvido pelo tradicional buffet BailaioUai de Maringá, poderá se divertir ao som da superbandashow Santa Maria. O valor do convite é R$ 150,00.Reservas com Michele pelo telefone (15) 3229-0777 oupelo e-mail [email protected].

“NOITE DO NHOCÃO”A tradição manda comer nhoque no dia 29 de cadamês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato.Usando a lenda como pretexto, a ONG “Salve sePuder” promove na próxima quinta-feira (29), a “Noitedo Nhocão”. A renda será revertida para custear asdespesas que a ONG tem com as feiras mensais deadoção e com os animais recolhidos da rua, mantidospela entidade. Os convites, que só serão vendidosantecipadamente, custam R$ 15,00 e podem seradquiridos pelo telefone (15) 9723-2450, com Cristina.Bebidas serão cobradas a parte. As despesas nãopoderão ser pagas com cartão. A “Noite do Nhocão”começa às 20 horas no Arara Aurora Bar, que fica narua Pandiá Calógeras, 443.

MÚSICA PALESTRA

NUTRIÇÃOA nutricionista Maria Francisca irá ministrar a palestra“Atividades de educação e higiene alimentar”, na qualtratará de temas como noções básicas de nutrição,culinária funcional e dicas de higiene alimentar,como selecionar, comprar, armazenar, pré-preparar epreparar os alimentos e atividades de educação emsaúde. A atividade será no dia 28 de abril em doishorários: 9h30 e 15 horas, na rua da Penha, 950.Informações: (15) 3217-3834, (15) 9107- 4335 ou e-mail: [email protected].

TEATRO

SOROCOMÉDIAO Festival Sorocabano de Comédia(Sorocomédia) terá como atrações nestesábado (24) os convidados especiais:Wanessa Morgado (grupo “Humor deSalto Alto”) e Gus Fernandes (destaqueno Humor na Caneca / Programa doJô). A apresentação será às 19 horas,no auditório Pedro Salomão José, quefica na avenida Dr. Eugênio Salerno, 298.No elenco, além dos convidados, estarãoDaniel Murillo, João Valio e ThiagoMoura. Os ingressos custam R$ 15,00(antecipados) e R$ 20,00 (na hora). Asvendas são na Radical Vest (Sorocaba Shopping) atéas 17 horas deste sábado e depois desse horário somenteno teatro. Informações: (15) 9109-6099, 8805-4015 epelo site www.sorocomedia.com.br.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SOROCABAO nome é steel drum, mas também é conhecido como tambor de aço. O instrumento de origem caribenha será o destaquedo concerto deste domingo (25) da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Os eventos fazem parte do calendário comemorativodos 18 anos da Fundec. A apresentação será na sala Fundec, que fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Os ingressosgratuitos devem ser retirados na Fundec com uma hora de antecedência. Informações: (15) 3233-2220.

SATELLITE CLUB

Neste sábado (24) na festa Satellite Club do Asteroid, osexteto carioca do “Luisa Mandou um Beijo” sobe aopalco. O show começa às 22 horas. Preços: R$10,00(sem consumação) ou consumação de R$ 25,00. OSatellite Club acontece todos os sábados no Asteroid econta com a presença dos DJs Mário Bross, Talita e PoeBellentani que comandam a balada após o show commuito indie rock, eletro, shoegaze e pop. O Asteroid ficana rua Aparecida, 737, Santa Rosália. Informações:(15) 3329-2767, [email protected] ou http://asteroid.art.br.

Page 22: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA22

Aposentado relata experiência de cinco copas do mundoFelipe [email protected]

Vestindo a camisa oficial daSeleção Brasileira, o aposentadoClaudine Wanildo Alves Pereira, 67anos, orgulha-se em mostrar aprimeira página de um dos jornaisesportivos mais influentes daEuropa. O papel amarelado doperiódico italiano “Gazeta DelloEsport”, emoldurado cuidadosa-mente na parede de seu escritório,ainda conserva as cores vivas dabandeira do Brasil.

Na imagem, em “close”, disparadada arquibancada de um dos seteestádios em que esteve durante aCopa do Mundo da França, em 1998,o aposentado natural de Barretosaparece entusiasmado acenandopara a lente com seu famoso par deluvas gigantes com os dizeres:“Brasil/ Sorocaba/Penta neles!”.

O Brasil não conquistou opentacampeonato desejado porClaudine e outros 180 milhões debrasileiros naquele ano. O título,inédito, viria quatro anos depois, naCopa realizada em terras do Oriente,com jogos intercalados entre Japãoe Coréia do Sul.

Claudine Pereira, que nos camposde várzea de Bauru chegou a jogarao lado de craques como DalmoGaspar (ex-lateral esquerdo doSantos), Romualdo (ex-volante doNoroeste) e Toninho Guerreiro (ex-centroavante do São Paulo), não éexatamente um colecionador detítulos, mas carrega na bagagem ainvejável experiência de ter assistidoin loco a cinco mundiais. “Fui às copasda Espanha em 1982; na do México,em 1986; na da Itália em 1990; nada França em 1998 e na última, em2000, na Alemanha”, enumera antesdetalhar as impressões que teve decada um dos paises sede.

Coincidentemente, nas duasúltimas copas em que o Brasilsagrou-se campeão - o tetra nosEstados Unidos, em 1994, e o penta,no Japão -, seu Claudine acaboudesistindo da viagem. “Os EstadosUnidos são um país muito grande,ficaria muito difícil assistir um jogo emLos Angeles e outro em Nova York,por exemplo”, justifica, sem deixar noar a hipótese de chamado de “péfrio”. “Já em 2006 eu acabei não indoporque, no sorteio da Fifa paraadquirir ingresso, eu só consegui um,para jogo da primeira fase. Entãonão ia compensar a viagem”, conta.

Com a vivacidade de um garoto,seu Claudine lembra da capacidadede organização dos espanhóis e nãose cansa de fazer elogios à“receptividade inacreditável” dopovo mexicano. “Na Espanha e noMéxico eu fui apenas com a minhaesposa. Nas outras, ela preferiu nãoir e eu acabei indo com um grupo deamigos. No México nós fizemosamizade com um casal que, até hoje,

a gente vai para lá, emGuadalajara, e eles,quando vêm para oBrasil, ficam na nossacasa. A amizadecontinua”, detalha.

Mais do que títulosdo maior torneio defutebol do planeta,seu Claudine – que aolongo da vida jáconheceu quase 50países – colecionaamigos em todos oscontinentes. “Quandovocê faz uma viagemnormal, você érespeitado, mas éturista. Agora, emCopa do Mundo, vocêé torcedor e sertorcedor brasileiro temmuitas vantagens”,revela o torcedor.

O mundo na malaProva de que os brasileiros são

realmente bem recebidos em todosos cantos do mundo é a valiosacoleção de camisas de times de seuClaudine. “Tenho mais deduzentas, de quase todos ospaíses. Todas elas, eu conseguitrocando por camisas do Brasil”,relata, retirando uma infinidade deuniformes de seleções de umagrande bolsa colorida com amensagem composta por letrinhasconfeccionadas artesanalmente:“Levando mé, café e muita fé”.

Entre uma camisa da seleção daCroácia e outra da Dinamarca, seuClaudine lembra que no Méxicochegou a dar autógrafo para umgrupo de crianças. “Era uma coisaabsurda”, rememora o sãopaulino“doente por futebol” que, nos jogosda seleção Canarinho, conforme

demonstra nos álbuns de fotografia,faz questão de se vestir sempre deforma extravagante.

“Acho que a melhor seleção queeu já vi jogar foi a de 82, que tinhaSócrates, Falcão, Júnior, Zico e otécnico Telê Santana”, opina sem

risco de provocar grandes polêmicas.O acervo de mais de três mil fotos

é apenas detalhe em face à ótimamemória do aposentado que veiopara Sorocaba, em 1974, para serrepresentante comercial dasmáquinas de escrever Olivetti até setornar empresário bem sucedido doramo de móveis para escritório.

Entre um jogo e outro, seuClaudine faz questão de conhecer ascidades, os restaurantes e, lógico,trocar camisas com outrostorcedores. “Eu peço para a minhafilha comprar um monte de camisas‘genéricas’ do Brasil lá em São Paulo,na rua 25 de março”, explica.

EmoçãoNoutra bolsa seu Claudine guarda

uma infinidade de objetos quecompõem o seu “kit torcedor”. Alémdo famoso par de luvas gigantes, háperucas, bandeiras, faixas e cornetas.Tudo nas cores verde e amarela.

Diferentemente de grande partedos brasileiros que se concentram àfrente da televisão para ver os jogosda Seleção seu Claudine nãoconsidera o momento do gol como omais emocionante de uma Copa. “Omelhor do jogo é a hora em que vocêentra no estádio lotado. Ésimplesmente fantástico”, descrevedetalhadamente na tentativa decompartilhar a emoção vivida.

“Depois que você vai uma vez esente isso, você quer ir a todas asoutras”, diz ele, que já adquiriuingresso para ver os sete jogos doBrasil na África do Sul.

Sonho possívelÀs vésperas da Copa da África do

Sul, operadoras de turismo oferecempacotes de viagem, com direito aingressos para os sete jogos, vôose traslados por U$ 38.800 dólares.Experiente, seu Claudine adquiriu osingressos com bastanteantecedência pretende voar rumo aJoanesburgo de modo independente.“Eu paguei U$ 2.700 dólares pelossete jogos no setor 1, que tem avisão mais privilegiada. O segredo ése planejar e economizar durantequatro anos. Não gastar em coisassuperfolas”, aconselha.

Para provar sua tese de que,economizando, muitos brasileirospodem ter condições de ir a umaCopa, seu Claudine exemplifica: “Seuma pessoa que fuma dois maços decigarro por dia conseguir parar eeconomizar esse dinheiro, ela jáconsegue ver os três jogos daprimeira fase”, compara.

Ainda sem local certo para sehospedar, devido ao déficit da redehoteleira daquele país, seu Claudineconfia na boa receptividade dosafricanos para poder acompanhar aspartidas do Brasil rumo aohexacampeonato. “Se alguém tiveralgum parente por lá, peço, por favor,que entre em contato”, aproveita.

Fo

tos:

Felip

e S

hik

ama

Claudine Pereira rememora emoção de torcer pela Seleção Brasileira

Algumas das dezenas de camisastrocadas durante as cinco copas

Aposentado exibe artigos do seu “kit torcedor”

Comportamento

Page 23: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010 www.jornalipanema.com.br A23

Comportamento

Felipe [email protected]

A menos de cinquenta dias parao início da Copa do Mundo, que pelaprimeira vez será sediada nocontinente africano, crianças, jovense adultos de todas as idadesdisputam palmo a palmo,incansavelmente, pelos procuradasfigurinhas dos jogadores queintegram as seleções quedisputarão o torneio.

Nas bancas de jornal, o álbumoficial da editora Panini custa por R$3,90 e cada envelope com cincocromos sai por R$ 0,75. “Meu objetivoé concluir o álbum antes do inicio daCopa”, afirma o colecionador RobertoHernandez, 44 anos.

Gerente operacional da rodoviáriade Sorocaba, Roberto aproveita ahora de almoço para trocar oscromos com colegas de todas asidades e lugares. “Eu troco figurinhascom todo mundo. Empresários,adolescentes, universitários, médicose até senhores com mais de 70 anos”,explica, exibindo seu álbum quasecompleto. “Das 638 do álbum, aindafaltam 57 para mim”, diz apreensivo.

Paixão antigaMania antiga entre os aficionados

do futebol, as figurinhas com osrostos dos jogadores pré-escaladospara disputarem o mundial não énovidade no Brasil. O primeiro álbumda Panini lançado no Brasil foi em1970, na Copa do México. “O primeiroálbum que completei foi o da Copade 1966 e as figurinhas vinham nopapel de bala. Antes, em 1962 játinha revista com informações sobreos jogadores”, lembra o radialista

Álbum de figurinhas volta a ser febre no Brasil

José Desidério que, de lá para cá,guarda completo os álbuns detodos os mundiais.

“Tem um rapaz que me liga todoano oferecendo o carro dele em trocada minha coleção, mas eu não troco.Isso tudo tem valor de mercadomuito alto, mas, para mim, não tempreço”, esquiva-se.

Desidério, que iniciou sua carreirano rádio motivado pela paixão detransmitir jogos de futebol, tambémcorre para concluir o álbum 2010 antesdo início dos jogos. Todos os sábadosele vai às bancas de revista garantirsua porção de figurinhas. “Eu tambémtroco com outros colecionadores etambém na própria banca”, diz.

Não é só no Brasil que asfigurinhas agitam os fanáticos porfutebol. Em todo o mundo, em 2006,foi produzido e comercializado maisde um bilhão de figurinhas da Copada Alemanha. “Acho que osescudinhos laminados e os maiscraques são os mais difíceis de tirar.Mas quando você abre umenvelopinho e ela vem, é como sefosse gol”, conta Roberto, que fazquestão de compartilhar suadiversão com seu filho de 11 anos.

Segundo ele, a dica para nãoacumular muitas figurinhas repetidasé variar os locais de compra.

Mercado paraleloO desejo de completar o álbum

chega a ser tão grande que muitoscolecionadores acabam indo buscaras figurinhas faltantes no “mercadoparalelo”. “Você consegue comprar afigurinha que quiser, mas o preçopode ser alto. Além disso, na minhaopinião, não tem a mesma graça”,revela Roberto.

Para Roberto Hernandez, oprazer de trocar cromos comamigos vai além da paixão porfutebol e Copa do Mundo. “Emtorno disso, há uma rede social. Agente marca de se encontrar embares, por exemplo, para trocarf igur inhas e acaba fazendograndes amizades”, detalha.

Na internet, além do Twitter,comunidades como o Orkut eFacebook são ferramentas de auxíliona busca pela desejada figurinha. Paide Betinho e de Bia, Roberto alertaos pais a nunca deixarem criançassaírem sozinhas, em locaiscombinados pela internet, para atroca de figurinhas. “Não li nada sobreisso, mas o mundo hoje estáperigoso, então vale a pena os paisficarem atento”, alerta.

Fo

tos:

Felip

e S

hik

ama

Radialista JoséDesidério exibe

relíquia do futebolda década de 1960

“O primeiro álbumque completei foio da Copa de 1966

e as figurinhasvinham no papel

de bala”

O colecionador Beto Hernandez aproveita a hora do almoço para trocar figurinhas

Fo

tos:

Julia

na

Mo

raes

Page 24: Jornal Ipanema 558_2404

JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010www.jornalipanema.com.brA24

Comunicação

Felipe [email protected]

Uma grande festa realizada na noitedesta sexta-feira (23), no IpanemaClube, reuniu empresários, jornalistas,publicitários e lideranças políticas detoda região para celebrar o lançamentooficial do novo site do Jornal Ipanema(www.jornalipanema.com.br).

Sob a supervisão geral doexperiente jornalista Urbano Martins,editor responsável do Jornal Ipanemae da Jovem Pan, o site vai se dedicar,prioritariamente, à agilidade da notíciade caráter local e regional.

“Normalmente, jornais impressosrelegam o noticiário online paravalorizar o seu produto principal, queé o impresso. Nós não temos esseproblema, porque não concorremoscom a edição impressa, quecontinuará sendo semanal e comperfil editorial diferenciado”, explicao editor do Jornal Ipanema Online,Rubens Pellini Filho.

De acordo com Pellini Filho, aprincipal diferença entre o IpanemaOnline e os sites de outros jornaisda cidade é que ele nasce comidentidade própria. “Não é umapêndice de outros veículos decomunicação como tem ocorrido atéo momento”, avalia.

Para Martins, cada vez maisindispensável na vida das pessoas,a internet - sem deixar de lado ocomprometimento ético - possibilitaem sua efetividade aquilo quesempre se buscou no bomjornalismo: instantaneidade dainformação. “Trata-se, na verdade,de mais um veículo de comunicaçãoque se une à credibilidade do JornalIpanema em sua versão impressa eà Jovem Pan, com o objetivo de levarinformação, prestação de serviço ea melhor cobertura local, tudo emtempo real”, defende.

Pellini acrescenta que embora oJornal Ipanema já seja um produtoconhecido, a proposta do site é detrazer noticiário diário da cidade,região, do Brasil e do mundo. “Umagrande vantagem para nós é quetrabalharemos em sinergia com aJovem Pan e com o próprio JornalIpanema impresso. Não estaremossimplesmente atrelados um ao outro,mas nos completaremos e nosreforçaremos”, detalha.

Para Pellini que já teve passagemcomo repórter da antiga RádioIpanema, hoje Jovem Pan, econtratado agora para dedicar-seexclusivamente ao projeto online, oprincipal desafio não está no portal,mas na visão do internauta. “Para ele(internauta), o que tem sido ‘vendido’,para quem acessa sites noticiosos,é que online é sinônimo dequantidade e velocidade. Ou seja,grande volume de notícias que sãosubstituídas com rapidez, para dar asensação de agilidade”, pontua.“Nosso portal será diferente. Paracomeçar não adotaremos a políticade que quantidade é igual à

Jornal Ipanema inaugura site com notícias em tempo real

qualidade. Nós teremos um noticiárioágil, mas não afobado, que descartauma manchete cinco minutos depoisde ter sido publicada”.

Em outras palavras, segundo ele,o Ipanema Online assume ocompromisso de oferecer fluxo denotícias para que o nosso internautapossa ter uma visão do processo, decomo as informações e prioridadesmudam ao longo do dia. “E nãosimplesmente tentar dizer para eleque esqueça tudo o que viu atéinstantes atrás não tem maisimportância. O fato de uma novamanchete ter surgido não eliminaoutras notícias”, explica o jornalista.

Potencial de crescimentoDe acordo com levantamento do

Ibope/Nielsen, feito em dezembro de2009, o Brasil conta com 67,5 milhõesde internautas, colocando-se na 5ªposição entre os países com o maiornúmero de conexões à internet.Ainda segundo a pesquisa, a janelapara o mundo virtual está abertapara 97% das empresas e 23,8% dosdomicílios brasileiros.

Em julho de 2009, pesquisa domesmo órgão apontou o Brasil comopaís em que o internauta passa maistempo conectado à internet. Média de48 horas e 26 minutos, ficando à frentede potencias globais como EstadosUnidos, Reino Unido, França e Japão.

Se por um lado as estatísticasrevelam que o acesso à internetainda está restrito a 30% dapopulação e, portanto, distante deser considerada um “meio decomunicação de massa”, por outrolado, o ritmo de crescimento dainternet brasileira é intenso.

Segundo Alex Winitzki, diretor daWoopi, empresa responsável pelodesenvolvimento da estruturatecnológica do site do JornalIpanema, com a entrada da classeC, o clube de internautas deveráalcançar patamares muito maiselevados em pouco tempo. “Esses 30%é toda a classe A e B. A nova onda deinternet é a penetração da classe C que

notadamente não para de crescer. Hoje,no Brasil, se vende mais computadoresque televisores”, explica.

Sem ter uma estatística local,acredita-se que Sorocaba, por estarlocalizada na região Sudeste eapresentar elevados indicadores derenda e de desenvolvimentoeconômico, conte com número bemsuperior à média nacional, girandoem torno de 60% da população.“Esse potencial fica ainda maior sepensarmos nas cidades da região. Oque permitirá esse crescimento éque, além do noticiário, o jornalonline também pode oferecer muitosserviços e dar atenção a assuntosque acabam se perdendo nosveículos impressos”.

Vantagens na redeSegundo Pellini, por meio do site

do Jornal Ipanema, “ficará mais fácilpesquisar sobre um concurso,encerramento de prazo parapagamento de IPVA ou coisas dogênero, do que ficar folheandoedições em papel até achar o queprecisamos”, exemplifica.

Outro fator positivo, naperspectiva de Pellini, é o fato de onovo portal poder ser a fonte deconsulta primária ou secundária emtermos noticiosos, sem,necessariamente, concorrer comdemais veículos de comunicação de

Sorocaba e região. “Um internautaque leu uma matéria num veículoimpresso, ou viu na tevê ou aindaouviu no rádio, pode nos consultarpara obter informações maisdetalhadas. Mas, nossa intenção éque o internauta leia primeiro noIpanema online o que ainda seránoticiado pelos outros veículos. Esseé o nosso grande objetivo”, revela.

Conteúdo exclusivoAlém das notícias factuais, os

chamados “breaking news”, o sitetambém vai oferecer conteúdoexclusivo, como artigos opinativos eamplo espaço para toda sua equipede colunistas. Tudo isso aliado àspossibilidades de interação dosinternautas. “Ambiente online ésinônimo de multiplicidade epluralidade. Nossas colunas e blogsabordarão muitos temas sobre osquais os internautas poderão opinar,concordando ou não”, adianta Pellini.

Para ele, a participação do públicoserá um importante balizador para aavaliação da qualidade do serviçooferecido e também para medir a“temperatura” social de determinadostemas. “Com essa interatividadepretendemos não só aumentar aparticipação de nossos internautas,mas também nos pautarmos, paraoferecermos ao nosso público o queele deseja saber”, prevê.

Promissor e sem fronteiras“O que vocês vêem hoje é apenas

o começo de um projeto que tem umponto inicial, mas não tem fronteirafinal. Ao longo das próximas semanase meses o site do Jornal Ipanemavai agregar mais talento na redaçãoe muito mais tecnologia. De sistemasde classificados à cobertura em vídeo,de comunidades a guias locaisbaseados em mapas”. Assim, AlexWinitzki apresentou ao público o novoportal do Jornal Ipanema em festarealizada nesta sexta-feira (23).

Para ele, a recente contratação dejornalistas comprometidos emoferecer conteúdo com qualidade eagilidade é reflexo da visãoinovadora dos empresários FranciscoPagliato Neto e Juliana PagliatoConsani, diretores do JornalIpanema. “Estamos com uma equipebastante unida neste projeto. Todosinteragindo para produzir conteúdo.Nós vamos perseguir as primeirasposições entre os sites de notíciasmais visitados de Sorocaba e região”,afirma Francisco Pagliato. Além disso,ele aponta o novo veículo decomunicação como promissoraoportunidade de negócios para oempresariado local. “Basicamente aparticipação da internet no bolopublicitário tem crescido maisrapidamente que a de qualqueroutro meio, e tende a se acelerar nospróximos anos. Por esse motivo,todas as grandes empresas de mídiado Brasil têm hoje a internet comofoco importante dos seusinvestimentos”, conclui.

Urbano Martins: “prioridade à agilidade da notícia”Pellini: “noticiário ágil,

mas não afobado”

Alex Winitzki, responsável pelodesenvolvimento tecnológico do site

Page 25: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B1

www.jornalipanema.com.br

Parte integrante da edição 558 - 24 de abril de 2010 - www.jornalipanema.com.br

Empresário, proprietário do bar “Santiago”, é Rafael Rodrigues Herreraque nos conta hoje um pouco mais sobre si. Vamos lá!

Ju

lian

a M

oraes

Rafael Herrera

Seu dia-a-dia é corrido? Como concilia o tempopara o bar e para a família? Meu dia deveria terumas 30 horas, pois costumo me comprometer commuita coisa ao mesmo tempo. Nem sempre dá paraestar com a família, tampouco estar no boteco comoeu gostaria.Em que você mais faz questão em se manteratualizado? Com o mundo de hoje. Acontecemcoisas que há pouco tempo eram inimagináveis, comopresidente americano de origem muçulmana,catástrofes ambientais de porte, Brasil emprestandodinheiro e exportando combustível, Lula com 80%de aceitação. Acredito que em breve postes farãoxixi nos cachorros - risos.Quem escolhe suas roupas? Sou chato comroupas. Entre elegância e simplicidade, 10 a zeropara uma roupa simples e confortável.

Nas horas livres, o que mais gosta de fazer? De caminhar, ver os jogos darodada, fumar charuto e ouvir um som com os meus filhos.O que toca no seu som? Qual estilo prefere ou o que tem ouvidoultimamente? Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Eric Clapton, Stones. Sou fãde MPB e rock dos anos 70 e 80. Entre os mais novos, Ana Carolina, AmyWinehouse e Moby.

Se o nosso regime fosse a Monarquia e você rei por um dia. Que ordensdaria? Eu premiaria o cidadão que contribuísse oferecendo trabalho, empregopara quem precisa e multaria quem desse esmola.Resumidamente, o que é uma bela mulher? Uma mulher completa? Aindabonitas e desafiando a lei da gravidade a Luisa Brunet e a italiana Monica Bellucci.Agora, uma mulher realmente completa deve também ser inteligente, amável eouvir mais do que falar. Conhece alguma? - risos.O que realmente te irrita? Te estressa? Materialismo fútil e papo furado deexibido carente. Isso pra mim é castigo.Algum ídolo? Alguma saudade? Ídolo minha mulher, que continua bonita, é boaesposa, boa mãe, boa filha e uma empreendedora nata. Presente de Deus. Saudadedo meu pai, um exemplo, um mito na minha memória.Que outra profissão, fora a sua até encararia? Sou engenheiro de fábrica há25 anos. Se dono de boteco é profissão essa é a minha segunda atividade, mascomo sou doido por futebol acho que seria um esforçado jornalista esportivo.O que você dispensa e o que não dispensa nunca? Dispenso comidavegerariana e não dispenso uma viagem legal, de preferência com a família.O que vai no seu copo? Chopp da Brahma bem gelado com colarinho cremoso.

Esse sorrisão aberto traduz a satisfação daprofessora Ivone Santos por estar realizandoalguns bons sonhozinhos de consumo. Umaprofissional enérgica e uma pessoa que sabetambém ser doce e gentil. Confira ao ladoas comprinhas feitas por ela...

Ivone é proprietáriada “Radar Eventos

Esportivos” e analistasócio-cultural da

Secretaria deEsportes do estado

de São Paulo.

ContemporâneoRenata Moeckel

Mandou bem Renata Moeckel

Page 26: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B2 www.jornalipanema.com.br

Page 27: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B3

www.jornalipanema.com.br

Page 28: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B4 www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Turismo

Disney é destaquenas viagens internacionais

Cida Haddad

Muitas famílias já pensam paraonde viajarem nas férias de julho.Segundo o gerente da B.TourTurismo, Francisco Ataíde. Ele afirmaque os brasileiros estão seacostumando a não deixarem parapensar nas viagens na última horae, com isso, têm mais vantagens.

De acordo com Ataíde, para o mêsde julho, já que é época de inverno,as pessoas optam por fugirem dastemperaturas mais baixas e odestaque das vendas de pacotes épara locais onde haja sol e mar, comdestaque para o Nordeste.

Além dos tradicionais pacotes paraPorto Seguro, Natal, Fortaleza e Portode Galinhas, há ainda os resorts, queoferecem total infraestrutura de lazer.

Nos principais roteiros, está PortoSeguro. Considerado o primeiroponto turístico do Brasil, o local recebevisitantes de todo mundo e éconsiderado Patrimônio Histórico

Nordeste está entre os principais roteiros para as fériasNacional, com belos monumentos,igrejas e construções seculares.

Entre as atrações estão os 90quilômetros de litoral, cercados porrecifes de coral. À noite, a diversãoestá em bares e restaurantes.

Francisco Atayde

Julia

na

Mo

raes

O proprietário da Baccus Viagens, Marcos Rosaafirma que há famílias que desde janeiro deste anoprogramaram as viagens de julho e muitos já estãonos preparativos para o descanso de 2011. Além datradicional procura pelo Nordeste, Rosa comenta quemuitas famílias optam pela Disney e Europa.

Ele afirma que 50% das pessoas que procuram aviagem pela Disney, 50% delas irão para terra doMickey pela primeira vez. Nos pacotes são oferecidosos quatro parques da Disney e muitas pessoaspedem para acompanharem o Cirque Du Soleil. Há

ainda os pacotes para ado-lescentes, com guias que saem de Sorocaba.Quanto às viagens internacionais, ainda, a procura é grande pela Europa,

sendo o destaque para Paris, destino de muitos casais apaixonados.

Julia

na

Mo

raes

A partir da próxima edição, a colunistaRaquel Machado também estará no

Em Foco-Turismo entrevistandopersonalidades em viagem pelo Brasil e

pelo mundo

Page 29: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B5

www.jornalipanema.com.br

Natal, Fortaleza e Porto de Galinhas

Natal é conhecida como a “Cidade do Sol”. O lugar éfamoso pelas dunas e passeios de buggy. Como atraçõesestão: Forte dos Reis Magos, Centro de Turismo, CatedralNova, Farol da Mãe Luisa, Museu Câmara Cascudo e oMorro do Careca.

Vale a pena destacar também a Praia da Ponte Negra,com lojas de artesanato, bares, restaurantes eshoppings. A mais famosa praia potiguar é a da Pipa,ponto de encontro de jovens e artistas, que estálocalizada em Tibau do Sul. Outro lugar muito procuradopor turistas é Genipabu, com dunas móveis gigantes ebelas lagoas. Piscinas de águas claras e mornas formadasentre corais, estuários, mangues, areia branca ecoqueirais. Fortaleza tem belas praias com águas clarase belas paisagens com dunas, coqueiros e falésias. Comodestaques há Jericoacoara, considerada uma das praiasmais belas do mundo. A praia de Canoa Quebrada éconhecida por oferecer um pôr-do-sol inesquecível. Um dosprincipais roteiros turísticos para as férias, Porto deGalinhas é conhecida pela sua completa infraestruitura.Fica a 60 quilômetros de Recife, no município de Ipojuca.

Em Foco - Turismo

Quando o assunto é oplanejamento das férias, ogerente da B. Tour Francisco Ataídelembra que os cruzeiros marítimosestão entre as opções maisprocuradas pelas famílias. Entre asvantagens apontadas por ele estáo custo-benefício, com promoções,principalmente, quando não é altatemporada. Segundo Ataíde, aspessoas já estão pensando noscruzeiros para novembro e atépara o próximo ano.

Cruzeiros marítimos: muitaprocura pelas famílias

Page 30: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B6 www.jornalipanema.com.br

Page 31: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B7

www.jornalipanema.com.br

Notas e NegóciosContratos e licitações

Com o objetivo de dar parâmetrosnas questões jurídicas e agilidadesnos processos de contratos elicitações do setor público, aPrefeitura de Votorantim por meio daSecretaria de Administração vempromovendo cursos nessa área aosfuncionários que trabalham comlicitação, planejamento, contrataçõese compras, que envolvem todas assecretarias municipais. O principalobjetivo, além de esclarecer asdúvidas, é dar suporte aos servidoresmunicipais para maior qualidade,eficiência e agilidade dos trabalhosnessa área. O curso que contou comrepresentantes de cada secretariamunicipal, foi realizado no Centro de

Convenções de Votorantim, no JardimSerrano, na sexta-feira (16) e nosábado (17) e foi ministrado peloadvogado José Carlos Barone,especialista na Lei deResponsabilidade Fiscal.

Pesquisa do ConsumidorA Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC),realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo doEstado de São Paulo (Fecomercio), indica que 46% das famílias paulistasestão endividadas em abril. Uma redução de três pontos percentuais nacomparação com março. Em relação ao mesmo mês do ano passado, adiferença é ainda maior, dez pontos percentuais. A pesquisa da Fecomércioalerta para indicadores preocupantes, diz Fernando Soranz, presidentedo Sincomercio Sorocaba. “O total de 46% de famílias endividadas emabril é um alto número apesar da queda em relação ao mês de março”, dizSoranz. Segundo ele, “se avaliarmos que 15% das famílias endividadasestão com suas contas em atraso dá para se prever o que acontece com oempresário do comércio que não vê a entrada do dinheiro e,consequentemente, reduz compras”.

Comemoração do Dia das MãesEm comemoração ao Dia das Mães, a Associação Comercial de Sorocabarealizará eventos gratuitos na praça coronel Fernando Prestes, nosdias 7 e 8 de maio. A Associação, a Secretaria da Cultura e seus parceirospromoverão várias ações para as mulheres que prestigiarem o evento.Entre as atividades estão: aferição de pressão arterial, orientaçãonutricional, distribuição de brindes, serviços de corte de cabelo,maquiagem, distribuição de sorvete e sorteio de prêmios, além deatrações culturais.

Técnico em FarmáciaO Senac de Sorocaba está com inscriçõespara duas turmas do curso Técnico emFarmácia. O profissional técnico emFarmácia tem um vasto campo detrabalho e pode desempenhar suasfunções em farmácia hospitalar ou demanipulação, drogarias, laboratórios ouindústrias farmacêuticas. Ele pode aindadesempenhar função em promoções,como propagandista da indústriafarmacêutica, aplicando princípios eestratégias de Marketing. O curso teráinício em 3 de maio, com aulas desegunda a sexta-feira das 19 horas às22h30. Informações: avenida CoronelNogueira Padilha, 2392 ou pelo telefone(15) 3412-2500.

RinoplastiaRinoplastia será o tema da próximaaula que o Comitê deE s p e c i a l i d a d e s -Otorrinolaringologia da Unimed deSorocaba promoverá com adisciplina de otorrinolaringologia daFaculdade de Medicina da PUC-SP,Hospital Oftalmológico eOtorrinolaringologia de Sorocaba eSociedade Médica de Sorocaba. Oevento é uma realização do Centrode Estudos da Unimed de Sorocabae acontecerá no dia 29 de abril,das 19h30 às 21h30 no anfiteatroda Sociedade Médica (ruaMonsenhor João Soares, 75,Centro). A aula será ministrada peloespecialista em cirurgia plásticafacial, Perboyre Sampaio, membroda Academia Brasileira de CirurgiaPlástica Facial. As inscriçõesgratuitas devem ser feitasantecipadamente pelos telefones(15) 3332-9251 ou 3332-9039, comFrancine ou Leduina, oupelosendereços eletrônicos:www.unimedsorocaba.com.br/ceus e

www.cooperado.unimedsorocaba.com.br.

Aula de culináriaA Padaria Real promove na próximasegunda-feira (26), das 19 às 22 horas,na Real Café & Bistrô. Será o especialEntradas, com o chef Sylvio Naracci. Nocardápio: lombo de atum grelhado commolho tailandês, envelope de pão de migacom mozarela de búfala, salada deminipene com vôngole picante e pirulito defrango grelhado. As vagas são limitadas.Inscrições: R$ 95,00 e informações na Real,que fica na avenida Afonso Vergueiro.

Page 32: Jornal Ipanema 558_2404

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010B8 www.jornalipanema.com.br

Page 33: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D1

www.jornalipanema.com.br

Parte integrante da edição 558 - 24 de abril de 2010 - www.jornalipanema.com.br

Eternit lança nova linhade Louças sanitárias,

com design diferenciadopara banheiros

Página D-38

Page 34: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D2 www.jornalipanema.com.br

Page 35: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D3

www.jornalipanema.com.br

Page 36: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D4 www.jornalipanema.com.br

Page 37: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D5

www.jornalipanema.com.br

Page 38: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D6 www.jornalipanema.com.br

Page 39: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D7

www.jornalipanema.com.br

Page 40: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D8 www.jornalipanema.com.br

Page 41: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D9

www.jornalipanema.com.br

Page 42: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D10 www.jornalipanema.com.br

Page 43: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D11

www.jornalipanema.com.br

Page 44: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D12 www.jornalipanema.com.br

Page 45: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D13

www.jornalipanema.com.br

Page 46: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D14 www.jornalipanema.com.br

Page 47: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D15

www.jornalipanema.com.br

Page 48: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D16 www.jornalipanema.com.br

Page 49: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D17

www.jornalipanema.com.br

Page 50: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D18 www.jornalipanema.com.br

Page 51: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D19

www.jornalipanema.com.br

Page 52: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D20 www.jornalipanema.com.br

Page 53: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D21

www.jornalipanema.com.br

Page 54: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D22 www.jornalipanema.com.br

Page 55: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D23

www.jornalipanema.com.br

Page 56: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D24 www.jornalipanema.com.br

Page 57: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D25

www.jornalipanema.com.br

Page 58: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D26 www.jornalipanema.com.br

Page 59: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D27

www.jornalipanema.com.br

Page 60: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D28 www.jornalipanema.com.br

Page 61: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D29

www.jornalipanema.com.br

Page 62: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D30 www.jornalipanema.com.br

Page 63: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D31

www.jornalipanema.com.br

Page 64: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D32 www.jornalipanema.com.br

Page 65: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D33

www.jornalipanema.com.br

Page 66: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D34 www.jornalipanema.com.br

APARTAMENTOS ALUGAM-SE

APARTAMENTOS VENDEM-SE

CASAS ALUGAM-SE

CASAS VENDEM-SE

Page 67: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D35

www.jornalipanema.com.br

COMERCIAIS ALUGAM-SE

COMERCIAIS VENDEM-SE

TEMPORADA

TERRENOS ALUGAM-SE

TERRENOS VENDEM-SE

Page 68: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D36 www.jornalipanema.com.br

Page 69: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D37

www.jornalipanema.com.br

Esta semana visitamos o showroom daMF Telhas. Fomos recebidos por MarisaFlores Alarcon, que está à frente daempresa desde 1979 e, desde o ano de2000, no bairro Campolim. O ambienteda loja é clean, agradável, com salasespeciais para atender, arquitetos edecoradores. As telhas são hojeconsideradas o cartão de visitas de umacasa. Alguns exemplos de telhaspersonalizadas são as brancas que dãoa opção de impermeabilização ecoloração. Ali na MF o cliente tem umagrande variedade de telhas e acessórios,como isolantes térmicos, pastilhas devidro e aquecedores solares. Com ocrescimento e sucesso da empresa, a MFpassa a trabalhar também, em breve,

com esquadrias e portas. Vale dar umapassada por lá e conferir as ótimasopções para sofisticar e personalizar otelhado de sua obra. A MF Telhas fica narua Emygdia Campolim, 45 e o telefoneé o (15) 3211-2242

Marisa Flores Alarconproprietária da MF Telhas

Foto

s: J

ulia

na

Mor

aes

Page 70: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D38 www.jornalipanema.com.br

[email protected]

Para quem sempre achou que Eternit era sinônimo de telhas se enganou. O estandeda marca na 18ª Feicon Batimat (Feira Internacional da Indústria de Construção)mostrou uma coleção de brilhar os olhos de arquitetos e decoradores, revelou umacoleção sofisticada de louças sanitárias, com design diferenciado para banheiros dealto padrão. Entre as novidades mais legais desta coleção da Eternit, está uma linhade cubas de sobrepor com um ar super jovial. Chamada de Colors, a linha foi umdos grandes destaques do estande! As cubas têm um design bacana, mas o quemais chamou mesmo a atenção dos visitantes foram as quatro cores disponíveispara a parte externa das cubas: vermelho, azul, laranja e verde. A linha estará embreve nas lojas de construção.

Com design atraente, criado por alunos dauniversidade gaúcha Unisinos, a lixeira dupla Romeue Julieta foi pensada para separar o lixo seco do orgânico.Fabricada pela Coza com plástico reciclado, as peças sãoleves e fáceis de transportar devido a uma alça interna. Há opções para apia (2,5 litros) e para pipso (20 litros). Disponível em diversas cores, é umaopção alegre e despojada para separar o lixo.

Page 71: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D39

www.jornalipanema.com.br

[email protected]

Correr atrás de toda a documentaçãonecessária para comprar um imóvel comsegurança não é tarefa simples. “É difícilbuscá-la sozinho, recomenda-se a ajudade um despachante”, avalia MarceloLara, da Marcelo Lara NegóciosImobiliários.“Se o vendedor de um imóvel em SãoPaulo é dono de uma empresa noParaná, há o risco de ele ter uma dívidatrabalhista naquele estado quecomprometa o bem”, exemplifica.“Obter todos os documentos demandatempo, são certidões municipais,estaduais, cíveis, trabalhistas”, afirma.“Muitos negócios deixam de serrealizados porque o comprador nãoconsegue toda a papelada em um prazopré-determinado e uma das partesacaba desistindo da transação”.Um imóvel adquirido só pode serrequerido para a quitação de uma dívidado vendedor se esse débito é anterior ànegociação. “Há quem, uma vez devedor,venda seu imóvel, pegue o dinheiro edesapareça”, diz Eduardo Oliveira,secretário-executivo do Irib.Essa prática é classificada como fraudeao credor e será dificultada com a marcade ações de execução na matrícula.No caso do metalúrgico aposentado

Pedro Luiz Pissini Peres, 49, o que salvouseu apartamento, adquirido há cerca de20 anos em Sorocaba, foi o fato de ovendedor ter sido acionado na Justiçadepois de fechado o negócio.“Comprei o imóvel por contrato degaveta (acordo entre as partes sem

formalização oficial)”, relata Peres.“O dono anterior cometeu um crimeambiental em outro município, e oMinistério Público bateu à minha porta.Precisei contratar um advogado. Sorteé que o juiz entendeu que eu não haviacomprado (o imóvel) de má-fé.

A situação até que se resolveurapidamente, em uns dois meses”,comenta.O atuário Luís Vidal, 30, conta que perdeumais tempo -”de quatro a cinco meses”-nos vaivéns de transações que não seconcretizaram devido a pendências dosimóveis.“Desisti de três compras ao fazer umpente-fino nas condições dos bens”,contabi l iza. “Infel izmente osproblemas aparecem nos"f inalmentes” das negociações,gerando desgaste emocional. Se nãotivesse contado com a assessoria deum advogado, certamente enfrentariadificuldades mais tarde.”Vidal chama a atenção para anecessidade de investigar atentamenteos proprietários do imóvel que sepretende adquirir - ”principalmenteaqueles que possuem empresa”.“É preciso analisar mesmo a vidapessoal, o regime de casamento.Deparei-me até com um caso deimóvel que era parte de um inventárioque não sa iu. O trabalho deverificação não é fácil, e muitas vezesquem vende (o corretor ou aimobiliária) é despreparado”. (MarianaDesimone/Folhapres)

Pedro Luiz PissiniPeres, 49,

metalúrgicoaposentado

Page 72: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D40 www.jornalipanema.com.br

Diversidade é o que não falta para escolher a porta que mais se adapta com a suacasa. Existem modelos pivotantes, sanfonados, de cruzeta e réplicas perfeitas decasas do século passado. O segredo está na escolha da madeira, do marceneiro eficar de olho nas novidades dos modelos para as fechaduras. Afinal elas, (tanto asportas, como as fechaduras) são os cartões de visita de uma casa seja ela luxuosaou simples. A ideia é inovar e deixar abrir um portal para a entrada do seu lar.

Page 73: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D41

www.jornalipanema.com.br

Rotary em Comunicação

GilbertoCarvalho de

OliveiraGovernador

2005-06Distrito 4.620

do RotaryInternational

[email protected]

Grupos Rotarianos em AçãoOs Grupos Rotarianos em Ação sãointegrados por rotarianos, seuscônjuges e rotaractianos, que, comconhecimento ou interesse emdeterminado tipo de serviçovoluntário, realizam projetoshumanitários internacionais queenfatizam o Objetivo do Rotary.Seguem alguns exemplos e endereçoseletrônicos:Grupo Rotarianos em Ação peloCombate à AIDS (RFFA) – www. rffa.orgGrupo Rotarianos em Ação pelaPrevenção da Diabetes –www.ragdiabetes.orgGrupo Rotarianos em Ação pelaAssistência em Casos de Catástrofe –www.drrag.orgGrupo Rotarianos em Ação por EventosMundiais de Saúde –www.worldhealthfairs.orgGrupo Rotarianos em Ação pelaRegeneração Auditiva –www.hearingrenegeration.orgGrupo de Rotarianos em Ação contraa Fome e Subnutrição –www.alleviatehunger.orgGrupo Rotarianos em Ação pelaConscientização sobre EscleroseMúltipla – www.rotary-rfmsa.orgGrupos Rotarianos em Ação pelosSobreviventes da Pólio –www.rotarypoliosurvivors.comGrupo de Rotarianos em Ação pelaPopulação e Desenvolvimento –www.rifpd.orgGrupo Rotarianos em Ação pelosRecursos Hídricos e Saneamento –www.wasrag.org

Estrutura dos Grupos:1 Com normas, recolhimento de taxase administração próprias, esses gruposoperam independentemente do RotaryInternational.2 A associação é aberta a rotarianos,seus cônjuges e rotaractianos.2 Cada grupo deve ter em seu quadropelos menos 100 membros querepresentem no mínimo 10 países etrês zonas rotárias.3 Os grupos devem operar segundodiretrizes rotárias e seguir osdispositivos do regimento interno doRotary International no tocante aosGrupos Rotarianos em Ação.4 Os grupos facilitam a troca de ideiasentre seus membros e mantêmcomunicação regular com o RotaryInternational.Benefícios proporcionados pelosGrupos:5 Oportunidades de prestação deserviços com pessoas de outros clubes,distritos e países.6 O porte e internacionalidade dosgrupos contribuem para que osprojetos se valham da experiência derotarianos do mundo inteiro.7 Os projetos que realizam promovema imagem pública do Rotary.

Em solenidade ocorrida no final datarde desta quinta-feira (22), oprefeito de Votorantim Carlos Pivettalançou de forma oficial o ProgramaMunicipal de Coleta Seletiva que tema parceria da Cooperativa deVotorantim (Coopervot) e Cata Vida.A meta é aumentar o número decatadores e com isso dar coberturaa toda cidade.

Esse sistema de coleta seletivaadotado pelo governo municipal vaiatuar de porta em porta, onde osdomicílios já vem sendo visitados ecadastrados. Após esse trabalho oscatadores passam nos bairros deacordo com calendário periódicoadotado para coletar o material como auxílio de um caminhão. Nasolenidade, Pivetta destacou aindaque hoje o programa conta com doisveículos para o transporte do materiale a meta é obter outros dois.

Além do prefeito participaramainda do lançamento do programa osecretário de Cidadania e Geração deRenda, João Soares de Queiroz edemais secretários municipais;superintendente do ServiçoAutônomo de Água e Esgoto (Saae),Rubens Mesadri; os vereadoresSolange de Oliveira Pedroso;Francisco Carlos Amorim, MarileneNewman e Heber de Almeida Martins;diretora de planejamento deEducação Ambiental, Lucélia Ferrari;deputado estadual, Hamilton Pereira;ex-deputada federal Iara Bernardi;presidente da Coopervot, AdrianoRicardo Monteiro e os demaiscatadores.

Ainda dentro do programa umaequipe de educação ambientaltambém vai visitar as residências para

Prefeitura lança programade coleta seletiva

orientar a população de comoproceder a separação do material.Isso vai proporcionar os benefíciospara o Meio Ambiente, que poupa osrecursos naturais; geração de renda,aos catadores; diminui pressão sobreaterro sanitário e melhoria para asaúde pública.

Neste primeiro momento, serão 34catadores cooperados que estarãofazendo um trabalho deconscientização junto a população eo cadastramento das casas que terãoo material recolhido. Pivetta disseainda tratar-se de um programaintegrado do governo, que tem aCooperativa como um braço paraatingir todos os bairros. Ele destacouainda que os catadores sãofundamentais nesse trabalho, umavez que agregam os trabalhos deorientações junto a população, comoa exemplo da prevenção de dengue.“Vamos fazer com que a cidade sejasempre um exemplo de meioambiente”, disse.

O material reciclado já está sendodirecionado aos Centros de Triagemde dois núcleos, Vila Garcia eChácara. Já no Jardim Serrano estaráfuncionando o Posto de EntregaVoluntária.

No núcleo Vila Garcia as coletasserão realizadas às segundas-feirasna região da Vila Garcia; às terças,região do Jardim Archi la e àsquartas na Vila Nova Votorantim.Com o núcleo Chácara a coletaocorre às segundas na Vila Irineu eDominguinho; terças, nos bairros daChave, Barra Funda e Fornazari;quartas, Parque São João, VilaAmorim e Votocel; nas quintas,Green Valley.

Page 74: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D42 www.jornalipanema.com.br

Page 75: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D43

www.jornalipanema.com.br

Page 76: Jornal Ipanema 558_2404

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010D44 www.jornalipanema.com.br

Page 77: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C1

www.jornalipanema.com.br

Parte integrante da edição 558 - 24 de abril de 2010 - www.jornalipanema.com.br

Page 78: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C2 www.jornalipanema.com.br

Page 79: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C3

www.jornalipanema.com.br

Page 80: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C4 www.jornalipanema.com.br

Page 81: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C5

www.jornalipanema.com.br

Page 82: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C6 www.jornalipanema.com.br

Page 83: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C7

www.jornalipanema.com.br

Page 84: Jornal Ipanema 558_2404

VEÍCULOS DO JORNAL IPANEMA - 24 de abril de 2010C8 www.jornalipanema.com.br

Page 85: Jornal Ipanema 558_2404
Page 86: Jornal Ipanema 558_2404
Page 87: Jornal Ipanema 558_2404