jornal informe - grande florianópolis - 15/06/2015

16
GRANDE FLORIANÓPOLIS REDE DE JORNAIS INFORME SEGUNDA-FEIRA 15 DE JUNHO DE 2015. ANO 4. N O 313 CONTEÚDO É TUDO PAG A08 PAG A07 PAG A08 PAG A05 PAG A13 CIRCULAÇÃO SEMANAL RedeInforme www.jornalinforme.com.br/floripa [email protected] SAÚDE OBRAS TURISMO Florianópolis sedia curso em Neurolinguística Mudança no trânsito na Ivo Silveira Lançado Projeto Viver São José De 30 de julho a 05 de agosto, será realizada em Florianópolis a I Formação Internacional em PNL - Programação Neurolin- guística, com um dos maiores treinadores de PNL do Mundo, o polonês Mateusz Grzesiak. CONTROLE CAPITAL TERÁ BLITZ DE LEI SECA AINDA ESTE ANO Concurso público para contratação de guardas municipais vai viabilizar a operação que tem o Rio de Janeiro como referência nacional Combinação de alcool e volante não é boa DIVULGAÇÃO Deputado Drech do PT DIVULGAÇÃO Dresch critica atraso no Fundam O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) criticou o atraso na liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (Fundam).

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 22-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Edição 313

TRANSCRIPT

GRANDE FLORIANÓPOLISREDE DE JORNAIS

INFORMESEGUNDA-FEIRA 15 DE JUNHO DE 2015. ANO 4. NO 313

CONTEÚDO É TUDO

PAG A08 PAG A07 PAG A08

PAG A05

PAG A13

CIRCULAÇÃO SEMANAL

RedeInforme www.jornalinforme.com.br/floripa [email protected]

SAÚDE

OBRAS TURISMO

Florianópolis sedia curso em Neurolinguística

Mudança no trânsito na Ivo Silveira

Lançado Projeto Viver São José

De 30 de julho a 05 de agosto, será realizada em Florianópolis a I Formação Internacional em PNL - Programação Neurolin-guística, com um dos maiores treinadores de PNL do Mundo, o polonês Mateusz Grzesiak.

CONTROLE

CAPITAL TERÁ BLITZ DE LEI SECA AINDA ESTE ANOConcurso público para contratação de guardas municipais vai viabilizar a operação que tem o Rio de Janeiro como referência nacional

Combinação de alcool e volante não é boa

DIV

ULG

ÃO

Deputado Drech do PT

DIVULGAÇÃO

Dresch critica atraso no Fundam O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) criticou o atraso na liberação

de recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (Fundam).

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 9922-8133

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rio Sul

(48) 3091-5477

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito

CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

RedeInforme wwwjornalinforme.com.br/floripa [email protected]

A|02 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 | POLÍTICA

AdrianoRibeiro E-mail: opiniã[email protected]ÃO CONTATO 9922-8133

Marcos Vieira assume o PSDB

O deputado estadual Mar-cos Vieira foi eleito presidente estadual do PSDB. A eleição, com uma disputa pelo diretório inédita na história da sigla em Santa Catarina, aconteceu na Convenção Estadual, no sábado (13) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

A chapa Renovação e Democracia, liderada pela prefeita de Camboriu Luzia Coppi, foi eleita com 163 vo-tos, 53% da votação geral.

Em seu discurso Marcos Vieira fez questão de encerrar a dispu-ta, chamando os integrantes das duas chapas para trabalhar em prol da sigla. “É um sonho meu que realizo hoje, após quase 30 anos de militância partidária, ser presidente estadual do meu partido. E outro sonho ainda tenho que realizar, que é o de eleger um governador do PSDB, e com a vo-tação que o Senador Paulo Bauer recebeu, se credencia para ser o nosso candidato em 2018”, assegu-

rou o novo presidente do partido.A participação intensa dos de-

legados e militantes movimentou o auditório Antonieta de Barros. Dos 347 convencionais com direito a voto, 42 não compareceram.

Dos 305 votos, a chapa Crescer e Avançar, do senador Paulo Bauer, recebeu 142.

Após o anúncio do resultado para o diretório, os delegados ele-geram por aclamação o deputado estadual Marcos Vieira como pre-sidente da Executiva e o ex-de-putado estadual Dóia Guglielmi como Secretário Geral do partido.

A nominata completa será eleita em até cinco dias. “Em co-mum acordo com o senador Paulo Bauer, com o senador Dalírio Beber, com os deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças, vamos mesclar as duas chapas nesta executiva e a partir de agora vamos trabalhar juntos para fazer com que o PSDB seja o maior partido do Estado”, assegurou Vieira.

Gean assume em grande ato

O deputado estadual Gean Loureiro será empossado hoje (13) na presidência do Diretório Municipal do PMDB de Florianó-polis. A solenidade oficial aconte-ce a partir das 18h30min, no Hotel Castelmar e tem tudo para ser um marco político em véspera de ano eleitoral. A expectativa é que uma grande quantidade de lideranças peemedebistas do Estado e em nível nacional prestigiem a posse. Destaque para o ministro do Turismo, Henrique Alves, e para o vice-presidente e presidente do partido no Brasil, Michel Temer, que ainda depende da agenda, também possam estar na Capital dos Catarinenses. Lideranças pe-emedebistas como prefeitos, vice--prefeitos, vereadores, deptuados estaduais e federais e a cúpula do partido como o presidente inte-rino Valdir Cobalchini (PMDB) e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, também se façam presentes. O ato praticamente sacramentará a condição de Gean Loureiro como pré-candidato a prefeito de Florianópólis, nas eleições do ano que vem.

Segurança

Audiência pública

PDT de São José

PuniçãoMinistro em Floripa hoje (13)

Medidas em comum para com-bate ao crime, criação de centros integrados de segurança e ações para promoção do desarmamento foram alguns dos tópicos discuti-dos nesta semana em Florianópolis durante o Encontro de Ministros da Justiça e do Interior dos Países do Mercosul. Na sexta-feira, 12,

o ministro da Justiça, José Edu-ardo Cardozo, fez um balanço positivo do evento promovido em parceria pelo Governo Federal e Governo do Estado de Santa Catarina. Representantes de 12 países da América do Sul parti-ciparam das reuniões e debates realizados desde segunda-feira, 8.

GIA

NC

AR

LO B

AR

NA

O ministro do Turismo, Henrique Alves, visita na próxima segunda-feira (15), com o presiden-te da Embratur, Vinicius Lummertz, as obras do Centro de Convenções de Florianópolis, no bairro de Ca-nasvieiras. Em seguida, às 16h30, se-guem para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde par-ticipam de audiência pública com o Trade Turístico sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico e os investimentos federais em Santa Catarina. Na Casa Legislativa, o ministro conversará com a imprensa. A agenda do Minis-

tro em Florianópolis foi solicitada pelo deputado estadual Gean Lou-

reiro, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc.

Segurança pública e educação estiveram em pauta na sessão ordiná-ria da Assembleia Le-gislativa na quinta-feira (11), assuntos trazidos pelo deputado estadual Mário Marcondes (PR). Tendo em vista o acon-tecimento de um assassinato, a tiros, na emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, no início desta semana, Marcon-des acredita que é preciso repen-sar as políticas de segurança que o Estado oferece aos servidores e neste caso, aos pacientes. "Não se trata de avaliar quais foram os motivos ou quem era a vítima, mas de como uma pessoa esteve à mercê de um ato desta dimensão nas dependências de um órgão público”, ressaltou.

O parlamentar afirmou ainda,

que vai requerer a reali-zação de uma audiência pública para debater o atual nível de segurança nas instituições públicas estaduais. “Vamos chamar Governo, Entidades, So-ciedade Civil, enfim, todos os atores para discutir a

questão. Se não conseguirmos garantir segurança dentro dos órgãos públicos, como iremos levar segurança para as ruas?”

Em sua fala, Marcondes também destacou o resultado da audiência pública para tratar sobre os problemas do Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior (FIES) e das bolsas de estudo previstas nos artigos 170 e 171 da Constituição do Estado, realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Despor-to, na última quarta-feira (10).

Acontece nesta terça-feira (16), a posse da nova executiva do PDT no município de São José. O evento será realizado no Res-taurante Praça 11, na Praia Comprida, a partir das 19 horas.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina declarou inconstitucional o Artigo 29, da Lei Complemen-tar Nº 605/2013, que impedia a administração pública de instaurar ou dar continuidade a processos disciplinares contra servidores estaduais caso eles acionassem a Justiça. Nesse caso, o prossegui-mento do processo administrativo e uma possível punição só seriam admissíveis após manifesta-ção definitiva do Judiciário.

A decisão dos desembargado-res do Órgão Especial se deu no julgamento, esta semana, de uma

Ação Direta de Inconstitucionalida-de (ADI) proposta pelo governador Raimundo Colombo. Em votação unânime, os magistrados concor-daram com o relator do processo, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, e apontaram afronta à Constituição catarinense no artigo questionado, cujo texto é o seguinte: “Nos casos de ações na esfera judicial contra servidor público denunciado ou acusado e cujos fatos dêem ensejo a processo administrativo disciplinar, haverá o sobrestamento deste até que o pro-cesso judicial transite em julgado”.

.................................................................................................. A|03| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA ,15 DE JUNHO DE 2015 COMUNIDADE

ANUNCIE NESTE JORNAL3091-5477 (REDAÇÃO)

9922-8133 (TIM)

Adesão ao PDI nega nova verba trabalhista

O empregado que adere a um Programa de Demissão Incentivada (PDI) ou Voluntária (PDV) está im-pedido de reclamar, posteriormente na Justiça, outras verbas trabalhis-tas e de questionar a validade da cláusula que deu quitação total aos direitos decorrentes do seu contrato de trabalho.

A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisou o caso de uma ex-servidora do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) que, depois de ter aderido ao PDI, ajuizou uma ação judicial requerendo novas verbas trabalhistas, além de contes-tar a legalidade do programa.

Para que a deliberação do STF seja aplicada, a cláusula questionada deve constar no Acordo Coletivo de Trabalho e nos demais instrumentos assinados pelo empregado. A resolu-ção tem repercussão geral reconhe-cida e deverá ser aplicado a cerca de dois mil processos sobre o mesmo tema que estavam aguardando o po-sicionamento dos ministros.

A sentença reforma entendi-mento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de que os direitos trabalhistas são indisponíveis e ir-renunciáveis e, assim, a quitação somente libera o empregador das parcelas especificadas no recibo.

No processo originário, a Justiça do Trabalho de primeiro grau em Santa Catarina e o Tribunal Regio-nal do Trabalho da 12ª Região julga-ram improcedente o pedido da ex--empregada do Besc. O TST, porém, deu provimento ao recurso da tra-balhadora e determinou o retorno

do processo ao primeiro grau para exame dos seus pedidos.

O Banco do Brasil (que incor-porou o Besc em 2008) interpôs recurso contra essa decisão no STF. A instituição bancária frisou que o acórdão do TST teria violado ato jurídico perfeito e também a Cons-tituição Federal, que reconhece as convenções e acordos coletivos de trabalho. O advogado da empre-gada, por sua vez, sustentou que a importância dada a convenções e acordos não pode ser um "cheque em branco" na mão dos sindicatos.

Quitação ampla constou no acordo coletivo do Besc

O relator do recurso no STF, mi-nistro Luís Roberto Barroso, afirmou que, no direito individual do traba-lho, o trabalhador recebe a prote-ção do Estado porque empregado e empregador têm peso econômico e político diversos. Mas, no caso das negociações coletivas, os pesos e for-ças tendem a se igualar, pois o poder econômico do empregador é contra-balançado pelo poder social, político e de barganha dos sindicatos que re-presentam os empregados.

No caso concreto, a previsão de quitação ampla constou do regula-mento que aprovou o PDI, do acordo coletivo de trabalho aprovado em assembleia com participação dos sindicatos e do formulário que cada empregado preencheu para aderir ao plano, além de constar do termo de rescisão do contrato de trabalho. A decisão foi unânime no sentido do voto do relator, de dar provimento ao recurso e validar a quitação.

NA CAPITAL

Degustação de mais de 120 rótulos portuguesesRoad Show gratuito contará com a presença de 18 produtores no dia 29 de junho no Hotel Majestic Palace

Em seis horas, no dia 29 de junho, 120 vinhos portu-gueses estarão à disposição de profissionais e consumi-

dores em Florianópolis. Promovido pelos Vinhos de Portugal, o Road Show – Grande Degustação dos Vi-nhos de Portugal 2015 será realiza-do no Hotel Majestic Palace. Serão 18 produtores presentes para mos-trar toda a diversidade dos rótulos elaborados nas principais regiões produtoras de vinhos em Portugal.

A prova começa às 16h para pro-fissionais. A partir das 20h, o evento é aberto para consumidores. Uma palestra técnica harmonizada com iguarias típicas da região, minis-trada pelo jornalista e críticos de vinhos João Lombardo, acontecerá das 16h às 17h para profissionais do setor, com vagas limitadas (30).

Primeiro no ranking dos paí-ses europeus que mais vendem vi-nhos aos consumidores brasileiros, Portugal se caracteriza por elabo-

rar rótulos diferenciados e únicos. “Nossas castas autóctones, únicas e exclusivas, são um grande atrati-vo para quem aprecia bons vinhos”, afirma o diretor de marketing da Vi-niPortugal, Nuno Vale.

Com mais de 250 castas autóc-tones identificadas, a promoção dos Vinhos de Portugal concentra a sua divulgação em 10 uvas que se constituem nas bandeiras dos rótu-los portugueses pelo mundo: entre as tintas, Touriga Nacional, Arago-nez/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Caste-lão e Baga; e as brancas Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes e Encruzado.

APOSTA NA AFINIDADEPrimeiro no ranking dos países

europeus que mais vendem vinhos aos consumidores brasileiros, Por-tugal se caracteriza por elaborar ró-tulos diferenciados e únicos. “Nos-sas castas autóctones exclusivas são

um grande atrativo para quem apre-cia bons vinhos e procura vinhos singulares”, comenta Nuno Vale, acrescentando que os vinhos por-tugueses estão hoje no nível do que de melhor se faz no mundo. “Faz tempo que os consumidores brasi-leiros apreciam a qualidade e a di-versidades dos vinhos portugueses”, salienta. Segundo o diretor de ma-rketing da ViniPortugal, a afinidade cultural e histórica dos brasileiros com os portugueses são também elementos que fazem a entidade se-guir apostando estrategicamente no país para os próximos anos.

A prova de vinhos contará com a presença de produtores vindos dire-tamente de Portugal e seus rótulos brancos, tintos, rosés, espumantes e vinhos do Porto. Além de Floria-nópolis, mais quatro cidades rece-berão os produtores portugueses – Belo Horizonte (MG), Vitória (ES, na feira Expovinhos), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

SAIBA MAIS A ViniPortugal considera o Bra-

sil um mercado estratégico e prio-ritário de exportação dos vinhos portugueses, que nos últimos anos alcançaram um posicionamento premium nas gôndolas nacionais.

Com 19 anos de atuação, a Vini-Portugal é uma associação inter-profissional, de natureza privada e sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover os vinhos de Portugal em todo o mundo. A missão da entidade é promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos de excelência, valorizando a marca “Vinhos de

Portugal”/Wines of Portugal”, e contribuir para o crescimento sustentável do volume e do preço médio dos rótulos portugueses.

A ViniPortugal é formada por oito associações profissionais representativas do comércio (ACIBEV, ANCEVE e AND), produção (CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR), e das re-giões demarcadas (ANDOVI).

A ViniPortugal atua em 11 merca-dos internacionais estratégicos. No ano passado, investiu 7 milhões de euros na promoção dos Vinhos de

Portugal, perto de 1 milhão de euros no Brasil. Da produção de vinhos, 46% é exportada por Portugal, o que confere o 9º lugar no ranking de ex-portadores de vinhos no mundo em valor com 2.8% de quota de mercado.

COMO SE INSCREVERFavor selecionar entre profis-sional do setor (obrigatória a apresentação de cartão de visita no credenciamento do evento) ou consumidor final nos links do banner abaixo. Pedimos a gentileza de não responder este e-mail e aguardar a confirmação da inscrição até o dia 16/06/2015.

Vinhos de Portugal

A|04 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 |

..................................................................................................

Beto CotempoALTAS FESTAS GATA DA SEMANA

TEMPO DA SEMANA

CONTATO 84751010

DIVINO GASTROCLUB

STEFFANI STEFFANI PRUDENCIO Fotografia : Marcos Mello

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO

23 23 24 23 22 23 2312 13 14 16 15 18 18

.................................................................................................. A|05| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15DE JUNHO DE 2015

Totalmente equipada, a base móvel foi adquirida por meio de um convênio assinado com o Governo Federal em 2013

Dresch critica atraso no Fundam

Matéria defende revisão de critérios estabelecidos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que ferem artigos da Constituição Federal, que prevê universalização do recebimento de benefícios sociais

DIREITOS HUMANOS

1ª relatoria do Senador Dário Berger é aprovada

O senador Dário Berger teve aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Le-gislação Participativa rela-

tório de sua autoria sobre alteração da lei 8.742/93, tendo como objetivo rever o critério econômico e a forma de comprovação, pelo beneficiário, de programas de assistência social. Critérios estabelecidos pela Lei Or-gânica de Assistência Social (LOAS) ferem artigo da Constituição Federal que universaliza o recebimento de benefícios sociais de forma continu-ada para pessoas que comprovarem incapacidade de prover sustento pró-prio ou de sua família.

“A redação da Constituição Fe-deral no que diz respeito a esse tema é bem clara. Afirma que a assistência social será oferecida a quem precisar, e não faz em nenhum momento refe-rência aos rendimentos das pessoas. O que estamos tratando aqui é de pro-teger o indivíduo e a família, de ampa-rar e promover a integração social do cidadão brasileiro mais carente”, afir-mou o senador.

De autoria do senador Antonio Carlos Valadares, o projeto visa à alteração da lógica imposta pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que classifica apenas como beneficiários pessoas cuja renda familiar mensal per capita seja infe-

rior ao valor de um quarto do salá-rio mínimo vigente. A nova redação respeita a universalização a univer-salização constitucional.

Em sua argumentação, Dário assegura que “a assistência social será prestada a quem dela necessita”, alertando que a constitucionalida-

de de aspectos impostos pela LOAS vem sendo motivo de contestação judicial desde o final da década de 1990. Aprovado por unanimidade, o relatório do Senador Dário Berger segue para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em deci-são terminativa.

Senador Dário Berger em sua defesa

Deputado Drech do PT

Comitiva de técnicos japoneses se reuniu com técnicos da CASAN antes das visitas às instalações. Crédito: Divulgação CASAN

MARCOS OLIVEIRA

Jica acompanha início de obraPara acompanhar o início da pri-

meira obra do Programa de Sanea-mento Ambiental assinado em 2010, em Tóquio, uma comitiva da Agên-cia Internacional de Cooperação do Japão (JICA) chegou ao Estado.

Mauro Inoue, coordenador de Projetos, e Fábio Takahashi, novo gestor do Programa, estiveram na sexta-feira,12, na cidade de Bal-neário Barra do Sul, Litoral Norte, onde foi assinada pelo governador Raimundo Colombo a Ordem de Serviço autorizando a construtora Itajuí Engenharia a colocar as má-quinas na rua.

A Jica financia também projetos de saneamento em Florianópolis, Bombinhas e Piçarras. O mais avan-çado é o de Barra do Sul, investi-mento de R$ 38.787.821,32 milhões que prevê uma rede de coleta de 32,4 quilômetros de extensão, uma estação de tratamento de esgoto

com vazão de 80 litros por segundo, sete estações elevatórias e 2.931 li-gações domiciliares.

A primeira obra com recursos japoneses em Florianópolis deverá ser o sistema de esgotamento sani-tário dos Ingleses, cuja Licença Am-biental Prévia (LAP) foi emitida na semana passada pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma). Nas próxi-mas semanas a CASAN acredita que poderá lançar o edital de licitação desta obra, que vai beneficiar uma população superior a 60 mil pessoas no Norte da Ilha.

Ainda na semana passada os dois técnicos japoneses visitaram a estação de tratamento de esgoto insular, na cabeceira da Ponte Pe-dro Ivo, e estações de tratamento no Sul da Ilha e Lagoa da Conceição. A comitiva também conheceu a área nos Ingleses que deve receber a nova ETE.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) criticou o atraso na liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (Fundam). Conforme o deputado, há prefeituras que estão com obras paralisadas por falta de repasses. A manifestação ocorreu na Comissão de Finanças e Tributação, na quar-ta-feira (10), durante discussão do projeto do Executivo que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 81,2 milhões em favor do Fun-dam e da Procuradoria-Geral do Es-tado (PGE). Conforme demonstrou Dresch, o projeto, que será votado em plenário na próxima semana, não inclui obras conveniadas com os prefeitos e que estão pendentes de recursos.

Dresch mostrou a lista de obras descritas no texto da proposta que terão aumento de orçamento e que serão feitas com recursos do Fun-dam. A relação não inclui investi-mentos prometidos aos municípios. "Para os prefeitos, o governo está di-zendo que já enviou ao Legislativo o projeto de suplementação orçamen-tária do Fundam para pagar as obras, mas esse projeto em questão não tra-ta disso. Esperávamos que tratasse, mas não há nada", disse Dresch.

O deputado também questio-nou a legalidade e a transparência

da proposta, uma vez que aumenta o volume de recursos previstos para obras do Fundam que ainda não fo-ram sequer licitadas. “Por que fazer uma suplementação de obras do Fundam nas quais não há nenhum sinal de empenho e que ainda têm recursos à disposição, enquanto obras conveniadas com as prefei-turas por meio do fundo não são pagas e as construções estão parali-sadas?”, questionou.

O PROJETOO Projeto de Lei (PL) 170/2015

autoriza o remanejamento de R$ 81,2 milhões da Secretaria de Esta-do da Infraestrutura. Do total, R$ 31,2 milhões serão destinados para o atendimento de despesas judiciais na PGE (pagamento de precatórios judiciais) e R$ 50 milhões para su-plementar obras previstas no Fun-dam, entre elas a adequação do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes; acesso rodoviário ao Porto de Imbituba; pavimentação da SC-477, ligando Papanduva, Taipa e Doutor Pedrinho; pavimen-tação da SC-390, trecho entre Anita Garibaldi e Celso Ramos; derroca-gem e remoção de laje na bacia de evolução do Porto de São Francisco do Sul e implementação do acesso rodoferroviário ao mesmo porto.

COMUNIDADE

A|06 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 |

PosseNo dia 8 de junho, no Restaurante Valentino, ocorreu a solenidade de posse dos coordenadores de núcleos empresariais para a gestão 2015/2016. Na cerimônia, os coordenadores dos núcleos da ACIF receberam um certificado e se confraternizaram durante o jantar em comemoração aos avanços do voluntariado em prol do associativismo. O evento contou com a participação de 40 convidados, dentre eles o Presidente da ACIF - Sander DeMira e a Coordenadora do Conselho de Núcleos – Fernanda Luchi.

ResultadosA Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, por meio do Grupo de Trabalho Eventos da Regional ACIF Lagoa, coordenado por Taciana Szulczewski, realizou no dia 10 de junho a Palestra de Apresentação dos Resultados do Workshop da Lagoa - EGC/UFSC, ministrada pelo professor Eduardo Moreira daCosta,diretor do LabCHIS - UFSC. O objetivo da palestra foi divulgar para a comunidade as principais ideias e projetos para transformar a Lagoa no primeiro bairro humano, inteligente e sustentável do Brasil.

XadrezEm parceria com a Unisinos, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), realiza o curso “Desenvolvendo o Raciocínio Lógico: Jogo de Xadrez”, nos dias 19 e 20 de junho, na ACIF Centro. Voltado para acadêmicos e profissionais que tenham interesse em aprender a jogar xadrez, o curso tem o objetivo de proporcionar o conhecimento de noções básicas necessárias para a prática do jogo de xadrez, desenvolver habilidades de reflexão, pensamento estratégico e análise de jogo. O participante aprenderá não somente a jogar xadrez, mas também a usá-lo como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento lógico, percepção e análise de situações

ComidaA variedade de refeições, lanches, petiscos e culinárias agradam todos os tipos de paladares, inclusive dos empreendedores que atuam na área e visualizam diversas oportunidades para expandir os negócios nesse segmento. Dados do IBGE revelam que o brasileiro gasta 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Já a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) estima que o setor represente hoje 2,7% do PIB brasileiro. E a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) destaca que o mercado tem crescido cerca de 14% a cada ano.

NOTAS ECONÔMICAS

ECONOMIA

Projeto da CDL apresenta resultadosA CDL de Florianópolis, por

meio do Núcleo do Centro Histó-rico, promoveu uma reunião com lojistas nesta quinta-feira (11.06) quando a equipe de trabalho forma-da por três arquitetos apresentou os resultados do projeto "Revitalização dos Espaços Comerciais do Centro Histórico" da Capital, tendo como ponto de partida as Ruas Jerônimo Coelho e Conselheiro Mafra e en-tornos. Este projeto é uma iniciativa da CDL , Sebrae-SC e PMF.

A apresentação foi resultado de 3 meses de pesquisas e de estudos revelando um diagnóstico e possí-veis intervenções urbanas nos es-paços públicos e nos comércios es-tabelecidos na região para atender um objetivo principal: Humanizar

os espaços, torná-los mais acessí-veis a pedestres e ciclistas, adotar pequenas soluções a fim de trans-formar as ruas mais bonitas e agra-dáveis ao convívio, incluindo uma nova identidade ligada à história da cidade para todo o comércio esta-belecido na região.

O Coordenador do Núcleo His-tórico da CDL de Florianópolis, Giorgio Fedrizzi, ficou contente com o resultado do encontro. “A primeira etapa foi cumprida. Te-mos uma proposta de revitalização e vamos tocar adiante com reuniões de trabalho específicas para tocar o projeto. Nosso objetivo é trazer novos lojistas para que participem com ideias e sugestões porque o resultado será usufruído por todos”. Marco dos Santos, presidente da CDL, reforça participação da entidade

DIVULGAÇÃO

EMPRESA

Gestão financeira é o segredo para alavancar resultadosA administração financeira é um conjunto de ações e procedimentos, desde o planejamento e processamento até a análise de indicadores.

Uma gestão financeira efi-caz possibilita a empresa gerir capital para investir, por exemplo, em novos

projetos, equipamentos e inovação, alavancando os resultados.

O consultor financeiro, Irineu Berezanski, explica que gerir uma empresa financeiramente não é ape-nas controlar a entrada e a saída de dinheiro, mas também analisar a lu-cratividade dos produtos vendidos, o volume de vendas, que deve ser suficiente para ultrapassar o ponto de equilíbrio, o ciclo financeiro pra-ticado, entre outros aspectos. “Cabe à gestão financeira a proteção dos recursos por meio de controles e o fornecimento de informações atuais e projetadas em demonstrativos na tomada de decisões para o cresci-mento da empresa”, revela.

Segundo ele, é necessário rea-lizar o planejamento, fazer análise dos resultados, a precificação dos produtos ou serviços da empresa e a projeção dos resultados. “Portanto, em qualquer circunstância, há mais possibilidade de crescimento para as empresas que se valerem da gestão fi-nanceira, para analisar e gerir os seus negócios com mais eficácia”, conta.

O consultor relata que uma má gestão financeira pode ocasionar a falta de dinheiro na empresa, prin-cipalmente a deficiência de capital de giro, enfraquecendo o ritmo de crescimento e impedindo de obter resultados positivos. Pode levar ain-da a erros de formação de preço, por não conhecer os custos reais da em-

presa. “Sem administração financei-ra, não se sabe o volume e a origem dos recebimentos e nem o destino e o montante dos valores a serem pa-gos, por não ser elaborado o fluxo de caixa. Uma empresa necessita ter organização desse setor, que é a base para os demais setores”, diz.

De acordo com Berezanski, para obter uma administração financeira eficaz é preciso ter profissionais que atuem na área, altamente qualifica-dos e em constante aperfeiçoamen-

to. O conhecimento e as habilidades no uso de ferramentas de gestão, as-sim como a análise de indicadores, possibilita otimizar os processos e controles financeiros, buscando au-mentar a rentabilidade e geração de caixa do negócio.

“A administração financeira deve propiciar a manutenção de certo grau de liquidez da empresa. Portanto, há necessidade do plane-jamento e gestão dos investimentos, identificando oportunidades. Deve

adequar a estrutura de capital, ou seja, qual é a melhor combinação de capital de terceiros ou próprio e quanto deve ser emprestado e quais fontes são mais adequadas à empresa”, relata. O consultor afir-ma ainda que é necessário adaptar a necessidade de capital de giro realizando boa gestão do passivo e ativo circulantes, assegurando que a empresa tenha recursos suficien-tes para continuar suas operações e evitar interrupções.

Um bom controle dos custos pode impulsionar seu negócio

DIVULGAÇÃO

.................................................................................................. A|07| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 COMUNIDADE

Circuito Sesc de Música estará em 25 cidades

Educação divulga reposição de aulas

De 18 de junho a 26 de julho, a Brass Groove Brasil (Florianópolis), o Arnou de Melo Quarteto (Itajaí) e Os Skrotes (Florianópolis) percor-rem o Estado no Circuito Sesc de Música 2015, com shows autorais. Em formato de minifestivais, a ação chegará a 25 cidades, com apresen-tações gratuitas, realizadas em três dias consecutivos.

Há 13 anos na estrada, o Circuito Sesc de Música mapeia o que há de melhor e mais contemporâneo na linguagem de música em Santa Cata-rina, e permanece como único proje-to que promove a circulação e difusão de bandas locais. “Essa facilitação de acesso gera conhecimento, colabora na formação de ouvintes musicais, além de promover intercâmbio para profissionalização de músicos de di-ferentes regiões do Estado”, salienta Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Programação Social do Sesc.

A Brass Groove Brasil, inspirada nas brass bands de Nova Orleans (Estados Unidos), destaca em sua formação composições e arranjos com um toque refinado dos instru-mentos de sopro e na sua sessão rítmica uma pulsação contagiante. Iniciou tocando os standarts de jazz e com o entrosamento nos shows e nos ensaios viu a presença da mú-

sica brasileira, tanto nos arranjos quanto nas interpretações. A cada música composta apresenta dife-rentes influências, que vão do Funk ao Ijexá, ao Baião e ao Samba, evi-denciando a música afro-brasileira.

A banda é formada por Jean Car-los no trompete, Carlos Schmidt no trombone, no bombardino e na tuba, Aurélio Martins no trombone, Fábio Mello no saxofone, Braion Jhonny no clarinete e nos saxofo-

nes, Cristiano Ferreira na guitarra e na voz, Rafael Calegari no baixo e Cristiano Forte na bateria.

No show “Fantasia”, o público poderá conferir o trabalho autoral e instrumental do contrabaixista,

produtor e diretor musical, Arnou de Melo, reunidos em seu primeiro disco que dá nome ao show, além de temas do novo disco “Monções”. O Quarteto é formado por Arnou de Melo no contrabaixo acústico e elé-trico, Willian Goe na bateria, Edil-son Forte – Tatu, no piano e teclado, e Gledison Zabote nos saxofones. Entre os temas que serão executa-dos estão “Samba Novo”, “Fantasia”, “Blues Por Neni”, “Anjo da Guarda”, “Até Mais, Calica”, “Monções”, “Co-ração Leve”, “Nas Pegadas da Vida”.

Classificados pela crítica local como instrumental junkie, a banda Os Skrotes realiza o show “Nessun Dorma”, com estilo experimental e mixagem de gêneros distintos como samba, drum’n’bass, punk, jazz, música clássica e metal. Sua sono-ridade resulta do entrosamento en-tre o contrabaixo de Chico Abreu, os teclados e sintetizadores de Igor De Patta e a bateria de Guilherme Ledoux. O espetáculo é realizado na proposta de um “workshow”, uma apresentação ao vivo onde os integrantes realizam um bate-papo com o público sobre influências musicais, composição, gravação, experiências profissionais, de for-mação musical e a internet como ferramenta de divulgação.

A Secretaria de Estado da Educa-ção publica, nesta semana, portaria no Diário Oficial do Estado com instru-ções aos diretores escolares para a re-posição de aulas e dias letivos na rede estadual. O documento traz o dever do Estado em assegurar a todos os alunos os 200 dias letivos e o cumprimento de 800 horas/aula para o encerramento do ano letivo. “Definimos isso após muitas conversas para que os profes-sores comecem a repor as aulas, mas algumas instruções ainda podem ser alteradas”, afirmou a diretora de Edu-cação Básica e Profissional da Secre-taria da Educação, Marilene Pacheco.

Os diretores devem se reunir com os professores grevistas para efetuar o levantamento dos dias não trabalha-dos e das aulas não ministradas e ela-borar o plano de reposição, com ho-mologação da Gerência Regional de Educação. Os pais e professores serão informados sobre a reposição de dias letivos através de documento escrito.

A diretora Marilene Pacheco ex-plica que serão duas formas para a reposição do conteúdo. “Teremos a reposição de aulas, em que apenas al-guns professores ficaram paralisados, e dos dias letivos nas escolas que fica-ram totalmente paralisadas”, comenta a diretora sobre as 28 escolas estadu-ais em que todos os alunos ficaram prejudicados. Apenas nessas unida-des, as aulas devem ir até janeiro de 2016. “Para a grande maioria dos 550 mil alunos, as aulas devem terminar em dezembro deste ano”.

Circuito Sesc de Música: Brass Groove Brasil

STIVY MALTY SOARES

OBRAS

Mudança no trânsito na Ivo SilveiraDesde sexta-feira passada foi iniciada a obra da travessia da Ivo Silveira com desvio parcial de trânsito no sentido centro-bairro

Dando continuidade a obra de implantação da rede de esgoto no bairro Capoeiras na região da

Av. Ivo Silveira, o desvio de trânsito iniciou quinta-feira (11) e será es-tendido por mais 10 dias, em função de interferências com redes de dre-nagem pluvial e redes de telefonia e elétrica que foram encontradas durante os trabalhos desta semana na alça de acesso a Ivo Silveira, que atrasaram a programação.

Desde sexta-feira passada foi ini-ciada a travessia da Ivo Silveira com desvio parcial de trânsito no sentido centro-bairro, será deslocado o trân-sito para uma faixa sem a necessidade de interromper. Este serviço se esten-derá durante este prazo de 10 (dez) dias, somente não será trabalhado nos dias de chuva e no domingo.

No início desta semana começa-rá a intervenção no sentido bairro--centro, que ocorrerá também sem a interdição do trânsito, porém com desvio parcial do trânsito, será dei-xado uma faixa de rolamento libera-da na Ivo Silveira e a alça de acesso aos bairros Capoeiras e Abraão tam-bém estará liberada.

Os horários de trabalho serão: enquanto afetar o trânsito sentido

centro-bairro das 08:00 hs às 17:00 hs; enquanto afetar o trânsito sentido bairro-centro das 09:00 hs às 18:00 hs.

O ajuste visa melhor adequar com os horários de pico de trân-sito na região. “Uma intervenção deste porte trará transtorno ao trânsito, mas desta forma estamos

tentando minimizar ao máximo para a comunidade”, explica o se-cretário do Continente, Deglaber Goulart (PMDB).

Esta programação de 10 dias não está considerando os dias de chuva, portanto se houver um pe-ríodo chuvoso que impossibilite os

trabalhos este prazo terá que ser au-mentado conforme a quantidade de dias de chuva.

O croqui de interdição se man-tém o mesmo, pois na Ivo Silveira não será interditado, somente será reforçada a sinalização nos dois sentidos em função dos desvios.

Veja o que muda no trânsito na região

DIVULGAÇÃO

COMUNIDADEA|08 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 8 DE JUNHO DE 2015 |

Florianópolis sedia curso em NeurolinguísticaDe 30 de julho a 05 de agosto, será

realizada em Florianópolis a I For-mação Internacional em PNL - Pro-gramação Neurolinguística, com um dos maiores treinadores de PNL do Mundo, o polonês Mateusz Grzesiak.

O evento reunirá um grupo sele-to de líderes, empresários, gestores, pedagogos, psicólogos, universitá-rios e representantes do poder públi-co que desejam aprender, por meio da Programação Neurolinguística, a transformarem suas vidas, sendo compreendidos, influenciando pes-soas e controlando seu próprio esta-do emocional, trazendo à tona o que cada um tem de melhor.

Embora ainda pouco explorada no Brasil, a técnica de PNL é a for-mação mais antiga e respeitada do mundo, sendo considerada uma das mais eficientes ferramentas de liderança, mudanças objetivas e de desenvolvimento pessoal e profis-sional, revolucionando os métodos de comunicação e evolução huma-na. Os resultados desta poderosa ferramenta são altamente positivos, tanto na área de relacionamen-

tos como de aprendizagem. A PNL trabalha nos padrões emocionais, comportamentais e comunicacio-nais, promovendo mudanças rápi-das, precisas e duradouras.

Toda Formação será em por-tuguês, ministrada pelo Master Trainer em PNL, Psicólogo, Autor e Professor, o polonês Mateusz Gr-zesiak. Mateusz é referência mun-dial em formação de pessoas que desejam atingir o mais alto nível de performance pessoal e profis-sional. Ele é um dos 30 Masters Trainers em PNL do Mundo e fun-dador de um dos maiores grupos educacionais da Europa (GRMG), com sede na Polônia.

Formado em Psicologia, Direito e em Gestão de Pessoas, se especia-lizou em técnicas de aprendizagem acelerada com o uso de ferramentas de Programação Neurolinguística. Mateusz viaja o mundo todo reali-zando seminários e colocando em prática tudo que ensina. Fala atu-almente oito línguas incluindo o Português, que aprendeu utilizando o método do Fast Languages™. Uma

de suas principais frases é: “O su-cesso deixa pistas, eu ensino como segui-las”. Dentro desta temática, Mateusz irá abordar temas da PNL como: habilidades de liderança, co-municação, resolução de conflitos internos, mudanças de compor-tamentos, objetivos e estratégias, além de padrão de linguagem e co-municação não verbal, acessando estados de confiança e excelência que promovem um impacto direto em todas as áreas da vida.

O evento é idealizado por Ali-ne Flor Training Institute e pela JDO Consultoria, Assessoria e Coaching. Para as idealizadoras, o desafio é proporcionar, pela pri-meira vez, à capital catarinense, uma formação com certificação internacional e impactante na vida não só profissional como pes-soal de cada participante.

A Formação está estruturada com aprendizado dinâmico, desta-que para o equilíbrio e benefício da aplicação das teorias e do exercício das constantes práticas. Com carga horária de 63 horas, divididas em sete

dias, das 10h às 18h. O evento será realizado no Hotel Slaviero, em Flo-rianópolis. As vagas são limitadas e as inscrições iniciam em 15 de junho.

BENEFÍCIOS DA PNLOs grandes benefícios da PNL

se distribuem em diversas áreas profissionais alcançando resultados pelo aproveitamento integral da po-tencialidade humana.

No mundo dos negócios, suas técnicas se aplicam plenamente na resolução de problemas e supera-ção dos mais complexos desafios, como na área de vendas e gestão. Na psicologia esportiva é usada para auxiliar os atletas e esportistas na superação e conquista de seus objetivos, na educação os profes-sores podem ajustar sua linguagem com a das crianças facilitando o aprendizado. A PNL também pode ser aplicada no campo do direito e até na medicina para trabalhar o sistema de crenças dos pacientes.

QUEM É MATEUSZ GRZESIAKTreinador de desenvolvimento

pessoal, Psicólogo, Autor, Professor e Coach. Ele ensina as pessoas sobre pensamento consciente e resolução de problemas em suas vidas, tanto profissional como pessoal. Autor de sete livros sobre psicologia do su-cesso, mudança, negócios, relacio-namentos, inteligência emocional, tomada de consciência (mindful-ness) e do Best Seller Internacional AlphaMale (ainda não publicado no Brasil). Recentemente participou do UPW, realizado na Polônia, onde di-vidiu o palco com Anthony Robbins.

Mateusz trabalha na área de Coaching e consultoria de negócios há mais de 10 anos, principalmente na América Latina (Brasil, México, Colômbia) e Europa. Seu público vão desde jovens estudantes até executivos mais experientes, com orientação estratégica de negócios, trabalhando com o máximo de efi-cácia de ferramentas. No mundo dos negócios, ele já trabalhou como instrutor e consultor para empresas da Fortune 500 Companies (Coca Cola, ING, Carlsberg, Burda) e atu-almente na Audi

O objetivo é identificar e desenvolver iniciativas que valorizem a história e a cultura da cidade

TURISMO

Lançado Projeto Viver São José

Foi dada a largada oficial do Turismo em São José. A Fundação Municipal de Cultura e Turismo, em par-

ceria com o Sebrae/SC, lançou o projeto Viver São José. A proposta é oferecer ao turista a oportunida-de de vivenciar a cultura do povo e experimentar a realidade da comu-nidade local.

O lançamento foi realizado na manhã de quinta-feira (11), no Cen-tro Histórico de São José. Para apre-sentar uma mostra dos potenciais da cidade, foram realizadas apre-sentações culturais, como o cortejo da Festa do Divino, roda de capoei-ra, além de uma encenação teatral. Os tradicionais oleiros e artesãos do município também estiveram pre-sentes mostrando um pouco de sua arte. Os convidados ainda puderam provar alguns pratos típicos, como pastel de berbigão, arroz doce e cal-dinho de feijão. Nas mesas, monta-das no Salão Paroquial, foram ofere-cidos produtos da agricultura local, como frutas, flores e mel.

“Uma cidade boa para viver é aquele destino bom para se visitar. Nós precisávamos, através da cultu-ra e do turismo, cumprir aquilo que eles desejavam junto com a cidade, que era cuidar das pessoas, cuidar de São José e torná-la cada vez me-lhor”, resumiu o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e

Turismo, Carlos Eduardo Martins.Carlos Eduardo afirma que é no

aspecto cultural que se encontra a grande vocação para o turismo em São José, seja no Centro Histórico, arquite-tura nostálgica, artesanato, produtos orgânicos, gastronomia e oleiros. “E é com estes parceiros que vamos provo-car muita ousadia e empreendimento para o turismo em São José”.

O PROJETOViver São José é o programa de

desenvolvimento do turismo na cidade. O objetivo é identificar e desenvolver potenciais do turismo em São José, fortalecendo, assim, a região metropolitana como atrativo turístico, por meio do turismo de ex-periência, que é o potencial cultural da cidade, do turismo náutico e da gastronomia. Para isso, o projeto de-senvolve a política pública por meio do inventário, Plano Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo que visa a discussão do tu-

rismo na cidade por meio da articu-lação com o trade e a sociedade.

A iniciativa é fruto de uma par-ceria da Fundação Municipal de Cultura e Turismo com o Sebrae--SC que pretende fomentar o de-senvolvimento do Turismo em São José. Por sua natureza, o programa tem como proposta resgatar os ele-mentos culturais locais como fonte de inspiração para a criação dos produtos e serviços, valorizando a identidade cultural local, os saberes

e fazeres das comunidades. Dentro da proposta estarão con-

templadas as seguintes ações: Diag-nóstico Setorial; Plano Municipal de Turismo; Festivais Gastronômicos; Plano Estratégico de Marketing; e Material de Sensibilização e Promo-ção. O público-alvo é formado pelos pequenos negócios do setor de turis-mo, como: comércio ambulante de alimentos, food truck, agências e ope-radoras de turismo; artesãos, grupos culturais e meios de hospedagem.

Objetivo é alavancar o turismo no município

SCARLET SILVA - FMCT/PMSJ

.................................................................................................. A|09| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 8 DE JUNHO DE 2015 ESPORTE

Último favorito a entrar em campo na Copa América, a seleção brasileira repetiu erros de Argentina e Colômbia e quase tropeçou. Contra o Peru, em Temuco, o time de Dunga foi salvo por Neymar que participou dos dois gols da vitória por 2 a 1.

COPA AMÉRICA

Neymar brilha e salva Brasil

Neymar teve uma atuação de destaque, uma das melhores individuais da Copa América até aqui.

Seus dribles e jogadas resultaram nas melhores jogadas da seleção e os dois gols.

A parte negativa fica pela atua-ção do sistema defensivo. Um erro infantil de David Luiz, que culmi-nou em falha de Jeferson e desaten-ção de Daniel Alves, o Brasil acabou sofrendo um gol. A defesa voltou a dar espaço para os peruanos em de-mais oportunidades.

Agora, a missão deve ser mais difícil na segunda rodada. O adver-sário será a Colômbia, que perdeu para a Venezuela na estreia e tam-bém entrará pressionada em cam-po. Brasileiros e venezuelanos estão empatados na liderança da chave.

Fases do jogo: O jogo começou de uma maneira que ninguém espe-rava. No primeiro lance, David Luiz e Jefferson erraram na saída de jogo, e Cueva antecipou Daniel Alves e abriu o placar. O erro foi suficiente para que a torcida começasse a pe-gar no pé do zagueiro. Sorte dele que logo na sequência, Neymar, de cabe-ça, aproveitou bom cruzamento de Daniel Alves e empatou o duelo.

E a estrela do atacante só não bri-lhou mais porque na sequência Zam-

brado deu carrinho e salvou o Peru em cima da linha após finalização de Ney-mar. Aos poucos, os peruanos foram crescendo na partida e ocupando o campo de ataque em muitas oportuni-dades. O nervosismo e insegurança do sistema defensivo brasileiro fazia com que os peruanos criassem jogadas. Já a

seleção brasileira vivia de boas jogadas de Neymar e de ultrapassagens de Da-niel Alves pela lateral, jogada que não foi muito comum durante a prepara-ção da equipe com Danilo e Fabinho na posição.

O ritmo na etapa final começou igual. Neymar assumiu a respon-

sabilidade por todas as jogadas do Brasil. Não atoa que ele carimbou o travessão aos sete minutos. A diferença é que o Peru veio mais cauteloso, sem dar tanto espaços e sem se arriscar tanto. O tempo foi passando, Dunga fez alterações no setor ofensivo e a torcida começou

a pegar no pé da seleção. A cada jo-gada do Peru, gritos de "olé" eram ouvidos nas arquibancadas. Já nos acréscimos da partida, novamente apareceu a estrela de Neymar. Ele acertou um lindo passe e deixou Douglas Costa na cara do goleiro peruano para fazer o gol da vitória.

DIVULGAÇÃO

Já nos acréscimos da partida, novamente apareceu a

estrela de Neymar

ESPORTEA|10 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 |

CLASSIFICAÇÃO SÉRIE A

7ª RODADA 8ª RODADA

01 Atlético-PR 15 6 5 0 1 9 3 6 15 2 83.302 São Paulo 13 6 4 1 1 10 4 6 17 1 72.203 Ponte Preta 12 6 3 3 0 13 7 6 18 1 66.604 Sport 12 6 3 3 0 10 5 5 8 0 66.605 Fluminense 11 6 3 2 1 7 6 1 9 1 61.106 Atlético-MG 10 6 3 1 2 14 8 6 9 0 55.507 Avaí 10 6 3 1 2 7 8 -1 21 0 55.508 Corinthians 10 6 3 1 2 4 5 -1 13 0 55.509 Chapecoense 9 6 3 0 3 6 6 0 16 2 5010 Internacional 9 6 2 3 1 5 5 0 21 2 5011 Goiás 8 6 2 2 2 4 3 1 17 1 44.412 Grêmio 8 6 2 2 2 8 9 -1 17 0 44.413 Cruzeiro 7 6 2 1 3 6 6 0 18 1 38.814 Figueirense 7 6 2 1 3 5 8 -3 18 1 38.815 Palmeiras 6 6 1 3 2 6 6 0 15 1 33.316 Santos 6 6 1 3 2 8 9 -1 15 2 33.317 Flamengo 4 6 1 1 4 7 10 -3 20 1 22.218 Coritiba 3 6 1 0 5 4 9 -5 21 0 16.619 Vasco 3 6 0 3 3 1 9 -8 24 2 16.620 Joinville 1 6 0 1 5 1 9 -8 11 1 5.55

P-PONTOS | J- JOGOS | V- VITÓRIAS | E- EMPATES | D-DERROTAS | GP-GOLS PRÓ |GC--GOLS CONTRA | SG-SALDO DE GOLS | CA-CARTÕES AMARELOS | CV-CARTÕES VERME-LHOS | (%)-APROVEITAMENTO | LIBERTADORES| REBAIXADOS PARA SÉRIE B

QUA 10/06/2015 INDEPENDÊNCIA 19:30Atlético-MG 2x2 Santos

SAB 13/06/2015 ARENA CO-RINTHIANS 16:30

Corinthians 2x1 InternacionaSAB 13/06/2015 COUTO PEREIRA 16:30

Coritiba 0x1 FlamengoSAB 13/06/2015 ARENA CONDÁ 16:30

Chapecoense 0x1 São PauloSAB 13/06/2015 SÃO JANUÁRIO 21:00

Vasco 1x3 Cruzeiro SAB 13/06/2015 ILHA DO RETIRO 21:00

Sport 2x1JoinvilleDOM 14/06/2015 MOI-SÉS LUCARELLI 11:00Ponte Preta 0x0 Goiás

DOM 14/06/2015 ARENA PALMEIRAS 16:00Palmeiras 2x1 Fluminense

DOM 14/06/2015 ARE-NA DO GRÊMIO 16:00Grêmio 2x1 Atlético-PR

DOM 14/06/2015 RESSACADA 16:00Avaí 1x1 Figueirense

QUI 18/06/2015 ORLAN-DO SCARPELLI 21:00

Figueirense x InternacionaSAB 20/06/2015 VILA BELMIRO 16:30

Santos x CorinthiansSAB 20/06/2015 MARACANÃ 16:30

Flamengo x Atlético-MGSAB 20/06/2015 ARENA PER-

NAMBUCO 16:30Sport x Vasco

SAB 20/06/2015 ARENA DO GRÊMIO 21:00Grêmio x Palmeiras

DOM 21/06/2015 MINEIRÃO 11:00Cruzeiro x Chapecoense

DOM 21/06/2015 MORUMBI 16:00São Paulo x Avaí

DOM 21/06/2015 ARENA DA BAIXADA 16:00Atlético-PR x Coritiba

DOM 21/06/2015 ARENA JOINVILLE 16:00Joinville x Goiás

QUA 24/06/2015 MARACANÃ 19:30Fluminense x Ponte PretaPON

SÉRIE A

Em campo encharcado, Avaí e Figueirense ficam no empate Os dois gols foram marcados em um primeiro tempo muito superior à segunda etapa

Nas 24 horas que antecede-ram o clássico 409 entre Avaí e Figueirense choveu aproximadamente 41mm,

bastante água, o que fez o gramado da Ressacada ficar encharcado e com muitas poças. Esse talvez seja o princi-pal motivo para o jogo amarrado nesta tarde de domingo. O campo pesado prejudicou o talento. Assim, jogadores como Marquinhos Santos e Ricardi-nho ficaram limitados à bola parada.

Emoção mesmo só no primeiro tempo quando o capitão alvinegro Marquinhos abriu o placar e o ata-cante azurra Anderson Lopes empa-tou com um golaço. Ao apito final, o 1 a 1 foi justo pela produção das equipes. O que mais valeu apena até o fim da partida foi o clima amistoso no estádio e sem confusões.

A drenagem da Ressacada não conseguiu segurar a quantidade de água das chuvas. Por isso, houve um grande acúmulo no gramado que prejudicou o jogo. No início da partida diversas foram às vezes que a bola ficou parada no campo enga-

nando os jogadores.Se a bola não rola, a solução era

apostar nos lances como escanteios e faltas. E foi assim que o Furacão abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Ricardinho cobrou escanteio e o capitão Marquinhos abriu o placar em falha do goleiro Vagner.

O gol do Furacão deu força a equipe de Argel Fucks. O técnico teve muito problemas com lesões e um dia antes do jogo perdeu o vo-lante França, impedido de entrar na Ressacada por causa de uma medida cautelar da Justiça, pedida pela dele-gada Michele Alves Corrêa na sexta--feira para que o atleta não estivesse no estádio para evitar uma confusão.

ANDERSON LOPESCriado na base do Avaí, Ander-

son Lopes jogou pela quarta vez um clássico. No primeiro foi expulso ainda no primeiro tempo. Depois ele aprendeu que os ânimos têm que ser contidos neste jogo e por isso no primeiro encontro entre a dupla na Copa do Brasil ele marcou

o gol da vitória azurra.Neste domingo, mais uma vez

ele foi decisivo. Depois de receber um passe de André Lima na entrada da área, o camisa 11 apenas ajeitou a bola e chutou forte. A bola foi no ângulo, sem chance para Alex Mu-ralha. Gol de empate do Leão aos 35 minutos do primeiro tempo.

O segundo tempo foi de muitas chances, mas todas no abafa avaiano no fim do segundo tempo, quando o reestreante William entrou em campo.

No último lance da partida, Eduardo Costa foi puxado dentro da área. O atletas azurras saíram recla-mando do lance.

— Foi pênalti. Tem que marcar o que é certo. Se isso não é pênalti, a minha mãe é o que? — reclamou o capitão azurra Marquinhos na sa-ída do campo, fazendo referência a uma famosa frase do comentarista Miguel Livramento.

Agora o Figueirense tem oito pontos na classificação da Série A e está na 15ª posição. Com 11, o Leão está em nono.

.................................................................................................. A|11| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015

ESPORTELauro Tentardini E-mail:[email protected]

Copa América

Virou freguês

Adeus Z-4

Mais uma derrota

Golaço de Souza

Brasil na semifinal

Mundial feminino

Werdum campeão mundial

Werdum campeão mundial 2

Vida fora da F1

A Argentina não se firma como grande seleção, desde 1993, quando venceu pela última vez a Copa América. Os hermanos não vencem competições interna-cionais oficiais do futebol, na categoria adulta, há 22 anos e

parece, que mais uma vez, terão dificuldades. Favorita no papel e contando com o melhor jogador do mundo na atualidade, a Ar-gentina apenas empatou com o Paraguai. Messi, na foto, marcou um gol, de pênalti.

O Internacional virou freguês do Corinthians. O colorado estava com cinco reservas. Saiu na frente com gol de Nilmar. Sofreu a virada pelos pés de Jadson e Vagner Love. O Inter foi dominado no jogo e fez com que o Corin-thians ressurgisse no campeonato brasileiro.

O Flamengo, de Cristovão Borges, venceu o fraquíssimo time do Coritiba, obteve a sua segunda vitória e abriu uma mínima vantagem para a zona de rebaixamento, o que deve dar um tempo maior para o treinador e o elenco trabalharem. O gol da vitória foi marcado por Eduardo da Silva, de cabeça.

Declaração desnecessáriaO presidente do Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares, deu uma decla-ração desnecessária no último final de semana. Disse que se arrepende de não ter demitido Marcelo Oliveira antes, jogando toda a culpa no adversário. La-mentável, pois Marcelo Oliveira levou o Cruzeiro ao bicampe-onato brasileiro com sobras. Vamos ver até quando dura a paixão de Gilvan pelo atual trei-nador Wanderley Luxemburgo.

FiasqueiraO Vasco proporciona uma verdadeira fiasqueira neste campeonato brasileiro. O time é ruim, o técnico se perdeu com o grupo ao tentar negociar com o Grêmio. Além do time ser ruim, ainda está com azar. Perdeu inúmeros gols contra o Cruzeiro, no primeiro tempo. Depois de tomar 1 a 0, o goleiro tomou um frango e uma bola desviada em Guinazu fez com que sobrasse limpa para Lean-dro Damião marcar o terceiro. O Vasco precisa se reinventar, contratar, fazer acontecer.

O Joinville, apesar do gol de Marcelinho Paraíba, caminha a passos largos para voltar a segunda divisão do futebol

brasileiro. Mais uma derrota, dessa vez para o Sport Recife. A contratação de Adilson Batista foi um erro e, certamente, o

time não reagirá. O problema é elenco e não o técnico. Ainda mais quando o técnico contra-tado é inferior ao anterior.

Souza fez um golaço na Arena Condá e garantiu a vitória do São Paulo, agora treinado por Juan Carlos Osório, diante da Chapecoense, que perdeu pela primeira vez em casa. O São Paulo é um dos favoritos a conquistar o título brasileiro, e esta talvez seja a esperança do goleiro Rogério Ceni, que mais uma vez, adiou a aposentadoria.

Não, o nosso futebol não está morto. Embora craques não surjam de penca, como antigamente. A nossa seleção sub-20 está na semifinal da Copa do Mundo de futebol sub-20, após ven-cer nos pênaltis a seleção portuguesa, considerada por muitos a grande favorita da competição. Durante o jogo, o Brasil sofreu, é verdade. A se-leção de Portugal em três bolas aéreas poderia ter aberto o placar antes dos 10 minutos do primeiro tempo. O Bra-sil, porém melhorou. Teve um gol de Danilo, mal anulado e um pênalti não marcado em cima de Gabriel de Jesus. No final, nova pressão portuguesa e sorte do goleiro Jean do Brasil. Nos pênaltis, Jean pegou uma cobrança e os portugueses chutaram outras duas na trave. Brasil semifinalista.

A seleção brasileira de futebol feminino está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. A seleção venceu o seu segundo compromisso diante da Espanha por 1 a 0 gol de Andressa Alves, considerada a melhor jogadora da partida pela FIFA. O jogo foi difícil, a Espanha dominou o primeiro tempo e, felizmente, achamos um gol com Andressa. Depois, no segundo tempo, melhoramos e desperdiçamos inúmeras chances de gols. Porém, no final nova pressão e chute na trave das espanholas. Mas o que importa é o resultado, são os três pontos e a classificação antecipada para a próxima fase. O jogo contra a Costa Rica será para cumprir tabela. O Brasil já está classificado em primeiro lugar do grupo, pelo empate de Costa Rica e Coréia do Sul.

Chocar o mundo se transformou em rotina na vida de Fabricio Werdum. Vencer Fedor Emelia-nenko por finalização já havia mostrado isso. Nocautear um campeão do K-1, como fez com Mark Hunt, também impressio-nou. Mas, na madrugada deste sábado para domingo, sendo azarão contra Cain Velásquez, ele deixou claro que é bom jamais

duvidarem dele. A chance de errar costuma ser grande. Aos 2m13s do terceiro assalto, com uma justa guilhotina que envolveu o pescoço do americano ao mesmo tempo que o sorriso tomava conta do rosto do gaúcho, o Vai Cavalo unificou os cinturões dos pesos--pesados (até 120kg) e se tornou o 10º brasileiro a conquistar o título linear da organização.

Depois de perder o primeiro round, Werdum voltou melhor para o segundo e castigou o americano com seus socos e joelhadas. O córner de Velásquez suge-riu que a estratégia mudasse e o lutador buscasse a queda. Sorte do brasileiro, que tem no jiu-jítsu sua melhor ferramenta. E, cá entre nós, quem mais pode ter um currículo com finalizações sobre Fedor Emelianenko, Rodrigo Minotau-ro e, agora, Cain Velásquez? “Quero agradecer a todos, vamos respeitar Cain Velásquez, eu respeito. Queria agradecer meu país, Brasil, minha equipe, família, estou muito feliz, foi uma luta duríssima e com certeza teremos revanche. Treinei muito a guilhotina para defender essa queda. Eu represento o Brasil esse cinturão é para todos vocês” afirmou Werdum, ainda no octógono.

O alemão Nico Hülkenberg se reen-controu com a vitória. Neste domingo (14), em uma corrida histórica, o ale-mão de 27 anos venceu as 24 Horas de Le Mans junto do inglês Nick Tandy e do neozelandês Earl Bamber com o protótipo 919 híbrido da Porsche. O piloto da Force India precisou dar uma pausa no Mundial de F1 para subir ao alto do pódio pela primeira vez desde 2009, ano em que se sagrou campeão da GP2. Um resultado que tem tudo para mudar o rumo de sua carreira. Na F1, foram 83 GPs, uma pole-position, 43 voltas lideradas e

dois quartos lugares como melhores resultados. Hülkenberg, apesar de ter inquestionável talento, nunca subiu ao pódio na principal categoria do planeta. E, com um desempenho discreto com uma modesta Force India no início de 2015, a pergunta co-meçou a surgir: ele perdeu o bonde? O desempenho em Le Mans neste fim de semana prova que a capacidade de vencer continua lá. Em uma cor-rida de endurance, ninguém ganha sozinho, mas Hülkenberg de fato teve participação decisiva na primeira vitó-ria da Porsche em Sarthe desde 1988.

A|12 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 15 DE JUNHO DE 2015 | SEGURANÇA

São José discute mudanças em ruas no Areias

Leilão de veículos

A Secretaria de Segurança, De-fesa Social e Trânsito recebeu, na tarde de quinta-feira (11), um grupo de empresários do bairro Areias para conversar sobre o projeto de revita-lização do trânsito local. O objetivo é trazer segurança para motoristas e pedestres, além de melhorar o fluxo de veículos e do transporte coletivo. Para o local, além da alteração no sentido de algumas vias e a implan-tação de um binário, está prevista a pintura das faixas de segurança, a renovação da sinalização e a substi-tuição dos abrigos de ônibus.

“Essa discussão é muito impor-

tante para que todos possam con-tribuir com o projeto que estamos elaborando. O próximo passo, será ajustar alguns pontos para apre-sentar o material em uma consulta pública na comunidade”, explica a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas sobre segurança pública. “Estamos traba-lhando para instalar a nossa central de videomonitoramento e trabalhar de forma mais pró-ativa em parce-ria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de São José”.

A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizará na próxima quarta-feira, 17, às 9h, no Centro de Eventos Multiuso, em São José, o 12º leilão do ano, com veículos e sucatas de veículos, removidos, apreendidos e retirados de circulação nos municí-pios de Florianópolis, São José, Bigua-çu e Palhoça, já notificados os respec-tivos proprietários, conforme artigo 4o da Lei nº 6.575 de 30 de setembro de 1978. Sob o comando do leiloeiro Giovano Alves, serão oferecidos 790 lotes, sendo 239 veículos com direito à documentação e 551 sucatas.

Inicialmente serão vendidos os lotes para circular – carros e motos, referentes aos veículos que têm di-reito à documentação, transferência e podem voltar a transitar em vias públicas. Esses itens podem ser ad-quiridos por qualquer pessoa – físi-ca ou jurídica.

Na sequência, serão vendidas as sucatas de carros e motos sem direito à documentação, que são entregues “baixadas”, para uso ex-clusivo de revendedores de peças. Estas somente são vendidas para pessoas com CNPJ de empresas que atuam no ramo de veículos, cadas-tradas no dia do leilão pela equipe da comissão, mediante documen-to comprobatório da empresa em nome do interessado ou através de uma procuração. O pagamento dos lotes arrematados é feito por depó-sito identificado.

Os valores arrecadados servirão para quitar débitos que os veículos apreendidos possuíam com o Esta-do (licenciamento, IPVA e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissioná-rios das prefeituras onde os veículos estavam depositados. O presidente da Comissão, coronel PM Edson Rui Castilho, ressalta que a meta para este ano é conseguir realizar leilões em um maior número de muni-cípios catarinenses, beneficiando mais cidadãos que desejam adquirir um veículo ou comercializar peças, de acordo com a regulamentação da Lei 12.977/14. “Estamos muito satisfeitos com as conquistas nos últimos anos de trabalho. Em 2014, alcançamos um recorde histórico para Santa Catarina, com 24 mil ve-ículos vendidos e R$ 23 milhões ar-recadados”, frisou Castilho.

Em 2014, os 34 leilões contem-plaram 97 municípios, com a venda de 24 mil veículos, dentre sucatas e circuláveis, com uma arrecadação de R$ 23.237.004,68. Este ano, nos 11 certames realizados, foram ven-didos 6.756 lotes, com uma arreca-dação de R$ 6,8 milhões.

Os próximos serão realizados em Balneário Camboriú (24/6), São Bento do Sul (15/7) e Tubarão (22/7). As fotos dos veículos inte-grantes dos certames podem ser vi-sualizadas no site do Detran/SC, em Leilão – Projeção de Leilões.

Mudanças foram apresentadas

DIVULGAÇÃO

DANIEL PEREIRA - SECOM/PMSJ

DROGAS

São José retoma o projeto“Crack, é possível vencer”A base móvel do programa atenderá as quintas-feiras no viaduto da Avenida Josué Di Bernardi

A Prefeitura de São José reto-mou as atividades do pro-grama “Crack, é possível vencer” na manhã desta

quinta-feira (11). A base móvel fica-rá estacionada embaixo do viaduto da Avenida Josué Di Bernardi, em Campinas, sempre as quintas-feiras, das 9 às 12 horas. No local, a equipe de assistentes sociais faz o trabalho de abordagem, em parceria com a Guarda Municipal de São José, en-quanto os profissionais de saúde atendem e encaminham os interes-sados em tratamento. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito é a responsável por coordenar a iniciativa no município.

O programa tem como objeti-vo integrar vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabili-tação e na reintegração social. “Com a abordagem, conversamos e ajuda-mos no encaminhamento para os serviços da rede de saúde ou da rede socioassistencial. Como a maioria não tem endereço fixo, essa é mui-tas vezes a única forma de garantir o acesso deles às políticas públicas”, explica a coordenadora do Centro POP (Centro de Referência Espe-cializada para População em Situa-ção de Rua), Carla Carolina Santos. Neste local são oferecidas refeições, orientação e projeto de oficinas.

Além de resgatar a dignidade e a cidadania dessa população, a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, acredita que essa medida também irá colaborar com o trabalho que já vem sendo realizado pelo 7° Bata-

lhão da Polícia Militar em São José e pelo 22° Batalhão da Polícia Mili-tar em Florianópolis. “Já podemos perceber uma redução significativa. Quando iniciamos este trabalho em 2013 o número de usuários era bem maior nessa região”, avalia Andréa.

Quem faz o primeiro contato com os usuários são os servidores do serviço de abordagem social, que já está habituada a trabalhar com este público. É um trabalho delicado, que precisa de paciência, diálogo e insistência por parte dos profissionais para estabelecer uma relação de confiança que priorize

o atendimento e o cuidado com os usuários de crack. Além disso, um médico, um psicólogo e um enfer-meiro também integram a equipe.

São José aderiu ao programa em julho de 2013, mas precisou suspen-der as atividades para ajustar o foco de atuação e a oferta de serviços. “Com o apoio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Assistência Social retornamos agora com mais força para enfrentarmos esse problema so-cial tão sensível. Conforme perceber-mos a demanda, poderemos ampliar os dias de atendimento do ônibus e a área de atuação”, explicou Andréa.

Totalmente equipada, a base móvel foi adquirida por meio de um convênio assinado com o Governo Federal em 2013

: A secretária Andréa Pacheco acredita que o trabalho integrado entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de São José traz resultados importantes para a segurança dos moradores

.................................................................................................. A|13| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA ,15 DE JUNHO DE 2015 SEGURANÇA

Audiência Pública sobre Pedágios

Plano Diretor em São José

Uma reunião preparatória para definir questões sobre a Audiência Pública referente a Transparência nas Planilhas de Custos e Reajustes dos Pedágios nas concessões de Ro-dovias Federais existentes em Santa Catarina, aconteceu quarta-feira (10), no gabinete do deputado esta-dual Mário Marcondes (PR), propo-sitor da audiência, que acontecerá na próxima quarta-feira (17), às 18h30min, no Plenarinho Deputa-do Paulo Stuart Wright, da Assem-bleia Legislativa.

De acordo com Marcondes, são várias questões envolvidas direta ou indiretamente com os pedágios e as concessionárias, que vão desde as obras de manutenção das Rodovias e marginais, até as questões relati-vas ao custo dos fretes. “Ajustamos a metodologia da audiência, assim como, revisamos a relação de con-vites enviados e para enviar. Suge-riu-se ainda, que as indenizações pelas desapropriações e a própria implementação do Anel do Contor-no Viário da Grande Florianópolis, também entrem nas discussões durante a audiência pública”, disse o parlamentar, destacando que a audiência visa pedir maior transpa-

rência das planilhas de custos e dos reajustes nos valores. “É constante o aumento nas taxas de pedágios, que ocorrem sem a devida justificativa”.

Estavam presentes na reunião, algumas entidades parceiras na or-ganização e realização da audiên-cia, como o representante do Pro-con Estadual, Dr. Hélio Gaidzinski Pereira Júnior, da Ordem dos Eco-nomistas de Santa Catarina, Edu-ardo Volante, o presidente da Asso-ciação dos Usuários de Rodovias de Santa Catarina (Auresc), Sr. Sérgio Popper, o advogado da Auresc, Dr. Adriano Tavares, representante do COMDES, Alisson Micoski, e o re-presentante da comunidade, Lucia-no Formighieri.

A audiência pública é uma pro-posição do deputado estadual Má-rio Marcondes (PR), por meio da Comissão de Transportes e Desen-volvimento Urbano, cujo presidente é o deputado João Amim (PP). De acordo com Marcondes, o assun-to em questão, apesar de estar no âmbito de questões federais, incide diretamente sobre a população ca-tarinense. “A questão dos pedágios deve sim ser debatida neste Parla-mento”, completou.

A segunda rodada de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José começou na terça-feira (9) com os morado-res do bairro Sertão do Maruim. Nesta fase, a equipe técnica da Prefeitura de São José e da Asso-ciação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) apre-senta os resultados consolidados na primeira rodada.

Na parte inicial da reunião, o coordenador técnico, Edson Cat-toni, faz uma apresentação com a sistematização geral dos dados, com auxílio de mapas e gráficos. Em seguida, os participantes ele-gem os delegados titulares e su-plentes que representarão a co-munidade nas próximas etapas do processo de reelaboração do documento. Com base nas infor-mações da Leitura Comunitária, eles serão responsáveis por traba-lhar as questões de conteúdo na definição de objetivos, diretrizes e prioridades.

"Tenho algum tempo livre e muita vontade de ajudar a pen-sar e planejar o meu bairro e a minha cidade", disse Maicom Homem, eleito um dos delega-dos para representar o Sertão do Maruim nas próximas etapas da reelaboração do Plano Dire-

tor Participativo de São José. Na comunidade também foram elei-tos Foram eleitos também Maria Heloísa Martins, Ermínia Vieira Bunn e Ademir Goedert.

O número de delegados varia de acordo com o número de habi-tantes. Para as regiões da Colônia Santana, Sertão do Maruim e Alto Forquilhas, que possui menos de cinco mil habitantes cada (Censo 2010), serão nomeados dois titu-lares e dois suplentes. Nas outras localidades, serão eleitos quatro titulares e quatro suplentes. Os nomes são sugeridos pela própria comunidade e a votação só ocorre quando não há consenso nos no-mes apresentados.

O cronograma prevê um even-to setorial no dia 7 de julho, às 19h30min, no auditório do Cen-tro de Atenção à Terceira Idade (CATI), com a sociedade civil or-ganizada. E, ao final, uma audiên-cia pública reunirá toda a cidade para debater e aprovar os próxi-mos encaminhamentos, dentro do organograma previsto. Para facilitar a participação popular, esta etapa será realizada em duas partes: 28 de julho e 4 de agosto. Nos dois dias, o evento será às 19h30min, no Centro Multiuso de São José.

CONTROLE

Capital terá blitz de lei seca ainda este anoConcurso público para contratação de guardas municipais vai viabilizar a operação que tem o Rio de Janeiro como referência nacional

Florianópolis voltará a ter blitz de lei seca no segundo semestre deste ano e terá como modelo a operação

que vem sendo executada há seis anos no Estado do Rio de Janei-ro. Esta, porém, é apenas uma das ações programadas pelos gestores do sistema viário da capital.

A nova autoridade de trânsito da cidade, o secretário da segurança e gestão do trânsito Raffael de Bona Dutra, informa que está para ser lan-çado edital de concurso público para contratação de cerca de 50 guardas municipais, os quais vão viabilizar a retomada da blitz, em parceria com o Departamento Estadual de Trân-sito de Santa Catarina (Detran/SC), em vários pontos da cidade.

Segundo ele, a escassez de pes-soal para a realização do trabalho foi o principal motivo para a inter-rupção da execução dessa política pública em Florianópolis. A blitz visa a conscientizar a sociedade sobre os riscos da combinação do álcool com a direção e reduzir o número de aci-dentes e mortes no trânsito.

MODERNIZAÇÃOA Prefeitura de Florianópolis

(PMF) também está na fase de fina-lização das especificações técnicas de outros editais. Eles devem ser

lançados igualmente no segundo semestre, com vistas à contratação das empresas que serão envolvidas na modernização do sistema de controle dos 134 cruzamentos se-mafóricos da cidade. A medida vai custar aos cofres públicos aproxi-madamente R$ 3 milhões.

Ainda conforme De Bona, a cen-tral que coordena os semáforos tem mais de 30 anos. Entre os benefícios do novo sistema, está a coordenação da abertura e do fechamento dos se-máforos levando em conta o fluxo de veículos – que vai melhorar o tráfego e a mobilidade urbana – e a diminui-ção do número de defeitos apresen-tados pelos aparelhos. Atualmente, dez semáforos, em média, apresen-tam problemas diariamente.

OUTRAS AÇÕESA Autoridade de Trânsito e a Di-

retoria de Operações (DIOPE), que desde março estão vinculadas à Se-cretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, respondem pela gestão do sistema viário da cidade.

A primeira planeja o sistema e faz o elo entre a Prefeitura e as demais instituições públicas que trabalham com o trânsito (Polícias Militar e Civil e Detran/SC). Já a se-gunda é executiva.

Na prática, são elas que cuidam,

continuamente, da sinalização, além das contratações relativas a radares eletrônicos (e a PMF aguar-da o desfecho do processo judicial referente à rescisão do contrato com a empresa Kopp Tecnologia para contratação de nova empresa de prestação de serviço de contro-le de velocidade); da manutenção e substituição de semáforos; auto-rizações para eventos; emissões de credenciais para deficientes físicos e idosos, entre outras; definições de áreas de zona azul, e coordenação da Junta Administrativa de Recur-sos de Infração (JARI).

Para se ter uma ideia, somen-te no último trimestre deste ano, o DIOPE realizou a pintura de aproxi-madamente 5 km de eixos de vias, 30 lombadas e 50 faixas de pedestres, e fez a colocação de 140 unidades de placas de regulamentação e de 56 unidades de placas de advertência, e ainda de cerca de 1.200 unidades de tachas e tachões.

CONTATOO DIOPE disponibiliza os se-

guintes contatos para recebimen-to de informações a cerca de pro-blemas relacionados a semáforos e sinalizações: o e-mail [email protected] e o fone (48) 3251-4420.

Combinação de alcool e volante não é boa

DIVULGAÇÃO

..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA ,15 DE JUNHO DE 2015 | A|14 VARIEDADES

SINOPSES DA SEMANA DE 15 A 20 DE JUNHO DE 2015 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.resumo de novelas

horóscopo

SEG

UN

DA-

FEIR

ATE

A-FE

IRA

QU

AR

TA-F

EIR

AQ

UIN

TA-F

EIR

ASE

XTA-

FEIR

ASÁ

BA

DO

Miguel se despede de Joaquim e Lígia se emociona.Jú-lia descobre que Luzia está viva e não mantém contato com Cida. Isabel aconselha Lígia a esquecer Miguel. Luís, Júlia e Felipe decidem voltar a falar com Luzia.Esther apresenta a ONG para Antônio, que se sensibi-liza com o projeto. Virgínia anuncia que está grávida e Iara vibra. Luís comenta com Isabel que quer contar sobre sua relação para os filhos.Esther chega de via-gem e repreende Luís por ter socorrido Laila. Durval beija Marlene.

Júlia, Luís e Felipe vão à casa de Miguel, mas Lau-ro avisa que o amigo já está no aeroporto.Vicente se incomoda com as perguntas de Luísa sobre seus senti-mentos por Lígia. Rosa e Ideílson alimentam a descon-fiança de Aníbal sobre o suposto pretendente de Gui-da.Isabel conversa com Lauro. Laila questiona Lígia sobre sua relação com Miguel. Eriberto sofre com o falecimento de Elíseo e Renan apoia o amigo enquanto Marta toma as providências funerárias.Branca flagra Luís e Isabel se beijando.

Miguel se nega a ficar com os diários da mãe e em-barca em seu voo para a Espanha.Júlia decide guar-dar os escritos de Catarina.Pedro viaja para o Rio de Janeiro a trabalho.Branca manipula os filhos contra Luís. Júlia se preocupa com a segurança de Felipe em seu novo trabalho. Isabel avisa a Luís que o en-volvimento dos dois foi noticiado no jornal.Bernardo comenta com Elisa que acredita que Marlene esteja saindo com alguém. Isabel é provocada por uma ou-vinte em seu programa de rádio.

Pedro se desculpa com Esther e Luís, que leva o irmão até em casa. Irene sofre para conciliar as responsabi-lidades do trabalho e da maternidade. Luís aconselha Pedro a lutar pelo que realmente deseja.Luís pega Sofia e Luca na escola sem avisar Branca. Lígia aconselha Irene. Júlia incentiva Elisa a confiar mais em si mes-ma. Luísa se incomoda ao encontrar Lígia na casa de Vicente.Luís tenta conversar com os filhos sobre Isabel, mas Branca invade a casa do ex-marido e resgata as crianças à força.

Marlene explica a Bernardo que Durval está se tra-tando e confessa que pensa em lhe dar uma nova chance.Pedro comunica a Vicente que decidiu voltar para o Rio de Janeiro. Isabel informa à produtora da rádio que deixará o programa.Luís consulta um advo-gado sobre sua separação. Marlene conta a história de sua gravidez para Lígia e acaba desabafando com a escritora sobre Durval.Elisa conta para Júlia que gostou de sua primeira vez com o fotógrafo. Laila aconselha Bernardo a ficar atento com Durval.

Felipe conta para Júlia que passará um mês na África a trabalho.Pedro pede ajuda a Estevão para transfe-rir seus estudos de volta para o Rio de Janeiro. Eri-berto conclui as cerimônias fúnebres de seu pai com o apoio de Renan.Esther sugere que Luís apresente Isabel para seus filhos. Elisa convida Júlia e Bernar-do para acompanhá-la a um evento. Lígia e Vicente passam um tempo juntos com Joaquim.Taís aconselha Luísa a repensar sua decisão de abrir mão da bolsa de estudos em Londres.

Benjamin finge não se importar quando Ximena lhe pergunta sobre o suposto casamento de Grego e Mari.Cícero não aceita o convite de Isolda para ser presidente da Associação de Moradores. Paulucha diz a Eva que algumas pessoas na comunidade pen-sam que Mari está grávida.Benjamin pede desculpas a Mari por ter passado a noite com Margot, mas ela não o perdoa. Benjamin pede que Margot se afaste de sua vida. Mari revela na frente de toda a comuni-dade que não se casará com Grego.

Com raiva, Grego exige que todos vão para suas casas e que o comércio não abra.Benjamin joga as roupas de Margot pela janela. Eva aconselha Mari a se afastar de Paraisópolis, temendo uma represália de Grego.Margot jura a Patrícia que se vingará de Benjamin. Soraya manda Gabo demitir Margot. Mari aceita a proposta de Tomás e vai para um hotel com Danda.Grego procura por Mari. Margot conversa com Danda no bar do hotel e fala de Benjamin, sem reconhecer a irmã de Mari.

Gabo explica a Benjamin que Margot foi contratada no lugar de Raul.Margot avisa a Benjamin que o contrato que assinou com a Pilartex a obriga a não abrir mão do Projeto Comunidade. Mari impede Jávai de levar Bruna.Soraya diz a Melodia que ela será sua espiã em Paraisópolis, lhe mantendo informada sobre Benjamin, Izabelita e o anel. Margot confessa a Patrícia que ama Benjamin.Jávai pede a Grego que encontre o dente de ouro que perdeu na briga com Mari. Tomás fica surpre-so ao ver Mari com Bruna na porta de sua casa.

Tomás afirma a Mari que quer conhecê-la melhor, e Clarice estranha o comportamento do marido. Gre-go reclama a ausência de Paulucha.Sabão cobra de Jurandir o aluguel atrasado. Júnior conta a Soraya que apreenderam o carro de Armadinho por falta de pagamento.Júnior se sente indignado ao saber por Soraya que Melodia passou a ser sua chefe. Grego manda Raul cobrar de seus devedores. Mari ouve quando Margot pergunta a Benjamin se ele sente pena da menina.

Patrícia fica surpresa quando Grego lhe diz que deseja se tratar.Benjamin não acredita que Gabo tenha demi-tido Raul. Grego surpreende Mari no hotel e afirma que deseja mudar por ela. Lindomar conta para Jurandir que se interessou por Patrícia.Paulucha agradece a Izabelita por ela ter pago o aluguel que estava atra-sado. Gabo chama a atenção de Margot por seu atra-so e demanda à arquiteta um projeto para reerguer o Centro Cultural de Paraisópolis. Soraya pede a Melodia para marcar um encontro com Grego.

Mari afirma a Tomás que Grego descobriu seu pa-radeiro.Clarice vê Tomás com Mari e deduz que ela é amante do marido. Izabelita tem uma ausência e não reconhece Benjamin. Tomás conta para Benja-min que Clarice o expulsou de casa porque pensa que Mari é sua amante.Ximena comenta com Grego sobre a forma como Jávai está se infiltrando na co-munidade. Soraya oferece dinheiro a Grego para se afastar de Benjamin. Grego passa mal ao comer um peixe oferecido por Soraya.

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔNIA. EM CADA DIA DA SEMANA

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔNIA. EM CADA DIA DA SEMANA

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔNIA. EM CADA DIA DA SEMANA

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔ-NIA. EM CADA DIA DA SEMANA

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔNIA. EM CADA DIA DA SEMANA

A REDE GLOBO ATÉ O FECHAMENTO DA EDIÇÃO NA QUINTA-FEIRA(11), NÃO TINHA LIBERADO O RESUMO DOS CAPÍTULOS DA NOVELA BABILÔNIA. EM CADA DIA DA SEMANA

Fanny dá instruções para o desfile e exige que Angel feche o evento.Larissa se ressente por Fanny prio-rizar Angel. Angel recebe um presente de Alexan-dre e Fanny lhe passa orientações sobre o encontro dos dois.Pia estranha não ter sido convidada para o desfile. Giovanna tenta conseguir convites para o desfile. Larissa prepara uma armadilha para Angel.Carolina afirma a Hilda e Darlene que irá esperar por Angel. Alexandre se encanta com Angel e Fanny comemora com Anthony.

Alexandre é gentil com Angel e a envolve.Fanny afirma a Anthony que ganhará muito dinheiro de Alexandre. Angel se encanta com Alexandre. Angel entrega o di-nheiro que ganhou para a família.Nina e Patrícia co-mentam sobre o desfile com Giovanna. Alexandre pede que Fanny reserve Angel apenas para ele e, em troca, garante que a empresária será a responsável pelos ca-tálogos de todas as suas marcas.Darlene desconfia do dinheiro que Angel supostamente ganhou com o desfile e comenta com Joel.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Angel e Alexandre ficam juntos.Hilda e Carolina come-moram o suposto pagamento de Angel e Darlene descon-fia. Carolina se aconselha com Everaldo. Guilherme ten-ta se reaproximar de Angel, que o evita.Alexandre pede que Fanny renove o guarda-roupas de Angel e promete que assinará seu contrato com a empresária. Anthony pede dinheiro para Fanny para levar Fábia ao médico.Visky agencia Larissa sem que Fanny saiba. Darlene conversa com Joel sobre sua desconfiança com relação a Angel e Eziel ouve.

Darlene aconselha Angel e afirma que se ela fizer algo errado contará tudo para Hilda e Carolina.Anthony su-gere que Igor tenha um filho com Pia para que a moça o peça em casamento. Giovanna afirma a Alexandre e Pia que conseguirá se sustentar sozinha.Pia desconfia de que Alexandre esteja apaixonado. Angel recusa a carona de Darlene e Carolina fica intrigada. Giovanna decide se aproximar de Angel para se tornar modelo.Com o dinheiro de Angel, Hilda consegue suspender o leilão de seu apartamento.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO 23H00, NA GLOBO

ÁRIESO convívio afetivo estará agitado pela presença de pes-soas amigas. Cuidado com o ciúme e ressentimentos. Poderá haver tensões no contato com familiares.

TOUROAtenção para possíveis cenas passionais. Procure mudar tudo o que está se tornando repetitivo. O momento favorece as novidades. Aproveite e planeje o futuro.

GÊMEOSAlguém poderá lhe propor um novo negócio. Pode ser inesperado, mas também positivo. Deixe de lado a resistência ao novo e siga em frente. Chances de sucesso à vista.

CÂNCERIndícios de agitação no ambiente de trabalho serão benéficos. Tenha cautela com as pessoas estranhas que tentarão dar pal-pites quanto à sua conduta. Siga a sua intuição.

LEÃOOs amores distantes ou proibidos parecem sempre atraentes, mas po-dem trazer consequências nem sem-pre desejáveis. Procure deixar estas coisas no terreno do imaginário.

VIRGEMLembre-se que o impulso de renovar o convívio social, quando colocado em prática, tende a levar a uma satisfação maior. Seja sincero com seus amigos e deixe o egoísmo de lado.

LIBRABoas ideias, mesmo que pareçam estranhas podem arejar e abrir pos-sibilidades novas em seu trabalho. Nas relações afetivas, o clima prom-ete ser de muita paixão. Aproveite.

ESCORPIÃOGastar fora das previsões pode ser bom, mas é melhor planejar melhor o uso do seu dinheiro. Não tente impor as suas ideias à pessoa amada e não alimente o ciúme.

SAGITÁRIOO momento é de romper com situações indesejadas. Use a sua inteligência e criatividade para isso. Os resultados podem não ser imediatos, mas logo vai sentir o sabor do sucesso.

CAPRICÓRNIOTenha muita cautela no trato com a pessoa amada e familiares. Possíveis tensões em casa farão sair da rotina. Tenha calma e saiba esperar dias melhores.

AQUÁRIOJá é hora de criar elementos novos e mudar antigas rotinas, arejando a maneira de trabalhar e mudando o ritmo de ativi-dades. Vá com calma que tudo se resolve!

PEIXESA pitada de inovação e cria-tividade no trabalho é, de fato, o fator fundamental neste período. No terreno afetivo já é tempo de romper certas convenções.

A|15..................................................................................................| GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA , 8DE JUNHO DE 2015

CRUZADINHA

VARIEDADES

JURASSIC WORLD

O Mundo dos Dinossauros é um bocado empolgante

GASTRONOMIA

O bolo de frango é uma boa opção para a ceia de Natal ou de Ano Novo.

Ingredientes: >> 1 frango (aproximadamente 2 quilos) cortado em pedaços; >> sal e pimenta do reino a gosto; >> 2 dentes de alho amassados; >> 1 xícara (chá) de água quente; >> 1 cebola média picada; >> 2 pãezinhos sem casca, embebidos em água e bem espremidos; >> 2 ovos; >> 1 pimentão vermelho picado em qua-

dradinhos; >> 3 cenouras cozidas e picadas; >> 2 ovos cozidos; >> 100 gramas de presunto picado em quadradinhos; >> 100 gramas de tomate seco picado; >> manteiga ou margarina.

Preparo: Tempere o frango com sal e pimenta. Numa panela de fundo largo, coloque a manteiga ou margarina e frite os pedaços de frango até ficarem dourados por igual, junte o alho e a cebola, refogue mais um pouco e

adicione a água quente. Cozinhe até ficar macio, soltando dos ossos. Se precisar, adi-cione mais água quente aos poucos, mas ao

final do cozimento não deverá sobrar muito caldo. Retire do fogo, tire a pele e desosse. Passe a carne na máquina de moer, misture os ovos crus, os pãezinhos espremidos, a cenoura, o pimentão, o tomate seco e o pre-sunto. Misture até formar massa homogê-nea. Corrija o sal, se necessário. Forre uma forma de bolo inglês com papel alumínio. Unte o papel com manteiga. Coloque uma camada da massa de carne. A seguir, faça uma camada com os ovos cozidos e fatiados. Acrescente nova camada da massa de carne. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido (170º). Asse durante 1h30. Retire do forno e desenforme. Na hora de servir, decore com tomate seco e folhas de salsinha. Pode ser preparado de véspera e servido frio ou quente.

BOLO DE CARNE DE FRANGO

E um dos filmes mais espe-rados finalmente chega aos cinemas. Desde que foi anunciada, a continuação

da franquia que fez sucesso lá na dé-cada de 1990 — com a obra original de Steven Spielberg — deixou muita gente com dúvidas sobre o que po-deria sair de bom desse novo longa de dinossauros, já que o terceiro Ju-rassic Park foi quase desastroso.

Felizmente, para nossa surpresa, o novo título desses seres jurássicos consegue elevar o nível e evitar alguns erros grotescos. Não é um filme perfei-to, mas ele tem boas cenas de ação e novos dinossauros que ajudam a em-polgar os fãs da franquia.

Em “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”, vinte anos após os even-tos de Jurassic Park, somos levados no-vamente à Ilha de Isla Nublar. O lugar que foi fechado, por uma série de pro-blemas vistos no passado, reabriu há quase uma década e teve sua estrutura reprogramada para acomodar mais dinossauros e visitantes.

Acontece que, agora, os respon-sáveis pelo local resolveram criar uma

nova espécie para atrair a atenção do público. Trata-se de uma espécie pro-duzida em laboratório, a qual é ainda maior que o T-Rex. Entretanto, é claro que as coisas nem sempre saem como o planejado. Vamos seguir adiante para mais detalhes sobre as qualida-des e defeitos do filme.

BOAS CENAS DE AÇÃOA história de Jurassic World se de-

senvolve de forma inteligente, priori-zando o passeio pela ilha e aos poucos dando detalhes sobre a nova espécie. O tour por Isla Nublar é uma das coisas mais sensacionais, com direito a pai-sagens exuberantes e instalações — patrocinadas pela Samsung — cheias de surpresas.

Graças à alta tecnologia compu-tacional, nossos olhos são ludibria-dos e somos levados a acreditar no impossível, de modo que até mesmo os cenários criados digitalmente nos enganam e ficamos extasiados ao revisitar os dinossauros. Cada nova atração é uma surpresa e este é um ponto forte do filme.

Apesar de contar uma história

fácil de digerir, o roteiro de Jurassic World é recheado de pequenas si-tuações desnecessárias que apenas “enchem linguiça” e não acrescen-tam nada de relevante à franquia. A trama que deveria dar ênfase aos di-nossauros é tomada pela história de dois garotinhos que são sobrinhos de uma das funcionárias do parque e também por diálogos desnecessários com personagens que não agregam nada ao desenrolar da obra.

Felizmente, essas divagações sem sentido são logo ofuscadas pela tensão que toma conta da tela. A partir da me-tade da película, o filme prende a aten-ção do espectador e começa a mostrar o verdadeiro perigo dos dinossauros. As cenas de ação são o grande trunfo, o que culmina em um final que muita gente estava esperando.

Parte do mérito também deve ser dada a Chris Pratt, que interpreta Owen, um treinador de velociraptores que assume a responsabilidade de ca-çar uma terrível fera. O ator é engraça-do, cheio de boa vontade nas cenas de ação e ainda toma pra si a responsabi-lidade de levar a trama adiante.

DIVULGAÇÃO

A|16 ..................................................................................................GRANDE FLORIANÓP OLIS, SEGUNDA-FEIRA ,15 DE JUNHO DE 2015 | PUBLICIDADE

COLCHÕES

MAGNÉTICOS

E COM MASSAGEADOR

CERTIFICADO

PELO INMETRO

OS MODELOS

DISPONVEIS

EM VÁRIOS

TAMANHOS

COLCHÃO ECO NEW LINHA LUXO RABATAN VULCANIZADO D45 INFRA VERMELHO LONGO E MAGNETISMO ( COM LAUDO TÉCNICO ) DENSIDADE PROGRESSIVA ESPUMA (D28 E D20) COM LAUDO. TRATAMENTO ACTIGARD BAYER, ANTI ÁCAROS E FUNGOS E ANTIALÉRGICO PASTILHAS MAGNÉTICAS 200 PASTILHAS INFRA VERMELHO 200 GARANTIA DE 12 ANOS TECIDO JACQUAR

COLCHÃO ECO MASTER MASSAGEADOR 8 MOTORES E 1 CONTROLE COM TELA LCD MASSAGENS INDIVIDUAIS.

RABATAN VULCANIZADO D45 INFRA VERMELHO LONGO E MAGNETISMO ( COM LAUDO TÉCNICO ) BIO QUÂNTICO MASSAGEADOR COM 8 MOTORES DENSIDADE PROGRESSIVA ESPUMA (D28 E D20) COM LAUDO. 1 CONTROLE COM TELA LCD - DESPERTADOR - MASSAGENS INDIVIDUAIS 18 NÍVEIS. TRATAMENTO ACTIGARD BAYER, ANTI ÁCAROS E FUNGOS E ANTIALÉRGICO PASTILHAS MAGNÉTICAS 200 PASTILHAS INFRA VERMELHO 200 GARANTIA DE 12 ANOS E 3 ANOS DA PARTE ELÉTRICA TECIDO JACQUAR

COLCHÃO ECO PRINCE MASSAGEADOR 8 MOTORES E 1 CONTROLE COM TELA LCD MASSAGENS INDIVIDUAIS.

RABATAN VULCANIZADO D45 INFRA VERMELHO LONGO E MAGNETISMO ( COM LAUDO TÉCNICO ) MASSAGEADOR COM 8 MOTORES DENSIDADE PROGRESSIVA ESPUMA (D28 E D20) COM LAUDO. 1 CONTROLE COM TELA LCD - DESPERTADOR - MASSAGENS INDIVIDUAIS 18 NÍVEIS. TRATAMENTO ACTIGARD BAYER, ANTI ÁCAROS E FUNGOS E ANTIALÉRGICO PASTILHAS MAGNÉTICAS 200 PASTILHAS INFRA VERMELHO 200 GARANTIA DE 12 ANOS E 3 ANOS DA PARTE ELÉTRICA TECIDO JACQUAR

COLCHÃO ECO DIAMANTE COLCHÃO ECO DIAMANTE BIO MASSAGEADOR 2 CONTROLES 1,38X1,88X0,30

RABATAN VULCANIZADO D45 INFRA VERMELHO LONGO E MAGNETISMO ( COM LAUDO TÉCNICO ) BIO QUÂNTICO MASSAGEADOR COM 8 MOTORES DENSIDADE PROGRESSIVA ESPUMA (D28 E D20) COM LAUDO. 2 CONTROLE COM TELA LCD - DESPERTADOR - MASSAGENS INDIVIDUAIS 18 NÍVEIS. TRATAMENTO ACTIGARD BAYER, ANTI ÁCAROS E FUNGOS E ANTIALÉRGICO PASTILHAS MAGNÉTICAS 300 PASTILHAS INFRA VERMELHO 300 GARANTIA DE 15 ANOS E 3 ANOS DA PARTE ELÉTRICA TECIDO JACQUAR COM PILLOW DE VISCO ELASTICO

O MELHOR PREÇO DO MERCADO!

3091-5477 | 9922-8133CONHEÇA SEU ECO NEW NA RUA PEDRO MELO, 494, CAPOEIRAS - FLORIANÓPOLIS