jornal informe - florianópolis/são jose - 09/06/2016

16
Unidade Básica de Saúde da Vista Bela Construção em Ceniro Marins também está pronta INFORME FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL POR KG R$ 11,90 SOB CONSULTA PÁGINA A 08 PÁGINA A 11 PÁGINA A 16 PÁGINA 4/11 EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . N O 321 Apesar de previsto na lei municipal 5.426 o horário de atendimento das 10 às 16 horas só é respeitado pelo banco Itaú, afirma o Procon do município A Avenida Beira-Mar de São José passará a operar com três faixas contínuas a partir de sábado (11). ATENDIMENTO Bancos de São José não acatam horário das 10 às 16 horas Beira-Mar de São José passa a operar com três faixas contínuas Prefeito de Florianópolis fez o comunicado na tarde desta quarta-feira (8) e não disputa mais um mandato CESAR SOUZA CARTA FORA DO BARALHO ESTRUTURAS JÁ FORAM ENTREGUES PARA A PREFEITURA, PORÉM SÓ AGORA LICITAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS ESTÃO SENDO LANÇADAS; SEM DATA PARA INAUGURAÇÃO SÃO JOSÉ Unidades de Saúde ainda precisam ser mobiliadas ADRIANO RIBEIRO A alteração de duas para três faixas de circulação ao longo de toda a Avenida Beira-Mar reduzirá os congestionamentos DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 01-Aug-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 321

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

Unidade Básica de Saúde da Vista Bela Construção em Ceniro Marins também está pronta

INFORMEFLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

POR KG R$ 11,90SOB CONSULTA

PÁGINA A 08 PÁGINA A 11

PÁGINA A 16

PÁGINA 4/11

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . NO 321

Apesar de previsto na lei municipal 5.426 o horário de atendimento das 10 às 16 horas só é respeitado pelo banco Itaú, afirma o Procon do município

A Avenida Beira-Mar de São José passará a operar com três faixas contínuas a partir de sábado (11).

ATENDIMENTO

Bancos de São José não acatam horário das 10 às 16 horas

Beira-Mar de São José passa a operar com três faixas contínuas

Prefeito de Florianópolis fez o comunicado na tarde desta quarta-feira (8) e não disputa mais um mandato

CESAR SOUZACARTA FORA DO BARALHO

ESTRUTURAS JÁ FORAM ENTREGUES PARA A PREFEITURA, PORÉM SÓ AGORA LICITAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS ESTÃO SENDO LANÇADAS; SEM DATA PARA INAUGURAÇÃO

SÃO JOSÉ

Unidades de Saúde ainda precisam ser mobiliadas

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

A alteração de duas para três faixas de circulação ao longo de toda a Avenida Beira-Mar reduzirá os congestionamentos

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Page 2: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

15 18 15 17 17 15 2203 04 03 03 04 8 11

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde.

Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde.

Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde.

Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde.

Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam

no decorrer da tarde.

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

SKATE RADICAL NA BEIRA MAR SJ

A imagem da semana é do fotografo da Prefeitura de São

José, Daniel Oliveira, de um dos jovens em uma manobra radical durante o São José Skate Contest que reuniu milhares de pessoas

na Beira-Mar de São José no últi-mo sábado (4) durante a estreia

da pista de esportes radicais.

Seguro-Desemprego

BASE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO III

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

Em tempos de crise e altos índices de cidadãos desempregado, a coluna trata do Seguro-Desemprego, que é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo Artigo 7º da Constituição Federal e cuja finalidade é prover assistência financeira tempo-rária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

Embora previsto na Constituição de 1946, foi introduzido no Brasil na década de 1980, por intermédio do Decreto-Lei n.º 2.284, de 10 de março de 1986 e regulamentado pelo Decreto n.º 92.608, de 30 abril de 1986.

Após a Constituição de 1988, o benefício do Seguro-Desemprego passou a integrar o Progra-ma do Seguro-Desemprego, que tem por objetivo, além de prover assistência financeira temporá-ria ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, auxiliá-lo na manutenção e busca de emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orien-tação, recolocação e qualificação profissional.

Atualmente existem cinco modalida-des do Seguro-Desemprego, quais sejam:

* Seguro-Desemprego Formal, cuja finalida-de é prover assistência financeira temporária a trabalhadores desempregados sem justa causa e auxiliá-los na manutenção e na busca de emprego, inclusive desenvolvendo ações integradas de orien-tação, recolocação e qualificação profissional.

* Seguro-Desemprego Pescador Artesanal, dirigido ao pescador profissional que exerça sua atividade de forma artesanal, individual ou em regime de economia familiar, ainda que com au-xílio eventual de parceiros e que teve que inter-romper a pesca devido ao período de proibição da pesca para preservação da espécie (defeso).

* Bolsa Qualificação, que é o benefício destinado a subvencionar os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso, em conformidade com o dispos-to em convenção ou acordo coletivo de trabalho, devidamente matriculados em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

* Seguro-Desemprego Empregado Doméstico, que objetiva prover assistência financeira temporária ao empregado doméstico dispensado sem justa causa.

* Seguro-Desemprego Trabalhador Resgatado, que é um auxílio temporário concedido ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de traba-lho forçado ou da condição análoga à de escravo.

Próximas ColunasAs próximas colunas analisarão, de forma in-

dividual, cada um dos benefícios acima elenca-dos e esclarecerão quais os cidadãos têm direito à cada modalidade do Seguro-Desemprego, os valores que devem ser pagos, a documentação necessária à obtenção dos benefícios, etc.

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

DA

NIE

L O

LIV

EIR

A -

SEC

OM

/PM

SJ

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

Com a importação da cultura grega, a literatura helênica tornou-se o principal instrumento de educação. Surgiram as escolas de gramática, mais tarde suplementadas pelas retó-rica e filosofia. Estas ofereciam meios de cultura mais elevados a quem não podia estudar em Atenas e Alexandria.

No império, as escolas de retórica foram organiza-das pelo sistema estatal.

A concepção da cultura retórica é mostrada por Quintiliano, no ano 95 da era cristã, em sua Institutio oratória (Instituição oratória), o mais sistemático tratado de edu-cação do mundo antigo. Para ele, o orador deveria ser a síntese do homem culto, sábio e honrado.

Com o advento da autocracia, que logo descambou para a tirania do império, a retórica deixou de representar uma preparação para a vida. As condições da sociedade não admitiam mais tal tipo de educação.

Os costumes se corrompe-ram e renasceu o paganismo. Nessas circunstâncias históricas surgiu o cristianismo, que trou-xe um renovado sopro de vida.

A atitude geral dos cristãos para com a educação tradicional

evidenciou-se no protesto contra o edito de Juliano que os proibiu de ensinar nas escolas públicas.

Estabeleceu-se um conflito: enquanto a educação pagã consistia numa ética individualista e orgulhosa, a cristã exaltava a humildade como uma das mais elevadas virtudes e considerava o orgulho um pecado mortal. Para o cristianismo o estado supremo era o êxtase amoroso da contemplação mística de Deus.

A vida monástica passou a ser vista como ideal cristão. Tais concep-ções, seguidas por várias gerações, reduziram o valor da cultura clássi-ca, que já na época de São Gregório o Grande, entre 590 e 604, estava superada como meio de educação.

Já o currículo medieval compre-endia, no aspecto secular, as sete artes liberais – o trivium (gramática, dialética e retórica) e o quadrivium (geometria, aritmética, música e astro-nomia) e a filosofia; e no dogmático, as doutrinas da igreja e das escrituras.

A teologia ainda não fora organi-zada num sistema filosófico, e essa foi a grande obra da Idade Média.

As artes liberais representavam um legado da velha educação romana, e seu escopo era mais amplo do que

sugerem seus nomes na modernidade.A gramática incluía o estudo do

conteúdo e da forma literárias; a dialética restringia-se à lógica formal; a retórica compreendia o estudo das leis e dos métodos de compo-sição literária em prosa e verso.

A geometria correspondia ao que se compreende modernamente por geografia, história natural e botânica.

A aritmética consistia ape-nas em cálculos práticos exi-gidos pela vida cotidiana.

A música não passava de um conjunto de regras relativas a can-ções sacras, teoria do som e conexões entre a harmonia e os números. No campo da filosofia, os livros mais divulgados foram o De consolatione philosophiae (Sobre a consolação da filosofia) e as Categoriae e De interpretatione, de Aristóteles.

No século XI, após várias guerras e invasões, a Europa teve estabili-dade política e social. Surgiu nova tradução da Metafísica, de Aristó-teles, e no século XIII, versões de suas principais obras, diretamente do grego. A filosofia peripatéti-ca pôs-se a serviço da teologia e propiciou o renascimento esco-lástico no setor educacional.

www.jor nalinfor me.com.br

Page 3: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 COTIDIANO

Entre as opções em Florianópolis está o pacote completo do Hotel Mercure Florianópolis Convention

DATA

Surpreenda no Dia dos Namorados

Restaurantes, floricul-turas, locais de lazer e entretenimento ficam

lotados no dia 12 de junho em todo o Brasil e, claro, na capital catarinense não será diferente. Para oferecer uma opção de alto nível, o Mercu-re Florianópolis Convention prepara um ambiente deco-rado especialmente para os casais apaixonados, sem filas de espera, bem localizado, com estacionamento e aten-dimento de excelência para o dia 12 de junho.

O hotel oferece uma diária para os namorados em apar-tamento de categoria superior, decorado com flores e com café da manhã no quarto até o meio-dia. Para completar os mimos, o casal ganha uma garrafa de espumante, taças de morango e chocolate e uma li-nha completa de amenities es-

peciais Mercure. A saída tam-bém tem horário especial: os casais podem ficar até às 16h. O pacote custa 450 reais.

A ideia da ação é oferecer aos casais um espaço acon-chegante, sem filas e com a possibilidade de um jantar es-pecial no Bella Luna, restau-rante anexo ao hotel e aberto ao público em geral. O obje-tivo é também atrair o públi-co local para que conheça o hotel e a qualidade dos seus serviços. “Nossas estatísticas internas mostram que quem vem uma vez, volta sempre e recomenda para outras pes-soas”, diz Laryssa Teles, geren-te geral do Mercure Florianó-polis Convention.

Público externo - Pen-sando também no público de fora e em como ele movi-menta a economia local, os Hotéis Mercure Florianópo-

lis fecharam uma parceria de concurso com a rádio Lu-men FM de Curitiba. Quem vencer, ganha duas diárias e um jantar com sobremesa e espumante no restauran-te Bella Luna. Moradores de qualquer cidade podem se inscrever no site da Lumen e responder: Qual música representa a sua história de amor e por quê? As duas res-postas mais criativas garan-tem o presente. Mais infor-mações em lumenfm.com.br.

SERVIÇO

O quê: Promoção de dia dos namorados no Mercure Flo-rianópolis Convention;Data: 12 e 13 de junho de 2016;Local: Mercure Florianópo-lis Convention - Rod. Admar Gonzaga, 600, Itacorubi – Fpolis. Tel:(48) 3231-1700

DIVULGAÇÃO

Centros de saúde da Capital oferecem grupos de yoga

Frio obriga Prefeitura a ampliar ação protetiva

Centros de saúde de Floria-nópolis, entre eles o do Monte Cristo e o da Lagoa da Concei-ção, oferecem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) grupos de yoga. A técnica mi-lenar é apresentada sob a pers-pectiva do autocuidado e auto-nomia, promovendo a melhora sistêmica e integrada da quali-dade de vida dos pacientes. A ação nas unidades é parte das Práticas Integrativas e Com-plementares de Saúde (PICS), desenvolvidas pela equipe de Atenção Primária da Capital.

No começo do ano pas-sado, o Ministério da Saúde escolheu Florianópolis como um dos municípios que ser-viram de modelo para o curso a distância preparando sobre Práticas Integrativas e Com-plementares de Saúde. Elas contemplam sistemas médi-cos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens para estimular os mecanis-mos naturais de prevenção e recuperação da saúde, por meio de técnicas eficazes e seguras. Entre elas, técnicas de acupuntura, auriculotera-pia, massagem e fitoterapia.

Entre os trabalhos desen-volvidos pelos centros de saúde de Florianópolis, estão treina-mento dos profissionais nestas técnicas, oficinas de plantas medicinais e cultivo de hortas

medicinais nas unidades.A inclusão das PICs como

uma ferramenta terapêutica complementar é essencial-mente importante em alguns casos, já bastante evidencia-dos cientificamente, tais como o uso da acupuntura para do-res crônicas e distúrbios emo-cionais (depressão, ansiedade,

estresse, insônia de origem nervosa), homeopatia para alergias e fitoterapia para dis-funções gastrointestinais.

No Monte Cristo, os gru-pos de yoga se encontram às quartas-feiras, às 10h. Procu-re a unidade de referência do seu bairro e informe-se sobre as PICS disponíveis na região.

Grupo de yoga do Monte Cristo ocorre às quartas-feiras

Assistência Social aumenta a distribuição de cobertores

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Florianópolis intensificou os trabalhos em prol dos mo-radores de rua por causa da onda de frio que atinge o Es-tado neste início de junho. A Secretaria Municipal de As-sistência Social vai aumentar a distribuição de cobertores às 421 pessoas em situação de rua em Florianópolis.

Uma reunião de avaliação foi realizada na manhã desta terça-feira (7), no gabinete do prefeito, e projetou ações es-peciais para os próximos dias. Hoje, os moradores já são aten-didos nos locais destinados a este acolhimento: 144 estão em casas de acolhimento, 46 no Al-bergue Municipal, 66 nas Casas de Apoio e 32 em unidades co-financiadas pela Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social.

O atendimento no Centro POP prossegue normal, para

que os moradores de rua pos-sam ter acesso às refeições, ba-nho e higiene pessoal no espaço. A Prefeitura dispõe de 120 leitos aos moradores de rua, quantida-de que foi ampliada a partir de 2013. Antes eram 30 vagas.

"O nosso desafio é conven-cer essas pessoas a aderirem aos serviços da Prefeitura. Temos 120 vagas nos espa-ços públicos, o que já atende a grande parte da deman-da. Estamos de prontidão para atendê-los" disse Katia Abraham, diretora de Prote-ção Social Especial.

De acordo ainda com a diretora, quem quiser ajudar pode doar calçados e meias, a partir do tamanho 39, e tam-bém cobertores, que devem ser entregues na sede da As-sistência Social, em frente ao IEE, na avenida Mauro Ra-mos, no setor de Benefícios.

Page 4: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

Cesar joga a toalha

Merisio venceu Colombo

A Grande Família Mente até na hora da verdade

Ausentes

Plano diretor

Lela quer discutir transporte coletivo

Gestões

Pré-candidatoFoi divulgada ontem (8)

a desistência do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) de concorrer a mais um man-dato. O fez através de um vídeo que será disseminado nas redes sociais, explican-do seus motivos e em uma coletiva de imprensa.

Nem a mais recente pesquisa divulgada pela Ric Record que o coloca com números realmente bons,

até melhores do que as ruas mostram, pouco atrás do franco favorito Gean Loureiro (PMDB) e à frente da ex-pre-feita Ângela Amin (PP) evita-ram o precoce anúncio. Para muitos, tal pesquisa serviu mais como um consolo, uma saída honrosa do prefeito, que vamos e venhamos, pou-co governou. Sempre preocu-pado com assuntos paralelos.

Carta fora do baralho, a

pergunta que não quer calar é: para onde migra o eleitorado de Cesinha? Aposta de grande parte dos metidos em política é que vá para Ângela Amin. Especialmente pela ligação en-tre PSD (sempre bom lembrar, ex-PFL) e PP. Mas, há também quem acredite que parte ficará com Gean, ainda apostando na renovação e na política com novos líderes. Mas isso, só as urnas dirão dia 2 de outubro.

Com a confirmação do anúncio da desistência de Cesinha, fica nítido que o pre-sidente da Assembleia Legis-lativa, Gelson Merisio (PSD) ganhou a queda de braço con-tra o seu correligionário, o go-vernador Raimundo Colom-bo. Merisio tem articulado há meses a deterioração do go-verno Cesar Souza em nome

de um apoio do seu partido à ex-prefeita Ângela Amin.

O foco é 2018, tentando trazer a família Amin para sua base numa eventual candi-datura ao governo do Estado, oferecendo uma das vagas ao senado a Esperidião e a outra, óbvio, a Colombo. A articula-ção ainda prevê o PSDB de vice de Ângela agora e igualmente

oferecendo a vice em 18. É muita manobra, resta sa-

ber se tudo vai fechar. Por en-quanto, o primeiro passo foi dado. Colombo até tentou na última semana dar um “up-grade”, em Cesinha, dizendo que apoiaria sua reeleição. Mas, em política, quem chega cedo toma água limpa. A de Colombo já estava suja.

Até na hora de o prefeito Cesar Souza (PSD) ser humilde e falar a verdade não consegue. Nas suas entrevistas e vídeo inventou um monte de des-culpa para correr da raia e não disputar mais um mandato. Colocou a culpa no Governo do PT (Dilma Rousseff) ao qual se aliou em troca da promessa de dinheiro que não veio, falou da incompatibilidade de agendas de candidato e prefeito, da crise enfim, de tudo. Mas, faltou-lhe falar a verdade. Não foi candi-dato porque fez um péssimo governo, poderia até enumerar os pontos que o levaram a isso; porque está muito mal nas pesquisas de intenção de votos (reflexo do péssimo governo) e principalmente porque parte do seu partido o PSD (liderando pelo presidente Gelson Merisio) puxou-lhe o tapete. Seria mais honesto e apesar de derrotado, sairia com a cabeça erguida. As desculpas esfarrapadas que inventou só ajudam a afun-dar mais sua figura pública.

Caso Ângela Amin (PP) vença e se torne prefeita de Florianópolis, os Amins tam-bém poderão pedir música no Fantástico. A regra é clara ‘Arnaldo’: com três políti-cos de uma mesma família exercendo função públi-ca eletiva em um mesmo Estado, esta família poderá pedir música no domingo à noite. Qual seria a música? Na opinião deste colunista, seria a Grande Família, tema do seriado da TV Globo na voz de Dudu Nobre.

Esta família é muito unidaE também muito ouriçadaBrigam por qualquer razãoMas acabam pe-dindo perdão...

Pirraça pai!Pirraça mãe!Pirraça filha (o)!Eu também sou da famíliaEu também quero pirraçar...

Catuca pai!Catuca mãe!Catuca filha (o)!Eu também sou da famíliaTambém quero catucarCatuca pai, mãe, filha (o)Eu também sou da famíliaTambém quero catucar...

Algumas ausências foram sentidas no evento do pré--candidato a prefeito Gean Loureiro (PMDB) final de semana passada. Entre elas, o presidente estadual do PMDB, Mauro Mariani e o ex-prefeito Edison Andrino.

Será realizada, à noite do dia 15 de junho, a audiência pública para discussão do novo Plano Diretor Partici-pativo, envolvendo a popu-lação interessada da região do Continente. O encontro acontece na Escola Aderbal Ramos da Silva, no Estreito.

Evento realizado final de semana consolidou a pré-candi-datura a prefeito de Florianópolis de Murilo Flores, que recém deixou a Secretaria de Estado de Planejamento. Ele é a aposta do presidente do PSB, Paulinho Bornhausen neste pleito.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aderiu à Rede Nacional de Indicadores Públicos (Indi-con), idealizada pelo Tri-bunal de Contas do Estado de São Paulo. A Rede tem a finalidade de compartilhar instrumentos de medição de desempenho da gestão públi-ca, boas práticas e conheci-mento para fortalecer a ação de fiscalização exercida pelos órgãos de controle externo.

A proposta é criar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), composto por dados governamentais, informações levantadas junto aos municípios e por sistemas de auditorias. O índice irá avaliar sete di-mensões do orçamento público — educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

O vereador do PDT, Vanderlei Farias, o Lela, apresentou na Câmara Municipal de Florianópolis requerimento soli-citando a realização de uma audiência pública para discutir o transporte coletivo da Capital. Ele baseia seu pedido na determinação do Tribunal de Contas do Estado que recen-temente solicitou à prefeitura um plano para melhorar a problemática da mobilidade urbana. “Esta propositura tem o intuito de buscar maiores informações sobre a determinação do TCE. Florianópolis precisa entender melhor este fato, para isso se faz necessário ouvir todas as partes”, justificou o vere-ador, salientando que a ideia é convidar para esta audiência órgãos como o TCE, PMF, Cotisa, Consórcio Fenix e outros interessados. O requerimento está tramitando na Casa.

Page 5: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016

Adeliana na Escolinha do Prof. Raimundo

Os vereadores ‘deputados’ do PT

Dário na pré-campanha

Coincidência?

Vende-se partido por R$ 200 mil

SJPrev bem cuidado

Conversa vai, conversa vem...

Quando estudou na Escolinha do Professor Raimundo (Colombo) a prefeita de São José Adelia-na Dal Pont (PSD) faltou na aula quando o mestre disse “nunca vi briga política cons-truir ponte ou hospital...”.

Desmerecendo este ensi-namento, a mandatária dis-pensa recursos quando estes possam vir pelas mãos de ad-versários políticos. Não sabe ela que para o eleitor, recur-so público não tem dono e o benefício social e interesse da comunidade está acima de qualquer birra política.

Pois bem, vamos aos fatos. O deputado estadual, Mário Marcondes (PSDB), na condição de único re-presentante do município na Assembleia Legislativa colocou-se à disposição para encaminhar recursos através de seu gabinete diretamente do Fundo Social do Governo do Estado.

A sugestão feita no início deste semestre foi o repas-se de R$ 860 mil. Parte dos recursos seria destinada para implantação de lousas em todas as escolas do municí-pio. O benefício eliminaria o uso do giz, contribuindo

para a saúde de professores e até alunos. Outra parte deve-ria ser aplicada no aparelha-mento da Guarda Municipal e o valor de R$ 160 mil seria utilizado para a aquisição de uma ambulância.

A prefeitura apresentou a documentação apenas para a aquisição da ambulância. Para os demais pleitos os documentos não chegam ao gabinete do deputado. “Encontram-se ainda pen-dentes por falta de apresen-tação de documentos verbas destinadas por este deputa-

do à Educação e Segurança Pública de São José”, diz ofi-cio encaminhado pelo chefe de Gabinete, André Achutti à prefeitura em 2 de maio.

Por má vontade da prefeita Adeliana recursos consideráveis deixarão de entrar nos cofres munici-pais. Nem contrapartidas a prefeitura teria que oferecer para tê-los. Continuando as-sim, a prefeita vai nada bem na Escolinha do professor Raimundo (Colombo). E o que acontece com quem não aprende? Não passa de ano.

Alguém, qualquer pessoa mais esclarecida ou minima-mente coerente, precisa dar uma orientada na dupla de vereadores do PT de São José: Francisco Bento Costa Silvy e Antônio Luiz Battisti. Toda sessão da Câmara eles utili-zam a tribuna para repercutir os acontecimentos políti-cos em Brasília. Malham o PMDB, dão a entender que os ex-presidentes, Lula e Dilma

Rousseff são santos e que só o PT fez coisas boas para os brasileiros. Chega a ser chato a forma como se manifestam cegos pela ideologia petista.

Nada contra a manifestação política, é a Casa o local para tal, afinal é ela formada por agentes políticos. Porém, os vereadores precisam entender que eles não são deputados federais nem aquela tribuna é a do Congresso Nacional. Pre-

cisam voltar à realidade, sin-tonizar com as necessidades e prioridades de quem mora aqui. O que o PT fez ou deixou de fazer pode ser comentan-do, claro que sim, mas não toda santa sessão ordinária da Câmara. Estão utilizando os re-cursos públicos, o espaço pú-blico e a boa vontade de quem assiste as sessões para enalte-cer o seu PT e passar à margem do interesse dos josefenses.

Presidente do PMDB de São José, Michel Schlemper (PMDB) esteve em Brasília neste início de semana. Teve um longo papo com o sena-dor Dário Berger (PMDB) no sentido de deflagrar o calendário pré-campanha que vai cruzar com a agenda do senador. Dário faz questão de estar presente da maior quantidade de eventos possí-veis. Semanalmente o grupo político do PMDB vem se reunindo e quinzenalmente o encontro é com os pré-candi-datos da sigla. Agora, emba-lados pelo ex-prefeito Dário, as reuniões se intensificarão nos bairros de São José.

Dizem que em política não existe coincidência, então, en-tendam como quiserem. Na mesma semana que o presidente do PMDB de São José, Michel Schlemper foi à Brasília conver-sar com o senador Dário Berger (PMDB), quem deu as caras na Capital Federal foi o pré-candidato a prefeito pelo Demo-cratas, Amauri dos Projetos, um recém desligado do PMDB. Foi acompanhado do seu mais novo guru político, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos (DEM). Agora se a agenda PMDB-DEM se cruzou não se sabe. O que posso deduzir é que a pressão para Amauri ser vice do can-didato a prefeito peemedebista é forte, dado seu lanço com o partido do Senador. Mas, também pode ser tudo coincidência.

Se o amigo leitor fica atônito com a violência das negociações financeiras em Brasília, saibas que em São José a podridão dos par-tidos políticos não perde em nada. Um miserável

partido político com, acre-ditem, 121 filiados pediu a bagatela de R$ 200 mil para dar seu ‘apoio’ a um pré-candidato a prefeito. Mais de R$ 1.600,00 por filiado. Bom negócio.com.

Chama a atenção positivamente a forma como a atual administração está tratando a previdência privada dos ser-vidores municipais. De acordo com dados extraoficiais de dentro do governo, o patrimônio líquido do Fundo da SJPrev mais que dobrou em três anos e cinco meses, passando de R$ 72 milhões em dezembro de 2012, para R$ 182 milhões em abril de 2016. Atualmente, todos os repasses para a Pre-vidência estão em dia. Além disso, a atual administração recuperou R$ 25,3 milhões referentes à aplicação realizada no Fundo de Investimento Diferencial, entre os anos de 2009 e 2011. Na época, foram investidos R$ 31 milhões no fun-do, que acabou sofrendo interdição do Banco Central. En-quanto isso, Florianópolis por exemplo, vende imóveis para entupir o rombo do Fundo da Previdência, uma realidade negativa vivida na maioria dos municípios do Estado e País.

Os jovens Rafael Melo (Psol) e Fernando Anselmo (PDT), este último pré-can-didato a prefeito de São José, conversaram esta semana sobre possíveis acordos com

vistas à eleição que se apro-xima. Anselmo tem mantido uma agenda intensa de con-tatos políticos buscando for-mar o mais amplo possível le-que de partidos em sua base.

Page 6: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

Medalha Infância Protegida - Frei Antônio foi entregue pela Câmara Municipal de São José

SOLENIDADE

Câmara de São José entrega medalha

Nove personalidades fo-ram homenageadas pela Câmara Municipal

de São José com a Medalha In-fância Protegida - Frei Antônio. A Sessão Solene ocorreu na noite do dia 2 de junho, reunin-do autoridades e comunidade josefense no Plenário Eugênio Manoel da Cunha.

O objetivo do ato foi reco-nhecer profissionais e iniciati-vas que atuam na erradicação do trabalho infantil, no comba-te à violência e na promoção da cidadania por meio da educa-

ção, cultura, esporte e lazer.O vereador Clonny Capis-

trano, representando a Câmara, parafraseou o presidente Orvi-no Coelho de Ávila ao mencio-nar que receber é um prêmio é gratificante, mas entregá-la é uma honra. Já a triatleta Taynara Bonett agradeceu à condecora-ção em nome dos demais ho-menageados da noite.

MEDALHA INFÂNCIA PROTEGIDA - FREI ANTÔNIOFrei Antônio Humber

Frinken era um sacerdote fran-

ciscano que por cerca de 40 anos prestou serviços sociais à comunidade josefense. Suas maiores preocupações eram a inserção social, a educação e o acolhimento das crianças.

Em 2011, a Câmara Mu-nicipal de São José criou a medalha por proposição do vereador Moacir da Silva. Ele presidiu a Sessão Solene da quinta-feira e valorizou o trabalho dos homenegados como forma de zelar pela saú-de, educação e bem-estar das crianças do município.

HOMENAGEADOS

• Juliana da Silva Lefer de Je-sus - homenageada do verea-dor Orvino Coelho de Ávila• Rosa Cristina Costa - homenage-ada do vereador Adriano de Brito• José Heleno de Arruda - homena-geado do vereador Francisco Silvy• Cristina Diem Reis - homenagea-

da do vereador Clonny Capistrano• Euzebina Ana Silveira Por-to - homenageada da vereadora Meri Terezinha de Melo Hang• Osmarino Canossi dos San-tos - homenageado do vere-ador Michel Schlemper• Taynara Bonett - ho-

menageada do verea-dor Moacir da Silva• Verenice Mendes Valé-rio - homenageada da ve-readora Sandra Martins• Jaqueline Hulse de Souza - homenageada do vereador Wallace Avanir de Souza

Todos os vereadores com homenageados

DIVULGAÇÃO

Parcerias para melhorar a educação O deputado estadual Má-

rio Marcondes (PSDB) visitou a Fundação Catarinense de Edu-cação Especial, onde foi recebi-do pela presidente da instituição, Rose Bartucheski, e sua equipe. “A visita foi para uma troca de ideias", destacou Mário Mar-condes. A FCEE atende desde 1968 pessoas com deficiência visual, auditiva, mental, motora e múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e altas ha-bilidades/superdotação. “Temos consciência que são muitos os desafios, mas com a competên-cia da equipe da fundação e com o apoio da sociedade vamos su-perá-los” afirma deputado.

DIVULGAÇÃO

Proerd Avós forma 15 idosos O Proerd Avós formou 15

idosos do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) de São José na tarde da última quinta-feira (2). Pela primei-ra vez, o curso foi ministrado para pessoas da terceira ida-de com o objetivo de orientá--los em relação à prevenção do uso e abuso de drogas.

Criado em março de 1998, o Proerd (Programa Educa-cional de Resistência às Dro-gas e à Violência) já formou mais de 58 mil crianças e 600 pais em Santa Catariana. Para comemorar a maioridade do Programa, a Polícia Militar ampliou e adaptou o currículo para pessoas da terceira idade.

Representando a prefeita Adeliana Dal Pont, a secre-tária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, afir-mou ser uma honra rece-ber no município o Proerd, que busca prevenir o uso de drogas. “Quero parabenizar de forma muito especial os formandos, que são os pri-meiros idosos a receberem as orientações da Polícia Mi-litar. Espero que vocês levem para seus filhos, netos e bis-netos”, pontuou a secretária.

Os 15 idosos foram orien-tados sobre a prevenção de combate às drogas dentro de casa por cinco semanas. O Curso foi ministrado por três instrutores do 7º Batalhão da Polícia Militar de Santa Cata-rina durante cinco encontros de aproximadamente 1 hora e meia, no CATI.

Segundo um dos instruto-res, cabo Canossi, os idosos re-

ceberam orientações sobre as drogas lícitas e ilícitas com os sinais e efeitos de cada droga. “A informação é sempre bem--vinda e faz com que as pesso-as da terceira idade fiquem por dentro do caos que existe atu-almente na sociedade devido às drogas”, explicou Canossi.

A moradora do bairro Flor de Nápolis, Maria Nilda, de 64 anos, afirmou que o curso foi ótimo e que aprendeu mui-tas coisas novas. “Uma das orientações do curso, que eu não sabia que era possível, é que podemos procurar um órgão responsável para denunciar o uso de drogas”, contou a dona Maria.

O comandante do 7º Bata-lhão da Polícia Militar, tenen-te-coronel Fernando André da Silva, destacou que o Proerd completou 18 anos em março e que este ano estão inaugu-rando uma nova modalidade para avós. “É um orgulho para nós entregar esses certificados para os avós que participaram deste curso pioneiro do Esta-do”, salientou o comandante Fernando André.

Para a coordenadora do CATI, Vanessa da Silva Macha-do, o curso do Proerd ajudará os idosos a orientarem seus filhos e netos sobre a preven-ção contra as drogas. “Hoje em dia, muitos avós criam os netos e têm muito mais conví-vio com eles, por isso o projeto visa instruí-los e capacitá-los para que eles possam identi-ficar possíveis problemas com drogas dentro de casa”, assina-lou a coordenadora.

A primeira formatura da terceira idade ocorreu na tarde da última quinta-feira (2)

Page 7: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 ESPORTE

O São José Skate Contest ocorreu no último sábado (4) na nova pista de esportes radicais

SÃO JOSÉ

Campeonato de skate reúne milhares de pessoas na Beira-Mar

O São José Skate Contest reuniu milhares de pes-soas na Beira-Mar de

São José no último sábado (4) durante a estreia da pista de esportes radicais, que foi total-mente revitalizada e recebeu um investimento de R$ 300 mil da Prefeitura de São José.

O espaço tem um conceito diferenciado por ser uma pis-ta adequada para a prática de três esportes diferentes: skate, bike e patins. O projeto seguiu o conceito do skate moderno, mas conta com obstáculos mais extensos para os atletas que preferem os patins, res-peitando o voo das bikes.

Por volta das 11h, antes mesmo de iniciar a competi-ção, vários skatistas já mos-travam manobras radicais na nova pista, enquanto o públi-co pode conhecer as delícias gastronômicas dos Food Tru-cks, que foram montados no local do evento.

Segundo o diretor da Ação de Cultura, Lorant Silva, o campeonato de skate ama-dor buscou aproximar a cul-tura urbana da população de São José. “A nossa intenção foi mostrar para as pessoas a cultura e a arte do skate jun-to com esporte, lazer e Food Trucks para toda a família”, explicou Lorant Silva.

A competição contou com a participação de 60 skatistas, que foram divididos em qua-tro categorias: Mirim; femi-nino; iniciante e amador. As inscrições foram dois litros de leite, que serão doados para uma instituição, e os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu, medalha e prêmios.

Para o skatista Samuel Henrique Santos de Oliveira, o evento foi uma forma de valorizar o trabalho da Prefei-tura de São José, que investiu em um espaço para melhorar as condições para os atletas. “Depois da reforma da Beira, nós sentimos a necessidade de organizar um campeonato para valorizar a nova pista de esportes radicais. Agradeço a administração municipal pela iniciativa e pelo apoio para a realização do campeonato”, destacou o skatista.

Grande parte da antiga pista de skate foi demolida para dar espaço aos novos

obstáculos, que foram cons-truídos junto com o concreto, cujo material é composto por fibras que garantem maior durabilidade. Além disso, a pista recebeu um polimento na camada final para deixar o concreto mais liso e em me-lhores condições para a práti-ca dos esportes.

Durante o campeonato, o público pode assistir a apre-sentações de artes urbanas, grafite em tela, shows musicais e dança. No local, foi montada uma estrutura para crianças com cama elástica e parqui-nho com brinquedos, além de exposição de diversas marcas e doação de mudas de plantas.

De acordo com a organi-zação do campeonato, cerca de 400 pessoas passaram por hora no evento, totalizando aproximadamente 2 mil. Logo após a premiação, a Banda Beco da Lua fez um show com a participação especial de Isa-dora Porto. Em seguida, Maka-lister e Pablo encerraram o São José Skate Contest com o me-lhor do Rap Underground. Investimento no espaço foi de R$ 300 mil

Os vencedores do primeiro campeonato realizado no local

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

CONFIRA OS VENCEDORES DO 1º SÃO JOSÉ SKATE

MIRIM1º LUGAR: Henrico Silva2º LUGAR: Raul Bruno3º lugar: WILLIAN FRANÇA

INICIANTE1º LUGAR: Gabriel Tapia2º LUGAR: Marcio Perninha3º LUGAR: Vitor Cesar

FEMININO1º LUGAR: Ana Kovalik2º LUGAR: Beatriz Farias3º LUGAR: Isadora Pacheco

AMADOR1º LUGAR: Luis Neto2º LUGAR: Mariano3º LUGAR: Ruderson Gonçalves

Page 8: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

Apesar de previsto na lei municipal 5.426 o horário de atendimento das 10 às 16 horas só é respeitado pelo banco Itaú, afirma o Procon do município

ATENDIMENTO

Bancos de São José não acatam horário das 10 às 16 horas

Diretor do Procon de São José, José Humberto de Souza Junior

Vereador Wallace de Souza, autor da lei do horário dos bancos

Apenas um banco atendeu Mesmo com a legislação munici-

pal estabelecendo punição para as agências bancárias que não se ade-quassem a nova norma, talvez a falta de uma fiscalização mais severa, fez com que apenas o Banco Itaú se ade-quasse a nova regra de atendimento.

O diretor do Procon de São José, José Humberto de Souza Junior, ex-plica que assim que foi notificado da nova lei, encaminhou comunicado a todos os bancos que atendem no mu-nicípio. Estes, por sua vez, acionaram os Departamentos Jurídicos nacio-nais. Segundo Humberto, os bancá-rios protegem-se pela legislação fede-ral para não atender a determinação do município.

Um dos argumentos utilizados pe-los bancos é baseado no artigo 4, arti-go 25 e 45 da Lei federal 4.595/64 sú-mula 19 do STJ. Entre outras leis, esta também ajuda a vedar às Câmaras Municipais legislar sobre horários de agências bancárias. “É entendimen-to deles que apenas o Banco Central tem competência para fixar horários de atendimento nos bancos. Estamos aguardando o posicionamento defini-tivos”, explica Humberto.

O diretor do Procon argumenta que está fazendo sua parte, tentando cobrar, apesar de admitir que nunca notificou ou autuou nenhuma agên-cia que desrespeitou a lei municipal. “Não é culpa nossa nem do consumi-dor se o banco não tem funcionários suficientes”, analisa. Porém, entende ele também, que pesquisa extraoficial mostrou que a preocupação maior

dos consumidores de São José é com a qualidade e agilidade do atendimento e nem tanto com o horário de funcio-namento das agências.

Em contrapartida o diretor do Pro-con pondera que em outro caso os bancos do município foram ágeis em atender lei municipal. É o caso da lei municipal 5.113/2011 que estabelece a instalação de painéis e divisórias en-tre os caixas de atendimentos. Todas as agências acataram imediatamente após a ação do Procon.

ADRIANO RIBEIRO

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

A lei municipal 5.426 que deveria favore-cer um horário maior

para atendimento nas insti-tuições bancárias de São José não está sendo acatada pela

maioria dos bancos com sede no município. De acordo com o Procon, apenas as agências

do Itaú estão abrindo até an-tes das 10 horas para atender seus clientes. Os demais ban-

cos foram comunicados da lei e seus departamentos jurídi-cos estão analisando. O pro-blema é que a lei é de agosto de 2014 e os bancos teriam apenas 60 dias para se adap-tar. Até hoje, nada.

Atualmente o funciona-mento bancário em São José é das 11 horas às 16 horas. O intuito da nova lei de autoria do vereador Wallace de Sou-za, o Tete, do PDT, era ampliar o horário de atendimento. À época da criação da lei, em 2014, o vereador justificou que Florianópolis por exem-plo, tem o horário das 10 às 16 horas e as duas cidades são muito próximas, sendo que o mesmo horário facilitaria a vida das pessoas.

O vereador justificou que um entendimento da Fenabran flexibilizou a discussão sobre horários de atendimentos ban-cários e novos posicionamen-

tos dos Tribunais Superiores concedem mais competência aos municípios para regula-mentar o horário de atendi-mento ao público, uma vez que se trata de matéria de interesse local. O vereador argumentou que jurisprudência do STF e STJ reconheceram como pos-sível lei estadual e municipal rezar sobre o tema.

De acordo com a lei, que foi sancionada pela prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) em 3 de setembro de 2014, os bancos teriam 60 dias para se adequar, ampliando em uma hora o funcionamento. Ainda segundo a lei, quem não se adaptasse incorreria a pena-lidades como multa de valor de 200 Unidade de Referência Municipal (URM), bem como o dobro em caso de reinci-dência até a suspensão do Alvará de Funcionamento do estabelecimento por 180 dias.

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 POLÍTICA

Em 32 encontros que já estão sendo realizados nas comunidades da Capital pré-candidato pretende reunir sugestões para seu plano de governo

“FAZER + FLORIPA”

Gean Loureiro começa ouvir comunidades

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Percorrer todas as comu-nidades e bairros de Flo-rianópolis com o objetivo

de oferecer espaço para que a população contribua com su-gestões e ideias para melhorar Florianópolis. Este é o objeti-vo do “Fazer + Floripa – Este é o Nosso Plano”, lançado pelo pré-candidato a prefeito Gean Loureiro (PMDB), na manhã de domingo (5), em reunião no Hotel Castelmar. “Vamos ter até o final de julho a maior co-leta de dados para formatação do Plano de Governo que Flo-ripa já teve. Isso para que dia 15 de agosto possamos apresentar no Tribunal Regional Eleitoral o melhor projeto possível”, su-geriu o pré-candidato.

Ele explicou para uma pla-teia que lotou um dos auditó-rios do hotel que a legislação eleitoral permite na pré-cam-panha que os candidatos dia-loguem com as comunidades. Com base nisso, foi elaborado um calendário prevendo 32 encontros passando por todas as comunidades, bairros e re-giões da capital de seis de ju-nho até 25 de julho.

“Estamos aqui para apresen-tar um novo projeto para gover-nar Florianópolis”, comentou Gean na reunião que teve a pre-sença de dirigentes de partidos que já sinalizaram com apoio, como o seu PMDB, o Democra-tas, o PDT, o PTB, PPN, Solida-riedade, o PPL e outros. Também compareceram mais de 100 pré--candidatos a vereador e lideran-ças como o senador Dário Ber-ger, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o ex-governador Paulo Afonso Vieira.

Gean explicou que a comu-

nidade terá o protagonismo na composição do programa, mas os técnicos de cada setor e seg-mento da cidade não serão dei-xados de lado. Assim, além dos encontros dos bairros, serão realizados debates institucio-nais coordenados pelo ex-con-selheiro do Tribunal de Contas, José Carlos Pacheco e pelo líder empresarial, Doreni Caramori. Nesse eixo de discussão mais de 70 entidades serão ouvidas. “São entidades como no setor do turismo, que hoje estão sen-do ignoradas e não conseguem ser ouvidas nesta cidade”, frisou o pré-candidato.

Ele também falou do seu sonho em ser prefeito da ca-pital. “É mais que um desejo. Quero ser prefeito para poder realizar e mudar a vida das pessoas”, falou. “Temos que ter atitude. A crise econômica não pode ser desculpa para paralisar todo um município”, completou. Gean também falou sobre a importância de fazer um projeto com os pés no chão. “O nosso governo não será feito de projetos im-possíveis de serem realizados. A população não quer mais promessas, quer propostas re-alizáveis”, finalizou.

Dário vê em Gean a continuação do seu governoO ex-prefeito de Florianó-

polis e hoje senador, Dário Elias Berger prestou seu apoio a Gean Loureiro e lembrou que este ajudou contribuir em mui-to para o seu governo quando foi prefeito da capital. “Come-çamos a trabalhar esta cidade de fora para dentro, do Sul, do Norte para o Centro. Espalha-mos obras por todos os cantos e o Gean tem essa mentalidade e vai continuar isso”, falou.

O senador ainda enalte-ceu a coragem do colega de partido ao querer ser prefeito numa época em que a polí-tica está desacreditada. “O sonho do Gean é ser prefei-to. Mesmo em momento de crise mantém esse sonho, por isso quero aplaudi-lo”, falou, lembrando que vê nele um agente público preparado e pronto, que já ocupou todos os cargos públicos possíveis.

Já o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira deixou claro que estará de corpo e alma ajudando na campanha de Gean Loureiro, que nas suas palavras “não se conforma com as injustiças sociais”. “O Gean por onde passa conse-gue cativar pelo seu espírito público, pela sua capacidade, pelo seu trabalho, pela leal-dade e sensibilidade social”, grifou o vice-governador.

“Estamos aqui para apresentar um novo projeto para governar Florianópolis”, comentou Gean

“O sonho do Gean é ser prefeito. Mesmo em momento de crise mantém esse sonho, por isso quero aplaudi-lo”, comentou Dário

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Page 10: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

(48) 3348-3205(48) 8469-4092 (48) 3091-5477

VEÍCULOS

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

F COTA ÚNICA PARCELAMENTO-COTAS

1ª 2ª 3ª1 último dia do mês de janeiro 10.01 10.02 10.032 último dia do mês de fevereiro 10.02 10.03 10.043 último dia do mês de março 10.03 10.04 10.054 último dia do mês de abril 10.04 10.05 10.065 último dia do mês de maio 10.05 10.06 10.076 último dia do mês de junho 10.06 10.07 10.087 último dia do mês de julho 10.07 10.08 10.098 último dia do mês de agosto 10.08 10.09 10.109 último dia do mês de setembro 10.09 10.10 10.110 último dia do mês de outubro 10.10 10.11 10.12

USJ divulga índice do Vestibular de Inverno 2016

17ª Feira do Mel na Capital Em sua 17ª edição, a Feira

do Mel pretende movimentar o Centro de Florianópolis. O evento iniciou ontem, 8. Quem passar pelo Largo da Alfânde-ga poderá adquirir um quilo de mel por até R$ 23,00, preço 40% menor do que a média no comércio varejista, ou até mes-mo fazer uma massagem facial com sabonete à base de mel, argila e pólen.

A Feira segue até sábado, 11, e trará expositores de to-das as regiões do estado em 22 estandes de comercializa-ção de produtos. A estimativa dos organizadores é de atrair mais de 50 mil visitantes.

O presidente da Federa-ção das Associações dos Api-cultores e Meliponicultores

de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Me-deiros, explica que a maior aposta da feira é o preço promocional para o quilo de mel. “Apesar do poten-cial apícola, o consumo de mel no Brasil é menor que em outros países. Entre a justificativas estão à falta de hábito de consumo e, princi-palmente, o valor do mel no mercado varejista”, observa.

A Feira do Mel estará aberta das 8h às 18h30 durante a se-mana e, no sábado, das 8h às 13h. O evento é uma promoção da Faasc e da Empresa de Pes-quisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epa-gri), que destinou R$ 10 mil para realização da Feira.

Prazo para pagar parcelas de veículos com placas de final 4, 5 e 6 termina nesta sexta (10)

IPVA para 3 placas vence amanhã (10)

Proprietários de veícu-los com placa final 6 que quiserem pagar o

imposto em três vezes sem juros devem efetuar o paga-mento da primeira parcela até a próxima sexta-feira, 10 de junho. As demais parce-las têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, nes-se caso julho e agosto. O pra-zo para pagamento em cota

única é dia 30 de junho. Dia 10 de junho também vencem a segunda parcela do IPVA de veículos com placa final 5 e a terceira parcela de veícu-los com placa final 4.

A Secretaria de Estado da Fazenda lembra que os ven-cimentos do IPVA dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento. O

IPVA pode ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econô-mica Federal, Sistema Ban-coob/Sicoob, HSBC e Cecred. A quitação é um dos requisi-tos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fração.

No próximo dia 12 de junho, acontecerá o Vestibular de In-verno do Centro Universitário Municipal de São José – USJ.

O Centro Universitário Municipal de São José – USJ divulga o índice de candida-to por vaga para o Vestibular

de Inverno 2016, que aconte-cerá no dia 12 de junho (Do-mingo). A realização da prova será no Colégio Maria Luiza de Melo – Melão, localizado no município de São José. Maiores Informações www.usj.edu.br.

Page 11: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016 POLÍTICA

Prefeito de Florianópolis fez o comunicado na tarde desta quarta-feira (8) e não disputa mais um mandato

SEM REELEIÇÃO

Cesar Souza joga a toalha e não disputa reeleição

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD) está fora da disputa pela

reeleição. Ele fez o anúncio nesta quarta-feira (8) através de um ví-deo que circula nas redes sociais e também deu uma entrevista ex-clusiva ao colunista Cacau Mene-zes no Jornal do Almoço da RBS TV. À tarde o prefeito reforçou o comunicado em coletiva com os demais veículos de comunicação.

Para não disputar mais um mandato, o prefeito alegou in-compatibilidade entre à ree-leição e a continuidade do seu mandato. “A reeleição é um mal

para o Brasil”, disse salientando que a situação delicada de crise no Brasil também impossibi-lita a reeleição. Na opinião do prefeito, são incompatíveis às agendas de candidato a prefeito. “Faço uma opção pela cidade. Minha opção é fazer um belo mandato”, salientou.

Cesar Souza reforçou que pretende se dedicar a ações pro-fundas de gestão como no sane-amento da Comcap e do resgate do Fundo de Previdência. “São medidas importantes que pre-cisam ser tomadas”, falou.

Apesar da desculpa encon-

trada pelo prefeito, nos basti-dores da política local é dada como certa que o seu partido o PSD, liderado pelo presidente Gelson Merisio, trabalhou para que Cesar não fosse à reeleição. Um péssimo mandato adminis-trativo pesou para sua avaliação eleitoral cair nas pesquisas de opinião. A estratégia de Merisio é apoiar Ângela Amin (PP), ob-servando o apoio do PP ao seu projeto pessoal de ser governa-dor em 2018. Todas as pesqui-sas apontam o deputado esta-dual, Gean Loureiro (PMDB) liderança com larga vantagem. Prefeito Cesar Souza está fora da disputa por mais um mandato

A alteração de duas para três faixas de circulação ao longo de toda a Avenida Beira-Mar reduzirá os congestionamentos

DIVULGAÇÃO

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Beira-Mar de São José passa a operar com três faixas contínuas A Avenida Beira-Mar de

São José passará a operar com três faixas contínuas a partir de sábado (11). As equipes das secretarias de Infraestru-tura e Segurança já estão tra-balhando nas alterações de infraestrutura e sinalização desde a última terça-feira (7).

Dois pontos da Avenida Beira-Mar passarão por inter-venções, o primeiro deles é na intercessão com a Rua José da Costa Vaz, entre o Bistek e o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), e o segundo será na intercessão com a Rua 5 de Novembro, próximo à Cassol.

Na Rua José da Costa Vaz foi instalado um semáforo no dia 29 de maio, que começará a funcionar também a partir de sábado (11). Entre as obras de melhorias, está a remo-ção das marcas de canaliza-ção e tachões na intercessão da Beira-Mar com a via para propiciar a circulação dos veículos nas três faixas. Atu-almente, uma das pistas per-mite somente fazer conversão à esquerda. Após a alteração será possível também seguir em frente.

Já a Rua 5 de Novembro, que atualmente é mão única, sentido Avenida Presidente Kennedy para Beira-Mar, pas-sará a ter sentido duplo com circulação de mão inglesa. As

equipes da Infraestrutura es-tão trabalhando na abertura de um acesso da Beira-Mar para a Rua 5 de Novembro. Paralelo à obra, a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito fará modificações e melhorias na sinalização para

orientar e possibilitar a circu-lação viária no entorno.

Segundo o engenheiro civil do Departamento Mu-nicipal de Trânsito, Gilberto Bianchini, a alteração de duas para três faixas de circulação ao longo de toda a Avenida

Beira-Mar reduzirá os conges-tionamentos. “A mudança na Rua 5 de Novembro para mão inglesa também facilitará o acesso dos motoristas para a Avenida Presidente Kennedy e, consequentemente, o vo-lume de carros na rua ao lado

da Millium será menor”, expli-ca Gilberto Bianchini.

Com o intuito de melhorar o fluxo de veículos na Ave-nida Beira-Mar, a previsão é que obras de infraestrutura e sinalização sejam concluídas dentro de uma semana.

Page 12: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA ,9 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

ESPECIALIZADA EM CONDOMÍNIOS

(48) 9106 8446 (48) 9606 4508

[email protected]

TUDO20%

D E D E S C O N T O

COM ATÉ

A METAL SUL FUNDICAO DE METAIS É ESPECIALIZADA EM PEÇAS PARA MONTAGEM DE BIJUTERIAS, CHAVEIROS PERSONALIZADOS, ANEIS, ETIQUETAS METÁLICAS PARA CONFECÇÕES, FIVELAS PARA CINTOS, BROCHES E PEÇAS EM GERAL. TODOS COM BANHOS DE ALTA QUALIDADE E GARANTIA ,TENDO EM SUA EMPRESA IMPRESSORA COM USINAGEM EM 3D FACILITANDO E AGILIZANDO A CRIAÇÃO DE MODELOS EXCLUSIVOS

RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ

(48) 3357-1904

Mário Marcondes realiza encontros

O deputado estadual Mário Marcondes e o PSDB estão convidando a comunidade de São José para participar do encontro “São José Precisa Ouvir Você”.

O primeiro evento, de uma série de cinco encontros, está marcado para esta quinta-feira (9) às 20h no Salão da Igreja de São José Operário,

na Rua Padre Raulino Raitz, no Bairro Areias.

As reuniões têm por objetivo ouvir e debater junto com os represen-tantes das comunidades os problemas que a cidade de São José vem enfrentando e também dar a oportunidade de cada cidadão Josefense expor as necessida-des da sua região.

Figura maior do PDT vai proferir uma palestra na Reitoria da UFSC na sexta-feira (10) e abre encontro da ala jovem do partido no sábado (11), no Castelmar

DIRIGENTE

Ciro Gomes visita Florianópolis

O principal dirigente do PDT Na-cional, ex-ministro Ciro Gomes estará neste final de semana em

Florianópolis. Ele cumpre agenda em dois eventos distintos e ainda fará con-tatos políticos com lideranças do PDT da região Metropolitana.

Na sexta-feira (10) às 19 horas ele fará uma palestra na Reitoria da Universida-de Federal de Santa Catarina (Ufsc). Já no sábado (11), participará a partir das 9 horas de um evento no Hotel Castelmar. Fará a palestra de abertura do Retiro So-cialista, promovido pela Juventude So-cialista do PDT de Santa Catarina.

Lideranças do PDT de Florianópolis como Luiz Viegas e o ex-ministro Mano-el Dias deverão acompanhar a agenda. Dirigentes do PDT da região também se farão presentes como o pré-candidato a prefeito de São José, Fernando Anselmo e o coordenador regional do PDT, verea-dor, Wallace de Souza, o Tete. Ex-ministro, Ciro Gomes

DIVULGAÇÃO

Page 13: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|13.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DE JUNHO DE 2016

CERVEJA EISENBAHN

LN 355ML

AMENDOIM CRU BRANCO KANTY 400GR

MILHO DE PIPOCA

KANTY 400GR

PAPEL HIGIENICO PALOMA LEVE MAIS PAGUE

MENOS 60MTS C/12 ROLOS

LIMPADOR PERFUMADO

CASA PERFUMADA

1LT

CORAÇÃO DE FRANGO LAS

CAMELIAS 1KG

CHOCOLATE EM BARRA HERSHEY´S

110GR 115GR

2,

2, 1,9, 3,

10, 3,99

99 5999 99

99 79

CHÁ CHILENO 10GR E 15GR

2,49

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ 16 DE JUNHO DE 2016 OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES.

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133 AGENDA

HOTÉIS DE JURERÊ INTERNACIONAL TERÃO JANTARES PACOTES COMPLETOS DIAS DOS NAMORADOS (C/HOSPEDAGEM)

HOTÉIS OFERECEM PACOTES PARA O FINAL DE SEMANA

Jurerê Internacional vai entrar no clima romântico do Dia dos Namora-dos e oferecerá uma programação es-pecial para os casais passarem a data juntinhos. Os dois hotéis do balneá-rio - IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village - terão jantares temáticos com pernoite promocional.

No IL Campanario a celebração será no dia 11 de junho, no res-taurante La Fontana. O cardápio especialmente elaborado pelo chef residente Rafael Campagnolo inicia-rá com couvert (servido na mesa) à base de ostras, queijos, pães, gris-sinis, pastas e gravalax. No buffet de entradas haverá diversos tipos de saladas, frios além de coquetel de camarão, roast beef e ceviche.

Os pratos principais serão ser-vidos no buffet quente com opções de salmão, camarão, filé mignon e pato, além de massas e acompanha-mentos. O cardápio inclui também sobremesas e espumantes e vinhos nacionais em taça. O jantar terá música ao vivo e o valor por casal é de R$ 319. Os namorados que deseja-rem passar a noite no hotel pagarão pernoite com tarifa especial de R$ 305, com direito a café da manhã.

No dia 12 a comemoração conti-nua com o brunch romântico ser-vido das 12h30min às 16h30min. O cardápio conta com cerca de 50 itens entre doces e salgados, além de sucos e cafés. O valor é

de R$ 63,00 por pessoa (+10%).Já no hotel Jurerê Beach Village, o

jantar de Dia dos Namorados será no restaurante Z Perry e acontecerá nos dias 11 e 12. O cardápio com assinatura do chef residente Rica Cubas, da Rede Bragança contará com entrada (mini tomates cerejas caramelizados sobre leito de folhas nobres), prato principal (Camarão à Newburg ou medalha de filé mignon em crosta de queijo bresse sobre molho borgonha e batatas berny) e sobremesas (taça com salada de manga, sorvete de doce de leite Haa-gen Dazs e creme de goiabada cascão ao porto Tawny). Para acompanhar, espumante brut e moscatel, além de refrigerantes, sucos e água. O jantar terá música ao vivo com voz e violão. Valor: R$ 260,00+ 10%. O pernoite fica a partir R$ 351,00 com café da manhã.

DIA DOS NAMORADOS

Os dois hotéis também estarão ofe-recendo pacotes com hospedagem para o final de semana para o Dia dos Namorados, onde além dos janta-res e brunch, estão inclusos outros diferenciais bem românticos como champanhe, massagens, decoração temática, up grade para suíte e late check-out (confira abaixo no serviço).E a programação para o Dia dos Na-morados não fica restrita aos hotéis. O balneário estará com o clima de amor no ar e outros atrativos para os namorados. Destaque para o Cine Open Air, no dia 11/06, no Jurerê Open Shopping (Plataforma Zero – Ao lado do IL Campanario). Será exibido o clássico A Bela e a Fera, a partir das 18h, com entrada gratuita.

SERVIÇOJANTARES E BRUNCH DIA DOS NAMORADOS

IL CAMPANARIO – RESTAU-RANTE LA FONTANADia 11 – Jantar Dia dos NamoradosCardápio: couvert (servido na mesa) e buffets de entradas (sa-ladas e frios), pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Bebidas inclusas: espu-

mante e vinho nacional em taça, água e refrigerantesValor: R$ 319,00 (casal)Pernoite promocional (com café da manhã): R$ 305,00Informações e reser-vas: (48) 3261-6000

Dia 12 – Brunch Dia dos NamoradosCardápio: mistura de pratos do café da manhã com o almoço, com cerca de 50 itens entre doces e salgados, além de sucos e cafés.Horário: das 12h30min às 16h30min Valor: R$ 63,00 (+10%) por pessoaInformações e reser-vas: (48) 3261-6000

HOTEL JURERÊ BEACH VILLA-GE – RESTAURANTE Z PERRYDias 11 e 12 – Jantar Dia dos NamoradosCardápio: servido no sistema empratado, com entradas, dois pratos principais e sobremesas. Bebida inclusas: espumante brut e moscatel, refrigerantes, sucos e água. Valor: R$ 260,00 + 10% (casal) Pernoite com café da ma-nhã: R$ 351,00Informações e reser-vas: (48) 3261-5100

IL CAMPANARIO VILLAGGIO RESORT Valentine´s Day (casal)Hospedagem Café da manhã1 garrafa Duval LeroyCheck-in livre (dias 10, 11 ou 12)Valor: R$ 621,00 (em seis vezes) Valentine’s Day Glam (casal)HospedagemCafé da manhãJantar do Dia dos Namorados (11/6)Brunch especial Dia dos Namorados (12/6)Massagem para casalLate check-out até às 16hValor: R$ 1.080,00 (em seis vezes) Valentine’s Day Super Glam (casal)HospedagemCafé da manhãJantar Dia dos Namorados (11/6) com uma garrafa de Duvall LeroyBrunch especial Dia dos Namorados (12/6)Massagem para o casalUp grade para suíte

Late check-out até às 16hValor: R$ 1.290,00 (em seis vezes) HOTEL JURERÊ BEACH VILLAGEBeach Valentine’sHospedagem Café da manhãJantar Dia dos Namorados (dias 11 ou 12/6)Late check-outValor: R$ 624,00 (em seis vezes) Beach Valentine’s GlamHospedagemCafé da manhã servido no apartamen-to até às 12h (agenda no check-in)Jantar Dia dos Namorados (dias 11 ou 12/6)Late check-out até às 18hUp grade para suíteEnxoval especialDois roupões de presente para o casalEspumanteCesta de frutasBombonsDecoração românticaValor: R$ 972,00 (em seis vezes)

Page 14: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 2 DE JUNHO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 13 A 18 DE JUNHO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRAAna se esconde de Samurai, mas reconhece o violão de Ciça na casa do rapaz. Luciana en-frenta Flávia, e Rodrigo fica a seu lado. Alina se revolta contra Uodson ao vê-lo com Piedad e expulsa o marido de casa. Miguel chega na festa do Leal Brazil e estranha a ausência de Ana. Pedro e Tito discutem e Ilza lamenta a desunião dos irmãos. Luan diz para Jéssica que a namoraria caso os dois não fossem ami-gos. Miguel se aproxima de Monique.

SEGUNDA - FEIRAAraújo se recusa a participar dos planos de Sandra para se apropriar dos bens de Anastá-cia. Romeu não ouve os conselhos de Pan-crácio e decide investir o restante de seu di-nheiro na compra da fazenda de Cunegundes.Celso confessa a Maria que está preocupado com os golpes de Sandra. Araújo insiste para que Ilde lhe ajude com o empréstimo para a operação de Cláudio. Sandra arma para que Ilde surpreenda Araújo em sua companhia.

SEGUNDA - FEIRATancinha pede perdão a Beto por ter pensado coisas ruins a seu respeito. A pedido de Cami-la, Giovanni se propõe a ajudá-la a ser uma pessoa melhor. Shirlei sugere que Giovanni se aproxime de Camila para provar sua inocência em relação à explosão do depósito. Aparício confessa a Agilson que se arrepen-de de ter deixado Rebeca para se casar com Teodora. Nicolas deixa escapar para Tancinha que viu Apolo à noite com a vizinha.

SEGUNDA - FEIRALuzia se incomoda com Beatriz. Tereza tenta convencer Miguel a se entender com o avô. Iolanda conforta Afrânio. Martim aparece na fazenda sem que ninguém perceba. Piedade e Beatriz conversam após o jantar. Luzia não consegue impedir Olívia de ir para a cidade. Piedade compara Beatriz com Eulália e a deixa constrangida. Luzia faz uma insinuação sobre Tereza, e Santo se irrita. Tereza tenta se aconselhar com Carlos Eduardo.

TERÇA - FEIRASamurai diz para Tito que deixará Ana ver Rodriguinho, caso a publicitária pare de acusá-lo. Piedad chantageia Uodson. Luciana diz para Rodrigo que não sabe se pode con-fiar nele. Ana recusa a proposta de Samurai e garante a Tito que encontrará Ciça. Em um impulso de raiva e ciúmes, Jéssica sabota o e-mail de Tainá. Max se diverte em sua festa de aniversário, e Bia e Rubem agradecem a Sueli e Jorge.Samurai ameaça Ana.

TERÇA - FEIRASandra explica a Ernesto seu plano para sepa-rar Araújo de Ilde. Pandolfo convence Romeu a investir na construção de um poço de petró-leo na fazenda em vez de comprá-la. Orien-tada por Ernesto, Paulina faz um telefonema misterioso para Ilde. Anastácia e Candinho imploram para que Jack encontre Filomena. Ilde surpreende Araújo com Sandra e troca ofensas com a ex-amiga. Maria tenta alertar Anastácia sobre o novo golpe de Sandra.

TERÇA - FEIRARebeca pensa que Aparício é faxineiro ao vê-lo com o uniforme do Grand Bazzar. Apa-rício diz a Agilson que só contará a verdade à arquiteta caso ela passe a trabalhar na em-presa. Beto pede a Carmela que leve Tancinha a seu apartamento. Apolo garante a Tancinha que apenas deu carona para Sandra, e a feirante pede desculpas ao namorado. Agilson aconselha o irmão a contar a verdade sobre o apartamento a Tancinha.

TERÇA - FEIRAAfrânio afirma a Tereza que não permitirá o envolvimento da filha com Santo. Iolanda canta no bar de Chico Criatura. Miguel e Dalva se emocionam ao vê-la.Isabel provoca Olívia por causa de Miguel. Iolanda discute com Afrânio. Miguel se aproxima de Olívia e afirma querer conhecer Santo. Bento exige que Olívia explique sua aproximação com Miguel e a menina questiona o tio sobre seu ódio à família de Sá Ribeiro.

QUARTA - FEIRAAna e Rodrigo enfrentam Samurai.Luan se revolta contra Tainá. Samurai ameaça entregar à Polícia o registro da invasão de Ana a seu sítio.Cleiton pede ajuda financeira a Krica e Glauco para seu suposto filho com Piedad.Vanda e Uodson desmascaram Pie-dad. Luciana se oferece para trabalhar como babá de Rodriguinho. Miguel revela a Ana que o vídeo da invasão à casa de Samurai foi divulgado na internet.

QUARTA - FEIRAAraújo expulsa Ilde de casa, e a moça afirma que exigirá seu dinheiro. Sandra e Ernesto comemoram o sucesso de seu plano. Ilde se muda para a casa de Narcisa e Lauro. Diana manipula Severo e se incomoda quando Paulina o apresenta a Janete. Zé dos Porcos tenta aler-tar Pandolfo sobre o cheiro do lago da fazenda. Sarita propõe a se aliar a Zé dos Porcos para separar Mafalda de Romeu. Maria desconfia da proximidade entre Araújo e Sandra.

QUARTA - FEIRA

Beto tem uma crise de pânico no ele-vador e pede ajuda a Tancinha. Apolo resgata Beto e Tancinha e afirma à noiva que se sente traído. Giovanni leva Camila ao Jardim Japonês para meditar. Giovanni e Camila se beijam. Aparício vai até a casa de Rebeca. Apo-lo garante a Adônis e Nair que dessa vez não perdoará Tancinha. Tancinha procura Apolo.

QUARTA - FEIRAMiguel confronta Afrânio sobre seu patri-mônio. Dalva conforta Cícero, que sofre por causa de Tereza. Carlos sente a hostilidade de Tereza. Miguel se revolta contra Carlos e Afrânio ao descobrir os novos planos de atuação do avô. Luzia sonda Bento sobre o comportamento de Olívia e Isabel. Olívia se frustra com Santo, que não dá atenção a seu projeto para a fazenda. Bento alerta Olívia sobre as desconfianças de Luzia.

QUINTA - FEIRATainá pede que Jéssica converse com Luan. Monique expulsa Alina e Uodson de casa para ter um encontro misterioso. Tito pede que Samurai retire o vídeo da invasão de Ana da internet. Bia avisa a Rubem que terá uma entrevista de emprego. Ana agradece o apoio de Tito. Uodson desconfia do comportamento de Monique. Luciana discute com Rodrigo e Samurai vê. Jéssica confessa a Luan que foi ela quem sabotou o e-mail de Tainá.

QUINTA - FEIRAAraújo afirma que deseja se casar com San-dra. Jack descobre que Romeu foi a última pessoa que viu Filomena. Osório decide marcar a data de seu casamento com Gerusa. Pandolfo tem pressa para se casar com Epo-nina. Filomena pede que Eponina a ensine a costurar. Mafalda aceita se casar com Ro-meu. Araújo confirma a operação de Cláudio e inicia o plano contra Anastácia. Narcisa exige que Ilde não se aproxime de Lauro.

QUINTA - FEIRAApolo pede a Tancinha para adiar o casa-mento. Tamara afirma a Beto que ele está apaixonado. Aparício decide conquistar Rebeca e não conta à arquiteta que é vice--presidente do Grand Bazzar. Shirlei descobre que Adônis abandonou o curso de Direito. Aparício comenta com Enéas que fará Rebeca se apaixonar novamente por ele, como supos-to faxineiro. Bruna reclama por Giovanni não atender suas ligações.

QUINTA - FEIRASanto procura um animal que se afastou de seu gado. Iolanda tenta fazer com que Miguel e Afrânio se entendam. Tereza sofre para domar seu cavalo. Dalva tenta impedir Cícero de ir atrás de Tereza. Dalva e Doninha con-versam sobre Cícero. Santo socorre Tereza e os dois se rendem ao amor. Luzia descon-fia da demora de Santo. Doninha pede que Cícero tente se livrar de seus sentimentos por Tereza. Carlos questiona o estado de Tereza.

SEXTA - FEIRALuciana fecha um acordo com Samurai. Luan se revolta contra Jéssica. O namorado de Mo-nique deixa sua casa sem que Uodson e Alina percebam. Tainá se recusa a reatar o namo-rado com Luan, já que ele não confiou em sua palavra. Tainá enfrenta Jéssica. Bia sugere que Rubem procure um novo emprego. Samuel alerta Arthur de que ele pode perder sua vaga na turma de alunos avançados. Alina desconfia de que Monique esteja namorando.

SEXTA - FEIRAAnastácia se recusa a questionar a honesti-dade de Araújo e repreende Maria. Filomena confessa a Mafalda que seu filho é de Candi-nho. Fábio ofende Olga e termina seu noivado. Araújo conforta Olga. Sandra se surpreende quando Araújo exige uma parte da fábrica para si. Fábio denuncia Olga e Camélia expul-sa a moça de sua pensão. Araújo contrata Olga como babá de Cláudio. Anastácia vê quando Araújo deixa Sandra em sua casa.

SEXTA - FEIRACarmela humilha Shirlei e diz que Adônis não gosta dela. Genésio chantageia Francesca e lhe pede mais dinheiro em troca da segurança dos filhos.Aparício convence Teodora a deixá--lo se disfarçar de faxineiro do Grand Bazzar. Carmela conta a Beto que Tancinha e Apolo adiaram seu casamento. Camila olha para o depósito do Grand Bazzar e diz a Giovanni que viu uma explosão. Giovanni pergunta a Camila se ela recobrou sua memória.

SEXTA - FEIRATereza discute com Carlos. Dalva sofre por Cícero e Doninha se preocupa. Carlos sonda Cícero sobre seus sentimentos por Tereza. Luzia não consegue se aproximar de Santo. Carlos questiona Tereza sobre seu amor. Lucas desconfia do afastamento de Olívia e conversa com Chico Criatura. Olívia afirma a Bento que Miguel não é igual a seu avô. Miguel se acon-selha com Ceci. Encarnação cobra que Afrânio passe o comando da fazenda para Miguel.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOSandra tenta despistar Anastácia, mas ela desconfia da sobrinha.Maria descobre que Sandra visitou Araújo. Eponina desabafa com Mafalda e Filomena sobre sua primeira noite com Pandolfo. Pancrácio é preso com um de seus disfarces. Sandra avisa a Ernesto que terão de se afastar até que o golpe contra Anastácia seja concluído. Anastácia descobre que Ilde flagrou Araújo com Sandra. Anastá-cia confronta Sandra.

SÁBADOCamila questiona Giovanni sobre seu envolvi-mento com a explosão. Camila e Giovanni se declaram apaixonados um pelo outro. Leozi-nho avisa a Dinamite que pretende tirar a vida de Fedora depois de seu casamento. Bruna aconselha Francesca a gravar uma conversa com Genésio e depois denunciá-lo à polícia. Apolo repreende Afonso e afirma que precisa reagir para cuidar dos filhos. Apolo revela a Tancinha que desistiu de seu casamento.

SÁBADOMiguel afirma que jamais será como Afrânio. Luzia sonda Chico Criatura sobre a noite em que Olívia e Isabel estiveram em seu bar.Luzia vê quando Tereza chega à cidade e con-fronta a rival. Carlos questiona Tereza sobre a briga com Luzia. Carlos pensa em suceder Afrânio na fazenda e Encarnação alerta o filho. Iolanda e Afrânio se amam.Afrânio afirma a Carlos que tem vontade de torná-lo seu herdeiro.

Page 15: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 2 DE JUNHO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESVocê ainda não conseguiu atingir sua meta de equilibrar e colocar em ordem sua vida. Talvez seja hora de parar tudo, colocar a cabeça no lugar e depois voltar com força total.

TOUROFaça de tudo para melhorar suas condições sociais, profissionais e financeiras. Mas tudo dentro de um sen-tido honesto e inteligente.

GÊMEOSSeja mais confiante em si mesmo e conseguirá melhores resultados. Encare os desafios. Boas perspectivas no campo profissional e as mudanças serão benéficas.

CÂNCERPeríodo de máximo desen-volvimento dos relaciona-mentos íntimos. A reflexão a respeito da maneira de agir tenderá a trazer maior har-monia se bem que de uma maneira diferente.

LEÃOA sua promoção de elevação pes-soal poderá ser efetivada em breve. Momento que representa benefí-cios para você. Cuide da saúde.

VIRGEMPeríodo favorável para reen-contrar os amigos de trabalho. Bom para visitar familiares e sair com a pessoa amada. O sucesso amoroso será evidente. Aproveite este bom momento.

LIBRANem tudo na vida acontece do jeito que a gente quer. Evite o pessimismo e seja mais confiante e empreendedor. Recomeçar faz parte da vida do ser humano.

ESCORPIÃOA maior parte do seu interesse continuará voltada para o mundo das ideias, dos conceitos filosó-ficos e da busca de elevação e ampliação dos horizontes.

SAGITÁRIOCuidado para não romper com alguma pessoa de sua amizade. Evite a pressa, ao realizar negó-cios e não se precipite em seu campo profissional.

CAPRICÓRNIONão tenha medo das mudanças. Lembre-se de que a vida ofer-ece oportunidades inesperadas e o medo de enfrentá-las pode pôr tudo a perder. Concentre as energias em seus objetivos.

AQUÁRIOPeríodo benéfico. Favorável em tudo o que pretenda realizar ou conceber. Faça deste período um marco de realizações e otimismo. Procure vivê-lo intensamente.

PEIXESFase em que exigirá o máxi-mo de sua inteligência para que possa conseguir realizar seus anseios e desejos. O período é um dos melhores para a sua saúde.

HORÓSCOPO DA SEMANA

LUIZA POSSI JÁ BEIJOU MULHER

Em entrevista ao apresenta-dor João Doria, no programa “Face a Face”, a cantora Luiza Possi revelou que é assedia-da por várias mulheres. “O público gay é muito grande”, disse.“Beijei uma delas, gostei, mas não para namorar. Não teria paciência para esse tipo de relacionamento”, confessou a estrela, que lançou recentemente seu sexto álbum de estúdio, “LP”.

FOTO SENSUAIS

Fotos de ensaios sensuais de Geisy Arruda foram parar em um site de garo-tas de programa na Espanha. O anúncio publicado fala sobre as características físicas de Geisy: “Minhas fotos não enganam, sou uma menina de rosto angelical e um escândalo”, diz o texto.Segundo informações do UOL, Geisy foi pega de surpresa com o anúncio e disse estar chocada. “Nem estava sabendo, soube pela imprensa. Estou indig-nada, é um sentimento de revolta, quando faço ensaio sensual sei que tem uma exposição, mas se limita aquele trabalho”.

RASPOU O CABELO

A atriz Isabella Santoni radicalizou na mudança de visual para a sua próxima personagem na novela das 21h, "A Lei do Amor", que estreia no segundo semestre.Ela viverá uma jovem com leucemia e teve o novo visual divulgado na web na noite desta segunda--feira (6), onde aparece ao lado do maquiador e cabeleiro Fernando Tor-quatto.

PENSÃO DE LATINO

A cantora Kelly Key soltou o verbo no programa “De cara”, da rádio FM O Dia, na última quarta-feira (1º). Ela falou abertamente sobre o ex-marido Latino. Kelly contou que o último contato com o cantor foi há dois anos, via e-mail. Ela revelou ainda que recebe uma pensão mensal do pai de Suzanna, de 15 anos, de apenas R$ 880, o valor de um salário mínimo.A cantora e agora dona do canal “Baba Baby” do Youtube contou ainda que o casamento terminou por conta das inúmeras traições do cantor e quando conheceu o atual marido Mico Freitas, em Angola, eles já não estavam mais juntos. “Eu que terminei. Eu era muito traída, foram vários finais”.

Page 16: Jornal Informe - Florianópolis/São Jose - 09/06/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 9 DEJUNHO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

Estruturas já foram entregues para a prefeitura, porém só agora licitações para aquisição de móveis e equipamentos estão sendo lançadas; sem data para inauguração

SÃO JOSÉ

Unidades de Saúde ainda precisam ser mobiliadas

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Enquanto os comerciais na televisão mostram as novas unidades de saú-

de como um trunfo, construí-das pela prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), a população deve-rá ter um pouco mais de paci-ência para poder utilizar os es-paços. Falta ainda, as unidades como no Ceniro Martins e da Vista Bela receberem os equi-pamentos necessários para o atendimento, bem como todo o mobiliário. Já quanto a UPA de Forquilhinha, a paciência terá que ser maior, falta ainda até a conclusão do prédio.

O assunto veio à tona na sessão de segunda-feira da Câmara Municipal através de manifestação do vereador Clonny Capistrano (PMDB). “Temos esses dois postos de saúde que a prefeitura já deu termo de recebimento da obra para as empresas e os prédios estão fechados. Daqui a pouco terá invasão e a prefeitura ain-da está buscando equipamen-tos”, questionou o vereador.

O Informe procurou a secre-tária municipal de Saúde, Sina-

ra Simioni, que assumiu a pas-ta recentemente. Ela informou que as duas unidades de saúde - do Ceniro Martins que teve investimento de R$ 981.805,97 e da Vista Bela na ordem de R$ 712.942,65 - tiveram seus pré-dios entregues prontos pelas empresas responsáveis há cer-ca de 15 dias. Segundo ela, os locais estão sendo protegidos por vigilância eletrônica, para evitar vandalismos.

A secretária explica que o processo licitatório para aqui-sição dos equipamentos já foi lançado e a licitação para o mobiliário, de ambas, deve-rá estar na rua até sexta-feira (10). “A partir daí vamos de-pender do prazo do pregão e de tudo dar certo entre as em-presas concorrentes”, afirmou a secretária que preferiu não dar data para complemento da estrutura e inauguração. Ela informou ainda que os profissionais que atuarão nas unidades estão contratados.

UPA da Forquilhinhas mais enroladaQuanto a UPA do bairro For-

quilhinha o processo está mais enrolado e sua inauguração vai demorar mais tempo. A obra sofreu várias interrupções por questões contratuais com as empresas e uma nova empresa teve seu contrato homologado recentemente para retomar a obra. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, em no máximo 10 dias a obra será retomada, para finaliza-ção dos acabamentos do prédio.

Na Câmara, o vereador Clonny lembrou que a obra de Forqui-lhinha iniciou em 2011 ao cus-to de cerca de R$ 5 milhões. Os trabalhos foram interrompidos em 2012 e retomados em 2013. Neste ano, segundo o vereador, a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD)

se comprometeu em entregar a obra em agosto de 2014.

A construção sofreu várias interrupções em função de discus-são de contratos entre a prefeitura e a empresa responsável. Em um requerimento o vereador Clonny está pedindo todos os elementos desta negociação. Mas, o pedi-do está há quase 50 dias parado no protocolo da Câmara, sem que vá a plenário para votação.

A secretária Sinara disse que em relação a UPA da Forquilhinhas a prefeitura dispõe dos recursos para mobília e compra de equi-pamentos. Segundo ela, confor-me a empresa for entregando as alas do prédio, estes irão sendo mobiliados automaticamente até sua finalização completa.

Unidade Básica de Saúde da Vista Bela

UPA de Forquilhinhas sofreu várias interrupções em sua obra

Construção em Ceniro Marins também está pronta

ADRIANO RIBEIRO